Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 27 de janeiro de 2004 - Nº 958 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Tempo fica ruim na região até amanhã
Litoral Norte tem 13 praias impróprias
Perigo da dengue volta a rondar litoral


Caraguatatuba
Interior na Praia chega ao final
Crianças do Interior na Praia têm programação cultural intensa
Trilha da Prainha recebe limpeza e cestas de lixo
Tempo ruim faz turista mudar lazer
Caraguá instala 250 lixeiras nas praias
Inclusão ganha setor próprio Educação Municipal de Caraguá
Prefeitura dispensa a apresentação de declaração para funcionários que já possuem bolsa de estudos


Ilhabela
Chefe da PM tem a casa invadida
Ilhabela se prepara para Festa de Nossa Senhora D`Ajuda
Agito Verão em Ilhabela
Tanit expõe na Secretaria Municipal da Cultura


São Sebastião
Boca Livre lota Teatro Municipal de São Sebastião
São Sebastião vai entregar preservativos
Padaria vira ponto de encontro nas madrugadas
Esse Cara Não Existe surpreende público de São Sebastião


Ubatuba
Construtora patrocina agenda com mensagem de Paulo Ramos
Ubatuba realiza última etapa de asfaltamento
Polícia Militar prende acusado de homicídio
Excursão para o Gideões Missionários da Última Hora em Caboriú

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Tempo fica ruim na região até amanhã

Litoral Norte - O tempo no Vale do Paraíba e Litoral Norte deve continuar nublado nos próximos dias. Segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), hoje, o dia deve ter nuvens e pancadas de chuva durante manhã e tarde, mas com possibilidade de períodos de sol. No Vale do Paraíba, as temperaturas podem variar entre a mínima de 21ºC e máxima de 26ºC. No Litoral Norte, a variação é de 22ºC a 26ºC. Para os dois próximos dias, o céu de toda a região estará com muitas nuvens ao longo do dia e há possibilidade pancadas de chuva. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte tem 13 praias impróprias

Litoral Norte - Quem está com a intenção de tomar banho de mar no Litoral Norte deve ficar atento. De acordo com último boletim divulgado anteontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), 13 praias estão com bandeira vermelha. Em Caraguatatuba, os banhistas devem evitar a praia do Centro, Palmeiras, Indaiá e Porto Novo. Em Ubatuba, estão com bandeiras vermelhas Picinguaba, Itaguá e Perequê-mirim. Em Ilhabela, mais três --Armação, Pinto e Perequê. Já em São Sebastião, Porto Grande, São Francisco e Pontal da Cruz foram barradas. (Fonte: ValeParaibano)

Perigo da dengue volta a rondar litoral
Registro de 6 casos da doença em Caraguá antecipa campanha de prevenção; prefeitura teme efeito das chuvas

Litoral Norte - A confirmação de seis casos autóctones de dengue deixou as autoridades sanitárias de Caraguatatuba em estado de alerta.
Outros dois pacientes que residem na cidade aguardam exames para comprovar se contraíram a doença.
Em todos os registros já diagnosticados, os doentes foram infectados no próprio município --cinco são moradores do bairro Indaiá e um reside no Tinga.
A Secretaria de Saúde teme que as chuvas tragam de volta à região a epidemia ocorrida em 2002. Na ocasião, Caraguá teve 350 casos --o número regrediu para 35 no ano passado.
Normalmente, o avanço da doença ocorre a partir de março, mas o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti --transmissor da doença-- na cidade em janeiro preocupa as autoridades.
O chefe da seção de zoonoses da Secretaria de Saúde de Caraguá, Ricardo Sousa, disse que foi intensificado o monitoramento de terrenos baldios e acúmulo de água descoberta na região central e nos bairros Indaiá, Tinga e Perequê-Mirim, onde já há infestação do mosquito transmissor da dengue.
O trabalho de prevenção e combate à dengue foi intensificado há duas semanas. Subiu de oito para 20 o número de funcionários envolvidos na campanha.
Segundo Sousa, as equipes estão visitando as casas e orientando a população sobre a importância de colaborar com o trabalho de extinção do mosquito, evitando deixar acumular água limpa e parada, ambiente onde o mosquito se reproduz.
Ele afirmou que as casas de veraneio são a principal causa da infestação do mosquito. "Cerca de 60% das casas ficam fechadas e acumulam água, facilitando a reprodução do mosquito."
SÃO SEBASTIÃO - O diretor do Departamento de Controle de Doenças e Programas da Secretaria de Saúde de São Sebastião, Eduardo Eiras Neto, disse que "a preocupação com a dengue não acaba nunca".
"A população precisa se conscientizar e nos ajudar a combater o mosquito", afirmou Eiras Neto.
Em 2002 o município chegou a ter 1.400 casos da doença, contra sete registrados no ano passado.
São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba não registraram caso de dengue este ano.
Em Ilhabela a região entre o bairro de Barra Velha e o centro está infestada pelo Aedes Aeqypti, segundo a diretora de Divisão e Saúde da secretaria de Saúde do município, Fabiana Cristina Gonçalves.
"A preocupação com a dengue no litoral é muito grande porque as cidades são muito próximas, recebemos muitos turistas, sem contar o tempo chuvoso e quente."
Em Ubatuba foram detectados focos do mosquito na região central, segundo o médico infectologista da Vigilância Epidemiológica, Fernando Bergel. Foi realizado um arrastão em 7.000 casas no centro da cidade.
"Parece que o problema está cada vez mais perto. Existe falta de conscientização por parte da população." (Fonte: ValeParaibano)

Raio X

O que é a dengue?
Doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

Sintomas
Os mais comuns são febre alta abrupta, dor de cabeça, dor nos olhos, vômito e mancha na pele

Como tratar
Procurar um médico assim que os sintomas aparecerem

Como combater o mosquito
Não deixar acumular água limpa e parada -- cobrir as caixas d'água, trocar as plantas aquáticas por plantações em vasos com terra, fechar a tampa do vaso sanitário, não deixar pneus e garrafas jogadas no quintal para evitar que água da chuva se acumule. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Interior na Praia chega ao final
Como uma das cidades hospedeiras do litoral paulista, Caraguá recebeu mais de quinhentas crianças no mês de janeiro, levando-as diariamente às praias, pontos turísticos e atividades culturais da cidade. Na visão do CEPAM, o município ofereceu umas das melhores estruturas para o projeto.

Caraguatatuba - Esta é última semana do projeto Interior na Praia, o qual envolveu vários municípios do Litoral como hospedeiros de crianças do interior do estado durante todo o mês de janeiro. As crianças conhecerem o mar e a vida na praia.
Caraguá recebeu 540 crianças mais equipes de apoio e recepciona o último grupo até sexta-feira, 30. A prefeitura disponibilizou diversas secretarias para que tudo ocorresse bem com os visitantes. Segundo a coordenadora do evento, Carol Muri, da secretaria de Educaçã, o balanço não poderia ser melhor.
“Atingimos o objetivo, oferecendo a melhor recepção às crianças. Graças à união e dedicação de toda equipe, houve uma grande integração com as crianças. Os participantes ficaram surpresos tanto com a praia quanto com as atividades. Houveram crianças que nunca tinham visto o mar nem ido ao teatro. Muitas saíram da cidade emocionadas, deixando a nossa equipe também emocionada” comentou a coordenadora do projeto.
Caraguatatuba foi considerada uma das cidades mais estruturadas entre todos os municípios participantes, em visita da equipe técnica do Centro de Estudo e Pesquisa e Administração dos Municípios (CEPAM). Em Caraguá, as crianças contaram com excelente infra-estrutura em serviços de alimentação, hospedagem, saúde, passeios a pontos turísticos e atividades culturais como teatro e visita ao projeto Terramar e ao Ateliêr Alquimia, entre outras atividades programadas pela equipe de professores envolvidos no projeto. Elas foram levadas ao Parque Estadual da Serra do Mar, ao Circo Beto Carrero Word e ao Parque de Diversões Trombini, através de parcerias.
A Secretaria de Educação conseguiu oferecer um atendimento de qualidade graças às parcerias com outras secretarias entre elas Esporte, Trânsito, Saúde, Serviços Públicos, além da Defesa Civil, Diretoria Regional de Ensino, Bombeiros, Parque Estadual e Sorveterias Sérgio, Wilson e Lobinho. (Fonte: PMC)

Crianças do Interior na Praia têm programação cultural intensa

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba é a responsável pela programação cultural das crianças do projeto Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia, que vem acontecendo em Caraguá desde o dia 5 de janeiro. Com apresentações teatrais, visitas ao MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, projetos de cinema e visitas ao ateliê Alquimia, dos artesãos Camila e Eduardo, as crianças estão conhecendo um pouco da vida artística e cultural da cidade.
No ateliê no bairro do Sumaré, em meio à Mata Atlântica, cercada de plantas nativas, na quarta-feira, 21, as crianças puderam apreciar o trabalho e conhecer a forma de vida de Camila e Eduardo, artesãos da cidade, que vivem da venda de suas peças, que são em sua maioria, obras de material reciclado, como folhas e palhas de coqueiro, bambu, entre outros materiais naturais.
Lá as crianças também puderam conhecer o trabalho do artista Neneco Martins, de Camburi, peças do acervo do MACC que também foram expostos no ateliê. Suas peças também em material reciclado, como garrafas pet, cadeiras plásticas, restos de pranchas de surf, madeira, ou seja, o lixo, ganham vida com o empapelamento, resultando em objetos decorativos e coloridas baianas, que encantaram os olhos dos pequenos visitantes. Segundo Eloiza Antunes, presidente da Fundacc, "com essa visita, as crianças puderam aprender sobre a reciclagem de materiais naturais e do lixo e observar através das obras, que podem ser transformados em arte, e gerar renda" comenta.
Visita ilustre - No dia 21, quarta-feira, Silvio França Torres, presidente do CEPAM, e José Mauro Orlandini, da Associação Paulista de Municípios, e seus familiares visitaram Caraguatatuba, acompanhando a visita das crianças ao ateliê Alquimia, conhecendo a programação cultural proposta pela Fundacc para as crianças. Conheceram o artesanato local, ouviram explicações dos artesãos sobre seus trabalhos, adquiriram peças, admiraram o ateliê e a proposta de trazer as crianças para conhecer um espaço de artesanato. "Agradeço ao prefeito Antonio Carlos e a sua equipe pela ótima programação e pela hospitalidade, recebendo nossas crianças com muito carinho. O apoio que Caraguatatuba está dando ao programa é muito grande. Se não fossem as prefeituras esse projeto não teria como acontecer. Agora estamos preparando as cidades do interior para receber as crianças da praia" comentou Torres.
Para Orlandini, esse programa é um exemplo de cidadania. Após a visita ao ateliê, estiveram na Secretaria Municipal de Educação reunidos com o prefeito Antonio Carlos e a secretária de educação Roseli Baptista Morilla Baptista dos Santos. (Fonte: Fundacc)

Trilha da Prainha recebe limpeza e cestas de lixo

Caraguatatuba - A trilha da Prainha que dá acesso à Pedra do Jacaré, recebeu uma verdadeira operação de limpeza no último final de semana. O trabalho foi feito pela equipe da Refúgio Radical, Grupo de Apoio a Comunidade de Caraguatatuba (GACC) e apoio da Secretaria de Turismo, no sábado e no domingo através de 15 voluntárias.
Foram retirados 15 sacos de 70 litros de lixo contendo desde sacos plásticos, pets, papel de sorvete, latas de alumínio e lixo orgânico. Uma faixa foi instalada no início da trilha alertando os banhistas para que não sujem a trilha. Os voluntários instaladas 18 lixeiras em todo o percurso da trilha. Os voluntários também fizeram um trabalho de conscientização com os banhistas e visitantes da trilha.
A idéia do mutirão foi da Refúgio Radical que montou neste verão uma tiroleza na Praia. “Por estarmos diariamente no local observamos a necessidade de limpar a trilha, mais do que isso, decidimos adotar a trilha, e com o apoio do GACC e da Setur faremos um trabalho de conscientização permanente durante a temporada de verão”, comentou Edvaldo Peixoto. De acordo com Peixoto, haverá aos sábados e domingos um integrante do GACC abordando os visitantes da trilha. (Fonte: PMC)

Tempo ruim faz turista mudar lazer

Caraguatatuba - O último final de semana das férias começou mal, pelo menos para quem pretendia pegar uma praia ontem. Com previsão de chuva até amanhã para o Litoral Norte, resta ao turista procurar opções de lazer que não dependam de sol e calor.
Ontem, restaurantes, shopping e lojas de Caraguatatuba ficaram lotados e ocuparam o espaço da praia no lazer do turista.
Outros locais, como museus, bibliotecas e arquivo público, também ganharam a simpatia dos visitantes nos dias de chuva.
A partir de hoje, as prefeituras do Litoral Norte oferecem uma programação variada, de sessão de cinema a shows, para garantir a diversão dos visitantes no último fim-de-semana antes do início das aulas (veja quadro nesta página).
Para a professora de música Andréia Leal, de Presidente Prudente (SP), o importante é não ficar dentro de casa. Ela aproveitou a tarde de ontem, nublada e com chuvisco, para passear no centro de Caraguá.
"A chuva atrapalha os planos mas aproveito para visitar o shopping, as lojas e os quiosques", disse a turista.
Andréia afirmou que a expectativa de sua família é que faça sol nos próximos dias.
"Como vou embora somente no domingo, queria aproveitar a semana na praia com sol", disse a professora. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá instala 250 lixeiras nas praias

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba começou a instalar 250 lixeiras nas praias mais frequentadas pelos turistas. A medida tem o objetivo de auxiliar na limpeza das praias, onde são recolhidas em média 6 toneladas de lixo diariamente. Em até 15 dias, as praias Martin de Sá, Cocanha, Indaiá, Centro e Prainha terão lixeiras em 60 pontos, como em frente de quiosques e locais de maior movimento. Nas regiões centro, sul e norte serão colocados também quatro coletores que vão auxiliar no recolhimento dos materiais depositados nas lixeiras. A limpeza das praias é realizada todos os dias no período das 6h ao meio-dia. (Fonte: ValeParaibano)

Inclusão ganha setor próprio Educação Municipal de Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguá conta em 2004 com novos setores em sua sede administrativa, no bairro Indaiá. Neste ano, a área de Inclusão ganha um setor específico: “Educação Inclusiva – Além das diferenças”, que disponibilizará o atendimento para alunos da rede municipal portadores de necessidades especiais. Para o atendimento às crianças, o setor, que tem como responsável a supervisora Gilceli de Oliveira Ubiña, contará com uma equipe especializada em Educação Inclusiva, composta por psicólogos, serviço social escolar e especialistas em diversas áreas, entre elas Terapia Ocupacional, Deficiências Visual e Auditiva, Fonoaudiologia e Formação de Professores.
Objetivo dessa nova área é fomentar ações educativas visando maior qualidade da Educação a todos os alunos da rede municipal e ainda favorecer a reflexão crítica sobre o ensino na diversidade apresentando informações para reconhecimento e respostas às diferentes necessidades educacionais especiais dos alunos.
O plantão de atendimento dos profissionais da “Educação Inclusiva” será ás segundas-feiras, das 8h30 às 12h30, e das 14h às 18h, após o encaminhamento das unidades escolares. Mais informações pelo telefone (12) 3897-7016 e edinclusiva@caraguanet.com.br - (Fonte: SME/PMC)

Prefeitura dispensa a apresentação de declaração para funcionários que já possuem bolsa de estudos

Caraguatatuba - Atendendo à solicitação dos servidores públicos municipais, bolsistas em cursos superiores e de pós-graduação, em continuidade, a Secretaria de Administração Municipal não está mais exigindo a declaração de matrícula, antes solicitada para a continuidade do benefício de bolsa de estudos.
Justificamos a decisão devido ao fato de os servidores em questão estarem apenas renovando a matrícula, não sendo necessária nova declaração. Segundo a Secretaria da Administração, essa declaração será exigida apenas dos servidores que ainda não possuem o benefício, ou seja, novos pedidos.
Para os alunos que já possuem a bolsa e apenas renovarão o pedido, será solicitado o comprovante de rematrícula ou pagamento de mensalidade para a continuidade de recebimento do benefício, já que as informações sobre os bolsistas necessitam estar sempre atualizadas. (Fonte: SME/PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Chefe da PM tem a casa invadida

Ilhabela - A residência do subcomandante do 20º Batalhão da Polícia Militar de São Sebastião, Eduardo Rosmaninho, foi furtada na manhã de ontem no bairro Perequê, em Ilhabela.
De acordo com informações da Polícia Militar, ninguém estava na casa no momento do assalto.
Hudson Gonçalves Arruda, 19 anos, foi preso em flagrante após patrulhamento da PM nas ruas próximas à casa.
Com o suspeito, a polícia encontrou tudo o que foi furtado da casa de subcomandante Rosmaninho --R$ 4.050 e dois relógios.
De acordo com a Polícia Militar, Arruda já era conhecido da polícia de Ilhabela por ter cometido outros delitos semelhantes na cidade.
O ValeParaibano não conseguiu localizar Rosmaninho ontem após as 21h para comentar o assunto.
Segundo balanço das polícias Civil e Militar, o número de crimes no Litoral Norte, principalmente roubos a residências, aumentou até 200% neste mês devido à temporada de verão e ao consequente aumento da população. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela se prepara para Festa de Nossa Senhora D`Ajuda

Ilhabela - Várias atividades marcarão as festividades da Padroeira de Ilhabela, Nossa Senhora D`Ajuda.
A programação litúrgica ficará por conta das novenas, missas e procissão. No dia da Padroeira, 2 de fevereiro, as festividades
começam às 6h, com a alvorada (repicar dos sinos).
Ao meio-dia, haverá uma queima de fogos. A procissão pelas ruas do centro ocorre às 18h30, acompanhada pela Banda Municipal de São Sebastião.
Logo depois haverá missa festiva e show pirotécnico. Em um palco montado na rua Dr. Carvalho, próximo à Biblioteca Municipal, serão realizados shows.
Dia 30, sobe ao palco a banda Invasão. No sábado, 31, será a vez do Forró Saracote, enquanto no domingo, 1º, se apresenta a banda Herus.
No Dia da Padroeira, o grupo de pagode Pronúncia no Olhar anima o público. Além de shows e programação litúrgica, serão montadas,
próximo ao píer da Vila, barracas com comidas típicas, jogos e brincadeiras.
Segundo o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos (PTB), a cada ano a festa oferece novas atrações. “Queremos valorizar a cultura religiosa caiçara, através da crença, auto-estima”. (Fonte: Correio do Litoral)

Agito Verão em Ilhabela

Ilhabela - Numa realização da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Turismo e Diretoria de Esportes, em parceria com a TV Vanguarda, continua em Ilhabela o Agita Verão 2004. O evento é realizado na Praia do Perequê, das 10 às 13 h e das 15 às 18h. Além dos torneios esportivos, a programação conta ainda com outras atividades paralelas, como ginástica, dança, frescobol, peteca e recreação infantil.
No último final de semana a atração esportiva ficou por conta do torneio de futvolei, com a participação de 11 duplas das cidades de Ilhabela, Caraguatatuba, Santos, São Vicente e Guarujá. Na arena montada na Praia do Perequê, o destaque ficou para a dupla Elias e Everson, de Santos, atual campeã paulista e a número um do Estado de SP, onde o público pode observar belas jogadas na disputa do título. Mais uma vez, a dupla Elias e Everson manteve a invencibilidade, sagrando-se campeã do torneio, vencendo a dupla Marcelo e Felipe (Guarujá), por dois sets a 1. O terceiro lugar ficou com a dupla Thiago e Marquinhos (Caraguatatuba) e o 4º lugar foi para Granado e Edvaldo (Santos).
Esta semana a programação terá início na quinta-feira, 29, com o futebol de areia masculino com a participação de equipes de Ilhabela e São Sebastião. Os jogos acontecem até o dia 08 de fevereiro e as inscrições podem ser feitas na Diretoria de Esportes, no Ginásio Municipal de Esportes, no bairro do Itaguassú, ou através do telefone 3896 1765. (Fonte: PMI)

Tanit expõe na Secretaria Municipal da Cultura

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Cultura e Fundaci, apresenta a exposição Femmes Déesses, de Tanit. Tanit é uma deusa da mitologia de Cartagena (África do Norte) que simboliza a fertilidade.
Nesta exposição, os artistas criam peças únicas e utilizam sua força para uma arte diferenciada, empregando diferentes técnicas e materiais (tais como tecidos em lycra, pedrarias, muranos e sementes) em diversos temas tentando, através de cada uma, chegar às pessoas que valorizam a criatividade e a sensibilidade na arte. Por meio desta exposição, os artistas querem expressar a importância da criatividade de bem, com força para o futuro.
As artistas Susana e Stephane se inspiram hoje nas matas virgens de Ilhabela. Quem lhes fala sempre existe que existe uma meneira a mais para mostrar a mesma coisa. “Escolhemos faze-lo, por enquanto, através das ‘Jóias de Arte’ , porque queríamos algo que acariciasse e protegesse o seio das mulheres, assim como um filho faz quando é amamentado no peito da mãe”, destacam.
As artistas fazem também peças sob encomenda para o estilo e personalidade de cada um. “Procuramos realizar trabalhos criativos aceitando faze-los em qualquer área – o grande desafio de Tanit”.
A vernissage acontece nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, às 21h, na Secretaria Municipal da Cultura, que fica na Rua Dr. Carvalho, 80, na Vila. A exposição poderá ser visitada até o dia 08 de fevereiro, todos os dias das10h às 22h.
Maiores informações na Secretaria Municipal da Cultura, no tel. 3896 1747. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Boca Livre lota Teatro Municipal de São Sebastião

São Sebastião - A apresentação do grupo Boca Livre lotou as dependências do Teatro Municipal de São Sebastião, realizada na sexta-feira, dia 23.
O evento faz parte do Projeto Maré MPB Especial, que acontece na cidade durante a temporada e que se estende até fevereiro com a apresentação de outras personalidades da música popular, como Trio Madeira Brasil & Laércio de Freitas, Proveta e Toninho e Ferragutti, que irão encerrar a programação de janeiro, na próxima Sexta-feira, dia 30.
Os ingressos para o espetáculo custam R$ 15 e podem ser comprados com antecedência na bilheteria do Teatro. (Fonte: PMSS)

São Sebastião vai entregar preservativos

São Sebastião - O programa DST/Aids da Prefeitura de São Sebastião vai distribuir cerca de 25 mil preservativos durante o Carnaval no município, com o objetivo de conscientizar a população a prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
A distribuição será realizada por funcionários da Secretaria da Saúde em dois pontos fixos --na Rua da Praia, no centro da cidade, e em Boiçucanga, na costa sul.
Segundo a coordenadora do DST/Aids em São Sebastião, Adriana de Paula Barbosa, os funcionários que participarem da distribuição serão treinados para responder a dúvidas da população.
"Não será uma entrega aleatória de preservativos. Os postos terão panfletos informativos e os funcionários vão orientar a população sobre como usar corretamente o preservativo", disse Adriana.
Entre os anos de 1988 e 2003, foram confirmados 257 casos de infecção pelo HIV em São Sebastião. Hoje há 174 portadores em acompanhamento.
De acordo com dados da Coordenação Nacional de DST/Aids, a cidade possui a quinta maior incidência da doença por 100 mil habitantes no Brasil. Para cada 100 mil pessoas residentes em São Sebastião, 45 são infectadas.
DESFILE - A prefeitura definiu a programação de Carnaval na cidade. Serão cinco dias de desfiles e festa. As escolas de samba entram na avenida no domingo, às 22h. A apuração será na segunda-feira, dia 23, às 17h. A premiação e desfile das campeãs será na terça-feira, dia 24, a partir das 20h. (Fonte: PMSS)

Padaria vira ponto de encontro nas madrugadas

São Sebastião - Para além do pãozinho quente, uma novidade vem chamando a atenção dos freqüentadores da Padaria Nova Pontal, localizada no bairro Pontal da Cruz, região central da cidade.
O local tem-se transformado, nas madrugadas dos finais de semana, em ponto de encontro da juventude animada e com o sono em dia.
Como o agito oferecido por bares e as atrações promovidas pela Prefeitura se encerram por volta das 2h, a padaria, que funciona 24h, é a opção.
Especialmente para aqueles que não conseguem nada durante a noite, e acabam tentando pelo menos uma bitoquinha, uma azaração, ou mesmo um bate-papo com os amigos.
“É um local onde a gente encontra os amigos, pode beber à vontade, até porque o preço é acessível”, disse a massagista Gisleine Maria Cardim, 24 anos.
A estudante Elizabete Coelho do Nascimento, 20 anos, acredita que a padaria se transformou no novo point da cidade.
“É um ponto de encontro. Rola paquera e inclusive fico flertando com os rapazes”.
Pela primeira vez no local, o empresário paulistano David Herman, 27 anos, escolheu a padaria pelo fato de oferecer cerveja gelada e de ser freqüentada por meninas bonitas.
“Chega certa hora que o movimento na rua fica fraco e venho para cá”, contou. “Já ouvi falar de postos de gasolina, bares, mas uma padaria que virou point, não”.
De acordo com o gerente da Nova Pontal, Edélcio Miranda, seja inverno ou verão, o movimento tem sido constante. “Toda sexta e sábado, eles vêm aqui, comem um lanche, compram bebida. É uma diversão”.
Miranda conta que o preço também atrai as pessoas. “Além de acessível, temos um bom atendimento e uma cervejinha gelada”.
Em função do grande movimento, a direção da padaria já pensa grande. “Vamos reabrir um restaurante aqui no bairro, chamado Casarão, que vai comportar muita gente. A idéia surgiu em função do grande movimento registrado na padaria”.
Sinal que o novo ponto tem gerado lucro. (Fonte: Correio do Litoral)

Esse Cara Não Existe surpreende público de São Sebastião

São Sebastião - Com muita criatividade e abusando dos recursos cênicos e do cenário, Evandro Mesquita subiu ao palco do teatro Municipal de São Sebastião, neste final de semana, como Edgar, na peça Esse Cara Não Existe.
Com excelente interpretação, Evandro Mesquita doa-se de corpo e alma para mostrar o sofrimento e o espanto de um homem diante do relacionamento com as mulheres.
A peça, que é uma realização da Prefeitura de São Sebastião em parceria com a TV Vanguarda, trata com muito humor, questões do cotidiano dos casais, desde a conquista, até um relacionamento estafante gerado por ciúmes, adultério, paternidade e, principalmente, pela necessidade de compromisso entre homem e mulher.
O espetáculo do próximo final de semana será Mercedes de Medellin, uma comédia de Reginaldo Faria e que conta também com o seu filho Marcelo Faria.
Além do entretenimento cultural, as peças apresentadas em São Sebastião estão colaborando com a educação no município. Isso porque os ingressos, que custam R$ 40, têm desconto de 50% com doação de um livro.
Todos os livros arrecadados são destinados à Secretaria da Educação. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Pousada da Almada

Construtora patrocina agenda com mensagem de Paulo Ramos

Ubatuba - Vereadores de oposição em Ubatuba encaminharam denúncia ao Ministério Público por suposta improbidade administrativa que teria sido cometida pelo prefeito Paulo Ramos (PFL) ao distribuir agendas patrocinadas por um prestador de serviços da prefeitura.
As agendas intituladas "Ubatuba Lemdária" foram feitas com patrocínio da empresa JAJ Construtora e Comércio Ltda, que atualmente presta serviços de pavimentação ao governo. Foram confeccionadas 3.000 exemplares.
A denúncia contra a prefeitura foi encaminhada pelos vereadores Rogério Frediani (PTB), presidente da Câmara, Domingos dos Santos (PT) e Eduardo Souza César (PL).
Na representação, os oposicionistas também apontam suposto crime eleitoral cometido por Paulo Ramos, que assina uma mensagem aos moradores na apresentação do material.
O texto configuraria propaganda eleitoral, na avaliação dos parlamentares. Paulo Ramos pretende tentar a reeleição.
"O fato dessa empresa patrocinar as agendas presume favorecimento em licitação da qual ela saiu vencedora e em futuras concorrências", disse o vereador Domingos dos Santos.
A JAJ Construtora participou de 17 licitações na atual administração e venceu nove certames.
OUTRO LADO- O secretário de Assuntos Jurídicos de Ubatuba, Luiz Bitetti, afirmou ontem que os custos para confecção das agendas foram inteiramente bancados pela JAJ Construtora e Comércio.
Segundo o secretário, ele não vê irregularidades no fato do material ter sido patrocinado por um prestador de serviços da administração.
"Essas agendas já foram distribuídas em anos anteriores. Essa empresa (JAJ Construtora) prestou serviços depois de vencer licitações com a participação de várias empresas e na mais absoluta transparência", disse Bitetti.
Para o secretário, a mensagem assinada pelo prefeito Paulo Ramos (PFL) também não configura propaganda eleitoral.
O proprietário da JAJ Construtora, João Guedes, não retornou as ligações da reportagem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba realiza última etapa de asfaltamento

Ubatuba - A Secretaria de Obras de Ubatuba começou a última fase das obras de asfaltamento da avenida Manoel da Nóbrega, em Perequê-Açu. O projeto que vai do Posto da Guarda Municipal até o trevo do Indaiá será complementado com a pavimentação até o condomínio Sol e Lazer. A avenida Manoel da Nóbrega responde pelo principal fluxo de entrada e saída do município. As obras estão sendo executadas pela prefeitura em parceria com o governo do Estado. A prefeitura está em negociação com a empreiteira responsável pela obra para permitir que toda a extensão da Manoel da Nóbrega receba a pavimentação em asfalto. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia Militar prende acusado de homicídio

Ubatuba - A Polícia Militar prendeu, na noite deste domingo, 25, Leandro Mateus Ferreira, de 20 anos, acusado do assassinato de Tiago Oleriano de Souza, de 24 anos. O crime ocorreu por volta de 21h30, em um bar no bairro Ipiranguinha.
De acordo com a Polícia Civil, uma testemunha ajudou a PM a localizar Ferreira, que foi preso próximo ao local, com manchas de sangue na roupa.
A testemunha teria dito que dois homens, entre eles, Ferreira, entraram no bar e foram ao encontro da vítima, que foi agredida com coronhadas.
Ferreira teria, então, atirado três vezes em Souza, acertando dois disparos na cabeça e um no abdômen. A vítima foi socorrida com vida, mas faleceu a caminho do pronto-socorro local.
O segundo suspeito não foi localizado. (Fonte: Correio do Litoral)

Excursão para o Gideões Missionários da Última Hora em Caboriú

Conheça o site dos Gideões Missionário da Última Hora
Ubatuba
- Faça sua reserva para o 22º Encontro Nacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora, que acontecerá nos dias 22 a 26 de abril em Camboriú, SC.
O tema deste ano será "Gideões: missão com prioridade", e será presidido pelo pastor Cezino Bernardino, presidente dos GMUH.
O valor da excursão partido de Ubatuba, incluindo transporte e hospedagem em hotel com café da manhã será de R$ 300,00. As reservas poderão ser efetuadas pelo telefone  3833.2925 c/ irmã Carmem. (Fonte: A.D. Min. Provetá)

Artigo Topo

Turismo

Existe uma tradição sebastianista entranhada no inconsciente coletivo luso-brasileiro. A nação portuguesa ficou órfã desde que o seu líder e mentor espiritual, D. Sebastião desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, combatendo os mouros. Há uma vã esperança desde então que ele um dia volte para colocar ordem nas coisas. Transportando essa forma de ver o mundo, ansiosa e mágica, para o Brasil de hoje percebemos que aqui se vive o sebastianismo, sem haver D. Sebastião. Isso é mais grave do que ocorre em Portugal, além de esperarmos o salvador ainda temos de inventar o salvador. É por isso que eu vejo toda a polêmica em torno das políticas de turismo de Ubatuba como perda de tempo. Explico melhor, as pessoas que estão travando discussões sobre o assunto merecem respeito. Querem soluções, trazer luz à escuridão. O que dá para ser observado é a evidente falta de coordenação, dos poderes constituídos, no tocante à questão. O problema acaba tornando-se de cunho pessoal, cada secretário da pasta age conforme o que lhe vem à cabeça. Não há uma diretriz a ser seguida, não existe planejamento e assim as ações, mesmo aquelas cercadas das melhores intenções, acabam não dando em nada ou apresentam resultados aquém do esperado. Daí o fato de eu discordar da forma como o assunto está sendo abordado. Não conheço o secretário atual, a quem em princípio dou o meu voto de confiança, também não conheço a moradora que foi procurar folhetos e não os encontrou. Acho que ela teve todo o direito de reclamar. O secretário deveria explicar o sumiço, afinal de contas, em todas as cidades do mundo que visitei havia folhetos no centro de turismo. As discussões deveriam ser feitas dentro de padrões educados, sem ataques pessoais, desgastantes, deselegantes e improdutivos. Se não houver uma política capaz de estabelecer diretrizes para o turismo em Ubatuba, continuaremos aguardando a chegada de D. Sebastião. Sempre há tempo para começar, cabe ao poder público agir. É um absurdo, uma cidade com tanto potencial turístico, desperdiçar as possibilidades existentes.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Palavras de Kaokira - Meninos, meninos! Ronaldo Lopes, seu xará Dias, Roberto Russo, Célia Molina e Ricardo Faria só para citar os leitores com carta publicada dia 26/01/04: vocês leram tudo o que foi escrito? Vocês perceberam o quanto conhecem das mazelas de Ubatuba e de suas possíveis soluções? Já pensaram que, se deixassem de trocar farpas e resolvessem se unir pela causa comum, que no fundo vocês abraçam, que é a melhoria das condições de vida do povo ubatubano, decerto conseguiriam sair desse buraco sem fundo? Enfim Ubatuba chegou à encruzilhada, e deve urgentemente escolher que caminho tomar. Não preciso nem dizer quais são os caminhos, nem as conseqüências de cada escolha.. Vocês já sabem quais são! Ubatuba precisa de gente que a ame, e vocês são ótimos exemplares dessa gente. Unam-se. Unemo-nos.
E parem de culpar meu amigo Cunhambebe pela maldição, essa é minha.

Kaokira
Cacique da aldeia de Iperoig
Em mensagem ditada à "médium"
Maria Emilia Muka Yani Martins
Ubatuba, SP


Parceria - Não é de meu feitio ou temperamento falar e não dizer nada da mesma forma que me entedia falar no que sempre é dito.A reavaliação do passado, dos projetos futuros e o questionamento dos valores deve ser permanente.
Vivemos um tempo em que nações se unem formando blocos fechados, regulamentados por regras protecionistas, de reserva de mercado e unificação de moeda buscando nessa parceria um caminho para dias melhores.
Mais do que nunca é preciso recusar e resistir ao conceito que a coisa deve ser mesmo assim, e que cada um deve cuidar de si e que nada mais há para ser feito.A sociedade não pode ficar calada e submissa a um poder público transitório que pela sua ineficiência sufoca as aspirações individuais de cada um.
A sociedade reunida deve procurar um caminho que a leve para um modelo de ordem exorcizando a desordem e aqueles que dela se beneficiam e nela encontram segurança, só assim a economia do município será revitalizada e acontecera o resgate da dignidade perdida.
Essa mesma sociedade que não esta aceitando a imposição de valores e comportamentos indesejáveis, tem endereço certo para todo e qualquer tipo de problema que ocorra no município e lá devera encontrar funcionário público que forneça explicações e soluções, já que é pago para isso!
Quando as associações de classe, associações de bairro, cooperativas, entidades filantrópicas, ongs etc começarem a bater nas portas exigindo o que é seu por direito aí sim à coisa vai mudar ou muitos serão os demitidos, seja lá qual for o nível hierárquico do ineficiente!
A parceria não será forte se não houver cumplicidade.

Ezio Pastore
Ubatuba, SP


Banheiros - Quanto à questão dos banheiros, há solução. São banheiros modulares, químicos, que podem ser locados ou, talvez, mesmo comprados (não sei se existem à venda...).
Aqui no Felix é antigo o problema, pois o pessoal se socorre do mato e quando chove tudo vai para a água, primeiro do rio, depois do mar...
Se tais banheiros seriam inteiramente auto financiáveis pelo usuários, com cobrança, não tenho certeza. É questão de entender-se com as autoridades e/ou com as associações e entidades de cada local. Até criariam empregos para quem tomasse conta dos mesmos.
O que é importante, é que os banheiros resolvem este grande problema de turismo bem atendido e, principalmente, de saúde pública.
Em outros tempos consultei empresa que fazia o serviço e achei interessante, especialmente para locais onde o uso das praias - e dos banheiros, abranja mais meses do que era aqui no Felix, basicamente dois meses por ano.
Hoje, talvez até mesmo aqui no Felix, pois a freqüência se estende além do período de férias escolares.
É questão de saúde pública importantíssima, de turismo bem atendido e, principalmente, de economia a médio e longo prazo, com a diminuição dos atendimentos na área de saúde afetados pela poluição causada pela não condução adequada dos dejetos humanos.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Blás, blás - Tenho excelente memória. Ledo engano é imaginar que sou dado a nham,nham,nham como afirma o Ézio Pastori neste Litoral Virtual, de 26/01.
Nenhuma acusação grosseira foi dirigida a funcionários públicos, políticos, empresários e munícipes honestos desta cidade. Não posso exigir de alguns leitores, com dificuldades de interpretação, que me compreendam. Jamais tive receio das ilações e ameaças, menos ainda das insinuações. Sempre pautei por relatar os fatos com o devido cuidado.
Certa feita, na década de 50, o grande jornalista David Nasser foi coagido a revelar uma fonte a pedido de Juscelino Kubitscheck. Nasser preferiu abandonar a revista O Cruzeiro indo para a revista Manchete. A fonte tem que ser preservada custe o que custar.
Falcatruas envolvendo a administração pública em todo o território nacional sempre ocorreram, inclusive em Ubatuba como é do conhecimento público. Se o Pastori deseja os nomes dos envolvidos que se dirija aos canais competentes.
O sagrado direito de manifestação é consubstanciado na Magna Carta, independente de credo, etnia, ou exigência outra. A cidadania exige luta feroz e contínua, não depende de concessões nem pode submeter-se à vontade de censores ou impostores.
Engana-se com a cor da chita o Ézio Pastori quando se refere à funcionária da Prefeitura Municipal. Não me importo com as etnias, desejo apenas receber os R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) que a Prefeitura Municipal de Ubatuba me deve desde o governo do Zizinho Vigneron.
Ignoro os motivos verdadeiros e os reais interesses que motivaram as agressões verbais do Ézio Pastori. Não concordo com elas, daí repeli-las aqui e quantas vezes se fizer necessário. Continuarei nesta trincheira mesmo desagradando os interesses de poucos que sempre se revelaram em detrimento de muitos.
Ubatuba sim, sempre! Valha-me Vovô Metralha! Fora os boitatás!

Ricardo Faria
São José dos Campos, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia da Fortaleza

©2003 José Carlos Marques
Praia da Fortaleza


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor