Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 14 de novembro de 2003 - Nº 910 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Mirante da Orla

Região
Seminário Nacional de Contingência expõe programa da região
Audiência discute presídio no litoral


Caraguatatuba
Caraguá sedia 1ª Feira de Negócios do Litoral
Rotary realiza evento para jovens em Caraguá
Plano Municipal de Educação tramita na Câmara
Jornada Pedagógica promove mini-cursos e palestras gratuitamente
Igreja católica realiza encontro com pré-candidatos
Prefeitura realiza 2ª etapa da campanha de vacinação para funcionários
Estagiários de direito atendem comunidade do Jd. Santa Rosa


Ilhabela
-


São Sebastião
Melhorias para abastecimento de água no Itatinga
Exposição de Sebastião Salgado chega a São Sebastião


Ubatuba
Secretário de Turismo fala sobre Projeto Verão
Sociedade civil e Câmara discutem lei sobre Uso do Solo
Justiça suspende licitação
Atleta vai treinar no Ibirapuera
Semáforo começa a funcionar 3ª feira
Bandas fazem apresentação de alto nível
Ubatuba busca espaço em minissérie global
Classes especiais em confraternização
Dr Rosana Gavena Visita Município de Ubatuba
Recreação na Marafunda
Assaltantes levam R$ 7 mil em dinheiro e jóias de comerciante
Rogério Frediani participa do programa Encontros
Presidente recebe comunicado de repasse de verbas
Ainda bem que neste domingo tem pirão

Seções
Conto em Capítulos
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Seminário Nacional de Contingência expõe programa da região

Litoral Norte - O programa de combate a derramamento petróleo no Litoral Norte foi exposto no Seminário Na-cional de Contingência, realizado no Rio de Janeiro, pela Transpetro, ontem, devendo prosseguir hoje. A exposição sobre as ações no Litoral Norte foi feita pelo engenheiro Rogério Picado, coordenador da SMS da empresa.
O seminário contou com a presença de 250 pessoas aproximadamente, entre elas, representantes da Cetesb, do Ibama, Corpo de Bombeiros, além de consultores do país e exterior, como Estados Unidos, Inglaterra e Portugal.
Rogério Picado abordou a criação dos grupos de agentes ambientais do Litoral Norte, treinados para trabalhos de remoção e contenção de óleo em terra e mar. Hoje, Picado fará palestra sobre o programa Apell de São Sebastião.
No próximo dia 28, sexta-feira, será realizado o Simulado Apell 2003, em São Sebastião, uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, e Petrobras/Transpetro.
O Apell existe em São Sebastião desde 1992. Cinco bairros são enfocados no programa Apell por estarem próximos ao Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Transpetro. Trata-se do Porto Grande, da Vila Amélia I, Vila Amélia II, Vila Galvão e Topolândia. (Fonte: Imprensa Livre)

Audiência discute presídio no litoral

Litoral Norte - Cerca de 40 pessoas participaram na noite de ontem na Câmara de Caraguatatuba de uma audiência pública sobre a violência no município. Os alvos da discussão foram a instalação de um CDP (Centro de Detenção Provisória) e o aumento do índice de violência.
A audiência reuniu moradores, representantes de Consegs (Conselho Comunitário de Segurança), políticos e polícias Civil e Militar.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado registrou nos últimos nove meses um aumento de 59,38% no número de homicídios na cidade. O índice é considerado um dos mais altos da região.
Segundo o diretor da cadeia de Caraguá, Renato Coletes, o CDP seria uma opção para acabar com a superlotação.
Hoje, 145 presos dividem um espaço para apenas 48 pessoas em Caraguá. Em São Sebastião, são 60 vagas para atender a uma média de 200 detentos. As cidades recebem também os presos de Ubatuba e Ilhabela, onde não existem cadeias masculinas.
"Temos 15 policiais que deveriam trabalhar nas investigações dos crimes atuando apenas na transferência e vigilância dos presos", disse Coletes.
A vereadora Dalva Ricardo Santana (PMDB), que convocou a audiência, afirmou que a possível instalação do CDP deve ser discutida com os moradores.
"Precisamos de uma solução imediata para minimizar a violência na cidade e os problemas da cadeia", disse.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, não há previsão para a instalação de um CDP no litoral. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Costa Verde

Caraguá sedia 1ª Feira de Negócios do Litoral
Evento já conta com 54 expositores e abre vagas para atender a procura de novos empresários do litoral. Uma oportunidade inédita de troca de informações entre empresas da região e acompanha o aquecimento do comércio, com a proximidade da temporada de verão.

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar a primeira Feira de Negócios do Litoral Norte, a FENELIN, que vai acontecer entre os dias 26 e 29 de novembro, reunindo empreendedores das mais diversas áreas na Praça de Eventos. O evento está sendo promovido pela ACE-Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, com apoio da Prefeitura de Caraguá, através da Secretaria de Turismo. A realização da Feira também tem o apoio do Sebrae, Caixa Econômica Federal e Facesp-Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.
Segundo Associação Comercial de Caraguá, já foram comercializados 54 estandes. No entanto, novas vagas estão sendo abertas para atender a procura por novos empresários. Entre os expositores, há empresas e prestadores de serviços de diversas áreas de negócios, entre eles indústrias de São Paulo e região, mas segundo a organizadora da feira, Maria Bassan, 70% dos expositores é do Litoral Norte. Segundo ela, até agora a feira conta a participação de indústrias da área de alimentos e empresas de segurança, seguros, saúde e hotelaria.
De acordo com o presidente da ACE, Jorge Washington, a feira de negócios será uma oportunidade de comunicação direta entre os empreendedores da região, aproveitando os negócios aquecidos pela temporada de verão.
Os setores de Turismo e Cultura de Caraguá também serão representados na feira, segundo o secretário de Turismo de Caraguatatuba. Na sua opinião, o evento é uma excelente oportunidade de integrar as quatro cidades do Litoral Norte. "Só o fato de ser uma feira do Litoral Norte já torna o evento interessante. Somos cidades tão próximas, mas são poucas as oportunidades de trocarmos idéias e conhecermos o comércio de nossas cidades vizinhas. Muitas vezes acabamos comprando produtos de cidades distantes por não conhecermos o que o mercado da região oferece, por falta de informações", comentou Paulo Noronha.
De acordo com a programação do evento, a feira abre dia 26 de novembro, quarta-feira, às 22 horas, com presença de autoridades da região. Nos dias 27, 28 e 29, o evento abre às 14 horas e fecha às 22 horas.
Mais informações e reservas podem ser feitas na ACE, na Rua Frei Pacífico Wagner, 295, ou pelo telefone é (12) 3883-1303. (Fonte: PMC)

Rotary realiza evento para jovens em Caraguá
O Rotary Clube de Caraguatatuba promoverá um evento na cidade, que falará de cidadania, liderança e crescimento pessoal para jovens.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e o Rotary Clube da cidade estabeleceram uma parceria para a realização de um evento, que faz parte do Programa do Rotary Internacional, destinado ao desenvolvimento da capacidade de liderança, cidadania e crescimento pessoal dos jovens .
O 17º RYLA - Prêmios Rotários de Liderança Juvenil acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro, em Caraguatatuba, e reunirá pessoas, entre 17 e 23 anos de idade, de todo o Distrito Rotário 4600, que abrange o Litoral Norte de São Paulo, o Litoral Sul do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba. Segundo informações do Rotary Club de Caraguatatuba, este evento será uma oportunidade de o município se destacar em nível internacional.
O Rotary Club de Caraguatatuba fica à Rua Rotary, 679, no Jardim Aruan, e tem como responsáveis o governador, Augusto Antunes Corrêa Filho e a presidente do Rotary, Neusa Rocha Antunes Corrêa. (Fonte: PMC)

Plano Municipal de Educação tramita na Câmara
O Plano Municipal de Educação de Caraguá está em trâmite na Câmara. Após a sua aprovação, o projeto garantirá a continuidade de investimentos na área de Educação pelos próximos 10 anos.

Caraguatatuba - O Plano Municipal de Educação de Caraguatatuba está em tramitação na Câmara Municipal para que o legislativo, através de Projeto de Lei, possa apreciar e votar de acordo com as normas da Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara. O Plano poderá ser emendado pelos vereadores, que poderão inclusive, voltar a discuti-lo com a comunidade através de audiências públicas e reuniões de comissões temáticas. Uma vez aprovado, seguirá para sanção do Prefeito, que decidirá entre sancioná-lo sem vetos, ou vetar no todo ou em parte; não havendo vetos, o Plano volta para a Câmara que o apreciará, após sanção do Prefeito, deve ser publicado, quando então entrará em vigor.
O plano foi elaborado e passou por proposituras em dois Fóruns realizados no município, sendo discutido e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, SME, membros de APM’s, Conselhos Escolares, entidades, profissionais da área, e integrantes da sociedade em geral. Após a aprovação do Plano pela Câmara Municipal, o projeto garantirá a continuidade de investimentos na área de Educação pelos próximos 10 anos.
O Plano Municipal de Educação contém o diagnóstico da situação atual da Educação no Município; levantamento dos problemas existentes; estabelecimento de objetivos, ações e metas em consonância com as Diretrizes do Plano Nacional de Educação, Lei nº 10.172/2001, que deverão ser contemplados durante a vigência deste Plano decenal.
Segundo a secretária Municipal de Educação, Roseli Batista Morila dos Santos, o plano foi muito bem elaborado e contou com a assessoria do Instituto Protagonistés. Ela citou alguns temas que receberam importância no Plano, como o fortalecimento das ações que já vinham sendo feitas pela administração, a qualidade da merenda, o aumento de vagas de acordo com a demanda, entre outras.
Na continuidade de projetos que vinham sendo desenvolvidos e que mereceram atenção especial, destaca-se a Educação Inclusiva que vem recebendo assessoria do Instituto Protagonistés através de um trabalho com as equipes escolares e equipe técnica da S.M.E para implantação de uma sistemática de trabalho voltada para atendimento eficiente ao aluno, qualquer que seja a sua necessidade educativa específica. Nesse trabalho estão envolvidos profissionais que dão suporte à escola inclusiva, nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, especialistas em DV e DA (deficiência visual e deficiência auditiva), e atendimentos com audiometrias e encaminhamentos oftalmológicos.
Durante o Fórum foram eleitos seis membros titulares e seis membros suplentes representantes da sociedade civil para compor a nova gestão do Conselho Municipal de Educação. Essa nova equipe, que tem como presidente a supervisora da Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado, Mareci Gazi, além de integrantes da Educação Municipal e sociedade civil, estudou durante esses meses e acompanhou a elaboração do Plano, que tem data prevista para ser encaminhado à Câmara Municipal.
O Plano Municipal de Educação é um instrumento fundamental para que o Município defina com clareza suas responsabilidades na área da educação.
A elaboração deste Plano tem o objetivo de atender à determinação da Lei Federal nº 10.172 de 09/01/2001 - Aprova o Plano Nacional de Educação;
Lei 10.172 - "Art. 2º - A partir da vigência desta Lei, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, com base no Plano Nacional de Educação, elaborar planos decenais correspondentes". (grifo nosso). Portanto, o Plano Municipal de Educação decorre do Plano Nacional de Educação, que por sua vez, tem fundamento na L.D.B. e na Constituição da República. (Fonte: PMC)

Jornada Pedagógica promove mini-cursos e palestras gratuitamente

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo realizam entre 19 e 21 de novembro a 1ª Jornada Pedagógica, evento que reunirá profissionais das áreas dos cursos de licenciaturas com a realização de palestras, mesas redondas, oficinas, vivências, mini-cursos. As atividades serão realizadas no auditório, em salas de aula e quadra de esportes, com a participação de profissionais convidados para as palestras e mesas redondas.
Durante a 1ª Jornada Pedagógica estará acontecendo a Semana Acadêmica de Educação Física e o 1º Seminário de Práticas Pedagógicas. O primeiro oferecerá atividades específicas para alunos e professores de educação física, com palestras e atividades práticas na quadra. O segundo apresentará projetos de práticas pedagógicas através de painéis e fotografias, direcionado para diversas áreas da educação.
O evento é aberto ao público, que poderá participar de todas as atividades gratuitamente. O único custo cobrado será o do certificado de participação - R$ 5,00, se houver interesse do participante.
O objetivo é promover a reflexão sobre a formação de professores, divulgação de trabalhos pedagógicos e estimular a realização de práticas interdisciplinares. A realização da Jornada Pedagógica visa oferecer um espaço para exposição de trabalhos dos alunos, tendo como foco principal atividades práticas.
Os organizadores são alunos e professores dos cursos de Licenciatura do ISE - Instituto Superior de Educação das Faculdades Módulo. A coordenação é do Instituto e do Centro de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais "Prof. Marcelo Francisco de Almeida" (CAAC), criado este ano no Módulo e coordenado pela Profª. Márcia Donata Zumpano. Os cursos envolvidos na Jornada são: Pedagogia, História, Educação Física, Biologia, Letras e Normal Superior. A responsável pelo Projeto é a Profª. Dra. Silvia Cristina de Oliveira Quadros, diretora acadêmica do ISE.
As inscrições para as oficinas e mini cursos deverão ser feitas até o dia 18 de novembro, na Unidade Centro. Informações (12) 3897-2041. Horário de atendimento: das 8 às 12 horas e das 18 às 22 horas.
Programação:
19/11
8h - Palestra: As grandes questões ambientais no cenário educacional brasileiro. Palestrante: Camila Castanho Sant´Ana (bióloga). Local: Auditório.
8 às 11h - Oficina: A utilização do Paradigma Holístico na Educação Contemporânea.
8 às 12h - Atividades da 1ª Semana Acadêmica de Educação Física
9h30 às 12h - Oficina Pedagógica de Jogos e Brincadeiras
11h às 12h - I Seminário de Práticas Pedagógicas
18h - Abertura oficial da 1ª Jornada Pedagógica.
18h30 - Mesa Redonda: Perspectiva para o Ensino Superior. Participantes: Marta Senghi Soares, Bráulio Araújo Junior, Silvia Cristina de O. Quadros, Marília Hartamnn e Wellington de Oliveira (mediador).
19 às 22h30 - Atividades da 1ª Semana Acadêmica de Educação Física.
19 às 22h - Início mini-curso: Jogando com o teatro. (carga horária 8 horas, dias 19 e 20).
19h às 22h - Oficina: Informática voltada para a Educação.
20 às 22h30 - Oficina Pedagógica de Jogos e Brincadeiras
20h às 22h - Olho Mágico: Elaboração de projetos através da Arte.
20 às 22h - Oficina: Formas e Sonhos - A metalinguagem no texto musical.
20 às 22h - Palestra: Cultura escrita e escravidão: a historiografia da educação brasileira em debate.
20/11
8h - Mesa Redonda: O sujeito e a construção do conhecimento - Rumos do ensino e aprendizagem. Participantes: Camila Beltrão Medina, Alcides José Scaglia, Wellington de Oliveira e Silvia Cristina de O. Quadros. (mediadora). Local: Auditório.
8 às 11h - Oficina: A utilização do Paradigma Holístico na Educação Contemporânea.
8 às 12h - Atividades da 1ª Semana Acadêmica de Educação Física
10h - Palestra: Anabolizantes e os efeitos no esporte. Palestrante: Marcelo Ortiz.
10 às 12h - Oficina: Era uma vez... “A caixa conta”.
11h às 12h - Painéis do I Seminário de Práticas Pedagógicas
18h30 - Mesa Redonda: Parceiros do ISE - Relação Ensino Superior e Mercado de Trabalho, Participantes: Secretários Municipais da Educação de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba e Dirigente Regional de Ensino. Local: Auditório.
19 às 21h - Oficina Material Dourado, Prof. José Vasques Branquinho.
19h às 22h - Oficina: Informática voltada para a Educação.
19 às 22h - Oficina: A utilização do Paradigma Holístico na Educação Contemporânea.
19 às 22h30 - Atividades da 1ª Semana Acadêmica de Educação Física.
20h - Mesa Redonda: Ecos da escravidão - discriminação econômica e racial no Brasil. Participantes: Ana Maria Morales, Sérgio Jorge Burihan, Terezinha (Movimento Quizumba), Sílvia Cristina B. O. Quadros, Fábio P. G. dos Reis e Edilson G. de Oliveira (mediador).
20 às 22h30 - Oficina Pedagógica de Jogos e Brincadeiras
20 às 21h30 - Mesa redonda: processos de avaliação interna e externa. Público alvo: corpo docente do ISE. Participantes: Nilza S. Soares, Regina Pompeu e Maria Antonia Furgeri (mediadora).
20 às 22h - Oficina: Produção de Textos.
20 às 22h - Oficina: Produção de brinquedos de sucata.
20 às 22h - Oficina: Tom e Cor - um intertexto musical.
21h às 22h - Painéis do I Seminário de Práticas Pedagógicas
21/11
8h - Palestra: A linguagem tecnológica no contexto educacional, por Sandra Mitherhofer. Local: auditório.
8 às 12h - Atividades da 1ª Semana Acadêmica de Educação Física.
10 às 12h - Oficina de Brinquedos.
19 às 22h - Oficina: A utilização do Paradigma Holístico na Educação Contemporânea.
19h30 - Palestra: Ditadura Militar: ideologia, comunicação e política, por Moacir José dos Santos (Univap).
19h às 22h30 - Atividades da 1ª Semana Acadêmica de Educação Física.
19 às 21h - Oficina: Um caminho para a leitura e análise do texto narrativo.
19 às 22h - Oficina: Comunicação, o mundo, a vida... (Projeto multidisciplinar)
21h - Encerramento: Congada de São Benedito do Bairro São Francisco - São Sebastião. (Fonte: PMC)

Igreja católica realiza encontro com pré-candidatos

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba, através da Pastoral Fé e Política, realiza no próximo dia 6 de dezembro, um encontro com políticos e pré-candidatos às eleições municipais de 2004. O evento acontece na Catedral Divino Espírito Santo, a partir das 8 horas e terá como tema “Ética e Valores Cristãos”, refletindo o período pré e pós eleitoral. A temática será desenvolvida pelo Pe. Marcio Anatoli de Souza Romeiro e incluirá momentos de debate. Anatoli é o atual coordenador de Serviço de Pastoral Universitária da PUC e assessor nacional da Pastoral Universitária pela CNBB.
Entendendo que o trabalho sócio-político da Igreja é supra partidário, o evento é aberto e pretende abranger interessados das quatro cidades do Litoral Norte, especialmente os pré-candidatos ligados ou engajados nas atividades da Igreja Católica. Segundo o assessor da Pastoral Fé e Política, Jose Reinaldo Arado, “este encontro pretende expressar aos pré-candidatos o pensamento da Igreja sobre a política e o que ela espera dos futuros eleitos no que se refere a construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e voltada às verdadeiras necessidades da sociedade”.
Os interessados em participar deverão inscrever-se antecipadamente, até o dia 2 de dezembro. As fichas podem ser encontradas na Cúria Diocesana, à Rua Santos Dumont, 100 – centro – Caraguatatuba, ou informações pelo telefone 3883.6888. Fichas de inscrição já estão sendo encaminhadas ao poder Legislativo das quatro cidades, bem como aos diretórios de partidos políticos. DIOCESE

Prefeitura realiza 2ª etapa da campanha de vacinação para funcionários

Caraguatatuba - 1.041 funcionários da prefeitura de Caraguatatuba tomaram a primeira dose das vacinas contra Hepatite B e Dupla contra tétano e difteria, durante a Campanha de Vacinação promovida em novembro pela Secretaria Municipal de Saúde, em outubro. A segunda etapa acontece em dezembro.
A Secretaria Municipal de Saúde realizará a 2ª etapa da vacinação contra a Hepatite B, Tétano e Difteria, para os funcionários da prefeitura, entre os dias 1º e 10 de dezembro. O objetivo da ação é prevenir o tipo mais grave de hepatite e preparar as pessoas para a campanha do próximo ano, que acontecerá nas escolas da rede.
Segundo o Secretário de Saúde, Pedro Norberto dos Santos, os números de hepatite em Caraguá não são alarmantes. “Este ano, tivemos ao todo 39 casos de hepatite A, no período de janeiro a junho, e 5 casos de hepatite B até agora”, disse. Ele acrescentou que a hepatite A é comum no verão.
Ele explicou que a hepatite B pode deixar seqüelas graves levando o paciente a adquirir câncer de fígado, cirrose epática e hepatite fulminante. “O tipo A é mais freqüente e de recuperação rápida. As pessoas se curam em 1 ou 2 meses e o contágio pode ser pela água”.
Caraguatatuba tinha em 1997, 8% de rede coletora de esgoto construída, hoje, tem 60%. As ligações atingem 32% desse total; 98% do esgoto coletado é tratado e dos 95% da água distribuída 100% é tratada.
“Aqui, no litoral, é difícil trabalhar a prevenção, pois os frutos do mar que são ingeridos crus podem conter o vírus, que resiste aproximadamente um ano na água doce ou salgada”, contou.
A partir de fevereiro, quando as aulas se iniciarem, a secretaria deverá iniciar a campanha de vacinação e conscientização nas escolas da rede municipal. “A conscientização é importante porque as pessoas tomam a 1ª dose e não voltam para tomar as outras duas. Levando a vacina até os funcionários, estaremos conscientizando e incentivando a tomada de todas as doses”.
Segundo Pedro Norberto, em Caraguá, todas as crianças, ao nascerem, já recebem a primeira dose na própria maternidade. (Fonte: PMC)

Estagiários de direito atendem comunidade do Jd. Santa Rosa

Caraguatatuba - Um grupo de estagiários do curso de Direito Módulo deu início ao projeto que visa orientar a comunidade sobre Direitos e cidadania. No último sábado, dia 8, os alunos atenderam um grupo de 20 pessoas da comunidade do bairro Jd. Santa Rosa, no Núcleo Rotariano. O projeto é realizado em parceria com o Rotary Poiares e visa orientar a comunidade em assuntos como reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, área criminal, trabalhista, entre outras.
“É um trabalho de grande importância porque está atendendo uma comunidade bastante carente e isolada, que tem dificuldades de entender o que é dito pela televisão ou pelos jornais. Muitas dessas pessoas nem mesmo sabem ler”, comentou Vera Dalva Bianchi, dos serviços à comunidade do Rotary, que atua no bairro em projetos de educação e geração de renda.
Os estagiários conversaram com a população orientando-a sobre como proceder e encaminhando-a para a OAB. Após a reunião, a comunidade pôde saborear lanches preparados pelos coordenadores.
Outros bairros também serão atendidos. Os alunos farão ainda trabalhos de pesquisa com as comunidades, colocando em prática o que aprendem em sala de aula. A iniciativa vem ao encontro do principal objetivo do Núcleo de Prática Jurídica”, explicou a coordenadora do curso de Direito o, Profa. Mara Vidigal. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo



-

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Melhorias para abastecimento de água no Itatinga

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião Paulo Julião, estará amanhã, sexta-feira, dia 14, às 11h30, no bairro do Itatinga, fazendo a entrega de novos cavaletes que irão possibilitar aos moradores do local o fornecimento de água da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo).
Na semana passada, o prefeito já esteve no local oficializando a entrega de outros cavaletes ao Morro do Juramento. No total são 35 peças para o Morro do Juramento e 70 para o Itatinga, além de dois boosters (bombas), também doados pela prefeitura, instalados no início de setembro. Um dos equipamentos atende, principalmente, aos moradores da rua Jaconias Caruso, Travessa Projetada e final da avenida Itatinga (alto do Itatinga). A outra bomba foi colocada para atender especificamente aos moradores do Morro do Juramento.
Estas melhorias irão atender as mais de 160 casas localizadas nestas áreas que, há sete meses, vinham sido abastecidas por caminhões pipa enviados pela prefeitura.
“Há 12 anos estes moradores vinham reivindicando estas melhorias atendidas pelo prefeito Paulo Julião”, disse a diretora de Obras Públicas Zeljka Djordjevic.
Nova UBS - Antes da visita ao Itatinga, o prefeito irá assinar no gabinete a ordem de serviço para execução da obra da UBS - Unidade Básica de Saúde da Topolândia, no valor de R$ 2,2 milhões.
O novo prédio será na rua das mangueiras e irá garantir um melhor atendimento aos moradores daquela região que utilizam o posto de saúde construído durante a última gestão do prefeito Paulo Julião e que, devido ao crescimento populacional da cidade, cerca de 6% ao ano, necessita de melhorias e ampliações.
Mutirão - Outras melhorias estão sendo realizadas no bairro. A equipe da regional centro está realizando um mutirão, pintando a Praça da Bíblia e efetuando a limpeza do córrego e da extensão da Avenida Itatinga, com corte de grama e manutenção nas passagens do córrego. (Fonte: PMSS)

Exposição de Sebastião Salgado chega em São Sebastião

São Sebastião - A partir de hoje, as pessoas que passarem pela praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, costa sul de São Sebastião, terão uma boa opção de entretenimento. Trata-se da exposição “Êxodos”, do fotógrafo mineiro, Sebastião Salgado, que será aberta ao público a partir das 14h. A mostra é organizada por meio de uma parceria entre a Soab (Sociedade Amigos de Boiçucanga) e a Via das Artes que, com o apoio da Prefeitura Municipal, vêm promovendo exposições de artes no município.
Essa exposição vem rodando o Brasil e o Mundo, mostrando um resumo de sete anos de trabalho do autor, período no qual viajou por 41 países.
Ao todo, serão apresentados 61 pôsteres que reúnem fotos e textos feitos por Salgado. Eles foram divididos em cinco temas e grande parte desses retratos mostra as várias faces de movimentos migratórios que, neste caso, vão dos deslocamentos populacionais, refugiados de guerra ou políticos, a fuga de migrantes da miséria.
“Refugiados e Migrados”, “África”, “Luta pela Terra”, “Megacidades” e “Retratos de Criança” são as opções de temas desenvolvidos pelo autor para a exposição. As obras de “Êxodos” estão contidas em livros de Sebastião Salgado, sendo eles “Êxodos” e “Retratos de Crianças do Êxodo”, que foram publicados pela Companhia das Letras no ano de 2000. Além disso, durante o período da mostra, que vai até o dia 26 de novembro, haverá a exibição do documentário “Sebastião Salgado Cidadão do Mundo”, que fala sobre a trajetória do fotógrafo.
Para complementar ainda mais a exposição, um grupo de monitores realizará em alguns períodos, a leitura dramática de textos bem conhecidos e de importantes escritores do Brasil, que também retratam esse tema.
De acordo com a vice-presidente da Soab (Sociedade Amigos de Boiçucanga), a idéia é levar a toda a comunidade essa oportunidade de conhecer as obras de Sebastião Salgado, que vem pela primeira vez ao Litoral Norte e pode ser considerada uma oportunidade única pra os apreciadores.
Ana diz que haverá um trabalho desenvolvido com as unidades escolares da região, que já estão agendadas para levarem seus alunos para conferir de perto a exposição.
Aos finais de semana, haverá mais um diferencial: a praça Pôr do Sol vai se transformar num verdadeiro cinema e vai transmitir filmes que também contam a realidade do “Êxodo” no Brasil. Essas exibições estão previstas para acontecer a partir das 20h.
Também deverá acontecer uma comemoração em virtude da exposição, que deverá reunir autoridades da cidade no dia 21 de novembro no local.
Para a realização de “Êxodos”, também houve a participação da ACA (Associação Costa dos Alcatrazes), que vem viabilizando diversas atividades no município, destinadas principalmente, para o fortalecimento do turismo na região. Quem quiser conferir a exposição de Sebastião Salgado, a visita é gratuita e pode ser feita das 14 às 22h, no pavilhão de eventos da Praça Pôr do Sol. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Marcenaria e Carpintaria Progresso Setur Pousada Maranduba

Secretário de Turismo fala sobre Projeto Verão

Ubatuba - O secretário de turismo de Ubatuba, Sérgio Carvalho, apresentou informações sobre as medidas a aserem implantadas durante o verão no município. Em entrevista no programa Estação Ubatuba da Rádio Comunitária Gaivotas, Carvalho também fez um relato das ações da SETUR até o momento, e comentou sobre sua posição ao assumir a COMTUR, empresa de capital misto o qual a Prefeitura de Ubatuba detém 51% das ações.
A entrevista, conduzida pelo radialista Tony Luis, teve a participação dos ouvintes com perguntas e esclarecimentos importantes sobre as ações da secretaria. (Fonte: Litoral Virtual)

Sociedade civil e Câmara discutem lei sobre Uso do Solo

Ubatuba - O seminário “A participação da Sociedade Civil Organizada no Projeto de Lei Complementar 107/2002 (Lei de Uso e Ocupação do Solo de Ubatuba)” será realizado amanhã, sábado, a partir das 18h, na sede da SAI (So-ciedade Amigos do Itamambuca), na cidade. Ontem, às 18h, a Câmara de ve-readores realizava a 7ª audiência pública, para discutir o projeto de lei, de autoria da mesa diretora.
O seminário é uma iniciativa da ASSU (Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba) e destinado a representantes de associações de bairros, entidades de classe, ambientalistas, entre outros. O objetivo é divulgar e analisar o teor do projeto de lei 106/2002, elaborar propostas, além de promover maior integração os representantes das entidades do Terceiro Setor de Ubatuba. A sede da SAI fica na Avenida Itamambuca, 1021 - Loteamento Praia de Itamambuca.
No seminário, haverá exposição sobre aspectos gerais do Terceiro Setor, por Carlos Barreto, do programa Alfabetização Solidária.
O tema “Características Sócio-ambientais de Ubatuba” será desenvolvido por Caio Marco Antonio, presidente da ASSU. Roberto Francine Jr, da ACIA (Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta) falará sobre “Instrumentos de Participação da Sociedade Civil Organizada nas Políticas Públicas”.
Na segunda parte do seminário, haverá exposição sobre o projeto de lei 106/2002, pelo arquiteto Flávio Malta. Ele é um dos técnicos contratados pela Câmara, que apresentaram trabalho técnico destinado a embasar o projeto de lei. No seminário ainda será exposto o parecer da Câmara Técnica da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, por Mauro Bezerra.
Lei retalhada - O vereador Charles Medeiros, secretário da mesa diretora da Câmara, explica que a lei atual que trata do Uso e Ocupação do Solo, a 711/1984, está totalmente retalhada em razão de centenas de alterações. “Com o projeto de lei, queremos revalidar a legislação”, diz o parlamentar.
Conforme o vereador, a equipe de técnicos contratados pela Câmara realizou uma “radiografia” da cidade, o que possibilitou resultado muito bom para a elaboração do projeto de lei complementar, segundo ele.
Além do arquiteto Flávio Malta, também realizaram o trabalho técnico os arquitetos Gilmar Rocha, Renato Nunes e o geógrafo conhecido por Godfritts.
Medeiros afirma que o projeto contempla normas do Estatuto das Cidades (lei federal 10.257/2001), do CBH/LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), da Lei Estadual de Gerenciamento Costeiro e do Plano Diretor de Ubatuba. Medeiros conta que este Plano Diretor existe, mas não é aplicado.
Conforme o parlamentar, a participação da comunidade nas audiências públicas não foi intensa nos eventos iniciais, mas tornou-se bastante significativa nos últimos eventos rea-lizados. No próximo dia 27, a Câmara vai realizar a última audiência pública sobre o assunto. O vereador afirma que a Câmara vem recebendo propostas da sociedade civil, destinadas ao projeto de lei.
De acordo com Charles Medeiros, uma das principais metas do projeto é resolver a problemática de invasão de áreas, estabelecendo de forma adequada zonas residenciais, comerciais e áreas para construção de moradias populares. Segundo ele, em razão do crescimento desordenado, a cidade perdeu bons investidores.
“Queremos atrair empreendedores nas áreas de resort, hotéis; Ubatuba tem uma única fonte econômica, o turismo, em razão da riqueza que é natural; devemos saber conciliar o meio ambiente com o desenvolvimento”. Ele afirma que o projeto não prevê verticalização, mas a manutenção do que já é permitido, ou seja, quatro andares.
A Câmara pretendia dispor o projeto para votação, ainda este ano, mas o vereador supõe que não haverá tempo hábil.
“Mas não haverá problema se deixarmos a votação para 2004 porque queremos definir o processo com responsabilidade”.
Carência de informação - Conforme Caio Marco Antonio, muitos da sociedade civil ainda estão carentes de informação sobre o conteúdo do projeto porque, nas audiências, observaram que estava formatado, ficando difícil esclarecimentos plenos nas audiências somente. Por ser um assunto muito técnico, a ASSU vai realizar o seminário. Ele considera que a Câmara poderia ter realizado consultas prévias às entidades de Ubatuba, antes de elaborar o projeto, o que facilitaria as discussões posteriores.
Ele afirma que alguns questionamentos estão relacionados à compatibilidade do projeto de lei à proposta de macro-zoneamento (regulamentação da Lei de Gerenciamento Costeiro), que ainda está em fase de discussão. Caio Marco Antonio também afirma que o projeto de lei não prevê verticalização, aumentando a altura dos prédios, mas possibilitaria a expansão destes imóveis pela cidade.
Segundo ele, pelos mapas, foi observada possibilidade de prédios ao longo de praias, mas os técnicos da Câmara disseram que isto era uma falha a ser corrigida. (Fonte: Imprensa Livre)

Justiça suspende licitação

Ubatuba - A Justiça de Ubatuba suspendeu por tempo indeterminado a licitação do transporte coletivo urbano, vencida pela empresa São Cristóvão Transportes, em agosto. A decisão resultou de ações encaminhadas por três empresas de ônibus que foram eliminadas da concorrência pela prefeitura.
A São Cristóvão está impedida de operar no município até a conclusão do processo. O transporte de passageiros está sendo feito temporariamente pela empresa CostaMar, que atua há 18 anos na cidade.
Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos de Ubatuba, Luiz Bitetti, as empresas pediram a suspensão da concorrência após o encerramento da licitação. Os nomes das empresas não foram divulgados.
"Estamos aguardando a decisão judicial. As empresas haviam sido eliminadas por não atenderem exigências do edital", disse Bitetti.
Nenhum representante da São Cristóvão foi localizado ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Atleta vai treinar no Ibirapuera

Ubatuba - O atleta de Ubatuba Maurici Rubens Pereira Filho, 14 anos, estará a partir de fevereiro próximo treinando no Ibirapuera, em São Paulo, sob a supervisão de Ricardo Prado. O ex-recordista mundial em 84 e vice olímpico nos 400 m vem repassando sua técnica aos alunos dentro do projeto Futuro, do Governo Estadual. Maurici estabeleceu o melhor tempo estadual no nado peito com 1’10”76 e treina sob orientação da Secretaria de Esportes e Lazer na piscina municipal desde os 6 anos. Sua performance e potencial despertou o interesse do Projeto Futuro que estará garantindo moradia e assistência médica.
“É a consagração de um trabalho que tornou-se possível graças a reforma completa da piscina municipal”, afirma o professor Cristiano Euzébio da Cunha, o Kiko. O técnico informa ainda que uma equipe de 15 atletas de Ubatuba estará participando do Pró-Natação, em Barretos, nos dias 22 e 23 de novembro. A competição constitui-se na etapa estadual após a fase regional eliminatória. (Fonte: ACS-PMU)

Semáforo começa a funcionar 3ª feira

Ubatuba - O semáforo instalado no cruzamento da rua Thomaz Galhardo com a Rio Grande do Sul, em Ubatuba, entra em funcionamento na próxima terça-feira, 18, a partir das 10h00. Trata-se de um equipamento de trânsito inexistente na cidade e contará com outros dois sistemas a serem instalados no cruzamento da Rua Dna. Maria Alves, com Cunhambebe, e da Rua Hans Staden com Conceição. Estes dois sistemas iniciam operação, respectivamente, nos dias 20 e 25 de novembro no mesmo horário. O Serviço Municipal de Trânsito - SMT, da Prefeitura Municipal, estará fazendo panfletagem nos locais alertando motoristas, ciclistas e pedestres sobre como conviver pacificamente com a novidade. A Secretaria da Educação também foi acionada para divulgar as noções básicas do funcionamento dos semáforos na rede municipal de ensino. “Os funcionários do SMT entregarão folhetos, além da colocação de faixas e avisos, visando orientar o usuário do semáforo. Contamos com técnico especializado que recebeu treinamento para operar o equipamento e, além do apoio da polícia local, teremos um plantão para corrigir possíveis falhas”, diz Douglas Incao, chefe do SMT. (Fonte: ACS-PMU)

Bandas fazem apresentação de alto nível

Ubatuba - As bandas “São Luís” e “Gomes e Puccini” , de Jaboticabal, fizeram um espetáculo à parte na Av. Iperoig durante as comemorações do aniversário de Ubatuba. As cores, evoluções e a excelência dos músicos trouxeram muita emoção nas apresentações na avenida e defronte à Igreja Matriz onde as balizas deram verdadeiro show empolgando o público. Esta aproximação com Jaboticabal, promovida pelo Assessor de Expediente de Gabinete, Eunápio Ramos, poderá valer a assinatura de um tratado de irmandade entre as duas cidades. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba busca espaço em minissérie global

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vem mantendo contatos com a direção da TV GLOBO para tentar incluir no roteiro da minissérie “Um só coração”, o registro da passagem de Ciccillo Matarazzo Sobrinho como prefeito da cidade de 1964 a 1969. A série que terá como tema central o relacionamento de Ciccillo e Yolanda Penteado de 1922 , período da Semana da Arte Moderna até 1954, ano do Quarto Centenário, será em homenagem aos 450 anos de São Paulo. Ciccillo será vivido pelo ator Edson Celulari e Yolanda por Ana Paula Arósio. O prefeito Paulo Ramos encaminhou ofício ao diretor da Rede Globo, Mario Lúcio Vaz colocando a cidade à disposição para o registro histórico. Também manifestou a intenção de colaborar com prefeita de São Paulo, Marta Suplicy neste sentido. A sede da Secretaria da Educação recebeu recentemente o nome de Ciccillo.
Na última semana, o ator Edson Celulari esteve colhendo depoimentos do secretário particular de Ciccillo, Manoel Esteves da Cunha Jr. (Neco), na sede da Bienal, em São Paulo, para conhecer melhor o homem que irá representar na minissérie que será levada ao ar a partir de 5 de janeiro de 2004. (Fonte: ACS-PMU)

Classes especiais em confraternização

Ubatuba - Um almoço oferecido pelo proprietário do restaurante Batatinha, na área central de Ubatuba, permitiu que 30 alunos com necessidades educacionais especiais se reunissem para saborear um churrasco. A diretora da Escola Altimira Silva Abirached, Lourdes Moreira e as professoras Caroline, Eliana, Fábio, Sônia e Virgínia falam que esta confraternização era um sonho do comerciante Batatinha desde 2.002 , desde quando seu filho Jefferson, que frequentava uma das classes especiais passou a estudar em uma sala da primeira série regular. “Esta homenagem às nossas crianças deixa-nos agradecidos pois temos alunos hoje aqui de várias escolas que nunca tiveram oportunidade de sentarem-se à mesa de um restaurante. Este gesto nos faz crer que a comunidade unida pode fazer da escola um espaço mais feliz”, diz a diretora. Lourdes fez questão ainda de agradecer a Secretaria da Educação e o Setor de Transportes da Prefeitura. (Fonte: ACS-PMU)

Dr Rosana Gavena Visita Município de Ubatuba

Ubatuba - O Prefeito Paulo Ramos e o Secretário de Saúde Carlos Fragnam, receberam a Dra. Rosana Gavena Diretora Presidente da Dir de São José dos Campos, dia 12 na Secretaria de Saúde e depois para uma visita à Santa Casa.
Esta reunião foi uma solicitação do Secretário Fragnam para analise dos projetos de verão que serão implantados no Município, para atendimento na área da saúde , e também para uma visita às obras da santa Casa.
A solicitação do Prefeito e do Secretário foram no sentido de pedir o apoio da Dra Rosana para reforçar os ofício já enviados ao Governador do Estado de São Paulo e Secretário Estadual de Saúde no sentido da implantação do Projeto Verão e término das obras da Santa Casa.
Dra. Rosana Gavena estará visitando outras cidades do Litoral Norte dando início por Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Recreação na Marafunda

Ubatuba - Será realizada no domingo, dia 16 de novembro, a partir das 10:00 horas, uma Manhã de Lazer, no Campo de Futebol da Marafunda, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com apoio das empresas: TADIOTO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, ADEGA DO DITINHO, AGRO FLORA LITORÂNEA, MERCADINHO MARAFUNDA, PADARIA SAMAMBAIA e ORIGUELA SHOPPING DA CONSTRUÇÃO, evento este que faz parte do Projeto “Brincando na Comunidade”.
Este Projeto consiste na realização de manhãs de lazer onde as crianças e seus familiares possam divertir-se com muita alegria.
A Secretaria de Esportes e Lazer agradece a parceria com a Faculdade de Educação Física Módulo e da confecção 100% BRASIL, que uniformiza todos os monitores do Projeto “Brincando na Comunidade”. (Fonte: ACS-PMU)

Assaltantes levam R$ 7 mil em dinheiro e jóias de comerciante

Ubatuba - Três assaltantes levaram R$ 7 mil entre dinheiro e jóias do comerciante N.K., 60 anos, no bairro Tenório. O crime aconteceu na noite de quarta-feira, quando a vítima chegava em casa em um condomínio, junto com a esposa.
O comerciante foi abordado, por volta das 20h30, por três homens encapuzados e armados. Eles entraram na residência, amarrando o casal na cozinha. O trio levou diversos aparelhos eletrônicos, como DVD, videokê, televisão, som, entre outros.
Os assaltantes ainda roubaram R$ 3 mil em dinheiro, R$ 4 mil em jóias, talões de cheques do Bradesco e cartão de crédito. Para fugir, eles usaram um veículo, que os aguardava.
A vítima não soube informar o modelo e cor do carro. A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento pelo bairro, mas sem encontrar os suspeitos. O roubo foi registrado na Delegacia de Polícia, onde o setor de investigação apura a autoria. (Fonte: Imprensa Livre)

Rogério Frediani participa do programa Encontros

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), no último dia 11 de novembro, terça-feira foi entrevistado no programa Encontros da Rádio Costa Azul, apresentado por Dodinho. O presidente fez um resumo da sua administração e falou das novas propostas para a gestão de 2004. “Este ano foram várias as mudanças, como a informatização, padronização dos uniformes, site na internet com informações precisas e em tempo real e o principal: atendimento ao público. No próximo ano a intenção é continuarmos o trabalho e aprimora-lo muito mais. Felizmente estamos conseguindo atender as necessidades da população ubatubense, dentro de nossas possibilidades”, disse.
Questionado sobre o grande número de votos que teve na eleição da nova mesa diretora, Frediani afirmou que isto significa um bom relacionamento entre os pares. “Essa votação é o resultado de um bom trabalho e representa uma responsabilidade ainda maior perante os meus companheiros que acreditam em mim; eu só tenho a agradecer a todos”.
O presidente citou também a sua postura política. “Tive o aval dos meus companheiros e o apoio dos munícipes. Agora temos que lutar para o crescimento dessa cidade e o que depender dessa Casa de Leis vamos fazer de tudo para que isso aconteça, afinal nós temos orgulho de sermos ubatubenses e amarmos esse município”, concluiu. (Fonte: Luana Coelho)

Presidente recebe comunicado de repasse de verbas

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), na última semana recebeu ofícios do Ministério da Saúde e Fundo Nacional de Saúde informando o envio de verbas para programas de saúdes. Para o pagamento de Ações Básicas de Vigilância Sanitária, R$1.478,25 e R$915,98 para tratamento e cirurgias de varizes. Mais informações através do endereço eletrônico: fnscomunicacao@saude.gov.br  ou pelo telefone 0800-644-80-01. (Fonte: Luana Coelho)

Ainda bem que neste domingo tem pirão

Ubatuba - O Mercado Livre Cultural, Pirão Geral, acontece neste dia 16 de novembro - a partir das 10 horas, ao redor da Cadeia Velha, Praça Nóbrega, centro de Ubatuba. Música, Artesanato, Fotografia, Teatro de Rua, Pintura, o Boi de Conchas e naturalmente o Pirão. Compareça! (Fonte: Revista Local)

Conto em Capítulos Topo

Clique para acessar  os capítulos anteriores
Clique para acessar os capítulos anteriores

Capítulo 6: Ainda o escocês.

No final do capítulo V, o escocês Thomas MacMurray contou-me como chegou a Ubatuba. Após uma breve pausa, quando bebemos água, ele continuou o relato. Logo que cheguei, procurei instalar-me da melhor maneira possível, o calor dos trópicos é difícil de ser suportado para quem nasceu e foi criado nas Highlands, no Norte da Escócia, lugar extremamente frio. Em 1956, Ubatuba era uma cidade com pouco mais de seis mil habitantes e a vila de Picinguaba tinha uma população que não passava de quatrocentas pessoas, incluindo os que viviam na zona rural. Na vila, quase só havia pescadores, não tinha luz elétrica e fora o rádio do padre, que funcionava quando era ligado o gerador, pouco se sabia do que acontecia no mundo. Entrei em contato com o padre John, que estava um pouco surdo e com problemas renais. A doença o obrigava a desgastantes viagens para Taubaté, onde fazia tratamento médico com o Dr. Avedis Nahas, que posteriormente acabou por curá-lo. Pedi que ele me indicasse um marceneiro, eu havia modificado o desenho das janelas de minha casa e precisava alguém para executar o trabalho.
Apesar de sermos conterrâneos, não houve muita cordialidade por parte do padre ao me ver, ele era um religioso fanático e como eu fosse declaradamente ateu, houve certa animosidade. No entanto, a possibilidade de falar a própria língua dá uma enorme sensação de conforto para quem vive há muito longe de sua terra. Dessa forma conversamos bastante sobre muitas coisas e ele acabou por me contar como o canivete chegou às suas mãos. O que ele me contou foi relatado pelo envolvido no episódio, um dos gêmeos, de quem eu já ouvira falar no bar da peixaria. Artur disse ao padre que no dia em que notou haver alguma coisa diferente na praia onde costumava encontrar a garota, ela o convidou para entrar em uma bola enorme que parecia não tocar o chão. Artur confiava nela cegamente, entrou e notou que de dentro via-se o lado de fora, embora do lado de fora a esfera fosse opaca, com uma superfície que lembrava alumínio polido, material que ele conhecia. Ë uma outra história, mas vai acabar tendo uma relação próxima com tudo o que estamos falando, então vamos conta-la.
Certo dia desceu um hidroavião na baía e Artur ajudou o piloto a amarrá-lo na praia, colocando estacas para proteção em caso de ventanias. O avião tinha a fuselagem de alumínio polido e algumas faixas pintadas. Artur ficou maravilhado, ele nunca vira algo tão bonito. O piloto era um senhor já entrado nos anos e trazia uma passageira. Era uma garota jovem e bonita, de no máximo vinte anos. Depois se soube que ele fingiu uma pane para passar a noite com ela. A história acabou em escândalo. A mulher dele, desconfiada, alugou outro avião e pousou na baía no outro dia de manhã. O marido foi pego com a boca na botija. Por muito tempo não se falou de outra coisa na vila. A mulher correndo atrás do homem que deixou a toalha cair e fugiu pelado, só voltando à tarde, todo picado de borrachudo, parecendo um pimentão vermelho. Acabaram fazendo as pazes. No fim havia dois casais, a garota ficou com o piloto do outro avião. Esses aviões decolaram depois de três dias e nunca mais foram encontrados, suspeitando-se que tenham caído na selva. Como veremos depois, eles apenas se adiantaram no tempo ao cruzar uma nave que acabou por arrastá-los em velocidade próxima da luz. Falaremos desses aviões depois.
Voltando ao canivete, Artur disse que logo após entrar na bola, a garota mexeu em um painel e a abertura por onde ele entrara desapareceu. Do lado de fora a paisagem desapareceu em meio a uma densa neblina que foi ficando cada vez mais densa até parecer que eles estavam mergulhados em um mar de leite. Logo após a neblina se formar, ela desapareceu e a porta tornou a abrir-se. A garota saiu e foi até um ponto próximo onde havia algumas rochas. Ela trocou alguma coisa que estava no chão. Do lugar onde se encontrava, Artur não conseguiu ver o que ela fazia. Ainda que visse, ele provavelmente não teria idéia do que se tratava. Artur desceu da esfera e quase morreu de susto e de frio, a floresta desaparecera e o mar, antes calmo estava bravo e cheio de ondas. Ele rapidamente voltou para o interior aquecido, mas antes de fazê-lo, recolheu do chão uma coisa que sempre quis ter e finalmente conseguiu. Um canivete com cabo de madrepérola. Ela então retornou à esfera e a história se repetiu, ela tocou no painel, a porta desapareceu, a névoa os envolveu e logo sumiu. A porta abriu-se e Artur desceu. A praia estava exatamente como quando eles haviam entrado na esfera pela primeira vez. A aventura durou pouco mais de cinco minutos. Artur estava próximo de começar a viver a maior aventura de sua vida. Logo ela também saiu da esfera e convidou-o para nadar. Exibia um sorriso como nunca o fizera e Artur com o coração sobressaltado não pôde deixar de notar um detalhe da maior importância. Ela estava nua.

Sidney Borges

Carta do Leitor Topo

Errata - Oi! Aqui é a nadadora Maira de Souza Morais. Houve um engano na publicaçao do dia 12 (Ilhabela): o Campeonato Universitário Paulista aconteceu em Santos, e não em São Sabastião como foi publicado.
Meus agradecimentos pela publicaçao
um abraço

Maira de Souza Morais


Turismo Decente - Não se trata de não acreditar no PNMT ou querer jogar um balde de água fria na disposição que Dna. Carmem demonstra ao acreditar nesta instituição. Todos sabemos das boas intenções do PNMT bem como da disposição de todos que dele participam. Porém devemos lembrar que ESTRADAS DECENTES, ILUMINAÇÃO PÚBLICA, PAVIMENTAÇÃO E URBANIZAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, ÁGUA TRATADA, são ações governamentais que devem ser solicitadas, cobradas, e fiscalizadas pelas autoridades que receberam da população a autorização para faze-los através das eleições. Acredito que o máximo que a sociedade pode fazer é expressar seus pensamentos democraticamente e o Litoral Virtual nos dá esta oportunidade.
Portanto não devemos criticar as pessoas que tem a coragem de cobrar das nossas autoridades atitudes que deles se esperam.

Ricardo Teixeira Amorim
Ubatuba, SP


Que pena! - Sou freqentadora do litoral norte há 23 anos só na praia de Maranduba, possuo uma linda propriedade que foi construida pelo meu querido falecido pai, para o lazer da familia. Porem no ultimo dia l0, de setembro esta alegria terminou de uma forma assustadora só para não dizer tragica. Minha irmã, juntamente com minha maezinha que se encontra em uma cadeira de rodas, e sua baba sofreram um assalto, ou um sequestro domiciliar, como a policia chama este tipo de açao.
As 9.30 da manhã, sendo que estavam em dois elementos fortemente armados e encapusados as mantiveram em cativeiro por 2hs e meia, amordaçadas, e ameaçadas de morte caso não entregassem cartões, dinheiro, telefone celular, tenis, radio, cds...
Os bandidos agiram da seguinte forma: entraram dentro da casa um pela porta lateral e outro pela porta da frente em seguida, fecharam
as cortinas e ligaram a tv no ultimo volume. Apos conseguirem sacar dinheiro no caixa eletronico, um dos bandidos permaneceu dentro de minha casa e outro foi ao banco deixandotodos elas amordaçadas e fugiram.
Foi solicitada a presença da policia mas não conseguiram encontrar os bandidos. Em consequencia disso minha familia e eu deixaremos de
frequentar a Maranduba, e todos sairemos perdendo, comerciantes, quiosques, quitandas e o comércio em geral, sendo que gastava-mos
bem durante a temporada e fora dela.
Que pena!!!

Maria Beatriz Figueiredo
ex-frequentadora da Maranduba
Ubatuba, SP


Proclamação da Republica - ...“Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós e que a voz da igualdade seja feita nossa voz”... Parabéns a nós povo brasileiro que dia a dia defendemos nossa liberdade através da democracia e exercendo cidadania.

Rogério Frediani (PTB)
Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba


Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Saco da Ribeira - Ubatuba

Saco da Ribeira
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor