Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 14 de outubro de 2003 - Nº 887 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Sociedade define com Governo o Plano de Gerenciamento Costeiro
Equipe Prev traz 40 medalhas do Circuito Livajj - Jiu-Jitsu


Caraguatatuba
Caraguá sedia 1ª Feira de Negócios do Litoral
Prefeito quer instalação de Vara Federal em Caraguá
Saúde negocia convênio com Fundação Orsa em Caraguá
Faculdades Integradas Módulo no Desafio SEBRAE
Câmara discute parecer do Tribunal de Contas
Câmara vota Requerimentos parados


Ilhabela
8ª etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela


São Sebastião
Definidos os campeões do 12º Circuito Sebastianense de Surf
São Sebastião busca colocação nos Aberto de Santos


Ubatuba
Argentina é atacada a faça em Ubatuba
Santos vence Ubatuba e passa para segunda fase no futebol masculino
Ubatuba debate Zoneamento Costeiro em Caraguatatuba
Ubatuba promove turismo no mercado nacional e internacional
Programação Aniversário da Cidade

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Sociedade define com Governo o Plano de Gerenciamento Costeiro

Litoral Norte - A Audiência Pública do Plano de Gerenciamento Costeiro realizada no Clube Ilha Morena, em Caraguá neste fim de semana contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, conseguindo ótimos resultados na análise da proposta de minuta, que foi apresentada e discutida durante a manhã de Sábado, 11. Participaram do evento a secretária adjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Suani Teixeira Coelho; o secretário executivo do Consema Dr. Germano Sena Filho; a coordenadora do Planejamento Costeiro, Dra. Lúcia Sena; o secretário municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano; o secretário de Urbanismo, Leandro Borela; o secretário de Turismo, Paulo Noronha, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos; vereadores, entre outras autoridades do Litoral, além de representantes da sociedade como ong's ambientais, pescadores, agricultores, OAB; Associação dos Engenheiros e Arquitetos, entre outros.
O secretário Auracy Mansano aproveitou a oportunidade e a presença da secretária adjunta do Meio Ambiente do Estado para solicitar maior agilidade do processo de desassoreamento das Foz do Rio Juqueriquerê, um pedido do prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva, grande preocupação dos pescadores do município. Suani Teixeira Coelho, que representou o secretário de Meio Ambiente do Estado, disse que vai tomar todas as providências para agilizar o Relatório de Impacto Ambiental, necessário para que o desassoreamento possa ser colocado em prática.
A pauta principal da reunião foi a minuta do Decreto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte, uma proposta elaborada pelo Grupo Setorial do Litoral Norte. Na opinião do secretário Auracy Mansano, a qualidade do encontro foi grande devido a participação maciça de representantes da sociedade, o que ampliou a oportunidade de se discutir todos os assuntos relacionados ao plano de gerenciamento costeiro. Em sua oratória, o secretário defendeu a exclusão da pesca industrial até a isóbata de 23,6 (profundidade) até onde o gerenciamento costeiro pode interferir.
Quanto a proposta da minuta, o grupo irá se reunir dentro de no máximo 30 dias para definir eventuais modificações que forem necessárias. A proposta apresentada foi o resultado de vários anos de trabalho de vários grupos envolvidos. Tudo foi analisado através de pesquisas detalhadas sobre temas como índice de desenvolvimento humano, abastecimento de água, tratamento de resíduos, tratamento de esgoto, além das características peculiares de cada região. De acordo com a coordenadora do Planejamento, Dra. Lúcia Sena, o desenvolvimento populacional das regiões costeiras, o que vem causando preocupações. Em Caraguatatuba, por exemplo, aumentou de 52.578 habitantes para 78.921, no período de 1991 a 2000.
O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro surgiu com a Lei Federal 7661 de 16/05/1988, com ele o governo quer disciplinar as atividades que acontecem na região costeira do país, de uma forma integrada, visando proteger o território nacional e melhorar a qualidade de vida. O plano está dividido em quatro setores: Litoral Norte, Litoral Sul Paulista, Vale do Ribeira e Estuário Lagunas, de Iguape a Cananéia, para que se possa os planos respeitem as características de cada região, dando conta das especificidades de cada área e analisando sempre o impacto ambinetal . "O zoneamento costeiro representa os anseios daqueles que vivem nessas regiões, analisando as características peculiares tanto das zonas marinhas quanto das zonas terrestres e procurando promover o desenvolvimento com qualidade de vida a todos e principalmente a preservação do meio ambiente", comentou a coordenadora. (Fonte: PMC)

Equipe Prev traz 40 medalhas do Circuito Livajj - Jiu-Jitsu

Litoral Norte - A equipe de atletas do Jiu-Jitsu de Caraguá e Ilhabela foi um dos grandes destaques da 3ª etapa do Circuito Luvajj, que aconteceu no último domingo, em Taubaté. Disputando com atletas do Litoral e da região do Vale do Paraíba, a equipe Prev de Caraguá e Ilhabela conquistou 40 medalhas, sendo 28 de ouro, 6 de bronze e 6 de prata. Em Caraguá os destaques vão para a equipe Prev da Linha D'Água, na categoria adulto, com seis excelentes classificações, Jarbas Campos, faixa branca, 1º lugar, Juliano Marques, também faixa branca, 1º lugar, Adrian Ersogui, faixa roxa, vice-campeão, Emanuela Caetano, outra faixa branca, foi vice-campeã, Diego Martins, faixa branca, 3º lugar.
O instrutor Ronaldo Oliveira, responsável pela equipe disse que o método de ensino Jiu-Jitsu do mestre Rezende é uma das receitas do sucesso, além é claro, do talento da equipe Prev. Outro fator é a dedicação dos alunos, disse ele. Caco também conquistou medalhas no circuito Livajj, 1º lugar na categoria Faixa Marron peso leve, e 3º lugar na segunda etapa que aconteceu em Ilhabela em agosto.
Mais informações e fotos, no site www.koral.com.br. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguá sedia 1ª Feira de Negócios do Litoral
Evento deverá integrar 50 empresas do litoral e região promovendo a oportunidade de intercâmbio entre empresas dos setores de turismo, recursos humanos e serviços

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar a primeira Feira de Negócios do Litoral Norte, a FENELIN, que vai acontecer entre os dias 26 e 29 de novembro, reunindo empreendedores das mais diversas áreas de atuação numa grande exposição na Praça de Eventos.
A iniciativa é da ACE-Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba que está realizando o evento com apoio da Prefeitura Municipal. A feira terá 50 estandes e deverá oferecer o público cerca de 50 empresas e prestadores de serviços do Litoral Norte e região. De acordo com o presidente da ACE, Jorge Washington, a feira de negócios será uma oportunidade para a comunicação direta entre os empreendedores das mais diversas área de atuação da região, aproveitando os negócios aquecidos pela temporada de verão.
Jorge Washington disse que a 1ª FENELIN já está despertando o interesse de diversas empresas da região. Segundo ele, poderão participar da feira empresas dos setores de turismo - hotéis, pousadas, bares, restaurantes, receptivo turístico, agências de viagem, artesanato e esporte; recursos humanos - cooperativas de treinamento, cooperativa médica e odontológica, escolas de idioma e qualificação profissional, medicina ocupacional, recrutamento e seleção de pessoal; e serviços - concessionária, distribuidora de equipamentos e máquinas, financeira, gráfica, imobiliária, construção, decoração, informática, gráfica, imobiliária, construção, decoração, informática, limpeza e conservação, segurança, propaganda e marketing, seguros e náutica.
As informações e reservas podem ser feitas na ACE, na Rua Frei Pacífico Wagner, 295, Centro. O telefone é (12) 3883-1303. (Fonte: PMC)

Prefeito quer instalação de Vara Federal em Caraguá

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva viajou para São Paulo para encontrar-se com a presidente do Tribunal Regional Federal, Dra. Ana Maria Pimentel, hoje, às 10h30, na sede do TRF. O objetivo do encontro é discutir sobre a instalação da Vara Federal em Caraguatatuba.
Segundo o Secretário de Assuntos Jurídicos, Sidnei de Oliveira Andrade, sempre que um órgão federal vem para um município, ele passa a estar em maior evidência. "Essa instalação é importante para o desenvolvimento da cidade, pois é mais um serviço oferecido à comunidade local".
De acordo com ele, a Vara Federal mais próxima de Caraguá fica em São José dos Campos. "Se nossa cidade receber a Vara Federal, as pessoas não terão mais que se deslocarem até outra cidade para protocolar ações", disse. (Fonte: PMC)

Saúde negocia convênio com Fundação Orsa em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba está em negociações com a Fundação Orsa para uma possível efetivação de um convênio para o gerenciamento do PSF(Programa Saúde da Família). O convênio atualmente é firmado com a Casa de Saúde Stella Maris, com data de vencimento para 29 de outubro, à partir da qual deverá substituído ou não pelo convênio com a Fundação Orsa.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Dr. Pedro Norberto, o convênio com a Fundação Orsa trará benefícios para a saúde em Caraguatatuba, porque além de gerenciar o programa de saúde, irá oferecer serviços de capacitação às equipes do PSF-Programa Saúde da Família em conjunto com a equipe da Secretaria de Saúde. A equipe do PSF/PACS em Caraguá é composta por 20 médicos, 22 enfermeiros, 44 auxiliares de enfermagem e 205 agentes comunitários.
O secretário municipal Pedro Norberto chegou a emitir aviso prévio aos funcionários que compõem o programa, para que após o desligamento, todos pudessem ser contratados pela Fundação Orsa. Contudo, enquanto as negociações com a Fundação Orsa não chegam ao fim, o secretário de saúde decidiu cancelar provisoriamente o aviso prévio, para que os funcionários do PSF continuem trabalhando normalmente, sem prejudicar o atendimento à população.
O aviso prévio foi rompido no dia 02 de outubro, data que acabou sendo oportuna para que um grupo de 4 médicos pedissem o desligamento do cargo. Segundo Pedro Norberto, os quatro médicos aproveitaram o momento para sair por decisão e motivos pessoais. Os médicos desligados são Dr. José Bourabeby, Dra. Rosane Maria Massoni Domingues, Dr João Moretti Nogare e DR. Lourival Costa Filho. De acordo com o secretário os médicos já estão sendo substituídos.
Outra novidade para o setor da saúde em Caraguá é que um Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Diagnóstico de Imagem será implantado até janeiro no município, na região do Indaiá. Diversos equipamentos já estão sendo comprados visando atender as necessidades tanto do Centro de Fisioterapia quanto do Centro de Especialidades. (Fonte: PMC)

Faculdades Integradas Módulo no Desafio SEBRAE

Caraguatatuba - Uma equipe das Faculdades Integradas Módulo, formada por alunos dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, está concorrendo ao Desafio SEBRAE 2003. ELITE CAIÇARA é o nome dessa equipe, composta pelos alunos Tânia Pontes, André Sarralheiro, Carlos Costa, Marco Aurélio e Rodrigo Tripac.
Na fase de aquecimento da competição, a ELITE CAIÇARA ficou entre as 200 primeiras equipes classificadas e ganhou um prêmio do Banco do Brasil. No entanto, seu desempenho foi ainda mais espetacular na 1ª Fase do Desafio SEBRAE: a equipe das Faculdades Integradas Módulo destacou-se no primeiro lugar do seu grupo, deixando uma equipe da USP como segunda colocada e eliminando equipes da MACKENZIE, FATEC, ESPM e LUSÍADA, entre outras universidades renomadas do Estado de São Paulo. “Para um universitário, não existe nada melhor do que participar de um jogo virtual, em que é possível pôr em prática os ensinamentos teóricos recebidos. Neste caso, o prazer do jogo e a vivência de uma situação real estão pondo à prova a qualidade de ensino que recebemos e que poucas vezes é reconhecido”, disse o Diretor Geral da CAIÇARA’S FASHION, empresa virtual de confecções esportivas.
O Desafio SEBRAE é uma competição virtual entre equipes de alunos de todas as instituições de Ensino Superior do país. Trata-se de “um primeiro contato com o fascinante mundo dos negócios e do empreendedorismo”, que põe à prova os conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento de habilidades para lidar com situações semelhantes às da vida real, e para as quais são necessárias tomadas de decisão rápidas e precisas. Este ano, concorrem 50.000 alunos. No total, são 13.068 equipes de 2.031 universidades do Brasil. Nesta fase, foram eliminadas cerca de 10.000 equipes, sendo 1.800 do nosso Estado. Durante o mês de outubro, a equipe das Faculdades Módulo concorre com as 600 restantes do Estado de São Paulo para, posteriormente, representá-lo na final inter-estadual. Cada equipe representa a direção de uma empresa industrial e compete com as demais na conquista de um mercado, que desta vez se localiza no ramo das confecções, mais propriamente nas roupas sportwear, com foco no surfwear.
Nessa indústria, que possui características particulares, a equipe deverá tomar decisões, em cada jogada, sobre conceitos fundamentais de administração de empresas, que envolvem conhecimentos adquiridos em cursos das faculdades como, por exemplo, marketing, finanças, custos, produção, investimentos e planejamento.
Os jogos de empresas são instrumentos lúdicos de aprendizado vivencial e uma forma de consolidar o aprendizado. O prêmio, para cada elemento das oito equipes que passar as diversas fases da competição e for à final, em Brasília, é um computador pessoal. Para a equipe que ganhar a competição, o prêmio é uma viagem, de dez dias, a um país que seja referência no mundo do empreendedorismo, com visitas técnicas a empresas, universidades e incubadoras de negócios.
A equipe das Faculdades Integradas Módulo espera que os resultados animadores, alcançados até esta fase do desafio, encorajem os colegas a participarem no próximo ano.
Parabéns ELITE CAIÇARA! As Faculdades Módulo estão na torcida para que o bom desempenho de vocês seja mantido em todas as fases do Desafio SEBRAE 2003. (Fonte: Módulo)

Câmara discute parecer do Tribunal de Contas
Parecer contrário das contas de 98 vai à discussão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal discute na sua 32ª Sessão Ordinária semanal, apenas o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCESP), sobre o exercício do Executivo em 98. O Tcesp deu parecer contrário, que será discutido na forma regimental.
O Tribunal de Contas emitiu parecer de número 005834/026/98, de forma desfavorável a Prefeitura de Caraguatatuba, com base em irregularidades no exercício de 1998. Conforme reza a lei, a Câmara pode aprovar ou rejeitar o parecer do Tcesp.
A forma de discussão obedece o rito regimental idêntico a da discussão do Orçamento Municipal. A sessão terá início às 19h30 com o Expediente, que terá apenas 30 minutos de duração, e não os tradicionais 90 minutos. A Ordem do Dia terá início às 20 horas e não às 22 como acontece comumente, sendo que não haverá Tribuna dos Vereadores e nem a leitura de Indicações no intervalo.
Informações ainda não confirmadas dão conta de que o Procurador Geral do Município, o advogado Sidney de Oliveira Andrade, estará no plenário para apresentar a defesa do Executivo. A aprovação ou rejeição das contas pela Câmara não impede o andamento do processo movido pelo Tcesp em decorrência das irregularidades apontadas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota Requerimentos parados
Extraordinária serviu para desafogar Requerimentos antigos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na última quinta-feira, dia 9 de outubro, a sua 9ª Sessão Extraordinária, com o intuito de votar Requerimentos e Moções que se acumulavam no Expediente do Parlamento Municipal. Pelo menos 1/3 das proposituras foi aprovada.
O Expediente da Câmara acumulava 3 Moções e 40 Requerimentos para discussão e votação, sendo que destes, muitos corriam o risco de perder a atualização, devido ao tempo em que estavam para serem votados.
Ao final da Sessão Extraordinária, foram votados e discutidos 12 Requerimentos e 3 Moções, sendo aprovados apenas 11 Requerimentos. O único rejeitado tem a autoria da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), que solicitava o contrato feito entra a Prefeitura e a Construtora Gama, para a construção do Teatro, que encontra-se paralisada.
Na mesma sessão foram discutidos e aprovados o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado, com relação ao exercício de 2000 da Prefeitura de Caraguatatuba e um Projeto de Resolução da Mesa Diretora da Câmara, autorizando a celebração de convênio médico hospitalar para o Legislativo.
O Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), não descarta a possibilidade de realizar outra Sessão Extraordinária para desafogar o grande volume de proposituras que são protocoladas no Expediente da Câmara. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

8ª etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela
Prova foi a mais difícil segundo nadadores

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Esportes, Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação realizou neste sábado, dia 11, a 8ª Etapa do Circuito Municipal de Maratonas “Prova Albino Zerbetto” e a prova de incentivo Menor e Melhor idade. O percurso desta etapa foi de 4 mil metros, com largada na praia Grande e chegada na praia Pedras Miúdas.
35 corajosos nadadores largaram e completaram o percurso debaixo de chuva, apesar da maré a favor o vento contra, além de enfrentar marolas e águas vivas pelo percurso. Segundo a opinião geral dos nadadores, esta foi a prova mais difícil, porém, foi mais um desafio vencido.
O mau tempo não tirou o brilho da competição que contou com a presença da família do homenageado da prova, que fizeram a entrega de certificados, assinados pelo prefeito Manoel Marcos, para todos os atletas. O tiro de partida foi dado por D. Néia, esposa do homenageado da prova.
O melhor tempo da prova foi do nadador santista Antonio Gomes (Pousada dos Marinheiros/Marsub), com o tempo de 1h03min, que completou em primeiro lugar na classificação geral da prova.
De Ilhabela, Manoel Carvalho (Farmácia Helicônia/Mil Tintas/Centro Náutico Ilhabela/Farmácia Nova Barra), foi o primeiro nadador a completar o percurso, com o tempo de 1h12min chegando em quarto lugar no geral.
A prova Menor e Melhor idade, contou com a fiel participação da nadadora ilhabelense Cleusa de Santana, 71 anos, que, mais uma vez, não olhou para o tempo e completou a prova.
Os destaques ficaram para o atleta da cidade de Mauá Gerson da Silva, que veio especialmente para a prova, Moana e Adrian Kojin, que caíram na água cinco minutos depois da largada. Outro destaque foi para o heroísmo da equipe Caraguatação, fruto do excelente trabalho de seus professores.
A 9ª etapa do Circuito Municipal de Maratonas Aquática “Prova Mansueto Pierotti” acontece dia 16 de novembro, na praia Grande (Sul), a partir da 10h. O percurso será de 4 mil metros com chegada na Praia Pedras Miúdas.
As Inscrições para a 9ª etapa poderão ser feitas através do site www.ativo.com ou do link do ativo através do site da prefeitura www.ilhabela.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de cinco quilos de alimentos não perecíveis entregues no dia da prova.
No próximo dia 22 de outubro será realizada mais uma reunião para pessoas interessadas em participar do movimento de fundação do Panathlon Club de Ilhabela. A reunião será no Lar do Ancião às 19h. Maiores informações pelo telefone (12) 9715-5656 com Harry.
A competição contou com o apoio do Bar do Barba, Bar Pescador e Padaria Central. A segurança foi feita pela embarcação do Bar do Barba e uma ambulância da Secretaria da Saúde ficou de plantão durante a prova. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Definidos os campeões do 12º Circuito Sebastianense de Surf

São Sebastião - Muita chuva e frio marcaram a primeira etapa do Circuito Sebastianense de 2003. As ondas chegaram a um metro com formação irregular e 60 surfistas mostraram muita disposição para encarar as condições climáticas e disputar 10 categorias de forma acirrada.
Miguel Pupo foi um dos destaques do evento, ele venceu as duas categorias que disputou, a Iniciantes e a Estreantes surfando forte e colocando bem suas manobras. Miguel garantiu com certa tranqüilidade suas vitórias. Outro novo talento que teve bom desempenho nas baterias foi Pedro Aguiar, ele foi vice-campeão nas duas categorias em que Miguel foi vencedor. Os outros finalistas da categoria Estreantes foram, Pedro José (3º) e Artur Aguiar(4º). Tiago Moares e Dailton da Silva foram respectivamente o terceiro e quarto lugares na categoria Iniciantes.
Em sua segunda final, Artur Aguiar ficou com o título da categoria Petit, Gabriel Medina foi o segundo, seguido de Renan Castro.
Na categoria Mirim, Endrigo Giudice levou a melhor, seguido de Aristides Tavares (2º), o voador Tiago Camarão(3º) e Pedro Lucas (4º).
A vitória escapou das mãos de Tiago Camarão na categoria Mirim, mas na final Junior ele encontrou as melhores ondas e garantiu o título. Alexandre Moraes foi o segundo, Aristides Tavares o terceiro e Rafael Carvalho o quarto.
Entre os surfistas mais experientes, Simão não deu chances para seus adversários vencendo a categoria Pré Máster Mauricio Bogomil foi o segundo, seguido de Marco Aurélio(3º) e Flavio Araketo(4º).
O shaper Paulo Menes foi o campeão da categoria Máster, o atual campeão sebastianense Marco Aurélio foi o segundo, Fantinha o terceiro e Marcos Reis o quarto.
No surf feminino, vitória de Tainã Cesar, Simone Nunes ficou com o vice-campeonato, Patrícia Oliveira e Silvia Nabuco ocuparam a terceira e quarta colocação respectivamente.
Cristiano Aladim obteve sua primeira vitória no circuito, ele achou boas ondas na final e não desperdiçou a oportunidade de garantir o título da etapa. Alexsandro Abolição garantiu a dobradinha dos irmãos, ficando em segundo. Alex Leco foi o terceiro e o atual campeão sebastianense Carlos Bahia foi o quarto.
A principal categoria do circuito, a Open, teve vitória de Alexandre Moraes. Xande como é conhecido apresentou um surf de linhas redondas e muito consistente. Rene Oliveira seguiu de perto o campeão, ficando em segundo. Igor Moraes e Alex Leco não apresentaram a boa performace das fases anteriores terminando em terceiro e quarto lugares.
A primeira etapa do 12º Circuito Sebastianense de Surf foi uma realização da Associação de Surf de São Sebastião e Prefeitura Municipal de São Sebastião.
Apoio: Bar e Restaurante “Os Alemão”, Jornal Imprensa Livre, Center Fone, Lost, MCD, Radio Morada do Sol FM, www.praiasonline.com.brwww.surfistasdemaresias.hpg.com.br  

São Sebastião busca colocação nos Aberto de Santos

São Sebastião - As equipes de São Sebastião continuam disputando colocações nos 67º Jogos Abertos em Santos nesta fase que começa a ser decisiva para muitas modalidades. A Malha que não começou bem, já que perdeu a primeira partida para São José dos Campos por 118 x 40, vem melhorando o seu resultado. Ontem, dia 12, a equipe venceu Caieiras por 146 a 72 e, hoje, bateu Catanduva por 134 a 128.
O Basquete masculino venceu a primeira partida por 71 a 60 de Presidente Prudente, mas perdeu a partida de domingo por 65 x 62 para Itanhanhém. Hoje a equipe enfrenta Paulínia às 19 horas.
Alessandra e Alcione, do vôlei de praia, venceram Itapira e Itápolis, por 21 a 18 e perderam para São José dos Campos, por 28 a 26.
Na quadra o vôlei feminino foi desclassificado após perder as duas partidas contra Franca, por dois sets a zero, e Presidente Prudente, por dois sets a um. Já a categoria masculino, até 21 anos, ganhou de Sorocaba, por dois sets a zero e joga hoje contra São Caetano, às 18 horas.
No Judô, São Sebastião ficou em 8º no Cata, com que teve Santos como campeão, com 920 pontos, São José dos Campos, em 2º, com 731 pontos e Guarulhos ficou em terceiro, com 786 pontos. Nas modalidades individuais não houve nenhuma classificação. Hoje estão sendo disputadas as categorias leve, meio leve, ligeiro, super ligeiro e absoluto.
As provas de Ciclismo tiveram início hoje. O município disputou nos 500 metros feminino, mas não conseguiu classificação.
No Tênis de Mesa, a equipe sebastianense que venceu as duas primeiras partidas por 3 a zero contra Limeira e São Caetano do Sul, perdeu o jogo de hoje por três a zero.
As categorias Judô, Damas e Xadrez ainda não tiveram os resultados divulgados. Estão marcados para esta noite os Congressos Técnicos de Boxe e Karatê. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Argentina é atacada a faça em Ubatuba

Ubatuba - A empresária argentina Graciela Rita Pierre, 55 anos, foi esfaqueada dentro de casa na madrugada de sábado no bairro Itaguá, na região central de Ubatuba. Graciela está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa.
A vítima levou facadas nas costas, pescoço, braço e axila e foi socorrida pelo marido, que não estava na casa no momento do crime.
O casal é dono do Espaço de Eventos Beer House e está na cidade há 30 anos.
Segundo o delegado de Ubatuba, Fausto Geraldo Cardoso, no momento do crime o marido da vítima estava no Beer House, que fica perto da residência do casal, e ao retornar encontrou a mulher ferida.
"A equipe de investigação está nas ruas. Vamos esperar que ela (Graciela) deixe o hospital para fazer o retrato falado do suspeito."
O delegado disse que investiga a possibilidade de tentativa de assalto, mas não descarta suspeita de homicídio pois nenhum objeto foi levado da casa.
Segundo a administração da Santa Casa, a empresária passou por uma cirurgia porque uma das facadas atingiu o pulmão da vítima. Graciela continuava internada até as 18h de ontem.
O ValeParaibano não localizou familiares da empresária para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Santos vence Ubatuba e passa para segunda fase no futebol masculino

Ubatuba - Mesmo com o campo do Portuários alagado, o futebol masculino de Santos venceu Ubatuba por 2 a 0 e se classificou para a segunda fase. A vitória foi construída no segundo tempo. Logo aos dois minutos, o centroavante Diego arriscou de longe. Com o campo pesado e a bola molhada, o goleiro Fabiano não conseguiu evitar o gol.
Aos 16 minutos, após uma cobrança de falta, Everton desviou de cabeça, tirando o goleiro do lance, ampliando a vantagem e encerrando o placar.
O time de Santos foi às quartas-de-final, enquanto o time de Ubatuba foi desclassificado com a vitória de Iguape sobre Franca por 1 a 0. Santos ficou em primeiro lugar no grupo, com maior saldo de gols, e Iguape, em segundo. Franca e Ubatuba estão fora.
Santos – Márcio, Ferro, Bruno (Lucas), Domingos; Everton, Roberto, Irvison, Luiz Carlos (Thiago) e Diego (Wagner); Luís Augusto (Gustavo Nagi) e Gustavo da Silva. Técnico – Márcio Fernandes.
Ubatuba – Fabiano (Edvaldo), Marco Antônio, Fabrício, Leandro e Maurício (Jéferson); Nivaldo, Manoel, Diego e Adauto (Pablo); Edson (Mateus) e Adílio. Técnico – Rubens Martins. Árbitro – Rodrigo Bragueto.
Acompanhe os resultados dos Jogos Abertos do Interior 2003 em http://www.jogosabertos.santos.sp.gov.br/ 

Ubatuba debate Zoneamento Costeiro em Caraguatatuba
Prefeito Paulo Ramos enfatiza a necessidade de se pensar nas Comunidades Tradicionais

Ubatuba - Mais de 200 pessoas de Ubatuba e Caraguatatuba participaram da Audiência Pública sobre o Zoneamento Costeiro do Litoral Norte realizado no último sábado, 11, no Clube Ilha Morena, em Caraguatatuba. O encontro foi promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) e pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para apresentar e discutir com os representantes dos municípios a minuta do Decreto de Zoneamento Ecológico-Econômico da região, elaborado pelo Grupo Setorial de Coordenação do Litoral Norte. Mais de 100 pessoas de Ubatuba participaram do encontro e fizeram inúmeras considerações e reivindicações. O encontro teve início às 9 horas e terminou por volta das 14 horas.
O Poder Público de Ubatuba esteve presente com o Prefeito Paulo Ramos (PFL), o Secretário de Meio Ambiente, Virgílio Barroso, o Secretário de Arquitetura e Urbanismo, Gilmar Rocha, e o Secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Marchiori, que usaram da tribuna para expor as suas opiniões. Ramos ressaltou que é totalmente a favor da preservação, no entanto não podemos discutir sem ver a realidade. “Nossa preocupação é discutir o que está lá no bairro e não no mapa do zoneamento. Como é que vamos fazer com as pessoas que moram nessas áreas? Temos que pensar nas Comunidades Tradicionais que estão nessas áreas há mais de três séculos, como os Quilombolas e os caiçaras”, afirmou Paulo Ramos.
O Presidente da Colônia Z-10 de Ubatuba, Cláudio dos Santos (Cacá), levou 30 pescadores que também usaram da tribuna. A opinião de todos foi para a mudança da proposta que consta na minuta de 10 metros fora do mar para a prática do arrasto de camarão, que é feito por pescadores artesanais. Todos pediram a modificação para entre 3 e 5 metros. Anunciaram que a proposta de 10 metros irá causar um sério problema sócio-econômico. Na tribuna, o Secretário Marchiori reconheceu que há um conflito com reflexos para os pescadores e que a importância social e econômica desta atividade deve ser respeitada. Solicitou uma Audiência Pública em Ubatuba para discutir com a Colônia Z-10, antes de tomar qualquer decisão definitiva.
Jorge Inocêncio Alves Júnior, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubatuba e a comunidade do Ubatumirim, apresentou o retrato da comunidade do Ubatumirim que tradicionalmente está naquela região desde o século XIX, vivendo da pesca e da agricultura e que hoje vive apenas da agricultura. Enfatizou que este Zoneamento Costeiro tem que entender que a agricultura não agride o meio ambiente e que a comunidade produtiva é totalmente defensora da floresta. O Secretário Gilmar Rocha também solicitou um aprofundamento da discussão e reiterou a necessidade de uma Audiência Pública em Ubatuba, para que a população tenha mais condições de participar deste processo.
De Ubatuba, também participaram do evento representantes de bairros, de Organizações não Governamentais (Ongs), empresários dos setores náutico e comercial. O Secretário Virgílio Barroso falou sobre a importância de uma política habitacional no Litoral Norte e que neste planejamento não se discute esta questão que é fundamental para deter as invasões em áreas de preservação e até, se necessário, para remanejar famílias. “Nunca houve uma política habitacional efetiva pelo Estado em nossa região. Temos que pensar em habitação com saneamento e todas as condições que não agridam o meio ambiente. Isto é proporcionar às pessoas a cidadania com o respeito e a preservação ao meio ambiente”, disse Barroso.
A mesa que conduziu o trabalho foi composta pela Secretária Adjunta do Estado de Meio Ambiente, Suani Teixeira Coelho, pelo Secretário Executivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Germano Seara Filho, pela Coordenadora de Planejamento Ambiental Estratégico de Educação Ambiental da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Lúcia Bastos Ribeiro, e pelo representante do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Beto Francine. A Secretária Adjunta Suani Coelho fechou o trabalho confirmando a próxima reunião em Ubatuba e anunciou que o cronograma de trabalho precisa ser respeitado para não atrasar a minuta final que será encaminhada pelo Secretário do Estado de Meio Ambiente ao Governador. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba promove turismo no mercado nacional e internacional

Ubatuba - Nesta semana o país está recebendo a edição mensal do jornal Folha do Turismo com um caderno de oito páginas exclusivo sobre Ubatuba. A Folha do Turismo é o maior jornal brasileiro de turismo e pertence ao Grupo Folha Dirigida, com mais de 30 anos de mercado editorial. A iniciativa para a produção deste caderno com circulação nacional para um público qualificado e específico foi da Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba em parceria com o Grupo Folha Dirigida. Foram impressos cerca de 140 mil jornais. Nas bancas de todo o país foram distribuídos 80 mil exemplares. Mais 50 mil serão distribuídos na Feira de Turismo das Américas e no Congresso Brasileiro da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens) que acontecerão neste mês no Rio Centro, no Rio de Janeiro. Outros oito mil exemplares são destinados pelo jornal para as principais operadoras de turismo do Brasil, que recebem via mala-direta. A Setur recebeu nesta sexta-feira, 10, um mil exemplares que seguirão também via mala-direta.
A produção editorial deste caderno exclusivo de Ubatuba foi de menos de uma semana. A campanha comercial durou apenas três dias e contou com as participações de diversos restaurantes, bares noturnos, meios de hospedagens e serviços, que garantiram a inserção de Ubatuba no mercado nacional. No formato standart a edição é totalmente colorida. “Ubatuba. Um lugar do jeito que você sonhou” foi o título do caderno que apresentou Ubatuba desde os seus aspectos históricos, culturais, lazer, passeios, gastronômicos, hospedagens, compras, até um roteiro completo das 84 praias do município. A linha editorial buscou definir Ubatuba como uma cidade anti-stress e tranqüila para família. A Setur também ganhou destaque nesta edição, mostrando os programas que estão sendo aplicados no município para melhor atender o turista. O secretário Sérgio Carvalho disse que este tipo de iniciativa é que vai fazer com que Ubatuba dê um salto de qualidade, captando e fomentando um público mais qualificado para Ubatuba.
Carvalho também fechou parceria com o Grupo Folha Dirigida para a inserção de Ubatuba em quatro edições internacionais, para a promoção da cidade internacionalmente. Serão edições em inglês, espanhol, italiano e alemão, que circularão nas maiores feiras mundiais de turismo. Serão mais de 200 mil jornais com a participação de Ubatuba. A programação começa em novembro deste ano, de 10 a 13, na WTM (World Travel Market), em Londres. Em Madri, na Espanha, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2004, na Fitur (Feira Internacional de Turismo). De 14 a 17 de fevereiro em Milão, na BIT (Bolsa Internacional de Turismo). Em março, de 12 a 16, em Berlim na ITB (International Tourism Bureaux). O prefeito Paulo Ramos (PFL) elogiou a iniciativa do secretário Sérgio Carvalho de inserir Ubatuba no mercado nacional de uma forma totalmente profissional e parabenizou também o jornal pela edição impecável que apresenta todo o potencial do município. (Fonte: ACS-PMU)

Programação Aniversário da Cidade

Ubatuba - As comemorações do 366o aniversário da emancipação político-administrativa de Ubatuba contarão com atrações diversificadas com destaques para inauguração de escola e ginásio de esportes no Taquaral, prédios das Secretarias da Educação , Assistência Social e anexo da Secretaria da Saúde ,além da estátua em homenagem ao caiçara e do asfaltamento da estrada municipal UBT - 355, ligando o bairro do Rio Escuro ao Monte Valério.
tradicional desfile será realizado dia 28 de outubro na Av. Iperoig estando confirmada a participação de 80 entidades. Este ano, a Secretaria de Esportes e Lazer - SEL inclui uma série de competições na modalidades de pedestrianismo , natação e partida de futebol com artistas da TV Globo e a final do campeonato municipal no dia do aniversário.
A programação completa, cuja início será no próximo dia 10 de outubro.

10 de outubro (sexta-feira)
11h00 - Inauguração da Escola Municipal “ Prof. José de Sousa Simeão” - Taquaral
11h30 - Inauguração do Ginásio Educacional e Esportivo “Prof. José de Sousa Simeão”
Local: Estrada do Taquaral, s/n, Vila Suré, Taquaral

12 de outubro (domingo)
9h00 às 13h00 - “Brincando com a Comunidade” - Local: Praia do Perequê-Mirim

17 de outubro (sexta-feira)
17h00 - Inauguração Estátua do Caiçara - Local: Trevo Ubatuba/Taubaté
19h00 - Inauguração do Edifício-sede da Secretaria de Assistência Social
Local: Rua Paraná, 375, Centro
22h00 - Concurso “Miss Ubatuba “- “ Hotel Água Doce”
Local: Rua Prestes Maia, 700 - Praia Dura

19 de outubro (domingo)
10h00 - 35a Prova Pedestre “Cidade de Ubatuba” - Local: Avenida Iperoig

22 de outubro (quarta-feira)
17h00 - Inauguração do Almoxarifado Central e Centro de Especialidades
Local: Avenida Rio Grande do Sul, 710 - Centro

24 de outubro (sexta-feira)
10h00 - Inauguração do Edifício-Sede da Secretaria Municipal de Educação
“Francisco Matarazzo Sobrinho” - Ciccilo Matarazzo
Local: Rua Gastão Madeira, 101 - Centro
19h00 - Abertura da XVI Feira das Nações
Local: Avenida Iperoig

25 de outubro (sábado)
10h00 - Passeio Ciclístico na Estrada Municipal UBT-355 - Rio Escuro-Monte Valério
20h30 - Madrigal Música na Catedral - Camerata Zaydenbaum - Local: Igreja Matriz
21h00 - Apresentação da Banda Musical da Faculdade São Luis (Jaboticabal)
Local: Avenida Iperoig

26 de outubro (domingo)
10h00 - 7o Circuito Ubatuba de Águas Abertas - 3a etapa - Local: Praia do Cruzeiro
15h00 - Futebol com artistas da Rede Globo
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu

27 de outubro ( segunda-feira)
20h00 - Culto Evangélico promovido pelo Conselho de Pastores - Local: Av. Iperoig
27 a 31/10 - Projeto “SEBRAE na rua” - Palestras e oficinas

28 de outubro (terça-feira) - ANIVERSÁRIO DA CIDADE
8h00 - Cerimônia de Hasteamento da Bandeira
8h30 - Desfile Oficial. Tema: Pluralidade Cultural - Local: Av. Iperoig
15h00 - Final do Campeonato Municipal de Futebol
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu
19h30 - Missa na Igreja Matriz
20h00 -Sessão solene na Câmara Municipal - Entrega de títulos de “Cidadão Ubatubense”

31 de outubro (sexta-feira)
20h00 - I Salão de Artes Plásticas de Ubatuba
Local: Salão Igreja São Francisco  (Fonte: ACS-PMU)

Artigo Topo

Cidadania e Civilidade II

Em nosso último artigo “Cidadania e Civilidade” (07/10), após enunciarmos alguns conceitos clássicos sobre o tema, concluímos exortando a uma aplicação prática desses conceitos em nosso relacionamento entre vizinhos, munícipes e em sentido mais amplo entre nós, povo de um mesmo país.
Neste artigo, gostaria de iniciá-lo relembrando o famoso enunciado feito por John Kennedy, o Presidente americano assassinado em 1963, o qual, em seu discurso inaugural, assim definiu a postura que ele esperava do autêntico cidadão americano, naquela altura da história de seu país tão desejoso de grandes mudanças, a exemplo do que ocorre, hoje, aqui, em nosso país, conclamando a “não perguntar o que pode fazer o país por mim, mas o que posso eu fazer pelo meu país”.
Este é um conceito precioso sobre o que é ser cidadão. Recentemente, em artigo publicado em “O Estado de São Paulo”, um articulista escrevia que ser cidadão é “poder ser governado e poder governar”.
Estes dois conceitos tem uma relação muita estreita. Ambos destacam o caráter ativo do indivíduo em prol da sociedade. Ao salientar que a verdadeira cidadania busca um papel contributivo, uma espontânea disposição ao trabalho construtivo em benefício da comunidade, um desinteressado dar de si em favor do bem comum, “o que posso eu fazer pelo meu país” traduz-se, sinteticamente, em tornar-me uma célula governativa. “Poder ser governado” é exercer sobre si mesmo aquela disciplina que torna o governo possível, fácil, ameno. Além de permitir a governança, a cidadania completa-se quando o cidadão atua ajudando a construir a sociedade - a comunidade de seu bairro, de seu município, de seu Estado e de seu País. Note-se como pode ser ali, no local onde moramos, a origem da construção, ou reconstrução de um país mais fraterno, mais justo, mais digno de verdadeiros cidadãos, que é o que me parece ser o ideal de todos nós brasileiros, ideal este dito e repetido em todos os principais discursos políticos que vimos ouvindo. Infelizmente, parece-nos que uma hipermetrofia (visão apenas de longe) impede que muitos encontrem seu nicho de atuação a partir do núcleo. Olhamos para o cenário nacional e desejamos mudá-lo, esquecendo-nos que é a partir da célula individual, domiciliar, de meu bairro, de meu município, que eu posso melhor contribuir para a reconstrução de meu país.
“O que posso eu fazer pelo meu país”, deveria ensinar-nos de que onde existe cidadania há necessidade de menos governo, porque todos se auto-governam; há necessidade de menos repressão, porque todos se auto-disciplinam; há necessidade de menos leis, porque todos se auto-regulamentam; há necessidade de menos muros, porque todos se auto-limitam; há necessidade de menos grades, porque todos se auto-estimam. Onde a cidadania se desenvolve, as prisões cedem lugar aos jardins floridos e aos parques de recreio e quando uma comunidade consegue construir estas belezas, consubstanciadas na ação cidadã e patriótica de seus munícipes e governantes, um novo país floresce e desabrocha.
“O que posso eu fazer pelo meu país”, inicia-se pelo que eu posso fazer pela minha rua, pelo meu bairro e pelo meu município”. Esta deveria ser a nossa nova filosofia a substituir a velha cultura de atribuir ao Estado o poder e o dever de tudo realizar e transformar.
O verdadeiro cidadão é um princípio ativo na sociedade. Sua atuação construtiva é que define, de fato, a grandeza de um país.

Ernesto F. Cardoso Jr
efcardosojr@uol.com.br

Carta do Leitor Topo

Aos Mestres - Venho com muita saudade prestar minha modesta homenagem aos professores. Fiz o primário (assim conhecido naqueles idos), numa escolinha situada no canto norte da praia da Enseada, frente para o mar, livre de muros. As escolas eram sagradas, continuação de nossos lares, jamais violadas. Foram meus mestres os professores Joaquim Lauro e Maria Cecília Aranha, para nós Dona Estelinha.
Lembro-me de Dona Celinha, às vezes “embrabando” com a bagunça da turma, mas logo carinhosa, preocupando-se e muito com nossos aprendizados. Ah, estas lembranças, que vontade de voltar àqueles tempos inocentes na companhia do Mauro Simões, Walter Lourenço, Nilton e Jaime Cabral, Valdomiro Lucas e tantos outros colegas nessa primeira Escolinha, do canto norte da praia da Enseada.
E o primeiro dia de aula, ainda lembro, foi ontem! O tempo passou mas estas lembranças permanecem nítidas, fortes no meu coração.
A todos os professores,
Muito Obrigado!

Vereador Andrade Henrique dos Santos
Ubatuba, SP

 

Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Saco da Ribeira - Ubatuba

Saco da Ribeira
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor