Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 10 de novembro de 2003 - Nº 906 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Litoral investe em mais luz no verão
Moradora aprova a iniciativa


Caraguatatuba
Caraguá sedia 1ª Feira de Negócios do Litoral
Prefeitura alerta sobre proibição de animais nas praias
Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Fundacc sedia fase regional do Mapa Cultural Paulista de Artes Plásticas
MACC apresenta “Os Orixás”
A Câmara e os números de Outubro


Ilhabela
Prefeitura realiza batida na entrada da ilha
Plano quer definir destino para resíduos da construção civil


São Sebastião
Radares reduzem em 86% o número de acidentes em São Sebastião
Rio Vivo passa por Juquehy e recolhe quase uma tonelada de lixo
Cerca de 50 pessoas participam de simulado de Acidentes de Trânsito
Secretário vistoria obras na Rio-Santos
Nova lei prejudica pesquisas em São Sebastião, diz Cebimar
Prefeitura cria comissão para gerir programa municipal de ecoturismo
Quinze presos da cadeia são removidos para CDP superlotado


Ubatuba
Ubatuba quer rodovias em condições para temporada
Ubatuba mostra sua arte em exposição
Defesa Civil organiza plano preventivo
Feira Pedagógica no Itaguá
Rádio liga bairros da Região Norte
Atletas de Ubatuba mais uma vez Campeãs
Farmacêutica acorda com assaltante ao lado da cama

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral investe em mais luz no verão
Idéia é oferecer mais segurança e opções de lazer -- como jogos -- para moradores e turistas

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte estão investindo em iluminação nas praias para atrair os turistas durante a temporada de verão. A proposta é oferecer segurança e mais opções de lazer noturna aos moradores e visitantes.
Em Caraguatatuba, as praias do Indaiá, Palmeiras, Aruan, Centro e Prainha, na região central, receberam iluminação nos últimos meses. Na Martin de Sá, novos postes de luz serão instalados até o verão. Mais de 170 postes já foram colocados na orla marítima.
Segundo o secretário de Turismo de Caraguá, Paulo Noronha, os moradores e turistas terão uma nova opção de lazer nas praias na temporada.
"As pessoas poderão curtir a praia à noite para nadar ou também fazer caminhada, corrida, jogar futebol e vôlei", disse.
O secretário afirmou que muitas pessoas evitavam as praias à noite com medo da violência, principalmente na faixa de areia.
"Além de aumentar a segurança, os comerciantes podem ficar com seus quiosques abertos com tranqüilidade no período noturno", disse.
Os moradores do Litoral Norte apóiam a instalação de luz nas praias principalmente devido o reforço da segurança (leia texto nesta página).
Até o verão, São Sebastião vai receber iluminação nas praias Porto Grande, Pontal da Cruz e Arrastão, na região central. A previsão é que as instalações sejam finalizadas até janeiro de 2004.
Na praia São Francisco, considerada uma das mais tradicionais, a iluminação foi concluída no último mês. A praia foi alvo de assaltantes neste ano, que levaram vários barcos e equipamentos de pesca por causa da falta de luz.
"A idéia é oferecer mais conforto e tranqüilidade aos moradores, pescadores e visitantes. A iluminação vai atrair as pessoas no verão e na baixa temporada pois a praia terá lazer durante o dia e a noite", disse o secretário de Obras de São Sebastião, Ueneri Reich.
O secretário afirmou que os postes de luz nas praias foram desativados em 2001 na época do apagão (racionamento de energia). O investimento previsto pela prefeitura é em torno de R$ 30 mil.
Em Ubatuba, a iluminação está concluída na orla da praia do Iperoig, localizada na avenida Nove de Julho, Praia da Maranduba, Ilha dos Pescadores, Praia da Enseada e nos mirantes Saco da Ribeira e Enseada. Até dezembro, serão finalizados o canto da Praia do Itaguá e o Cais do Porto.
Em Caraguá e Ubatuba os investimentos para a colocação de energia nas praias estão incluídos nos projetos de reurbanização e pavimentação dos locais.
Apenas em Ilhabela não está previsto projetos de iluminação. (Fonte: ValeParaibano)

Moradora aprova a iniciativa

Litoral Norte - Os moradores de Caraguatatuba aprovaram a instalação de iluminação nas praias do município. Para a artista plástica, Ursula Enzenmuller, 64 anos, a medida garante mais tranqüilidade aos usuários. Ela é moradora da Prainha, localizada na região central.
"A praia começou a ser freqüentada a noite depois da colocação de postes de luz - no último mês. Muitas pessoas que trabalham durante o dia tem uma nova opção de horário para fazer caminhada, pescar e namorar", disse.
A artista afirmou que a praia ficou mais atraente aos visitantes e moradores por causa da segurança. "Hoje, eu faço minha caminhada com tranqüilidade", disse.
Segundo o secretário da Associação de Moradores do Bairro Indaiá, Humel Silveira, a iluminação vai ajudar a atrair os turistas na temporada de verão. Ele afirmou que após a instalação da luz, a sua família começou a praticar esporte no calçadão da praia do Indaiá.
"A medida é um ponto positivo para a cidade e bairro. Além dos turistas, o morador ganhou com a segurança", disse Silveira. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caragua Virtual Costa Verde

Caraguá sedia 1ª Feira de Negócios do Litoral
Evento deverá integrar 50 empresas do litoral e região promovendo a oportunidade de intercâmbio entre empresas dos setores de turismo, recursos humanos e serviços.

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar a primeira Feira de Negócios do Litoral Norte, a FENELIN, que vai acontecer entre os dias 26 e 29 de novembro, reunindo empreendedores das mais diversas áreas de atuação numa grande exposição na Praça de Eventos.
A iniciativa é da ACE-Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba que está realizando o evento com apoio da Prefeitura Municipal. A feira terá 50 estandes e deverá oferecer o público cerca de 50 empresas e prestadores de serviços do Litoral Norte e região. De acordo com o presidente da ACE, Jorge Washington, a feira de negócios será uma oportunidade para a comunicação direta entre os empreendedores das mais diversas área de atuação da região, aproveitando os negócios aquecidos pela temporada de verão.
Jorge Washington disse que a 1ª FENELIN já está despertando o interesse de diversas empresas da região. Segundo ele, poderão participar da feira empresas dos setores de turismo - hotéis, pousadas, bares, restaurantes, receptivo turístico, agências de viagem, artesanato e esporte; recursos humanos - cooperativas de treinamento, cooperativa médica e odontológica, escolas de idioma e qualificação profissional, medicina ocupacional, recrutamento e seleção de pessoal; e serviços - concessionária, distribuidora de equipamentos e máquinas, financeira, gráfica, imobiliária, construção, decoração, informática, gráfica, imobiliária, construção, decoração, informática, limpeza e conservação, segurança, propaganda e marketing, seguros e náutica.
As informações e reservas podem ser feitas na ACE, na Rua Frei Pacífico Wagner, 295, Centro. O telefone é (12) 3883-1303. (Fonte: PMC)

Prefeitura alerta sobre proibição de animais nas praias
"É proibida a permanência de animais nas praias do município, mesmo quando presos ou acompanhados de seus proprietários ou responsáveis". De acordo com o artigo 437 da Lei Municipal 1144/80, a prefeitura de Caraguá quer conscientizar turistas e moradores sobre a proibição da presença de animais na praia.

Caraguatatuba - Coordenado pelo setor de Zoonose da Secretaria de Saúde, O trabalho de conscientização sobre a proibição da permanência de animais na praia, será feito através das novas placas, que já estão sendo confeccionadas e a afixação da lei em todos os quiosques. Todas as praias receberão as placas que alertam sobre a lei proibitiva. De acordo com a lei municipal, a presença de animais na praia não é permitida mesmo que estejam acompanhados por proprietários.
De acordo com o veterinário Guilherme Garrido, a intenção é alertar as pessoas. No entanto, se as pessoas continuarem cometendo a infração, poderão receber autos de infração e multa de 250 VRMs, de acordo com o que determina a lei. Cada VRM eqüivale a R$ 1,36. "As pessoas têm de entender que os animais na praia são prejudiciais à saúde de todos que a freqüentam, já que podem transmitir verminoses, micoses e diversos tipos de infecção de pele, além do risco de acidentes de mordedura", explica o veterinário. As vistorias serão feitas de acordo com a demanda de denúncias, em sistemas de rotina. Qualquer um pode denunciar à Zoonose, pessoas que levam animais na praia, através dos telefones 3882-3939, 3883-1140, 3883-1180. (Fonte: PMC)

Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Prefeitura de Caraguá disponibiliza dermatologistas para atender o público no dia 22 de novembro, em campanha contra o câncer.

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá disponibilizará dermatologistas da secretaria de Saúde para atendimento ao público, no dia 22 de novembro, quando será realizada a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Cinco dermatologistas farão avaliações clínicas visando detectar problemas de pele com objetivo de detectar casos de câncer de pele. Os casos de supeita de câncer serão encaminhados para uma biópsia, se o resultado comprovar a doença, o paciente será encaminhado para cirurgia.
A campanha, em Caraguá, acontecerá das 8 às 16 horas, em dois pontos da cidade: no Centro de Especialidades (Avenida Anchieta, 475, Centro) e na Unidade de Saúde da Família do Porto Novo (Avenida José Herculano, 6.560, Porto Novo).
Quem tiver algum tipo de ferida que não cicatriza, como pintas escuras na pele que vêm modificando a cor, ficando elevadas e com contornos irregulares, ou contusão deve comparecer nestes locais para que possa ser avaliado pelos dermatologistas.
O câncer é uma doença que tem cura mas pode ser evitado através de 10 passos, veja quais são e oriente a sua família:
Use sempre protetor solar;
Para pele oleosa, protetor solar em forma de gel ou loção;
Para pele seca, protetor solar em forma de creme;
O fator mínimo de proteção deve ser 15;
Das 10 às 16 horas, reaplique o protetor solar várias vezes;
O melhor horário para exposição ao sol (ir à praia, fazer caminhada na orla marítima, andar de bicicleta, etc) é antes das 10 e após as 16 horas;
Sempre usar hidratante antes da aplicação do protetor solar;
Se precisar ficar exposto ao sol no horário das 10 às 16 horas, use boné ou chapeú e proteja braços e pernas;
Cuidados com as crianças: a exposição ao sol deve acontecer antes das 10 e após as 16 horas; use boné e camisetas, não esqueça de utilizar protetor solar e reaplicá-lo enquanto estiver ao sol.
Procure o médico se tiver ferida que não cicatriza, pinta escura que vem modificando a cor, ficando elevada e com contorno irregular. (Fonte: PMC)

Fundacc sedia fase regional do Mapa Cultural Paulista de Artes Plásticas

Caraguatatuba - A Fundacc promove no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a Exposição Mapa Cultural Paulista – Regional de Artes Plásticas, de 13 de novembro a 14 de dezembro de 2003. São 116 peças representando 19 municípios do Cone Leste Paulista.
A premiação acontece dia 22 de novembro às 20h30 no MACC.
Caraguatatuba será representada por Claudemir Fabrin e Juliano Junqueira com Obras Tridimensionais, e Marcos Olli na categoria Desenho.
O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio dos municípios. Tem como principal meta percorrer o estado para identificar as áreas de maior interesse da população, bem como conhecer os artistas e sua forma de atuação, incentivando seu trabalho.
Os trabalhos vencedores representam a região na fase estadual que acontece em 2004.
O MACC fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, nº 72, no centro de Caraguá. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. (Fonte: Fundacc)

MACC apresenta “Os Orixás”

Caraguatatuba - Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de Novembro, a Fundacc promove no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, a exposição “Os Orixás”, da artista Ikalondegy, de 6 de novembro a 14 de dezembro de 2003.
São obras representando a cultura africana; esculturas, e objetos em palhas de coqueiro e palmeira, e também vestimentas. São peças onde a artista transmite toda a expressão de religião e cultura sobre os orixás. O trabalho apresentado nesta mostra é fruto de sua viagem à Nigéria, onde aprofundou-se na religião e cultura yorubá.
Através da sua arte e artista visa difundir a herança que cultural que a África divide em comum com o povo brasileiro. “A mãe cultura é uma herança que recebemos ao nascer, e a nossa, é a grande mãe África, de nossa cultura maior. A arte africana nos encanta, seduz com um toque mágico, exercendo um papel fundamental para seus descendentes, inspirando-nos a dar continuidade a ela” comenta a artista.
A artista Ykalondegy E. A. Paula vive em São Paulo, onde trabalha em seu ateliê. É pintora e escultora. Depois de sua visita á África, em 1998, já realizou inúmeras exposições e ações em Encontros de Cultura Afro em várias cidades do estado de São Paulo, assim como galerias de arte, shoppings, espaços interiores de empresas privadas e órgãos públicos.
A exposição “Imagens da Cultura Africana” pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada franca. O MACC fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

A Câmara e os números de Outubro
Parlamento divulga listagem com a produção do mês

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba divulga, através de sua Assessoria de Imprensa, os índices referentes ao mês de outubro, relativos a sua produção. Não há grandes diferenças com base nos meses anteriores.
No total foram 117 proposituras elaboradas e protocoladas na Câmara Municipal. Dentre elas estão os 16 Projetos de Lei, 2 Projetos de Decreto Legislativo, 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica, 75 Indicações, 12 Moções, 10 Requerimentos e 1 documento diverso.
Em outubro foram registradas 1150 visitas na Câmara de Caraguatatuba, perfazendo uma média de 54,76 pessoas/dia, com base num mês de 21 dias úteis.
Quanto as presenças, ou seja, aqueles que freqüentam as sessões mensais, sejam elas Ordinárias, Extraordinárias, Solenes ou de Audiência Pública, o total apurado foi de 200 pessoas, distribuídas em 3 Sessões Ordinárias e 1 Sessão Solene, com uma média de 50 pessoas/sessão. Na verdade, Outubro teria 4 Sessões Ordinárias e 1 Solene, mas o feriado do Servidor Público aconteceu numa terça-feira, dia da sessão. O maior público registrado foi na Sessão Solene de 31 de outubro, quando da entrega do Título de Cidadão Caraguatatubense para o Secretário de Assuntos Jurídicos da Câmara, o advogado Sidney de Oliveira Andrade. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo



Prefeitura realiza batida na entrada da ilha

Ilhabela - A Prefeitura, Secretarias de Planejamento, Departamento de Fiscalização e Divisão de Trânsito, Secretaria da Saúde e sua Divisão de Vigilância Sanitária e as Polícias Militar e Civil realizaram ontem mais uma batida na entrada da cidade.
O objetivo foi verificar as condições de conservação e transporte de alimentos, procedências, notas fiscais, notas de remessa e entrega das mercadorias que entram no município e eventualmente autuar e impedir a permanência (foto).
134 veículos entre caminhões, utilitários e carros de passeio suspeitos foram fiscalizados. Só o departamento de fiscalização lavrou nove autos sendo dois de multa e sete de apreensão.
Cerca de mil itens entre camisetas, assessórios para banheiros, cortinas, colchas e jogos de panelas foram apreendidos.
Já a divisão de Vigilância Sanitária aplicou duas multas e três autos de infração. Nenhuma inutilização precisou ser feita. A Polícia Militar apreendeu um automóvel com documentação irregular.
Esta é a quinta batida que acontece desde o dia 14 de agosto. De acordo com o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, as batidas acontecerãocom mais freqüência assim que chegar o reforço policial para a temporada.
Cerca de 50 PMs reforçarão o policiamento de Ilhabela a partir do dia 26 de dezembro. (Fonte: Imprensa Livre)

Plano quer definir destino para resíduos da construção civil

Ilhabela - Aconteceu nesta quinta, dia 6, uma reunião entre engenheiros, transportadores de resíduos e representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com a intenção de criar um plano de ação para destino e disposição correta para resíduos da construção civil.
Na próxima segunda, dia 10, acontece no Teatro Municipal de São Sebastião o seminário “Gestão participativa de resíduos de construção civil” com o objetivo de elaborar, com a participação dos geradores, transportadores e poder público, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção.
Todos os geradores de entulho e transportadores estão convidados para participar. O evento é gratuito e tem início as 8h45 com termino as 17h. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Radares reduzem em 86% o número de acidentes em São Sebastião

São Sebastião - O número de acidentes de trânsito causados por excesso de velocidade em São Sebastião diminuiu em 86% desde o dia 13 de janeiro deste ano, quando a Prefeitura colocou em funcionamento no município 16 radares com o limite de velocidade estipulado em 50 km/h, sendo este valor, no dia 31 do mesmo mês, alterado para 60km/h.
O chefe da divisão do Departamento de Tráfego, Adriano Nogueira, acredita que, até o final do ano, oito radares funcionem em sistema de rodízio, no trecho entre o bairro São Francisco e a Avenida Remo Corrêa (um pouco antes do início do bairro Topolândia), para dificultar que os motoristas saibam em que locais exatamente estão sendo fiscalizados. “Mas, para que esse sistema comece a funcionar, dependemos ainda que a Bandeirante Energia execute a ligação, e o In Metro faça a aferição”, explicou Adriano.
O diretor do Detraf, Marcus Vinícius de Oliveira, explicou que, pelo sistema de rodízio, as máquinas serão trocadas periodicamente, de um ponto a outro. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas obedeçam à regulamentação. É importante que os motoristas estejam sempre atentos às placas”, informou.
De acordo com a resolução 146 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e a deliberação 38 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não é mais obrigatória a existência das placas indicativas de fiscalização eletrônica de velocidade, mas o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, resolveu mantê-las. “Apesar da considerável diminuição do índice de acidentes, os radares já estão instalados há tempo suficiente para que muitos motoristas saibam a exata localização dos ativos e somente diminuam a velocidade nestes locais”, explicou Marcus. Outro motivo para manter as placas é o de educar os motoristas de outros municípios que passam por São Sebastião. Segundo Marcus, 75 % das infrações são cometidas por pessoas de fora. A causa para o número elevado estaria na mistura de trecho urbano e rodovia. “Temos uma via de jurisdição mista”, concluiu.
Os radares são equipados com uma câmera de infra-vermelho que, interligada a um laço de campo magnético no asfalto, transmite para um computador as informações de infrações de trânsito para que a notificação seja enviada.
O Detraf - que existe desde março de 1998, quando o Trânsito em São Sebastião foi municipalizado, conta com 61 funcionários, divididos em 39 agentes de trânsito (27 na região central e 12 na costa sul), seis rádio-operadores, sete responsáveis pela sinalização e nove pela parte administrativa. Além de realizar um trabalho de Educação no Trânsito, como a atual campanha “O Povo Educado Obedece as Leis de Trânsito” - que já passou pelas escolas da região central e está agora na costa sul, na qual os agentes realizam palestras para alunos de 1a. a 4a. série, a equipe do Detraf orienta, monitora, auxilia em resgate de acidentes, em conjunto com a Defesa Civil e os Bombeiros, enfim, preza pela organização e segurança no trânsito em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Rio Vivo passa por Juquehy e recolhe quase uma tonelada de lixo

São Sebastião - Em sua quinta edição, ocorrida no bairro de Juquehy, costa sul de São Sebastião, desde a última quarta-feira, o Projeto Rio Vivo teve bons resultados e recolheu cerca de 800 quilos de lixo do córrego Santa Rita. Esse rio dá acesso ao mangue e a praia local e, de acordo com o diretor regional, Guto Senatore, estava em más condições devido ao grande acumulo de lixo.
“O lixo, os troncos e os galhos de árvores estavam impedindo que o rio tivesse sua vazão natural. Por isso resolvemos atuar nesse rio como prioridade”, comentou o diretor.
Segundo o subprefeito Wagner Teixeira, a previsão inicial da equipe de organização para esta semana era a realização do projeto em Cambury. Mas o mau tempo acabou atrapalhando a atuação da equipe no bairro, que transferiu o mutirão de limpeza para a próxima segunda-feira, dia 10.
Neste caso, o Rio Vivo aconteceu em Juquehy porque houve a possibilidade de fazer a limpeza num rio menor e com a participação de menos pessoas, sob a coordenação do diretor regional e com o apoio da Samju (Sociedade Amigos de Juquehy).
Dentre o material recolhido, destacou-se o grande número de garrafas pets que estavam acumuladas no leito do rio. Além disso, foram encontrados até móveis, como cadeiras e armários, que estavam colaborando para obstruir a passagem da água. Senatore destacou que todo o lixo recolhido será removido pela Enob. (Fonte: PMSS)

Cerca de 50 pessoas participam de simulado de Acidentes de Trânsito

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião realizou ontem, dia 07, por intermédio da Defesa Civil, da AVDEC, do Detraf (Departamento de Tráfego), do Pronto Socorro e demais órgãos, um simulado para o encerramento das atividades da Semana do Trauma de Acidentes de Trânsito, que envolveu cerca de cinqüenta pessoas, incluindo a comunidade em geral. Para a realização do simulado, que aconteceu na Praça da Vela, no bairro Porto Grande, uma pista foi interditada por um período de vinte minutos pelo Detraf.
Segundo o capitão Stanelis, do Corpo de Bombeiros, o simulado teve por finalidade a prevenção de acidentes de trânsito, a conscientização da população e o entrosamento das equipes, ou seja, o incentivo ao trabalho em conjunto, no caso de acidentes. “Todos têm o dever de prevenir esse tipo de situação”, disse.
A partir de um levantamento que constatou que a maior causa de acidentes de trauma é a bebida alcoólica, este ano o tema trabalhado foi “Pessoas Embriagadas no Trânsito”. “Não só motoristas, mas pedestres e ciclistas, quando embriagados, causam muitos acidentes”, explicou Stanelis.
A simulação consistiu na encenação de um motorista embriagado que perdeu o controle da direção e atropelou quatro pessoas ao colidir num ponto de ônibus. Uma testemunha do acidente telefonou para o Corpo de Bombeiros, que imediatamente acionou os demais órgãos. “A intenção do simulado foi mostrar como uma ocorrência deve ser atendida e chamar a atenção da comunidade”, disse o capitão.
Ao longo desta semana, foram realizadas palestras nas escolas, não só em São Sebastião como em todo o Estado de São Paulo. No município, muitos alunos da rede pública de ensino tiveram a oportunidade de visitar a sede do Corpo de Bombeiros. “Em 2004, pretendemos envolver uma maior quantidade de órgãos municipais no simulado e fazer uma divulgação mais ampla, para que mais pessoas possam participar”, finalizou o capitão. (Fonte: PMSS)

Secretário vistoria obras na Rio-Santos

São Sebastião - O secretário Estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, vistoriou no final da tarde de ontem as obras de recuperação e duplicação da rodovia Rio-Santos no trecho da costa sul, em São Sebastião. Segundo Lopes, algumas mudanças devem ser feitas no acostamento entre os bairros Cambury e Boiçucanga. "Será necessário uma redução do degrau entre a pista e o acostamento. Durante a temporada de verão haverá um reforço da sinalização das obras em toda a rodovia", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Nova lei prejudica pesquisas em São Sebastião, diz Cebimar

São Sebastião - O Cebimar (Centro de Biologia Marinha) de São Sebastião teme que as alterações na lei de uso e ocupação do solo prejudiquem as pesquisas que são realizadas nas praias da costa sul do município. A nova lei, aprovada no mês passado pela Câmara e sancionada pelo Executivo, reduz a área de construção nos bairros e praias que ficam próximos ao centro.
Segundo o vice-diretor do Cebimar, Alvaro Migotto, as modificações vão aumentar o número de pessoas nas áreas e a poluição provocada por esgoto e lixo nas praias. O centro, que pertence à USP (Universidade de São Paulo), está instalado na região há 48 anos. Hoje, 60 projetos de pesquisas são desenvolvidos no local.
"Dependemos da qualidade da água para a execução das pesquisas e experimentos. A região vai sofrer uma grande degradação ambiental", disse Migotto.
A nova lei reduz a área no bairro Paúba de 600 metros quadrados para 400 metros quadrados e no Costão do Guaecá até a Praia Preta de 5.000 metros quadrados para 600 metros quadrados.
Segundo o autor do projeto que mudou a lei, vereador Marcos Leopoldino (PTB), as áreas não correm o risco de serem prejudicadas pois foi criado uma nova proposta que exclui Costão de Guaecá até a Praia Grande, trecho que fica próximo ao centro.
O Prefeito Paulo Julião (PSDB) não foi localizado na tarde de ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura cria comissão para gerir programa municipal de ecoturismo

São Sebastião - Desta vez, se depender de vontade, o Programa de Ecoturismo de São Sebastião deixará o caráter incipiente por falta de organização e investimentos. Por recomendação do prefeito Paulo Julião, foi formada comissão, composta pelo secretário de Turismo e Cultura, José Cardim de Souza, pelo diretor municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, pelo sub-prefeito Wagner Teixeira, e pelo diretor do Parque Estadual, Edson Marques Lobato.
Ontem, durante entrevista, Lobato e Nivaldo Simões mostraram-se muito animados. Segundo eles, o programa deverá ser desenvolvido por meio de co-gestão tripartite – Estado, Município e iniciativa privada (meios de hospedagem, operadores e transportadores). Já está marcada uma reunião, no próximo dia 17, segunda-feira, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, às 14h. Monitores de ecoturismo também devem participar da reunião.
Nivaldo Simões afirma que a iniciativa privada deve ter papel preponderante na co-gestão. Ele lembra que a extinta Linha Verde, não teve sucesso porque ficou sob responsabilidade somente do Estado.
A Diretoria Municipal de Turismo elaborou uma minuta de decreto que visa disciplinar o Programa de Ecoturismo, elaborado em 1997, por Patrícia Ortiz. O texto da minuta tem por objetivo melhorar o decreto atual, que não funciona a contento, segundo explica Simões. A minuta inclui esportes de aventura, sistemas de auto-sustentabilidade, educação ambiental e co-gestão, por exemplo.
A ACA (Associação Costa dos Alcatrazes), uma organização de empresários da Costa Sul de São Sebastião, estará participando do processo de discussão do Programa de Ecoturismo. A ACA conta com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio de Apoio a Micros e Pequenas Empresas) para desenvolvimento de projetos turísticos.
Geração de renda - Nivaldo Simões e Edson Lobato explicam que a auto-sustentabilidade é muito importante para a geração de recursos e viabilização de investimentos. “Para acesso à Ilha Anchieta, em Ubatuba, por exemplo, cobram R$ 2,00 por pessoa, e com este dinheirinho já conseguiram construir uma sala de palestras”.
Nivaldo Simões e Edson Lobato lembram que além de organizar e oferecer estrutura para passeios pelas trilhas pela Mata Atlântica, vários tipos de esportes de aventura deverão receber incentivo, como rally a pé, uma modalidade destinada a pessoas de todas idades, com uso de bússola.
Atividades náuticas também estão incluídas a partir da instalação de recifes artificiais para pesca e mergulho e passeios pelas praias e ilhas. O Programa de Ecoturismo também envolve “Rede de Negócios Verdes”, serviços e atividades relacionadas ao meio ambiente e à qualidade de vida, cultura caiçara e indígena e história.
Para a temporada de verão, que já está bem próxima, Edson Lobato prevê, pelo menos, melhores meios de divulgação das atividades existentes e agendamentos facilitados e organizados para acesso às trilhas. (Fonte: Imprensa Livre)

Quinze presos da cadeia são removidos para CDP superlotado

São Sebastião - O CDP de Taubaté deixou de ter a função de quando foi inaugurado, que era de abrigar somente presos da cadeia daquela cidade e das imediações, com o objetivo de “desafogar” as delegacias e distritos. Sem uma unidade desta no Litoral Norte, que a cada ano registra aumento carcerário, o CDP de Taubaté acabou também atendendo detentos locais.
Inaugurado há pouco menos de dois anos, o CDP contava ontem com 1.126 presos, tendo capacidade para 768. E ontem mesmo recebeu mais 15 presos da cadeia de São Sebastião, que ficou com 161, incluindo dois menores, com estrutura para atender 60 pessoas.
Segundo o delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, mais transferências deverão ser realizadas até o final do ano. Mesmo com estas remoções, a cadeia de São Sebastião não consegue atingir o limite de lotação, já que sai 15, mas entra o mesmo número ou mais.
E a situação não é diferente na cidade vizinha. Com capacidade para 48 pessoas, a unidade de Caraguatatuba atendia ontem 136 presos e ao contrário de São Sebastião não foi beneficiada com remoção.
A maioria dos 15 removidos é preso de Ubatuba. O delegado seccional lembrou que eles são provisórios e por estarem respondendo a processos, os policiais estarão sempre os buscando em escoltas, para audiências no Fórum da região. Dentre os crimes praticados por eles têm receptação, homicídio, tráfico de drogas e assalto. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Marcenaria e Carpintaria Progresso Setur Pousada Maranduba

Ubatuba quer rodovias em condições para temporada

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras, está reivindicando a conclusão dos serviços executados pela empreiteira do DER na rodovia Caraguatatuba - Ubatuba, principalmente no acostamento da Praia Grande. Naquele local, a Prefeitura em parceria com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias - DADE, está concluindo as obras de pavimentação em bloquete da avenida marginal. De acordo com Jeriel Rocha, Secretário de Obras, os entendimentos que vem sendo mantidos com o DER dizem respeito, no momento, ao fornecimento a Prefeitura dos elementos de sinalização de trânsito para garantia da segurança de motoristas e pedestres.” Outras parcerias entre DER e Prefeitura estão sendo estudadas ou em andamento para serem viabilizadas”, afirma Jeriel. O prefeito Paulo Ramos, que acompanha desde o início a elaboração do projeto de reconstrução da rodovia, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BIRD , reivindica a construção de um canteiro central além de paisagismo e passarela naquele trecho. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba mostra sua arte em exposição

Ubatuba - Os artistas plásticos de Ubatuba estão mostrando todo seu potencial no salão da Igreja São Francisco desde o último dia 31 reunindo 180 obras que foram premiadas nas categorias contemporânea, acadêmica e escultura. O I Salão de Artes Plásticas, promovido pela Fundart, ficará aberto ao público até o próximo dia 9 no horário comercial e, aos sábados e domingo, das 18h00 ás 20h00.
Participam da mostra artistas do Vale do Paraíba e cidades convidadas que mantém intercâmbio cultural com a Fundart. As premiações foram com medalhas de bronze, prata e bronze além da aquisição de dois trabalhos: “ Pirão Geral” de Natacha Jean Baptista e “São Pedro”, de François Guerin, vencedor do Prêmio Debret ( artistas francês que esteve no Brasil em 1808 junto com a Família Real pintando nossas paisagens, incluindo Ubatuba). “Trata-se de um painel valioso da cultura local pois dá a dimensão da arte do nosso município reunindo escolas, estilos e tendências diferenciadas. A arte precisa ser mostrada e a Fundart está oferecendo esta oportunidade”, afirma Cícero Assunção, presidente da fundação. (Fonte: ACS-PMU)

Defesa Civil organiza plano preventivo

Ubatuba - O monitoramento das áreas de risco quanto a vulnerabilidade do solo quanto aos escorregamentos e deslocamentos de rochas foram os temas abordados durante os cursos promovidos pela Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC, no auditório da UNITAU, nos dias 5 e 6. A reunião anual visa preparar a equipe da comissão para o próximo período chuvoso, de 1o de dezembro à 31 de março de 2004, com especial atenção para as previsões metereológicas. A abertura contou com a presença do prefeito em exercício, Moralino Valim Coelho que destacou a importância do trabalho da Defesa Civil bem como a participação de seus membros. Desde sua criação por decretro em 9 de fevereiro de 1976 e após sua reorganização em 1995, o Sistema Estadual de Defesa Civil considerou a participação comunitária imprescindível, pois nenhum governo tem a capacidade de solucionar sózinho os problemas que afetam as comunidades. De acordo com Arly de Oliveira Cruz, Presidente da COMDEC, os cursos foram realizados em dois dias com palestras de técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas -IPT, do Instituto Geológico - IG, meteorologistas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC e demonstrações práticas de ações da equipe municipal da Defesa Civil. (Fonte: ACS-PMU)

Feira Pedagógica no Itaguá

Ubatuba - A EM “Altimira Silva Abirached”, no Itaguá, está convidando a comunidade em geral para visitar a exposição dos trabalhos realizados pelos profissionais e alunos e relativos ao segundo semestre de 2003 e tendo como tema “ Saúde e sexualidade”. A abertura será na sexta-feira, dia 7, às 9h00 com a apresentação de uma peça de teatro encenada pelas mães Valdirene e Santana. Às 10 e 15h00 será exibido um vídeo enfocando os Jogos da Amizade deste ano. A mostra conta com trabalhos de alunos de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental Regular e de duas classes de alunos portadores de necessidades educacionais especiais. A diretora Lourdes Moreira informa que os visitantes terão oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pela escola e os resultados positivos da integração com os pais de alunos e a comunidade. (Fonte: ACS-PMU)

Rádio liga bairros da Região Norte

Ubatuba - Os bairros do Camburi, Poruba e Sertão do Ubatumirim já estão ligados a Secretaria de Saúde por meio das ondas de rádio desde a semana passada. A base para recepção está instalada nas dependências da Defesa Civil que repassa as mensagens para a Secretaria de Saúde. O sistema utilizará, provisoriamente, o canal de rádio da Guarda Municipal. A operação ficará a cargo dos agentes do Programa Saúde da Família - PSF. A instalação dos equipamentos tiveram a assistência técnica do rádio-amador Eli Barros que vem colaborando desde o início da implantação do projeto. O prefeito Paulo Ramos, que reassume o cargo dia 7 de novembro, estará na segunda-feira, 10, visitando os bairros que contarão com a nova prestação de serviço. (Fonte: ACS-PMU)

Atletas de Ubatuba mais uma vez Campeãs

Ubatuba - As meninas da ginástica rítmica Jê Academia de Ubatuba ganharam a medalha de prata na VII Copa de ginástica rítmica do Estado de São Paulo
Nos dias 01 e 02 de novembro na cidade Arthur Nogueira as atletas de Ubatuba Luciana Moradei categoria “C” Individual juvenil foi a segunda colocada, Beatris Oliveira categoria “B” infantil de 10 a 12 anos , também segunda colocada. Thaimê Dantas, Daniela Granda, Luciana Moradei, Camila Silva e Maysa Yamaguti ganharam duas medalhas de 2º lugar. As 6 atletas receberam ao todo 12 medalhas colocando a Jê Academia que representava Ubatuba, em segundo lugar , “Vice Campeãs do Estado de São Paulo no total de pontos, individual e coletivo.
Na VII Copa Estadual de Ginástica Rítmica atuaram 600 ginastas , mostrando disciplina treinamento, espírito de equipe amor a camisa.
Parabéns as meninas que mais uma vez este ano leva o nome de Ubatuba para o Pódio. Parabéns também aos professores , pais e autoridades que apoiam este projeto. (Fonte: ACS-PMU)

Farmacêutica acorda com assaltante ao lado da cama

Ubatuba - A farmacêutica A.C.B., 24 anos, teve um susto na manhã de ontem. Eram 7h, quando ela foi acordada com uma arma em sua cabeça e um assaltante ao lado da cama. O assaltante D.G.S., 21 anos, morador no Estufa II, foi ousado, pois invadiu a casa da vítima, que fica na rua Gastão Madeira, no Centro, distante cerca de 50 metros da Delegacia de Polícia.
D. pegou aparelho de som Gradiente, porta CD, com 30 discos, talão de cheques do Banco do Brasil e R$ 12. Com o objetivo de impedir da vítima chamar a polícia, D. levou a farmacêutica para rua, andando com ela (ainda de pijama) por cerca de duas quadras até abandoná-la e fugir sozinho.
A Polícia Militar foi avisada e com a característica do suspeito fez patrulhamento pelas imediações. Na favela Anchieta, a polícia encontrou D., que portava um revólver, calibre 38, com três munições intactas, além dos objetos da vítima. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia. Com passagens policiais em dois furtos (crime sem uso de arma), D. desta vez decidiu ser mais violento, usando um revólver e por esta razão foi indiciado por roubo pela primeira vez, sendo recolhido na cadeia pública de São Sebastião.
Ele nada declarou ao delegado Luiz Henrique dos Santos Miranda, que atendeu o flagrante, permanecendo no direito de falar somente em juízo. A polícia suspeita que D. usou uma chave mixa para entrar na residência da farmacêutica, já que as portas e janelas não tinham sinais de arrombamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Artigo Topo

O Mundo é dos loucos

O presidente Bush conseguiu o inimaginável feito de lançar os Estados Unidos em um novo Vietnã. Desta vez pior, no Sudeste Asiático havia uma guerra com objetivos claros, o Norte pretendia ocupar o Sul. Agora, no Iraque, ninguém sabe o que vai acontecer, é uma guerra de resistência ao invasor. As baixas crescem e com elas a popularidade do presidente, que conforme afirmei aqui no Lojas Murray, há meses, dificilmente conseguirá se reeleger. Outro feito brilhante da administração Bush é dar ensejo ao Japão de retornar ao universo dos países armados. A política do pentágono consiste em fustigar de forma constante os adversários, com ameaças econômicas e bravatas bélicas. A oportunista Coréia do Norte reagiu a seu modo. Lançou alguns mísseis que foram cair no Mar do Japão. Os japoneses, em face à ameaça, resolveram manifestar a intenção de construir artefatos nucleares. Trata-se, é obvio, de jogo diplomático. Se a intenção foi manifestada, os artefatos estão prontos. Dessa forma, Bush vai criando o impensável. Após o desmoronamento da URSS, começam a surgir adversários à altura dos Estados Unidos. É claro que um Japão nuclear vai ensejar o desejo alemão de exercer na área militar o poder que tem na esfera econômica. O que resultará disso não se sabe. As alianças atuais têm sido feitas sem que exércitos sejam colocados na mesa, senão de forma sutil. Quem conhece a história do Japão, sabe muito bem que a Segunda Guerra Mundial ainda não acabou para o Império do Sol Nascente. Foi apenas uma batalha perdida. Sobre os alemães é desnecessário tecer comentários, no momento oportuno, tudo voltará a ser como antes, isto é: “Deutschsland über alles”. Bush é muito mais perigoso do que imaginavam os americanos. Na verdade, muitos sabiam disso, ele não foi eleito, embora seja o presidente. Deveria estar no hospício!

Sidney Borges

Carta do Leitor Topo

1ª FENELIN - Caro Empreendedor. A 1ª Feira de Negócios do Litoral Norte, é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, contando com o apoio do SEBRAE-SP, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Caixa Econômica Federal e Petrobrás. Acontecerá entre os dias 26 e 29 de novembro, em recinto montado na Praça de Eventos, com a mais completa infra-estrutura para realização de grandes negócios.
O evento reunirá empreendedores de diversas áreas, com interesse em manter contato e estabelecer negociação direta com o Litoral Norte e sua participação é muito importante, no sentido de oferecer uma maior representatividade regional.
Os estandes estão sendo comercializados ao custo de R$ 161,63 o m², sendo que para micro e pequena empresa esse valor é subsidiado pelo SEBRAE ao custo de 97,36 o m2. Cada estande conta com um balcão e uma mesa redonda com quatro cadeiras e o pagamento deve ser efetuado em três parcelas: 30% na reserva, e outras duas de 40% e 30%.
Para Patrocinador Master, o valor da cota é R$ 10 000,00, incluindo um estande e menção em todo material de divulgação (tv, rádio, jornal, site, cartazes, folders, mala direta, convites, faixas e banners).
Mais informações podem ser obtidas com o Bureau Caiçara, pelo telefone (12)3883 8022/(12)9769-3033 com Maria Bassan,ou a ACE(12)3883 1303.
Em breve todas informações atualizadas estarão disponibilizadas no site www.acionline.com.br.
Aguardamos o seu contato, não perca essa oportunidade.
Atenciosamente

Eng. Jorge Washington de Carvalho
Presidente da ACE Caraguatatuba
www.aciconline.com.br
Caraguatatuba, SP


Mendigos - Há um grupo de mendigos literalmente instalada desde janeiro/2003 logo após a rotatória, na praia do Itaguá. Já procurei por duas vezes a Assistência Social da Prefeitura, mas eles não tomam nenhuma providência.
Vejo dois problemas: 1º de cunho social - são pessoas que estão na rua, dormindo ao relento, defecando em local público, jogando lixo idem. Logo, os órgãos públicos deveriam ter abrigo decente para eles; 2º não vou ser tão hipócrita e negar que incomoda sim ver aquele bando de pessoas bebendo o dia inteiro, espancando os cãos que os acompanham e perturbando a ordem num pedaço tão bonito da cidade. Será que tem jeito?

Miriam Tabarro
Itaguá, Ubatuba, SP


Urbanismo na Praia do Itaguá - Que pena! A Prefeitura fez um belo trabalho p/ urbanizar o trecho da Praia do Itaguá que vai da rotatória onde desemboca a R. Cap. Felipe até o Caminho do Cais. Mas (sempre tem um "mas"....) infelizmente dois "senões" estão estragando o esmero municipal: nº 1, a Secr. de Obras parece que deu por encerrada sua missão, deixando no meio da rua, próximo ao camping do Itaguá, os restos da obra: pedras, montes de areia, etc., etc.: nº 2 (e aí a culpa não cabe diretamente aos órgãos municipais) os moradores de uma viela que fica entre a R. Basilio Cavalheiro e o camping, teimam em jogar seu lixo diretamente na rua.
A Prefeitura até tomou a benvinda providência de colocar uma placa proibindo que se jogue lixo no local, mas de nada adiantou. Numa total falta de sensibilidade e educação, os moradores da tal viela continuam com seu abjeto hábito de jogar os sacos de lixo onde bem entendem. Não há uma punição ou multa que os obrigue a colocar uma lixeira na saída da viela e assim esperar que o lixo seja recolhido? Apesar da coleta regular neste trecho os urubus e cachorros são mais rápidos, ou seja, é lixo espalhado por todo lado, estragando toda belezura das reformas recém terminadas.

Miriam Tabarro
Itaguá, Ubatuba, SP


Que Maravilha de Site - Gostaria de parabenizá-los pelo maravilhoso site desenvolvidos por vocês. Lindas fotos, notícias bem colocadas, muita informação. Gostaria de parabenizar a pessoa que criou o protetor de tela e o descanso de tela, com aquelas lindas de praias e aquela musiquinha bem brasileira de fundo. Adorei, tem horas que desejo que o computador fique só no descanso para poder curtir imagens tão lindas, com uma adorável música.
Parabéns.
Muito parabéns.
Eu amo o Litoral Norte.
Sucessos....
Um abraço!

Margarete Helena
São José dos Campos, SP


Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia da Sununga - Ubatuba

Praia da Sununga
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor