Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 13 de janeiro de 2004 - Nº 948 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Litoral Norte tem malhação na praia
Esporte une moradores e turistas no projeto “Agito Vanguarda”
Região terá sol e calor até amanhã


Caraguatatuba
Recurso da oposição pára CPI contra Antonio Carlos
Martin sai da lista de praias sujas
Lixo na praia é alvo de campanha
Turista sofre acidente na Pedra do Jacaré
Br’oz leva oito mil ‘teens’ para o Caraguá Planet Music
Prefeito recebe Deputado Federal Aluísio Nunes nesta terça
Caraguá recebe "De Olho no Ambiente"
Praia do Indaiá é a vedete do verão em Caraguá
Coreto em Sol promove encontro entre público e músicos da região
Fundacc mostra obras de Haroldo Di Giaimo
PM apreende três armas e evita furto de automóvel no domingo
PM prende garçom com cocaína e maconha
Menores são presos com revólver


Ilhabela
Ilhabela ensina iatismo para crianças
Prisão de advogada é ampliada
Oficina de gravuras da Secretaria da Cultura


São Sebastião
Dersa inicia cobrança em lanchas
Cebimar/USP está aberto para visitação
Shows acontecem em clima de tranquilidade
Espetáculo Anjos de Cara Suja é atração em São Sebastião
Prefeitura abre inscrições para cursos do Ceprom


Ubatuba
Preso o acusado de atirar em homem
Dez turistas trancados durante roubo
Verão no Parque Estadual da Ilha Anchieta - PEIA

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte tem malhação na praia
Relaxar nas férias, nem pensar; opções para se exercitar vão de locais para ciclismo a aulas de aeróbica e axé

Litoral Norte - Férias, uma boa desculpa para relaxar na malhação, certo? Errado. No Litoral Norte, o que o turista não pode reclamar é da falta de opção para se exercitar.
Basta escolher. As quatro cidades oferecem opções que vão de aparelhos de musculação nas praias a aulas gratuitas de aeróbica e locais para passeios de bicicleta.
Na praia Martin de Sá, em Caraguatatuba, os turistas podem se exercitar gratuitamente nas barras de musculação, quadras de vôlei, futevôlei e nas aulas de ginástica. A ciclovia e o calçadão foram reformados e são a novidade deste ano.
Em outras praias como Indaiá, Cocanha e Centro, além dos equipamentos de musculação e das redes de vôlei, há aulas de aeróbica, lambaeróbica, ginástica, aerosamba e aeropagode, de terça-feira a domingo.
Para os amigos Fábio Soares, 19 anos, e Diego Soares, 18 anos, de Belém (PA), a praia é um ótimo espaço para praticar esportes. "Faço caminhada e musculação nas barras instaladas nas praias. Como malho na minha cidade, não fico parado nas férias para manter o ritmo e a forma", disse Fábio.
Diego afirmou que não deixa de fazer exercícios físicos quando está fora de casa. Para ele, as praias têm uma boa estrutura para a prática de esportes.
"Acho melhor fazer atividade física na praia do que na academia. Jogo vôlei e faço exercícios nas barras", disse.
A jogadora de vôlei Soleane Nunes de Assis, 21 anos, de São José, disse que aproveita a praia Martin de Sá para treinar.
"Como participo de campeonatos, treino na praia. Praticar esportes é bom em qualquer lugar e horário", disse.
A estudante Paula Akimi Izumi, 20 anos, de Guarulhos (SP), afirmou que aproveita as férias para fazer caminhada, aula de axé e andar de bicicleta.
"É importante fazer esporte nas férias pois no dia-a-dia nunca dá tempo. Os exercícios também ajudam a relaxar", disse.
DICA - A professora de educação física Juliana Aparecida de Oliveira, de Caraguá, disse que é importante fazer exercícios mesmo no período de folga.
"Para a pessoa que já malha, é ideal a continuação de alguma atividade física. Os exercícios na praia também podem estimular os turistas e virarem uma rotina na vida de quem não pratica esporte", disse.
A professora alerta que todas as atividades devem ser feitas com moderação e em horários apropriados.
"Na praia, os exercícios devem ser feitos entre 8h e 11h e após as 16h, quando o sol está mais fraco. O uso do protetor solar é indispensável em qualquer horário. A atividade deve ser realizada de maneira moderada para não haver danos à saúde", disse.
Juliana afirmou que os turistas devem usar roupas leves para fazer exercícios.
"Para as mulheres, são indicados blusinhas e shorts confortáveis. Os homens devem usar bermudas curtas e camisetas regatas. Para a caminhada, é necessário tênis e meia", disse a professora. (Fonte: ValeParaibano)

Esporte une moradores e turistas no projeto “Agito Vanguarda”

Litoral Norte - O projeto “Agito Vanguarda”, iniciado no último final de semana, está unindo turistas e moradores pelo esporte. Tanto no vôlei de areia quanto no futebol (gol caixote), o espírito de equipe toma conta dos participantes.
A distância fica apenas na geografia. Turistas de Campinas, São José dos Campos, São Paulo, São Caetano do Sul, entre outras cidades, acabam formando um laço de amizade com os moradores do Litoral Norte.
As arenas estão montadas nas praias do Indaiá (Caraguatatuba), Perequê (Ilhabela) e Barequeçaba (São Sebas-tião). Com apoio das prefeituras locais, o projeto segue até 8 de fevereiro, com programação de quinta a domingo.
“É muito gostoso você chegar na praia e ainda ter áreas destinadas ao esporte. Não é todo lugar que reserva um espaço para você jogar vôlei ou futebol”, disse o estudante Paulo Henrique Vergueiro, 20 anos, de São Paulo, que aproveitou o fim de semana na praia de Barequeçaba.
Para o morador Sandro Fernandes, 18 anos, de São Sebastião, a arena é uma oportunidade de conhecer outras pessoas. “Dá para fazer amigos e também paquerar”, comentou.
Além de vôlei e futebol, ainda são realizadas aulas de lambaeróbica e axé. As crianças podem aproveitar uma série de atividades na tenda de recreação. (Fonte: Imprensa Livre)

Região terá sol e calor até amanhã

Litoral Norte - As temperaturas devem continuar elevadas entre hoje e amanhã em toda a região. A previsão é de sol com pancadas de chuva para os dois dias, segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista.
No Litoral Norte, a previsão é que os termômetros marquem entre 21ºC e 27ºC. No Vale do Paraíba, a temperatura máxima prevista é de 30ºC e a mínima, 19ºC. Na região serrana, hoje, a temperatura deve ser mais amena, variando entre 14ºC e 24ºC.
Hoje, durante o dia, a previsão é de sol com poucas nuvens. À tarde e à noite, poderão ocorrer pancadas de chuva em pontos isolados, principalmente nas áreas de serra.
Amanhã, o céu deve ficar com muita nebulosidade e há previsão de pancadas de chuvas a qualquer hora do dia. As temperaturas máximas estarão mais amenas. Para quinta-feira, a previsão é de chuva durante o dia e queda nas temperaturas. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Recurso da oposição pára CPI contra Antonio Carlos

Caraguatatuba - A juíza da 3ª Vara Cível de Caraguatatuba, Regiane dos Santos, suspendeu os trabalhos da CPI (Comissão Processante de Inquérito) da Câmara que apura suposto mau uso do dinheiro público pelo prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
A juíza acolheu mandado de segurança protocolado pela vereadora oposicionista Madalena Fachini (PSB) em que ela questiona o fato de o presidente da Câmara, Wilson Gobetti (PPS), ter escolhido os três membros da comissão entre os partidos com maior número de representantes no Legislativo --quando a lei federal exigiria sorteio.
"A escolha foi feita democraticamente, seguindo o regimento interno", disse o presidente da Câmara. A comissão é formada por Aurimar Mansano (PTB), Juarez Pardin (PPS) e Omar Kazon (PL).
Segundo a denúncia enviada à Câmara, Antonio Carlos teria contratado em 2002, sem licitação e por R$ 440 mil, o Instituto de Tecnologia Aplicada a Informação para o fornecimento de computadores e software.
O prefeito negou irregularidades. "Não compramos computadores, mas um projeto educacional que beneficiou 12 mil alunos." (Fonte: ValeParaibano)

Martin sai da lista de praias sujas

Caraguatatuba - Depois de ser vetada para os banhistas, a praia Martin de Sá, em Caraguatatuba, novamente foi considerada própria pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). O boletim de balneabilidade divulgado no domingo à tarde apontou oito praias impróprias no Litoral Norte.
De acordo com a Cetesb, para considerar uma praia imprópria, os técnicos coletam cinco amostras no mar durante cinco semanas e tiram uma média. O resultado serve para classificar a praia como própria ou imprópria.
No verão, a Cetesb intensifica o número de análises no Litoral Norte. Hoje será divulgado outro boletim de balneabilidade.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, um dos fatores de a Martin de Sá ficar na lista das praias vetadas é a maré. "Dependendo da direção das correntes, a maré dilui o esgoto que vem da cidade e o leva para outro lugar", disse.
Mansano afirmou ainda que a chuva e o esgoto também contribuem para a poluição do litoral. "Estamos viabilizando a construção de rede de esgoto em bairro que ainda não tem. O bairro Cantagalo é um dos mais problemáticos", afirmou o secretário.
PRAIAS IMPRÓPRIAS - Oitos praias estão impróprias para o banhista que visita o Litoral Norte. Em Caraguatatuba, as praias do Centro e Porto Novo estão com bandeira vermelha. Em São Sebastião, são mais três --Porto Grande, Pontal da Cruz e São Francisco. Em Ubatuba, Itaguá e Perequê-mirim estão na lista das impróprias e, em Ilhabela, está a praia do Pinto. (Fonte: ValeParaibano)

Lixo na praia é alvo de campanha

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba lança amanhã uma campanha contra o lixo de praia. Denominado de "Caraguá Limpa", o projeto tem o objetivo de orientar os turistas e moradores a recolherem o lixo produzido nas praias. Durante a temporada de verão, seis toneladas de lixo são coletadas nas praias diariamente pela prefeitura.
Para ajudar na campanha, os quiosques instalaram lixeiras e várias faixas com frases educativas serão colocadas nas entradas do município e das praias Indaiá, Aruan, Centro, Prainha, Martin de Sá, Massaguaçu, Cocanha, Mococa e Tabatinga.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano Filho, 30% dos banhistas ainda deixa o lixo nas praias. "A pessoa que produz lixo na praia deve depositar o material nas lixeiras ou levar para a sua casa", disse o secretário.
A campanha tem o apoio da ONG (organização não-governamental) Anima e da Associação dos Quiosques e Barraqueiros do município. (Fonte: ValeParaibano)

Turista sofre acidente na Pedra do Jacaré

Caraguatatuba - O Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba registrou na tarde de anteontem um acidente envolvendo turista na Pedra do Jacaré, na Prainha. Júlio César Peenghi, 49 anos, foi internado no Pronto-Socorro da cidade com suspeita de lesão na coluna, depois de pular da pedra. De acordo com os Bombeiros, apesar de ter pulado na água, a maré estava baixa no momento. Peenghi ficou em observação até a manhã de ontem, quando recebeu alta. Segundo o Corpo de Bombeiros, os casos mais frequentes no local são de pessoas que escorregam da encosta e caem mo mar. (Fonte: ValeParaibano)

Br’oz leva oito mil ‘teens’ para o Caraguá Planet Music

Caraguatatuba - Os cinco popstars que formam o grupo Br’oz levaram cerca de oito mil pessoas para a Praça de Eventos, no show realizado na última sexta-feira. Com a música ‘Prometida’, o grupo vem levantando platéias adolescentes em todo Brasil.
De 34 mil inscritos para o Concurso musical PopStar, somente 1500 foram selecionados, até que em 18 de outubro do ano passado os cinco escolhidos foram revelados pelo cantor Rick Martin. Eles são: Matheus, André, Jhean, Oscar e Filipe.
Nos dois últimos meses de 2003 eles realizaram três grandes shows em São Paulo, Rio de Janeiro, além dos shows nas cidades de dois dos integrantes: Sorocaba e Salto, abrindo o segundo show da temporada deste ano em Caraguatatuba. Eles já têm shows confirmados nos próximos meses, em Manaus, Guarujá e Natal, entre outras cidades.
Oscar, 22 anos, conta que começou a carreira com 10 anos, cantando pagode. Com 12 anos mudou-se para Salto onde fez parte de uma banda pop. “Sempre sonhei viver da música e agora estou realizando este sonho”.
Filipe, também de 22 anos, diz que aos 15 anos tocava num grupo de pagode em Brasília e aos 19 começou sua carreira solo. “Acho a palavra PopStar muito forte, por eu estar sendo reconhecido como músico já está sendo maravilhoso. Mas, para isto tive que trancar a faculdade de publicidade e propaganda”.
Matheus, 21 anos –o mais querido pelas meninas- diz que começou sua carreira musical aos 12 anos, tocando numa igreja evangélica em Sorocaba. Aos 18 anos começou a tocar numa banda noturna. “No começo não acreditei muito no concurso, mas depois fui passando nas eliminatórias e agora vejo que tudo era real. Esta está sendo uma mudança de rotina para o bem, está tudo maravilhoso”, conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito recebe Deputado Federal Aluísio Nunes nesta terça

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, receberá nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, o Deputado Federal Aluísio Nunes, que fará uma visita à Caraguatatuba e participará de um almoço na Secretaria de Educação. Durante o encontro, o prefeito discutirá com o Deputado, apoio a projetos de diversas áreas no município. Às 15 horas, o deputado e o prefeito estarão disponíveis para atender a imprensa, na sede da secretaria de Educação, que fica na Avenida Rio de Janeiro, nº 860, Indaiá. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe "De Olho no Ambiente"

Caraguatatuba - A Petrobrás, a Ong EcoAr e o Projeto Tamar, estão realizando juntos o Projeto Ambiental "De Olho no Ambiente". Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da natureza, o evento trará informação e entretenimento
Caraguatatuba foi contemplada com o Projeto Ambiental "De Olho no Ambiente", que terá início de suas atividades, no próximo dia 17, sábado, a partir das 10 horas e continuará até o dia 15 de fevereiro. Na sexta-feira, dia 16, às 10 horas, haverá o lançamento oficial do evento com uma coletiva de imprensa. Esse projeto é uma iniciativa da Petrobrás (patrocinadora do evento) em parceria com a Ong EcoAr e o Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) e tem como objetivo despertar a atenção das pessoas para a preservação do meio ambiente. O evento está acontecendo em outros 13 municípios do Litoral Brasileiro, num total de 14 praias.
Segundo o consultor de comunicação institucional da regional São Paulo–Sul da Petrobrás, Wagner Lima, as cidades contempladas são Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju, Maceió, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro (duas praias), Caraguatatuba, Praia Grande, Matinhos, Camburiú e Xangri-lá. "Todos os locais têm uma unidade da Petrobrás próxima para que haja uma interação maior", disse.
O evento terá palestras e atividades educativas e recreativas para crianças e adultos, sempre abordando temas como reciclagem de lixo, preservação das matas, dos animais e economia de água.
A estrutura do projeto compõe três espaços, que abrigarão um auditório para 100 pessoas, um terminal de computadores com acesso à internet e aos trabalhos dos organizadores, exposições de fotos, painéis, esculturas, folders e etc.
Mais informações com Cristiane Godoy, Ong EcoAr, (11) 3052-1362. (Fonte: PMC)

Praia do Indaiá é a vedete do verão em Caraguá

Caraguatatuba - A Praia do Indaiá tornou-se a vedete do verão 2003-2004, em Caraguá. Com boa balneabilidade e várias atividades esportivas e recreativas, o local tem estado cheio de visitantes
Com as obras de urbanização a Praia do Indaiá, inauguradas no dia 20 de abril de 2003 (Aniversário da Cidade), o local passou a receber um número cada vez maior de turistas neste verão 2004. Outro motivo que está levando as pessoas para a praia é a balneabilidade, pois, este ano, ela é considerada própria para banho pela Cetesb. Isso sem falar nas atividades esportivas e recreativas que o local vem oferecendo.
A reurbanização contou com construção de ciclovia, pavimentação asfática, paisagismo, sinalização de trânsito, bolsões de estacionamento, calçadão em mosaico, iluminação e colocação de lixeiras.
A boa qualidade da água do mar se deve às duas estações elevatórias, em funcionamento, da Estação de Tratamento de Esgoto Indaiá (ETE Indaiá), no bairro Poiares e inauguradas em 26 de setembro de 2002.
A ETE Indaiá recolhe e trata o esgoto dos bairros Indaiá, Centro, Caputera, Jardim Gaivotas, Poiares, Jardim Primavera e parte do Sumaré e Aruan, somando um total de 5 mil imóveis ligados à rede, que leva o esgoto para essa estação, beneficiando 57 mil habitantes.
O sistema da ETE Indaiá compõe 9 estações elevatórias (duas estão em funcionamento), 50 mil metros de rede coletora, 685 metros de coletores troncos da rede (captação do esgoto), 1600 metros de interceptor oceânico (recebe o esgoto tratado e leva para o mar) e 1900 metros de linha de recalque (bombeia o esgoto para ser tratado em regiões onde a gravidade não funciona). O valor total da obra é de R$ 20 milhões. (Fonte: PMC)

Coreto em Sol promove encontro entre público e músicos da região

Caraguatatuba - Cerca de 1.500 pessoas estiveram prestigiando o Coreto em Sol no final de semana em Caraguatatuba. Evento realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba desde o dia 2 de janeiro de 2004, vem apresentando aos turistas e moradores, uma programação musical de primeira, sempre música popular brasileira em vários estilos e ritmos. São os melhores músicos e grupos locais e regionais que fazem as apresentações com seus repertórios escolhidos meticulosamente para atender às exigências do projeto, promovido pela Fundacc.
As apresentações acontecem nos coretos das praças, relembrando e revivendo os costumes das pequenas cidades, levando entretenimento norte a sul do município. A praça Dr. Cândido Motta, no centro, assim como os coretos no Massaguaçu, Porto Novo, Perequê-Mirim recebem o projeto e transformam-se em uma grande festa, ao som dos grupos que se revezam. No coreto do centro, o projeto acontece de sexta a domingo, com o destaque para o sábado, quando apresentam-se os grupos de chorinho e aos domingos, quem comanda o show é a Banda Municipal Carlos Gomes. Nos bairros, a festa acontece aos sábados, sempre às 20h30.

Coreto do Centro - Praça Dr. Cândido Motta
Janeiro
Dia 16- Banda Audigy 4 - Dia 17-Chorando as Pitangas, Dia 18-Banda Carlos Gomes, Dia 23-Flávio e Lara, Vani; Dia 24-Banda Macambira, Dia 25-Banda Carlos Gomes; Dia 30-Eliana Banheza e Nosso Som; Dia 31-Isaías.
Fevereiro
Dia 01-Banda Carlos Gomes, Dia 06-Almir Clemente, Dia 07-Trio Chorando a tempo, Dia 08 - Banda Carlos Gomes, Dia 13-Banda Saracote, Swing Brasil, Dia 14-Choro Rasgado, Dia 15-Banda Carlos Gomes

Coreto do Massaguaçu
Janeiro
Dia 17 - Mara/Audigy e Família Conceição; Dia 24 - Flávio,Iara,Rosana, Vander; Dia 31-Eliana Banheza e Swing Brasil
Fevereiro
Dia 07-Engenheiro Mostarda; Dia 14-Banda Carlos Gomes

Coreto do Porto Novo
Janeiro
Dia 17-Bichos da Costeira e Filhos da Pauta; Dia 24-Johnny e Rafael; Dia 31-Banda Municipal Carlos Gomes
Fevereiro
Dia 07-Família Conceição; Dia 14-Nosso Som e Whisky Marítimo.

Coreto do Perequê-Mirim
Janeiro
Dia 17-Banda Carlos Gomes; Dia 24-João Marcos; Dia 31-Clayton e Denis
Fevereiro
Dia 07-Banda Carlos Gomes; Dia 14-Swing Brasil (Fonte: Fundacc)

Fundacc mostra obras de Haroldo Di Giaimo

Caraguatatuba - Haroldo Di Giaimo mostra suas telas no saguão da Fundacc de 8 de janeiro a 9 de fevereiro de 2004. São 50 quadros em óleo sobre tela em estilo acadêmico com vários temas como paisagens de Caraguatatuba, aves, auto-retrato, figuras humanas e natureza. Di Giaimo é autodidata, e pinta desde os 8 anos de idade, e até hoje já produziu cerca de 330 obras. Vive em Caraguá há 41 anos e quando fala sobre arte, diz “não vivo da arte, mas me dedico a ela” comenta.
Suas obras estão à venda e além das que compõem a exposição, podem também ser apreciadas em outros locais: Caixa Econômica Federal, Clínica Santa Marta, Casamar Imóveis. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta -feira, das 9 às 19 horas. A entrada é franca. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá. (Fonte: Fundacc)

PM apreende três armas e evita furto de automóvel no domingo

Caraguatatuba - O último domingo foi de saldo negativo para os bandidos. A Polícia Militar apreendeu três revólveres Taurus calibre 38 nos bairros periféricos e também conseguiu impedir um furto na Martin de Sá.
As duas primeiras armas, em situação irregular, estava no Travessão, com A.C.S, 25 anos. A polícia chegou até ele após denúncia anônima de venda de entorpecentes no bairro.
Não encontrando nenhum indício de tráfico os policiais começaram a patrulhar as ruas quando encontraram A., em atitudes suspeitas.
Conforme a polícia, durante a revista, as armas foram encontradas no corpo do acusado. Elas estavam municiadas com quatro cartuchos cada. A. ficou recolhido na cadeia pública.
Já o terceiro revólver foi encontrado no Sumaré, às 4h, com dois adolescentes. N.R.L e B.J.L perambulavam pelas ruas com o revólver, que tinha a numeração raspada. Os dois não explicaram como adquiriram a arma. Segundo a polícia, os jovens estão à disposição do Conselho Tutelar.
Furto na Martin - Três homens e um ponto comum: a atração pelo modelo Ford Escort. Talvez por isso, J.O.L, C.R.S e C.A.M tenham decidido roubar. Na primeira tentativa, conseguiram apenas o para-brisa do Escort do morador C.A.L, que após perceber o furto no carro estacionado acionou o Centro de Operações da Polícia Militar.
Em diligência com as características da “trinca de ases”, os policiais militares os encontraram já dentro de um outro Ford Escort, que provavelmente iria receber o pára-brisa roubado.
Ainda de acordo com a polícia, o caso foi registrado como flagrante de furto e o trio foi detido. (Fonte: Imprensa Livre)

PM prende garçom com cocaína e maconha

Caraguatatuba - Através de denúncia anônima, a Polícia Militar parou o garçom R.A.N.P., 24 anos, que caminhava pela Avenida José
Herculano, no Jardim Britânia, às 22h40 de sexta-feira. Ele carregava 39 porções de cocaína, que somaram 11 gramas da droga. No quarto dos fundos de sua residência, no bairro Morro do Algodão, a PM encontrou mais 16 gramas de cocaína e 6 gramas de maconha, embalagens para distribuir a droga, além de uma meia de nylon branca, do tipo usado em roubos.
O delegado Gilberto Carlos F. Junior autuou o garçom e o manteve detido na cadeia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Menores são presos com revólver

Caraguatatuba - Os menores N.R.R., 17 anos, B.J.L., 16 anos foram encontrados pela polícia após populares descreverem os dois, que estariam praticando roubo na madrugada de domingo, próximo à praça José Rebello da Cunha, no centro de cidade. Eles portavam um revólver Rossi, municiado com cinco balas.
B. alega que achou a arma na Praia do Centro, perto de um coqueiro e N. também nega que o revolver seja seu. Os dois foram autuados, mas como são menores não ficaram retidos na cadeia, sendo entregues a seus responsáveis. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Ilhabela ensina iatismo para crianças

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela faz até 5 de fevereiro as inscrições para o projeto Navegar, que ensina canoagem e iatismo para crianças das escolas públicas. Poderão participar alunos de 8 a 14 anos que estejam matriculados na rede estadual ou municipal. As inscrições devem ser feitas pelo responsável no Clube Municipal de Iatismo, no bairro Pequeá, no período das 9h às 12h e das 14h às 17h. As aulas começam no dia 9 de fevereiro. Caso a criança precise de transporte, é necessária a apresentação de um comprovante de residência e uma foto 3x4. (Fonte: ValeParaibano)

Prisão de advogada é ampliada

Ilhabela - A Justiça de Ilhabela prorrogou por mais 30 dias a prisão temporária da advogada Eneida Campos Agel, 53 anos, suspeita de matar o marido, o fazendeiro goiano Colemar Rodrigues de Resende, 68 anos, no dia 14 de dezembro.
Eneida vai continuar presa na delegacia de Ilhabela até o final da semana, quando deve ser transferida para cadeia feminina de Ubatuba.
Resende foi morto no condomínio de luxo Palmares, em Itaguaçu. O corpo só foi localizado no dia 17.
Exames do IML (Instituto Médico Legal) constataram queimaduras sobrepostas, o que indicaria que Eneida teria se queimado sobre as lesões. A polícia também pediu quebra de sigilos bancário e telefônico da advogada e de outras pessoas ligados à vítima. (Fonte: ValeParaibano)

Oficina de gravuras da Secretaria da Cultura

Ilhabela - Começam hoje, no prédio da Secretaria da Cultura, as aulas da oficina de gravura que será ministrada pelo editor Cláudio Vasques.
Ontem chegaram a Ilhabela as obras de Tomie Ohtake (12 gravuras de 1,00m x 1,40m) que ficarão expostas até 25 de janeiro, de segunda a sexta, das 10 às 22hs e sábados e domingos, das 16 às 22hs. As inscrições para a Oficina de Gravuras devem ser feitas na Secretaria da Cultura, com o preenchimento de uma Ficha de Inscrição, pois as vagas são limitadas. O Cronograma da Oficina é o seguinte:
Dia 13/1 – das 14 às 18hs – 6 vagas
Dia 14/1 – das 18 às 21hs – 6 vagas
Dia 15/1 – das 14 às 18hs – 6 vagas
Dia 16/1 – das 18 às 21hs – 6 vagas
Cláudio Vasques Fernandes Neto, natural de Santos, estudou em Genéve, Suíça, na Escola de Belas Artes de Genebra; no Atelier Haiter, Paris e Atelier Cotare, Lyon, França. Em 1979 fundou a Editora de Gravuras Metal, em São Paulo. É editor de diversos artistas, entre eles, Aldemir Martins, Aldir Mendes, Alfredo Volpi, Ângelo Milani, Antonio Peticov, Betty Bettiol, Cláudio Tozzi, Gilberto Salvador, Regina Casé, Tomie Ohtake, Zaragoza. Atualmente está editando uma série de doze gravuras de Tomie Ohtake, realizada com o patrocínio do Instituto Tomie Ohtake. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Dersa inicia cobrança em lanchas

São Sebastião - A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) inicia hoje a cobrança de tarifa para a travessia de lancha entre São Sebastião e Ilhabela. Os moradores das duas cidades vão pagar R$ 0,70 e os turistas e moradores de outras cidades da região, R$ 3,50.
O serviço de travessia entre São Sebastião e Ilhabela em lanchas foi inaugurado há um mês mas vinha funcionando gratuitamente devido ao caráter experimental.
Segundo informações da Dersa, os moradores da ilha serão identificados na travessia pela carteira do SUS (Sistema Único de Saúde) e, os de São Sebastião, pelo cadastro da assistência social.
A travessia, que é realizada por duas lanchas com capacidade para 300 passageiros, inicia no terminal da balsa sentido os píers da Vila e Perequê.
O usuário pode fazer também a travessia nas balsas, junto com os veículos, que continua gratuita para os pedestres. (Fonte: ValeParaibano)

Cebimar/USP está aberto para visitação

São Sebastião - O Cebimar/USP (Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo), em São Sebastião, está aberto para visitação monitorada. O público, de todas as idades, poderá conhecer as instalações, nas quintas-feiras aos domingos, das 14 às 17h, até o dia 22 de fevereiro. A entrada é franca.
Em julho do ano passado, o mesmo programa foi promovido, durante duas semanas. Na ocasião, o Cebimar/USP recebeu 800 pessoas, segundo lembra a bióloga Valéria Hadel, coordenadora do programa de visitação.
Durante a visitação monitorada, o público pode conhecer um pouco sobre os ecossistemas marinhos, a beleza e delicadeza da fauna e da flora. Professores e alunos acompanham os visitantes. O Cebimar fica na Praia do Cabelo Gordo, acesso pela Rodovia SP-55, região central da Cidade. No local, existe a Praia do Cabelo Gordo, também conhecida como Praia do Segredo. Da praia, é possível observar Ilhabela a cerca de três quilômetros de distância, pelo Canal de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Shows acontecem em clima de tranquilidade

São Sebastião - A seqüência de shows ao vivo desta temporada trouxe para a Rua da Praia, no último final de semana, Axé Blond, Fernanda Abreu e a banda de reggae Planta e Raiz. Mais de 15 mil pessoas, segundo a PM, foram ao aterro para aproveitar a noite. Nenhuma ocorrência policial foi registrada nos arredores da Rua da Praia.
No sábado, Fernanda Abreu se apresentou sob a luz da lua cheia. No palco, a cantora dançou e empolgou o público com sucessos como “Kátia Flávia”, “Rio 40º” e “Veneno da Lata” - uma das mais pedidas pela platéia.
Um dos momentos que mais provocou a histeria do público feminino foi quando a cantora chamou o jovem Leonardo Moreira, para dançarem juntos no palco. “Não esperava. Ela é muito cheirosa, meus amigos não vão acreditar”, conta ele, que mora na capital paulista.
Fernanda Abreu disse, ainda no camarim, que o novo disco, com lançamento previsto para março, tem 11 canções. Segundo ela, a parceria com o músico e amigo Rodrigo Campello está bastante integrada. “Das onze, quatro são em parceria com o Campello. O disco tem uma levada de hip hop, mas também tem muito violão de sete cordas. É um disco super dançante”.
Atenciosa, a cantora explica que apesar de todos os problemas o Rio de Janeiro ainda é uma cidade ótima para viver. “Penso bastante sobre isso. E acho mesmo que o que eu amo é o Brasil, os brasileiros e retrato a situação com um olhar carioca. Mesmo com todas as contradições, o Rio ainda proporciona estar no trânsito em frente a um visual lindo, por exemplo. Mas no Rio ainda é favela do lado de onde todo mundo vai”.
O secretário de Turismo, José Cardim de Souza, satisfeito com os resultados da temporada até agora, faz um convite antecipado para a próxima semana. “Você que está em Caraguá, Ilhabela, venha para São Sebastião, que tem o verão mais quente do litoral”.
Reggae - Domingo, foi a vez dos admiradores do reggae invadirem a Rua da Praia, no show do Planta e Raiz. Por todo canto predominaram as cores da bandeira jamaicana e a figura de Bob Marley. Mas, nem os policiais andando entre as pessoas em “fila indiana” conseguiram impedir o consumo de maconha durante a apresentação.
A banda, de poucas palavras, diz que “o grande lance do grupo é a simplicidade. A simplicidade da planta, jogar a semente e a ver virar uma árvore”. Em março, o grupo deve voltar ao município, para mais uma apresentação. (Fonte: Imprensa Livre)

Espetáculo Anjos de Cara Suja é atração em São Sebastião
Herson Capri, Luigi Baricelli e Gabriel Gracindo, estarão em São Sebastião no próximo final de semana encenando a peça teatral Anjos de Cara Suja

São Sebastião - A peça, que acontece no Teatro Municipal, sábado e domingo, às 21 horas, faz parte do projeto Teatro Vanguarda. Uma realização da Prefeitura de São Sebastião em parceria com a TV Vanguarda, que até fevereiro promete trazer espetáculos que estão se destacando no cenário brasileiro.
O projeto vem sendo bem aceito pelo público, que está lotando as dependências do teatro nas apresentações, como em “O Micofone”, realizada no último final de semana e contracenada pelos atores Raul Gazolla e Nelson Freitas, num clima com muitas piadas e causos.
Anjos de Cara Suja trata da história de dois adolescentes que ficaram órfãos ainda jovens e que, sem condições financeiras, moram numa casa muito precária.
O mais velho, Tread (Luigi Baricelli), ficou encarregado de cuidar do caçula Phillip (Gabriel Gracindo), mas seus cuidados exagerados acabaram transformando a vida do mais novo numa prisão.
A vida desta pequena família se transforma com a chegada de Harold (Herson Capri), que ninguém sabe ao certo se é um gangster ou um anjo. O que se sabe é que este notável personagem tem papel fundamental nesta história que trata da emoção da descoberta de uma bela relação entre seres humanos, regada pela união e pelo amor.
Parceria cultural - Além do entretenimento cultural, as peças apresentadas em São Sebastião estão colaborando com a educação no município. Isso porque os ingressos, que custam R$ 40, têm desconto de 50% com doação de um livro.
Todos os livros arrecadados são destinados à Secretaria da Educação.
Performances com os atores Lucy Pereira e Sérgio Adriano no dia de estréia dos espetáculos também é outra novidade que o projeto trouxe para a temporada de verão. Antes das apresentações, estes atores são os responsáveis pelo entretenimento do público.
Maiores informações sobre as peças e agendamento para coletivas, entrar em contato com o Departamento de Comunicação, pelos telefones: (12) 38921228 – 38921718 – 38921757, ou (12) 97150071, com Cecília. (Fonte: PMSS)

Prefeitura abre inscrições para cursos do Ceprom

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião estará realizando , nos dias 13 e 14 deste mês, as inscrições para o processo seletivo dos cursos de iniciação e especialização no Ceprom – Centro profissionalizante Municipal.
Para este ano, a prefeitura está disponibilizando mais de 800 vagas em várias áreas, como serviços administrativos, artes e artesanato, panificação, confeitaria, licores e compotas, freezista (congelados), corte e costura, cabeleireiro, manicura e pedicura, elétrica residencial, hidráulica, pedreiro, telhadista, cozinha diet e ligth, entre outros.
Segundo a chefe de divisão do Ensino Profissionalizante, Maria Helena Norbiato Fredo, houve algumas mudanças no sistema este ano, como a ampliação da carga horária dos cursos. “Desta forma, estaremos garantindo qualidade ainda maior aos alunos, já que estes passarão a ter de seis meses até um ano de curso, ao invés de dois meses e meio, como era antes. Com este período maior, pudemos implantar outros recursos nos cursos, como computação nas áreas de hidráulica e elétrica”, explicou.
Outra alteração foi o fechamento da Unidade do bairro São Francisco. As atividades passaram para o Ceprom da Topolândia. Os bairros do Jaraguá (desde o ano passado) e Boiçucanga (neste ano), também contam com os cursos profissionalizantes.
“No caso de Boiçucanga, nós estaremos desenvolvendo atividades voltadas ao turismo”, disse a coordenadora.
Maria Helena ainda informou que para todos os cursos será necessário passar pela prova de seleção, que acontece na próxima semana.
Os interessados deverão comparecer na unidade da Topolândia, na rua Santiago, nº 204 ou do Jaraguá, na rua Afonso Celso, nº 250, munidos dos seguintes documentos: xerox do RG, comprovante de escolaridade e xerox do certificado, para os alunos que pretendem fazer curso o de especialização. Será cobrado R$ 1 na inscrição, que será destinado à APM – Associação de Pais e Mestres.
Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones 38924836, na Topolândia, ou 38612704, no Jaraguá. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Pousada da Almada

Preso o acusado de atirar em homem

Ubatuba - F.A.S, 22 anos, morador no município, foi preso em flagrante, pela Polícia Civil, na última sexta-feira. Ele é acusado de ter atirado em G.P, 25 anos, no início deste mês. O suposto criminoso foi preso, em casa, na favela Botafogo, região periférica da cidade.
A vítima foi atingida por cinco tiros e, após cirurgia, ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo, da Santa Casa de Ubatuba. Ontem, o hospital informou que G havia saído do coma e apresentava melhora no quadro clínico.
De acordo com a polícia, a colaboração das testemunhas, para chegar ao suspeito foi essencial. O caso permanece sob investigação da delegacia de Ubatuba, onde F permanece preso.
Recapturado por acaso - A Polícia Militar prendeu na última sexta-feira o foragido da penitenciária de Mongaguá, A.A.P. Ele estava em uma casa, no Canto do Mar, Costa Norte do município. A, que é ajudante geral, teria saído da penitenciária -de onde estava sendo procurado-, em razão do indulto de Natal.
Conforme a PM, em patrulha de rotina, os policiais resolveram parar A, mas ainda sem saber de quem se tratava. Ao pedir os antecedentes, os policiais descobriram tratar-se de um fugitivo. Ele está preso na cadeia masculina do município, aguardando a transferência para a penitenciária de onde fugiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Dez turistas trancados durante roubo

Ubatuba - Dez amigos de Amparo, município do interior paulista, viveram uma noite de pânico no último sábado. Eles estavam na casa de veraneio do auxiliar de escritório E.L.P quando três homens armados e mascarados invadiram o local. A casa fica no Itaguá e o final de semana dos jovens estava apenas começando.
H.L.B, R.M, M.B.N, F.CT, A.F.F, F.L.M, D.V.R, J.L.F e N.E, segundo a Polícia Militar, foram trancados em um cômodo da casa sob ameaça de arma de fogo. Enquanto o grupo de amigos virou refém do medo, o grupo roubou vários objetos da casa. Entre eles, celulares e dinheiro. As vítimas do trio também teriam sido agredidas no momento do crime.
De acordo com a PM, os criminosos fugiram e não foram localizados. Os três teriam realizado a ação com o rosto encoberto por camisetas. O caso foi registrado na Delegacia de Ubatuba.
Arma - No dia seguinte, domingo, a polícia prendeu o carpinteiro R.L.S, no bairro Estufa 2, com um revólver Taurus calibre 38. A arma, oxidada, tem capacidade para seis tiros.
Segundo a polícia, a viatura fazia patrulhamento quando desconfiou do carpinteiro, que não resistiu à revista. O revólver estava na cintura de R, que foi trazido à cadeia masculina de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Verão no Parque Estadual da Ilha Anchieta/PEIA

Ubatuba - Durante o mês de janeiro deste ano, o Parque Estadual da Ilha Anchieta - PEIA, estará oferecendo aos visitantes atividades de educação ambiental em parceria com o Instituto de Biociências da USP, com o seguinte programa: palestra de 30 minutos sobre a fauna e flora subaquáticas do local, três opções para o percurso da Trilha Subaquática: mergulho livre, mergulho autônomo e aquário natural.
O Parque Estadual da Ilha Anchieta é um dos principais atrativos turísticos do município de Ubatuba. O PEIA recebe inúmeros visitantes interessados em conhecer a história do local, suas praias e trilhas em meio a Mata Atlântica. Em 2003, 78 mil turistas estiveram no Parque visitando principalmente, as Praias do Sapateiro, Presídio, Palmas, Prainha e as Ruínas do antigo Presídio. Nos meses de janeiro e fevereiro, o Parque recebe o maior número de visitantes, quase a metade da visitação anual.
Desses visitantes, 48% vão à ilha, no período das 11:00 às 13:00, o que dificulta a prestação de um serviço de qualidade e causa a saturação das áreas de lazer e atendimento ao público.
Desta forma, a finalidade de uma Unidade de Conservação como o Parque Estadual da Ilha Anchieta fica comprometida com o número excessivo de turistas que visitam a área nesse período.
Considerando essa realidade, a administração do Parque Estadual da Ilha Anchieta elaborou um estudo para a determinação da Capacidade de Carga, baseado na metodologia de CIFUENTES (1992), aplicada nos Parques Nacionais da Costa Rica. Nesse estudo, definiu-se um número de 1020 visitantes / dia para o Parque Estadual da Ilha Anchieta.
As escunas que levam os visitantes ao Parque deverão desembarcar no Píer em intervalos de 10 minutos. Esse tempo é utilizado para a recepção e transmissão da informação aos visitantes pelos monitores, garantindo segurança e conforto.
A administração além de estabelecer a capacidade de carga do Parque e organizar o desembarque das escunas estará, juntamente com os 10 estagiários contratados e 08 voluntários, monitorando a visitação com o intuito de avaliar indicadores de degradação dos recursos naturais e a satisfação do visitante em relação a sua experiência na área.
A colaboração de todos é muito importante para o desenvolvimento das atividades turísticas que conciliem os objetivos de lazer com os de conservação dos recursos naturais e histórico-culturais no Parque Estadual da Ilha Anchieta.
O Parque Estadual da Ilha Anchieta funciona durante o verão todos os dias da semana, das 08:00h às 19:00h. Para maiores informações, o telefone da Administração do Parque é (12) 3832 9059. (Fonte: PEIA)

Carta do Leitor Topo

Coleta de Lixo em Caraguá - Aproveito esse espaço para deixar aqui minha reclamação. Sou dono de um imóvel nesta cidade que adquiri a três anos. Adoro a cidade, porém a limpeza das ruas da cidade, inclusive próximas ao centro deixam a desejar. Tenho passado minhas férias na cidade e vou regularmente para minha casa que fica na rua Sebastião Mariano Nepomuceno. Fiquei contente quando li na folha de São Paulo em dezembro que a coleta de lixo seria diária neste verão na cidade, porém fiquei decepcionado quando vi que a realidade era outra. Na semana de 04 a 10 inclusive, o coleta passou somente uma vez. O lixo se espalha pelas ruas com os cães destruindo os sacos de plásticos que ficam dias amontoados nas calçadas sem serem recolhidos. A prefeitura deveria ser mais atuante com relação a higiene e limpeza da cidade, poderia começar por controlar a população de pombos que é muito grande, olhar a cidade também além da rua Frei Pacífico Salvador.

Paulo Rogério Miano
Bairro Benfica
Caraguatatuba, SP


Chapéu de Sol - Que maravilha alguem sugerir a troca desta praga por uma arvore local, mais limpa, com flores e que alimentem passaros em vez de morcegos.
Que maravilha se estas folhas mortas não fossem em tanta quantidade.
Que bom que alguem deu esta sugestão.
Que bom se alguem seguir.

Alexandre D. M.


Telefonia no Litoral - Passei uns dias em Ubatuba neste início de ano e me espantei com a quantidade de orelhões sem funcionar: mais de 80%.
Dava pena ver as procissões de turistas indo de aparelho em aparelho pelos quatro cantos da cidade e ao final ouvir suas reclamações, geralmente culpando os vândalos de sempre.
De minha parte, cheguei a pensar em ir atrás e cobrar uma ação do Ministério Público pois, entendo, os responsáveis pela prestação de um serviço público, ainda que seja uma empresa privada, têm que cumprir sua obrigação de manter o mesmo funcionando, por mais adversas que sejam as condições.
Da mesma forma, entendo caber uma grande parcela de responsabilidade à Secretaria de Segurança Pública, pela incapacidade demonstrada para proteger o serviço e à prefeitura, que deve buscar proteção à principal fonte de negócios do município e também responde pela segurança dos cidadãos.
Com certeza, a Telefônica embute no valor dos seus cartões as despesas que sempre tem com a manutenção e reposição dos orelhões; em contrapartida, tem a obrigação de manter o serviço funcionando.
Além do mais, nada justifica, por exemplo, que os 3 aparelhos instalados junto ao centro de informações turísticas da cidade, em frente à Câmara Municipal, permanecessem quebrados por mais de uma semana, sem receber manuntenção.
Apenas culpar o vandalismo juvenil é fácil e todo mundo sabe fazer, já tomar providências para evitar essas ações e garantir os direitos dos cidadãos, aí já é mais difícil.

Moacyr Pinto da Silva
São José dos Campos, SP
Publicado na seção Cartas à Redação do ValeParaibano de 13/01/2004

Foto do Dia Topo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor