Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 13 de outubro de 2003 - Nº 886 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Litoral espera mais de 2 milhões de turistas na temporada
Polícia vai reforçar o patrulhamento


Caraguatatuba
Alunos fazem propostas para trânsito
Chapa 1 ‘União’ vence eleição no Sindserv
Artista-plástica leva exposição à Alemanha
Fet leva grande público ao Centro Cultural
Entidade Canto Cidadão promove evento sobre cidadania


Ilhabela
Prefeito assina contrato para desassoreamento do Ribeirão da Água Branca


São Sebastião
Polícia apreende maconha em Maresias
Empresário conta drama de sequestro
S. Sebastião ganha 2 lanchas e balsa exlusiva para pedestre
IPM incrimina soldado que baleou motoqueiro


Ubatuba
Bombeiros abrem inscrições para guarda-vidas na temporada
Ubatuba reivindica audiência pública no município
Poupatempo entrega identificação
Ubatuba nos Jogos Abertos em Santos
Taquaral ganha escola e ginásio de esportes
2ª Festa de Corrida de Canoas agitará a Barra Seca

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral espera mais de 2 milhões de turistas na temporada
Cidades da região investem em infra-estrutura e melhoria de serviços para receber os turistas

Litoral Norte - Os preparativos para a temporada de verão estão movimentando as cidades do Litoral Norte. A expectativa dos quatro municípios - Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião - é receber um público de 2,2 milhões pessoas a partir de dezembro, início da temporada.
Em Caraguatatuba, uma super-estrutura está sendo preparada para receber os turistas. A "operação belezura" teve início nas praias, ruas e bairros. A Ditran (Divisão de Trânsito) está pintando as faixas de solo e reforçando a sinalização vertical e horizontal. As placas estão sendo reformadas. As avenidas e ruas do centro estão recebendo ilhas nos cruzamentos.
Segundo o secretário de Turismo de Caraguá, Paulo Noronha, a previsão é de um aumento de 10% no número de pessoas no verão, comparado ao ano passado.
"Esperamos um movimento de 1,5 milhão de turistas até o Carnaval. Os shows estão sendo agendados", disse.
Em novembro, a prefeitura inicia o cadastramento dos ambulantes que vão trabalhar nas praias. Esse ano será liberada a venda de milho e coco verde, hot dog, raspadinha de frutas e roupas feitas de cangas.
Em Ubatuba, a prefeitura está instalando placas de sinalização, fazendo pinturas de guias e reformando pontos de ônibus.
A Vigilância Sanitária está treinando os ambulantes para a venda de alimentos nas praias. Mais de 700 pessoas estão participando. A Secretaria de Turismo oferece até novembro curso de capacitação profissional aos moradores. A previsão é de preparar 900 pessoas para trabalhar no comércio.
Em Ilhabela, a fiscalização será intensificada no comércio. A limpeza das praias está sendo feita semanalmente. Até o verão, está programada a instalação de uma estátua no Morro da Cruz.
A revitalização de praças, reformas e pinturas de pontos de ônibus e pavimentação dos bairros são os preparativos de São Sebastião.
OBRAS - As praias Cocanha, Prainha e Martin de Sá, consideradas a mais frequentadas de Caraguá, estão sendo reurbanizadas para a temporada.
Em Ubatuba, a praia Perequê-Açu vai receber ciclovia, calçadão e iluminação. As melhorias serão feitas também nas praias Grande, Saco da Ribeira e na avenida do Cais do Porto. As obras terminam antes do início do verão.
ATRAÇÕES - Em Caraguá, a abertura do verão será com o show do cantor Maurício Manieri, no dia 20 de dezembro. A programação da temporada inclui atividades esportivas como vôlei e aeróbica, projeto infantil e apresentações de grupos e bandas musicais.
Em Ihabela, a atração ficará por conta das paradas de navios cruzeiros a partir do dia 15 de dezembro. Até março de 2004 a cidade vai receber 29 navios e um público de mais de 37 mil turistas.
Em São Sebastião e Ubatuba a programação de eventos não foi definida. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia vai reforçar o patrulhamento

Litoral Norte - A Polícia Militar vai reforçar o efetivo durante a temporada de verão no Litoral Norte. O patrulhamento será feito nos bairros e praias com viaturas, triciclos, bicicletas e a pé. A carga horária de trabalho vai aumentar e não haverá folgas e férias para os policiais. O número do efetivo ainda não foi divulgado.
A Ditran (Divisão de Trânsito) de Caraguatatuba, vai colocar uma equipe de 24 agentes para monitorar o tráfego de veículos. A fiscalização do trânsito será feita nos bairros, nos acessos alternativos e nas entradas e saídsa do município.
Em Ilhabela, a fiscalização no trânsito será reforçada e os turistas serão orientados a usar biciletas para reduzir o tráfego de veículos.
O Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte inicia no final do mês as inscrições para guardas-vida temporários. O treinamento será em novembro e cada guarda-vida vai receber salários que variam de R$ 400 a R$ 500.
"Os guardas-vida vão atuar nas praias mais movimentadas do litoral até março de 2004. No verão passado, foram 130 homens (temporários) e o número deve aumentar nesse ano", disse o tenente do Salvamento Marítimo, Igor Klein. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Alunos fazem propostas para trânsito

Caraguatatuba - Estudantes da rede municipal de ensino vão ajudar a a Prefeitura de Caraguatatuba a melhorar o trânsito perto das escolas da cidade. Cerca 2.300 alunos de 30 escolas participam do concurso de educação no trânsito realizado pela Secretaria da Educação e Divisão de Trânsito do município.
Os alunos terão que construir uma maquete da escola e das ruas nas proximidades e elaborar um relatório com as condições do trânsito e sugestões de mudanças.
Participam estudantes da terceira e quinta séries, que disputam em categorias diferentes. As propostas apresentadas serão analisadas para um possível aproveitamento. O material para construção das maquetes foi distribuído pela Divisão de Trânsito. No dia 29, será feito uma seleção da melhor maquete de cada escola, que será exposta na Secretaria de Educação. A escolha do primeiro colocado de cada categoria será no dia 31. Os vencedores vão receber uma viagem para um parque aquático em Santa Isabel (SP).
A professora da escola Carlos de Almeida Rodrigues, do Indaiá, Flávia Silvana Melo, afirmou que é importante o ensino das leis do trânsito para os estudantes. Na escola, mais de 140 alunos participam do concurso.
"Eles (alunos) são interessados pelo assunto, já realizamos uma pesquisa no bairro para levantar as condições do trânsito e as possíveis mudanças", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Chapa 1 ‘União’ vence eleição no Sindserv

Caraguatatuba - A chapa 1 ‘União’ venceu a eleição ocorrida ontem para dirigir o Sindicato dos Servidores Públicos de Caraguatatuba (Sindserv) nos próximos três anos. A Chapa ‘União’ venceu a chapa 2 - ‘Movimento & Ação’.
Presidida pelo professor de Educação Física, Agostinho Chaves e tendo como vice-presidente Ronoel Miguel, os eleitos prometem uma entidade de apoio ao servidor em qualquer instância, seja junto ao seu trabalho, junto à população ou a junto à família.
O slogan das duas chapas foi lutar pela correção da perda salarial, pois a categoria já soma oito anos sem aumento. Para o próximo ano, a Câmara Municipal aprovou um aumento de 10% previsto por lei, mas seriam necessários mais 24% para corrigir a perda salarial, dizem os sindicalistas.
“Queremos formar uma comissão especial para tratar de assuntos relevantes, como é a questão salarial. Nestes sete anos, tivemos incentivos com o vale gás e a melhora da cesta básica, só que o salário, que irá contar na aposentadoria, não aumentou”, explica o presidente eleito, o professor Chaves.
Outro serviço que deverá ser implantado pela nova presidência, vindo a contemplar os mais de 1380 servidores públicos, será a contratação de um médico e um dentista, para atender na sede do Sindicato, no Jardim Aruan. “Por enquanto, só o servidor será beneficiado, mas pretendemos estender o atendimento para seus familiares”, afirma Chaves.
O Estatuto do Servidor Público, que foi aprovado pela Câmara em 2002, deverá sofrer mudanças, porque está desatualizado, segundo Chaves. “A nossa chapa tem 23 membros, quase todos cargos tem suplentes. Isso tem que mudar, só temos que criar diretorias para o setor jurídico, saúde, social, patrimonial, imprensa, cultura e outras”, comenta.
Cerca de 8% da folha de pagamento do servidor é destinado ao Sindicato.
Para Hélio, presidente da chapa 2, o importante desta eleição é que mudanças ocorrerão no Sindicato, a partir de então. “Hoje o servidor está oprimido e com a auto-estima baixa. Precisamos lutar pela dignidade dentro de uma política participativa e inclusiva”, explica.
Ele acredita que há de se ter cursos para capacitar os servidores. “O Sindicato deve oferecer uma sala de jogos para o lazer desses trabalhadores da Prefeitura”, finaliza. (Fonte: Imprensa Livre)

Artista-plástica leva exposição à Alemanha
Pintando telas abstrato-contemporâneas há quatro anos, a artista-plástica Myriam Veneziani irá apresentar, mais uma vez, seus trabalhos em exposições na Alemanha

Caraguatatuba - A artista-plástica, Myrian Veneziani, de 38 anos, iniciou suas atividades com pintura de telas há 4 anos e vem conquistando espaço no mercado internacional. Em 15 de outubro, ela embarcará mais uma vez para Hannover, na Alemanha, levando na bagagem trabalhos para duas exposições. Este ano, em fevereiro, ela fez sua primeira exposição no país na galeria Schulze’s Kunstgalerie e, mais tarde, em abril, expôs na empresa Vladar, em Wuppertal, e no Espaço Cultural da Prefeitura de Hannover-Gartensaal, no período de maio a setembro. Desta vez, as galerias Varius-Art e Haus und Grund, em Hannover, irão abrigar suas obras por um mês. Estarão expostos um total de 40 quadros. Myrian morou por 10 anos na Alemanha, o que gerou os convites para expor no país.
Sempre procurando inspiração na natureza e utilizando predominantemente as cores queimadas, como o terra e o ocre, para pintar suas representações abstratas, Myriam Veneziani, iniciou-se na arte da pintura fazendo quadros e presenteando os amigos. "Estou sempre muito atenta à natureza, quando vejo uma borboleta ou uma folha, que me chame a atenção pela forma ou cor, eu procuro representá-las no abstrato. No início, eu pintava um quadro ou outro e presenteava os amigos, daí começaram a surgir propostas para a venda deles e enfim, realizar exposições", disse.
A artista também realizou quatro exposições no Brasil, a primeira foi em novembro de 2001, em São José dos Campos, na 2ª Mostra de Arte da Cia das Artes. Também em São José, ela participou de um concurso, em junho de 2002, no 1º Salão de Arte ACM e conquistou o 3º lugar, com uma de suas três obras expostas. Em Caraguatatuba, no mês de março, ela fez a exposição A Magia das Cores e, em setembro, expôs novamente em São José dos Campos na Arte Internacional.
A vernissage na galeria Varius-Art acontecerá no dia 19 de outubro e, na galeria Haus und Grund, será no dia 28 de outubro. "Gosto de painéis grandes, estarei expondo lá um de 2mx1m, mas acabei fazendo telas menores para poder comportar nos locais das mostras", disse a artista.
"Estou sempre muito atenda à natureza, quando vejo uma borboleta ou uma folha, que me chame a atenção pela forma ou cor, eu procuro representá-las no abstrato".
Telefones de contato: Myrian Veneziani – SJC (12) 3921-7317/3922-7886 ou celulares: (12) 7898-0402/9712-0010. (Fonte: PMC)

Fet leva grande público ao Centro Cultural

Caraguatatuba - O 2º FET – Festival Estudantil de Teatro realizado pela Fundacc – Fumdação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, e pela FETACA – Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba e das empresas que apóiam os eventos culturais, está agitando a cidade. No dia 7 de outubro, na abertura do festival, foi apresentado o espetáculo “Ai, Meu Paraitinga”, da Cia Cênica Brasil, de Jacareí, apresentando um maravilhoso monólogo espelhando a cultura do Vale do Paraíba, com muito humor e profundidade. Desde o dia 8, início da Mostra Competitiva, os espetáculos têm lotado as cadeiras do auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira, e o público, composto em sua maioria por jovens, tem aplaudido em pé as produções que os estudantes vem apresentando. (Fonte: Fundacc)

Entidade Canto Cidadão promove evento sobre cidadania

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, promoverá o evento "Canto Cidadão em todos os cantos" dirigido a comunicadores, gestores de organizações e público em geral. O evento acontecerá em Caraguá no próximo dia 13 de outubro, segunda-feira, no Ceprolin, às 9 horas.
O objetivo do encontro é discutir sobre a importância desses setores para a conquista da cidadania. Canto Cidadão é uma OSCIP (Organização Civil de Interesse Público) que tem a função de democratizar informações e, para isso, utiliza diversos veículos de comunicação como rádios, jornais, revistas, TVs, sites e ministra palestras abertas ao público.
Essa OCIP também realiza um trabalho de amenização hospitalar através dos "doutores cidadãos", que levam diversão e entretenimento àqueles que por razões diversas encontram-se hospitalizados.
O Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte) fica à Av. Rio Grande do Norte n° 450, bairro do Indaiá.
Programação
Colegas em Roda: "A importância da imprensa e da mídia para a cidadania." Das 9h30 às 10h30
Público Alvo: Jornalistas, comunicadores, jornais, rádios, canais de TV, revistas, sites e outros.
Trata-se de um bate-papo aberto para que os profissionais sintam a importância de seus veículos na construção de uma sociedade mais justa e informada de seus direitos e deveres. Dentre os comunicadores convidados, um será escolhido para ser o agente multiplicador de informações, mantendo o contato da organização com a cidade.
Mesa Redonda: "O Terceiro Setor e seus pilares fundamentais"
Das 11h às 13h.
Público Alvo: Diretores de ONGs, funcionários e colabores de ONGs, vereadores, assistentes sociais, psicólogos e empresários.
Bate-papo aberto movido pelas dúvidas dos participantes sobre a gestão de organizações, captação de recursos, organização de eventos, trabalho voluntário, organização e marketing das ONGs.
Visita Hospitalar dos Doutores Cidadãos:
Das 15h30 às 17h30
Público Alvo: Pacientes internados em Hospital Público.
Trata-se de visita muito animada dos "doutores cidadãos", leito a leito, aos pacientes em enfermarias ou quartos de hospital, fazendo uma intervenção no ambiente, interagindo com pacientes e funcionários. Uma lição de alegria e boa vontade. ( A imprensa poderá acompanhar.)
Palestra: "Ser Humano, ser voluntário, ser cidadão!"
Das 18h30 às 20h
Público Alvo: Pessoas interessadas em ser ou que já exerçam algum tipo de trabalho voluntário.
Palestra interativa com muita animação e participação especial de um doutor cidadão, abordando os pilares fundamentais do Terceiro Setor, o trabalho voluntário e a motivação para o exercício da cidadania. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Prefeito assina contrato para desassoreamento do Ribeirão da Água Branca

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos assina hoje, dia 10, às 12h, no Palácio dos Bandeirantes, um contrato com a FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a ser presidida pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, para o desassoreamento do Ribeirão da Água Branca.
O valor total da obra é de R$230 mil, sendo R$180 mil o valor pago pela FEHIDRO e R$50 mil a contrapartida da prefeitura.
Solicitado pelo prefeito Manoel Marcos desde o início da administração, o desassoreamento vai acabar com o alagamento nos bairros do Perequê e Barra Velha, ocorridos principalmente na época das chuvas.
Segundo prefeito, ele deverá aproveitar a oportunidade para cobrar do governo do estado a retomada das obras de saneamento básico no município. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Polícia apreende maconha em Maresias

São Sebastião - Um homem foi preso em flagrante na manhã de sexta-feira com 340 gramas de maconha no bairro Maresias, na costa sul de São Sebastião. Segundo a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião, o caseiro Valdir dos Santos foi detido durante um cumprimento de um mandado de busca e apreensão. A polícia teria encontrado no local várias porções de maconha e produtos para embalagem. Segundo a polícia, é a segunda vez que Santos é indiciado por tráfico de drogas. Ele foi encaminhado para a cadeia da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Empresário conta drama de sequestro

São Sebastião - O empresário Luiz Carlos Soares, 53 anos, diretor da empresa de ônibus Autoviass de São Sebastião, que foi sequestrado na última segunda-feira, disse que viveu momentos de terror com os bandidos.
Ele e sua família foram rendidos em casa no bairro Praia Deserta, região central. As vítimas foram libertadas após pagamento do resgate, na quarta-feira. A empresa atua no transporte coletivo da cidade há 14 anos.
Segundo o empresário, o seu filho estava estacionando o carro quando foi rendido por dois homens armados. Ele foi levado para dentro da casa onde estava o restante da família para aguardar Soares, que chegou por volta das 22h30.
Os bandidos levaram Soares, a mulher, a filha e o neto de 4 anos para um cativeiro em São Paulo. Em sua casa, o sobrinho, o filho e uma filha foram vigiados por dois homens.
"Fomos para São Paulo junto com os outros bandidos. O carro foi escoltado por dois veículos onde estava o restante da quadrilha. Acredito que era um grupo de dez pessoas", disse.
A família ficou em um cativeiro. Ele foi solto para conseguir o dinheiro do resgate --o valor não foi divulgado.
"Segui sozinho até a casa de um amigo em São José dos Campos para arrumar o dinheiro. Como tenho úlcera nervosa no estômago fui parar no hospital e o meu amigo negociou a libertação da minha família", disse.
Após sair do hospital, o empresário soube que a família estava sendo libertada em Guarulhos (SP). O resgate foi pago, mas Soares afirmou que desconhece o valor.
O empresário afirmou que vai analisar a possibilidade de adotar algum esquema de segurança para a família. Ele disse que não pretende mudar da cidade.
O Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado), de São Paulo, informou que o caso será investigado pela delegacia seccional de São Sebastião. Nenhum suspeito havia sido preso até a tarde de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

S. Sebastião ganha 2 lanchas e balsa exlusiva para pedestre
Embarcações operam em novembro; Ilhabela terá 2 novos pontos de desembarque

São Sebastião - São Sebastião vai ganhar a partir de novembro uma balsa exclusiva para pedestres e ciclistas e duas lanchas, com capacidade para 200 pessoas cada uma. As embarcações vão realizar a travessia de passageiros até Ilhabela --que vai ganhar dois novos pontos de desembarque.
A balsa terá capacidade para 60 pedestres e 100 ciclistas que serão acomodados em compartimentos diferentes.
O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário) não definiu o dia do início da operação das embarcações. Elas vão funcionar em caráter experimental durante 30 dias. Atualmente, a travessia de pedestres entre as duas cidades é feita na mesma balsa que transporta os carros.
Segundo o gerente de travessia do Dersa, Ricardo Goulart, o objetivo é testar o funcionamento das embarcações junto aos passageiros. Ele afirmou que neste primeiro momento não haverá cobrança pelos serviços.
"Queremos fazer um teste para ver como a população vai se adaptar às novas possibilidades de travessia" disse.
O Dersa mantinha uma balsa exclusiva para pedestre até 98, com cobrança de tarifa, mas desativou porque muitos passageiros optavam pela outra embarcação, que faz o transporte gratuito de pedestres.
Depois da fase de experiência, o Dersa vai avaliar os resultados do funcionamento das embarcações e decidir se elas vão continuar a funcionar durante a temporada de verão.
Segundo Goulart, as novas embarcações devem desafogar o fluxo das balsas que operam atualmente em São Sebastião. O objetivo é agilizar a travessia de veículos durante a temporada de verão.
"Hoje os veículos têm que esperar até que todas a pessoas entrem na balsa. As embarcações exclusivas para passageiros vão agilizar este processo."
Durante a temporada de verão cerca de 8.000 veículos passam pela balsa por dia. Em outros períodos do ano, a média é de 4.000 carros.
DESEMBARQUE - As duas novas lanchas sairão de São Sebastião no mesmo ponto de partida das balsas. Elas irão fazer uma primeira parada na praia do Perequê e depois seguem até o ponto final que fica na Vila, no centro de Ilhabela.
A vantagem do novo itinerário, segundo o Dersa, é que o pedestre que sair de São Sebastião não vai precisar pegar ônibus para ir até o centro de Ilhabela.
O investimento nas duas lanchas foi de R$ 300 mil. O Dersa anunciou ainda que até o final do ano o Estado abrirá licitação para a construção de uma nova balsa. A embarcação terá a capacidade para 600 carros e 320 pessoas. O investimento previsto é de R$ 6 milhões. (Fonte: ValeParaibano)

IPM incrimina soldado que baleou motoqueiro

São Sebastião - Após a conclusão do IPM (Inquérito Policial Militar), no dia 17 de setembro, o 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior encaminhou ao Ministério Público do Estado de São Paulo o caso do soldado J.C.S.S., que baleou o motociclista Aílton Lages de Oliveira, 35 anos, em julho deste ano, no bairro Jaraguá.
Conforme o documento, relatório assinado pelo capitão Eduardo dos Santos Rosmaninho, comandante interino do batalhão, “há indícios de crime militar de lesões corporais”. Cópias também foram enviadas à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subsecção de São Sebastião e Ilhabela.
No relatório do IPM, o policial afirma ter presenciado o motociclista efetuando manobras perigosas. Por isso, teria decido da viatura e determinado a parada.
Ainda segundo o relato de J.C.S.S., o motoqueiro veio em sua direção, tendo de se jogar no chão. Isto teria resultado no disparo acidental da arma, atingindo o abdômen da vítima.
Contudo, o motociclista Aílton Lages garantiu ter gesticulado para avisar que estava parando. Ele informou que passou ao lado da viatura quando ouviu os dois disparos, que o atingiram nas costas.
Testemunhas também reforçam a versão apresentada pela vítima. V.R.S. disse que não houve disparo de advertência e que o soldado não se jogou no chão em nenhum momento.
O caso - Ailton Lages de Oliveira, 35 anos, foi baleado no dia 13 de julho, um domingo, quando voltava do futebol, no Jaraguá. O fato gerou protesto de moradores, que interditaram a avenida Dario Leite Carrijo, principal do bairro, no dia seguinte.
Um grupo de aproximadamente 50 pessoas ateou fogo em pedaços de madeira, pneus e móveis usados. Aílton Lages chegou a ficar internado no Hospital de Clínicas.
Na época, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião/Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, fez várias críticas à postura do policial militar e prometeu enviar um ofício ao Ministério Público, Secretaria de Segurança, Comando da Polícia Militar e Delegacia Seccional. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Bombeiros abrem inscrições para guarda-vidas na temporada

Ubatuba - Até o dia 23 de outubro, os interessados em trabalhar como guarda-vidas durante o verão podem se inscrever no Posto de Bombeiros de Ubatuba, na Rua Guanabara, nº 18, no Perequê-Açú, das 8h às 18h.
Para poder efetuar a inscrição o candidato deve ser brasileiro, não importando o sexo; ter idade mínima de 18 anos completos; estar em dia com o serviço militar, mediante comprovação; estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos; não possuir antecedentes criminais de natureza dolosa; ter concluído o ensino fundamental; estar apto a realizar esforços físicos; não apresentar qualquer registro de ato incompatível com a atividade de guarda-vidas.
No momento da inscrição o interessado paga uma taxa de R$3,00.
A seleção dos jovens para o curso de guarda-vidas temporário é uma iniciativa do 17º Grupamento de Bombeiros, responsável pela prevenção e salvamento marítimo em todo o litoral paulista, em parceria com a Prefeitura Municipal e iniciativa privada. O 17º Grupamento está aguardando o estabelecimento destas parcerias para efetuar as contratações na temporada.
Serão 15 dias de curso, de 4 a 21 de novembro, para aqueles que forem mais bem classificados na seleção que ocorre entre os dias 27 e 30 de outubro. A divulgação dos resultados e a convocação para o curso saem dia 3 de novembro.
Os que concluírem o curso poderão trabalhar como guarda-vidas como reforço ao efetivo corpo de bombeiros existente no município. Em Ubatuba, são 40 guarda-vidas efetivos, espalhados em postos fixos na Praia Grande, Maranduba, Perequê-Açú e Tenório.
“Com a contratação de novas pessoas, podemos cobrir as praias que não possuem postos e que na temporada estão cheias de gente”, explica o Soldado Félix, do 17º Grupamento.
O certificado recebido por quem fizer o curso tem validade de um ano, podendo haver uma reciclagem após o vencimento do prazo.
Durante a temporada de verão, o Corpo de Bombeiros realiza também um trabalho chamado “Salva Surf”, um projeto no qual os guarda-vidas ensinam os surfistas conceitos e métodos básicos de primeiros socorros.
Por estarem sempre no mar ou próximo deste, possuírem um bom preparo físico e conhecerem as correntes, os surfistas podem se tornar grandes parceiros na prevenção e socorro de vítimas de afogamento ou acidentes.
Como se aproximar da vítima, verificar a respiração, imobilização e transporte são algumas técnicas passadas aos surfistas para que não usem apenas seus instintos na hora de salvar uma vida. “Quanto mais pessoas nos ajudarem é melhor!”, diz o soldado Jardim, também guarda-vidas efetivo em Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba reivindica audiência pública no município

Ubatuba - O prefeito Paulo Ramos encaminhou ofício ao Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg reivindicando a realização da audência pública para implantação do Zoneamento Ecológico e Econômico também em Ubatuba. Neste sábado, a partir das 9h00, no Hotel Ilha Morena, em Caraguatatuba, está prevista a audiência envolvendo as duas cidades. “ Considerando os estudos já feitos para e a necessidade de uma maior participação dos habitantes de Ubatuba nas decisões solicitamos ao Secretário que a reunião também seja realizada em nosso município”, diz o prefeito. No momento são dois representantes da sociedade civil que não tem condições de passar todas as deliberações e decisões para o domínio público. (Fonte: ACS-PMU)

Poupatempo entrega identificação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria da Educação, vem fazendo a entrega para 927 carteiras de identidade para alunos da rede municipal . As primeiras identidades foram encaminhadas aos alunos na última quarta-feira, 8, na Delegacia de Polícia com a presença do prefeito Paulo Ramos, do Delegado Titular, Fausto Cardoso e de Cláudia Turzi Sepinho, Coordenadora de Atendimento do Poupatempo, em São José dos Campos. A identificação de alunos e de seus pais, em alguns casos , vem sendo feito em parceria com o Poupatempo e a Secretaria de Educação que montou um esquema especial para atendimento.
O projeto terá prosseguimento com o cadastramento dos alunos das escolas da Praia e Sertão do Perequê-Mirim, Rio Escuro e Saco da Ribeira. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba nos Jogos Abertos em Santos

Ubatuba - A delegação da seleção sub-21 de futebol de Ubatuba, campeã dos Jogos Regionais disputado em São José dos Campos, seguiu hoje, sexta-feira, para Santos para participar da 67a edição dos Jogos Abertos do Interior. Sábado, às 14 h, a equipe entra em campo no Club dos Portuários para enfrentar o time de Iguape. Os demais integrantes da chave de Ubatuba são Franca e a fortíssima seleção de Santos. O prefeito Paulo Ramos esteve no embarque da delegação para desejar boa sorte e novamente cumprimentar pelo título conquistado nos Jogos Regionais. “Mostramos que temos condições de superar grandes equipes e esperamos um grande desempenho”, disse o prefeito. O chefe da delegação é o secretário de Esportes e Lazer, Ricardo dos Santos com apoio do técnico tenente Franco e do coordenador Cruz. A equipe titular vai formar com Fabrício, Maurício, David, Fabrício (zagueiro), Côco, Nivaldo, Adauto, Adílio, Leandro, Willian e Pé. Os reservas são Didi, Mateus, Sócrates, Gordo, Edson, Pablo, Jefinho, Iran, Nei e Otoniel. (Fonte: ACS-PMU)

Taquaral ganha escola e ginásio de esportes

Ubatuba - Uma escola com 4 salas, pátio, cozinha, sanitários e bicicletário , além de um ginásio de esportes coberto serão inaugurados nesta próxima sexta-feira, 10, a partir das 11 h no bairro do Taquaral. Os 250 alunos que atualmente frequentam a escola, desde o início do ano, não precisam mais atravessar a rodovia Rio-Santos para estudar nas escolas do Perequê-Açu.
A escola e o ginásio educacional esportivo tem como patrono o professor José de Sousa Simeão. O ato de inauguração abre as comemorações do 366o aniversário de emancipação político-administrativa do município de Ubatuba que este ano apresenta uma grande diversificação de eventos indo desde inaugurações de prédios públicos até competições esportivas, incluindo final do campeonato municipal e amistoso com artistas da TV Globo.
A Prefeitura está publicando o programa completo nos jornais locais e colocando no site www. ubatuba.sp.gov.br, além do encaminhamento normal para as autoridades
O voluntário e professor - O professor José de Souza Simeão, nascido em Teresina, PI, cursou o primário e secundário em escolas públicas, passou pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva - CPOR e mais tarde foi transferido para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, RJ. Transferiu-se para Taubaté onde realizou o sonho de ser professor ao concluir o curso de História, na Unitau. Casado com dona Cláudia, foi pai de 6 filhos: Jorge, Iorque, Regina, Lana, Hugo Roberto e Marcus, trabalhou na antiga Fábrica de Tecelagem de Taubaté - CTI, onde trabalhou no turno da madrugada, após as aulas na faculdade. Em Ubatuba, sensibilizou-se com a realidade dos alunos carentes e promoveu eventos para ajudá-los. Assim, criou o lanche da manhã e o sopão para alimentar os alunos. Foi o primeiro orientador pedagógico do Grêmio e do Centro Cívico da Escola Capitão Deolindo e lecionou na atual Escola Tancredo Neves onde foi secretário.
Aposentou-se em 1992 vindo a falecer em 14 de maio de 1998. A escola e o ginásio do Taquaral ganham como patrono um educador e um homem de grande valor. (Fonte: ACS-PMU)

2ª Festa de Corrida de Canoas agitará a Barra Seca

Ubatuba - A Sociedade de Moradores da Barra Seca realizará no próximo dia 19 de outubro, domingo, na praia da Barra Seca, a partir das 10 horas da manhã, em homenagem a todos os remadores da região do litoral norte, a 2ª Corrida de Canoas. Devido a grande participação popular, este ano os organizadores decidiram dar continuidade ao evento que tem como objetivo valorizar essa tradicional cultura caiçara.
Programação:
Das 8:00 às 9:30 horas - Ação Ambiental com apoio da APPRU - Amigos na Preservação, Proteção e Respeito à Ubatuba (Conscientização Ecológica e Limpeza da praia da Barra Seca com a participação do público em geral)
10 horas - Corrida de Canoas
Categorias: Feminino, masculino, infantil e casais. (Após o término da corrida ocorrerá a entrega das premiações e uma homenagem aos remadores)
13:00 horas: Almoço (Prato Típico da Região)
14:00 horas: Apresentação do Grupo Pirão Geral
Das 15:00 às 22 horas: Apresentação do Grupo Samba e Pagode
22:00 horas: Encerramento.
A realização é da Sociedade dos Moradores do Bairro da Barra Seca (SOMBAS).

Carta do Leitor Topo

Desarmamento - Conforme o leitor Rodrigo Cursino, não concordo com a baboseira que tramita no Congresso em relação às armas de fogo. É ridículo. Falam até em desarmar o Policial quando ele se aposentar... Ele vai ter que abandonar a casa, o bairro, a cidade, etc... caso não queira ser alvo ( e sua família ) de marginais. Querem desarmar o cidadão comum, que enfrenta uma batalha para ter seu direito apossuir uma arma respeitado. Temos que aguardar como carneirinhos o momento de termos nossos lares invadidos por animais inescrupulosos? Bandido compra arma em lojas regularizadas?
Desarmar o cidadão honesto é fácil. Quero ver se os congressistas encontram meio de desarmar os maus.

Alexandre R. Passos
Ubatuba, SP

 

Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Caraguatatuba

Praia da Cocanha - Caraguatatuba

Praia da Cocanha
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor