Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 28 de outubro de 2003 - Nº 897 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Hansamarc

Região
Conclusão da Minuta do Gerenciamento Costeiro sai só em 2004


Caraguatatuba
Guardadores de Carros fazem curso e se preparam para o Verão
Prefeito se emociona com a visita de trabalhadores do PAT
Saiba mais sobre o Caminho da Conquista
Caraguá na penúltima etapa do Paulista de Bicicross
Ademar de Barros Filho doa terras para Caraguá
Motorista enfrenta fila na Tamoios


Ilhabela
Curso de Formação de Preços em Ilhabela
Comissão de inquérito termina a etapa dos depoimentos


São Sebastião
São Sebastião disputa sede do Congresso Nacional de Cerimonial


Ubatuba
Município festeja hoje 366 anos
Ubatuba implanta "disque-turismo"
Ubatuba realiza obras de asfaltamento
3º Ubapesc Torneio em Duplas 2003

Seções
Mensagens
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Conclusão da Minuta do Gerenciamento Costeiro sai só em 2004

Litoral Norte - A conclusão da minuta do zoneamento ecológico-econômico, que vai regulamentar o decreto da Lei do Gerenciamento Costeiro será finalizada somente no primeiro trimestre de 2004.
A informação foi prestada pelo coordenador do Grupo Setorial do Litoral Norte, Nivaldo Simões. Inicialmente, o prazo final de discussões estava marcado para novembro.“Abrimos novas discussões para que ninguém prejulgue nosso trabalho, nem peça a anulação da minuta por não participar das discussões”.
A declaração de Simões refere-se a um protesto feito na última semana por engenheiros, arquitetos e empresários, que pediram prazo maior para discussão do assunto.
Eles se declararam totalmente contrários ao zoneamento proposto, por não apresentar, segundo o grupo, a garantia do concreto equilíbrio de preservação e as necessidades do desenvolvido econômico sustentável.
O engenheiro Breno de Lucca, que participou da reunião, disse que o grupo emitiu um abaixo-assinado solicitando mais seis meses de discussão. “Não somos contra a minuta, queremos discutir o que será melhor para Município, sem que o governo do Estado interfira”. Segundo o presidente da AEAASS (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Sebastião), Anacleto de Oliveira, a opinião dos profissionais da área em São Sebastião não tem a ver com a atidude da associação.“Estamos ouvindo o que o grupo avaliou, acredito que haverá maiores questionamentos e por isso requer mais tempo. Com um prazo maior, acho que será suficiente para conclusão dos trabalhos”.
A AEAASS não participou do grupo final que elaborou a última minuta.Outro que se mostrou contrário com o método de discussão foi o presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Leopoldino (PTB). “A minuta não está sendo bem discutida. Vamos pedir maior participação da população”, disse. “É um grupo fechado que está tomando as decisões”.
AvaliaçãoSegundo os membros que compõem o Grupo Setorial, a minuta do decreto que regulamenta o Gerenciamento Costeiro no Litoral Norte foi bem recebida pela comunidade. “Cerca de 200 pessoas, representando os diversos segmentos sociais de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, reuniram-se em duas audiências públicas para conhecer em detalhes a proposta do decreto”, comentou o coordenador do Grupo Setorial do Litoral Norte, Nivaldo Simões.Para um dos membros do grupo e presidente da Federação Pró-Costa Atlântica, Téo Balieiro, é salutar os setores se manifestarem sobre o trabalho do colegiado, eleito democraticamente. “Nosso trabalho é técnico, com dados sócio-econômicos, cujo objetivo é um planejamento ambiental que vai nortear diretrizes de ocupação e orientar os Planos Diretores”, explica.
Segundo ele, o trabalho está sendo feito de forma transparente. “Estamos divulgando as reuniões e os interesses reais serão atingidos”.Balieiro comentou ainda que acredita na força do colegiado. “Não temos interesses próprios, ao contrário de muitos grupos setorizados do Município”, garante. “No final, o que almejamos é uma lei de interesse público”.

Novas reuniões - A pressão para dilatar o prazo de conclusão da minuta fez com que o Grupo Setorial agendasse três reuniões para o próximo mês.A primeira será realizada em 12 de novembro, em Caraguatatuba. Participarão pessoas que fizeram parte da elaboração das minutas 1 e 2, anuladas.
Além disso, pescadores e produtores de mariscos também vão participar da reunião, para discutir a questão do zoneamento marinho.
O Grupo Setorial promoverá ainda duas audiências públicas: uma em Ilhabela, no dia 21 de novembro, e outra em Ubatuba, no dia 22.Na última semana, foram eleitos quatro representantes da sociedade civil da região, que farão parte do grupo estadual. São eles: Alnorte e Educa Brasil, de São Sebastião, Associação Módulo, de Caraguatatuba, e Rotary Clube, de Ilhabela.

Entenda a lei - O zoneamento sócio-econômico objetiva ordenar a expansão do Litoral Norte, respeitando as leis, como o Código Florestal que trata da preservação do meio ambiente.
As discussões para a elaboração da minuta e do mapa de zoneamento começaram há mais de dez anos, por um grupo de trabalho tripartite (formado por representantes do Estado, das prefeituras e da sociedade civil). Houve muita polêmica até se chegar a um consenso, que resultou no terceiro documento.
Depois de concluídos, os trabalhos serão apresentados ao Consema (Conselho de Meio Ambiente do Estado), que, se aprová-lo, o encaminha ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). Cabe a ele baixar o decreto de regulamentação da Lei Estadual. No texto proposto pelo governo, a lei estadual de Gerenciamento Costeiro deve conter áreas com zonas de restrição ambiental, desde a menor até a mais rigorosa. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caragua Virtual Nova Opção Imóveis

Guardadores de Carros fazem curso e se preparam para o Verão

Caraguatatuba - A prefeitura vai realizar um curso para os guardadores de carro de Caraguatatuba com o intuito de melhorar ainda mais o trabalho realizado pela Associação de Guardadores de Carro de Caraguatatuba. Caraguá tem atualmente 80 guardadores associados e está contratando mais 40 temporários para cobrir a temporada de verão. A Secretaria de Turismo (SETUR) quer que todos os participem do curso intensivo de capacitação que irá acontecer durante os dias 18, 19 e 20 de novembro, com apoio da Ditran, Ciretran, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretarias de Assistência Social e de Saúde. O curso vem acontecendo anualmente, mas segundo a diretora de eventos da SETUR, Felícia Bonfim, este ano o curso será mais abrangente e entregará um certificado aos participantes no final. Ela também informou que os guardadores aprenderão noções de postura, atendimento, receptivo turístico, normas de trânsito, procedimentos penais, através de palestras com profissionais de diversas áreas. Os guardadores de Caraguá receberão também novos uniformes para atuar no verão, o colete terá as cores azul e amarelo. (Fonte: PMC)

Prefeito se emociona com a visita de trabalhadores do PAT

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, recebeu em seu gabinete na última sexta-feira, participantes do novo projeto "Potencializando o Trabalhador", desenvolvido com sucesso pelo PAT de Caraguá. Visitaram o prefeito dois representantes de cada segmento do projeto, que oferece cursos, cooperativa e apoio social. O PAT de Caraguá tem demonstrado que trabalha visando não só a capacitação e inserção de trabalhadores no mercado, como também com a qualidade de vida dos que o procura.
A coordenadora do PAT conta que foi devido a grande procura da população que acabou desenvolvendo alternativas para ajudar os trabalhadores desempregados a conseguir um espaço no competitivo mercado de trabalho.
O prefeito recebeu os trabalhadores capacitados pelo PAT nas áreas de trabalho doméstico, pizzaria, caixa de supermercado, cozinha, manicure e bombons. O prefeito recebeu uma cesta de bombons e ficou maravilhado com os resultados do projeto. Ele afirmou que sempre apoiou e deu autonomia ao PAT porque confia e acredita no trabalho que busca gerar emprego, renda e qualidade de vida. Emocionado, parabenizou ao participantes e pediu que todos valorizassem a mudança na qualidade de vida após terem participado do projeto e que continuassem assim.
O PAT instituiu no último semestre, uma programação de cursos de capacitação profissional, treinamento e orientações sobre postura no trabalho. Atualmente 26 pessoas estão empregadas, todas após participarem de um dos programas - o "Caminho da Conquista", que atende no momento mais 14 pessoas. (Fonte: PMC)

Saiba mais sobre o Caminho da Conquista

Caraguatatuba - Para realizar este programa, o PAT conta com o apoio de voluntários, que são pessoas com 2º grau completo e conhecimentos em informática. O voluntário que não tem conhecimentos em informática faz o curso no PAT. O treinamento é feito no próprio PAT, onde o participante põe em prática trabalhos administrativos, de atendimento ao público, recepção, noções de informática, atendimento ao telefone, visita para captação de vagas.
Os participantes do projeto após o treinamento e, com um pouco mais de experiência passam a ter acesso a uma lista de vagas do PAT, que seleciona e encaminha o candidato já preparado para atender às exigências da vaga. "Os empregadores sempre optam pelo candidato enviado com referências pelo PAT", disse a coordenadora do PAT, Cristina Bota.
O PAT de Caraguá atende cerca de 140 pessoas por dia, oferecendo os serviços de seguro desemprego, intermediação de mão-de-obra, Banco do Povo, projetos de Capacitação Profissional, cooperativas, entre outros. A coordenadora Crsitina Bota lembra que é importante que as pessoas que se cadastraram no PAT compareçam para atualização de seus dados. "Às vezes temos vagas para determinada pessoa e não a encontramos por conta de informações desatualizadas no cadastro", afirma. (Fonte: PMC)

Caraguá na penúltima etapa do Paulista de Bicicross

Caraguatatuba - Pilotos de Bicicross de Caraguá participaram da 8ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross, realizada em 26 de outubro, em Várzea Paulista - São Paulo. Caraguá foi representada por 27 pilotos que disputaram várias categorias e modalidades. O campeonato foi disputado por 250 pilotos, de clubes e equipes de diversos municípios do estado de São Paulo, Minas Gerais e outros. A equipe de Caraguá foi a quinta colocada na classificação geral. Entre os participantes com melhores classificações podemos citar os pilotos Renie Oliveira, Murilo Spagnol, Evandro Castilho, Acácio Nonato, Bruna Cruz, Julia Cruz, Edialine Cruz, Dayane Freitas, Talita Ingrid, Maurício Molinaro, Willian de Paula, Cainã Lima César, Paulo César Fi, Francisco Sávio, Danilo Reis, Derli Bueno, Fernando Maximiliano, todos entre o 2º e o 7º lugar. Caraguá já tem favoritos para a final do campeonato paulista, como o Paulo César Fi, Bruno Spagnol e Maurício Molinaro. A última etapa vai acontecer em 23 de novembro e definirá os campeões do estado. Nosso pilotos já estão de olho nas olimpíadas de 2006, já que o bicicross é um esporte olímpico. De acordo com o presidente do Caraguá Bicicross Clube, José batista de Lima Cezar, os interessados terão de se dedicar. "Teremos que passar pelo paulista, em seguida pelo Brasileiro e o sul-americano e aí sim, disputar com os melhores do mundo na Olimpíadas. Temos que estar de olho em tudo, até mesmo nas regras e formas de classificações do bicicross estão passando por sendo mudanças em função da Olimpíada", declarou Cezar. (Fonte: PMC)

Ademar de Barros Filho doa terras para Caraguá
Ademar de Barros Filho esteve ontem, em Caraguatatuba, para oficializar uma doação de 121 mil metros quadrados de área para a prefeitura da cidade. As terras estão localizadas nos bairros Porto Novo, Travessão e Barranco Alto

Caraguatatuba - O político e empresário Ademar de Barros Filho (PP) visitou Caraguatatuba, na manhã de ontem, 24, para oficializar a doação de terras para a prefeitura da cidade. Segundo ele, seu objetivo é contribuir por melhorias na região sul.
As terras, antes pertencentes à Fazenda de Cacau da Lacta e agora de sua propriedade têm um total de 121 mil metros quadrados e o valor do metro quadrado está estimado em R$20. "Essas terras poderão abrigar projetos sociais, de saúde, de educação e esportes, além de melhorar acessos com vias públicas, que o prefeito Antonio Carlos vai fazer", disse Barros Filho. Segundo ele, existe uma parceria com a cidade que vem de longa data, desde a época de seu pai.
Durante a assinatura do termo de doação, que aconteceu no gabinete do prefeito Antonio Carlos da Silva, ele agradeceu a doação, lembrando que a família do político tem história em Caraguá e que, mais uma vez, está contribuindo para o desenvolvimento da cidade. "Ele já tinha nos cedido a área onde está instalado o Ciefi do Travessão, e agora, com as novas áreas doadas, vamos instalar um distrito industrial não poluente, que vai gerar empregos em nosso município", afirmou o prefeito.
O advogado Roberto Celeste, assessor de Barros Filho, lembrou também que em 1968, foi concedido o Título de Cidadão Caraguatatubense, aprovado pela Câmara Municipal da época, a Ademar de Barros Filho. "O importante é que mesmo 30 anos depois, Ademar continua provando que é cidadão de Caraguá", falou.
O prefeito Antonio Carlos ressaltou a importância de se resgatar um passado, para que exista o futuro. "Temos sempre que nos fortalecer através da memória".
Ao final do encontro, Ademar de Barros Filho e seus assessores foram convidados a conhecer a sede da Secretaria Municipal de Educação, onde juntos almoçaram. (Fonte: PMC)

Motorista enfrenta fila na Tamoios

Caraguatatuba - A subida da serra do Mar pela rodovia dos Tamoios no retorno do final de semana durou até 40 minutos na noite de anteontem. Foram registrados oito quilômetros de congestionamento na estrada.
No km 74, o acostamento não estava liberado por causa da obra de recuperação que está sendo feita no local.
O trânsito também ficou complicado no trevo de entrada de Caraguá devido ao excesso de carros. A polícia calcula que em torno de 13 mil veículos passaram pelas estradas no final de semana. A viagem durou em média duas horas até São José.
Na rodovia Oswaldo Cruz (Ubatuba-Taubaté) o fluxo de veículos também foi intenso. A polícia não registrou nenhum acidente com vítima fatal no litoral.
O secretário de Turismo de Caraguá, Paulo Noronha, informou por meio da assessoria de imprensa, que 150 mil pessoas passaram pela cidade.
Ele disse que a previsão é de movimento intenso de turistas nos próximos finais de semana. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo



Curso de Formação de Preços em Ilhabela


Ilhabela - O Sebrae SP em parceria com a Associação de Hoteís e Pousada de Ilhabela, realiza o Curso Como Definir Preço de Venda no Serviço que tem como objetivo desenvolver a competencia de classificar os componentes do preço nas vendas nos serviços com base no lucro projetado.
Os empresários participantes irão aprender a calcular atraves do custeamento direto e por absorção, bem como apurar o ponto de equilibrio da empresa. O curso trata as tecnicas que permite comparar resultados, visando oferecer melhorias na performance economico e finaceiro da empresa. Maiores informações: Sebrae-SP (12) 3882 1744. (Fonte: SEBRAE-SP)

Comissão de inquérito termina a etapa dos depoimentos

Ilhabela - Com o depoimento do delegado titular da Polícia Civil de Ilhabela, Vanderlei Pagliarini, a CEI (Comissão Especial de Inquérito), que investiga o registro irregular de áreas públicas em nome de particulares, concluiu a primeira etapa do trabalho .
Resta agora à relatora, Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), redigir seu relatório e enviá-lo à Câmara para votação, o que, garante ela, será realizado respeitando o prazo de 60 dias determinados no requerimento que aprovou a criação da comissão, em 6 de outubro. Na reunião da terça-feira, 21, Pagliarini falou sobre a ocupação do Morro do Encantado, no Bairro do Piuva, região sul da ilha, questão central da CEI, antes que - por meio de votação – novas convocações fossem consideradas “desnecessárias” por três dos cinco vereadores que compõem a comissão.
O presidente da CEI, Rogério Ribeiro de Sá, Catolé (PT) e um dos membros, Lino Sílvio Alves de Pinho, o Maguila, (PDT), tentaram continuar com as convocações de pessoas citadas em depoimentos anteriores, entre eles o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), mas seus votos foram vencidos pelos da relatora, Nanci, e dos outros dois membros da comissão, José Garcia de Souza (PSB), e Valter Duarte de Souza, (PSDB), que afirmavam já ter dados suficientes para iniciar o relatório.
Nanci afirmou que, embora Pagliarini tenha trazido novas informações de ocupação irregular de terras em áreas de mananciais e regiões circunvizinhas de cachoeiras, já é possível chegar ao “fundo da verdade”. “Para mim, os depoimentos mais esclarecedores ouvidos pela CEI foram do doutor Odair (Odair Barboza, procurador Jurídico da Prefeitura) e do Júlio César (Júlio César Rodrigues dos Santos, chefe do setor de cadastro da prefeitura), e é baseada neles que vou redigir meu relatório”.

Apuração continua - Catolé comentou que, embora tenha sido votada a interrupção dos depoimentos, os trabalhos de apuração da comissão ainda não estão terminados: “Eu e o Maguila vamos até o SPU (Serviço do Patrimônio da União), em São Paulo, para verificar qual é a real situação da área do Encantado e de outros terrenos públicos que estariam sob suspeita de estar em situação irregular”.
Mas a resposta que o presidente da CEI mais quer ouvir é sobre a situação do terreno do Encantado. Se for área livre do loteamento Barra Velha, como atestam documentos apresentados pelo delegado da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) José Luiz Tibiriçá emseu depoimento à CEI, em setembro, não poderia ser comercializada para a construção de residências.
Se for patrimônio da União por estar na área de marinha (33 metros a contar da linha da maré média) não pode ser transferida para particulares sem o consentimento do SPU.A questão, depois de veiculada por um programa jornalístico da TV Band, acabou por gerar um movimento que culminou na aprovação de um requerimento de Catolé, pedindo a instauração de uma CEI.
A vereadora Nanci afirmou que seu relatório estará pronto até o dia 6 de novembro, quando cessam os 60 dias pedidos pela CEI para que o relatório seja votado na Câmara. O prazo, de acordo com o requerimento que instituiu a comissão, pode ainda ser prorrogado por mais 60 dias, caso os integrantes achem necessário.

Pagliarini: “Encantado virou questão policial” - O delegado titular da Polícia Civil de Ilhabela, Vanderlei Pagliarini, ouvido pela CEI do registro irregular de áreas públicas em nome de particulares na última terça-feira, 21, afirmou que foi obrigado a intervir como autoridade policial na questão de disputa pela posse do morro do Encantado: “A polícia não entra no mérito da discussão da posse. Porém, se há violência ela passa a atuar, mais para impedir que isso aconteça”, comentou.
Tal fato, segundo ele, acabou por levar à prisão por quatro dias Rogério Caetano, que alega estar na posse do terreno do encantado há mais desde 1995 e mais três de seus amigos Fábio Mazeto, Fábio de Assis e outro, conhecido como Juninho.
Eles, segundo Pagliarini, são acusados de falsificação de documentos públicos – questão que teria sido apurada após a apreensão de alguns registros que estavam em poder de Caetano e Mazeto; formação de quadrilha, entre outros.
O delegado também afirmou à comissão que outro que disputa a posse do mesmo terreno, Marcio Jordão Faccioli, é acusado de exercício ilegal da profissão, por fazer-se passar por corretor de imóveis. Pagliarini confirmou a informação. “Houve uma diligência promovida pelo Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), pois havia recebido a denúncia de pessoas exercendo a função de corretor sem o devido cadastro. Um dos locais visitados foi o escritório do Faccioli, em Santos”.
Ele ainda declarou que foi feito um Termo Circunstancial e que o mesmo foi remetido ao Fórum de Ilhabela para que sejam tomadas as devidas providências. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

São Sebastião disputa sede do Congresso Nacional de Cerimonial

São Sebastião - A cidade de São Sebastião está participando do 10º Congresso Nacional de Cerimonial Público, organizado pelo Concep (Conselho Nacional do Cerimonial Público), em evento que tem início amanhã, 28, e prossegue até a próxima sexta-feira, 31, no Rio Poty Hotel, em São Luiz (MA). São Sebastião é candidata a sediar o congresso no ano que vem, disputando a “vaga” com Goiânia (GO) e Vitória (ES).
Trata-se do segundo evento em nível nacional que o município participa em menos de uma semana. O primeiro foi o 31º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo, chamado de “Feira das Américas”, entre os dias 21 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro, realizado pela Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens). Na ocasião, São Sebastião patrocinou a sala de imprensa, que foi visitada por centenas de jornalistas brasileiros e de outros países.
A Coordenadoria de Cerimonial da Prefeitura de São Sebastião está em campanha desde o ano passado e tenta sensibilizar os 800 membros filiados ao Concep com direito a voto. De acordo com o coordenador do Cerimonial da prefeitura, Ragmar Corga, diversos ofícios solicitando apoio à candidatura foram entregues aos membros do comitê que participaram da 2ª Jornada de Cerimonial Público, realizada no último mês de setembro no Teatro Municipal, em São Sebastião. Caso a cidade seja eleita, será a primeira do Estado de São Paulo a sediar o congresso.
Além dos ofícios, em São Luiz a Prefeitura de São Sebastião estará mostrando as belezas naturais da cidade em um estande, com folheteria, CDs, banners, entre outros materiais de divulgação. Mas para sensibilizar os membros votantes, a cidade mostrará que tem condições para sediar um evento deste porte. “Está mais do que provado que o município oferece infra-estrutura necessária para um evento deste tipo. Prova disso foram as duas jornadas de cerimonial público que foram realizadas no Teatro Municipal, em que dezenas de pessoas de vários estados estiveram presentes”, diz o coordenador Ragmar Corga. Ainda de acordo com ele, a campanha sebastianense está sendo direcionada às regiões Sudeste e Sul.
“A realização do evento em São Sebastião aquecerá o comércio, já que o participante terá de se hospedar, fazer refeições e até mesmo poderá levar lembranças da cidade. Ele poderá ainda voltar a passeio e trazer a família em uma outra oportunidade. O prefeito Paulo Julião está investindo em excelência nos serviços, e isso facilitará bastante, já que a média de público para cada dia de evento é de aproximadamente 400 pessoas”, explica Ragmar Corga. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Marcenaria e Carpintaria Progresso Jornal A Semana Pousada Maranduba

Município festeja hoje 366 anos

Ubatuba - O aniversário de 366 anos de Ubatuba será comemorado hoje com muitas atrações para os turistas e moradores. A festividade começa com o desfile oficial que será realizado na avenida Iperoig, no centro, a partir das 8h.
Na Paróquia Exaltação da Santa Cruz, acontece a missa em homenagem à cidade, às 19h.
A Câmara realiza a entrega de títulos de cidadão Ubatubense, no prédio da Unitau (Universidade de Taubaté), às 20h. A programação continua com o Salão de Artes Plásticas, na igreja São Francisco, na sexta-feira. A festa será encerrada domingo com a 15º Feira das Nações. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba implanta "disque-turismo"
Turistas podem obter gratuitamente, por telefone, informações sobre hospedagem, serviços e passeios na cidade

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba implantou uma central telefônica para atendimento ao turista. As pessoas podem utilizar o serviço para receber gratuitamente informações de pontos turísticos, passeios, eventos, hospedagens, serviços, telefones úteis, entre outros.
O número da central é 0800-7717400. O serviço vai funcionar todos os dias da semana, inclusive nos feriados.
O "disque-Ubatuba" funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 22h, sábados das 8h às 19h e domingo das 10h às 17h. O usuário não precisa se identificar para acessar as informações.
O objetivo da prefeitura é manter a central de atendimento em caráter permanente, mas o serviço deverá ainda passar pelo "teste" da temporada de verão, quando mais de 500 mil turistas passam pela cidade, segundo previsão da Secretaria de Turismo.
A central foi instalada na sede do Centro de Informações Turísticas, localizada na avenida Iperoig, na região central.
Para o presidente da Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Ubatuba, Ignácio Strass, a central é importante para oferecer melhor prestação de serviço aos turistas.
"Esperamos um retorno satisfatório na temporada pois o visitante terá com o serviço mais uma opção para escolher a sua hospedagem", disse.
Strass afirmou que a expectativa é ter uma ocupação entre 90% e 100% da rede no verão. Hoje, em torno de 40% das vagas estão reservadas para a temporada. O município tem em torno de 20 mil leitos distribuídos entre 140 hotéis e pousadas.
POSTOS - Para agilizar o atendimento aos visitantes durante a temporada de verão, a prefeitura vai instalar também dez postos de atendimento ao turistas e dez PAM (Postos de Atendimento Médico). Os postos vão funcionar em estandes pré-montados em vários pontos da cidade.
No PAM haverá uma equipe com médicos, enfermeiros e uma ambulância para casos de emergência. Os postos começam a funcionar no início da temporada, em dezembro.
O ValeParaibano tentou localizar o secretário de Turismo de Ubatuba, Sérgio Carvalho, várias vezes na tarde de ontem, mas ele não retornou as ligações para comentar o assunto. A informação é que Carvalho estava viajando. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba realiza obras de asfaltamento

Ubatuba - A Secretaria de Obras de Ubatuba concluiu o asfaltamento de sete ruas do bairro Marafunda. Segundo a prefeitura, as obras eram uma antiga reivindicação dos moradores do bairro. As ruas que receberam as obras de asfaltamento foram José Pedro, Salomão José de Oliveira, José Pinto de Oliveira, Benedita Campo dos Santos, Sebastiana Maria de Jesus, Maria Josefa do Rosário e José da Rocha Filho. Segundo a prefeitura, além das obras de asfalto, o bairro também vai receber uma escola. O processo de licitação para as obras de construção da escola do bairro já foram iniciadas. (Fonte: ValeParaibano)

3º Ubapesc Torneio em Duplas 2003
Ubatuba vai se transformar na “Capital da Pesca” no mês de novembro. Dois grandes eventos acontecerão na cidade: o 3º Ubapesc e a 6ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca.

Ubatuba - O Ubapesc vem se transformando no maior torneio de pesca em duplas do estado de São Paulo e esse ano chega a sua terceira edição. A praia do Cruzeiro deve receber mais de 150 pescadores de vários estados do Brasil, nos dias 8 e 9 de novembro. Neste ano a competição passou a fazer parte do Calendário Desportivo Nacional e o principal objetivo é estimular e difundir a pratica da pesca, promovendo também o congraçamento entre os praticantes federados e os avulsos, incentivando assim a descoberta de novos valores, que possam algum dia talvez, se filiar a clubes. As inscrições devem ser feitas antecipadamente e custam 40 reais por dupla e o sorteio dos boxes acontece dia 8 à partir das 11 horas. A etapa de sábado tem início às 14 horas, terminando às 18, quando tem início a pesagem. No domingo a etapa começa às 8 horas com encerramento às 12, com a pesagem, seguida da premiação . Inscrições e informações através do telefone (0xx12 3833-7074) ou do e-mail clubepescaubatuba@yahoo.com.br, sendo que as inscrições se encerram na sexta –feira 7 de Novembro ás 16 horas. O regulamento pode ser encontrado no site www.cbpds.com.br/html/reg-ubapesca.htm .A realização é do C. P. U - Clube de Pesca de Ubatuba, direção CBPDS – Confederação de Pesca e Desportos Subaquático, fiscalização FPPL – Federação Paulista de Pesca e Lançamento e a arbitragem da CNA – Comissão Nacional de Árbitros.

Premiação:
1º ao 10º Lugar - Troféus............. Categoria Geral
1º ao 5º Lugar - Troféus............. Categoria Federado
1º ao 5º Lugar - Troféus............. Categoria Avulso
1º ao 3º Lugar - Troféus............. Categoria Master.
1º ao 3º Lugar - Troféus............. Categoria Juvenil
1º ao 3º Lugar - Troféus............. Categoria Feminino
Maior Peça - Troféu.............. Geral ” Individual ”

Campeonato Paulista de Pesca - No dia 23 de novembro acontece a 6ª e última etapa do Campeonato Paulista de Pesca, nas categorias Individual e Interclubes, simultaneamente, nas categorias Masculina, Master, Juvenil e Feminina. É a primeira vez que Ubatuba recebe uma etapa do Campeonato Paulista.No Masculino o líder é Roberto Kawabe do clube Mauá, no Máster a liderança é de Nobuhilo Watanabe, do clube Gaivota. No Feminino Vilma Domiciano do Caraguá ocupa a primeira posição enquanto Phillipe Silva, do Mauá, lidera entre os Juvenis. A premiação obedecerá o mesmo critério dos cinco últimos Campeonatos, excetuando-se que haverá um troféu em homenagem ao atleta que, com 65 anos de idade ou mais, vier a obter, no Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento de 2003, obedecido o mesmo critério de apuração para a categoria Individual, o maior número de pontos. A prova começa às 8 horas na praia do Cruzeiro, sendo esperada a participação de quase 200 atletas A realização é da FPPL – Federação Paulista de Pesca e Lançamento, com o apoio do CPEVAP (clube de Pescadores do Vale do Paraíba) e do CPU (Clube de Pesca de Ubatuba).

Programação Aniversário da Cidade

Ubatuba - As comemorações do 366º aniversário da emancipação político-administrativa de Ubatuba contarão com atrações diversificadas com destaques para inauguração de escola e ginásio de esportes no Taquaral, prédios das Secretarias da Educação , Assistência Social e anexo da Secretaria da Saúde ,além da estátua em homenagem ao caiçara e do asfaltamento da estrada municipal UBT - 355, ligando o bairro do Rio Escuro ao Monte Valério.
tradicional desfile será realizado dia 28 de outubro na Av. Iperoig estando confirmada a participação de 80 entidades. Este ano, a Secretaria de Esportes e Lazer - SEL inclui uma série de competições na modalidades de pedestrianismo , natação e partida de futebol com artistas da TV Globo e a final do campeonato municipal no dia do aniversário.

28 de outubro (terça-feira) - ANIVERSÁRIO DA CIDADE
8h00 - Cerimônia de Hasteamento da Bandeira
8h30 - Desfile Oficial. Tema: Pluralidade Cultural - Local: Av. Iperoig
15h00 - Final do Campeonato Municipal de Futebol
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu
19h30 - Missa na Igreja Matriz
20h00 -Sessão solene na Unitau - Entrega de títulos de “Cidadão Ubatubense”

31 de outubro (sexta-feira)
20h00 - I Salão de Artes Plásticas de Ubatuba
Local: Salão Igreja São Francisco  (Fonte: ACS-PMU)

Mensagens Topo

PRTB   Litoral Virtual
Infodesign
Moacyr Imóveis   Porto das Artes
Pousada Barra da Lagoa
Jornal A Semana
Pousada Vivamar   Di Monaco

Carta do Leitor Topo

-


Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

São Sebastião

Maresias - São Sebastião

Praia de Maresias
©2003 Alcides Trauzola Filho


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor