Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 16 de outubro de 2003 - Nº 889 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Audiências do GC serão realizadas em Ilhabela e Ubatuba
Instrumentos do Gerenciamento Costeiro
Escolas homenageiam professores: mestres dizem que valores mudaram


Caraguatatuba
Blecaute afeta bairros de Caraguá
Contas de Caraguá são aprovadas
Caraguá sedia 1º Congresso da Central Nacional dos Trabalhadores
Parlamento rejeita parecer do Tribunal de Contas
PAT tem vagas disponíveis em Caraguá
Caminhões de entrega são alvo de assaltantes na Divisa
Alarme de carro impede furto e colabora com prisão de ladrão
Moradores pedem colocação de bloquetes no Sumaré
Equipe de Caraguá traz títulos da Copa Brasil de Canoagem
6º Etapa do Campeonato Litoral Norte 2003 de Kart


Ilhabela
Câmara de Ilhabela quer mais verba
Ilhabela sedia Jambalaya!
Match Race, competição barco a barco, começa amanhã
Equipe de Jiu-Jitsu traz 38 medalhas de ouro para casa
Novas datas das partidas do Campeonato de futebol de Campo
O Ouro da Casa no 7° Dança e Movimento


São Sebastião
Polícia implanta programa de cidadania em São Sebastião
Prefeitura inaugura obras em Maresias na próxima semana
Vereador quer PVs ornamentados para diminuir impacto visual
Prefeito se reúne com moradores do Topo Varadouro


Ubatuba
Ubatuba recebe três novos semáforos
Fundart expõe trabalhos e atrações infantis
Ubatuba inaugura estátua de 10 metros
Pirãozinho Geral no Dia da Criança e de Nossa Senhora
Programação Aniversário da Cidade

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Audiências do GC serão realizadas em Ilhabela e Ubatuba

Litoral Norte - Depois de Caraguatatuba e São Sebastião, as cidades de Ilhabela e Ubatuba também deverão receber as audiências públicas do Gerenciamento Costeiro. As datas e locais serão definidas até o fim do mês.
Na última sexta-feira, cerca de 120 pessoas participaram do encontro realizado no Teatro Municipal de São Sebastião, com o tema Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte. A audiência também teve a presença de representantes de Ilhabela.
Já no fim de semana, a minuta do decreto de Zoneamento Ecológico-Econômico foi discutida por representantes de Caraguatatuba e Ubatuba. Desta vez, a reunião foi no Hotel Ilha Morena, no Porto Novo, em Caraguá.
Contudo, Ilhabela e Ubatuba solicitaram ao Grupo Setorial do Litoral Norte a realização de mais duas audiências, uma em cada cidade. O Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro foi instituído pela lei 10.019/98 e, desde então, vem sendo debatido na região.
Abrange um conjunto de instrumentos de política pública, em consonância com a política nacional de meio ambiente, tendo a finalidade de promover a conservação dos ecossistemas costeiros e melhoria da qualidade ambiental no bioma Zona Costeira. Para isso, a lei estadual prevê quatro instrumentos: zoneamento ecológico-econômico, sistema de informações, plano de ação e gestão e o monitoramento.
Atualmente, as audiências tratam do zoneamento ecológico-econômico. Com base no trabalho de pesquisa realizado até agora, o Grupo Setorial do Litoral Norte, formado por representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da prefeitura e sociedade civil, elaboraram uma proposta de minuta.
“Estabelece o zoneamento conforme as características naturais, sócio-econômica e ambiental da região, visando a conservação. Esse instrumento não é auto-aplicável, mas uma referência para os planos diretores dos municípios”, explicou o ambientalista Téo Balieiro, presidente da Federação Pró-Costa Atlântica e representante da sociedade civil de São Sebastião no Grupo Setorial.
Ele informou que, mesmo depois das audiências públicas, qualquer entidade pode encaminhar novas propostas no prazo de dez dias. “A meta é concluir o trabalho e encaminha-lo ao governador até a metade de 2004”, enfatizou Balieiro.
Hoje, cada cidade tem suas leis específicas para tratar de questões ambientais e desenvolvimento urbano. “A idéia é ter um planejamento regional”, concluiu o presidente da Federação Pró-Costa Atlântica.
A proposta apresentada é o resultado de vários anos de trabalho, no qual foram realizadas pesquisas detalhadas sobre temas como índice de desenvolvimento humano, abastecimento de água, tratamento de resíduos, tratamento de esgoto, além das características peculiares de cada região.
Na audiência do fim semana, no Hotel Ilha Morena, a coordenadora do planejamento Lúcia Sena ressaltou que o desenvolvimento populacional das regiões costeiras vem causando preocupação. Em Caraguatatuba, por exemplo, de 52.578 o número de habitantes passou para 78.921, no período de 1991 a 2000.
O Plano de Gerenciamento Costeiro está dividido em quatro setores: Litoral Norte, Litoral Sul Paulista, Vale do Ribeira e Estuário Lagunas, de Iguape a Cananéia.
“O zoneamento costeiro representa os anseios daqueles que vivem nessas regiões, analisando as características peculiares tanto das zonas marinhas quanto das zonas terrestres e procurando promover o desenvolvimento com qualidade de vida a todos e, principalmente, a preservação do meio ambiente”, finalizou a coordenadora. (Fonte: Imprensa Livre)

Instrumentos do Gerenciamento Costeiro

Litoral Norte - Zoneamento Ecológico-Econômico – É a principal ferramenta de ordenamento territorial, estabelece normas disciplinadoras para ocupação do solo e uso dos recursos naturais que compõem os ecossistemas costeiros, apontando também atividades econômicas mais adequadas para cada zona.
Sistema de Informações – Tem como objetivo o armazenamento de informações cartográficas, estatísticas sócio-econômicas e de sensoriamento remoto (fotos aéreas e imagens de satélite), organizadas de forma a subsidiar a gestão ambiental, o planejamento, o monitoramento e controle ambientais.
Plano de Ação e Gestão – Configura-se como um conjunto de programas e projetos setoriais integrados, compatíveis com as diretrizes estabelecidas no zoneamento. Visa alcançar as metas de qualidade ambiental proposta para determinada região costeira.
Monitoramento – É um conjunto de procedimentos que orienta o licenciamento e a fiscalização das atividades sócio-econômicas, a partir do acompanhamento das modificações na cobertura vegetal e no uso do solo e das alterações da qualidade das águas. (Fonte: Imprensa Livre)

Escolas homenageiam professores: mestres dizem que valores mudaram

Litoral Norte - O Dia do Professor na região terá homenagens internas nas escolas das quatro cidades e folga para professores e alunos hoje. Poemas, cantos, flores, palestras e café da manhã devem marcar o dia em algumas escolas municipais.
Além disso, a professora da escola Colônia dos Pescadores, Maria do Rosário, foi escolhida para almoçar com o Governador Geraldo Alckmin com outros 89 professores, que representam diretorias de ensino do Estado.
A professora foi escolhida por sorteio entre docentes de 38 estabelecimentos de ensino da rede estadual na região.
Mas para alguns mestres, as mudanças no comportamento da sociedade, na legislação de ensino, desvalorização do profissional e algumas brechas no Estatuto da Criança e do Adolescente, fazem com que não tenham muitos motivos para comemorar.
A professora de Ciências Rogéria Rezende conta que realmente a “falta de respeito” de alguns alunos para com os professores é uma realidade em sala de aula. Mas, segundo ela, é apenas parte do processo de mudança que ocorre na sociedade.
Já a professora de Geografia Natasha Gvozden diz que adora lecionar. Ela conta que no relacionamento entre professor e aluno podem ocorrer pontos negativos e positivos. “Falamos a mesma língua e isso faz com que a relação fique mais fácil, apesar de todas as dificuldades”, diz.
Para ela, a profissão está desvalorizada: “Há falta de material, pouca motivação e desinteresse dos alunos. Isso também conta”, completa.
Segundo Eduardo Malafaia, que é professor de História, a relação pode ter mudado de forma, mas continua existindo. “Na minha disciplina não existe pior ou melhor”, justifica Malafaia, sobre a má conduta de alguns alunos.
De acordo com a diretora pedagógica da secretaria Municipal da Educação de São Sebastião, Gislaine Agostini, diversas atividades devem acontecem nesta semana. Para ela, a precariedade do sistema de ensino tem posições diferentes e análises diferentes.
“Desde que haja comprometimento profissional, responsabilidade mais forte e atenção aos aspectos morais, o professor sempre continuará a ser o mediador entre aluno e conhecimento”. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Blecaute afeta bairros de Caraguá

Caraguatatuba - Um blecaute de cerca de uma hora atingiu a região central de Caraguatatuba na noite de anteontem.
A pane no fornecimento de energia começou às 23h e afetou os bairros Indaiá, Martin de Sá, Centro e Praia das Palmeiras.
Na Avenida da Praia, os comerciantes usaram velas para atender os clientes.
Segundo o gerente da divisão técnica da Bandeirante Energia, Israel de Moraes, equipes fizeram a manutenção da rede, mas a origem do problema não teria sido detectada. "A suspeita é que tenha ocorrido algum ato de vandalismo", disse.
Foi o segundo blecaute registrado na região central em menos de um mês. Em setembro, uma queda de energia deixou vários bairros no escuro por 15 minutos. (Fonte: ValeParaibano)

Contas de Caraguá são aprovadas

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba ignorou parecer contrário do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que apontou irregularidade no percentual de aplicação de verbas na Educação, e aprovou anteontem as contas de 98 da prefeitura.
De acordo com o TCE, a prefeitura destinou apenas 19% do orçamento municipal para a área de Educação, quando a legislação prevê a aplicação de pelo menos 25% dos recursos no ensino.
Segundo a prefeitura, o investimento foi inferior porque duas obras destinadas à área da Educação --uma escola e a Secretaria Municipal de Educação-- foram suspensas por desitência da construtora.
O vereador Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB) disse que a prefeitura não teria tido culpa na suspensão dos investimentos no ensino. "Se as obras não tivessem sido interrompidas, a aplicação dos recursos chegaria em 25%", disse.
A vereadora de oposição Madalena Fachini (PSB) pretende encaminhar uma ação popular à Justiça contra o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB). "Muitos prefeitos são até cassados por essa infração, mas aqui em Caraguá os vereadores acham que não é um problema investir menos do que prevê a lei."
Antonio Carlos afirmou que a cidade tem investido em educação. "Nosso trabalho nessa área vem sido reconhecido nacionalmente." (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá sedia 1º Congresso da Central Nacional dos Trabalhadores

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar o 1º Congresso da CNT - Central Nacional dos Trabalhadores que irá reunir nos próximos dias 17, 18 e 19, o senador da república, Dr. Moisés José Marques; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Dr. José Luciano de Castilho Pereira, o vice-presidente da Federação das Indústrias de Brasília, Dr. Ribamar Rodrigues Nogueira; o assessor jurídico do Sesc, Sr. Alberto Pimenta Júnior; o diretor regional do Sesi, Dr. Cláudio Vaz; o representante da diretoria do Senac, Dr. Antonio José Quintal; a juíza presidente do TRT/SP Dr. Maria Aparecida Pellegrina e do presidente da Federação das Indústrias de Brasília, Dr. Antônio da Rocha da Silva.
O evento está sendo organizado pela Máxima Produções de Caraguatatuba, e terá uma programação extensa com reuniões e debates sobre a Reformulação Estatutária em amplitude nacional e a defesa dos trabalhadores do terceiro setor. A abertura oficial do congresso está marcada para 14h30 na Colônia de Férias do Senalba, local do evento. Às 15 horas, haverá reunião para debate sobre o estatuto, às 18 horas, o encerramento dos trabalhos. No dia 18, às 10 horas haverá palestra sobre o tema "A Participação dos Trabalhadores da Administração do Sistema S" e Reformulação da Estrutura Sindical. No dia 19, os participantes terão a aprovação do novo estatuto e eleição da nova diretoria. (Fonte: PMC)

Parlamento rejeita parecer do Tribunal de Contas
Vereadores entendem que gastos estavam dentro da lei

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba rejeitou o parecer desfavorável do Tribunal de Contas do Estado, com base no exercício do Executivo no ano de 1998. Segundo o Tribunal o gasto com Educação da Prefeitura não chegou a 25%, como manda a lei. A Câmara entendeu o contrário e rejeitou o parecer, aprovando as contas.
As contas do exercício de 98, da Prefeitura de Caraguatatuba vem se arrastando no Tribunal de Contas. Segundo os Desembargadores o Executivo não teria feito os gastos obrigatórios na alíquota de 25% da Receita do município, tendo feito apenas 19% do gasto obrigatório. Com base nisso, na defesa da Prefeitura e em diversas análises dos técnicos, chegou-se ao ponto de deixar a decisão para o Legislativo, órgão soberano nestas decisões, visto que o Tribunal não tem funções executoras, mas apenas fiscalizadoras.
Para discutir e votar sobre esta questão a Mesa Diretora utilizou-se das mesmas prerrogativas da votação do Orçamento; Expediente de 30 minutos, exclusão da Tribuna dos Vereadores, do intervalo e da leitura das Indicações e apenas a discussão do parecer como única matéria na Ordem do Dia.
Além da fala dos Vereadores, o Procurador Geral do Município, advogado Sidney de Oliveira Andrade fez a defesa do Executivo, explicando os gastos e o equívoco do Tribunal de Contas. Ao final os Vereadores rejeitaram o parecer do Tribunal por 15 votos a 2, com as Vereadoras Madalena Fachini (PSB) e Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP) votando favoráveis. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

PAT tem vagas disponíveis em Caraguá

Caraguatatuba - As vagas disponíveis no PAT de Caraguá são para acompanhante (feminino - dormir no emprego), açougueiro, cabeleireira (feminino), caseiros (casal sem filhos com idade entre 35 e 50 anos e experiência), cozinheira, camareira, empregada doméstica (feminino), empregada doméstica para morar no emprego (feminino), garçom (masculino), garçonete (feminino), manicure (feminino), cobrador com motocicleta, motorista de ônibus (carteira D ou E c/ curso e experiência de motorista coletivo), depiladora (feminino), marceneiro, padeiro, vendedor externo, pesquisador (c/ 2º grau completo), entregador (carteira de habilitação A e B), serralheiro de ferro, petisqueiro, representante comercial, secretária administrativa (estar cursando faculdade), supervisor de vendas e tapeceiro.
Para ser atendido é preciso levar a carteira de trabalho e o RG original.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. (Fonte: PMC)

Caminhões de entrega são alvo de assaltantes na Divisa

Caraguatatuba - Três roubos em três dias e sempre à luz do dia foram registrados esta semana nos bairros que compreendem a divisa dos municípios, envolvendo vendedores com caminhões de entrega em estabelecimentos comerciais da região. A polícia suspeita de que os assaltos tenham sido praticados pela mesma quadrilha.
Os crimes aconteceram no domingo, segunda-feira e terça-feira. No primeiro a vítima foi o vendedor da Souza Cruz, M.P.D., 34 anos, rendido por volta das 14 horas na praça João Eduardo de Moraes, bairro Enseada.
Dois homens, um deles com um revólver calibre 38, roubaram duas caixas de cigarros, totalizando cerca de 100 pacotes de diferentes marcas.
Já na segunda-feira, a vítima foi a Spal Distribuidora de Bebidas, cujo vendedor M.R.N., 34 anos, foi abordado também por uma dupla e quase no mesmo horário do roubo anterior.
O local do crime foi avenida Nereu, bairro Canto do Mar. Os assaltantes fugiram levando R$ 500.
Ontem aconteceu mais um crime. Desta vez a vítima foi a Distribuidora de Bebidas Linorte e o crime ocorreu no Perequê-Mirim, em Caraguatatuba.
Também por volta das 14 h, uma dupla abordou dois vendedores na rua Antônio de Souza Santos, pegando R$ 200 da firma.
Os dois primeiros roubos estão registrados no 3° DP de São Sebastião e o terceiro no 1° DP de Caraguatatuba. Há suspeita de que eles tenham sido praticados pela mesma dupla. (Fonte: Imprensa Livre)

Alarme de carro impede furto e colabora com prisão de ladrão

Caraguatatuba - A sirene do alarme de um carro impediu um furto de toca CDs e colaborou com a prisão de um dos autores do crime, ocorrido na tarde de ontem. O ladrão R.R.R., 20 anos, também deu azar, pois no momento do crime uma viatura da PM estava nas proximidades do local, no bairro Indaiá.
Eram 14 h, quando um trio tentava furtar dentro de uma Ranger estacionada. Eles abriram o vidro de trás e um deles já estava dentro do carro, quando o alarme disparou. O dono do veículo saiu rapidamente, a tempo de ver o invasor saindo da Ranger e correndo com os comparsas.
Gritando “pega ladrão”, a vítima conseguiu parar uma viatura da PM que passava pela área. Com as características dos suspeitos, os policiais foram atrás, conseguindo deter R.. Os outros dois conseguiram escapar.
O caso foi atendido pelo delegado Gilberto Carlos Fernandes Júnior, que registrou a tentativa de furto. Embora R. tenha alegado que um outro entrou no carro, a vítima o reconheceu como sendo ele o invasor. O delegado disse que R. confessou que a intenção era mesmo retirar o toca CD. Ele foi indiciado por furto qualificado e recolhido na cadeia pública. R. não tinha antecedente criminal.
O delegado não descarta a possibilidade dele estar envolvido em outros crimes deste tipo. Compra de droga pode estar relacionada ao motivo do furto. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores pedem colocação de bloquetes no Sumaré

Caraguatatuba - Faz exatamente 12 anos que moradores das Ruas Cachoeira Paulista, Cubatão e Campinas, no bairro Sumaré pedem a colocação de bloquete para melhorar o transito na via pública. As informações são da moradora de uma das ruas, a costureira Maria Aparecida Soares, 48 anos.
“Já fizemos vários abaixo assinados, mas até hoje a situação continua a mesma. Inclusive, o ano passado, conseguimos a assinatura de 100% dos moradores da rua Cubatão, já que 30% são veranistas”, explica.
Segundo, o morador Joel Damasceno, na Prefeitura consta que estas ruas estão com bloquetes.
O secretário de Obras, João Alarcom explica que na época, a construtora Alarcom (da qual ele era proprietário) faliu e por isso as ruas não foram arrumadas, mas que em janeiro do próximo ano elas farão parte do Plano Comunitário de Pavimentação, no qual a população paga uma parte da obra para a colocação dos bloquetes.
“Faz cinco anos que o moro aqui e continuamos na lama”, explica o morador rua Cachoeira Paulista, José Donizete, 47 anos. Outro morador da mesma rua, Carlos Cassiano, diz que não adianta arrumar as ruas agora, porque não tem rede de Esgoto, o que foi desmentido pelo Secretário Alarcom.
“Estas ruas já têm instalada a Rede de Esgoto”, assegura o secretario municipal. O eletricista Cláudio Marcos, 31 anos, morador da Rua Campinas, relata que quando chove não consegue entrar em sua casa, a não ser descalço ou com botas. Já a estudante Saula Issa, 15 anos, moradora da rua Cubatão, conta que as ruas Jundiaí e Queluz, no mesmo bairro, há mais de um ano foram asfaltadas, só não sabe porque a sua não foi arrumada até hoje. (Fonte: Imprensa Livre)

Equipe de Caraguá traz títulos da Copa Brasil de Canoagem

Caraguatatuba - A equipe de canoagem da Licaf (foto) disputou no domingo, no Rio de Janeiro, a Copa Brasil de Canoagem e a Maratona da Escola Naval, com o apoio da Prefeitura Municipal. Caraguá ficou em 3º lugar na classificação geral por equipe, e ainda teve vários atletas que conquistaram títulos individuais.
O percurso foi de 18 km na Baía de Guanabara. Segundo um dos participantes, Edneder Francisco Soares, desta vez não foi possível trazer o título de campeã para Caraguá devido ao número reduzido de participantes na equipe - apenas 9 canoístas puderam competir.
A campeã por equipe desta vez foi a Acoar de Angra dos Reis e a vice foi a Escola Naval do Rio de Janeiro.
Os resultados foram positivos mesmo assim; Edvaldo F. Soares foi campeão na classe 2-master; Fernando de Lima foi campeão na classe 2-senior; e Elen Fernades foi campeã na classe 3 Feminino Junior; Pedro Paulo foi vice-campeão na classe 2- junior; Edmar Soares foi o vice na classe 3-senior; Taffarel da Costa também foi vice campeão; Edneder Soares foi o 3º colocado na classe 1-senior; Ary Antonio foi o 3º na classe 3-supermaster; Edmar Martins, classe 3-estreante. (Fonte: Imprensa Livre)

6º Etapa do Campeonato Litoral Norte 2003 de Kart

Caraguatatuba - A 6º Etapa contou com cerca de 40 pilotos de todo o estado de São Paulo que encararam o mal tempo de sábado para mais uma disputa no Domingo no Kartódromo de Caraguatatuba.
Na categoria V4, Danilo Pereira (São Bernardo do Campo) dono da Pole Position e melhor Volta venceu a corrida, adiando a decisão do Campeonato para a ultima etapa com Nathan Oliveira (Caraguatatuba)atual líder do campeonato, que chegou em 2º lugar seguido de Nicholas Henrique (São José dos Campos).
Mauro Faro (São Paulo) 3º colocado no campeonato, largou na 8º posição, e em uma corrida perfeita, venceu a prova na categoria RD 135cc (carburação simples) com Elias Santos (Piracicaba) na 2º colocação e Milton Eugenio (São Sebastião) que largou em 14º superando seus concorrentes e chegando em 3º colocado.
Já na categoria Parilla 145kg Danilo Pereira (São Bernardo do Campo) fez uma corrida brilhante e venceu de ponta a ponta com Pole Position e melhor Volta, João Daniel (Limeira) na 2º colocação e Patrick Pries (São Paulo) na 3º colocação após ter largado em 6º.
A grande emoção do dia ficou para a categoria Parilla 160kg, onde a maior expectativa era se chovia ou não. A corrida teve inicio com a pista seca e todos os pilotos de pneu liso. Após a 5º volta uma chuva fina começou, e junto com a chuva as disputas também. Karli Koelln (São Sebastião) fez a Pole Position, melhor Volta, vencendo a corrida sem erros de ponta a ponta. Robsom Pisca-Pisca (São Paulo) largou em 6º e chegou em 2º com Dinho Reis (Mogi das Cruzes)em 3º,que após ter largado em 4º, rodou, foi parar na ultima posição, e quando a chuva apertou Dinho Reis mostrou toda sua experiência em pista molhada saindo da ultima posição e brigando pela 2º posição até a última volta.
A próxima e ultima etapa será disputada nos dias 15 e 16-11-2003.
Este é um evento organizado pela KRT Eventos, patrocínio SOFTMED Informatica, apoio Studio A Motel, Guara Power, Extinpaul e Giroto Racing. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Câmara de Ilhabela quer mais verba

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela pedem um aumento de R$ 418 mil na verba prevista para o Legislativo 2004. A prefeitura propôs um repasse de R$ 1,3 milhão à Câmara, valor considerado 'insuficiente' pelos parlamentares, que apresentaram emenda ao Orçamento.
Segundo o presidente da Câmara, José Donizete da Silva (PPS), o aumento é necessário em razão dos investimentos que estão sendo realizados neste ano.
"As despesas aumentaram por causa da reforma do prédio da Câmara. Vamos ter gastos com a compra de móveis e equipamentos para os novos gabinetes", disse.
Silva afirmou que apenas 5% dos 8% do valor do orçamento destinado à Câmara são repassados pelo Executivo.
"Antes não havia necessidade do Legislativo receber o valor total. Mas em 2004 vamos comprar dois veículos e haverá aumento no quadro de funcionários por causa da ampliação do prédio", disse.
O vereador afirmou que até o final do ano será realizado um concurso público para os cargos de motorista, auxiliar de serviços gerais e assessores jurídico e legislativo.
O procurador do município, Odair Barbosa dos Santos, disse que a Câmara terá que justificar o pedido de aumento da verba. "Vamos analisar a emenda pois existe um limite de recursos." (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela sedia Jambalaya!
Festival de música e gastronomia reúne artistas brasileiros e internacionais

Ilhabela - O Festival Jambalaya, que teve sua primeira edição no Rio de Janeiro no ano passado, trará este ano atrações também para Ilhabela. Nos próximos dias 17 e 18, dois shows internacionais serão realizados na cidade --de Angela Hagenbach e da banda The Wild Magnólia.
O Jambalaya é um festival que reúne artistas brasileiros e internacionais, com muito jazz, blues, bossa nova, samba e pratos típicos, fazendo uma ponte entre as culturas que mais entendem de música e a gastronomia no mundo. O nome do festival é justamente de um prato típico da culinária de New Orleans, que combina arroz com linguiça e camarão.
Hoje, a prefeitura promove ainda um workshop com o grupo The Wild Magnólia para 150 pessoas entre músicos e artistas locais. Amanhã eles também fazem uma palestra na Escola Estadual Maria Gemma.
SHOWS - Ângela Hagenbach, que largou uma bem sucedida carreira de modelo para se dedicar à música, já lançou quatro CDs, em que domina as delicadas diferenças e nuances entre os estilos de jazz, com voz impressionante e ritmo. Dá para ouvir e perceber como carrega a mesma alma, espírito, emoção e sentimento dos grandes cantores de jazz dos anos 40 e 50.
De quebra, adora música brasileira, ama Tom Jobim e fará, no Jamabalaya!, seu primeiro show no Brasil.
O The Wild Magnólias é a grande novidade do evento. Não se deixe levar apenas pelo visual dos índios americanos, nem pense que as ricas fantasias são um inconseqüente recurso de palco. Trata-se de uma homenagem às tribos indígenas da Lousiana que acolhiam e defendiam os escravos fugidos. Uma das 20 tribos que desfilam no carnaval da cidade o Mardi Gras o som da banda é puro New Orleans: uma mistura de jazz local, cânticos indígenas, o funk, ritmos latinos e afro-caribenhos com forte percussão, mesclados com muita alma, mais a alegria e saudável anarquia do Mardi Gras.
Festival Jambalaya - dia 17, Angela Hagenbach e no dia 18, The Wild Magnólia, sempre às 21h, na Vila, em Ilhabela. Entrada franca. Informações (0xx12) 3896-9200. (Fonte: ValeParaibano)

Match Race, competição barco a barco, começa amanhã

Ilhabela - Começa nesta sexta-feira a 2ª etapa do Match Race Brasil, competição barco contra barco (veleiros 40.7), no Yacht Club de Ilhabela, de sexta a domingo. Os oito timoneiros que vão comandar suas equipes têm um desafio em comum: largar o melhor possível para sair em vantagem em todas as regatas.
Como no Grande Prêmio de Fórmula 1, onde as ultrapassagens são muito difíceis, no Match Race, uma competição barco contra barco, uma boa largada pode assegurar a vitória. A opinião é unânime entre os velejadores do nível de campeões olímpicos, como Robert Scheidt, Marcos Soares e Marcelo Ferreira.
Para Scheidt, hexacampeão mundial, tricampeão Pan-americano da classe Laser e vice-campeão da primeira etapa do Match Race, uma boa sensibilidade na hora da partida é fundamental neste tipo de competição. “O grande objetivo é chegar próximo à linha de largada em boa velocidade e com certa vantagem para o adversário.
Essa sensibilidade que bons largadores têm, como o Alan Adler e o Torben Grael, pode definir logo no início o vencedor”, comentou o velejador paulista, de 30 anos.
Alan Adler, campeão mundial de Star em 89 e medalha de prata no Pan de Santo Domingo na J24, concorda com Robert. Para ele, a largada é responsável por cerca de 60% de um bom resultado numa regata de match race. “Dependendo do vento e das correntes, as ultrapassagens são muito difíceis. É como correr em Mônaco na Fórmula 1.
As oportunidades de tirar a diferença para o adversário nas manobras são muito pequenas”, analisou o carioca, de 39 anos.
O campeão olímpico Marcos Soares (ouro na classe 470, nos Jogos de Moscou, em 1980), acha que largar mal é como tomar um gol de pênalti no início de um jogo de futebol.
“É difícil reverter a situação. Você tem de partir para manobras mais ousadas e isso nem sempre dá certo”, explicou. “É importante conhecer muito bem as regras e a tática da competição.”
Na prova serão utilizados quatro veleiros Benneteau 40.7 de aproximadamente 13 metros, com sete toneladas e três velas: Alucinante, Asbar, Capim Canela e Odoyá. Wiki-Wiki será a embarcação reserva. Além de Torben Grael, Alan Adler, Robert Scheidt e Marcos Soares, os outros comandantes são Alex Welter, André Fonseca, Gastão Brun e João Signorini.
Forma de disputa - As oito tripulações participantes serão divididas em duas chaves de quatro, com todos os barcos se enfrentando dentro dos grupos entre sexta e sábado. No domingo será disputada a fase decisiva, numa série melhor-de-três regatas. Os dois primeiros colocados de cada chave fazem as semifinais e os vencedores disputam a grande final.
As regatas serão curtas, com cerca de 5 km, e deverão demorar em torno de 25 minutos, dependendo do vento. O Match Race Brasil, que é realizado pela Vela Brasil, com supervisão da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e tem o patrocínio de Vivo, UBS e American Express, terá sua última etapa no Rio de Janeiro, de 21 a 23 de novembro. (Fonte: Imprensa Livre)

Equipe de Jiu-Jitsu traz 38 medalhas de ouro para casa

Ilhabela - A equipe Prev de Jiu-Jitsu da Prefeitura de Ilhabela coordenada pelo Mestre Rezende participou no último domingo, dia 12, da 3ª etapa do Livajj, que aconteceu na cidade de Taubaté.
Ilhabela foi representada por 45 atletas que obtiveram grande sucesso trazendo para casa 38 medalhas no total sendo 26 de ouro, 8 de prata e 4 de bronze, conquistando o 5º lugar na classificação geral.
Dentre todas as academias que participaram do campeonato, que reuniu academias de diversas partes do estado de São Paulo e outras de outras cidades como Vitória e Rio de janeiro, os atletas da Ilha, mais uma vez se destacaram deixando Mestre Rezende muito satisfeito.
O destaque ficou para Augusto, de 3 anos, que conquistou sua primeira medalha de ouro nesta competição com uma luta que prendeu as atenções do público e de outros atletas.
Agora, a equipe se prepara para a 3ª etapa da Copa Itajubá, dia 22 de outubro, em Itajubá – MG e para a viagem ao Rio de Janeiro para participar do Circuito LERJJ, a convite da liga, a melhor do país, no mês de novembro.
A equipe Prev de Jiu-Jitsu contou com o patrocínio e apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio da Diretoria de Esportes, Secretaria da Cultura e Fundaci além dos esforços do prefeito Manoel Marcos, do secretário da educação, professor Antonio Cornélio, do chefe de engenharia de trafego, Ronilan Oliveira.
Também apoiaram a equipe os comércios Rações Zoopharma, Açougue do Maurinho, Supermercado Ilha da Princesa, Van “Samuca”, DD Mares Dedeitzador, Braguinha Estamparia, Camburi Materiais de Cosntrução, Mercado Colina, Mercado Arno e Câmara dos Vereadores. (Fonte: PMI)

Novas datas das partidas do Campeonato de futebol de Campo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria de Esportes, informa as novas datas dos jogos adiados no último domingo, dia 12. As partidas se realizarão nos dias 23 e 30 de novembro.
Os jogos deste domingo, dia 19, também serão adiados devido a realização da festa de Nossa Senhora Aparecida. Os jogos acontecerão na segunda, dia 20 e quarta, dia 22.
Confira a tabela:

Segunda-feira – dia 20/10
Campo da Creche – 2ª Divisão
19h – Palmapolitano X União da Barra
21h – Deposito da Barra X Águia do Morro

Quarta-feira – dia 22/10
Campo da Creche – 2ª Divisão
19h – Itagua X Nacional
21h – Unidos do Itaguassu X Zabumba

Domingo – dia 23/11
Estádio Municipal Ferreirão – Veterano
9h – Guarani X Reino
11h – Topolandia X Vasquinho

Domingo – dia 30/11
Estádio Municpal Ferreirão – 1ª Divisão
14h – Santa Luz X Camarões
16h – Garrafão X Fluminense (Fonte: PMI)

O Ouro da Casa no 7° Dança e Movimento

Ilhabela - Dentro da programação do 7° Dança e Movimento, esta terça-feira, dia 21 de outubro, será destinada mostrar o ouro da casa. A casa é a comunidade mais ampla, que integra Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Não resta dúvida que haveria muito mais para ser apresentado, basta lembrarmos do Festival Regional Estudantil de Dança que aconteceu em agosto no Teatro Municipal de São Sebastião. Mas a proposta não é abarcar o todo, mas sim integrar os vários grupos que tiveram possibilidade de vir neste encontro, assim como os seus responsáveis, fazendo da arte o eixo desta união.
Dos que estiveram presentes no Festival Estudantil, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, se apresentarão no Espaço Cultural Pés no Chão a Escola Eva Esperança, de Ilhabela com “La Luna – A Arte de Dançar”. A coreografia é de Moseli Almeida e recebeu a 3a colocação na Etapa Regional de São Sebastião. Outra escola que também estará marcando presença com um trabalho contundente, de autoria de Sally Novikov e Angélica Ferreira, será a Escola Anna Leite Julião Torres, de Ilhabela. O trabalho expressa, através das artes cênicas e da dança, o tema do preconceito racial.
A E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Júnior, de Caraguatatuba, apresentará “Filhos da Terra”, uma coreografia de Vanderson Ferreira. Este belíssimo trabalho aborda, através de peças musicais como “Morte e Vida Severina”, “Cio da Terra” e outras, o ciclo de transformação de morte em vida. Esta obra foi vencedora de duas etapas do Festival Estudantil, em São Sebastião e Taubaté.
O trabalho doTebar será mostrado através de duas coreografias criadas pela professora e coreógrafa Judith Delgado. Ela foi a primeira professora a lecionar dança na SECTUR da Prefeitura Municipal de São Sebastião. Integrou o Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, e foi proprietária de duas escolas de dança. Serão apresentadas duas coreografias clássicas: “Dança Oriental” e “Rinha de Galo”.
A Fundação Arte e Cultura de Ilhabela e a Secretaria de Cultura trarão dois de seus professores de dança: Martine Blain, que desenvolve a Oficina Cultural de Flamenco, e Kleber Moreira, que é professor de Dança de Rua e Hip-hop. Kleber participou em agosto deste ano da Ginastrada, realizada na cidade de Queluz, vencendo a competição com as duas coreografias que serão apresentadas: “Romeu e Julieta”, com um grupo juvenil, e “A Bela e a Fera”, com um grupo infantil. Diferentemente de seus outros trabalhos, esse possui estilo livre, integrando jazz, ballet e dança de rua. Martine Blain, por sua vez, apresentará as coreografias “Dança do Balde” e “Danza Del Fuego”, que serão realizados por grupos juvenis.
O trabalho do Pés no Chão estará sendo representado por duas coreografias: “Anjos de Veneza”, de autoria de Virgínia Ungari, e “Festa do Pijama”, de Cláudia. Virginia é professora de ballet clássico no Pés no Chão desde 2002 e está preparando para o final deste ano o ballet “Quebra-Nozes” com os alunos de dança da entidade. Antes de vir para Ilhabela, era proprietária de uma academia de ballet em São José dos Campos. “Anjos de Veneza” foi um trabalho criado a partir uma música que inspirava uma dança extremamente leve, sutil, mágica e luminosa. A turma de sapateado da professora Claudia Balazs mostrará uma coreografia brejeira de sua autoria.
O fechamento da noite será feito pelo Grupo Flamenco Guadalquivir, criado em 1996 pela Diretora Artística Martine Blain. Este trabalho faz parte do projeto de formação de um Centro de Cultura Espanhola em São Sebastião. O espetáculo que será apresentado denomina-se “Antologia Del Flamenco”, uma coletânea de ritmos de origens diversificadas.
Os espetáculos terão início às 20 horas, e excepcionalmente nesta noite, os ingressos serão gratuitos para todos. A cantina estará aberta oferecendo pizzas, salgados, bolos e sucos feitas pelo grupos Allegro Pizza, e também pelas mães dos alunos do Pés no Chão.
O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Ilhabela, North Sails, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação dos Bares, Restaurantes e Hotéis de Ilhabela, Estação Arte e Aquário de Ilhabela. O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua da Cocaia, 720, em Ilhabela. Maiores informações pelo telefone 12 – 3896 6727, ou no site www.pesnochao.org.br. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Polícia implanta programa de cidadania em São Sebastião

São Sebastião - A Polícia Militar implantou ontem em São Sebastião o Projeto Atitude, um programa de orientação de segurança e de cidadania dirigido a comunidades carentes. Ontem, o programa atendeu moradores do bairro Sertão de Maresias, na costa sul do município.
Segundo o capitão da 1ª Companhia da Polícia Militar de São Sebastião, Fernando Marcos Pedroso de Carvalho, além de receberem informações sobre segurança, os moradores podem esclarecer dúvidas de vários setores, entre eles, jurídicos, conselho tutelar, polícia ambiental, fiscalização de obras, entre outros. Policiais com formação em direito e psicologia também trabalham no programa.
Ontem, uma "central de atendimento" foi instalada junto ao veículo da base móvel da PM --cerca de 100 pessoas foram atendidas no local.
Para o capitão, o Projeto Atitude vai ajudar a reduzir o número de ligações telefônicas desnecessárias feitas para a polícia.
"A maioria das chamadas pelo 190 (telefone de emergência da PM) é para orientação. Muitos problemas não são de responsabilidade da polícia", disse.
Carvalho afirmou que o projeto será realizado mensalmente nos bairros do município e também em Ilhabela. As regiões serão selecionadas pelos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) e escolhidas em sorteio.
Para o presidente do Conseg de Maresias, Aldo Amadei, o projeto aumentará a segurança dos moradores.
"As informações de cidadania e segurança fornecidas durante o programa ajudam prevenir a violência, que muitas vezes é provocada pela falta de conhecimento das pessoas", disse Amadei. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura inaugura obras em Maresias na próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião inaugura no dia 22 as obras realizadas no bairro Maresias, costa sul do município. O evento será realizado a partir das 9h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, que está entre as obras entregues. O posto recebeu obras de reforma completa tanto na parte interna quanto na parte externa. O local estava danificado porque havia vários anos não recebia serviços de manutenção. Foram realizados serviços como pintura, reforma da parte hidráulica e elétrica, além de reparos e limpeza na caixa d'água. Foram investidos pela prefeitura cerca de R$ 30 mil para a conclusão das obras. Apesar de não serem feitas obras de ampliação na UBS, apenas a divisão de algumas salas, a comunidade vai contar com dois novos consultórios médicos e uma recepção. No mesmo dia a prefeitura vai inaugurar a nova sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes). O prédio que vai abrigar o centro foi cedido pela Somar (Sociedade Amigos de Bairro de Maresias) por quatro anos, e totalmente reformado pela prefeitura do município. Esta obra foi realizada com o objetivo de amenizar o problema causado pelos animais soltos nas ruas e na praia. Este projeto ainda não é definitivo, pois o CCZ que vai atender a toda cidade será construído no bairro Jaraguá. A nova sede da Zoonoses recebeu pintura e construção de canis, entre outras melhorias. O bairro também irá receber um posto dos Correios, que fica localizado entre a Regional de Maresias e a UBS. O projeto foi implantado para melhorar o acesso dos moradores do bairro ao serviço, que antes tinham que se deslocar ao bairro Boiçucanga para postar suas correspondências. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador quer PVs ornamentados para diminuir impacto visual

São Sebastião - O vereador Marco Antônio de Souza está pedindo à Prefeitura Municipal que interfira junto à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para a ornamentação dos PVs (postos de visita da rede de esgoto) instalados nas praias de São Francisco, Juquehy e Pontal da Cruz. A idéia é reduzir o impacto visual provocado pelas estruturas de concreto.
Souza cita o trabalho realizado na praia de Barequeçaba, durante a temporada passada, quando os PVs foram transformados em canteiros. Até pequenas palmeiras foram plantadas.
Para o pescador Josias de Souza Oliveira, a mudança é necessária para evitar que os turistas fiquem assustados. “As pessoas olham isso na praia e pensam que o esgoto está sendo lançado diretamente na água. Esses postos de visita da Sabesp não deveriam estar aqui na areia, mas se não tem jeito, pelo menos melhorem o vi-sual”, declarou Oliveira.
Já a dona de casa Sandra Regina dos Santos, moradora de Barequeçaba, considera a positiva a mudança feita no bairro. “Com os pequenos jardins, nem parece que isso aqui é um posto de visitação da rede de esgoto”, comentou. A indicação do vereador Marco de Souza já foi encaminhada ao prefeito. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito se reúne com moradores do Topo Varadouro

São Sebastião - O prefeito Paulo Julião reuniu-se na noite da última terça-feira com moradores do bairro Topo Varadouro, localizado na região central da cidade, para ouvir as reivindicações apresentadas pela Amovap (Sociedade Amigos do Varadouro, Praia Preta e Praia Grande). Além de se comprometer a atender a maior parte das reivindicações (muitas delas dependem de estudos e por isso não poderia serem definidas no momento da reunião), o prefeito anunciou a realização de um mutirão no bairro.
A Amovap reivindicou a construção de uma escada e a instalação de uma lixeira comunitária na rua Acre, o calçamento das ruas Ernesto Tavolaro e Benedito Ramos, iluminação e pintura das quadras externas do Ginásio Municipal José de Souza Gringo, o “Gringão”, a construção de uma escola e de um posto de saúde do PSF (Programa de Saúde da Família), implantação de rede coletora de esgoto e iluminação pública em uma rua localizada atrás do “Gringão”, limpeza geral das praias no trecho compreendido entre Deodato e Araçá e uma ciclovia.
Além de afirmar que providenciará o calçamento das ruas a partir do próximo ano (“não posso garantir ainda para este ano”), o prefeito Paulo Julião disse que a Prefeitura irá abrir uma outra rua em frente ao novo prédio do Fórum que está sendo construído no bairro. Com relação à construção da escada e da lixeira, o prefeito disse que vai providenciar. Já com relação à manutenção das quadras, Paulo Julião destacou que existe um projeto de construção de um novo ginásio esportivo. “Vamos providenciar a manutenção imediata das quadras existentes, além de sua iluminação já na próxima semana”, anunciou, ao lado do secretário de Obras e Infra-Estrutura, Ueneri Reich.
O prefeito explicou que vai solicitar à Secretaria da Educação estudos para ver a viabilidade da construção de uma escola no bairro. “Quando eu era prefeito em 1989, o atual prédio da Secretaria de Esportes foi construído para sediar uma escola, mas, na época, era inviável, uma vez que não havia demanda. Hoje a situação é diferente e vamos estudar o caso”.
Situação semelhante ocorre com relação ao PSF. De acordo com o prefeito, atualmente é inviável instalar um posto do Programa de Saúde da Família no bairro, já que a localidade é ligada ao posto existente no bairro da Topolândia. “Não é que não queremos, mas de acordo com o Ministério da Saúde, para se instalar um posto do PSF em um bairro, há a necessidade de existir ao menos 700 famílias para viabilizar a montagem de uma equipe. O mesmo acontece nos bairros de Guaecá e Pitangueiras, que são ligados ao PSF de Barequeçaba”, explicou o prefeito. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Ubatuba recebe três novos semáforos

Ubatuba - O Serviço Municipal de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba instala esta semana três semáforos em cruzamentos movimentados da região central. A compra dos equipamentos foi realizada com a arrecadação das multas de trânsito. Os locais que estão recebendo o serviço são o cruzamento da rua Thomaz Galhardo com a av. Rio Grande do Sul, da rua Hans Staden com a rua Conceição e rua Cunhambepe com a rua Maria Alves. Além dos semáforos, a prefeitura implanta sinalização vertical e horizontal em vários locais. O serviço vai ajudar a fluir melhor o trânsito principalmente durante a temporada de verão. (Fonte: ValeParaibano)

Fundart expõe trabalhos e atrações infantis

Ubatuba - Desde o dia 10 de outubro, estão expostos na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, desenhos, trabalhos em óleo sobre tela, giz de cera, acrílico e aquarela, feitos por alunos dos professores Pauli Gil (Pintura) e Benjamim Gonzáles (desenho), que ensinam na própria
Além da exposição, estão sendo apresentadas peças de teatro, corais e projeção de filmes infantis. As atividades da “I Mostra de Cultura da Criança na Fundart” são voltadas principalmente para crianças entre 5 e 12 anos.
As peças de teatro, corais e projeção de filmes acontecem no auditório da Fundart, em dois períodos, nos dias da semana: pela manhã a partir das 9h30 e à tarde a partir das 14h30. Nos finais de semana as apresentações só ocorrem à tarde.
O grupo de coral é composto por alunos da professora Maria Emília e os componentes das peças são alunos do professor Adriano, além de grupos de fora da Fundart, como o Teatro Experimental da Cooperativa e a banda Lira Anchieta. A Mostra vai até o domingo e é aberta ao público diariamente.
Grupos escolares ou de outra origem, durante a semana deverão agendar a visita com antecedência pelo telefone 3833-7000 ou 3833-7001, com Monik ou Marcela. Aos finais de semana, não é necessário agendar antes. A Fundação de Artes e Cultura de Ubatuba fica na Praça Anchieta, nº 38. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba inaugura estátua de 10 metros

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba inaugura amanhã uma estátua de pescador em homenagem aos caiçaras. A estátua tem dez metros de altura e foi instalada na praça do trevo de entrada da cidade, no acesso da rodovia Oswaldo Cruz (Ubatuba-Taubaté). A imagem é de um pescador segurando o remo.
Segundo a prefeitura, o objetivo é fazer uma homenagem aos caiçaras usando a figura do pescador tradicional. A inauguração será as 17h e faz parte da programação dos 366 anos da cidade, comemorado no dia 28.
A estátua é de autoria do artista José Demétrio da Silva, de Taubaté. O projeto contou com o apoio do Museu Caiçara.
Silva afirmou que na construção usou solo resina, uma técnica feita de argamassa inventada pelo próprio artista. A obra durou 60 dias e o investimento da prefeitura foi de R$ 27 mil.
"O processo inclui argamassa, cimento e resinas. A duração da estátua é de 300 anos", disse.
Segundo Silva, a estátua foi construída no local e atraiu vários moradores e turistas.
"As pessoas também participaram da construção fazendo sugestões. Para o município é importante a instalação de uma estátua para resgatar a cultura do povo", disse o artista. (Fonte: ValeParaibano)

Pirãozinho Geral no Dia da Criança e de Nossa Senhora

Ubatuba - É!... Pois bem!... Bom!... Quem achou que não ia acontecer, enganou-se. Quer dizer!... Tudo tudo não foi possível, mas foi quase. “Viva Nossa Senhora! São Pedro, São Luiz, São Roque e São Sebastião!”
Vai chuva, vem chuva. Deixa chover!
Viva a criança, a terra, o passarinho, a planta. Estes a chuva lustra, não embrusca nem embolora. Portanto o Pirãozinho Geral no Dia das Crianças foi temperado com desenhos e pinturas, uma colher de chá de cirandinhas e cantigas de roda e uma pitadinha apimentada de dança Flamenca. Entre outros, Marcinha nos gizes e lápis, Cecília na firmeza gitana da dança , Dona Ofélia com voz de criança, Olívia e turma, nos papéis, papelões e pincéis.
E o Boi não foi pro mar. Tampouco a vaca foi pro brejo. Instrumentos e tocadores protegidos na aba do chapéu da casa do Seo Ribeiro e “Lá vem o boi descendo a ladeira”. Folião que é bom não é de açucar, derrete não! O caldo afinou e o pessoal pôs a farinha. Mexe, dança, criança, balança, sacode e ciranda. A água fina do céu era Nossa Senhora batizando o Boi de Conchas. A saga toda do boi foi transferida para o próximo domingo, dia 19. Nascimento, vida e saga na praça Nóbrega e morte na praia do Cruzeiro.
Bado Todão
PIRÃO GERAL – Mercado Livre Cultural - Dia 19 de outubro a partir das 10 horas. Na praça Nóbrega ao redor da Cadeia Velha. Centro de Ubatuba. Muita coisa acontece lá! (Fonte: Revista Local)

Programação Aniversário da Cidade

Ubatuba - As comemorações do 366o aniversário da emancipação político-administrativa de Ubatuba contarão com atrações diversificadas com destaques para inauguração de escola e ginásio de esportes no Taquaral, prédios das Secretarias da Educação , Assistência Social e anexo da Secretaria da Saúde ,além da estátua em homenagem ao caiçara e do asfaltamento da estrada municipal UBT - 355, ligando o bairro do Rio Escuro ao Monte Valério.
tradicional desfile será realizado dia 28 de outubro na Av. Iperoig estando confirmada a participação de 80 entidades. Este ano, a Secretaria de Esportes e Lazer - SEL inclui uma série de competições na modalidades de pedestrianismo , natação e partida de futebol com artistas da TV Globo e a final do campeonato municipal no dia do aniversário.
A programação completa, cuja início será no próximo dia 10 de outubro.

10 de outubro (sexta-feira)
11h00 - Inauguração da Escola Municipal “ Prof. José de Sousa Simeão” - Taquaral
11h30 - Inauguração do Ginásio Educacional e Esportivo “Prof. José de Sousa Simeão”
Local: Estrada do Taquaral, s/n, Vila Suré, Taquaral

12 de outubro (domingo)
9h00 às 13h00 - “Brincando com a Comunidade” - Local: Praia do Perequê-Mirim

17 de outubro (sexta-feira)
17h00 - Inauguração Estátua do Caiçara - Local: Trevo Ubatuba/Taubaté
19h00 - Inauguração do Edifício-sede da Secretaria de Assistência Social
Local: Rua Paraná, 375, Centro
22h00 - Concurso “Miss Ubatuba “- “ Hotel Água Doce”
Local: Rua Prestes Maia, 700 - Praia Dura

19 de outubro (domingo)
10h00 - 35a Prova Pedestre “Cidade de Ubatuba” - Local: Avenida Iperoig

22 de outubro (quarta-feira)
17h00 - Inauguração do Almoxarifado Central e Centro de Especialidades
Local: Avenida Rio Grande do Sul, 710 - Centro

24 de outubro (sexta-feira)
10h00 - Inauguração do Edifício-Sede da Secretaria Municipal de Educação
“Francisco Matarazzo Sobrinho” - Ciccilo Matarazzo
Local: Rua Gastão Madeira, 101 - Centro
19h00 - Abertura da XVI Feira das Nações
Local: Avenida Iperoig

25 de outubro (sábado)
10h00 - Passeio Ciclístico na Estrada Municipal UBT-355 - Rio Escuro-Monte Valério
20h30 - Madrigal Música na Catedral - Camerata Zaydenbaum - Local: Igreja Matriz
21h00 - Apresentação da Banda Musical da Faculdade São Luis (Jaboticabal)
Local: Avenida Iperoig

26 de outubro (domingo)
10h00 - 7o Circuito Ubatuba de Águas Abertas - 3a etapa - Local: Praia do Cruzeiro
15h00 - Futebol com artistas da Rede Globo
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu

27 de outubro ( segunda-feira)
20h00 - Culto Evangélico promovido pelo Conselho de Pastores - Local: Av. Iperoig
27 a 31/10 - Projeto “SEBRAE na rua” - Palestras e oficinas

28 de outubro (terça-feira) - ANIVERSÁRIO DA CIDADE
8h00 - Cerimônia de Hasteamento da Bandeira
8h30 - Desfile Oficial. Tema: Pluralidade Cultural - Local: Av. Iperoig
15h00 - Final do Campeonato Municipal de Futebol
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu
19h30 - Missa na Igreja Matriz
20h00 -Sessão solene na Câmara Municipal - Entrega de títulos de “Cidadão Ubatubense”

31 de outubro (sexta-feira)
20h00 - I Salão de Artes Plásticas de Ubatuba
Local: Salão Igreja São Francisco  (Fonte: ACS-PMU)

Artigo Topo

Crianças Sem Esperança

A violência está aí. Chegou sem avisar e está tomando conta de nossa cidade. Infelizmente. Na nossa região, compreendida pelos bairros do Lázaro, Saco da Ribeira e adjacências o medo já se instalou. E ai vem à tona a velha discussão do que se fazer, tanto para combater como se prevenir contra esse mal. Sabemos que o uso e tráfico de drogas estão intimamente ligados a tudo isso.
Uma das formas encontradas é investir num futuro a curto e médio prazo. Investir nas crianças e se criar novas gerações, com hábitos saudáveis independente de classe social. E sabemos também, através de exemplos que o esporte é a grande saída para isso. Temos aqui no Brasil um magnífico exemplo disso, no Estado do Rio de Janeiro, onde foi criado o projeto da Vila Olímpica da Mangueira, que chegou a ser premiado pela UNICEF, num programa da BBC de Londres, como o maior projeto social do terceiro mundo. O fenômeno aconteceu de forma tão brilhante que hoje atletas advindos desse projeto, disputam provas à nível internacional. Notou-se através de pesquisa que em alguns pontos o índice de criminalidade chegou a zero. Filhos de traficantes nas pistas e quadras, com excelentes resultados. A partir desse exemplo, outras comunidades criaram seus projetos, criando escolinhas esportivas e culturais. E assim se consegue tirar as crianças das ruas.
Assim se diminui a exposição das crianças a criminalidade. Assim se pode sonhar com um futuro com menos violência. Mas será que isso acontece em Ubatuba? Será que esse sentimento norteia aqueles que elegemos e a eles demos a delegação de olhar pelas nossas crianças? Será que empresários que ao se instalarem junto a uma comunidade cumprem a sua obrigação social? Claro que não, então vejamos:
Em 02 de janeiro de 1992 o então prefeito José Nélio de Carvalho, assina o decreto de número 1534, desapropriando uma área de 4.239,50 m2, no bairro de Lázaro, à margem da SP 55 para que ali fosse construído um distrito policial. Como a área seria demasiadamente grande para o fim que se propunha, tentamos através de conversas e pedidos informais transformar essa área num espaço comunitário sócio esportivo. Pelos insucessos de nossas investidas, resolvemos formalizar tal pedido o que o fizemos através de oficio protocolado na Prefeitura em 23 de Setembro de 1998. Esse oficio deu origem ao processo 10.502/98, que depois de um cansativo passeio administrativo, repleto de burocracias resultou no decreto número 3536 de 04 de Setembro de 2000, que dispunha sobre a Permissão de uso da área á SASARI, Associação de Amigos do Saco da Ribeira, à SAL , Sociedade de Amigos do Lázaro, do Saco da Ribeira Futebol Clube, e à Associação Esportiva do Lázaro, por coincidências as vésperas de eleições. Rapidamente o então prefeito Luiz Euclides Vigneron providenciou aterro, colocou placas alardeando o feito etc. Será que esse prefeito ao assinar esse projeto pensou nas crianças da comunidade? Claro que não. Pensou como é de praxe da maioria dos políticos, no retorno que daria na sua pretensa reeleição. Mas as urnas lhe responderam a altura. Continuamos nossa peregrinação em busca da realizarmos nosso objetivo maior. Novo prefeito, novas esperanças, novas desilusões. Com projeto aprovado, financiamento junto a Caixa Econômica aprovado a aproximadamente um ano e só agora, quando a luta pela sucessão começa a ser a pauta dos jornais, discussões nas esquinas e bares é que se iniciam as obras, num projeto mal elaborado e sendo tocado à passos de tartaruga. Se fizermos um exercício simples de aritmética veremos que do momento que protocolamos nossa solicitação até a data de hoje, se passaram cinco anos . Uma criança que naquela data tinha nove anos de idade e que poderia estar desfrutando de um espaço saudável, hoje está com quatorze anos. Muitos deles com plena certeza tiveram desvio de conduta para as drogas por pura omissão e desinteresse de nossos políticos.
O que os políticos, tanto poder executivo como legislativo e também o poder judiciário fizeram para impedir que a GOLDEN PORT construísse um posto de abastecimento de combustível distante à 10,50 metros da sala de aula da EMEI do Saco da Ribeira? No ano passado, no intento de angariar a simpatia da comunidade, essa empresa distribuiu ovos de Páscoa e fizeram uma demagógica festa para as crianças da Comunidade. Faixas foram colocadas, publicações inclusive na Internet com o título: NA GOLDEN PORT A FESTA DAS CRIANÇAS COMEÇA MAIS CEDO. Escrevi na ocasião uma nota, com o título NA GOLDEN PORT A FESTA DAS CRIANÇAS JÁ DEVERIA TER CHEGADO, citando os danos que essa empresa já havia e ainda causava as crianças e ganhei de presente um processo judicial por calúnia e difamação. Eles pretendem uma indenização de R$. 8.000,00 pelos danos morais que acham que causei. Acontece que a verdadeira face eles mostraram e nesse ano as crianças da comunidade não ganharam os ovinhos de Páscoa e a FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS NÃO ACONTECEU. Acho que tudo que aqui escrevo, justifica o titulo que dei a essa matéria.

Carlos Alberto Barreto
Saco da Ribeira
Ubatuba, SP

 

Carta do Leitor Topo

Homenagem aos Mestres - Através das palavras do Alexandre Lima e Souza, queremos PARABENIZAR À TODOS OS PROFESSORES E SEUS FAMILIARES, não só pelo "seu dia", mas por todos os outros e em todos os anos, passados, presente e, principalmente, futuros.
Através do Alexandre Lima e Souza queremos, em particular, parabenizar a Senhora sua mãe, Profa. Climene, seus tios, Dr. Geraldo e Profa. Heralda, sua avó Dona Alviza e, principalmente, a memória do Prof. Geraldo de Lima, "embrião" da continuidade dos estudos em Caraguatatuba, o Thomaz Ribeiro de Lima.
Parabéns e Felicidades!
Hoje e Sempre!
São os votos do

Angelo Nogueira e Família
Caraguatatuba, SP


Vigilância Sanitária Troca de Titular - O Secretário de Saúde do Município demitiu, na última terça feira, a Dra. Josiani Andreatta do cargo de chefe do setor de Vigilância Sanitária, certamente por determinação do Prefeito, haja vista a relevância do cargo.
Certamente existiu razões para esse ato, contudo a cidade não deixa de perder uma baluarte da vigilância da saúde pública como pode ser constatado pelos últimos acontecimentos, quando supermercados de grande porte foram fechados em nome da higiene, comprovadamente, descuidada por empresários sem nenhum escrúpulo para um bem público de tamanha importância como é a saúde.
Oxalá essa demissão tenha sido motivada por medidas administrativas de fundamentadas razões que não sejam políticas e eleitoreras.
Com a palavra o senhor prefeito.

Herbert Marques
Ubatuba, SP


Cenas que se repetem e as autoridades não vêem - Após ouvir um relato sobre o quê levou algumas pessoas a pedirem auxilio na Praça e calçadas deste município de Ubatuba, para um menino necessitando de uma cadeira de rodas, resolvi perguntar de onde ele era, e me expantei...
Ao contrário do que todos pensavam, sua procedencia era Limeira, cidade do interior de S.Paulo... E é para causar um grande espanto, pois para quem não conhece, Limeira fica proxima de Campinas, e faz parte de um grande polo industrial, localizada em uma região bastante privilegiada, com usinas de açucar, grandes indústrias texteis, etc, o que difere muito desta nossa realidade de Ubatuba, onde existe uma população muito carente, de baixa renda, que trabalha muito para sobreviver, e com muitos problemas também... não muito diferentes dos de lá.
E ainda, o dinheiro daqui, tem que vir de fora, ou seja, depende do turista. Por isso não entendo, como permitem que estas pessoas, uma delas com quem conversei e argumentei desta forma, venham aqui, segundo ele, peçam licença na Delegacia da cidade, para se estabalecer e fica por isso mesmo.
Onde estão as autoridades, as assistentes sociais, as pessoas que se importam com a cidade? É só questão de ligar para a cidade de origem, tentar resolver a situação, e enviá-los delicadamente de volta, sem consentimento...
Esta não é a primeira vez que vejo tal fato, e com procedencia da mesma cidade. Ou será que se trata de "alguma armação"?
Mesmo assim, acho que o povo de Ubatuba merece mais respeito, e não tem que dar dinheiro para pessoas de cidades de fora, principalmente, como é Limeira, cidade de industriarios, e gente muito rica... Por favor...

Carmen Silvia Souza Leite
Maranduba, Ubatuba, SP

 

 

Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Ponta Aguda - Ubatuba

Ponta Aguda
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor