Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2004 - Nº 965 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Cetesb aponta 14 praias impróprias


Caraguatatuba
Paulista Regional de Kart abre calendário 2004 com força total
Projeto Guri aguarda novos alunos para 2004
Prefeitura abre duas novas escolas para manter índice de evasão zero
Zélia Duncan atrai grande público em Caraguá
Abertas as inscrições para o 3º Concurso Fundacc de Dramaturgia
Surfista Luciano Brulher compete no Rio
Gobetti afirma: “Estou apenas cumprindo a lei”
A Câmara e os números de Janeiro
Câmara aprova parcelamento de multas
Multas do Ditran serão parceladas


Ilhabela
Prefeito veta parcialmente projeto de jipe turismo
Câmara aprova moção de repúdio à Sabesp
Abastecimento para o norte da Ilha


São Sebastião
Após 2 dias, homens são resgatados
São Sebastião vota texto na terça-feira
SABs afirmam que vão criar nova federação já na próxima semana
Federação deve agregar e somar forças
Polícia Federal e Ibama apreendem mais de uma tonelada de sardinha
“Lei dos Ambulantes” é aprovada após 1 ano e 3 meses de debates
Danylo Grillo é um dos “cabeças-de-chave” do WQS
O Som da Guitarra Invade o Municipal de São Sebastião
Sulamericano de Laser reunirá velejadores de ponta
Equipe da Sub-Prefeitura visita o Montão de Trigo
Teatro de São Sebastião apresentará clássico de Molière


Ubatuba
Começou a temporada 2004
Perequê- Açu em ritmo de obras
Sexta-feira tem show na avenida. Sábado é dia de Frejat
Educação: meta é manter evolução
Secretaria de Emprego e Renda de São Paulo oferece cursos para Ubatuba
Dengue um perigo constante
Luiz Bischof na convenção nacional do PRTB

Seções
Artigo
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Cetesb aponta 14 praias impróprias

Litoral Norte - O boletim da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) divulgado anteontem aponta 14 praias impróprias para o banho nas quatro cidades do Litoral Norte --Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba.
O número é o mesmo do último boletim, divulgado na semana passada pela Cetesb. Entre as praias consideradas impróprias está a Prainha, uma das mais procuradas em Caraguatatuba. As outras impróprias são Centro, Palmeiras, Indaiá e Porto Novo, também em Caraguá.
Em Ubatuba, as praias contaminadas são Iperoig, Itaguá e Perequê-Mirim. Em São Sebastião, Pontal da Cruz e São Francisco. Em Ilhabela, Armação, Pinto, Perequê e Portinho. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Paulista Regional de Kart abre calendário 2004 com força total

Caraguatatuba - Quase 30 pilotos marcaram presença na etapa de abertura do Campeonato Paulista Regional de Kart, que aconteceu no domingo, no kartodromo da cidade. O evento contou com a supervisão da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) e CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
A categoria RD 135cc foi a mais disputada e a que contou com o maior grid. Thiago Lara, de São Paulo, ficou com o primeiro lugar, seguido pelo paulistano Luiz Tonho e Milton Eugênio, de São Sebastião. “Larguei em sexto, passei um carro e quebraram dois, daí foi só administrar o 3º lugar. Comecei bem o ano”, comemorou o sebastianense de 45 anos.
Já na categoria Parilla 145Kg, o caraguatatubense Nathan Oliveira, que no ano passado foi Campeão pela categoria V4 145Kg, manteve o seu favoritismo liderando a corrida do início ao fim, com direito a melhor volta e pole-position.
Robson Moreira, de São Paulo, fez a pole e liderou a corrida do início ao fim na categoria Parilla 160Kg, muito presionado nas 15 primeiras voltas por seu conterrâneo José Feliciano, segundo colocado, seguido por Natal Camilot, de Caraguatatuba.
A categoria Cadete, com pilotos de 8 a 12 anos, teve a estréia do motor Honda de 5.5 Hp, motor este que será usado no Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro de Kart. Quem levou primeiro lugar nesta categoria foi o piloto de Caraguá, Dennis Canteruccio, campeão do ano passado.
A empresa organizadora do evento, a KRT, que agradeceu a atenção da Prefeitura de Caraguatatuba, e ao público presente no kartodromo, contou que a próxima etapa está marcada para o dia 21 de março. A 1ª etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart teve a presença do secretário Municipal Turismo, Paulo Noronha, secretário Municipal de Esportes, Nivaldo Alves e TV Vanguarda. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Guri aguarda novos alunos para 2004

Caraguatatuba - O Projeto GURI está com as inscrições abertas para 2004, assim como para rematrícula dos alunos que já freqüentam o projeto. Os alunos poderão aprender a tocar instrumentos de cordas, sopro, bateria e percussão e participar do coral. As inscrições podem ser feitas com Ariadne de Oliveira Melo, as terças e quartas-feiras, das 16 às 20h30.
Os pais devem levar o RG, a certidão de nascimento do filho e um comprovante de residência. O projeto acontece no Centro Comunitário do Poiares. O endereço é Rua Marechal Floriano Peixoto, 567, Poiares, em Caraguatatuba. Mais informações, podem ser obtidas pelos telefones 38873101 e 3887 5907.
O Pólo Caraguatatuba foi implantado em setembro de 2001, através de uma parceria bem sucedida entre a Fundacc, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura do Estado, responsável pelo projeto, criado em 1995. Atualmente o Guri atende no Centro Comunitário do Poiares, aproximadamente 200 alunos, divididos entre a orquestra e o coral.
O Projeto vem transformando a vida de muitos jovens através da música. Com uma orquestra e um coral formado por integrantes de 8 a 19 anos, o GURI é um dos projetos mais bem sucedidos da área social em todo o país. É um empreendimento sócio-cultural onde a criança e o adolescente são integrados ao mundo da música, visando a formação de orquestras, corais e grupos musicais. (Fonte: PMC)

Prefeitura abre duas novas escolas para manter índice de evasão zero

Caraguatatuba - A secretaria da Educação está terminando a reforma na escola Benedito Miguel Carlota, que fica no Massaguaçú. Paralelo a isso, também constrói uma nova unidade de ensino fundamental no bairro Jardim Califórnia.
As novas escolas, segundo a prefeitura, terão biblioteca e pátio para recreação. As inaugurações estão previstas ainda para este semestre. Mais de 16 mil alunos, segundo dados da secretaria da Educação, estão matriculados na rede municipal para ocupar 450 classes este ano. A rede possui 62 escolas, divididas em ensino fundamental, infantil e centros de integração para crianças de três meses a 12 anos.
Ainda conforme a secretaria da Educação, desde 2000, o município tem índice zero de evasão escolar no ensino fundamental. (Fonte: Imprensa Livre)

Zélia Duncan atrai grande público em Caraguá
A cantora Zélia Duncan foi atração do sábado, dia 31, em Caraguá. O show foi uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo da cidade

Caraguatatuba - A cantora e compositora Zélia Duncan atraiu um grande público para a Praia do Indaiá, região central de Caraguatatuba, no último dia 31, sábado. O show, aberto ao público, reuniu sucessos do passado e também músicas no novo álbum da cantora, que se consagrou pelo tom grave e suave de sua voz. Ela apareceu no cenário da MPB juntamente com Cássia Eller e Selma Reis.
"Depois de ver nascer, num espaço bem típico e pequeno do Rio de Janeiro, minha última invenção, chegou a vez de levar para Sampa meu mais recente rebento, o show 'Eu me transformo em outras', cujo único verdadeiro pré-requisito é o prazer de cantar músicas, que me fizeram ter o desejo incontrolável de me tornar cantora. Uma celebração ao ato de cantar, um show de intérprete", afirmou.
A banda Bomba-í se apresentou na sexta, dia 30, com um rock que invadiu as areias da Praia do Indaiá.
As duas atrações foram realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e promovidas com o apoio da Secretaria de Turismo de Caraguá. (Fonte: PMC)

Abertas as inscrições para o 3º Concurso Fundacc de Dramaturgia

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba lança no próximo dia 6 de fevereiro, sexta-feira, o 3º Concurso Fundacc de Dramaturgia. As inscrições vão até dia 28 de maio, e a premiação acontece no dia 17 de julho de 2004. As categorias são textos para crianças e textos para adultos, com prêmio em dinheiro de R$ 2.600 reais divididos entre o primeiro e segundo lugares de cada categoria.
Criado para incentivar a literatura dramática e o surgimento de novos dramaturgos, o Concurso Fundacc de Dramaturgia vem fomentando a arte teatral, mostrando o momento mágico, sujeito ao imprevisível, em que a emoção busca sua forma de expressão. O teatro, momento único e fugaz de interação entre ator e platéia, continua a ser a forma escolhida por novos autores para expor idéias, sentimentos, dar vida aos personagens que viu nascer, ver crescer diante de seus olhos as cenas que criou; enfim, expor-se.
O Concurso Fundacc de Dramaturgia a cada edição tem recebido de todo o país textos novos que reinventam as artes cênicas, mantendo viva esta forma de expressão que espelha a índole humana há séculos. Na primeira edição, em 2002, foram 12 inscrições, já em 2003, 25, e agora em seu 3º ano, espera-se um aumento de 200% em relação ao ano passado.
Os interessados podem acessar o site www.fundacc.com.br , onde estará a partir do dia 6 de fevereiro, o regulamento e a ficha de inscrição. Mais informações na Fundacc – Rua Santa Cruz, 396, centro, ou pelos telefones (12)3883 3737 3883 7555.
"O teatro é uma escola de pranto e de riso e uma tribuna livre onde os homens podem pôr em evidências morais velhas e enganadoras e explicar, com exemplos vivos, normas do coração e do sentimento" (Garcia Lorca)
Mais informações ou solicitação de fotos entrar em contato pelos telefones (12) 3883 3727/3883 3737 ou 91419143. (Fonte: Fundacc)

Surfista Luciano Brulher compete no Rio

Caraguatatuba - O campeão Caraguatatubense de surf amador open 2003 Luciano Brulher (Água do Mar Surf Shop) vai ao Rio de Janeiro em busca de título inédito do Rip Curl Grom Search para surfistas até 16 anos nesse final de semana 7 e 8/02. Ele que vem se firmando como uma das maiores promessas do surf caraguatatubense depois de Alexandre Moliterno quer se dar bem na competição que tem nível nacional. "Perdi a primeira etapa em Santa Catarina por causa da formatura da minha mãe, mas se Deus quiser volto do Rio com um bom resultado se possível com a vitória da categoria mirim" (até 16 anos). Brulher de 15 anos começou a surfar aos 3 incentivado pelo pai Luciano Sant'anna, foi um dos primeiros alunos da escolinha de surf de Caraguá-Fundacc, da qual faz parte até hoje, já fez várias finais no Paulista Hang Loose, seu repertório de manóbras tem dado trabalho nas competições, ele viaja sem patrocínio, só com o dinheiro que ganhou ajudando seu pai dando aulas de surf para os turistas na temporada de férias e apoio da Agua do mar surf Shop e Pranchas Tom Pool. (Fonte: ASC)

Gobetti afirma: “Estou apenas cumprindo a lei”
Presidente da Câmara explica o trâmite jurídico da questão entre Caroba e Zé Pedro

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, sob o comando do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), vive momentos de polêmica, quanto ao caso da disputa na justiça pela vaga do Vereador licenciado José Benedito Gonçalves Pinto – Zézinho Prequeté (PHS). Para o Presidente do Parlamento Municipal não há questões pessoais, apenas o cumprimento da lei.
Em 9 de janeiro de 2003 o Vereador Zezinho Prequeté licenciou-se do cargo para assumir a Direção Geral da Câmara. No seu lugar assumiu o terceiro suplente, José Pedro Lucas – Zé Pedro (PTB), pois o primeiro suplente, Antonio Estevam de Matos – Toninho Caroba (PSDC), não estava quite com a Justiça Eleitoral.
Em setembro do ano passado Toninho Caroba regularizou sua situação e por causa disso, requisitou a sua vaga, chegando a entrar com um Mandado de Segurança com pedido de Liminar, que foi negado pela Juíza Eleitoral.
Durante a discussão do mérito, através de uma consulta da Câmara à Justiça Eleitoral, a Juíza Regiane dos Santos afirmou em ofício que Caroba voltava a ser o primeiro suplente da coligação, na época dos partidos PRP – PFL – PDT, tornando-se nulo o ofício onde a Justiça Eleitoral afirmava ser Zé Pedro o Vereador apto a estar no cargo. Com base a Câmara convocou Caroba para assumir a sua vaga e por conseqüência, o mérito sub judice perdeu a questão da discussão.
Ao mesmo tempo Zé Pedro entrou com um Mandado de Segurança e também com pedido de Liminar, que foi concedido no dia 23 de janeiro, por volta das 18 horas, pela Juíza da 2ª Vara, Luciana Klat. Neste mesmo dia, Caroba havia assumido a vaga como Vereador e participado de uma Sessão Extraordinária.
No momento Caroba tenta retornar ao cargo através de um pedido de reconsideração e quanto a Zé Pedro, o mesmo espera a discussão do mérito de sua questão. A Câmara já prestou as informações necessárias e aguarda a manifestação do Judiciário quanto ao assunto.
Para o Presidente Gobetti a questão é unicamente jurídica. “Não há qualquer valor ou questão pessoal neste caso. Estamos procedendo conforme a lei e acho até que estamos criando situações que podem ocorrer com qualquer outro Parlamento Municipal. Qualquer outro comentário sobre o assunto é balela, é pura fofoca e não tem qualquer fundamento”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Janeiro
Índices refletem a constância do mês ao longo dos anos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, por intermédio da sua Assessoria de Imprensa, divulga os números da produção do Parlamento Municipal em janeiro de 2004. Segundo os funcionários mais antigos o último ano de gestão tem os menores índices.
Foram protocolados em janeiro 3 Projetos de Lei, 1 Projeto de Decreto Legislativo, 1 Projeto de Resolução, 45 Indicações, 3 Moções, 2 Requerimentos e 1 documento diverso. Não houve registro de Projetos de Lei Complementar e de Projetos de Emenda à Lei Orgânica.
Em janeiro foram 20 presenças em sessões, pois foi registrada apenas uma Extraordinária, no dia 23. Quanto as Visitas, o número chegou a 565, o que perfaz uma média diária de 28,25 pessoas/dia, computando que janeiro teve apenas 20 dias úteis, com início das atividades no dia 5.
Segundo os funcionários mais antigos o último ano de gestão e conseqüentemente ano de eleição registra os menores índices de produção, visto que o empenho dos Parlamentares é o de buscar votos entre o eleitorado. Esta tendência também reflete no Executivo, que por si só, envia menos proposituras.
Em suma pode-se analisar que os 2 primeiros anos de Vereança tem um grande números de protocolos, pois os Parlamentares, principalmente os novatos, estão contaminados pela euforia da eleição. A produção estabiliza no terceiro ano de mandato e sofre uma queda no quarto e último ano, quando ocorre novo pleito. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova parcelamento de multas
Valmir parcela multas de trânsito; Gobetti declara Tenda de Umbanda como Utilidade Pública

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou apenas 2 projetos, mais um em Regime de Urgência, dos 4 que constavam na Ordem do Dia da 1ª Sessão Ordinária de 2004, transcorrida na terça-feira, dia 3 de fevereiro. A sessão marcou também a posse dos suplentes Sebastião Fernandes – Tiãozinho do Restaurante (PSDC) e Roberto Commans (PT).
Tomaram posse na 1ª Sessão Ordinária do ano os suplentes Sebastião Fernandes – Tiãozinho do Restaurante (PSDC), na vaga do Vereador Celso Pereira (PSDB), que se afastou por 15 dias, alegando problemas de Saúde. O mesmo ocorreu com a Vereadora Madalena Fachini (PSB), que se afastou por 20 dias, também por problemas de Saúde.
Sebastião Fernandes se elegeu em 2000 pelo PSDB e hoje integra as linhas do PSDC. Pela Lei Eleitoral, a validade da suplência é pelo partido que se elegeu na última eleição. No caso de Fachini, Commans assumiu por fazer parte da coligação entre o PSB – PV – PT.
A Ordem do Dia teve início com um projeto em Regime de Urgência do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), que propõem o parcelamento das multas de trânsito dentro do município de Caraguatatuba e que são feitas pelo Ditran (Divisão Municipal de Trânsito). A proposta de Valmir era para o parcelamento em 3 (três) vezes, mas uma emenda do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), aumentou este parcelamento para 6 (seis) prestações. O projeto foi aprovado.
O segundo e último projeto a ser votado tem a autoria do Presidente da Câmara, Wilson Gobetti, que declara de Utilidade Pública a Tenda de Umbanda – Ogum Matinata. A propositura mereceu discursos acalorados e contundentes, com declarações favoráveis e contrárias ao projeto. Ao final a propositura foi aprovada por 14 votos favoráveis e 2 contrários.
Durante o Expediente, foram lidos 8 Projetos e um Veto parcial do Prefeito Antonio Carlos quanto ao Orçamento, além das licenças de afastamento dos Vereadores Celso Pereira e Madalena Fachini. Apenas uma Moção foi discutida e votada, de autoria do Parlamentar José Pedro Lucas (PTB). No intervalo foram lidas e encaminhadas ao Executivo 97 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Multas do Ditran serão parceladas
Valmir da Colônia observou o social neste projeto

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou em Regime de Urgência, na Ordem do Dia da 1ª Sessão Ordinária de 2004, projeto de lei que parcela as multas de trânsito dentro do município. Para o Parlamentar, a propositura atenta para o lado social das obrigações do cidadão.
De acordo com o projeto, as multas de trânsito, elaboradas pelo Ditran (Divisão Municipal de Trânsito), dentro do município de Caraguatatuba, serão parceladas em até 6 (seis) vezes.
As multas dentro do município e que forem feitas pela Polícia Militar ou a Polícia Rodoviária não terão este benefício.
Na redação inicial, o parcelamento chegava a 3 (três) parcelas, mas uma emenda de autoria do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), aumentou o parcelamento para 6 (seis) prestações.
Segundo Valmir a intenção é a de colaborar com o motorista, o cidadão e o contribuinte. “Devido a situação financeira, fica difícil pagar a multa de uma só vez. Sendo assim, dividir o pagamento em parcelas alivia um peso do infrator e não causa prejuízos ao Executivo”, disse.
Para o Parlamentar este projeto atenta para o lado social. “Este é o país da prestação. Tudo hoje em dia é comprado a prazo, de diversão a alimentação, passando pelas obrigações. Este projeto não enaltece ou inocenta o infrator, apenas dá maiores condições e não causa um rombo maior no orçamento do contribuinte do que os gastos costumeiros”, frisou.
Finalizando, Valmir diz que os turistas ou veranistas não terão problema em quitar as multas em parcelas. “Com o Cadastro Nacional de Multas todos receberão e poderão pagá-las normalmente. O projeto foi encaminhado para sanção e poderá ser vetado pelo Chefe do Executivo. A Prefeitura deverá definir como enviará os valores das multas para o pagamento em cota única e parcelas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Prefeito veta parcialmente projeto de jipe turismo

Ilhabela - A primeira sessão ordinária da Câmara de Ilhabela, além de inaugurar os gabinetes dos vereadores, serviu para leitura de cinco vetos (três integrais e dois parciais) enviados pelo Executivo de projetos propostos por parlamentares, inclusive os da chamada bancada de situação.
O principal deles refere-se à atividade de jipe turismo, de autoria do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB).
O prefeito Manoel Marcos (PTB) vetou parcialmente o projeto, por conta de um artigo que previa inspeção do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) nos veículos.
A alegação para o veto parcial seria de que a inspeção só poderia ser feita em São José dos Campos, e com isso, não haveria tempo hábil para os jipeiros se preparem para a temporada de verão.
O projeto foi encaminhado às comissões da Câmara para emissão de pareceres. Se aprovado pelos vereadores, o veto pode ser derrubado. (Fonte: Correio do Litoral)

Câmara aprova moção de repúdio à Sabesp

Ilhabela - Na primeira sessão do ano da Câmara Municipal, que aconteceu na última terça-feira, a Sabesp voltou a ser alvo de críticas dos vereadores. Neste sentido, o vereador Almir Mariano apresentou uma moção de repúdio ao órgão estadual, aprovada por unanimidade.
Na moção, protocolada na última sessão do ano passado, o vereador Almir Mariano cita o descaso da Sabesp às necessidades do município, a falta de cumprimento de contrato e vários constrangimentos à população.
Na justificativa, Almir diz que houve falta de água nos bairros da Água Branca, Armação, Pinto, Ponta Azeda, Morro Santa Tereza, Engenho D´Água, Cantagalo, Morro da Cruz, reino, Morro dos Mineiros e região alta da Barra Velha no auge da temporada. Ele também acusa a Sabesp de descaso na coleta e tratamento de água, salientando que apenas 5% dos domicílios na cidade, ou seja, cinco bairros são servidos pela rede de esgoto, enquanto que os 95% restantes não possuem os serviços e pagam a taxa de esgoto cobrada “indevidamente”..
Outra crítica do vereador é em relação às obras executadas pelas Sabesp nas principais ruas e avenidas da cidade. Ele diz ter recebido várias reclamações de munícipes das condições em que fica o calçamento depois da empresa executar os reparos, “deixando-o em péssimas condições, causando incomodo e até acidentes”.
“Semana passada houve um acidente de trânsito no sul da ilha em função das péssimas condições da SP-131 devido à falta de manutenção depois da execução das obras da Sabesp”, desabafou.
No uso da tribuna, o verea-dor Almir agradeceu aos demais vereadores pelo apoio recebido na aprovação da moção e “pregou” uma verdadeira cruzada à Sabesp, a ponto de lembrar da emenda nr.27/2001 a Lei de Diretrizes Orçamentária, de autoria do vereador Romeu Pedro Persch e reprovada na época, que previa a rescisão de contrato com a Sabesp e a municipalização da água, com a criação de órgão municipal para abastecimento de água e geração de saneamento básico. Almir lembrou ainda que as cidades de Limeira e Piracicaba romperam contrato com a Sabesp e hoje seriam exemplos da gestão municipal da água.
Já o vereador Luís Lobo, apesar de concordar com todo tipo de pressão a Sabesp, disse ser contra a municipalização da água.
“Devemos cobras a Sabesp em todas as instâncias até conseguirmos as melho-rias. A questão é operacional e não do órgão que cobre a região do Estado de São Paulo”, esclareceu o vereador Luís Lobo.
Na oportunidade, Almir deu vários apartes, entre eles ao vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, que disse que “a Sabesp é um órgão desmoralizado no município, e durante estes anos de atuação só arrecadou e não investiu em saneamento básico”.
A vereadora Dra Rita Janete de oliveira Gomes apoiou a iniciativa do vereador Almir Mariano e apontou a Sabesp como um dos “males crônicos de Ilhabela”. (Fonte: Imprensa Livre)

Abastecimento para o norte da Ilha

Ilhabela - Foi aprovado também na sessão de terça-feira o requerimento de autoria vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, solicitando à Sabesp a reativação da caixa d´água que abastecia as residências do bairro da Armação e vizinhanças.
Na justificativa, o vereador diz que há alguns anos o fornecimento e distribuição da água dos bairros da Armação e bairros vizinhos era feita através da caixa d´água e neste período os moradores não sofriam com a falta de água, principalmente nos feriados, fato que tem ocorrido ultimamente.
De acordo com Carlinhos, a reativação da caixa d´água irá amenizar a situação dos moradores que hoje sofrem com a falta de água e necessitam recorrer a serviços particulares pagos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Após 2 dias, homens são resgatados

São Sebastião - Dois homens foram resgatados no final da tarde de ontem no Parque Estadual da Serra do Mar, no bairro Juquehy, costa sul de São Sebastião, depois de passar dois dias perdidos na mata. Eles saíram para fazer uma trilha junto com mais duas pessoas. O local é considerado de difícil acesso.
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Sebastião, os dois se perderam do restante do grupo. Eles acionaram os bombeiros pelo celular.
A equipe de busca começou o trabalho pela manhã e teve o apoio de um helicóptero. Os homens foram resgatados por volta das 17h e não ficaram feridos.
Os bombeiros não souberam informar se os dois eram turistas ou moradores da região. Os nomes não foram divulgados. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião vota texto na terça-feira

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião deverá votar na sessão da próxima terça-feira projeto de lei do Executivo que proíbe que os veículos que transportam os chamados "turistas de um dia" estacionem em qualquer ponto da cidade.
O projeto do prefeito Paulo Julião (PSDB) limita o estacionamento dos veículos ao Balneário dos Trabalhadores, localizado ao lado da praia Grande e a cerca de 3 quilômetros do centro de São Sebastião.
Os motoristas e proprietários dos veículos terão que obter previamente a autorização da prefeitura para estacionar na cidade. Os infratores poderão ser punidos com multas e apreensão dos veículos.
"O objetivo é regulamentar o estacionamento, já que atualmente alguns ônibus e vans ficam escondidos. Além disso, com esse projeto queremos melhorar o trânstio na região central e otimizar a utilização do Balneário dos Trabalhadores", disse Julião.
Segundo o presidente da Câmara, Marcos Aurélio dos Santos (PTB), a tendência é que o projeto seja aprovado pelo Legislativo.
"É uma medida positiva, que trará segurança à cidade. Não se trata de impedir a entrada dos turistas de um dia, mas sim controlar e fiscalizar melhor esse tipo de turismo tão importante para o município."
REAÇÃO - Antes mesmo de ser votado, o projeto já está provocando polêmica na cidade. Para o presidente interino da Associação Comercial de São Sebastião, Fábio Aranha, se a matéria for aprovada poderá prejudicar o comércio da cidade.
"O comércio está apreensivo com este projeto polêmico. Com o estacionamento permitido apenas no Balneário dos Trabalhadores, o consumo feito pelos turistas de um dia em São Sebastião, que tem sido alto, poderá ficar limitado a apenas um local." (Fonte: ValeParaibano)

SABs afirmam que vão criar nova federação já na próxima semana
Mais duas sociedades de bairro anunciaram desfiliação da Facenorte por não concordar com eleição

São Sebastião - As Sociedade Amigos de Bairro do Pontal da Cruz (Sampoc), São Francisco (Asasf), Jaraguá (Asabaja), Praia Deserta (Asprad), Porto Grande (Samporg), Portal da Olaria (Ampo), Reserve Du Moulin (Sarem) e Canto do Mar (Sacamar), que anunciaram a desfiliação junto à Federação Facenorte, na tarde da última segunda-feira, afirmam que uma nova entidade será criada já na próxima semana.
No próximo dia 9, às 18h, na sede da Associação Sociedade Amigos do Bairro de São Francisco (Asasf), todos os presidentes estarão reunidos para discutir a elaboração do estatuto e a oficialização da entidade.
O nome mais provável da nova ONG (Organização Não Governamental) será “Federação Pró-Costa Norte”. Segundo o presidente da Sampoc, Daniel Bastos, o objetivo é ter uma federação integrada.
“Temos problemas comuns que hoje não são discutidos em grupo, como balneabilidade, segurança. Pra isso é que serve uma federação, trabalho em conjunto”, disse Bastos, na tarde de ontem.
O presidente da Asasf, Luiz Fernando de Oliveira Silva, também espera pela ampliação das discussões. “A gente quer unir forças na Costa Norte e região central para reivindicar e ter o retorno de todos os poderes. Até então, nunca tivemos isso”.
Conforme reportagem publicada na edição de ontem do Imprensa Livre, o principal motivo da desfiliação em massa foi a forma utilizada para eleição da nova diretoria da Federação Facenorte. Pelo menos dez entidades filiadas não teriam participado da escolha.
Além disso, as associações de bairro também consideraram a falta de reuniões periódicas, o que foi negado pela presidente reeleita Rosely Santaella. “As reuniões são realizadas, mas grande parte dos presidentes das SABs não aparece”, respondeu Rosely.
Ainda na mesma reportagem, a presidente da Facenorte disse que a desfiliação é fruto de “politicagem” e que a maio-ria das sociedades amigos não tem representatividade.
“Pra mim não representam bairro nenhum, pois como são funcionários do prefeito, não podem criticar. Isso é só porque somos contra a Lei de Uso do Solo. A Federação Facenorte tem como objetivo defender a população e o meio ambiente. Se querem sair, que saiam, pois a maioria é funcionário da prefeitura, com cargos comissionados e, além disso, alguns são candidatos a ve-reador”, declarou Rosely Santaella.
Ontem à tarde, a presidente da Asabaja, Flávia Oliveira, comentou as declarações da presidente da Facenorte. “A representatividade está em você fazer o trabalho junto à comunidade. No Jaraguá, temos um envolvimento muito grande. Realizamos reuniões todo mês e temos prestação de contas anual. Promovemos uma série de eventos, como Festa do Natal, Dia das Crianças, mutirões de limpeza, reuniões de prioridades do bairro e Festa Julina da Integração, além de um informativo”.
Flávia ainda destaca a transparência de sua eleição da Sociedade Amigos do Jaraguá. “Aqui foram três chapas, com 411 pessoas na votação. Tive 197 votos para ser eleita. Foi uma escolha muito democrática, com edital publicado no jornal”, relembra.
Luiz Fernando Oliveira acrescenta que, no Bairro de São Francisco, a participação dos moradores mostra a representatividade da própria associação. “Na primeira eleição, 275 pessoas votaram e depois fui reeleito. É só ver o que já foi feito aqui no bairro com a participação da sociedade amigos”, diz Oliveira.
O presidente da Sampoc, Daniel Bastos, considera que nenhuma sociedade amigos de bairro pode ser utilizada para fins políticos. “Antes de ser servidor, sou cidadão. Moro no Pontal desde quando nasci. Fiz uma eleição aberta, com um edital publicado com 30 dias de antecedência, e não uma escolha de fundo de quintal. Se não tivesse conseguido benefícios, não ficaria de novo, com 300 votos de diferença para o segundo colocado. Nossa política é social, em busca de melhorias”.
A eleição da Facenorte foi realizada no dia 27 de dezembro do ano passado, uma semana após a publicação de edital em jornal semanal da cidade. “Em plena véspera de festas publicaram um edital com letras pequenas, sendo que em uma associação composta por 13 sociedades amigos não fizeram nenhuma comunicação via telefone”, frisou o presidente da Asprad, Adriano Saraceni Bandeira.
Na última segunda-feira, após o anúncio de desfiliação de oito das 13 SABs filiadas, presidente da Facenorte, Rosely Santaella descartou qualquer irregularidade na escolha da nova diretoria, na qual foi reeleita no cargo de presidente. Ela também justificou-se dizendo que, por ter publicado edital, não precisaria comunicar as sociedades amigos de bairro por telefone.
As Sociedades Amigos de Bairro da Topolândia e do Topovaradouro/Praia Preta também já anunciaram que não fazem mais parte da Federação Facenorte. A reportagem do Imprensa Livre entrou contato com a presidente Rosely Santaella, por volta das 16h de ontem, mas recebeu a informação que ela teria viajado. (Fonte: Imprensa Livre)

Federação deve agregar e somar forças
Afirmação de Téo Balieiro, presidente da Pró-Costa Atlântica

São Sebastião - O presidente da Federação Pró-Costa Atlântica (entidade que reúne as principais associações de bairro da Costa Sul), Téo Balieiro, comentou, ontem à tarde, a desfiliação em massa na Facenorte, ocorrida no início da semana. De 13 SABs (Sociedade Amigos de Bairro) da Costa Norte e região central filiadas, dez abandonaram a ONG (Organização Não Governamental): Sampoc (Pontal da Cruz), Asabaja (Jaraguá), Asprad (Praia Deserta), Samporg (Porto Grande), Ampo (Portal da Olaria), Sarem (Reserve Du Moulin), Sacamar (Canto do Mar), Asasf (São Francisco), Sato (Topolândia) e Amovap (Topovaradouro e Praia Preta).
Para Téo Balieiro, a saída da maioria das SABs da Federação Facenorte foi provocada por divergências políticas. “É normal haver pressão por conta de questões partidárias, mas o interesse coletivo deve prevalecer. A federação deve agregar, somar forças”, declarou.
Balieiro ressalta ainda que tanto as sociedades amigos quanto as federações devem manter a independência. “As associações de bairro, às vezes, são usadas por pessoas e fins políticos, tanto que costumam eleger vereadores. Isso é normal, mas aqui na Costa Sul, tentamos evitar este tipo de influência.
O interesse de representar é legítimo, mas quando envolve a sociedade civil organizada, deve se ter todo o cuidado. As entidades não se formam por estatuto ou registro em cartório, mas pela conquista da credibilidade”.
Na opinião do presidente da Pró-Costa Atlântica, o interesse comum deve ser o principal ponto de trabalho. “O momento é delicado. Sem dúvida as divergências existem, mas o que tem que valer é o interesse de toda a sociedade”, concluiu.
Retrospectiva - As dez SABs da Costa Norte e região central anunciaram a desfiliação na tarde de última segunda-feira. O principal motivo apontado era a forma como foi realizada a eleição, no final do ano passado.
Segundo o presidente da Asprad, Adriano Saraceni, o edital de convocação foi publicado em jornal semanal da cidade no dia 20 de dezembro, sete dias antes da escolha da nova diretoria. Sem a participação da maioria das SABs, a atual presidente, Rosely Santaella, se reelegeu. “Só os autores do edital estavam presentes, como membros de diretoria de sociedade amigos. Isso gerou extrema surpresa por parte das associadas”, disse Saraceni.
Além disso, os presidentes das SABs reclamaram da falta de reuniões periódicas. Eles anunciaram a criação de uma nova federação, já a partir da próxima semana.
Rosely Santaella disse que as reuniões são realizadas mensalmente. “Grande parte dos presidentes não aparece”, afirmou. A presidente da Facenorte considera ainda que a desfiliação é fruto de “politicagem”. Os presidentes das SABs informaram que a reunião para definir a formação da nova federação será realizada na segunda-feira, 9, na sede da Asasf, no Bairro de São Francisco. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Federal e Ibama apreendem mais de uma tonelada de sardinha

São Sebastião - Mais de uma tonelada de sardinha foram apreendidas, na manhã de ontem, em operação conjunta de agentes da Estação Ecológica Tubinambás, órgão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Polícia Federal.
A sardinha, com nome científico sardinella brasi-liensis, estava na embarcação Rodmar, de São Sebastião. A carga era preparada para ser distribuída na região metropolitana de São Paulo. Ela estava armazenada em uma câmara fria em um depósito no bairro São Francisco, exposta para venda no varejo.
Segundo informações, o barco seria de propriedade de “Roberto”, da Ilha de Búzios, em Ilhabela. A Polícia Federal e o Ibama tinham denúncia e montaram a operação.
A pesca da sardinha está proibida do Cabo de São Tomé, no Estado do Rio de Janeiro, até o Cabo de Santa Marta, no Estado de Santa Catarina, desde 1º de dezembro de 2003 até 1º de março de 2004. Este período compreende o defeso, época da reprodução da espécie.
Autuação - A empresa que guardava a carga foi autuada em R$ 14 mil, mais R$ 10 por quilo do produto apreendido. A mercadoria foi distribuída ainda ontem, para a comunidade carente dos bairros Casa Branca, Morro do Algodão e Olaria, em Caraguatatuba.
A Polícia Federal irá instaurar inquérito com base no artigo 34 da lei 9.605/98, que trata de crimes cometidos contra o meio ambiente.
Participam da operação o delegado Dolival Quiles Correia, agentes federais André, Sandro, Luiz e Luciana. Pelo Ibama, o fiscal Roberto, analista ambiental Gerhard e o chefe da Estação Tupinambá, Osmar Correia. Na nossa região, além da sardinha, é também proibida a pesca do camarão, de 1º de março a 31 de maio de 2004.
A captura realizada nesta época destas espécies atinge as fêmeas “ovadas”. O defeso foi criado justamente para permitir a reprodução delas. (Fonte: Imprensa Livre)

“Lei dos Ambulantes” é aprovada após 1 ano e 3 meses de debates

São Sebastião - Um ano e três meses após o início da discussão, a nova lei que regulamentará o comércio ambulante na cidade já pode entrar em vigor. A Câmara de São Sebastião aprovou, ontem à noite, na primeira sessão do ano, o projeto de lei 095/2003, que trata das normas relativas à categoria.
Resta agora apenas a sanção do prefeito Paulo Julião, autor da proposta. Contudo, os vereadores incluíram 11 emendas, sete modificativas e quatro aditivas.
Conforme explicou o vereador Marco Antônio de Souza, com o projeto aprovado na noite de ontem, 13 leis e um decreto poderão ser revogados. “Que os ambulantes sejam tratados com respeito e dignidade. Nenhum outro projeto foi tão bem trabalhado quanto este, tanto que nesta discussão nasceu uma associação de classe”, enfatizou Souza.
A questão gera polêmica desde novembro de 2002, quando o então projeto de lei complementar 016/02 foi retirado da pauta de votação minutos antes da abertura de uma sessão extraordinária da Câmara, a pedido do prefeito Paulo Julião. Na época, ele justificou que o objetivo era promover melhor avaliação no interesse dos ambulantes e do município.
Desde então, uma série de reuniões envolvendo representantes da categoria e prefeitura foram promovidas pela Assessoria de Assuntos Comunitários. Em dezembro do ano passado, o novo projeto 095/2003 voltou à Câmara e, como da primeira vez, acabou retirado em cima da hora, pois os vereadores pediram dez dias de prazo para análise antes da votação.
Uma comissão parlamentar foi formada, tendo os vereadores Dalton José da Silva, Sérgio Pereira, José Irineu de Souza e Benedito Amâncio. Com o recesso parlamentar, a proposta só pôde voltar ao plenário na noite de ontem, na primeira sessão ordinária de 2004.
Ao contrário do que aconteceu em novembro de 2002, desta vez não houve protesto da categoria. Até porque poucos ambulantes acompanharam a votação.
Projeto e emendas - O projeto 095/2003 estabelece uma série de normas para o comércio ambulante, exercido por pessoa física ou jurídica. A categoria estará dividida em dez classes, desde a venda de lanches e bebidas até o comércio de roupas, chapéus, óculos de sol.
O ambulante poderá ter apenas um auxiliar, desde que comprove ser da família (até o 3º grau de parentesco ou cônjuge). No caso dos vendedores de alimentos, todos terão de utilizar avental ou guarda-pó e também chapéu ou lenço, protegendo o cabelo.
Além disso, o crachá de identificação será obrigatório, assim como a licença em local visível. A área de trabalho deve ser mantida limpa.
Ainda quanto à venda de alimentos, o uso de recipientes descartáveis e individuais é obrigatório. A fritura, o cozimento ou qualquer outra forma de manipulação deverá respeitar as normas sanitárias. Além destas, outras regras fazem parte do projeto de lei aprovado pela Câmara.
A emenda modificativa 01/03, de autoria do vereador Sérgio Pereira, determina que cada pessoa jurídica poderá obter ou renovar seis licenças ambulantes para a classe IX (sorvetes). Já a emenda modificativa 02/03, do vereador Carlos Borba, prevê que o ajudante (maior de 16 anos e menor de 18 anos) terá de apresentar, além dos documentos exigidos, autorização dos pais ou responsáveis e comprovante de matrícula na escola.
Para preencher novas vagas abertas na classe pessoa física será necessário comprovar residência e domicílio eleitoral por mais de cinco anos no município, de acordo com a emenda 04/03, dos vereadores Sérgio Pereira, Dalton Silva, José Irineu de Souza e Benedito Amâncio. Os mesmos vereadores fizeram a emenda 05/03, que restringe a venda de cangas, chapéus e óculos de sol somente nas praias.
Eles também apresentaram a emenda 06/03, para delimitar em 120 dias, entre fevereiro e março, a permissão ao comércio de redes, mantas e tapetes. Com a emenda aditiva 01/03, Sérgio, Dalton, José Irineu e Benedito Amâncio inseriram na lei a proibição de estacionamento de carrinhos de caldo de cana em frente a residências ou em locais que atrapalhem a atividade comercial e sossego público.
Para a ambulante Almezina Rodrigues, 43 anos, que trabalha com um carrinho na praia de Guaecá, a permissão do uso de isopor de apoio é um ponto positivo da lei. “Não poderão nos obrigar a andar com o carrinho, pois a areia é fofa e não tem como”.
José Bezerra Batista, 44 anos, também da praia do Guaecá, diz que a prefeitura terá de dar um tempo para a adequação. “Não podemos padronizar carrinhos de uma hora para outra, porque ninguém tem grana”, concluiu. O projeto foi encaminhado à sanção. (Fonte: Imprensa Livre)

Danylo Grillo é um dos “cabeças-de-chave” do WQS

São Sebastião - O surfista de São Sebastião, Danylo Grillo, entra direto no terceiro round do Hang Loose Pro Contest WQS 2004, na Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha.
Danylo é cabeça de chave, apesar de não ser top do WCT, (World Championship Tour, elite mundial), nem do WQS (World Qualifying Series, circuito classi-ficatório). O surfista é um dos quatro wild card (convidados). A escolha foi feita pelo patrocinador do evento, a Hang Loose, que também patrocina o atleta.
Estreando na 1ª bateria do 3º round, o surfista de Maresias terá como um dos adversários o atual campeão mundial do WQS e vencedor do Hang Loose em Noronha do ano passado, o catarinense Neco Padaratz.
A competição começou na terça-feira, com ondas de um metro. O prazo máximo para o término do evento é domingo, dependendo das condições das ondas.
O cabeça-de-chave número um do campeonato este ano é Guilherme Herdy, de Niterói (RJ) vencedor da primeira edição do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, no ano 2000.
Serão distribuídos US$ 75 mil em premiação e 1.500 pontos que vão garantir a liderança no ranking do WQS, que classifica quinze surfistas para a elite do ASP World Championship Tour (WCT).
A lista dos 32 surfistas é formada pelos quatorze atletas mais bem colocados nos rankings do WCT e do WQS no ano passado e mais quatro convidados, sendo dois indicados pelos organizadores de cada etapa e dois pelo escritório regional da ASP. Além de Grillo, foram convidados os surfistas Marcondes Rocha, de Alagoas, o vice-campeão brasileiro do SuperSurf, o carioca Anselmo Correia, e o australiano Dan Dignam.
O evento faz parte do “Nova Schin Board Games” , que teve a etapa de abertura em Maresias, no final do mês passado.

Hang Loose Pro Contest - cabeças-de-chave da 3ª

1 Neco Padaratz (Bra) e Danylo Grillo (Bra)
2 David Weare (Afr) e Leonardo Neves (Bra)
3 Adrian Buchan (Aus) e Kirk Flintoff (Aus)
4 Eric Rebiere (Fra) e Bruno Santos (Bra)
5 Greg Emslie (Afr) e Beto Fernandes (Bra)
6 Marcelo Nunes (Bra) e Jihad Kohdr (Bra)
7 Rodrigo Dornelles (Bra) e Travis Logie (Afr)
8 Guilherme Herdy (Bra) e Dan Dignam (Aus)
9 Victor Ribas (Bra) e Marcondes Rocha (Bra)
10 Marcelo Trekinho (Bra) e Bernardo Pigmeu (Bra)
11 Armando Daltro (Bra) e Jesse Merle-Jones (Haw)
12 Renan Rocha (Bra) e Dean Randazzo (EUA)
13 Raoni Monteiro (Bra) e Pedro Henrique (Bra)
14 Danilo Costa (Bra) e Yuri Sodré (Bra)
15 Paul Canning (Afr) e Fábio Gouveia (Bra)
16 Paulo Moura (Bra) e Anselmo Correia (Bra) (Fonte: Imprensa Livre)

O Som da Guitarra Invade o Municipal de São Sebastião

São Sebastião - Toninho Horta, um dos maiores guitarristas do mundo se apresentará amanhã, quinta-feira, 5, às 21 horas, no Teatro Municipal de São Sebastião e promete extrair o melhor som dos acordes. Toninho é conhecido por hipnotizar a platéia nos concertos, tanto pelo som único como pelas melodias inspiradoras.
Com mais de 20 discos lançados no Brasil e no Exterior, ele também é autor de clássicos como “Beijo Partido”, “Diana” e “Durango Kid”.
Aos 54 anos, e após viajar por países como Estados Unidos, onde esteve radicado em Nova York, Japão, Coréia e Europa, Toninho está preparando o “Livrão da Música Brasileira” que será um marco histórico para os apreciadores, pesquisadores e profissionais da nossa música. Trata-se de uma coletânea com 600 partituras dos principais compositores brasileiros. Toninho quer, ainda, colocar no mercado nacional toda a sua obra lançada apenas no exterior. O primeiro lançamento foi em dezembro de 2000, o álbum “From Ton To Tom”, uma sensível homenagem ao maestro Tom Jobim. Em 2001, lançou os CD’s “Quadros Modernos” – Toninho Horta, Chiquito Braga, Juarez Moreira e também “From Belo To Seoul”- Jack Lee e Toninho Horta. Já em 2002, aconteceu o relançamento do cd “Toninho Horta” com a participação do Pat Matheny , com licenciamento da EMI.
No seu projeto também está o lançamento do cd instrumental com o “Pé no Forró”, com os artistas convidados: Dominguinhos, Fagner, Elba Ramalho, Milton Nascimento, entre outros.
Neste show, Toninho fará um apanhado de sua carreira, não devendo faltar os sucessos já citados e outros como “Pedra da Lua”, “Céu de Brasília” e “Soccer Ball”, todos de sua autoria. (Fonte: PMSS)

Sulamericano de Laser reunirá velejadores de ponta

São Sebastião - Entre os dias 9 e 20 de janeiro, São Sebastião será sede para o Campeonato Centro-Sulamericano da Classe Laser, disputa considerada como a mais importante das Américas Central e do Sul na classe de monotipos.
Até ontem 190 barcos de 25 países já haviam confirmado a presença no evento, a maioria dos países da América do Sul, Bermudas, República Dominicana, Portugal, Espanha, Croácia, Eslovênia, Irlanda, Finlândia e Inglaterra.
Os maiores nomes mundiais da Classe têm presença confirmada, entre eles estão o brasileiro Robert Scheidt, hexa-campeão mundial e duas vezes medalhista olímpico; o português Gustavo Lima, atual campeão mundial; o representante olímpico argentino Diego Romero, atual campeão do Hemisfério Sul; o espanhol Luis Martinez, quarto colocado no último Mundial da Classe; o esloveno Vasilij Zbogar, atual campeão europeu; o croata Mate Arapov, que possui excelente colocação no ranking da ISAF; e todos os melhores velejadores brasileiros e da América do Sul em atividade na Classe, entre eles os brasileiros André Streppel, Andreas Perdicaris e a revelação Eduardo Couto, os chilenos Matias Seguel e Matias del Solar e os uruguaios Miguel Aguerre e Alejandro Foglia.
A expectativa deste campeonato está no novo duelo entre Robert Scheidt e Gustavo Lima. Gustavo venceu o Mundial de 2003, disputado na Espanha, ficando Robert com o vice-campeonato. Robert deu o troco durante o Campeonato Sudeste Brasileiro, recém terminado em Búzios. Ambos estão iniciando suas respectivas temporadas 2004 no Brasil e prometem bons resultados nas Olimpíadas de Atenas.
Durante a Semana de Vela, também realizada em São Sebastião, Schedit disse que o canal da cidade é seu lugar preferido para treinamento, pois conta com bons ventos, água limpa e correnteza, qualidades necessárias para a prática do esporte. “Estas características dão condições para que os velejadores desenvolvam uma técnica mais completa, necessária para a vela”. explicou o medalhista.
A Laser é considerada a Classe mais popular e numerosa do mundo e conta como nível 1 no ranking da International Sailing Federation, a ISAF - Federação Internacional de Vela.
A vela é o único esporte que possibilita a um iniciante competir na mesma raia que um esportista já conhecido por títulos e com anos de experiência. (Fonte: PMSS)

Equipe da Sub-Prefeitura visita o Montão de Trigo

São Sebastião - Uma equipe da Sub-Prefeitura da Costa Sul visitou na última segunda-feira, dia 2, a ilha do Montão de Trigo. A comunidade pesqueira local reivindica que sejam solucionados os problemas de energia. Segundo os moradores, as sombras de algumas árvores estariam dificultando a captação de energia solar por placas que foram fixadas há mais de quatro anos.
Eles também solicitam autorizações para realizar passeios de barco para a ilha. As embarcações saem das praias de Barra do Una, Juquehy e Barra do Sahy, Costa Sul do município. O pescador Celso Gilles de Souza explica que, quando a pesca está fraca, ele precisa de alternativa para o sustento de sua família e acrescenta: “Contamos com o apoio da Prefeitura de São Sebastião para que a nossa situação seja regularizada o mais breve possível”.
O assessor de Assuntos Comunitários, Benedito dos Santos, o Ditinho, assegura que já estão sendo tomadas medidas para atender as solicitações da comunidade. Além de Ditinho, estiveram presentes na visita: a assessora Rose Costa, o fiscal tributário Sílvio Vicente de Amparo, além dos membros do Conselho de Pesca, Lavínia de Matos e José Carlos dos Santos. Na oportunidade foram entregues cerca de 100 peças de roupa entre shorts, camisas, blusas e calças recolhidas pela dona Lavínia. (Fonte: PMSS)

Teatro de São Sebastião apresentará clássico de Molière

São Sebastião - Como parte da programação do projeto Teatro Vanguarda, que é realizado pela Prefeitura de São Sebastião em parceria com a TV Vanguarda, está em cartaz este final de semana, no Teatro Municipal, às 21 horas, a peça Tartufo, um clássico de Molière inscrito no século XVII.
Com Eduardo Moscovis, Ana Lúcia Torre, Vivianne Pasmanter, Leandra Leal, Ernani Moraes, Leonardo Maggiorin, Oberdan Júnior, Risa Landau, Renato Farias e Fred Benedini no elenco, a peça busca, através de uma linguagem cômica, uma profunda reflexão da realidade sobre a qual construímos nossas vidas, nossos lares, desejos e sonhos, despertando as pessoas para um país e um mundo melhor.
Traduzido por Guilherme Figueiredo, que dedicou parte de sua vida neste projeto, Tartufo aborda com rigor crítico e mordacidade sem paralelo, as relações humanas envolvendo religião, poder e ascensão social.
A peça tem como pano de fundo a aristocracia francesa e a burguesia empinheirada em luta, sendo a primeira para manter os privilégios adquiridos por direito divino e a outra por achar-se com direito a um outro status pela riqueza acumulada.
Nela, Molière desconstrói a hipocrisia da estrutura social da época, através da popular e sábia empregada, Dorina e consegue desmascarar o farsante Tartufo. Capaz de mentir, roubar, fraudar, especular e transgredir regras com o único objetivo de se dar bem, sempre utilizando o nome de Deus, Tartufo é o símbolo dessa bem comportada estrutura que usa, sem escrúpulos, todos os recursos a seu prazer.
A peça tem direção de Tonio Carvalho e a direção de produção é de Sandro Chaim.
Além do entretenimento cultural, as peças apresentadas em São Sebastião estão colaborando com a educação no município. Isso porque os ingressos, que custam R$ 40, têm desconto de 50% com doação de um livro.
Todos os livros são destinados à Secretaria da Educação, que já arrecadou mais de mil livros. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Surf News

Começou a temporada 2004

Ubatuba - O ano oficial da AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) começou exatamente como o ano passado terminou: com o domínio de André Rafael, que ficou com o título ao bater Ralph Solera na final e deixar o Dr. Adauto Júlio na terceira colocação. O Torneio Inter-Temporadas de Verão teve os participantes divididos em dois grupos na 1ª Fase. No Grupo "A", André Rafael terminou em primeiro e Rodrigo Lobo ficou em segundo. No Grupo "B", Ralph Solera passou na primeira colocação e o Dr. Adauto Júlio classificou-se em segundo. Nas Semi-Finais, Ralph venceu Rodrigo por 1x0 e André goleou Adauto por 8x0 (maior placar do campeonato). Na decisão de terceiro lugar, Adauto venceu Rodrigo por 3x1 e na grande final André ganhou de Ralph por 3x2, ficando com o primeiro título de 2004. Tom Pires ficou em 5°, o Dr. Alexandre Augusto terminou em 6° e Anderson Gomes completou os 7 primeiros colocados. A final foi uma espécie de revanche da Copa dos Campeões realizada em Dezembro, quando Ralph surpreendeu e venceu André por 3x1 e ficou com o título. Apesar da derrota na final, Ralph pôde comemorar a marca de 3 finais consecutivas desde a Copa dos Campeões (foi vice no Torneio Encerramento e agora também vice no Inter-Temporadas). O próximo evento promovido pela AUFM será a Copa Fonseca nos dias 14 e 21 de fevereiro. Mais detalhes no endereço www.futmesaubatuba.hpg.com.br

Perequê- Açu em ritmo de obras

Ubatuba - A Secretaria de Obras acionou a empreiteira para fazer os reparos na ciclovia da orla da Praia do Perequê-Açu que ficou parcialmente destruída em decorrência das fortes chuvas. A reforma está prevista para uma semana. O asfalto na Padre Manoel da Nóbrega também entra na fase final no trecho em parceria com o Governo do Estado que vai desde o Posto da Guarda Municipal até o trevo do Indaiá, de ligação com a rodovia BR-101. O prolongamento, sob responsabilidade da Prefeitura, já está com a base pronta para receber o asfalto. O trecho completa a pavimentação da principal avenida do bairro que tem o trecho antigo com pista de rolamento em bloquete desde a ponte sobre o Rio Grande.
Uma grande canalização com tubos, incluindo passagem sob a avenida Padre Manoel da Nóbrega, na altura da rua Perequê-Mirim, eliminou de vez um local de água parada e alagamento.
A rua Josias Ramos Nogueira vem recebendo uma limpeza geral para possibilitar o escoamento de água aproveitando a canalização existente. As valas ao redor do canal também foram desobstruídas pela Secretaria de Obras. A nova escola do bairro, com 12 salas, já foi licitada e sua construção foi iniciada.
Perequê-Mirim - Jeriel Rocha, Secretário de Obras, informa ainda que o asfalto no Perequê-Mirim terá continuidade após reunião com a comunidade que irá definir os trechos prioritários. “ O prefeito Paulo Ramos determinou que, após a conclusão dos trabalhos na estrada do Camburi, a equipe retorna para o Perequê-Mirim”, afirma o secretário. O acesso a Sesmarias e a conclusão da pavimentação, no Alto Ipiranguinha, estão também na programação da Secretaria , informa Jeriel. (Fonte: ACS-PMU)

Sexta-feira tem show na avenida. Sábado é dia de Frejat

Ubatuba - O grupo Reggae e Planta mostra todo seu balanço na Av. Iperoig nesta próxima sexta-feira,06, a partir das 22h00. Sábado é dia de Frejat, o ex-Barão Vermelho e domingo entra no palco o samba de raiz com Carolina Soares e Carlinhos do Cavaco. A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - Fundart providenciou os shows em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado.
Para o Carnaval, a Prefeitura de Ubatuba programou 5 bailes populares na Av. Iperoig com som mecânico e música ao vivo. Domingo e terça-feira, um verdadeiro salão de baile à moda antiga acontece no coreto da Praça da Matriz sob o comando da Ubatubanda e animação do bloco “Recordar é Viver” e participação, com certeza, de todo o público presente. As ruas laterais da praça serão bloqueadas para permitir maior espaço para diversão. O bloco Galo da Meia Noite faz sua tradicional apresentação na sexta-feira e da Caxorrada também confirmou presença nas ruas do centro e avenida. A idéia da Fundart é também incentivar o Carnaval nos bairros. No dia 14, sábado, o bloco “Boi Chorão”, do Sumidouro apresenta-se durante a realização da feira livre, na Praça BIP. No sábado de Carnaval o bloco vai para a Praia do Ubatumirim, no canto da Justa e domingo e terça-feira, o “Boi Chorão” volta para animar o Sumidouro. (Fonte: ACS-PMU)

Educação: meta é manter evolução

Ubatuba - “Desafio é manter o trabalho que vem sendo desenvolvido. O nosso compromisso é proporcionar o sucesso de cada aluno pois todos, família e comunidade ganham com isso. Sem professor não existe educação e o Plano Decenal , já aprovado, nos dá a certeza de planejar a educação com critério e realismo”, afirmou o prefeito Paulo Ramos durante a abertura do ano letivo na noite de segunda-feira, na escola Tancredo de Almeida Neves.
Para o secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita, os números falam por sí. De 7.300 alunos em 2000 contamos hoje com 12.3000 na rede municipal. Os passes escolares saltaram de 15 para 30 mil mensais; os alunos transportados de 6 para 12 mil mensais e merendas escolares de 15 para 22 mil por dia. Neste período foram construídas 66 salas de aula. O secretário fez menção ainda a outras conquistas do setor como convênio com a Unitau, com a ORSA, Lego Dacta e do método Alfa e Beto além do fornecimento de mais de mil alunos carteiras de identificação para alunos da rede municipal em parceria com o Programa Poupatempo, do Governo do Estado. (Fonte: ACS-PMU)

Secretaria de Emprego e Renda de São Paulo oferece cursos para Ubatuba

Ubatuba - A Assessoria de Assuntos Comunitários, O Fundo de Solidariedade,e Associação Comercial estarão recebendo Cursos da Secretaria de Estado Emprego e Renda de São Paulo através do Instituto Redenção/SP, cursos de qualificação e requalificação a serem ministrados no início do mês de Março.
Foram destinadas 60 vagas para a Associação Comercial. Os Cursos com o apoio dos órgãos da Prefeitura serão 190 vagas para artesanato em retalhos, 30 para artesanato em madeira, 30 para corte e costura totalizando 250 vagas. Terão também 60 vagas para recepção e atendimento, 60 para auxiliar administrativo e 30 para confecção de pães e bolos caseiros. Os cursos serão ministrados na Praça Bip na Cantina da Prefeitura, no Sol Nascente e Secretaria de Assuntos Social As pessoas que fizerem o curso receberão diploma e serão cadastradas pela Associação Comercial para que depois possam ser inseridas conforme as necessidades do mercado de trabalho.
As inscrições serão feitas a partir do dia 02 de fevereiro na Assessoria de Assuntos Comunitários-Rrua Gastão Madeira 120 - de 2ª a sexta, das 08 as 12 e das 14 as 16 horas com Rosa , José ou Kátia. (Fonte: ACS-PMU)

Dengue um perigo constante

Ubatuba - Agora que estamos em pleno verão e com chuvas o perigo da Denguie se torna maior. O mosquito coloca seus ovos em recipientes com água acumulada . Confira se em sua casa tem algum objeto que possa transformar- se em criadouro do mosquito da DENGUE.
O combate á dengue tem que fazer parte do seu dia a dia . Não podemos relaxar. Os ovos do mosquito continuam vivos por até um ano. Se não combatermos a dengue todos os dias, o problema vai continuar.
A DENGUE é transmitida pelo mosquito do Aedes Aegypti infectado com o virus. Estes mosquitos costumam picar durante o dia , principalmente no início da manhã e no final da tarde.Os sintomas da Dengue são febre , dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. A pessoa que contrair a doença deve procurar o serviço de saúde , evitar o uso de medicamentos á base de ácido acetil salicilico, como aspirina AAS, melhoral, dentre outros e deve ingerir muito líquido.
A única maneia de prevenir a DENGUE é impedir a reprodução do mosquito. Se cada um fizer a sua parte a dengue vai acabar. Converse com sua família, seus vizinhos, pois o mosquito voa de uma casa para a outra, e coloque em prática os cuidados para impedir a formação de poças de água, como em pratos de plantas, calha no telhado, caixa d’água, bebedouros de animais, piscinas de plástico, potes, garrafas , latas, baldes , bacias. Qualquer objeto ou lugar que a acumule água, deve ser observado para que acumulo de não seja um criadouro do mosquito da DENGUE. A única maneira de evitar a DENGUE é eliminar os possíveis criadouros, por isso é necessária a colaboração de toda a comunidade. A prefeitura nem nenhum órgão público pode monitorar o interior das casas de cidadãos , por isso a responsabilidade é de todos. Não vamos dar mole para o mosquito da DENGUE, a única maneira de fazer isto é evitando sua procriação.
grupo Reggae e Planta mostra todo seu balanço na Av. Iperoig nesta próxima sexta-feira,06, a partir das 22h00. Sábado é dia de Frejat, o ex-Barão Vermelho e domingo entra no palco o samba de raiz com Carolina Soares e Carlinhos do Cavaco. A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - Fundart providenciou os shows em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado.
Para o Carnaval, a Prefeitura de Ubatuba programou 5 bailes populares na Av. Iperoig com som mecânico e música ao vivo. Domingo e terça-feira, um verdadeiro salão de baile à moda antiga acontece no coreto da Praça da Matriz sob o comando da Ubatubanda e animação do bloco “Recordar é Viver” e participação, com certeza, de todo o público presente. As ruas laterais da praça serão bloqueadas para permitir maior espaço para diversão. O bloco Galo da Meia Noite faz sua tradicional apresentação na sexta-feira e da Caxorrada também confirmou presença nas ruas do centro e avenida. A idéia da Fundart é também incentivar o Carnaval nos bairros. No dia 14, sábado, o bloco “Boi Chorão”, do Sumidouro apresenta-se durante a realização da feira livre, na Praça BIP. No sábado de Carnaval o bloco vai para a Praia do Ubatumirim, no canto da Justa e domingo e terça-feira, o “Boi Chorão” volta para animar o Sumidouro. (Fonte: ACS-PMU)

Luiz Bischof na convenção nacional do PRTB

Ubatuba - No dia 1º de fevereiro, na sede nacional do PRTB, na Capital paulista, representantes de todos os Estados brasileiros, participaram da Convenção Nacional do partido, para elegerem o novo diretório nacional.
Ubatuba foi representada pelo presidente local do PRTB, o empresário Luiz Bischof que, em discurso proferido na tribuna, apontou os principais problemas e expôs os seus planos e objetivos na condição de pré-candidato ao cargo de executivo da Cidade.
A platéia era composta por deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, delegados regionais do PRTB, além de membros de outros partidos, destacando-se a presença do secretário do governo municipal de São Paulo, Rui Falcão (PT), na foto com Luiz Bischof e Levy Fidelix.
O presidente nacional do PRTB - Levy Fidelix - ressaltou, em depoimento exclusivo, que o partido vai eleger o futuro prefeito de Ubatuba. Segundo ele, a cidade precisa resgatar o charme e a qualidade de vida do passado.
Levy afirma ainda que o PRTB quer que a população de Ubatuba tenha a segurança de morar numa cidade que terá um prefeito que a ama e que trabalhará incessantemente pelo seu progresso e desenvolvimento.

Artigo Topo

O fulcro da questão

Os Estados Unidos sempre se posicionaram contra o desenvolvimento do Brasil. Eles nos querem fornecedores de matéria prima. Vargas arrancou a fórceps a usina de Volta Redonda, numa manobra que caracterizou bem a sua maneira de agir. O toma lá dá cá nos colocou na Segunda Guerra Mundial, contra o eixo, com quem Vargas há muito flertava. O que aconteceu depois do conflito, quando os Estados Unidos tornaram-se a maior potência do ocidente e puderam desenvolver amplamente a vocação intervencionista, passou batido para a maioria dos interessados em explicar a conjuntura brasileira. Foge-se do fulcro da questão. Os americanos eram e são contra o Brasil industrializado, isso é sabido. Só aceitaram participar dos planos de Juscelino, e trazer suas fábricas para cá, após verificar que a Europa e o Japão estavam entrando com vigor total em seu quintal. Boicotaram no passado nossas pretensões, estão boicotando agora e continuarão fazendo isso no futuro. Trata-se de política de Estado, independente do poder estar nas mãos de republicanos ou democratas. Não interessa aos Estados Unidos que se desenvolva um concorrente ao Sul do México. Eles não moverão uma palha para nos ajudar, embora afirmem o contrário, cabe a nós virar o jogo. Dada a miopia tapuia, cujos governos sempre atenderam aos interesses da minoria, a estratégia americana de solapar projetos desenvolvimentistas está dando certo e, no momento, estamos nos encaminhando para mais alguns séculos de dependência, a um custo humano incomensurável. A elite brasileira, isto é, o lado beneficiado com o processo, como os avestruzes, esconde a cabeça e finge de nada saber. O desmonte das pretensões nacionalistas começou a efetivar-se com o sucateamento da educação pública, após os militares instalarem-se no poder para nos salvar das garras de Moscou, o que é uma falácia das maiores, a classe media brasileira abominava o comunismo. O que Washington via como perigo era um Brasil educado. Jovens da periferia das grandes cidades estavam sendo preparados para encontrar uma forma brasileira de pensar o mundo. O país logo iria ser capaz de desenvolver tecnologia. Os americanos tremiam ao ver o exemplo do ITA. Imaginem se tivéssemos criado não um, mas cem, duzentos projetos parecidos. Esse seria o meio de nos tirar do brejo onde atolamos qual vaca. Mantido - e ampliado - o sistema educacional, em alguns anos, isto é hoje, o Brasil estaria competindo no mercado internacional em escala ampla, como faz nas áreas que lhe foram franqueadas. Teríamos fábricas brasileiras, faturando para o Brasil. Em substituição a essa possibilidade, os governos, militares e pós-militares sem exceção, fizeram o jogo de Washington e o país caminhou. Para trás, como os caranguejos. A educação eficiente foi tachada de exclusivista, em seu lugar criaram o que temos hoje, que prefiro não comentar. Que futuro nos espera? O que não é visto pela sociedade é que para Washington, a verdadeira e única subversão, está na educação. Dos comunistas eles se livraram, mas como iriam livrar-se de jovens empreendedores criando indústrias competitivas? Continuaremos exportando soja, como fizemos com o açúcar, com a borracha, com o café e com outros produtos agrícolas cujos preços são fixados nas bolsas de mercadorias da Europa e dos Estados Unidos. O café é um bom exemplo. É um dos produtos mais lucrativos da Alemanha o maior produtor de café solúvel do mundo. O café em grãos, matéria prima do solúvel, é comprado do Brasil. Ao comparar os preços do produto bruto e do industrializado, verifica-se a razão da prosperidade da Alemanha e da pobreza brasileira. No cômputo final, um operário alemão recebe por mês mais do que recebem dois engenheiros brasileiros. Sem política educacional continuaremos aumentando os muros das casas, para nos proteger dos excluídos, enquanto continuam chegando aviões lotados de brasileiros deportados dos Estados Unidos...

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Cruzeiro

Praia do Cruzeiro
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor