Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 15 de outubro de 2003 - Nº 888 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Polícia Militar abre inscrições para soldado feminino


Caraguatatuba
Caraguá sedia encontro de carros antigos
Escolinha de surfe presta serviço social em Caraguá
Prefeitura realiza campanha de vacinação para funcionários
FET leva mais de mil pessoas ao teatro e inicia a mostra adulta
Equipe de Caraguá disputa Copa Brasil de Canoagem
Exposição de Orquídeas teve 31 expositores
Aurimar consegue Raio – X para UBS
LDO tem emenda de Aurimar para Barranco Alto
Dalva Santana se reúne com CPP e Iamspe


Ilhabela
Ilhabela nos passos da dança
Programação do 7º Dança e Movimento
Pés no Chão em plena dança
Balé Cidade de São Paulo agita em Ilhabela
2ª Etapa do Match Race Brasil 2003 começa no próximo dia 16
Grupo The Wild Magnólias faz workshop com músicos da região
Show do Jambalaya! acontecem nesta sexta e sábado em Ilhabela


São Sebastião
Pintor fica 25 dias preso por engano
Polícia aponta erro no Judiciário
Prefeitura e Sebrae oferecem curso “Saber Empreender”
Paulo Julião visita Lar Vicentino e presenteia idosos com forno
Boiçucanga recebe projeto Ação Cidadania no próximo sábado
Prefeitura recupera asfalto e reforma ponte em Paúba


Ubatuba
Passeio na praia acaba em tragédia
Comunidade isolada ganha serviço de rádio
Caiçara é homenageado e assistência social ganha prédio
Menor recebe mais atenção
SEBRAE NA RUA presente no aniversário de Ubatuba
Ubatuba terá 3 semáforos
Programação Aniversário da Cidade

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Polícia Militar abre inscrições para soldado feminino

Litoral Norte - A Polícia Militar abriu inscrições para o concurso público visando o preenchimento de 300 vagas à graduação de Soldado Feminino PM 2ª classe. O processo seletivo será realizado através de Provas de Escolaridade para as matérias Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Redação, além de provas de Condicionamento Físico, exames psicológicos, exames médicos, entrega de documentação e investigação social.
As inscrições serão recebidas via internet através do site www.nossacaixa.com.br  da Nossa Caixa Nosso Banco, no qual constarão todas as informações relativas à inscrição e efetivação. As candidatas deverão acessar o site no período de 20, 21 e 22 de outubro de 2003. Os requisitos para concorrer às vagas são: ter nacionalidade brasileira, idade entre 18 e 30 anos, concluído o curso de Ensino Médio ou equivalente, comprovado por meio de documento expedido por órgão competente, estatura mínima de 1,60 m, estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos, mediante apresentação de Certidão expedida pela Justiça Eleitoral, e não possuir antecedentes criminais. Se a candidata for funcionária pública, não poderá ter respondido ou estar respondendo a processo administrativo cujo fundamento possa incompatibilizar com a função Policia Militar.
O boleto bancário ou documento de arrecadação, disponível no site deverá ser impresso, para pagamento do valor da inscrição após conclusão do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
Mais informações pelos site www.polmil.sp.gov.br  e www.polmilspconcursos.com.br . Em caso de dúvidas procurar uma Unidade da Polícia Militar dos Estado de São Paulo mais próxima de sua residência, ou pelo telefone: 0800-555190. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguá sedia encontro de carros antigos

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba sedia nos dias 24, 25 e 26, o 2º Veteran Car. O evento é um encontro de carros antigos, que será realizado pela Secretaria de Turismo e pela Associação Amigos de Autos Antigos do Litoral Norte. A exposição de carros antigos conta parte da história do automobilismo. Serão expostos aproximadamente 150 veículos.
Uma das maiores atrações do evento será a visita do patrulheiro Carlos, astro da série Vigilante Rodoviário, sucesso de TV nos anos 60. O Vigilante Rodoviário estará presente em Caraguá durante os três dias de exposição, a bordo de um modelo Sinca Chambord, de 1960. A produtora da antiga série recupera parte da história com dois projetos --a exposição Itinerante Memórias da Televisão Brasileira, e o outro projeto é a recuperação do Sinca Chambord. Serão veículos das décadas de 20 à 60. A exposição será realizada na Praça de Eventos do município.
Outras atrações do evento serão alguns carros nacionais de destaque como o Romiseta, que foi o primeiro carro fabricado no país. Algumas lambretas antigas também estarão presentes no local. Cada expositor poderá contar um pouco da história de cada veículo. Entre outras atrações do 2ª Veteran Car podemos citar o Carmangui, Jardineiras, a Belair, o Fordinho 29, Pick Ups, Chevrolet.
O integrante da comissão organizadora, Roberto Schimidt, afirmou que a intenção do evento é de que sejam relembrados os tempos antigos e que os jovens tenham oportunidade de conhecer parte da história dos automóveis antigos. As inscrições para o evento devem ser feitas pelo telefone (12) 3862-6200. (Fonte: ValeParaibano)

Escolinha de surfe presta serviço social em Caraguá
Praias do Indaiá e Palmeiras atraem os adolescentes interessados nas ondas

Caraguatatuba - É comum uma cidade ter a sua escolinha de futebol. Em um município do Litoral Norte, a tradição é ter uma escolinha de surfe. Em Caraguatatuba, esse projeto vai mais longe: ele oferece aulas de surfe para crianças interessadas em dominar ondas.
O projeto "Oficina de Surfe - Antes no Mar do que na Rua" é mantido pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). A oficina existe há 10 anos e já atendeu pelo menos 1.000 crianças.
Atualmente, o projeto conta com parceria da Associação dos Surfistas de Caraguatatuba e a Casa Mei Mei, entidade de apoio a adolescentes. Todo ano, são inscritos cerca de 150 alunos para as aulas de surfe. Além de aprender a praticar o esporte, os participantes recebem orientações para desenvolver consciência ambiental. O projeto estimula o cuidado com o mar e a preservação da natureza.
A iniciativa foi idealizada pelo monitor Luciano Aguinaldo Coelho Santana. O filho Luciano Brulher Santana, 13 anos, queria aprender a surfar e pediu ao pai que criasse a escolinha. Lucianinho, como é conhecido, é o 21º no ranking da categoria mirim-júnior.
"O objetivo maior do projeto é tirar as crianças da rua e dar uma oportunidade de praticar o esporte típico da cultura caiçara e interagir com o meio ambiente", afirmou Santana.
FRUTOS - Os primeiros resultados já começam a aparecer. Marcos Vínicius Cardoso, 17 anos, que começou no surfe através da oficina, conseguiu patrocínio e se mudou para Florianópolis (SC). Ele se prepara para ir a Costa Rica, no início do próximo ano.
A estudante Ludmila Antunes Moura, 18 anos, começou as aulas de surfe na escolinha quando tinha 8 anos. O projeto contribuiu para melhorar a imagem do esporte na comunidade e a relação com o meio ambiente. Hoje, ela cursa faculdade de biologia, mas continua praticando o esporte.
"O surfe é um esporte que todo mundo pensa que é para marginais. Aqui a gente aprende que o surfe é um modo de vida. As aulas na escolinha estimulam a preservar as praias, o lugar onde a gente pratica o esporte", disse.
Miriam Castilhos de Oliveira, 18 anos, frequenta as aulas de surfe há quase um ano. Para ela, o projeto realiza um importante trabalho social.
As aulas são realizadas nas praias de Indaiá e Palmeiras, durante quatro dias por semana. A oficina de surfe tem duração de 10 meses. O início é em fevereiro e se encerra no dia 15 de dezembro, quando a cidade recebe um grande fluxo de turistas.
Segundo a diretora cultural da Fundacc, Maria do Carmo cunha, o projeto reflete muito rápido nas crianças. "Elas tem um grande poder de assimilação." (Fonte: ValeParaibano)

Como ingressar na escolinha

Para participar das aulas da oficina de surfe, os iteressados devem:
- Se dirigir à sede da Fundacc
- Fazer o pedido de inscrição
- Pagar mensalidade de RS 5
- Freqüentar regularmente a escola
- Ter bom desempenho escolar
- Saber nadar
- Ter idade mínima de 5 anos e até 21 anos
SERVIÇO A sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba fica na rua Santa Cruz, 396, centro, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3883-7555. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura realiza campanha de vacinação para funcionários

Caraguatatuba - Cerca de 1500 funcionários da prefeitura de Caraguatatuba serão vacinados em uma Campanha de Vacinação Volante, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, de 20 a 30 de outubro
A Secretaria Municipal de Saúde realizará uma campanha para vacinar os funcionários da prefeitura contra a Hepatite B, Tétano e Difteria. O objetivo da ação é prevenir o tipo mais grave de hepatite e preparar as pessoas para a campanha do próximo ano, que acontecerá nas escolas da rede.
Segundo o Secretário de Saúde, Pedro Norberto dos Santos, os números de hepatite em Caraguá não são alarmantes. "Este ano, tivemos ao todo 39 casos de hepatite A, no período de janeiro a junho, e 5 casos de hepatite B até agora", disse. Ele acrescentou que a hepatite A é comum no verão.
Ele explicou que a hepatite B pode deixar seqüelas graves levando o paciente a adquirir câncer de fígado, cirrose epática e hepatite fulminante. "O tipo A é mais freqüente e de recuperação rápida. As pessoas se curam em 1 ou 2 meses e o contágio pode ser pela água".
Caraguatatuba tinha em 1997, 8% de rede coletora de esgoto construída, hoje, tem 60%. As ligações atingem 32% desse total; 98% do esgoto coletado é tratado e dos 95% da água distribuída 100% é tratada.
"Aqui, no litoral, é difícil trabalhar a prevenção, pois os frutos do mar que são ingeridos crus podem conter o vírus, que resiste aproximadamente um ano na água doce ou salgada", contou.
A partir de fevereiro, quando as aulas se iniciarem, a secretaria deverá iniciar a campanha de vacinação e conscientização nas escolas da rede municipal. "A conscientização é importante porque as pessoas tomam a 1ª dose e não voltam para tomar as outras duas. Levando a vacina até os funcionários, estaremos conscientizando e incentivando a tomada de todas as doses".
Segundo Pedro Norberto, em Caraguá, todas as crianças, ao nascerem, já recebem a primeira dose na própria maternidade. (Fonte: PMC)

FET leva mais de mil pessoas ao teatro e inicia a mostra adulta

Caraguatatuba - O 2º FET - Festival Estudantil de Teatro realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, e pela FETACA - Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba e das empresas que apóiam os eventos culturais, está agitando a cidade.
Desde o dia 8, início da Mostra Competitiva, cerca de mil pessoas estiveram no auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira, assistindo as produções que os estudantes vem apresentando e concorrendo na categoria infantil.
De 15 a 24 acontece a mostra competitiva da categoria adulto. Os jurados responsáveis por essa categoria são Adriana Lira, Rosana Castro e Pillar Olmos.
O festival continua até o dia 25, sábado, quando também está prevista a premiação, que dividirá entre os melhores peças, o prêmio de R$ 5 mil. O FET conta com patrocínio de Nice Calçados, Lion Zeladoria Patrimonial, Israel Veículos, Gráfica Poloni, Distribuidora de Bebidas Gaivotas, Supermercado Silva Indaiá, Lima Letras, Bagdá Brinquedos e Presentes e Associação Paulista de Medicina - Regional Caraguá e apoio da imprensa local e regional. Além de premiar os melhores espetáculos, o FET vai premiar também melhor ator, atriz, ator e atriz coadjuvante, diretor, cenografia, iluminação, figurino, maquiagem e sonoplastia, e mais troféus confeccionados pelo artesão Juliano Junqueira, que criou novamente peças exclusivas para o FET.
Os espetáculos adultos, início às 20 horas. Os ingressos custam R$1. No dia 25, acontecem as apresentações de esquetes na Praça Dr. Cândido Motta, a partir das 15 horas. Às 20 horas está prevista a premiação no Centro Cultural Maria Stella de Oliveira. O Centro Cultural fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguatatuba.
Confira aqui a programação para os próximos dias:

Categoria Adulto

- Dia 15 - O Morto Vivo - , texto de Mauro de Oliveira, direção Onésimo Vidal Alves, grupo de Teatro Viciados em Jesus Cristo, EMEF Massako Sone, Caraguatatuba;
- Dia 16 - Por pior que vá, eu te amo - texto e direção Daniel Forjaz, Cia Popatapataio, EE Colônia dos Pescadores, Caraguatatuba;
- Dia 17 - A Ver Estrelas - de João Falcão, Cia Genérico, direção Angela Pancheri, EE. Colônia dos Pescadores, Caraguatatuba;
- Dia 18 - O Assalto - de Leonardo Prado Mariano, direção Julio César Retniet, Grupo Spinoza e Fulanos Cia Ltda, Aprova Vestibulares, Taubaté.
- Dia 19 - O Milhór de Millôr, de Millôr Fernandes, direção Rubens Teixeira, Grupo Coreto de Teatro, Conservatório Carlos Gomes, Campinas;
- Dia 20 - Retratos Urbanos, de Marcus Veras, direção Robson Alessandro da Silva, grupo Arena de Teatro, Escola Politécnica de Ensino Paraisopolense, Paraisópolis, MG;
- Dia 21 - A Casa Fechada - de Roberto Gomes, direção Adbailson Cuba, Cia ControvérsiasTeen, EE. João Martins de Almeida, Pindamonhangaba;
- Dia 22 - Fragmentos de uma Juventude - de Eduardo Silva Neto, direção Eduardo Pereira, Grupo Teatral Liberdade e Expressão da EE. Dr. Genésio Cândido Pereira, São Bento do Sapucaí;
- Dia 23 - O Burguês Fidalgo - de Molière, direção de Stela Maris de Moraes Grosel, Grupo Muriart da EE Prof. Murillo do Amaral, Aparecida.
- Dia 24 - Curto Circuito - de Thimonchenco Wehbi, direção de Massayuki Yamamoto, Grupo Expressão em Cena da Associação de Teatro e Dança Expressão em Movimento, Campos do Jordão
Esquetes - Dia 25/10 na Praça Dr. Cândido Motta, a partir das 15 horas
- O Rico Avarento, de Ariano Suassuna, direção Júlio Suñé, Grupo Teatro Luá, FUNDHAS - Fundação Hélio Augusto de Souza, São José dos Campos;
- Mãezona, texto e direção de Max Miller, Cia do Pano, EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, Caraguatatuba;
- Metade, de Oswaldo Montenegro, direção César Galvão, Cia Templários, EE.Gabriel Robeiro dos Santos, Ilhabela;
- História do Barquinho, de Ilo Krugli, direção Ângela Pancheri, Grupo Contadores de Histórias, EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin, Caraguatatuba;
- Peripécias, de Martha Rosman, direção Lauro Luiz, grupo Teatro da Escola, EE. Profª Dulce César Tavares, São Sebastião;
- Na Floresta, de Adaptação da obra de João Falcão, direção Gabriela Pancheri, Cia. Genérico, EE. Colônia dos Pescadores, Caraguatatuba
- Visita Familiar, texto e direção de Thaíse Vieira, Projeto Arte & Essência, EMEI/EMEF Profª Santina Nardi Marques, Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Equipe de Caraguá disputa Copa Brasil de Canoagem

Caraguatatuba - A equipe de canoagem da Licaf disputou no domingo, dia 12, no Rio de Janeiro, a Copa Brasil de Canoagem e a Maratona da Escola Naval, com o apoio da Prefeitura Municipal. Caraguá ficou em 3º lugar na classificação geral por equipe, e ainda teve vários atletas que conquistaram títulos individuais. O percurso foi de 18 km na Baía de Guanabara. Segundo um dos participantes, Edneder Francisco Soares, desta vez não foi possível trazer o título de campeã para Caraguá devido ao número reduzido de participantes na equipe, apenas 9 canoístas puderam competir. A campeã por equipe desta vez foi a Acoar de Angra dos Reis e a vice foi a Escola Naval do Rio de Janeiro. Os resultados foram positivos mesmo assim; Edvaldo F. Soares foi campeão na classe 2-master; Fernando de Lima foi campeão na classe 2-senior; e Elen Fernades foi campeã na classe 3 Feminino Junior; Pedro Paulo foi vice-campeão na classe 2- junior; Edmar Soares foi o vice na classe 3-senior; Taffarel da Costa também foi vice campeão; Edneder Soares foi o 3º colocado na classe 1-senior; Ary Antonio foi o 3º na classe 3-supermaster; Edmar Martins, classe 3-estreante. (Fonte: PMC)

Exposição de Orquídeas teve 31 expositores

Caraguatatuba - A 26ª Exposição de Orquídeas reuniu em Caraguá no fim de semana 31 expositores vindos das cidade do Litoral Norte, e outras como São Bernardo do Campo, São Vicente, São José dos Campos, Guarujá, Assis e Belo Horizonte. Um público aproximado de 3 mil pessoas visitou a exposição e pode apreciar cerca de 260 vasos de orquídeas. A exposição contou com grande variedade de plantas, tendo inclusive modelos da Colômbia e da Venezuela. Como acontece todo ano, o evento premiou as orquídeas em várias categorias. A melhor híbrida foi uma Laélia x Catléia da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte; a melhor planta foi uma Dendrobiun Kingeanum, com mais de 30 hastes floridas, a raridade foi exposta pela Associação do Guarujá; a mais exótica foi uma Papilio Oncidium, da Associação de São José dos Campos; a melhor orquídea terrestre foi uma Eulóphia, da Associação de Assis; o melhor arranjo foi o da associação de Belo Horizonte. Os expositores também trouxeram outras plantas raras como a Catléya Aclandiae, uma espécie da Bahia; a Catléya schillebiana, a Catléya Granulosa, a Catléya Violácea, a Catléya Gigas, da Colômbia, 9a Catléya Máxima, da Venezuela e Catléya Warneri. (Fonte: PMC)

Aurimar consegue Raio – X para UBS
Vitória veio na LDO e complementou com rejeição do Veto do Prefeito

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, conseguiu importante vitória para suas bases eleitorais, com a aprovação da compra de aparelhos de Raio-X para as UBS dos bairros do Massaguaçu e Porto Novo. O pedido de compra foi incluído no texto da LDO, que nada mais é do que uma introdução do Orçamento anual.
O Parlamentar tem lutado desde que entrou para o Legislativo por uma tríade baseada na Educação, Segurança Pública e Saúde. Como Delegado de Polícia afastado foi o autor da criação e instalação do Distrito do Porto Novo e da criação do Distrito do Massaguaçu, ainda não instalado.
No âmbito da Saúde preside há 3 anos a Comissão de Assuntos Relevantes sobre o assunto do Parlamento Municipal, tendo visitado todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), verificando seus problemas e reivindicando melhorias e soluções, ouvindo a comunidade nas suas queixas.
E foi com base nas queixas dos contribuintes que Aurimar conseguiu uma grande vitória. Há muito os moradores do Porto Novo e do Massaguaçu, respectivamente os extremos da cidade, nas suas zonas sul e norte, vem pedindo a aquisição de aparelhos de Raio-X, numa medida que visava dinamizar anomalias e trazer conforto a estes moradores, que dependiam do atendimento da Casa de Saúde Stella Maris para isto.
Pensando nestes moradores o Parlamentar incluiu na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a compra dos aparelhos para equipar aquelas UBS. A princípio a emenda foi aprovada, mas dias após e dentro do prazo, o Executivo vetou a citação, alegando problemas de ordem técnica e financeira para tal.
Através de um trabalho incessante, junto a seus colegas Parlamentares, Aurimar Mansano conseguiu a rejeição do Veto e fazendo com que a Câmara sancionasse a lei. O momento agora é de festejar e esperar para o próximo ano. “Há muito lutávamos por isso, com insistentes pedidos dos moradores que eram retransmitidos ao Executivo e graças a Deus conseguimos. Esta é vitória mostra que a comunidade sabe de seus problemas e que o Vereador os entende, transformando em solução”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

LDO tem emenda de Aurimar para Barranco Alto
Vereador conseguiu incluir construção de quadras e campo de futebol

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba rejeitou no início do mês passado, Veto Parcial do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), com base em emendas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o que obrigou o Parlamento Municipal a sancionar a lei no final de setembro. Dentre as emendas, consta a do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que beneficia a comunidade do bairro Barranco Alto, na zona sul da cidade.
A LDO é chamada popularmente de “A introdução do Orçamento”, onde o prefeito inclui suas propostas de investimento e aplicação de recursos para o próximo ano. Na LDO cabem emendas, feitas pelos Vereadores, que podem ser vetadas ou não pelo chefe do Executivo, no caso o Prefeito Municipal.
Para que a comunidade pudesse participar destas decisões, foram realizadas Audiências Públicas no mês de abril e a votação do projeto apenas em junho. Com base no prazo estipulado por lei o Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) enviou Veto Parcial, que foi votado no início de setembro e rejeitado por 2/3 dos Vereadores, obrigando o Parlamento Municipal a sancionar a LDO no final do mês passado.
Dentre as emendas existentes, que foram discutidas, aprovadas, colocadas em discussão por causa do Veto e mantidas pelos Vereadores, está a do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que beneficia o bairro do Barranco Alto, na zona sul da cidade. Na emenda está inclusa a construção de Quadra de Bocha, de Malha e campo de Futebol no bairro.
A construção será feita em praças e espaços públicos disponíveis na região daquela comunidade e se trata de uma antiga reivindicação daqueles moradores. Para o Vereador não poderia haver felicidade maior. “O esporte é noção de cidadania para a criança e o lazer é fonte de aproximação da família. Conseguir uma benfeitoria como esta para aqueles moradores e saber interpretar os pedidos do povo e observar que a Câmara enxerga as prioridades de seus eleitores”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Dalva Santana se reúne com CPP e Iamspe
Objetivo da Parlamentar é a volta do convênio aos funcionários públicos em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Vereadora Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB), está agilizando os detalhes para o retorno do convênio Iamspe (Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual) a Caraguatatuba. A entidade ainda não está definida, mas a diretoria da entidade confirmou que os servidores terão a volta do retorno em 2004.
A Vereadora Dalva Santana (PMDB), acompanhada do Deputado Estadual Ricardo Trípoli, da Presidente do CPP (Centro do Professorado Paulista), em Caraguatatuba, Maria Antônia, mais as diretoras Jupira, Rita e Galhardo, reuniram-se no final de setembro com o Superintendente do Iamspe, Milton Flávio Lautenschlager, na sede da entidade, para viabilizar o convênio entre a entidade e as unidades médicas na cidade.
Segundo a Vereadora há muitos anos existiu o convênio, que beneficiava os Servidores Públicos Estaduais alojados e trabalhando na cidade, não sabendo dizer há quantos anos o convênio foi cancelado. De acordo com a Parlamentar, atualmente os Servidores Públicos Estaduais precisam se locomover a São José dos Campos para atendimentos emergenciais, tratamentos, internações e cirurgias, sejam elas eletivas ou não.
Na reunião com Lautenschlager ficou decidido que uma comissão do Iamspe estará em Caraguatatuba no início do próximo ano, para analisar as unidades médicas existentes para firmar o convênio, que poderá ser feito com a Casa de Saúde Stella Maris ou algum estabelecimento médico particular.
Retornando o convênio os Servidores Estaduais da Segurança Pública, Transportes, Educação e Saúde irão se beneficiar de forma integral, sejam estes servidores na ativa ou aposentados, bem como seus dependentes. A Parlamentar não soube dizer o número correto de Servidores Públicos Estaduais existentes em Caraguatatuba e no Litoral Norte. Além do CPP, a Vereadora Dalva conta com o apoio do Delegado Seccional de Polícia Civil, João Barbosa Filho, que participa conjuntamente deste convênio.
Na opinião da Vereadora não é possível que o servidor estadual fique desamparado quanto a sua assistência médica. “Muitos servidores não tem como se tratar devido a distância até São José, bem como outros tem convênio com entidades particulares, o que dificulta a manutenção do seu orçamento mensal. O servidor tem direitos e nós faremos ele (o servidor) tê-lo novamente”, ressaltou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Ilhabela nos passos da dança
Sétima edição do Dança e Movimento do Espaço Cultural Pés no Chão vai contar com 150 artistas e 30 grupos

Ilhabela - De 17 a 26 de outubro, a cidade de Ilhabela receberá vários grupos de dança para o 7º Dança e Movimento. O evento que terá como tema 'O Tempo na Dança e Movimento do Cosmo', será realizado no Espaço Cultural Pés no Chão e contará com 150 artistas e 30 grupos.
Entre os participantes estão Repentistas do Corpo, Teatro Coreográfico, Terra Rasgada, Estelamare, Cia São José dos Campos, Meninos do Barão e grupo Ardentia, além da participação especial da Companhia 2 do Balé Cidade de São Paulo.
De acordo com a diretora do espaço e também professora Flávia Celeste, 33 anos, o evento surgiu em 97 com a necessidade de levarem grupos de dança para Ilhabelha. "Queríamos fazer intercâmbio e ter oficinas com profissionais."
Segundo Flávia, o espaço cultural só está conseguindo realizar o evento devido ao apoio que recebem. "Todos os artistas estão vindo sem cachê."
O projeto continua ainda buscando patrocínio para complementar as cotas de apoio já firmadas com a Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Ilhabela e empresas da região.
ABERTURA - A abertura do evento será feita pelas bailarinas da Escola de Dança Marian Guimarães, que apresentarão coreografias do balé clássico e contemporâneo.
Integra ainda a programação de dança, 'Isla de Flores', um espetáculo coreografado e interpretado por Sara Chirimini. Fechando a noite, a Cia Humatriz Teatro apresentará o espetáculo 'A-Ma-La'.
A vinda do balé Cidade de São Paulo será a atração principal da festa. No ano passado, eles estiveram ministrando oficinas durante o evento.
Desta vez, além da Oficina de Dança, que será realizada no dia 24, às 16h30, eles também apresentam o espetáculo 'Carnaval dos Animais' no mesmo dia, às 20h, com direção de Monica Mion. O espetáculo é um projeto coreográfico didático e interativo, baseado na música de Camille Saint, dirigido para crianças.
O Balé Cidade de São Paulo Cia 2 é formado por um grupo especial de bailarinos, com bagagem profissional, que possui não mais o virtuosismo juvenil, mas sim o prazer de estar no palco com a segurança da experiência.
7º Dança e Movimento - de 17 a 26 de outubro no Espaço Cultural Pés no Chão. Ingressos R$ 3. Crianças até 10 anos e alunos da entidade não pagam. Rua da Cocaia, 720, Ilhabela. Mais informações (12) 3896-6727. (Fonte: ValeParaibano)

Programação do 7º Dança e Movimento

Ilhabela - O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua da Cocaia, 720, Ilhabela, telefone 12 3896 6727. Visite o site: www.pesnochao.org.br

Dia 17, sexta-feira
Sara Chirimini
Escola de Dança Marian Guimarães
Humatriz Teatro

Dia 18, sábado
Meninos do Barão
Pés no Chão
Nuriah

Dia 19, domingo
de tarde:
ND Advanced Plus - Dança e Clown
de noite:
Terra Rasgada
Estelamare
Grupo Ardentia
Lara Dau

Dia 23, quinta-feira
Pés no Chão
"Água que pela vida aflora"

Dia 24, sexta-feira
Companhia 2 Balé Cidade de São Paulo

Dia 25, sábado
Especial Grupo de Danças Clássicas
Pults Teatro Coreográfico
Cristina Salmistraro

Dia 26, domingo
Grupo de Dança do Tebar
Cia São José dos Campos - Gabriela Dellias
Repentistas do Corpo (Fonte: PMI)

Pés no Chão em plena dança

Ilhabela - Neste sábado, dia 18, a partir das 20 horas, a 7a edição do Dança e Movimento “O tempo na Dança e Movimento do Cosmo” apresentará o Grupo Folclórico Nuriah, com cinco números da bailarina e coreógrafa, premiada diversas vezes no Brasil e na Alemanha.
“Anjos de Veneza” é a dança leve e luminosa que será apresentada pelas bailarinas do Pés no Chão, numa coreografia de Virginia Ungari, professora de ballet clássico do Espaço Cultural Pés no Chão desde agosto de 2002.
Os Meninos do Barão, sob direção de Beto Regina mostrarão o espetáculo “CotidianoSonhos”, uma viagem no universo onírico dos adolescentes, no momento em que descobrem o amor, a sexualidade e sua própria identidade.
No dia 19 de outubro, domingo, às 16:30 hs a Companhia Nada Dança Clássica Plus Advanced apresentará “Opus 7: Bailado Febril”, com direção de Maurício Paoli. O trabalho deste grupo brinca com a imagem da bailarina clássica e seus estereótipos e se desenvolve a partir de técnicas do clown, ballet clássico e dança contemporânea. Neste espetáculo, 7 “primas” bailarinas/clows executam com muito afinco uma técnica jamais vista no mundo.
Os espetáculos das 20 horas trarão Lara Dau, com o trabalho “Percurso das Águas”, um projeto que explora o universo, as imagens e a poesia das águas em seus diferentes estados. A criação une dança, artes visuais, poesia e música. Lara Dau é arquiteta , cenógrafa e concluiu seus estudos de dança em 2001 na Holanda. Neste espetáculo sua proposta é criar uma instalação-espaço cênico com uma atmosfera particular, onde os espectadores circulam entre os pingentes que caem do teto e objetos, como o castelo de vidro. O trabalho participou da Bienal de Dança do SESC Santos, e do projeto “Imagens da Dança”, do SESC Consolação.
O Grupo Ardentia, de Gil Grossi e Lu Bortoletto, apresentará “Corpos Paulistanos”, um trabalho bem humorado que pretende mostrar uma pesquisa feita a partir de um trajeto diário, no qual são captados elementos visuais, sonoros e gestuais, integrando dança contemporânea e linguagem fotográfica.
Estelamare, bailarina e coreógrafa, realizará duas apresentações: “Flor de Lotus”, um trabalho rítmico e geométrico, e “A Delicadeza das Coisas”, um trabalho de música e dança que trata das coisas da terra, de nossas raízes e homenageia a água, um bem cada vez mais escasso em nosso planeta.
Integrará ainda a programação do dia 19 o grupo Terra Rasgada Cia. de Dança, que apresentará a coreografia “Impromptu”, de Marcos Schwab e direção de Ismenia Rogish. Este trabalho de dança contemporânea apresenta imagens de adolescentes dançando ao som de Schubert, num caleidoscópio de sensações e emoções.
Na segunda-feira, às 20 horas, serão apresentados os espetáculos “Gueto”, “Quase Tango” e “Biocenose”, pelo Distrito Cia. da Dança, dirigido por Patty Brown. O grupo, que atua desde 1999, é de Ribeirão Preto e já fez mais de 100 apresentações em vários estados e também no exterior. “Biocenose” é uma coreografia de Henrique Rodovalho, especialmente criada para o Distrito, e traz uma seqüência de imagens e movimentações que permeiam a interação dos bailarinos. “Gueto” é um trabalho coreografado por Anselmo Zolla, e “Quase Tango” é uma criação de Patty Brown. No elenco: Andréa Barbosa, Alexandre Alves, Édson Fernandes, Fernanda Monteiro, Fernandes Nascimento, Liliane de Grammont, Luciara Junqueira e Márcio Oliveira.
Dia 19, serão oferecidas duas oficinas: às 10 horas, “Pas de Deux”, com Beto Regina, e às 14, “Geometria e Expressão Corporal’, com Estelamare.
Todos os artistas que participam do 7o Dança e Movimento não estão recebendo cachê.
Será cobrado um ingresso de R$ 3 reais para complementar o custo do evento. Crianças até 10 anos e alunos da entidade não pagam.
O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Ilhabela, North Sails, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação dos Bares, Restaurantes e Hotéis de Ilhabela, Estação Arte e Aquário de Ilhabela. O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua da Cocaia, 720, em Ilhabela. Maiores informações pelo telefone 12 – 3896 6727, ou no site www.pesnochao.org.br . (Fonte: PMI)

Balé Cidade de São Paulo agita em Ilhabela

Ilhabela - A vinda do balé da Cidade de São Paulo Cia. 2 para Ilhabela é um privilégio e um presente especial, principalmente para as crianças.
No ano passado, eles já estiveram aqui ministrando uma Oficina para 30 alunos do Pés no Chão, num trabalho que integrava um projeto sócio-artístico coordenado por Mara Borba. Mara, que mora e trabalha na Alemanha, foi convidada pelo Balé Cidade para implantar um projeto que envolvia uma série de atividades e vivências, buscando o enriquecimento criativo e o desenvolvimento artístico da Cia. 2.
A Oficina com os alunos do Pés no Chão teve um sucesso enorme, e o contato do Balé da Cidade com a equipe do Pés no Chão foi profundamente afetivo e estimulante. Diante disso, foi feito um novo convite para que participassem da 7a Edição do Dança e Movimento.
Desta vez, além da Oficina de Dança, que acontecerá no dia 24, sexta-feira, às 16: 30 hs, será apresentado o espetáculo “Carnaval dos Animais”, com direção de Monica Mion, no mesmo dia, às 20 hs.
Este espetáculo é um projeto coreográfico didático e interativo, baseado na música “Carnaval dos Animais” de Camille Saint Saëns dirigido para crianças.
O Balé da Cidade de São Paulo Cia.2 é formado por um grupo especial de bailarinos, com invejável bagagem profissional, que possui não mais o virtuosismo juvenil, mas sim o prazer de estar no palco com a segurança da experiência. Segundo o grupo, “... com a evolução da medicina esportiva e a conscientização dos bailarinos quanto a cuidarem melhor de seu instrumento de trabalho, a longevidade na dança é um fato concreto. Estar bem fisicamente é a primeira coisa que nos ocorre quando se fala em longevidade, mas é fundamental que a chama da dança, a curiosidade, estejam presentes, e isso só acontece em casos especiais. Este estágio da dança é para poucos”.
O Espaço Cultural Pés no Chão convida pais e crianças para assistirem juntos este trabalho primoroso, e logo após o espetáculo, haverá uma atividade interativa entre os bailarinos e as crianças.
É imperdível!
A concepção, ambientação cênica, coreografia e interpretação são de: Andréa Maia, Armando Aurich, Áurea Ferreira, Beth Risoléu, Claudia Palma, Lilia Shaw, Mara Mesquita, Maurício Martins, Raymundo Costa e Osmar Zampieri. A concepção de figurinos e elenco é de Renata Cavallari, os Origamis são de Paulo Palma, e a colagem musical de Osmar Zampieri. Na percussão e vocal, teremos Agnaldo Bueno. José Possi Neto realizou a assessoria artística do projeto, e a coordenação técnica do espetáculo é de Cleuza Fernandes.
Todos os artistas que participam do 7o Dança e Movimento não estão recebendo cachê.
Será cobrado um ingresso de R$3 reais para complementar o custo do evento. Crianças até 10 anos e alunos da entidade não pagam.
O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Ilhabela, North Sails, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação dos Bares, Restaurantes e Hotéis de Ilhabela, Estação Arte e Aquário de Ilhabela. O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua da Cocaia, 720, em Ilhabela. Maiores informações pelo telefone 12 – 3896 6727, ou no site www.pesnochao.org.br . (Fonte: PMI)

2ª Etapa do Match Race Brasil 2003 começa no próximo dia 16

Ilhabela - Ilhabela está com tudo pronto para receber um dos maiores eventos do iatismo nacional. Começa em Ilhabela nesta quinta, dia 16 e vai até domingo, dia 19 a 2ª etapa do Match Race Brasil 2003. A sede do evento será no Yatch Club Ilhabela com largadas das regatas marcadas para 11h.
O evento deve contar com as oito melhores equipes da vela brasileira e nomes como Robert Scheidt, Alan Adler, Alex Welter, Lars Grael, Torben Grael, Gastão Brum entre outros.
Realizado pela primeira vez no Brasil na Semana de Vela de Ilhabela de 2002, o Match Race com barcos de oceano Beneteau 40.7 é uma competitiva disputa barco a barco pelo seu tempo real, com largadas emocionantes e manobras que prometem muita adrenalina. “Este tipo de competição permite que o público assista mais de perto e entenda melhor a regata”, disse o diretor de esportes náuticos José Roberto de Jesus.
De acordo com o secretário de turismo Ricardo Fazzini, o evento contribuirá, não só com a economia local, mas o grande investimento feito em divulgação poderá beneficiar o comércio e hotéis neste mês de baixa temporada.
O evento é todo patrocinado pela iniciativa privada entre eles Vivo Telefonia, Banco UBS e American Express. O apoio é da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Turismo e Diretoria de Esportes Náuticos e Chandon. (Fonte: PMI)

Grupo The Wild Magnólias faz workshop com músicos da região

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo, estará promovendo nesta quinta, dia 15, um workshop com os o grupo The Wild Magnólias para cerca de 150 pessoas entre músicos, artistas locais, autoridades municipais e imprensa da região.
O objetivo é que o público conheça o trabalho do grupo que trará para Ilhabela um som que mistura o jazz de New Orleans, com cânticos indígenas, funk, ritmos latinos e afro-caribenhos com forte percussão além do visual que mostram a descendência de índios americanos.
O evento acontecerá no Píer 151, localizado a Avenida Força Expedicionária Brasileira, 151, Vila, a partir das 20h.
Na sexta, dia 17, o The Wild Magnólias também irá fazer uma palestra na Escola Estadual Maria Gemma levando para os alunos do ensino médio uma outra cultura e um estilo novo de música. (Fonte: PMI)

Show do Jambalaya! acontecem nesta sexta e sábado em Ilhabela

Ilhabela - O festival Jambalaya! de jazz e blues, que teve sua primeira edição no Rio de Janeiro o ano passado, trará este ano atrações não só para o Rio, mas para São Paulo e Ilhabela.
A Prefeitura de Ilhabela, Associação Comercial e Associação de Hotéis em parceria com a produtora do festival realizarão dois shows internacionais na segunda edição do evento dias 17 e 18 de outubro em Ilhabela. O Jambalaya! vai de 5 a 12 de outubro no Rio, com shows dias 7, 9 e 14, no Bourbon Street, em São Paulo.
As atrações que prometem ferver Ilhabela são a cantora Ângela Hagenbach, dia 17 e a Banda The Wild Magnólia, dia 18. Os shows serão gratuitos e deverão acontecer em um palco montado no passeio público, na Vila, a partir das 21h.
De acordo com o secretário de turismo, Ricardo Fazzini, a intenção do prefeito Manoel Marcos em trazer estas primeiras apresentações para Ilhabela é fazer com que o festival entre para o calendário fixo da cidade. “A prefeitura irá investir em shows de primeira linha e dará toda estrutura para ser um sucesso”, afirmou Fazzini.
Jambalaya! - O Jambalaya! é um festival que reúne artistas brasileiros e internacionais, com muito jazz, blues, bossa nova, samba e pratos típicos, fazendo uma ponte entre as culturas que mais entendem de música e gastronomia no mundo.
Porque este nome? Jambalaya é um prato típico da culinária negra de New Orleans, combinação arroz com lingüiça e camarão. Esta excitante mistura de ingredientes, onde o picante não pode faltar, reflete o sabor musical do Jambalaya! Sem nunca perder o ponto, mesclando na conta certa música e ritmos nacionais e internacionais, o festival vem repleto de experiências saborosas, puro deleite para os sentidos de fino paladar.
As atrações - Ângela Hagenbach, que largou uma bem sucedida carreira de modelo para se dedicar à música, já lançou quatro cds, onde confortavelmente domina as delicadas diferenças e nuances entre os estilos de jazz, com voz impressionante, ritmo e um profundo e afiado sentido de timing, aquilo a que Ella Fitzgerald vivia se referindo como fundamental. Não era do seu tempo, nem Ângela procurou imitar, até porque inovar é com ela mesmo, mas dá para ouvir e perceber como carrega a mesma alma, espírito, emoção e sentimento das grandes cantores de jazz dos anos 40 e 50. De quebra, adora música brasileira, ama Tom Jobim e fará, no Jamabalaya!, seu primeiro show no Brasil.
O The Wild Magnólias é a grande novidade deste Jambalaya!. Não se deixe levar apenas pelo visual dos índios americanos, nem pense que as ricas fantasias são um inconseqüente recurso de palco. Trata-se de uma homenagem às tribos indígenas da Lousiana que acolhiam e defendiam os escravos fugidos. Uma das 20 tribos que desfilam no carnaval da cidade – o Mardi Gras – o som da banda é puro New Orleans: uma mistura de jazz local, cânticos indígenas, o funk, ritmos latinos e afro-caribenhos com forte percussão, mesclados com muita alma, mais a alegria e saudável anarquia do Mardi Gras. Nos últimos anos passou a excursionar pelo resto do país, sendo que sua apresentação no Kennedy Center, em Washington D.C., deu ao grupo o merecido aval da crítica. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Pintor fica 25 dias preso por engano
Trabalhador de São Sebastião vai para a cadeia após ser confundido com acusado de homicídio

São Sebastião - O pintor Alessandro da Silva, 27 anos, de São Sebastião, ficou preso por engano durante 25 dias após ser confundido com um foragido acusado de homicídio. Ele ficou na cadeia da cidade e foi solto na última sexta-feira.
Silva foi detido após fazer um boletim de ocorrência de extravio de documentos no início de setembro. No sistema de dados da polícia, constava que Silva era procurado pela Justiça de Guarulhos (SP).
O "verdadeiro" foragido era Alexsandro da Silva, 27 anos, de São Paulo. Além do nome parecido e mesma idade, os dois têm mães chamadas Maria Quitéria e não possuem identificação do pai no registro de nascimento.
O pintor afirmou que perdeu o documento de identidade na região central e foi até a delegacia registrar ocorrência. "Uma semana depois, os policiais chegaram no seu serviço (uma imobiliária), me algemaram e disseram que eu era procurado por homicídio. Não entendi o que estava acontecendo e apenas falava que era inocente."
O pintor afirmou que negou o crime na delegacia mas foi levado para a cadeia, onde permaneceu por 25 dias.
"Foram os piores dias da minha vida. Chorei muito e sempre dizia que era inocente. Para complicar a situação, fui levado algemado para o pronto-socorro por causa de uma febre e várias pessoas conhecidas presenciaram a cena", disse.
O pintor, que tem dois filhos de 6 e 7 anos, afirmou que sua família está abalada com o caso. A mulher de Silva está grávida de oito meses.
Ele disse que pretende entrar com uma ação indenizatória contra o Estado. "Ainda não sei o valor que vamos pedir, mas tenho que ser indenizado por tudo que passei e pelos prejuízos que tive."
ERRO - O proprietário da imobiliária, Agnaldo Galvão, acreditando na inocência do funcionário, contratou o advogado Eduardo Kliman para esclarecer o caso.
O advogado encontrou dois documentos de identidade no processo do acusado, que estava no Fórum de Guarulhos. Um seria de Silva, que perdeu um documento em 1997 em São Paulo, e outro de Alexsandro.
Outra diferença entre os suspeitos apontada no processo seria os nomes das mães. Quitéria Maria da Silva é a mãe do pintor e Quitéria Maria Gonçalves de Alexsandro.
No processo, o advogado localizou também as testemunhas do crime --uma irmã do acusado e a mulher e irmã da vítima do homicídio.
"Elas comprovaram perante ao juiz, por meio de fotografia, que ele (Silva) não era o Alexsandro, que morreu em uma cadeia no Paraná, onde cumpria pena por vários crimes", disse Kliman.
O juiz de Guarulhos, Leandro Jorge Bittencourt Cano, concedeu o alvará de soltura para Silva.
Segundo Kliman, o erro ocorreu durante a qualificação do réu no processo crime feito pelo sistema judiciário. Ele disse que seria impossível descobrir o funcionário que cometeu a falha. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia aponta erro no Judiciário

São Sebastião - O diretor da cadeia de São Sebastião, delegado Paulo Sérgio Barbosa, disse que deve ter ocorrido erro no sistema de dados do Judiciário. Ele afirmou que a prisão foi efetuada após ter sido constatado, durante a pesquisa para emissão da segunda via dos documentos, que o pintor Alessandro da Silva, 27 anos, era procurado pela Justiça.
"Não é comum que a pessoa seja presa por engano mas, pode acontecer. A polícia apenas cumpriu uma ordem de prisão da Justiça. O problema é que havia semelhança entre ele (Silva) e o procurado no sobrenome, nome da mãe e a idade", disse.
Esse é o segundo caso registrado de prisão por engano nos últimos anos na cadeia.
Segundo Barbosa, o pintor alegou várias vezes que era inocente, porém só poderia ser solto com ordem da Justiça. "Como tinha essa suspeita, ele foi colocado em uma cela onde fica quem comete delitos como falta de pagamento de pensão alimentícia. Em nenhum momento houve maus tratos por parte de outros presos." (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura e Sebrae oferecem curso “Saber Empreender”

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), trouxe para o município, o curso “Saber Empreender”.
O curso, que tem carga horária de 27 horas, será realizado no início do mês de novembro, em três dias consecutivos, das 9h às 17h, e visa desenvolver a capacidade empreendedora dos participantes, estimulando o seu crescimento pessoal e o melhor conhecimento das suas características empreendedoras, a partir da vivência do dia-a-dia de um pequeno negócio.
O curso vai abordar assuntos como o campo do empreendedorismo, a visão empreendedora, as características do comportamento empreendedor e a elaboração do plano de negócios, e é voltado para empresários formais e informais, autônomos, ambulantes, ou qualquer pessoa que possua vivência empresarial e queira montar um pequeno negócio.
O programa adota a metodologia de aprendizagem vivencial que propicia ao participante as condições para desenvolvimento de habilidades e atitudes empreendedoras por meio de propostas de jogos, simulações e dinâmicas.
O curso, que normalmente custaria 200 reais, está sendo subsidiado pelo sebrae e oferecido a dez reais por pessoa. Segundo a assessora de Assuntos Comunitários, Rose Costa, o curso desperta o empreendedorismo em comunidades de baixo desenvolvimento econômico, estimulando o desenvolvimento de negócios. “Agradeço, além do Sebrae, a secretaria de Educação, o Ceprom, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a sub-prefeitura e as associações amigas de bairros do município, parcerias fundamentais na organização do curso”, disse Rose Costa.
Os interessados no curso “Saber Empreender” podem se inscrever ou obter maiores informações através do telefone 3892-3595.
Aprender a Empreender - O curso “Saber Empreender” é uma continuação, um aprofundamento do curso gratuito “Aprender a Empreender – Telessalas Sebrae”, que está sendo realizado paralelamente, desde setembro. “Não há mais vagas para o curso gratuito, mas não é necessário ter feito um para fazer o outro”, explicou Rose.
Dezenove salas foram espalhadas por todo o município e, até novembro, cerca de 420 pessoas terão participado do curso. Neste curso, os alunos aprendem sobre custo fixo e variável, capital de giro e fluxo de caixa, margem de contribuição, como elaborar um plano de negócios, conhecer os resultados da empresa e calcular lucro e prejuízo. Além disso, o curso também dá noções de consumidores, fornecedores, concorrentes, marketing, entre muitos outros assuntos.
Segundo Rose Costa, estes cursos são muito importantes porque preparam as pessoas desempregadas, de baixa renda, ou que tenham visão empreendedora, para montarem seus próprios negócios. Ainda de acordo com ela, são de grande importância também as linhas de financiamento de baixo custo, o Banco do Povo e o Projer, do Banco do Brasil, que ajudam as pessoas na concretização de seus objetivos, dando continuidade no assessoramento. “O Sebrae também dá consultorias e outros cursos que podem preparar as pessoas para que, dessa forma, elas obtenham sucesso nos negócios”, finalizou. (Fonte: PMSS)

Paulo Julião visita Lar Vicentino e presenteia idosos com forno

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, acompanhado do secretário de Turismo e Cultura, José Cardim de Sousa, e do presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, esteve ontem, dia 14, no Lar do Idoso José Rodrigues da Silva, o Lar Vicentino, no bairro São Francisco, para a entrega de um forno elétrico, prêmio pela participação dos idosos no concurso de quadrilhas realizado na última Cidade Junina, na Rua da Praia. “O prêmio foi especial, pela participação”, explicou Cardim.
“Na verdade, a entrega do forno foi como uma desculpa para visitar essas pessoas, o que é sempre um prazer para nós. Pude perceber que os idosos vivem bem aqui, mas penso que não é o mesmo que viver com a família, e alguns nem sequer têm uma”, disse o prefeito. Ainda segundo Julião, todas as pessoas da comunidade deveriam fazer essa visita com uma certa periodicidade. “A responsabilidade que nós temos com os idosos é muito grande. O Brasil está se tornando cada vez mais um país de idosos, pessoas que já contribuíram, participaram da construção da sociedade de hoje, e que devem ser tratadas com todo o respeito, dedicação e amor”, finalizou. Atualmente, 15 idosos são atendidos no Lar Vicentino. (Fonte: PMSS)

Boiçucanga recebe projeto Ação Cidadania no próximo sábado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza em Boiçucanga, na costa sul, no próximo sábado, dia 18, das 10 às 16h, o projeto Prefeitura em Ação - Cidadania. Esta é a quarta edição do evento, que já ocorreu no Canto do Mar, Maresias e Morro do Abrigo. Desta vez, ele acontece na sede da Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, onde serão disponibilizados à comunidade diversos serviços de órgãos públicos, a maioria existente apenas na região central.
Ao todo, integram o projeto 27 órgãos municipais, estaduais e federais, que possibilitam aos moradores da região obterem diversas informações, tais como o parcelamento de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano), recolhimento de INSS para autônomos, alvarás, consultar processos e ações judiciais que tramitam na prefeitura, tirar o RG e o registro civil e obter informações de advogados. Além disso, podem ser feitas as certidões de recém-nascidos, carteiras de trabalho, consultas sobre ações trabalhistas, cadastros para seguro desemprego e inscrições para as oficinas culturais.
Desde sua primeira edição, o projeto Prefeitura em Ação – Cidadania tem auxiliado centenas de pessoas em todo o município, que conseguem sanar dúvidas e resolver problemas pendentes no próprio bairro onde moram. Em Maresias, por exemplo, quase duas mil pessoas foram atendidas pela equipe que participou do programa.
Algumas campanhas para conscientização da comunidade também são realizadas durante o evento. Sinalização de trânsito, cooperativas, informações sobre fundo de garantia, ligação de água e esgoto, obras de pavimentação e demais melhorias, são alguns dos assuntos abordados.
O Ceprom (Centro de Ensino Profissionalizante Municipal) também participa, oferecendo aos visitantes corte de cabelo, manicure e pedicure gratuitamente, assim como aulas de informática no laboratório móvel.
A Secretaria de Saúde é representada pelos agentes do PSF (Programa de Saúde da Família), que além de palestras e orientações, fazem a marcação de consultas. Os pais poderão utilizar com tranqüilidade os serviços prestados, porque haverá uma equipe da Secretaria da Educação que vai realizar atividades para as crianças, como exposições de fotos e artesanatos, danças recreativas, gincanas esportivas, rapell, oficinas de arte.
A escola está localiza numa travessa da Estrada do Cascalho, na rua Tropicanga, 99. O projeto Prefeitura em Ação – Cidadania ainda deve passar por outros bairros da Costa Sul e Norte.
Participantes: Secretarias de administração, Assuntos Jurídicos, Educação, Fazenda, Governo, Meio Ambiente, Obras e Infra-estrutura, Promoção Social, Saúde, Turismo e Cultura, Fundo Social de Solidariedade, Assessorias de Relações Comunitárias e Defesa Civil, Bandeirante Energia, Sabesp, Correio, INSS, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, PAT/ Banco do Povo, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho, Cartório de Registro Civil, Cartório Eleitoral, Delegacia Seccional, Receita Federal, Conselho Tutelar, Procon e Junta Militar. (Fonte: PMSS)

Prefeitura recupera asfalto e reforma ponte em Paúba

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou a recuperação do asfalto da principal via de acesso ao bairro Paúba, na costa sul. Esta é a única via que dá acesso a praia do bairro e o excesso de buracos dificultava o tráfego de veículos na região estava.
A ponte existente sobre o rio Paúba também será trocada, no prazo de um mês. A previsão é do subprefeito da costa sul, Wagner Teixeira, que garantiu que o início da obra começa em novembro. Ontem, dia 13, ele esteve visitando o bairro e comentou que os moradores reivindicavam há tempos a troca da ponte.
De acordo com Teixeira, inicialmente a ponte seria refeita em madeira, mas para que ela tenha mais durabilidade, ficou definido que ela será feita em concreto. O material já está sendo adquirido pela Subprefeitura e a mão- de- obra será realizada pelos funcionários da Regional de Maresias. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Passeio na praia acaba em tragédia

Ubatuba - O Corpo de Bombeiros do Litoral Norte procura o estudante R.H., 18 anos, de São Paulo, que desapareceu no mar na madrugada de domingo na praia da Fortaleza, em Ubatuba.
Ele estava na costeira do Refúgio do Corsário junto com outros oito amigos quando uma forte onda atingiu o grupo. Quatro pessoas caíram no mar e R. desapareceu.
Segundo a tenente Lizandra Donamore dos Santos, o mar estava agitado no momento do acidente. As buscas estão sendo realizadas no mar e em terra. Um helicóptero, duas embarcações e viaturas estão sendo usadas pelas equipes de resgate.
"Trabalhamos com a possibilidade do estudante estar vivo pois a informação da família é que ele sabia nadar", disse Lizandra.
A tenente afirmou que os passeios em costeiras são comuns entre turistas e moradores mas oferecem perigo.
Nenhum familiar do estudante foi localizado na tarde de ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Comunidade isolada ganha serviço de rádio

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba instalou uma central de atendimento voltada para as comunidades isoladas. Os moradores dos bairros Cambury, Sertão do Ubatumirim e Puruba estão recebendo um rádio transmissor para fazer contato com a central e solicitar os serviços de saúde e segurança. Nos bairros não há telefone. As comunidades distam cerca de 50 quilômetros da região central. "A população não tem como se comunicar em casos de emergência. As mensagens serão passadas para a central que vai funcionar durante 24 horas", disse o secretário de Saúde, Carlos Fragnan. O rádio começou a ser testado no início da semana nas comunidades. (Fonte: ValeParaibano)

Caiçara é homenageado e assistência social ganha prédio

Ubatuba - Da programação do 366º aniversário de Ubatuba constam duas inaugurações para esta próxima sexta-feira, 17. Às 17h00, no trevo de entrada da cidade, será entregue a estátua que resgata a tradição dos caiçaras, antigos moradores , representados pela figura de um pescador com 10 m de altura. Na sequência, às 19h00 a Prefeitura inaugura o prédio onde estará funcionando a sede da Secretaria da Assistência Social. Na segunda-feira, 20, o atendimento já será nas novas instalações.
O projeto do monumento, que contou com o incentivo do “Museu Caiçara”, é do escultor José Demétrio, contratado pela Prefeitura, que utilizou um material solo resina como argamassa tendo como estrutura vergalhões de aço. “ Este material foi utilizado nas obras dos Romeiros da Basílica, em Aparecida do Norte; Escravos, em Redenção da Serra; Bandeirantes, em Taubaté; Ícaro e 3 Garças, em Guaratinguetá. Usamos tecnologia própria para obras de grande porte que estão resistindo ao tempo há mais de 30 anos” diz Demétrio. A obra em Ubatuba contou com acompanhamento de estagiários da Associação de Escultores para repassar a técnica do autor da obra . A comissão designada para sugerir e viabilizar o projeto é constituído por João Teixeira Leite, Julio Mendes, Luiz Ernesto Kawall e Nei Martins.
“Estamos gratificados pela oportunidade de perpetuar o caiçara com um monumento que destaca a importância dos nossos antepassados na história da cidade”, diz o prefeito Paulo Ramos. A obra contou ainda com o apoio do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes - DENIT, por meio da representação local, que liberou o trevo para a fixação da estátua. (Fonte: ACS-PMU)

Menor recebe mais atenção

Ubatuba - Duas importantes conquistas na área de assistência social marcam este mês de outubro em Ubatuba. A constituição da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba - Fundac, que vai concentrar a política em defesa dessas categorias e a inauguração do novo prédio da Secretaria de Assistência Social. “ O novo espaço representará um atendimento mais digno ao munícipe, além do funcionamento mais eficiente de toda a estrutura da Secretaria, pois o servidor municipal ganha melhor condição de trabalho”, diz o secretário Edson Alves. Nas novas instalações funcionarão o departamento de atendimento ao trabalhador, onde estarão o Projeto Cidadão, Balcão de Empregos e Setor de Documentação. Foi construído um pequeno auditório , banheiros, cozinha, refeitório e depósitos para material de limpeza e cesta básica.
O novo prédio vai centralizar e organizar todas as ações da área de assistência social de Ubatuba que já começa com moderno sistema de telefonia e totalmente informatizado. (Fonte: ACS-PMU)

SEBRAE NA RUA presente no aniversário de Ubatuba

Ubatuba - O programa SEBRAE NA RUA estará acontecendo em paralelo com a programação do 366o aniversário de Ubatuba com treinamentos, oficinas e palestras, todos gratuitos, com inscrições nas novas instalações da Secretaria de Assistência Social, na rua Paraná, 355. As atividades terão início no próximo dia 27 até o dia 31 de outubro. As exposições estarão à disposição do público na praça ao lado da pista de skate ( defronte ao Aeroporto) com 10 tendas onde estarão expostos os trabalhos das diversas secretarias da Prefeitura. A Prefeitura está convidando a população para um grande show no dia 30, quinta-feira, a partir das 18h00 no mesmo local. A cidade está recebendo esta promoção em decorrência do premio “ Mario Covas- Prefeito Empreendedor” quando Luiz Roberto Ricca, superintendente do SEBRAE, fez a entrega de um certificado ao Prefeito Paulo Ramos pelo desempenho na área de geração de empregos por meio do Projeto Cidadão. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba terá 3 semáforos

Ubatuba - O Serviço Municipal de Trânsito - SMT da Prefeitura de Ubatuba está instalando semáforos em tres dos cruzamentos mais movimentados da área central. Trata-se dos únicos equipamentos do gênero no município que passou por esta experiência na década de 70. “Vamos nos reunir com representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Câmara Municipal, Associação Comercial e Associação dos Engenheiros e Arquitetos para definir que tipo de operação teremos em relação aos semáforos”, afirma Douglas Incao, chefe do SMT. A compra dos equipamentos foi viabilizada com recursos das multas de trânsito. Além dos semáforos, que vem sendo instalados nos cruzamentos das ruas Thomaz Galhardo com Rio Grande do Sul; Rua Hans Staden com Conceição e rua Cunhambebe com Maria Alves, este último desviando o trânsito do centro em direção ao Perequê-Açu e região Norte, o SMT vem aplicando ainda sinalização vertical e horizontal.
“Apenas na rua Thomaz Galhardo temos cerca de 15 mil bicicletas transitando diariamente naquela via”, diz Douglas. (Fonte: ACS-PMU)

Programação Aniversário da Cidade

Ubatuba - As comemorações do 366o aniversário da emancipação político-administrativa de Ubatuba contarão com atrações diversificadas com destaques para inauguração de escola e ginásio de esportes no Taquaral, prédios das Secretarias da Educação , Assistência Social e anexo da Secretaria da Saúde ,além da estátua em homenagem ao caiçara e do asfaltamento da estrada municipal UBT - 355, ligando o bairro do Rio Escuro ao Monte Valério.
tradicional desfile será realizado dia 28 de outubro na Av. Iperoig estando confirmada a participação de 80 entidades. Este ano, a Secretaria de Esportes e Lazer - SEL inclui uma série de competições na modalidades de pedestrianismo , natação e partida de futebol com artistas da TV Globo e a final do campeonato municipal no dia do aniversário.
A programação completa, cuja início será no próximo dia 10 de outubro.

10 de outubro (sexta-feira)
11h00 - Inauguração da Escola Municipal “ Prof. José de Sousa Simeão” - Taquaral
11h30 - Inauguração do Ginásio Educacional e Esportivo “Prof. José de Sousa Simeão”
Local: Estrada do Taquaral, s/n, Vila Suré, Taquaral

12 de outubro (domingo)
9h00 às 13h00 - “Brincando com a Comunidade” - Local: Praia do Perequê-Mirim

17 de outubro (sexta-feira)
17h00 - Inauguração Estátua do Caiçara - Local: Trevo Ubatuba/Taubaté
19h00 - Inauguração do Edifício-sede da Secretaria de Assistência Social
Local: Rua Paraná, 375, Centro
22h00 - Concurso “Miss Ubatuba “- “ Hotel Água Doce”
Local: Rua Prestes Maia, 700 - Praia Dura

19 de outubro (domingo)
10h00 - 35a Prova Pedestre “Cidade de Ubatuba” - Local: Avenida Iperoig

22 de outubro (quarta-feira)
17h00 - Inauguração do Almoxarifado Central e Centro de Especialidades
Local: Avenida Rio Grande do Sul, 710 - Centro

24 de outubro (sexta-feira)
10h00 - Inauguração do Edifício-Sede da Secretaria Municipal de Educação
“Francisco Matarazzo Sobrinho” - Ciccilo Matarazzo
Local: Rua Gastão Madeira, 101 - Centro
19h00 - Abertura da XVI Feira das Nações
Local: Avenida Iperoig

25 de outubro (sábado)
10h00 - Passeio Ciclístico na Estrada Municipal UBT-355 - Rio Escuro-Monte Valério
20h30 - Madrigal Música na Catedral - Camerata Zaydenbaum - Local: Igreja Matriz
21h00 - Apresentação da Banda Musical da Faculdade São Luis (Jaboticabal)
Local: Avenida Iperoig

26 de outubro (domingo)
10h00 - 7o Circuito Ubatuba de Águas Abertas - 3a etapa - Local: Praia do Cruzeiro
15h00 - Futebol com artistas da Rede Globo
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu

27 de outubro ( segunda-feira)
20h00 - Culto Evangélico promovido pelo Conselho de Pastores - Local: Av. Iperoig
27 a 31/10 - Projeto “SEBRAE na rua” - Palestras e oficinas

28 de outubro (terça-feira) - ANIVERSÁRIO DA CIDADE
8h00 - Cerimônia de Hasteamento da Bandeira
8h30 - Desfile Oficial. Tema: Pluralidade Cultural - Local: Av. Iperoig
15h00 - Final do Campeonato Municipal de Futebol
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu
19h30 - Missa na Igreja Matriz
20h00 -Sessão solene na Câmara Municipal - Entrega de títulos de “Cidadão Ubatubense”

31 de outubro (sexta-feira)
20h00 - I Salão de Artes Plásticas de Ubatuba
Local: Salão Igreja São Francisco  (Fonte: ACS-PMU)

Artigo Topo

Os Custos Públicos
Irineu Nalin

"O governo não rouba, não deixa roubar e combate a corrupção"...
José Dirceu, Ministro Chefe da Casa Civil

Já ficou repetitivo afirmar que a carga tributária no Brasil (36%) do PIB é mais elevada que a maioria dos países de maior grau de desenvolvimento, ou seja, que contam com renda per capita muito maior que a nossa.
Também que o sistema a tributário brasileiro é regressivo em relação a renda, o que o torna extremamente injusto, onerando em demasia segmentos da população, enquanto outros sonegam ou não contribuem como deveriam. Que precisa desonerar mais a produção/exportação e ampliar o leque de contribuintes, trazendo a economia informal, para o sistema, etc.
Isso tudo é sobejamente conhecido, mas o que acontece nos trâmites da Reforma Tributária, resume-se a um "festival de jogo de interesses" que em nada contribuem para o país caminhar à frente. Se, o momento não era oportuno, com redução do produto interno e proximidades de eleições municipais, houve um erro de estratégia de querer mostrar que o governo poderia aprovar de forma relâmpago uma reforma que há mais de vinte anos vem sendo cogitada.
Se, de um lado assistimos, o que raramente acontece, um membro do governo fazer afirmações como essa, principalmente no momento em que aparece inúmeros escândalos de autoridades ligadas a Receita Federal. De outro, verificamos que o mesmo Ministro posiciona-se contra a simples correção da Tabela do Imposto de Renda de Pessoas Físicas, extremamente importante para desafogar a classe media e que pode trazer significativos incrementos de emprego e consumo.
Mas, ocorrendo de fato ações de governo extremamente rigorosas, como a fala do Ministro, já teríamos por conta disso a possibilidade de aliviar o peso da carga tributária, pois os custos na administração pública são absurdamente elevados, por conta de superfaturamento, desperdício, ineficiência, falta de seleção rigorosa de prioridades, etc., etc.
Ações essas que por si só dariam possibilidades não só de corrigir a tabela do IRPF, mas de aliviar a pressão na poupança privada e na carga tributária, abrindo espaço para reduzir a taxa de juros, condições mínimas necessárias ao inicio da retomada do crescimento, que só se consolidará com um projeto de longo prazo, cuja base depende do sucesso das reformas em andamento.

Irineu Nalin é economista
Ir.14/10/03.

 

Carta do Leitor Topo

Jantar Árabe - A Comissão de Formatura do Curso de Administração em Hotelaria e Turismo da UNITAU - Ubatuba, vem através desta convidá-los para o Jantar Árabe que acontece nesta Quarta-feira, dia 15 de Outubro às 19:00h. no Raízes Bar e Petiscaria (Av. Leovigildo Dias Vieira, 1280 - Itaguá). Com um cardápio variado: 2 tipos de pratos frios, 5 tipos de pratos quentes, 3 tipos de pastas e salgados à vontade. O menu encontra-se disponível pelo site: www.admubatuba.hpg.com.br/menu.html . Os convites custam R$ 15,00 por pessoa e podem ser reservados pelo telefone (12).9769.5494 e podem ser comprados também no Raízes Bar e Petiscaria.
Atenciosamente,

Guilherme José Afonso
Comissão de Formatura 2003
UNITAU - Adm. Hotelaria e Turismo


Empretecos Ubatuba - Será realizado em Ubatuba o 1º Seminário do Empretec, que tem como finalidade desenvolver a capacidade empresarial dos empresários e futuros empresários, através de dinâmicas vivenciais simulando o dia-a-dia de uma empresa.
O Seminário terá 09 dias de treinamento sendo de 20 a 28 de Outubro, o local escolhido para o seminário é o HOTEL TORREMOLINOS, na praia da Enseada, local de fácil acesso e estratégico para a realização do Empretec.
O Escritório Regional do Sebrae-SP do Litoral Norte já realizou 10 seminários na Região, só faltava Ubatuba a ser contemplada, em sua realização. O grupo que participará do seminário é composto por empresários e futuros empresários de Ubatuba, além de participantes de Caraguá e São José dos Campos.
Para a realização deste seminário o Sebrae-SP, contou com o apoio do Litoral Virtual na figura de Emilio Campi, que é Empreteco desde 2001 e assumiu comprometimento pessoal para que este seminário se realiza-se em Ubatuba, contou também com o apoio fundamental da Associação Comercial de Ubatuba representada pela Sra Dalva (Presidente) assim como a ajuda do Sr. Ezio Rizzi que se colocou a disposição do Sebrae-SP contatando "clientes" e organizando as Palestras e entrevistas, que foram realizadas na Sede da Associação.
Contamos também com o apoio dos Empretecos de Ubatuba que direta ou indiretamente ajudaram na realização deste seminário.
Obrigado, e sucesso a todos.

Rigoberto Soler
Escritório Regional SEBRAE-SP
Litoral Norte, SP


Homenagem aos Mestres - Tenho a honra de ser neto de um dos principais responsáveis pela evolução do ensino no Litoral Norte. Em uma época onde os alunos tinham reais dificuldades de acesso a escola pois só existia o "Grupo Escolar de Caraguatatuba" (hoje Museu Adaly Coelho Passos), o Professor Geraldo de Lima através de seu trabalho e prestígio como Diretor de escola na Capital foi convidado pelo Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, o então Deputado Diógenes Ribeiro de Lima para instalar o primeiro Ginásio da Região.
Missão aceita, mãos à obra! Faltava então conseguir os alunos, conseguir mesmo pois foi montado no "Expresso Mandioca", caminhão usado como transporte da época que o Prof. Geraldo arrebanhou a turma para o primeiro exame de admissão ao Ginásio que iniciou com aproximadamente cento e vinte alunos que em pouco tempo transferidos para o novo e definitivo prédio onde funciona até hoje a Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima.
O Prof. Geraldo de Lima faleceu no dia 31 de Agosto de 2001, deixando Esposa, Dona Alviza Negrão de Lima e três filhos, Heralda Professora de História por muitos anos em Caraguatatuba, hoje aposentada do Magistério, Geraldo, Advogado e Publicitário e Climene Professora de Geografia em plena atividade de quem tenho grande orgulho de ser filho.
Tenho esperança de ainda ver esses e todos os Professores devidamente valorizados e reconhecidos como devem ser.
Parabéns a todos os Professores.

Alexandre Lima e Souza
Caraguatatuba, SP


Homenagem aos Mestres II - Quero parabenizar o Vereador Andrade pela as conciderações com os Professores, pois eu tambem estudei em Ubatuba, onde ainda tem varios Professores que ainda estão de pé e a Ordem por ai, Ex Nadir Valentim Vinheron, parabens pelo seu dia. Hoje estou longe de Ubatuba mas me sinto muito Ubatubano e sempre que posso estou ai. Que saudade do Sesi onde estudei.

Guido Carlota

 

 

Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Canoa em Maranduba - Ubatuba

Canoa em Maranduba
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor