Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2004 - Nº 951 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Roteiro desvenda a história do litoral
Boates badaladas agitam as noites do Litoral Norte
Casas noturnas para curtir sob a brisa do mar
Nas orlas das praias a curtição rola solta
Aeróbica dá ritmo ao litoral
Shows musicais se estendem até o próximo mês
Inpe prevê tempo bom no final de semana
Cetesb considera 7 praias impróprias


Caraguatatuba
Mutirão faz limpeza em rio de Caraguá
Pedra com formato exótico atrai turista
Caraguá hospeda renomado cantor alemão
Servidores de volta à escola
Caraguá sedia sorteio da Loteria Estadual
Felipe Dylon canta em Caraguá amanhã
Caraguá recebe "De Olho no Ambiente"
assaguaçu e Jardim das Palmeiras terão corte de energia na próxima semana


Ilhabela
Rallye Campinas-Ilhabela deve acontecer em março
Foi receber encomenda no portão e encontrou corpo na frente de casa


São Sebastião
São Sebastião prorroga pagamento da 1ª parcela do IPTU
Maresias reúne astros do surfe no dia 23
TJ derruba taxa de lixo no litoral
PM é baleado com 10 tiros e mulher morre em atentado
Público aprova a 1ª Mostrarte de São Sebastião
Rastapé, Rick e Renner e Daniel vão agitar próximo final de semana


Ubatuba
“Ação Ambiental Verão 2004” começa neste fim de semana
Parque em alto mar é atração na Maranduba
Informações Sobre 3º Jogos Para Olímpicos de Ubatuba

Seções
Conto em Capítulos
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Roteiro desvenda a história do litoral
Museus, bibliotecas, casarões, videotecas e aquários atraem turistas que querem fugir do agito das praias na temporada

Litoral Norte - Além das praias mais badaladas da temporada, o Litoral Norte oferece um amplo roteiro cultural e de entretenimento para os turistas no verão.
Museus, casarões antigos e aquários são algumas das atrações para quem prefere fazer um passeio tranquilo após a praia ou em dia de chuva.
Em Caraguatatuba, o Pólo Cultural Professora Adaly Coelho Passos é considerado o segundo lugar mais visitado da cidade. O espaço abriga o museu de arte e cultura, o arquivo público e a videoteca.
"O pólo é uma atração para os turistas e moradores pois apresenta a história da cidade e do caiçara. Diariamente recebemos a visita de 300 pessoas", disse a historiadora e gerente do pólo, Luzia Rodrigues Prado.
O museu conta com exposições, sala caiçara que tem uma casa de pau-a-pique e fotos e textos que apresentam vários fatos marcantes como a tromba d'água de março de 67, que deixou mortos e feridos.
Outros atrativos são o aquário com espécies da fauna e flora da região e a casa da farinha de mandioca.
Na videoteca são apresentados filmes de vários gêneros e o arquivo público reúne documentos, vídeos, textos e fotografias que servem de fonte de pesquisa.
SÃO SEBASTIÃO- O centro de São Sebastião guarda a história da cidade nos casarões coloniais e nas ruas de pedras. São 29 edifícios preservados e tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo). O museu de arte sacra tem um acervo com objetos do século 17.
Além do centro, os bairros também guardam os traços históricos da cidade. A fazenda Santana, no Pontal da Cruz, é um antigo engenho de açúcar de 1743.
No bairro São Francisco está localizado o prédio mais antigo da cidade, de 1640, que abriga o convento Nossa Senhora do Amparo. O sítio arqueológico desvenda a trajetória dos pescadores e escravos.
As visitas em alguns pontos históricos, como a fazenda e o sítio, devem ser agendadas na Secretaria de Turismo, que também serve de espaço para exposições.
Em Ubatuba, além da parte cultural que envolve a Fundação de Arte, o museu, a biblioteca e a igreja Exaltação da Santa Cruz, os turistas podem conhecer mais sobre o meio ambiente no aquário e no projeto Tamar.
O aquário reúne várias espécies da fauna como peixes e pinguins e no Tamar as atrações são as tartarugas marinhas.
Em Ilhabela, a casa de cultura reúne o passado do arquipélago e exposições de vários artistas.
APOIO - Os turistas aprovam as atrações culturais das cidades. A professora aposentada Ivone Ribeiro, 62 anos, de Mogi Mirim (SP), disse que sempre visita o pólo cultural de Caraguá.
"Gosto de ver as novidades que tem no museu. É importante ter cultura em uma cidade de praia", disse.
Para o comerciante de São Paulo, Antônio Luiz Carvalho, 49 anos, os roteiros culturais são essenciais para conhecer o passado dos municípios. "Além de ser uma atração, é maravilhoso encontrar um lugar que mostra as etapas da construção de uma cidade", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Roteiro Cultural

Caraguatatuba
- Pólo Cultural Professora Adaly Coelho Passos - Pça Cândido Motta, 72, centro

São Sebastião
- Museu de Arte Sacra
- Centro Histórico
- Fazenda Santana, bairro Pontal da Cruz
- Convento Nossa Senhora do Amparo, bairro São Francisco
- Sítio Arqueológico, São Francisco

Ubatuba
- Fundação de Arte - Praça Anchieta, 58, centro
- Museu Histórico - Praça Nóbrega, centro
- Igreja Exaltação da Santa Cruz - centro
- Aquário - rua Guarani, 859, Itaguá
- Projeto Tamar - rua Antonio Atanásio, 273, Itaguá

Ilhabela
- Casa de Cultura - Rua Dr. Carvalho, 80, centro (Fonte: ValeParaibano)

Boates badaladas agitam as noites do Litoral Norte
Casas noturnas de gêneros e estilos variados fazem da noite um dos principais atrativos do Litoral Norte

Litoral Norte - A curtição na areia acaba, o sol se põe e mais um dia termina. Termina? No Litoral Norte, o fim da tarde marca apenas o início dos agitos e da badalação para centenas de pessoas.
Na região, não faltam opções para quem pretende trocar o dia pela noite (ou, melhor ainda, aproveitar os dois). São casas noturnas de gêneros e estilos variados, que fazem da noite um dos principais atrativos da costa norte do Estado.
Badaladas ou alternativas, psicodélicas ou com um ar de mistério, elas formam verdadeiros redutos jovens onde a paquera rola solta e a diversão não tem hora para terminar.
"A noite do Litoral Norte é incrível. Quem ainda não conhece não sabe o que é curtir", afirma a advogada Luciana Olivo, 25 anos, de São Paulo.
As casas noturnas do litoral fazem jus à fama. Com decoração diferenciada, música para diversos gostos e muita, mas muita gente bonita, elas mostram que nem só de sol e areia vive a região.
"E, ainda por cima, você curte com a certeza de que no dia seguinte haverá uma praia te esperando", diz o universitário Bruno Narciso, 22 anos, de Santo André.
AGITOS - Um dos locais mais badalados é o Galeão, em Cambury, na costa sul de São Sebastião. Com decoração inspirada nos navios piratas do século 17, a casa é parada obrigatória.
Nos três bares da casa, uma atração: o drink "El Diablo". Criado pelos barmen do Galeão, é uma mistura flambada de licor de café e tequila que deve ser bebida de uma só vez.
"A casa é muito legal, tem um pessoal mais velho e um clima despojado", afirma a analista de qualidade Débora Mateus, 35 anos, de São Paulo.
Outro ponto efervescente é o Sirena, em Maresias, em São Sebastião. Com capacidade para 3 mil pessoas, a boate é famosa por trazer todos os anos os melhores DJs do Brasil e exterior.
Além da música e das decorações, algumas casas noturnas têm como principal atrativo a presença de celebridades. Exemplo disso é a Lao, uma casa noturna de Maresias com decoração em estilo balinês.
Lá, é possível "tropeçar" em famosos como Joana Prado, Adriane Galisteu, Luciano Szafir, Luize Altenhofen, Ana Maria Braga, Hector Babenco e Monique Evans, entre outros.
Com músicas que vão do pop-rock ao tecno, a boate Ilha Tamanduá, em Caraguá, também promete neste verão. Já em Ubatuba, a Luna chama atenção por reunir 8 dos 10 melhores barmen do Brasil, que dão um show à parte.
Seja qual for a sua preferência, o certo é que será difícil ter sono com tanta curtição à espera. (Fonte: ValeParaibano)

Casas noturnas para curtir sob a brisa do mar

Litoral Norte - Localizadas em alguns dos pontos mais efervescentes do Litoral Norte, as casas noturnas que combinam balada e areia viram verdadeiras "febres" nesta temporada.
Aliando ambientes aconchegantes à brisa do mar, esses locais são procurados por centenas de jovens que querem curtir a noite sem abrir mão da praia.
Um dos exemplos é o 180 Graus, em Ubatuba. Instalada na antiga mansão da família Matarazzo em meio à Mata Atlântica, a casa fica na beira da Prainha, a poucos minutos da rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba).
Percorrendo um deck de madeira montado nos fundos da boate, é possível curtir a brisa do mar e, se ainda não for o bastante, andar pelas areias da praia.
Algumas casas itinerantes montadas para a temporada deste ano no litoral seguem a mesma linha. Uma delas é a badalada Bambôo Music Lounge, de São Paulo, que chegou à praia de Maresias, em São Sebastião, onde deverá permanecer até o Carnaval.
Durante o dia, a casa funciona como barzinho e restaurante. No final da tarde, o local se transforma, o som eletrônico começa e a festa não tem hora para terminar.
Montada em um grande gramado à beira da areia, o Bambôo conta com salão de jogos, lounge com vista para o mar e um palco montado na beira da areia, onde deverão ser realizados alguns shows até o final da temporada. (Fonte: ValeParaibano)

Nas orlas das praias a curtição rola solta
As avenidas lotadas de jovens ganham brilho especial no verão e são o ponto de partida para a noitada

Litoral Norte - Point da paquera e de encontros entre amigos, as orlas das praias nas cidade do Litoral Norte recebem à noite a cada ano um maior número de turistas durante a temporada.
As avenidas cheias de gente bonita desfilando o bronzeado ganham um brilho especial no verão. Não é por menos, já que as orlas são o ponto de partida para as baladas na costa norte do Estado.
São nos bares, pizzarias e lanchonetes locais, que tudo começa. Neles, as pessoas se encontram e combinam onde vão encerrar os agitos noturnos na região --boates, bares, shoppings, entre outros.
A orla da praia Martin de Sá, em Caraguatatuba, por exemplo, é o point da paquera e dos melhores programas noturnos da cidade. Quiosques, restaurantes e bares fazem do lugar, a via mais movimentada das férias.
O local concentra um número tão grande de pessoas, que até dificulta o tráfego de carros. Toda a orla fica tomada por pessoas tanto nas calçadas, quanto na avenida.
Ao som alto dos carros estacionados na via, os jovens dançam nas calçadas. Esses momentos de descontração se estendem até a madrugada, quando a maioria parte para as casas noturnas do litoral.
Essa movimentação de jovens também acontece na avenida Iperoig, na região central de Ubatuba, que também fica lotada de turistas durante a temporada de verão.
Animados pela noite que apenas começa, jovens de diferentes idades circulam pela avenida em clima de diversão, sem se preocupar com o tempo e com o dia seguinte.
BARES - Outros points muito frequentados em Ubatuba são os bares localizados na extensão da orla do Itaguá, também no centro da cidade. O Sereia da Praia, por exemplo, tem sido muito procurado pela moçada. Inaugurado nesta temporada, o bar descontraído, de frente para o mar, tem atraído a atenção dos turistas que visitam o município.
Já o Bali Bar, na avenida Iperoig, reúne a galera que curte o surfe. No local, sempre rola vídeos em telão sobre o esporte e são servidas bebidas em doses generosas (600 ml, cada uma).
O Red Beach, localizado na Praia Vermelha, continua na lista dos points preferidos e mais badalados na cidade. Para a dentista Daniela Gutierrez, 31 anos, de Ribeirão Pires, o local oferece boa música --rock and roll, black music e reggae.
"O Red é um show. Os coqueiros, o visual de praia, ajudam a complementar suas qualidades. Aqui tem muita gente bonita", conclui Daniela, que curtia a noite no local.
O local também reúne todas as tribos que descem a serra em busca de diversão no litoral.
CARAGUATATUBA - Boa opção de bar na orla de praias em Caraguá é o Iemanjah, na Massaguaçú. Na areia da praia, nesta temporada, tem música ao vivo (reggae, rock e forró), de quarta a domingo.
O Iemanjah é muito elogiado pelos paulistanos que frequentam a casa durante as férias de verão.
"É uma maravilha poder sair na noite sem ter que se preocupar com a roupa que vai usar, mesmo indo para um lugar bem frequentado. Aqui o ambiente é mais despojado", comenta Ana Paula Mirotto, 27 anos, de São Paulo, que curtia a agitação no bar.
FAMILIA - As orlas das praias do Litoral Norte também abrigam atrações voltadas para programas familiares à noite. No centro de Caraguá, é comum ver os pais passeando com os filhos, principalmente, próximos aos parques de diversão, mesmo à noite.
O movimento nas feirinhas rippies, com artistas da região expondo e produzindo obras de arte, também é grande. Nesses locais é possivel assistir os artesãos fazendo seus trabalhos.
Na verdade, as orlas das cidades do litoral reúne todas as tribos e é possível encontrar de tudo --de queijo assado à maçã-do-amor e, até, tapioca para atender os mais variados gostos.
Nesse ambiente, é espaço até para a diversão de adolescentes, que também planejam o roteiro da noite, no entanto, mais curtos comparados ao dos adultos, já que terão que voltar cedo para a casa.
Ponto de encontro para essa moçadinha, são as fachadas dos shoppings. Nelas, eles ficam atentos ao movimento de pessoas nas calçadas das principais avenidas das cidades.
"A gente encontra com o pessoal para depois dar uma volta. É o nosso point", diz Andreia Pámela de Oliveira Freitas, 16 anos.
Para sua amiga, Emili de Lima Barbosa, 15 anos, "outros locais, são só para maiores de idade." (Fonte: ValeParaibano)

Aeróbica dá ritmo ao litoral
Nas areias das praias, os turistas se divertem com o agito das aulas abertas de gináticas

Litoral Norte - Grande atrativo de programação de verão nas cidades do Litoral Norte, as aulas abertas de aeróbica, lambaeróbica e aerosamba, acontecem em diversas praias da costa.
Além de muita diversão, as atividades físicas ajudam a queimar parte das calorias adquiridas das porções de peixe e outros petiscos servidos nos quiosques.
As ginásticas nas areais das praias também pode ser uma oportunidade para fazer novas amizades. Pelo menos, é o que pensa Ana Karina Souza Macedo, 17 anos, de Rio das Ostras.
As gêmeas Devihee e Gabriele Mendes Benvenuto, 14 anos, de São Paulo, adoram dançar e não deixam de participar das aulas de aeroaxé que acontecem na Praia do Centro, em Caraguatatuba.
"Quando estamos aqui, se não participamos, pelo menos vamos assistir o aeroaxé que, além de fazer bem para o corpo, é bonito de se ver", comentam.
Em Caraguá, as aulas também acontecem nas praias da Cocanha e Indaiá, de quarta à segunda-feira.
Já em Ubatuba, a praia Grande é centro de grandes agitos à beira-mar. Durante as atividades, que acontecem de quarta a domingo, das 10h às 16h, são realizados vários sorteios de brindes.
"As aulas abertas são excepcionais. Acho que dançar faz bem para qualquer pessoa, ainda mais num clima de praia", afirma Adriana Claudia da Silva, 31 anos, de Campinas.
Para Maria Luiza Próspero de Andrade, 17 anos, estudante, de São Gabriel do Oeste (MS), a cada dia o espaço na praia Grande para a prática das atividades tem se tornado mais concorrido pelos turistas.
Já o autônomo Carlos Alberto Machado, 20 anos, Serraria (MG) prefere as aulas de aeróbica. "A aeróbica é dinâmica e ajuda a trabalhar a musculatura do corpo inteiro", disse.
QUIOSQUES - Além das aulas abertas, os quiosques com música ao vivo acabam levando muitos dos frequentadores no embalo dos ritmos de verão --axé e forró.
"Os quiosques são excelentes alternativas de agito para os dias de chuva", afirma Raquel Mussolini, 19 anos, de Piracicaba.
Para Luiz Carlos da Silva Moraes, 39 anos, guia turístico, os eventos que acontecem nas praias deixam as pessoas mais à vontade.
"Aqueles que não sabem surfar ou que não querem jogar vôlei ou futebol, pode fazer as aulas abertas de ginástica que acontecem na areia", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Shows musicais se estendem até o próximo mês

Litoral Norte - Muitos shows para os mais variados gostos e estilos devem agitar o Litoral Norte até o final da temporada de verão.
Em Caraguatatuba, o Caraguá Planet Music, maior festival de música da região, trará hoje o cantor Felipe Dylon, revelação do cenário pop em 2003.
Até o final de janeiro, deverão se apresentar no evento outros grandes nomes da música nacional, como o cantor Bezerra da Silva (dia 23) e a banda de heavy metal Shaman (dia 30), formada por ex-integrantes do Angra.
Em fevereiro, são esperados nomes como Capital Inicial, Jota Quest e Zé Ramalho. Todos os shows acontecem em uma enorme tenda montada na Praça de Eventos (avenida Artur da Costa Filho, na praia do Centro).
Em São Sebastião, outros dois festivais também trarão grandes atrações até o final do mês. No Projeto Verão, realizado pela prefeitura na rua da Praia (centro), o agito de hoje ficará por conta do grupo Rastapé, com o melhor do forró pé-de-serra.
Amanhã, é a vez da dupla sertaneja Rick e Renner. Ainda este mês, deverão se apresentar no Projeto Verão a banda Ultraje a Rigor (dia 23), a cantora Luka (dia 25) e o grupo Ira! (dia 30).
Também em São Sebastião acontece o Maré MPB, que no dia 23 trará o grupo Boca Livre e o Trio Madeira. Os shows acontecem na rua Altino Arantes, 2, no centro da cidade.
No Caraguá Planet Music, que acontece até 24 de fevereiro, os shows são realizados a partir das 21h. Os ingressos são vendidos a R$ 10. Em São Sebastião, as entradas para o Maré MPB custam R$ 20 e R$ 10 (antecipados). Já no Projeto Verão, previsto para se estender até o dia 1º de fevereiro, as apresentações começam a partir das 23h, com entrada franca. (Fonte: ValeParaibano)

Inpe prevê tempo bom no final de semana

Litoral Norte - As chuvas de verão que atingiram o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira nos últimos dois dias devem dar uma 'trégua' no final de semana.
De acordo com o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de Cachoeira Paulista, o sol deve predominar amanhã e domingo, mas com possibilidade de chuvas no decorrer do dia, principalmente no litoral.
Segundo a meteorologista do Cptec, Virgínia Nogueira, para hoje estão previstas pancadas de chuva no Vale, com as temperaturas oscilando entre 20ºC e 28ºC.
No litoral, deve chover no período da manhã, mas o sol já aparece no período da tarde. As temperaturas também variam entre a máxima de 20ºC e máxima de 28ºC.
"Essas chuvas não são causadas por frentes frias, mas são características do calor e da umidade da época de verão", disse a meteorologista do Cptec.
FIM-DE-SEMANA - Para quem planeja visitar as praias da região, o sol deve aparecer na maior parte do fim-de-semana, de acordo com os técnicos do Cptec.
Amanhã, o Vale do Paraíba terá tempo ensolarado e as cidades litorâneas devem registrar chuva pela manhã. O sol deve aparecer durante a tarde.
"O sol pode estar encoberto por algumas nuvens nas cidades do litoral", afirmou Virgínia.
No domingo, em São José nos Campos o sol deve predominar. A mesma previsão é válida para o litoral, mas no final da tarde o Cptec acredita na possibilidade de pancadas de chuva.
"Durante a noite também poderá ocorrer chuvas fortes", disse Virgínia. (Fonte: ValeParaibano)

Cetesb considera 7 praias impróprias

Litoral Norte - O número de praias impróprias para banho no Litoral Norte se manteve estável desde a última terça-feira, de acordo com boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Cetesb. São sete os pontos considerados poluídos: Itaguá e Perequê-Mirim em Ubatuba, Centro e Porto Novo em Caraguatatuba, e São Francisco, Pontal da Cruz e Porto Grande, em São Sebastião. Em Ilhabela todas praias analisadas foram consideradas próprias para banho. A Cetesb intensificou a análise das praias durante a temporada de verão, ampliando de dois para três o número de vezes em que são coletadas amostras de água nas praias mais movimentadas. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Mutirão faz limpeza em rio de Caraguá

Caraguatatuba - O bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, sedia a partir de hoje a 1ª 'AcajuFest', que tem como objetivo conscientizar moradores e turistas sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O evento é organizado pela Associação Caiçara do Juqueriquerê (Acaju), formada por moradores da própria região.
O ponto alto da festa é a 2ª Canoagem Ecológica do rio Juqueriquerê, um mutirão feito em caiaques com o objetivo de recolher o lixo acumulado nas margens do rio.
"Muitos pescadores sobrevivem da pesca no rio, que é fonte de renda de várias famílias do bairro", afirma Maria Helena Santos Silva, 38 anos, uma das organizadoras do evento.
"Por isso queremos evitar o despejo de lixo, o que pode diminuir o número de peixes e prejudicar a os moradores e a economia local", disse.
A AcajuFest tem início hoje, às 18h, no Enterposto de Pesca Venício Ezequiel dos Santos, com barracas de comidas típicas caiçaras, como o lambe-lambe, azul marinho e sirizada. Haverá ainda show com música sertaneja e uma tenda com exposição e venda de artesanato local.
Amanhã a programação da festa começa com a concentração para a Canoagem na Marina da Ponte do Juqueriquerê, a partir das 9h. A largada está prevista para às 10h.
São esperados cerca de 20 caiaques, que partirão da Marina da Ponte em direção à Boca da Barra, ponto de chegada do percurso e local onde será realizada a pesagem do material recolhido.
"As quatro pessoas que recolherem mais lixo receberão troféus elaborados por artesãos do próprio bairro", afirmou Pedro Paes Sobrinho, 67 anos, presidente da Acaju.
Segundo Paes Sobrinho, o mutirão vai contar com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental a fim de tornar a navegação segura para todos os participantes.
Amanhã e no domingo, a partir das 12h, as barracas serão reabertas ao público no Entreposto de Pesca, onde também haverá shows musicais.
A cerimônia de premiação da 2ª Canoagem do rio Juqueriquerê ocorre no domingo, último dia do evento, entre as 19h e 20h também no Entreposto de Pesca. (Fonte: ValeParaibano)

Pedra com formato exótico atrai turista

Caraguatatuba - As pedras com formatos exóticos viraram atração para os banhistas nas praias de Caraguatatuba. Com relevos que lembram jacaré, sapo ou mesmo uma freira, os locais abrigam turistas que procuram bons pontos para mergulhar ou apenas tirar fotografias.
Na praia do Garcez, no centro, a Pedra da Freira encanta os visitantes por sua beleza. O 'charme' do ponto turístico fica por conta de uma lenda romântica. Segundo o folclore caiçara, o índio Iuri teria se apaixonado por um freira que era professora.
De acordo com a lenda, ele teria mergulhado para buscar um presente no mar para a freira, de onde nunca mais retornaria. A figura da pedra representa a freira que estaria 'esperando' o índio na orla. A praia é visitada por pessoas que procuram tranquilidade e aproveitam a beleza natural passear na costa.
Na Prainha, a Pedra do Jacaré é o ponto recomendado para quem curte programas com muita adrenalina. Os banhistas, que têm acesso à pedra por uma trilha, vão até o lugar para mergulhar. Vista da areia da praia, a pedra tem forma similar à de um jacaré. Apesar da beleza do lugar, o Corpo de Bombeiros alerta que antes de saltar o turista deve verificar a profundidade do mar para evitar acidentes.
SAPO- Com um acesso fácil por um trilha de 200 metros, a Pedra da Sapo fica na costeira da praia Martin de Sá, ao lado do rio Guaxinduba. O local desperta a curiosidade dos turistas que vão até a pedra tirar fotografias.
DIVERSÃO- Para a secretária Telma Linhares de Castro Freitas, 40 anos, de Tremembé, as pedras são as atrações das praias. Ela visitou ontem a praia do Garcez e disse que o formato da pedra é realmente parecido com uma freira. "É a primeira vez que venho à praia e fiquei admirada com a pedra", disse a secretária.
A funcionária pública de Paraibuna, Marlene Alvarenga, 43 anos, afirmou que a pedra lembra o vestuário antigo das freiras. "O formato da pedra parece muito com um hábito", disse a servidora.
Na pedra do Jacaré, na Prainha, o clima de descontração toma conta dos banhistas. O estudante de São Paulo, Leonardo de Souza Bassetto, 16 anos, disse que é 'muito emocionante' saltar da pedra. "No começo fiquei com medo mas depois que cai no mar valeu o esforço", disse.
A estudante de São José dos Campos, Marcela Vitoriano, 16 anos, disse que a principal atração da Prainha é a pedra. "Além da praia, temos outra opção de divertimento. É uma sensação muito boa mergulhar de um lugar alto", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá hospeda renomado cantor alemão
Em baladas com som lounge, drum´n bass, house e techno, Chris Gingerich os canta sobre bases de música eletrônica, unindo ritmos das pick up’s, criando algo diferente.

Caraguatatuba - O alemão Christian Gingerich, conhecido como Chí, está de volta ao Brasil. Veio curtir o clima e divulgar sua arte no Litoral Norte Paulista. Chí está hospedado em Caraguatatuba, de onde apresenta a nova onda artística e musical da Europa, ao lado de seu novo projeto Guerrilha Bar de Berlim. O cantor fez uma apresentação no Caraguá Praia Shopping junto da Original Jazz Band e impressionou o público que, incansavelmente, pedia bis.
Sua próxima apresentação em Caraguá acontece, no dia 17, durante a Festa Rave do Caraguá Planet Music, a partir das 22h, na Praça de Eventos. Nos dias 22 e 23 (quinta e sexta), Chí fará um show no Sapitcho Bar, que fica na Avenida Frei Pacífico Wagner.
Para completar sua programação, Chí fará uma apresentação especial no Fizz Bar, na Praia de Borrifos, região Sul de Ilhabela, na festa Sound Waves, que começa com o pôr-do-sol, no dia 24, sábado.
Com seu novo CD denominado Chí, o artista se apresentou nas melhores casas noturnas de Florianópolis, São Paulo e do Litoral Brasileiro.
Chí é uma referência no underground, reverenciado de Berlim a Barcelona, Londres a Lisboa. Ele é exclusivo no que faz, poucas pessoas no mundo podem cantar e improvisar, entreter e dançar, inventando canções e interagindo com seu público, com carisma e sensualidade, experiência e juventude, colocando uma casa inteira para ferver com harmonia e movimento.
Em baladas com som lounge, drum´n bass, house e techno, Christian utiliza os microfones dos Dj´s para fazer uma coisa inédita: cantar sobre bases de música eletrônica, unindo e jogando com os ritmos das pick up’s e criando algo diferente. Às vezes, utilizando refrões e letras de músicas conhecidas do mundo pop e techno, às vezes deixando a inspiração fluir, “pegando as ondas” do público, improvisando novas letras que retratem o momento. A novidade surpreendeu um público refinado, que gosta da noite, música, diversão e arte. Por esta performance única, o trabalho recebeu o nome “Chí”, que em japonês significa energia.
Gravou um vídeo em Malibu, na Califórnia, que passou insistentemente na MTV alemã. Trabalhou com Steve Lyon, produtor do The Cure, Depeche Mode e Rolling Stones, em um álbum que ficou três meses nos primeiros lugares das paradas. Fez mais de mil concertos pela Europa, tour com Bad Religion, Moloko e muitas outras bandas na Alemanha, tocando para até 30 mil pessoas.
Mais informações pelo telefone (12) 3887-7613, com Samora Junior. (Fonte: PMC)

Servidores de volta à escola

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá está incentivando funcionários municipais a participarem do projeto "De volta à escola", com objetivo de aumentar o nível de escolaridade de quem não completou o ensino fundamental.
A Prefeitura de Caraguá está promovendo o projeto "De volta à escola", destinado aos servidores públicos municipais que não tenham completado seus estudos referente ao Ensino Fundamental. O projeto é desenvolvido pelas secretaria de Administração (Divisão de Medicina e Segurança no Trabalho), Educação e Serviços Públicos.
A idéia da Divisão de Medicina do Trabalho é promover, por meio do projeto, a melhoria da qualidade de vida do funcionário público nos âmbitos pessoal e profissional. "As aulas acontecem no próprio local de trabalho. Com isso facilitar e incentivar a busca pela aprendizagem, e assim formar cidadãos mais críticos e conscientes, resgatando a auto-estima do pessoal e ainda formando profissionais com melhores condições produtivas", comentou Pedro Ivo de Souza Tau, diretor da Divisão.
As aulas iniciarão em 4 de fevereiro diariamente em dois locais. Os alunos do EJA (1ª à 4ª série), das 17 às 21 horas, no Pátio II da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; os do Telecurso, terão aula na EMEF Profa. Santina Nardi Marques, no bairro estrela D´Alva, das 18h30 às 21h30. O prazo de duração é indeterminado.
A matrícula deve ser efetuada na Secretaria Municipal de Serviços Públicos nos dias 20 e 21 de janeiro, nos horários das 6h45 às 8h, das 10h30 às 13 horas e das 16h às 17h. O interessado deverá apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG) e do crachá ou holerit. Ao final do curso, serão entregues certificados de conclusão do curso.
Com o apoio da Secretaria de Educação, o projeto conta com professores do EJA e do telecurso, além de materiais didáticos como filmes educativos, livros, cd´s, e lanches para os alunos. O projeto também utilizará CD Player vídeo cassete, televisão entre outros equipamentos. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia sorteio da Loteria Estadual
Município é homenageado com a realização do sorteio e a publicação de um milhão de frações com fotos turísticas

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar nesta sexta-feira, dia 16, o sorteio da Loteria Estadual, que acontece na Praça Cândido Motta (coreto do centro), às 18 horas. É a terceira vez que o Banco Nossa Caixa S. A. presta homenagem à Caraguatatuba, publicando as fotos da cidade nos bilhetes da loteria.
Foram impressos 100 mil bilhetes, totalizando um milhão de frações com fotos de Caraguatatuba. Desta vez foram publicadas dez fotos turísticas da cidade, destacando as praias do Centro, Martim de Sá, Cocanha, Camaroeiro e Prainha, Avenidas Arthur Costa Filho e Geraldo Nogueira, Pedra do Jacareí, Rio Juqueriquerê e Ilhote da Cocanha. Os bilhetes estão sendo vendidos em todo o estado e também em Caraguá.
Será sorteado um total de 437 mil reais em prêmios sendo o primeiro prêmio de R$ 150 mil, o segundo de R$ 10 mil, o terceiro de R$ 8 mil, o quarto de R$ 7 mil e o quinto de 6 mil, além de mais 20 mil prêmios menores. Os bilhetes ainda podem ser comprados nas casas lotérias ou em frente ao caminhão na loteria no coreto até sexta. (Fonte: PMC)

Felipe Dylon canta em Caraguá amanhã

Caraguatatuba - Felipe Dylon é a atração desta sexta-feira, dia 16 em Caraguá. Saiba mais sobre o cantor.
O nome não revela, o rosto não é conhecido, mas os 15 anos de vida de Felipe Dylon estiveram sempre ligados à música. Pode parecer pouco, mas poucos são os que têm a oportunidade de conhecer os bastidores da música brasileira – e mesmo a internacional – e menos ainda são os que sabem aproveitar esta proximidade e construir sua própria carreira com talento.
Para que ninguém pense que é exagero, a árvore genealógica do rapaz dá a dica: Felipe é um autêntico Priolli, filho da atriz e bailarina Maria Lúcia, neto de Salvador Priolli, fundador da tradicional casa de espetáculos carioca "Canecão".
Aos 10 anos, Felipe começou a estudar violão e logo partiu para a guitarra. O canto e o teatro - trabalhando ao lado da mãe - também fazem parte de sua formação artística e, em 1998, criou a banda Na Boa com amigos de colégio. Como nem todos estavam dispostos a mergulhar fundo nesta onda, Felipe decidiu-se pela carreira solo.
A primeira amostra de seu trabalho é o single Deixa disso (André Mingau e Ranieri), que chega agora às rádios de todo o país e promete reacender a cena pop/rock nacional. As conquistas, sempre presentes nos bate-papos entre adolescentes, são enredo para guitarras iradas e um vocal de responsa. A produção cuidadosa mereceu três carimbos: Sérgio Knust, Marcelão e Zé Henrique, que trazem em seu currículo trabalhos com Xuxa e, mais recentemente, com o LS Jack, fenômeno radiofônico do ano passado, além da música mais tocada em 2002, Toque de Mágica, da dupla Pedro & Thiago.
Para emoldurar o sucesso, Felipe Dylon arrebenta com sua estampa garotão-saúde. Sabe como é que é, tipo assim, os garotos do Five ou Aaron Carter, com uma diferença sinistra: Felipe é talento puro, genuinamente nacional. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe "De Olho no Ambiente"
A Petrobras, a Ong EcoAr e o Projeto Tamar, estão realizando juntos o Projeto Ambiental "De Olho no Ambiente". Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da natureza, o evento trará informação e entretenimento à partir desta sexta, dia 16

Caraguatatuba - Caraguá foi contemplada com o Projeto Ambiental "De Olho no Ambiente", que terá início de suas atividades, no próximo dia 17, sábado, a partir das 10 horas, na Praia do Centro, e continuará até o dia 15 de fevereiro. Na sexta-feira, dia 16, às 10 horas, haverá o lançamento oficial do evento com uma coletiva de imprensa. Esse projeto é uma iniciativa da Petrobras (patrocinadora do evento) em parceria com a Ong EcoAr e o Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) e tem como objetivo despertar a atenção das pessoas para a preservação do meio ambiente. O evento está acontecendo em outros 13 municípios do Litoral Brasileiro, num total de 14 praias.
Segundo o consultor de comunicação institucional da regional São Paulo –Sul da Petrobras, Wagner Lima, as cidades contempladas são Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju, Maceió, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro (duas praias), Caraguatatuba, Praia Grande, Matinhos, Camburiú e Xangri-lá. "Todos os locais têm uma unidade da Petrobras próxima para que haja uma interação maior", disse.
O evento terá palestras e atividades educativas e recreativas para crianças e adultos, sempre abordando temas como reciclagem de lixo, preservação das matas, dos animais e economia de água.
A estrutura do projeto compõe três espaços, que abrigarão um auditório para 100 pessoas, um terminal de computadores com acesso à internet e aos trabalhos dos organizadores, exposições de fotos, painéis, esculturas, folders e etc.
Mais informações com Cristiane Godoy, Ong EcoAr, (11) 3052-1362. (Fonte: PMC)

Massaguaçu e Jardim das Palmeiras terão corte de energia na próxima semana

Caraguatatuba - Dois bairros da cidade ficarão sem energia elétrica na próxima semana. A informação foi divulgada pela Bandeirante Energia.
O corte no Massaguaçu será na segunda-feira, 19, e vai das 8h às 9h30, atingindo as avenidas Marginal, Rio Amazonas, Rio Paraná, Rio São Francisco, além das ruas Purus e Japurá.
Já o bairro Jardim das Palmeiras não terá luz das 8h às 9h, na terça-feira, 20. A interrupção acontecerá nas ruas Três, K, L e alameda dos Caramelos.
Segundo a Bandeirante, eventualmente, há necessidade de corte do fornecimento de energia elétrica em algumas localidades de sua área de concessão para a realização de serviços de melhoria na rede.
Entretanto, a empresa alerta que, embora o sistema esteja interrompido, como medida de segurança, os clientes deverão considerar energizados todos os seus equipamentos durante o período do serviço.
Isto é, não devem deixar os aparelhos ligados, evitando problemas no retorno do fornecimento, nem mexer na fiação confiando na falta de energia. Para chamadas de emergência, o usuário deve ligar para o 0800-55-0800. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Rallye Campinas-Ilhabela deve acontecer em março

Ilhabela - Quem gosta de rallye pode ir preparando o possante. O Rallye Campinas-Ilhabela deve acontecer no final de março, sem data definida.
Os competidores passarão por Itatiba, Jacareí, Salesópolis e estrada da Petrobras, rumo à capital da vela. As inscrições podem ser feitas pelo site:www.salleseventos.com.br.
No dia 14 de fevereiro será realizado o Rallye da Fantasia, de Campinas a Brotas, que já conta com 150 carros inscritos. (Fonte: Imprensa Livre)

Foi receber encomenda no portão e encontrou corpo na frente de casa

Ilhabela - O morador R.K.I levou um susto na manhã de ontem. Ao ir receber uma encomenda no portão de sua casa, que fica na Armação foi avisado, pelo entregador, que havia um corpo perto de um bambuzal, bem próximo à residência.
Com isso, ao ir verificar, constatou tratar-se de um homem - que aparentemente deve ter sofrido morte natural- , já que não tinha perfuração de bala.
Ontem, o Instituto Médico Legal de São Sebastião recolheu o corpo, que passará por autópsia para detectar a causa da morte. O caso está registrado na delegacia como morte a esclarecer. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

São Sebastião prorroga pagamento da 1ª parcela do IPTU

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião decretou a prorrogação da primeira parcela e da parcela única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2004, do dia 10 para o dia 30 de janeiro, sem qualquer acréscimo financeiro.
A prorrogação se deve a necessidade de fazer cumprir a decisão judicial imposta através de uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado, em Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que suspendeu a cobrança da taxa de coleta e destinação do lixo, quando os carnês de IPTU já estavam finalizados.
Desde que foi informada a respeito da liminar, a Prefeitura publicou um decreto onde determinava que as Agências Bancárias deduzissem integralmente o valor correspondente a taxa de lixo do pagamento do carnê de IPTU.
O contribuinte que já tenha pago a parcela única deve entrar em contato com a “Divisão de Lançamentos e Inscrições Fiscais” da Secretaria da Fazenda, na rua Sebastião Sivestre Neves, número 214, ou pelo telefone (12) 3891-2071, munido do comprovante de pagamento, para que seja ressarcido do valor correspondente à Taxa de Lixo, sem nenhum ônus.
As agências bancárias só poderão receber tais parcelas com a chancela de “autorizado recebimento” anotado pela “Divisão de Lançamentos e Inscrições Fiscais”.
O contribuinte que tiver optado pelo pagamento parcelado, continuará pagando o valor expresso no carnê, até o limite que corresponderá ao valor aproximado inferior ao total do IPTU. Sendo assim, eventual saldo restante correspondente à totalidade do IPTU será cobrado em documento à parte.
Sendo cassada a liminar ou com o julgamento definido improcedente da ADIN, o contribuinte será obrigado a pagar as parcelas que recebeu em devolução, quando serão emitidas cobranças específicas. (Fonte: PMSS)

Maresias reúne astros do surfe no dia 23

São Sebastião - Maresias, em São Sebastião, vai sediar entre os dias 23 e 25 a 1ª Etapa do circuito brasileiro de longboard. São esperados para o evento surfistas como Teco Padaratz e Renan Rocha, e atores como Sérgio Marone e Natália Rodrigues, da TV Globo. No dia 23 surfistas profissionais vão dar dicas sobre o esporte e será realizada uma gincana de longboard com iniciantes. No dia 24 começam as competições do circuito brasileiro e está previsto um lual em uma arena montada na praia. No dia 25 será feita a premiação dos vencedores. (Fonte: ValeParaibano)

TJ derruba taxa de lixo no litoral

São Sebastião - O Tribunal de Justiça concedeu liminar à Procuradoria Geral de Justiça do Estado, suspendendo a cobrança pelo serviço de coleta de lixo em São Sebastião por considerá-la inconstitucional.
Por causa da decisão, o prefeito Paulo Julião (PSDB) assinou decreto ontem prorrogando o prazo para pagamento do carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). No carnê é feita também a cobrança da taxa de lixo.
O pagamento da primeira parcela ou em cota única com 10% de desconto vencia dia 10 de janeiro e foi prorrogado para o próximo dia 30, segundo o secretário de Assuntos Jurídicos, Paulo Guimarães.
O contribuinte que já pagou o imposto poderá obter o dinheiro de volta, desde que leve até a prefeitura o comprovante.
"Mas temos que deixar claro que se conseguirmos derrubar a liminar os contribuintes voltam a ser obrigados a pagar a taxa", afirmou Guimarães.
Ele disse que a prefeitura já recorreu da decisão, encaminhando um mandado de segurança ao tribunal.
"Dois anos atrás a Procuradoria já havia entrado com uma ação alegando inconstitucionalidade, mas na época foi julgada improcedente pelo Tribunal de Justiça", afirmou Guimarães.
Foram distribuídos 40 mil carnês e lançados R$ 5 milhões de cobrança da coleta de lixo e R$ 90 milhões de IPTU. (Fonte: ValeParaibano)

PM é baleado com 10 tiros e mulher morre em atentado
Comando acredita em represálias de bandidos da costa sul; apesar dos ferimentos, policial passa bem

São Sebastião - O soldado da Polícia Militar Robson Rodrigues Teixeira, 30 anos, foi ferido com 10 tiros em um atentado em sua casa às 4h de ontem em Maresias, costa sul de São Sebastião. Uma mulher que estava na casa do PM foi morta com um tiro no abdômem.
A Polícia Militar acredita que o policial tenha sido alvo de represália de bandidos da costa sul.
Segundo a polícia, três homens encapuzados invadiram a residência do PM, localizada na rua Atlantis. Maria Marcieto dos Santos, 23 anos, foi morta no local.
O soldado foi atingido com 10 disparos de pistola 380. Os tiros atingiram a cabeça de raspão, abdômem, braços e pernas. Apesar disso, nenhuma bala atingiu órgãos vitais e o ferimento mais grave foi uma fratura no antebraço esquerdo, causada por um tiro.
Teixeira foi internado no Hospital Municipal de São Sebastião e vai ficar em observação. Ele não corre risco de vida. O soldado deverá ser transferido hoje de helicóptero para o Centro de Saúde da PM em São Paulo.
Segundo a PM, o soldado está há nove anos na corporação e trabalha na 1ª Companhia do 20º Batalhão da PM de São Sebastião. Ele deverá ficar afastado por pelo menos dois meses.
SUSPEITA - O chefe do Setor de Operações do 20º Batalhão, capitão Eduardo Rosmaninho, disse que a hipótese mais provável para o crime é de vingança de bandidos.
"O policial era muito atuante na costa sul da cidade e isso incomodava os bandidos daquela região. É nossa hipótese mais viável para o que aconteceu. A outra é de uma tentativa de assalto", afirmou.
A PM não sabe a relação do policial com a mulher morta na casa. Teixeira morava sozinho e estava se separando da mulher.
Até as 18h de ontem, o corpo de Maria Marcieto não havia sido liberado do IML (Instituto Médico Legal) para o velório. Nenhum familiar da mulher foi localizado.
Um adolescente foi detido ontem pela PM e teria confessado a participação no crime. A PM não divulgou detalhes da prisão.
A Polícia Civil vai abrir inquérito policial no 1º Distrito para investigar o caso. O Serviço Reservado da PM também investiga o caso.
O delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, não foi localizado para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Público aprova a 1ª Mostrarte de São Sebastião

São Sebastião - Dando continuidade ao projeto “Mostrarte”, nesta sexta-feira, dia 16, subirá ao palco Alessandro Teixeira, da dupla Allê e Gil Music Bar, Luis Fernando e Jambra. Já no sábado a vez é de Vinicius Moraes, Valdir, Sandro, Riva Decibéis (movimento Siri na Lata), Joy e Daniel. No domingo Cláudio Milito e para encerrar a noite será a Banda Key Stones Kappers.
No Festival, vários músicos, bandas, pintores escultores mostram seus trabalhos até o dia 31 de janeiro, diariamente, a partir das 19 horas. O Mostrarte é um projeto cultural que pretende reunir os melhores e mais populares artistas do município.
A feira tem um formato de programa de televisão com dois apresentadores que interagem com os participantes e o público.
Desde o início do projeto, já foram apresentados mais de 98 artistas, na Praça de Eventos, na Rua da Praia, reunindo cerca de 4,5 mil pessoas até agora.
De acordo com o secretario de Turismo e Cultura, José Cardim de Souza, representantes dos mais variados segmentos artísticos de toda a costa sebastianense estarão apresentando seus trabalhos em uma arena especialmente montada para este show de variedades.
“Este encontro contará com a participação de mais de cem artistas. Será uma oportunidade inédita de nossos artistas apresentarem seus talentos, sentindo-se assim motivados a prosseguir com as suas atividades artísticas. Por outro lado, também será um evento que satisfará o público em geral, bem como os familiares e amigos, que raramente podem fotografar um panorama integrado das artes desenvolvidas em São Sebastião”, disse Cardim.
De acordo com o músico e dentista Carlos Roberto Pinto, acredita que a Mostrarte é uma oportunidade para se conhecer os artistas da cidade. “É uma iniciativa muito boa, uma porta que se abre para nós, que muitas vezes temos dificuldade em expor nosso trabalho”. (Fonte: PMSS)

Programação a partir das 19 horas na Rua da Praia

16/01 - Apresentação Alessandro, Luis Fernando, Jambra
17/01 - Vinicius Moraes/Valdir/Sandro, Riva Decibéis (movimento Siri na Lata), Joy e Daniel
18/01 - Cláudio Milito, Banda Key Stones Kappers
19/01 - Teatro: esquetes, Teatro: A Comédia da vida privada e várias surpresas.
20/01 - Banda Millenium
21/01 - Contos e Poemas, grupo caiçara da Neide Palumbo, Grupo Brôus
22/01 - Apresentações de danças e capoeiras, Kleyton e Denis
23/01 - Apresentação da Banda da Igreja Matriz, Garagem
24/01 - Apresentação Dílson/Marinho/João Papae, Bubaó
25/01 - Apresentação Marção e Cíntia, Panguanos e Saracote
26/01 - Apresentação de Djs nights
27/01 - Apresentação Teca e Luis, Antonio Carlos com as canções de Roberto Carlos
28/01 - Apresentação de Rap We, Rap Skn
29/01 - Apresentação Jorge/Marcão, Banda legado do caos, Coral Municipal
30/01 - Apresentação de Show de calouros, Tales e amigos, Teca e amigos
31/01 - Apresentação de Show de calouros, Dr. Carlinhos (Fonte: PMSS)

Rastapé, Rick e Renner e Daniel vão agitar próximo final de semana
A Prefeitura de São Sebastião promove, no próximo final de semana, os shows de Rastapé, Rick e Renner e Daniel, na Rua da Praia.

São Sebastião - Na seta-feira, dia 16, quem se apresenta é o Rastapé, que promete trazer o melhor do forró pé de serra de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro ao município. Tudo começou quando os paulistas Jair (triângulo) e João Marcos (Baixo) conheceram o paraibano Jorginho do Acordeon (voz e acordeon), e seus filhos Jorge Filho (percursão e voz) e Tico (cordas), vencedores de vários concursos, que se uniram a eles e afinaram ainda mais o repertório do Rastapé, que iniciava, então, um trabalho de composições próprias. Junto com os grupos Falamansa e Forroçacana, a moçada do Rastapé ajudou, informalmente, a organizar um movimento apelidado de forró universitário. Universitário designa a mania de determinada faixa de jovens ouvir e dançar o som nordestino de raiz (também conhecido como pé-de-serra), surgido entre os estudantes da Universidade de São Paulo (USP). Há pelo menos dez anos, os alunos mais festeiros começaram a se reunir depois das aulas nas casas noturnas nordestinas, vizinhas à universidade, e, de meros dançarinos, passaram a DJs locais, resolvendo montar seus próprios trios e bandas.
Os detalhes do cenário e do figurino do Rastapé, como o uso de retalhos (bandeira, capa de retorno e pedestais) e pézinhos, garantem à banda um visual despojado.
O primeiro disco “Fale Comigo” (Deck Disc/Abril Music), lançado em 2000, alcançou a marca de mais de 300 mil cópias vendidas e garantiu à banda o Disco de Platina. Esse disco conta com sucesso que consagrou a banda, “Colo de Menina”, “Beijo Roubado”. A coletânea "O Som do Forró" lançada pela gravadora “Abril Music / Deck Disc” e gravada junto com o grupo Baião de Quatro, também conta com sucessos de vários compositores, além do Hit do grupo "Amor de Rastapé".
O segundo e mais recente disco do grupo, “Até o Dia Clarear”, lançado em 2002 (Deckdisc/Abril Music) recebeu Disco de Ouro e vendeu, até o momento, mais de 100 mil cópias. O disco contém as faixas “Ataiô”, “Versos Sinceros”, “Bicho do Mato”, “Novo Dia”, “Balanço do Mar”, “Aquele Verão”, “Forró Drenado”, “Segredo”, “Cala a Boca”, “Olhos de Mel”, “Pedra Rachada – Forró Brasileiro”, “Na Saudade”, “Riso Cristalino – Eu me Lembro” e “Fazendo Amor – Forró Metaleiro”.
A programação do Projeto Verão, que se estenderá até 1º de fevereiro, contará ainda com os shows de Rick e Renner, Daniel, Rio Negro e Solimões, Luka, Rastapé, Banda Ira!, Art Popular, Biquíni Cavadão, entre outros. Na Rua da Praia, o público tem acesso gratuito para assistir aos shows. Todos os shows são promovidos pela Prefeitura de São Sebastião, exceto os de LS Jack e Ira, que serão trazidos pela 89 FM em parceria com a Beira Mar.
Rick e Renner - No sábado, dia 17, a dupla Rick e Renner promete trazer o melhor do sertanejo à cidade. Seu mais recente trabalho se chama É Dez, É Cem, É Mil e aposta na fórmula que deu certo em hits anteriores, como Ela É Demais, do quinto álbum, música com um temperinho sambista.
A trajetória da dupla foi gerada em Brasília, nas sombras de casas noturnas do Distrito Federal. No começo dos anos 90, o primeiro CD da dupla, que ainda não era famosa, foi financiado por uma gravadora “independente", e Renner fazia a voz principal, e Rick a segunda. Como o timbre de Rick era mais singular, resolveram inverter os papéis, o que se mostrou uma ótima idéia. O contrato com a gravadora atual, a Continental, foi firmado graças a uma intermediação do cantor sertanejo Zezé Di Camargo, que apresentou a dupla ao produtor de João Paulo e Daniel, Manoel Nenzinho Pinto.
No primeiro disco oficial, resolveram seguir os instintos e escolher um repertório que sabiam ser perfeito pela vivência regional de rádios e shows, ainda em Brasília. Com a maior parte do cd contendo canções próprias, com um tom romântico melancólico, todas as músicas tocaram no interior, o que significava uma aceitação fora do comum.
De Brasília foram para Botucatu e da cidade para a capital paulista – tudo para melhor atenderem à demanda de shows. O romantismo “para baixo” começou a sofrer mudanças a partir do terceiro álbum. No quinto disco, a dupla encontrou o tom do sucesso, mais "para cima". O sexto CD, Instante Mágico, foi um exemplo disso e um dos maiores hits de Rick e Renner. Além da canção que dá título ao álbum, tornaram-se sucessos Cara-de-Pau, Moleca e Fim de Semana. O sétimo passo musical, Seguir em Frente, repetiu o rumo do anterior e a música tema ainda circula pelas ondas radiofônicas do País.
No disco de número 8, Rick e Renner planejaram o repertório com muita antecedência – cerca de 100 canções foram ouvidas -, ainda com a mão do produtor do início da carreira. A música chave do CD, O Amor e Eu, tem um apelo fácil e na medida para o paladar popular.
Existem outras no álbum, como a folclórica "sussa" Fica Amor, Ta Cedo; o country romântico Sem Direção, que emocionou e se transformou em preferida da dupla; a guarânia de raiz Escolta de Vaga-Lumes; a composição para a filha de Rick, Filha, o louvor de agradecimento a Deus Minha Luz; e mais uma afiadíssima do compositor Peninha, Relax.
Daniel - No domingo, dia 18, quem se apresenta na Rua da Praia é o cantor Daniel, um dos artistas mais esperados dessa temporada. Nascido em Brotas, interior de São Paulo, em 1968, José Daniel Camilo é um exemplo de persistência e humildade. Aos oito anos, ganhou do pai um violão. Aos nove, dispensou o professor e passou a tocar de ouvido. Em diversos festivais concorreu com João Paulo, cantor que, em 1980, tornou-se seu melhor amigo e companheiro de trabalho. O primeiro disco, “Amor Sempre Amor” foi lançado cinco anos depois de formada a dupla, em 1985. Em 1987, lançaram PLANETA CORAÇÃO, segundo disco e, em 1989, o terceiro, que alcançou a marca de 80 mil cópias vendidas. Desde então, o sucesso de João Paulo e Daniel espalhou-se pelo Brasil.
Em 1992, a dupla lançou o quarto disco. Em 1994, o quinto disco transformou a dupla em astros. Em 1995, o sexto disco vende rapidamente mais de 250 mil cópias, emplacando os sucessos “Eu Me Amarrei” e “Hoje Eu Sei”, que continua vendendo muito. Em 1996, o sétimo disco trouxe o sucesso “Estou Apaixonado”. Foram mais de 700 mil cópias vendidas. Daí em diante, a mídia finalmente abriu as portas para os rapazes de Brotas. Todos os programas importantes das emissoras de rádio e televisão e a imprensa em geral passaram a incluir João Paulo & Daniel entre seus eleitos.
Em 1997, o oitavo disco consagrou definitivamente o nome da dupla no cenário nacional. Com a música “Te Amo Cada Vez Mais” (versão de “To Love You More” de Edgar Bronfman Jr e David Foster), o disco vendeu mais de 500 mil cópias logo no lançamento e conquistou Discos de Ouro, Platina e Platina Duplo.
Mesmo depois da morte do amigo, em setembro de 1997, Daniel não desistiu e, apesar de inseguro, resolveu dar início à sua carreira solo. Em 1998, seu primeiro disco solo logo se tornou um grande sucesso, que abre com o hit “Adoro Amar Você”.
O cantor agora vai lançar seu CD em espanhol e no meio do ano viaja para divulgá-lo na América Latina. Depois lança CD e DVD ao vivo e viaja no fim do ano para uma turnê internacional. (Fonte: PMSS)

Programação Completa

Dia 16/01 (sexta-feira) - Rastapé
Dia 17/01 (sábado) – Rick e Renner
Dia 18/01 (domingo) – Daniel
Dia 19/01 (segunda-feira) - Lecy Brandão
Dia 20/01 (terça-feira) – Adriana (Canção Nova)
Dia 23/01 (sexta-feira) – LS Jack
Dia 24/01 (sábado) – Rio Negro e Solimões
Dia 25/01 (domingo) – Luka
Dia 29/01 (quinta-feira) - Banda Ira!
Dia 30/01 (sexta-feira) – Grupo Evolução Axé
Dia 31/01 (sábado) – Art Popular
Dia 01/02 (domingo) - Biquíni Cavadão (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Pousada da Almada

“Ação Ambiental Verão 2004” começa neste fim de semana

Ubatuba - O “Projeto Ação Ambiental Verão 2004” começará amanhã, na praia de Maranduba. A iniciativa é das organizações não governamentais Ipema (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) e ASSU (Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O presidente da ASSU, Caio Marco Antonio, afirma que o objetivo do projeto é despertar a consciência ecológica dos freqüentadores de Ubatuba para melhorar seus hábitos e cuidados com a qualidade ambiental do município.
A ASSU, criada em 1999, visa estimular o desenvolvimento sócio-econômico de Ubatuba, incentivar e capacitar os cidadãos a participarem efetivamente das decisões para a preservação do meio ambiente, do patrimônio histórico-cultural e dos direito dos povos tradicionais da região.
O Ipema, também instituí-do em 1999, em Ubatuba, fomenta e difunde a perma-cultura. Conforme o Ipema, permacultura ou cultura permanente é conceito desenvolvido nos anos 70 pelos australianos David Holmgren e Bill Mollison. São pequenos sistemas produtivos integrados (a casa, o entorno, as pessoas), auto-suficientes, sem poluir o meio ambiente. IMP

Parque em alto mar é atração na Maranduba

Ubatuba - Um verdadeiro centro de entretenimento na praia --passeios de escuna, caiaque ou sky banana, além de tobogã em alto mar, minilanchas, buggies e quadra de futebol de sabão.
É o que o turista pode encontrar na Praia de Maranduba, em Ubatuba, que abriga o Parque Radical, que garante o agito de crianças e adultos tanto no mar, quanto nas areias.
No parque, um tobogã, batizado de tobocean, faz a cabeça da galera de todas as idades. É uma plataforma marinha com 5 escorregadores, sendo que um é fechado e dois têm 10 metros de altura, com trampolim e prancha de mergulho.
"Nós nem sabemos nadar, mas a alegria e a diversão valem a pena. Como usamos coletes salva-vidas, nem pensamos duas vezes para entrar no tobogã", disse Márcio Martins, 33 anos, que se divertia com os filhos.
Para Luiz Carlos Mota, 40 anos, um policial de Barueri, o passeio até a Ilha da Maranduba feito com as minilanchas é emocionante. "Dá para atingir uma velocidade legal, com vento e água espirrando na gente", comenta.
SERVIÇO - Os passeios de buggy custam R$ 7, minilanchas R$ 10 (crianças com até 10 anos, R$ 5) e caiaques R$ 5 a hora. Já os de escuna, variam de R$ 10 a R$ 25 e o de sky-banana, R$ 5. VALE

Informações Sobre 3º Jogos Para Olímpicos de Ubatuba

Informações Úteis aos Participantes
01 - ADUBA Rua Alfheu Guedes Nogueira 71 Centro Ubatuba SP CEP 11680 000
02 - Telefones - 12 3833 4466 - 9144 2432
03 - www.aduba.org.br - doc@aduba.org.br
04 - TUBÃO - Av. Prof. Thomas Galhardo S/Nº ao Lado da Delegacia
05 - Piscina Municipal: Av. Prof. Thomas Galhardo S/Nº - Frente ao TUBÃO
06 - Alojamento: ESCOLA OLGA GIL na Rua Conceição próximo ao TUBÃO.
07 - Passeio Escuna: Píer Saco da Ribeira Rodovia Rio - Santos.
08 - Show de Verão: Piscina Municipal Av. Prof. Thomas Galhardo S/Nº Frente ao TUBÃO
09 - Santa Casa de Ubatuba (HOSPITAL) Rua Conceição S/nº - Centro
10 - Equipes de Apoio: Guarda Municipal de Ubatuba 3833 1014, Polícia Militar de Ubatuba 38323598, Corpo de Bombeiros Salva Mar: 3832 1092, Defesa Civil de Ubatuba: 199.

SHOW DO VERÃO 2004 - Sexta
16:00 - Cadastramento dos Voluntários
17:00 - Distribuição de Atividades e Tarefas
18:00 - Abertura do Show do Verão
18:30 - Musica com Djs Convidados
19:00 - Sorteio 1 Bicicleta e rodada ex.
19:20 - Musica Ao Vivo - FORRO COM MEL
20:00 - Sorteio 1 tanquinho e rodada ex.
20:20 - Musica Ao Vivo - Quinto Elemento
21:00 - Sorteio 1 Vídeo Game e rodada ex.
21:20 - Musica Ao Vivo - Quinto Elemento
22:00 - Sorteio 1 D. V. D. e rodada ex.
22:20 - Musica Ao Vivo- FORRO COM MEL
23:00 - Sorteio 1 TV em Cores e rodada ex.

SHOW DO VERÃO 2004 - Sábado
III Jogos Para Olímpicos de Ubatuba
06:00 - Abertura do Alojamento aos Atletas
06:30 - Café da Manha aos Competidores
08:00 - Fechamento do Alojamento
08:30 - Abertura da Prova Natatória (PISCINA Municipal)
11:30 - Encerramento da Prova Natatória
11:45 - Abertura do Alojamento aos Atletas
12:00 - Almoço aos Competidores
13:30 - Fechamento do Alojamento
14:00 - Tênis de Mesa (Tubão)
14:30 - Jogos de Mesa: Dominó, Xadrez, Damas e Truco.
16:00 - Basquetebol em Cadeira de Rodas (TUBÃO)
18:00 - Show do Verão - Palavra Aberta
19:00 - Sorteio 1 Liquidificador e rodada ex.
19:20 - Musica Ao Vivo BANDA PLACANIS
20:00 - Sorteio 1 Bicicleta e rodada ex.
20:20 - Premiação aos Atletas
21:00 - Sorteio 1 Tanquinho e rodada ex.
21:20 - Apresentação do Grupo de Capoeira AACD.
22:00 - Sorteio 1 D. V. D. e rodada ex.
22:20 - Musica Ao Vivo: FORRO COM MEL
23:00 - Sorteio 1 TV em Cores e rodada ex.
23:20 - Musica Ao Vivo: FORRO COM MEL

SHOW DO VERÃO 2004 - Domingo
06:00 - Abertura do Alojamento aos Atletas
06:30 - Café da Manha aos Competidores
07:30 - Fechamento do Alojamento
08:00 - Embarque na Escuna (Píer da Ribeira)
09:00 - Desembarque na Ilha Anchieta
12:00 - Piquenique na Ilha Anchieta
14:30 - Embarque na Escuna (Píer da Ilha)
15:30 - Desembarque no Píer da Ribeira.
16:30 - Abertura do Alojamento aos Atletas
17:30 - Fechamento do Alojamento.
16:00 - Show do Verão - Abertura (Piscina Municipal)
16:30 - Encerramento Oficial dos jogos
17:00 - Sorteio 1 Sanduicheira e rodada ex.
17:20 - GAROTA VERÃ0 DA ADUBA
18:00 - Sorteio 1 Bicicleta e rodada ex.
18:20 - Musica Ao Vivo: FORRO COM MEL
19:00 - Sorteio 1 Bicicleta e rodada ex.
19:20 - Musica Ao Vivo: FORRO COM MEL
20:00 - Sorteio 1 D. V. D. e rodada ex.
20:20 - Diplomação dos Colaboradores da ADUBA
21:00 - Sorteio 1 TV em Cores e rodada ex.
21:20 - Musica Ao Vivo: ARAME FARPADO
22:00 - Sorteio 1 Moto. 22:20 - Sorteio 1 rodada Extra Especial.
22:30 - Musica Ao Vivo: FORRO COM MEL
23:00 - ENCERRAMENTO DO SHOW VERÃO 2004. (Fonte: Revista Local)

Conto em Capítulos Topo

Clique para acessar  os capítulos anteriores
Clique para acessar os capítulos anteriores

Capítulo 15: Mais uma pista

Após alguns minutos em que esperei que eles confabulassem, evidentemente em uma língua estranha, alguém bateu à porta. A garota atendeu, era um dos rapazes da sala das telas de TV. Após algumas breves palavras a garota retornou e então me disseram que iríamos voltar para São Paulo. A cabeça desapareceu. Guardei a fotografia de onde ela surgira. Pretendia examiná-la com cuidado, quando tivesse oportunidade. Fui deixado no escritório. Eles fariam contato. Tive um imenso trabalho para explicar a ausência. O emprego estava por um fio. Meu patrão não acreditaria no seqüestro, muito menos nos extraterrestres. Só a Kombi era verossímil. Dias depois recebi em meu apartamento um envelope. Estavam hospedados em minha casa James Turney e sua irmã Cateryne, filhos do gerente da fábrica de farinha. Meu avô trabalhou lá. Comecei a tentativa de abertura com imenso cuidado, envelopes grandes e volumo sos sempre me causaram estranheza. Penso que irão explodir a qualquer instante. Talvez isso seja fruto dos filmes de espionagem, ou quem sabe eu estivesse ficando louco. Na dúvida peguei minha adaga etrusca, comprada na Portobello Road e escarafunchei com cuidado a aba do envelope. Notei que tinham usado cola sem pensar em economia. James me ajudou o quanto pôde.Tiramos um pouco da cola, raspando com cuidado. Tive de usar a lâmina média do canivete suíço. Nem a lâmina grande e tampouco a adaga etrusca se prestaram ao trabalho, digno de chineses. James experimentou e afirmou tratar-se de goma arábica, uma cola já um tanto em desuso. A mim pareceu tratar-se de cola branca do tipo goyana, porém a grande experiência dos Turney como filatelistas fizeram com que eu admitisse ser goma arábica. Houve um tio de James que teve dois Olhos de Boi. Continuei atento, procurando algum tipo de fio. É comum usarem esse expediente para acionar o detonador. Ao ser rompido, adeus. Cateryne saiu para comprar sorvetes enquanto nós tentávamos, eu e James, ver o que havia dentro do envelope, através da exposição deste a uma lâmpada de duzentos watts. Também não tivemos sucesso, o papel era por demais encorpado. Paramos para descansar enquanto James afirmava que talvez fosse melhor mergulhar o envelope na banheira. Eu concordei, mas acabei desistindo. Poderia ser algo que não suportasse umidade ou mesmo um explosivo que detonaria ao ser molhado. Tínhamos de pensar em outra solução. James sugeriu uma pausa para um lanche. Achei interessante, um pedaço de camembert e um cálice de porto costumam pôr as coisas no lugar. Enquanto comíamos o polenghinho que havia na geladeira, dividido fraternalmente ao meio acompanhado da última garrafa de cerejinha, que também dividimos, Cateryne voltou da rua com um eskibon para cada um. Menos mal. Pouco depois ela me mostrou um livro com a capa dura ornamentada com volutas impressas em ouro e inscrições em hebraico. Eu ia perguntar onde ela conseguira o tal livro, porém ao olhar para a sala percebi a inutilidade de fazê-lo. No chão estava o envelope tão cuidadosamente manuseado. Fora aberto. Um rasgo desajeitado na diagonal o inutilizara para sempre. Decididamente não era uma bomba. Era uma história da seita dos Hasidin, escrita por M. Yarmolinsky, relator oficial do Terceiro Congresso Talmúdico e editor do Yidische Zeitung da Média Pomerânia. Não há que procurar três pés no gato. Não entendo hebraico, como vou saber o significado deste livro e quem o teria mandado? Talvez o Comissário Treviranus, judeu praticante pudesse me ajudar, ou mesmo quem sabe Lönrot, que embora não sendo praticante era profundo conhecedor da Torá e dos escritos hassídicos. Cateryne pediu para examinar e quando passei o livro para suas mãos caiu um cartão que aparentemente fora usado à guisa de marcador de páginas. Nele estava escrito Abraham Bergmann. Compra e venda de roupas usadas. Rua da Graça, o número estava ilegível. O cartão parecia velho. Tinha sido impresso em máquinas tipográficas com caracteres antigos, de um tipo em desuso na época do off-set e da letraset, o que havia de mais moderno em artes gráficas. Continuamos a examinar o livro e nada que pudesse interessar foi encontrado. Como fosse sábado, pensei em ir até o Bom Retiro procurar o tal de Abraham, e comer uma boa comida Kosher. Os dois concordaram e quando fui pegar uma jaqueta no quarto, meu bolso começou a vibrar como se lá houvesse uma britadeira trabalhando. Procurei o que estava causando a vibração. Era a tal fotografia. Imediatamente a cabeça materializou-se no meio de uma nuvem de fumaça, que transformou o meu quarto num palco apropriado para um show de Alice Cooper. A cabeça pronunciou uma única palavra antes de desaparecer em meio à outra nuvem, me deixando todos os pelos do corpo arrepiados. Cuidado! A voz parecia vir das profundezas do inferno!

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

 

Carta do Leitor Topo

Bingo II - Já que a Ilha Anchieta esta com todos os problemas causados pela super lotação, os causadores, já acharam a "saída" e estão operando, com os mesmos "critérios" preservacionistas (que aplicam no PEIA) em outras praias. A praia da Fortaleza foi uma das "beneficiadas" e hoje, já pode contar com um grande vazamento de óleo que chegou na "piscininha", local preferido do contato dos visitantes com seus milhares de peixinhos coloridos, agora, coitados, todos, oleados pela escuna porcalhona. Já que peixinhos e óleo (das escunas) não faltam, não deve demorar para algum político (ávido para colaborar com a criação de empregos) atrever-se a propor para o local mais um quiosque (sem licitação pública como todos os demais) para "frita-los". Os Amigos da praia estão só esperando para colocar fogo no circo.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Telefonia & Telefonica - Aproveito o momento para registrar meu protesto contra o atendimento atual pelo sistema automatico. Quando precismos de alguma informação, somos obrigados a ficar ouvindo uma gravação da TELEFONICA querendo advinhar o porque ligamos para ela.
Ex. 08007715104 - Se você quer ??? DISQUE 1 - Se você quer ??? DISQUE 2 e assim até o numero 6, 7, 8, 9. Que perda de tempo! E tem mais! Caso você perder a informação do numero certo por qualquer motivo, tem que ouvir tudo outra vez.
E a TELEFONICA diz que é para facilitar! Facilitou sim pra ela, quantos funcionários a menos?

Wilson Roberto
Maranduba
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor