Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 09 de dezembro de 2003 - Nº 928 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Número de praias poluídas por esgoto sobe novamente na região
Pelotão de 260 ciclistas cruzou o Litoral Norte no domingo
Marinha premia vencedores de concurso de redação


Caraguatatuba
MP solicita investigação sobre contrato em Caraguá
Prefeito nega mau uso de dinheiro
Antonio Carlos concede entrevista coletiva
Chapa 2 ‘Movimento & Ação’ vence eleição do Sindiserv
Última etapa da Copa Caiçara de Bicicross premia campeões
Crianças abordam temas sociais em Sarau no Módulo
Teatro juvenil arrecada leite para Asilo Vicentina
Ciefi do Porto faz Festival Interno de Natação
Final de semana registra três roubos com autores desconhecidos
Aurimar quer explicações sobre mudanças de padrão
Câmara ainda tem Requerimentos para votar
Orçamento vai para votação em segundo turno
Presidente fala em transparência e democracia
Proibidas armas de brinquedo em Caraguá


Ilhabela
Prefeito veta lei que prevê fechamento de bares na periferia
Com passagens por furto e roubo, homem é preso com crack na boca


São Sebastião
Parque Escultórico recebe a 10ª obra de arte
São Sebastião mostra projeto na França
Velejador recebe troféu de Campeão Paulista
Encontro União das Tribos é marcado por show de acrobacias
Ação Cidadania atende mais de 2 mil moradores em Juquehy
Trabalhos sobre educação no trânsito ganham bicicletas da Autoviass
Acerto de contas no Itatinga: jovem leva mais de cinco tiros e resiste
PM prende assaltantes de depósito de gás parados no ponto de ônibus
Maratona de Apresentações marca o encerramento das oficinas culturais


Ubatuba
Sem escolta da PM, Ubatuba cancela audiências de presos
Homem é assassinado com quatro tiros
Polícia Militar prende quadrilha por roubo e tráfico de drogas
Ladrões são presos dentro do ônibus a caminho de casa

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Número de praias poluídas por esgoto sobe novamente na região

Litoral Norte - O número de praias poluídas por esgoto na região subiu para 15, conforme boletim de balneabilidade emitido pela Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental), ontem. Até então, eram 11 praias impróprias.
Entram para a lista das poluídas duas praias de Caraguatatuba (Massaguaçu e Palmeiras) e duas de Ilhabela (Pinto e Itaguaçú). Continuam impróprias as praias do Centro e Palmeira (Caraguatatuba) e Armação, Saco da Capela e Portinho (Ilhabela)
Em São Sebastião quatro estão comprometidas (Porto Grande, Pontal da Cruz, Preta do Norte e São Francisco). Em Ubatuba estão nas mesmas condições as praias do Itaguá e Perequê-Mirim.
Chuvas constantes aumentam o número de praias poluídas. A chuva arrasta esgoto de locais sem saneamento básico ou que há lançamento de esgoto de forma irregular. O maior número de pessoas na região, o que começa a ocorrer em razão do início de férias, também compromete a balneabilidade, em decorrência do aumento de esgoto e lançamento inadequado. Banhistas devem evitar locais próximos a cursos d’água que deságuam no mar porque podem estar com alta concentração de poluição.
A Cetesb monitora as praias que apresentam variação no nível de balneabilidade ou as que são mais freqüentadas por banhistas. A empresa avalia 23 praias em Ubatuba, 12 em Caraguatatuba, 24 em São Sebastião e 11 em Ilhabela.
A empresa intensificou as coletas de amostras em 24 das 128 praias monitoradas semanalmente no Litoral Paulista. Assim, são produzidos dois boletins de balneabilidade, um às quartas-feiras e outro aos domingos. No Litoral Norte as praias que passam a ter análise intensificada são: Toninhas e Enseada (Ubatuba); Maresias (São Sebastião) e Armação (Ilhabela). (Fonte: Imprensa Livre)

Pelotão de 260 ciclistas cruzou o Litoral Norte no domingo

Litoral Norte - 260 ciclistas do Extra Distance 800k/Brazil Challenge cruzaram o Litoral Norte no domingo.
Considerada uma das principais equipes de ciclismo do país, a Caloi/Extra/ Suzano venceu a competição na categoria quartetos, a maior prova de ciclismo endurance do país.
A competição começou na madrugada de sábado, em Campinas e terminou na manhã de domingo, na Praia Grande, no Litoral Sul. A Caloi/Extra completou o percurso de 857 km em 22h35min04s, com velocidade média de 37,946 km/h. Na categoria solo, o vencedor foi Júlio Paterlini (Paterlini Bike/Memorial), enquanto o Secco Team, dos irmãos Luiz Fernando e José Carlos Secco, venceu a categoria duplas.
A vitória da Caloi/Extra (Patrique Azevedo, Daniel Soeiro, Renato Ruiz e Renata Gomide como convidada) foi consumada nos metros finais da prova. Durante boa parte do sábado, a liderança foi da Matec, equipe que contava com o triatleta argentino Oscar Galindez, um dos especialistas no pedal.
Já na noite de sábado, Memorial/Santos (Márcio May, Hernandes Quadri Jr, Tonho do Nascimento e o convidado Pepe Altstut) e Caloi/Extra começaram a mostrar por que são hoje duas das principais forças do ciclismo brasileiro. As equipes passaram a se revezar na liderança da prova, a Memorial chegou a abrir 15 minutos de vantagem, mas a Caloi/Extra recuperou a ponta em Bertioga e segurou a liderança até o final. A Memorial/Santos foi segunda com 22h37min55s de prova e velocidade média de 37,865 km/h, e a terceira colocação ficou com a equipe Anderson/Cannondale, de Celso Anderson, Ingo Buchleister, Fabrício dos Santos e Anderson Zomer, que completaram a prova em 23h18min10s (36,777 km/h de média) “O comportamento do grupo foi muito importante para conseguirmos a vitória”, destacou Mauro Ribeiro, técnico da Caloi/Extra.
“Essa é uma prova diferente, e a união prevaleceu, sendo determi-nante para esse resultado. Vencer não era uma obsessão, mas provamos que era possível”, disse. Segundo o técnico, a participação do ciclista Daniel Soeiro foi decisiva para a vitória da Caloi/Extra. “Ele é muito bom para motivar o grupo. É um cara alegre, brincalhão, e que deu muito ânimo aos demais integrantes.
A gente sabia da dificuldade da prova, mas quando encostamos na Memorial ganhamos um gás extra e uma motivação ainda maior”, destacou. Na categoria Solo, o campeão foi Júlio Paterlini (Paterlini Bike/Memorial), que liderou de ponta a ponta.
O ciclista de Santos assumiu a liderança ainda no segundo posto de controle (PC), localizado pouco depois de Taubaté, e não perdeu mais a dianteira, apesar de uma dor no joelho. “Tinha um carrasco atrás de mim e só me restava uma opção: pedalar”, disse Paterlini, que completou a prova em 29h07min41s (velocidade média de 29,422 km/h) e garantiu automaticamente presença na próxima Race Across America (RAAM), a principal prova do gênero, que é disputada nos EUA anualmente. “Ainda não dá para pensar na RAAM. Só quero saber de descansar”.
O segundo colocado foi Michel Bogli (Extra - Fortaleza), com 29h58min23s e velocidade média de 28,592 km/h. “Se eu não tivesse errado a largada, onde perdi aproximadamente três minutos, podia ter endurecido mais. Mas tenho de reconhecer que o Paterlini correu muito e mereceu vencer”, disse o campeão da RAAM 2001 (duplas) e terceiro colocado em 1997 (quarteto).
Duplas - Na categoria Duplas, Secco Team confirmou. Os irmãos Luiz Fernando e José Carlos Secco (3º colocado na Race Across America de 1997 na categoria quarteto) completaram a prova em 27h44min37s. “Foi uma prova maravilhosa, mas muito difícil. É como se tivéssemos percorrido os 800 km mais difíceis da RAAM. A chuva e o frio também atrapalharam, mas quanto mais complicado, mais excitante”, disse o experiente José Carlos Secco. Durante a prova, os ciclistas passaram por Atibaia, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Resende (RJ), Barra Mansa (RJ), Parati (RJ), Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga, Santos e Praia Grande. (Fonte: Imprensa Livre)

Marinha premia vencedores de concurso de redação


Litoral Norte - A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião – Marinha do Brasil realizou, ontem à tarde, uma cerimônia de premiação aos vencedores do concurso de redação “Operação Cisne Branco”. Monique Schiavetti Basílio, que está cursando a 6ª série na Escola Estadual Nair Ferreira Neves, no Bairro de São Francisco, foi a vencedora na categoria 1º grau.
Já Leandro de Pinho Ribeiro, da 2ª série do ensino médio, do Colégio Positivos, recebeu o prêmio de melhor redação do 2º grau. A “Operação Cisne Branco” é um concurso de âmbito nacional, promovido pela Marinha com o propósito de despertar nos jovens, pais e professores, o interesse pelos assuntos ligados ao mar.
“A Marinha é responsável pela formação da mentalidade marítima e temos o prazer de premiar esses alunos de São Sebastião”, disse o delegado Paulo Rogério de Souza Almeida. “É uma coisa emocionante receber uma homenagem desta”, comentou a estudante Monique Basílio.
A premiação faz parte das comemorações da Semana da Marinha. Na próxima sexta-feira, às 12h30, haverá cerimônia militar alusiva ao Dia do Marinheiro, na sede da delegacia, na Rua da Praia. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

MP solicita investigação sobre contrato em Caraguá

Caraguatatuba - O Ministério Público de Caraguatatuba pediu à Polícia Civil a instauração de um inquérito para investigar uma suposta irregularidade na compra de computadores pela prefeitura. O pedido foi encaminhado para a delegacia pelo promotor Alexandre Petry, responsável pelo caso.
A Justiça investiga uma denúncia de suposto mau uso do dinheiro público pelo prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB).
Segundo o delegado titular de Caraguá e interino da Delegacia Seccional, Leon Nascimento, a abertura do inquérito será feita pela seccional. O pedido também será enviado ao Tribunal de Justiça.
"O caso será enviado ao tribunal pois envolve uma denúncia contra o prefeito. Após a análise, a seccional pode instaurar o inquérito", disse.
O delegado afirmou que durante as investigações todos os envolvidos na contratação da empresa devem prestar depoimento.
"Além da empresa, as pessoas envolvidas no processo e o prefeito deverão ser acionados pela polícia", disse.
CASO - A denúncia foi protocolada no Ministério Público e na Câmara pelo advogado Alvaro Alencar Trindade, na última semana. Ele aponta irregularidades na contratação do Instituto de Tecnologia Aplicada a Informações, de Brasília (DF), que teria fornecido computadores e software sem origem no valor de R$ 440 mil.
Os vereadores formaram uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito nega mau uso de dinheiro

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, Antônio Carlos da Silva (PSDB), negou ontem irregularidade na contratação do Instituto de Tecnologia Aplicada a Informação, de Brasília (DF).
Segundo o prefeito, existe uma lei municipal que dispensa licitação para os contratos com empresas sem fins lucrativos, como é o caso do instituto. Ele afirmou que os computadores e o software têm origem.
"Não recebi formalmente a denúncia mas todas as documentações sobre o contrato estão disponíveis."
Antônio Carlos afirmou que as denúncias do advogado Alvaro Alencar Trindade têm "teor político". "O contrato é de janeiro de 2002 e nunca tivemos problemas. Na Câmara, as investigações não serão feitas por vereadores do PSDB para ter mais transparência." (Fonte: ValeParaibano)

Antonio Carlos concede entrevista coletiva
O prefeito Antonio Carlos da Silva concedeu uma entrevista coletiva, nesta segunda-feira, dia 8, para a imprensa da região, sobre a denúncia do advogado Álvaro Alencar

Caraguatatuba - Em virtude de não estar em Caraguatatuba, na última semana, para se pronunciar sobre a denúncia do advogado Álvaro Alencar, o prefeito Antonio Carlos convidou a imprensa da região nesta segunda-feira, dia 08, às 9 horas, para uma entrevista coletiva no gabinete. "Eu pedi ao André (Assessor de Comunicação) para fazer essa coletiva porque eu estava fora, na semana passada, com compromissos em São Paulo. Num primeiro momento, pensei em voltar na quarta-feira, mas preferi cumprir a agenda e me pronunciar hoje", disse.
Quando questionado sobre o teor da denúncia, Antonio Carlos disse que o denunciante está procurando "pêlo em ovo". "Ele é candidato nas próximas eleições, então, posso dizer que ela tem um caráter político. A maior preocupação dos adversários são nossas realizações. Por onde nós passamos, nós realizamos sem deixar problemas, que é a nossa obrigação", e aproveitou para lançar, com bom humor, um desafio aos jornalistas. "Não há prefeitura no Brasil, que tenha as nossas condições financeiras com a renda per capita que nós temos. Se vocês encontrarem, eu vou embora para minha casa e deixo a prefeitura para o Aguilar", brincou, afirmando, em seguida, que a estabilidade financeira da prefeitura de Caraguá "é resultado de um trabalho que não foi pautado em falcatruas".
Ele lamentou a divulgação distorcida, baseada em "empolgação". "Algumas pessoas torcem para que a prefeitura vá mal, mesmo que isso traga prejuízos para a população. Desde que cheguei a Caraguá, eu nunca persegui ninguém e nem nenhum funcionário, que não tenha votado em mim. O meu cargo está baseado no compromisso com o interesse da população e, no último ano, a gente se deparar com uma coisa desse tipo...mas sou alguém com 46 anos e vivendo o que já vivi, estou preparado para tudo, e com a consciência tranqüila", afirmou acrescentando que "enfrentaremos essa, como enfrentaremos outras que virão".
O prefeito confirmou ter contatado alguns vereadores para aprovação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito)."Eu liguei para a alguns vereadores para aprovarem a CPI, pois acredito que a Câmara pode ajudar a esclarecer. Inclusive, não permiti que vereadores do PSDB participassem".
Sobre as críticas à sua administração, o prefeito disse que "aqueles que só criticam e não realizam são verdadeiros parasitas. Eles tiveram seu espaço, mas não fizeram por merecer um voto de confiança. O povo é sábio. Não tenho dúvidas de que ganharemos essas eleições. Se eu pudesse ser reeleito, eu seria candidato mais uma vez, pois tenho vontade e saúde para isso", afirmou.
Antonio Carlos aproveitou a oportunidade para dizer que, até o próximo ano, serão investidos mais de R$18 milhões em obras e ações. Sem falar no Pró-saneamento, um projeto que colocará rede de esgoto nos bairros Perequê Mirim, Pontal Santa Marina e Travessão, que terá um investimento de R$ 24 milhões e deverá ser assinado, em Brasília, em conjunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele lembrou também que, hoje, foram abertas as propostas de licitação para 14 novas obras. O valor estimado era de R$ 6 milhões e a empreiteira vencedora orçou num valor de R$ 4,3 milhões. Ou seja, 30% abaixo do estimado. Ele acrescentou dizendo que está desapropriando um hotel no centro da cidade para a implantação do mercado de artesanato.
Sobre a denúncia, Antonio Carlos informou que a própria maneira de aprovação de CPI em Caraguá não está correta. "Em todos os municípios, com dois terços de votos você aprova uma CPI, em Caraguá, com um terço já existe a aprovação. Nós temos 17 vereadores e com 6 votos já se abre uma CPI".
"Agora, é hora de governar. Ainda vamos conhecer o processo para tomar as medidas de defesa com relação a essa denúncia. Temos 10 dias para a contestação", disse.
Segundo o prefeito, os serviços prestados pelo Instituto de Tecnologia Aplicada à Informação (ITEAI)foi muito bem feito e com preço justo. "A partir do momento em que a prefeitura fecha um contrato, ele tem cláusulas que devem ser cumpridas e isso torna o fato algo oficial".
O contrato - O contrato é baseado no inciso XIII do artigo 24 da Lei nº8666/93, que dispensa licitação. O valor pago com uma entrada de R$90.009 mais 23 parcelas de R$15.217, dá um total de R$440 mil.
Estão inseridos como obrigações do contratado realizar serviços técnico-pedagógicos de projeto de informática educativa para o ensino fundamental da rede municipal de Caraguá; fornecer 13 bibliotecas com 170 softwares e licença de uso para os 196 microcomputadores dos laboratórios de informática; fornecer 30 novos microcomputadores, 30 mesas para micro, 3 impressoras e 3 mesas para impressora. Ao término do contrato, todos os equipamentos passariam a pertencer à prefeitura.
O instituto também seria responsável pelo treinamento técnico, com 40 horas, aos professores da rede, disponibilizando instrutores; pela assessoria técnica com acompanhamento e suporte "in loco" e pela manutenção. Os equipamentos têm garantia de 1 ano com exceção de mouses e teclados. A data do contrato é de 29 de janeiro de 2002. (Fonte: PMC)

Chapa 2 ‘Movimento & Ação’ vence eleição do Sindiserv

Caraguatatuba - A chapa 2, ‘Movimento & Ação’, presidida pelo citologista Helio Santos, venceu as eleições do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), realizadas no dia 5, com a diferença de 115 votos.
Com 945 votantes, a eleição surpreendeu os dois candidatos, porque superou o número de votantes da primeira eleição deste ano, que ocorreu em outubro e foi cancelada porque quatro urnas foram impugnadas - continham mais votos do que votantes.
A chapa 1, ‘União’, presidida pelo professor de Educação Física, Agostinho Chaves, obteve 415 votos, contra 530 da chapa 2-vencedora. “Não tivemos problemas nesta eleição. Saí antes de saber o resultado, para não haver tumulto, e agora farei o papel de oposição, dentro deste processo democrático. Desejo boa sorte ao novo presidente, que é um espírito novo que surgiu no sindicalismo”, afirma Chaves.
Hélio Santos, novo presidente do Sindserv, diz que seu principal objetivo é resgatar a auto-estima do servidor e fazer com que ele participe ativamente de seu sindicato. Ele acrescenta que o lado social será enfatizado na nova gestão, seja apoiando o servidor, seja oferecendo cursos de capacitação profissional. “O quadro atual de funcionários mudará. Já temos alguns nomes de advogados competentes que assumirão o setor jurídico e os demais funcionários serão contratados por seleção”, confirma o presidente eleito.
Conforme Hélio, a posse da nova diretoria pode acontecer ainda esta semana. “Hoje (ontem) vamos ter a primeira das reuniões com a atual diretoria, mesmo porque não sabemos como está o sindicato. Foram 12 anos dentro de uma ‘caixa preta’”, comenta.
Por fim, Hélio confessa que “nesta eleição não houve perdedor, mas um único vitorioso, que foi o servidor público”. A chapa 2 foi formada por um grupo que esteve unido desde o início.
“Foram nove pessoas que compõem a Chapa 2, que lutaram para que a eleição acontecesse. Acostumamos a dizer que fomos à chapa do puro sangue, porque somente um membro tem cargo comissionado”, enfatiza Helio. (Fonte: Imprensa Livre)

Última etapa da Copa Caiçara de Bicicross premia campeões

Caraguatatuba - A 4ª e última etapa da Copa Caiçara de Bicicross aconteceu no último domingo, na pista de Bicicross Tom Ferreira, reunindo 132 atletas e premiando com 123 troféus os oito primeiros colocados das 17 categorias participantes.
Atletas de Caraguatatuba se destacaram nesta Copa, terminando na primeira colocação em diversas categorias, tais como Flavio Roveran- campeão da categoria 17/18 anos cruiser, Pércio Luiz César- 30/39 anos, Talita Ingrid- mais de 15 anos, Luis Gustavo- até 6 anos, Alan Marques- 11/12 anos, Danilo Dias, 13/14 anos e Wilian de Paulo- 15/16 anos.
Entre os campeões de outras cidades, temos: Bruna Cruz- categoria 7/8 anos feminina e Renie Oliveira- 7/8 anos masculina, ambos da cidade de Ilhabela, Roberto Rosa da cidade de Bom Jesus dos Perdões- 9/10 anos, Maicon Pimentel de Jacareí- 15/16 anos cruiser, Tiago Almeida de Caçapava- 19 mais, Olair Izidoro de Jacareí- 19/24 anos, Anderson Pontes de Atibaia- Junior Men, Fábio Ferreira de São José dos Campos- 25/29 anos cruiser, Márcio Malaquias de Jacareí- Elite Men e Olímpio Bernadardes de Araraquara- 40 mais.
A Copa Caiçara foi realizada este ano, tendo sua primeira etapa no dia 5 de abril, a segunda etapa no dia 7 de julho e a terceira no dia 5 de outubro. Participaram da Copa atletas das cidades de Paulínia, Salto, Campos do Jordão, Lorena, Indaiatuba, Bom Jesus dos Perdões, São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Atibaia, Jarinu, São Paulo, Araraquara, Ilhabela e Caraguá.
Há em Caraguá uma média de 50 pilotos treinando e em condições de disputar o Campeonato Paulista de Bicicross. “Para o próximo ano vou ter problema, porque só posso inscrever 25 atletas. Mas é muito bom ter jovens praticando o esporte na cidade”, confirma o presidente do Clube Caraguatatubense de Bicicross, José Batista Césare, explicando que a diretoria do Clube, que tem três anos, é formada por pais de atletas.
As categorias disputadas na Copa Caiçara foram divididas por idade, sendo elas: menores de 6 anos, de 7 a 8 anos e assim sucessivamente até a categoria Junior Men, que abrange atletas de 17 e 18 anos. Dentre as categorias dos adultos, houve disputa na para maiores de 19 anos, a de elite (sem limite de idade), de 25 a 29 anos, de 30 a 39 anos e acima de 40 anos. Competem na categoria cruiser bicicletas com aro 24 e na categoria Expect bikes com aro 20.
Patrocinaram a Copa Caiçara, as lojas Kavec, Jocami, Supermercado Silva Indaiá e Central de Carnes, além dos apoios das secretarias de Turismo, Esportes e Serviços Públicos. (Fonte: Imprensa Livre)

Crianças abordam temas sociais em Sarau no Módulo

Caraguatatuba - O Sarau “Por um mundo melhor”, foi apresentado pelos alunos de 1ª a 4ª série do Colégio Módulo, no final de novembro, com apresentações de dança, teatro, poesia e música de grandes autores brasileiros. Já, os alunos de 5ª a 8ª série, mexeram com a emoção do público com o tema “Renascer”, em Sarau no dia 3 de dezembro.
O objetivo foi promover a reflexão sobre os problemas sociais vividos no país e no mundo, principalmente a violência. As apresentações fizeram alusão a questões políticas, discriminação social, idosos, família, trabalho infantil, drogas e meio ambiente. A coordenadora Pedagógica, Marisabel Guilhermina Francesca, disse que foi importante trabalhar estes temas com os alunos, por que é preciso sensibilizar a todos para o problema da violência. “Precisamos conscientizar as pessoas e resgatarmos o sentimento da não violência. Com este evento, quisemos dizer que podemos preparar o indivíduo para um mundo melhor. O Sarau foi uma pequena semente”, disse Francesca. (Fonte: Módulo)

Teatro juvenil arrecada leite para Asilo Vicentina
Peça será apresentada no Asilo, dia 12

Caraguatatuba - O musical infantil apresentado no primeiro dia de dezembro, pelos alunos de 5ª a 8ª série do Colégio Módulo, arrecadou 70 litros de leite para o Asilo Vicentina. Aproximadamente 200 pessoas assistiram a peça “O gato malhado e a andorinha sinhá”, feita por Jorge Amado, para sua filha, na década de 80. A peça foi apresentada por 17 alunos, que surpreenderam pela qualidade do trabalho.
“O gato malhado e a andorinha sinhá” ganhou prêmio Mambembe Mulher em 83, em sua 1ª apresentação e é até hoje uma peça atual. O texto e as músicas falam de amor e fazem questionamentos sociais, conforme explicou a professora Rita Pisteco, que dirigiu os alunos. “Aceitei voluntariamente o convite da coordenação e, com muita satisfação, por que adoro o teatro e sempre usei como técnica educativa e como caminho para atingir objetivos da educação física, como sociabilidade, criatividades, habilidades físicas e resolução espaço/temporal”, explicou.
Segundo a diretora da peça, um dos efeitos do teatro é fazer com que os participantes vejam o outro como a si mesmos. “Para os alunos, os três meses de ensaio valeram a pena. Quanto aos pais, muitos já perceberam os resultados”, disse Rita Pisteco.
A peça faz parte dos projetos da coordenadora Marizabel Guilhermina Francesca. A direção foi da Profa. Rita Pisteco; a maquiagem foi feita pelas artistas Gisele, Clarissa e Mara Amaral e; o figurino por Lelê.
A peça teatral será apresentada no Asilo Vila Vicentina no dia 12 de dezembro. O leite arrecadado já foi doado ao asilo. (Fonte: Módulo)

Ciefi do Porto faz Festival Interno de Natação

Caraguatatuba - O Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil do Porto Novo realiza neste sábado, dia 13, o 1ª Festival Interno de Natação, com a participação dos alunos de 1ª a 4 série do ensino fundamental. Serão realizadas várias provas de 20 metros na modalidade livre e categorias feminino e masculino, envolvendo 45 alunos. No final do Festival, os alunos participam do Revezamento Gigante.
Todos os participantes serão premiados. "O objetivo é dar oportunidade a todos, sem exclusão, para que futuramente eles possam participar de campeonatos com premiação só para os melhores colocados, como acontece na maioria dos campeonatos esportivos", comentou a diretora da Escola, Olímpia Aparecida Souza Arruda.
O Festival é resultado de um Projeto de Natação desenvolvido no CIEFI desde abril deste ano e aplicado para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com objetivo de amenizar problemas de indisciplina, dificuldades respiratórias, aprendizagem, entre outras. O coordenador do projeto é o professor Juarez Pardim.
Segundo a diretora, o projeto já trouxe efeitos positivos na escola. "Nossos alunos hoje estão mais calmos, mais disciplinados e mais saudáveis. O Festival é o resultado do sucesso do projeto", comentou a diretora. (Fonte: PMC)

Final de semana registra três roubos com autores desconhecidos

Caraguatatuba - O final de semana na cidade registrou três roubos de autorias desconhecidas. Todos aconteceram no domingo.
O primeiro foi no início da madrugada no Morro do Algodão. Quatro assaltantes, sendo um armado, invadiram a casa do securitário T.L.B. rendendo também a mulher e filho de 11 meses. Ameaçando a família, a quadrilha levou documentos e filmadora, fugindo rumo ignorado.
O segundo foi pela manhã, no Sumaré. O pedreiro D.L.V., 23 anos, caminhava pela rua, quando foi abordado por um assaltante, que estava em uma bicicleta.
Ele pegou documentos e dinheiro, mas quando ia fugir, foi detido pela vítima. Assustado com a reação, o assaltante acabou fugindo a pé, deixando a bicicleta com o pedreiro.
O último roubo no final de semana foi por volta das 20 horas, na Praia das Palmeiras e teve como vítima um turista de Guarulhos. O engenheiro M.C.N., 31 anos, estava na fiscalizando uma obra em uma casa juntamente com três pedreiros, quando um trio invadiu o local, portando pistolas.
Os assaltantes pegaram talão de cheques, cartão de crédito, R$ 30, celular, relógio e corrente, fugindo em seguida. A Polícia Militar foi avisada nos três roubos, chegando a fazer patrulhamento pelos bairros, mas sem localizar os suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Aurimar quer explicações sobre mudanças de padrão
Parlamentar não se conforma com constantes mudanças que implicam em altos gastos para os mais pobres

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou Requerimento na última Sessão Extraordinária, realizada dia 4 de dezembro, quinta-feira sobre as atitudes tomadas pela Bandeirante de Energia, em relação a troca de postes. O Parlamentar reclama das mudanças de padrão da empresa, que trazem prejuízo aos mais carentes.
No Requerimento, endereçado ao Gerente Executivo da Bandeirante de Energia, Edson José das Neves, o Vereador pede informações sobre o motivo pelo qual há tantas trocas de postes de entrada de fiação em Caraguatatuba.
No mesmo Requerimento Aurimar pergunta qual o embasamento legal para estas constantes trocas e quantas residências serão afetadas pela medida no município.
Segundo o Parlamentar são constantes as mudanças no padrão para os postes de entrada de fiação, feitas pela Bandeirante, o que causa prejuízos aos usuários mais carentes, que ou compram antecipadamente para depois saberem que o padrão está desatualizado ou, na impossibilidade da troca terem o seu fornecimento de energia elétrica cortado.
Para o Vereador as razões não estão bem explícitas. “Não se pode mudar um padrão assim, em pequenos espaços de tempo sem uma base legal e técnica. O consumidor de baixa renda não pode ficar a mercê de constantes trocas, pois não tem capital para isso”, afirmou Mansano. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara ainda tem Requerimentos para votar
Extraordinária “limpou” algumas propostas mas será necessário outra sessão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na quinta-feira, no período da tarde, a sua 13ª Sessão Extraordinária do ano, com o intuito de discutir e votar Projetos, Requerimentos e Moções pendentes que estão aptas para voto no Expediente do Legislativo. Mesmo com a “limpeza” na sessão, ainda é necessário mais uma sessão para votação.
Encontram-se no Expediente do Legislativo cerca de 30 proposituras, entre Requerimentos e Moções, bem como cerca de 10 projetos de lei e umas 50 Indicações para serem lidas até o final deste ano Legislativo.
A necessidade de sessões Extraordinárias se deve ao fato de que não haverá mais Ordem do Dia para Sessões Ordinárias, pois a última sessão do ano, neste dia 9 de dezembro, está reservada para o Orçamento 2004, com votação em segundo turno.
Sendo assim, as Indicações que não forem lidas durante o intervalo da sessão, que não o terá mais, devido ao Orçamento, serão encaminhadas diretamente ao gabinete do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Os Requerimentos e Moções deverão ser votados em Sessão Extraordinária e os Projetos de Lei, apenas os mais importantes e em Regime de Urgência, de preferência do Executivo, que dispõe sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e alterações no Código Tributário.
Na Extraordinária da última quinta-feira apenas um projeto foi votado, de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que proíbe a comercialização de armas de brinquedo semelhantes a verdadeiras no município.
Foram votados e aprovados também 14 Requerimentos, entre eles do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), que pede a construção de um Píer na zona sul da cidade, bem como o Corredor Turístico no rio Juqueriquerê. Do Vereador Celso Pereira (PSDB) a instalação de um posto de serviço da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no bairro do Massaguaçu e do Vereador Aurimar Mansano (PTB), pedindo a instalação de um posto da Polícia Militar dentro do Terminal Rodoviário Aldo Navarro Magalhães. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

O teatro na prevenção de doenças
Vereador Celso Pereira apóia trabalho do PSF do Massaguaçu

Caraguatatuba - A equipe do PSF (Programa de Saúde da Família) do bairro do Massaguaçu vem atuando de forma diferenciada no que tange a orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis entre outras. A equipe utiliza-se do teatro para difundir idéias e repassar doutrinas voltadas para o cuidado com a higiene e as práticas do dia-a-dia.
Há cerca de um ano as Agentes Comunitárias de Saúde do bairro do Massaguaçu, comandadas pela enfermeira Sheila, vem realizando peças teatrais no sentido de mostrar como se faz a prevenção de doenças como a Aids, Dengue, Hipertensão, Diabetes e uso de Drogas. É através do teatro que crianças, jovens e adultos entendem melhor como se prevenir destes males.
As cenas vão do dramático ao cômico e além de prevenir a gravidez indesejada e na adolescência, as agentes se aproveitam de datas festivas, utilizando a bruxa má e a protagonista Bia, que juntas mostram o que é errado e certo na prevenção de doenças e na busca de uma melhor qualidade de vida.
A equipe treina durante o horário de almoço e ao final do expediente, tendo feito só este ano 5 peças e mais de 10 apresentações, sem qualquer prejuízo ao atendimento que prestam a comunidade. Para a enfermeira Sheila o trabalho do PSF do Massaguaçu é gratificante. “Além de prevenir a comunidade, atendemos com amor e tentamos mudar os seus hábitos, para algo saudável, com atitudes que os levem a cuidar de si e dos outros que o cercam”, disse.
O Vereador Celso Pereira (PSDB), que tem suas bases eleitorais no bairro do Massaguaçu, observa atentamente e apóia o trabalho do PSF. “É uma maneira diferente de ensinar cidadania, mais eficaz e duradoura se fosse utilizado os métodos tradicionais”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Orçamento vai para votação em segundo turno
Ano Legislativo termina com votação do Orçamento e suas emendas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza a sua última Sessão Ordinária semanal, a 39ª, do ano de 2003 nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, a partir das 19h30. Na Ordem do Dia especial, a votação do Orçamento 2004 em segundo turno.
De acordo com o artigo 185 do Regimento Interno, as Sessões Ordinárias que tratam do Orçamento deverão ter Expediente de apenas 30 minutos, não havendo Tribuna dos Vereadores ou intervalo, para a votação unicamente do projeto que estima a receita e a despesa do município para o próximo ano.
O Orçamento do município está estimado em mais de R$ 106,8 milhões, enquanto que o da Câmara, já incluído no orçamento, é de apenas R$ 4,840 milhões. O Executivo estima um superávit de mais de R$ 5 milhões.
No primeiro turno o Orçamento foi aprovado com a discussão de 7 emendas e a inclusão de apenas 5, sendo que 2 foram rejeitadas.
Para a sua aprovação, é necessário que os Vereadores dêem o seu voto favorável também no segundo turno. Se o voto for contrário, o Orçamento será rejeitado. No segundo turno de votação as emendas não serão votadas novamente. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Presidente fala em transparência e democracia
Gobetti retruca alegando que iria mesmo aprovar denúncia de Trindade

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou recentemente a criação de uma Comissão Processante, com base na denúncia do ex-Vereador e candidato a prefeito Álvaro Alencar Trindade (PMDB), contra o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB). Segundo o Presidente do Parlamento, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), a denúncia seria acatada de qualquer maneira.
O prefeito foi denunciado por suspeita de superfaturamento na compra de computadores e de um software denominado “Despertar”, para a Secretaria Municipal de Educação. O ex-Vereador e também advogado apresentou ampla pesquisa, mostrando que por causa de compra igual a esta, prefeitos foram processados e até cassados, tanto pelos tribunais como pelas suas Câmaras.
Para embasar a decisão de aceitar a denúncia, Gobetti baseou-se na mais simples e pura obrigação do Vereador; a de fiscalizar o Executivo. “A história política deste país fala em Câmaras despreparadas e com ligações com o Executivo. Com a aceitação da denúncia, mostro que somos transparentes e exercemos o papel para qual nos foi confiado o voto”, frisou.
Sobre a escolha dos membros da Comissão Processante o Presidente diz ter usado apenas o Regimento Interno. “Convocamos os partidos com maior representatividade. Por razões políticas o PSDB não quis participar, restando apenas o PPS, o PL e o PTB. Com base nisso pedi que seus líderes escolhessem um membro cada um e entre os escolhidos, as funções de cada Vereador na Comissão Processante”, explica.
O Vereador confia na justiça e no trabalho que será feito por seus nobres pares. “Tenho a plena convicção de que tudo será apurado e se houver um culpado, haverá punição. Ao mesmo tempo sei que os Parlamentares escolhidos foram os melhores para exercerem esta tão dificultosa missão”, finaliza. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Proibidas armas de brinquedo em Caraguá
Vereador Aurimar aprova projeto criando a semana da Não Violência

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou Projeto de Lei, na última quinta-feira, durante a 13ª Sessão Extraordinária, que proíbe no município a venda de armas de brinquedo semelhantes a armas verdadeiras. No mesmo projeto o Parlamento cria a “Semana da Não Violência”.
De acordo com o projeto, fica proibido em Caraguatatuba a comercialização de armas de brinquedo que apresentem características semelhantes a armas verdadeiras, em formato, tamanho e cor. Não serão fornecidos Alvarás de funcionamento aos comércios que não cumpram o que determina esta lei.
Fica criada também a “Semana da Não Violência”, que será comemorada com eventos em que haja troca de armas de brinquedo por livros, revistas ou jogos educativos ou quaisquer outras atividades direcionadas a não violência, com as armas de brinquedo recolhidas sendo doadas às instituições para reciclagem.
Ainda na propositura, serão feitos convênios com o Ministério da Justiça, da Educação, Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Segurança Pública, Promoção Social, Delegacia de Polícia Civil, Conseg e diversos conselhos, visando aprimorar e orientar como fazer os trabalhos educativos visando a não violência entre os jovens.
Segundo Aurimar Mansano, a medida visa proporcionar mais alegria e tranqüilidade as crianças, jovens e adolescentes, bem como seus pais e familiares. “A violência é tão comum e crescente em nossos lares que as crianças já a encaram com naturalidade e fantasia. Devemos mostrar a elas o seu real sentido, afastando-as, para que cresçam com mais amor, sem traumas, mas conhecendo seus males e perigos”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo



Prefeito veta lei que prevê fechamento de bares na periferia


Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos vetou parcialmente o projeto de lei 24/2003, de autoria da vereadora Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, que estabelecia horário limite para o fechamento dos bares situados em áreas periféricas da cidade.
De acordo com o veto parcial, o artigo 1º da lei aprovada na Câmara Municipal, sob protesto de proprietários de bares, que previa o horário de funcionamento dos bares localizados em bairros periféricos das 6h às 23h de domingo a sexta, representa discriminação, favorecendo os demais estabelecimentos comerciais lindeiros à avenida principal do município e, em especial, os situados no centro da cidade, que poderiam permanecer com suas atividades até às 3h da manhã .
O prefeito argumentou também nas razões do veto que “ o projeto de lei poderá ensejar ações judiciais contra o município, vez que há privilégios para os comércios localizados no centro da cidade”.
Em razão do veto aposto ao art. 1o, os parágrafos 1, 2 e 3 perderam o objeto, razão pela qual também foram vetados.
O parágrafo 1º determinava que aos sábados e dias anteriores aos feriados os horários poderiam ser prorrogados até a uma hora da manhã; o parágrafo 2º dizia que os bares de hotéis, flats, clubes e associações não ficariam sujeitos à lei e o parágrafo 3º determinava que o período de funcionamento determinado no artigo seria considerado como horário normal de funcionamento.
O prefeito propõe ao poder legislativo, uma discussão conjunta com os munícipes, inclusive as associações Comercial e de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, para apresentação de novo projeto de lei regulamentando a matéria.
Para a vereadora Gracinha, o projeto foi vetado “totalmente”, e não parcialmente. Ela não concorda com uma nova discussão sobre o horário de funcionamento dos bares. “Tinha certeza que o prefeito iria sancionar a lei, porque ele foi a primeira pessoa a tomar conhecimento do projeto”, desabafou. A vereadora disse ainda que a justificativa do veto já considera o projeto como discriminatório, e lembra que o artigo 1º e seus parágrafos eram os mais importantes. “Classificando o projeto como discri-minatório se encerra qualquer tentativa de discussão e negociação”, relatou.
Gracinha mantém seu posicionamento, de que é preciso regularizar o funcionamento dos bares, visando diminuir assim os casos de violência gerados por excesso de bebidas e consumo de drogas. “Vou fazer de tudo para derrubar o veto”, garantiu.
O projeto, além de contar com o apoio de entidades reli-giosas e assistenciais, tem parecer favorável do delegado titular da Polícia Civil de Ilhabela, Wanderlei Pagliarini Filho. Segundo ele, os municípios que utilizam leis similares obtiveram uma sensível diminuição dos índices de criminalidade comprovados. “Caso seja regulamentado o horário de funcionamento dos bares em bairros da periferia, acreditamos que crimes como homicídio e lesão corporal, que se iniciam nestes locais, irão diminuir”, acredita.
Para ele, a restrição de horários serviria para diminuir possíveis iniciativas de violência, pois os bares da periferia, muitas vezes em situação irregular, inclusive em questões de higiene, funcionam a noite inteira, atrapalhando o descanso e sossego dos vizinhos.
O projeto de lei 24/2003 volta ao Legislativo para a análise (do veto) pelas Comissões e em seguida será votado em plenário. Caso seja aprovado, fica aceito o veto do executivo. Se for reprovado, o presidente da Câmara Municipal promulga a lei, mantendo as partes que foram vetadas. (Fonte: Imprensa Livre)

Com passagens por furto e roubo, homem é preso com crack na boca

Ilhabela - Com passagens por furto e assalto, inclusive com condenação, L.I.S.F., 35 anos, foi preso pela Polícia Militar, na manhã de sábado.
A polícia fazia patru-lhamento pela Água Branca, quando deparou com ele em atitude suspeita, saindo da cachoeira. L. escondeu algo na boca, que a revista revelou serem duas pedras de crack.
Ele foi conduzido à delegacia, ficando recolhido. A fiança não foi arbitrada em razão de seus antecedentes criminais. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Parque Escultórico recebe a 10ª obra de arte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Fundação Gilberto Salvador, recebeu a décima obra de arte para Parque Escultórico do município. Trata-se de uma obra do Mestre Didi, que pode ser vista na Praça do Fórum, em frente à Casa de Câmara e Cadeia.
O projeto do Parque Escultórico é inédito no Litoral Norte, e as cinco primeiras obras foram instaladas em janeiro, e outras cinco começaram a ser colocadas também a céu aberto, em junho deste ano.“É uma tendência São Sebastião vir a ser o maior Parque Escultórico do Brasil, pois teremos outras etapas para completar um total de vinte esculturas. É um passo enorme da cultura”, disse o diretor de Planejamento da prefeitura, Paulo Colinetti.
O tamanho das esculturas varia de quatro a seis metros de altura e grande parte é feita a partir de materiais metálicos. O idealizador do parque e coordenador da fundação, Gilberto Salvador, explicou que o questionamento de quem vê tais esculturas pelas ruas é ótimo, pois caracteriza ainda mais a liberdade de expressão. “Arte não quer dizer nada de concreto e é o exercício mais pleno de liberdade. Cada um pode interpretar como quiser”, disse.
Collinetti destacou que o projeto não representa custo para cidade, já que conta com recursos da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. O Projeto Parque Escultórico é patrocinado pela Eletrobrás, Petrobrás e Tim e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de São Sebastião.
As outras nove esculturas - A primeira escultura inaugurada foi fixada em frente ao Teatro Municipal. “Oxum - Obalá”, de Gilberto Salvador, tem 3,30m de altura e aproximadamente 1.900 kg. A segunda - colocada no bairro do Portal do Olaria –, é “Sem título”, de Marcelo Nitsche. A terceira, denominada “Acoplamento”, de Mário Cravo, foi feita em alumínio com 6mm de espessura, e está localizada próxima ao Píer do Pontal da Cruz. Outra escultura é a de Emanoel Araújo, que estava situada na saída/entrada da balsa, feita de chapa de aço cortem de 13mm, e foi recentemente transferida, podendo ser vista em frente do Posto Kajiya, no Centro. Em seu lugar, no caminho da balsa, foi colocada uma escultura de Nicolas Vlavianos. Já na praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, está a escultura do artista plástico Sérvulo Esmeraldo, feita em aço, formando dois anéis com 3m de diâmetro cada.
O bairro Praia Deserta recebeu uma obra do artista Caciporé Torres, sendo o sexto bairro contemplado com uma escultura. Na Reserve du Moulin foi instalada uma obra de Caíto e no Arrastão, do artista Rubens Gershman.
Os outros dez escultores que ficarão em evidência até a fase final de instalação de esculturas são Maria Bonomi, Siron Franco, Yutaka Toyota, Takashi Fukushima, Luiz Hermano, Megume Yuassa, Luiz Carlos Presente, Brezeguello, Gilmar Pina e Irineu Garcia. (Fonte: PMSS)

São Sebastião mostra projeto na França

São Sebastião - A Petrobras/Transpetro e a Prefeitura de São Sebastião vão apresentar amanhã o projeto do simulado de acidentes no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em Marselha, na França. O projeto será apresentado em um seminário de Riscos Urbanos.
Conhecido por Apell (Alerta e Preparo da Comunidade para Emergências Locais), os moradores de bairros próximos ao terminal recebem instruções de como proceder em casos de acidentes no Tebar. O projeto é desenvolvido desde 1992. São considerados de risco os bairros Porto Grande, Vila Amélia, Topolândia e Vila Galvão. (Fonte: ValeParaibano)

Velejador recebe troféu de Campeão Paulista

São Sebastião - O velejador sebastianense Josef Atallah, 16 anos, recebeu o troféu pelo título de Campeão Paulista 2003 da classe Holder. A entrega do prêmio aconteceu no sábado, durante confraternização no São Paulo Yacht Club.
Agora, o velejador, que também faturou o título na Semana de Vela de Ilhabela, se prepara para a última etapa do Circuito Vale do Paraíba e Litoral Norte de Vela, que será realizado neste final de semana, em São Sebastião, com a coordenação do professor Mário de Oliveira.
O líder do circuito na categoria Holder é o ilhabelense Mário Sérgio. Josef, que só correu duas das três etapas, está em 5º lugar.
Para o próximo ano, o campeão paulista pretende correr o Brasileiro de Laser, em Búzios, em janeiro e o Sul-americano de Laser, em fevereiro, que será realizado no canal da cidade.
Josef Atallah tem o apoio da prefeitura de São Sebas-tião, do Colégio Mestre e dos dentistas André Tarcha e David Benedetti. (Fonte: Imprensa Livre)

Encontro União das Tribos é marcado por show de acrobacias

São Sebastião - A apresentação da equipe “Domínio e Ousadia Wheelling Show”, de São José dos Campos, marcou o 1º Encontro União das Tribos, realizado na tarde de sábado, nas ruas Vitorino Gonçalves dos Santos e do Cais, no Centro. O show das motos acrobáticas atraiu mais de 500 pessoas.
Antes, porém, o público pôde conferir exposição de autos antigos, motos e carros personalizados. Os destaques do ano no esporte também foram homenageados.
A organização do encontro foi do empresário Olivo Ramirez Batut, da empresa Olivo Autos e Motos, e da Rádio Morada FM, com apoio da Prefeitura de São Sebas-tião. Na abertura, Balut disse que a festa superou a expectativa e adiantou que novos encontros serão realizados.
Com motos de 125 a 900 cilindradas, os pilotos da equipe Domínio e Ousadia abriram o show por volta das 17h. Das mais variadas manobras executadas, destaque para a pirâmide e o salto com uso de rampa no meio de um arco de fogo.
Durante a apresentação, o público ainda ganhou brindes como bonés, acessórios para autos e capacetes. “Valeu a pena esperar para ver esse show. O que esses rapazes fazem com as motos é incrível”, disse a dona de casa Carla Cristina de Oliveira. “Realmente não dá para acreditar, só vendo para crer”, completou o eletricista Josué Pereira Santos.
O Domínio e Ousadia Wheeling Show já tem dez anos, sendo uma das equipes mais conhecidas do gênero. Até hoje, os pilotos do grupo já fizeram mais de 600 apresentações. (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Cidadania atende mais de 2 mil moradores em Juquehy

São Sebastião - O projeto Prefeitura em Ação – Cidadania, realizado pela Prefeitura de São Sebastião em parceria com diversos órgãos estaduais e federais, reuniu 2.168 pessoas no sábado, na Escola Municipal de Juquehy (foto), costa sul da cidade.
Esta é a quinta edição do projeto, que tem como objetivo aproximar os serviços públicos da comunidade local e já beneficiou mais de dez mil moradores. Desta vez, as secretarias que realizaram o maior número de atendimento foram as de Educação (472), Saúde (358) e Assistência Social (248).
Além de tirar documentos como R.G. e Registro Civil, as pessoas que compareceram ao local tiveram acesso a diversas informações, como por exemplo o recolhimento de INSS para autônomos, parcelamento de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano), alvarás, consultar processos e ações judiciais que tramitam na prefeitura. Também foram feitas as certidões de recém-nascidos, carteiras de trabalho, consultas sobre ações trabalhistas, cadastros para seguro desemprego e inscrições para as oficinas culturais.
Durante o projeto são realizadas campanhas para conscientização da comunidade, e entre os temas abordados está a sinalização de trânsito. Além disso, estarão disponíveis informações sobre cooperativas, fundo de garantia, ligação de água e esgoto, obras de pavimentação e demais melhorias.
O Ceprom (Centro de Ensino Profissionalizante Municipal) ofereceu aos visitantes corte de cabelo, manicure e pedicure gratuitamente, além de aulas de informática no laboratório móvel. Já os agentes do PSF (Programa de Saúde da Família) representaram a Secretaria de saúde e realizaram desde palestras e orientações, até marcação de consultas. (Fonte: Imprensa Livre)

Trabalhos sobre educação no trânsito ganham bicicletas da Autoviass

São Sebastião - A prefeitura, em parceria com a Empresa de Transporte Coletivo Autoviass, realizou ontem, dia 08, o II Concurso “Educação para o Trânsito – Educação para a vida”, com a participação de alunos de pré à 8a. série das escolas de Educação Infantil e Fundamental do município.
Dividido em três categorias, o concurso consistiu na produção de um desenho sobre vivência no trânsito para os alunos da Educação Infantil; frases de impacto sobre o transporte coletivo para os alunos de 1ª à 4ª séries, e texto de opinião relacionado às questões do trânsito para os alunos de 5ª à 8ª séries.
Através de uma pré-seleção realizada em cada escola participante foram escolhidos os melhores e mais criativos trabalhos de cada série, que foram enviados à secretaria da Educação, onde uma comissão avaliadora classificou três desenhos (Pré I, II e III), quatro frases de impacto (1ª, 2ª, 3ª e 4ª série) e quatro textos de opinião (5ª, 6ª, 7ª e 8ª série).
Participaram da comissão julgadora a diretora pedagógica, Gislaine Agostini, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elsa Julião, a diretora das divisões regionais de Ensino, Marina Leopoldino, a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Vivian Monteiro Augusto, a editora do Caderno Fim de Semana do jornal Imprensa Livre, Tais Sarubi, a presidente do Conselho Tutelar, Elisângela dos Santos, e a diretora da União do Litoral, Valéria Soares.
Cada um dos 11 alunos ganhadores foi presenteado pela Autoviass com uma bicicleta.

Resultados

Categoria: Desenho
Pré I: Larissa da Silva Rodrigues - Creche Maria Leonarda
Pré II: Marcos Dorothel Jr. - E.M.E.I. Elefante Colorido
Pré III: Mariana A Mallet - E.M.E.I. Chapeuzinho Vermelho

Categoria: Frase de impacto
1º ano: Aline Camargo Noronha – E.M. Maria Francisca Tavolaro
2º ano: Cid Helena Ramos Lopes - E.M. Verena de Oliveira Dória
3º ano: Lucas Moraes dos Santos – E.M. Henrique Tavares de Araújo
4º ano: Bianca de Jesus Soares – E.M. Verena de Oliveira Dória

Categoria: Texto de opinião
5º ano: Taís Jardim Tavares – E.M. Maria Francisca Tavolaro
6º ano: Luís Martins de Almeida - E.M. Sebastiana C. Bittencourt
7º ano: - Cristiane da Silva Santos - E.M. Sebastiana C. Bittencourt
8º ano: Aline Weschenselter – E.M. Dulce César Tavares (Fonte: Imprensa Livre)

Acerto de contas no Itatinga: jovem leva mais de cinco tiros e resiste

São Sebastião - O jovem A.R.K., 18 anos, foi atingido com pelo menos cinco tiros na madrugada de ontem, em sua casa na rua Sebastião Faustino da Silva, no Itatinga.
A Polícia Militar atendeu o caso no pronto-socorro, para onde a vítima foi levada pelo pai T.K, 46 anos. Morador na mesma rua, ele chegou a ouvir os tiros e vários “rapazes” pulando o muro da casa e outros em cima do telhado.
Os agressores, que atiraram para matar, entraram na residência da vítima, onde havia várias marcas de sangue e de tiros nos móveis e paredes. A. foi atingido na nuca, costas, braços e pernas. Ele foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave.
Na manhã de ontem, ele teria sido transferido para um hospital em São José dos Campos. A tentativa de homicídio foi registrada no 1° Distrito Policial.
Segundo a polícia, A. tem várias passagens pela polícia, por tráfico de entorpecentes. O setor desconfia que o motivo do crime seria acerto de contas entre traficantes do bairro.
O último crime na região periférica da cidade aconteceu no início do mês passado, vitimando o ambulante Ronaldo Araújo dos Santos, 35 anos, morto com cerca de dez tiros, em um bar da avenida Itatinga. (Fonte: Imprensa Livre)

PM prende assaltantes de depósito de gás parados no ponto de ônibus

São Sebastião - Cinco assaltantes foram presos na madrugada de ontem, após roubo em depósito de gás, na avenida Dário Leite Carrijo, bairro Enseada, na Costa Norte. A Polícia Militar conseguiu prender os suspeitos, em um ponto de ônibus nas proximidades.
A comerciante P.A.M., 31 anos e sua filha N.R.M., 13 anos, foram rendidas por cinco pessoas armadas, que invadiram o estabelecimento, onde a família também mora, pulando o muro.
De forma agressiva, dando chutes e puxando os cabelos, a quadrilha anunciou o roubo, trancando mãe e filha no banheiro. Em seguida, eles fugiram levando celular e R$ 3,2 mil entre cheques e dinheiro. A Polícia Militar foi avisada do crime e em patrulhamento pelo bairro encontrou os suspeitos P.H.R.S., R.P.S., E.S.L., e W.E.S., todos com 18 anos e moradores no Jaraguá. O quinto assaltante conseguiu fugir. A quadrilha foi reconhecida pelas vítimas.
A arma não foi localizada, mas parte do dinheiro estava com a quadrilha, conduzida à delegacia, onde permaneceu presa por roubo. (Fonte: Imprensa Livre)

Maratona de Apresentações marca o encerramento das oficinas culturais

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza este mês o encerramento anual das Oficinas Culturais. As apresentações começaram neste sábado, dia 06, e se estenderão até o dia 21 de dezembro.
A abertura do evento ocorreu no sábado, dia 06, com a apresentação do espetáculo infantil “Pluft, O Fantasminha”, que atraiu um grande público ao Teatro Municipal de São Sebastião.
Segundo a diretora de Cultura, Ana Cardim, esta é uma forma de reavaliar as atividades mais vezes ao ano. “Atendemos hoje 3.300 alunos desde o bairro Barra do Una até o Jaraguá, e fazemos questão de fazer o encerramento em cada um dos bairros, que onde todas as modalidades irão se apresentar”, disse.
As apresentações e exposições ocorrerão em vários locais. Acompanhe a programação completa:

09/12 – Peça “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino”
Horário: 20:00h
Local : Teatro Municipal

10/12 – Peça “Capitães da Areia”
Horário: 20:00h
Local : Teatro Municipal

11/12 – Peça “Dona Xepa”
Horário: 20:00h
Local : Teatro Municipal

12/12 – Peça “A Comédia da Vida Privada”
Horário: 20:00h
Local : Teatro Municipal

13/12 – Peça “O Primo Basílio”
Horário: 20:00h
Local : Teatro Municipal

14/12 – Peça “O Grande Amor de Nossas Vidas”
Horário: 20:00h
Local : Teatro Municipal

15/12 1º Apresentação BAMISS
Horário: 18:30h
Local:Pátio da Setec

16/12 Apresentações das oficinas culturais da Costa Sul, modalidades: dança, música, teatro e capoeira
Horário: 14:00h
Local: Centro Cultural de Boiçucanga

17/12 Encerramento das oficinas culturais do Bairro São Francisco, Morro do Abrigo e Enseada, modalidades: dança, música, teatro e capoeira.
Horário: 18h
Local: Quadra de Esporte Alberto Ferreira

18/12 Encerramento das oficinas culturais de dança
Horário: 16h
Local: Na sala de dança, na Rua Duque de Caxias, 22

19/12 Encerramento das oficinas culturais, modalidades: música, capoeira e makulele.
Horário: 18h
Local: Pátio da Setec

20/12 Encerramento das oficinas culturais, modalidades: artes plásticas e artesanato.
Horário: 18h
Local: Na sala de dança, na Rua Duque de Caxias, 22

21/12 Exposição de fotos e entregas de certificados, do curso de fotografia, com o monitor Arnaldo Klajn
Horário: 20h
Local: Pátio da Setec (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur pedro Resende Imóveis

Sem escolta da PM, Ubatuba cancela audiências de presos

Ubatuba - Audiências de crimes em Ubatuba estão sendo canceladas pela Justiça devido à falta de escolta policial para conduzir presos ao Fórum. A situação inusitada vem beneficiando os acusados, que podem ser colocados em liberdade devido ao entrave burocrático.
A Polícia Militar suspendeu as escoltas com base em uma resolução da Secretaria de Segurança Pública, que proíbe escoltas feitas de outras cidades para Ubatuba.
Para contornar o problema, a juíza corregedora de Ubatuba, Milena Dias Martinez Aguiar, havia determinado um rodízio --dias pares, a escolta seria da Polícia Civil, e ímpares, da PM. A PM, no entanto, não cumpriu a determinação.
O subcomandante da 3ª Companhia da PM de Ubatuba, Alessandro Luiz Morau, afirmou que a polícia não tem efetivo. "Não podemos prejudicar o policiamento preventivo."
"A polícia simplesmente não traz os presos ao Fórum. A audiência tem um prazo de 81 dias. Temos casos com mais de 100 dias em que não foi ouvida sequer uma testemunha", disse o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira.
O delegado de Ubatuba, Fausto Cardoso, não foi localizado ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Homem é assassinado com quatro tiros

Ubatuba - Com quatro tiros, sendo dois na cabeça, um na mão e outro na clavícula, Valdemir de Andrade, 38 anos, morreu assassinado na noite de domingo.
Populares o encontraram caído na rua Maria Joaquina das Dores, bairro Perequê-Mirim. A única testemunha arrolada pela polícia foi um morador na rua, que apenas ouviu os tiros de sua casa.
A vítima não tinha documentação, sendo identificada somente na tarde de ontem por amigos.
O homicídio está registrado na delegacia, onde o setor de investigação apura autoria e motivo. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Militar prende quadrilha por roubo e tráfico de drogas

Ubatuba - A Polícia Militar prendeu na noite de sábado uma quadrilha acusada de roubo e tráfico de entorpecentes.
O assalto em uma casa com turistas, em Maranduba, levou a polícia até o esconderijo dos assaltantes, no Sertão da Quina, onde funcionava um ponto de droga.
Morador em São Paulo, o auxiliar de produção G.A.S., 37 anos, foi rendido junto com a filha de 13 anos e uma amiga de 17 anos. Portando revólveres e pistolas, cinco assaltantes invadiram a residência por volta das 20 horas.
Ameaçando a todos, e obrigando-os a deitarem no chão, os assaltantes queriam dinheiro, vasculhando a casa. Em dado momento, uma das vítimas conseguiu avisar a Polícia Militar.
Com a chegada da viatura, parte da quadrilha fugiu, mas um dos assaltantes M.G., 18 anos, foi flagrado apontando um revólver para cabeça de uma das adolescentes.
Mais prisões - Nas proximidades, também foi preso A.G.L., 19 anos, que portava uma pistola e dava cobertura para os comparsas na rua.
Continuando a procura dos outros, a polícia descobriu a casa onde eles estariam. Neste local, a polícia encontrou o casal J.S.O., 24 anos, e R.C.F., 25 anos e ainda D.M.J., 18 anos, portando uma porção de maconha. Ele disse que havia acabado de comprar a droga por R$ 10.
Na residência, a polícia encontrou também o produto de roubo - relógios, celulares e dinheiro - e ainda mais duas armas municiadas, uma pistola e um revólver, além de cerca de 300 gramas de maconha, 38 gramas de cocaína e uma balança.
Os cinco foram conduzidos à delegacia, onde se registrou o roubo, formação de quadrilha, tráfico e porte de entorpecentes. Do grupo apenas R. já tinha passagens por porte de droga. (Fonte: Imprensa Livre)

Ladrões são presos dentro do ônibus a caminho de casa

Ubatuba - Quando acreditavam que tudo tinha dado certo, os ladrões R.S., 18 anos, e os adolescentes W.C.S., 15 anos, e F.W.D.S., 14 anos, foram presos, dentro do ônibus, a caminho de casa. Momentos antes, eles tinham invadido uma casa no bairro Lázaro, pegando vídeo-cassete, computador e duas armas.
Realmente, eles teriam conseguido fugir, não fosse a sorte do filho da vítima, que chegava na casa a tempo de ver o trio fugindo. O dono do imóvel tinha viajado e pediu para o filho "olhar" a casa. Na hora do crime, era isso que ele fazia, acabando por flagrar os ladrões.
O filho seguiu o trio e ao mesmo tempo ligou para Polícia Militar, avisando do embarque dos ladrões no coletivo. O ônibus foi parado e os três presos, com o material da vítima, incluindo um revólver, calibre 32.
O trio foi conduzido à delegado onde se registrou o furto. R. ficou recolhido na cadeia e os menores liberados aos responsáveis. (Fonte: Imprensa Livre)

Artigo

Os barões pedem socorro!

Está na pauta do dia a discussão sobre o socorro governamental, através do BNDES, aos órgãos de imprensa quebrados. É preciso deixar claro que as empresas de mídia estão insolventes por incompetência. Cometeram incontáveis erros de avaliação estratégica ao dimensionar as possibilidades da economia nacional. As ações decorrentes mostraram-se desastrosas e deu no que deu. Compraram empresas de telefonia celular, instalaram cabos de fibra óptica no país inteiro aventuraram-se por mares nunca d’antes navegados e acabaram por naufragar. Se tivessem quebrado por terem feito investimentos nas redações, haveria de ser procurada uma razão para a crise, no entanto as redações é que estão na contingência de pagar a fatura da miopia patronal. Há por outro lado que se levar em conta estarmos vivendo os estertores de um modelo, não só na mídia impressa, mas que em breve vai ser estendido à mídia eletrônica, especialmente à televisão. A Internet colocou um ponto final no exclusivismo que havia até há pouco. Quem acha que tem o que dizer pode fazê-lo, basta criar um blog na Internet e colocar as idéias no ar. A onda está no começo, a maioria dos blogs são primários e desaparecerão, mas há, no entanto, verdadeiras jóias na web. Jovens talentosos estão tendo a oportunidade de mostrar a sua arte, fazendo críticas, escrevendo crônicas, comentando a mídia. Eles não teriam espaço nos limitados postos de trabalho dos jornais e revistas, que estão a cada dia mais raros. É difícil saber onde isso vai parar, profecias costumam dar errado, mas é possível afirmar que nada será como antes. A Internet logo irá alcançar todo o território nacional, através da rede elétrica, numa velocidade maior do que a da banda larga atual. As caríssimas máquinas que fazem os jornais de hoje, logo estarão obsoletas, terão a utilidade que teria um Zeppelin na Varig. Os jornais serão impressos em casa. A tecnologia digital simplificou a produção e barateou os custos. Não há mais necessidade de ilhas de edição de 150 mil dólares nem de câmeras de 30 mil dólares. Os equipamentos básicos custam uma fração diminuta desses preços e fazem o mesmo efeito. A diferença é quase imperceptível para o consumidor final. A televisão está usando a tecnologia do videofone, que transmite imagens via Internet de banda larga, com a mesma qualidade das transmissões via satélite. Para isso basta uma câmera digital, um computador portátil e um telefone celular para acessar a Internet. O custo é baixíssimo se comparado ao que era pago pelo aluguel dos satélites. Essa tecnologia está ao alcance de qualquer televisão comunitária, não sendo mais exclusividade das grandes redes. Ainda há muita coisa por acontecer até que acabe totalmente a hegemonia das empresas que aí estão e obviamente sempre haverá lugar para jornais e revistas. Estas, no futuro, atenderão a segmentos definidos, serão especializadas, com tiragens pequenas. Os jornais também deverão sofrer grandes mudanças, voltando-se aos anseios dos leitores que querem mais profundidade. As notícias do dia a dia ficarão para os meios eletrônicos, mais ágeis. Por isso tudo é bom lembrar aos que detém o poder de liberar as verbas do governo, que a crise instalada é definitiva, não há como sair dela usando caminhos traçados anteriormente. O BNDES deveria pensar muito antes de socorrer empresas anacrônicas. Será que vale a pena gastar dinheiro bom sem ter perspectiva de resultados? Melhor seria usar esse dinheiro para construir arquibancadas, de onde o povo esperaria sentado ao “Espetáculo do Crescimento”. De pé, estamos começando a ficar cansados.

Sidney Borges

 

Carta do Leitor Topo

Só pra entender - Foi publicado na edição do dia 08/12/2003 deste jornal que o Ministério da Saúde atravéz do Fundo Nacional de Saúde, liberou recursos financeiros para Ubatuba e foram destinados conforme a baixo:
R$ 1.560,00 para Assistência Pré Natal.
R$ 1.478,25 - ao programa de Ações Básicas de Vigilância Sanitária.
R$    195,00 - à Registro Civil e Nascimento
R$ 3.233,25 - TOTAL
Gostaria que alguém me informasse:
Esta correto os valores?
Para quanto tempo foi calculado o gasto dessa verba?

Wilson Roberto
Maranduba, Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia da Lagoinha Ubatuba

©2003 Emilio Campi
Praia da Lagoinha


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor