Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 08 de dezembro de 2003 - Nº 927 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes O mestre navegante

Região
Marinha prepara 2ª Regata Comunidades Tradicionais
Comércio do Litoral Norte se prepara para o clima de Natal


Caraguatatuba
Caraguá quer vetar armas de brinquedo
Mais cinco pés de maconha são apreendidos pela polícia em Caraguá
Prefeitura é pioneira na realização da Ginástica Laboral
Caraguatatuba sedia encontro regional do Ianspe
Fundacc promove eventos culturais
Madalena pede impugnação da Comissão Processante


Ilhabela
Ilhabela recebe a final do Circuito Brasileiro de Canoas Havaianas
Binde bê... nossa história


São Sebastião
São Sebastião terá guardadores de carros credenciados até o fim do mês
Vereador questiona ministério dos Transportes sobre verba para o porto
São Sebastião apresenta Plano Apell na França
Dia Mundial de Luta Contra Aids tem Fórum de conscientização
Reunião define hoje estatuto de associação de monitores
Quadrilha rouba motores em loja náutica em plena luz do dia
Polícia vai atrás de droga e encontra 16 pássaros vivendo precariamente


Ubatuba
1º Curso de monitores do Pico do Corcovado
Ubatuba abre inscrição para a área de saúde
Circuito Ubatuba 2003
Encapuzados levam R$ 800 de padaria, roubada pela segunda vez
Secretária de Saúde recebe verbas
Rogério Frediani participa do Encontro Estadual do PTB

Seções
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Marinha prepara 2ª Regata Comunidades Tradicionais
Percurso vai do Bonete ao Arrastão

Litoral Norte - A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião – Marinha do Brasil, já está preparando a 2ª Regata Comunidades Tradicionais, que será realizada no próximo sábado. Trata-se de uma corrida de canoas a motor entre as praias do Bonete, no extremo sul de Ilhabela, e Arrastão, na região central de São Sebastião.
No ano passado, de 70 embarcações inscritas, 50 participaram da competição. A canoa vencedora foi a Shamar, do casal de pescadores Moisés de Souza e Alice dos Santos Souza.
Os ganhadores fizeram o percurso em 1h40, mas a última canoa chegou somente depois de 3h10 da largada. A quebra dos motores foi considerada como principal inimiga dos pescadores, que foram à disputa com todo espírito esportivo.
Segundo o delegado da Capitania dos Portos, capitão-de-fragata Paulo Rogério de Souza Almeida, até agora 36 canoas já estão inscritas para a 2ª regata. Ele destaca o apoio do comércio local.
A regata faz parte da comemoração da Semana da Marinha. “É uma forma de homenagear a mais tradicional manifestação da vocação marítima, mantendo as tradições culturais. Transformar um tronco em uma embarcação é obra de arte”, concluiu.
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 11, na sede da capitania, localizada na Rua da Praia, no Centro de São Sebastião. A largada da corrida, no dia 13 será às 8h30 e a previsão de chegada é para 10h30. (Fonte: Imprensa Livre)

Comércio do Litoral Norte se prepara para o clima de Natal

Litoral Norte - A corrida para os preparativos das festas de fim de ano já começou. Facilidades no pagamento tentam vender desde cd’s, celulares, computadores, roupas, sapatos, relógios, perfumes e outra infinidade de produtos. Nas cidades, o comércio enfeitado aposta em bom lucro para superar as vendas de um ano que, os numeros indicam, foi abaixo da média.
Em São Sebastião, no Shopping Fama, os comer-ciantes estão confiantes já na contagem regressiva para a data. As 30 lojas do local contribuíram para a decoração do prédio que, basicamente, compõe-se de enfeites -como o festão-, bolas de natal, pinheiros e lâmpadas sobre o elevador que acendem à noite.
A lojista Gláucia de Moraes acredita em uma temporada excelente para todos. Ela concorda que a situação financeira do brasileiro declinou, mas aposta na tradição natalina para garantir o lucro.
Para a vendedora de sapatos Meire Cubas, o pagamento facilitado faz com que o cliente sinta-se mais à vontade para comprar. “O natal não é fraco, vende bastante. As mulheres gostam de sapatos e compram mesmo”. E anuncia: “O pagamento pode ser feito de várias maneiras. Parcelado para 45 e 75 dias, em 4x vezes sem entrada no cartão”, completa.
Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Artur Ramirez Balut, as vendas de natal são semelhantes com as do resto do ano. Segundo ele, há um pequeno salto de 25% acima em relação ao vendido fora do Natal. “Não é nada extravagante. Não existe mais natal gordo”, ele diz.
Balut também afirma que o comerciante deve sempre estar atento, nesta época do ano, para o recebimento de cheques. “A primeira precaução é fazer a consulta do cheque”.
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Marcelo Antônio de Freitas, diz que “ainda é muito cedo para ter dados concretos sobre tais vendas”. Ele acredita que, devido à crise, a população passou a dar mais valor ao dinheiro gasto e fará muita pesquisa antes de comprar o presente.
A Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba informou que nos últimos dois meses ofereceu curso para 10 empresas do município para decorar vitrines. Informou também que, aos poucos, a cidade vai ganhando clima natalino. Lá, ainda haverá um concurso de lâmpadas em um shopping.
Cheque - De acordo com o Serasa, caso a empolgação com os presentes de fim de ano cresça agora em dezembro “lá para março o que pode crescer são as dívidas, referentes às compras de Natal”, afirma Carlos Henrique, que é assessor econômico do serviço de proteção ao crédito. Ele explica que o parcelamento - usado na maioria das compras -, é um dos principais fatores para isso acontecer. “Nas compras de dias dos pais, por exemplo, o primeiro cheque pode ser compensado sem problema. Mas às vezes o problema pode ocorrer na parcela seguinte”.
O assessor também explica que em razão do cheque parecer uma “quase moeda”, talvez alguns comerciantes não tenham o devido cuidado antes de recebê-lo. Segundo ele, o cheque ainda é uma das principais formas de pagamento.
Estudo revela aumento de inadimplência em cinco regiões - O indicador de cheques sem fundos do Serasa revelou, em recente análise, que o volume de cheques devolvidos por falta de fundos (a cada mil compensados) aumentou nas cinco regiões do país. A constatação foi revelada na comparação da empresa, no acumulado dos dez primeiros meses do ano.
De acordo com o estudo, a região Sudeste teve a menor quantidade de cheques sem fundo, das cinco regiões do país, no mês de outubro. A cada mil, 14,1 cheques compensados na região Sudeste não tinham fundos.
Esse número, entretanto, ainda é 21,5% maior do que o verificado no mesmo mês do ano passado, que teve 11,6 cheques devolvidos por cada mil compensados. O litoral norte, segundo o Serasa, inclui-se no contexto, já que está na região Sudeste.
Ainda de acordo com o estudo, a região Norte apresentou o maior número de cheques devolvidos - foram 33,6 por mil compensados, o que representou uma alta de 42,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Caraguá quer vetar armas de brinquedo

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou na última quinta-feira um projeto de lei que proíbe a venda de armas de brinquedo no comércio da cidade. A proposta foi aceita por unanimidade durante sessão extraordinária, mas depende da aprovação do Executivo.
Segundo o autor do projeto, vereador Aurimar Mansano (PTB), as armas de brinquedo podem incentivar as crianças à violência.
"Um revólver de brinquedo pode gerar a curiosidade por uma arma de verdade na adolescência", disse.
Mansano afirmou que existe uma lei que proíbe a fabricação das armas no país mas os brinquedos podem ser comprados com facilidade em lojas que vendem produtos importados.
"A fiscalização do comércio seria feita pela prefeitura e o estabelecimento poderia ser fechado", disse.
O projeto visa também a criação da 'Semana Não Violência', que vai trocar armas de brinquedo por livros e revistas. O Executivo tem 15 dias para sancionar ou vetar o projeto.
REAÇÃO - Para a comerciante de Caraguá, Miriam Estela, não adianta proibir a venda dos brinquedos pois existe um fácil acesso para a compra de armas verdadeiras. "A criança não pode ter um arma de brinquedo mas o pai tem um revólver em casa", disse.
A conselheira tutelar de Caraguá, Maísa Nascimento de Oliveira Silva, disse que a criança que usa uma arma de brinquedo pode se sentir atraída por uma verdadeira na fase adulta.
"Cada criança tem uma índole. O uso de um revólver de brinquedo quando criança pode levar à compra de uma arma na adolescência." (Fonte: ValeParaibano)

Mais cinco pés de maconha são apreendidos pela polícia em Caraguá

Caraguatatuba - Na quinta-feira foram quatro pés de maconha, encontrados em uma casa no bairro Casa Branca. Ontem foram cinco pés, no Travessão. Mas se o primeiro flagrante foi entendido sendo um porte de droga, o último se apresentou como tráfico. É que, diferente do anterior, desta vez a polícia tinha informações de se tratar de ponto de venda do entorpecente.
A Polícia Militar e a equipe de investigação do 1° Distrito Policial foram à rua Bertioga cumprir um mandado de busca e apreensão. Havia informações de tráfico no local. No quintal da casa, a polícia encontrou um vaso grande, com cinco pés de aproximadamente 20 centímetros cada.
O dono do entorpecente, E.D.S., 29 anos, foi levado ao 1° DP e autuado pelo tráfico, sendo recolhido à cadeia pública. O antecedente criminal revelou que ele já tem passagens por receptação e porte de entorpecente.
A apreensão de plantação de maconha de quinta-feira revelou que o proprietário das mudas era apenas um usuário. Dentro da casa, foram encontradas “pontas” de cigarro da erva, demonstrando vestígios do consumo. Por esta razão e como não havia denúncias de tráfico, se registrou o porte da droga ao dono das mudas, que não deixará de ser investigado pelo setor policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura é pioneira na realização da Ginástica Laboral
Representantes da Prefeitura de Barueri visitaram Caraguá, hoje pela manhã, para conhecer o projeto Ginástica Laboral, que vem sendo realizado com os funcionários municipais da cidade. Caraguá é pioneira no Estado.

Caraguatatuba - Em virtude de a Prefeitura de Caraguá ter sido pioneira no Estado de São Paulo, segundo dados de Barueri, em implantar a ginástica laboral para os funcionários, outras prefeituras estão se interessando em abraçar o projeto. Hoje, pela manhã, representantes da Secretaria Municipal de Recursos Humanos de Barueri visitaram a Secretaria Municipal de Administração de Caraguá, onde puderam saber mais sobre o projeto e assistir a uma demonstração. Estiveram presentes a diretora de Recursos Humanos de Barueri, Rosely de Moraes, o instrutor esportivo, Rogério Felizberto, e a chefe de divisão, Níveia de Alcântara Oliveira.
"Temos nosso projeto-piloto idealizado, então, entramos numa busca por municípios que tinham órgãos públicos com a idéia em prática com o objetivo de trocar experiências e descobrimos que Caraguá é a única cidade do Estado, que tem um órgão público realizando a atividade, no caso, a prefeitura", disse a diretora de Recursos Humanos.
Segundo ela, a prefeitura de Barueri tem 8.500 funcionários e pretende oferecer a ginástica laboral a todos. "Caraguá iniciou com as pessoas que trabalham diretamente com serviços de informática, nós pretendemos implantar em todos os setores de uma vez", contou.
Para ela, o intercâmbio entre as cidades é muito importante para o desenvolvimento dos projetos nas duas localidades. "Estou aproveitando a visita para conhecer melhor o sistema implantado e acredito na grande importância de um intercâmbio entre Caraguá e Barueri", completou.
Saúde do Funcionário - A Prefeitura de Caraguatatuba vem promovendo a realização de vários projetos que visam garantir a saúde, a segurança e a melhor qualidade de vida do funcionário público. Os projetos são desenvolvidos pela Divisão de Medicina e Segurança no Trabalho, setor que foi implantado pela Secretaria Municipal de Administração, neste ano.
Os projetos, que abrangem a saúde do trabalhador, vem sendo realizados em diversos setores da Administração Municipal, desde novembro, como a ginástica laboral, que começou no dia 17 para usuários de informática. Existe também a idéia de expandir essa atividade para todos os setores.
Existem outros projetos desenvolvidos e entre eles está a Campanha de Vacinação contra Hepatite B, Tétano e Difteria, iniciada em outubro. Todos os funcionários municipais receberam as duas primeiras doses e, a terceira será em julho de 2004. Os funcionários também estão passando por exames clínicos e laboratoriais periódicos. (Fonte: PMC)

Caraguatatuba sedia encontro regional do Ianspe

Caraguatatuba - Caraguá sediará dia 11 o Encontro Regional do Ianspe (Instituto de Assistência Médica dos Servidores Públicos do Estado), que reunirá autoridades estaduais e regionais para discutir assuntos como o atendimento na área da saúde dos servidores, entre outros, no Hotel Ilha Morena. O evento está pelo CPP (Centro Professorado Paulista). "É a oportunidade de, unidos, reivindicarmos o direito de ter de volta o atendimento de saúde do Ianspe", disse a vice-diretora do CPP, Jupyra Dias de Campos Junqueira. Mais informações pelos telefones 3882-5010 e 3883-7472, das 9h às 12h e das 14h às 17h. (Fonte: ValeParaibano)

Fundacc promove eventos culturais

Caraguatatuba - A Fudacc (Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba) promove, entre 12 e 31 de dezembro uma exposição com trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artes plásticas (desenho, pintura em lápis de cor, quadrinhos, entre outros) e também fotos dos projetos das oficinas de canoagem e de surfe. A mostra acontece no saguão da Fundacc, rua Santa Cruz, 396, centro. No dia 13, acontece a formatura da 5ª turma do curso de cerâmica artesanal e geração de renda, realizado pela Fundacc e pelo Núcleo de Cerâmica TerrAmar. A cerimônia acontece às 10h no Núcleo, na avenida Miramar, 9.152, no Porto Novo. (Fonte: ValeParaibano)

Madalena pede impugnação da Comissão Processante

Caraguatatuba - A vereadora Madalena Fachini entrou com pedido de impugnação da Comissão Processante aberta pela Câmara para apurar denúncias contra o prefeito Antonio Carlos, a propósito de contrato firmado no ano passado entre a Prefeitura e a ITEAI (Instituto de Tecnologia Aplicada à Informação).
Quinze vereadores acataram as denúncias feitas pelo advogado e pré-candidato Álvaro Alencar Trindade, abrindo uma Comissão Processante. Por fim, foram eleitos, pelos próprios vereadores, o líder do PTB, Aurimar Mansano, como presidente, Juarez Pereira Pardim (PPS) como relator, e Omar Kazon (PL) como membro.
Madalena alega que, segundo o Decreto Lei Federal número 201, os membros de Comissão Processante deveriam ser sorteados entre todos vereadores aptos, ou seja, os que não têm parentesco com o prefeito, ou, se fosse o caso, excluindo o vereador que tivesse feito a denúncia, o qual não poderia fazer parte da comissão, porque sua posição seria parcial. “Falam tanto de democracia, agora eles tem que usar. O correto seria ocorrer um sorteio entre os vereadores. Senão, caso o prefeito seja cassado, ele poderia entrar com pedido de anulação da Comissão e ganhar mais tempo”, enfatiza.
Segundo o diretor da Câmara, José Benedito Gonçalves Pinto, o setor jurídico já está analisando o pedido de impugnação, mas ele explica que a escolha dos membros foi feita baseada no Regulamento Interno da casa de leis. “A partir de segunda-feira, o prefeito estará recebendo as denúncias e terá 10 dias para apresentar sua defesa. Esperaremos a justificativa apresentada por ele”, esclarece.
O Regimento Interno da Câmara Municipal de Caraguá, no seu artigo 229, diz que “recebida a denúncia, o presidente da Câmara escolherá três vereadores presentes para compor a Comissão Processante, e se a denúncia tiver sido apresentada por vereador, este será o presidente nato da Comissão. Nomeados os membros da Comissão, o Presidente escolherá o Relator e um funcionário da Câmara para secretariar os trabalhos”. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo



Ilhabela recebe a final do Circuito Brasileiro de Canoas Havaianas

Ilhabela - As canoas havaianas vão encher de cor o canal de São Sebastião. O Circuito Brasileiro de Canoas Havaianas terá a etapa final desta temporada nos dias 20 e 21 de dezembro, em Ilhabela.
A competição, válida pela 3ª etapa do ranking, terá 50 km de percurso, nas categorias masculina e mista (metade da equipe do sexo feminino). Os melhores atletas de aventura do país participam desta disputa.
Entre os grandes destaques estão os atletas da equipe Quasarlontra, Victor Lopez, Fabrízio Giovaninni, Marina Verdini e Rafael Campos.
Os quatro disputaram a Eco Challenge Fiji, a mais dura prova de aventura do mundo, e ainda têm o reforço da experiente Carmen Lúcia Silva, outra atleta com grande expe-riência em provas internacionais de aventura e apontada como uma das melhores remadores na canoagem, e Carmem Sanches, hoje a remadora mais forte nas canoas havaianas.
A equipe começou a competir nas canoas este ano, na categoria mista, já garantindo o excelente 2º lugar na Volta à Ilha de Santo Amaro, a maior disputa de canoagem já realizada no Brasil num único dia (80 km), entre Santos, Bertioga e Guarujá, e venceu o Desafio Costa dos Alcatrazes, em São Sebastião.
Na categoria masculina, a equipe Paulistano, comandado por Fábio Paiva, briga pelo tricampeonato. O time é o mais antigo entre os participantes e tem vitórias importantes, como a Volta à Ilha de São Vicente, a disputa internacional no Rio de Janeiro e a Volta à Ilha de Santo Amaro.
A equipe conta com atletas que participaram do Mundial de Rafting no Deserto do Kalahari, na África do Sul e da Eco Challenge Fiji. “Temos atletas experientes, como o José Pupo, que nos dá segurança para fazer uma prova forte”, comentou Paiva, um dos maiores incen-tivadores do crescimento das canoas no Brasil.
“Em Ilhabela estaremos lançando os novos modelos de canoa. A OC1, para um único remador, e a OC4, para quatro competidores, e que é perfeita para descer ondas. As canoas têm tudo para crescerem cada vez mais. Atletas de outros esportes estão aderindo e gostando”, destaca.
Inscrições - A expectativa é que mais de dez equipes participem da disputa, incluindo os remadores da Kanaloa, de Florianópolis (SC), revelação na disputa passada. Também são esperados dois times dos Estados Unidos, iniciando um intercâmbio com os atletas brasileiros.
"Durante o percurso as equipes poderão ter revezamento de remadores. No masculino é permitida a inscrição de até nove atletas e dez na mista. A novidade é que os ‘alternates’ terão de ir para os pontos de troca de bike, dando um perfil de aventura e mais emoção para a prova”, explicou a diretora do evento, Carla Greco.
As inscrições custam R$ 85 por atleta e seguem até o dia 12 ou quando o limite de 12 equipes for preenchido. Mais informações pelo telefone (13) 32612229, pelo e-mail canoabrasil@canoahavaiana.com.br  e no site www.canoahavaiana.com.br . A prova é uma realização da Associação Brasileira de Canoas Havaianas (Abracha), com organização da Canoa Brasil e patrocínio da Opium Fiberglass. Apoio da Prefeitura de Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Binde bê... nossa história
Homenagem à Cultura Caiçara no Pés no Chão

Ilhabela - No dia 10 de maio, às 19:30 horas, o Espaço Cultural Pés no Chão realizará um grande evento, homenageando a Cultura Caiçara. Trata-se do Binde bê, um evento que chega em 2003 à sua segunda edição. Binde bê, em linguagem caiçara, significa "vinde ver". Em 2002, a festa foi um sucesso.
Será aberta uma exposição de fotos antigas do acervo de Stella França, Dona Dedé e Adriano Leite, mostrando famílias tradicionais de caiçaras, momentos históricos da cidade, a Congada, Mestre Canoeiro Antônio Rafael construindo sua canoa, a Ilhabela de muitos anos atrás, etc.
As apresentações artísticas incluirão: a Dança de Pau de Fita – uma tradição milenar da arqueocivilização européia trazida para o Brasil no século XVI pelos portugueses e espanhóis. É uma dança pagã, que se realizava nos casamentos, aniversários e festas de São João. Num mastro pintado de branco, são amarradas 12 fitas coloridas, que vão sendo trançadas pelos casais de dançadores e comandadas por um marcador que orienta, com um apito, os balanceios e versos de defrontação. A dança, tradicionalmente é acompanhada por tocadores de rabeca, viola, pandeiro e atabaques. Esta dança será apresentada pelos bailarinos do Pés no Chão, com música ao vivo tocada pelo grupo Raízes de Ilhabela.
Também será apresentada uma lenda caiçara: "O Pássaro com Bico de Tesoura". Trata-se da história de um menino revoltado que chamava nome seco. No linguajar caiçara, chamar nome seco significa praguejar. Quem chama muito, diz a lenda, atrai desgraça. De tanto ele chamar, veio o pássaro com bico de tesoura e cheiro de enxofre, e levou o menino para o meio do mato, jogando- o num buraco com espinhos. O garoto passou a pertencer ao pássaro e a viver em sofrimento numa toca profunda. Como termina essa história, vocês saberão assistindo a apresentação. A peça será encenada pelo Grupo de Teatro do Pés no Chão, com direção de Adriano Leite.
Binde Bê também contará com a apresentação de Cantoria de Reis, Moda Caiçara com três gerações de Felinho, o Canto do Bendito, pelo Grupo Raízes de Ilhabela e esquetes teatrais mostrando o dia-a-dia na vida do caiçara, seus trejeitos e linguajar. A contação de causos será feita por Neide Palumbo.
Esta celebração é imperdível, assim como os quitutes caiçaras tradicionais que serão feitos especialmente para a festa pela Cantina do Pés no Chão.
Binde bê... nossa história tem o apoio da Estação Arte, Hotel Itapemar, North Sails, Yacth Clube de Ilhabela, Bartatas, Família Schurmann e Peixe do Dia. O registro de imagens será feito por Cicero Spiritus do Aquário de Ilhabela.
A entrada é franca.
O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua da Cocaia, 720, Ilhabela. Fone 12 3896 6727. Visite nosso site: www.pesnochao.org.br

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

São Sebastião terá guardadores de carros credenciados até o fim do mês
Assim como em Caraguatatuba, categoria cria associação para organizar o trabalho nas ruas da cidade. Flanelinhas passarão por treinamento até o próximo dia 12

São Sebastião - Até o fim deste mês, a cidade passará a contar com flanelinhas credenciados. Trata-se da Associação dos Guardadores de Carro de São Sebastião que, inicialmente, irá atuar na Rua da Praia, no Centro, e próximo ao Shopping Villa Mares, no Arrastão.
No total, 15 guardadores de veículos foram cadastrados pela prefeitura. Até o próximo dia 12, todos passarão por treinamento.
Esta semana, na sede da Defesa Civil, o grupo assistiu a um vídeo sobre os possíveis campos de atuação no município. Além disso, o assessor municipal de Assuntos da Defesa Civil e Proteção ao Cidadão, Rui Nogueira, ministrou palestra sobre segurança e interlocução com as polícias Civil e Militar.
De acordo com a assessora de Assuntos Comunitários da Prefeitura de São Sebastião, Rose Costa, a associação de guardadores segue o mesmo modelo adotado em Caraguatatuba, primeira a regulamentar a função no Litoral Norte. “Além da geração de renda, teremos uma organização da classe, porque hoje acaba aparecendo gente de fora”, disse a assessora.
Segundo ela, a prefeitura auxilia com treinamento e uniformes. Os guardadores terão como renda apenas as “gorjetas” dadas pelos motoristas. Vale ressaltar que o usuário não é obrigado a pagar para estacionar o carro.
Rui Nogueira lembrou que o trabalho dos “flanelinhas” já foi alvo de reuniões com comerciantes da cidade. “Deste jeito, sabemos quem são os guardadores, onde moram, seus antecedentes, pois estão cadastrados. É uma coisa mais organizada, um grupo preparado, com moradores que têm identidade com o município”, enfatizou o assessor.
Ele destaca que a associação ocupará um espaço que, até então, “não tinha dono”. “Em shows e eventos na Rua da Praia, por exemplo, vinham peruas lotadas de guardadores de carros de outras cidades”, ressaltou Nogueira.
O desemprego é o principal fator que leva os “flanelinhas” às ruas. Santiago de Jesus Costa é um dos guardadores da associação que estava desempregado. “Apareceu esta oportunidade, fiz curso de vigia e porteiro. Sei que não podemos exigir nada, mas com o tempo vamos conquistar os motoristas”, comentou Costa.
Henilton Vladmir Alonso também vive a expectativa pelo início do trabalho. “Estou desempregado há seis meses e, por isso, espero que isso possa crescer, abrindo portas para outras pessoas. Além de tomar conta dos carros, inibindo furtos e danificação, vamos orientar os turistas para conhecerem nossa cidade”, finalizou Alonso. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador questiona ministério dos Transportes sobre verba para o porto

São Sebastião - O vereador Luiz Leite Santana, o Zangado, encaminhou esta semana um ofício ao Departamento Nacional da Infra-Estrutura de Transporte, do ministério dos Transportes, pedindo informações sobre planejamento e previsão de verba para a ampliação do porto de São Sebastião nos próximos quatro anos. Ele lembra que a Câmara constituiu uma comissão composta por três vereadores para acompanhar e participar de discussões sobre o desenvolvimento portuário, petróleo e reforma tributária.
“Verbas federais específicas inseridas no Plano Plurianual na rubrica porto de São Sebastião não foram transferidas para o orçamento da nação, por falta de um maior empenho do município”, considera Zangado.
Desta forma, segundo o vereador, se medidas e posições firmes não forem tomadas para que o desenvolvimento efetivo ocorra, a cidade acabará perdendo seus recursos. “Corremos o risco de sermos condenados por negligência pelas gerações futuras sebastianenses. Precisamos fazer um trabalho efetivo e sair do discurso”, avaliou Luiz Leite Santana.
De acordo com o vereador, o Governo Federal está investindo maciçamente nos portos de Paranaguá (Paraná) e Sepetiba (Rio Janeiro). “Estamos próximos de um dos maiores pólos industriais, que é a região do Vale do Paraíba. Isso, do ponto de vista econômico e estratégico, beneficiaria todo o Estado”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião apresenta Plano Apell na França

São Sebastião - O prefeito Paulo Julião, acompanhado do assessor de gabinete, Luiz Figueiredo, e do coordenador da SMS (Secretaria de Meio Ambiente e Saúde) da Transpetro/Petrobras, Rogério Picado, viajará na segunda-feira, dia 8, para Marselha, na França, onde participará do Seminário de Riscos Urbanos.
Julião irá ministrar, nos dias 10 e 11 de dezembro, uma palestra sobre o Plano Apell – Alerta e Preparo da Comunidade para Emergências Locais, que vem sendo desenvolvido na cidade desde 1992.
Em São Sebastião, o plano foi criado em 1992, em razão da proximidade entre bairros residenciais e a Petrobras. O Apell foi concretizado em 2002, com a elaboração do plano de ação e emergência, por meio de exercício simulado de abandono de área. São cinco os bairros situados próximos a área considerada de risco: Porto Grande, Vila Amélia I, Vila Amélia II, Vila Galvão e Topolândia. (Fonte: PMSS)

Dia Mundial de Luta Contra Aids tem Fórum de conscientização

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou no último dia 5, no Terrinos Hotel, o II Fórum Municipal sobre “Aids e Educação”. Organizado pelo Centro Municipal de Infectologia, o evento faz parte da programação do Dia Mundial de Luta Contra Aids, que tem o dia 1º de dezembro como marca do movimento.
O Fórum reuniu professores, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, funcionários e integrantes das comunidades escolares, além de profissionais da saúde. A proposta foi instituir, por intermédio da educação, um trabalho de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids nas escolas, a ser iniciado nas creches até o segundo grau, com programas preventivos adequados para todas as idades.
Para tratar sobre o assunto, estiveram presentes o psicólogo responsável pelo programa “Falando Sobre Sexo”, da Rede Bandeirantes de Televisão, Cláudio Picazio; da presidente da Associação de Prevenção e Tratamento da Aids e consultora do Ministério da Saúde, Terezinha Pinto, e da consultora da Fundação de Desenvolvimento da Educação, Maria Lúcia Vieira Libois. Esta última esteve compondo a mesa de abertura do evento, ao lado do secretário da saúde, Aldo Conelian Jr., a secretária de Educação, Irma Sanches Altamirano, a coordenadora do programa municipal de DST/Aids, Adriana de Paula Barbosa, e a diretora do departamento de Saúde Escolar, Yara Nascimento.
A incidência de casos de AIDS em São Sebastião é duas vezes maior do que a do Estado de São Paulo e quatro vezes maior que a nacional. “Por essa razão, o município vem recebendo o apoio direto do Ministério da Saúde nas ações de prevenção e assistência em DST/ AIDS”, explicou Adriana. Segundo ela, somente no ano de 2003, 58 novos casos de Aids surgiram no município, o que é preocupante. Por essa, razão, atualmente, São Sebastião desenvolve um programa de assistência ao portador, que abrange desde o diagnóstico da doença, até o tratamento e acompanhamento social, psicológico e familiar.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, pelo menos 30% das trinta milhões de pessoas que vivem com HIV no mundo concentram-se na faixa etária entre 10 e 24 anos. Em alguns países, 30% das adolescentes grávidas de 15 a 29 anos são HIV positivas.
Em São Sebastião, desde 1991, todas as gestantes realizam os exames de detecção do HIV, e as soro-positivas são acompanhadas. O resultado desta iniciativa é nenhum recém-nascido soro-positivo desde 1996.
Após o aparecimento da doença na cidade, as características do contágio do HIV foram sofrendo mudanças com o passar dos anos. Inicialmente a doença atingia, na sua maioria, viciados em drogas injetáveis.
Entre os anos de 1988 e 2002, foram registrados na cidade 337 casos de infecção pelo HIV. Hoje há 211 portadores em acompanhamento, sendo que a proporção é de uma mulher para cada homem infectado.
Conforme dados da Coordenação Nacional de DST/Aids, a cidade possui a 5ª maior incidência da doença por 100 mil habitantes do Brasil. Isto significa que, para cada 100 mil pessoas, 45 são infectadas e residentes em São Sebastião, fazendo do município o terceiro em número de casos no Estado de São Paulo.
Além do encontro, o Centro de Infectologia também está organizando o Movimento “Fique Sabendo” nas Unidades Básicas de Saúde. Com esta ação, os postos passarão a contar com material educativo de incentivo à realização do teste anti-HIV.
Centro de Infectologia - O primeiro Centro Municipal de Infectologia da cidade foi inaugurado em agosto, graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de São Sebastião e Unesco, com apoio do Ministério da Saúde.
Neste Centro de Infectologia, quem procura o programa pode solicitar o exame para diagnosticar DST´S sem encaminhamento médico. Uma análise de comportamento do paciente é feita antes de fazer o exame. Ao fazer a coleta de sangue, podem ser feitos quatro tipos de exames: HIV, Sífilis e para diagnostico de Hepatite A e B. No caso do exame HIV, o resultado é aberto na frente do paciente.
“Fique Sabendo” - Incentivar a realização do teste anti HIV. Este é o objetivo do Movimento “Fique Sabendo”, do Ministério da Saúde, que foi lançado durante a inauguração do Centro Municipal de Infectologia, em agosto. A campanha, do Governo Federal, ajudou a aumentar a procura e o interesse das pessoas em se prevenir. De acordo com o Centro de Infectologia, fora aqueles que são encaminhados por médicos, de 6 a 8 pessoas por dia procuram o programa. Antes seriam uma ou duas.
Mães soropositivas aumentam suas chances de terem filhos sem o vírus, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério”, explicou Adriana de Paula Barbosa, coordenadora do programa DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/Aids.
Bons resultados - Devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade, a equipe do Centro de Infectologia apresentou, no mês passado, no Rio de Janeiro, o projeto sobre redução e controle da transmissão do HIV durante a gestação, no V Simpósio Internacional de Pesquisa em HIV/Aids, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz.
O trabalho, intitulado como “A redução da transmissão vertical de HIV/Aids em uma comunidade de alta vulnerabilidade: A experiência de São Sebastião”, foi aprovado pela Comissão Científica Internacional antes de ser convidado para participar do simpósio.
Importância do teste HIV - Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 600 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas, 400 mil não sabem de sua condição sorológica. Portanto, do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle de uma epidemia de Aids. Mas, não é só isso:
*O diagnóstico precoce é muito importante para a realização de um tratamento que garanta qualidade de vida da pessoa infectada.
*Este mesmo diagnóstico pode fazer a diferença na gravidez. Mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério.
*O teste e o tratamento são gratuitos.
Quando fazer: O teste não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo momento. A pessoa deve ter estado exposta a uma possibilidade de infecção.
Transmissão: O HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem uso de preservativo/camisinha); pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; por transfusão de sangue infectado; e de mãe par filho, durante a gestação, parto e amamentação. (Fonte: Programa DST/Aids). (Fonte: PMSS)

Reunião define hoje estatuto de associação de monitores

São Sebastião - A AMESS (Associação de Monitores de Ecoturismo de São Sebastião) está convocando monitores e guarda-parques para reunião na segunda-feira, que irá redefinir o estatuto da entidade.Segundo a secretária da AMESS, Kathya Daniella de Assis Pacheco, o estatuto da entidade precisa ser adaptado ao novo código civil, e precisa da participação dos interessados.
A reunião será feita em conjunto com o Sebrae, que tem projeto de estruturação do ecoturismo no município, em parceria com prefeitura, governo do Estado e sociedade civil organizada. Kathya explicou que o Sebrae irá auxiliar a AMESS a elaborar o novo estatuto.
De acordo com Kathya, a associação precisa se estruturar para participar ativamente do projeto de gestão de ecoturismo na cidade.
A reunião acontece na segunda-feira, na sede do Sindipetro, a partir das 20h, e é aberta a qualquer interessado. (Fonte: Imprensa Livre)

Quadrilha rouba motores em loja náutica em plena luz do dia

São Sebastião - O dia claro, por volta das 12 horas, e localização na principal avenida do bairro, Manoel Teixeira, não foram empecilhos para uma quadrilha roubar três motores de barcos de clientes e uma moto da loja Speed Boat, no bairro São Francisco, especialista em manutenção e consertos náuticos.
Os proprietários – os irmãos Fábio e Cléber Teixeira - não acreditavam que podiam ser vítimas de um roubo em São Sebastião. Vindos de cidade grande (Campinas e São Paulo) eles consideravam a região tranqüila, longe da criminalidade que impera nos maiores centros.
Mas a paz não predominou para eles, que têm a loja há três anos e meio. Fábio conversava com um funcionário, na porta, quando foi abordado por duas pessoas. Uma delas teria estado na loja no dia anterior, à procura de emprego.
Pensaram que poderia ser sobre o mesmo assunto, mas esta pessoa, em vez de mostrar o currículo, apresentou uma arma e anunciou o assalto. Todos entraram no estabelecimento, onde estavam Cléber e outro funcionário. “No início pensei que era brincadeira do Fábio, que pedia calma, pois era um assalto, mas depois vi a arma do assaltante”, disse.
Amarrados - Quando já estavam no interior da loja, mais dois assaltantes chegaram. A quadrilha portava revólver e pistola. Os dois funcionários e os proprietários foram amarrados nos fundos do estabelecimento. Já sem visão da rua, as vítimas ouviram o motor de um carro entrando no local. Não foi possível identificar a marca.
Neste veículo, eles carregaram os motores, mais duas caixas de óleo e dois rádios, fugindo em seguida. “O carro ficou um minuto e já se foi com dois dos assaltantes”, explicou a vítima. Os outros dois parceiros não perdoaram nem a “condução” de um funcionário, e levaram a moto CG 125 dele.
Com as amarras frouxas, as vítimas conseguiram se soltar e avisaram a Polícia Militar, que chegou rápido, mas não localizou a quadrilha. O roubo, que teria durado cerca de 30 minutos, foi registrado no 1° Distrito Policial.
Para as vítimas, os assaltantes sabiam exatamente o que queriam, levando motores, que seriam mais fáceis de venderem, quando poderiam pegar peças menores. Os irmãos calculam que tiveram um prejuízo de R$ 10 mil. “É super chato. A gente batalha tanto para conseguir...”, lamentou Cléber. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia vai atrás de droga e encontra 16 pássaros vivendo precariamente

São Sebastião - Droga não foi localizada, mas em compensação 16 pássaros foram libertados de um cativeiro precário e desumano. O que era para ser um flagrante de entorpecente, acabou virando também um caso ambiental. A Polícia Civil foi vistoriar uma casa, no Pontal da Cruz, com denúncia de tráfico de drogas e encontrou as aves, a maioria em espécie de extinção, além de duas armas.
Com um mandado de busca e apreensão, a polícia foi até uma casa da rua Abdala Cecílio, onde moram pai e filho - o ajudante geral J.R.D., 31 anos, e o pedreiro O.C., 61 anos. J. chegou a desacatar os policiais, tentando impedir a entrada na casa.
A revista não revelou droga, mas uma espingarda, calibre 12, além de vários cartuchos de calibres 28 e 32, e uma arma de chumbinho, foram localizadas na residência, que ainda abrigava os pássaros.
A Polícia Ambiental foi chamada, analisando as aves silvestres. Eram quatro coleirinhas, três cigarrinhos, dois bigodinhos, um pixoxo, dois pretos, um azulão, dois trincas de ferro e um sabiá, registrados com nomes populares. Com exceção do preto, os outros 14 estão em extinção.
Cão morto - A polícia constatou que eles viviam engaiolados, com maus cuidados e sem higiene. As fezes eram misturadas com a alimentação. Ainda no quintal, também havia um cachorro morto, já em estado de decomposição.
Segundo os donos da casa, o cão tinha se envolvido em uma briga com outro cachorro e acabou morrendo na noite anterior, embora o aspecto apresentasse uma morte de dias. Conforme os donos contaram aos policiais, ele seria enterrado na manhã seguinte, quando a polícia chegou na residência.
As aves foram encaminhadas para a Fundação Animália, onde receberiam tratamento e cuidados especiais. Na delegacia, se registraram duas ocorrências distintas.
Uma foi um termo circunstanciado de infração ambiental e a outra um porte ilegal de armas, o que levou a se arbitrar a fiança de R$ 60 para cada. Após o pagamento, pai e filho foram liberados. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Pizzaria Bucaneiros

1º Curso de monitores do Pico do Corcovado
Proteção ambiental, melhorias para os visitantes e geração de renda para a comunidade

Ubatuba - Após a realização de estudos que apontaram a necessidade premente de estabelecer a regulamentação da visitação na Trilha do Corcovado, estabelecendo propostas de implantação e normas de uso, cobranças de ingressos, formas de controle, bem como o cadastramento e aperfeiçoamento dos condutores da trilha, o Instituto Florestal está iniciando um projeto específico para o Corcovado.
A primeira etapa do projeto aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro com a realização de um Curso de Capacitação em Ecoturismo, coordenado pelo Instituto Florestal, contando com os técnicos de vários Parques (Núcleo Picinguaba, Núcleo Santa Virgínia, Parques Estaduais da Ilha Anchieta e dos Mananciais de Campos de Jordão e Estação Ecológica de Bananal), em parceria com o Instituto Gondwana, as Secretarias de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura Municipal de Ubatuba e de São Luis de Paraitinga, Associação dos Monitores de Ecoturismo de Ubatuba e Escolas Públicas do Bairro.
Com a proposta de identificar e cadastrar os condutores da trilha do Pico do Corcovado, principalmente aqueles provenientes da comunidade moradora no entorno; viabilizar o intercâmbio de experiências entre os condutores de trilha e o estabelecimento de procedimentos padronizados de trabalho; preparar os condutores segundo os princípios mínimos de segurança em trilhas longas, visando a habilitação para evitar e lidar adequadamente com possíveis acidentes além de profissionalizar os condutores atuantes na trilha, capacitando-os como monitores de ecoturismo, credenciados pelo Instituto Florestal, de forma a contribuir para gerar uma alternativa de renda para a comunidade.
O curso teve um bom público que agora se prepara para realizar o 2º Módulo com o tema 1º socorros que será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro.

Ubatuba abre inscrição para a área de saúde

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realizará na próxima segunda e terça-feira as inscrições do processo seletivo para o PSF (Programa Saúde da Família). Serão abertas vagas para auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde e auxiliar de consultório dentário. A seleção será feita por meio de entrevista e prova escrita. Os candidatos interessados deverão comparecer ao Centro de Saúde, na avenida Rio Grande do Sul, 710, centro, com RG, comprovante de residência e registro profissional para os cargos de auxiliares. VALE

Circuito Ubatuba 2003
Profissionais brilham na 2ª etapa!

Ubatuba - Ubatuba viveu momentos de altíssimo nível durante as finais da 2ª etapa do Circuito Municipal de Surf, ocorrida entre os dias 28 e 30 de Novembro. Desta vez as provas aconteceram na Praia Grande, área central da cidade, com as ondas variando entre meio e um metro, algumas maiores nas séries. A direção predominante foi sudeste com influência de leste e formação variando bastante no decorrer do dia. Durante três dias, mais de 170 atletas, divididos em 16 categorias, brigaram pelos primeiros lugares.
Considerado um dos maiores do gênero em todo Brasil, o circuito acontece há mais de vinte anos. Mas esta etapa, com certeza, foi uma das disputadas de toda sua história. Conforme esperado, grandes nomes do surf local (que também fazem parte da elite nacional), estiveram presentes na competição. Desde a categoria Petit (atletas de até 10 anos), até a categoria Longboard Veteranos (acima de 45 anos), as disputas foram emocionantes, com alguns momentos especiais.
DOM DE FAMÍLIA - Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro de surf profissional, já tem em sua família nomes de campeões, como Matheus e Filipe Toledo. Mas como se não bastasse isso, mais um surfista da família começa a competir: David Toledo, com apenas quatro anos, estreou naquela que acreditamos ser uma longa vida nas competições. Davi teve a ajuda do zeloso pai, surfando muitas ondas em sua bateria. Mas nesta categoria (petit), quem levou a melhor foi seu irmão Filipe Toledo, outro filho de Ricardinho, que também já está se acostumando aos pódios. Além da categoria petit, Filipe, com oito anos, competiu e sagrou-se vice-campeão da categoria infantil, que por sua vez, teve como campeão ninguém menos que o irmão mais velho de todos, Matheus Toledo. E para completar os troféus da família, Ricardo Toledo venceu na categoria Longboard e conquistou o vice-campeonato da categoria senior. "Agradeço a Deus por este momento", disse o campeão enquanto abraçava seus filhos.
VETERANOS - Outro fato muito marcante aconteceu com uma das figuras mais tradicionais de Ubatuba. Pedrão "Preto", como é conhecido entre a galera, surfa desde os remotos na região. Desta vez (muito bem treinado), competiu na categoria Long Veteranos e saiu vitorioso. Sabedor de incontáveis histórias, Pedrão trabalha ali mesmo no baguari (o canto esquerdo da praia), sendo conhecido por todos. Pronto para completar 60 anos de idade, conquistou essa grande vitória, um título mais do que merecido para uma pessoa que tem raízes no mundo do surf local. Durante a entrega de prêmios, logo após o churrasco de confraternização, Pedrão foi ovacionado de pé por todos os presentes.
PRÓS - As disputas aconteceram em todas as categorias, a briga pelos títulos de um modo geral foi muito acirrada, com um nível de surf elevado e técnico. Mas se nas demais categorias a situação já estava fervendo, na categoria profissional o assunto foi bem mais sério. Um verdadeiro show para quem teve o privilégio de acompanhar todas as baterias até a grande decisão, que aconteceu entre Alexandre Costinha e Hizunomê Bettero. Costinha já havia deixado para trás ninguém menos que Odirlei Coutinho (atual campeão paulista pró), nas quartas de final e a Isaias Silva (3º na etapa), em uma semifinal de arrepiar. Na outra semifinal, o jovem Hizunomê (que está com apenas 17 anos), mandou nada mais que cinco aéreos durante sua bateria, não dando chances para seu adversário. Só que seu oponente na bateria era simplesmente Renato Galvão, campeão brasileiro do Super Trials 2003, que acabou ficando empatado com Isaías Silva na 3ª colocação da etapa.
Hizunomê e Costinha (ambos classificados para o Supersurf 2004), travaram uma batalha emocionante. Hizú, que está literalmente "voando alto", mais uma vez chegou com tudo na bateria final. Mas Costinha, com sua experiência e um ótimo posicionamento no mar, achou uma onda excelente, que lhe valeu uma nota 9,0. Esta onda acabou por ser decisiva, levando-o ao topo do pódio na categoria mais disputada do circuito, adiando a decisão da profissional para a última etapa.
Na categoria feminino, Luiza Romann faturou a Profissional, deixando Luana Prado na 2ª colocação, seguida de Suelen Naraisa e Alice Santos. A próxima etapa está marcada para os dias 26, 27 e 28 de dezembro, na praia de Itamambuca. O ranking geral após as duas primeiras etapas, assim como os resultados de todas as categorias, poderão ser encontrados no site da Federação Paulista de Surf (fpsurf.com.br).
Neste ano o Circuito Municipal conta com o patrocínio exclusivo da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Apoio: Wagon, Fu wax, Zecão Surfboards, Revista Alma Surf, Shopping Porto Itaguá, Localiza Rent a Car, Sthill Surf Shop, Bruzzi Sushi Bar, Lanchonete Curió, Astrodeck, Aduba, Casa Noturna Sunset, Hotel São Charbel, Actual e Dil Açaí.
Colaboração: www.ubatubasurfcam.com.br .
Uma realização da AUS, Associação Ubatuba de Surf. Supervisão: Federação Paulista de Surf. (Fonte: Ubatuba Surf Cam)

Encapuzados levam R$ 800 de padaria, roubada pela segunda vez

Ubatuba - Dois encapuzados, portando um revólver, invadiram a padaria Vitória, levando R$ 800. É o segundo roubo no estabelecimento, localizado no bairro Estufa II que, desde a inauguração, sofre um assalto por ano.
Eram 21h30, a rua ainda estava movimentada, quando dois encapuzados em uma ação rápida, que durou menos de cinco minutos, entraram na padaria, se aproximaram do caixa, rendendo o comerciante P.C.N., 51 anos.
A dupla pegou todo o dinheiro do caixa e ainda um toca CD, fugindo em uma bicicleta. Segundo o comerciante, na padaria havia três funcionários e dois clientes, que foram obrigados a deitarem no chão.
Em dois anos com o estabelecimento no bairro, este foi o segundo assalto. O último aconteceu há cerca de um ano. Neste meio tempo, a padaria também sofreu um furto. P. não considera o bairro Estufa II violento. “Mas quem ‘mexe’ com dinheiro têm este problema”, disse conformado. Para o comerciante, são pessoas de bairros vizinhos que vêm cometer o crime no local. Ele citou o Sesmaria, como região de maior perigo. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretária de Saúde recebe verbas

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), na última semana recebeu ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos financeiros para o município em cumprimento ao artigo 2º da lei 9.452 de 20/03/1997. Foram destinados R$1.560,00 para Assistência Pré Natal; R$1.478,25 ao programa de Ações Básicas de Vigilância Sanitária e R$195,00, Registro Civil e Nascimento. As verbas são liberadas pelo Fundo Nacional de Saúde. (Fonte: Luana Coelho)

Rogério Frediani participa do Encontro Estadual do PTB

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB) esteve participando no último dia 29 de novembro, no ginásio da Portuguesa em São Paulo do Encontro Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro. Várias lideranças estaduais e nacionais acompanharam o evento. “O encontro representou a “Arrancada Trabalhista rumo a 2004”, isto significa que o partido está propondo novas mudanças e aprimorando antigos ideais para as próximas eleições, tais como, combate ao desemprego, reformas salariais, entre outros, com o intuito de atender as necessidades do povo. O PTB sempre defendeu as causas dos cidadãos e trabalhadores e lutaremos para que está postura continue”, disse Frediani. (Fonte: Luana Coelho)

Foto do Dia Topo

Ensaio

O mestre navegante - Gisele Leite

©2003 Gisele Leite
O mestre navegante


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor