Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 30 de outubro de 2003 - Nº 899 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Captação de água será do Daee e da Cetesb a partir de 2004


Caraguatatuba
Antonio Carlos passa bem e é liberado do Incor
Caraguá Tuning Show acontece em novembro
Sarau Literário acontece no Coreto
Feira de Negócios movimenta Caraguá
Caraguá constrói sede da PM no Indaiá
Festival estudantil premia as melhores peças em Caraguá


Ilhabela
Baepi Pinna vence o Campeonato Paulista de Opitimist

São Sebastião
Comdurb discute hoje Tebar, garagens náuticas e uso do solo
Emissário pode sofrer mudanças
Protesto tenta barrar lei em São Sebastião
Pressão popular pode reverter alterações na Lei de Uso do Solo
Adolescente invade casa na Barra do Una para assistir televisão
Maresias tem hoje plantão da polícia
Copa Inter-Ruas de Futsal começa com chuva de gols


Ubatuba
Ubatuba ganha 1ª Turma de EMPRETECOS
Paulo Julião destaca valorização do caiçara
Mais duas obras foram desembargadas na Toninhas
Categoria “Pais e Filhos” na etapa final do Hang Loose Júnior e Mirim de Surfe
Escoteiros de Ubatuba participam de acampamento nacional
Torneio de Judô
Etapa final do Circuito de Águas Abertas já tem data marcada
Programação Aniversário da Cidade

Seções
Conto
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Captação de água será do Daee e da Cetesb a partir de 2004

Litoral Norte - Os processos de outorgas para captação de água, competência hoje do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão do Estado, deverão ser feitos em conjunto com a Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental), a partir de 2004. A informação foi dada ontem pelo engenheiro Nazareno Mostarda Neto responsável pela Divisão de Recursos Hídricos do DAEE no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Ele falou durante o seminário “Gestão das Águas no Litoral Norte de SP”, realizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião/Ilhabela, no Hotel Porto Grande. Cerca de cem pessoas compareceram ao seminário, entre representantes de sociedade amigos do Litoral Norte, advogados, representantes da Sabesp, além do secretário de Meio Ambiente de Caragua-tatuba, Auracy Mansano.
O Daee tem oito diretorias no Estado de São Paulo. A diretoria em Taubaté atende a 41 municípios, incluindo as cidades do Litoral Norte. Mas existe um escritório técnico em Caraguatatuba.
Durante sua palestra, Nazareno Neto disse que há enorme volume de normas que regulamentam a questões referentes aos recursos hídricos.
Ele acentuou que atualmente o enfoque deve primar pelos aspectos da quantidade e também da qualidade da água da população futura também.
O diretor lembrou a condição grave do reservatório do Rio Paraíba, com 13% de sua capacidade. “O Paraíba também fornece água para o Rio de Janeiro, completou. “Temos de enxergar a água de maneira diferente; ainda consideramos gasolina mais importante que água”, lamentou.
O diretor lembrou que fatores como aumento populacional, grande produção de produtos que usam a água como insumo, desmatamentos, além de prejuízo da água pela população, agravam a falta de água no planeta. Ele é favorável à reutilização da água, o que já ocorre no Estado, mas não de maneira institucional.
Disse que a Volkswagen, por exemplo, já promove este processo com excelentes resultados. Ele é favorável à proposta de cobrança pelo uso da água. “Não se trata de mais um imposto, mas a base para sustentação das futuras gerações”. Ele defende a necessidade dos recursos provenientes desta cobrança serem destinados para os Comitês de Bacias Hidrográficas.
Quanto a captações clandestinas no Litoral Norte a situação é intensa e cresce, também, por meio perfuração de poços. Nazareno Neto afirmou que não adianta um “batalhão de fiscais”, sendo necessária a conscientização. O Daee tem 40 fiscais no Estado de São Paulo. Na diretoria de Taubaté, que atende também o Litoral Norte, são apenas quatro fiscais.
“Reuso de água e suas implicações jurídicas” foi a palestra proferida pela advogada especialista em direito ambiental, Patrícia Trindade do Val, de Santos.
Patrícia explicou que a Política Nacional dos Recursos Hídricos, lei 9.433/1997, já prevê medidas voltadas à racionalização para a maior quantidade e qualidade da água. Também favorável à cobrança pelo uso da água, a advogada afirmou que esta proposta é forma de promover maior conscientização.
“O papel do Comitê de Bacias Hidrográficas na Gestão dos Recursos Hídricos do Litoral Norte de SP” foi a palestra da assessora da Secretaria Executiva do CBH/LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) Lenina Mariano.
Entre as metas do CBH/LN, está a criação da Agência de Bacias do Litoral Norte, a fim de possibilitar maior recurso financeiro, uma vez que os repasses do Estado são insuficientes. Para a criação da agência, cada cidade do Litoral Norte deverá sancionar legislação, aprovada pelas Câmaras. Ubatuba já aprovou projeto de lei e o processo nas demais câmaras da região estão em andamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caragua Virtual Nova Opção Imóveis

Antonio Carlos passa bem e é liberado do Incor

Caguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, que foi internado na terça-feira no Incor (Instituto do Coração) em São Paulo, passa bem e obteve alta no início da tarde de ontem. Ele foi submetido a um “check up”. Os exames revelaram gastrite.
Pela manhã, ainda no quarto do hospital, após últimos exames, ele contou que havia sentido uma dor no peito, no domingo; por isto optou por se submeter a exames no Incor. Antonio Carlos foi atendido pelo cardiologista Roberto Kalil, médico particular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Por recomendação médica, Antonio Carlos só retomará os trabalhos na prefeitura na próxima segunda-feira. “Está tudo bem”, disse sua mulher Mirlene Veneziani, que o acompanhava no hospital. “Estou pronto para outra”, brincou o prefeito. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá Tuning Show acontece em novembro

Caguatatuba - Caraguá sediará, pela primeira vez, exposição e campeonato de som e carros rebaixados. Com apoio da Secretaria Municipal de Turismo da cidade, a realização do evento é da Gutierrez Mega Eventos e do Arruda Tuning. O encontro, que reunirá carros antigos, hot-roud e turbinados, acontecerá no próximo dia 9 de novembro, domingo, a partir das 9 horas, na Praça de Eventos, no Centro.
Além da exposição de carros, serão montados estandes de lojas e fábricas de peças do ramo.
Para o campeonato, serão julgadas três categorias: tuning passeio pequeno, tuning passeio médio e tuning passeio grande. Pick ups, carros antigos e importados também podem participar. Segundo os organizadores do evento, quando menos original o carro for, melhor. O juri será formado por representantes da MTM Brasil, empresa especialista no ramo.
A entrada para o evento será um quilo de alimento não perecível, que será entregue para entidades assistenciais de Caraguá.
Mais informações nos fones (11) 9836-2929 e (12) 9721-8011. (Fonte: PMC)

Sarau Literário acontece no Coreto

Caraguatatuba - O Curso de Letras das Faculdades Integradas Módulo, com o apoio da Fundação Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), realizará no próximo sábado, dia 1º de novembro, o X Sarau Literário, este ano sob o tema "Cultura Caiçara". A apresentação que terá início às 20:00h, contará com apresentações teatrais, de poesias e danças típicas do regional caiçara e pela primeira vez será realizado ao ar livre.
O Sarau, que tradicionalmente acontece nas dependências das faculdades, este ano estréia no coreto da Praça Cândido Mota, no centro de Caraguatatuba. Segundo os organizadores, a parceria facilitará a participação popular, garantindo o sucesso do evento que já se tornou um marco da cultura na cidade. (Fonte: PMC)

Feira de Negócios movimenta Caraguá

Caraguatatuba - A primeira Feira de Negócios do Litoral Norte, a FENELIN, encerrou-se ontem, reunindo empreendedores das mais diversas áreas de atuação numa grande exposição na Praça de Eventos.
A iniciativa foi da ACE-Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba que realizou a feira com o apoio da Prefeitura. Foram 50 estandes que apresentaram ao público 50 empresas e prestadores de serviços do Litoral Norte e região.
De acordo com o presidente da ACE, Jorge Washington, a feira de negócios foi uma oportunidade para a comunicação direta entre os empreendedores das mais diversas áreas de atuação, aproveitando os negócios aquecidos pela temporada de verão.
Jorge Washington disse que a FENELIN despertou o interesse de muitas empresas da região: hotéis, pousadas, bares, restaurantes, receptivo turístico, agências de viagem, artesanato e esporte; recursos humanos – cooperativas de treinamento, cooperativa médica e odontológica, escolas de idioma e qualificação profissional, medicina ocupacional, recrutamento e seleção de pessoal; e serviços – concessionária, distribuidora de equipamentos e máquinas, financeira, gráfica, imobiliária, construção, decoração, informática, gráfica, imobiliária, construção, decoração, informática, limpeza e conservação, segurança, propaganda e marketing, seguros e náutica. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá constrói sede da PM no Indaiá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba está construindo o novo prédio da Companhia da Polícia Militar no bairro Indaiá, região central. A obra, que é feita em parceria com o governo do Estado, está estimada em R$ 65 mil. Hoje, a companhia funciona em um prédio junto com a delegacia da Polícia Civil. A conclusão da obra está prevista para 60 dias mas não há data definida para o início do funcionamento da companhia no local. O novo prédio terá alojamento, posto médico e odontológico, cozinha, refeitório, oficina, almoxarifado, centro de operações e salas de aulas, entre outros. (Fonte: ValeParaibano)

Festival estudantil premia as melhores peças em Caraguá

Caraguatatuba - Chegou ao fim o FET – Festival Estudantil de Teatro, depois de 18 dias de apresentações ininterruptas no Auditório do Centro Cultural Maria Stella de Oliveira, sede da Fundacc, com atores representando 11 municípios do Litoral Norte, Vale do Paraíba, interior de São Paulo, e sul de Minas Gerais, num total de 300 participantes, levando ao auditório milhares de espectadores.
O FET foi realizado pela Fundacc – Fundação Educa-cional e Cultural de Caraguatatuba, FETACA – Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba, patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura.
A noite de premiação, contou com a presença dos grupos participantes e público em geral. Apresentada pela diretora cultural da Fundacc, Maria do Carmo, a cerimônia contou com palavras do organizador do FET, Junior Magresco, representante da FETACA, Dr. Pedro Norberto dos Santos, e da presidente da Fundacc, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira, a premiação aconteceu em clima de festa. No telão, o público pode assistir o clipe produzido por Adriana Coutinho, e relembrar os trechos mais especiais e momentos mais marcantes dos espetáculos participantes, apontando os seus preferidos.
Na categoria esquetes, o vencedor foi “Na Floresta”, da Cia Genérico, EE. Colônia dos Pescadores, Caraguá, que levou o prêmio de R$ 500 reais.
Na categoria infantil em segundo lugar “Vamos Brincar!”, grupo Trâmite do Acaso, da FASC – Faculdade de Artes Santa Cecília de Pindamonhangaba, levou R$ 750 reais e em primeiro lugar, “O Caminho dos Reis”, grupo Teatryonne, da EE Profª Yonne César C. de Oliveira, de Pindamonhangaba, com o prêmio de R$ 1500 reais.
Já na categoria adulto, em segundo lugar, “O Assalto”, Espinoza e Fulanos Cia Ltda, da Aprova Vestibulares, de Taubaté, levou o prêmio em dinheiro de R$ 750 reais.
E com o primeiro lugar, “A Casa Fechada”, da Cia Controvérsias Teen, da EE João Martins de Almeida, de Pindamo-nhangaba, com o troféu de vencedor e mais R$1500 reais. Além dos prêmios em dinheiro, os grupos premiados ganharam troféus, e certificados.
Segundo Magresco, organizador do festival, o saldo do FET foi muito positivo – “Como orientador cultural da Fundacc, me orgulha muito perceber o crescimento do movimento cultural na área de Artes Cênicas, e terminamos o 2º FET com e certeza de que pudemos proporcionar ao público presente, principalmente aos estudantes, espetáculos diversificados de muita qualidade, descobrindo novos textos, novos talentos e assistindo à releituras de obras que já conhecemos nas mais variadas concepções”. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo



Baepi Pinna vence o Campeonato Paulista de Opitimist

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Diretoria Náutica, com patrocínio da FreeCard realizou no último final de semana, dias 25 e 26, no Centro de Regatas da Secretaria de Turismo as regatas finais dos três campeonatos: 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Veteranos, 2ª Etapa da Taça Cosp 2003 e Copa Freecard (veteranos e principiantes).
No total, aconteceram nove regatas, sendo cinco realizadas na semana passada e quatro nesta. 51 velejadores participaram das competições entre eles 23 de Ilhabela entre veteranos e principiantes do Clube Municipal de Iatismo, Projeto Navegar e Grêmio de Vela de Ilhabela, que buscam uma vaga para o Campeonato Brasileiro, que acontece em Porto Alegre, de 6 a 16 janeiro de 2004.
O velejador ilhabelense Baepi Pinna (Grêmio de Vela de Ilhabela) vinha mantendo a liderança na classificação geral desde o início da Copa ficando em 1º lugar em três regatas e em 3º nas outras duas. Nas últimas regatas pegou um 3º, um 2º e mais dois 1º sagrando-se o grande campeão na categoria veterano masculino e geral.
Também na categoria veterano masculino e geral, Gabriel Melchert (YCSA) ficou em segundo lugar e Juan Ignácio Carri (Garoa) ficou em terceiro.
Na categoria principiante o velejador de Ilhabela Ronyon Silva Oliveira (Grêmio de Vela de Ilhabela) ficou em primeiro lugar. O velejador terminou o campeonato em 22º lugar na classificação geral e possuí grandes chances de ir para o Campeonato Brasileiro.
Dos 18 velejadores da categoria principiante, sete são alunos do Projeto Navegar de Ilhabela. Outros velejadores como João Mário e Ronyon também foram alunos do projeto. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Comdurb discute hoje Tebar, garagens náuticas e uso do solo

São Sebastião - O Comdurb (Conselho de Meio Ambiente e Urbanismo) de São Sebastião realiza hoje reunião extraordinária, a partir das 19h, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que fica no centro da cidade.
Conforme o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, um dos conselheiros do Comdurb, na reunião serão discutidos assuntos referentes ao estudo para renovação da licença ao Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Transpetro, sobre garagens náuticas e a respeito da lei municipal que trata do Uso do Solo.
Em relação ao Tebar, o Comdurb precisa se posicionar para a liberação da renovação do licenciamento ambiental 2003/2005. O Tebar opera com licença provisória da prefeitura desde o ano 2000.
Em relação às garagens náuticas, o Comdurb acompanha normas que estes empreendimentos deverão cumprir para se adequarem a fim de não provocar prejuízos ao meio ambiente e ao sossego público. O Ministério Público já se manifestou à prefeitura para que resolva as pendências.
A respeito da lei de Uso do Solo, o Comdurb quer avaliar a lei sancionada pelo prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, recentemente. O então projeto, de autoria do vereador Marcos Leopoldino, presidente da Câmara, não teve justificativa anexa, e foi aprovado “a toque de caixa”, ou em regime de urgência. (Fonte: Imprensa Livre)

Emissário pode sofrer mudanças

São Sebastião - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e o Daia (Departamento de Análise de Impacto Ambiental), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, estão discutindo mudanças que devem ser feitas no emissário submarino de esgoto instalado na praia do Araçá, na região central de São Sebastião.
Para isso, os dois órgãos vão assinar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta).
A medida foi tomada após manifestação de ambientalistas que apontam possível contaminação de praias provocada por supostas falhas no emissário.
Há mais de 15 anos o emissário, que funciona sem licença ambiental, despeja no Canal de São Sebastião o esgoto dos bairros da regiões central e norte.
Segundo o Daia, várias mudanças estão sendo analisadas, como o prolongamento da estrutura do emissário, monitoramento das praias, estudo de impacto ambiental, entre outros.
As propostas deverão ser executadas pela Sabesp. Não há uma data para a conclusão do termo que será apresentado à população em audiência pública.
O Daia informou que o funcionamento do emissário é precário mas hoje existe uma melhor qualidade da água.
Para o conselheiro ambiental do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) no Litoral Norte, Eduardo Hipólito do Rego, o emissário é uma das fontes de poluição das praias e do canal.
"A contaminação existe pois apesar do aumento do número de ligações de esgoto o emissário funciona com a mesma estrutura de quando foi instalado", disse.
Segundo a assessoria de imprensa da Sabesp no Litoral Norte, o emissário é uma forma de tratamento de esgoto. Não há um estudo que comprove que cause a poluição nas praias. (Fonte: ValeParaibano)

Protesto tenta barrar lei em São Sebastião

São Sebastião - Um grupo de 50 moradores de São Sebastião protestou ontem na Câmara contra a aprovação de dois projetos que modificam a lei de uso e ocupação do solo. Os manifestantes levaram faixas, bandeiras e usaram nariz de palhaço e roupa preta --representando luto.
Os projetos são de autoria do presidente da Câmara, Marcos Leopoldino (PTB), e foram sancionados pelo prefeito Paulo Julião (PSDB).
Uma dos projetos libera a instalação de postos de combustíveis, garagens, oficinas mecânicas e similares, na rodovia Rio-Santos no trecho da Praia Deserta ao bairro São Francisco.
O outro projeto, que prevê mudanças na costa sul, reduz de 600 metros quadrados para 400 metros quadrados a área de construção do bairro Paúba. No costão de Guaecá até a Praia Preta a redução foi de 5.000 metros quadrados para 600 metros quadrados.
Mesmo com a sanção, os vereadores aprovaram um requerimento pedindo o veto total do projeto referente à costa sul.
"Com o requerimento, queremos sensibilizar o prefeito para que ocorra uma possível mudança", disse o vereador Marco Antônio de Souza (PSDB).
O vereador Milton Costa (PMDB) afirmou que a redução dos lotes facilita a venda das áreas. "O preço dos lotes ficará mais acessível e a compra impede as invasões", disse.
A presidente da Federação Facenorte, Roseli Santaella, disse que os projetos vão interferir no meio ambiente. "As propostas deveriam ser discutidas em audiência pública. A aprovação foi um desrespeito com a população", disse.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito sancionou os projetos pois as mudanças não agridem o meio ambiente. Julião não foi localizado na tarde de ontem. A informação é que ele estaria em Brasília. (Fonte: ValeParaibano)

Pressão popular pode reverter alterações na Lei de Uso do Solo

São Sebastião - A pressão popular poderá reverter às alterações na Lei de Uso do Solo, previstas nos projetos de lei complementar 015 e 016/2003, de autoria do vereador Marcos Leopoldino, aprovados pela Câmara no dia 14 de outubro e sancionados pelo prefeito Paulo Julião na semana passada.
Ontem à noite, líderes comunitários da cidade fizeram um protesto durante toda a sessão, com faixas, cartazes e até “nariz de palhaço”.
Em manifesto assinado por Téo Balieiro (Federação Pró-Costa Atlântica), Rosely Santaella (Federação Facenorte), Célia Pinto (Federação Facenorte), Priscila Camargo (Sociedade Amigos do Guaecá), Regina Helena de Paiva Ramos (Sociedade Amigos de Juquehy), Maria José Amaral (Sociedade Amigos de Barra do Una), Antônio Carlos Arantes (AAB), Wanderlei Nogueira (Sociedade Amigos de Maresias), Artur Ramirez Balut (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião) e Rodrigo Salles (Sincopetro), o grupo “solicita em regime de urgência especial a revogação das leis”. Além disso, também pede que nenhum outro projeto que trate de mudanças na Lei de Uso do Solo seja discutido neste período.
Conforme relataram, a sociedade civil organizada está disposta a discutir qualquer tipo de alteração.
O presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, foi o alvo principal no protesto de ontem. Entre as frases estampadas nos cartazes mostrados no plenário: “Deus é fiel, esta é a luta do bem contra o mal”, “A sede do poder leva à mesquinharia e ganância”, “Bonita e Livre por natureza, livre da ganância e da especulação”.
Pouco depois da abertura, Leopoldino chegou a suspender a sessão após algumas manifestações.
Apesar do clima tenso, a sessão foi reaberta dez minutos depois. “A presença de vocês aqui mostra a força da população. Estamos junto com vocês, reconhecemos o erro, e aceitamos prováveis sugestões e alterações”, declarou Marco Antônio de Souza.
Rodrigo Salles, proprietário de posto de combustível e membro do Sincopetro, acredita que tudo caminha para uma ação civil pública. “Mesmo os vereadores declarando que estão abertos para discussão, achamos que é manobra política. Reconhecem o erro das leis, mas não admitem a revogação”.
O representante da Sociedade Amigos de Paúba, Daniel Pascalicchio, disse que o protesto mostra a vontade popular. “O processo foi contra todas as diretrizes. Legislam como querem e vão ter de responder por isso”.
A presidente da Federação Facenorte (entidade que reúne as sociedades amigos de bairro da Costa Norte), Rosely Santaella, diz que a solução é a revogação. “Queremos um novo projeto, não este empurrado goela abaixo”.
Para Téo Balieiro resta esperar o posicionamento dos vereadores pós-protesto. “Eles demonstraram que estão abertos a novas propostas. O saldo do manifesto é positivo, pois só de envolver a comunidade e sensibilizar a Câmara em assumir um equívoco já vale. Temos sim que iniciar uma discussão mais ampla da Lei de Uso do Solo, e para isso, temos o Fórum Regional de Gerencia-mento Costeiro e o Comdurb, não precisa criar nenhuma comissão”, concluiu.
Na tribuna da Câmara, pouco antes do encerramento da sessão, Marcos Leopoldino, garantiu que irá se reunir com a sociedade civil organizada. “Estou disposto para qualquer conversa, debate, mesa redonda. Não vou fugir. Se essas leis estiverem no meio da conversa, vamos mexer”, finalizou.
O início da polêmica - Desde a votação e aprovação em regime de urgência dos dois projetos de alteração da Lei de Uso e Ocupação do Solo, o tema vem gerando polêmica. Algumas entidades chegaram a pedir o veto das leis. O prefeito assinou a sanção no final da semana passada.
O projeto de lei complementar 015/03 autoriza a instalação de novos postos de combustíveis, mecânicas, garagens, entre outros serviços, do Centro a Costa Norte. Já o 016/2003, em seu artigo 2º, altera a “zona de proteção” para “zona de média restrição” a área localizada entre a SP-55 e a encosta, da Prainha Preta ao Costão do Guaecá.
A principal mudança é a redução do lote mínimo permitido de 5 mil m² para 600 m². Além disso, a taxa de ocupação sobe para 30% e a área pode ter aproveitamento de 60% podendo ser utilizada para residências e estabelecimentos comerciais.
O artigo 1º muda a “zona de média restrição” para “zona de baixa restrição” a área que se inicia no Rio Paúba e vai até a cota 40 em ângulo 90º, seguindo sentido sul até encontrar a SP-55. Trata-se da diminuição do tamanho mínimo de lote de 600 m² para 400m², no bairro Paúba.
Em meio ao protesto, vereadores rejeitam parcelamento no Mirante da Olaria
Em meio ao protesto da sociedade civil organizada, a Câmara de São Sebastião rejeitou, ontem à noite, por maio-ria de votos, o projeto de lei complementar 007/2003, de autoria do vereador Carlos Antônio de Souza Borba, que “dispõe sobre desmem-bramento no loteamento Mirante da Olaria”.
Trata-se de uma área localizada na parte alta do bairro da Olaria. Conforme o artigo 1º do projeto, o objetivo era autorizar a ocupação de terreno por mais de uma unidade residencial, na forma de construção indivi-dual, geminada ou condomínio.
O vereador Sérgio Pereira considerou a proposta como “uma iniciativa infeliz”, por ser uma nova alteração na Lei de Uso do Solo sem consulta popular. “Recebi abaixo-assinado com 109 assinaturas requerendo o banimento de qualquer tentativa de beneficiar empreendimentos que burlaram a legislação”, justificou.
Na opinião do vereador Luiz Leite Santana, o Zangado, não se pode conflitar vontades pessoais com anseios da comunidade. “Para mudar a Lei de Uso do Solo temos de ouvir a população”, diz Zangado. “Também voto contra porque não foram ouvidos os segmentos”, completou Marco de Souza.
O presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, ressaltou a importância de projetos habitacionais. Autor do projeto de lei, Carlos Borba faltou à sessão. (Fonte: Imprensa Livre)

Adolescente invade casa na Barra do Una para assistir televisão

São Sebastião- O adolescente C.P.L., 17 anos, não sabia que sua ousadia seria descoberta e o levaria à polícia. Na noite de terça-feira, ele invadiu uma casa, na rua Magno Passos Bittencourt, bairro Barra do Una, na Costa Sul, e foi flagrado deitado no sofá da sala, assistindo televisão.
Tudo começou quando A.P.C., 18 anos, soube por um amigo que a casa de veraneio que sua mãe cuidava tinha sido invadida. Ele confirmou a denúncia, chamando a Polícia Militar.
Assustado por ter sido descoberto, o adolescente saiu correndo, caindo em um riacho no bairro. Detido pelos policiais, C. alegou que entrou no imóvel por um vão existente no telhado, não chegando a danificar nada e nem pegando objetos. Seu objetivo, confessou à polícia, era ver televisão.
O menor foi conduzido ao plantão do 2° Distrito Policial, onde se registrou o ato infracional/tentativa de furto. C. foi liberado aos responsáveis. (Fonte: Imprensa Livre)

Maresias tem hoje plantão da polícia

São Sebastião - Se você mora em Maresias, na Costa Sul, ou nas imediações, e tem qualquer dúvida no trabalho policial, seja em processos, inquéritos ou outros, poderá hoje pedir esclarecimentos e até registrar ocorrências.
Com o objetivo de descentralizar a polícia e se aproximar da comunidade dos bairros, uma equipe, com delegado, escrivão e investigador, estará na praça do surf das 9h às 18h, fazendo um plantão na avenida Francisco Loup, em Maresias, na Costa Sul.
A idéia partiu do delegado titular do 1° DP, Odair Bruzos. Ele pretende pelo menos uma vez por mês colocar uma equipe nos bairros que compreendem de Maresias, o primeiro a ser contemplado, a São Francisco (Figueira).
Na praça do surf ficará uma base móvel da Polícia Civil, atendendo à comunidade. “É importante este contato maior para abrir caminhos com as lideranças de segurança e comunitárias nos bairros”, disse Bruzos.
Como a geografia da cidade não colabora para integrar polícia e comunidade, em razão da extensão e dificuldade de acesso, o delegado buscou esta alternativa.
Bruzos lembra que esta idéia já foi colocada em prática por ele, quando era delegado titular do 2° DP (de Boiçucanga a Boracéia). Segundo Bruzos, estes plantões trouxeram resultados positivos e satisfatórios.
Além da aproximação, a polícia poderá trabalhar no mapeamento dos bairros que apresentam maior criminalidade.
Conseg - Aproveitando a presença da polícia em Maresias, a reunião ordinária mensal do Conseg (Conselho de Segurança) acontece hoje às 19 horas, na Padaria Super Pão, na Francisco Loup, 606.
O presidente da entidade Aldo Amadei disse que entre os temas discutidos no encontro estará a análise do resultado do Projeto Atitude, que aconteceu este mês, propi-ciando à comunidade esclarecimento de dúvidas com advogados, policiais, conselheiros tutelares e psicólogos, referentes a diferentes assuntos. (Fonte: Imprensa Livre)

Copa Inter-Ruas de Futsal começa com chuva de gols

São Sebastião - Nesta sexta-feira a bola vai rolar na quadra do Pontal da Cruz. A 1ª Copa Inter-Ruas Sampoc de Futsal conta com 14 equipes inscritas nas categorias livre, mirim (até 13 anos) e feminino.
A copa, que teve sua abertura na segunda-feira, prossegue amanhã com quatro partidas, a partir das 18h. As equipes Rua da Fantasia e Rua Wenceslau, categoria mirim, abrem a segunda rodada. Em seguida, também pela mirim, entram em quadra Bela Vista e Maria Francisca. Às 19h se enfrentam Manoel Hipólito e Maria Francisca, na categoria livre. A equipe Alameda Santana enfrenta o time da São Nicolau (livre), às 19h45.
“O objetivo desta copa é integrar os moradores do Pontal e movimentar o bairro e também preencher o tempo ocioso da molecada”, disse um dos organizadores, Carlos Eduardo Teixeira.
Os jogos da Copa Inter-Ruas Sampoc de Futsal acontecem todas as segundas e sextas-feiras, na quadra do Pontal da Cruz. Segundo os organizadores, a previsão é que a competição termine no dia 5 de dezembro.
A rodada de abertura foi marcada por muitos gols: 25, uma média de 6,25 por partida. O artilheiro até o momento é Ricardinho, da equipe Rua da Fantasia, com três gols. Confira o resultado:
Categoria mirim
Maria Francisca 2 X 8 Fantasia
Categoria Feminino
Patotinha 2 X 2 Yahoo
Categoria Livre
São Nicolau 2 X 4 Fantasia
João Orlando 2 X 3 Bela Vista (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Marcenaria e Carpintaria Progresso Jornal A Semana Pousada Maranduba

Ubatuba ganha 1ª Turma de EMPRETECOS

Ubatuba - A cidade de Ubatuba ganhou na última terça-feira, dia de seu aniversário, um presente que promete revolucionar o futuro da cidade. Formou-se a 1ª Turma de Empretecos de Ubatuba, com 33 empresários que durante 9 dias participaram de uma verdadeira maratona, aprendendo e conhecendo novas ferramentas que os auxiliarão a otimizar e melhorar o rendimento de suas empresas, e com isso, revitalizar a economia local.
O seminário Empretec baseia-se no fato de o sucesso empresarial não depender apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Segundo o programa, existem comportamentos e características pessoais, como iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem-sucedidos.
Um dos primeiros atos desta 1ª turma de Empretecos será a criação da Associação dos Empretecos de Ubatuba, visando a união dos atuais e futuros empretecos para potencializar as ações planejadas, tendo como meta a melhoria da qualidade de vida da região. A associação, mesmo ainda não formada legalmente, já possui um site onde haverá intercâmbio de informações entre os empretecos. O endereço do site é www.aeuba.com.br.
As pessoas interessadas em participar de futuros seminário devem procurar o Sebrae-SP/ER Litoral Norte na Av. Dr. Arthur Costa Filho, 979 - Centro - Caraguatatuba (12) 3882-1744, ou na Associação Comercial de Ubatuba, Av. Dona Maria Alves, 587 - Centro - Ubatuba (12) 3832-1449. (Fonte: Litoral Virtual)

Paulo Julião destaca valorização do caiçara

Ubatuba - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, recebeu na noite da última terça-feira, no auditório da Unitau, o título de cidadão ubatubense em sessão solene realizada em comemoração ao 366º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade de Ubatuba.
A concessão do título foi proposta pelo vereador Samuel dos Santos (PTB). Trata-se do terceiro título outorgado a Julião na região. Os outros dois foram concedidos pelas cidades de Ilhabela e Caraguatatuba.
Além do prefeito Paulo Julião, foram agraciados com o título o ex-prefeito de Ubatuba, Basílio de Moraes Cavalheiro Filho; a colaboradora da Santa Casa de Ubatuba, Esther Bueno; o ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Mohamad Ramadan El Ali; o ex-escrivão de polícia, Rubens André Costilhas; e o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva.
A proposta - O vereador Samuel dos Santos, autor da propositura que outorga o título, disse que protocolou o pedido após observar que as quatro cidades do Litoral Norte passaram a receber mais benefícios por parte do governo do Estado a partir do momento em que Paulo Julião passou a ser o único representante da região na Assembléia Legislativa.
“Antes o governo estadual tinha outros olhos para o Litoral Norte, mas depois que o deputado estava na Assembléia, (o governo do Estado) passou a nos tratar de outra maneira por Mário Covas e, conseqüentemente, por Geraldo Alckmin”, recordou. “O deputado não lutou apenas por São Sebastião, olhou com carinho para toda a região”, completou.
“A cidade de Ubatuba tinha uma dívida com Paulo Julião. Hoje, acredito que parte desta dívida esteja sendo paga com a concessão deste título. As urnas provaram sua competência, seu trabalho, sua dignidade. A maior prova disso é que foi reeleito prefeito de São Sebastião com mais de 50% dos votos válidos.
Enquanto ele era deputado, sabia das dificuldades da nossa região, pois ele é caiçara e morador de São Sebastião. O maior reconhecimento de um político é o resultado das urnas”, disse o vereador, durante seu discurso. “E vamos continuar devendo muito”, finalizou.
“No limite” - “Não há dívida nenhuma”, respondeu o prefeito Paulo Julião, à afirmação do vereador Samuel dos Santos. “Ubatuba já tinha crédito ao acreditar no meu trabalho”, explicou. Para ele, o título servirá também para tratar a cidade com “mais carinho, pois temos que valorizar o caiçara, assim como os demais homenageados”, frisou.
Paulo Julião disse que trabalhou “no limite” de suas forças enquanto exercia o cargo na Assembléia em busca dos interesses das quatro cidades do Litoral Norte, do Vale do Paraíba e das demais cidades do Estado de São Paulo. “De fato o Litoral Norte não era visto da mesma forma como acontece hoje. Nosso trabalho sempre foi pautado na busca de soluções juntamente com as sociedades civis e vereadores de cada município”, afirmou.
Ele declarou ainda que, mesmo não sendo deputado, o tratamento ainda é igual à época em que ocupava uma cadeira na Assembléia Legislativa. O prefeito lembrou que, durante seus dois mandatos, dedicou-se aos graves problemas enfrentados pela Santa Casa de Ubatuba, incrementou o turismo, proporcionou a implantação da rede de esgotos e de água, entre outras benfeitorias. (Fonte: Imprensa Livre)

Mais duas obras foram desembargadas na Toninhas

Ubatuba - A obra ‘Porto Paradiso’, que emprega mais de 40 pessoas na Praia das Toninhas, em Ubatuba e que está sob responsabilidade da Construtora BIR Incorporações e Empreendimentos, foi desembargada ontem pelo Ministério do Trabalho. Também foi desembargada a obra da Imobiliária Carneiro, localizada na Praia Grande de Ubatuba, porém o elevador de carga continuou interditado, porque não foi apresentado seu laudo técnico.
Desde a semana passada o Ministério do Trabalho vem fiscalizando obras de construção civil e fábricas de tijolos nas cidades de Caraguatatuba e Ubatuba. O sub delegado Jaime Dornelas explicou que uma equipe de auditores fiscais atuou ontem, visitando as obras que tinham pedidos de desembargo. “Temos obras que foram visitadas, mas não puderam ser desembargadas porque ainda apresentam irregularidades”, esclarece.
Marcus Chelli, auditor fiscal que vistoriava as obras ontem, informou que não pôde desembargar a obra da rua Wilson Abirachadi, na Praia Grande, porque o setor de carpintaria do canteiro de obras continuava irregular.
As principais irregularidades encontradas nas obras foram: funcio-nários sem carteira registrada, serviço em altura superior a dois metros, sem equipamento de segurança; lâmina das serras circulares expostas, sem proteção; funcionários não uniformizados e sem equipamentos de proteção; andaimes sem rodapé, guardas corpos e forração completa; camas instaladas em locais não apro-priados; circuitos elétricos jogados em qualquer lugar; entre outras.
Ainda restam nove obras embargadas em Ubatuba, dentre elas a da empresa Luiz Carlos Braciforte, no Itaguá e a obra de um motel no bairro Mato Dentro, além da única obra embargada em Caraguá, a da Construtora Aylon, na Praia Martin de Sá.
As denúncias foram feitas no Sindicato da Construção Civil do Vale do Paraíba e Litoral Norte, cujo vice-presidente, Marcelo da Costa, afirma que já solicitou à Delegacia do Trabalho de Santos para que a mesma operação de fiscalização ocorra em São Sebastião e Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Categoria “Pais e Filhos” na etapa final do Hang Loose Júnior e Mirim de Surfe

Ubatuba - A etapa decisiva do 16º Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim de Surfe neste final de semana terá uma novidade: a disputa experimental da categoria “Pais e Filhos”.
Como o próprio nome diz, estarão participando duplas formadas com o filho, competidor com até 18 anos de idade, e o pai, seja surfista ou não. A idéia é incentivar, ainda mais, a participação da família no campeonato.
“Temos a presença muito grande de pais apoiando seus filhos durante as disputas. Muitos deles surfistas conhecidos, ex-competidores ou até tops do Circuito Brasileiro, como é o caso do Wagner Pupo, que terminou a temporada como o 10º melhor do Brasil no Super Surfe e tem o filho, o Miguel, liderando o ranking da estreantes.
Então resolvemos criar essa oportunidade para que eles fiquem ainda mais próximos, numa grande confraternização, um momento de descontração”, afirma o diretor técnico, Marcos Bukão.
Na disputa serão computadas as duas melhores ondas de cada um da dupla, passando à fase seguinte quem tiver a maior somatória. “Com certeza, teremos momentos engraçados, com filhos dando broncas nos pais por não terem surfado bem.
Os alunos poderão passar a ser mestres dentro do mar”, brinca Bukão. Entre as duplas que podem dar trabalho estão a de Sydney Guimarães (atual campeão paulista petit) e seu pai, também Sydney, de Peruíbe; Miguel Pupo (líder da estreantes) com Wagner Pupo, de São Sebas-tião; Matheus Toledo, que já acumula quatro títulos no Circuito (duas vezes campeão petit e mais duas estreante) com Ricardinho Toledo, bicampeão brasileiro profissional, de Ubatuba.
Atual instrutor da escolinha de Surfe de Ubatuba, Ricardinho pode ter trabalho, se o outro filho, Felipe, um dos mais novos do campeonato, com 8 anos, também decidir entrar na disputa. Outras duplas que podem dar trabalho são a Nathan Brandi (5º colocado na estreantes) com Murilo Brandi, de Guarujá; e Pedro ou Arthur Aguiar com Marcelo, que é o responsável pela escolinha de surfe da praia da Baleia, em São Sebastião.
“Essa é uma disputa experimental, mas a nossa intenção é manter para o próximo ano. O Hang Loose é o principal campeonato do País na revelação de novos talentos.
Grandes nomes do surfe brasileiro foram revelados nesse circuito e o objetivo é sempre estar crescendo”, destaca o diretor. “Há quatro anos, criamos a categoria petit, para surfistas com até 10 anos de idade, que é um grande sucesso. Agora, trazemos mais essa novidade, que vai mexer com toda a família”, completa Bukão.
A competição começa às 8h: no sábado segue até às 17h e no domingo tem as finais a partir das 13h30. Estarão em ação as categorias júnior (até 18 anos), mirim (no máximo 16), iniciantes (limite de 14), estreantes ou grumetes (até 12) e petit (até 10), além da disputa por cidades. Na júnior, o guarujaense Júnior Faria já garantiu o título, por antecipação.
Entre os mirins, o mesmo Júnior Faria, é o líder. Guarujá, que já faturou o título por cidades, também tem surfistas na ponta do ranking nas categorias iniciantes, com Emerson Silva, e na petit, com Jessé Mendes. Já na estreantes, Miguel Pupo, talento de São Sebastião, quebra a hegemonia guarujaense.
Mais detalhes sobre o campeonato no site www.fpsurf.com.br  (Fonte: Imprensa Livre)

Escoteiros de Ubatuba participam de acampamento nacional

Ubatuba - Os menbros das tropas de escoteiros e seniores do Grupo Escoteiro Iperoig, participaram neste fim de semana do XX Elo Nacional em Taubaté. O acampamento foi realizado no clube de campo da Ford, e teve a participação de mais de 400 escoteiro de várias cidades do vale do paraiba e do Litoral Norte.
Os escoteiros participaram de várias atividades, onde puderam conhecer um pouco de várias especialidaes: ciclismo, pionerias, artezanato, primeiros socorros, entre outras. também participaram de jogos e baile dos anos 60.
Neste evento, ficou acertado um acampamento de patrulhas escoteiras, a ser realizado em maio do próximo ano em ubatuba. Os organizadores esperam receber 500 escoteiros de vários estados do Brasil e mostrar os encantos de Ubatuba a estes jovens.

Torneio de Judô

Ubatuba - Será realizado neste domingo, no Ginásio Municipal de Esportes Tubão, o Torneio de Judô Aniversário de Ubatuba, em comemoração aos 366 anos da cidade.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer em conjunto com a Academia Tuta Esporte Clube e Academia Dojo Kano, com apoio do Auto Posto Utiyama. O torneio está marcado para as 9h. Maiores informações pelo fone (12) 3833-3818, com João Lopes. (Fonte: Imprensa Livre)

Etapa final do Circuito de Águas Abertas já tem data marcada

Ubatuba - A etapa final do 7º Circuito Ubatuba de Águas Abertas já tem data marcada. Será realizado no dia 23 de novembro, na praia do Lázaro.
A liderança do circuito por equipes é de Ubatuba. M A/Natação, de São José dos Campos, é a 2ª colocada, seguida pela equipe da secretaria de Esportes de Caraguá.
A 3ª etapa, que aconteceu no domingo, na Praia do Cruzeiro, contou com a presença de cerca de 250 atletas.
Os atletas Raul Porto de Andrade, do Esporte Clube Elvira de Jacareí e Maira Pelogio Cursino, da M/A, foram os campeões nos 3 mil metros.
No percurso de mil metros, os vencedores foram: Maurici Rubens Pereira Filho, de Ubatuba e Larissa Pereira, da Associação Esportiva de São José dos Campos. Nos 500 metros, levaram o ouro: Rômulo Cabral Santos e Nathalia Lages Nascimento, ambos da Prefeitura de Ubatuba.
No percurso de 250 metros foram vencedores os atletas do Clube Itaguará/Colégio Albert Einstein de Guaratinguetá, Fábio Monteiro Reis e Ana Rosa Silva. (Fonte: Imprensa Livre)

Programação Aniversário da Cidade

Litoral VirtualUbatuba - As comemorações do 366º aniversário da emancipação político-administrativa de Ubatuba contarão com atrações diversificadas com destaques para inauguração de escola e ginásio de esportes no Taquaral, prédios das Secretarias da Educação , Assistência Social e anexo da Secretaria da Saúde ,além da estátua em homenagem ao caiçara e do asfaltamento da estrada municipal UBT - 355, ligando o bairro do Rio Escuro ao Monte Valério.
tradicional desfile será realizado dia 28 de outubro na Av. Iperoig estando confirmada a participação de 80 entidades. Este ano, a Secretaria de Esportes e Lazer - SEL inclui uma série de competições na modalidades de pedestrianismo , natação e partida de futebol com artistas da TV Globo e a final do campeonato municipal no dia do aniversário.

31 de outubro (sexta-feira)
20h00 - I Salão de Artes Plásticas de Ubatuba
Local: Salão Igreja São Francisco  (Fonte: ACS-PMU)

Conto Topo

A Bomba
Sidney Borges

No fim da tarde de 26 de março de 2003, Harum Salim Rachid, de 17 anos, ajoelhou-se e curvou o corpo na direção de Mecca para fazer suas orações. Ele repetiu o ritual diário da família, seu pai, seu avô, seu bisavô e incontáveis gerações de Rachids, criaram ovelhas e veneraram Maomé em Piemonte do Zagros no norte do Iraque. Lá, longe de tudo, não há sinal da guerra entre Bush e Saddam, os dias se sucedem, iguais, há milênios. Nesse dia sagrado, o silêncio foi subitamente perturbado por um assobio que cresceu, cresceu e encheu de terror a alma simples de Rachid. Alguma coisa estava se aproximando! Ele levantou a cabeça e viu um ponto vindo da direção de Mecca. Estou perdido, pensou, deve ser um enviado do profeta para me castigar. Aquela ovelhinha era tão meiga! Ninguém jamais soube, mas para Alá não há segredos. Harum abaixou a cabeça esperando a espada divina enquanto um F-16 largou a bomba e desapareceu no horizonte. Porque um F-16 atacou um rebanho de ovelhas? Não é pecado ter um ”caso” com uma ovelha, é até comum nestas plagas, mas Rachid trocou sua amada por uma lanterna de pilhas, e a pobrezinha virou churrasco. Sua alma estava torturada pelo remorso. Como a espada divina estava demorando muito, Rachid levantou-se e viu semi-enterrada na areia a bomba, chiando baixinho e soltando fumaça esverdeada. Ele aproximou-se e pôde ver as inscrições em inglês no flanco do artefato. Só viu, ele não sabia inglês, mas se estivesse escrito em árabe ele também não entenderia, era analfabeto. Melhor sair logo dali. Rachid pegou o cajado que foi de seu pai, de seu avô, de seu bisavô e que será de seu filho e deu no pé tocando as ovelhas. No outro dia, após uma noite mal dormida, e ainda excitado, voltou ao local da bomba. Ela agora estava quieta, não fazia mais barulho nem soltava fumaça. Rachid aproximou-se. Ao chegar perto, ouviu a bomba dizendo:
- ”A ordenha mecânica é processada com equipamento de sucção, cujos bocais se adaptam às tetas do úbere, e que recolhe o leite mungido em botijão de aço inox”.
Rachid levou um susto tão grande que teve de correr até a moita mais próxima. Desconfiado, mas curioso, voltou para perto da bomba e perguntou:
- Quem é você criatura dos infernos? O que estás dizendo?
A bomba que assobiava “Ne me quite pas” de Jacques Brell respondeu prontamente:
- Sou uma bomba convencional de 500 kg dotada de dispositivos que me conferem um alto padrão de inteligência. E continuou assobiando.
- E o que fazes aqui ser infernal, perguntou Rachid sem entender nada do que a bomba dizia.
- Eu sou parte do sétimo esquadrão de caças bombardeiros de Delaware e minha missão era explodir um quartel em Basra, no sul, mas as ordens foram dadas por um inglês e meu piloto entendeu que era para atacar ovelhas no norte. Estamos com sérios problemas de comunicação nesta guerra. Você joga xadrez?
- O que é xadrez ? Perguntou Rachid?
A bomba respondeu:
- É o mais intelectualizado dos jogos e acredita-se que se tenha originado na Índia em 500 dC. Tal como o conhecemos hoje, o xadrez data da Espanha do século XV. É disputado por dois jogadores em um tabuleiro com 64 quadrados iguais alternando claro e escuro. As peças do jogo simbolizam os componentes do exército indiano. Quer aprender a jogar?
Rachid pensou um pouco e não viu inconveniente em aprender tal jogo. E, além disso, agora tinha com quem conversar. E como sabia coisas essa bomba!
Correram assim os anos da década, Rachid passava os dias conversando com a bomba, jogando xadrez, cantando canções de Perry Como em dueto, e aprendendo muito sobre tudo. Aprendeu tanto que hoje, em 2012, Harum Salim Rachid é doutor em Topologia e ensina no Trinity College em Cambridge, na Inglaterra. Quando a agenda permite, ele dá uma esticada até o Iraque para uma partidinha de xadrez e uma visita às ovelhas, ninguém é de ferro. A bomba está guardada em um bunker à prova de bombas. Foi projetado por ela mesmo. Há no ar, indícios de que vai começar outra guerra, envolvendo os Estados Unidos o Iraque e a Inglaterra. “Vovô me paga” é o nome que o presidente dos Estados Unidos, Pancho W. Bush, filho bastardo de George W. Bush, com a prima de Condoleezza Rice, deu para as operações. É a décima terceira guerra contra o terror. Saddam Hussein, do asilo, conclama o povo a resistir e criar chinchilas.

Sidney Borges

 

Carta do Leitor Topo

Correios em Maresias - O correio em Maresias já está funcionando e os serviços disponíveis são: Sedex, Encomenda normal, Carta registrada, Correspondência para o exterior, Telegrama, Aerograma, fax, Recadastramento de CPF, Telesena, Cartão telefônico, Carnê do Baú e Venda de selos. Caixa Postal Gratuita para moradores que não possuem entrega de correspondência em sua residencia.
Maiores informações com Tania Ladaga, Alameda Agua Branca, 750 - (12) 38656232
Horário de funcionamento: 09:00 às 17:00 hs.

SOMAR
Sociedade Amigos de Maresias
São Sebastião, SP


Que Absurdo! - Ola pessoal de Ubatuba, lá vamos nós outra vez pagar por um produto que não podemos usar. É a ÁGUA que a SABESP nos vende. E se não pagarmos ela simplesmente corta o fornecimento. Com duas ou três horas de chuva a água que corre nos canos da rede da SABESP fica sem condição nenhuma de uso.
O que fazer?

Wilson Roberto
Maranduba, Ubatuba, SP


Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Ilha Anchieta - Ubatuba

Ilha Anchieta
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor