Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 20 de outubro de 2003 - Nº 891 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Tempo bom atrai turistas para praias do litoral
Litoral incentiva uso de bicicletas
Punição para infratores
Grupo quer anular minuta do Gerenciamento Costeiro no Litoral Norte


Caraguatatuba
Prainha é o centro das atenções com fim das obras
Professores de Caraguá recebem premiação
Morte de advogado vira mistério
Homem morre em tiroteio com a PM
Saúde amplia atendimento em unidades
Prefeitura de Caraguá disponibiliza botes de resgate no verão
MP investiga contratação de filha de vereadora em Caraguá
Peemedebista não comenta acusação
Filho de vereador é baleado em Caraguá
Vereador divulga nota sobre o crime
Nota Oficial da Câmara Municipal de Caraguatatuba


Ilhabela
Emoções na etapa inicial do Match Race em Ilhabela
Turista rouba loja e é preso com droga no Morro dos Mineiros
Cara Limpa recolhe 2,5 toneladas de lixos recicláveis no Green Park


São Sebastião
Mudança na Lei de Uso do Solo facilita aprovação de loteamentos
Polícia Rodoviária faz operação na Costa Sul


Ubatuba
Acusado de participação na chacina do Perequê-Açú é absolvido
Postos de Atendimento ao Turistas
Comunicado da Setur
Começa hoje o 1º Empretec de Ubatuba
AIDS e Pré Escola: Realidade de todos nós
Central de atendimento voltada para Comunidades isoladas
Ednelson Prado assume a liderança

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Tempo bom atrai turistas para praias do litoral

Litoral Norte - O sol forte e a alta temperatura atraíram ontem os turistas para as praias do Litoral Norte. Após uma semana de chuva, as praias Indaiá, Palmeiras, Prainha e Martin de Sá, em Caraguatatuba, tiveram um movimento intenso. As praias Grande em Ubatuba e Maresias em São Sebastião também ficaram lotadas. Ontem, a temperatura máxima prevista era de 30ªC, segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) de Cachoeira Paulista. A agente comunitária de saúde, Denise Franco, 38 anos, de São José dos Campos, disse que resolveu passar o final de semana na praia por causa do sol. "Sai de casa somente para curtir o calor no litoral", disse.
Hoje, a previsão também é de sol durante todo o dia. "Deixei minha casa somente para curtir o calor no litoral", disse a agente comunitária de saúde Denise Franco, 38 anos, de São José, que resolveu passar o final de semana na praia. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral incentiva uso de bicicletas

Litoral Norte - Para desafogar o trânsito de veículos na temperada de verão, as Prefeituras de Ilhabela e Caraguatatuba vão incentivar os turistas e moradores a andar de bicicleta.
No verão, congestionamentos e pontos de lentidão são comuns nas avenidas e rodovias, que dão acesso às praias e a região central dos municípios.
Segundo o diretor da Divisão de Trânsito de Ilhabela, Laudelino Carlos de Souza Dias, o objetivo é melhorar o tráfego e garantir a segurança dos motoristas e pedestres. A cidade tem 8 mil veículos e no verão o número aumenta para 30 mil.
"Temos problemas de espaço pois as ruas mais largas têm em média oito metros, na região central. No período de maior movimento registramos vários congestionamentos nas vias", disse.
Para dezembro, início da temporada, a Prefeitura de Ilhabela vai realizar uma campanha de incentivo ao uso da bicicleta. Agentes de trânsito vão orientar os moradores e turistas com a entrega de panfletos e a instalação de faixas nos pontos mais movimentados.
Hoje, 2.300 biciletas trafegam pelo município por dia. A expectativa é dobrar esse índice na temporada.
"Até dezembro, teremos oito quilômetros de ciclovias ligando o bairro da Barra Velha (entrada da cidade) ao Centro. Atualmente são quatro quilômetros", disse.
Dias afirmou que a bicicleta poderá ser usada com segurança nas ciclovias, que dão acesso às praias e ao centro. Na orla, foram instalados estacionamentos para os ciclistas.
"Além de desafogar o trânsito, o turista poderá curtir a natureza em um passeio de bicicleta", disse.
Para o diretor da Ditran (Divisão de Trânsito) de Caraguá, Celso Rapasi, a ciclovia é um incentivo importante para o uso da bicicleta no verão. A cidade 20 mil ciclistas.
OLHO VIVO - No município é realizado a campanha de orientação no trânsito Olho Vivo, que será intensificada na temporada. Uma das ações é o recolhimento das bicicletas dos ciclistas que desrespeitam as normas de segurança no trânsito (leia texto nesta página). (Fonte: ValeParaibano)

Punição para infratores

Litoral Norte - Os ciclistas que são flagrados desrespeitando as leis de segurança no trânsito têm a bicicleta apreendida pela Ditran (Divisão de Trânsito) de Caraguatatuba. Desde o início do ano, foram recolhidas 111 bicicletas. Segundo o diretor da Ditran de Caraguá, Celso Rapasi, agentes de trânsito ficam nas ruas da região central orientando os ciclistas. Os infratores recebem uma multa educativa e em caso de reincidência a bicicleta é apreendida.
Para a liberação da bicicleta, o ciclista tem que fazer um curso de educação no trânsito com duração de quatro horas. A pessoa vai aprender as normas de segurança como trafegar no sentido correto das ruas e avenidas e não estacionar em locais proibidos. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo quer anular minuta do Gerenciamento Costeiro no Litoral Norte

Litoral Norte - Cerca de 30 pessoas, entre empresários da construção civil, engenheiros e arquitetos se reuniram quinta-feira na sede da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Sebastião.
Eles protestam contra a proposta (a chamada minuta 3) do zoneamento ecológico-econômico do Gerenciamento Costeiro. “Queremos a anulação da minuta”, afirma o engenheiro Breno de Luca.
O zoneamento sócio-econômico objetiva ordenar a expansão do Litoral Norte, onde for possível, ou seja, respeitando as leis, como o Código Florestal, que tratam da preservação do meio ambiente. A minuta deve regulamentar o Gerenciamento Costeiro no Litoral Norte, com base na lei estadual 10.019/1998.
As discussões para a elaboração da minuta e do mapa de zoneamento começaram há mais de dez anos, por um grupo de trabalho tripartite, formado por representantes do Estado, das prefeituras e da sociedade civil. Houve muita polêmica até o consenso que resultou no terceiro documento.

Lei Estadual - Pela lei estadual de Gerenciamento Costeiro, que deve ser regulamentada, há zonas de restrição ambiental, desde a menor e a mais rigorosa. O zoneamento da minuta 1 estabelecia maiores restrições ambientais, o que provocaria ações de desapropriações, segundo avaliação da SMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente). O estudo que resultou na minuta 1 foi feito durante vários anos, pelo grupo tripartite.
Um grupo de técnicos da SMA, em uma audiência em São Sebastião, apresentou a minuta 2, alegando que o primeiro documento era ilegal porque tiraria autonomia dos municípios. Mais tarde, técnicos da mesma secretaria anunciaram que a minuta 2 não contemplava a lei estadual. Surgiria, então, a minuta 3.
Concluída a minuta 3 e o mapeamento, foram realizadas duas audiências públicas, em São Sebastião e Caraguatatuba, na semana passada, para atender também o público de Ilhabela e Ubatuba. Mas ainda poderão ser realizadas outras em Ilhabela e Ubatuba, o que ainda será definido.
Nas audiências públicas, a comunidade pode propor ajustes à minuta. Os procedimentos finais serão a apresentação dos trabalhos para deliberação do Consema (Conselho de Meio Ambiente do Estado), o que consta em resolução do mesmo conselho.
A minuta e os mapas seguirão, então, para o Palácio do Governo, onde devem ser submetidos à análise jurídica do governador, que deverá baixar o decreto de regulamentação da lei estadual.

Zonas de restrição ambiental - A lei do Gerenciamento Costeiro prevê zonas de restrição ambiental, de 1 a 5, a primeira mais restritiva. De acordo com a minuta 3 do Litoral Norte, a zona 1 abrange o entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, com extensões diferenciadas, conforme a caracterização de cada área porque há locais já degradados pela ocupação urbana.
A zona 1 envolve também outras unidades de conservação, como nascentes de corpos d’água. O Parque Estadual é considerado “zona 1 especial”.
A minuta também estabelece o zoneamento marinho. Na audiência pública realizada em São Sebastião, cerca de 90% das pospostas apresentadas pelo público se referem ao zoneamento marinho.
O grupo de empresários, engenheiros e arquitetos, todos residentes em São Sebastião, reunidos quinta-feira, consideram que a minuta 3 provocará o “engessamento” da cidade.
Em abaixo-assinado, expressam agravo sobre o mapeamento proposto e solicitam postergação por seis meses para discussão ampla no município embasada na Lei de Uso do Solo, Plano Diretor e Lei Orgânica. Relatam ser “totalmente contrários ao zoneamento imposto, por não apresentar a garantia do concreto equilíbrio entre a visão preservacionista e as necessidades do desenvolvido econômico sustentável”.
O empresário ligado à construção civil, Wander Augusto, ex-secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de São Sebastião, afirmou que continua favorável à minuta 2, como fez quando secretário municipal ainda na atual gestão. Ele compunha o grupo de trabalho do Gerenciamento Costeiro, representando o município.
“A minuta 3 engessa a cidade; a minuta 2 dava total autonomia ao município”, completou.
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos não participou do grupo final que elaborou a minuta 3. O grupo foi formalizado por decreto e eleição de setores da sociedade civil e indicação das prefeituras e do governo estadual.
“A condução para formação deste grupo foi tendenciosa, não houve convocação oficial via imprensa local”, acentua Breno de Luca. “O CBH (Comitê de Bacias Hidrográficas) fez a convocação via edital em São Paulo”, conclui.
Luca participou das discussões do grupo de trabalho quando das minutas 1 e da aprovação da minuta 2, apresentada pela SMA, durante reunião no Teatro Municipal de São Sebastião, onde ambientalistas foram vencidos.
Meses passaram até a SMA se posicionar contra a minuta 2. “Fiquei tão indignado que resolvi não mais me preocupar”, disse Breno de Luca. Ele conta que, recentemente, tomou conhecimento sobre o mapa proposto de Gerenciamento Costeiro. “Tomei um susto com o alto nível de restrições”.
Para Wander Augusto, a minuta 2 era legítima porque “regulamentava o macro e os municípios definiriam o resto; temos condições de definir o que é melhor para nós, não podermos permitir que o Estado o faça”.
Os engenheiros Breno de Luca e Edney Simões Filho, este ex-secretário municipal de Obras, como exemplo de “engessamento” citam uma área de morro com 100 a 200 metros quadrados entre as praias de Santiago e Paúba, na Costa Sul de São Sebastião. É considerada zona 1 pelo mapa, ou seja, de alta restrição, permitindo-se até 10% de ocupação por estruturas de ecoturismo. “É área sem vegetação”, dizem.
Luca também aponta outro trecho, entre os bairros São Francisco e Enseada, como zona 1, já ocupada. Conforme o diretor de Meio de São Sebastião, Nivaldo Simões, a situação cumpre enquadramento da lei estadual, uma vez que a área é de alta declividade e quanto ao morro poderia ser alterada a partir de propostas. Ele integra o grupo de trabalho do Gerenciamento Costeiro.

Construção civil - Breno de Luca e Wander Augusto lembram que 85% do território de São Sebastião são ocupados pelo Parque Estadual; e outra faixa à margem do parque é tombada pelo Condephaat. Consideram que proibida a ocupação no parque e “na faixa litorânea”, estará comprometido o desenvolvimento do município.
Breno de Luca e Wander Augusto afirmam que a construção civil contribui para o desenvolvimento da cidade e gera emprego, mesmo que temporário.
O empresário e diretor de planejamento da prefeitura de São Sebastião, Décio Moreira Galvão, também é contra o teor da minuta 3.
Presente à reunião ontem, ele afirmou que ainda não é momento para cogitar ação judicial. “A questão deve ser resolvida no campo político”, concluiu.

“Isto é golpe”, afirma membro do grupo que elaborou minuta 3 - O advogado Eduardo Hipolito do Rego, membro do grupo de trabalho e atua na elaboração da minuta 3, declara que o posicionamento contra este documento é golpe. “Este pessoal foi convidado para participar da eleição para composição do grupo.
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião não quis”. Segundo ele, as demais cidades da região têm representantes deste segmento no grupo de trabalho.
Rego declara que também não viu ninguém da associação na audiência pública realizada na semana passada. “Não ocorre, de maneira nenhuma, o engessamento do Litoral Norte, pela proposta de zoneamento econômico-ecológico, nem sequer afeta a autonomia dos municípios”.
Rego afirma que também ficou indignado quando da aprovação da minuta 2, em detrimento da minuta 1, da qual participou, como secretário do Meio Ambiente de São Sebastião.
“Mas não abandonei o processo”. Conforme o advogado, foi estabelecido prazo de dez dias para apresentação de mais propostas, após as recentes audiências públicas. “O processo ainda não está fechado, é possível a participação”, convida.
No próximo dia 22, quarta-feira, o grupo de trabalho do Gerenciamento Costeiro estará reunido na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, a partir das 13h30.
Na ocasião serão definidos dois representantes da sociedade civil no grupo estadual do Gerenciamento Costeiro. Além disso, também será definido se ainda haverá audiências públicas sobre o Gerenciamento Costeiro em Ilhabela e Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caragua Virtual Nova Opção Imóveis

Prainha é o centro das atenções com fim das obras


Caraguatatuba - A Prainha em Caraguá já está de cara nova, após alguns meses em reforma, a praia foi revitalizada e agora, com novas calçadas, jardins, estacionamentos e pavimento em mosaico português, tornou-se a grande atração dos últimos dias em Caraguatatuba. A Prainha, de grande tradição no município recebeu obras em uma área de 3.705 m2. Praia de águas calmas, oferece quiosques, restaurante japonês, pizzaria. Seu principal atrativo é a Pedra do Jacaré, um interessante ponto para mergulho e vista panorâmica. O local pode ser visitado em poucos minutos de caminhada.
A Prefeitura de Caraguatatuba deu início no semestre passado à obras de reurbanização em várias praias de cidade. As obras da Prainha terminaram em julho e nas praias Cocanha e Martim de Sá, estão previstas para terminar em dezembro. O projeto de reurbanização inclui obras de urbanização, pavimentação, drenagem, calçadão, ciclovia, entre outras reformas. As obras estão sendo financiadas pelo Dade- Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, através de um convênio que foi assinado em março deste ano. O investimento total é de R$ 1.707 mil.
O secretário de obras João Alarcon informou que as obras estão priorizando os banhistas, ciclistas e pedestres. Com a transferência do estacionamento, o fluxo de veículos vai melhorar e os congestionamentos poderão ser evitados. O prefeito Antonio Carlos da Silva que vem formalizando o convênio com o DADE desde 2001, acredita e luta pelo conforto que as praias revitalizadas, com ruas e avenidas pavimentadas, ciclovias e estacionamentos poderão oferecer a turistas e moradores. (Fonte: PMC)

Professores de Caraguá recebem premiação

Caraguatatuba - A Secretaria de Educação de Caraguatatuba escolheu na noite de anteontem os dois melhores professores da rede municipal de ensino. Os profissionais Mônica Viviane Varalo Álvaro, da educação infantil e Emanuel Antônio de Rezende Araújo, do ensino fundamental, foram escolhidos entre os 22 participantes do concurso Professor Destaque 2003. A proposta da secretaria era premiar o professor que criou o melhor projeto didático desenvolvido em sala de aula durante o ano. Eles criaram os projetos "Um sonho, Um livro, Um sorriso" e "Fala Galera", respectivamente. Os professores ganharam troféu e computador. (Fonte: ValeParaibano)

Morte de advogado vira mistério

Caraguatatuba - O advogado Ramon Galdino, 68 anos, foi encontrado morto às 13h da última sexta-feira em seu escritório na avenida Miguel Varles, no centro de Caraguatatuba. A Polícia Civil solicitou exames necroscópicos para verificar a hipótese de morte por envenenamento.
A polícia registrou o caso como encontro de cadáver. Galdino foi encontrado deitado em uma cama do escritório, com os pés no chão. Ele morreu logo após almoçar no local.
A comerciante J.B.B.R., 32 anos, disse à polícia que havia levado almoço para o advogado e, quando retornou, bateu à porta do escritório sem obter resposta.
Segundo a polícia, em seguida a mulher teria pulado a janela para chamar Galdino, que estava trancado em uma sala. Como ele continuava sem responder, a comerciante teria chamado um chaveiro para abrir a porta. No depoimento à polícia, a comerciante e o chaveiro afirmaram ter encontrado o corpo de Galdino sobre a cama. Ao perceberem que o advogado não se mexia, os dois acionaram o Corpo de Bombeiros, que constatou a morte.
PERÍCIA - As polícias Militar e Civil isolaram o escritório para o trabalho das equipes de perícia técnica.
Segundo o depoimento de amigos do advogado, obtido pela polícia no local, Galdino tinha problemas de saúde e havia feito uma cirurgia, o que reforçaria tese de morte natural.
Os exames requisitados pela polícia para checar a hipótese de envenenamento serão feitos pelo IML (Instituto Médico Legal), com prazo de 30 dias para expedição do laudo técnico.
O boletim de ocorrência de encontro de cadáver foi registrado no 1º Distrito Policial de Caraguatatuba. Familiares da vítima não foram localizados ontem pelo ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Homem morre em tiroteio com a PM

Caraguatatuba - Um suposto assaltante morreu na noite da última quinta-feira durante uma troca de tiros com a Polícia Militar, no bairro Praia das Palmeiras, em Caraguatatuba.
Segundo a PM, o desempregado Marco Aurélio Ribeiro Rubinho, 39 anos, e um outro suspeito estariam assaltando uma casa, na rua Ribeirão Preto, quando foram abordados por volta das 21h.
Os suspeitos foram localizados após uma denúncia anônima informando que dois homens foram vistos pulando o muro da casa.
Ao chegar na residência, os PMs teriam sido recebidos por tiros. Os policiais revidaram e acertaram Rubinho. Nenhum policial ficou ferido durante a ação.
Rubinho foi atingido por dois tiros --peito e perna-- e morreu no local. O outro assaltante conseguiu fugir. Segundo a polícia, nenhum suspeito havia sido localizado até as 17h de ontem.
O corpo de Rubinho será enterrado hoje em Caraguá. Nenhum parente da vítima foi localizado para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Saúde amplia atendimento em unidades

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba vai ampliar o atendimento em quatro unidades de saúde para até as 21h a partir de novembro. No período noturno elas funcionarão como uma espécie de pronto-atendimento.
O secretário de Saúde, Pedro Norberto dos Santos, disse que o objetivo é facilitar o acesso dos moradores ao pronto-atendimento e reduzir a demanda no Pronto-Socorro da Casa de Saúde Stela Maris.
"Às vezes um paciente fica cinco horas na fila do PS sendo que poderia resolver o problema na unidade de saúde."
O expediente será estendido nas USFs (Unidades de Saúde da Família) dos bairros Massaguaçu, Tinga, Porto Novo e Perequê Mirim, que atualmente ficam abertas das 7h às 17h, de segunda a sexta. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Caraguá disponibiliza botes de resgate no verão
A Prefeitura de Caraguatatuba disponibilizará dois botes infláveis para os guarda-vidas temporários trabalharem em resgates na temporada de verão

Caraguatatuba - Visando a temporada de verão 2004, a Prefeitura de Caraguá vai disponibilizar, durante o período, dois botes infláveis com motor de 30 HP, considerados essenciais para os trabalhos de resgate no mar. Segundo o comandante dos bombeiros Salva-Mar, Tenente Klein, a prefeitura também irá disponibilizar 30 novas contratações de guarda-vidas temporários, flutuadores, nadadeiras e uniformes. Nos outros anos, foram 15 vagas.
Inscrições - Abriram hoje as inscrições para a seleção do Curso de Guarda-Vidas Temporários para as cidades do Litoral Norte. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 3 de novembro. Os locais são os quartéis do 17º Grupamento de Bombeiros, das 9h30 às 17h. Em Caraguá, o posto de bombeiros marítimos da Praia Martim de Sá fica na Avenida Aldino Schiavi, sem número.
Para se inscrever é preciso ter no mínimo 18 anos, saber nadar, ter boa saúde, não ter antecedentes criminais de natureza dolosa, ter primeiro grau completo, estar em dia com o serviço militar e obrigações eleitorais, levar o RG original e uma cópia , o CIC original e uma cópia, o histórico escolar e um atestado médico para a prática de exercícios físicos.
A seleção acontecerá na primeira semana de novembro e serão convocados para o trabalho aqueles que melhor se classificaram nas provas de corrida de uma milha (1.600 m) na areia e natação de 500 metros no mar.
O curso terá início no dia 10 de novembro com duração de três semanas, das 8h às 13h, e terá matérias teóricas e práticas de prevenção de afogamentos, salvamento marítimo, pronto socorrismo, condicionamento físico, salvamento com pranchas, entre outros. (Fonte: PMC)

MP investiga contratação de filha de vereadora em Caraguá

Caraguatatuba - O Ministério Público de Caraguatatuba está investigando supostas irregularidades na contratação da filha da vereadora Dalva Ricardo Santana (PMDB), Fernanda de Fátima Santana, como assessora parlamentar especial.
Fernanda, que cursa o 4º ano de engenharia ambiental na Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em Campinas (SP), não estaria cumprindo seu expediente no Legislativo, embora receba salário mensal de R$ 1.000.
O presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), disse que a presença dos assessores dos vereadores não é controlada pelo Legislativo por meio de cartão de ponto eletrônico.
De acordo com Gobetti, cada vereador seria responsável pelo registro do expediente do funcionário em uma lista de presença, que é entregue ao departamento de recursos humanos.
O presidente da Câmara afirmou desconhecer se a assessora ainda trabalha no Legislativo. Ele disse não ter informações sobre o pagamento do salário e da lista de presença.
"Vamos analisar as questões e somente na segunda-feira poderemos dar uma posição sobre o assunto", disse.
Dalva e Fernanda foram procuradas na última sexta-feira pelo ValeParaibano para comentar o assunto, mas não foram localizadas (leia texto nesta página).
A denúncia contra a vereadora foi apresentada de forma anônima ao Ministério Público.
Os funcionários da Promotoria informaram ontem que o caso está sendo apurado pela promotora da 1ª Vara, Fernanda Pimentel Rosa.
Ela não quis comentar o andamento da investigação com a reportagem do ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Peemedebista não comenta acusação

Caraguatatuba - A vereadora de Caraguatatuba Dalva Ricardo Santana (PMDB) não foi localizada na última sexta-feira para comentar a investigação do Ministério Público.
Sua assessora, que identificou-se apenas como Débora, disse que a parlamentar só falaria sobre o caso na segunda-feira, depois de analisar o conteúdo das denúncias.
Procurada em sua residência, a vereadora não atendeu a reportagem do ValeParaibano. Ela também foi procurada em seu telefone celular.
A assessoria de imprensa do Legislativo informou que terá uma posição oficial sobre o assunto na segunda-feira.
A filha da vereadora, Fernanda de Fátima Santana, também foi procurada na última sexta-feira, mas não foi localizada pela reportagem. (Fonte: ValeParaibano)

Filho de vereador é baleado em Caraguá
Estudante de 17 anos leva quatro tiros na frente de casa do vereador Lobinho, no bairro do Tinga

Caraguatatuba - O estudante A.R.O., 17 anos, filho do vereador Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB), conhecido como vereador Lobinho, foi baleado na noite de anteontem em frente à sua casa no bairro Tinga, em Caraguatatuba.
O adolescente foi ferido com quatro tiros e está internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Casa de Saúde Stella Maris.
Segundo o chefe do Setor de Homicídios de Caraguá, Rogério Angelo Belutti Neto, a principal suspeita é que o motivo do crime tenha sido "acerto de contas" devido a um suposto envolvimento do adolescente em delitos.
O adolescente estava com um grupo de 10 amigos em frente da sua residência, por volta das 22h30, quando foi baleado.
Um homem de motocicleta passou pelo local atirando contra o grupo. O menor foi atingido por quatro tiros de pistola calibre 380 no abdome. As outras pessoas que estavam junto com a vítima não ficaram feridas.
O adolescente foi socorrido pelo próprio vereador Lobinho, que estava no interior da casa e ouviu os disparos. Ele foi levado ao pronto-socorro no veículo da família. Em frente à casa, a polícia encontrou três cápsulas deflagradas da pistola.
Segundo o hospital, o adolescente continuava internado na UTI até as 21h de ontem e seu estado era considerado grave.
"Uma equipe está nas ruas desde a noite de ontem (anteontem) investigando o caso. Existe a suspeita de acerto de contas porque a vítima tem passagem por alguns delitos. Os detalhes do caso serão mantidos em sigilo para não atrapalhar as investigações", disse o investigadir Belutti Neto.
O vereador Lobinho divulgou uma nota oficial, na tarde de ontem, informando que está muito abalado e confiante na prisão do autor dos disparos (leia texto abaixo).
Segundo a Polícia Civil, o adolescente teria vários antecedentes criminais. Em fevereiro o menor e outras três pessoas foram detidas por suspeita de participação no assassinato da dona-de-casa Ronice Cardoso Lopes, 18 anos, no bairro Canta Galo, periferia da cidade. Ronice foi encontrada caída em uma estrada do bairro com quatro tiros.
O adolescente ficou 30 dias detido na Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor) do Brás, em São Paulo, mas foi liberado pela Justiça. Segundo o vereador Lobinho, foi comprovado que o adolescente não tinha relação com os crimes. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador divulga nota sobre o crime
Leia abaixo a nota divulgada na última sexta-feira pelo vereador Agostinho Lobo de Oliveira:

Caraguatatuba - "Estou estarrecido até o momento com o fato ocorrido com o meu filho (...) de 17 anos, na noite desta quinta-feira, 16 de outubro. Não sei expressar até onde pode chegar esta escalada de violência. Surpreendido de forma brutal e canalha, o menino recebeu vários projéteis e passa por cuidados delicados na UTI da Casa de Saúde Stella Maris, com o seu quadro estável tendendo a melhora.
Para dirimir quaisquer dúvidas, é bom frisar que o meu filho foi inocentado de todas as acusações, veiculadas pela imprensa há cerca de 4 meses, não havendo qualquer relação com o fato ocorrido.
Sentimo-nos cegos, surdos e mudos, pois desconhecemos totalmente o que ocorreu e o que teria levado estes animais a praticarem um ato como este. Ao mesmo tempo confiamos em Deus, que através de sua onipotência, dará a cura para meu filho.
Certamente também confiamos na Justiça e nas instituições ligadas à Segurança Pública, que farão a prisão e levarão a detenção estes bárbaros.
Devemos lutar para que a violência não destrua o amor, a família, a honestidade e a democracia e peço uma oração por esta tríade.
Agradecemos a todas as manifestações de carinho, na certeza de um desfecho feliz para mais este obstáculo". Agostinho Lobo de Oliveira - Vereador Lobinho (PSDB). (Fonte: ValeParaibano)

Nota Oficial da Câmara Municipal de Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba lamenta o fato ocorrido na noite de quinta-feira, dia 16 de outubro, com o jovem Agostinho Rafael de Oliveira, filho do nosso colega Parlamentar Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB).
Fomos informados do fato assim que ocorreu e prestamos total e irrestrita assistência, tanto ao Vereador como a seus familiares.
Lamentamos que a violência se arraste de tal maneira na cidade, invadindo os lares de famílias decentes e trabalhadoras, retirando o sossego, usurpando a tranqüilidade, aniquilando a paz.
Tomaremos todas as providências e os esforços necessários para que a criminalidade seja definitivamente execrada de nossa sociedade.
Confiamos na Justiça e nas investigações iniciadas pela Polícia Civil, bem como no policiamento ostensivo da Polícia Militar, que com certeza, trará ao assento da lei os criminosos que cometeram tamanha atrocidade para com este jovem de família tradicional e respeitável de nosso município.
Estaremos em constante oração, seja pela detenção destes marginais, seja pela paz, seja pelo pronto restabelecimento do jovem Agostinho Rafael de Oliveira. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo



Emoções na etapa inicial do Match Race em Ilhabela


Ilhabela - Com a falta de vento no início do dia, que causou a transferência da raia do centro para o extremo norte da ilha, e depois com o vento forte, que acabou danificando algumas velas (três genoas e uma balão tiveram de ser reparadas), as 12 primeiras regatas da segunda etapa do Match Race Brasil, ontem, tiveram emoções de sobra. Emoções que provocaram um atraso de quase duas horas na programação.
Marco Yamin
Alheia às dificuldades, a equipe do timoneiro Alan Adler e do tático Lars Grael brilhou, conseguindo três vitórias e terminando o dia como a única invicta na competição.
“Soubemos aproveitar o forte vento, que chegou a ter rajadas de 25 nós, para fazer uma boa campanha. A tripulação mostrou estar mais entrosada em relação à disputa da primeira etapa, em Búzios”, comentou Alan Adler, campeão mundial de Star, em 1989.
“Não fizemos uma boa largada nas duas primeiras regatas, mas conseguimos tirar proveito do vento de popa para reagir. Na terceira, tudo foi bem do início ao fim.”
Lars Grael - O tático Lars Grael, secretário estadual da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, concordou com Alan. Ele também ficou satisfeito com a atuação da tripulação, mas fez questão de lembrar as lições de Búzios. “Lá também começamos bem, mas perdemos depois, quando não podíamos, e acabamos ficando em terceiro lugar”, disse Lars, que será substituído hoje por Jorge Zarif na função.
O secretário vai para Santos assistir ao encerramento dos Jogos Abertos do Interior.
Com os resultados, Alan Adler terminou na liderança do grupo B, enquanto no A Torben Grael, campeão da primeira etapa, e João Signorini, o Joca, dividem o primeiro lugar, com duas vitórias cada.
Se a equipe de Alan Adler se deu bem com os ventos fortes, a de Alex Welter não teve um dia dos melhores.
A tripulação perdeu as três regatas. “As rajadas acabaram provocando muitas avarias e nossos resultados não foram os esperados”, disse o campeão olímpico da classe Tornado em Moscou, em 1980.
O hexacampeão mundial da classe Laser, Robert Scheidt, também terminou o dia pouco satisfeito. Com uma vitória e duas derrotas, ele lamentou o mau desempenho nas largadas.
“Podíamos ter conseguido uma campanha melhor se não tivéssemos atrasado na chegada para a largada. Esse é um erro fatal em competições como o match race.”
Os oito comandantes retomam hoje, a partir das 10 horas, as competições em frente ao Yacht Club de Ilhabela. Serão mais 12 regatas classificatórias, que indicarão os semifinalistas de domingo.
Meligeni - Entre os convidados desta etapa está Fernando Meligeni, campeão pan-americano de tênis em Santo Domingo, na República Dominicana, que velejou na quarta regata do dia na tripulação de Alan Adler.
Ele foi desafiado para um jogo pelo seu amigo Robert Scheidt, que, como sempre faz, trouxe na bagagem para Ilhabela as suas raquetes.

Resultados de sexta-feira
1. Grael 1 x 0 Signorini
2. Welter 0 x 1 Scheidt
3. Fonseca 1 x 0 Grael
4. Adler 1 x 0 Welter
5. Brun 1 x 0 Fonseca
6. Soares 0 x 1 Adler
7. Signorini 1 x 0 Brun
8. Scheidt 0 x 1 Soares
9. Grael 1 x 0 Brun
10. Welter 0 x 1 Soares
11. Signorini 1 x 0 Fonseca
12. Scheidt 0 x 1 Adler

Grupo A
Torben Grael – 2 pontos
João Signorini – 2 pontos
Gastão Brun – 1 ponto
André Fonseca – 1 ponto

Grupo B
Alan Adler – 3 pontos
Marcos Soares – 2 pontos
Robert Scheidt – 1 ponto
Alex Welter – 0 ponto

Programação de sábado
1. Signorini x Adler
2. Scheidt x Welter
3. Grael x Fonseca
4. Welter x Adler
5. Fonseca x Brun
6. Adler x Soares
7. Brun x Signorini
8. Soares x Scheidt
9. Brun x Grael
10. Welter x Soares
11. Fonseca x Signorini
12. Adler x Adler

O Match Race Brasil, que terá a última etapa no Rio de Janeiro, de 21 a 23 de novembro, é uma realização da Vela Brasil, com supervisão da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM). O patrocínio é da Vivo, UBS e American Express. (Fonte: Imprensa Livre)

Turista rouba loja e é preso com droga no Morro dos Mineiros

Ilhabela - O turista R.R.S., 18 anos, morador no Parque Edu Chaves, em São Paulo, foi preso portando droga, na madrugada de ontem, no Morro dos Mineiros. Horas antes, ele tinha assaltado uma loja de conveniência no bairro Itaquanduba.
Segundo a polícia, R. entrou no estabelecimento e simulando ter uma arma na cintura, anunciou o roubo. Ele pegou R$ 150 do caixa e fugiu rumo ignorado.
A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento pela cidade. Durante uma operação no Morro dos Mineiros, a polícia suspeitou de três pessoas, um deles com a mesma característica do assaltante da loja.
R. foi reconhecido pelo funcionário. Em seu bolso, a polícia encontrou cinco gramas de cocaína, levando à suspeita de que ele roubou para comprar entorpecentes. O turista foi conduzido à delegacia, onde ficou recolhido na cadeia, acusado de roubo. (Fonte: Imprensa Livre)

Cara Limpa recolhe 2,5 toneladas de lixos recicláveis no Green Park

Ilhabela - O evento realizado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Saúde, Ilhabela tem Cara Limpa esteve no dia 4 de outubro no bairro Green Park para realização de mais uma gincana.
Mais de 100 pessoas participaram da limpeza dos quintais que recolheram 2,5 toneladas de resíduos sólidos recicláveis. O evento contou com a participação de Winny e Marco Aurélio, do Parque Estadual, da secretária do Meio Ambiente, Cássia Redó e toda equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A ganhadora da bicicleta, doada pelo vereador Romeu e o Mercado Arno, foi a estudante da 3ª série Dailma Santos de Jesus de 9 anos, que recebeu seu prêmio das mãos da secretária do Meio Ambiente. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Mudança na Lei de Uso do Solo facilita aprovação de loteamentos

São Sebastião - Uma alteração na Lei de Uso e Ocupação do Solo (lei 561/87) diminuirá o tamanho mínimo exigido nas áreas localizadas entre a Praia Preta e o Costão do Guaecá. Com isso, a tendência é aumentar o número de loteamentos nesta região.
O projeto 016/2003, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, foi aprovado esta semana em regime de urgência, isto é, tanto a apresentação quanto a votação aconteceram no mesmo dia.
A principal mudança está contida no artigo 2º, que altera a “zona de proteção” para “zona de média restrição” a área localizada entre a Rodovia Manoel Hyppólito do Rego (SP-55) e a encosta, da Praia Preta ao Guaecá.
Conforme informação obtida junto ao Departamento de Licenciamento de Obras Particulares, da Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente, na “zona de proteção” o lote mínimo permitido é de 5 mil m², com taxa de ocupação em apenas 10% e aproveitamento de 20% da área. Os recuos são de cinco metros na frente, fundo e laterais. Além disso, a “zona de proteção” possibilita somente três tipos de utilização: R1 (residencial unifamiliar), R2 (residencial multifamiliar) e Uso T (só para hotéis).
Com a alteração para “zona de média restrição”, a metragem mínima dos lotes localizados no trecho entre a Praia Preta e o Costão do Guaecá diminui de 5 mil m² para 600 m². Tal medida deve facilitar a comercialização dos imóveis, já que o preço acabará sendo menor. A taxa de ocupação sobe para 30% e a área pode ter aproveitamento de 60%.
Quanto aos recuos, os limites permitidos são de cinco metros de frente e três metros nas laterais e fundos. De acordo com o Departamento de Licenciamento de Obras Particulares, além da utilização R1 e R2, o Uso T permite não só hotéis, mas também restaurantes, flats e similares.
Ainda com a mudança de “zona de proteção” para “zona de média restrição”, a área citada poderá ter o uso C1 (comércio de utilização freqüente, como quitandas, empórios, farmácias e açougues) e S1 (serviço de utilização freqüentes: lavanderias, barbeiros, e outros).
Na “zona de proteção”, a testada era de 50 metros de frente para a via pública, tamanho que cai para apenas 15 metros com a mudança.
Outra alteração - O artigo 1º do projeto 016/2003 altera a “zona de média restrição” para “zona de baixa restrição” a área que se inicia no Rio Paúba e vai até a cota 40 em ângulo 90º, seguindo sentido sul até encontrar a SP-55. Segundo o secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, José Teixeira Filho, trata-se de diminuição do tamanho mínimo de lote de 600 m² para 400m², no bairro Paúba.
Na votação do projeto, na sessão de terça-feira, quatro vereadores se posicionaram contra: Luiz Leite Santana, Sérgio Pereira, Edvaldo Reimberg e Benedito Amâncio.
Ontem à noite, durante a inauguração da quadra da Vila Amélia, o vereador Leopoldino, autor da proposta, disse que falará sobre o projeto somente na segunda-feira.
Ao contrário da maioria dos projetos de lei apresentados na Câmara, o 016/2003 não acompanhava a justificativa em anexo. O departamento jurídico do Legislativo deu o seguinte parecer: “considerando que as alterações que pretende em relação à lei nº 225/78, tendo em vista já o próprio mérito deste presente projeto, uma vez que o regime de tramitação adotado, no caso em tela regime de urgência especial, não permite uma análise profunda em relação à sua adequação fática, tendo em vista às repercussões ambientais, urbanísticas, demais tratadas pela lei alterada, esta procuradoria deixa de se manifestar em relação ao mérito”. O projeto foi aprovado por maioria de votos. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Rodoviária faz operação na Costa Sul

São Sebastião - A Polícia Rodoviária realizou uma operação na rodovia SP-55, região da Costa Sul. A blitz começou no período da tarde e se estendeu até o final da noite de quinta-feira.
Além dos policiais destacados para a área, as bases também intensificaram a fiscalização nos veículos que passavam ao longo da rodovia.
Foram empregados 25 policiais, incluindo reforço do efetivo do Vale do Paraíba. A vistoria foi ordem do comando da companhia que atende também o Litoral Norte.A operação, que fiscalizou pneus e faróis, entre outras itens de segurança, foi realizada em 155 veículos e resultou em 100 infrações diversas.
A maioria era relacionada com documentação vencida do carro e motorista. Não foi apreendida arma ou droga. Segundo o comando do setor, estas operações serão constantes na região. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Ubatuba Virtual Pousada Maranduba

Acusado de participação na chacina do Perequê-Açú é absolvido


Ubatuba - O réu Carlos Mateus dos Santos, 24 anos, foi levado a julgamento, ontem, na Câmara Municipal de Ubatuba, sob a presença da juíza Milena Dias, acusado do homicídio de cinco pessoas e tentativa de homicídio de mais três, que sobreviveram à chacina que ocorreu no feriado de Páscoa, dia 14 de abril de 2001, no bairro do Perequê-Açú.
Por unanimidade de um júri composto apenas por mulheres, Carlos, que é de Caraguatatuba, foi considerado inocente na participação dos homicídios. O réu, que já está preso há dois anos e meio, continuará detido, porque além deste processo, Carlos é acusado de ter cometido um estupro no dia seguinte à chacina, em São Sebastião.
No dia da tragédia, algumas pessoas de Taubaté encontraram amigos na Praia Grande e os convidaram para um churrasco na casa onde aconteceu o crime. Carlos estava acompanhado de mais dois rapazes, um deles Marcelo Fernandes, outro acusado de disparar contra as vítimas naquela noite, e supostamente ladrão de bancos e joalherias, que hoje se encontra preso.
Na casa, durante o churrasco estavam Danílson de Souza Mendes, Juliano Oliveira Justen, Maria Célia Ramos, Luciano Furnier e Sérgio Augusto Barros, todos vítimas fatais do crime hediondo. Estavam presentes também Clayton César Leite, Flávio Luiz Galdeano DelValle Santos e seu irmão, Anderson Galdeano DelValle Santos, vítimas que conseguiram sobreviver aos disparos de duas armas.
Clayton levou um tiro na perna e hoje também se encontra detido por outro crime, e Flávio levou um tiro na mão. Ambos e mais o irmão de Flávio, Anderson, conseguiram fugir e escapar da morte. Sérgio Augusto foi baleado enquanto dormia no carro.
Em depoimento, Flávio Luiz disse ter reconhecido, sem sombra de dúvidas, Marcelo Fernandes como um dos atiradores e disse que o outro rapaz que segurava a arma era louro, com tatuagem no antebraço, suspeito de ser o irmão de Marcelo, de nome Celso. Carlos Mateus é moreno e não possui tatuagem neste local.
Marcelo também está preso e, provavelmente também responderá por crime de homicídio, a ser julgado na cidade de Ubatuba.
Após muitas controvérsias entre versões do promotor do caso, Dr. Moacyr Whitaker Cohn de Assumpção e o advogado de defesa, Luis Aurélio Pompeo, o júri acabou por absolver o réu. As divergências entre acusação e defesa são diversas, entre elas se Carlos era o portador da pistola semi-automática 9mm, encontrada no dia seguinte ao crime.
A acusação alega que a mulher que foi, supostamente, estuprada por Carlos, reconheceu a mesma arma como tendo sido a usada por ele para rendê-la. Já a defesa diz que a arma foi encontrada no carro de Marcelo, que seria o dono da 9mm.
Após cometer a chacina, os assassinos seguiram para um show da Banda Falamansa, em São Sebastião, outro fato que causou polêmica durante o julgamento, pois, segundo o promotor, o réu poderia ter se esquivado dos bandidos na multidão, se, como alega a defesa, Carlos nem sabia que os colegas abririam fogo contra as vítimas naquele churrasco.
O motivo dos homicídios ainda é desconhecido, mas suspeita-se de dívida envolvendo drogas, já que foram encontradas 22 pedras de crack na casa da Rua César Franco, local do crime.
Se tivesse sido condenado, Carlos teria a pena de 74 anos de prisão, sendo obrigado a cumprir 30 anos, de acordo com a lei de unificação das penas. Tendo sido absolvido, ele continua detido na Penitenciária Putim, em São José dos Campos, cumprindo prisão preventiva por mais cerca de 6 anos, pelo crime de estupro. A promotoria ainda pode recorrer da acusação.
A mãe do réu, Maria Odete dos Santos, estava presente no julgamento e após o filho ser absolvido do referido crime, emocionou-se, e abraçando o filho desejou que ele fosse acompanhado por Deus. “Eu sabia da inocência do meu filho, eu sempre soube. Ele merece uma chance de voltar à sociedade.” Maria Odete tem 43 anos e mais dois filhos, e um deles é policial.
“Meu filho é uma pessoa íntegra e Deus vai provar a inocência dele também no outro crime”, disse ela, emocionada com a sentença favorável a Carlos. (Fonte: Imprensa Livre)

Postos de Atendimento ao Turistas
Ubatuba terá dez Postos de Atendimento ao Turismo e de Atendimento Médico na alta temporada

Ubatuba - A Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba estará implantando para a próxima temporada de verão dez Postos de Atendimento ao Turista (Pit) e dez Postos de Atendimento Médico (Pam), que estarão operando unificados. Cada Posto será um stand pré-montado com 27 metros quadrados de dimensão. Os Pits funcionarão com estagiários estudantes da Unitau (Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba) e da escola Municipal Tancredo Neves, em dois turnos. Os Pams serão para atendimento de urgência e contarão com um médico, dois enfermeiros e uma ambulância com motorista. Ambos os Postos serão implantados em locais estratégicos, que serão definidos nos próximos dias. O horário de funcionamento será das 9 as 20 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Comunicado da Setur

Ubatuba - Comunicamos à população de Ubatuba que os cursos ministrados pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba), são totalmente gratuitos. Para mais informações, procurar a Setur que fica no Centro de Informações Turísticas, na praia do Cruzeiro, ou a Unitau de Ubatuba. Ou pelo telefone 0800-7717400. (Fonte: ACS-PMU)

Começa hoje o 1º Empretec de Ubatuba

Ubatuba - Será realizado em Ubatuba o 1º Seminário do Empretec, que tem como finalidade desenvolver a capacidade empresarial dos empresários e futuros empresários, através de dinâmicas vivenciais simulando o dia-a-dia de uma empresa.
O Seminário terá 09 dias de treinamento sendo de 20 a 28 de Outubro, o local escolhido para o seminário é o HOTEL TORREMOLINOS, na praia da Enseada, local de fácil acesso e estratégico para a realização do Empretec.
O Escritório Regional do Sebrae-SP do Litoral Norte já realizou 10 seminários na Região, só faltava Ubatuba a ser contemplada, em sua realização. O grupo que participará do seminário é composto por empresários e futuros empresários de Ubatuba, além de participantes de Caraguá e São José dos Campos.
Para a realização deste seminário o Sebrae-SP, contou com o apoio do Litoral Virtual na figura de Emilio Campi, que é Empreteco desde 2001 e assumiu comprometimento pessoal para que este seminário se realiza-se em Ubatuba, contou também com o apoio fundamental da Associação Comercial de Ubatuba representada pela Sra Dalva (Presidente) assim como a ajuda do Sr. Ezio Rizzi que se colocou a disposição do Sebrae-SP contatando "clientes" e organizando as Palestras e entrevistas, que foram realizadas na Sede da Associação.
Contamos também com o apoio dos Empretecos de Ubatuba que direta ou indiretamente ajudaram na realização deste seminário. (Fonte: SEBRAE-SP)

AIDS e Pré Escola: Realidade de todos nós

Ubatuba - Este foi o tema que a equipe DST/AIDS- Equipe de Prevenção e Atendimento ás moléstias sexualmente transmissíveis e portadores do vírus HIV- reuniu as professoras das EMEIS para estarem discutindo como devem estar tratando o problema nas creches. A abordagem feita pela Dra Graça Gil coordenadora da EPAA e Tom Blasques Psicólogo da Saúde Mental, na sala da Secretaria de Educação, aconteceu no dia 13 de Outubro em dois turnos, com o público alvo professores das creches, para estarem dando orientação sobre uma conduta geral, como por exemplo o usos de luvas no atendimentos ás crianças quando se machucam nas creches. Atualmente este assunto já não é mais o tabu e muitas perguntas são feitas sem nenhum constrangimento, como acontecia há alguns anos atrás. Hoje em dia quando as mulheres quase que se igualam com os homens no número de portadores de AIDS, quando já não temos mais grupos de risco , a possibilidade de contaminação da mulher leva também a possibilidade de contaminação do feto, das mulheres que engravidam e são portadoras do vírus HIV . Por isso a necessidade de incluir no exame pré - natal o exame de AIDS, para tratar a gestante durante a gestação e cuidados especiais no parto e no pós parto como na amamentação, diminuindo para 1% a possibilidade da contaminação no bebê.
Foi levantado também o uso de álcool e drogas como um fator que propicia a contaminação do indivíduo, tanto no homem como na mulher, a contaminação dos heterossexuais, que hoje contribuíram para que não exista mais grupos de riscos. Esta mudança no quadro da contaminação, se de um lado contribui para que problema não seja mais tratado como tabu, também contribui para que o alerta tenha que atingir toda a comunidade em que vivemos . Sem prevenção somos todos sujeitos a contaminação.
O intuito da equipe do DST/AIDS é estar passando as informações para toda a rede escolar que atinge grande parte da comunidade, tendo os professores como agentes destas informações. É a Saúde mais uma vez trabalhando e se destacando com ações preventivas para nossa população e fazendo parceria com outras secretarias, desta vez com a Secretaria de Educação, que teve a incumbência de ceder a sala e convocar as professoras.
A equipe da EPAA trabalha também com o disque AIDS - 3832 5353 é integrada com o programa para adolescentes, para a mulher , crianças, Saúde mental+ e PSF. (Fonte: ACS-PMU)

Central de atendimento voltada para Comunidades isoladas

Ubatuba - Os moradores do Camburi, Sertão do Ubatumirim e Poruba estão recebendo rádios transmissores para que estas comunidades não fiquem isoladas pela distância do centro e pela falta de telefone e outros meios de comunicação. Em casos de emergências, até o momento estas comunidades tinham muita dificuldade para estarem usando os serviços de emergência como transporte para atendimento médico e outros. Agora as mensagens serão passadas por enquanto, para a Guarda Municipal, que tem plantão 24 horas. A instalação do sistema de rádio amador vem sendo orientada gratuitamente pelo Sr Ely Barros, rádio amador há vários anos em nosso município. A compra do equipamento foi feita pelo PSF. Os equipamentos já estão sendo testados, para que o mais breve possível estas comunidades possam estar integradas com este meio de comunicação, para que não tenham mais dificuldades para serem socorridas nos casos de segurança e saúde. (Fonte: ACS-PMU)

Posse do Conselho Tutelar

Ubatuba - O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes convida para a posse do Conselho Tutelar a realizar-se no dia 17 de outubro às 16 horas , na Câmara Municipal.
Os novos conselheiros foram eleitos em pleito ocorrido em 10 de Setembro passado e são um elo importantíssimo da rede de atendimento à criança e ao adolescente de Ubatuba, motivo pelo qual convidamos toda a comunidade para prestigiar os novos Conselheiros em sua posse. (Fonte: ACS-PMU)

Ednelson Prado assume a liderança

Ubatuba - O Campeonato Municipal de futebol de mesa, o mais importante de Ubatuba, chegou à sua metade, e Ednelson Prado é o novo líder, beneficiado por uma inesperada derrota de André Rafael, que liderou o campeonato até a rodada passada. Ednelson agora encabeça a classificação com 23 pontos, contra 21 de Edu Macedo Jr e 20 de André Rafael. Completando o grupo dos 5 melhores estão Ralph Solera e Alexandre Augusto, empatados com 19 pontos. Rodrigo Lobo e Adauto Júlio, sensações nas primeiras rodadas, caíram de rendimento e deixaram os líderes abrir uma certa vantagem, e agora o título ficou mais difícil para ambos. Se no Municipal, André Rafael viu a luta pela taça complicar, pelo menos uma coisa ele praticamente garantiu: o título de melhor jogador do ano, que dificilmente lhe escapará, uma vez que Fernando Macedo, seu principal rival nesta luta, não está justificando seu favoritismo e despencou na tabela. André Rafael liderou o ranking o ano inteiro e depende só dele mesmo para ficar com o prêmio "Palheta de Ouro" como o melhor botonista de Ubatuba em 2003. Ainda pelo Campeonato Municipal,
as duas próximas rodadas, que serão realizadas neste Sábado, 25/10, terão duelos entre os líderes, em jogos-chave que podem definir o campeonato. Os jogos da 10ª e 11ª rodadas serão disputados à partir das 16:00 do Sábado, na sede da AUFM (Av Thomaz Galhardo s/n - Ginásio Tubão). Mais detalhes no site da associação www.futmesaubatuba.hpg.com.br

Programação Aniversário da Cidade

Ubatuba - As comemorações do 366o aniversário da emancipação político-administrativa de Ubatuba contarão com atrações diversificadas com destaques para inauguração de escola e ginásio de esportes no Taquaral, prédios das Secretarias da Educação , Assistência Social e anexo da Secretaria da Saúde ,além da estátua em homenagem ao caiçara e do asfaltamento da estrada municipal UBT - 355, ligando o bairro do Rio Escuro ao Monte Valério.
tradicional desfile será realizado dia 28 de outubro na Av. Iperoig estando confirmada a participação de 80 entidades. Este ano, a Secretaria de Esportes e Lazer - SEL inclui uma série de competições na modalidades de pedestrianismo , natação e partida de futebol com artistas da TV Globo e a final do campeonato municipal no dia do aniversário.

22 de outubro (quarta-feira)
17h00 - Inauguração do Almoxarifado Central e Centro de Especialidades
Local: Avenida Rio Grande do Sul, 710 - Centro

24 de outubro (sexta-feira)
10h00 - Inauguração do Edifício-Sede da Secretaria Municipal de Educação
“Francisco Matarazzo Sobrinho” - Ciccilo Matarazzo
Local: Rua Gastão Madeira, 101 - Centro
19h00 - Abertura da XVI Feira das Nações
Local: Avenida Iperoig

25 de outubro (sábado)
10h00 - Passeio Ciclístico na Estrada Municipal UBT-355 - Rio Escuro-Monte Valério
20h30 - Madrigal Música na Catedral - Camerata Zaydenbaum - Local: Igreja Matriz
21h00 - Apresentação da Banda Musical da Faculdade São Luis (Jaboticabal)
Local: Avenida Iperoig

26 de outubro (domingo)
10h00 - 7o Circuito Ubatuba de Águas Abertas - 3a etapa - Local: Praia do Cruzeiro
15h00 - Futebol com artistas da Rede Globo
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu

27 de outubro ( segunda-feira)
20h00 - Culto Evangélico promovido pelo Conselho de Pastores - Local: Av. Iperoig
27 a 31/10 - Projeto “SEBRAE na rua” - Palestras e oficinas

28 de outubro (terça-feira) - ANIVERSÁRIO DA CIDADE
8h00 - Cerimônia de Hasteamento da Bandeira
8h30 - Desfile Oficial. Tema: Pluralidade Cultural - Local: Av. Iperoig
15h00 - Final do Campeonato Municipal de Futebol
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu
19h30 - Missa na Igreja Matriz
20h00 -Sessão solene na Câmara Municipal - Entrega de títulos de “Cidadão Ubatubense”

31 de outubro (sexta-feira)
20h00 - I Salão de Artes Plásticas de Ubatuba
Local: Salão Igreja São Francisco  (Fonte: ACS-PMU)

Artigo Topo

Cidadania e Cultura
Ernesto F. Cardoso Jr.

Por que, sendo o Brasil um país de recursos (não confundir com riqueza) tão imensos, continua a figurar com alguns dos piores índices de pobreza do mundo? Por que, com terras imensas e agricultáveis, temos de colocar hoje, como prioridade de governo, um programa de combate à fome, endêmica em diversas regiões deste erroneamente considerado “rico” país?
Durante quase todo o século XX, recém findo, especialmente durante o domínio das ideologias das esquerdas e direitas radicais sobre vastas regiões deste planeta, tentou-se induzir e forçou-se o mundo a crer, ao custo de milhões de vidas e do cerceamento das liberdades, que a miséria e o subdesenvolvimento de nações são o resultado do desígnio das demais nações avançadas e poderosas, cognominadas “imperialistas”. Esta teoria desenvolveu-se aqui, na América do Sul, com sub-produtos conhecidos como a “teoria da dependência” - cujo principal luminar no Brasil foi o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso; a “teoria da espoliação estrutural capitalista” - um outro “muro de lamentações” improdutivas, cujo grande núcleo de difusão foi a CEPAL - Comissão Econômica para a América Latina, com sede em Santiago do Chile e cujo Secretário e principal mentor foi o economista chileno Raul Prebisch, conferencista muito requisitado à sua época, e por fim a não menos famosa e discutida “teologia da libertação”, que transmudou boa parte do clero católico e protestante deste continente sul-americano em apóstolos de um “modo novo de fazer teologia”, apologistas de uma nova doutrina social-econômica não referendada pelo Vaticano e menos, ainda, pelas clássicas escolas de economia do mundo, e que tem tido no Brasil, como grande difusor de suas idéias a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Pois bem, a despeito de todos estas teorizações e proselitismos, feitos, em alguns casos, dentro do melhor espírito, devemos admitir, abraçados com autêntico fervor apostólico, a verdade é que hoje temos o exemplo contrastante de quantos países que com escasso território, climas e condições as mais desfavoráveis, figuram entre as nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, a exemplo da Suíça , Suécia, Dinamarca, Holanda, Finlândia, Noruega, enquanto outros, em posições geofísicas idênticas alternam-se entre a pobreza e a riqueza, entre sociedades atrasadas e avançadas, como Canadá e Rússia, no hemisfério setentrional, ou em pleno clima tropical, como Haiti e Barbados, Nicarágua e Costa Rica, ao longo da Linha do Equador, ou ainda laborando em desertos, como Israel e Países Árabes, no Oriente Médio, países estes que se contrastam pelo desempenho econômico e pela estabilidade social e política. Modernamente, temos o exemplo de outros tantos países que após guerras e conflitos internos ou regionais, ou após a II Guerra Mundial, sofreram transformações notáveis como o Japão, a Coréia do Sul, a Malásia, a Tailândia, Cingapura, Chile e negativamente a Argentina, a Rússia e a maioria de seus ex-países satélites. E, por que não falar do crônico atraso social e político dos países mais ricos em petróleo do mundo, como os países árabes e africanos e a nossa vizinha Venezuela, países esses cujos Emires e Reis, os Husseins, Bourguibas e Chavez , se sucedem e se repetem, num interminável atraso social, político e econômico ?
Á luz das realidades econômicas atuais com que o mundo se depara e após o insucesso e o descrédito da eficácia das ideologias da extrema esquerda e direita; à luz dos progressos registrados pelos novos blocos político-econômico que, transcendendo nacionalidades e etnias, reúnem nações díspares num novo surto de cooperação e desenvolvimento, puseram-se por terra todas essas teorias do passado, o que levou mentes lúcidas como a de um Fernando Henrique Cardoso, provada na realidade do exercício do governo de um país contrastante e complexo como o Brasil, secundado, agora e até aqui, pelo nosso novo Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, a afirmar com honestidade intelectual e pragmática: “esqueçam o que escrevi” e “esqueçam o que falei”.
Sim, deve haver, de fato, algo mais a explicar a trajetória econômica, social e política dos povos, afora seus recursos naturais, sua posição geográfica, seu clima, seus recursos humanos.
Max Weber, o grande sociólogo alemão, professor universitário e jornalista fértil que faleceu em 1920, provavelmente, foi quem deu início a essa nova reformulação das reais causas da riqueza das nações, atualmente expandida por vários antropólogos, sociólogos e economistas ilustres, os quais insistem em que, afora tudo o mais que possa determinar em menor grau a fortuna, ou o infortúnio de um povo, sobrepuja a cultura como a mais comprovável razão da riqueza das nações - o cerne da verdadeira cidadania.

Ernesto F. Cardoso Jr.
efcardosojr@uol.com.br

 

Carta do Leitor Topo

Solicitação de Informação - Ilustríssimo Sr. Prefeito e Secretario de Obras. Há alguns anos a associação do bairro do Perequê-Mirim em conjunto com a prefeitura elaboraram um projeto para urbanização da avenida marginal, em carta aberta a população de Ubatuba, o Sr. Prefeito Paulo Ramos enumera as obras que pretende executar na cidade até o final do seu mandato, incluindo nessa carta, a urbanização da avenida marginal do Perequê-Mirim.

Matéria Publicada em 06/08/2003:

Governador libera verba para urbanização
Ubatuba - O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) enviou ao presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), um telegrama informando a autorização de liberação da segunda parcela, no valor de R$ 133.624,16 para a urbanização da avenida Leovigildo Dias Vieira, localizada no bairro do Itaguá e da segunda parcela no valor de R$230.492,68 para a urbanização da marginal Perequê-Mirim. As verbas são de convênios com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Para minha surpresa em 03/10/2003, vejo a noticia publicada "Asfalto em parceria".

Asfalto em parceria
Ubatuba - Um trecho da avenida Marginal, no Perequê-Mirim, paralelo à rodovia, recebeu revestimento em asfalto na última semana. A obra foi realizada em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e o o proprietário do Supermercado Smidi, sr. Ahmad Ali Smidi. Foram 1.800 m2 de asfalto sendo que o proprietário financiou o material e a Prefeitura participou com equipamentos e mão de obra. O prefeito Paulo Ramos esteve no local para inspecionar os serviços e cumprimentar a iniciativa do empresário uma vez que o pavimento facilita o acesso dos consumidores e melhora o padrão de urbanização do bairro. Este tipo de parceria também foi implantado no acesso ao Hotel Caravelas e ruínas da Lagoinha e no Morro das Moças, em conjunto com os moradores.
A Secretaria de Obras também finalizou o asfaltamento da Avenida Liberdade, ligando a Av. Iperoig até a Av. Rio Grande do Sul. Um novo sistema de drenagem foi redimensionado para evitar os constantes alagamentos no trecho. A nova pista tem sido a mais utilizada por motoristas e ciclistas para entrada e saída da cidade, evitando a área central.
Os moradores do Bairro do Perequê-Mirim estão ansiosos aguardando a iniciativa da Prefeitura para urbanização da marginal, uma vez, que a verba foi liberada pelo governador Geraldo Alckmim, conforme publicado em 06/08/2003.


Por favor, alguém pode informar se até o final da administração do Sr. Prefeito Paulo Ramos, a avenida Marginal do Perequê-Mirim vai ser urbanizada e se a verba alocada para esse fim ainda esta valendo?
A prefeitura deveria criar um progama de urbanização de todos os trechos da rodovia onde ha concentração de comercio, não estou falando somente do Perequê-Mirim, mas de todos os bairros de Ubatuba em que a rodovia atravessa, isto alem trazer mais segurança para os munícipes também deixaria a cidade com cara de modernidade atraindo mais turistas para a região, vamos conciliar modernidade com preservação.
Esta mensagem não se trata de critica a Prefeitura e a Sercretaria de Obras que vem cumprindo o que o prefeito enumerou na carta aberta a população, e sim uma solicitação de informação sobre o cronograma de Obras e porque a urbanização da marginal do Perequê-Mirim ainda não começou.

Pascoal Spinelli
Ubatuba, SP

Clique para Acessar o Conto

Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Caraguatatuba

Praia da Cocanha - Caraguatatuba

Praia da Cocanha
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor