Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 05 de dezembro de 2003 - Nº 926 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes O mestre navegante

Região
Doze mil pessoas prestigiaram a Feira de Negócios do Litoral
Temporada contará com novos guarda-vidas e dois helicópteros


Caraguatatuba
Caraguá projeta criação de Centro de Atendimento para dependentes químicos
15ª Edição dos Jogos Oficiais do Judiciário
Módulo lança novo programa de crédito estudantil para 2004
Paróquia de Caraguá realiza exposição
Desconhecidos esfaqueiam taxista e roubam carro


Ilhabela
Renião de apresentação da temporada 2003/2004 dos navios


São Sebastião
Procon Mirim e da Terceira Idade encerram atividades de 2003
Curso para criação de mexilhões reúne pescadores na Costa Sul
Ação Cidadania chega a Juquehy no próximo dia 6
1º Encontro Radical União das Tribos
Ação integrada realiza várias demolições em Barra do Una
Surfistas universitários invadem Maresias


Ubatuba
7º Nacional Motorcycle acontece em Ubatuba
Torneio Acquakids de Natação em Ubatuba
Borrachudo este Mosquitinho Infernal
Prefeitura vai contratar empresa de ônibus título precário
PSF abre Processo Seletivo
Primeiro SOS da Vida Gospel Festival em Ubatuba
Prefeitura e Rede Gospel promovem Verão Show Gospel

Seções
Conto em Capítulos
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Doze mil pessoas prestigiaram a Feira de Negócios do Litoral

Litoral Norte - Cerca de doze mil pessoas prestigiaram os três dias da Feira de Negócios do Litoral Norte - Fenelin, realizada no final de semana na praça de eventos em Caraguá. Apesar das empresas não revelarem o valor comercializado durante o evento, a satisfação foi grande, tanto que alguns expositores já fizeram reservas para a Fenelin do próximo ano.
“O resultado da 1ª Fenelin foi positivo, visto que alguns expositores já no primeiro dia do evento fecharam negócios, pagando seus stands.
Com certeza, o 2º Fenelin será maior. Mas gostaríamos de ter contado com maior participação de empresários do Litoral Norte, visto que o intuito da Feira é a comercialização de produtos para a nossa região”, explica Jorge Washington, presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Caraguá, que realizou o evento.
Apesar de 70% dos 58 stands presentes na Feira serem de Caraguá, cidades como Araçatuba, Pindamonhan-guaba, São Paulo, São Sebastião e Ubatuba garantiram presença com seus produtos em diversas áreas, como alimentícia, seguros, turismo, hotelaria e saúde. Uma das novidades apresentadas na Feira foi trazida pela empresa Getbike, de São Paulo, com sua ‘bicicleta que anda na água’.
Os expositores de Caraguá que participaram do 1º Fenelin foram: Loja ULA - instrumentos musicais, Center Trevo - Materiais de Construção, Cheff Uniformes, Hospital do Celular, Fone Informações, Engmet - Segurança do Trabalho, Hidráulica Norte, Restaurante Mamalu, Fazenda Serramar, Sajo Apart Hotel, Bismar - Produtos Alimentícios, Movimento Seguro, Lion Zeladoria, Soesp Odonto, Hidrogras Piscinas, Engeart, TRI -Impermeabilizantes, Studio Comunicação Visual, Jornal Expressão Caiçara, Mídia e Arte, GDF Telemarketing, Residencial Imóveis, Disa Ferro e Aço, Extinfogo, Mega Chip Informática, Litoral Pet Shop, Polícia Militar Ambiental, Sebrae e a Fundacc - Fundação Cultural e Educacional de Caraguá, que apresentou produtos artesanais dos projetos Terramar e Com Arte.
Outras empresas do Litoral Norte que participaram da Feira foram: Center Fone e Vendmaq, de São Sebastião e Basfibra, de Ubatuba.
A abertura do evento aconteceu no dia 26, e contou com a presença do Secretário Municipal de Turismo Paulo Noronha, do presidente da Câmara Municipal, Wilson Gobetti, e de representantes do Sebrae, Caixa Econômica Federal e Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). “O evento foi uma excelente oportunidade de integrar as quatro cidades do Litoral Norte.
Somos cidades tão próximas, mas são poucas as oportunidades de trocarmos idéias e conhecermos o comércio de nossas cidades vizinhas”, comenta o secretário Paulo Noronha. (Fonte: Imprensa Livre)

Temporada na região contará com novos guarda-vidas e dois helicópteros

Litoral Norte - A formatura de 60 novos guarda-vidas em São Sebastião está acontecendo hoje, na praia de Maresias, a partir das 16h30, com uma prova de biathlon, com direito a premiação e Juramento de Prestação de Serviço.
Já em Caraguatatuba, a formatura de 46 novos guarda vidas acontece amanhã, a partir das 16h30, na praia Martin de Sá, somente com o juramento. Eles atuarão nas praias do Litoral Norte, a partir do dia 10 de dezembro, até o dia 10 de março de 2004.
Caraguatatuba já contava com o efetivo de 22 bombeiros, mas para esta temporada a Prefeitura contratou 30 guarda-vidas, além de contar com o apoio da Petrobras, que contratou mais 16. No total serão 68 guarda-vidas atuando na cidade, 16 a mais do que o ano passado.
Em, São Sebastião, a situação não foi diferente: a Prefeitura contratou 35 guarda-vidas e a Petrobras mais 25, sendo que o efetivo de bombeiros conta com 25 bombeiros. No total são 85 guardas vidas, 12 a mais do que o ano passado. As duas cidades contarão com o apoio de um helicóptero Águia da Polícia Militar, que fará a vistoria nas diversas praias.
Em Ubatuba, a Prefeitura contratou 30 guarda-vidas e a Petrobrás mais 25, além de contar com o apoio do outro helicóptero. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Igor Klein, a prefeitura de Ilhabela não enviou resposta para aderir à parceria.
Foram quatro semanas de treinamento intensos com plantões nos finais de semana. Os guarda-vidas aprenderam prevenção de afogamentos, na média de 500 metros por praia – setor pelo qual cada um ficará responsável -, além de identificar riscos do mar, como locais de buracos na areia, correntes, técnicas de pronto socorro, orientação e informação com o público banhista, manipulação de equipamentos, entre outros.
Segundo o tenente Klein, responsável pelas cidades de Caraguá e São Sebastião, o efetivo completo respectivamente nas duas cidades, seria de 70 e 90 guarda-vidas. “Lutaremos até chegarmos a este ideal ,mesmo porque as Sociedades Amigos de Bairros e comerciantes solicitam nosso trabalho. Este ano estamos inovando, com o apoio de dois helicópteros, além de implementar o trabalho em praias pouco movimentadas, como por exemplo a da Lagoa, em Ubatuba”, explica.
Klein lembra que no ano passado nenhum caso de morte de afogamento foi registrado em Caraguá e em São Sebastião somente dois casos foram registrados, enquanto anos anteriores tinham uma média de 10 óbitos por temporada de verão. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Hotel sol de Verão

Caraguá projeta criação de Centro de Atendimento para dependentes químicos

Caraguatatuba - Dependência Química foi tema discutido em Caraguá, nesta quinta-feira, dia 4, na Câmara Municipal, com a participação do vice-prefeito, José Pereira de Aguilar, o Secretário Municipal Pedro Norberto, além de médicos, coordenadores, funcionários da Saúde e especialistas como a coordenadora e presidente da COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e do CAPS de São José dos Campos, Dra. Edna Tralli e a psicóloga Marizete Carvalho.
O encontro está defendendo a criação de um Centro de Atendimento Psicossocial Alcool e Drogas no município. Caraguá possui um Centro de Atendimento Psicossocial para portadores de distúrbios mentais, como neuroses e psicoses. Dos 5.200 pacientes registrados, 60% são dependentes químicos.
De acordo com a Dra. Sílvia Scolfaro, do CAPS de Caraguá, o índice de dependentes tem aumentado na cidade e, em média duas pessoas com dependência química procuram o CAPS por dia. Estes são atendidos no CAPS e no hospital geral. De acordo com a Dra. Sílvia Scolfaro, 300 pacientes são atendidos por mês no CAPS, sendo um número extremamente alto. "Atendemos alguns problemas dos pacientes mas falta estrutura especializada", disse.
A Proposta da criação de uma CAPS Álcool e Drogas é oferecer atendimento só para pacientes com dependência química, onde haveriam profissionais especializados e infra-estrutura para a realização de atividades terapêuticas para os pacientes e também atendimento às famílias de pacientes. O novo Centro de Atendimento deverá ser implantado no primeiro trimestre de 2004. (Fonte: PMC)

15ª Edição dos Jogos Oficiais do Judiciário
Fase estadual dos jogos voltam às praias de Caraguá com centenas de servidores do Tribunal de Justiça de todo o estado.

Caraguatatuba - Caraguá está sediando a fase estadual da 15ª Edição dos Jogos Oficiais do Judiciário, que acontece de 4 a 8 de dezembro, com a participação de 400 servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Os jogos estão acontecendo no Ginásio Municipal do Morro do Algodão e Ginásio Municipal do Barranco Alto.
A abertura dos jogos aconteceu nesta quinta-feira, dia 4, às 9 horas. As modalidades disputadas são Futsal, Futsal Master, Volei e Basquete, nas categorias Feminino e Masculino. Mais do que uma competição, os jogos visam a integração dos funcionários. Os participantes da fase estadual são os melhores classificados na fase Capital.
Os jogos são promovidos pela Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça e têm o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Os atletas estão hospedados no Hotel Ilha Morena. (Fonte: PMC)

Módulo lança novo programa de crédito estudantil para 2004
Faculdades Integradas Módulo financiarão até 35% das mensalidades e negociarão débitos, solucionando o passado e o futuro de quem quer e precisa estudar.

Caraguatatuba - Os interessados em prestar vestibular em 2004, em Caraguatatuba poderão contar com um novo Programa de Crédito Estudantil, oferecido pelas Faculdades Integradas Módulo. A parceria estabelecida entre a Instituição e um fundo de investimento privado irá oferecer um financiamento de até 35% das mensalidades para os alunos a partir de 2004. O programa de financiamento proporcionado pela Instituição, não se limitará a alunos novos, mas também atenderá estudantes (ativos e inativos) que possuem débito com a instituição. A partir de agora, após aprovação de um comite de credito, poderão negociar suas dívidas para pagamento após a conlcusão dos seus respectivos cursos.
“O novo programa abre a possibilidade para que o aluno que não pode pagar o valor integral das mensalidade, ajuste o preço da mensalidade de modo que ela caiba em seu bolso”, comentou o diretor financeiro da instituição, Mário Sunahara.
A alternativa viabilizada pelas Faculdades Integradas Módulo visa dar oportunidade para aqueles que querem e precisam estudar mas não tem condições para custear o valor integral das mensalidades.
Levando-se em consideração a deterioração da economia que leva a queda do poder aquisitivo da população e ao desemprego chega-se a um quadro em que muitos querem estudar mas apenas uma minoria tem condições de arcar com os custos de uma faculdade. Segundo o IBGE, a procura por cursos superior pelas classes C e D vem aumentando em todo o país. De acordo com as estatísticas, os alunos oriundos dessas classes não podem suportar pagar as mensalidades cobradas atualmente pela maioria das Universidades. A questão se complica pois, as faculdades não conseguem oferecer cursos com qualidade ao nivel de preços que estas classes poderiam pagar.
Tudo isso somado explica a afirmação do ex-ministro da educação Paulo Renato: "o grande debate na educação brasileira nos próximos anos será sobre como financiar o ensino superior." Fica evidente que novas alternativas precisam ser criadas para atender a crescente demanda e resolver este problema social e estratégico da nação.
"Nós estamos procurando fazer a nossa parte". acrescentou Sunahara. De acordo com o Gerente Financeiro do Módulo, a Instituição oferece uma série de programas de financiamento, tais como o FIES (Financiamento Estudantil do Governo Federal); o programa Bolsa-Estágio, que proporciona descontos em porcentagem equivalente à carga horária exercida em trabalhos na instituição; programa de Monitoria, que concede descontos de 20% aos alunos que atuam como monitores junto à instituição; programa de Bolsa-Esporte, destinado a concessão de descontos a alunos com mérito esportivo comprovado; o programa Escola da Família, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, no qual alunos das Faculdades são contemplados com bolsas especiais de 50% subsidiado pelo Estado e 50% pela Faculdade que em troca, atuam em programas de educação, esporte e lazer nos finais de semana em atendimento à comunidade. Todos os programas continuarão sendo oferecidos pelas Faculdades. (Fonte: Módulo)

Paróquia de Caraguá realiza exposição

Caraguatatuba - A Paróquia Santo Antônio de Caraguatatuba realiza amanhã a primeira edição da EXPO-Pasa. No evento, serão apresentados os trabalhos feitos pelas pastorais em 2003. Durante a Expo-Pasa serão realizadas palestras, teatro, gincana, arrecadação de alimentos, reza do terço e exibição de filmes. Os alimentos arrecadados serão repassados para pessoas carentes que frequentam a paróquia. A abertura vai contar com a presença do Bispo Diocesano Dom Fernando Mason. A Expo-Pasa acontece das 9h às 18h, na Paróquia de Santo Antônio, no centro da cidade. A entrada é franca. Informações pelo telefone (12) 3881-1422. (Fonte: ValeParaibano)

Desconhecidos esfaqueiam taxista e roubam carro

Caraguatatuba - Dois desconhecidos esfaquearam o taxista M.R.L., 58 anos, e levaram seu carro, um Elba, na noite de terça-feira. A dupla abordou a vítima no Terminal Rodoviário, pedindo uma “corrida” até Pouso Alto.
Quando chegaram ao local de origem, os passageiros sacaram uma faca, amarrando o taxista que ainda foi ferido. Depois, a dupla abandonou a vítima no Km 81,7 da Tamoios, fugindo pela estrada.
O taxista conseguiu uma carona até o Posto Rodo-viário, onde registrou o crime e foi socorrido até o hospital. O roubo foi registrado na Delegacia de Polícia, onde o setor de investigação apura a autoria. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo



Renião de apresentação da temporada 2003/2004 dos navios


Ilhabela - Cerca de cinquenta comerciantes e prestadores de serviço das áreas ligadas ao receptivo turístico de ilhabela estiveram presentes em reunião organizada pela prefeitura municipal através da Secretaria de Turismo.
O crescente interesse que as empresas de turismo marítimo vem mostrando por Ilhabela, demanda cuidados no receptivo para que este continui a ser um mercado sempre em expanção.
O secretário de Turismo, Ricardo Fazzini lembrou aos empresários a necessidade de manter seus cadastros regularizados e atualizados junto a prefeitura uma vez que este ano somente estas empresas poderão prestar serviço aos turistas.
Uma novidade nesta temporada é que em convênio firmado hoje com o prefeito Manoel Marcos, o Sebrae estará pagando um terço das despesas de toda a estrutura do receptivo montado pela secretaria de turismo.
Pela primeira vez o Sebrae estará tambem ministrando vários cursos aos empresários locais com objetivo de prepará-los para um nível de atendimento internacional. Entre os cursos estão o de Qualidade Máxima no Atendimento, Formação de Preços e Venda no Balcão. Cinquenta por cento dos cursos serão pagos pelo Sebrae e os outros cinquenta por cento os próprios empresários estarão pagando.
Outra novidade desta temporada é que o Island Escape sempre realizou seus Fanturs em Búzios, no Rio de Janeiro e este ano a empresa elegeu Ilhabela como sede deste evento. A notícia da chegada de um navio cheio de operadores de turismo e jornalistas de vários estados do país motivou bastante os empresários locais, que se colocaram a disposição, oferecendo seus equipamentos e serviços para um Fantur do mais alto nível.
Estiveram presentes a reunião, alem do secretário de Turismo Ricardo Fazzini, o secretário do Planejamento Norberto Batista, o diretor de trânsito James Aboud, o chefe de operações turísticas Rafael Morais, Marcelo de Freitas, presidente da Associação comercial e Josenaide Souza Enéas. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Procon Mirim e da Terceira Idade encerram atividades de 2003

São Sebastião - Cerca de 180 pessoas entre autoridades, alunos e educadores participaram, ontem, dia 04, no Teatro Municipal, do encerramento das atividades de 2003 do Procon Mirim e da Terceira Idade de São Sebastião.
Na cerimônia de abertura do evento, entre os presentes estavam a coordenadora do Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor) municipal, Leony Carneiro, a representante da Faculti (Faculdade Assistencial e Cultural à Terceira Idade), Maria Olinda, a secretária da Educação, Irma Sanches Altamirano, e o vereador Marcos Souza. Da Fundação Procon São Paulo - órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo -, também marcaram presença a diretora do Programa Educação para o Consumo, Cleide Altieri, e a diretora da Melhor Idade, Nely da Conceição.
Depois de ser tocado o Hino Nacional, Leony entregou para a secretária da Educação, simbolicamente, certificados, que foram, no final do evento, entregues aos integrantes das turmas do Procon Mirim e da Melhor Idade.
“Em São Paulo, não temos este tipo de trabalho com crianças”, disse Cleide Altieri. “Parabenizo a semente plantada pela Leony, por este trabalho do Procon Mirim pioneiro no mundo”, completou. A secretária da Educação também parabenizou a atuação das crianças e da Faculti. “Devemos agradecer também ao prefeito Paulo Julião, que faz com que estes projetos sejam uma realidade”.
Também foram feitos agradecimentos especiais a chefe de divisão da educação Infantil, Profa. Alessandra Ruiz, à diretora da APAE, Elizabeth de Lima Ferreira, e à professora da rede pública vinculada à secretaria de Educação, Bel Alves, que foi homenageada.
Durante o evento, foram feitas apresentações sobre os direitos dos consumidores e como se prevenir de abusos na hora das compras. Foram apresentados o “Jornal do Consumidor” pela Melhor Idade, “O Artigo 6o. do Código de Defesa do Consumidor”, (que prevê a obrigação da promoção da educação para o futuro), interpretado por alunos da EMEI José Machado Rosa, “No Tempo em que a TV mandava Carinhos”, do livro de Ruth Rocha, “O Jornal do Consumidor” e o “Rap do Procon”, pelo Procon Mirim, e, para finalizar, a atração musical “Caprichos da Natureza”, pelo grupo de dança infanto-juvenil da APAE .
Procon – São Sebastião - O Procon, em São Sebastião foi criado em 1992, na primeira gestão do prefeito Paulo Julião, que promulgou a lei 758/92 criando o órgão, que desde então atua na cidade defendo os direitos dos consumidores.
Considerado um dos Procons mais eficientes da região, o órgão atende mensalmente aproximadamente 850 pessoas, de segunda a quinta-feira, das 12h às 17h. Para mais informações, o telefone do Procon é 3892-1639.
Procon Mirim - Criado em 2001, o Procon Mirim, hoje, é formado por 41 alunos das escolas municipais, que estão divididos em dois grupos. Com idade entre nove e 14 anos, eles aprendem a sua importância como cidadãos, a conhecer os seus direitos e deveres como consumidores e, principalmente, a trabalhar com a prevenção na hora da compra.
O projeto possibilita que os alunos vivenciem várias áreas da relação comercial, já que além das orientações recebidas nas salas de aula, eles também visitam os estabelecimentos comerciais podendo aprender, com a prática, como exercer a sua cidadania.
Procon da Melhor Idade - Uma parceria firmada entre a Faculti e o Procon criou, em agosto deste ano, um órgão fiscalizador constituído de cidadãos da Melhor Idade que conta, atualmente, com 29 participantes.
Com o lema “Onde o saber é tão importante quanto a vontade de viver”, a Faculti foi fundada em 1997 e atualmente conta com aproximadamente cem alunos e um amplo corpo docente, que ministra aulas de Direito e Cidadania, Psicologia, Dança de Salão, Atualidades e Curiosidades, entre outros.
A Faculti funciona na rua João Batista Fernandes, 38, no centro da cidade. (Fonte: PMSS)

Curso para criação de mexilhões reúne pescadores na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca, realizou hoje, dia 4, o curso “Criação e Cultivo de Mexilhões”, que reuniu cerca de 25 pessoas em Boiçucanga, Costa Sul da cidade. Organizado pela Assessoria de Relações Comunitárias e Subprefeitura, o curso mostrou aos participantes como criar e cultivar os mariscos de maneira artesanal.
O curso tem o apoio do Sebrae e a duração de oito horas. Para ministrar as aulas, vieram representantes do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, que já realizaram o mesmo trabalho em Ubatuba. Esta é a última turma do ano que recebe esse treinamento, mas ele vai continuar no ano que vem no Litoral Norte.
De acordo com Valéria Cress Gelli, que é oceanógrafa do Instituto de Pesca/APTA/SAA, a idéia do curso é capacitar os novos produtores. “Esse curto oferece uma alternativa para a complementação da renda dos pescadores da região”. Segundo conta, durante o curso em São Sebastião foi possível perceber o interesse dos jovens sobre a criação dos mexilhões, que buscam por uma nova alternativa de trabalho.
Valéria acredita que esse trabalho pode suprir essa necessidade, desde que acontece de uma maneira sustentável. Por esse motivo é interessante que ele seja iniciado pelos próprios pescadores ou com pessoas ligadas direta ou indiretamente à pesca.
O núcleo da Secretaria de Agricultura do Litoral Norte está localizado em Ubatuba e atualmente oferece outros trabalhos para a comunidade pesqueira. Valéria comenta que para obter mais informações, os interessados podem ligar para (12) 3832-1254 ou (12) 3892-1340.
Um diferencial desse curso é que após o encerramento, um grupo acompanha todos os novos produtores, para dar assistência a cada criação. “Depois que eles concluíram essa parte que foi teórico-prático, vamos dar um apoio pessoal a cada participante”, comenta a oceanógrafa.
Os participantes tiveram que realizar uma avaliação do curso no final do dia. Eles gostaram muito do que viram e disseram que a comunidade do Litoral está precisando de mais iniciativas como esta.
O assessor técnico de pesca, Waldemar Zanineli, comentou que o curso foi realizado em Boiçucanga a partir de uma solicitação de pescadores da região, durante uma reunião na Praça Pôr do Sol. Na ocasião, o Subprefeito Wagner Teixeira fez a solicitação ao Departamento de Pesca para viabilizar o curso na Costa Sul. Para Wagner, é importante oferecer novas alternativas aos pescadores, para que possam continuar vivendo da pesca e manter essa cultura caiçara.
Waldemar acredita que o curso é bem rápido, mas já é o suficiente para dar uma nova visão aos interessados, que poderão se aprofundar mais no assunto e, até mesmo, chegar na criação de uma fazenda de mariscos na região”, finalizou. (Fonte: PMSS)

Ação Cidadania chega a Juquehy no próximo dia 6

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizará no próximo sábado, dia 6, em Juquehy, o projeto Ação – Cidadania, que acontecerá das 10h às 16h, na Escola Municipal de Juquehy, que fica na rua Maria Madalena Faustino, 870.
Esta é a quinta edição do projeto que tem como objetivo aproximar os serviços públicos da comunidade local. Para isso, cerca de 30 órgãos municipais, estaduais e federais oferecem seus serviços durante todo o dia. O último “ação cidadania” foi realizado em Boiçucanga, onde foram feitos quase três mil atendimentos. Ele também obteve bons resultados nos bairros Canto do Mar, Maresias e Morro do Abrigo, onde as pessoas puderam sanar dúvidas e resolver problemas pendentes, sem saírem do bairro em que residem.
De acordo com os organizadores do evento, o Ação- Cidadania foi criado para facilitar o acesso dos moradores de bairros mais afastados do centro, a serviços de grande importância para a comunidade. Por esse motivo, os locais onde ele acontece são definidos de acordo com as características demográficas e perfil sócio-econômico dos moradores.
Além de tirar documentos, como R.G., Registro Civil, as pessoas que comparecerem ao local poderão obter diversas informações, como por exemplo, o recolhimento de INSS para autônomos, parcelamento de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano), alvarás, consultar processos e ações judiciais que tramitam na prefeitura. Também poderão ser feitas as certidões de recém-nascidos, carteiras de trabalho, consultas sobre ações trabalhistas, cadastros para seguro desemprego e inscrições para as oficinas culturais.
Durante o projeto serão realizadas campanhas para conscientização da comunidade, e entre os temas abordados está a sinalização de trânsito. Além disso, estarão disponíveis informações sobre cooperativas, fundo de garantia, ligação de água e esgoto, obras de pavimentação e demais melhorias.
O Ceprom (Centro de Ensino Profissionalizante Municipal) vai oferecer aos visitantes corte de cabelo, manicure e pedicure gratuitamente, além de aulas de informática no laboratório móvel. Já os agentes do PSF (Programa de Saúde da Família) estarão representando a Secretaria de saúde e irão realizar, desde palestras e orientações, até marcação de consultas.
Para que os adultos possam usufruir os serviços com mais tranqüilidade, haverá uma equipe da Secretaria de Educação destinada a realizar brincadeiras recreativas com as crianças. Esse grupo deverá realizar exposições de fotos e artesanatos, danças, gincanas esportivas, rapell e oficinas de arte.
O Prefeito Paulo Julião participa do evento durante todo o dia, onde estará a disposição para conversar com a comunidade e tirar duvidas dos moradores.
Quem participa desta ação: Secretarias de administração, Assuntos Jurídicos, Educação, Fazenda, Governo, Meio Ambiente, Obras e Infra-estrutura, Promoção Social, Saúde, Turismo e Cultura, Fundo Social de Solidariedade, Assessorias de Relações Comunitárias e Defesa Civil, Bandeirante Energia, Sabesp, Correio, INSS, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, PAT/ Banco do Povo, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho, Cartório de Registro Civil, Cartório Eleitoral, Delegacia Seccional, Receita Federal, Conselho Tutelar, Procon e Junta Militar. (Fonte: PMSS)

1º Encontro Radical União das Tribos

São Sebastião - No próximo sábado, dia 6 de Dezembro, vai acontecer o “1º Encontro Radical União das Tribos”, na rua Vitorino Gonçalves dos Santos (toda a sua extensão), das 10 às 19 horas, realizado com a parceria da Prefeitura de São Sebastião, Rádio Morada FM e Olivo Autos e Motos.
Esse encontro será uma confraternização de vários segmentos radicais com seus adeptos e simpatizantes com veículos personalizados, veículos antigos, veículos sonorizados, diversas motocicletas, exposição de jet ski, e mais uma gincana Morada FM, com brincadeiras interativas, tendo como objetivo reunir a maior quantidade de pessoas para participar da promoção e realizar uma grande festa.
Durante o evento, haverá barracas de prêmios como capacetes, kits com camisetas e chaveiros, troca de óleo para as motocicletas, prancha de surfe e muito mais. Serão premiados com troféus o carro antigo mais bonito, carro personalizado e também serão homenageados os atletas que fizeram o nome do litoral norte crescer durante o ano de 2003.
Para o secretaria de Turismo e Cultura, José Cardim de Souza, o Encontro será a maneira de reunir pessoas de tribos diferentes, mas com algo em comum: o gosto pelo esporte. “Esse é o primeiro ano do evento e acreditamos que será um sucesso”, disse.
“O 1º Encontro Radical União das Tribos é fruto de nossa experiência, somando esforços e parcerias, queremos oferecer o máximo de entretenimento temático aos que aqui estão, na certeza de que no próximo ano estaremos juntos novamente”, disse o atendente comercial Cristiano Malta, da rádio Morada FM.
No encerramento do evento terá um super show de motos com a equipe Willin Domínio e Ousadia, com apresentação de 6 motos, sendo duas 900 cilindradas. (Fonte: PMSS)

Ação integrada realiza várias demolições em Barra do Una

São Sebastião - Uma operação integrada entre a Prefeitura de São Sebastião, Instituto Florestal, Polícia Florestal e Militar, fez diversas demolições numa área em Barra do Una, conhecida como Sítio Velho. Localizada próximo ao quilômetro 180 da Rodovia Rio Santos, a área possui um total de 96 casas que foram embargadas esta semana. De acordo com a liminar da 2ª vara cível de São Sebastião, de número 1372/03, todas as áreas construídas não podem ser alteradas, está proibido qualquer nova construção e ainda foram indicadas 31 casas para serem demolidas.
As demolições, segundo o processo, deveriam ser realizadas em todas as construções que não estivessem ocupadas, assim como as construções em fase inicial. Cerca de trinta pessoas estiveram no local para executar a ação judicial, que não pode ser finalizada devido ao grande número de casas existente na região. Do total apontado pelo processo, somente oito obras, entre casas já prontas e alicerce de construções foram derrubadas.
Segundo a equipe de fiscalização ambiental da prefeitura de São Sebastião, as ocupações iniciaram nessa região há cerca de dez anos. De lá pra cá o número de construções aumentou bastante. Em 2001, por exemplo, houve a demolição de cinco casas que estavam irregulares e na ocasião os moradores foram orientados para deixar de construir na área, que apesar de ser particular, é de preservação permanente. Isso não foi cumprido, e mesmo nos locais onde aconteceram demolições, já existem novas casas.
A equipe de fiscalização ambiental e obras particulares já havia realizado um trabalho de cadastramento da área, por meio do que, foi possível delimitar a área e conter um pouco as invasões. Esse trabalhou ajudou a mapear o loteamento, viabilizando a entrega das notificações a todos os moradores. O oficial de justiça entregou cópia do processo em todas as casas, mediante assinatura do responsável pela construção, que a partir de agora terá quinze dias para recorrer da decisão. Além disso, eles não poderão alterar mais nada na região, estando sujeitos a multa que varia de R$ 500 à R$ 5 mil. Nos locais onde foram realizadas as demolições, a prefeitura afixou placas proibindo novas construções.
A equipe que compôs a operação integrada deve voltar novamente a área para finalizar as ações. (Fonte: PMSS)

Surfistas universitários invadem Maresias

São Sebastião - Com ondas de meio metro, boa formação e muito sol, 32 surfistas abriram o Lui Lui Surf Festival, o Brasileiro de Surfe Universitário, na manhã de ontem, em Maresias.
Neste primeiro dia, os candidatos entraram no mar para a fase de triagem, disputa para os surfistas que não se classificaram nos times oficiais de cada estado, nas sete seletivas ou nos circuitos estaduais, buscando as oito vagas restantes para o evento principal, que começa hoje.
O grande destaque do dia foi o paulistano Pedro Regatieri, aluno de Direito na Unip. O surfista de 22 anos conseguiu excelentes manobras, convencendo os juizes por sua radicalidade, enquanto na areia o seu pai, Pedrão, corria de um lado para o outro, gritava, torcia, chorava a cada onda surfada.
Personagem folclórico nos campeonatos, o pai “coruja” acompanha todas as baterias do filho de forma intensa e não decepcionou a torcida, que sempre aguarda o seu show.
Surfista desde os 10 anos, Pedrinho está confiante num bom resultado, principalmente após a apresentação desta quarta-feira. “Surfei bem e espero manter este ritmo até a final”, disse o competidor, que fora do mar é um excelente aluno. “Só tiro nota 9 e 10. Passei direto para o 4o ano de Direito. Não é fácil não”, comentou.
A partir de hoje, começa o evento principal, com a entrada dos favoritos ao título. Entre os grandes cotados está o paulista Missilvano Alves (Ed. Física/ Unimes), que busca o bicampeonato brasileiro. Vindo da recente conquista do título paulista, “Míssil”, como foi apelidado por sua velocidade nas ondas, é o surfista com melhor retrospecto no Brasileiro. Além do título em 2001, ele foi 3o colocado ano passado.
Até sábado a praia de Maresias recebe estudantes universitários de dez Estados. Atletas do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte buscam o título nacional, que vale um automóvel Renault e uma passagem aérea da TAM para Paris, na França.
O campeonato começa às 9h nos três dias. O sábado está reservado para as fases finais das quatro categorias. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Pizzaria Bucaneiros

7º Nacional Motorcycle acontece em Ubatuba

Ubatuba - O Nacional Motorcycle é realizado em Ubatuba uma das mais belas estâncias balneárias do litoral brasileiro e que este ano se encontra em sua sétima edição; reúne no início do mês de Dezembro, uma grande quantidade de motociclistas e moto clubes, principalmente dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, incrementado o turismo e fazendo grande divulgação do município no meio motociclístico as portas da temporada de verão.
O evento é fruto de uma produtiva parceria entre o Cruz de Ferro Moto Clube, Prefeitura Municipal e SETUR (secretaria de turismo).
Projetado este ano para se realizar na Avenida Iperoig (Avenida da Praia - Centro), próximo à SETUR, nos dias 05, 06 e 07 de Dezembro próximo.
O mesmo contará com um palco para a apresentação de bandas de Rock e Blues, expositores de produtos motociclístico, concurso da Garota Motorcycle, Globo da Morte, Shows de Wheeling e entrega de troféus aos Moto Clubes participantes.
A estimativa de público para este ano baseado em eventos anteriores é de aproximadamente 10.000 mil pessoas, circulando no sábado; dia principal do evento.
Participarão também, o SEBRAE, a Secretaria de Saúde com a Campanha Anti-AIDS, Revendas YAMAHA e SUZUKI. (Fonte: ACS-PMU)

Torneio Acquakids de Natação em Ubatuba

Ubatuba - Será realizado no próximo domingo, às 9 horas, na piscina municipal, o 3ª Torneio Dimonaco/Restaurante Drumond Acquakids de Natação.
O torneio é dividido em várias categorias, sendo que serão premiados com medalhas, os três primeiros de cada prova.
Também será disputado pelas academias de natação de Ubatuba, o titulo de campeã do torneio.
Prova do Lázaro - Será realizada pela Prefeitura a 4º Etapa do 7º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, no domingo, dia 14, a partir das 10 horas, na praia do Lázaro.
São esperados 300 atletas, dos clubes do Litoral Norte, Vale do Paraíba e São Paulo.
Esta será a ultima etapa do circuito. Serão premiados os três melhores atletas de cada categoria. As provas do Circuito envolvem atletas de 7 anos a 50 anos, de ambos os sexos, com percursos que são distribuídos em: 250, 500, 1000 e 3000 metros. (Fonte: Imprensa Livre)

Borrachudo este Mosquitinho Infernal

Ubatuba - A Saúde Coletiva, agora sob a chefia do Biólogo Neilton, através da Equipe Municipalizada da Susen, vem trabalhando desde Setembro para que em Janeiro ou mesmo já em Dezembro a avalanche de borrachudos tenha diminuído o suficiente para não atormentar os turistas e nós moradores de Ubatuba.
É preciso saber um pouco mais como é feito este traballho, bem como onde e como se desenvolve este mosquito. O borrachudo ao contrário do mosquito da dengue, se cria na água corrente, por isso as nascentes de rios e cachoeiras são os lugares preferidos dos criadouros e consequentemente dos mosquitos . O combate do borrachudo é feito na larva , por isso a necessidade de ser feito o trabalho antes que vire pupa e depois mosquito. A vida de um borrachudo que começa como o da dengue ,ovo, larva e pulpa, tem uma vida útil de 45 dias, mas como se prolifera na aguá corrente a população pouco pode fazer, diferentemente do mosquito da dengue que se prolifera em água parada e é fundamental a colaboração da população para o seu combate.
O borrachudo é combatido atualmente pela aplicação do larvicida biológico que é o tratamento correto para proteção ambiental, diferente do larvicida que antigamente era usado que era o larvicida químico, que prejudicava o meio ambiente. Atualmente é usado o larvicida - Bacilus Turgiensis Israelensis - chamado popularmente de BTI com um custo realmente elevado, mas que evita a destruição de outros bichos e plantas necessários para a conservação do meio ambiente.
A equipe da SUSEN faz a aplicação do BTI pelo município inteiro em pontos estratégicos, a cada 15 dias( repetindo nos mesmos pontos) principalmente onde haja algum núcleo de população. Pelo tamanho do município de Ubatuba este trabalho realmente é intenso. O município ficou sem o BTI durante o ano passado por isto o aumento dos borrachudos. Como o trabalho este ano começou em Setembro esperamos uma diminuição bem grande para os próximos meses. Ubatuba tem larvicida suficiente para aplicação até junho do ano que vem e pretende dar continuidade ao trabalho para uma diminuição considerável deste mosquito, que tanto incomoda a população e até pode contribuir para afugentar os turistas. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura vai contratar empresa de ônibus título precário

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba publicou esta semana edital de chamamento de empresas de ônibus para operar transporte coletivo de passageiros urbano e rural a título precário pela prazo de 6 meses. Esta providência tornou-se necessária pelo fato do contrato com a empresa atual ter sido considerado nulo além da mesma ter oficializado não haver interesse em continuar prestando serviço. A Prefeitura, em 2001, iniciou processo licitatório que, face a recursos interpostos, a Justiça considerou nulo o edital de concorrência. Diante dessa situação, o prefeito PauloRamos assinou o decreto 4165, publicado em 29 de dezembro, considerando que enquanto a discussão continuar “sub-judice” deverão ser provisoriamente regularizados os serviços de transporte coletivo até que sejam resolvidas as situações pendentes. Por tratar-se de prestação de serviço essencial, com evidente perigo de lesão dos direitos básicos e face a possibilidade paralisação, a Prefeitura adotou o procedimento de contratação a título precário.
A documentação habilitatória deverá ser entregue na Comissão de Licitações ,na sede da Prefeitura Municipal, até às 12 horas do próximo dia 12 de dezembro, em envelope fechado, constando o nome da empresa e o assunto, com sua abertura para as 15h00 do mesmo dia. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura paga em dia e coloca R$ 5 milhões no comércio

Ubatuba - O funcionalismo da Prefeitura de Ubatuba recebe amanhã, sexta-feira, 5, o salário de novembro junto com o 13º e, no dia 26, o pagamento de dezembro. São cerca de 1.700 funcionários cujo montante da folha atinge R$ 5 milhões. “Estamos mantendo nosso compromisso de pagamento em dia em respeito ao funcionário , graças a um rígido controle de nossas finanças. Além disso, injetamos uma soma considerável na economia local beneficiando todo o município”, diz o prefeito Paulo Ramos.
A primeira parcela do 13o foi paga em junho, com antecipação de um mês do previsto, abolindo, de uma vez por todas, a prática de parcelamento de pagamento conforme ocorrera em administração anterior. Cerca de 70o dos municípios brasileiros estão com dificuldades para honrar o 13o .
O município de Ubatuba atualmente compromete 47% de sua receita corrente líquida com o pagamento de funcionalismo contra 55% registrado no início do atual governo. (Fonte: ACS-PMU)

PSF abre Processo Seletivo
O Programa Saúde da Família está ampliando suas equipes

Ubatuba - Atualmente o PSF conta com 12 equipes de trabalho. Com a ampliação a cidade terá 22 equipes passando de 60% para 100% o atendimento do programa no município.
“Esta ampliação vem de encontro com as soluções apontadas pela Conferência Municipal de Saúde. Com a ampliação do atendimento do PSF o movimento na recepção da Santa Casa deve diminuir. O atendimento preventivo gera mais qualidade de vida e é uma das principais vantagens do PSF” afirmou Dr. Carlos Fragnan, Secretário de Saúde.
As novas equipes serão selecionadas através de entrevista e prova escrita. Os selecionados receberão treinamento durante o mês de janeiro e em fevereiro de 2004 já estarão atendendo a população.
Para contratação de pessoal e formação das novas equipes a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba e A Santa Casa abriram as inscrições para o processo seletivo para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Consultório Dentário, que atuarão nos seguintes bairros: Perequê-Mirim, Itaguá, Estufa II, Centro, Jardim Carolina, Perequê Açu, Maranduba e Lagoinha.
As inscrições estarão abertas nos dias 8 e 9 de dezembro, das 8h às 17h, no Centro de Saúde na Av. Rio Grande do Sul, 710, centro.
É obrigatória a apresentação de documentos pessoais juntamente com o comprovante de residência e, para os cargos de auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário, é necessária a apresentação do registro profissional. (Fonte: ACS-PMU)

Primeiro SOS da Vida Gospel Festival em Ubatuba

Ubatuba - A Música Gospel, teve como berço os corais das igrejas protestantes americanas e se transformou num fenômeno fonográfico mundial ganhando novas formas e novos estilos. Hoje a Gospel Music atinge todos os continentes e adota uma estética musical dos mais diversificados gêneros
No Brasil a música Gospel deu seus primeiros paços em 1990 com surgimento de grupos como Katsbarnea e Oficina G3.
Hoje se torna cada vez mais comum a apresentação de bandas Gospel em casas noturnas como o Olympia, Direc TV Music Hall, Cerdicar Hall, etc. Além de lotar estádios e praças públicas como Pacaembu, Ibirapurera, Sambódromo do Rio e outros.
A prefeitura de Ubatuba, através do esforço do Secretário de Assistência Social, Pastor Edson Alves, traz para a cidade um mega evento, o Primeiro SOS da Vida Gospel Festival de Ubatuba.
Bandas de destaque nacional estarão se apresentando num grande palco, com muitos Watts de som e luz, que será armado na Avenida Iperoig no dia 20 de Dezembro.
Mara Maravilha, Praise Machine, Soraya Moraes, DJ Alpiste, X-Barão, Os Peregrinos, Fernando Cester, FLG, Renascer Praise, Apelo e Katsbarnea serão as atrações que estarão se apresentando nesta grande noite Gospel.
Durante o evento será feita a abertura oficial do Natal de Ubatuba.
Para o Pastor Edson Alves, “será um momento importante não só para a comunidade evangélica mas para toda a população que poderá assistir um grande espetáculo de musica e paz”.
Ainda no dia 20 a partir da 9:00hs, na Praia do Tenório, em uma arena de 1000 lugares, estarão sendo feitas gravações do Programa Clip Gospel da Rede Gospel de Televisão com a apresentadora Fernanda Hernandes.
Vários programas serão gravados para apresentação em rede nacional durante o verão (Verão Gospel).
O Clip Gospel vai ao ar diariamente às 17 horas e as quintas-feiras, ao vivo, a partir das 16:30hs pela Rede Gospel de Televisão pelos canais 28 da Net, 25 da TVA, 97 da TVA/Canbrás para todo o ABC e Litoral, canal 53 UHF em São Paulo, canal 44 UHF em Itapetininga/SP canal 50 UHF/RJ e via satélite para todo o Brasil.
“Ubatuba terá destaque especial em uma rede de TV nacional e, além disso, poderemos proporcionar uma grande show para nossa população e nossos visitantes”, afirmou o Prefeito Paulo Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura e Rede Gospel promovem Verão Show Gospel

Ubatuba - A Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba, a Rede Gospel de Comunicação (Rede Gospel de Televisão, Rádio Manchete e a Gospel Records) convidam para a coletiva de imprensa para apresentar o projeto VERÃO GOSPEL 2004. Trata-se de uma série de eventos que estarão acontecendo no município de Ubatuba nas próximas semanas para todos os moradores, visitantes e turistas. Serão mais de 20 horas com o melhor do gospel nacional, gravação de programas e participação pra lá de especiais de artistas e cantores conhecidos do público.
A coletiva de imprensa para apresentação do projeto será realizada na próxima terça-feira, dia 9, a partir das 11:00h no auditório da Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, à Rua Paraná, 375 - Centro.
Presenças confirmadas de Paulo Ramos (Prefeito de Ubatuba), Fernanda Hernandes (apresentadora do programa "Clip Gospel"), Bispa Sonia Hernandes (apresentadora do programa "De Bem Com A Vida"), Marcelo Aguiar (cantor), Salgadinho (cantor ex-Katinguelê), Edson Alves (Secretário de Assistência Social de Ubatuba), Sandra Bolognini (coordenadora de eventos da Fundação Renascer) e Vladimir Alves (diretor e produtor executivo do programa "Clip Gospel").
Favor confirmar presença pelos telefones (11) 9386-8208, (11) 9444-8674 ou (11) 5087-5923.
SERVIÇO: Coletiva de imprensa - Projeto rede Gospel / Prefeitura de Ubatuba
Terça-feira, dia 09
11:00 - coffe break
11:30 - coletiva
Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social de Ubatuba
RUA PARANÁ, 375 - CENTRO. (Fonte: ACS-PMU)

Conto em Capítulos

Clique para acessar  os capítulos anteriores
Clique para acessar os capítulos anteriores

Capítulo IX: Estamos em perigo!

Enquanto a garota ajeitava-se para começar a história, cheguei a pensar que poderíamos fazer alguma coisa mais interessante do que simplesmente conversar. Ela deve ter sentido as minhas intenções, seu olhar decidido mostrou que eu deveria refrear os ânimos, não seria naquela ocasião. Começou então a narrativa de forma impetuosa e à medida que eu ia me inteirando dos meandros, duvidei de sua sanidade mental. Só uma pessoa fora da curva da integridade psíquica, poderia dizer tantas coisas estranhas ao mesmo tempo. Parecia um filme de ficção científica. Decidi esperar o fim da história para depois despachá-la, dormir e esquecer. Eu estava cheio da peregrinação que já durava meses, em busca de uma história que ouvira de um bêbado, em um bar malcheiroso. As coisas estavam passando do limite, minha vida havia estagnado, eu abandonara os estudos e o trabalho e só pensava nos acontecimentos de Picinguaba. Quando apareceu uma pista que me pareceu consistente, senti ter sido ilusão. A garota era atraente, mas a cada palavra que proferia, mais me parecia fora da realidade. Eis o que ela disse:
- Primeiramente temos de encontrar Artur. Ele está de posse de um documento da maior importância, sem desconfiar que isso poderá ter graves conseqüências para a humanidade. O documento tem relação com um plano para colonizar a Terra e seus autores vivem num planeta situado há duzentos anos luz de nossa galáxia. Os habitantes desse planeta são muito evoluídos em relação aos terráqueos, embora sejam carnívoros puros e nos usem como alimento. Não existe possibilidade de comunicação entre as espécies, além de mais evoluídos eles nutrem desprezo por mamíferos inferiores. A aparência deles é humanóide, em princípio poderiam passar por humanos, mas são fisiologicamente diferentes de nós. Sua escala evolutiva partiu dos répteis. Usam seres humanos preferencialmente como alimento para as crias, embora também sejamos apreciados pelos adultos. De tempos em tempos, grupos de humanos cuidadosamente selecionados, são levados para os planetas próximos ao deles. Lá, em condições propícias, acaba ocorrendo uma grande explosão demográfica. Eles podem assim colher o que necessitam para o consumo, mantendo o rebanho sempre em processo reprodutivo mediante estímulo sexual intenso. A vida dos humanos, nesses planetas, tem por finalidade produzir pessoas e para isso não faltam estímulos na forma de bebidas, festas, drogas e ócio. Não é preciso trabalhar, não há doenças e não há envelhecimento, os lagartos cuidaram disso. Se não fosse o destino final não seria de todo mau. Resumindo, somos gado de corte de uma espécie de lagartos humanóides hiper-inteligentes e se não encontrarmos Artur em breve, estaremos em uma situação de perigo como nunca houve. Há um grupo desses humanóides cogitando deslocar-se definitivamente para a Terra. Eles pretendem fazer de nosso planeta um centro de pesquisas avançadas e para isso as espécies que aqui existem deverão ser eliminadas, restando apenas algumas colônias de humanos para alimentar os cientistas que para cá serão deslocados. Uma equipe foi por eles enviada para fazer os estudos preliminares e elaborou um relatório confirmando que o plano poderia seguir adiante. Depois veio uma segunda equipe colher os dados finais, a garota que Artur encontrou na praia fazia parte desse grupo. Ela elaborou relatórios a partir de dados colhidos ao redor do planeta, em viagens das quais Artur chegou a participar, sendo uma delas a do episódio do canivete. Alguns dados colhidos durante uma tempestade solar, desencorajaram a colonização de nosso planeta. A imensa quantidade de neutrinos que atravessa a Terra por ocasião dessas tempestades, bastante freqüentes, seria nociva aos réptilo-humanóides. Existe o risco deles contraírem doenças sem perspectiva de cura, capazes de causar a morte. Esses dados foram reunidos em um documento chamado de Protocolo W-73/2, e deveriam ter sido enviados para o planeta dos invasores. Antes que isso ocorresse, acabaram sendo retirados da nave por Artur que gostou da aparência do recipiente onde estava guardado o documento e o levou para casa como recordação. Artur, a princípio fascinado pela garota da praia, ficou confuso ao vê-la engolir um rato vivo, resolvendo então sumir por um tempo. Levou consigo o recipiente que falamos há pouco, sem imaginar as conseqüências desse ato. A nave não tripulada seguiu vazia. Ao chegar ao destino, a ausência do documento foi interpretada como não havendo impedimentos ao plano. Como sabemos, esse plano consiste em transformar a Terra num local de pesquisas e os humanos em gado de corte. Os preparativos seguiram como eles haviam planejado, a invasão acontecerá em março de 2004, pelo calendário terrestre.
O silêncio que se seguiu foi significativo, eu que a princípio duvidara dela, fiquei curioso para saber mais e só então me ocorreu fazer perguntas pessoais. Como ela sabia disso tudo? Qual seria o meu papel a partir dos dados por ela expostos, eu me sentia cada vez mais comprometido com os acontecimentos e de uma coisa estava bem certo. Não pretendia virar comida de lagartixas inteligentes.
Procurei uma posição confortável para ouvir, ela tinha muita coisa para explicar. Antes que ela começasse a falar, ofereci alguma coisa para beber. Peguei um copo de água mineral com gás e duas pedras de gelo. Ela aceitou o mesmo e começou mais uma vez a falar... Eu tinha todo o tempo do mundo.

Sidney Borges

Carta do Leitor Topo

Boa Companhia - Após a prospecção dos nomes de eventuais beneficiários das recentes alterações na Lei de Parcelamento e de Uso do Solo da Costa Sul de São Sebastião, nº 561/87, tornaram-se públicas duas coincidências. A primeira delas é que o sr. Décio Moreira Galvão foi duplamente aquinhoado. Seu nome aparece como proprietário de terras afetadas pelas alterações, em Barequeçaba e Paúba. A segunda coincidência é que o mesmo ocupa o cargo de diretor de Planejamento (Territorial) da Prefeitura de São Sebastião. Nada de anormal, apenas a engenharia da sorte, que acaba por favorecer os que estão no lugar certo, na hora certa.
Não há motivos para desconfianças por parte da população; ao lado do diretor de Planejamento aparecem outros nomes, de outros proprietários, também felizardos. Tanto, que resolveram comemorar construindo no local suas moradias. Sugiro chamá-lo “Residencial da Boa Sorte”.
Aos azarados, desprovidos de provas quanto a supostas ingerências no processo, resta contar com os efeitos da Lei de Murphy, afinal a sorte costuma mudar de lado. Ou, então, a derradeira apelação: as provas, ora as provas...
Atenciosamente

Vitório M M Papini
Boiçucanga
São Sebastião, SP


Contratação duvidosa - Ganhou grande repercussão na imprensa da região a liminar concedida contra a empresa Eness Construtora e Serviços Ltda., devido a supostas irregularidades nos contratos de prestação de serviços para a Prefeitura Municipal de São Sebastião.
O fato de a empresa pertencer ao genro do prefeito Paulo Julião (PSDB), por si só, coloca grande dúvida na lisura do procedimento de contratação desta para execução dos serviços, não obstante o prefeito declarar que a sua filha é casada com separação de bens.
Nesta administração, Paulo Julião especializou-se em promover terceirizações e gastos, no mínimo, discutíveis. Assim foi na terceirização da coleta de lixo para a Enob, na contratação da Future Kids para a informatização nas escolas, na terceirização da merenda escolar para a Cohan, na reforma de seu gabinete, no gasto de dinheiro da Educação para promoção de festas e eventos, no aumento exacerbado dos salários dos secretários, entre outras tantas situações em que fica evidente a péssima administração do dinheiro público.
Não se questionam, neste momento, os aspectos legais das contratações e dos gastos realizados nesta administração. O que se debatem são os aspectos morais dos gastos efetuados, especialmente se considerarmos que o orçamento de São Sebastião é o maior do Litoral Norte e que há muito a ser feito para a melhoria da qualidade de vida do povo sebastianense.
A impressão, porém, é a de que não há, em nenhum instante, a preocupação em investir bem o dinheiro público, pensando em nossa comunidade. Entretanto, diferentemente de outros momentos na história de nossa cidade, o povo está atento à forma como a administração atual tem agido, e isso fica claro na carta do leitor Francisco J. Marsiglia (Litoral Virtual n.º 924, de 03/12/2003). Nem mesmo as manobras políticas, realizadas com o intuito de calar as vozes que pregam melhor trato do dinheiro público, tem conseguido impedir o povo de avaliar as ações da gestão atual.
O vindouro ano trará a cada um de nós a responsabilidade de julgarmos a administração municipal. É nisto que devemos refletir com serenidade e isenção.
Aproveito para parabenizar a equipe deste informativo por desempenhar sempre de forma correta e imparcial o seu papel de bem informar.

Paulo da Silva
São Sebastião, SP


Campanha - A Campanha dos 16 dias de ativismo contra a violência de gênero é uma iniciativa de âmbito nacional e internacional, acontecendo simultaneamente em 127 países. Seu objetivo geral é realizar um trabalho educativo e de sensibilização pela não violência contra as mulheres. No Brasil, a Campanha será desenvolvida junto aos meios de comunicação e aos poderes executivo e legislativo federal, estaduais e municipais, buscando inserir a temática em sua pauta político-social, no marco da celebração dos “ Dez Anos da Conferência Mundial Sobre Direitos Humanos de Viena (1993-2003)”.
Internacionalmente, a Campanha é realizada desde 1991, pelo Instituto pela Liderança Global das Mulheres (Women’s Global Leadership Institute) e busca estabelecer um elo simbólico entre violência de gênero e diretos humanos, enfatizando que a violência contra a mulher é uma violação as direitos humanos. Como marco deste elo, estão as datas de 25 de Novembro – Dia Internacional contra a Violência de Gênero – e 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Campanha é marcada também por outras datas significativas: 1º de Dezembro – Dia Mundial da Aids e 06 de Dezembro – Dia do Massacre de Montreal
No Brasil, incorporou-se ainda o 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra e 18 de Dezembro – data da adoção pela ONU, em 1979, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher – CEDAW.
Nacionalmente, a campanha agrega-se aos esforços realizados pelas Redes e Articulações de Mulheres e pelos poderes Executivo e Legislativo com o objetivo comum de luta pelo fim da violência de gênero e ampliação da cidadania das mulheres com observância às questões étnico-raciais.
As datas que marcam a Campanha:

20 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra
É um dia de denúncia, protesto e resistência em memória do martírio e morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da inteligência e resistência da população negra, ocorrida em1695. A data enseja a denúncia contra a ideologia da democracia racial e o espírito de resistência contra as desigualdades perpetuadas sob o pretexto da diferença racial. Refere-se, também, à defesa e promoção da identidade e dos valores étnicos.

25 de Novembro – Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
O dia 25 de Novembro foi declarado Dia Internacional da Não Violência
Contra a Mulher, no Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe realizado na cidade de Bogotá em 1981, como justa homenagem a “ Las Mariposas”, codinome utilizado em atividades clandestinas pelas imãs Mirabal, heroínas da República Dominicana brutalmente assassinadas em 25 de Novembro de 1960.
Minerva, Pátria e Maria Tereza ousaram se opor à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, uma das mais violentas da América Latina. Por tal atitude, foram perseguidas e presas juntamente com seus maridos. Como plano para assassiná-las, uma vez que provocaram grande comoção popular enquanto estavam presas, o ditador acabou por libertá-las, para em seguida simular um acidente automobilístico matando-as quando iam visitar seus maridos no cárcere. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício estranguladas e com ossos quebrados. A notícia do assassinato escandalizou e comoveu a Nação.
Suas idéias, porém, não morreram. Seis meses mais tarde, em 30 de maio de 1961, Trujillo é assassinato e com ele cai a ditadura. Inicia-se, então, o processo de libertação do povo dominicano e de respeito aos direitos humanos, como quiseram Pátria, Minerva e Maria Tereza, cuja memória converte-se em símbolo de dignidade, transcendendo os limites da República Dominicana para a América Latina e o mundo.

1º de Dezembro – Dia Mundial da AIDS
Marca o começo de uma Campanha anual destinada a fortalecer o esforço global para enfrentar a epidemias da AIDS. E, ainda, para fomentar o desenvolvimento de programas de prevenção ao contágio e à disseminação da infecção do HIV, bem como proporciona educação e promover a tomada de consciência sobre as questões que cercam o HIV/AIDS.
A primeira Campanha foi lançada em 1988, depois da Cúpula Mundial dos Ministros de Saúde, chamando a atenção para um espírito de tolerância social e uma maior troca de informação sobre HIV/AIDS

06 de Dezembro – Dia do Massacre de Montreal
Nesta data, um estudante de 25 anos, chamado Marc Lepine, entrou na escola politécnica da Universidade de Montreal armado de um rifle automático e começou a disparar gritando que queria “apenas as mulheres”, as “feministas”. O saldo da tragédia foi assustador: 14 mulheres mortas e outras treze pessoas feridas (nove mulheres e cinco homens).
A pós a chacina, Lepine se matou e em seu bolso foi encontra uma carta onde atribuía às estudantes mulheres a culpa de seu fracasso escola (ele não havia conseguido passar nos exames para ingresso na Universidade). Ele ainda listava 19 mulheres a quem ele particularmente detestava e trazia as seguintes frases:
“As mulheres são responsáveis pelos fracassos dos homens. Toda mulher que cruza o caminho de homem bem sucedido merece ser castigada. As mulheres bem sucedidas não aceitam serem protegidas por um homem.”

10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
A data celebra a adoção em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), código ético e político do século XX. A Declaração nasce em resposta À barbárie praticada pelo nazismo em face de judeus, comunistas e ciganos de e ainda às bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos da América sobre Hiroshima e Nagazaki, matando milhares de inocentes.
É a partir da Declaração que começa a se desenvolver o Sistema Internacional dos Direitos Humanos mediante a adoção de inúmeros Tratados Internacionais voltados à proteção dos direitos fundamentais. Entre eles a Convenção Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher – CEDAW – adotada pelas Nações Unidas em 18 de dezembro de 1979.

18 de Dezembro – Dia da adoção pela ONU da Convenção
Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (CEDAW)
Nessa data a Convenção Sobre a Eliminação de Todas as Formas de discriminação Contra as Mulheres foi adotada pela Assembléia Geral da ONU e entrou em vigor internacionalmente em 03 de setembro de 1981. Para o Brasil, que a ratificou em 01 de fevereiro de 1984, a Convenção entrou em vigor em 21 de março de 1984. A Convenção CEDAW não dispõe de mecanismos de apresentação de queixas individuais por atos de discriminação contra as mulheres. Por esse motivo foi elaborado, adotado e posto em vigor internacionalmente o Protocolo Opcional, que foi assinado em 2.001 pelo Governo Brasileiro.

Muitas outras datas marcaram a trajetória de lutas das mulheres nesse período com em 1997, quando foi realizado o Encontro Internacional Mulher e Saúde, no io de Janeiro, que recomendou, na Declaração do Glória, que:
“A violência de gênero deve ser reconhecida como uma questão de saúde pública com efeitos negativos sobre a saúde física e mental e o bem-estar das mulheres. É urgente que se façam pesquisas para identificar e avaliar os impactos negativos da violência de gênero na saúde das mulheres. Os profissionais de saúde devem ser sensibilizados e capacitados quanto ao diagnóstico da violência doméstica nos sistemas de saúde pública. Devem ser criados mecanismos legais de garantia de direitos humanos em nível nacional e internacional visando prevenir e erradicar a violência de gênero.”
Enfim, o ano de 2.004 sugere que haja uma mobilização em prol de avaliações a nível nacional, estaduais e municipais objetivando um balanço sobre atividades desenvolvidas em prol da aplicação da Convenção de Belém do Pará em todos os âmbito, em cada país, para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Fonte: Mobilizações Mundiais contra a Violência de Gênero

COMU
Coordenadoria a Mulher da Prefeitura Municipal de Ubatuba
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Ensaio

O mestre navegante - Gisele Leite

©2003 Gisele Leite
O mestre navegante


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor