Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 19 de novembro de 2003 - Nº 913 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Mirante da Orla

Região
Campeonato de Kart do Litoral chega à final
Estudante do litoral disputa prêmio nacional
PF de São Sebastião apreende 2 kg de drogas
PF de Santos não acredita que traficante preso em São Vicente agisse na região


Caraguatatuba
Caraguá terá programação variada no verão
Ciclista dá palestra sobre meio ambiente em Caraguá
Caraguá ganha mais um site na Internet
Alô Prefeito discute CDP e Plano Municipal de Educação
SIPAT começa nesta quarta em Caraguá
SME recebe visita de universitários de Santos
Projeto Trânsito Legal continua com formaturas até 27 de novembro
Pegorelli fatura pela segunda vez prêmio por melhor atuação no FET
Indicação de direção para o CIEFI do Travessão
E.E. Colônia dos Pescadores vence a categoria esquetes no 2º FET
TV Band Vale inaugura nova sede em Caraguá


Ilhabela
Participação de Ilhabela na Adventure Fair 2003 foi um sucesso
Coordenador do Projeto Navegar faz curso em Porto Alegre
Agenciadores do navio Melody visitam Ilhabela
Ilha da Vitória ganha nova iluminação
Evento trata de aleitamento materno
9ª Etapa reúne 80 nadadores na Praia do Portinho


São Sebastião
Câmara terá comissão para avaliar cadeia
Morador denuncia lançamento de esgoto em riacho de Paúba
São Sebastião vai construir uma nova UBS na Topolândia
Centro Odontológico de Especialidades realiza cirurgia a laser
Polícia prende três acusados de roubo praticado na Enseada


Ubatuba
Inaugurado o primeiro semáforo de Ubatuba
Faxineiro de mercado é baleado durante roubo
Pescador puxa rede e encontra crânio humano
Ubatuba busca espaço em minissérie global
Tartaruga é tema de preservação
Ubatuba se encanta com a Companhia de Música e Dança da Ucrânia
Bandas fazem apresentação de alto nível
Atleta da Natação vai treinar no Ibirapuera
Classes especiais em confraternização
Campanha de vacinação contra raiva animal 2003
Desocupação de área invadida

Seções
Polêmica
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Campeonato de Kart do Litoral chega à final

Litoral Norte - Nathan Oliveira, de Caraguá, após liderar o campeonato de ponta a ponta, faturou o título do Campeonato Litoral Norte de Kart, na categoria V4, realizado no domingo, no Kartodromo de Caraguá.
O vice-campeonato do circuito ficou com o piloto Danilo Pereira, de São Bernardo do Campo. Rafael Camargo, de Caraguatatuba, ficou com o vice-campeonato na categoria Parilla 145Kg, vencendo a última etapa.
Na categoria Cadete, o piloto Dennis Canteruccio, de Caraguatatuba, fez uma corrida sem erros, liderando a prova do início ao fim, tornando-se campeão do circuito 2003, seguido pelo paulistano Carlos César, 2º colocado na etapa. Waine Rosa, de São José dos Campos, foi o vice-campeão da competição.
Segundo os organizadores, a disputa pelo título na RD 135 cc (carburação simples) na última etapa foi emocionante. A categoria teve o maior numero de pilotos. O destaque ficou para Amorosino, de Caraguá, que na última etapa chegou na 5ª colocação, suficiente para conquistar o título do circuito, pelo critério de desempate, em uma disputa ponto a ponto com Luiz Tonho, de São Paulo.
Pela categoria Parilla 160Kg, a vitória da etapa foi de José Feliciano, de São Paulo, seguido de Wesley, de São José dos Campos. O título do campeonato ficou para o sebastianense Robert Landgraft, que mesmo chegando em quinto, subiu no lugar mais alto do pódio, com apenas dois pontos de vantagem sobre Karli Koeln, também de São Sebastião, vice-campeão da categoria. Karli foi o 3º colocado na etapa.
O campeonato foi organizado pela KRT Eventos, com patrocínio da SOFTMED Informática e apoio de Super Suco, Studio A Motel, Extinpaul e Girotto Racing. (Fonte: Imprensa Livre)

Estudante do litoral disputa prêmio nacional

Litoral Norte - A estudante Bianca Rodrigues de Jesus, 13 anos, de São Sebastião foi classificada para a etapa nacional do concurso Conferência do Meio Ambiente na Escola, realizado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Educação. O concurso tem o objetivo de divulgar a preservação da natureza. Bianca, que cursa a 6º série na escola municipal Dulce César Tavares, no bairro de Maresias, na costa sul, escreveu um "rap" sobre a poluição, principalmente o lixo nas praias, ruas e escolas. A estudante venceu a fase estadual concorrendo com alunos de 647 escolas. No dia 26, ela vai disputar em Brasília a fase nacional, que dará um prêmio de R$ 5.000 ao vencedor. "Com a música quero apresentar a importância da preservação e os danos causados pelo lixo ao meio ambiente", disse Bianca. (Fonte: ValeParaibano)

PF de São Sebastião apreende 2 kg de drogas

Litoral Norte - A Polícia Federal de São Sebastião prendeu na noite de anteontem dois homens suspeitos de tráfico de drogas no bairro Travessão, região sul de Caraguatatuba. Mais de 2 kg de maconha e 500 gramas de cocaína foram apreendidas na operação. Segundo a PF, o funcionário público Erick Augusto de Oliveira Castro, que estava em um Gol, foi flagrado entregando um tijolo de 1 kg de maconha para Carlos Alves Pereira e outros dois homens, que fugiram. Na casa de Castro, a polícia encontrou mais 1 kg de maconha. Castro e Oliveira foram encaminhados para a cadeia pública. Até a tarde de ontem, os outros dois suspeitos não haviam sido presos. (Fonte: ValeParaibano)

PF de Santos não acredita que traficante preso em São Vicente agisse na região

Litoral Norte - Embora o preso Marco Aurélio Lanzelotti Pereira, 34 anos, fosse filho de um vereador de Caraguatatuba, a Polícia Federal de Santos não acredita que ele abastecesse o tráfico no litoral.
Segundo o delegado Cássio Luiz Guimarães Nogueira, responsável pela comunicação social da PF, trata-se de tráfico local, não tendo também conexão com ação internacional. Pereira, morador na Baixada Santista, foi preso no final de semana em um estacionamento de um supermercado em São Vicente. Com ele e em sua residência a polícia encontrou 55,5 quilos de cocaína pura.
O vereador Aureliano Gonçalves Pereira, pai do suposto traficante, em declaração na tarde de ontem na televisão, disse que o filho está há 13 anos fora da região e que “se fez algo errado terá que pagar pelo crime”. (colaborou Bruna Vieira) (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Costa Verde

Caraguá terá programação variada no verão

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Turismo de Caraguá, como em todos os anos, está preparando várias atrações para entreter munícipes e turistas durante a temporada de verão
A abertura do verão, em Caraguá, acontecerá no dia 19 de dezembro com um show musical, aberto ao público, na Praça de Eventos, no centro da cidade. De 20 a 24, a Original Jazz Band vai caminhar pelas ruas, vestida de Papai Noel, tocando o melhor do jazz, em dois períodos, tarde e noite.
A partir do dia 20, e se estendendo até janeiro, as principais praias terão atividades esportivas e recreativas, como vôlei, futvôlei, o projeto Brincando na Areia (para crianças), e a barraca de massagem.
No Réveillon haverá baile popular e grande queima de fogos em dois pontos na Praia do Cento e em um ponto na Praia de Massaguaçu. (Fonte: PMC)

Ciclista dá palestra sobre meio ambiente em Caraguá

Caraguatatuba - O ciclista e guia turístico, Paulo Pavão, 42 anos, viajou 17 mil quilômetros, de bicicleta, por 21 estados brasileiros e veio encerrar o Projeto Pedal Social em Caraguá.
Esse projeto consiste em levar, às escolas, informações sobre reciclagem de lixo e preservação da natureza.
Pavão ficará, em Caraguá, até a próxima quinta-feira ministrando palestras nas escolas da rede municipal da cidade. Ele é de São Paulo, mas mora na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. (Fonte: PMC)

Caraguá ganha mais um site na Internet
Caraguatatuba já pode contar, a partir de hoje, dia 19 de novembro, com mais um site de informações na internet. O livro “O mestre navegante”, da jornalista Gisele Leite, foi adaptado para entrar na rede mostrando a realidade da pesca artesanal na cidade

Clique para acessar o siteCaraguatatuba - O editor do site Litoral Virtual, Emilio Campi, e a jornalista Gisele Leite, estabeleceram uma parceria para divulgar o livro intitulado “O mestre navegante”, de autoria da jornalista, na internet, e acrescentar informações ao Litoral Virtual. O objetivo do novo site é também mostrar aos internautas que Caraguatatuba é uma cidade onde ainda existem cerca de 700 pescadores sobrevivendo do trabalho na pesca artesanal.
O livro-reportagem foi escrito em 2001, após um ano e meio de pesquisas e trabalhos fotográficos, e deverá ser publicado em breve, graças à parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e empresários da cidade. “Há dois anos, venho buscando parceiros para publicar o meu livro, mas com o país em crise, não tem sido fácil. Graças ao apoio da Fundacc, através da presidente Eloíza Antunes, do cirurgião plástico Mário Pires, do empresário Lourival Ambrósio, da LBL e do engenheiro Leandro Borella, da TopCon Engenharia e Construções, vou realizar esse sonho”, disse a jornalista.
Formada em Comunicação Social, pela Universidade de Taubaté, Gisele informou que sua obra serviu como trabalho de conclusão de seu curso, recebendo nota dez. Em 2002, a obra recebeu, na categoria Livro-reportagem, o Prêmio Nacional de Menção Especial da 9ª Expocom/Intercom (Congresso Nacional de Comunicação Social), em Salvador, na Bahia.
A obra - A obra, uma mistura de jornalismo e literatura, é uma grande reportagem sobre os problemas enfrentados pelos pescadores artesanais marítimos. Problemas esses, relacionados à escassez de peixes e frutos do mar nas águas de Caraguatatuba, provocada pela pesca de arrasto realizada por grandes embarcações e pela pesca predatória feita na época de reprodução. Atualmente, a falta de pescado tem provocado dificuldades de sobrevivência na profissão de pescador e até a procura por outras formas de trabalho.
No texto, a autora fala também das manifestações culturais, apresenta algumas histórias pitorescas contadas por pescadores, aborda a relação dos homens do mar com a natureza e com a comunidade e trata os problemas ambientais através de opiniões de profissionais. Toda a história se desenrola a partir do personagem principal, o pescador Dito Costa, hoje, com 82 anos.
O livro é ilustrado com fotografias em preto e branco, feitas pela própria autora, também fotógrafa. “Escolhi o preto e branco por ter uma carga dramática maior, por retratar a história com mais verdade”, contou.
O site - No site, os internautas encontrarão uma síntese da obra, uma amostra das fotos do livro e de algumas inéditas, além do histórico profissional da autora. Para conferir, acesse www.litoralvirtual.com.br/gisele  (Fonte: PMC)

Alô Prefeito discute CDP e Plano Municipal de Educação
Mais uma vez, o prefeito Antonio Carlos da Silva participou do programa Alô Prefeito, transmitido pela Rádio Oceânica AM, todas as terças-feiras, a partir das 9 horas, e falou sobre assuntos como o CDP e o Plano Municipal de Educação

Caraguatatuba - O prefeito abriu o Alô Prefeito dizendo que é municipalista e, portanto, a favor de que os problemas dos municípios devem ser solucionados internamente. "Sou um municipalista, então, acredito que tudo deve ser resolvido na região". Essa declaração diz respeito à provável instalação de um CDP (Centro de Detenção Provisória) em Caraguatatuba.
Segundo o prefeito, o sistema carcerário atual é "perverso" sacrificando o preso e sua família também. "Sou a favor de realizações de ações conjuntas, pois as famílias desses presos têm que receber um acompanhamento, para que seus filhos tenham boa educação e não se envolvam com a marginalidade", disse.
Ele disse que "se alguém cometeu um delito, essa pessoa tem que pagar, mas a família deve ser acompanhada. Essa é uma questão social que devemos enfrentar com coragem".
O prefeito afirmou ainda que defende o CDP, assim como a Febem Regional. "Cada região deve cuidar da sua população. Em Caraguá, trabalhamos ações preventivas quanto à segurança, mas o poder público não tem "pernas" para solucionar o problema sozinho".
Outra questão tratada pelo prefeito foi a possível redução de idade penal. "Tenho minhas dúvidas com relação a isso, mas o importante é realizar ações conjuntas. Deve existir um trabalho que não permita que nossas crianças cheguem a essa situação. Um jovem que comete delitos, tem problemas de desestruturação familiar, o que muitas vezes o leva a usar drogas e praticar crimes".
Funcionalismo - Antonio Carlos foi questionado sobre o pagamento dos décimos terceiros salários dos funcionários e respondeu que a prefeitura irá fazer o pagamento, inclusive, no ano que vem, haverá um aumento de 8% e a cesta básica (em dinheiro) passará de R$120 para R$150.
Educação - O prefeito, durante o programa, lembrou que o Plano Municipal de Educação será entregue, hoje, para ser votado na Câmara. "Nossa preocupação é garantir qualidade no ensino público de Caraguá por mais 10 anos".
Obras - O prefeito aproveitou o momento para anunciar a licitação de 14 novas obras num valor estimado de R$ 6 milhões e a conclusão do Teatro Municipal até o fim de seu mandato. (Fonte: PMC)

SIPAT começa nesta quarta em Caraguá

Caraguatatuba - Sob o tema "Saúde e Segurança: responsabilidades de todos", a Sipat visa promover a saúde e a segurança no trabalho com ginástica e palestras sobre medicina alternativa, vida saudável, saúde ocupacioanal, prevenção de lesões e outras doenças causadas pelo trabalho.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba está promovendo através da Secretaria de Administração e Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, a SIPAT-Semana Integrada de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A abertura acontece nesta quarta-feira, dia 19, às 8h30 no auditório da Fuindacc, com a presença do prefeito Antonio Carlos da Silva. Conforme explicou o diretor da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, Pedro Ivo, a SIPAT está sendo promovida em parceria com a SIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e é de extrema importância que os funcionários públicos participem.
"O evento busca conscientizar e sensibilizar o funcionário para as questões que dizem respeito à saúde e a segurança no trabalho, afetando diretamente a sua qualidade de vida. As pessoas costumam trabalhar mecanicamente sem perceber se as condições do ambiente ou dos equipamentos estão adequadas e se a sua função pode trazer algum prejuízo para a sua saúde, como os problemas de lesões por esforços repetitivos, por exemplo, consequência de anos de trabalho sem exercícios ou atividades compensatórias", explicou Pedro Ivo.
O evento visa explicar ao funcionário quais são os cuidados que ele pode e deve tomar em seu ambiente de trabalho para garantir a sua saúde e a segurança de todos. Para isso, a prefeitura também está com uma programação que inclui ginástica laboral, vacinação, exames preventivos e até programas de lazer para os funcionários públicos.
Programação da Sipat:
Dia 19, Quarta-feira
8h30 - Abertura com ginástica laboral até 8h40
8h40 - Palestra sobre segurança no trabalho, com Ângelo Malerba, assessor de Segurança no Trabalho, da Prefeitura.
13h30 - Ginástica laboral
13h40 - Palestra sobre Primeiros Socorros, com a equipe do Corpo de Bombeiros.
Dia 20, Quinta-feira
8h30 - ginástica laboral
8h40 - Palestra sobre Lesão por Esforços Repetitivos e Dort - Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho, com o secretário de Saúde Dr. Pedro Norberto.
13h30 - ginástica laboral.
13h40 - Palestra sobre combate a incêndios, com equipe do Corpo de Bombeiros.
Dia 21, Sexta-feira
8h30 - ginástica laboral
8h40 - Palestra sobre Estilo de Vida Saudável e Medicina Alternativa, com o terapeuta Edvaldo Remígio.
13h30 - ginástica laboral
13h40 - Palestra sobre saúde Ocupacional, com o coordenador da Saúde Ocupacional, da Prefeitura, Clóvis Zolgbi. (Fonte: PMC)

SME recebe visita de universitários de Santos

Caraguatatuba - Alunos da Unimonte, de Santos, estiveram na sede da Secretaria Municipal de Educação, em Caraguatatuba, com o objetivo de conhecer os trabalhos realizados pela Administração Municipal, bem como o funcionamento das unidades escolares, principalmente em relação à Educação Infantil, que no município acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Fundação Orsa.
A visita aos Centros de Educação Infantil, aconteceram a convite da dra. Vera Melis, que faz parte do corpo docente da Universidade, e foram acompanhadas pela coordenadora técnica local da Fundação Orsa, Maria Wânia Martins de Carvalho. Durante todo o dia os estudantes puderam conhecer três CEI’s localizados em bairros diferentes, com necessidades diferentes e por esse motivo, adaptados à realidade de cada região. Em seguida, os visitantes aproveitaram para conhecer também a SME e toda sua estrutura administrativa, ocasião em que assistiram aos vídeos institucionais da Educação e do município e levaram exemplares no Informativo EducAção – uma publicação da Secretaria Municipal de Educação.
Estiveram presentes na cidade Anita V. C. Freitas, Vanessa Abdalla Marcondes, Bernadete Maia Siqueira e Ângela Maria Soares de Souza, da Unimonte e também Carla Soares Mota, do Centro Infantil São Paulo, Vânia Borges Bernal, que é aluna e representante da Secretaria Municipal de Educação de Santos, e Fábio Vaz Cavalcanti, da creche Santa Catarina. (sme/pmc)

Projeto Trânsito Legal continua com formaturas até 27 de novembro

Caraguatatuba - O projeto Trânsito Legal, desenvolvido através de uma parceria entre a Ditran e SME está chegando ao fim. Na próxima semana acontecem as últimas formaturas e ao que tudo indica, pelo sucesso do trabalho, em 2004 recomeçam as atividades, com novos participantes
Os alunos de 3º e 5º que participaram durante todo o ano do projeto “Trânsito Legal” – desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, estão participando das formaturas do curso durante todo o mês de novembro.
Além do certificado de participação do projeto, os estudantes estão recebendo da Ditran um kit composto por caneta, régua, e um bloco de anotações para que os alunos possam exercitar com os pais e familiares a educação no trânsito, autuando em caráter fictício infrações como estacionamento sobre a calçada, dirigir com crianças sentadas no banco da frente, dirigir na contramão, estacionar em frente a garagens, parar em faixa de pedestres, entre outras.
O trabalho, que teve seu lançamento oficial no dia 3 de abril, na EMEF Aída de Castro Grazioli, envolveu durante o ano todas as escolas municipais sob a orientação dos agentes de Trânsito Bernardo Alexandre P. de Queiroz e Luiz Carlos de Castro Gonçalves, que além de noções de trânsito desenvolveram junto aos alunos as questões ligadas à cidadania, às necessidades das diferentes comunidades envolvidas no projeto, estudo das regiões e a identificação dos pontos onde a situação do trânsito é complicada e necessita de mudanças para maior segurança de todos e conseqüentemente, melhoria na qualidade de vida da população como um todo.
Além do kit concedido pela Ditran aos participantes, os formandos recebem também uma carteira de habilitação mirim com local para colocar foto, nome, endereço e outras informações, indicando que esses alunos participaram do programa “Trânsito Legal” e comprometeram-se a ser no futuro bons motoristas.
Nesta quarta-feira 19, recebem diplomas do projeto os alunos da EMEF Alaor Xavier Junqueira, do Travessão. A cerimônia será realizada no ginásio da própria unidade escolar.
No dia 21 de novembro, é a vez da formatura dos alunos do CIEFI “Geraldo de Lima”, do Perequê-Mirim, também no ginásio da escola e finalizando com chave-de-ouro o projeto “Trânsito Legal”, recebem os kits e diplomas os formandos das EMEF’s “Oswaldo Ferreira”, do Casa Branca, e “Maria Thereza Souza Castro”, do bairro Getuba”, no ginásio do CEI “Maria Aparecida Pires de Meneses”, no bairro Olaria, às 9h30. (sme/pmc)

Pegorelli fatura pela segunda vez prêmio por melhor atuação no FET

Caraguatatuba - A EMEF “Masako Sone”, do bairro Pegorelli, que participou pela segunda vez do FET – Festival Estudantil de Teatro, realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, tem motivos de sobra para comemorar. Em 2002, a escola conquistou prêmio de melhor atriz e nesta segunda edição do Festival, o diretor e ator Onésimo Vidal Alves, da peça “O morto Vivo”, recebeu indicação para melhor cenografia e faturou o prêmio de Melhor Ator do Festival, que recebeu peças de várias cidades do Vale do Paraíba e também do Estado de Minas Gerais.
Segundo explicou Onésimo durante sua conversa com a comissão de premiação do festival, o grupo representou a escola e também a própria comunidade, que é localizada numa região bastante afastada e os recursos financeiros para o incentivo das artes em geral são bastante escassos.
“nós tínhamos um ideal que era levar a palavra da Bíblia e em cima disso conseguimos desenvolver uma peça onde todos nós pudéssemos participar, e mesmo sendo um tema religioso, o mais contagiante foi conseguir mostrar que é possível levar a palavra de Deus de maneira descontraída, por meio da comédia, atraindo assim outros tipos de público, como aconteceu durante nossa apresentação no FET”, explicou. (sme/pmc)

Indicação de direção para o CIEFI do Travessão

Caraguatatuba - O CIEFI “Prof. Alaor Xavier Junqueira também teve seu momento de destaque durante o FET, na categoria Infantil. A peça “A magia dos brinquedos” levou uma indicação de melhor direção e o espetáculo teve também uma indicação de melhor ator coadjuvante para Rafael Lucena da Silva, que fez o papel de Pedrinho – um menino pobre que não tinha família e brinquedos e morava num banco de praça. A peça, encenada inteiramente por crianças foi viabilizada pelo projeto “De bem com a vida”, da Secretaria Municipal de Assistência Social. (sme/pmc)

E.E. Colônia dos Pescadores vence a categoria esquetes no 2º FET

Caraguatatuba - Os alunos da Escola Estadual Colônia dos Pescadores conquistaram a premiação de melhor esquete no 2º FET com o trecho “Na floresta” – uma adaptação da peça “A ver estrelas”, coordenada pela estudante Gabriela Pancheri. Vale lembrar que o espetáculo “A Ver Estrelas”, teve a direção de Ângela Pancheri, professora de Educação Infantil da EMEF “Prof. João Baptista Gardelin”, do bairro Poiares, terceira colocada no prêmio Professor Destaque 2003 com o projeto “Cantinho da Informática”. (sme/pmc)

TV Band Vale inaugura nova sede em Caraguá

Caraguatatuba - A TV Band Vale vai inaugurar uma sede em Caraguá, com chegada da equipe no mês de dezembro. A vinda da emissora será de grande importância para a cidade e para toda a região do Litoral Norte, favorecendo o comércio, o turismo e principalmente a população, que contará com acesso rápido às notícias locais, devido a maior facilidade de cobertura dos eventos e notícias da região.
Segundo o diretor geral da TV Band Vale, Cláudio Giordani, a emissora trará muitas novidades na programação do verão e o programa Vip continua, focando as personalidades e principais acontecimentos da região, mantendo assim, a sua boa audiência. Ele nos contou que uma equipe chega à Caraguá em dezembro e estará agitando o litoral com coberturas amplas e muitas surpresas para a região.
Para inaugurar a nova sede da emissora em Caraguá, foram feitos investimentos em transmissões para oferecer uma boa cobertura dos acontecimentos do Litoral no verão 2003 - 2004. A emissora investiu R$ 50 mil em uma área de 108 mil m2, onde irá abrigar um estúdio, um escritório e um departamento comercial.
"Caraguá irá centralizar o trabalho feito pela equipe em todo o litoral à partir deste verão, e foi escolhida por ser a cidade mais importante da região", comentou Giordani.
Para comemorar, Tarcísio Matheus, o representante da TV no Litoral Norte, está promovendo uma grande festa neste sábado, dia 22. A festa vai acontecer na Churrascaria Getuba, com shows musicais das bandas Ond Jack Tall Back, Forró Pra Jah, Ivan Mendes e Popó da Percussão.
A festa contará com 150 convidados super-selecionados. Os ingressos poderão ser adquiridos nos seguintes postos de venda: Adega Balalaika (ingressos a domicílio pelo telefone 3882-1230), Perereka Surf Shop, Bar do Hélio, Rede Legal, Fisk, Hans Calçados, ou através do celular 9721-2723, com Tarcísio Matheus. Junto com a inauguração do programa, também estará sendo inaugurada a Picanha na Brasa, no mesmo local da Churrascaria Getuba. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo



Participação de Ilhabela na Adventure Fair 2003 foi um sucesso


Ilhabela - A cidade de Ilhabela participou na última semana da Adventure Fair 2003, que encerrou no domingo, dia 16, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. O secretário de turismo Ricardo Fazzini, o diretor de turismo Alfredo Cyrillo e o chefe de operações turísticas Rafael Moraes representaram a prefeitura.
O estande de 90 metros, montado em parceria entre a Prefeitura de Ilhabela, Associação Comercial, Associação de Hotéis e Sebrae, transmitia ao público exatamente o clima de Ilhabela. O espaço contou com uma parede de escalada de três metros direcionada para as crianças e grande fotos de diversos pontos turísticos de Ilhabela.
A procura do público pelo estande de Ilhabela foi muito grande e buscavam opções, principalmente, das aventuras e esportes que o município oferece durante todo ano. No geral, a exposição de Ilhabela na feira foi um sucesso recebendo elogios do realizador da feira Sérgio Franco, que parabenizou a cidade por estar melhorando e crescendo a cada ano.
Segundo secretário de turismo Ricardo Fazzini está muito o contente com o êxito da feira. "Melhoramos a cada ano. Nosso estande era tão grande quanto o estande de vários estados brasileiros como Paraná, Mato Grosso e o próprio estande de São Paulo, porém, o mais bonito. O mais importante é que foi feito com parcerias, ficando a grande parte do investimento a cargo do SEBRAE-SP. Tudo isso mostra a maneira profissional com que Ilhabela trata o turismo agora", comentou. (Fonte: PMI)

Coordenador do Projeto Navegar faz curso em Porto Alegre

Ilhabela - O coordenador do Projeto Navegar de Ilhabela, Marcos Cardeal, inicia nesta quarta, dia 19, na escola de Vela Veleiros do sul, em Porto Alegre, o Curso para Formação de Instrutores de Vela destinado a instrutores e monitores de escolas de iatismo.
O curso de quatro dias será ministrado pelo treinador da Real Federação Espanhola de Vela, Antonio Bolado, enfocando exclusivamente o tratamento com crianças. Ao final do curso, Cardeal deverá passar os novos conhecimentos para os dois instrutores e três monitores do Projeto Navegar.
Segundo o coordenador a iniciativa surgiu com a intenção de ampliar os conhecimentos e assim melhorar o nível de informação das crianças. “Pretendo aprender técnicas de ensino de iatismo voltado para as crianças”, completou. (Fonte: PMI)

Agenciadores do navio Melody visitam Ilhabela

Ilhabela - O secretário de turismo Ricardo Fazzini recebeu na última sexta, dia 13, um grupo de diretores da empresa MSC Cruzeiros, armadora do navio Melody que fará a abertura da temporada de navios 2003/2004 no próximo dia 15 de dezembro.
A intenção da visita foi conhecer o porto e toda estrutura e organização do receptivo montado pela prefeitura. O secretário acompanhou os diretores ao espaço onde o receptivo será montado, algumas praias e passeios possíveis de serem feitos pelos passageiros do navio.
O grupo ficou surpreso com a estrutura em segurança e socorro médico do município, além do clima positivo e de cooperação dos envolvidos no receptivo. Isso deve garantir um crescimento no número de paradas do navio da empresa na próxima temporada.
Fazzini espera que até 40 paradas sejam confirmadas para a temporada 2004/2005. “Só a empresa MSC pode incluir de cinco a 10 paradas, para isso, eles tem que sentir o bom atendimento nesta temporada”, conclui.
Para esta temporada as 29 paradas de navios cruzeiros já estão confirmadas com início no próximo dia 15 de dezembro e encerrando dia 16 de março com o navio Island Escape. (Fonte: PMI)

Ilha da Vitória ganha nova iluminação

Ilhabela - A comunidade de Ilha de Vitória, em Ilhabela, recebeu da prefeitura um novo sistema de iluminação pública, na última sexta-feira. Segundo a prefeitura, os antigos cabos do sistema de iluminação estavam desativados por estarem em péssimas condições e foram trocados por 2.300 metros de cabos novos. Também foi colocado um novo gerador com maior capacidade energética. O gerador substituiu um outro aparelho muito antigo, de capacidade menor. Cerca de 12 famílias foram beneficiadas com a instalação da nova rede elétrica, oferecendo mais segurança à noite. O serviço foi executado em uma semana. (Fonte: ValeParaibano)

Evento trata de aleitamento materno

Ilhabela - A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Ilhabela promove até hoje o 2º Treinamento em Aleitamento Materno para os funcionários do Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior e da rede municipal de saúde. O evento acontece nas dependências do hotel e restaurante Deck e tem como objetivo capacitar profissionais dentro das normas exigidas para que o hospital receba o título de Amigo da Criança. O título é dado aos setores que alcançam metas de humanização no atendimento e ao aumento da taxa de aleitamento materno em toda comunidade. Cerca de 40 funcionários participam. (Fonte: ValeParaibano)

9ª Etapa reúne 80 nadadores na Praia do Portinho

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Esportes, Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação realizou no último domingo, dia 16, na Praia do Portinho, a 9ª Etapa do Circuito Municipal de Maratonas Troféu Eurípedes da Silva Ferreira “Prova Mansueto Pierotti” e a prova de incentivo Menor e Melhor idade e Portadores de Deficiências.
A largada aconteceu na Praia do Portinho as 10h43 com tempo bom e a presença de um grande público entre turistas, autoridades municipais, familiares e amigos dos nadadores e do homenageado da prova. O percurso foi de 3.200 mil metros, saindo do Portinho, contornando a Ilha das Cabras e retornando ao Portinho.
O mar estava agitado com maré totalmente contra para ida e a favor para volta, porém muitos nadadores consideraram uma das provas mais difíceis até agora. O primeiro colocado chegou as 11h45 e o último chegou por volta das 13h30.
Participaram cerca de 80 nadadores de diversas cidades entre elas: Santos, São Sebastião, Santo André, São Paulo, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, além da equipe Caraguatação, de Caraguatatuba e a equipe de maratonas aquáticas do Panathlon de Ilhabela.
O tiro de largada da prova principal foi dado pela viúva de Mansueto Pierotti, Lucinda Pierotti, que também recebeu todos os nadadores no funil e entregou as medalhas de finish. O vice-prefeito Gilson Tangerino, que conferiu o título de cidadão ilhabelense ao ex-prefeito de São Sebastião Mansueto Pierotti, também recepcionou os nadadores.
O primeiro lugar no geral foi disputadíssimo, mas o atleta paulista Felipe Umezawa Silva (avulso), categoria B, acabou levando a melhor sobre o santista Luiz Fernando Roca (Multisports), categoria D, que chegou em segundo com apenas dois segundos de diferença. Marcos Fuschini (Pousada dos Marinehiros/Marsub), categoria G, chegou logo em seguida em terceiro lugar no geral.
Dos nadadores de Ilhabela, o primeiro a cruzar o funil foi o nadador Harry Finger (Imobiliária Ilhabela/Panathlon), a nadadora Maíra Souza Morais (Panathlon) chegou em segundo e Gilberto Marchesini (Bar Pescador) chegou em terceiro.
A homenagem aconteceu antes da cerimônia de premiação com a entrega de uma linda peça pintada sobre madeira, uma tela feita pelos artistas plásticos de Ilhabela Giba e Eros Pinna entre outros presentes oferecidos como lembrança da competição dos atletas do Panathlon de Ilhabela.
A premiação foi feita pelo secretário municipal da saúde, Toninho Colucci, dona Lucinda, Eugênio Piertotti, que também nadou, filhos e netos de Masueto Pierotti. Foram premiados com troféus os nadadores que ficaram entre a primeira a sétima colocação de cada categoria.
O apoio no mar foi feito pelo embarcação do Centro Náutico Ilhabela e pelo caiaque de Ari Carvalho. A ambulância da secretaria da saúde ficou de plantão no local durante toda prova.
A 9ª etapa contou com o apoio de diversos comércios de Ilhabela: Centro Náutico Ilhabela, mercado Arno, Supermercado Ilha da Princesa, Açougue do Maurinho, Quitanda Horti Frutti, Bar Simbá.
A 10ª etapa do Circuito Municipal de Maratonas Aquática “Prova Delegacia dos Portos de São Sebastião” acontece dia 6 de dezembro, na praia Pedras Miúdas (Sul), a partir da 20h. O percurso será de duas voltas na Ilha das Cabras.
As Inscrições para a 10ª etapa poderão ser feitas através do site www.ativo.com  ou do link do ativo através do site da prefeitura www.ilhabela.sp.gov.br . A taxa de inscrição é de cinco quilos de alimentos não perecíveis entregues no dia da prova. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Câmara terá comissão para avaliar cadeia

São Sebastião - O projeto de decreto legislativo 009/03, de autoria do vereador Luiz Leite Santana, o Zangado, que cria a comissão temporária para discutir problemas da Cadeia Pública, foi aprovado, ontem à noite, por unanimidade, pela Câmara Municipal. A idéia é buscar alternativas para resolver a questão da superlotação junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Durante a sessão, Zangado voltou a ressaltar a importância da participação da família para recuperação dos presos. “Fui procurado por parentes de presos transferidos para presídios distantes, que reclamam das dificuldades para as visitas”.
Para ele, a cadeia deveria manter somente os presos do município. “Hoje, com quase 200 detentos, de diversas partes, apenas 62 são da cidade. Se não recebêssemos de outras regiões estaríamos dentro da capacidade”.
Sérgio Pereira lembrou do projeto do vereador Carlos Borba, aprovado pela Câmara, sobre o conselho municipal de segurança, que até hoje não foi instituído. “A cadeia está inchando e esta propositura também faz um chamamento para repensar a questão do CDP (Centro de Detenção Provisória)”, disse Borba.
Segundo Carlos Borba, que também é policial civil, existe dificuldade em restringir a entrada de presos de outros municípios na cadeia. Ele citou o exemplo de Ubatuba, que conta com a cadeia feminina para atender todo o Litoral Norte. Hoje, tanto os presos de Ubatuba quanto de Ilhabela ficam em São Sebastião ou Caraguatatuba.
Ainda na sessão de ontem, presidida pelo vereador João Barreto, em razão da ausência do presidente Marcos Leopoldino, a Câmara aprovou três projetos de denominação de rua e duas moções de aplauso e reconhecimento.
Detector de metal - A segurança dos vereadores também foi tema de discussão. O vereador José Irineu de Souza, o Zezinho da Piscina, apresentou um requerimento pedindo informações ao presidente Marcos Leopoldino sobre o motivo da demora na colocação do detector de metais na entrada da Câmara Municipal. Conforme explicou, o projeto de resolução foi aprovado em 2001.
“Quero o detector porque nas manifestações entram pessoas armadas e existe risco de acidentes”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Morador denuncia lançamento de esgoto em riacho de Paúba

São Sebastião - O motorista autônomo José João Silva, 53 anos, morador da rua Belo Horizonte, no sertão de Paúba, está indignado com o lançamento de esgoto clandestino no riacho utilizado para captação de água. Segundo ele, o principal problema é ocasionado por uma chácara localizada na parte alta do bairro.
Ontem à tarde, a reportagem do Imprensa Livre esteve no local. Zé Lagoa, como é conhecido o morador, mostrou uma casa de veraneio e duas fossas construídas a cerca de dez metros do córrego. “Existem leis federais e estaduais que não permitem construções a menos de 30 metros do rio. Já falei com o proprietário, mas ele mandou eu pegar água com a Sabesp ou procurar outro riacho”, disse o motorista.
Ainda segundo Zé Lagoa, os moradores da parte mais baixa acabam prejudicados. “Eu e minha família e a toda a comunidade pegamos água daqui há mais de 15 anos. Não é justo que permitam fossa do lado do córrego”, desabafou.
De acordo com o morador, a prefeitura e a Polícia Ambiental já foram acionadas. “Faz dois anos que eu convivo com o problema. Já vieram dois policiais florestais e a fiscalização de obras e meio ambiente, a quem pedi o isolamento da fossa”.
A chácara fica em uma travessa da rua Belo Horizonte. O proprietário do imóvel não foi localizado. “Quero providências, pois sou cidadão e existem leis. Não quero multas, mas que a fossa seja retirada daquele local. Se nada for feito, vou entrar na Justiça”.
Conforme explicou, na época da temporada a situação piora. “As pessoas tomam banho na bica, com xampu e sabonete. É a mesma água que a gente usa para consumo. Não temos a água da Sabesp”, lamenta.
Dois filhos de Zé Lagoa tiveram hepatite. Ele acredita que a doença seja proveniente da água contaminada. “O pior é que outras casas já fizeram fossas perto do rio”, finalizou o morador.
O chefe da Fiscalização Municipal, Lineu Alvim Coelho Júnior, que assumiu o cargo há dois meses, disse que uma equipe de fiscais realizará vistoria ainda hoje no bairro. Ele informou que a distância mínima do córrego é de 15 metros. “Às vezes a fossa nem está perto do rio, porém, não funciona. Temos de coibir isso”, encerrou. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião vai construir uma nova UBS na Topolândia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião programou a construção de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) para atender moradores dos bairros Topolândia, Itatinga e Olaria. Cerca de R$ 2,3 milhões estão sendo investidos para a construção da nova unidade. Segundo a prefeitura, o objetivo da construção é garantir infra-estrutura e conseqüentemente mais qualidade no atendimento à população desta região, que sofre com as condições precárias da atual unidade. Hoje, estes moradores são atendidos em um prédio que não comporta mais as necessidades das pessoas. A nova UBS pretende abranger uma área com mais de 1.500 metros quadrados de construção. Segundo a prefeitura, a previsão é de que a obra seja concluída em oito meses. A construção da nova unidade de saúde deve melhorar o atendimento na área e agilizar os trabalhos do Pronto-Socorro, do hospital e de outras unidades de saúde, que serão desafogados. A Secretaria de Saúde ainda informou que aproximadamente 4.000 famílias serão atendidas no complexo da Topolândia. Cerca de 20 mil pessoas de toda a região serão beneficiadas com a nova unidade de atendimento. A Secretaria informou também que com esta ação eficaz no setor de saúde, a população terá mais qualidade de vida. De acordo com a prefeitura, a construção da nova unidade de saúde está sendo realizada com mão-de-obra local. As empreiteiras que estão concluindo as obras do Fórum irão priorizar os profissionais do município. Cerca de 60 trabalhadores serão beneficiados. Todos serão selecionados pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). (Fonte: ValeParaibano)

Centro Odontológico de Especialidades realiza cirurgia a laser

São Sebastião - Dando continuidade ao programa de Prevenção de Doenças Bucais, desenvolvido pelo departamento de Odontologia da Prefeitura de São Sebastião, no último domingo, dia 16, a equipe de cirurgiões dentistas da rede pública, em conjunto com a equipe médico-odontológica coordenada pelo Prof. Hélio Plapler, realizou, no Centro Odontológico de Especialidades – que foi entregue à comunidade totalmente reformado, no final do mês de outubro -, 36 cirurgias a laser em pacientes previamente triados no município.
Segundo o membro da equipe de coordenação odontológica da secretaria de Saúde, dr. Carlos Roberto Pinto, essas cirurgias foram realizadas graças à colaboração do Dr. Plapler, da Cadeira de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina da UNICESP, responsável pelo convênio que forneceu o aparelho de Laser Cirúrgico. Ainda segundo Carlos, um ponto de destaque da cirurgia a laser é a facilidade do procedimento que leva, em média, apenas cerca de dez minutos, o que proporciona um conforto maior ao paciente em sua recuperação. “A cirurgia de lesões pré-cancerosas (lesões que potencialmente podem se transformar em câncer) através do laser é bastante simples, praticamente não havendo sangramento, e o pós-operatório é seguro e de rápida cicatrização, uma vez que o laser atua apenas na região da superfície externa do lábio”, explicou.
Além da equipe que executou as cirurgias, outra equipe complementar forneceu medicamentos, fazendo recomendações detalhadas dos cuidados pós-cirúrgicos e dos protocolos de retorno aos pacientes operados. Realizaram os procedimentos os Cirurgiões Dentistas Elias Cecílio Neto, coordenador do Odontológico, Flávio Francisco de Godoy Peres, responsável pelo programa, pelas triagens e ações preliminares dos pacientes, Cláudio Hideki Kubo, Maria de Fátima B. de Carvalho, Carolina Cristina Galvão, Leandro de Figueiredo e Fernanda Bertini, além dos atendentes de consultório dentário (ACDs) Marcelo Elídio Leonel, Luiza Brito Damasceno e Maria Hilda Santos do Nascimento, e dos funcionários Maria de Souza Santos e Alira Maria Pereira da Penha.
Além da remoção através de laser, o novo atendimento do Centro Odontológico conta, atualmente, com próteses dentárias, endodontia, periodontia, cirurgia de lesões de pequeno porte, odontopediatria e uma Bebê Clínica. “Este Centro está servindo de referência para as outras cidades do litoral norte e, acima de tudo, ajudando muitas pessoas que não têm condições de fazer tratamentos com especialistas”, disse o prefeito Paulo Julião.
Sintomas e Prevenção - O trabalho preventivo do câncer de boca é fundamental para se evitar o desenvolvimento da doença que, se não detectada em sua fase inicial, pode levar o indivíduo a graves seqüelas ou até mesmo à morte. Para isso, os cirurgiões dentistas da equipe de saúde bucal sugerem uma avaliação preventiva periódica.
Além das atividades realizadas nas unidades de saúde do município, as equipes do Departamento de Odontologia fazem, periodicamente, exames em possíveis grupos de risco destas doenças, tais como trabalhadores braçais, pescadores e outros indivíduos que sofrem exposição demasiada ao sol, ou que possuem maus hábitos diários, como tabagismo e alcoolismo, que contribuem para o desenvolvimento das mesmas. Um exemplo desse trabalho de prevenção foi a realização, em outubro, da semana de prevenção de Doenças Bucais. Desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde e PSFs que disponibilizam centro odontológico, o objetivo foi detectar, precocemente, doenças e lesões bucais, evitando o seu desenvolvimento e contribuindo, desta forma, para o tratamento em estágios iniciais, com conseqüentes perspectivas de cura. “Se seus lábios facilmente formam feridas, apresentando manchas brancas, faça um exame na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Além disso, os fumantes ou os que fazem uso de bebida alcoólica, ainda que socialmente, e apresentam tais manchas na boca, devem saber que essas manifestações podem, eventualmente, ser um câncer no estágio inicial”, alertou o dr. Carlos Roberto. “Faça um exame dos lábios. Não custa nada, e pode salvar a sua vida”, finalizou. (Fonte: PMSS)

Polícia prende três acusados de roubo praticado na Enseada

São Sebastião - A doméstica V.C.S., 21 anos, o ajudante de pedreiro A.S.P., 18 anos, e o ajudante de pintor, M.E.B.S., 18 anos, foram presos na manhã de segunda-feira, acusados de roubar durante a madrugada anterior quatro jovens, moradores em São Paulo, que curtiam o final de semana em uma casa de veraneio, na rua Sebastião Eduardo de Moraes, na Enseada.
Uma das vítimas foi colocar o lixo para fora, quando foi abordada por um dos assaltantes, que armado com revólver, obrigou-a a entrar no imóvel, rendendo os amigos. Quando avisou que era um roubo, mais cinco comparsas invadiram a casa.Dois deles estavam armados de pistola e espingarda. O grupo pegou bolsa, celulares, jóias, dinheiro, documentos, entre outros objetos. Para fugir, eles usaram o Pólo, placas DIH-8183, de São Paulo, de uma das vítimas.
Após a fuga as vítimas avisaram a Polícia Militar, registrando o caso no plantão da Seccional. Em patrulhamento pelo bairro, algumas horas depois, a polícia encontrou a doméstica e mais dois rapazes sentados na calçada, tendo seis bicicletas ao lado.
Como eles tinham as mesmas características dos suspeitos, a polícia resolveu fazer a abordagem. Um deles, M.E.B.S. teria tentado fugir.
Um policial foi atrás, conseguindo detê-lo. Na fuga, segundo a polícia, ele bateu a cabeça no muro, se ferindo. A versão é contestada pelo pai.
Parte dos objetos foram recuperados. O trio foi encaminhado à delegacia, onde as vítimas reconheceram os assaltantes. O carro foi encontrado abandonado nas proximidades.
As armas não foram localizadas. Em razão do ferimento em M.E.B.S., a polícia o conduziu ao pronto-socorro, onde foi medicado e liberado para seguir até o 3° Distrito Policial, onde foi registrado o roubo e corrupção de menores, uma vez que havia um adolescente, que não foi encontrado, com o grupo do assalto.
O funcionário público Marivaldo Bispo dos Santos viveu um pesadelo desde a madrugada do último domingo. Tudo porque seu filho M.E.B.S teria sido agredido por policiais militares, após ser preso - com dois amigos -, roubando uma residência na região da Enseada.
Segundo o pai, os três teriam tentado fugir, mas foram localizados pela PM. M.B.S teria sido agredido por um policial. Santos conta que, após o assalto, três viaturas da polícia fizeram a busca naquela região. “Eles assaltaram a casa de um turista. Sei que está errado e ele vai pagar, só que o policial também agiu errado em bater no rosto dele”, desabafa o pai. Ele ainda conta que o filho estaria na cela com o rosto desfigurado em razão das “pancadas” dadas pelos policiais.
Marivaldo Bispo disse também que o filho teria conseguido deixar de fumar crack e estaria se recuperando. “Ele usava maconha e crack, mas havia deixado”, diz o pai confiante. “O policial também pediu para que meu filho mentisse ao médico dizendo que ele teria caído e se machucado”, completa.
Para Marivaldo Bispo, os policiais, mesmo em situação de risco, deveriam agir de outra maneira. “Agora vou até o fim. Falarei com a Justiça dos Direitos Humanos”, afirma. Ontem, Marivaldo Bispo disse que conseguiu ter acesso ao laudo médico onde foi constatado que M. teria sofrido lesão grave no rosto.
Outro lado - O tenente Alexandre Cândido de Lima, comandante do policiamento na área central e Costa Norte do município, disse que existiria uma “bronca” antiga entre o jovem preso e o policial que ele acusa de agressão.
Conforme Cândido, no momento do flagrante, o PM denunciado não chegou “nem perto do filho de Marivaldo, indo atrás dos outros integrantes da quadrilha que assaltou a residência. Ainda conforme o comandante, já foi constatado que realmente houve uma queda de M.B.E.S, que teria pulado um muro para tentar fugir da polícia”.
O infrator, disse o comandante, já passou pela Febem e costuma agir na região. “Ele estava portando um calibre 12 na cabeça de um inocente,” alertou Cândido. Assim que o pai vier registrar queixa, explicou o comandante, será aberto processo interno para a apuração do caso. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Pousada Maranduba

Inaugurado o primeiro semáforo de Ubatuba

Ubatuba - Foi inaugurado ontem por volta das 10h o primeiro semáforo de Ubatuba. O semáforo está localizado no cruzamento entre as ruas Thomaz Galhardo e Rio Grande do Sul, um dos principais cruzamentos da cidade.
Outros dois semáforos serão inaugurados até o final do mês, um no cruzamento entre a Av. Dona Maria Alves, com a Rua Cunhambebe, e o outro no cruzamento das ruas Hans Staden com Conceição. A nova sinalização tem como um dos objetivos minimizar acidentes.
Com o recapeamento das ruas de Ubatuba surgiu a necessidade de readaptar as condições do trânsito da cidade, que registrou aumento significativo da velocidade dos veículos que transitam pelo centro da cidade.
Além dos semáforos, pintura de faixas e instalação de novas placas e SMT (Serviço Municipal de Trânsito) também estará fazendo um trabalho junto à população para que todos se adaptem o mais rápido possível à nova situação do trânsito da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Faxineiro de mercado é baleado durante roubo

Ubatuba - O faxineiro João Bosco de Araújo, 40 anos, foi baleado na noite de segunda-feira, durante um assalto no Mercadinho Zezinho, na avenida Marginal, na Praia Grande. Sem saber que acontecia um crime, o funcionário saiu dos fundos do estabelecimento e se dirigia para frente, quando o assaltante atirou.
Uma dupla entrou no estabelecimento e se aproximou do caixa, onde estava D.O., 26 anos. Escondendo a arma, um deles pediu o dinheiro do caixa e filmes fotográficos, cuja quantia não foi revelada.
Durante o roubo, Araújo, que nada sabia do crime, veio andando pelo corredor, com uma caixa de papelão nas costas. Assustado com a presença do funcionário, o assaltante deu um tiro em sua direção, acertando o queixo, fugindo em seguida.
A vítima foi socorrida pelo gerente do mercado até o pronto-socorro. O projétil atingiu o osso do queixo, não acertando órgãos vitais. Araújo iria fazer cirurgia para retirada da bala ainda hoje e não corria risco de morte.
O crime foi registrado na Delegacia de Polícia. Zezinho, o dono do mercado, disse que assalto em Ubatuba “é normal”. Aliás, completou a vítima, “em todo o país”.
Segundo a vítima, nos dois últimos anos, foram quatro roubos em seu estabelecimento. “Até que foi pouco, pois o meu vizinho já foi assaltado oito vezes”, lembrou. Para o comerciante, é “garotada” que pratica o crime, à luz do dia e de bicicleta. “Eles nem usam carro.
Devem roubar para comprar droga”, acusa.
A tentativa de latrocínio está registrada na Delegacia de Polícia de Ubatuba, onde o setor de investigação apura o ocorrido. (Fonte: Imprensa Livre)

Pescador puxa rede e encontra crânio humano

Ubatuba - O pescador Manoel Paulino da Silva teve uma surpresa na manhã de ontem, enquanto pescava perto da Ilha do Mar Virado, a cerca de uma milha da costeira. Ao puxar a rede que “arrastava” camarão, veio, junto aos crustáceos, um crânio humano.
Silva guardou o osso na embarcação e trouxe para “seu porto”, que fica na praia do bairro São Francisco, em São Sebastião. Ele avisou a polícia, que encaminhou o crânio para o IML (Instituto Médico Legal) para análise.
Segundo o pescador, o crânio estava limpo, o que evidencia que está há tempos no mar, provavelmente cerca de um ano. Com 35 anos de pesca, Silva disse que está é a primeira vez que pega um crânio junto à rede no mar da região. O caso foi registrado no 1° Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba busca espaço em minissérie global

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vem mantendo contatos com a direção da TV GLOBO para tentar incluir no roteiro da minissérie “Um só coração”, o registro da passagem de Ciccillo Matarazzo Sobrinho como prefeito da cidade de 1964 a 1969. A série que terá como tema central o relacionamento de Ciccillo e Yolanda Penteado de 1922 , período da Semana da Arte Moderna até 1954, ano do Quarto Centenário, será em homenagem aos 450 anos de São Paulo. Ciccillo será vivido pelo ator Edson Celulari e Yolanda por Ana Paula Arósio. O prefeito Paulo Ramos encaminhou ofício ao diretor da Rede Globo, Mario Lúcio Vaz colocando a cidade à disposição para o registro histórico. Também manifestou a intenção de colaborar com prefeita de São Paulo, Marta Suplicy neste sentido. A sede da Secretaria da Educação recebeu recentemente o nome de Ciccillo.
Na última semana, o ator Edson Celulari esteve colhendo depoimentos do secretário particular de Ciccillo, Manoel Esteves da Cunha Jr. (Neco), na sede da Bienal, em São Paulo, para conhecer melhor o homem que irá representar na minissérie que será levada ao ar a partir de 5 de janeiro de 2004. (Fonte: ACS-PMU)

Tartaruga é tema de preservação

Ubatuba - “Cuidados com a vida e o ambiente marinho” é o tema do projeto desenvolvido pela Escola Municipal “Maria Salete Nepomuceno do Amaral”, no Perequê-Açu, em parceria com o Projeto Tamar. No próximo dia 20, às 10h30, os 120 alunos de quatro terceiras séries estarão assistindo palestra do biólogo marinho Bruno de Barros Giffoni e do presidente da Colônia Z10, Cláudio dos Santos. Como atividade especial e que certamente está criando grande expectativa é a soltura de uma tartaruga na praia defronte a escola. A professora Cristiane Aparecida Gil Guimarães coordena o projeto. Para a diretora Rose Salete de Oliveira, esta é a primeira vez que uma escola pública faz este tipo de parceria cujo tema - meio ambiente - já foi debatido com enfoque para lixo, água e mangue.
Durante visita ao Projeto Tamar, os alunos tornaram-se padrinhos de um filhote de tartaruga que batizaram de “Zatz”, em homenagem a escritora Lia Zatz. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba se encanta com a Companhia de Música e Dança da Ucrânia

Ubatuba - A Companhia de Música e Dança da Ucrânia – “Donbass” em turnê pelo Brasil, apresentou-se no Ginásio de Esportes “Tubão” na última terça-feira dia 11. Antes de vir para o Brasil a Companhia realizou o seu espetáculo na Europa.
O nome da Companhia – “Donbass” é em homenagem a uma região da Ucrânia às margens do rio Don, algo como a região do Vale do Paraíba, que também recebe este nome devido ao rio.
A Companhia, em apresentação de 1 hora e meia, dividida em duas partes de 45 minutos, deixou o público embevecido com as músicas de oscilações rápidas.
Toda a execução sonora foi feita ao vivo. Entre os atos, a banda entretia o público com belas músicas do folclore Eslavo, e para a surpresa do público tocaram o nosso “Tico-Tico no Fubá”, ao qual o público respondeu com uma ovação de palmas.
Todas as classes sociais e períodos históricos marcantes da região eslava foram narrados através do Ballet. O espetáculo contava com um figurino muito colorido e brilhante interprendo o período monárquico na Ucrânia com os nobres da corte e a partilha de terras após a Idade Média, retrataram o cotidiano do povo do campo atrás da vendedora de leite.
O universo infantil também foi narrado através da Fábula do Urso, Os Lutadores e Quarto de Boneca, onde todos os bailarinos estavam caracterizados fortemente e os movimentos da dança eram exagerados o suficiente para que todas as crianças, de qualquer idade fossem capazes de compreender o que se passava na história.
O Tubão ficou completamente lotado, inicialmente, a Fundart havia estabelecido que somente os 700 lugares disponíveis no Tubão seria utilizado, no entanto, quanto do início da apresentação, o aglomerado de pessoas no portão principal era tão grande que não foi possível evitar que outras pessoas entrassem, superando em muito a capacidade de atender comodamente o público.
Em vários momentos o público não conseguia conter o entusiasmo e aplaudiam antes dos bailarinos encerrarem o ato, o que os deixou muito envaidecidos.
Característica marcante da construção coreográfica da Companhia é o papel do homem; com movimentos rápidos, muitos saltos e piruetas, concentrados principalmente nas pernas e das mulheres; que realizavam movimentos mais sinuosos e lentos dando leveza e graça à apresentação.
A abertura do espetáculo foi feita pela Companhia de Dança – Suheil, que em 20 minutos apresentou a Arte da Dança do Ventre.
A arrecadação dos alimentos ficou a cargo do Fundo Social de Ubatuba que os encaminhará a famílias carentes do nosso município.
A Fundart, promotora do evento, agradece a todos que contribuíram para a realização do evento e a todo o público que prestigiou tão bela apresentação. (Fonte: ACS-PMU)

Bandas fazem apresentação de alto nível

Ubatuba - As bandas “São Luís” e “Gomes e Puccini” , de Jaboticabal, fizeram um espetáculo à parte na Av. Iperoig durante as comemorações do aniversário de Ubatuba. As cores, evoluções e a excelência dos músicos trouxeram muita emoção nas apresentações na avenida e defronte à Igreja Matriz onde as balizas deram verdadeiro show empolgando o público. Esta aproximação com Jaboticabal, promovida pelo Assessor de Expediente de Gabinete, Eunápio Ramos, poderá valer a assinatura de um tratado de irmandade entre as duas cidades. (Fonte: ACS-PMU)

Atleta da Natação vai treinar no Ibirapuera

Ubatuba - O atleta de Ubatuba Maurici Rubens Pereira Filho, 14 anos, estará a partir de fevereiro próximo treinando no Ibirapuera, em São Paulo, sob a supervisão de Ricardo Prado. O ex-recordista mundial em 84 e vice olímpico nos 400 m vem repassando sua técnica aos alunos dentro do projeto Futuro, do Governo Estadual. Maurici estabeleceu o melhor tempo estadual no nado peito com 1’10”76 e treina sob orientação da Secretaria de Esportes e Lazer na piscina municipal desde os 6 anos. Sua performance e potencial despertou o interesse do Projeto Futuro que estará garantindo moradia e assistência médica.
“É a consagração de um trabalho que tornou-se possível graças a reforma completa da piscina municipal”, afirma o professor Cristiano Euzébio da Cunha, o Kiko. O técnico informa ainda que uma equipe de 15 atletas de Ubatuba estará participando do Pró-Natação, em Barretos, nos dias 22 e 23 de novembro. A competição constitui-se na etapa estadual após a fase regional eliminatória. (Fonte: ACS-PMU)

Classes especiais em confraternização

Ubatuba - Um almoço oferecido pelo proprietário do restaurante Batatinha, na área central de Ubatuba, permitiu que 30 alunos com necessidades educacionais especiais se reunissem para saborear um churrasco. A diretora da Escola Altimira Silva Abirached, Lourdes Moreira e as professoras Caroline, Eliana, Fábio, Sônia e Virgínia falam que esta confraternização era um sonho do comerciante Batatinha desde 2.002 , desde quando seu filho Jefferson, que frequentava uma das classes especiais passou a estudar em uma sala da primeira série regular. “Esta homenagem às nossas crianças deixa-nos agradecidos pois temos alunos hoje aqui de várias escolas que nunca tiveram oportunidade de sentarem-se à mesa de um restaurante. Este gesto nos faz crer que a comunidade unida pode fazer da escola um espaço mais feliz”, diz a diretora. Lourdes fez questão ainda de agradecer a Secretaria da Educação e o Setor de Transportes da Prefeitura. (Fonte: ACS-PMU)

Campanha de vacinação contra raiva animal 2003

Ubatuba - Nos meses de setembro à outubro, foi realizada a Campanha de vacinação contra a raiva animal nos diversos bairros do município, atingindo um número superior ao pactuado junto ao ministério da saúde. Foram vacinados ao todo 12.884 animais , sendo 11.530 cães e 1.354 gatos. (Fonte: ACS-PMU)

Desocupação de área invadida

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo - SAL, promoveu a desocupação de uma área pública invadida no bairro da Lagoinha. Utilizando madeira na estrutura e telhas madeirit na cobertura, os barracos foram desmontados e removidos pela fiscalização. O local (foto) vinha sendo ocupado sistematicamente por andarilhos que, além de construírem um barraco para servir de banheiro ainda depositavam lixo na imediações de uma área de preservação. (Fonte: ACS-PMU)

Polêmica Topo

Pró-labore aos Policiais Militares e Civis

A Câmara Municipal de Ubatuba, em recente sessão ordinária, aprovou Projeto de Lei, que concede aos policiais militares e civis que residem e atuam no Município de Ubatuba, um pro labore no valor individual de R$ 400,00 mensais.
A iniciativa tem por objetivo reforçar a segurança pública no âmbito municipal, uma vez que, melhor remunerado, o policial militar e ou civil, melhorará seu desempenho profissional, por estar mais estimulado.
O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos senhores vereadores. À princípio poderiamos considerar o ato, como um gesto de profundo reconhecimento aos relevantes serviços que as policias militar e civil prestam ao nosso município e aos seus munícipes.
No entanto, muitas dúvidas suscitam da análise da concessão desse benefício:
Quem irá desembolsar os recursos financeiros para pagamento do pro labore de R$ 400,00 mensal aos policiais militares e civis, cujo vínculo empregatício se dá com o Governo Estadual ?
1 - Qual o critério utilizado para o estabelecimento desse valor ?
2 - Por que ignorar os policiais municipais ?
3 - Existe estudo jurídico acerca da legalidade e constitucionalidade dessa concessão ?
4 - A Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/00, estabelece limites de gastos com pessoal frente a Receita Corrente Liquida do município e também, procedimentos e estudos preliminares que devem preceder a adoção de medidas que resultem em aumento de gastos com pessoal. Esses estudos foram realizados ?
5 - O impacto orçamentário e financeiro dessa concessão foi analisado ?
Algumas outras questões poderiam ser levantadas. No entanto, as quatro questões acima, estão sem resposta.
Perguntamos : Será que houve manifestação favorável dos organismos técnicos da Câmara Municipal ao Projeto de Lei em questão ? Será que os senhores vereadores que aprovaram unanimamente o Projeto de Lei questionaram seu autor sobre a constitucionalidade do mesmo ?
Uma coisa temos convicção : Ignorou-se os aspectos legais que deveriam prevalecer e aprovou-se um Projeto de Lei cuja execução está comprometida pela impossibilidade legal e quiçá constitucional.
O objetivo principal, sentimos, é de se configurar os autores na condição de “preocupados com a segurança” e de “bonzinnhos”, porque estão a auxiliar financeiramente os servidores estaduais integrantes das polícias civil e militar. Na verdade e lá no fundo, todos eles sabem da impossibilidade da Lei ser levada à efeito. Cremos que, com eventual desrespeito à Lei Orgânica Municipal, à Constituição Federal, à ética, a moralidade e ao mínimo bom senso, transferiram sabe-se lá por que, a missão de se dizer não aos policiais civis e militares, ao Senhor Prefeito Municipal. À Prefeitura Municipal. Por que ? Porque o Executivo Municipal obrigatóriamente deverá VETAR integralmente o Projeto de Lei.
A Lei de Responsabilidade Fiscal no que diz respeito à Despesa Pública estabelece definições e obrigações ao legislador que devem ser cumpridas, sob pena. Para melhor esclarecer, reproduzimos à seguir alguns tópicos relevantes:
Lei Complementar nº 101/00 :
Art. 15. Serão consideradas não autorizadas, irregulares e lesivas ao patrimônio público a geração de despesa ou assunção de obrigação que não atendam o disposto nos arts. 16 e 17.
Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:
I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;
II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
§ 1o Para os fins desta Lei Complementar, considera-se:
I - adequada com a lei orçamentária anual, a despesa objeto de dotação específica e suficiente, ou que esteja abrangida por crédito genérico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espécie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício;
II - compatível com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias, a despesa que se conforme com as diretrizes, objetivos, prioridades e metas previstos nesses instrumentos e não infrinja qualquer de suas disposições.
§ 2o A estimativa de que trata o inciso I do caput será acompanhada das premissas e metodologia de cálculo utilizadas.
§ 3o ........
§ 4o ........
Subseção I
Da Despesa Obrigatória de Caráter Continuado
Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
§ 1o Os atos que criarem ou aumentarem despesa de que trata o caput deverão ser instruídos com a estimativa prevista no inciso I do art. 16 e demonstrar a origem dos recursos para seu custeio.
§ 2o Para efeito do atendimento do § 1o, o ato será acompanhado de comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo referido no § 1o do art. 4o, devendo seus efeitos financeiros, nos períodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa.
§ 3o Para efeito do § 2o, considera-se aumento permanente de receita o proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.
§ 4o A comprovação referida no § 2o, apresentada pelo proponente, conterá as premissas e metodologia de cálculo utilizadas, sem prejuízo do exame de compatibilidade da despesa com as demais normas do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias.
§ 5o A despesa de que trata este artigo não será executada antes da implementação das medidas referidas no § 2o, as quais integrarão o instrumento que a criar ou aumentar.
É importante esclarecer aos leitores e principalmente aos senhores policiais civis e militares que exercem suas relevantes funções em Ubatuba que, nosso vizinho Município de São Sebastião, há alguns meses atraz, postulou-se o pagamento de Pro Labore aos policiais civis e militares que la militam, de até R$ 100,00 mensais, sendo que aquele Município tem um orçamento 119% superior ao nosso. Como pode o nosso vereador, propor a importância de R$ 400,00 mensais ? Mesmo que houvesse previsão constitucional para tal, que houvessem limites de gastos com pessoal, que houvessem recursos orçamentários e financeiros suficientes, estaria faltando sem sombra de dúvidas, bom senso e critério na atribuição do valor. Não que os policiais militares e civis não mereçam. Independentemente de qualquer questão constitucional e legal, deveria ter imperado ao menos, a coerência.
Para ilustrar o que estamos afirmando, relatamos alguns dados comparativos entre os Municípios de Ubatuba e São Sebastião:

Dados de 2.002 São Sebastião Ubatuba
Receita Arrecadada R$ 169.558.233,20 R$ 77.308.271,10
Gastos com Pessoal - % 35,57 % da RCL 46,07 % da RCL
Gastos com Pessoal – R$ R$ 58.221.225,81 R$ 33.779.983,39
Quant. Servidores efetivos/com 2.902 1.628
Aplicação Recursos na Saúde-% 20,73 % 18,50 %
Aplicação Recursos na Saúde-R$ R$ 28.953.878,19 R$ 13.986.950,99
Fonte : Publicação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Relatórios da LRF

Por fim, importante esclarecer-se que, o Agente Público, no caso, vereadores, Prefeito e Secretários que descumprirem os citados artigos 15, 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal são passíveis da pena prevista na Lei Federal nº 10.028 – artigo 2º - 359D, que se caracteriza como punição penal, com a reclusão de 1 à 4 anos.
É lamentável que se venha criar expectativas que não podem ser cumpridas. É lamentável que nesse momento, os formadores de opinião estejam calados e não esclareçam a verdadeira intenção implicita no Projeto de Lei.
É lamentável que o policial militar e civil, abnegado defensor dos direitos à segurança e liberdade do cidadão que em nosso município reside, venha a ter sua expectativa frustrada. Expectativa essa que, irresponsavel e demagógicamente foi criada.
A Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Ubatuba, órgão incumbido da gestão dos servidores públicos municipais, sentiu-se na obrigação legal de manifestar-se à respeito do assunto aqui tratado e de prestar os esclarecimentos considerados necessários.

Luiz Marino Jacob
Secretário de Administração
Prefeitura Municipal de Ubatuba

 

Carta do Leitor Topo

Voltando a Infraestrutura Turistica - É vergonhoso o descaso das autoridades do Litoral Norte quanto ao assunto em referência, senão vejamos:
Obras de Recuperação de Rodovias - Projeto que demorou mais de três anos para sair do papel, foi apresentado em Caraguatatuba se não me engano em setembro de 2001 para inicio imediato, quanto à demora dos técnicos sobre o projeto, foi porque teve que ser muito detalhado, uma vez que o BID, Banco que financia 50 % exigia, pois não deveria conter ofensas ao meio ambiente bem como deveriam ser minimizados os problemas sociais.
Muito bem, a obra só teve inicio em meados de maio 2003 , se não me engano e não chegou nem ao final da primeira fase, tanta demora e não havia verba para começar a obra? E o BID ?
Quanto aos problemas sociais, apesar de na apresentação do projeto terem dito que haviam feito uma pesquisa e um reconhecimento para não haver falhas, o DER alegou que não sabia que havia um centro comercial na Maranduba, bem como, todas as confusões que geraram em Caraguatatuba.
Obras de Saneamento Básico - Se arrasta em Ubatuba. Construida em Caraguatatuba, de nada serve pois as praias continuam poluídas. A Sabesp tem a coragem de dizer que não haverá racionamento de água no Litoral Norte, claro que não, haverá é falta de água mesmo, pois todo ano é assim.
Agora está aí, nem começou a temporada e várias praias já se encontram com bandeira vermelha. Estamos divulgando Ubatuba no Turismo Ecológico, Ubatuba Capital do Surf, e o Rio Itamambuca poluído?
O interessante é que o Governador se mostra incompetente, mas não recebe a pressão que deveria receber de nossas autoridades.
Não vemos nenhuma comissão de prefeitos se dirigindo ao Governador para tirar satisfações da barbaridade de como está deixando nossas estradas para temporada. Ele tem que ser responsabilizado por todos os danos causados aos usuários das estradas. Os acidentes estão acontecendo e ninguém faz nada, imagine na temporada.
Enquanto isso um vereador ou outro faz alguma representação e o secretário de obras de Ubatuba se preocupa com a Praia Grande.
Ora Essa...

Ricardo Teixeira Amorim
Praia da Maranduba
(que ainda não está poluída, mas não deve demorar)
Ubatuba, SP


Resposta à Sra. Bel Dergham - Com certeza também acho que devemos cobrar a Prefeitura, pois pagamos nossos impostos. E eu não disse nem afirmo que porque somos monitores municipais de Turismo, devemos nos calar, é exatamente ao contrário...
E no caso de vc ser, ou fazer parte da Associação do seu Bairro, é mais um motivo para terem força e cobrarem dos vereadores (SÃO 2 QUE FORAM ELEITOS EM SEU BAIRRO), inclusive, um deles é PRESIDENTE DA CÂMARA... uma atitude de políticos coerentes, que falaram, e agora deveriam intervir, ajudando, pois é um verdadeiro absurdo a Estrada do Sertão da Quina, com os buracos (verdadeiras panelas), onde eles mesmos passam todos os dias...
Mas o ano que vem é ano de eleição, não é mesmo? Quem sabe aí alguém vai dar um jeito... pois até agora, o que se vê, é agente da saúde tentando fazer o possível e o impossível para trabalhar com 3ª idade, jovens, etc... Por que eles? Só pode ser articulação de alguém que é candidato, pois não cabe a eles ficar fazendo projeto social, reciclagem de lixo, etc...
Um abraço,

Carmen Silvia Souza Leite
Maranduba, Ubatuba, SP


Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Pereque Mirim

Pereque Mirim
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor