Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2004 - Nº 968 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Balanço da temporada aponta hotéis cheios este ano no Litoral Norte
Cetesb registra melhoria nas águas em janeiro
Quatro presos com armas na região


Caraguatatuba
Caraguá traz baianos para o Carnaval
Justiça anula nomes para CPI em Caraguá
1,3 mil se inscrevem para 20 vagas na Ditran
Escola da Família promoveu, no Indaiá, ‘Dia da Escola na Praia’
Oficinas de máscaras de carnaval entram na última semana
Câmara discute Micareta e nome de rua
Formatura dos alunos de Letras
Módulo recepcionam alunos e professores com atividades
Clima de integração nas Faculdades Integradas Módulo


Ilhabela
Socorristas Voluntários começarão a atuar já no Carnaval
Água Branca e Engenho D`Água ganham pavimentação
Pedreiro é preso, acusado de estuprar deficiente mental


São Sebastião
SABs abandonaram Facenorte por não conseguirem alterar estatuto
Adolescente some no mar em Cambury
Câmara quer realizar duas sessões por semana
Prefeitura prepara RAP para depósito de lixo na Costa Norte
Barra do Una discute o Plano Comunitário Municipal
São Sebastião vota projeto de cadastro
OAB apóia projeto de cadastro de trabalhadores da construção civil
Clássico de Molière lota o Teatro Municipal
Atriz se envolve em acidente no centro de São Sebastião
Melhores do mundo estarão em São Sebastião


Ubatuba
Turistas são roubados em praia de Ubatuba
Assaltantes roubam carro, sofrem acidente e conseguem fugir
PM temporário é flagrado dirigindo sem habilitação após acidente

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Balanço da temporada aponta hotéis cheios este ano no Litoral Norte
Rede comemora aumento de 60% para 80% em ocupação de leitos; expectativa para o Carnaval é de 1,5 milhão de turistas

Litoral Norte - A rede hoteleira do Litoral Norte considerou satisfatório o movimento de turistas na alta temporada. Entre os meses de dezembro e janeiro, a ocupação foi de até 90%, índice superior ao verão passado.
O movimento maior obrigou os hotéis a aumentarem o quadro de funcionários em até 50%, segundo a rede. A maioria dos empregados é temporária mas pode ser efetivada, segundo os hoteleiros.
A animação dos empresários promete se estender até o Carnaval, quando são esperados mais de 1,5 milhão de visitantes na região e a lotação de todas as vagas disponíveis.
Segundo a diretora da Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba, Miriam Patituci, a média de ocupação foi de 80% na temporada.
"A rede tem movimento todos os dias e está lotada nos finais de semana. No ano passado, a chuva atrapalhou o movimento e tivemos um índice de apenas 60%", disse.
Para a diretora, o período de hospedagem nos hotéis e pousadas também aumentou de três dias para até sete dias.
"Por causa do mau tempo, no ano passado, tivemos vários cancelamentos de reservas. Este ano, os turistas passaram mais tempo na cidade aproveitando as férias", disse a diretora.
A Associação de Hotéis de Ubatuba registrou um aumento de 10% no número de hospedagens comparado ao último período.
"O índice poderia ser melhor se tivesse feito sol durante todo o mês. Registramos 80% de ocupação contra 70% do verão passado", disse o consultor da associação, Edgar Marques.
O vice-presidente da Associação de Hotéis de Maresias, na costa sul de São Sebastião, Marco Perrotti, afirmou que o movimento foi bom, apesar de ter sido igual ao ano passado.
"O mês de janeiro sempre é o alvo dos turistas que querem aproveitar o máximo de tempo na praia. Apesar de ter sido uma boa temporada, a ocupação foi entre 70% e 90%, igual ao verão passado", disse.
O ValeParaibano entrou em contato na tarde de ontem com a Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela mas nenhum representante foi localizado para comentar o assunto.
COMÉRCIO - Se para os hotéis a temporada gerou lucro, para o comércio o movimento não foi tão satisfatório, segundo a ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Caraguá.
Segundo o presidente da ACE, Jorge Washington, tiveram mais faturamento a rede hoteleira, os restaurantes, quiosques e postos de combustíveis.
"Em dezembro, o movimento é muito bom para todas as categorias por causa das compras de Natal. Em janeiro, há uma queda para os lojistas e outros setores", disse.
Washington afirmou que o índice negativo pode ser visto na queda de arrecadação da própria associação e nas reclamações dos comerciantes.
"Não sei dizer o quanto reduziu o movimento mas este verão está pior que o último. Os próprios moradores páram de consumir neste período", disse Washington. (Fonte: ValeParaibano)

Cetesb registra melhoria nas águas em janeiro

Litoral Norte - Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) divulgou balanço preliminar sobre a balneabilidade de 80 praias da região durante o mês de janeiro. Nele, segundo a companhia, houve sensível melhora na qualidade das águas, em comparação com o mesmo mês de 2003.
Janeiro é alvo de análises mais completas, por ser o mês de maior concentração de pessoas na região. Mas em março, conforme a Cetesb, um relatório completo sobre a qualidade de todas as praias analisadas no litoral será divulgado.
De acordo com Cristina Camolez, do setor de águas litorâneas, no quadro geral a situação das praias melhorou no início deste ano, comparada a 2003. Ela explica que a coleta é feita semanalmente para analisar a quantidade da bactéria enterococos - encontrada em fezes humanas “A coleta é feita por cinco semanas, e se em três, por exemplo, ocorrerem amostras acima de 100 unidades formadoras de colônia em cada 100 mililitros de água, a praia está imprópria”, explica Cristina.
Camolez lembra ainda que, se após quatro amostra-gens dentro dos limites, a quinta apresentar índices acima de 400 unidades, a praia também é classificada como imprópria.
Segundo a Cetesb, em Ilhabela, 55% das praias no município apresentaram melhora, na comparação com o ano passado. A exceção ficou com as praias Armação, Portinho e Pinto, que apresentaram queda na qualidade da água no mesmo período.
Já em Ubatuba, de acordo com o balanço, 8% do total de praias apresentou melhora. Mas a alta concentração de turistas na praia Picinguaba fez com que o local permanecesse com a qualidade da água imprópria.A praia, uma reserva ecológica, comparado a 2003, ainda está 4% abaixo do normal.
Ainda conforme a avaliação da Cestesb, além de Picinguaba, em Ubatuba, Prainha e Indaiá, ambas em Caraguatatuba, apresentaram queda na qualidade da água em janeiro. São Sebastião, em um índice que poderia ser histórico, segundo a companhia, apresentou melhora na qualidade do mar nas praias Porto Grande, Cigarras e Arrastão, nas costas centro e norte do município, em que habitualmente há problemas de balneabilidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Quatro presos com armas na região
Tipo de crime, que deixou de ser afiançável, tem colaborado com lotação carcerária

Litoral Norte - Quatro pessoas foram presas na região portando armas, em dois flagrantes registrados na madrugada de domingo e manhã de ontem. Os crimes foram atendidos pela Polícia Militar, que teria evitado roubos, uma vez que os quatro seriam suspeitos de assaltos na área.
O primeiro flagrante foi em Maresias, na Costa Sul. A Polícia Militar recebeu informações de que ocupantes em uma moto estariam armados. A dupla foi localizada na rua Pedro Simões Filho e uma revista pessoal revelou dois revólveres, de calibres 38 e 32, sendo ambos municiados.
G.A.T., 24 anos, de Boiçucanga, e J.C.S.C., 32 anos, de Cambury, foram conduzidos à delegacia, onde ficaram presos por porte ilegal de armas. Segundo a polícia, os dois confessaram que iriam roubar em Maresias.
Mais armas - Na manhã de ontem, foi a vez da prisão de R.G.J., 32 anos, e P.R.S.M., 36 anos. A atitude deles em frente a um mercado no Canto do Mar levantou suspeita de um policial civil, que tomava um café no estabelecimento.
O policial, que estava de folga, pediu ajuda da Polícia Militar. Dois revólveres, calibres 38 e 44, estavam com eles. Os dois teriam passagens pela polícia. Um deles teria saído há cerca de três meses da cadeia por tráfico de drogas. Há suspeita de que eles possam ter envolvimento em roubos que estão ocorrendo na região da divisa de Caraguatatuba e São Sebastião.
Os quatro ficaram recolhidos na cadeia. A nova legislação, em vigor há menos de dois meses, acabou com a fiança neste tipo de crime.
Aumenta em 5% o número de presos após nova legislação - Aumentou em aproximadamente 5% o número de presos na região após a nova legislação federal, intitulada Estatuto do Desarmamento, entrar em vigor desde dezembro do ano passado. O porte ilegal de armas deixou de ser afiançável. Esta é uma das razões das cadeias da região estar sofrendo lotação rápida.
Na última sexta-feira, a cadeia de São Sebastião estava com 198 detentos. Ontem, este número subiu para 208 pessoas dividindo um espaço para abrigar 60. Autoridades policiais querem um CDP (Centro de Detenção Provisória) na região e afirmam que a construção depende de discussão política. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Caraguá traz baianos para o Carnaval

Caraguatatuba - Duas bandas da Bahia vão agitar os turistas durante o Carnaval de Caraguatatuba. As atrações são o Exaltasamba e a Companhia do Pagode. A previsão da Secretaria de Turismo é receber mais de 500 mil pessoas nos cinco dias de folia.
O Exaltasamba vai se apresentar no sábado, dia 21, e a Companhia do Pagode fecha o Carnaval na terça-feira, dia 24. O palco dos espetáculos será a praça de Eventos, na avenida Arthur Costa Filho (avenida da Praia), no centro. Os shows são gratuitos e acontecem após as 23h.
Além das bandas, os foliões terão cinco dias de festa com a banda Tropical, que vai se animar as cinco noites até as 4h, no centro.
A folia da região central terá ainda o desfile dos blocos de embalo no sábado e domingo, a partir das 17h, e o tradicional Carnaval de Antigamente com bailes e bonecões.
A programação de Caraguá também conta com o desfile do bloco "Devotos da Cheirosa" e o trio-elétrico Ô Bahia, na praça do Coreto, na rua Maria Carlota, no bairro Massaguaçu. (Fonte: ValeParaibano)

Justiça anula nomes para CPI em Caraguá

Caraguatatuba - A Justiça de Caraguatatuba anulou na última sexta-feira a formação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura o suposto esquema de mau uso do dinheiro público na compra de computadores pela prefeitura. A Câmara terá que fazer uma nova escolha de três vereadores --desta vez por sorteio-- para retomar a investigação. Em dezembro, os membros da CPI, Aurimar Mansano (PTB), Juarez Pardin (PPS) e Omar Kazon (PL), foram indicados pelo presidente da Câmara, Wilson Gobetti (PPS). A anulação foi em razão de mandado de segurança encaminhado pela vereadora Madalena Fachini (PSB). A assessoria de imprensa da Câmara informou na tarde de ontem que não havia recebido a determinação judicial. (Fonte: ValeParaibano)

1,3 mil se inscrevem para 20 vagas na Ditran

Caraguatatuba - O concurso para preencher 20 vagas para o cargo de agente de trânsito da Ditran (Divisão de Trânsito de Caraguatatuba) recebeu mais de 1,3 mil inscritos. As provas ainda sem data marcada ocorrerão este mês, segundo informações do diretor Celso Rapaci. “Nossas expectativas foram superadas em 30%, pois esperávamos mil inscritos”, revela.
Cada agente receberá o salário de R$ 738,00 mensais mais R$ 150,00 de vale-alimentação. Os 20 primeiros colocados farão curso de capacitação no mês de março, com aulas práticas e teóricas, e começam efetivamente o trabalho de rua no início de abril. “Este concurso já era para ter sido realizado no ano passado, pois a cidade cresceu e não estávamos mais conseguindo atender toda demanda”, esclarece Rapaci.
A Ditran atua desde janeiro de 1999, com 24 agentes de trânsito. Os novos agentes trabalharão ajudando na travessia em frente às escolas, em eventos, e conforme a necessidade da cidade. “A Santa Casa é um local onde o trânsito precisa ser orientado o dia todo”, relata.
“Em cinco anos de atuação, conseguimos diminuir o número de acidentes, mesmo com a frota da cidade crescendo. Em 1999, a cidade registrou 589 acidentes de trânsito e em 2003 houve queda de 15% com 513 acidentes”. (Fonte: Correio do Litoral)

Escola da Família promoveu, no Indaiá, ‘Dia da Escola na Praia’

Caraguatatuba - A praia do Indaiá, em Caraguatatuba, recebeu dezenas de estudantes da rede estadual de ensino no último domingo. Eles participaram do projeto “Dia da Escola na Praia”, que é uma iniciativa do Programa Escola da Família, realizada pela Diretoria de Ensino de Caraguatatuba. No evento, estiveram reunidas sete escolas da cidade, que estão localizadas próximas à praia.
Praticando atividades esportivas e culturais, professores, pais e alunos se integraram durante todo dia, onde dividiram espaço com o “Agito Vanguarda”, que estava encerrando suas atividades da temporada no Litoral Norte. De acordo com Laércio Albaricci, a TV Vanguarda foi parceira nessa iniciativa, pois permitiu que os estudantes realizassem as atividades no espaço montado pela emissora para a programação de verão.
Segundo a supervisora de ensino Maria Margarete Cordioli, responsável pelo programa na região, a idéia de levar os alunos para a praia foi uma maneira de aproveitar um pouco o verão e também ver como as escolas estão se organizando.
Desta maneira, cada unidade ficou responsável por organizar uma atividade para trazer. Além disso, algumas das escolas fizeram competições entre si. Futebol, Voleibol e badminton (esporte realizado com raquetes e petecas) foram algumas das modalidades esportivas apresentadas no local durante a manhã. No período da tarde, atividades culturais, entre elas, apresentações de dança, foram atrações da vez.
Houve também um trabalho de conscientização. Uma das escolas participantes, está realizando um projeto na escola, que faz parte do Game Superação Jovem, que atende estudantes de 14 a 18 anos. Nele, os jovens podem escolher temas e refletir sobre isso, sobre ele mesmo e seu futuro. No caso da escola Alcydes, o trabalho desenvolvido chama-se Viva vida, que tem como objetivo a preservação do meio ambiente.
Eles já haviam desenvolvido algumas práticas dentro da escola e passaram isso para as pessoas que estavam na praia, com a distribuição de folhetos informativos. Laércio Albaricci diz que foi a primeira vez que os estudantes do programa realizaram uma atividade na praia. “Realizar isso nessa época do ano é bem propício, porque muitas pessoas que integram o “Escola da família” já estão na praia, devido à temporada”. (Fonte: Imprensa Livre)

Oficinas de máscaras de carnaval entram na última semana

Caraguatatuba - As oficinas de máscaras de carnaval enfeitarão as festas de carnaval promovidas pela prefeitura de Caraguatatuba. O curso é ministrado pelo artista plástico Jac Costa e 34 pessoas participam das aulas. Até o dia 20 de fevereiro, os enfeites devem estar colocados no Centro e na região Norte da cidade.
A quarta oficina de empapelamento promovida pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) entrou em sua última semana.
As máscaras, alegorias e bonecões de carnaval, feitos pelos alunos da oficina, vão enfeitar os coretos da Praça Cândido Motta, no Centro e do bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. Os bonecões vão animar os bailes de carnaval da cidade, entre eles Bié, Filó, Biló e Ritinha. Tradicionais, eles possuem até crachá da Fundacc , com a função de animadores de festa.
Segundo o artista plástico e coordenador do curso, Jac Costa, os enfeites serão colocados a partir do dia 17. “Até o dia 20 os coretos estarão prontos para a folia”, disse Costa. “Não sabemos o número exato de máscaras e bonecões, pois ainda estamos em produção. No ano passado, só de máscaras foram mais de 30”. Além de confeccionar máscaras e bonecões novos, os alunos recuperam os artefatos usados nos anos anteriores.
Para a aluna Bruna Letícia Santos de Oliveira, de 8 anos, é muito gratificante preparar os enfeites do carnaval. “Este é o primeiro ano que participo”, orgulha-se Bruna. “É muito legal saber que o meu trabalho estará exposto nos coretos”, ressalta.
Ao todo, 34 pessoas participaram das duas turmas das oficinas, uma no período da tarde, e outra, na parte da noite. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara discute Micareta e nome de rua
Legislativo declara entidade de Utilidade Pública e dá nome de “marronzinho” para rua

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, na sua 2ª Sessão Ordinária semanal, que se realiza em 10 de fevereiro, terça-feira, discute projetos de autoria de seus Vereadores. Ao todo são 4 projetos que vão de denominação de ruas a declaração de Utilidade Pública.
Projetos que constavam na Ordem do Dia da sessão anterior voltam a pauta. Da Vereadora Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB) são 2 projetos; O que declara de Utilidade Pública a entidade Rosacruz de Caraguatatuba e que denomina de Ivo Gonçalves Relva a atual avenida Hum, no Jardim Britânia, na zona sul da cidade.
Do Vereador Omar Kazon (PL), propositura comemora a “Semana da Micareta” e a inclui como festividade oficial do município, com direito a inclusão no calendário da cidade. Finalizando o Vereador João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL), denomina José Francisco dos Santos a atual rua Projetada D, no bairro do Pegorelli, na zona sul de Caraguatatuba.
A Sessão Ordinária semanal tem início às 19h30, com entrada franca para toda a população. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Formatura dos alunos de Letras

Caraguatatuba - Os alunos do curso de Letras das Faculdades Integradas Módulo formaram-se no último dia 31, no auditório Ângelo Nogueira Fonseca, com uma cerimônia que reuniu familiares, amigos e professores.
O paraninfo da turma, Prof. Ms. Hélio Rosa de Miranda e a patronesse Profa. Dra. Sílvia Cristina de Oliveira Quadros foram homenageados pelos alunos, bem como a Profa. Ms. Sandra da Silva Mitherhofer e o Prof. Ms. Wellington de Oliveira. Os alunos também homenagearam a funcionária Maria Laura Passos de Barros.
A Faculdade prestou homenagens à aluna Luciana Aparecida da Silva pelo trabalho dissertativo “O resgate da identidade lingüística do Caiçara”; considerado o melhor da turma e; ao aluno Sinésio Pinto de Carvalho Filho, pelo melhor desempenho.
Durante a cerimônia, o aluno Eduardo Fróis de Oliveira encantou o público com uma apresentação musical de violão e a voz de sua namorada, a cantora Ana Luísa Antunes Santana. (Fonte: Módulo)

Módulo recepcionam alunos e professores com atividades
Calouros são recepcionados em clima de festa e solidariedade em Caraguá

Caraguatatuba - Os calouros das Faculdades Integradas Módulo foram recepcionados em clima de festa pelos alunos veteranos, professores e funcionários. Com o objetivo de promover a integração dos alunos na comunidade acadêmica, as Faculdades aproveitaram a oportunidade para arrecadar alimentos não perecívieis para doar a entidades assistenciais. Em troca, os alunos tiveram uma recepção calorosa com muitas atividades na primeira semana de aula. Na quinta-feira, 4, os novos alunos assistiram, pela manhã, a uma apresentação de ginástica e em seguida participaram de uma palestra institucional com o Prof. Ms. Léo Reis. Em seguida, assistiram a uma apresentação musical com o aluno Rodrigo Tripac (violino) e os amigos Allan e Douglas (violões), que deram um show de música popular. Os alunos da noite assistiram, no ginásio esportivo, a uma palestra, em seguida apresentação de ginástica e um sarau literário.
Na sexta, dia 5, os alunos participaram de uma palestra sobre o tema Planejamento de Carreira, com Douglas Peternella e assistiram a uma apresentação musical com Mara Amaral e o aluno Eduardo Froiz. À noite, Rodrigo Tripac e Lourival deram um show de violino e teclado, no ginásio de esportes, apresentando músicas clássicas e populares. Em seguida, a banda Audigy com Mara Amaral fez outro show aos presentes. (Fonte: Módulo)

Clima de integração nas Faculdades Integradas Módulo

Caraguatatuba - Para dar início ao ano letivo, as Faculdades Integradas Módulo proporcionaram na terça, dia 3 e quarta-feira, 4, uma recepção para professores e coordenadores em clima de integração, reflexão e lazer. Na terça, os professores foram recepcionados pela direção das Faculdades , participaram da abertura da Semana da Reflexão Educacional e em seguida de uma palestra com a professora Laucidéa Agostinho.
Na quarta, tudo começou bem cedo, com uma trilha na Praia da Mococa, onde os professores puderam vivenciar momentos de descontração num ambiente diferente, atingindo os objetivos que eram incentivar o contato com a natureza, o entendimento de processos ecológicos e também de relacionamento, cooperação, adaptação e comunicação.
Os educadores participaram, no período da tarde, de um ciclo de filmes, assistindo a temas como “O caminho para a casa”, “Gênio Indomável” e “Nenhum a menos”.
À noite, foi realizado um encontro acadêmico com palestra sobre avaliação institucional com as professoras Regina Pompeu e Nilza Soares e uma mesa redonda para a discussão do tema “Rumos do Ensino Superior no Litoral Norte”, na qual participaram o mediador, Coordenador de Arquitetura, professor Maurício Ribeiro; a coordenadora de Pedagogia, Profa. Maria Antonia; a profa. Márcia Vezza; o coordenador de Turismo, Prof. Fernando Hanaoka; e, o coordenador de Ciências Contábeis, Prof. Alberto Scherrer. (Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Socorristas Voluntários começarão a atuar já no Carnaval

Ilhabela - As secretarias municipais de Assistência Social e da Saúde iniciaram no domingo as aulas da primeira turma de alunos do curso do Programa de Prevenção Socorrista Voluntário de Ilhabela, ministrado pelo médico Wilson Carletti, com o auxílio do instrutor Pedro Cavalcante.
O programa deverá ser implantado no município já durante o carnaval. Os voluntários recebem treinamento para auxiliar na prevenção de acidentes e “serão peças-chave nos serviços de primeiros-socorros”, afirma a coordenadora do projeto, Gilda Pinna.
O treinamento consiste em técnicas de primeiros socorros, iniciação de técnica de resgate e preparação para o atendimento de primeiros socorros, junto à equipe do Pronto Socorro do Hospital Municipal Gov. Mário Covas.
“O socorrista voluntário está à disposição da equipe do Pronto Socorro Municipal. Eles irão atuar, na maioria das vezes, em acidentes de trânsito”, comentou o Dr. Carletti, que além de especialista no ramo da medicina de urgência é estudioso e pesquisador da saúde humana, dedicando interesse especial aos métodos naturais de cura, tendo vivido na selva amazônica, junto aos ianomâmis.
O prefeito Manoel Marcos deu total apoio ao projeto e disse estar certo de a formação de socorristas contribuirá para o auxilio nas situações de emergência e primeiros socorros que poderão ocorrer nos dias de maior fluxo de turistas.
Os voluntários selecionados para a primeira turma: Flávio Antonio Ferreira, Dochie Dobrota, Mônica Nascimento Rodrigues, Marcos Roberto Ferreira, Gersonita Silva Machado, Márcio Wallace Alves Nascimento, Rosilda Pereira de Andrade, Vítor Hugo S. Ramos, Glábio Keter do Amaral, Kátia Nascimento dos Santos Ferraz, José Martins do Amaral Jr., Marcelo Dutra da Silva, Alexsandro Viana de Oliveira, Regina Célia G. Guimarães, Márcio José de Souza Lúcio, José Argolo Filho, Valdomiro Oliveira Souza, Marcos Aurélio Alves Nascimento e Marcos Paulo Marçal. (Fonte: Imprensa Livre)

Água Branca e Engenho D`Água ganham pavimentação

Ilhabela - A prefeitura de Ilhabela abre nos próximos dias o processo licitatório para empresas interessadas em disputar a concessão para pavimentação de aproximadamente 50 mil m² nos bairros Água Branca, Engenho D'Água e algumas ruas da Barra Velha.
De acordo com o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), a ordem para o início das obras deverá ocorrer em meados de março, com investimento previsto em R$ 1 milhão.
“Sempre digo que obra de pavimentação, além de dar um conforto maior para os moradores, acaba valorizando a área”, explica. “Estou cumprindo mais uma promessa de campanha”.
Manoel Marcos destacou ainda, que até o final da sua administração, além de entrar a rede de esgoto, a intenção da prefeitura é asfaltar o bairro Jardim Éden.
Desde o início de sua administração, a prefeitura pavimentou cerca de 153,8 mil m², com custo estimado em R$ 4,5 milhões. (Fonte: Correio do Litoral)

Pedreiro é preso, acusado de estuprar deficiente mental

Ilhabela - O pedreiro J.F.S., 22 anos, foi preso na noite de domingo, acusado de estuprar J., 11 anos, que tem problemas mental. O crime aconteceu no bairro Green Park.
A Polícia Militar foi chamada pelos pais da vítima. O pai disse que a filha tinha saído pela manhã e não havia retornado. A mãe relatou que um desconhecido estava com a menina. Vizinhos o teriam visto levando J.
A polícia fez patrulhamento, encontrando o suspeito ainda em casa, que fica nas proximidades. A vítima informou que ele tinha mantido relação sexual com ela.
Uma revista no imóvel do pedreiro revelou um preservativo, que teria sido usado recentemente. Um exame na vítima também confirmou o estupro. O pedreiro ficou preso em flagrante pelo crime. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

SABs abandonaram Facenorte por não conseguirem alterar estatuto
Rosely Santaella diz que presidente e vice da federação não podem ser filiados a partidos políticos

São Sebastião - A presidente da Federação Facenorte, Rosely Santaella, atribuiu a desfiliação em massa na entidade, ocorrida no início da semana passada, à não alteração do seu estatuto. Segundo ela, os ocupantes dos cargos de presidente e vice da federação não podem ser filiados a partidos políticos. “Queriam que isso fosse alterado. Como não conseguiram, fizeram essa barulheira toda”, disse Rosely, na tarde de ontem.
No último dia 2, de 13 SABs (Sociedade Amigos de Bairro) da Costa Norte e região central filiadas à Facenorte, dez anunciaram à desfiliação: Sampoc (Pontal da Cruz), Asabaja (Jaraguá), Asprad (Praia Deserta), Samporg (Porto Grande), Ampo (Portal da Olaria), Sarem (Reserve Du Moulin), Sacamar (Canto do Mar), Asasf (São Francisco), Sato (Topolândia) e Amovap (Topovaradouro e Praia Preta).
O grupo não concordava com a forma como foi realizada a escolha da nova diretoria, no final do ano passado e, além disso, também reclamava da falta de reuniões periódicas.
Rosely Santaella diz que alguns presidentes de SABs nunca teriam apresentado documentação de suas entidades. “Cada vez que uma diretoria é eleita tem de se comunicar, o que não fizeram até hoje”.
De acordo com a presidente da Facenorte, apesar da saída da maioria das sociedades amigos de bairro, a entidade não acabará. “A federação é independente, formada por um grupo de voluntários. Não temos interesses. Atuamos na defesa da população e, por isso, nunca nos ausentamos”, declarou.
Ela informou que a Facenorte estará aberta para filiação de outras associações. “Somos de um movimento da sociedade civil organizada e não do poder público. Credibilidade é uma coisa que a gente não perde”. Hoje, a Federação Facenorte é formada pela Associação Amigos de São Sebastião, Sociedade Amigos de Bairro do Arrastão, Enseada e Prainha da Cruz. (Fonte: Imprensa Livre)

Adolescente some no mar em Cambury

São Sebastião - Uma pessoa morreu e outra está desaparecida após acidentes nas praias da costa sul de São Sebastião no final de semana.
Na praia da Juréia, uma mulher de 40 anos morreu afogada por volta das 14h de anteontem. Ela, que morava em Santos (SP), foi retirada de água sem vida. O nome da vítima não foi divulgado.
Anteontem, um turista de 15 anos, de São Paulo, foi carregado pela correnteza na praia de Cambury.
O Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros está fazendo as buscas, mas até as 18h de ontem o turista não havia sido localizado.
"O mar estava revolto. Somente as outras duas pessoas conseguiram sair da água", disse o comandante do Corpo de Bombeiros de São Sebastião e Caraguatatuba, Igor Klein.
O comandante afirmou que uma equipe e duas embarcações estão procurando o turista no mar. As praias onde aconteceram os acidentes são monitoradas por salva-vidas. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara quer realizar duas sessões por semana
Projeto deve ser apresentado na sessão de hoje

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião poderá vir a realizar duas sessões por semana. O projeto de resolução 001/04, da Mesa Diretora, foi protocolado na secretaria parlamentar e pode ser lido já na sessão desta tarde.
No final do mês passado, o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, e o vereador Marco Antônio de Souza, estiveram na cidade de São José dos Campos, em busca de informações sobre o sistema de duas sessões. “Só vimos vantagens. Por exemplo, os projetos de lei só entram na quinta-feira, enquanto que a terça-feira fica reservada para requerimentos, indicações, ou seja, as matérias do expediente”, disse Souza, na ocasião.
Caso seja o projeto seja aprovado, as sessões da Câmara de São Sebastião também serão realizadas às terças e quintas, a partir das 17h30. Atualmente, os vereadores se reúnem apenas na terça-feira, às 17h.
A abertura somente ocorrerá com o ‘quorum’ mínimo de 1/3 dos vereadores presentes. O período de tolerância será de 30 minutos.
Ainda na proposta da Mesa Diretora, assim como em São José, a terça-feira ficará reservada ao expediente, que inclui aprovação de atas, leitura de correspondências, requerimentos, indicações e tribuna. Esta sessão terá duração improrrogável de duas horas.
A quinta-feira será para a discussão da pauta da Ordem do Dia, com votação de pareceres e projetos. Haverá espaço reservado à tribuna. O projeto de resolução deve ser lido e, posteriormente, encaminhado às comissões parlamentares.
Sessão de hoje - Conforme a pauta divulgada na tarde de ontem, a sessão desta tarde terá apenas o projeto de lei 078/03, de autoria do vereador Marcos Leopoldino, na Ordem do Dia. A proposta institui o abono de freqüência ao servidor. Com a aprovação deste projeto, tanto o funcionário da Prefeitura quanto da Câmara Municipal terão direito a folga no dia do aniversário.
Também na sessão de hoje serão apresentados os seguintes projetos de lei 098/03 (Marcos Leopoldino/dispõe sobre redenominação de rua), 009/04 (Dalton Silva/declara de utilidade pública a Associação Sociedade Amigos do São Francisco), 010/04 (Edvaldo Reimberg/institui a Semana do Migrante), 011/04 (José Luiz Ribeiro/denominação de via pública) e 012/04 (Sérgio Pereira/declara de utilidade pública a Sociedade Amigos de Maresias). (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura prepara RAP para depósito de lixo na Costa Norte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião prepara o RAP (Relatório Ambiental Prévio) para instalação do Centro de Tratamento de Resíduos Sólido, no bairro Jaraguá, Costa Norte. Para tanto, será realizada reunião técnica, hoje, entre membros da Secretaria Municipal de Obra e Meio Ambiente, da empresa Faber, detentora da técnica usada no depósito da Baleia, na Costa Sul, da empresa Enob, responsável pela coleta de lixo no município, e da Ziguia, firma contratada para elaborar o RAP.
O diretor de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, prevê realização de um encontro com sociedades amigos de bairros da Costa Sul e demais organizações não governamentais, em dez dias, para expor o projeto no Jaraguá. O depósito é destinado a receber o lixo produzido na Costa Norte e região central da cidade, um volume diário em torno de 35 toneladas/dia (fora da temporada).
A área na Costa Sul, que hoje recebe todo lixo da cidade, passará a ser usada somente para depósito e tratamento dos resíduos produzido na Costa Sul. Em razão da extensão territorial de São Sebastião, cerca de 110 quilômetros, o depósito no Jaraguá significará importante redução de custos e transtornos do transporte.
RAP da Baleia - Em abril do ano passado, a Prefeitura de São Sebastião, apresentou à SMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) o RAP para ampliação de área do aterro da Baleia e obras de mitigação do passivo. Os documentos continuam sob análise do Daia (Departamento de Análise de Impacto Ambiental).
O RAP já obteve parecer favorável do IF (Instituto Florestal), do Condephaat (Conselho de Desenvolvimento do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico), ambos ligados ao governo do Estado, e também do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).
O IF, em seu parecer, instruiu necessidade de cercar toda a área do depósito da Baleia, o que já está previsto do RAP. O Condephaat evidenciou importância de evitar ocupação urbana entorno do depósito.
O Iphan, que pesquisou eventual existência de sítios arqueológicos no terreno, não encontrou vestígios. Esta pesquisa é obrigatória para emissão de licenciamento ambiental. O trabalho de campo foi feito pelo arqueólogo Plácido Cali.
Ontem, Nivaldo Simões, tentava contato com o diretor da CPRN (Coordenadoria de Proteção de Recursos Naturais), João Fusaro, a fim de saber qual o estágio de ava-liação do RAP pelo Daia. “Precisamos ter este conhecimento já que os documentos foram protocolados há 10 meses”, Simões evidencia.
O RAP propõe ampliação lateral à esquerda da área do aterro, para o tratamento de lixo. Com isto, serão possíveis obras para mitigar o passivo ambiental deixado por uma montanha de 300 mil toneladas de lixo.
A área do passivo precisará ser totalmente impermeabilizada, o que implica não mais ser usada para as chamadas leiras. Há leiras no topo da montanha, além das demais na parte inferior do aterro. As leiras são camadas de lixo cobertas por cascas de eucalipto. Nelas, também há tubos que servem para entrada ar, a fim de manter bactérias que se alimentam da carga orgânica do lixo.
Antes de ser disposto nas leiras, o lixo é homogeneizado. Tudo faz parte do tratamento mecânico-biológico, tecnologia alemã, adotada no final do ano 2000. O resultado é drástica redução da carga orgânica (98%), transformado-a em material inerte e mineralizado. (Fonte: Imprensa Livre)

Barra do Una discute o Plano Comunitário Municipal

São Sebastião - O PCM (Plano Comunitário Municipal) foi tema de reunião realizada no último sábado, na escola Sebastiana Costa Bittencourt, em Barra do Una, costa sul de São Sebastião, que contou com a presença do prefeito Paulo Julião e cerca de cem moradores. O encontro serviu para esclarecer as dúvidas da comunidade e reforçar a necessidade da implantação do plano.
Para que seja aprovado, o PCM precisa da adesão da maioria dos proprietários de imóveis do bairro, ou seja, no mínimo 51% tem que estar de acordo.
Na Baleia, Barra do Sahy e Paúba o programa já alcançou a adesão mínima necessária. Com a aprovação do PCM em todos os bairros previstos, São Sebastião chegará a 90% de esgoto coletado e tratado.
O prefeito lembrou que o PCM não é uma imposição, será decidido democraticamente, mas se mostrou otimista quanto à obtenção do índice de aprovação. “É uma obra que vai atender aos interesses da população”, frisou.
Julião aproveitou para tranqüilizar os habitantes que comprovadamente não possuírem renda para o pagamento do serviço: “Essas pessoas serão isentas da cobrança”. A moradora, Angela Bitencourt, diz que a obra vai melhorar a qualidade de vida de Barra do Una. É o que pensa também Rogério Bianchi: “A rede de esgoto é fundamental. Se não tomarmos uma providência agora, nossa praia pode ser afetada”, alertou.
Entenda o que é o PCM - O Plano Comunitário Municipal foi criado com o objetivo de acelerar o processo de construção de redes coletoras de esgoto e estações de tratamento em alguns bairros da Costa Sul. Em Barra do Una, por exemplo, esta obra seria realizada pela Sabesp, seguindo seu cronograma oficial, somente em 2012. Visando melhorar as condições de saneamento básico do município, a prefeitura de São Sebastião resolveu implantar o PCM, antecipando o tratamento de esgotos para evitar que a balneabilidade das praias seja prejudicada.
Para isto, o plano propõe uma parceria em que o valor total da obra é dividido entre a comunidade do bairro e a Sabesp. Para que o PCM seja aprovado, é necessária a adesão da maioria da população local, no mínimo 51%. A empreiteira Monte Azul venceu a concorrência pública para a realização das obras. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião vota projeto de cadastro

São Sebastião - Um projeto de lei, de autoria do prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), que prevê o cadastramento de trabalhadores da construção civil, poderá entrará em regime de urgência para ser votado na sessão de Câmara de hoje.
O projeto vem recebendo crítica do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil pois visa coibir o trabalho de operários de fora da cidade.
A proposta estava até ontem sendo analisada pelas comissões parlamentares da Câmara. O vereador Marco Antonio de Souza (PSDB) disse que o projeto estava sendo analisado ontem pelo Departamento Jurídico do Legislativo.
O sindicato considera a proposta inconstitucional. Segundo os sindicalistas, o projeto é discriminação pois não prevê o cadastramento de trabalhadores de outros setores como ambulantes e comerciários.
Se o projeto for aprovado, todo operário da construção civil receberá uma carteira de identificação após ser cadastrado. (Fonte: ValeParaibano)

OAB apóia projeto de cadastro de trabalhadores da construção civil

São Sebastião - A Subsecção São Sebastião/Ilhabela da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) encaminhou, ontem, à redação do Imprensa Livre, um manifesto em apoio ao projeto de lei que visa promover o cadastramento de trabalhadores da construção civil, apresentado pelo prefeito Paulo Julião à Câmara Municipal. Atualmente, a proposta encontra-se nas comissões parlamentares.
“Não é de hoje que a sociedade sebastianense vê com grande preocupação acontecer o avanço populacional desregrado, tendo como conseqüência o brutal aumento da criminalidade em nossa região. Medidas podem e devem ser tomadas para inibir este estado de coisas, dentre as quais o cadastramento de trabalhadores em nosso município. É do interesse de toda a coletividade que isto aconteça, inclusive estendendo tal medida para outros setores”, relatou o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado.
Para ele, a preocupação do sindicato da categoria é justa em pretender discutir a implantação do sistema. “Certamente, o cidadão trabalhador será beneficiado com tais medidas, pois visam justamente dar mais tranqüilidade a todos os munícipes”, finalizou.
Em reportagem publicada na última quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Imobiliário, Jorge Luiz da Costa, criticou o projeto de lei. O sindicalista considera que a proposta é inconstitucional. “Em Ilhabela, nós entramos com uma ação no Ministério Público. O que estão fazendo é discriminação”, declarou o presidente do sindicato.
Costa não concorda com a idéia que o cadastramento dos trabalhadores da construção civil trará mais segurança. “Então, quem trabalha no setor é tudo marginalizado? Somos contra este projeto de lei, pois existem órgãos competentes para fazer este tipo de levantamento.
Porque só querem cadastrar o trabalhador da construção civil e não o comércio, os trabalhadores portuários, os ambulantes?. Isso é discriminação”, encerrou.
Pelo menos dez operários da construção civil participaram de um protesto na primeira sessão de Câmara do ano, na terça-feira. Caso o projeto seja aprovado, todo operário da construção civil receberá a Carteira de Identificação do Trabalhador (CIT), após cadastro obrigatório na prefeitura. No cartão de identificação constará o nome completo do operário, fotografia 3x4, data de nascimento, filiação, número do RG, e ainda endereço residencial e da obra em que trabalha. (Fonte: Imprensa Livre)

Clássico de Molière lota o Teatro Municipal

São Sebastião - A peça Tartufo, clássico de Molière apresentada nesse final de semana no Teatro Municipal de São Sebastião, lotou a casa nas duas sessõoes do fim de semana.
A produção, apresentada pela Cia do Imaginário, levou o público a boas gargalhadas. O grupo foi criado por Eduardo Moscovis e Ana Lúcia Torre, que já realizaram outros trabalhos em palco e decidiram aumentar o elenco. Em Tartufo, dez atores sobem ao palco, sendo todos de primeira linha.
Na apresentação em São Sebastião, o ator Leonardo Miggiorin foi substituído pelo assistente de direção do espetáculo, devido a outros trabalhos que está realizando. Mas estiveram em palco Junior Oberdan, Renato Farias, Landau Risa, Fred Benedini, Ernani Moraes, Vanessa Cerbelli e Leandra Leal.
Eduardo Moscovis diz ter gostado bastante das apresentações na cidade. Ele aproveitou a oportunidade para visitar tanto São Sebastião quanto Ilhabela, assim como o restante do elenco. O ator novamente elogiou a casa de espetáculos: “Esse teatro é muito bom, gosto daqui e acho que ele tem que funcionar mesmo”. Moscovis ainda diz que achou muito importante que a Vanguarda e a Prefeitura dessem apoio conjunto à cultura.
Segundo a atriz Risa Landau, a peça teve sua estréia no dia 22 de agosto do ano passado, no Rio de Janeiro e, três meses depois iniciou a turnê, que já passou por diversas cidades do país, entre elas Limeira, Salvador, Londrina. Agora a peça segue para Brasília e Belém, de onde vai para São Paulo e ficará em cartaz.
Risa afirma gostar muito do trabalho, não só pelo ótimo texto, mas também pelo elenco reunido. “Adoro poder falar essas palavras e dividir o palco com esses atores”, comentou.
A peça foi ensaida por dois meses, antes da estréia. “Não foi muito tempo, se avaliarmos a complexidade do texto”, diz Risa.
Tartufo, que é interpretado por Eduardo Moscovis, é um homem ambicioso, individualista, que tenta enganar toda a comunidade onde vive, utilizando-se de sua falsa devoção da Deus para convencer as pessoas. Ele é considerado um rei para o chefe de uma familia e só é desmascarado porque os outros integrantes da familia descobrem a farsa e programam uma armadilha.
A peça teve uma boa arrecadação de livros, para serem doados a Biblioteca Municipal. No final de semana que vem acontece a última apresentação do Teatro Verão Vanguarda, parceria entre a Prefeitura Municipal e TV Vanguarda, com a peça “As sereias da zona sul”. (Fonte: Imprensa Livre)

Atriz se envolve em acidente no centro de São Sebastião

São Sebastião - A atriz Leandra Leal, que veio para São Sebastião com o elenco da peça Tartufo, se envolveu em um acidente de carro, no início da manhã, em uma rua do centro da cidade.
Segundo a Polícia Militar, ela teria estacionado seu carro, um Renault Clio, na contramão, na rua Prefeito João Cupertino dos Santos.
Ao sair, o carro colidiu de frente com o veículo da funcionária pública Clarissa Fragel Madeira, um Escort, que estava estacionado na mão correta.
Apesar de ter ido embora, a atriz foi encontrada e se encaminhou ao pelotão da Polícia Militar, bem como a funcionária pública.
No local, Leandra admitiu estar errada e entrou em acordo com Clarissa, se comprometendo a pagar pelo conserto do carro. (Fonte: Correio do Litoral)

Melhores do mundo estarão em São Sebastião

São Sebastião - A partir desta segunda-feira, 9, São Sebastião recebe os maiores nomes da vela da América e Europa.
Mais de 190 barcos de 25 países, entre eles, Bermudas, República Dominicana, Portugal, Espanha, Croácia, Eslovênia, Irlanda, Finlândia e Inglaterra, participarão do campeonato Centro-Sulamericano da classe laser, disputa considerada a mais importante das Américas Central e Sul, na classe de monotipos.
Entre os nomes confirmados estão o brasileiro Robert Scheidt, hexacampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico; o português Gustavo Lima, atual campeão mundial; o representante olímpico argentino Diego Romero, atual campeão do Hemisfério Sul; o espanhol Luis Martinez, quarto colocado no último mundial da classe; o esloveno Vasilij Zbogar, atual campeão europeu; o croata Mate Arapov, que possui boa colocação no ranking mundial; e todos os melhores velejadores brasileiros e da América do Sul em atividade na classe.
A expectativa do campeonato está no novo duelo entre Robert Scheidt e Gustavo Lima. Gustavo venceu o mundial de 2003, disputado na Espanha, ficando Robert com o vice-campeonato. Robert deu o troco durante o Campeonato Sudeste Brasileiro, recém-terminado em Búzios.
Ambos estão iniciando suas respectivas temporadas 2004 no Brasil e prometem bons resultados nas Olimpíadas de Atenas.
O campeonato ocorre até o dia 20. A classe laser é considerada a classe a mais popular e numerosa do mundo. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Surf News

Turistas são roubados em praia de Ubatuba

Ubatuba - Três turistas foram assaltados anteontem na costeira da praia Grande, em Ubatuba. Segundo a Polícia Militar, o estudante D.M.Q, 18 anos, de Itaú de Minas (MG), estava junto com duas amigas tirando fotos quando foi rendido por dois homens, por volta do meio-dia. A dupla agrediu o estudante e roubou uma máquina fotográfica. O turista acionou a polícia e disse que os homens não estavam armados. A PM fez patrulhamento mas não localizou os bandidos. O estudante teve ferimentos leves. Os nomes das outras vítimas não foram divulgados. (Fonte: ValeParaibano)

Assaltantes roubam carro, sofrem acidente e conseguem fugir

Ubatuba - Dois assaltantes roubaram na noite de sexta-feira o Passat, placas CXQ-1009, de Matão-SP, do comerciante A.P.L., 47 anos. Na fuga, eles bateram o veículo em um telefone público. Com o carro danificado, os dois chegaram a trafegar por 200 metros até abandoná-lo, e fugiram a pé.
O comerciante, que é português, ao chegar na casa da sogra no Perequê-Açu, com a esposa, foi abordado por dois desconhecidos, sendo que um deles portava um revólver, calibre 38. Segundo testemunhas, eles teriam descido de um Gol nas proximidades.
Os assaltantes agarraram o pescoço do português e anunciaram o roubo. A dupla entrou no carro dele, saindo em alta velocidade. No mesmo bairro, o motorista perdeu o controle, colidindo com um “orelhão”, que ficou danificado.
Com uma das rodas do veículo quebrada, os assaltantes ainda tentaram fugir, mas decidiram abandonar o produto do roubo no meio do caminho. A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento, mas sem encontrar os suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

PM temporário é flagrado dirigindo sem habilitação após acidente

Ubatuba - O soldado temporário V.L.B., 22 anos, da Polícia Militar, foi flagrado dirigindo uma moto CG 125, sem habilitação. O caso podia até não ser descoberto, se ele não tivesse se envolvido em um acidente.
O soldado dirigia sentido Ubatuba/Caraguatatuba, quando na rodovia SP-55, bairro Praia Dura perdeu o controle do veículo em razão da pista molhada e escorregadia, vindo a colidir no canteiro, caindo da moto.
O caso foi atendido pela Polícia Rodoviária, que ao pegar documentos do motociclista para registrar o fato, descobriu que ele não tinha habilitação para dirigir moto. O veículo ficou apreendido e o soldado foi socorrido com ferimentos leves. (Fonte: Imprensa Livre)

Artigo Topo

SABs

Com a proximidade das eleições municipais parece que essas organizações (Sociedades Amigos de Bairros) começam a eclodir. Há mais de cinco anos publiquei o Artigo abaixo e parece que a situação não mudou muito. Dirigentes que se eternizam no cargo, falta de democracia, transparência, prestação de contas e muito pouco resultado em benefício da comunidade. É só constatar isso em sua localidade. O exercício da cidadania exige trabalho e paciência. Vamos lá, insisto:

Sociedade amigos, de quem?
Irineu Nalin

Tem sido prática de algumas administrações municipais, adotarem como política de relacionamento com a comunidade o canal "sociedades amigos de bairro" (SABs) preterindo o contribuinte, como se elas fossem um modelo perfeito de democracia participativa. Muitos Prefeitos buscaram nelas apoio para suas campanhas, selando compromissos políticos.
O que a princípio aparenta ser do lado do contribuinte uma evolução na defesa de seus interesses e do lado do executivo uma forma mais confortável de administração comunitária, revela na prática uma outra realidade.
Tendo em vista as características geográficas do litoral norte e de sua ocupação ter se dado em função de grande parcela de imóveis de veraneio, parece óbvio que o caminho natural na representação dos interesses, quer de residentes, como de proprietários não residentes fixos, seja através de uma "SAB", ainda que pelo conforto da ótica de: "quem investiu para o lazer não deseja ser chateado com problemas". E quantos problemas !
Sim, e assim aparentemente "a comunidade se organizou". Praticamente cada Praia tem a sua.
Sabemos que muitas dessas organizações são conduzidas por verdadeiros abnegados, pois predomina em nossos cidadãos uma pobreza cultural quando se trata de interesses comunitários.
A realização de Assembléias em sociedades dessa natureza e em condomínios, caracterizam-se sempre por "quorum" reduzido, lamentam a maioria dos dirigentes. Nisso reside o risco. As verdadeiras lideranças sabem trazer quorum para suas Assembléias.
Embora muitas delas tenham sido organizadas dentro dos princípios básicos para representação dessa natureza, quantas realmente tem existência de Direito e não apenas de Fato, com Estatutos registrados nos termos do art.º 18 do CCB, assegurando participação democrática dos seus representados em Assembléias ou dando transparência de seus atos e prestação de contas de sua gestão ?
Esses são alguns dos fatores básicos que acabam inibindo a participação da maioria. E os moradores locais não proprietários, será que foram convidados a participarem das mesmas ?
A inexistência desses canais facilita a permanência de falsas lideranças, que as transformam em "pseudo-sociedades", moldadas aos seus interesses pessoais, como trampolim para acordos políticos que em nada tem a ver com o desejo da maioria.
Há dirigentes que se servem delas unicamente para satisfação de seu "ego" ou desfrute de "certas mordomias" custeadas pelos demais. Há espertalhões que delas se utilizam para ganhar com a especulação imobiliária. Há também pessoas bem intencionadas, mas despreparadas para exercerem liderança comunitária.
Afinal, quem retira recursos de sua renda pessoal para financiar a administração municipal é o proprietário e não a "SAB" e o executivo deve assegurar-se sempre se esta recebeu delegação de competência para representá-lo e não se iludir com manifestações de apoio, que podem não ir além da extensão pessoal de seus presidentes. Alguns deles, provavelmente empossados sem passarem por eleições democráticas.
De outro lado, os dirigentes dessas entidades devem buscar sempre atender aos interesses da maioria, se não estiverem preparados para isso só restam dois caminhos a seguir: abdicarem de seus cargos ou se prepararem melhor para o seu exercício.
Se optarem pelo ultimo, podem buscar apoio no Conselho Coordenador das Sociedades Amigos de Bairros do Estado de São Paulo, com sede na Capital, o qual desenvolve cursos de liderança comunitária e editou um Manual de como se deve organizar uma "SAB" dentro dos princípios democráticos.

Ir.05/08/98
Irineu Nalin é economista.
(publicado em 23 a 29/10/98 no Jornal Costa Norte)

Carta do Leitor Topo

Gosto não se... - Inquestionável minha inteligência mediana mas que deveria ser suficiente para entender coisas que teimam em acontecer, embora o poeta tenha dito que ha coisas que a própria razão desconhece.
Gosto não se discute mas mesmo assim há um limite que deve ser respeitado. Lugar bastante freqüentado pelos visitantes da nossa cidade, a feira hippie ou de artesanato acaba de ganhar cobertura para abrigar da chuvas os muitos que lá vão. Projeto ousado de arquiteto refinado, põe no chinelo qualquer outro do Oscar, visto que foi utilizado para cobertura plástico azul baratinho substituindo o tradicional puxadinho de cimento amianto.
Tão feio quanto a mãe do sarampo, obedecendo o critério ton sur ton mas em azul calcinha, também de plástico porém mais refinado, o policarbonato, é o portal do município majestoso e soberbo, verdadeiro monumento ao mau gosto abandonado e sequer inaugurado. Ambas as obras aprovadas com nota máxima pela CIMG (Comissão Internacional do Mau Gosto) seriam reprovadas se fossem sujeitas as normas de segurança para locais de reunião pública.
Ano passado foi dito pôr presidente renomado e arquiteto refinado que para a confluência da Av. Leovigildo Dias Vieira com a rua Capitão Felipe estava sendo elaborado projeto especial. Tardou mas afinal foi implantado só faltou bandinha faixa e discurso, verdadeira obra prima da estética e comunicação visual, sic lá esta de graça pra quem quiser ver dois pedaços de pau de eucalipto segurando uma faixa de plástico amarrada com barbante onde se lê: "praia limpa..."
Enquanto prosseguem os estudos do píer que irá receber navios com turistas internacionais oriundos de todos os cantos do planeta, prosseguem as escavações na calçada da Av. Leovigildo Dias Vieira em flagrante desrespeito e concorrência desleal aos outros milhares de buracos das ruas da cidade. Não importa o meio de locomoção, tração animal ou mecânica, tome buraco, na calçada ou na rua, tome buraco, buracos de todos os tipos e tamanhos para satisfazer aos mais exigentes, comprove faça um test drive a pé de bicicleta ou de carro e tome buraco.
Jóia rara da administração que caminhou na contra mão do desenvolvimento, gestão maravilhosa pródiga em obras de gestação prolongada condenadas na maioria das vezes ao insucesso caminha finalmente e melancolicamente para seu fim.
Aos interessados estão abertas as inscrições para o " Darwin Awards" que anualmente acontece na Inglaterra homenageando aquelas pessoas que melhoram a herança genética humana se retirando dela: www.darwinawards.com

Ezio Pastore
Ubatuba, SP


Hipocrisia ou contra-mão - Freqüento Ubatuba há muitos anos. Quando estou aí, gosto de ler as notícias “locais” e, no último final de semana, chamou-me muito a atenção uma matéria do jornal “A Cidade”, que tratava da construção de um hotel na praia da Almada, praia que conheci uns 15 anos atrás e, pude ver, recentemente, no que se tornou. Fiquei assustado. Não vou advogar a favor do tal hotel mas, em uma cidade turística dizer que um hotel vem atrapalhar, com aquela “ocupação” de bares, quiosques, ambulantes e lixeiras, deve ser uma hipocrisia. Quantos empregos seriam criados pelo hotel? Na praia já não tem umas pequenas pousadas, uma inclusive de um ex-secretário de turismo? A comunidade desta praia não necessita destes empregos? Vivem de quê? São eles ricos o suficiente, que não querem mais ninguém por lá? Avisem o Lula. Rápido. Chamem a Globo. Esta notícia sairá no Fantástico.

Amélio A. Talavera
Campinas, SP


Não devemos parar nunca - Gostaria de agradecer o apoio, a solidariedade, pois quando fui intimada a ir a delegacia e ao fórum, conforme carta de 06/02 neste informativo, fiquei muito deprimida, por sentir que o poder sempre tem mais força, que nós povão somos pisoteados, calados, reprimidos, humilhados...mas essa sensação vai passando quando a gente recebe um apoio tão grande. Quando pedi aos leitores para terem cuidado com as palavras, não quis dizer de forma nenhuma que calem-se, mas sim que saibam usar bem das palavras e não deixem meios de serem intimados por crime contra a honra, assim como fui, reclamei e passei a ser uma criminosa.
Mas o importante é estou tendo a oportunidade de fazer esse desabafo para que vocês saibam até onde esse Prefeito é capaz de chegar, não calem-se não QUE A VERDADE SEJA DITA, SEMPRE.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Picinguaba

Praia da Picinguaba
©Carlos Castro


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor