Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2004 - Nº 955 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Litoral pode ter chuva hoje e amanhã


Caraguatatuba
PM reforça fiscalização no trânsito de Caraguá
Caraguá faz busca de hanseníase
Torneio de vôlei e futvolei tem segunda fase dias 24 e 25
Prefeito vai para o Egito em fevereiro
Alô Prefeito trata de planejamento urbano
Pescaria é lazer para a família
Porte de arma vira crime inafiançável e vendedor fica preso


Ilhabela
Casa do Sol leva vips para Ilhabela
Cenário de praias e cachoeiras motivou escolha
Crime contra a saúde pública


São Sebastião
Motoqueiros ameaçam bloquear SP-55 por conta de acidentes
Morador vai à Justiça contra Sabesp
Maconha é vendida em marmitex
Evandro Mesquita apresenta “Esse Cara não Existe”
Boca Livre é a próxima atração do Maré MPB Especial


Ubatuba
Clodovil Hernandes participa do lançamento do “Ubatuba Road Show”
Ubatuba quer mostrar belezas naturais e gastronomia em Berlim
Marinha vai apurar fogo em lancha
Cetesb aponta Pincinguaba como imprópria
Populares evitam furto de bicicleta segurando ladrão no Centro

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral pode ter chuva hoje e amanhã

Litoral Norte - O tempo no Vale do Paraíba e Litoral Norte deve continuar nublado e chuvoso nos próximos dias. De acordo com o Cptec (Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, hoje o céu deve ficar coberto por nuvens e, no final de semana, as chuvas devem predominar durante a maior parte do sábado e domingo.
Segundo o meteorologista do Cptec, João Mattos, a quinta-feira deve ser marcada por tempo nublado e pancadas de chuva durante o dia. "Isso deve acontecer tanto do litoral como na região do Vale do Paraíba", disse.
As temperaturas de hoje devem variar na região de São José dos Campos entre máxima de 32ºC e mínima de 20ºC. No Litoral Norte, os termômetros devem variar entre 20ºC e 29ºC.
CHUVAS - A previsão para amanhã e para o final de semana também não é animadora para os turistas do litoral. O tempo deve ficar chuvoso, com possível melhoria no decorrer dos dias. "Esse tempo não é por causa de frente fria, mas por fenômenos ocorridos em nuvens mais altas da atmosfera e causam as chuvas", disse Mattos. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

PM reforça fiscalização no trânsito de Caraguá
O trânsito de Caraguatatuba vem passando por uma fiscalização constante da Polícia Militar, desde o início da temporada de verão. Na última quarta-feira, dia 21, quatro veículos foram apreendidos

Caraguatatuba - Desde a chegada dos 400 novos homens da Polícia Militar ao Litoral Norte, o comando de Caraguá vem realizando a Operação Verão. O reforço de PMs chegou em 26 de dezembro de 2003 e, desde então, as blitz no trânsito ocorrem em pontos diferentes de Caraguatatuba.
Somente na manhã desta quarta-feira, dia 21, pelo menos três motocicletas e um carro foram apreendidos por problemas com documentação na Avenida da Praia, região central da cidade.
“Verificamos os documentos dos veículos e antecedentes criminais dos motoristas”, disse a Tenente Patrícia Félix de Souza. Segundo ela, os comandos deverão continuar até o fim do verão.
A Tenente informou ainda que, até o dia 21 pela manhã, ainda não havia um balanço geral das operações na cidade. (Fonte: PMC)

Caraguá faz busca de hanseníase
Prefeitura de Caraguá faz ação contra hanseníase de 26 a 30 em todas as unidades de saúde para detectar casos e viabilizar o tratamento.

Caraguatatuba - Como em todos os anos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, fará uma ação contra a hanseníase em todas as Unidades de Sáude, de 26 a 30 de janeiro. A ação vai acontecer até o dia 30, abrangendo assim o Dia Mundial da Hanseníase, comemorado em 24 de janeiro. O objetivo é detectar casos e encaminhar para o tratamento.
Quem procurar os postos ou o Programa Saúde da Família será abordado por médicos e enfermeiros para uma avaliação clínica. A atenção de toda a equipe do PSF durante esses dias estará voltada para a campanha. Na sexta-feira, dia 23, a Dra. Maria Inês Politini, responsável pela hanseníase em Caraguá, participará de um programa na rádio, orientando a população a procurar os postos nesta semana se apresentar algum sintomas da doença, a médica vai explicar aos ouvintes como acontece a doença, quais os seus sintomas e tratamento.
Nas unidades, a ordem é abordar todos os pacientes. Durante a consulta os médicos farão o diagnóstico; nos casos de suspeita da doença o paciente será encaminhado para tratamento com um especialista, no Centro de Especialidades.
A hanseníase é uma doença que ainda acomete pessoas em todo o Brasil. Em Caraguá, há cerca de 50 casos em tratamento desde o ano passado. A doença é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen. A transmissão acontece pelas vias respiratórias, algumas vezes, através de contato com ferimentos da pele do doente. Para a transmissão acontecer é preciso conviver muito tempo com o doente das formas contagiantes e que não faz tratamento. Ela também pode ser do tipo não contagiante. Os primeiros sinais são manchas na pele que não doem, não incomodam e não coçam; dormência, formigamento, manchas com queda de pêlos, queimar-se e cortar-se e não sentir. (Fonte: PMC)

Torneio de vôlei e futvolei tem segunda fase dias 24 e 25

Caraguatatuba - Caraguá promoveu no último final de semana na Praia Martim de Sá, o torneio de vôlei de praia e futvolei, realizado pela Secretaria de Esportes e Recreação. No torneio de vôlei de praia participaram 12 duplas e foram classificadas as 4 melhores para a fase final que acontece no dia 31 de janeiro. Na segunda fase do vôlei, que acontece dia 24, serão classificadas mais 4 duplas masculinas e 4 duplas femininas. Já no futvolei houve a participação de 10 duplas, sendo classificadas as 4 melhores para a fase final que acontecerá no dia 1º de fevereiro.
Nas provas de vôlei ficaram classificados George Thomaz Isso e Charles Alves em primeiro lugar; Felix Liberato G. S. Filho (Barros) e Erik de Matos Lemos, em segundo; Cezar Augusto Benatti e Luiz Fernando Domingues.
No torneio de futvolei, os classificados para a final foram Thiago Augusto Resende de O. e Marcos Augusto em, primeiro; Edno Benedito da Silva e Marcos Pereira Fernandes, em segundo; Pedro Domingos de Souza e Rafael N. Fernandes A., em terceiro; e Evandro Rodrigues Rosa e Kaue Masmam. A segunda fase do futvolei será realizada em 25 de janeiro para classificar mais 4 duplas.
A inscrição é gratuita e ainda pode ser feita no local da competição até 1 hora antes do início da competição, por volta das 10 horas. Os professores responsáveis são Guedes e Gerson que tem o apoio da equipe José Roberto, Luiz Eduardo e Juliano. (Fonte: PMC)

Prefeito vai para o Egito em fevereiro
Chefe do Executivo pede autorização e Câmara realiza Extraordinária dia 23

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), entregou ofício na Câmara na última segunda-feira, dia 19, com pedido de autorização para se ausentar do município por 15 dias, a partir de 3 de fevereiro. Desta vez o Chefe do Executivo irá para o Egito, no Oriente Médio, numa viagem com alunos do Pró + Vida.
Esta será a terceira viagem ao exterior feita pelo Prefeito em 8 anos de mandato e 2 administrações. Antonio Carlos da Silva já esteve 2 vezes na França, em Brest e Paris e agora no Egito, onde acompanhará um grupo de alunos do Pró + Vida, que realizarão estudos no local.
O período de afastamento será de 15 dias, a contar de 3 de fevereiro, com retorno ao Brasil dia 18 do mesmo mês. O Prefeito está se utilizando dos artigos 45 e 12 – inciso 4 da Lei Orgânica Municipal e dependerá de autorização do Legislativo para a sua viagem.
Com base neste afastamento, Antonio Carlos da Silva não estará presente para a Sessão Inaugural do semestre Legislativo, que acontece no dia 3 de fevereiro, quando deveria prestar contas do semestre anterior aos Vereadores, o que acontecerá logo após o seu retorno do Oriente Médio, o que deverá acontecer no início de março, pois a Sessão Ordinária do dia 24 de fevereiro não será realizada, devido ao feriado do Carnaval.
A Prestação de Contas do Prefeito está embasada no artigo 49 – incisos 4 e 9 da Lei Orgânica Municipal, quando o Chefe do Executivo comparece 2 vezes por ano ao Legislativo, para prestar contas do semestre anterior de trabalho.
Para autorizar a viagem do Prefeito, o Presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), convocou os Vereadores para uma Sessão Extraordinária, nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro, às 15 horas, quando na ocasião, os Parlamentares votarão projeto de lei do Executivo que concede bolsa de estudo em nível superior para os filhos dos Servidores Públicos Municipais de 30% sobre o valor da mensalidade.
No projeto, uma parceria com as Faculdades Integradas Módulo, todos os filhos de funcionários da Prefeitura terão bolsa de estudo de 30% sobre o valor da mensalidade, com o benefício de mais 20%, no caso do aluno pagar em dia a sua mensalidade. Estão fora desta parceria os cursos de Direito e Ciências Biológicas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Alô Prefeito trata de planejamento urbano
No programa Alô Prefeito desta terça-feira, dia 20 de janeiro, transmitido pela Rádio Oceânica AM, tratou de planejamento e desenvolvimento urbano

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva, durante o Alô Prefeito do dia 20 de janeiro, falou sobre sua preocupação em deixar Caraguatatuba com um planejamento para os próximos anos. “Com os novos planos, quero garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento de Caraguá para os próximos 20 anos. Estamos trabalhando no presente para garantir o futuro”, afirmou.
Ele explicou sobre a iniciativa do Plano Diretor, que tem o objetivo de planejar o desenvolvimento urbano da cidade. Segundo ele, no plano estarão previstas novas organizações viárias e de uso do solo, por exemplo.
O prefeito aproveitou para anunciar a compra no valor de R$ 80 mil em cascalho para as ruas não pavimentadas. “No ano passado, nós gastamos R$ 200 mil em cascalhamento de ruas mais o material asfáltico da estrada, mas infelizmente, nem todas as vias foram contempladas”, disse.
Antonio Carlos falou sobre as inaugurações dos postos de atendimento de saúde do Morro do Algodão e Massaguaçu, que devem acontecer em abril, e também sobre o repasse de R$ 150 mil, que o Governo do Estado passou para a Santa Casa. “Esses R$ 150 mil serviram para pagar os estouros com RH”, explicou.
Sobre o carnaval, o prefeito disse que está animado, pois como em todos os anos, haverá festa no Massaguaçu, Porto Novo, Perequê Mirim e, no centro, com o Carnaval de Antigamente na Praça Dr. Cândido Motta e as comemorações e shows na Praça de Eventos.
Para finalizar, o prefeito disse que Caraguatatuba recebeu, nos sete anos de administração, um investimento pesado em Educação, Saúde, Cultura, Urbanização e infra-estrutura para potencializar o turismo e gerar empregos para a cidade. “Hoje, com a Martin de Sá, a Indaiá, a Prainha e a Cocanha urbanizadas, as pessoas vêm mais para Caraguá”, afirmou. (Fonte: PMC)

Pescaria é lazer para a família

Caraguatatuba - Praia é quase um sinônimo de lazer, que pode ser junto com os amigos ou com a família. Uma das diversões mais comuns e que resiste às novidades de cada verão é a pesca. Muitos pais e filhos não trocam o esporte por nada, mesmo que seja só uma 'brincadeira' com varinha de bambu.
No Litoral Norte, há as praias mais indicadas para a pesca, como a Massaguaçu, em Caraguá, mas em quase todas é possível praticar a modalidade.
Apesar de amadora, é bom o turista ficar atento pois, mesmo para pescar nas praias, é preciso licença expedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).
A maioria dos turistas desconhece a obrigatoriedade. A medida é determinada pelo Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora, ligado ao Ibama.
Os fiscais abordam os pescadores e o desrespeito acarreta multa por crime ambiental que é calculada de acordo com a gravidade da infração. Apenas estão isentos da licença os pescadores com menos de 18 anos e mais de 60 anos (mulher) ou 65 anos (homem), que usam linha de mão, vara ou linha e anzol. Mas não é permitido levar o peixe, que deve ser solto (veja quadro nesta página).
RELAXAR - Para a secretária Desiane Faustino, 35 anos, de São Paulo, a pescaria serve de terapia durante as férias. "Mesmo sem fisgar peixes, fico feliz. Pratico apenas para relaxar", disse.
O construtor Pedro Peliciari, 49 anos, de Jundiaí (SP), disse que pescou uma corvina anteontem na Martin de Sá, em Caraguá, mas nem sempre a pescaria é satisfatória.
"Frequento várias praias como a Capricórnio e Massaguaçu. Quando não dá para garantir um peixe, fico sentado na beira do mar com o molinete curtindo a companhia da minha família", disse.
Serviço - Para tirar a licença é preciso retirar o formulário nas casas lotéricas ou pelo site: www.ibama.gov.br/pescaamadora, pagar a taxa de R$ 20 (pesca desembarcada) e R$ 60 (pesca embarcada) em casas lotéricas ou qualquer agência bancária e ser maior de 18 anos. A licença é válida por um ano em todo território nacional. (Fonte: ValeParaibano)

Porte de arma vira crime inafiançável e vendedor fica preso

Caraguatatuba - Se fosse há pouco mais de um mês, provavelmente o vendedor V.J.S., 31 anos, teria pago uma fiança e nem chegaria perto de uma cela, mas a nova legislação em vigor desde 23 de dezembro último estabeleceu como inafiançável o porte ilegal de armas, mesmo que a pessoa não tenha antecedente criminal, como era o caso do vendedor.
Na manhã de terça-feira, ele foi abordado no trabalho pela Polícia Militar, que o levou à delegacia. Momentos antes, a polícia tinha apreendido um revólver, calibre 38 em sua casa, no bairro Rio do Ouro. Ele não tinha o registro ou o porte da arma.
Os policiais faziam patrulhamento pela orla marítima quando receberam a informação de que em um bar haveria droga escondida. Os policiais foram checar, encontrando o estabelecimento fechado.
A esposa do dono autorizou a entrada dos policiais, que não encontraram entorpecentes, mas localizaram o revólver. Segundo ela, fazia anos que o marido tinha a arma.
Ela disse à polícia o paradeiro do vendedor, levado à delegacia, onde ficou recolhido na cadeia pública local, mesmo sem passagens policiais.
Estatuto - A partir de 23 de dezembro, este tipo de crime tornou-se inafiançável. O novo estatuto do desarmamento, ou seja, a lei federal 10.826/2003, também fez outras modificações na antiga legislação.
Dentre elas, a elevação de 21 para 25 anos a idade mínima para que o brasileiro pleiteie o porte de arma de fogo; a proibição, em todo o território nacional, do porte de arma, com exceção para os responsáveis pela segurança pública, integrantes das Forças Armadas, agentes de Inteligência e da segurança privada.
A nova lei ainda limita a emissão do registro somente para quem tem condições para manter em sua residência uma arma. Para isso, a pessoa tem de comprovar a necessidade efetiva da arma, apresentar documentos sobre antecedentes criminais, provar ter residência fixa e mostrar que tem aptidão psicológica para manusear a arma.
A pessoa que já possui arma de fogo deverá credenciá-la na Polícia Federal ou no comando do Exército. Com o estatuto fica extinto o porte de arma estadual. O governo federal passa a ser o responsável pelo setor.
As taxas cobradas para a emissão federal foram reajustadas, com o objetivo de dificultar ou até mesmo impedir novas permissões de porte de arma. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Casa do Sol leva vips para Ilhabela
TV escolhe a ilha no Litoral Norte para gravar programas de verão; Sabrina Parlatore recebe os convidados famosos

Ilhabela - Lotada de celebridades. É assim que está Ilhabela desde o dia 15, quando a TV Band começou a gravar em uma mansão à beira-mar o programa Casa do Sol, sob o comando de Sabrina Parlatore e Olivier Anquier.
O espaço virou ponto de encontro de artistas, apresentadores, cantores e empresários, que aproveitam o cenário paradisíaco da ilha para relaxar e divulgar seus projetos.
Com decoração em estilo afro, a casa tem quatro suítes, sala, cozinha, varandas, piscina e até uma clínica de estética --tudo dividido em 12 mil metros quadrados. Um professor de ginástica fica disponível para atender os famosos.
Ontem, os hóspedes da casa eram a cantora baiana Gil, o empresário Cristiano Rangel (ex-namorado da atriz Luana Piovani), o casal Conrado e Andréia Faria, a ex-paquita Sorvetão da Xuxa, e o cantor Ricardo Marques, que está lançando seu primeiro CD. A dupla sertaneja Edson e Hudson e o ator da novela portuguesa Olhos D'Agua, Pedro Lima, fizeram uma participação especial no programa.
Doze artistas já passaram pelo local como Maurício Manieri, Syang e Patrícia Coelho. Até o dia 15 de fevereiro, a casa deve receber mais de 8O celebridades como o nadador Fernando Scherer, o Xuxa, e os jogadores de futebol do São Paulo Roger e Gabriel. Alguns apresentadores da emissora, como Otávio Mesquita, aproveitam o clima para gravar luau e matérias.
A cada dois dias, cinco famosos se hospedam na casa. Os vips participam de várias atividades como esportes radicais e visitas a praias e cachoeiras. Nas horas vagas, os artistas se reúnem para cantar e colocar a conversa em dia.
"Os convidados escolhem as atrações e nós fazemos as entrevistas. O contato com os artistas é maravilhoso", disse Sabrina, ex-VJ da MTV.
Sabrina afirmou que está adorando fazer o programa junto com Olivier. Ontem, ele passou o dia gravando as matérias.
"Fazemos um casal bonito no vídeo e temos o mesmo perfil. Gosto de fazer programa de verão e estar perto da natureza", disse a apresentadora.
A alimentação das celebridades fica por conta do chefe de cozinha Eduardo Pinheiro, que escolhe um cardápio light com peixes e frutos do mar.
Para a cantora Gil, o período na casa serve para relaxar da correria do dia-a-dia. Ela está se preparando para agitar o Carnaval de Salvador (BA).
"Fico sempre correndo e esse momento serve para o descanso. O contato com a natureza é ótimo e até perdi o medo de água depois que desci em uma cachoeira", disse.
Andréia e Conrado disseram que curtiram o contato com outros famosos. "É um tempo para conversar com os amigos e encontrar os outros artistas", disse Andréia.
As atrações da Casa do Sol são transmitidas ao vivo, diariamente, nos programas Dia Dia, Melhor da Tarde e Boa Noite Brasil. No final de semana, as apresentações são no Sabadaço e no domingo à noite. (Fonte: ValeParaibano)

Cenário de praias e cachoeiras motivou escolha

Ilhabela - O belo cenário de praias e cachoeiras motivou a instalação da Casa do Sol em Ilhabela. Para a diretora do programa, Teresa Guimarães, a cidade é "mística".
"A escolha foi do vice-presidente da Band, Marcelo Parada. Acredito que deve ser por causa da beleza e do encanto da ilha", disse.
Segundo Teresa, o objetivo do programa é oferecer um "verão saudável" para o público.
"A idéia da casa é reunir pessoas legais e fazer um programa gostoso. Alguns artistas não têm a oportunidade de estarem juntos por dois ou três dias. Isso gera um bom bate-papo", disse.
Para Teresa, o programa leva divertimento para os artistas e para o público. "Estamos num ambiente no meio da natureza e o clima de descontração toma conta das entrevistas", disse.
A Casa do Sol é produzida em parceria com a Cooperativa de Produção de São Paulo, responsável pela seleção dos vips.
"A proposta é que o convidado se sinta à vontade para relaxar e divulgar seu trabalho. Os famosos são vistos de forma natural nos programas, sem montagens", disse a sócia da cooperativa, Maysa Monjardim. (Fonte: ValeParaibano)

Crime contra a saúde pública

Ilhabela - O Departamento de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Ilhabela, apreendeu 385 aves do tipo frango caipira, quarta-feira, dia 21 de janeiro, na saída da balsa.
As aves, que iriam ser vendidas em Ilhabela, estavam em um veículo de marca GM/D20 Custom S, no interior de caixas de isopor sem o devido sistema de refrigeração, sem embalagem, sem data de validade, sem nota fiscal, ou seja, sem nenhuma procedência.
O diretor do departamento Sr. Ronaldo Alves de Souza, achou por bem apreender o veículo dirigindo-se para a Delegacia de Polícia, juntamente com os responsáveis pelo produto, onde lavrou um Boletim de Ocorrência nº. 183/04. Imediatamente acionou a Vigilância Sanitária Municipal, que encaminhou a carga para o Aterro Sanitário do município para serem tomadas as devidas providências para a inutilização das aves, com o emprego de água sanitária .
O Departamento de Fiscalização Municipal alerta a população para não adquirirem produtos vendidos por ambulantes não credenciados no Município, e insiste para que os munícipes utilizem a linha direta 156 - DISK - DENÚNCIA. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Motoqueiros ameaçam bloquear SP-55 por conta de acidentes
Desníveis entre acostamento e pista provocaram quedas. Um dos feridos, um motoqueiro, sofreu várias lesões

São Sebastião - Motoqueiros ameaçam interditar a Rodovia Dr. Manoel Hippolyto do Rego (SP-55) na altura no km 168, em Camburi, por conta de desníveis acentuados entre a pista e o acostamento. Pelo menos quatro pessoas já sofreram quedas nesta área, desde dezembro, após o início de obras de melhorias na rodovia, feitas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). No último fim de semana, o motoqueiro Marcelo Paulo da Silva, 36 anos, sofreu vários ferimentos.
O gerente do Auto-Posto Sahy, Marcelo Ferraz da Silva, conta que há pontos de desnível de até 15 centímetros de altura. Este posto fica em frente ao trecho problemático. O motoqueiro Marcelo Paulo da Silva, que trabalha na lanchonete no posto de venda de combustível, sofreu acidente, sábado, ao entrar no acostamento.
Marcelo Paulo, que ainda se recupera dos ferimentos, afirma que, por volta da meia-noite de sábado passado, guia-va sua moto, com uma pessoa na garupa. Na altura do posto de gasolina, havia movimento de carros dos dois lados da pista e ele tentou entrar no acostamento a fim de aguardar passagem para cruzar a pista para acesso ao posto.
Em razão do desnível acentuado do acostamento, sua moto capotou por três vezes. O capacete de Marcelo Paulo quebrou; ele bateu o rosto no chão, sofreu corte na testa, lesões no tórax, nas costas, e no braço esquerdo. A pessoa que estava na garupa teve ferimentos mais leves.
Artur dos Santos Lopo, proprietário do auto-posto, considera que a situação por conta do desnível acentuado da pista é muito grave. Ele afirma que Marcelo Paulo poderia ter morrido em razão do forte impacto. “Isto poderia ter acontecido se a moto estivesse em alta velocidade”, completa Marcelo Paulo.
Lopo declara que já falou sobre o problema a um engenheiro do DER, mas não obteve resposta satisfatória sobre quando o problema será resolvido. Colegas de Marcelo Paulo, também motoqueiros, têm interesse em bloquear a pista no trecho, a título de protesto contra a falta de providências.
Conforme Marcelo Paulo, há sinalização alertando sobre o desnível entre acostamento a pista, mas somente a dois quilômetros do Km 168, onde ele sofreu o acidente. “A distância é grande”, ele evidência.
DER - O diretor regional do DER-5, Orlando Morgado Júnior, disse que sua equipe constatou sinalização sobre o desnível da pista, próxima ao Km 168, anteontem. “Ainda não passei no local, mas verei a possibilidade de reforçar a sinalização”.
Ele explica que no trecho em frente ao auto-posto Sahy, foi instalada uma primeira camada de asfalto, de três centímetros, na pista. “A obra está parada para evitar transtorno neste período, em decorrência das férias escolares; será retomada depois do Carnaval; quando também será instalado o acostamento no mesmo nível”.
O diretor afirma que ao longo da SP-55 há sinalização alertando os motoristas sobre as obras na pista e também sobre os pontos com degraus. “A população precisa ter cuidado e paciência. As obras são exatamente para melhorar a SP-55 e fornecer mais segurança”. (Fonte: Imprensa Livre)

Morador vai à Justiça contra Sabesp
Após ter água cortada; liminar garante abastecimento

São Sebastião - João Tomaz de Souza, morador do Itatinga, entrou com um mandado de segurança na Justiça contra a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), no último dia 16, por ter tido sua água cortada. O abastecimento teria sido interrompido no dia 7 de janeiro.
Ontem pela manhã, seu filho, Givanildo Nunes de Souza, estudante do 5º ano de Direito, esteve na redação do Imprensa Livre e contou o caso. “No início do mês houve a suspensão do fornecimento de água na casa da minha mãe. Em setembro de 2003 havia chegado uma conta com valor excessivo, na qual a Sabesp relatava que nós tínhamos utilizado 169 m³ de água. No mês seguinte, o gasto apontado era de 150 m³”, relembra Souza.
A primeira conta chegava a R$ 633,38. Nenhuma das duas foi paga. “Fizemos a reclamação na Sabesp e mandaram um funcionário fazer a vistoria. Nossa média ante-rior era de 2 m³. A resposta da empresa era que teria ocorrido um vazamento. Responderam verbalmente e informaram que precisaríamos pagar. Fomos ao Procon e a Sabesp informou que poderia dar um desconto no esgoto, ou seja, reduzir pela metade. Não aceitamos, pois não consumimos esta água. Assim, não restou outro meio, senão o judicial”, contou o estudante.
Já no dia 16 de janeiro, o mandado de segurança com pedido de liminar, assinado pelo advogado Lourival Policarpo de Melo Júnior, foi protocolado na 1ª Vara. “Alegamos que por ser um serviço essencial à vida não poderia ser cortado. Com base no artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, os órgãos públicos são obrigados a oferecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais (água, luz, gás), contínuos. Não podem ser interrompidos”, sustentou Givanildo Souza.
O juiz Luiz Antonio Carrer deferiu o pedido de liminar, determinando a continuidade do fornecimento de água. “Tratando-se de relação de consumo, a empresa concessionária é considerada fornecedora do serviço e deve buscar outra forma de cobrança, sem submeter o consumidor ao constrangimento do corte do fornecimento”, relatou no despacho.
O estudante chegou a procurar um engenheiro para saber sobre a possibilidade do vazamento apontado pela Sabesp. “Ele me disse que se realmente fosse um vazamento, pela quantidade apontada, a estrutura da casa teria sido abalada”. Com a liminar expedida pela Justiça, o abastecimento de água terá que ser retomado ainda esta semana.
Sabesp - A assessoria de imprensa da Sabesp informou, ontem à tarde, que o Departamento Jurídico ainda não recebeu nenhuma notificação. Contudo, a empresa garante que irá cumprir a determinação judicial.
A Sabesp ressalta ainda que, após a citação, dará o prosseguimento normal do processo. Ou seja, pretende explicar na Justiça os motivos do corte. Conforme a assessoria, normalmente a empresa estaria obtendo resultados a seu favor nas ações. (Fonte: Imprensa Livre)

Maconha é vendida em marmitex

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião prendeu na manhã de ontem um casal de comerciantes de marmitex depois de descobrir 3,5 kg de maconha na cozinha onde eram feitas as refeições. Segundo a polícia, o comércio de marmitex era "fachada" para o tráfico.
O comerciante Castilho Flores Teodoro, 47 anos, e a cozinheira Maria do Carmo Oliveira, 41 anos, foram presos às 6h40 de ontem no bairro Topovaradouro, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Na cozinha onde as marmitex eram feitas, os policiais encontraram o tijolo de maconha, dentro de uma caixa de isopor. No guarda-roupa do casal foram apreendidos mais seis papelotes de cocaína e uma pistola calibre 380. Segundo a polícia, o casal tem passagens por tráfico.
DISE - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São José dos Campos apreendeu crack, maconha e cocaína em duas operações realizadas em menos de 24 horas.
O suspeito Marcelo Roberto de Campos, 27 anos, que estava em liberdade condicional, foi detido com 24 pedras de crack no bairro Bandeirante, em Caçapava.
No bairro Vila Araújo, zona leste de São José, os policiais prenderam Geno Vicente Nunes Júnior, 25 anos, com maconha e cocaína dentro de casa. (Fonte: ValeParaibano)

Evandro Mesquita apresenta “Esse Cara não Existe”

São Sebastião - A peça, que acontece no Teatro Municipal, sábado e domingo, às 21 horas, faz parte do projeto Teatro Vanguarda. Uma realização da Prefeitura de São Sebastião em parceria com a TV Vanguarda, que até fevereiro tem agendado espetáculos que estão se destacando no cenário brasileiro.
No último final de semana, o Teatro serviu de palco para a peça Anjos de Cara Suja, que trouxe para a cidade os atores Luigi Baricelli, Gabriel Gracindo e Herson Capri.
Dirigido pelo próprio Evandro Mesquita e por Mauro Frias, o espetáculo estreou em agosto de 2003 no Teatro Leblon – Sala Fernanda Montenegro.
“ESSE CARA NÃO EXISTE“ trata da história da situação do homem na era pós-revolução feminista. Naquele período, as mulheres acumularam conquistas irrefutáveis ocupando um espaço tipicamente masculino e, de repente, o homem foi obrigado a se adequar a essa nova realidade.
Diante desta situação, Evandro Mesquita, ator cuja empatia com o público é notória, trata desse assunto com graça, humor, música e dança através de seu personagem Edgar.
O espetáculo, encenado com participação das atrizes Maria Clara Gueiros e Adriana Garambone, que cantam e representam suas mulheres, apresenta esse homem que ajuda a cuidar das crianças, divide as tarefas domésticas e tenta acima de tudo entender a alma feminina no que diz respeito a crises de TPM ou ao fato de detestarem quando os maridos saem de casa para jogar um simples futebol. Apesar de todas as tentativas, seu casamento chega a um ponto que talvez não tenha volta. Edgar se vê perplexo diante da nova realidade que se apresenta: está na eminência de ficar solteiro e tem de se deparar com uma liberdade que há tempos não conhecia. Por um lado, almejou essa liberdade e, no entanto, é tão difícil e complexa de lidar com ela. Usar ou não usar camisinha, a monogamia ou a poligamia... Enfim, onde está o seu lugar? Quem é Edgar?
Sensível à reivindicação das mulheres, formou-se à espera de uma redefinição de papéis e de um novo conceito de homem e de lugar a ocupar no mundo.
Talvez se possa dizer que Edgar é um homem..., não, um cara à espera desta definição para começar a atuar como homem, ou mesmo como ser humano, ou se levar a sério como indivíduo, já que, da posição em que está, é como se ele apenas assistisse a tudo, ou assistisse como quem ouve uma grande piada.
Parceria cultural - Além do entretenimento cultural, as peças apresentadas em São Sebastião estão colaborando com a educação no município. Isso porque os ingressos, que custam R$ 40, têm desconto de 50% com doação de um livro.
Todos os livros arrecadados são destinados à Secretaria da Educação.
Performances com os atores Lucy Pereira e Sérgio Adriano no dia de estréia dos espetáculos também é outra novidade que o projeto trouxe para a temporada de verão. Antes das apresentações, estes atores são os responsáveis pelo entretenimento do público.
Maiores informações sobre as peças e agendamento para coletivas, entrar em contato com o Departamento de Comunicação, pelos telefones: (12) 38921228 – 38921718 – 38921757, ou (12) 97150071, com Cecília. (Fonte: PMSS)

Boca Livre é a próxima atração do Maré MPB Especial
Na próxima sexta-feira, dia 23, o Maré MPB Especial irá trazer para São Sebastião o grupo Boca Livre.

São Sebastião - Os ingressos para o espetáculo, que acontece no Teatro Municipal, às 21 horas, custam R$ 15 e já estão à venda na bilheteria do Teatro, das 14h às 22h, com desconto de 20% até amanhã (quinta-feira, 22).
O Boca Livre se formou no Rio de Janeiro, em 1978. Nessa primeira formação, era composto por Maurício Maestro (contrabaixo e vocal), Zé Renato (violão e vocal), Cláudio Nucci (violão e vocal) e David Tygel (violão e vocal). O primeiro disco foi independente, o Boca Livre, de 1979, foi o disco independente que mais vendeu até então, e incluiu, entre outras músicas, Toada (Zé Renato, Cláudio Nucci e Juca Filho) e Quem tem a viola (Zé Renato, Cláudio Nucci e Xico Chaves).
Em 1993 parciparam do disco Deseo, de Jon Anderson, vocalista do grupo inglês Yes, lançado em 1994, e lançaram o CD Dançando pelas sombras (Polygram, 1992) nos Estados Unidos, sendo muito bem aceito pela critica local.
Em 1993-1995, Fernando Gama e Lourenço Baeta substituíram Cláudio Nucci e David Tygel, lançando o CD ao vivo Songboca (Velas), que ganhou o Prêmio Sharp.
A programação do Maré MPB acontece até fevereiro de 2004 e conta com outras personalidades da música popular, como Trio Madeira Brasil & Laércio de Freitas, Proveta e Toninho e Ferragutti, que irão encerrar a programação de janeiro, se apresentando no dia 30.
Em fevereiro, a programação continua com Toninho Horta, que irá se apresentar no dia 5; Dona Ivone Lara e Quinteto em Branco e Preto, no dia 15 e Zeca Baleiro, no dia 28.
Neste projeto, a Prefeitura também conta com o apoio e patrocínio da Rádio FM - Morada do Sol, Jornal Imprensa Livre e Empresa Autoviass.
Serviço:
Show: Boca Livre
Dia: 23 de Janeiro
Local: Teatro Municipal
Horário do show: 21 horas
Ingresso: R$ 15
Outros Shows
Dia 30/01 – Trio Madeira Brasil, Laércio de Freitas, Proveta e Toninho Ferragutti – R$ 15
Dia 05/02 – Toninho Horta e Banda – R$ 15
Dia 15/02 – Dona Ivone Lara e Quinteto em Branco e Preto – R$ 15
Dia 28/02 – Zeca Baleiro – R$ 20 (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Pousada da Almada

Clodovil Hernandes participa do lançamento do “Ubatuba Road Show”

Ubatuba - Com a presença do estilista e apresentador Clodovil Hernandes e de cerca de 70 empresários, foi lançado oficialmente anteontem á noite, dia 20, no Hotel Recanto das Toninhas, em Ubatuba, o projeto “Ubatuba Road Show”. A proposta tem como objetivo recolocar a cidade no cenário turístico nacional e internacional, e terá como carro chefe, a participação do município na Feira de Turismo de Berlin, na Alemanha, que será realizada entre 14 e 16 de março.
Logo na abertura do evento, o secretário de Turismo Sérgio Carvalho agradeceu ao estilista pela cessão de sua imagem para a produção do material institucional que está sendo feito para promover a cidade, a partir de suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas.
Na oportunidade, Hernandes fez uso da palavra para reafirmar sua paixão por Ubatuba e falar dos motivos que o levaram a ceder sua imagem gratuitamente à cidade litorânea.Para ele, foi uma forma de retribuir a felicidade dos momentos que pôde viver na cidade, ao longo dos últimos 25 anos em que ele tem freqüentado o que chamou de a “ mais bela costa do litoral brasileiro”. Ele ressaltou a necessidade de Ubatuba trabalhar o turismo de maneira mais profissional e de seus moradores olharem para a cidade com o respeito que ela merece, comparando-o a uma esposa bonita. “Quando temos uma mulher ao nosso lado, todos os dias, nos acostumamos com ela e não percebemos o tamanho de sua beleza. Ubatuba é assim, uma das mais belas, mas vocês já se acostumaram com ela e não conseguem, muitas vezes, perceber o valor que isso tem lá fora”, disse.
O estilista destacou ainda a necessidade de se trabalhar um turismo de qualidade e que para isso é preciso a união de todos em volta de um único ideal. “Turismo é reciprocidade, inclusive de tratamento. O mundo quer ver toda essa beleza, por isso venda, mas não como mercadoria e sim como algo que se quer ver. Explorem o turismo e não o turista”, finalizou.
Em seguira foi apresentado o novo slogan da cidade. Criado por uma agência de Publicidade, agora traz como mensagem “Ubatuba, é natural se apaixonar”.
A explicação dada por Carvalho para a mudança é que o anterior: “Capital do Surfe”, não é comercial e não consegue resumir a realidade de uma cidade que é considerada uma das mais belas do país, com mais de 80 praias, diversas cachoeiras, trilhas e envolvida pela Mata Atlântica.
A partir da nova proposta, foi inserido o “Ubatuba Road Show”, que começará oficialmente em março, quando a cidade estará representada na Feira de Berlin. Um material institucional está sendo produzido em CD-Roomn, DVD, fita VHS, com tudo o que Ubatuba pode proporcionar para o turista. A qualidade do material que está sendo produzido é a grande preocupação da Setur. Por conta disso, no convite que foi feito durante o evento para que os empresários locais participem do projeto, o secretário Sérgio Carvalho fez questão de ressaltar a importância de os interessados em mandar material de divulgação realizarem um trabalho bonito, com qualidade, que cause impacto. “Um material feio depõe contra a cidade. Por isso, as empresas que quiserem estar representadas na feira terão de primar pela qualidade do material de divulgação. Se for preciso, nos colocamos à disposição para ajudar”, disse.
Após a participação na Feira, começará a temporada nacional do “Ubatuba Road Show”, quando Ubatuba estará mostrando em vários centros o que tem a oferecer para o turista, além das praias. Work Shops estarão sendo montados em cidades como Sorocaba, Brasília, Goiânia, Campinas, São Paulo, Cuiabá e Campo Grande, quando os operadores de viagem poderão ter contato com tudo o que a cidade pode proporcionar. Inclusive, uma inovação neste tipo de trabalho estará sendo implantada. Além de material institucional de divulgação, será oferecido um jantar com pratos típicos da cidade, para que os visitantes possam ter contato com a culinária caiçara. Para isso, a Setur espera contar com o apoio do empresariado local, para que um chefe de cozinha, de restaurantes ou hotéis da cidade, possa estar nestes centros preparando os pratos a serem servidos.
No Brasil, a primeira investida está para ocorrer na primeira quinzena de abril, em Sorocaba. Na programação, ainda em abril, o “Ubatuba Road Show” deve ser realizado em Campinas e região; em maio em Brasília e Goiânia e, em junho, em Cuiabá e Campo Grande.
“Ubatuba recebe na temporada cerca de 60% do turista que vem para o Litoral. Agora, estamos começando um trabalho para que o turista visite a cidade o ano inteiro. Por isso, estaremos mostrando para quem vende os destinos turísticos o que o município tem a oferecer para seus visitantes”, disse.
Carvalho explica que essa é uma ação profissional e que seguindo este investimento, a cidade terá de agir também em sua profissionalização, principalmente na qualificação da mão de obra. “O empresariado tem de entender que também precisa se profissionalizar. Por isso, acredito que criando essa demanda que esperamos conseguir a partir do Road Show, o caminho natural será esse, o da profissionalização”, ressaltou. (Fonte: SETUR)

Ubatuba quer mostrar belezas naturais e gastronomia em Berlim

Ubatuba - Empresários de renome no município estiveram reunidos no salão do Hotel Recanto das Toninhas para conhecerem o projeto Ubatuba Road Show, apresentado pela Secretaria Municipal de Turismo em conjunto com a Comtur.
O projeto é audacioso e engloba ações de marketing turístico que deverão levar o nome de Ubatuba à maior feira do mundo neste ramo, a ITB, que ocorre de 12 a 16 de março, em Berlim. Além da Alemanha, estão no cronograma do Road Show: Sorocaba e região, Campinas, São Paulo, Brasília e Goiânia, Cuiabá e Campo Grande.
Figura tradicional em Ubatuba e que costuma elevar o nome da cidade por onde passa, o estilista e apresentador de TV Clodovil esteve presente no evento. Cedeu sua imagem para contribuir com o intuito de reposicionar a cidade no cenário do turismo. “O Clodovil é uma pessoa de credibilidade para o público comprador de destinos turísticos”, justifica o secretário de turismo Sérgio Alves Carvalho.
Clodovil lembrou da primeira vez que esteve em Ubatuba e conta que se impressionou com o luar, “naquela época, há 25 anos, comíamos mexilhões na areia do Itaguá”, recorda.
O apresentador sabe que hoje em dia as coisas são bem diferentes, mas diz que não é contra a evolução da cidade. “Com inteligência faremos do progresso um grande aliado”. E se emocionou ao falar que apesar de conhecer muitas partes do mundo não se lembra de ter visto outro local mais bonito que Ubatuba: “nada chega aos pés do que temos aqui”.
A nova logomarca do município foi apresentada pelo publicitário Felippo Frenda. “Ubatuba. É natural se apaixonar”, a frase estará em outdoors, folders (em português e inglês) e todo material de marketing daqui pra frente. Para Sérgio Carvalho a idéia veio para substituir a anterior: “o estigma de capital do surf não ia nos levar onde queremos”. O objetivo de Frenda é propagar a todos que Ubatuba é uma cidade maravilhosa que deve ser respeitada.
Com este logo, com o incentivo direto da Embratur e do Ministério do Turismo, representantes levarão Ubatuba para o mundo ver em Berlim.
“Se não mostrarmos que somos um destino profissio-nalizado, não alcançaremos os concorrentes, como o Nordeste e Santa Catarina”.
O Ubatuba Road Show vai apresentar as principais atrações e singularidades da cidade, procurando principalmente estimular as atividades turísticas fora da alta temporada, acabar com a sazonalidade. “Toda a estrutura econômica tem ficado estagnada, esperando feriados prolongados ou a próxima temporada”.
Um diferencial desta forma de promoção será mostrar também a gastronomia local. O secretário Sérgio Carvalho conta que pretende levar a cada destino do Road Show um chef ubatubense que servirá um jantar para os convidados.
Serão distribuídos Cd rooms, DVDs, VHS e kits. “No mercado turístico vale aquilo que se vê. Queremos mostrar que Ubatuba é diferente para que não fique escondido na memória das pessoas entre tantos outros destinos que são vistos em grandes feiras.”, explica Carvalho.
O estande que Ubatuba terá na feira de Berlim custa em média US$ 21 mil, mas devido às negociações, o preço sairá por R$ 9 mil, o que segundo o secretário seria o gasto em uma feira dentro do Brasil.
Empresários e comerciantes poderão produzir material de divulgação para expor na Alemanha e nas outras cidades do projeto e os interessados em participar deverão prepara-lo de maneira rápida e com qualidade.
“Não adianta ir para lá apresentar um material feio pois os outros destinos têm coisas belíssimas e para brigar de igual para igual temos que levar produtos para impressionar realmente”, ressalta Sérgio Carvalho, que além de Secretario de Turismo é também presidente da Comtur. (Fonte: Imprensa Livre)

Marinha vai apurar fogo em lancha

Ubatuba - A Capitania dos Portos de São Sebastião vai investigar o acidente que envolveu uma lancha de passeio na tarde de terça-feira na praia da Enseada, em Ubatuba. O objetivo é apurar se a documentação da embarcação, a habilitação do marinheiro e a lancha estavam em condições legais de operação.
O delegado da Capitania do Portos, Paulo Rogério de Souza Almeida, afirmou ontem que inspeções diárias são realizadas no litoral. No final de dezembro, cinco embarcações foram apreendidas por falta de documentação ou habilitação do marinheiro.
Segundo o delegado titular de Ubatuba, Fausto Cardoso, durante todo o dia de ontem, o dono da lancha foi procurado para prestar esclarecimentos. "Vamos ouvir os envolvidos no incidente e depois encaminharemos uma cópia do boletim de ocorrência para a Capitania", disse.
Na tarde de anteontem, o promotor de Justiça Vidal Serrano Nunes Júnior, de São Paulo, alugou a embarcação para passear com a mulher e os três filhos. Dez minutos após entrar no mar, o motor da lancha começou pegar fogo. O condutor sofreu queimaduras e o promotor e sua família não se feriram.
Para o guia de pesca Alexandre Begosso, 32 anos, a manutenção nas embarcações é muito importante e precisa seguir um cronograma rígido. (Fonte: ValeParaibano)

Cetesb aponta Pincinguaba como imprópria

Ubatuba - A última avaliação da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) surpreendeu ao apontar a praia de Picinguaba (foto), em Ubatuba, como uma das três impróprias para banho no município. Localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, Pincinguaba não era considerada imprópria há pelo menos dois anos.
De acordo com Nilton Miura, da Cetesb, o aumento no número de praias poluídas foi provocado pelas chuvas, que carregam detritos parados em valas e rios. Além das chuvas, o evidente aumento de frequentadores das praias neste período contribui negativamente neste aspecto. O boletim é concluído depois de cinco análises feitas na água da praia. (Fonte: Imprensa Livre)

Populares evitam furto de bicicleta segurando ladrão no Centro

Ubatuba - Populares evitaram o furto de uma bicicleta na noite de terça-feira, no Centro. Eles flagraram o adolescente E.N.N., 16 anos, pegando o veículo de um estacionamento. O dono da bicicleta, o também adolescente A.G.P., 15 anos, se encontrava distraído em um computador de um Cybercafé.
Ele foi avisado pelas pessoas que seguravam o pequeno ladrão. A Polícia Militar foi chamada, conduzindo o menor à delegacia, onde se registrou o ato infracional. Ele foi liberado na presença da mãe, chamada para comparecer no distrito.
O infrator disse que decidiu pegar a bicicleta, a única que estava destrancada no estacionamento, uma vez que quer muito ter uma e sua família não tem condições financeiras de comprar. (Fonte: Imprensa Livre)

Artigo Topo

Meio Ambiente - A questão do lixo

Nota complementar ao Artigo publicado em: http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2004/01/06.html#artigo 

Apenas para reforçar a nossa proposta de uma solução integrada entre os municípios do Litoral Norte na destinação final dos resíduos sólidos, destacamos que de acordo com o último relatório tornado público, relativo a 2002 - Inventário Estadual de Resíduos Sólidos, elaborado pela CETESB, apenas o município de Bertioga, encontra-se enquadrado entre os municípios em condições adequadas. Os demais municípios do Litoral Norte estão enquadrados em condições inadequadas.

IQR/2002
(Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos)
Bertioga 8,0 adequado
Caraguatatuba 3,8 inadequado
Ilhabela 3,8 inadequado
São Sebastião 5,2 inadequado
Ubatuba 5,8 inadequado
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br

De acordo com esse Inventário, em 2002, no Estado de São Paulo: 191 municípios (29,6%) estão enquadrados em inadequados; 157 (24,3%) em controlados e 297 (46,1%) em adequados. Considerando-se a quantidade gerada (t/dia) 70,7% encontra-se em condições adequadas; 12,6% controladas e 16,7% inadequadas.
Nos últimos anos ocorreu uma significativa evolução: o volume em condições adequadas passou de 10,9% em 1997 para 70,7% em 2002, sendo que o enquadramento do IQR adequado, no mesmo período, foi de 4,2% para 46,1%.
Apesar de não estar disponível Relatório mais atualizado, as infrações penais recentes aplicadas pela Cetesb nesses municípios indica que a situação atual não deve ter apresentado evolução satisfatória.

Irineu Nalin
Ir/19/01/04

Carta do Leitor Topo

O turismo deve ser de ações coletivas, não individuais - Fomos surpreendidos nessa quarta-feira, dia 21, pela carta enviada pela senhora Flávia Cristina, que fez explanações que temos como sem critérios. O motivo inicial, que teria provocado a manifestação da empresária, seria a falta de liberação para que prospectos de sua empresa fossem distribuídos ao público na sede da Secretaria Municipal de Turismo. A partir daí, foram feitas colocações que beiram o ridículo.
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer a questão que diz respeito aos panfletos que não estariam sendo distribuídos. Sobre isso, ressaltamos que a visão que temos de turismo não é de favorecimento a este ou aquele empreendedor, mas sim uma leitura de benefício do todo, da coletividade. Portanto, entendemos que as ações turísticas devem ser em benefício da maioria e não de um ou dois empresários, como ocorria no passado. A obrigação do poder público é proporcionar ações que resolvam os problemas da maioria, não os problemas individuais. Aliás, é por conta de uma visão individualista, que foi aplicada exaustivamente nesta cidade, que Ubatuba perdeu sua competitividade turística, praticada por centros hoje vistos como vencedores.
A visão deve ser mais profissional e é justamente isso que estamos tentando implantar no turismo local.
Alguém que entende estar sendo prejudicada porque não está conseguindo distribuir os folders, ou panfletos, de sua empresa é porque deve estar alicerçando suas atividades única e exclusivamente neste trabalho e, portanto, se mostrando limitada para enfrentar um mercado tão competitivo.
O questionamento feito sobre o nosso entendimento a respeito do turismo só pode ter como resposta o trabalho que vem sendo realizado desde que assumimos a Secretaria de Turismo e, posteriormente, a Comtur. Qualquer pessoa, com um pouco mais de sensibilidade, poderia perceber que as ações desenvolvidas têm como princípio fundamental a profissionalização para um turismo real, não apenas de conversa, mas de atitudes. Em outros tempos, a grande preocupação era a temporada, sem nenhuma atenção com o período da baixa temporada. Nossas ações hoje têm objetivos inversos. A temporada está aí, e nada vai mudar isso. Porém, o período após o verão é nossa prioridade. Colocar Ubatuba na mídia e proporcionar atividades para o turista em uma época em que a cidade não é referência para os agentes de viagem. Então, temos de criar essas alternativas, para que o município seja visitado o ano inteiro e o empresário não precise ficar contando os meses, as semanas e os dias para o próximo verão.
Para isso, uma série de investidas já foi iniciada, inclusive com a confirmação da participação de Ubatuba na maior feira de turismo do mundo, que ocorrerá em março, na Alemanha.
Sobre as críticas ao fato de estarem expostos na Setur materiais do artesanato indígena, talvez seja preciso esclarecer à empresária que a cultura dos índios é uma das maiores riquezas desse país, principalmente de Ubatuba. Pode ser que ela desconheça a história da cidade onde reside, que foi construída em cima da presença indígena em nossas terras. É provável, por conta das afirmações feitas sobre o artesanato exposto, que a senhora tenha se esquecido que um dos feriados mais importantes desta cidade é a comemoração da chamada “Paz de Iperoig”, que teve os índios como figuras principais. Portanto, nada mais justo que suas tradições sejam mantidas e respeitadas.
As riquezas da cultura guarani, que talvez sejam motivo de desconhecimento por parte da senhora, resultou na gravação de um CD que já percorreu o mundo, inclusive com a apresentação dos índios da Aldeia por todo o país. Agora, se tal cultura é tão importante para o resto do Brasil, porque a senhora acha que apenas por conta de sua opinião, e vontade, ela seria desprezada?
Se a sua formação turística for acadêmica, diante de tais colocações só há uma resposta, ou melhor, uma sugestão: está na hora de voltar aos bancos da faculdade para rever conceitos. Se a formação não for acadêmica, a sugestão então seria tentar aprender um pouco mais, com profissionais, os verdadeiros conceitos de turismo.

Sergio Carvalho
Secretário de Turismo de Ubatuba
http://www.setur.com.br


Cidadão: exercite a sua cidadania - A Ouvidoria é a unidade responsável por receber, registrar, conduzir internamente, responder e/ou solucionar as manifestações (reclamações, sugestões, elogios e denúncias) de cidadãos-usuários, internos ou externos, e de instituições acerca das atividades e serviços de competência do Ministério da Fazenda, com o intuito de aprimorar ou corrigir os serviços prestados. Está no site do Ministério da Fazenda e pensei cá com os meus botões: Ubatuba deveria ter uma Ouvidoria na Prefeitura Municipal. Seria um canal direto de comunicação do contribuinte com a administração. Eu pessoalmente poderia reclamar por me sentir ofendido pela matéria publicada no jornal A Semana, de 18 de julho de 2003, pagina 02, onde o atual presidente da COMTUR sob o título de “ATÉ QUANDO???” afirma: “Porém para minha tristeza, tenho lido artigos de pessoas sem escrúpulos ou no mínimo ignorantes e desinformadas como este tal “jornalista” Ricardo Faria (morador de São José dos Campos) e outros de plantão que usam os canais da mídia afim de se auto-promoverem ou mesmo criar situações de caos político e social objetivando seu próprio benefício (leia-se bolso), não pensando nas asneiras que escrevem.” Mais adiante afirma o atual presidente da COMTUR:” ATÉ QUANDO???? Ao invés do INESCRUPULOSO “jornalista” Ricardo Faria e outros de plantão preocuparem com a minha remuneração e minha capacidade profissional por que não se preocupar em ler nosso PROGRAMA.... “
Fiquei quase a semana inteira passada em Ubatuba e andei transitando pela Câmara Municipal, pela Prefeitura, falando com um, com outro e a ficha finalmente caiu. Não vou aceitar as ofensas e muito menos deixar barato os blas,blas do atual presidente da COMTUR. Exijo explicações da administração municipal sobre o cidadão: quem é ele, que currículo apresentou para assumir a Secretaria de Turismo e agora a COMTUR? É natural de onde, de São Paulo, Minas Gerais, do Amazonas, de onde? E baseado em que o prefeito Paulo Ramos o nomeou responsável pela principal atividade econômica de Ubatuba, o turismo. Além disso, volto a insistir: qual é o salário do atual presidente da Comtur e se também recebe como secretário de turismo?
Em Ubatuba, falei com o Léo Lerro que continua uma fera com a estória de outro engenheiro ter assinado a planta de uma obra sua na Itamambuca, por ocasião da liberação do habite-se através da Secretaria Municipal de Arquitetura e Urbanismo. Também um palmo de prosa com o conceituado advogado Edson Barros que já foi vereador à Câmara Municipal de Ubatuba e conhece os meandros dos acertos políticos locais, nos mínimos detalhes! Uma cervejinha amiga na residência do famoso causídico Sílvio Salata em companhia de meu filho Marcos Badilho. Na casa do Luiz Roberto de Moura, na do Sílvio Graça que anda tremendamente aborrecido com o prefeito Paulo Ramos de quem foi amigo de infância. Com o amigo de sempre Carlos Alberto Barreto que em breve faz batismo da lancha nova. Com o Équer Gonçalves e o Toninho, no Tom Bar cuja clientela atual são os tomadores de conta de carros que pagam em moedinhas de 10 centavos, quem te viu, quem te vê! Procurei e não encontrei o vereador Charles Medeiros, o ver. Frediani, a Izildinha secretária do Biguá nem o sensacional Dr. Sérgio Sígolo. Fiquei no Newton´s Hotel como sempre na companhia da família proprietária e senti não ter podido ver o Marco Antonio do Sol e Vida nem o Alexandre do Mar e Praia, da Associação de Hotéis da Enseada. Falei por bons momentos com o chegado JR que está de banca nova na praça 13 de Maio. Para saber das últimas bem calientes somente com o jornalista José Magalhães cujo novo jornal é um sucesso, com o Magal ninguém pode! Não consegui saber ao certo se o jornal A Cidade onde trabalhei por alguns anos foi realmente vendido para o Camargo e o Pedro Tursino. Uns falam que sim, outros que não. O expediente continua o mesmo com o Benedito Góis no comando. Estranhei a retirada da publicidade da Rádio Gaivota no Litoral Virtual, inclusive o nome do Tony Luiz. Numa promoção de fim de ano o famoso radialista foi no embrulho, com durex e tudo mais e já não faz parte da emissora. Tony deverá dedicar-se a www.alltv.com.br com programação dirigida ao Litoral Norte. No Procon ubatubense me informaram que um funcionário já responde alguns processos e andou levando a mão na cara de uma contribuinte exaltada. Quem não simpatiza com o citado funcionário é meu filho Marquinhos Badilho que assina página no Vale Verão do ValeParaibano.
É isso aí amigo Emílio Campi, imagino ter passado aos seus leitores algumas informações interessantes sobre Ubatuba.
Quanto a mim espero tomar conhecimento dos valores do holerite do presidente da COMTUR bem como o quanto a empresa arrecadou de dezembro até agora. Quanto a receber os R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) que a Prefeitura Municipal de Ubatuba me deve desde o governo do Zizinho Vigneron seria pedir demais. Não sei se a descendente de japoneses das finanças e responsável pelos pagamentos é a mesma. Se for, ela sabe direitinho que a cobrança é pela produção dos adesivos que foram utilizados no Barco Oficial da Cidade de Ubatuba, o veleiro Katoosh, de propriedade do Celso que viajou a costa brasileira com a bandeira de Ubatuba hasteada no mastro divulgando Ubatuba e distribuindo folhetos da terra nos inúmeros portos em que ancoravam até Recife quando participaram da Recife-Noronha com cobertura da mídia nacional e internacional.
A conversa está ficando comprida. Na próxima tem mais.

Ricardo Faria
São José dos Campos, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia da Maranduba

©2003 Emilio Campi
Praia da Maranduba


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor