Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 27 de novembro de 2003 - Nº 919 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes O mestre navegante

Região
Cetesb aponta 12 praias poluídas no Litoral Norte


Caraguatatuba
1ª Feira de Negócios do Litoral em Caraguá
Caraguá abre a temporada de verão no dia 19
Caraguá cancela audiência
Caraguá dá aumento para servidores
Prefeito falou sobre "Desenvolvimento Econômico e Social", na FAAP
PM prende assaltantes de roubo em restaurante no Massaguaçu
Caraguá registra duas mortes de crianças com suspeita de meningite
Caraguá é bi-campeã no 4º Festival de Karatê Calasans Camargo
Clube de Bicicross fica em 5º
Câmara tenta desafogar projetos acumulados


Ilhabela
Nadadores participam de Maratona em Ilhabela
Prefeitura se prepara para chegada de navios cruzeiros
Ilhabelense disputa a partir de hoje o Mundial de Kitesurf
Atletas de Ilhabela dão show sobre duas rodas
Ilhabela prepara ações para o Dia D
Campeonato de Futebol de Ilhabela está na reta final
Pagamento de taxas e multas no Plantão Eleitoral


São Sebastião
Simulado Apell acontece na próxima sexta-feira
Após um ano de embargo, serviços da Sabesp podem ser liberados
Moradora pede providências sobre paralelepípedo solto
Atual marido tenta matar o ex da mulher
Trio é preso após invadir ônibus e agredir motorista no Jaraguá
Quadrilha é presa na praia após roubar trailler


Ubatuba
Sabesp faz manutenção e deixa bairros sem água
Mistério no assassinato de comerciante em Ubatuba
Famílias desocupam parque em Ubatuba
Ubatuba tem 48 casos de leishmaniose
Trio acaba preso por assalto em Ubatuba
Ubatuba constrói palco em praça
Participação popular na audiência sobre Zoneamento Ecológico
Condomínio Pedra Verde é considerado modelo pela Sema
Torneio Acquakids de Natação
Recreação na Estufa
Jogos Escolares Mini Mirim

Seções
Segurança
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Cetesb aponta 12 praias poluídas no Litoral Norte

Litoral Norte - Novo boletim de balneabilidade da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) aponta 12 praias impróprias no Litoral Norte. São Sebastião é a cidade com mais praias em condições desfavoráveis --cinco, incluindo Maresias, na costa sul. No boletim anterior, 16 praias estavam impróprias.
Segundo o boletim, Ubatuba tem hoje duas praias impróprias, Caraguatatuba também tem duas, São Sebastião tem cinco e Ilhabela três praias sem condições de banho. O período de amostragem foi de 26 de outubro a 23 de novembro.
Segundo o diretor de Meio Ambiente de São Sebastião, Nivaldo Simões, a prefeitura já está tomando providências para conter a poluição nas praias. "Em Maresias o problema já está quase resolvido. A estação de tratamento está pronta e apenas parte da rede coletora de algumas ruas precisam ser concluída", afirmou. A conclusão do projeto da rede coletora será por meio do PCM (Plano Comunitário de Melhorias) e deve ficar para 2004.
Simões disse também que muitas casas ainda utilizam coleta clandestina de esgoto. "Algumas casas ainda jogam esgoto diretamente em rios. Para fiscalizar e combater isso, a prefeitura um projeto chamado Caça-Esgoto."
Representantes das secretarias das outras cidades do Litoral Norte não foram encontrados para comentar o assunto.
PRAIAS POLUÍDAS
Ubatuba: Itaguá e Perequê-Mirim.
Caraguá: Centro e Porto Novo.
São Sebastião: São Francisco, Pontal da Cruz, Porto Grande, Preta do Norte e Maresias.
Ilhabela: Armação, Saco da Capela e Portinho. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Hotel sol de Verão

1ª Feira de Negócios do Litoral em Caraguá
Evento já conta com 54 expositores e abre vagas para atender novos empresários do litoral. Uma oportunidade inédita de troca de informações entre empresas da região que acompanha o aquecimento do comércio, com a proximidade da temporada de verão.

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar, a partir de hoje, a 1ª Feira de Negócios do Litoral Norte, a FENELIN, que vai acontecer até o próximo dia 29, reunindo empreendedores das mais diversas áreas, na Praça de Eventos. O evento está sendo promovido pela ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), com apoio da Prefeitura de Caraguá, através da Secretaria de Turismo. A realização da Feira também tem o apoio do Sebrae, Caixa Econômica Federal e Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
De acordo com informações da Associação Comercial de Caraguá, já foram comercializados 54 estandes. Entre os expositores, há empresas e prestadores de serviços de diversas áreas de negócios, entre eles indústrias de São Paulo e região, mas segundo a organizadora da Feira, Maria Bassan, 70% dos expositores é do Litoral Norte. Segundo ela, até agora, a feira conta com a participação de indústrias da área de alimentos e empresas de segurança, seguros, saúde e hotelaria.
De acordo com o presidente da ACE, Jorge Washington de Camargo, a Feira de Negócios será uma oportunidade de comunicação direta entre os empreendedores da região, aproveitando os negócios aquecidos pela temporada de verão.
Os setores de Turismo e Cultura, de Caraguá, também serão representados na feira, segundo o Secretário de Turismo da cidade, Paulo Noronha. Na sua opinião, o evento é uma excelente oportunidade de integrar as quatro cidades do Litoral Norte. "Só o fato de ser uma feira do Litoral Norte já torna o evento interessante. Somos cidades tão próximas, mas são poucas as oportunidades de trocarmos idéias e conhecermos o comércio de nossas cidades vizinhas. Muitas vezes acabamos comprando produtos de cidades distantes por não conhecermos o que o mercado da região oferece, por falta de informações", comentou.
De acordo com a programação do evento, a feira abre hoje, dia 26 de novembro, quarta-feira, às 22 horas, com a presença de autoridades da região. Nos dias 27, 28 e 29, o evento fica aberto ao público, das 14 horas às 22 horas.
Mais informações na ACE, na Rua Frei Pacífico Wagner, 295, ou pelo telefone é (12) 3883-1303. (Fonte: PMC)

Caraguá abre a temporada de verão no dia 19
Caraguá já está preparando a sua agenda de verão, com espaço para a música, a saúde com as Tendas de Massagens, à diversão infantil, com projetos de recreação na areia, e ao esporte e recreação, com muitas atividades e torneios, além de praias reurbanizadas que oferecerão mais conforto e segurança a todos.

Caraguatatuba - Caraguá promete muita versatilidade para a temporada de verão 2003-2004. Com um novo conceito de turismo, todos os segmentos investiram em infra-estrutura e atendimento para oferecer o melhor aos seus visitantes. Já a prefeitura está preparando uma programação atrativa para um público bastante diversificado. A cidade ganhou muito em infra-estrutura durante o ano de 2003. Os visitantes ficarão surpresos com as mudanças da cidade; principalmente nas praias, que foram revitalizadas e receberam obras de pavimentação, iluminação, paisagismo, calçadões, ciclovia e bolsões de estacionamento.
As principais mudanças até agora, ocorreram na Prainha, que já está de cara nova. A praia do Indaiá, cujas obras de duplicação e revitalização foram inauguradas no final do ano passado, também está mudando de perfil. Bastante iluminada, a praia tornou-se um atrativo à noite, quando muitos a procuram para a prática de esportes ou mesmo momentos de lazer nos quiosques, que oferecem música e play-ground. As praias Martin de Sá e Cocanha serão inauguradas em dezembro ou janeiro e também deverão ser o ponto alto do verão.
A gastronomia vem aquecendo os paladares mais apurados, com os restaurantes de comida japonêsa, casas e quiosques de comida árabe, uma cachaçaria, um bar que oferece pratos mexicanos, além dos tradicionais pratos à base de frutos do mar, os sorvetes caseiros inconfundíveis e muitas casas de açaí. Os drinques também ganham atenção com inovações como a caipirinha de lima, ou os drinques criados por bar-mans locais.
Com abertura marcada para o dia 19, o verão em Caraguá terá uma programação bastante democrática, e levará atividades esportivas, recreativas e culturais para todos os lados. Tudo está sendo organizado pela secretaria de Turismo em parceria com a secretaria de Esporte e também com a Fundação Cultural. Nas praias, torneios de voleibol e futvolei, aeróbica, ginástica, dança; o projeto "Brincando na Areia" para crianças; Tenda de Massagens; Hidroginástica na Praia, entre outras atividades ainda não confirmadas. Na programação abaixo, faltam ainda nomes de bandas, que serão divulgadas assim que estiverem confirmados.
Confira a programação:

Dezembro:
Dia 19 - abertura oficial do verão com show gratuito na Praça de Eventos (ainda não definido).
Dia 20 - Início dos shows com grandes bandas, na Praça de Eventos (pagos).
De 20 a 24 - Original Jazz Band veste-se de Papai Noel e faz apresentações e performances nas ruas da cidade, sob a temática do Natal.
Dia 26 - Início dos shows a preços populares na Praça de Eventos.
31 - Reveillon com show pirotécnico em dois pontos da Praia do Centro e um ponto na Praia Massaguaçu, além de bailes populares abertos na Praça de Eventos, na Praia do Centro e na Praia Massaguaçu.

Janeiro:
Dias 2, 3 e 4 - Original Jazz Band se apresenta nas ruas da cidade, assim como em todos os finais de semana de janeiro, em Caraguá.
Projetos Brincando na Areia, Tendas de Massagens, torneios esportivos, aeróbica, entre outras atividades. Todos os projetos divulgados poderão ser incrementados ou ampliados, novos projetos poderão ser incluídos e divulgados pela imprensa. Mais informações pelos telefones (12) 3882-1240 (Turismo) ou 3882-5441 (Imprensa). PMC

Caraguá cancela audiência

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba cancelou a audiência pública que seria realizada na tarde de ontem por falta de público. A reunião foi convocada pelo presidente da Câmara, vereador Wilson Gobetti (PPS), para a discussão de três projetos que visam alterações na lei de zoneamento do município.
Na última semana, uma outra a audiência também não foi realizada devido a ausência de moradores.
Durante a audiência seria discutido o projeto do vereador Anderson Bertoncini (PL), que proíbe a instalação de out-door e similares nas praias. As outras propostas são dos vereadores Gobetti e João Rodrigues de Godoy Filho (PL), que permite a colocação de estacionamentos na praia Martin de Sá, e de Laércio Andrade (PPS), que transforma algumas ruas da praia Aruan em área comercial.
Os projetos serão discutidos entre os vereadores e encaminhados para a votação. VALE

Caraguá dá aumento para servidores

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba vai conceder um reajuste de 8% no salário dos servidores. A proposta do Executivo foi aprovada na noite de anteontem por unanimidade na Câmara. O aumento será para os 2.000 servidores da prefeitura e 60 funcionários da Câmara.
Segundo a prefeitura, o reajuste será válido a partir de 1ª de janeiro de 2004. Os servidores vão receber também um aumento no valor do vale-alimentação, que passará de R$ 120 para R$ 150.
Em dezembro, a prefeitura vai conceder um bônus de R$ 100 para os funcionários em razão das festividades de Natal e Ano Novo. Só terão direito aos abonos os servidores que registrarem até três faltas no mês.
CARGOS - Os vereadores também aprovaram a criação de 87 vagas para diversos cargos na prefeitura. Os funcionários serão contratados de acordo com a necessidade.
Para inspetor de alunos estarão disponíveis 15 novas vagas, agente administrativo 50, arquiteto 4, engenheiro 3, enfermeiro 13 e médico veterinário 2. VALE

Prefeito falou sobre "Desenvolvimento Econômico e Social", na FAAP

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba proferiu uma palestra sobre o desenvolvimento da cidade, na FAAP, em São Paulo. Entre secretários de estado, Antonio Carlos foi o único prefeito a participar do evento. O prefeito também apresentou um vídeo institucional da cidade.
O desenvolvimento de Caraguá foi assunto para a palestra proferida pelo prefeito Antonio Carlos da Silva nesta quarta-feira, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), juntamente com autoridades municipais e estaduais. Antonio Carlos foi bastante aplaudido. Após a palestra, o prefeito apresentou um vídeo institucional sobre Caraguatatuba.
O evento aconteceu no Centro de Excelência FAAP, em São Paulo com a presença do Vice-Governador do Estado, Cláudio Lembo e do Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Arnaldo Madeira.
Caraguatatuba foi considerada, por profissionais da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), uma cidade que cresceu muito nos últimos anos, o que gerou um convite ao prefeito para que ele ministrasse a palestra, sobre esse desenvolvimento, no Seminário Avançado em Gestão e Conhecimento Empresarial, organizado pela instituição.
O tema da palestra de Antonio Carlos, foi "Desenvolvimento Econômico e Social", assunto que foi apresentado também pelo Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Andrea Calabi e pelo Deputado Federal pelo Estado do Mato Grosso, Wilson Santos.
Outros dois temas, "Desenvolvimento Urbano" e "Profissionalização dos Gestores Públicos", também foram tratados durante o seminário. O Secretário da Habitação do Município de São Paulo e Presidente da COHAB, Paulo Teixeira, o Vereador de São Paulo, o urbanista Nabil Bonduki, o Diretor da SABESP, José Everaldo Vanzo e o presidente da Empresa Municipal de Trens Urbanos – EMTU, Joaquim Lopes da Silva falaram sobre o primeiro assunto, abordando habitação, saneamento e transportes, respectivamente.
A Secretária da Cultura do Estado de São Paulo, Cláudia Costin, a Presidente da Fundação de Desenvolvimento Administrativo do Estado de São Paulo (FUNDAP), Neide Nahan e o Diretor Cultural da FAAP, Victor Mirshawka, falaram sobre "Profissionalização dos Gestores Públicos". (Fonte: PMC)

PM prende assaltantes de roubo em restaurante no Massaguaçu

Caraguatatuba - A Polícia Militar prendeu na manhã de segunda-feira, A.J.S., 19 anos e T.F.S., 17 anos. A dupla é acusada de roubar o gerente e clientes do restaurante Caiçaras, no bairro Massaguaçu. Eles levaram celulares, dinheiro, cartões de créditos e documentos das vítimas.
Ao atender o roubo no estabelecimento, os policiais militares pegaram informações das características dos suspeitos. Com a ajuda de testemunhas anônimas, a polícia chegou em A., no mesmo bairro do crime.
No momento da abordagem, ele conduzia uma bicicleta, e na cestinha do veículo estava uma espingarda, calibre 28, embrulhada em um moletom. Assim a polícia chegou à arma do crime.
Descoberta - A. ainda portava o dinheiro e os cartões de crédito das vítimas. Ele confessou o crime, entregando ainda seu parceiro, o adolescente T., localizado nas proximidades de sua casa, no Sertão de Tourinhos. Na revista pessoal, a polícia encontrou um celular de uma das vítimas.
Indagado sobre o outro aparelho telefônico, A. disse que estava com E.F.B., 19 anos, encontrado também nas proximidades. Os três foram conduzidos à delegacia, onde A. e T. foram autuados pelo roubo e E., que não teria participado do assalto, por receptação.
O capitão Valter Padula, comandante do policiamento de Caraguatatuba, acredita que eles possam ser suspeitos de outros crimes na cidade. Ele pede que possíveis vítimas da dupla compareçam na delegacia para reconhecimento. IMP

Caraguá registra duas mortes de crianças com suspeita de meningite

Caraguatatuba - Segundo a administração da Casa de Saúde Stella Maris, duas crianças podem ter morrido de meningite na semana passada, porém o exame que comprovará ou não o motivo da morte sairá apenas em 40 dias.
O secretário de Municipal de Saúde, Pedro Norberto confirma que uma menina de quatro anos, que morava no bairro Massaguaçu, morreu no último dia 19 de meningite meningocócica (contagiosa).
“Só não sabemos o tipo de meningite, porque ela chegou morta no hospital”. Um garoto de 11 anos, que morreu no dia seguinte, morava no Casa Branca e teve confirmada a presença de bactéria no líquido da coluna, através do exame licogran, diagnosticado pela Santa Casa. “O exame de bactéria deu positivo, mas ele deve ter morrido de um tipo de meningite causada por uma sinusite, porque ele até nadou um dia antes da morte. Porém estes dois casos não configuram um surto”, explica Norberto.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Luciana Ravel explica que no dia 24, ou seja, no prazo de 72 horas, os familiares e colegas de classe das vítimas foram medicados e orientados. “Como a transmissão é feita pelo ar, esta medicação ajuda a eliminar a bactéria, caso alguém tenha sido contaminado. Tivemos um caso de meningite em janeiro e outro em abril, mas nenhum chegou ao óbito”, explica.
Os sintomas da meningite são febre alta, dor de cabeça, rigidez na nuca, vômito, manchas avermelhadas no corpo e indisposição. “Estes são motivos para procurar um médico”, afirma Norberto, explicando que a meningite é uma infecção purulenta na meninge (membrana que protege o cérebro). IMP

Caraguá é bi-campeã no 4º Festival de Karatê Calasans Camargo

Caraguatatuba - A equipe de Karatê da Secer(Secretaria e Esportes e Recreação) de Caraguá, sagrou-se bi-campeã em São José dos Campos no último dia 23, quando foi disputado o 6º Festival de Karatê Calasans Camargo - 2003. Os atletas de Caraguá disputaram 42 categorias entre Kata e Shiai Kumite e, trouxeram para casa 21 medalhas de ouro, 12 de prata e 16 de bronze, totalizando 49 medalhas. O campeonato foi disputado no Ginásio da ETEP.
Mais informações com o professor Edson Mendes Amaral (Edinho), pelo telefone 3887-1165 ou 3887-5922. (Fonte: PMC)

Clube de Bicicross fica em 5º

Caraguatatuba - O Clube de Pilotos de Bicicross de Caraguatatuba ficou em 5º lugar, disputando com outros 19 clubes a última etapa do Campeonato Paulista 2003, realizado no município de Indaiatuba no estado de São Paulo. Os pilotos de Caraguá disputaram várias categorias e conquistaram 20 excelentes colocações, que renderam medalhas para os títulos de campeão ao 6º colocado. Bruno Spagnol foi o campeão na categ. Novato; Renie Oliveira, Kauãn Stalph e Murilo Sapagnol ficaram em 3º na categ. Expert; André Crtes e Evandro Castilho foram vices na Expert. Já na categ. Feminino, Bruna Cruz foi a vice-campeã; Julia Cruz ficou em 3º, Talita Ingrid ficou em 4º; Dayane Freitas foi vice-campeã; Carolina Splkamp ficou em 3º; Edilaine Cruz em 4º. Na Elite, Paulo Cesar - FI foi o 4º colocado. Na Cruiser Junior; Tiago Brasil, o sétimo; Acácio Nonato da Silva, o 3º; Derli Bueno, o 4º. Na Novato, Maurício Molinaro e Willian de Paula ficaram em 3º lugar; Danilo Reis e Alexandre Spagnol conquistaram a 4ª colocação; Rafael Martins, Francisco Savio, a sexta e; Walace Araujo, a oitava. (Fonte: PMC)

Câmara tenta desafogar projetos acumulados
Mesmo antes de realizar sessão Mesa Diretora deverá realizar outra extraordinária

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira, dia 27, a partir das 14 horas, a sua 12ª Sessão Extraordinária do ano. Serão discutidos os projetos constantes na sua Ordem do Dia, bem como matérias excedentes da Sessão Ordinária semanal de terça-feira.
Constam na Ordem do Dia 12 projetos, entre eles o Plano Plurianual de Educação, de autoria do Executivo; uma alteração da Lei 876/00 que institui os subsídios dos agentes políticos para esta legislatura, de autoria da Mesa Diretora da Câmara e da Vereadora Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB) que declara de Utilidade Pública a Cáritas Paroquial da igreja São João Batista, no bairro do Poiares. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Nadadores participam de Maratona em Ilhabela
Nadadores de Caraguá participaram da 10ª Prova Natatória "Monsueto Pieroti", realizada este mês com atletas do litoral.

Caraguatatuba - A equipe de atletas da Secer conquistou excelentes classificações como Tarissa Barbosa, em 1º; Vanderléia Cristina, Daniel Lunardi, Nirlene Rocha, Alexandre Freitas, em 2º; nas respectivas categorias; Gustavo Mendes e Thamirez Porazza, em 3º; Daniel Godoi, Aparecida Juliana e Cleiton Mariano, em 4º; Rafael Godoi, Mara Berthaud e Michel Willian, em 5º; Myke Ambrizzi, Guilherme Zapparoli e Rodrigo Baxto, em 6º, 7º e 8º, respectivamente.
Outros destaques da competição foram os atletas da Academia Linha D'Água Cátia Regina Ferreira Silva, que garantiu três boas colocações: 1º lugar na classificação geral, 1ª na categoria de 35 a 40 anos, e 9º lugar na categoria geral Feminino e Masculino, Marcos Antonio Nascimento (Vavá), que ficou em 13º lugar. Os professores parabenizaram todos os atletas pelo excelente desempenho. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo



Prefeitura se prepara para chegada de navios cruzeiros

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela de Ilhabela realizará no próximo dia 3 de dezembro às 15h no Restaurante Aeroilha (Vila) uma reunião com receptivos turísticos e comércios localizados na região do centro da cidade.
A reunião tem por objetivo apresentar a escala definitiva de paradas de navios cruzeiros da temporada 2003/2004 e anunciar uma nova parceria entre Prefeitura e Sebrae para a realização de um curso para aperfeiçoamento da mão de obra de Ilhabela.
O curso terá 150 vagas e deverá acontecer na primeira semana de dezembro. PMI

Ilhabelense disputa a partir de hoje o Mundial de Kitesurf

Ilhabela - Começa hoje no Beach Park em Fortaleza-CE, o Campeonato Mundial de Kitesurf. Depois de uma maratona de competições, o I Campeonato Sul-Americano e da prova de Long Distance, os atletas enfrentam um novo desafio, válido como etapa decisiva do Circuito Mundial da Professional Kite Riders Association (PKRA).
A decisão do título foi reservada para a etapa do Brasil, que contará com os melhores atletas do mundo. O argentino Martin Vari, atual líder do ranking mundial, aparece como o favorito, seguido por Andre Phillip, de Antígua, Jaime Herraiz, da Espanha, e Marc Doyle, dos Estados Unidos.
É a primeira vez que o ilhabelense Guilherme Brandão, o Guilly, atual campeão brasileiro e vice sul-americano, vai ao Beach Park. “Isto aqui é um paraíso. Nunca competi num lugar tão bom”.
Os brasileiros Guilly e Joseph (RJ) garantiram sua vaga no Mundial ao conquistarem o 1º e o 2º lugar no Campeonato Brasileiro, respectivamente. Já o cearense Raphael Juruna carimbou seu passaporte no evento ao vencer o Campeonato Estadual de Kitesurf.
Kitesurf - O kitesurf é um esporte praticado com uma prancha nos pés e impulsionados por uma pipa (espécie de parapente). Os atletas surfam e ao mesmo tempo atingem grandes altitudes, fazendo manobras pra lá de radicais. Pela primeira vez, o Brasil recebe o Campeonato Mundial de Kitesurf Profissional.
O Oi Super Kite termina no dia 30 de novembro, no Beach Park, a 22 km de Fortaleza, e promete grandes emoções na final do Circuito Mundial da Professional Kite Riders Association (PKRA). (Fonte: Imprensa Livre)

Atletas de Ilhabela dão show sobre duas rodas

Ilhabela - As três modalidades do ciclismo de Ilhabela, Mountain Bike, Downhill e BMX, participaram no domingo de três importantes e decisivas provas do esporte.
No Mountain Bike, o medalhista de prata Pan-Americano Edivando Souza Cruz, o Vando, encerrou as atividades do ano vencendo pela terceira vez o Trip Trail de Paraibuna. A largada da prova aconteceu em Paraibuna, com percurso de 120 km até a cidade de Natividade da Serra e retorno a Paraibuna.
O trajeto da prova contou com quatro etapas. Vando venceu as duas primeiras, ficou em 3º na etapa seguite e venceu a última, sagrando-se o grande campeão da categoria Elite, seguido pelo atleta, também da Caloi, Arlei Teixeira Domingues, e por Rodrigo de Oliveira em terceiro.
A equipe do Downhill de Ilhabela também deu show no domingo. Na 5ª e última etapa do Campeonato Paulista de Downhill, na pista Glomeral 2, em Guaratinguetá, os pilotos Alcides de Souza, o Juninho, categoria Elite e Daniel Brandão, categoria Junior Full, terminaram a etapa em 1º e 4º lugares respectivamente.
Na classificação geral do circuito, os ilhabelenses terminaram com o vice-campeões em suas categorias.
Já André dos Anjos não conseguiu participar da última etapa do campeonato, por falta de verba, mas mesmo assim ficou com o vice-campeonato, por uma pequena diferença de dois pontos para o primeiro colocado.
Agora, o piloto busca patrocínio para o Desafio de Verão 4X 2003, em São Roque. “A inscrição já está feita, preciso de ajuda para transporte e estadia”, disse o piloto. As lojas Cobra D’Água Materiais para Construção e Cambury Materiais para Construção, o vereador Carlinhos e a Prefeitura de Ilhabela apoiaram o atleta nos últimos campeonatos.
BMX - A 9ª e última etapa do Campeonato Paulista de BMX 2003, foi disputada no domingo, em Indaiatuba. O evento contou com a participação de 260 pilotos divididos em 50 baterias.
O Ilhabela Bicicross Clube obteve bons resultados na competição. Na categoria 7 a 9 anos feminino, Bruna Cruz ficou com o 3º lugar na etapa, sagrando-se vice-campeã. Sua irmã, Julia Cruz, ficou com o 4º lugar na prova e a 3º posição no paulista.
Na categoria 15 anos feminino, Edilane Cruz ficou com a 4º colocação na prova e 3º lugar no campeonato. Já na categoria 7 anos expert, o piloto Renye Oliveira foi o vice-campeão da prova, conquistando o 3º lugar no campeonato paulista. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela prepara ações para o Dia D

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde e Vigilância Epidemiológica, participa no próximo sábado do Dia Nacional de Combate a Dengue, o Dia D.
Um estande será montado próximo ao supermercado Frade, esquina com a rua da Prefeitura, no Perequê, com distribuição de folhetos e orientação. Durante toda a semana, a equipe da Secretaria da Saúde intensificará as ações de orientação nas escolas, hotéis, pousadas e no comércio, como floriculturas e borracharias.
O Dia D em Ilhabela também dará prêmios para quem estiver com a casa livre de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Durante a semana os munícipes poderão depositar cupons em urnas espalhadas pelos Postos de Saúde do município, para participar do sorteio de uma bicicleta (1º prêmio) e duas cestas básicas (2º e 3º prêmio).
No sábado, por volta das 9h30, no estande montado para o Dia D, serão sorteados três nomes. As casas sorteadas serão visitadas pela equipe de Controle da Dengue e integrantes da Secretaria da Saúde.
Se a casa estiver sem nenhum criadouro do mosquito, ganha o prêmio, caso contrário será desclassificada e um novo sorteio acontecerá. (Fonte: Imprensa Livre)

Campeonato de Futebol de Ilhabela está na reta final

Ilhabela - O Campeonato Municipal de Futebol de Campo está em sua reta final. No próximo dia 29 a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria de Esportes realiza as finais das categorias Dentinho, Pré Mirim e Mirim e as semi - finais do Veterano, no Estádio Municipal.
O campeonato, que teve início dia 18 de setembro conta com a participação de 61 equipes. O término está previsto para o dia 21 de dezembro.
Confira as datas e horários dos jogos:

Final Dentinho
29/11 – 15h
Soccer X Ilha Soccer A
Local: Estádio

Final Pré Mirim
29/11 – 16h
Soccer X Barra Velha
Local: Estádio

Final Mirim
29/11 – 17h
Ilha Soccer X Barra Velha
Local: Estádio

Semi-Final Veterano
29/11 – 18h
Vasquinho X Brasiliense
Local: Estádio

Semi-Final Veterano
29/11 – 20h
Topolândia X Engenho D’Água
Local: Estádio (Fonte: PMI)

Pagamento de taxas e multas no Plantão Eleitoral

Ilhabela - Diferente do que foi anunciado anteriormente, o local onde poderão ser pagas taxas ou multas no dia do Plantão Eleitoral será na Casa Lotérica Milionária, localizada na Rua Prefeito Mariano Procópio, no Perequê.
O plantão acontecerá dia 13 de dezembro na Vara Distrital de Ilhabela, localizado a rua Sérgio Rodrigues, 11, no bairro do Perequê das 9h ás 17h. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Simulado Apell acontece na próxima sexta-feira

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião realiza na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, a partir das 14 horas, no bairro Porto Grande (Setor I), o sexto exercício simulado Apell (sigla em inglês para trabalho de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais).
Além da Defesa Civil, o plano de contingência envolve a maioria das secretarias municipais, hospital, pronto-socorro, Corpo de Bombeiros, Detraf, veículos de comunicação, entre outras instituições que podem colaborar, organizando ações como divulgação das informações, planejamento de transporte dos moradores, alimentação e atendimento médico, e têm como objetivo alertar, de forma integrada, sobre o procedimento correto em caso de acidente no Terminal.
Segundo o chefe da Defesa Civil, Emerson Alonso, a cada ano um setor de risco participa do simulado. Participam, este ano, os alunos do Colégio Porto Grande e da Escola Estadual “Maísa Theodoro da Silva” (antigo Cene), além dos moradores da alameda Jundiaí e suas travessas, e das ruas Fábio Cássio, Eduardo Cássio, Fausto César e Europa. Ao todo, são 46 ruas cadastradas, mas nem todas em sua total extensão.
A Praça da Vela é o Ponto de Encontro, no Porto Grande. “O encontro está marcado para a partir das 14 horas, mas não necessariamente ocorrerá neste exato horário, justamente porque um acidente verdadeiro não tem hora para acontecer, é imprevisível”, disse Emerson. “Em caso de acidente real, as pessoas são levadas para abrigos, o que não acontece no simulado também”, continuou.
No dia do simulado, que tem três horas de duração, a Petrobrás estará fazendo a distribuição de brindes, e haverá barracas onde cada órgão participante fará a exposição de seu trabalho ou oferecerá um serviço à comunidade, que contará também com muito entretenimento e pronto atendimento médico.
O chefe de divisão da Defesa Civil, Emerson Alonso, explicou que tanto no simulado quanto em uma situação real de emergência, a sirene da Petrobrás toca durante cinco minutos seguidos. “Não confundam essa sirene com outras que tocam diariamente”, pede. É preciso, também, que, ao ouvir a sirene, os moradores sintonizem a Rádio Morada FM 95,5, para obter informações e aguardar a chegada dos agentes da Defesa Civil, responsáveis pelo monitoramento até o ponto de encontro.
Emerson também disse que, em caso de acidente no Terminal, é preciso tomar alguns cuidados antes de se dirigir aos pontos de encontro, como desligar o fogão, a chave geral elétrica, orientar crianças e idosos, trancar a casa e, principalmente, manter a calma.
Além do Porto Grande, também são próximos da área considerada de risco os bairros Vila Amélia I, Vila Amélia II, Vila Galvão e Topolândia. A média de participação é de 2,5 mil pessoas por simulado.
Preparativos para o simulado - Para a realização do simulado 2003, a Defesa Civil realizou, desde o mês de agosto, o recadastramento dos moradores das áreas de risco tecnológico. Agentes visitaram as residências, orientando a população, distribuindo cartilhas explicativas sobre como agir em caso de emergência e recolhendo dados de pessoas impossibilitadas de locomoção, como idosos acima de 60 anos com enfermidades, deficientes físicos e mentais e acamados, que têm atendimento prioritário em caso de emergência.
No dia 04 de novembro foi realizada uma palestra, na Videoteca Municipal, para a distribuição de funções entre os órgãos envolvidos. Já no dia 19 de novembro, cerca de 30 pessoas, representantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, do Detraf, da Petrobras/Transpetro, assistentes sociais, entre outros, participaram de um treinamento sobre o plano Apell, que consistiu num “simulado de mesa”, no qual cada equipe de socorro anunciou o que fará no dia. Na ocasião, também, uma novidade foi inserida no simulado: os bombeiros só irão saber onde e em que estado estão às “vitimas” do simulado, no momento do “pedido de socorro”. Para finalizar as atividades preparatórias do simulado, no dia 26, cerca de 600 estudantes da Escola Estadual “Maísa Theodoro da Silva” (antigo Cene), acompanhados por professores e agentes da Defesa Civil, participaram de um treinamento de evacuação do prédio, seguindo em fila até à Praça da Vela.
O Plano - De acordo com a divisão de Tecnologia, Indústria e Economia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Plano Apell vem sendo implantado ao redor do mundo desde 1988, em parceria com indústrias e governos, para ajudar a prevenir acidentes tecnológicos de grande porte e minimizar seus impactos, nos casos em que venham a ocorrer.
Em São Sebastião, desde 1992 já eram feitos estudos para a elaboração de um plano de evacuação em caso de emergência, mas o Plano Apell só veio a ser implantado em 1997.
Segundo o chefe da Defesa Civil, Emerson Alonso, os exercícios simulados são praticados no município desde 1998. “Queremos repetir o sucesso da quinta edição do simulado, que aconteceu em dezembro do ano passado”, disse. Segundo ele, o Plano é um dos motivos que fazem com que São Sebastião seja reconhecida internacionalmente. “É de fundamental importância darmos o exemplo para os países de primeiro mundo, exportando conhecimento e ensinando como lidar em caso de emergências”, concluiu.
Apell no Exterior - O prefeito Paulo Julião, acompanhado do assessor de gabinete, Luis Figueiredo, e do coordenador da SMS (Secretaria de Meio Ambiente e Saúde) da Transpetro/Petrobras, Rogério Picado, viajará no próximo dia 8 de dezembro para Marselha, na França, onde participará do Seminário de Riscos Urbanos. Nos dias 10 e 11, o prefeito irá ministrar uma palestra sobre o Plano Apell para prefeitos de várias cidades francesas, que participarão do encontro.
Segundo Figueiredo, que durante dois anos esteve à frente da Defesa Civil, a viagem não tem qualquer custo para o município, já que foi um convite da Prefeitura de Marselha.
Em maio deste ano, a convite do Programa de Meio Ambiente das Ações Unidas, o prefeito também apresentou o Apell em Genebra, na Suíça, no Encontro de Especialistas de Nível Sênior da ONU. Na ocasião, que contou com a participação de 28 países, São Sebastião foi citada como exemplo do Apell.
Segundo o chefe de gabinete, Ubirajara Nascimento, vários países aprovam o modelo de gestão do programa adotado por São Sebastião. “Isso é motivo de orgulho, pois sabemos que estamos no caminho certo”, completou. (Fonte: PMSS)

Após um ano de embargo, serviços da Sabesp podem ser liberados

São Sebastião - A instalação de um canteiro de obras da Sabesp para instalação de ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no bairro Paúba, está sob embargo desde dezembro do ano passado. Mas a situação deve ser resolvida ainda este ano, segundo prevê o supervisor da equipe técnica do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais), na cidade, Renato Herrera de Araújo.
As obras de captação e tratamento de esgoto em Paúba, nem sequer começaram em razão do embargo. Araújo explica que o embargo foi definido e a Sabesp multada porque as estruturas foram instaladas em app (área de preservação permanente), à margem de curso d’água, na rua Belo Horizonte.
A autuação contra a Sabesp foi aplicada em 28 de dezembro de 2002, pela Polícia Ambiental. A multa ficou no valor de R$ 735,23.
De acordo com Araújo, a Sabesp apresentou recurso contra a atuação, argumentando que a obra estava sob responsabilidade da empreiteira Geva. Segundo o supervisor do DEPRN, foi concedida redução do valor da multa em 90%, desde que a Sabesp providenciasse a recomposição da área ambiental atingida.
Segundo Araújo, a Sabesp recorreu, em segunda instância, mas depois resolveu aceitar as condições do acordo inicial. “O processo está praticamente equacionado”, completa. Explica que deve ser firmado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre DEPRN, Sabesp e a empresa Geva para ser autorizado o desembargo e para o uso da área em questão com o devido licenciamento ambiental. Araújo afirma que a mesma área deve ser autorizada para os serviços, desde que não afete o meio ambiente.
Ontem, a assessoria de imprensa da Sabesp confirmou que a empresa, preocupada em resolver o problema, está mantendo gestões com o DEPRN. Mas a Sabesp afirma que o erro foi cometido pela Geva que instalou o canteiro de obras em local indevido. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradora pede providências sobre paralelepípedo solto

São Sebastião - A ambulante Adriana de Cássia Moro, 31 anos, moradora de São Sebastião, pede providências urgentes sobre precária condição de algumas ruas do centro. Ela explica que na semana passada, ao atravessar a rua Capitão Luiz Soares, com a rua Machado Deodoro, para buscar seu filho na escola, ela sofreu uma queda que provocou torção no tornozelo esquerdo.
Adriana afirma que tropeçou em um paralelepípedo solto. Ela compareceu à redação do Imprensa Livre, com o pé esquerdo e tornozelo enfaixados e dificuldades para andar.
“O médico disse que eu terei de ficar assim entre sete a 15 dias; é um grande transtorno”. Adriana disse que iria à Delegacia de Polícia registrar queixa contra a prefeitura. “Mas sei que não vai adiantar nada”, completou.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, disse que irá checar a reclamação da moradora para providenciar a manutenção do trecho citado e demais locais que necessitam do mesmo serviço. “Do que depender de nós, o problema será resolvido”, ele disse. (Fonte: Imprensa Livre)

Atual marido tenta matar o ex da mulher

São Sebastião - Sem aceitar um antigo relacionamento da mulher, o autônomo L.A.A.S., 20 anos, veio de Mauá tentar matar o ex, o padeiro J.S.A., 30 anos, que mora na Enseada, na Costa Norte. Graças a má pontaria dele, o caso não acabou em tragédia.
Eram cinco horas da manhã, quando o padeiro ouviu um barulho no quintal da casa. Ele saiu para verificar, deparando com L. de arma em punho. A vítima correu para dentro, ouvindo o primeiro disparo, que acertou a porta da cozinha.
Na casa, também estava a atual mulher do padeiro, S.P.M., 34 anos. Outro tiro foi dado, acertando novamente a porta. O padeiro conseguiu chegar até L. sem ser percebido, se atracando com ele. Durante a luta, mais três tiros foram disparados, terminando o total de munições do revólver Taurus, calibre 38.
Enquanto lutavam, a mulher da vítima chamou a Polícia Militar, que conduziu os envolvidos ao 3° Distrito Policial, onde o delegado Múcio Matos Monteiro de Alavarenga atendeu o flagrante.
Ciúme - Conforme o delegado, há três anos o relacionamento do padeiro e da mulher de L. terminou. O casal tem uma filha, que hoje está com quatro anos.
Em razão disso, o padeiro costuma visitar a filha em Mauá. Talvez em razão desta proximidade, já que eles têm algo em comum, L. nutre um ciúme pela antiga relação. Este sentimento não se apagou nem com o filho de um ano e meio que L. tem com a mulher.
Embora more em Mauá junto com o pivô da história, que é a ex de J., o autônomo é natural de Caraguatatuba, onde sua família ainda reside.
Ele teria vindo sozinho para praticar o crime na cidade.
A mulher permaneceu em Mauá, não chegando a dar declarações na polícia. O delegado autuou L., que não tinha antecedente criminal, por tentativa de homicídio. Ele foi recolhido na cadeia pública local. (Fonte: Imprensa Livre)

Trio é preso após invadir ônibus e agredir motorista no Jaraguá

São Sebastião - L.S., 18 anos, W.C.A., 19 anos, e W.B.S., 19 anos, foram presos na noite de segunda-feira, após invadirem um ônibus da Autoviass (Auto Viação São Sebastião) e agredirem o motorista P.R.F.J., que ao perceber que eles estavam desarmados reagiu.
O coletivo estava na rua das Hortências, no Jaraguá, quando o trio embarcou. Os vândalos começaram a agredir o motorista, obrigando-o a dar carona e ameaçando que iriam colocar um revólver na cabeça do cobrador, pois também queriam dinheiro.
Em dado momento o motorista, mesmo ferido na cabeça, percebeu que o trio estava desarmado, resolvendo reagir. A ação da vítima assustou os assaltantes, que fugiram.
A Polícia Militar foi chamada e em patrulhamento pelo bairro, encontrou o trio, morador da região. Eles foram conduzidos à delegacia, onde a vítima os reconheceu. Os três ficaram recolhidos na cadeia local, por tentativa de roubo e lesão corporal.
O motorista chegou a ser medicado no pronto-socorro devido aos ferimentos recebidos na agressão. O crime está registrado no 3° Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Quadrilha é presa na praia após roubar trailler

Bertioga - Uma quadrilha foi presa na madrugada de ontem, após roubar o trailler da Libaneza, que fica na avenida 19 de maio. Os quatro, moradores em Guaianazes, em São Paulo, foram localizados, pela própria vítima, passeando na areia da praia da cidade.
A quadrilha armada invadiu o estabelecimento, prendendo a proprietária e um funcionário no banheiro . Em seguida, eles quebraram equipamentos de diversão eletrônica, tirando a placa de circuito integrado, amplificador e microfone, fugindo em um fusca bege, em direção à praia.
Os assaltantes não sabiam que a ação criminosa havia sido filmada pela câmara de vídeo do trailler. O dono do estabelecimento resolveu sair à procura dos suspeitos e para sua surpresa os encontrou na praia.
Bem escondida - A Polícia Militar foi avisada, conduzindo R.L., 32 anos, R.F.B., 29 anos, P.G.F., 27 anos, e T.C.S., 21 anos, à delegacia. Com o reconhecimento da quadrilha por parte das vítimas e o encontro dos objetos roubados, faltava localizar a arma.
Após vasculhar em vários cantos da praia e no veículo, a polícia nada encontrou, mas a insistência de um funcionário do trailler foi maior. Após uma revista minuciosa no fusca, o revólver foi localizado em um compartimento dentro do motor, quase embaixo do carro.
Os quatro foram autuados por roubo e formação de quadrilha e ficaram presos na cadeia local. Um deles teria saído há cerca de dois meses da penitenciária. Esta seria a primeira vez que o trailler é roubado. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Pousada Maranduba

Sabesp faz manutenção e deixa bairros sem água

Ubatuba - A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo faz manutenção elétrica nos equipamentos na Estação de Tratamento de Água Carolina, em Ubatuba. O serviço, de caráter preventivo, tem como objetivo assegurar a confiabilidade do sistema.
Conforme a empresa, o trabalho deve ser realizado das 13h às 20h e, neste período, o fornecimento de água será interrompido nos seguintes bairros: Perequê- Açu, Taquaral, Lázaro, Perequê-Mirim, Estufa 1 e 2, Ponta Grossa, Cais do Porto, Itaguá, Jardim Carolina, Sumidoro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Praia Vermelha, Marafunda, Samambaia, Ipiranguinha, Parque Viva Mar, Toninhas, Morro das Moças, Domingas Dias, Santa Rita, Enseada, Tenório, Sununga, Piqueira e Centro.
A Sabesp pede à população afetada que, durante o período de serviço, utilize racio-nalmente a água armazenada nas caixas d’ água residenciais. Deve-se também evitar o desperdício, pois o retorno será gradual após o término dos serviços.
Água para Todos - Embora o Litoral Norte não tenha tido problemas em seus reservatórios com a estiagem que atingiu a região meses atrás, a empresa recomenda, com a chegada da temporada de verão, a economia de água. Conforme a Sabesp, diminuir o tempo de banho ou fechar a torneira enquanto se lava a louça pode evitar torneiras secas posteriormente, em razão do fluxo populacional que aumenta no mês que vem. (Fonte: Imprensa Livre)

Mistério no assassinato de comerciante em Ubatuba

Ubatuba - Envolvido em um mistério, o assassinato do comerciante Roberto Ferreira de Souza, 46 anos, ocorrido por volta das 21 horas de segunda-feira. No mercado, que fica em frente ao local do crime e vizinho à casa da vítima, em Maranduba, prevalece a “lei do silêncio”.
“Não conhecia ele e nem cheguei a ver nada”, disse um funcionário do estabelecimento, que não quis dar mais informações.
Natural de Ladainha, Souza foi atingido com tiros na cabeça e perna. De casa, o filho C.D.F., 18 anos, chegou a ouvir os tiros. Correu a tempo de ver o pai caído no chão, agonizando com sangue no rosto, e um homem alto e moreno, com roupas pretas, fugindo em direção à praia.
A vítima chegou a ser socorrida com vida pelo filho, mas morreu minutos depois de dar entrada na Santa Casa de Ubatuba. A causa da morte foi traumatismo craniano, em razão dos tiros na testa.
O homicídio foi registrado na Delegacia de Polícia. O filho disse no setor que desconhecia a autoria e circunstâncias do crime. A vítima não tinha antecedente criminal. (Fonte: Imprensa Livre)

Famílias desocupam parque em Ubatuba

Ubatuba - Os moradores do bairro Cambury, na região norte de Ubatuba, desocuparam no início da noite de ontem a sede do Parque Estadual da Serra do Mar, próxima a rodovia Rio-Santos. Anteontem, um grupo de 100 pessoas invadiu a sede reivindicando melhorias --reforma da estrada que dá acesso à rodovia e infra-estrutura. O bairro fica dentro da área do parque. Na sexta-feira, os moradores vão se reunir com a direção do Instituto Florestal, órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. "Vão ser apresentados as propostas de melhorias para a comunidade", disse a diretora do Parque Estadual da Serra do Mar, Eliane Simões. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba tem 48 casos de leishmaniose

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba registrou 48 casos de leishmaniose no município desde o início do ano. Em 2002, foram detectados apenas quatro casos. O maior número de pessoas contaminadas foi registrado no bairro Ubatumirim, que desde o início do ano teve 13 casos. A doença apareceu também em bairros como Almada, Sumidouro, Sertão do Ubatumirim e Cambury.
Segundo a prefeitura, as pessoas contaminadas estão em tratamento. Os moradores estão sendo orientados sobre a doença nos postos de saúde.
A leishmaniose é uma doença infecciosa que tem como transmissor o mosquito-palha. Os principais sintomas são nódulos e feridas na pele de difícil cicatrização.
O mosquito fica contaminado após picar animais como cavalo, cão e porco, que são portadores do protozoário. Os locais de mata intensa são mais propícios para contrair a doença.
Em Caraguatatuba, foram registrados 15 casos da doença este ano. As pessoas contaminadas estão passando por tratamento médico. (Fonte: ValeParaibano)

Trio acaba preso por assalto em Ubatuba

Ubatuba - Três homens foram presos após um assalto um posto de combustível ontem em Ubatuba. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos Joanes Marques Chagas Júnior, 22 anos, David Rocha Gonçalves, 19 anos, e Wilian Fernando Silva, 18 anos, teriam assaltado um posto no bairro Cidade Jardim. Eles renderam o frentista C.S.F., 29 anos, e levaram R$ 240 em dinheiro e maços de cigarro. Após patrulhamento, a polícia encontrou os suspeitos no bairro Martin de Sá, em Caraguatatuba, com os produtos. Em uma casa alugada pelos bandidos, a polícia localizou um revólver calibre 38. Eles foram encaminhados para a Cadeia Pública. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba constrói palco em praça

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba começou a construir um palco de alvenaria na praça Irmã Sofia, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Ipiranguinha. A obra complementa a urbanização feita na praça. O palco tem 12 metros de comprimento por 6 metros de largura e altura de 3 metros. Debaixo do palco funcionará uma cantina administrada pela paróquia. A previsão da igreja é que a cantina comece a funcionar antes do Natal. A praça já se tornou a principal área de lazer do bairro. O local possui um memorial contando a história do Ipiranguinha, além de um chafariz. (Fonte: ValeParaibano)

Participação popular na audiência sobre Zoneamento Ecológico

Ubatuba - Lotado, auditório da escola Anchieta de Ubatuba contou com mais de 200 pessoas. A quarta e última edição da audiência pública sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte aconteceu em Ubatuba no último sábado, 22, na escola Municipal Padre José de Anchieta. Com início por volta das 14 horas, a audiência teve cerca de 3 horas de duração e contou com mais de 200 pessoas.
Diversas categorias de Ubatuba estiveram presentes, como pescadores, maricultores, agricultores, empresários, representantes de entidades, associações de bairros e comerciais, população em geral, vereadores, secretários e o prefeito de Ubatuba Paulo Ramos (PFL), além de representantes das cidades do Litoral Norte, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Ministério Público do Estado de São Paulo.
A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente em parcerias com as Prefeituras e entidades, orientadas pelo Grupo Setorial de Coordenação do Litoral Norte. O objetivo é definir tipos de zonas, estabelecer regras para o desenvolvimento das atividades econômicas orientadas pela sustentabilidade, decidir sob as normas disciplinares para a ocupação do solo e o manejo dos recursos naturais. Ao final, entidades protocolaram documentos reivindicatórios que serão analisados e estudados na suas viabilidades legais, podendo ser inseridos na minuta final que será apreciada pelo departamento Jurídico do Governo Estadual. As entidades têm cinco dias úteis, a partir dessa última audiência, para manifestar dúvidas, propostas ou sugestões.
Dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões, sugestões, críticas e dúvidas. Moradores do Sertão do Ubatumirim compareceram em massa e reivindicaram a alteração da zona da região para Z3, que permite a prática da agricultura. Argumentaram que esta atividade é desenvolvida com sustentabilidade há séculos e hoje são 445 famílias que vivem e dependem exclusivamente da agricultura, inclusive sem o uso de agrotóxico. Pescadores, representados pela Colônia de Pescadores Z-10, também solicitaram mais flexibilidade no zoneamento marítimo. Argumentaram que o que compromete de fato são barcos de outras regiões e estados que promovem a pesca predatória, comprometendo todo o ecossistema marítimo.
Os secretários de Agricultura e Pesca (Saab), de Meio Ambiente (Sema) e de Arquitetura e Urbanismo (Sau) da Prefeitura de Ubatuba, também utilizaram a palavra para expressar a opinião da Administração Municipal. Antônio Marchiori, da Saab, saiu em defesa das comunidades agrícola da região norte e pesqueira de Ubatuba. Já o secretário de Meio Ambiente, Virgílio Barroso, enfatizou a necessidade de uma política urgente e efetiva habitacional na região como instrumento de preservação ambiental, inibindo assim ocupações em áreas de risco e de preservação do próprio meio ambiente. Por fim, o secretário da Sau, Gilmar Rocha, entregou aos representantes do Governo Estadual um CD contendo as leis que estão sendo criadas no município para a legislação do Uso do Solo. (Fonte: ACS-PMU)

Condomínio Pedra Verde é considerado modelo pela Sema

Ubatuba - Na tarde de terça-feira, 25, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, Virgílio Barroso, e o assessor Técnico, Fabián Pérez, receberam a visita do administrador do Condomínio Pedra Verde, Carlos Eduardo Paschoali.
Durante a visita informal, Barroso e Perez foram unânimes em classificar o Condomínio como modelo em Ubatuba, pela preocupação que há pelos administradores em preservar as espécies vegetais, muitas nativas, dentro do empreendimento. Barroso falou que quando há necessidade de retirar alguma árvore naquele local, os próprios administradores vão até a Sema para solicitarem a autorização e antecipam-se na proposta de plantar pelo menos mais cinco árvores dentro do Condomínio Pedra Verde, como plano de compensação.
Paschoali contou que o Condomínio é administrado pela Associação Amigos do Jardim Pedra Verde (Apeve), criada há 26 anos. O Condomínio possui uma área de 6,5 quilômetros quadrados, com 430 residências. A população fixa é de cerca de 40 pessoas. Nos finais de semana são cerca de 120 pessoas e na alta temporada são 430 famílias, ultrapassando 1700 pessoas. Segundo Paschoali há uma grande preocupação em se preservar o meio ambiente. E foi com este espírito que no ano passado realizaram um verdadeiro inventário ambiental, identificando todas as árvores e plantas contidas no sistema viário do loteamento com o intuito de preservar para a integração e o bem-estar dos próprios moradores. O levantamento, denominado florístico, objetivou diagnosticar a situação das espécies inseridas dentro do sistema viário. Foi realizado todo o mapeamento dos exemplares rua a rua, identificando individualmente com medidas em altura e observados problemas para correções, tais como situações sob fiação elétrica, presença de musgos, podas inadequadas ou ausentes, locais impróprios entre outros aspectos. Foram catalogadas 545 árvores e plantas distribuídas nas 20 ruas do loteamento. No total são 31 espécies diferentes de vegetação, entre amendoeiras, flamboyants, coqueiros, palmeiras real, ipês, cássias, cedros, espirradeiras, entre outras. Segundo o estudo, de uma forma geral, todas as espécies são adequadas à região litorânea.
Barroso destaca a consciência ambiental dos administradores. "É fundamental manter a arborização para as gerações futuras. Que o trabalho destes administradores seja seguido como modelo para os demais condomínios e associações de Ubatuba. De verdade, o que ocorre é que em cada 100 pedidos de supressão de árvores, apenas um tem disposição de plantar para compensar. Neste condomínio, o reflorestamento, a compensação quando da necessidade de se retirar alguma árvore, é documentado com fotografia e apresentado em nossa Secretaria. Isso significa respeito ao meio ambiente. Compromisso em manter viva toda esta natureza que faz de Ubatuba um verdadeiro santuário ecológico.
Aliás, um dos últimos redutos ecológicos do Litoral Paulista", disse Barroso.
Saneamento.
Atualmente o sistema de esgoto no Condomínio é de fossa séptica. Há alguns anos a Apeve realizou o estudo inicial para a implantação da rede de esgoto. No entanto, conta Paschoali, a rede foi implantada pelo Governo do Estado e agora aguardam a construção da estação de tratamento que deverá estar pronta até 2007, segundo correspondência oficial do Governo Estadual. (Fonte: ACS-PMU)

Torneio Acquakids de Natação

Ubatuba - Será realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio das Empresas DI MONACO e RESTAURANTE DRUMOND, no próximo domingo, dia 07 de dezembro, ás 09:00 horas, na Piscina Municipal, o 3ª Torneio Dimonaco/Restaurante Drumond Acquakids de Natação.
O torneio é dividido em várias categorias, sendo que serão premiados com medalhas, os três primeiros de cada prova.
Também será disputada pelas academias de natação de Ubatuba, o titulo de campeã do torneio. (Fonte: ACS-PMU)

Recreação na Estufa

Ubatuba - Foi realizada no domingo, dia 23 de novembro, uma Manhã de Lazer, na sede da SABE, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba em conjunto com a Sociedade Amigos do Bairro da Estufa com apoio das empresas: SERRALHERIA GRADIL, UTIYAMA POSTO KAMOMÊ, RECIVIDA MATERIAIS RECICLÁVEIS, VAREJÃO SANTA RITA, TONINHO TERRAPLANAGEM e MÁXIMA TRANSPORTES, evento este que faz parte do Projeto “Brincando na Comunidade”.
A organização do evento ficou contente com a presença das crianças que brincaram e se divertiram muito, com várias atividades recreativas e esportivas.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a parceria com a Faculdade de Educação Física Módulo e da confecção 100% BRASIL, que uniformiza todos os monitores do Projeto “Brincando na Comunidade”. (Fonte: ACS-PMU)

Jogos Escolares Mini Mirim

Ubatuba -Será realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Educação o 1º Jogos Escolares Mini Mirim.
Os Jogos acontecerão de 02 a 12 de dezembro, a partir das 09:00 horas, no Ginásio Municipal Benedito Pinho Filho (TUBÃO).
A modalidade a ser disputada será a Queimada nas categorias pré mini (até 8 anos) e mini (até 11 anos), masculino e feminino. (Fonte: ACS-PMU)

Segurança

A propósito da violência

Eu estou atento às matérias que abordam a violência. Elas aparecem em todos os veículos da mídia, tendo saído do seu tradicional reduto que são as páginas dos jornais conhecidos como “espreme que sai sangue”. A violência está aumentando assustadoramente, isso certamente tem relação com a situação de penúria em que o país se encontra. Como todos os brasileiros tenho me dedicado a refletir sobre o assunto e como jornalista, acabei tendo de me aprofundar no mesmo. Ao procurar dados para escrever uma matéria para o “Observatório da Imprensa”, sobre o triste acontecimento que envolveu o assassinato do casal de estudantes de São Paulo, travei conhecimento com algumas particularidades da vida do assassino. Xampinha, ou Champinha, esse é o apelido dele. O crime praticado pelo “jovem infrator” consistiu em apoderar-se de uma jovem por tê-la achado bonita, depois submetê-la a cárcere privado, escravizá-la sexualmente, para seu uso e de seus amigos e depois matá-la barbaramente com uma faca de cozinha. Ele sabia da gravidade do que acabara de fazer, pois tentou apagar os vestígios do crime. Alguns mais afoitos logo atribuem às más condições sociais toda a culpa pela violência do jovem, colocando-o como vítima. Se fosse assim, teríamos milhões de assassinatos brutais todos os dias, felizmente não chegamos ainda a números tão significativos. Não podemos nos esquecer de crimes recentes praticados por jovens bem nascidos. Alguns fizeram coisas terríveis como degolar a mãe e a avó, para obter dinheiro para a compra de drogas.
Lembro-me muito bem de um crime ocorrido na década de oitenta. Nessa época eu trabalhava em um veículo da grande imprensa de São Paulo e tinha acesso aos fatos antes de serem editados. Um jovem de classe média matou os pais e os irmãos. Depois colocou os corpos no porta-malas do carro, lavou o sangue derramado, tomou banho e foi para a casa da namorada como se nada tivesse acontecido. O jovem tornou-se adulto e está preso. É um prisioneiro modelo, estimado por todos à sua volta. É gentil, educado e prestativo e aparentemente inofensivo. Na época do crime, os depoimentos de colegas, parentes e da namorada indicavam tratar-se de uma pessoa absolutamente normal, apenas um pouco introspectivo. Como sempre ocorre nessas situações, os jornais deram amplo destaque ao fato e os especialistas de sempre emitiram as opiniões de sempre, que são afinal de contas o que eles sabem fazer. Esse assassino, caso seja solto poderá matar novamente, como o Chico Picadinho, que lê os clássicos na prisão e solto esquarteja prostitutas.
Voltando ao adolescente do caso recente, sabe-se que ele é introspectivo e tem uma capacidade de aprendizado extremamente limitada. Embora tenha freqüentado a escola mal consegue escrever as vogais. Desde pequeno apresentou acentuada tendência para a violência, sendo temido na região onde morava, inclusive pelos adultos. O que mais me chamou à atenção é que ele já fora internado na Febem por ter assassinado um homem de setenta anos. Aí está um exemplo da dubiedade que permeia a alma brasileira. Sempre há uma forma de tratar a mesma coisa com dois pesos e duas medidas, conforme os protagonistas. A primeira vítima do nosso “killer” era uma pessoa do povo, simples, não provocou lágrimas na Hebe Camargo nem tampouco indignação no rabino Henry Sobel. Como todos sabemos, no Brasil todos são cidadãos, mas há alguns que são mais cidadãos do que outros. Se a menina seqüestrada e morta fosse uma pobre moradora da periferia, provavelmente o assassino já estaria caçando outra namorada, lembrando o filme “O Colecionador” que deu fama a Terence Stamp. Após ser internado por assassinato, Xampinha ou Champinha foi libertado com a condição de que a mãe tivesse mais cuidado com as atitudes do filho. Onde já se viu sair matando velhinhos periféricos. Isso é feio menino, não torne a fazer coisa semelhante. Depois falam em mudar a lei. Eu me pergunto com que finalidade? Antes de mudar a lei é preciso estar seguro de que a que existe não funciona. A lei não é má, maus são os que a aplicam sem consciência do que fazem. O que pensaria o juiz que autorizou a libertação do assassino caso a menina seviciada fosse a sua filha. Note que o que estou escrevendo é tabu. Ninguém teve a coragem de abordar o fato por esse prisma, pois contraria aos interesses eleitoreiros dos que detém o poder no estado atualmente. Se um menor é internado por roubar um toca-fitas, admito que após algumas semanas ele deva ser solto. Caso seja internado por assassinato não. Assassinato é um crime grave, quem o comete não pode simplesmente ter a mão passada na cabeça e sair para reincidir. Se o Xampinha ou Champinha tivesse ficado detido por três anos pelo primeiro assassinato, não teria tido a oportunidade de matar novamente. Agora ele nunca mais sairá vivo das entranhas do aparelho prisional, porém agora é tarde. Teria sido melhor prevenir. É difícil admitir que haja pessoas tão desprovidas de compaixão como esse assassino covarde, frio e brutal. As autoridades foram omissas e continuarão sendo, até que um dia a falta de ação e a falta de vontade de mudar as coisas nos leve à guerra civil declarada, pois a informal já está aí. E daí, o que importa é que o candidato do governador seja preservado.

Sidney Borges
Ubatuba, SP

Colabore você também mandando idéias e sugestões que possam auxiliar na prevenção e diminuição da violência na região: seguranca@litoralvirtual.com.br

Carta do Leitor Topo

Assalto na Maranduba - Prezados Amigos. Com muito esforço e além de tudo muito carinho, eu e meus pais construímos uma casa para passar bons momentos em Maranduba - Ubatuba. Meu pai já havia comprado o terreno em meados dos anos 60 e há 13 anos eu e minha família temos passado momentos felizes lá.
Inesperadamente neste ano a casa já foi invadiada e saqueada por três vezes. Isto têm nos deixado atônitos e o que era um refúgio do stress da cidade de São Paulo onde eu e minha família moramos, tem se tornado uma grande frustração , pois agora não sabemos mais a que momento podemos ser roubados ou sofrer qualquer outro tipo de violência dentro de nossa casa.
Já procuramos a Base Comunitária de Maranduba e em um momento de sorte lá encontramos alguém, e os mesmos nos disseram que quem ter que ver isto é a Polícia Civil, que fica a 30km de lá, em Ubatuba.
Realmente estamos nos sentindo inseguros, desamparados pelas autoridades policiais e a mercê de bandidos e traficantes do bairro de Maranduba. Gostaria de trocar idéias com quem já também sofreu algo parecido em Maranduba (e devem ter sido muitos), através do meu e-mail pessoal: ricardomatrone@uol.com.br
Agradeço a ajuda.

Ricardo Matrone
Maranduba, SP


Onde vamos parar? - Violência, violência por falta de oportunidades para os cidadões de nosso País, oportunidade que são dados a poucos, e muitas vezes não aproveitadas, quantos jovens ricos, classe média, pobres cruzando pelas ruas de nossa cidade fumando um baseado de maconha, poucos tempos atrás podíamos passear a noite sem preocupação nas nossas praias, mas hoje tememos estes passeios com medo de sermos assaltados. O que está faltando são mais condições de trabalho para as nossas policias Militar e Civil trabalharem. Com tantos roubos que aconteceram e acontecem nunca vi uma a viatura da policia civil circulando em nossa região Maranduba e adjecencias. Se tivermos uma policia investigativa atuante, com certeza vamos ter bons resultados, por que sabemos que temos bons policiais civis em nossa corporação, não sei se temos o suficiente e se eles tem condições de trabalho, por que se não tiverem, e ao que consta é isto, temos que realmente unir nos, e vencer este câncer da nossa sociedade que é a violência, e não desistirmos desta luta que se estivermos unidos com certeza venceremos.
O resultado da nossa união é a nossa tão esperada ponte sobre o Rio Maranduba que com o apoio de alguns Empresários e Comunidade da Região, e parceria com a Prefeitura que nos cedeu as maquinas, conseguimos fazer, de madeira mas conseguimos. Não vamos parar por ai não, por que nos queremos uma ponte de concreto como o povo merece por que a nossa cidade merece o nosso turista merece temos que ser tratados com muito respeito, por que fazemos parte desta cidade, UBATUBA É NATURAL SE APAIXONAR, SEM VIOLÊNCIA E COM INFRA ESTRUTURA
Abraços a todos.

David Lemos
Maranduba, SP



Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

Foto do Dia Topo

Ensaio

O mestre navegante - Gisele Leite

©2003 Gisele Leite
O mestre navegante


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor