Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 07 de novembro de 2003 - Nº 905 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Estado monta megaoperação contra PCC
Segurança de quartéis e presídios é reforçada
Alckmin afirma que governo não recuará


Caraguatatuba
Projeto "Trânsito Legal" presenteia formandos com carteira de habilitação mirim
SME sedia nova exposição de telas do projeto Criança também faz Arte
Vereadores de SP concedem requerimento de congratulações à Secretária de Educação de Caraguá
Caraguá está em 5º no Paulista de Bicicross
Diácono Felipe ordena-se sacerdote
Câmara aprova Brasão e CAR do Juqueriquerê
Vereador Zé Pedro e suas conquistas na zona sul
Leonor Diniz indica verba para Deputado Federal
Câmara realiza sua 10ª Sessão Extraordinária


Ilhabela
Campeonato de Hobbie Cat 14 e 16 começa neste sábado


São Sebastião
Governo e técnicos enfrentam o lixo da construção civil
Último final de semana do Festival do Peixe e Frutos do Mar
II Fest Art realizará apresentações na Costa Sul


Ubatuba
Defesa Civil organiza plano preventivo
Ponte ganha passarela para pedestre
Sabesp não sinaliza obra
Educação recebe verbas para Alimentação Escolar
Fundo Nacional de Saúde repassa recursos
Rogério Frediani é reeleito presidente da Câmara
2ª Festa de Corrida de Canoas será dia 09 de novembro
Deputado Estadual atende solicitação da Santa Casa

Seções
Conto em Capítulos
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Estado monta megaoperação contra PCC
Taubaté e cidades do Litoral Norte são principais alvos das blitze para apreender armas e prender suspeitos

Litoral Norte - A Polícia Militar lança hoje uma nova ofensiva contra a onda da ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) com uma megaoperação em todo Estado. No Vale do Paraíba e Litoral Norte, a ação vai contar com tropas de elite da PM e apoio das polícias Ambiental e Rodoviária.
As polícias Militar e Civil também reforçaram a segurança em quartéis, delegacias e presídios da região, depois de cinco dias consecutivos de atentados na Capital e interior (leia texto nesta página).
O secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, confirmou ontem em entrevista a um programa de TV que estava previsto um novo ataque até a madrugada de hoje no interior paulista.
O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, disse que não recebeu nenhum comunicado sobre possíveis ataques no Vale e Litoral Norte. Apesar disso, ele afirmou que a polícia está em alerta máximo.
"Alertamos delegados e funcionários para ficarem atentos a qualquer coisa. Acredito que esta fase irá passar rapidamente", disse o diretor.
Um total de 21 pessoas foram presas por envolvimento em 29 atentados contra policiais, viaturas e prédios da polícia até a noite de ontem. Segundo a polícia, os líderes da facção criminosa ordenaram ataques até amanhã.
Ontem os atentados do PCC chegaram ao interior de São Paulo, com registros nas cidades de São Miguel Arcanjo, Itapetininga e Santos. Três PMs foram mortos e outros 12 feridos nas ações do PCC desde domingo, incluindo um guarda de muralha da penitenciária Tarcizo Leonce Cintra, a P1 de Tremembé.
O terceiro acusado de participar da tentativa de resgate no presídio de Tremembé se entregou ontem à polícia. Houve tensão também em uma delegacia de Taubaté (leia texto nesta página).
BLITZ - A megaoperação da PM será iniciada às 14h de hoje e deve se estender até as 23h. Serão feitas operações-bloqueio na principais rodovias e acessos às cidades e revista "pente-fino" em pontos críticos.
As blitze terão apoio do 4º Pelotão de Choque do Vale do Paraíba e equipes especializadas de São Paulo, como a Rota (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar) e helicóptero Águia.
A PM vai empregar também todo o efetivo administrativo, para engrossar o número de policiais nas ruas. Caraguatatuba, São Sebastião e Taubaté estão entre as principais cidades a receber reforço. As ações serão coordenadas pelo CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior). A PM não informou detalhes sobre a megaoperação, que foi planejada em sigilo.
AMEAÇAS - Em São José dos Campos, a PM recebeu ameaças pelo telefone 190. Uma ameaça de atentado no início da semana levou pânico ao conjunto habitacional da PM no bairro São Judas Tadeu, zona leste da cidade, que abriga 350 famílias de policiais.
"Ainda estamos tensos, tiveram mães que não levaram os filhos para escola e PMs que faltaram no 'bico' por causa da ameaça", disse um policial que não quis se identificar. Nenhuma ocorrência foi registrada até ontem à noite na cidade.
São José também terá hoje um reforço das equipes especializadas da Polícia Civil, que realizam hoje a "Operação-Pagamento" nos centros comerciais da cidade.
O delegado seccional Roberto Monteiro de Andrade Júnior afirmou que serão feitas operações especiais do Setor de Inteligência da polícia.
Nesta semana a polícia apreendeu uma metralhadora Uzzi e munição para fuzil, que fariam parte do arsenal do PCC, nas zonas sul e leste da cidade. Três pessoas foram presas e uma está foragida.
A assessoria de imprensa da Polícia Militar em São Paulo informou que as operações são feitas sob sigilo e somente divulgados os resultados após o término. (Fonte: ValeParaibano)

Segurança de quartéis e presídios é reforçada

Litoral Norte - A Polícia Militar reforçou o aparato de segurança e quartéis e presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte para prevenir de possíveis atentados do PCC (Primeiro Comando da Capital) na região.
A onda de ataques, que começou no último domingo, deverá se estender até amanhã, segundo a polícia.
Os policiais militares dos batalhões receberam permissão para usar armamento mais pesado que o habitual, como espingardas calibre 12 e carabina Puma 38. Os PMs graduados e oficiais tiveram autorização para portar submetralhadoras. As armas mais comuns usadas pelos policiais são o revólver calibre 38 e a pistola ponto 40.
Todos os PMs foram obrigados a usarem coletes à prova de bala, mesmo no interior de quartéis, bases e companhias. Os PMs também foram orientados a não fazer rondas sozinhos e ficarem atentos a movimentações nas proximidades dos prédios.
A Polícia Civil também alertou funcionários dos plantões policiais para ficarem em alerta contra possíveis ataques.
Somente em São José dos Campos existem dois batalhões, quatro companhias da PM e dois plantões policiais. A Polícia Civil faz rondas noturnas com equipes do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos). (Fonte: ValeParaibano)

Alckmin afirma que governo não recuará

São Paulo (AE/AF) - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse ontem que "não há nenhuma hipótese de o governo recuar um milímetro", em referência aos atentados contra a polícia e as bases da corporação em todo o Estado desde o último final de semana.
Até o início da noite de ontem, 21 pessoas haviam sido presas suspeitas dos atentados, segundo o governo do Estado.
Segundo o governador, essas ações, atribuídas à facção criminosa PCC, são reações por conta da dureza com que os criminosos da organização estão sendo tratados.
Alckmin reafirmou que a polícia de São Paulo está mobilizada e que todas as unidades da corporação, como Tropa de Choque e setores de inteligência, estão atuando nas ruas.
Questionado sobre a possibilidade de o PCC realizar uma 'megarebelião' no próximo fim-de-semana nas cadeias do Estado, Alckmin considerou improvável. "Não temos rebelião em penitenciárias há quatro meses e há oito nenhum preso consegue fugir delas."
Em 2001, em represália pela transferência de membros da facção da Casa de Detenção de São Paulo, o PCC promoveu uma megarrebelião em penitenciárias do Estado. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caragua Virtual Costa Verde

Projeto "Trânsito Legal" presenteia formandos com carteira de habilitação mirim

- Os alunos de 3º e 5º que participaram durante todo o ano do projeto "Trânsito Legal" – desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, estão participando das formaturas do curso durante todo o mês de novembro.
Além do certificado de participação do projeto, os estudantes estão recebendo da Ditran um kit composto por caneta, régua, e um bloco de anotações para que os alunos possam exercitar com os pais e familiares a educação no trânsito, autuando em caráter fictício infrações como estacionamento sobre a calçada, dirigir com crianças sentadas no banco da frente, dirigir na contramão, estacionar em frente a garagens, parar em faixa de pedestres, entre outras.
Além dos brindes, os formandos recebem também uma carteira de habilitação mirim com local para colocar foto, nome, endereço e outras informações, indicando que esses alunos participaram do programa "Trânsito Legal" e comprometeram-se a ser no futuro bons motoristas.
Segundo o coronel Celso Rapacci, diretor da Ditran, essa carteirinha é uma espécie de reconhecimento pelo desempenho das crianças, que inclusive fizeram maquetes mostrando as principais necessidades dos bairros com relação à sinalização. "A carteira é simbólica é concede aos alunos o direito de dirigir monociclos, biciclos e triciclos não-motorizados, mas o mais importante de tudo é que os participantes tornaram-se conscientes da importância da Educação no Trânsito para a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas de Caraguá", explicou.
As formaturas dos alunos do "Trânsito Legal" começaram nesta quarta-feira 5, e já receberam diplomas os alunos das EMEF’s Benedito Inácio Soares, Pedro João de Oliveira e Benedito Miguel Carlota. Todas as cerimônias foram realizadas no ginásio do Massaguaçu.
Na segunda-feira 10, é a vez dos alunos da EMEF Benedita Pinto Ferreira", do bairro Casa Branca receberem os certificados de participação no curso. A cerimônia acontecerá no ginásio do CEI "Aparecida Maria Pires de Meneses", no bairro Olaria, a partir das 9h.
Outras formaturas do projeto:
11/11 – EMEF’s João Timóteo do Rosário / Luiz Ribeiro Muniz e Santina Nardi Marques – Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves
12/11 – EMEF’s Dr. Carlos de Almeida Rodrigues e Jorge Passos - Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves
13/11 - EMEF’s Bernardo Louzada e Aída de Castro Grazioli – ginásio da EMEF Aída de Castro Grazioli – Rio do Ouro
14/11 – EMEF’s Maria Aparecida Ujio / Poço da Anta e João Benedito Marcondes – ginásio da EMEF João Benedito Marcondes – Barranco Alto
17/11 – EMEF’s Lúcio Jacinto dos Santos e João Baptista Gardelin – ginásio da EMEF João Baptista Gardelin – Poiares
18/11 - EMEF Carlos Altero Ortega – ginásio do CEI Maria Carlita Saraiva Guedes – Morro do Algodão
19/11 – EMEF – Alaor Xavier Junqueira – ginásio da escola – Travessão
21/11 – EMEF Geraldo de Lima – ginásio da escola – Perequê-Mirim
27/11 – EMEF’s Maria Thereza Souza Castro e Oswaldo Ferreira – ginásio do CEI Aparecida Maria Pires de Meneses – Olaria (Fonte: PMC)

SME sedia nova exposição de telas do projeto Criança também faz Arte

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, sedia pela segunda vez a exposição de telas do projeto Criança também faz Arte, desenvolvido em todas as unidades escolares da Prefeitura de Caraguá.
O objetivo do trabalho desde sua implantação na rede, em 2002, foi criar um acervo de obras de arte feito pelos próprios alunos e conseqüentemente despertar neles o interesse pela arte, além do incentivo ao estudo e enriquecimento cultural dos participantes, que durante o desenvolvimento do projeto têm a possibilidade de conhecer com mais profundidade a história dos grandes mestres das Artes Plásticas de todo o mundo.
Em 2002, com a inauguração da nova sede da SME, foi aberta também a 1ª exposição permanente do projeto, com quadros dos alunos ornamentando os setores da Secretaria de Educação, inspirados nos artistas Tarsila do Amaral e Joan Miro, e por meio de obras já consagradas desses artistas as crianças de 1º a 8º ano puderam fazer releituras dos quadros com criatividade e liberdade de expressão.
Neste ano, com a continuidade do "Criança também faz Arte", a SME recebeu no início deste mês as obras de arte feitas pelos alunos durante todo o ano letivo de 2003, inspiradas em trabalhos dos artistas plásticos Cândido Portinari, Paul Klee e Jean Claude Monet. Além deste projeto, a equipe técnica das escolas participou paralelamente do projeto "Ampliando a Visão de Mundo", visitando várias exposições no MASP, Museu Lasar Segall, e outras exposições para enriquecimento do trabalho desenvolvido com os alunos da rede.
O resultado do projeto "Criança também faz Arte" são as 60 telas nos mais variados tamanhos e estilos, que representam o sucesso do trabalho de releitura realizado por toda a rede municipal com os artistas-mirins.
As novas telas, que já foram espalhadas por toda a Secretaria, mostram o incentivo à arte e a cultura, desenvolvendo nos alunos novas aptidões para o desenho e pintura, e proporcionando a eles a possibilidade de conhecer o mundo todo em sua própria escola.
Os interessados em conhecer de perto o novo acervo de quadros das crianças da rede municipal podem visitar a sede da SME, em Caraguatatuba, ou acessar o site www.caraguanet.com.br , na seção projetos especiais, onde é possível conferir as obras desenvolvidas em 2002 e o processo realizado durante este ano. (Fonte: SME/PMC)

Vereadores de SP concedem requerimento de congratulações à Secretária de Educação de Caraguá

Caraguatatuba - Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, concederam por meio de requerimento assinado pelo presidente da Casa, Arselino Tatto, votos de congratulações e júbilo à Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, em reconhecimento ao trabalho realizado pela professora, frente à Educação Municipal.
O documento, proposto pelo vereador Paulo Frange e assinado pelos demais legisladores da Capital teve como objetivo destacar o interesse dos vereadores de São Paulo com relação às notícias veiculadas na grande mídia sobre o investimento em Educação e a qualidade do ensino público em Caraguatatuba, conforme noticiou o jornal “O Estado de São Paulo”, em 17 de setembro, com matéria de capa.
Segundo a Secretária Roseli Morilla, um reconhecimento como este vindo da Câmara de São Paulo chega a ser um presente bastante emocionante. “Eu sou de São Paulo e foi lá que passei grande parte da minha vida, construindo assim minha carreira como professora. Eu saí da Prefeitura de São Paulo para atuar em Caraguá, e o investimento da Administração Municipal, bem como a vontade política é que fazem da Educação um exemplo, de que é possível ter qualidade no ensino público”, explicou, completando que “esse voto de congratulações se faz muito especial, por ter meu trabalho e de toda minha equipe, aqui de Caraguatatuba acompanhado e reconhecido por políticos tão sensíveis às causas sociais. É em ocasiões como esta que é possível perceber o reconhecimento do meu trabalho como educadora e não existe maior satisfação que, mesmo longe, estar recebendo esse presente, o qual tem um significado especial a esta altura de minha carreira profissional, desde que, lá no passado, realizei o sonho de ser professora”, finalizou Roseli. (Fonte: SME/PMC)

Caraguá está em 5º no Paulista de Bicicross

Caraguatatuba - Os atletas de Caraguá que estão participando do Campeonato Paulista de Bicicross 2003 já garantiram a 5ª colocação da cidade na classificação geral. Ao todo, 19 equipes disputam a competição
Caraguatatuba está em festa com o resultado parcial do Campeonato Paulista de Bicicross 2003. Tendo passado por 8 etapas da competição, os atletas caraguatatubenses já conquistaram a 5ª colocação na classificação geral. A 9ª e última etapa acontecerá no município de Indaiatuba, onde 25 atletas representarão Caraguá, no dia 23 de novembro, domingo. A pontuação de Caraguatatuba no Paulista já soma 2.039 pontos.
Brasileiro - Oito atletas de Caraguá irão disputar a 5ª e a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross 2003, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, sábado e domingo próximos, em Paulínia. (Fonte: PMC)

Diácono Felipe ordena-se sacerdote
“Não tenhas medo. Doravante serás pescadores de homens” Lc 5

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba acolhe no próximo domingo, 9 de novembro de 2003, às 16 horas, na Catedral Divino Espírito Santo, mais um sacerdote.
A Solene concelebração Eucarística, na qual pela imposição das mãos e prece de ordenação do bispo diocesano Dom Fernando Mason, reunirá toda a comunidade, amigos e familiares para a ordenação presbiteral de Felipe Jose de Meses. Para o diácono Felipe este momento é sem dúvida o mais importante da sua vida “ Desde criança tenho este sonho que firmou-se como vocação. Estou muito feliz e apesar de sentir-me indigno, Deus me escolheu e eu aqui estou para servir-lhe, e ao seu povo, que neste primeiro momento da minha vida presbiteral será junto á comunidade São Benedito”.
Atualmente, o diácono Felipe exerce suas funções na Paróquia São Benedito, no bairro da Estufa, Ubatuba. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Câmara aprova Brasão e CAR do Juqueriquerê
Legislativo aprovou também denominações de rua

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na sua 35ª Sessão Ordinária semanal, Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal, em segundo turno, de autoria do Vereador Pastor Anderson (PL), que disciplina o uso do Brasão de Armas do município. Na mesma sessão foi aprovada a CAR do Juqueriquerê.
Com a aprovação em segundo turno, fica faltando apenas a sanção do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), que também poderá vetar o projeto. Segundo a propositura, o Brasão de Armas deverá ser colocado em local visível nos prédios públicos municipais e municipalizados, que estão sob a responsabilidade do Executivo.
Foram aprovadas também denominações de rua, de autoria dos Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), Presidente do Parlamento Municipal e João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL), segundo secretário, que respectivamente denominaram Avenida Carlos Roberto Magalhães Reis a atual avenida hum no bairro do Pegorelli e Avenida Augusto dos Santos a atual avenida F, no bairro do Porto Novo.
Finalizando, foi aprovada a CAR (Comissão de Assuntos Relevantes), para o estudo e análise da situação para a recuperação da foz do rio Juqueriquerê, o mais famoso e maior rio da cidade, medindo cerca de 10 quilometros de extensão. A autoria do projeto de Resolução é da Vereadora Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB).
Como autora a Vereadora é a presidente da CAR e sua função será a de nomear o Relator e o membro, que lhe auxiliarão no trabalho, que terá prazo inicial de 60 dias, prorrogáveis por igual período, com a apresentação de um Relatório Final.
Deixou de ser votado projeto de lei do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que cria o Observatório Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Regime de Ciclos com Progressão Continuada nas Escolas Municipais de Caraguatatuba.
Durante o Expediente, utilizou-se da Tribuna o deficiente físico Gilson Ribas da Silva, para falar da situação do deficiente na cidade e do seu bairro, o Tinga. Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 8 projetos, bem como a Comissão de Assuntos Relevantes do Comércio, presidida pelo Vereador Omar Kazon (PL), pediu e foi aprovada na prorrogação de prazo para avaliação da situação do comércio na cidade. No intervalo foram lidas 13 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Zé Pedro e suas conquistas na zona sul
A cada dia o Parlamentar vem resolvendo problemas de infra estrutura nos bairros

Caraguatatuba - O Vereador José Pedro Lucas – Zé Pedro (PTB), vem adquirindo experiência política a cada dia na Câmara Municipal de Caraguatatuba. Empossado em janeiro devido ao afastamento do Vereador José Benedito Gonçalves Pinto – Zezinho Prequeté (PHS), o suplente assimilou rapidamente o dia-a-dia da Vereança, trazendo melhorias para as comunidades da zona sul.
O Vereador Zé Pedro assumiu em janeiro na vaga do Vereador Zezinho Prequeté, que aceitou o convite para ser o diretor geral da Câmara de Caraguá, na gestão do Presidente Wilson Agnaldo Gobetti (PPS).
Com determinação e interesse comum, o Vereador fez trazendo conquistas e melhorias para os moradores da zona sul.
Recentemente conseguiu 8 luminárias para a sua Benedito Cruz, no bairro do Travessão, bem como 3 postes para a sua Formosa no Perequê-Mirim e luminárias nas ruas 5 e travessa Antonio Ovídio Ferreira, também no Perequê-Mirim.
A iluminação pública é um grandes motes do trabalho de Zé Pedro como Vereador. A rua 25 de março recebeu 4 luminárias graças a sua intervenção, o mesmo na rua João Nunes Siqueira, com 2 luminárias na Praia das Palmeiras.
Mas o trabalho do Vereador não é feito apenas de conquistas na iluminação pública. Recentemente interveio para que a Regional Sul da SSM (Secretaria de Serviços Municipais), desobstruísse a tubulação e construísse a caixa de esgoto com tampa, na vala localizada na rua João Carlos Balio, no bairro do Travessão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Leonor Diniz indica verba para Deputado Federal
Deputado Celso Russomano colocará R$ 120 mil no Orçamento da União para 2004

Caraguatatuba - A Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, recebeu sinal verde do Deputado Federal Celso Russomano (PP/SP), para a inclusão de verba para a compra de equipamento da Saúde, no valor de R$ 120 mil. Este valor será incluído no Orçamento da União para 2004.
Esta ação mostra a perfeita sintonia da Vereadora com os membros do seu atual partido, o PP, para a qual se filiou ao final do período estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Comumente no final do ano os Deputados Federais e Senadores recebem pedidos de seus colegas de partido, sejam eles Deputados Estaduais ou Vereadores, para a inclusão de verbas no Orçamento da União. Estas verbas são direcionadas para a Saúde, Educação, Transporte e Segurança.
Sendo assim, Leonor Diniz encaminhou pedido de verba para o Deputado Federal Celso Russomano, no valor de R$ 120 mil, que serão usados na compra de equipamento da Saúde e pode resultar na aquisição de um Ultra-Som ou aparelho de Raio-X.
A Vereadora encaminhou ofício ao Gabinete do prefeito Antonio Carlos (PSDB), para que ele envie os documentos necessários para a inclusão. O prefeito repassou o que é necessário e elogiou a atitude da Vereadora mediante ofício 313/2003 – GP.
Para a Parlamentar ocasiões como estas não podem ser perdidas. “A UBS do Porto tem verba do suplente de Deputado Ary Kara (PTB) e no ano passado perdemos verba da Deputada Federal Ângela Guadagnin. Se há possibilidade não podemos perdê-la e arriscar o desenvolvimento de nossa cidade”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza sua 10ª Sessão Extraordinária
Na pauta diversos projetos, além de Requerimentos e Moções

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, a partir das 15 horas a sua 10ª Sessão Extraordinária. Na Ordem do Dia diversas denominações de rua, além de Requerimentos e Moções.
Estima-se que mais de 10 Moções e aproximadamente 50 Requerimentos estejam congestionando o Expediente do Parlamento Municipal em Caraguatatuba. Com base nisso o Presidente Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) realiza nesta sexta-feira, a partir das 15 horas a 10ª Sessão Extraordinária de 2003.
Na Ordem do Dia, são 10 projetos, na sua maioria denominações de rua, sendo que apenas um foge a regra da sessão. Um Projeto de Resolução, de autoria do Presidente Gobetti que suprime o inciso 1 do artigo 164 da Resolução 04/90 – Regimento Interno, que obriga o Vereador a falar em pé quando se pronunciar sobre questão relativa a sessão. No entender do Presidente não há sentido na obrigação, podendo o Parlamentar, caso seja aprovado o projeto, pronunciar-se sentado. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo



Campeonato Brasileiro de Hobbie Cat 14 e 16 começa neste sábado

Foto: Marco YaminIlhabela - Acontece de 8 a 15 de novembro no Centro de Regatas de Ilhabela um dos mais emocionantes e disputados eventos do iatismo, o 29º Campeonato Brasileiro da Classe Hobbie Cat 14 e Hobbie Cat 16.
São esperadas cerca de 60 embarcações de 10 estados, movimentando um total de aproximadamente 100 velejadores. A previsão é de acontecer duas regatas por dia.
Os melhores velejadores do país já confirmaram presença nesta edição do campeonato que serve de seletiva para o Mundial de 2004, a ser realizado no México.
As inscrições iniciam no sábado, dia 8 das 9h30 às 17h e encerram no domingo, dia 9, às 17h. Ainda no domingo as 14h30 acontece a largada da regata de abertura “Ney Pacheco”.
A abertura oficial do evento acontece na segunda, dia 10, às 11h. As 14h, é a largada da “regata Mário José Dubex Júnior, o pioneiro” e em seguida a segunda regata do dia.
Nos dias 11, 13 e 14 as regatas estão marcadas largar as 12h30. Na quarta, dia 12, não haverá regata. No sábado, dia 15, as regatas acontecem a partir das 12h e a entrega de prêmios a partir das 20h30 na Secretaria de Turismo.
Hobbie Cat 14 e 16 - Os Hobbie Cat 14 e 16, considerados os catamarans mais populares do mundo, é sinônimo de alegria, aventura técnica e diversão que tem levado gerações a descobrirem o prazer de velejar.
Atingem alta velocidade atraindo a atenção do público por onde passam. O Hobie Cat 14 mede 14 pés e é comandado por um tripulante, já o 16 mede 16 pés e é comandado por dois tripulantes e integra-se ao seleto grupo das classes Panamericanas.
A organização e realização do evento são da Prefeitura de Ilhabela, através de sua Secretaria de Turismo e Diretoria Náutica. O apoio é da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP) e Associação Brasileira da Classe Hobbie Cat.
O BRASCAT será disputado sob as Regras Internacionais de Regata à Vela da ISAF 2001-2004; as determinações da FBVM; as regras da Classe; as Instruções de Regata, com as alterações feitas pelas Comissões de Regata e Protesto. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Governo e técnicos enfrentam o lixo da construção civil

São Sebastião - Para minimizar os impactos ambientais causados pelo lixo gerado na construção civil, especialmente no Litoral Norte, a Prefeitura de São Sebastião, a Fundação Pró Costa Atlântica, a OAB, a Cetesb, a Associação de Engenheiros e Arquitetos, geradores e transportadores, participarão do seminário Gestão Participativa de Resíduos da Construção, no próximo dia 10, no Teatro Municipal de São Sebastião. Este evento deverá apontar os principais problemas que afligem construtores, transportadores e poder público, além de soluções que servirão de subsídios para a elaboração do plano municipal que atenderá toda extensão do município. Este plano estabelecerá critérios para a separação de recicláveis nas obras, normas para transporte e destinação final.
Com isso São Sebastião se antecipa ao cumprimento da resolução 307 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente - que cobra das cidades gestões especificas para os restos de obras e determina que até julho de 2004 as prefeituras encontrem soluções e proíbam o recebimento dos resíduos de construção e demolição em aterros sanitários.
Dimensões enormes - Para se ter uma idéia da gravidade da questão, o CONAMA revela que a proporção é de duas toneladas de entulho da construção civil para cada tonelada de lixo urbano coletado no país. O entulho de alvenaria que deixa de ser reciclado em todo Brasil anualmente, calculado em 85 milhões de toneladas, daria para pavimentar 3.500 quilômetros de estradas, equivalente a seis Rodovias Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte.
Cada vez mais a questão ambiental vem mobilizando a sociedade, seja pela consciência do comprometimento da qualidade de vida a médio e longo prazos, ou pela legislação ambiental mais rigorosa. No meio empresarial, a conscientização também cresce e empresários começam a enxergar que a reciclagem, a reutilização ou recuperação dos resíduos sólidos são soluções inteligentes e econômicas. Empreendimentos imobiliários devem considerar desde o projeto a ótica da sustentabilidade. O entulho muitas vezes é gerado por deficiências no processo da construção, como falhas ou omissões na elaboração dos projetos e na sua execução.
A alta taxa de geração de resíduos de construção e demolição vem transformando o cumprimento à exigência do CONAMA em um enorme desafio. Estimativas indicam que o lixo resultante da construção, manutenção e demolição de casas e edifícios representa de 40 a 60% dos resíduos sólidos urbanos.
O lixo domiciliar representa apenas uma pequena parte da montanha gerada todos os dias, principalmente pelos resíduos sólidos (concreto, estuque, telhas, metais, gesso, aglomerados, pedras etc) das empresas da construção civil.
Na grande maioria dos municípios, as sobras das obras são retiradas e dispostas clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rios e ruas de periferia. Esse destino inadequado provoca o entupimento e o assoreamento de cursos d´ água, de bueiros e galerias, provocando constantes enchentes e a degradação de áreas urbanas. Essa disposição irregular é também local propício para roedores, insetos peçonhentos (aranhas e escorpiões) e insetos transmissores de endemias, como a dengue.
O estudo de soluções práticas que apontem a reciclagem desses materiais contribui para amenizar os problemas gerados pelo transporte e depósitos clandestinos. Ao mesmo tempo, esse processo introduz no mercado novos materiais, com grande potencialidade de reuso e reciclagem proporcionando melhorias ambientais, sociais e econômicas tanto para as administrações públicas - em relação aos projetos corretivos e geração de renda para as cooperativas - como também para as empresas da construção civil no que diz respeito ao gerenciamento destes resíduos.
O seminário, Gestão Participativa de Resíduos da Construção Civil, acontecerá no próximo dia 10/11, das 08h45 às 17 horas, no Teatro Municipal, em São Sebastião. A programação é a seguinte:
08h45 Abertura /Composição de Mesa
09h00 - Resíduos na construção : Novas Concepções - Georgeta de Oliveira Gonçalves – Assessoria para Resíduos Sólidos – PMSS
09h40 - Construção e responsabilidade ambiental ( case) - Eng. Edison Kara José Santos / Construtora Construgar
11h10 - Situação atual dos transportes de resíduos da construção - Maurício Scarlatti/Remove
11h30 - O papel do poder público - responsabilidades municipais - Nivaldo Simões / Diretor de meio Ambiente – PMSS
12h00 - O papel do poder público - responsabilidades do Estado - Representante da CETESB
Das 12h30 à 14h00 - Almoço
14h00 - Debates
15h00 - Grupos de trabalho
16h00 - Apresentação dos trabalhos
17h00 - Encerramento (Fonte: PMSS)

Último final de semana do Festival do Peixe e Frutos do Mar

São Sebastião - Este é o último final de semana do Festival do Peixe e Frutos do Mar de São Sebastião. Promovido pela Prefeitura, juntamente com a “Reor Produções de Eventos”, o festival é uma excelente oportunidade de provar as delícias da culinária caiçara e uma boa opção de entretenimento.
O evento, que acontece na Praça de Eventos, na Rua da Praia, e no Pavilhão da Praça do Pôr do Sol, em Boiçucanga, conta também com a participação de hotéis e pousadas do município, que disponibilizam café da manhã, além dos restaurantes e barracas de petiscos, que servem pratos inspirados na gastronomia tradicional caiçara, como a peixada com pirão, camarão ensopadinho com chuchu, tainha assada recheada com farofa, moqueca caiçara, além de deliciosos doces típicos.
O cardápio do café da manhã conta com bolo de aipim, bolo forrado de banana, bolo de abacaxi, pão de batata doce, pão de mandioca, pão francês, beiju (mandioca), doce de banana, batata doce, frutas da estação, suco e geléias. Durante todos os dias do evento, a partir das 19 horas, serão realizados happy hours, com petiscos e bebidas em geral, que serão vendidas nas barracas.
O festival gastronômico conta, ainda, com mais três segmentos: beneficente (10% do arrecadado será revertido para entidades sociais), cultural (haverá uma exposição fixa na secretaria da Cultura) e musical, com shows que acontecerão em ambas as praças do evento.
Na sexta-feira, haverá a apresentação da banda Sub Verso, na rua da Praia, e da banda Bross, em Boiçucanga, que se reapresentam no sábado, invertendo os locais. No sábado, no horário do almoço, haverá a degustação do prato Azul Marinho no restaurante do Neno, em Boiçucanga, com a presença da ex-loira do Tchan, a bailarina Sheila Mello, e da atriz Luiza Thomé. Ainda no sábado, às 19 horas, será realizado um desfile de modelos da Mega Model’s, para divulgar as camisetas da campanha “Natal dos Sonhos” - produzidas por grandes nomes da moda do Brasil (Hercovitz , Forum , Lino Ventura , Fauze H., Reinaldo Lourenço e Fernando Sommer), com a apresentação de Caetano Zonaro, em Boiçucanga. Neste dia, o ingresso para o evento é a doação de um brinquedo para a campanha. Já no domingo, a partir das 18h, haverá as apresentações do Espetáculo “As Canções do Roberto” e da dupla João Marcos e Juliano, na Rua da Praia e na Praça Pôr do Sol, respectivamente.
PROGRAMAÇÃO
Durante os dias do Festival todos os restaurantes terão como prato principal o “Azul Marinho” e mais uma opção da culinária caiçara.
Dia 7/11 (sexta-feira)
Jantar: Azul Marinho e Moqueca Caiçara, que vem sem óleo de dendê e leite de côco.
20h30 - Shows
Rua da Praia - Banda SuB Verso
Boiçucanga - Praça Pôr do Sol: Banda Bross, com o baterista Matias, ex-participante da Casa dos Artistas.
Dia 8/11 (sábado)
Almoço: degustação do prato Azul Marinho no restaurante do Neno, em Boiçucanga, com a presença da ex-loira do Tchan, Sheila Mello, e da atriz Luiza Thomé.
Jantar - Arroz com mariscos lambe-lambe à moda caiçara.
19h - Atração Especial: Desfile de modelos da “Mega Model’s” de camisetas da campanha “Natal dos Sonhos”, com apresentação de Caetano Zonaro, em Boiçucanga.
20h30 – Shows:
Rua da Praia - Banda Bross
Boiçucanga - Praça Pôr do Sol - Banda SuB Verso.
Dia 9/11 (domingo)
Almoço: Bobó de Camarão à caiçara
18h00 às 21h - Shows (grupos locais)
Rua da Praia – Espetáculo “As Canções do Roberto”
Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga – João Marcos e Juliano (Fonte: PMSS)

II Fest Art realizará apresentações na Costa Sul

São Sebastião - A segunda edição do Fest Art (Festival de Teatro Estudantil), realizado pela Prefeitura Municipal de São Sebastião,traz várias novidades este ano. Entre as inovações, está a distribuição das apresentações cênicas em alguns bairros da cidade, o que vai viabilizar a participação de mais pessoas.
Um exemplo disso, é que desta vez os estudantes e participantes da comunidade escolar que residem na Costa Sul de São Sebastião, não mais precisarão se deslocar até o centro da cidade para participar das atividades, uma vez que todos os trabalhos cênicos desenvolvidos por eles serão apresentados em Boiçucanga.
De acordo com a professora Lílian Galrão, que participa da equipe de organização do evento com os professores Carlos Palmer e Wellington Palmeira, essa mudança ocorreu para facilitar a participação dos estudantes e também da comunidade em geral, que acaba tendo mais condições de acompanhar as apresentações culturais.
Segundo ela, torna-se mais fácil que os moradores se desloquem para um bairro mais próximo de suas residências ao invés de irem para o Centro.
Além disso, as apresentações descentralizadas terão mais uma função, que é pré selecionar as peças que participarão da etapa final, que será realizada no Teatro Municipal de São Sebastião, nos dias 12 e 13 de novembro.
Nessas datas, haverá a participação de um grupo de cada categoria por região, competindo pelas colocações que irão do 1º ao 3º lugar. “Os grupos que forem ao Teatro Municipal, já estarão classificados entre os primeiros lugares, porém, durante as apresentações finais poderemos definir quais lugares cada equipe vai ocupar”, comentou Lilian.
O Festival começou no último dia 4, na Escola Municipal do Canto do Mar e, desde então, vem atingindo bons resultados. Ele está reunindo centenas de pessoas nas unidades escolares como na Escola Henrique Botelho, que reuniu hoje 06/11, os estudantes da região central para a eliminatória.
Na Costa Sul, a mostra acontece na Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição Sousa. Nela haverá a participação de cerca de 30 grupos, entre as escolas municipais, estaduais e particulares, que reunirão estudantes de todas as idades. No dia 10, as eliminatórias acontecem das 14 às 22h, e no dia seguinte, a partir das 9h, com previsão de término para as 18h. Todas as apresentações são abertas ao público e gratuitas. A Escola Guiomar fica numa travessa da Estrada do Cascalho, na rua Tropicanga, 99. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Marcenaria e Carpintaria Progresso Setur Pousada Maranduba

Defesa Civil organiza plano preventivo

Ubatuba - O monitoramento das áreas de risco quanto a vulnerabilidade do solo quanto aos escorregamentos e deslocamentos de rochas estão entre os temas a serem abordados a partir de amanhã, quarta-feira, 05, durante os cursos promovidos pela Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC, no auditório da UNITAU. A reunião anual visa preparar a equipe da comissão para o próximo período chuvoso, de 10 de dezembro à 31 de março de 2004, com especial atenção para as previsões metereológicas. A abertura contará com a presença do prefeito em exercício, Moralino Valim Coelho que destaca a importância do trabalho da Defesa Civil bem como a participação de seus membros. Desde sua criação por decretro em 9 de fevereiro de 1976 e após sua reorganização em 1995, o Sistema Estadual de Defesa Civil considerou a participação comunitária imprescindível, pois nenhum governo tem a capacidade de solucionar sózinho os problemas que afetam as comunidades. De acordo com Arly de Oliveira Cruz, Presidente da COMDEC, os cursos serão realizados em dois dias com palestras de técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas -IPT, do Instituto Geológico - IG, meteorologistas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC e demonstrações práticas de ações da equipe municipal da Defesa Civil. (Fonte: ACS-PMU)

Ponte ganha passarela para pedestre

Ubatuba - A ponte sobre o Rio Grande, de acesso ao bairro do Perequê-Açu, em Ubatuba, contará em breve com uma passarela lateral para pedestre. Com 105 m de extensão e 1,20 m de largura será construída em estrutura metálica e concreto. Vai permitir que o espaço dividido atualmente entre pedestre e bicicleta na ponte existente seja utilizado apenas por ciclistas. “ Estamos dando continuidade a ciclovia da avenida 9 de julho e Iperoig em direção ao Perequê-Açu. Com este projeto, estamos separando o pedestre do ciclista garantindo mais segurança para ambos”, afirma Jeriel Rocha, Secretário de Obras. Os serviços terão início nesta terça-feira, 04, e complementam a urbanização das duas avenidas que vem sendo executadas em parceria com o Governo do Estado. A passarela está estimada em R$ 60 mil e deverá estar concluída antes da temporada de verão. Durante e após a construção, o Serviço Municipal de Trânsito - SMT, montará a sinalização adequada para orientar os usuários. (Fonte: ACS-PMU)

Sabesp não sinaliza obra

Ubatuba - Na confluência das ruas Liberdade com Salvador Corrêa um afundamento resultou em uma grande depressão que vem prejudicando o tráfego no local. A Sabesp, de acordo com Jeriel Rocha, Secretário de Obras, além de não concluir os serviços ainda compromete a segurança de veículos e pessoas colocando uma sinalização inadequada. “ Não é possível conviver com este tipo de problema que há alguns meses obrigou a Prefeitura a suspender a empreiteira da SABESP e exigir que o pavimento fosse refeito e colocada a sinalização exigida por lei”, diz o secretário. Jeriel informa que já foram realizadas inúmeras reuniões, inclusive com a presença do prefeito Paulo Ramos, exigindo que a estatal colabore com a Prefeitura no sentido de manter as ruas em condições ideais. (Fonte: ACS-PMU)

Educação recebe verbas para Alimentação Escolar

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), na última quarta-feira, dia 05, recebeu um comunicado do Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação informando a liberação de recursos financeiros para a prefeitura municipal. Para a rede estadual foram destinados R$13.530,40 e para a municipal, R$20.467,20. As verbas são para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. (Fonte: Luana Coelho)

Fundo Nacional de Saúde repassa recursos

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), na última semana, através de ofícios enviados pelo Ministério da Saúde e Fundo Nacional de Saúde, foi informado sobre o repasse de verbas destinados ao município em cumprimento a lei 9.452 de 20/03/1997. Para o programa que atende pacientes com varizes e necessitam de cirurgias, foram repassados R$2.998,33; Piso Atenção Básica para Consultas, R$70.956; Registro Civil e Nascimento, R$140,00; Programa de Saúde Bucal, R$2.600,00; Exames de Próstata, R$1.040,82; Assistência Pré-Natal, R$1.120,00; pagamento de Teto Financeiro de Epidemiologia e Controle de Doenças, R$9.267,65; Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de Aids (HIV) e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), R$8.333,34; Programa de Saúde da Família, R$56.592,00; pagamento de Agentes Comunitários de Saúde, R$19.680,00 e pagamento de Ações Básicas de Vigilância Sanitária, R$1.478,25. Informações pelo telefone 0800-644-8001. (Fonte: Luana Coelho)

Rogério Frediani é reeleito presidente da Câmara

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), na última terça-feira, dia 04, em sessão ordinária foi reeleito para o exercício de 2004, presidente da Casa de Leis com 11 votos. Os votos contrários foram dos vereadores Eduardo César (PL) e Gérson de Oliveira (PMDB). A mesa diretora foi composta da seguinte maneira: presidente Rogério Frediani (PTB), 1º vice-presidente, Andrade Henrique (PAN), 2º vice-presidente, Marcos Francisco Demo (PSC), 1º secretário, Charles Medeiros (PSDB) e 2º secretário, Domingos dos Santos (PT). A posse será dia 1º de janeiro de 2004 e o mandato se estende até 31 de dezembro do mesmo ano. Segundo o presidente a eleição transcorreu tranqüilamente dentro do que era esperado. “Agradeço ao apoio dos 10 companheiros que confiaram e acreditaram nessa mesa diretora. Isto significa que juntos conseguimos desenvolver um bom trabalho e que muitas lutas teremos pela frente. Hoje demos um importante passo para continuarmos democraticamente legislando em benefício da população ubatubense”, disse Frediani. O presidente argumentou sobre a importância da participação popular. “Quero desde já reafirmar nosso compromisso com os munícipes, graças a eles estamos aqui e temos o dever de legislar a favor de suas necessidades, essa é a principal função da Câmara de Ubatuba, a Casa do Povo”, finalizou. (Fonte: Luana Coelho)

2ª Festa de Corrida de Canoas será dia 09 de novembro

Ubatuba - A Sociedade de Moradores da Barra Seca realizará neste domingo, dia 09 de novembro, na praia da Barra Seca, a partir das 10 horas da manhã, em homenagem a todos os remadores da região do litoral norte, a 2ª Corrida de Canoas. Devido a grande participação popular, este ano os organizadores decidiram dar continuidade ao evento que tem como objetivo valorizar essa tradicional cultura caiçara.
Programação:
Das 8:00 às 9:30 horas - Ação Ambiental com apoio da APPRU - Amigos na Preservação, Proteção e Respeito à Ubatuba (Conscientização Ecológica e Limpeza da praia da Barra Seca com a participação do público em geral)
10 horas - Corrida de Canoas
Categorias: Feminino, masculino, infantil e casais. (Após o término da corrida ocorrerá a entrega das premiações e uma homenagem aos remadores)
13:00 horas: Almoço (Prato Típico da Região)
14:00 horas: Apresentação do Grupo Pirão Geral
Das 15:00 às 22 horas: Apresentação do Grupo Samba e Pagode
22:00 horas: Encerramento.
A realização é da Sociedade dos Moradores do Bairro da Barra Seca (SOMBAS). (Fonte: Luana Coelho)

Deputado Estadual atende solicitação da Santa Casa

Ubatuba - O deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) esteve no último dia 04, no Hospital das Clínicas em São Paulo, reunido com representantes do governo estadual, municipal e sociedade civil para atender solicitações emergenciais da Santa Casa de Ubatuba. Durante a reunião foram discutidos temas como a disponibilidade de recursos para sanar as dívidas e o término da reforma. Segundo o deputado, as prioridades serão resolvidas a curto prazo. “O secretário de saúde nos atendeu prontamente, agora vamos tentar solucionar os problemas”, disse Bueno. Estiveram presentes ao encontro o secretário estadual de saúde, Luiz Roberto Barradas, secretário municipal de saúde, Dr. Carlo Fragnan, a provedora da Santa Casa, Maria Silvia Ley e o assessor da presidência da Câmara Municipal de Ubatuba, Silvio de Paula. (Fonte: Luana Coelho)

Conto em Capítulos Topo


Clique Aqui para ler os capítulos anteriores

Capítulo V: O escocês.

Enquanto ouvia a história fantástica, do jovem Artur, fixei os olhos no escocês. Tirando o fato de ser um homem alto, característica pouco comum entre os caiçaras, era ele, em tudo o mais, um caiçara perfeito. Em certo momento não resistindo à curiosidade perguntei:
- E o senhor, como veio parar aqui? Qual é o seu envolvimento no caso?
Fez-se silêncio, os outros, embora nada dissessem, deixaram transparecer uma certa desaprovação à minha atitude, havia naquelas pessoas um formalismo que contrastava com o habitual da região. Thomas MacMurray pigarreou e ato contínuo, começou a vasculhar a bolsa, que levava a tiracolo. Retirou alguns papéis e finalmente um canivete, parecido com os canivetes de picar fumo dos caipiras brasileiros. Após dar uma olhada, como que querendo conferir se estava tudo em ordem, estendeu a mão, oferecendo-me a peça, para que eu a examinasse. Olhei com atenção, não queria perder nenhum detalhe, e afora uma gravação com o nome dele, e o ano 1944, nada havia que o diferisse de qualquer outro canivete. Tornei a olhar, e notei então uma marca no lado oposto ao da inscrição. Parecia ter sido feita com um punção. Os lados do canivete eram de madrepérola, ele tinha uma única lâmina, larga. A marca, do punção, era mais perceptível através do tato. Na lâmina, em caracteres pequenos, estava gravado “made in England” e logo abaixo 1938. Enquanto eu completava o exame, ele continuou:
- Essa marca que você está vendo, foi feita por uma bala endereçada ao meu coração. Fazia uma semana que eu tinha comprado esse canivete, de um pescador, em Inverness. Mandei gravar meu nome, orgulhoso da aquisição. Em 1944, eu servia na vigilância costeira. Todas as noites, em que estava de serviço, saia patrulhando a costa, havia muitas tentativas de desembarque de agentes sabotadores. O canivete seria uma distração, eu gostava de fazer esculturas em madeira. A guerra ia mal para os alemães, eles estavam desesperados, tentavam de tudo para reverter um quadro altamente desfavorável. Como era impossível, desembarcar na costa da Inglaterra, procuravam chegar lá por terra, através da Escócia. Naquela noite, escura como breu, notei um movimento estranho na praia. Eu estava esculpindo um ramo seco, não houve tempo de guardar o canivete apropriadamente, apenas coloquei-o no bolso superior do casaco e desci para verificar. Um submarino alemão deixara um barco de borracha ao largo, com dois agentes. Quando apontei a lanterna para o barco, fui atingido no ombro. Depois, uma garota se aproximou e me deu um tiro no peito. Acordei no hospital, o primeiro tiro, de calibre 45, tinha feito um grande estrago. O segundo tiro, que seria de misericórdia, disparado de uma pistola calibre 22, foi aparado pelo canivete, e por isso eu estou aqui contando essa história. Os agentes nazistas que desembarcaram naquela noite foram pegos em Glasgow, e teriam escapado caso eu tivesse morrido. Tinham uma história perfeita preparada para uma eventualidade, caso fossem capturados. Lembro-me bem da cara espanto da garota, quando me viu chegando de ambulância, para fazer o reconhecimento. Nunca esquecerei aquele rosto, tão belo e tão frio. Ela e o parceiro acabaram fuzilados, por ironia do destino, uma semana antes que a guerra acabasse. Com o fim das hostilidades, entrei para a universidade, em Edinburgh, onde me graduei em Geologia. O canivete passou a ter, para mim, um valor estimativo incomensurável. Nunca me separei dele, até que em certo dia em que trabalhava em prospecção petrolífera, em uma ilha desabitada, no Mar do Norte, devo tê-lo deixado cair, só notando a falta quando já havia retornado à base operacional, em Glasgow. Fiquei desolado, a ponto de meus superiores enviarem à ilha, uma equipe de rastreadores, unicamente para procurar o amuleto. Nada foi encontrado, ficou no ar a suspeita que eu devia tê-lo perdido no mar. Anotei em meu diário, 28 de maio de 1955, canivete perdido! Três semanas depois, recebi uma carta postada na cidade de Taubaté, no Brasil, que me causou grande espanto. Nela, o padre John Garfinkel, missionário oblato, amigo de infância de meu pai, dizia ter encontrado um canivete com o meu nome. Estava nas mãos de um pescador, em Picinguaba, vilarejo localizado no município de Ubatuba, no litoral de São Paulo, no Brasil. A data do encontro: 28 de maio de 1955. Em 2 de agosto do mesmo ano, após demitir-me de um emprego estável e seguro, numa empresa petrolífera, embarquei num vapor com destino à América do Sul. Eu era parte de alguma coisa inexplicável. Ao ler a carta do padre John, tive o pressentimento de que poderia obter resposta às inúmeras perguntas que sempre me assolaram o espírito. Cheguei à cidade de Ubatuba no dia 6 de novembro de 1955, depois de ter desembarcado em Lima, no Peru e de ter cruzado os Andes, passando pela Bolívia. Eu estava doente, havia contraído malária no Mato Grosso. Através do padre John, fiz contato com um senhor que tinha uma farmácia, e, entendia mais de medicina do que a maioria dos médicos que eu conhecera até então. Ele, cujo nome era Filhinho, além de me curar da malária, ensinou-me as primeiras palavras da Língua Portuguesa. Como eu sabia um pouco de Francês e de Espanhol, em poucas semanas consegui comunicar-me, sem maiores problemas. Em fevereiro de 1956, mudei-me para uma casa alugada na vila de Picinguaba, já de posse de meu canivete de estimação. Havia uma pergunta a ser respondida, e, alguém haveria de respondê-la. Como, um canivete perdido numa ilha do Mar do Norte, foi encontrado em Ubatuba, no Atlântico Sul, no mesmo dia da perda? Eu, não descansaria, enquanto não obtivesse a resposta. E teria de ser uma resposta satisfatória. Eu não estava disposto a acatar casuísmos, atribuídos à fé.

Sidney Borges

Carta do Leitor Topo

Azul Marinho - Olá Emilio, tudo bem? Essa idéia do Prefeito Paulo Julião de transformar o AZUL MARINHO em patrimônio cultural, acredito ser de muita imortância para a nossa Cultura, para a nossa culinária e principalmente como meio de atrativo turístico para nosa região. Certamente despertará a curiosidade dos turistas, seja nacional como internacional, para apreciar tal prato, e quem ganha com isso é o comercio de uma forma geral.
Estou te escrevendo para informar que tenho uma musica (samba) que canta a receita do Azul Marinho, desde o preparao até o fim da lambança. Essa musica você consegue ouví-la, acessando o site www.ubaweb.com , Revista/edição anteriores( edição de n°47). Caso interesse, fica autorizado a anexar no seu SITE, para que as pessoas aprendam a receita ouvindo o samba. Tem que fazer um download, está no formato MP3.
Hoje iremos abrir o Ranchinho Caiçara, com a musica Azul Marinho Musicado.
Não Perca.
Abraços

Julinho Mendes
Ubatuba, SP


Azul Marinho Musicado
Letra e música: Julinho Mendes
Clique aqui para baixar a música (Arquivo ZIP 1.389k=Kb)

Se você quer aprender
Como é que faz o Azul Marinho
Pegue a panela de ferro
Põe a lenha prá acender
No fogão de tacuruba*
É mais fácil de fazer
Garoupa cortada em postas
Também serve Piragica ou Sororoca
Deixe a Betrecha* prá mim
Que eu vou comer no fim
E depois vou puxar uma tarimba*

Vamos aos ingredientes...

Salsinha, coentro miúdo
Tomate, pimenta de cheiro,
Farinha, banana verde não pode faltar
Três dentes de alho, cebola
Sal e óleo, e também o limão
Que o caldo vai ficar azul (oba) bis

Agora, veja o modo de fazer
Doure a cebola e o alho
Refogue tomate cortado
Coloque na água fervendo
A banana prá amaciar
E tampe a panela prá abafar
Me traga uma pinga
E vamos esperar (oba) bis

Vai prestando atenção...

Depois que a banana
Estiver amolecida
Junte o peixe, o coentro, o cheiro
E prepare o pirão
Jogue o caldo na farinha
Põe pimenta prá arder
Esprema, esprema, esprema
Bastante limão
E coma o Azul Marinho
Com satisfação (oba) bis

Se você quer aprender...


*Tacuruba: Fogão de lenha feito com três pedras soltas, onde se assenta a panela.
*Tarimba: Estrado de madeira, cama de dormir do caiçara antigo.
*Betrecha: Barrigada do peixe.

O Azul Marinho é o conhecido e tradicional prato da culinária caiçara, é o peixe com banana verde, que cozido em panela de ferro fica com o caldo azul. É um efeito químico produzido através do contato da cica da banana verde com o ferro da panela.
Naquela época, em qualquer beira de praia ou costeira, o peixe era farto. A banana e a farinha de mandioca eram produtos que não podiam faltar na mesa do caiçara.
Para casar e ceder a mão da filha em casamento, os pais caiçaras, verificavam se o pretendente possuía o mínimo necessário, que era ter a posse de uma plantação de banana, um mandiocal para a produção de farinha e uma canoa para pescar o peixe. Sem esses dotes era difícil um rapaz conseguir casamento.
O AZUL MARINHO é um prato de sustância, que alimenta e dizem ter efeito afrodisíaco. Diz a lenda que: "Casal que saboreia o Azul Marinho em noite de núpcias, tem filhos de olhos azuis". Era raro ver casal caiçara com menos de dez filhos; isso devido a necessidade de mão de obra na lavoura, na pesca e nos afazeres domésticos.
O caiçara antigo dormia em cama de pau duro, ou seja, na tarimba, que era a cama feita com madeira fina (pau roliço) extraído no mato. Juntando o azul marinho com a cama de pau duro, sem duvida alguma, o filho nascia com olhos azuis.
Isso é mais uma da riquíssima cultura caiçara; são fatos, causos, lendas e histórias; ingredientes que fazem da nossa cultura um prato cheio de sabedoria.

Julinho Mendes
O contador de histórias - Ubatuba/jan/2002.
e-mail: julinho@iconet.com.br
VISITE O MUSEU CAIÇARA: www.muscai.tk



Dia Nacional do Hoteleiro 09 de novembro - Parabéns a todos esses profissionais que contribuem para o desenvolvimento do nosso turismo.

Rogério Frediani (PTB)
Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba


Convite I - Cooper Ação realiza palestras. A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Apoio e Infra -estrutura de Turismo convida todas as associações de bairros, autoridades e munícipes para participarem do 1º Encontro de Cidadania e Associativismo que será realizado neste domingo, dia 09, das 8:00 às 18 horas, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba. Várias palestras serão ministradas durante o evento. Participe, sua presença é fundamental.


Convite II - Caros amigos, estou repassando a pedido da Lina e Marta - GERCO/SMA o convite para as Audiências Públicas do Gerenciamento Costeiro na ilhabela e Ubatuba.
Contamos com a presença e apoio de todos para a divulgação e participação no vento.
abraços

Rosa Maria Mancini
SE do CBH-LN


O Secretário de Estado do Meio Ambiente e Presidente do Consema, Professor José Goldemberg, tem a honra de convidá - lo (a) para participar das Audiências Públicas sobre a “Minuta de Decreto de Zoneamento Ecológico - Econômico do Litoral Norte” de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente/Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental -CPLEA.
1 ª Audiência ( para os municípios de Ilhabela e São Sebastião):
Local: Plenário da Câmara Municipal de Ilhabela, Rua Doutor Carvalho s/n º Centro, Ilhabela
Data: 21 de novembro de 2003
Horário: 17:00 horas
2 ª Audiência (para os municípios de Ubatuba e Caraguatatuba) :
Local: Escola Municipal Padre Jose de Anchieta , Rua Amazona, 595 Centro Ubatuba
Data: 22 de novembro de 2003
Horário :13:30 horas
LOCAIS DE EXPOSIÇÃO DO MATERIAL PARA CONSULTA:
Município de Caraguatatuba - das 8:00 às 17:30 horas
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Rua Luís Passos Júnior nº55 - conjunto 5 - Centro
Biblioteca Municipal de Caraguatatuba
Rua Santa Cruz 396- Centro
Município de Ilhabela- das 10:00 às 16:00 horas
Biblioteca Pública Municipal Doutor Renato Lopes Corrêa
Rua Doutor Carvalho nº234 - Centro
Sala do Plano Diretor ( Prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social)
Rua Luís Ameixeiro nº65 - Perequê
Município de São Sebastião - das 10:00 às 16:00 horas
Biblioteca Municipal
Avenida Altino Arantes s/n - Centro
Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente
Rua Amazona nº13 - Centro
Município de Ubatuba - das 8:00 às 18:00 horas
Prefeitura Municipal de Ubatuba
Rua Dona Maria Alves n.º 865 - Centro
Câmara Municipal de Ubatuba
Avenida Iperoig nº218 - Centro
Período de consulta: de 27 de outubro a 21 de novembro de 2003
Coordenação das Audiências: CONSEMA
Fone(0XX11)3030-6622/6623
Fax(0XX11)3030-6621


Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Escuna na Ilha Anchieta - Ubatuba

Praia do Sul - PEIA
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor