Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 26 de novembro de 2003 - Nº 918 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes O mestre navegante

Região
-


Caraguatatuba
Servente tenta reaver casa vendida sem sua permissão
XV pede ajuda para manutenção
Antiga Casa da Criança de Caraguá ganha espaço
1ª Jornada Pedagógica Módulo reuniu educadores de peso
Congada de José Mira em Caraguá
Palestra "Introdução ao fantástico Mundo dos Vinhos"


Ilhabela
Comerciante protesta contra fecha-bar
Parque de Ilhabela ganha verba estadual
Mountain Bike, Downhill e BMX de Ilhabela se destacaram
Nadadores de Ilhabela vencem desafio e completam a Prova 14 Bis
Ilhabela terá plantão eleitoral dia 13 de dezembro


São Sebastião
Trio acaba preso após assalto frustrado
Prefeito institui Semana Municipal do Esporte Amador e Radical
Associação promove atividade no Dia Internacional do Diabético


Ubatuba
Moradores tomam parque estadual
31 bairros de Ubatuba ficam sem água
Filho acha pai morto em frente de casa
Vereador de Ubatuba tem cargo ameaçado
Oficina do Projeto Tamar/IBAMA ensinam reciclagem de papel
Ubatuba instala 3 semáforos
Praça Irmã Sofia ganha palco
Picinguaba discute solução para esgoto
Escola Itamambuca de Bodyboarding realiza campeonato
Documentação para 1.000 alunos
Dia internacional do portador de deficiência
Centro de Integração Rural faz a festa CIR
Obras da arquibancada em fase final
Oficina de Arte Ecológica

Seções
Segurança
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Hotel sol de Verão

Servente tenta reaver casa vendida sem sua permissão
Após 14 anos, ele volta a Caraguá e descobre que não é mais dono do imóvel

Caraguatatuba - O servente de pedreiro Benedito Carlos Nascimento, 44 anos, de Caraguatatuba, vai enfrentar uma batalha judicial para rever o seu terreno que foi vendido sem sua autorização. Nascimento, que tem uma casa no bairro Sumaré, ficou desaparecido durante 14 anos e era considerado morto pelos vizinhos e amigos. Ao retornar no último dia 5 para a cidade, descobriu que sua residência havia sido vendida e demolida.
Nascimento, que está doente e anda com ajuda de bengala, está vivendo como um mendigo. Ele pede comida nas ruas e passa a noite em varanda de casa de amigos.
O servente tem uma documentação de usucapião do terreno, que comprova que a casa pertencia a sua avó, que depois de morrer passou a propriedade para Nascimento, que era seu único herdeiro.
O servente disse que deixou a cidade para morar em São Paulo, em 1989. Na época, com 30 anos, ele não conseguiu emprego e passou a viver com mendigo na capital. Após ficar um longo período nas ruas, ele conseguiu uma passagem de volta para tentar a vida em Caraguá. Nascimento não tem família e após a morte da avó morava sozinho na casa.
"Depois que minha avó morreu me tornei proprietário da casa, que tinha apenas um cômodo. Depois fui morar em para São Paulo mas não deu certo", disse.
Nascimento disse que ficou assustado quando chegou na cidade e descobriu que a casa havia sido demolida. No lugar da residência foi construído um sobrado.
O ValeParaibano foi até a casa na tarde de ontem mas ninguém foi encontrado no local. Segundo os moradores do bairro, a casa é freqüentada por turistas nos feriados e temporada de verão. Ninguém soube informar o nome do proprietário.
Ontem, a prefeitura não informou o nome que consta cadastro de imóveis do município. Nascimento tem desconfiança de que a casa pode ter sido vendido por um amigo que tinha na época.
"Não sei quem foi o comprador da casa pois não assinei documentos. Hoje, não tenho um lugar para morar mas vou lutar para conseguir minha casa de volta", disse o servente.
Nascimento afirmou que vai entrar na Justiça para pedir a reintegração de posse do terreno.
POSSE - O advogado Celso Rangel, de Caraguá, amigo de Nascimento, disse que o servente tem o direito de pedir a reintegração de posse do terreno na Justiça.
"Ele (Nascimento) é proprietário do terreno pois está comprovado na documentação de usucapião. Será necessário dar entrada em uma ação judicial para tentar reverter essa situação", disse.
A assistência social de Caraguá informou que não tinha conhecimento do caso. A secretária Vera Peixoto, não retornou as ligações do ValeParaibano para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

XV pede ajuda para manutenção

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba está pedindo a doação de materiais para construção, pois precisa colocar em dia a manutenção do seu estádio. Neste ano, a Federação Paulista de Futebol (FPF) não quis atrapalhar a participação do time no campeonato da Série B-1, mas relacionou os ítens que cobrará antes da próxima temporada.
"Como não é muita coisa, se muitos derem um pouco, certamente deixaremos o estádio em ordem e pintado", disse o presidente José Carlos de Oliveira, o Kibinho.
Sábado passado, o dirigente entregou ao conselho deliberativo do clube as suas contas do campeonato da Série B-1. Nos próximos dias, enviará os documentos da escolinha de futebol aberta neste semestre.
"Tenho certeza que os documentos serão aprovados pelo conselho e com a transparência que todos exigem", disse o dirigente.
GUARÁ - Enquanto a diretoria continua negociando com jogadores e montando o elenco que começará a treinar na segunda-feira, o preparador de goleiros João Carlos dos Santos, o Cacalo, já vai movimentando os seus comandados.
Os goleiros Marcelo, Maicon e Alan estão treinando diariamente em meio período, realizando corridas de oito quilômetros no Bosque da Amizade.
"Os treinos oficiais começarão na segunda-feira, mas queremos aproveitar ao máximo o tempo disponível", disse Cacalo.
O técnico Édson Machado não divulgou os nomes dos jogadores que indicou, mas a maioria virá do Rio Grande do Sul, onde o treinando dirigia o Grêmio Bagé da Terceira Divisão.
CAJ - O técnico Térsio Borges ainda não definiu os 25 jogadores que o Atlético Joseense terá que inscrever para a Copa São Paulo de Juniores até sexta-feira.
Os que têm contrato com o São José até janeiro e se encontravam na seleção amadora da cidade, ainda não foram oficialmente liberados. (Fonte: ValeParaibano)

Antiga Casa da Criança de Caraguá ganha espaço
A Prefeitura de Caraguatatuba, atendendo ao pedido do Ministério Público municipalizou neste semestre a antiga “Casa da Criança”. A entidade, que agora chama-se “Ciranda do Crescer”, além do atendimento assistencial realiza também um trabalho pedagógico com as crianças

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, visitou nesta segunda-feira 24, o CIEC - Centro Integrado de Educação e Cidadania - “Ciranda do Crescer” e foi recepcionado com muita alegria pelas crianças que já eram atendidas “Casa da Criança”. Embora ainda não tenha sido inaugurada, a “Ciranda do Crescer” já está com nova sede, e infra-estrutura total para o trabalho assistencial e pedagógico proposto pelo Ministério Público por meio de uma carta enviada ao prefeito em 3 de julho de 2003.
No documento, a Promotora da Infância e Juventude de Caraguatatuba, dra. Maria Cristina Tadeu Garcia, pedia à Administração Municipal instalações físicas adequadas e material humano capacitado que possibilitasse além do trabalho assistencial, principalmente o atendimento pedagógico com as crianças desabrigadas.
A carta, que foi levada a votação pelos membros do Conselho Municipal de Educação no dia 10 de julho, teve aprovação unânime dos conselheiros e foi a partir daí que iniciou-se o processo de transição da antiga Casa da Criança para a nova instituição “Ciranda do Crescer”, possibilitada pela parceria com a Fundação Orsa, que junto à PMC já administra 9 Centros de Educação Infantil. O processo de mudança da entidade e contratação de funcionários para o CIEC aconteceu durante os últimos quatro meses e nesta segunda-feira 24, o prefeito esteve no “Ciranda do Crescer”, acompanhado da Promotora Dra. Maria Cristina Tadeu Garcia, da secretária de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos, da dra. Salete Aranha, que atua na área de Educação Inclusiva e tem realizado um trabalho de capacitação com os diretores da rede municipal, e outros profissionais da Educação Municipal, todos recepcionados pela diretora da entidade Sandra Mira Teodoro.
A mudança das crianças para a nova sede aconteceu no dia 16 de novembro e na parceria da PMC e Fundação Orsa para a administração da antiga Casa da Criança, a PMC mantém a instituição com os recursos financeiros e a Fundação assume a administração dos 30 novos funcionários, além da realização de projetos pedagógicos e um trabalho assistencial diferenciado com o objetivo de trabalhar com a família e desabrigar essas crianças devolvendo-as paras seus lares.
A Ciranda do Crescer tem capacidade para atendimento de 40 crianças e abriga atualmente 35, com idade entre 3 meses e 12 anos, das quais 11 são bebês.
Nova sede: ampla e aconchegante - A nova casa tem quatro suítes, berçário, sala de visitas, refeitório, cozinha, sala de TV, área de jogos, piscina, quadra, churrasqueira e playground. Os visitantes, ao conhecer a nova sede se mostraram bastante sensibilizados com o tratamento oferecido às crianças e na ocasião o prefeito declarou-se muito feliz com o resultado da parceria, viabilizada por meio de um projeto apresentado à Fundação Orsa pela Secretária Roseli Morilla há cerca de um mês. Segundo Antonio Carlos, assumir o “Ciranda do Crescer” significou para a prefeitura a realização de um sonho, “além do atendimento à criança, também estamos fazendo um trabalho paralelo com as famílias, por meio de projetos. Agora, nessa nova etapa, nossa grande preocupação é com estrutura familiar e por isso nossa intenção é desenvolver um trabalho que ajude cada uma dessas crianças e dos pais”, explicou Antonio Carlos, completando que "as crianças estão recebendo um excelente atendimento e encontramos uma maneira de aumentar a sua auto-estima oferecendo um local bonito, amplo, confortável, além de pessoas tecnicamente preparadas para oferecer educação e atenção. Com isso estamos proporcionando a elas o direito à cidadania e possibilitando que se tornem jovens saudáveis e sem problemas de risco pessoal e social, porque a criança bem tratada se torna um adulto feliz, diferente do que vemos hoje em relação à Febem”, declarou o prefeito.
A promotora da Infância e Juventude, dra. Maria Cristina, bastante emocionada com a transformação da instituição aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito. “Gostaria de agradecer à Prefeitura por ter atendido às reivindicações do Ministério Público acolhendo essas crianças e dando a elas a possibilidade de se sentirem valorizadas e assistidas”, finalizou. (Fonte: SME/PMC)

1ª Jornada Pedagógica Módulo reuniu educadores de peso

Caraguatatuba - A 1ª Jornada Pedagógica, promovida pelas Faculdades Integradas Módulo, promoveu três dias de intensas atividades para professores e educadores. O evento contou com educadores, professores de diversas áreas e representantes da Diretoria de Ensino Regional, do Conselho Municipal de Educação, a secretária municipal de Educação Roseli Morila Baptista dos Santos, entre outras autoridades estiveram no Módulo, participando de debates e mesas redondas proporcionadas pela Jornada, pela 1ª Semana Acadêmica de Educação Física e 1º Seminário de Práticas Pedagógicas, que também faziam parte da Jornada.
Entre palestras, mesas redondas, oficinas, vivências e mini-cursos, o público pode participar gratuitamente e se integrar com pessoas da mesma área e o objetivo comum de atualizarem-se. Entre os temas discutidos, a Perspectiva para o Ensino Superior, Ecos da escravidão - discriminação econômica e racial no Brasil, a Utilização do Paradigma Holístico na Educação Contemporânea, a linguagem tecnológica no contexto educacional, além de cursos de brinquedos de sucata, oficina musical, oficina de leitura e análise de texto, oficina de recreação, entre outras. No encerramento que aconteceu na sexta, houve atrações especiais como a Congada de São Sebastião e a
Todos os participantes receberam certificados de participação. Os organizadores são os alunos dos cursos de Licenciatura das Faculdades Módulo. A coordenação é do Instituto Superior de Educação e Centro de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - criado este ano no Módulo. Os cursos envolvidos na Jornada são Pedagogia, História, Educação Física, Biologia, Letras e Normal Superior. Mais informações (12) 3897-2041. (Fonte: PMC)

Congada de José Mira em Caraguá

Caraguatatuba - O grupo de congada mais famoso do Vale de Paraíba (o tropeiro da TV Vanguarda) fez uma apresentação no auditório do Módulo na sexta-feira passada. O vice-prefeito e autoridades de Jambeiro estiveram presentes. A primeira-dama lotou um ônibus para vir à Caraguá e todos assistiram ao projeto de desenvolvimento turístico que foi apresentado ao município por alunos de Turismo de Caraguá.
Municípios como Jambeiro, Paraibuna, São Luis do Paraitinga, Salesópolis, entre outros, estão na mira dos alunos de Turismo das Faculdades Integradas Módulo, que estão apresentando propostas de desenvolvimento turístico, identificando as potencialidades de cada um. Até agora, sete localidades turísticas, já foram focadas em seus trabalhos.
Os alunos do 2º ano apresentam os projetos para a banca de Turismo, no auditório. Na última sexta-feira, 21, um grupo apresentou projeto para o município de Jambeiro, e trouxe como atração a Congada de José Mira, o mais popular do Vale do Paraíba (o tropeiro da TV Vanguarda). Estiveram presentes o vice-prefeito e autoridades que vieram prestigiar o trabalho dos alunos. A primeira-dama alugou um ônibus para trazer moradores convidados para o evento.
Trata-se de um trabalho interdisciplinar que envolve matérias como Planejamento e Organização do Turismo e Administração Pública do Lazer e Turismo. A proposta geral é usar a Política Nacional de Turismo (PNT) para desenvolver os projetos e; à partir daí, fazer uma carta-proposta assinada pela faculdade, que poderá ser aplicada no município, se houver interesse das autoridades. “O objetivo é fomentar o turismo”, explicou a coordenadora do curso de turismo das Faculdades Integradas Módulo, Deise Eschiavone. (Fonte: PMC)

Palestra "Introdução ao fantástico Mundo dos Vinhos"

Caraguatatuba - A jornalista Sila Maria dos Santos dará uma palestra sobre vinho em Caraguá, dia 27, no Hotel Atlântico Sul, às 20h30, sob o tema "Introdução ao Fantástico Mundo dos Vinhos". Na categoria Expert, a enóloga Sila fará uma palestra e em seguida degustações de dois vinhos brancos, um tinto e um rosé. A palestra é indicada para quem quer aprender ou já é um apreciador de vinhos. Sila nasceu em Caraguá, em 22 de janeiro de 1957, é jornalista e relações públicas, fomada pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. Estudou na Wset Award, Wine & Spirit Educaciona Trust, em Londres. Nascida no dia do Padroeiro dos Vinhadeiros, São Vicente, teve como destino o interesse pela vitinicultura. Morou em vários países da Europa. Nos último cinco anos, mora no mundo, como assim define sua residência, dedicando seu tempo à pesquisa e ao estudo dos vinhos de diversos países na América, Oceania, e Europa. Ela escreveu o livro " Vinho, esse desconhecido" e em inglês "From vine to bottle", que foram oferecidos, inteiramente, a obras sociais.
Mais informações pelos telefones: 9769-2955 com Maria Augusta ou 3882-2208 com Adolfina. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo



Comerciante protesta contra fecha-bar

Ilhabela - Comerciantes de Ilhabela fizeram um protesto na noite de anteontem durante a sessão de Câmara contra o projeto que prevê o fechamento de bares após as 23h. Eles levaram cartazes solicitando a anulação do projeto. A proposta da vereadora Maria das Graças Ferreira (PSDB) foi aprovada no início do mês. A lei atinge 11 bairros considerados periféricos, que terão o horário de funcionamento dos bares das 6h às 23h durante a semana e até a 1h nos finais de semana. O prefeito Manoel Marcos (PTB) disse que vai marcar uma reunião com os comerciantes. "Somente após a reunião vou definir se veto ou sanciono o projeto", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Parque de Ilhabela ganha verba estadual

Ilhabela - O Parque Estadual de Ilhabela será beneficiado por um projeto de lei sancionado ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que autoriza um investimento de US$ 15 milhões. A verba será destinada à execução do projeto de Desenvolvimento da Mata Atlântica do Estado de São Paulo.
Desse total, US$ 10 milhões serão obtidos junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que será contraído no prazo de quatro anos. O governo vai investir mais US$ 5 milhões.
A área de investimento abrange, além de Ilhabela, mais cinco parques localizados no Vale do Ribeira, região sul do Estado.
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o objetivo é trazer maior estrutura e encorajar a construção de pousadas nas cidades.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), a iniciativa do governo veio em bom momento e poderá gerar bons retornos para o município. "Desde 1976, ano da criação do parque, ele continua intocável. É preciso um trabalho forte de estruturação para o turismo", disse.
Ferreira afirmou que, com o investimento, será possível também aumentar a fiscalização no local, que atualmente não é suficiente. "O Parque Estadual é um presente que a natureza nos deu e precisamos cuidar, presevar e criar estrutura para mais visitas de turistas", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Mountain Bike, Downhill e BMX de Ilhabela se destacaram

Ilhabela - As três modalidades do ciclismo de Ilhabela, Mountain Bike, Downhill e BMX participaram no último domingo, dia 23, de três importantes e decisivas provas do esporte.
Mountain Bike - No Mounatin Bike, o medalhista de prata Pan-Americano Edivando Souza Cruz (Vando) encerrou as atividades do ano vencendo pela terceira vez o Trip Trail de Paraibuna. A largada da prova aconteceu em Paraibuna com percurso de 120 km até a cidade de Natividade da Serra e retorno a Paraibuna.
O trajeto da prova contou com quatro etapas. Vando venceu as duas primeiras, ficou em 3º na terceira e venceu a última sagrando-se o grande campeão da categoria Elite seguido pelo atleta também da Caloi Arlei Teixeira Domingues em segundo e Rodrigo de Oliveira da Cicle Center em terceiro.
Depois deste desafio de mais de 10 horas pedalando, o atleta descansa da bicicleta. As atividades físicas ficam por conta de jogos de futebol com os amigos, caminhadas e passeios pela ciclovia. Em janeiro, o treino intensivo recomeça já se preparando para a pré-temporada que começa em fevereiro. Em abril iniciam as principais provas do calendário.
Downhill – A equipe do Downhill de Ilhabela participou no domingo da 5ª e última etapa do Campeonato Paulista de Downhill, na pista Glomeral 2, na cidade de Guaratinguetá. Os pilotos Alcides de Souza (Juninho) da categoria Elite e Daniel Brandão da categoria Junior Full terminaram esta etapa em 1º e 4º lugares respectivamente. No campeonato os dois pilotos de Ilhabela terminaram com o vice-campeonato.
Já André dos Anjos, não conseguiu participar da última etapa do campeonato por falta de verba, mas, mesmo assim, ficou com o vice-campeonato por uma pequena diferença de dois pontos para o primeiro colocado.
Agora, o piloto busca patrocínio para o Desafio de Verão 4X 2003. “A inscrição já está feita, preciso ajuda para transporte e estadia”, disse o piloto. Os comércios Cobra D’Água materiais para construção e Cambury materiais para construção, o vereador Carlinhos e a Prefeitura de Ilhabela tem ajudado André nos últimos campeonatos.
Os atletas representarão Ilhabela no próximo dia 30 de novembro no Desafio de Verão 4X 2003, que acontece em São Roque. A nova pista, de cerca de 450 metros tem de 12 a 15 obstáculos de média e grande dificuldade, promete pulos mais altos e muita adrenalina.
BMX - Foi disputada neste domingo, dia 23, a 9ª e última etapa do Campeonato Paulista de BMX 2003, na cidade de Indaiatuba. O evento contou com a participação de 260 pilotos divididos em 50 baterias. A prova foi muito disputada em especial por pilotos que lutavam por títulos o que levou alguns pilotos a ultrapassarem os limites e a conseqüência foram vários tombos.
Mais uma vez o Ilhabela Bicicross Clube esteve representando muito bem Ilhabela, e os bons resultados novamente foram conquistados. Na categoria 7/9 anos feminino Bruna Cruz ficou com o 3º lugar na prova e o vice – campeonato e Julia Cruz ficou com o 4º lugar na prova e a 3º posição no campeonato.
Na categoria 15 anos feminino Edilane Cruz ficou com a 4º colocação na prova e 3º lugar no campeonato. Na categoria 7 anos expert o piloto Renye Oliveira foi o vice – campeão da prova e 3º lugar no campeonato.
A equipe participara dia 7 de dezembro da final da Copa Caiçara na cidade de Caraguatatuba, do Regional de Jacareí no dia 17 de dezembro e da etapa final da I Copa Ilhabela de BMX na pista da Barra no dia 21 de dezembro.
O Ilhabela Bicicross Clube agradece à Prefeitura municipal de Ilhabela através das diretorias de esportes e transportes ao comercio local Cobra d`água material de construção, Juninho Bike Shop e site www.Bikezone.com.br e Ultragás. (Fonte: PMI)

Nadadores de Ilhabela vencem desafio e completam a Prova 14 Bis

Ilhabela - A equipe de natação do Panathlon Clube de Ilhabela participou no último sábado, dia 22, da mais importante prova de maratona aquática da América do Sul a 36º Maratona de Natação 14 Bis, que aconteceu na cidade de Santos. Foram 42 km de prova com largada no Píer da base Aérea de Santos e chegada na Praia do Forte em Bertioga.
Entre 185 nadadores que largaram, 150 chegaram. Os 14 atletas cruzaram a linha de chegada sendo que três deles, os estreantes Harry Finger (Imobiliária Ilhabela) e Maíra de Souza Moraes (Professora Vana) e o veterano Mário Bello (Estrela da Ilha) subiram no pódio para receber troféus de 2º, 3º e 1º colocados na categoria, respectivamente.
A prova vai entrar para a história das vidas dos atletas que participaram pela primeira vez. O maior objetivo foi alcançado: vencer a fome, o cansaço e completar a prova.
Para os estreantes Harry Finger (Imobiliária Ilhabela), Maíra de Souza Moraes (Professora Vana), Adailton dos Santos (Farmácia Helicônia), Eros Pinna (Grêmio RGF Sol), Valdemir Jesus de Oliveira (Loja das Tintas), Eduardo Salinas (Bar Pescador), Luis Pereira Bueno (Lav Sec) e Edson Barreto (Panathlon de Ilhabela) a experiência foi inesquecível e motivo para ficar dias contando histórias e relembrando momentos do longo percurso.
Para os veteranos Manoel Carvalho (Centro Náutico Ilhabela/Hidráulica Elétrica Barra Velha/Mil Tintas), Ismael de Souza (Mercado Colinas), João Paulo Silva (Restaurante Ilha Sul) e Marcelo Carqueja (Restaurante Ilha Sul), que participaram de sua segunda prova, José Ricardo dos Reis Silva (Colégio Acei) que fez sua sétima e o professor Mário Bello (Estrela da Ilha), que completou 36 provas, apesar de não ser novidade, também foi muito emocionante, pois cada prova tem uma característica diferente.
Desta vez não tinham as correntes que normalmente existem, tornando a prova ainda mais longa, cerca de 1h40 em relação ao primeiro lugar do ano passado. Apesar da boa temperatura da água e do excelente trabalho de segurança coordenado pela Base Aérea de Santos a prova deste ano foi considerada a mais difícil para aos nadadores. Os atletas de Ilhabela completaram a prova entre 8 e 10 horas. (Fonte: PMI)

Ilhabela terá plantão eleitoral dia 13 de dezembro

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela em conjunto com o Cartório da 132ª Zona Eleitoral de São Sebastião e Fórum de Ilhabela realizarão dia 13 de dezembro um plantão eleitoral, para realização de transferências de domicílio eleitoral, inscrições para título, 2ª via entre outros.
Para qualquer tramitação, os interessados devem ter em mãos o título de eleitor com comprovantes de justificativa - no caso de transferência - um documento original (RG, Carteira de Trabalho, certidão de nascimento e casamento), se homem maior de 18 anos Certificado de Reservista e o mais importante, original do comprovante de residência em nome do interessado (com mais de três meses e caso esteja em nome de outra pessoa, apresentar declaração) e cópia que fica anexada ao processo. Todos os documento são muito importantes, portanto, devem estar em ordem para que a execução do processo seja completa.
Para aqueles que não votaram em algum turno (eleição) e não justificaram ou eleitores que completaram 19 anos até o dia 5 de outubro e não votaram deverão pagar uma multa de R$3,50 por turno para que a situação seja normalizada e possa ser efetuado o pedido.
O plantão acontecerá na Vara Distrital de Ilhabela, localizado a rua Sérgio Rodrigues, 11, no bairro do Perequê das 9h ás 17h. O Posto do Banco do Brasil manterá plantão neste dia para recolhimento de multas ou taxas se houver. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Trio acaba preso após assalto frustrado

São Sebastião - Três homens foram presos na madrugada de ontem após uma tentativa de roubo dentro de um ônibus no bairro Jaraguá, em São Sebastião. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos H.C.A., 18 anos, L.S., 18 anos, e W.B.S., 19 anos, entraram em um ônibus que passava pelo bairro e tentaram roubar o dinheiro do caixa, por volta das 4h30. Eles, que não estavam armados, fugiram sem levar o dinheiro e o motorista acionou a polícia. Após patrulhamento pelo bairro, a polícia encontrou os suspeitos, que foram reconhecidos pela vítima, que não teve o nome divulgado. Eles foram presos e encaminhados para a Cadeia Pública. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito institui Semana Municipal do Esporte Amador e Radical

São Sebastião - Na última sexta-feira, dia 21, o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, sancionou e promulgou a lei de n° 1656/2003, aprovada pela Câmara Municipal, instituindo, no município, a “Semana do Esporte Amador e Radical”. A partir de 2004, esta semana será comemorada anualmente, do segundo ao terceiro domingo do mês de julho.
Durante as comemorações, a prefeitura, através da secretaria de Juventude, Esportes e Lazer promoverá competições e práticas de modalidades esportivas - como futebol de salão, voleibol, basquetebol, handebol, tênis, futebol de praia, fut-vôlei, handebol e voleibol de areia, surf, bodyboard, windsurf, vela, streetball e skate, que poderão ser realizadas nas diversas quadras poliesportivas e praias existentes nos diversos bairros do município.
Na ocasião, a prefeitura poderá efetivar parcerias com empresários do comércio local para promover patrocínio de materiais esportivos que serão distribuídos aos participantes do evento. (Fonte: PMSS)

Associação promove atividade no Dia Internacional do Diabético

São Sebastião - Em comemoração ao Dia Internacional do Diabético, a ASA-D (Associação Sebastianense de Apoio ao Diabético) promove, com o apoio da prefeitura de São Sebastião e do Sindserv (Sindicato dos Servidores), na próxima sexta-feira, dia 28, das 9h às 11h, uma atividade educativa que, através de uma dinâmica em grupo, abordará “O Diabetes no Brasil”.
Já que, este ano, o tema “Rins” está sendo abordado, e, em todo o Brasil, está sendo divulgado pela ANAD (Associação Nacional de Associações e Entidades em Diabetes) o lema: “O DIABETES MAL-CUIDADO PODE CUSTAR UM RIM: PROTEJA-SE AGORA!”, durante o evento, no município, também será realizada uma palestra sobre nefropatia (doença dos rins) diabética, ministrada pelo dr. Ivanir Ferreira de Freitas Jr., especialista nessa área.
A psicóloga Luzia da Fonseca Oliveira, membro da ASA-D, explica que o Dia Internacional do Diabético é 14 de novembro, mas as pessoas que realizam trabalhos voltados aos diabéticos não comemoram a data necessariamente neste dia. E ela também convida: “Toda a população está convidada para participar das atividades, que serão realizadas na sede do Sindserv, na rua José David do Vale, 33, no Centro”.
Livro de Receitas - A associação está elaborando também - com o patrocínio da Confraria Santa Gula de São Sebastião, e o apoio da Prefeitura Municipal, através do Fundo Social de Solidariedade e da SEDEAS – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social -, um projeto para arrecadação de fundos. Trata-se de um Livro de Receitas Diet, trabalho coordenado pela psicóloga Luzia, que está para ser lançado ainda este ano. Além de um grande número de informações sobre diabetes, o livro contém receitas saudáveis e saborosas, e servirá como material de apoio para os cerca de duzentos membros da ASA-D, que desenvolvem trabalhos de conscientização, como o projeto “Educação em Diabetes”, que é voluntário e gratuito, com atividades como palestras e treinamentos sobre temas que envolvem diabetes (sintomatologia, complicações, tratamento, orientação nutricional, fatores de risco, entre outros).
Diabetes - São Sebastião possui mais de dois mil diabéticos, nas diversas faixas etárias. O Diabetes é causado pela falta absoluta (tipo 1) ou relativa (tipo 2) de insulina no organismo. Nessa situação, a glicose não é absorvida adequadamente pelas células, o que provoca sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais (70 a 110 mg/dl, em jejum).
A doença só se manifesta pelo aparecimento de vários sinais e sintomas ao mesmo tempo, como sede e fome intensas, cansaço, familiares com diabetes, obesidade, pressão alta, impotência sexual, perda de peso, cicatrização difícil e problemas na pele.
A Associação Sebastianense de Apoio ao Diabético fica na avenida Engº Remo Correa da Silva, nº 471, Centro. Fone: 3892-4699. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Pousada Maranduba

Moradores tomam parque estadual

Ubatuba - Mais de 100 moradores do bairro Cambury, região norte de Ubatuba, ocuparam na manhã de ontem a sede do Parque Estadual da Serra do Mar, que fica na rodovia Rio-Santos. O grupo reivindica melhorias para o bairro, que está localizado dentro da área do parque.
Segundo a Associação dos Moradores de Cambury, o grupo formado por homens, mulheres, crianças e idosos exigiu durante todo o dia a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente, José Goldemberg, para entregar uma lista de pedidos. O grupo ameaçou passar a noite na sede e até as 19h de ontem, eles continuavam no local. VALE

31 bairros de Ubatuba ficam sem água

Ubatuba - Moradores de 31 bairros de Ubatuba ficarão sem água amanhã no período das 13h às 20h, devido um serviço de manutenção que será realizado na estação de tratamento de água do bairro Jardim Carolina, pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A medida vai atingir vários bairros como Perequê-Açu, Lázaro, Perequê-Mirim, Estufa 1 e 2, Ponta Grossa, Itaguá, Cais do Porto, Jd. Carolina, Praia Vermelha, Centro, Ipiranguinha, Praia Grande, Toninhas, Morro das Moças e Domingas Dias. A Sabesp orienta que o morador racione a água dos reservatórios no período. As emergências serão atendidas pelo telefone 195. VALE

Filho acha pai morto em frente de casa

Ubatuba - Um homem foi morto na noite de anteontem em frente de sua residência no bairro Maranduba, em Ubatuba. Segundo a Polícia Militar, o comerciante Roberto Ferreira de Souza, 46 anos, estava chegando em sua casa quando foi atingido por três tiros de pistola --um na testa e dois na perna. Souza foi socorrido pelo filho e vizinhos que ouviram os disparos. O comerciante foi encaminhado ao pronto-socorro mas não resistiu. O filho da vítima, que não teve o nome divulgado, disse para a polícia que desconhece o motivo do crime. Até a tarde de ontem, o autor dos disparos não havia sido localizado pela Polícia Civil. VALE

Vereador de Ubatuba tem cargo ameaçado

Ubatuba - O STF (Supremo Tribunal Federal) negou recurso do vereador Andrade Henrique (PAN), de Ubatuba, referente à ação encaminhada por José Maria da Cruz que pedia a impugnação da candidatura do vereador nas eleições de 2000. Com a decisão, Andrade poderá perder o cargo, mas não se torna inelegível para as eleições do próximo ano. Cruz pedia a impugnação já que em 2000 Henrique, então presidente da Câmara, assumiu a prefeitura após afastamento do prefeito Zizinho Vignerion (PPS) de 10 de janeiro a maio de 2000. Segundo a lei eleitoral, ele teria que se incompatibilizar do cargo até 2 de abril para disputar vaga no Legislativo. Henrique vai recorrer. VALE

Oficina do Projeto Tamar/IBAMA ensinam reciclagem de papel

Ubatuba - A convite do Braço Verde da SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca), oito garotos da Oficina de Papel Reciclado do Projeto Tamar foram à Itamambuca ensinar um grupo de 10 alunos da 4a série da Escola Municipal Honor Figueira a arte de reciclar papel. A ação aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 24 de novembro, na sede da SAI, e contou com a colaboração de voluntários.
A equipe da Oficina de Papel do Tamar é formada por 17 adolescentes da comunidade, todos estudantes, na faixa de 09 a 17 anos. Eles podem freqüentar a oficina até completar 18 anos, desde que permaneçam estudando. A atividade é autorizada pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude através de alvarás individuais. Contam ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que fornece a merenda para o grupo. Além de confeccionar sacolas para as lojas do Tamar, a partir de papel reciclado industrial, os garotos fazem papel artesanal com as sobras da produção da sacola. Eles também reaproveitam papéis usados, recolhidos através do programa interno de coleta seletiva. Depois de reciclado, o papel dá origem a blocos, cartões de visita e folhas para impressão. Segundo a bióloga Liliane Oliveira, coordenadora da Oficina, os meninos são remunerados de acordo com a produção. “Tem garoto aqui que já tem até poupança, orgulha-se”.
Liliane observa que, de agosto a novembro, o Tamar conseguiu coletar meia tonelada de papel. “Evitamos que esse volume fosse encaminhado ao aterro e poupamos o corte de 4 árvores”, contou, para que as crianças percebessem o maior valor desse trabalho.
Minimizar a quantidade de lixo enviada para o aterro também é objetivo da SAI, que há um ano implantou o programa de coleta seletiva no loteamento. “No entanto, para que o programa dê certo é preciso investir em educação ambiental”, diz a jornalista Regina Teixeira, coordenadora voluntária do Braço Verde da SAI.
O professor Jefferson Daruich da Gama, que dá aula para uma das turmas da 4a série, também aprendeu a reciclar papel e quer levar a experiência para outras crianças, no ano que vem.
A ação organizada pela SAI, em parceria com o Projeto Tamar, contou com o apoio da EAB Imóveis, que doou o lanche e alguns materiais.
O Projeto Tamar - IBAMA, que tem a Petrobrás como patrocinador oficial, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Arcor do Brasil para desenvolver suas atividades no estado de São Paulo. Fonte: SAI

Ubatuba instala 3 semáforos

Ubatuba - O Serviço Municipal de Trânsito - SMT completou ontem, terça-feira, 25, a entrega do sistema de semáforos nas ruas centrais de Ubatuba. Foram 3 sistemas nos entroncamentos das ruas Thomaz Galhardo com Rio Grande do Sul; Maria Alves com Cunhambebe e, finalmente, Hans Staden com Conceição. Douglas Incao, chefe do SMT informa que não há registro de acidentes com os semáforos e até mesmo os ciclistas tem respeitado a sinalização. Os tres semáforos respondem por cerca de 5 mil veículos e 20 mil bicicletas diariamente nos 3 cruzamentos. A instalação contou com o apoio da Guarda Municipal, distribuição de 13 mil panfletos de orientação além de divulgação na rede municipal de ensino. PMU

Praça Irmã Sofia ganha palco

Ubatuba - A Prefeitura está construindo um palco de alvenaria na Praça Irmã Sofia, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Ipiranguinha, completando o projeto que a Prefeitura vem desenvolvendo na área. O prefeito Paulo Ramos autorizou a Secretaria de Obras a montar um palco com 12 m de comprimento por 6 m de largura e altura de 3 m. Debaixo do palco deverá funcionar uma cantina a ser administrada pela Paróquia. A Igreja já projeta sua utilização antes do Natal deste ano. A praça já se constitui na principal área de lazer do bairro e conta com um memorial contando a história do Ipiranguinha além de chafariz. PMU

Picinguaba discute solução para esgoto

Ubatuba - As entidades envolvidas diretamente com o problema do esgoto da Picinguaba , ou seja, Sabesp, Cetesb, Instituto Florestal, Sociedade Amigos do Bairro da Picinguaba - SABP, Comitê de Bacias Hidrográficas - CBH e Prefeitura de Ubatuba, estiveram fazendo o reconhecimento da situação no local e quais as possíveis alternativas para a solução do problema. As condições existentes como arruamento irregular , alta declividade com acessos permitidos somente por meio de escadinhas, afloramento de rochas, captação de água por mangueiras enfileiradas, lançamento de esgoto “in natura” e presença de lixo exigem alternativas baseadas em estudos técnicos mais aprofundados. Durante a reunião, após a verificação do quadro existente, o prefeito Paulo Ramos lembrou que promovera a desapropriação de área defronte à escola para uma estação de tratamento e que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo - SAU, poderia elaborar um projeto de viabilidade técnica com base em cadastramento envolvendo toda a comunidade. A SABESP poderá adaptar algum projeto existente e fará um levantameto dos mapas e informações que possam contribuir com o mesmo .O Instituto Florestal ficará com o levantamento das pesquisas sócio-econômicas e apoiará na proposta de um projeto de Educação Ambiental e roteiro da pesquisa social, que terá como suporte o Programa de Saúde da Família - PSF.
Os recursos a serem autorizados no Comitê de Bacias Hidrográficas - CBH tem como prazo máximo o próximo dia 15 de dezembro . Para garantia do aporte, o estudo de viabilidade, além de obedecer o prazo, deverá conter informações consistentes quanto ao tipo de tratamento, a forma de distribuição ( condominial ou grupos de casas), forma de retirada do material, onde lançar os remanescentes, forma de manutenção, etc. PMU

Escola Itamambuca de Bodyboarding realiza campeonato
Esta em pleno funcionamento a EIBB – Escola Itamambuca de Bodyboarding.

Ubatuba - Toda as 3ª e 5ª feiras na rua 3 bairro do Itamanbuca. Com três meses de funcionamento sendo completados neste dia 22 de Novembro a escola conta com 8 alunas e tem como instrutoras Elisabete Pereira e Fábia Linard.
A EIBB realizou seu primeiro campeonato interno no dia 11 de novembro com o patrocínio da Welb Informática do empresário Ely Carlos Florêncio da BXB que doou as pranchas.
As inscrições para a escola de Bodyboarding estão abertas secretaria de esporte pelo 3832-3818 – com Jacó o pelo telefone 3845-3040 com Elisabete
Os organizadores da escolinha aproveitam para solicitar mais apoio do comercio local patrocinando os próximos eventos que serão realizados principalmente a partir da próxima temporada. PMU

Documentação para 1.000 alunos

Ubatuba - A primeira etapa do programa “Poupatempo” foi encerrado na última segunda-feira, 23, com a entrega de 1.000 documentos de identidade para alunos da rede escolar municipal de Ubatuba. Foram cadastrados os alunos das escolas dos bairros do Corcovado, Lagoinha, Araribá e Maranduba que, juntamente com os pais, receberam o RG das mãos do prefeito Paulo Ramos que fez questão de comparecer as cerimônias em 5 escolas. “ É um documento muito importante pois confere a criança o título de cidadania de fato e de direito. Por meio dele a criança tem o referencial de onde nasceu e quem são seus pais. É um documento para viagens, facilitando as autorizações quando necessárias. Considero esta conquista tão importante, ou até mais, em relação a outras obras realizadas pela Prefeitura”, afirma o prefeito.
O programa vem sendo coordenado pela Secretaria da Educação que providencia todo suporte como o contato com o Governo do Estado e a estrutura integrada por diretores, professores e pais de alunos que demonstraram total espírito de colaboração. Silvia Issa vem sendo a coordenadora do programa “Identidade e Cidadania”, que tem como meta atingir 6 mil alunos da rede municipal. A próxima fase terá como base o bairro do Perequê-Mirim abrangendo as escolas do bairro além do Saco da Ribeira e Rio Escuro. Em seguida, desloca-se para a Região Norte, Ipiranguinha e finalmente, a área central do município.
Durante a entrega o clima foi de total participação da comunidade escolar, com apresentações de capoeira, jogral especialmente criado para o momento e teatro. No bairro do Corcovado, o diretor José Carlos Firme agradeceu a Prefeitura a desapropriação de uma área ao lado da escola da Praia Dura, que será reservada para lazer e recreação e a criação, no próximo ano, de sala para pré-escola. PMU

Dia internacional do portador de deficiência

Ubatuba - Dia 03 de Dezembro, quarta feira, a cidade de Ubatuba participa do Dia Internacional do portador de deficiência com uma manhã de lazer na piscina municipal e no ginásio de esportes Benedito Pinho Filho (Tubão) das 8:00 até as13:00hs com várias atividades de lazer e recreação.
Participarão desta ação o pessoal atendido pela UNIR Unidade Integrada de Reabilitação de Ubatuba e portadores de deficiências em geral.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba através da UNIR, e tem como slogam principal a frase “praticando esporte, promovendo saúde”. PMU

Centro de Integração Rural faz a festa CIR

Ubatuba - A tradicional festa do Centro de Integração Rural - CIR - na estrada do Costão, no Araribá será realizada no próximo dia 30, domingo, a partir das 12h00 com sorteio de bicicletas, cestas agrícolas e contará com a chegada do Papai Noel. Um ato ecumênico também está programado e shows com o jogral de Cleyton e Denis, grupo RDP , Garotas do Samba e outras revelações. A organização é do próprio CIR e conta com apoio do comércio da região e da produtora de gengibre Anne Kamiani. É uma festa que se realiza há muitos anos e atrai moradores do bairro e toda região Sul. PMU

Oficina de Arte Ecológica

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está concluindo as obras da arquibancada do campo de futebol do Sertão da Quina. Com 33 m de extensão, 12 degraus e capacidade para até 800 torcedores, a arquibancada deverá estar concluída até o final do ano. A obra conta com o apoio da Associação Cultural e Esportiva do Sertão da Quina - ACESQ , cujo presidente Luiz Henrique Motta vem acompanhando e colaborando para que o jogo de estréia aconteça em breve. “ Pretendemos inaugurar a arquibancada com um jogo homenageando os veteranos “, afirma Motinha. Para o prefeito Paulo Ramos, que esteve visitando o andamento das obras, trata-se de um compromisso de campanha que será cumprido. Ao lado da arquibancada, que contará com uma cabina reservada para imprensa, vem sendo reformado o bar e um espaço para reuniões e ginástica. PMU

Oficina de Arte Ecológica

Ubatuba - O IPEMA - Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica apresenta a Oficina de Arte Ecológica, que será realizado de 28 a 30 de novembro de 2003, em Ubatuba.
Uma divertida vivência onde se desenvolverá atividades lúdicas e educativas a partir da (re)utilização de materiais recicláveis, como garrafas pet, latas, papeis, entre outros.
Focalizadores:
Carlo Pio - Artista Plástico contemporâneo que já a tempos dedica sua arte em programas ambientalistas, através de instituições de ensino, ONGs e eventos organizados por prefeituras e poder público.
Caio Marco Antônio - Diretor da ONG ASSU - Associação Socio Ambientalista Somos Ubatuba; onde vem desenvolvendo diversos programas na área abientalista, como por exemplo o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, mobilizando visitantes e a população dobre a importância do cuidado com o lixo.
Conteúdo Programático:
- Arte-reciclagem - confecção de totens e máscaras
- Ecomitologia - arte, ecologia e símbolos na elaboração de místicas
- Arte eco-contemporânea - reflexões para uma nova Arte Plástica
- Rudimentos de ecologia social - leituras selecionadas
Custo: R$ 220,00 Profissionais - R$ 120,00 Estudantes
Cronograma de Atividades
DIA 28/11 - SEXTA-FEIRA
15:00 – Chegada e acomodação - área de camping estará liberada a partir das 15 horas
18:00 – 19:00 Recepção e Inscrições
19:30 – 20:30 Roda de Apresentações
20:30 – 21:00 JANTAR COLETIVO
21:00 – 22:00 Vídeo: “Caravana Arco-Iris para a Paz”
22:00 – Roda na Fogueira
DIA 29/11 - SÁBADO
07:30 – 08:30 - Despertar e Yoga
08:30 – 09:30 - CAFÉ DA MANHÃ
09:30 –13:00 - Arte reciclagem, Ecomitologia e Arte Eco-contemporânea - Focalizador: Carlopio (IPEMA/ASSU)
Construção de totens em grupo
Confecção de máscaras com reciclados p/ místicas
Elaboração de selos/símbolos ecomitologicos
Desenvolvimento/Apresentação de Místicas
13:00 – 14:30 - ALMOÇO COLETIVO
14:30 – 18:30 - continuação das atividades propostas pela manhã
* Atividades complementares e transversais: palestras, leituras e considerações Focalizadores: Caio Marco Antonio (ASSU): Terceiro setor – Resíduos Sólidos- Socioambientalismo Ananda Vieira (Centro de Ecologia Profunda - Sítio Arraial: Xamanismo – Arte na Agricultura
19:00 - 21:00 - Preparação do espaço para as apresentações da noite Organização interna das equipes
21:00 - JANTAR COLETIVO
22:00 - RODA DO FOGO Projeção de slides- focalização: Eduardo Petta e Carolina Riva Palestra: “El Llamado Del Condor”- Marcelo Bueno-ENA/ IPEMA
Palestra: “Permacultura” – Cris Reis e Fernanda Queiroz
23:00 Apresentação das Místicas,Totens, e máscaras- Momento de Livre expressão e comentários pertinentes ao trabalho
DIA 30/11 - DOMINGO
07:30 – 08:30 – Despertar e Yoga
09:30 – 10:30 – CAFÉ DA MANHÃ
10:30 – 12:30 – Trilha interpretativa
13:00 – 14:00 – ALMOÇO COLETIVO
14:00 – 15:00 – Avaliação Geral
16:00 – ENCERRAMENTO
Informações: (0**12) 3848-9292 - e-mail: cursonoipema@yahoo.com.br
Incrições no site do IPEMA: http://www.ybytucatu.com.br/permacultura 

Segurança

Espanta Bandido

Prezado Emilio. Parabéns por sua cruzada em favor da segurança. Importante que seja diária, tão constante quanto a violência. Se valem sugestões, aqui vai uma baseada em resultado real.
Em fins dos anos 70, eu e vários moradores de um novo loteamento aqui de Ubatuba, costatamos uma crescente ocorrência de furtos nas novas casas. Havia muitas em construção. Nos reunimos e partindo da observação óbvia de que os serviços de pião de obra por não requererem qualquer qualificação profissional, empregam todo tipo de pessoas. Exigimos então, dos empreiteiros das casas em construção que nos fornecessem a folha corrida ou ficha policial de todos os seus empregados como condição de contrato de suas respectivas empreitadas.
Foi o suficiente para que em 15 dias, após pequeno alvoroço nas obras e troca de empregados os roubos cessassem.
É evidente que não se pode generalizar, até porque humildes chefes de familia fazem parte da construção deste país. Mas uma ação sistemática de monitoramento dos forasteiros junto à Associação dos Engenheiros e Arquitetos e diretorias das Associações de Bairro em conjunto com as polícias civil e militar, aproveitando-se das facilidades de consulta nacional dos cadrastros e registros policiais, criará um clima permanente de vigilância, um verdadeiro "espanta bandido", que só trará benefícios para a população ordeira que trabalha e respeita o próximo.
Pode crer Emilio, a medida é simples mas muito eficaz.
Um abraço,

Renato Nunes
Ubatuba, SP


Leis acerca da violência

Prezado Emílio, li seu ótimo artigo e ofereço esta contribuição que sei sofre forte desacordo em nossa sociedade, pelo menos "da boca prá fora", pois, neste país, quem pode manda matar por muitas outras razões que não a justa pena de um delito hediondo praticado. Fica a seu critério publicar ou não este artigo, Um abraço, Ernesto

Êxodo 21
12: “Quem ferir a outro de modo que este morra, também será morto”.
14: “Se alguém vier maliciosamente contra o próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás até mesmo do meu altar, para que morra”.
15: “Quem ferir a seu pai ou a sua mãe, será morto”.
16: “O que raptar a alguém, e o vender, ou for achado na sua mão, será morto”.
Estes são delitos de violência física sujeitos à pena capital que o Velho Testamento estipulava, exigindo o preço da própria vida de todo aquele que destruísse a vida de alguém. A síntese destas leis está contida nos versículos 23 - 25: “Mas se houver dano grave, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.”
É fundamental entender que estas eram ordenanças de um código civil e penal, determinante de como a Justiça deveria ser aplicada ao povo israelita e mais tarde à nação judaica. Muitas destas leis, na realidade, já eram praticadas à época, mas, em Êxodo elas foram reforçadas com a aprovação divina. Todas estas leis penais exalavam o espírito da lei moral sintetizada nos Dez Mandamentos entregues à Moisés. Aplicavam-se, pois, ao governo de um povo que saindo da servidão no Egito deveria constituir uma nação que refletisse perante os demais povos o caráter de Deus - a Justiça Divina. Assim versa o credo judaico-cristão.
Estas leis pertinentes à aplicação de penalidades a uma sociedade étnico - política não autorizavam a vítima a executá-las por suas próprias mãos, mas, sim, legitimavam a ação dos administradores oficiais da justiça, com o objetivo de fazer com que cada um pagasse o preço devido e eqüitativo por seu delito. E este sempre foi o fundamento do exercício da Justiça tão bem simbolizada universalmente pela mulher de olhos vendados (igualdade de tratamento) a segurar a balança com pratos em equilíbrio constante (a cada crime a sua pena eqüitativa).
O crime é um dano ou perda inflingida a outrem, individualmente, ou a outros, coletivamente e como tal precisa ser remido por um preço equivalente ao dano ou perda causado. É o princípio básico, claro, insofismável de uma “Justiça justa”. É a contrapartida moral da contabilidade penal de uma sociedade equilibrada.
A incompreensão sobre a perene aplicabilidade destas leis, no que concerne alguns segmentos do cristianismo moderno, baseia-se na proclamada superveniência dos ensinos de Cristo contidos no Novo Testamento onde, ao reverso do “olho por olho e dente por dente”, o evangelista registra: “não resistais ao perverso, mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra”; ao que quiser demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa; se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas; dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes”. Mat. 5: 38-42.
Em meio a estes aparentes paradoxos, é preciso, antes de mais nada, entender qual o objeto principal dos escritos e das ordenanças de ambos os Testamentos do texto bíblico.
No Velho, era o povo judeu, a nação judaica como sociedade política. Ali se definia e se regulava a relação entre Jeová e o Seu povo - a Sua sociedade, a Sua nação peculiar.
No Novo, é o indivíduo, a pessoa humana, sob a nova e derradeira dispensação do advento, vida, morte, ressurreição e ascenção de Nosso Senhor Jesus Cristo, a qual visava estabelecer não mais uma relação entre Deus e uma nação, sociedade, ou povo, mas, uma relação pessoal de dualidade entre Deus e o homem e entre o homem e o seu semelhante. Nenhum destes princípios de aplicação social individual, todavia, dita a abolição daquelas leis do Velho Testamento respectivas à aplicação político-administrativa da Justiça a uma sociedade.
Esta parece-nos ser a grande incompreensão pela qual, então, se uma nação estrangeira viesse a invadir uma parte do Rio Grande do Sul, por exemplo, deveríamos oferecer-lhe, também, o restante; se um criminoso viesse a matar um irmão, deveríamos ofertar-lhe o outro; se alguém seqüestrasse um filho, deveríamos dar-lhe, também, outro filho, e assim por diante.
Como se pode depreender, são inaplicáveis os princípios do relacionamento moral entre indivíduos no Novo Testamento à regulação da aplicação da Justiça entre o Estado e os seus constituintes definida no Velho Testamento.
Dito isto, cremos que devemos deixar a cada um o exercício do raciocínio próprio e respeitar, mesmo que incongruentemente, a incompreensão de que a primeira coisa a ser cobrada do infrator é o preço justo devido por sua infração. Quanto mais acertado for o preço cobrado, tanto menos ânimo haverá para novas infrações e havendo sido pago o preço justo pelo crime cometido a contabilidade penal de uma sociedade justa estará, de novo, equilibrada e esta poderá, então, ocupar-se das causas outras que possam induzir ao crime, lembrando-nos de que tais e quais causas sempre existiram, existem e existirão em todas as sociedades e nem por elas a maioria se tem tornado delinqüente.

Ernesto F. Cardoso Jr.
Ubatuba, SP

Colabore você também mandando idéias e sugestões que possam auxiliar na prevenção e diminuição da violência na região: seguranca@litoralvirtual.com.br

Carta do Leitor Topo

Eventos - Sr. Editor. Tem sido excepcional o boletim digital "Ultimas Noticias do Litoral" de bastante valia pra nós turistas... Notícia sobre eventos programados para essa temporada seria muito útil para quem deseja aproveitar o máximo as suas férias nessa maravilhosa região. De Brasília distante, desejo-lhe muito Sucesso no próximo ano 2004.

Josias Rincon
Brasília, DF


Gerenciamento Costeiro - Soube por meio deste excelente veiculo "Litoral Virtual", que dia 22 deste me houve um fórum popular em Ubatuba, para discussão, para sugestões de mudança no mapa de Zoneamento-Ecológico e na minuta de decreto de regulamentação do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro.
Gostaria que se possível a ata desta reunião fosse publicada, na integra no Litoral Virtual, pois também acho que toda a população tem o direito de saber que decisões estão sendo tomadas, pois também tenho casa em Ubauba, e não tive possibilidade e ir a esta audiência pública.

Álvaro Lopes Dias
Ubatuba, SP


Assaltos na Maranduba - Concordo com o Sr José Carlos Cusato Junior. Acharmos comum, pensar como normalidade tal fato é como a velha História da Raposa e as Uvas. Será que alguem lembra? É procurar conforto em algo que não conseguimos realizar, controlar, é aceitar a situação mesmo que frustrante, tem que cobrar mesmo das autoridades competentes, afinal nestes dias que tenho acompanhado este veiculo de informação estão acontecendo vários assaltos neste bairro que afinal não é tão populoso, para ter tanta reincidência.

Henrique
Maranduba
Ubatuba


Segurança - Parabens, Emilio, quanto à sua colocação da "Segurança", e também quanto a do Gambá... Achei excelentes... é por aí mesmo.
Um abraço,

Carmen Leite
Maranduba, SP



Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

Foto do Dia Topo

Ensaio

O mestre navegante - Gisele Leite

©2003 Gisele Leite
O mestre navegante


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor