Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2004 - Nº 973 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Cetesb aponta treze praias poluídas por esgoto doméstico
Acidentes matam duas pessoas e deixam uma gravemente ferida
Dicas de segurança para ter um carnaval tranqüilo
Marinha reforça fiscalização nos mares durante a folia de momo
Oficinas culturais abrem inscrições para novos talentos em 2004


Caraguatatuba
Governo do Estado e prefeitura firmam convênios para obras de esgoto
Marcelo Susuki dá palestra no Módulo
Abertas inscrições para oficinas culturais da Fundacc
Caraguá distribui camisinhas


Ilhabela
Bonete ganha novo posto de saúde e quadra poliesportiva
Saúde promove arrastão contra a dengue
Ilhabela tem 1 caso da doença e 46 suspeitos


São Sebastião
Fotógrafo resgata acervo e expõe “O Amigo da Onça”
Blitz autua 50 pessoas por pesca ilegal em Alcatrazes
São Sebastião inaugura sambódromo
Talita Aguiar mantém tradição familiar e é a Rainha do Carnaval
Navio de combate a derrames de petróleo chega ao Canal de São Sebastião
Vazamento de Óleo: Cetesb livra Tebar de multa
Prefeito repassa R$ 300 mil à Hospital das Clínicas
Câmara vota revogação de alterações na Lei de Uso do Solo hoje à noite


Ubatuba
Apae suspende aula por falta de verba
Polícia Militar captura quatro foragidos de penitenciárias
Queda de barreira arrasta carros e fecha Oswaldo Cruz
André Rafael vence a Copa Fonseca 2004

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Cetesb aponta treze praias poluídas por esgoto doméstico

Litoral Norte - O último boletim sobre a balneabilidade das praias da região, divulgado pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental(Cetesb) aponta treze praias poluídas por esgoto doméstico na região. Pelo novo ranking, a má notícia é que a praia Cocanha, em Caraguatatuba, foi classificada como imprópria.
De acordo com a companhia, o motivo da contaminação seria o esgoto lançado sem tratamento adequado no mar. Ainda de acordo com a Cetesb, desde 2002 a Cocanha foi aprovada em todas as análises realizadas. Fora essa praia estão vetadas aos banhistas em Caraguatatuba: Prainha, Centro, Indaiá e Porto Novo.
Ilhabela está logo atrás com quatro praias poluídas por esgoto. São elas: Armação, Pinto, Perequê e Portinho.
Já Ubatuba, mantendo o resultado de amostragens anteriores contabiliza três praias impróprias Itaguá, Iperoig e Perequê Mirim.
Em São Sebastião, talvez por conta dos resultados da campanha realizada contra a poluição das praias, no boletim, apenas a praia Pontal da Cruz apresentou contaminação. (Fonte: Imprensa Livre)

Acidentes matam duas pessoas e deixam uma gravemente ferida

Litoral Norte - Faltando uma semana para o Carnaval – período com maior índice de acidentes – duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida no trânsito da região, durante o final de semana.
O primeiro foi na tarde de domingo, na avenida Brasil, bairro Ilhote, praia do Oscar, em Ilhabela. A balconista Andreza Maria Mendes Massari, 23 anos, morreu ao cair da garupa da moto Honda-Biz, pilotada pelo namorado M.H.Z., 23 anos.
O motociclista teria perdido o controle da direção, sofrendo uma queda com a moto. M. caiu no acostamento, mas a balconista foi parar no lado contrário. A roda de um caminhão, que passava na hora, acabou atingindo a vítima, que sofreu politraumatismo e traumatismo craniano.
Em Caraguatatuba, um atropelamento na madrugada de ontem matou o ajudante José Domingos Souza Ferreira, 35 anos. Ele foi atingido por um caminhão Mercedes Benz 1113, no Km 96 da SP-55, bairro Olaria, que estava no sentido Ubatuba/Caraguatatuba. O motorista Eduardo Pedroso disse à polícia que não teve como desviar.
São Sebastião - Em São Sebastião, o acidente foi no cruzamento da avenida Guarda Mor Lobo Viana e Mansueto Pierotti, vitimando Alexandro Teixeira, 28 anos, que pilotava uma moto Twister, de São Sebas-tião. Ele teria batido frontalmente com um Ford Ecosport, conduzido pelo empresário Arno Geraldo Felício Júnior, 21 anos.
O motorista contou à polícia que seguia pela Mansueto Pierotti, virando na avenida principal com o semáforo verde, quando apareceu a moto, que teria atravessado o sinal vermelho.
Júnior não teve ferimentos, mas Teixeira sofreu fraturas, incluindo exposta, na perna e pé. Ele foi conduzido em estado grave ao pronto-socorro Central.
No mesmo dia, a vítima foi submetida à intervenção cirúrgica ortopédica. Na tarde de ontem, ele estava em observação na UTI. Segundo a recepção do hospital, seu estado de saúde era estável. Com a melhora do quadro, ele poderia ir para o setor da enfermaria ainda hoje. (Fonte: Imprensa Livre)

Dicas de segurança para ter um carnaval tranqüilo

Litoral Norte - O Carnaval é um período de festa e folia. Para aproveitar e retornar para casa com segurança é importante controlar os abusos. O álcool é o principal responsável pelos acidentes neste período.
A maioria dos que ingerem bebida alcoólica nesta ocasião não bebe com freqüência, tendo, assim, uma menor tolerância ao álcool. Estas pessoas geralmente subestimam o seu grau de embriaguês, e acabam por dirigir.
As pessoas têm pressa em “chegar” ao seu destino, pensando em aproveitar o tempo e o feriado ao máximo. Assim, existem ainda os efeitos do excesso de velocidade e das estradas superlotadas nestas ocasiões.
Muitas vezes, as pessoas dormem pouco nestas ocasiões de Carnaval. O sono, associado à bebida, pode deprimir ainda mais o sistema nervoso central. Drogas algumas vezes são consumidas, afetando diretamente o cérebro e combinando seus efeitos com os do álcool.
Portanto, se você for dirigir, evite os convites para ingerir bebida alcoólica. Tenha a opção de usar refrigerantes, cerveja sem álcool, sucos, água mineral. Se você estiver em uma turma e o grupo pretender usar álcool, designe antecipadamente um motorista, que não deverá beber.
Esta decisão será importante para a segurança de todo o grupo. (Fonte: Imprensa Livre)

Marinha reforça fiscalização nos mares durante a folia de momo

Litoral Norte - A delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião vai intensificar a fiscalização e inspeção nas balsas que realizam a travessia São Sebastião-Ilhabela e também nos barcos que navegam na região durante os quatro dias de carnaval. A iniciativa tem como objetivo principal garantir a segurança no tráfego náutico.
Em relação às balsas, de acordo com nota do capitão-de-fragata Luiz Fernando Pereira da Cruz, delegado da Capitania dos Portos, “as ações visam verificar o cumprimento do disposto na Lei 9.537/97, Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, principalmente no tocante à: (a) lotação das balsas, (b) existência a bordo de material de salvatagem em número suficiente aos usuários embarcados em cada travessia e (c) verificação do bom estado de conservação do material de salvatagem”.
O delegado explica que o trabalho de fiscalização será facilitado se os usuários compreenderem que “a existência de espaço físico nas balsas não é o fator delimitador de um número maior para embarque de usuários nas balsas”.
“Atendendo aos Planos de Segurança das balsas estabelecidos pelo Grupo Especial de Vistoria e Inspeção da Diretoria de Portos e Costas, esta Delegacia fiscalizará, especialmente, o cumprimento do número máximo permitido, observando a lotação máxima de cada balsa. Os respectivos quantitativos estarão afixados nas entradas das estações de passageiros dos terminais de São Sebastião e de Ilhabela”, acrescenta a nota.
Em contato com a reportagem, o delegado da capitania disse que a inspeção será também realizada em locais com fluxo intenso de embarcações. Em toda a jurisdição local, que começa em Parati e termina em Boiçucanga, 28 oficiais estarão a postos para atender às denuncias nos dias de folia.
Pereira da Cruz incentiva as pessoas que presenciarem infrações a relatarem os fatos à capitania dos portos sem receio, assegurando que o denunciante terá a identidade preservada. “A participação de toda a comunidade é importante ao constatar uma irregularidade. É preciso desmistificar o aspecto negativo da palavra denúncia, pois quem denuncia está promovendo um bem maior”, diz o capitão. “O objetivo maior é a salvaguarda da vida humana no mar”, completa.
Conforme o capitão Pereira, nas vistorias serão verificados os itens de segurança na embarcação, o documento do condutor e o número de passageiros. “Em caso de embarcação irregular, as penalidades são notificação, multas, apreensão da embarcação ou até a suspensão da carteira de condutor”. A Delegacia da Capitania dos Portos recebe denúncias no telefone 3892-1555.
Mar on line - Se você utilizará alguma embarcação durante o carnaval e não quer ter problemas com a Marinha, acesse o site www.dpc.mar.mil.br. Lá estão disponíveis informações sobre os procedimentos para possuir um veículo marítimo de acordo com as normas previstas por lei. (Fonte: Imprensa Livre)

Oficinas culturais abrem inscrições para novos talentos em 2004

Litoral Norte - Desde ontem estão abertas às inscrições para as oficinas culturais da Fundação Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).Para este ano a fundação prepara novidades nas áreas dança, folclore, música e teatro. As inscrições podem ser feitas na própria Fundacc, que fica na rua Santa Cruz, no centro.
Segundo a organização das oficinas, em dança, os alunos poderão escolher entre dança de rua, dança recreativa, jazz, ginástica rítmica entre outros. Já na área de folclore, a fundação dará uma oficina de capoeira com os mestres Zé Baiano, Angolinha e Talita Santos.
Em São Sebastião, as inscrições para oficinas culturais começaram na semana passada, mas ainda estão abertas para as 19 modalidades culturais. As aulas acontecem nos três períodos do dia - manhã/tarde/noite. Para se inscrever é necessário apresentar cédula de identidade e comprovante de residência.
Em Ilhabela, assim como São Sebastião, as inscrições para os cursos culturais começaram na semana passada.A secretaria de Turismo e Cultura informou ontem que este ano os interessados podem escolher entre música, teatro, artes plásticas e ginástica. Estes grupos dividem-se em subgrupos, com modalidades relacionadas como a dança de rua, por exemplo.
A reportagem não localizou ontem os responsáveis pelas oficinas culturais em Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Governo do Estado e prefeitura firmam convênios para obras de esgoto

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba e o governo do Estado assinaram ontem convênios para dois projetos destinados a obras de saneamento básico. A cerimônia ocorreu no Palácio do Governo, com a presença do governador Geraldo Alckmin, do prefeito em exercício de Caraguá, José Aguiliar, do secretário municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano, e do presidente da Câmara Municipal, Wilson Golbetti.
O secretário Mansano explica que um dos projetos é para instalação de rede de esgoto e estação de tratamento numa área denominada Ilha do Sol, dentro do bairro Rio do Ouro, na cidade. O outro projeto é para rede de captação dos efluentes no bairro Canta Galo. Esta rede será ligada à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) existente no bairro Martim de Sá.
Ambos os projetos, de autoria da prefeitura, foram aprovados pelo CBH/LN (Comitê de Bacias Hidrográfica do Litoral Norte), para receber verba do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
Conforme Mansano, o projeto para a área da Ilha do Sol está na ordem de R$ 331 mil. Deste total, a prefeitura bancará R$ 141 mil e o Estado R$ 190 mil. Para o projeto destinado à comunidade do Canta Galo, a prefeitura investirá R$ 580 mil e o Estado R$ 279 mil, totalizando R$ 859 mil.
As áreas a serem contempladas são carentes de estrutura. Mansano afirma que os projetos beneficiarão 250 famílias. As obras contam com licenciamento ambiental, uma das exigências para aprovação do CBH/LN. Além do fundamental benefício para a saúde pública, os empreendimentos também são muito importantes para evitar poluição das praias por esgoto.
Mansano prevê que as obras devem começar até junho, após processo de licitação para escolha da empresa que irá instalar os projetos. Iniciado os trabalhos, a conclusão está prevista para até cinco meses.
“A assinatura dos convênios hoje (ontem) é como uma festa de formatura”, o secretário comemora, em razão do empenho da prefeitura para a elaboração dos projetos, para o licenciamento ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e para a aprovação do CBH/LN.
Convênios devem beneficiar 11 milhões de habitantes - O Governo do Estado assinou ontem 202 convênios, no valor total de R$ 34 milhões, para a realização de obras em 134 cidades de São Paulo. Os repasses também atenderão órgãos públicos paulistas e entidades da sociedade civil, beneficiando cerca de 11 milhões de habitantes.
Os números representam 127 prefeituras beneficiadas; 32 órgãos do Governo do Estado, como a Sabesp e o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) e 43 entidades da sociedade civil, como universidades.
O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, destacou que este é o maior evento do Fehidro da história de São Paulo.
Segundo ele, nos últimos quatro meses o Governo do Estado assinou mais de 400 contratos do Fehidro, somando-se a eles os convênios firmados hoje. “São convênios que permitem a realização de ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.
No total, foram investidos R$ 71 milhões nos últimos quatro meses, sendo R$ 47 milhões do Estado e R$ 24 milhões de contrapartida. Construção de galerias de águas pluviais; canalização de córregos; desassoreamento de rios; ampliação das redes de distribuição de água; implantação de estações de tratamento de esgoto; recomposição de mata ciliar; obras para conservação do solo; destino final de lixo; e trabalhos de microdrenagem, são algumas das obras que serão iniciadas dentro de 180 dias, com os recursos repassados ontem.
Dos R$ 34 milhões que serão investidos, R$ 22 milhões serão aplicados pelo Governo do Estado. O restante é contrapartida das prefeituras e entidades. Para Alckmin, a realização de parcerias é a melhor maneira de trabalhar na administração pública.
“Desta forma, podemos ajudar a gerar mais empregos e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, observou. No Litoral Norte, os municípios beneficiados com os recursos são Ilhabela e Ubatuba, além de Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Marcelo Susuki dá palestra no Módulo

Caraguatatuba - Em comemoração ao 5º ano do curso de Arquitetura das Faculdades Integradas Módulo, foi promovida na última semana, uma palestra com o renomado arquiteto Marcelo Susuki, professor da USP de São Carlos, reconhecido nacional e internacionalmente por ter participado de projetos com Lina Bo Bardi, como o do SESC Pompéia e outros em Salvador. Também foi autor e coordenador do projeto do Fórum Criminal de Cuiabá, teve produções e exposições em Milão, entre outros trabalhos de destaque como a casa do cantor Caetano Veloso e o complexo da Universidade Regional do Cariri, no Ceará.
Com cerca de cem alunos no auditório, o palestrante mostrou aos participantes, de maneira didática, a evolução de mais de vinte anos de carreira. “Esta foi a primeira de uma série de palestras que serão promovidas durante 2004”, explicou o coordenador do curso, Prof. Ms. Maurício Ribeiro da Silva. O objetivo, segundo ele, é proporcionar aos alunos, a visão da profissão por meio de profissionais experientes e comemorar o último ano da primeira turma de arquitetura das Faculdades Módulo. (Fonte: Módulo)

Abertas inscrições para oficinas culturais da Fundacc

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba abre as inscrições para as oficinas culturais de 2004 a partir de 16 de fevereiro. As áreas são dança, folclore, música, e teatro. As inscrições podem ser feitas na Fundacc, na oficina do centro e nos centros culturais e comunitários nos bairros.
Na área de dança, as modalidades são dança de rua com André Macedo e Maria Rogéria Thomé; dança recreativa com Andréia de Souza Silva, Kátia Silveira Espinosa e Vanessa Helena Chavinatti de Freitas; ballet e jazz com Carla Cristina da Silva Bueno, Carla Domingues de Souza Moretto, e Iara Dias dos Santos; ginástica rítmica com Arlete Aparecida Gonçalves Leite; lambaeróbica com José Augusto dos Santos; e dança de salão e sapateado com Reinaldo Bezerra dos Anjos.
Na área de teatro, as modalidades são: Agnes Silva com teatro e empapelamento, máscaras e mímicas com Alejo Linares; dramaturgia: teatro, TV e cinema com Max Miller; e teatro com Adriana Lira, Adbailson Cuba, Lala Machado, Rafael Andrade, Gabriela Pancheri. Junior Magresco, coordenador da área de teatro, continua com as aulas do Corpo Experimental.
Na área de música, violão com Eduardo Frois e Daniel de Souza Carlota; percussão com Nilton Blau e Popó da Percussão; piano com Suzette Salomão; teclado com Jefferson Amorim; cavaquinho com José Aparecido Conceição(Kiko); bateria com Kleber Amorim, estudos musicais com José Maria de Prado e canto popular com Mara Amaral.
Na área de folclore, oficina de capoeira com Mestre Zé Baiano, Angolinha e Talita Santos Faustino. Em artes plásticas, desenho com Anderson de Carvalho Kocis.
Mais informações pelos telefones (12) 3883 3737 e 3883 3737. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá. (Fonte: Fundacc)

Caraguá distribui camisinhas

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba vai distribuir 100 mil camisinhas durante as festas de Carnaval. A medida visa incentivar os turistas e moradores a se prevenirem contra a Aids.
Durante a campanha, 40 funcionários da área da saúde vão trabalhar na cidade. A previsão da prefeitura é receber 500 mil visitantes durante os quatro dias de folia.
Segundo a Secretaria de Saúde de Caraguá, as camisinhas serão entregues em seis pontos nos bairros Martin de Sá, Massaguaçu, Centro, Porto Novo, Perequê-Mirim e Travessão, no período das 20h às 22h. A distribuição será realizada em avenidas, locais de bailes de Carnaval e de grande concentração de pessoas. Em 2003, o município registrou 94 casos de pessoas contaminadas pelo vírus HIV.
A equipe de saúde também vai entregar preservativos nas áreas consideradas de risco, como locais de prostituição.
Além da distribuição das camisinhas, a equipe vai orientar os foliões sobre os cuidados para evitar a doença. Os profissionais também vão visitar as escolas de ensino médio onde haverá palestra sobre o tema. A entrega de camisinhas aos alunos ainda está sendo discutida com a direção das escolas. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Bonete ganha novo posto de saúde e quadra poliesportiva

Ilhabela - O prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o secretário de Saúde Antonio Colucci, César Di Ponzo- diretor de departamento de promoções esportivas de Ilhabela e Luiz Carlos Nascimento – diretor de Esportes inauguraram sábado, dia 14/02, as obras do Posto de Saúde e a nova quadra poli-esportiva da Praia do Bonete.
Onde funcionava o antigo Posto de Saúde, Manoel Marcos entregou aos habitantes um novo prédio, com 90 metros quadrados construído com especial cuidado e de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, que atenderá também as comunidades de Anchovas e Indaiauba, somando um total de 350 pessoas.
¨Agora poderemos oferecer um melhor atendimento aos moradores do Bonete, inclusive com atendimento de Saúde Bucal, pois também foi instalado um Consultório Odontológico no local, aprimorando o serviço da Equipe de Saúde da Família. Com este novo espaço, esperamos que a Comunidades sinta-se mais acolhida ¨, disse o secretário Toninho Colucci.
O evento foi prestigiado pela comunidade do Bonete, imprensa do litoral norte, funcionários da Prefeitura e os vereadores Romeu Persche (PTB), Maria das Graças dos Santos (PSDB), Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), Luis Lobo (PL), Irmão Walter (PTB), Nanci Zanato (PTB), José Garcia (PSB), Jadiel Vieira (PV).
Em seu discurso, mencionando a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, tão propagada pelo atual governo e que em sua administração já é fato, o prefeito agradeceu ao proprietário da Fazenda Indaiauba, Marcos Moraes, pela contribuição na realização das obras, e também ao Convênio entre a Prefeitura Municipal e a Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela, aprovado pela Câmara de Vereadores, com apenas dois votos contrários, dos vereadores Jadiel Vieira (PV) e Rogério Catolé (PT).
Manoel Marcos aproveita a oportunidade para agradecer a Wilson Silva, proprietário da lancha Gold Seal, Marcelo Monteiro de Carvalho - Afobadinha, comandante Molica da lancha Fiesta e Wolfgang Ingo Napirei proprietário do Portal Ilhabela – Agência de Turismo que, graciosamente, cederam suas embarcações para o transporte da comitiva. (Fonte: PMI)

Saúde promove arrastão contra a dengue

Ilhabela - Hoje, dia 17, a partir das 8 horas, será realizado um grande arrastão contra a dengue nos bairros do Perequê e Itaquanduba, até o Morro da Cruz. Na ocasião, cerca de 80 pessoas, entre agentes comunitários da Saúde, pessoal de controle da dengue, e 15 homens da Frente de Trabalho, estarão participando da operação, que visa eliminar os eventuais focos de proliferação do Aedes Aegipty.
Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Ilhabela e tem como objetivo também alertar sobre os riscos de contaminação, conscientizando a população de que esta é uma luta de todos.
O intuito é lembrar a importância de manter os vasos, plantas e qualquer objeto que possa armazenar água, tratados de maneira a não servir como criadouros do mosquito transmissor.
A Secretaria Municipal da Saúde espera, como de costume, contar com o apoio da população não só no sentido de ajudar na localização de eventuais focos nos bairros ou nas residências, como também recebendo bem os agentes empenhados nesta tarefa. (Fonte: PMI)

Ilhabela tem 1 caso da doença e 46 suspeitos

Ilhabela - Um caso de dengue autóctone --contraída no município-- foi registrado em Ilhabela. Outros dois casos ainda estão sendo investigados e 46 pessoas com suspeita da doença aguardam o resultado dos exames.
Para ajudar no controle da doença, a prefeitura realiza hoje um arrastão de limpeza nos bairros considerados de riscos para o criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Ilhabela, dois turistas retornaram para suas cidades com sintomas da doença. Os dois casos estão sendo analisados para verificar se as pessoas contraíram a dengue no município.
A prefeitura está jogando inseticida nas casas para matar o mosquito. Durante o arrastão, que vai percorrer os bairros Barra Velha, Morro da Cruz e Itaguaçu, todos os criadouros serão eliminados.
Em Caraguatatuba, a Secretaria de Saúde já confirmou 12 casos autóctones e 106 suspeitos. Hoje, devem ser divulgados os resultados de 20 exames.
Os agentes de saúde estão vistoriando 167 pontos considerados de riscos como floriculturas e borracharias. A prefeitura já notificou pelo menos 32 residências com criadouros que podem ser multadas em caso de reincidência. O valor da multa varia de R$ 350 a R$ 1.200.
As secretarias das duas cidades não consideram os casos registrados até agora como alarmantes. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Fotógrafo resgata acervo e expõe “O Amigo da Onça”

Ilustração de Perícles Albuquerque Maranhão, publicada na extinta revista Cruzeiro, na década de 70São Sebastião - O fotógrafo Edivaldo Nascimento lança, hoje, às 20h30, no prédio da Setec (Secretaria de Turismo e Cultura), na Rua da Praia, uma exposição de charges de Péricles Albuquerque Maranhão. A mostra chama-se “O Amigo da Onça”, título da série de ilustrações mais famosa do cartunista, que era publicada na extinta revista “O Cruzeiro”.
Aos 53 anos, Edivaldo Nascimento segue resgatando a história, seja do município ou ainda dos fatos e personalidades que marcaram época no Brasil. Segundo ele, a exposição “O Amigo da Onça” era um desejo antigo.
Nascimento conta que, em 1994, encontrou um lote com aproximadamente 100 edições de “O Cruzeiro” jogado no lixo. “Guardei e fui estudando, pois percebi que coisas importantes estavam ali armazenadas”, relembrou.
A revista deixou de ser publicada na década de 70. “Lembro que quando ia à barbearia, todo mundo gostava de ler O Cruzeiro. É uma coisa saudosista e tenho certeza que todos vão gostar”.
Antes da mostra das charges de Péricles Albuquerque Maranhão, o fotógrafo sebastianense já tinha feito uma exposição de antigas propagandas, também tiradas do acervo.
“Agora quero mostrar O Amigo da Onça, que era uma seção adorada por todos os leitores da revista”. Com apoio do comércio local, Edivaldo Nascimento preparou 30 “baners” com reproduções das charges. “Além do meu trabalho de resgate fotográfico na cidade, também busco mostrar outras coisas importantes que marcaram época no país. Pra mim, isso é cultura”, finalizou o fotógrafo. Posteriormente, ele pretende levar a mostra para outros municípios da região.
Péricles de Albuquerque - O chargista Péricles de Albuquerque Maranhão nasceu no Estado de Pernambuco, em 1924. Foi para o Rio de Janeiro em 1943, após ter estudado arte na cidade de Recife.
Um ano depois, Péricles entrou para a revista “A Cigarra”, época em que já era cartunista dos Diários Asso-ciados. Somente em 1952 ele criou a série “O Amigo da Onça” para “O Cruzeiro”, no formato painel único em página inteira.
Logo passou a ser atração da revista. Porém, em 31 de dezembro de 1961, acabou cometendo o suicídio. A série “Amigo da Onça” ainda continuou por mais 20 anos, no traço de Carlos Estevão e outros cartunistas da época, inclusive Ziraldo. (Fonte: Imprensa Livre)

Blitz autua 50 pessoas por pesca ilegal em Alcatrazes
PF flagra grupo em estação ecológica; multa chega a R$ 5.000

São Sebastião - Uma operação conjunta do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Polícia Federal de São Sebastião realizada no último final de semana no Arquipélago dos Alcatrazes resultou na apreensão do material de pesca de 50 pessoas e sete embarcações.
O grupo foi flagrado na "Operação Inesquecível 1", como foi denominada a blitz, realizando pesca dentro da área da Estação Ecológica Tupinambás, que é uma Unidade de Conservação Federal. O trabalho durou 13 horas --das 20h de sábado às 9h de domingo.
Os infratores receberam multas que variaram de R$ 700 a R$ 5.000. Eles também responderão por crime ambiental (pesca em Unidade de Conservação Federal), cuja pena oscila de um a cinco anos de reclusão.
A fiscalização do arquipélago é de responsabilidade da Marinha e do Ibama. Para preservação do ecossistema no local, é proibida a visitação pública, a pesca, a navegação e o mergulho --as multas por infração podem chegar até a R$ 100 mil. Essas atividades só são permitidas a uma distância de 10 quilômetros de Alcatrazes.
"Recebemos denúncias constantes de pesca no arquipélago, mas como não temos embarcação própria não podemos fazer uma fiscalização sistemática. A última blitz havia sido realizada há sete meses. Mas estamos tentando junto à nossa diretoria em São Paulo e Brasília uma embarcação para podermos intensificar o monitoramento", disse o responsável pela fiscalização do Ibama em São Sebastião, Roberto Reis.
SANTUÁRIO - O arquipélago de Alcatrazes, localizado a 37 quilômetros do continente em São Sebastião, é um verdadeiro santuário ecológico. Ele é formado pelas ilhas de Alcatrazes, Paredão, Porto, Sapata, Lage do Nordeste, Lage do Sudoeste e Oratório.
No local, há 18 animais de espécie rara, com destaque para a jararaca de Alcatrazes e a perereca-scinacx. Alcatrazes possui ainda três espécies únicas de plantas, com destaque para a Rainha do Abismo. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião inaugura sambódromo

São Sebastião - São Sebastião vai abrir oficialmente o Carnaval na próxima sexta-feira à noite no sambódromo, que está sendo construído no aterro da rua da Praia, mesmo local da tradicional Festa do Padroeiro, realizada em janeiro.
O sambódromo terá 300 metros de comprimento, com arquibancada em toda a sua extensão, e terá base em bloquetes e cobertura de asfalto.
No final da passarela do samba haverá uma área reservada para guardar carros-alegóricos, tendo a presença de seguranças. Essa é uma antiga reivindicação das agremiações, já que após os desfiles muitos carros acabavam danificados.
A obra também prevê um espaço exclusivo para o desfile e outro reservado ao tradicional baile de rua, que chega a reunir cerca de 20 mil pessoas por noite somente na rua da Praia.
De acordo com diretor de Turismo, Daniel Augusto, toda a obra será custeada por uma empresa patrocinadora da festa. O custo do empreendimento não foi revelado.
Na avaliação do diretor, a construção do sambódromo também vai melhorar o trânsito da região central durante o Carnaval. São Sebastião conta com 39 agentes de trânsito que vão ampliar a fiscalização durante 24 horas nos dias da festa.
O Departamento de Tráfego anunciou ontem que pretende alargar as vias de acesso às praias durante os períodos de maior movimento, sinalizar a fila da balsa e a travessia de pedestres, entre outras medidas.
Atualmente, São Sebastião possui cerca de 10 mil veículos registrados, mas a previsão é que pelo menos 56 mil veículos circulem na cidade no Carnval.
A região central possui cerca de mil vagas de estacionamento disponíveis e os motoristas também terão a alternativa de estacionar no Aterro da Rua da Praia. (Fonte: ValeParaibano)

Talita Aguiar mantém tradição familiar e é a Rainha do Carnaval
Ela é irmã de Michele Aguiar, madrinha de bateria da Acadêmicos de São Francisco, que já ficou com a coroa em duas edições. Celso Lima foi reeleito Rei Momo

São Sebastião - Talita Uiara de Aguiar Pereira será a Rainha do Carnaval 2004. Ela foi eleita em concurso realizado no último sábado, na praça de eventos da Rua da Praia.
Mesmo debaixo de chuva, as 11 candidatas não desanimaram e mostraram simpatia e muito samba no pé. A funcionária do FAPS (Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores) conquistou o título com 308 pontos, seguida por Jodeli Cintra de Souza (1ª princesa) e Gemima de Oliveira (2ª princesa), que tiveram 280 e 271 pontos, respectivamente.
Celso Francisco de Lima foi reeleito Rei Momo com 53 pontos. Ele disputou com mais três candidatos, sendo que o 2º colocado teve 47 pontos.
A nova Rainha do Carnaval prova que o samba está em família. Por duas vezes, sua irmã, Michele Aguiar, atual madrinha da bateria da Acadêmicos de São Francisco, ficou com a coroa. Seu pai, o conhecido Chapelão, já comandou baterias de escolas de samba da cidade.
Para Talita Aguiar, a vitória foi uma surpresa.
“Não esperava, porque estava muito concorrido. Desta vez, o concurso teve grande número de mulatas. Estou muito feliz e agradeço o apoio da minha família e de todos os jurados que me elegeram”, declarou.
Antes de ser rainha, Talita desfilou nas escolas de samba Sol de Verão e Mocidade Independente da Topolândia. “Como meu pai era mestre de bateria, sempre nos levava para participar. Agora, espero fazer um grande carnaval”, concluiu.
O júri do concurso foi composto por Alda Brasil, Ana Maria de Andrade Luciano, Conceição Lima e Vânia Cavalcanti da Silva. A entrega dos prêmios teve a presença da vice-prefeita Cláudia Batocchio Flausino, do secretário de Turismo e Cultura, José Cardim de Souza, e dos diretores Daniel Augusto (Turismo) e Ana Alexandrina (Cultura). A abertura do Carnaval de São Sebastião será na próxima sexta-feira, com a inauguração oficial do sambódromo, no Aterro da Rua da Praia. (Fonte: Imprensa Livre)

Navio de combate a derrames de petróleo chega ao Canal de São Sebastião

São Sebastião - O navio “Rebello XV”, especialmente destinado a combater derrames de petróleo, chegou ao Canal de São Sebastião, na última sexta-feira. Até ontem, a embarcação estava sob vistoria, o que deve continuar por cerca de três semanas, segundo prevê o engenheiro Rogério Migueis Picado, responsável pela SMS (Secretaria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde), da Petrobras/Transpetro.
O “Rebello XV”, com profissionais e equipamentos para combate a derrame de petróleo, será mantido no Canal de São Sebastião. A embarcação foi adaptada, no Rio de Janeiro, de onde partiu para São Sebastião. O técnico Cláudio Roberto Fayad, do Grupo de Contingência da SMS da Petrobras no Rio de Janeiro, será o responsável por auditorias mensais no navio.
O navio é destinado à contenção e ao recolhimento de óleo no mar, mas também tem equipamentos para combate a incêndio, lançando 3 milhões de litros de água a 100 metros de distância. A embarcação foi contratada pela Petrobras via licitação. Depois de toda a vistoria, deve ser firmado o contrato, válido por cinco anos.
O navio também servirá para treinamentos constantes, além do patrulhamento da área que envolve o Canal de São Sebastião. Não ficará fundeado. Será operado de forma ininterrupta, para agilidade nos casos de derrame de petróleo. Em média, a tripulação será de 18 homens a bordo durante 30 dias. Boa parte deles é de marítimos experientes na função, residentes no Litoral Norte.
O “Rebello XV” tem 60 metros de comprimento e é um tipo de rebocador usado como apoio nas plataformas marítimas da Petrobras. A empresa contratou três destes navios para combate aos acidentes. Um deles opera na Baía da Guanabara, Rio de Janeiro, há três anos. Trata-se do “Astro Ubarana”. O outro é o “Norsul Marati”, que opera em Aracaju, Sergipe, desde abril de 2003.
No convés do “Rebello XV” haverá três lanchas, cada uma com 26 pés de comprimento (8,5 metros), para contenção do óleo derramado. O navio terá capacidade para recolher 250 mil litros/hora, por meio de vários tipos de recolhedores. Os tanques de armazenamento de óleo do navio têm capacidade para 350 mil litros.
O navio também conta com sistema de iluminação para o trabalho durante a noite e rádios de comunicação com freqüências marítima, aeronáutica e terrestre. A operação do navio será coordenada pelo engenheiro Rogério Picado, da SMS em São Sebastião.
Novo gerente - O engenheiro Geraldo Marfute assumirá o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, no dia 1º de março, no lugar de Luiz Alberto de Faria Franco. Marfute deixará a gerência do terminal da Transpetro em Tramandaí, no Rio Grande do Sul. Franco trabalha como gerente do Tebar desde maio de 1998. A substituição faz parte das mudanças administrativas da Transpetro. (Fonte: Imprensa Livre)

Vazamento de Óleo: Cetesb livra Tebar de multa

São Sebastião - A Petrobras/Transpetro divulgou ontem que 100 ml de óleo teriam vazado do navio Muriaé na tarde de sexta-feira no Canal de São Sebastião. O acidente é considerado de pequenas proporções pela empresa.
Segundo o gerente do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), Luiz Alberto de Faria Franco, as causas do acidente ainda estão sendo investigadas. O navio estava atracado no píer do terminal.
"Não sabemos o que causou o vazamento. Uma mistura de água e óleo atingiu o mar, mas a contenção foi rápida." A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) informou que uma equipe esteve no local no momento do acidente e constatou que o vazamento foi pequeno e não haverá aplicação de multa. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito repassa R$ 300 mil à Hospital das Clínicas

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, repassou na última sexta-feira, dia 13, R$ 300 mil à Irmandade Sagrado Coração de Jesus, mantenedora do Hospital de Clínicas. A verba, referente à parcela de janeiro, primeira do ano, foi repassada graças a um projeto de lei, de autoria da prefeitura, aprovado pela Câmara Municipal, no dia 04 de fevereiro. O projeto estabeleceu o aumento da subvenção de R$ 100 mil para R$ 200 mil mensais, totalizando R$ 2,4 milhões/ano. Na ocasião, em razão da grave situação financeira do hospital, o prefeito se comprometeu a dar mais R$ 100 mil, ou seja, na tarde de ontem, ele entregou um cheque de R$ 300 mil à entidade, que, nos demais meses, receberá R$ 200 mil. “Saúde é prioridade para nós, por isso, nosso maior investimento é nesta área”, declarou Julião. (Fonte: PMSS)

Câmara vota revogação de alterações na Lei de Uso do Solo hoje à noite

São Sebastião - A Câmara Municipal deve votar, na sessão de hoje, o projeto de lei complementar 021/03, de autoria do vereador Benedito Amâncio, que dispõe sobre a revogação das leis 38 e 39/2003, que alteraram a Lei de Uso do Solo, no ano passado. Esta proposta encontra-se nas comissões parlamentares há pelo menos três meses.
Caso seja aprovado, o projeto acabará com a polêmica sobre as mudanças feitas na lei, que provocaram vários protestos da sociedade civil. Em novembro de 2003, Amâncio criticou as alterações. “Não concordo com a maneira com que essas leis foram elaboradas, sem experiência técnica, para agradar interesses”. Ele havia votado contra as duas propostas.
Marcos Leopoldino foi o autor dos projetos de lei complementar 15 e 16, aprovados em regime de urgência no dia 14 de outubro e que, depois de sancionados pelo prefeito Paulo Julião, viraram as leis 38 e 39/2003. A primeira autoriza a instalação de novos postos de combustíveis, mecânicas, garagens, entre outros serviços, do Centro a Costa Norte. Já a segunda lei alterou a “zona de proteção” para “zona de média restrição” na área localizada entre a SP-55 e a encosta, da linha Preta ao Costão do Guaecá.
A principal mudança foi a redução do lote mínimo permitido de 5 mil m² para 600 m², além da taxa de ocupação, que subiu para 30%, incluindo residências e estabelecimentos comerciais. O artigo 1º muda a “zona de média restrição” para “zona de baixa restrição” a área que se inicia no Rio Paúba e vai até a cota 40 em ângulo 90º, seguindo sentido sul até encontrar a SP-55, ou seja, a diminuição do tamanho mínimo de lote de 600 m² para 400m², no bairro Paúba.
Tais alterações motivaram manifestações da sociedade civil organizada em duas sessões de Câmara. Várias entidades decidiram entrar com mandado de segurança para suspender as leis, o que ainda não teve resultado.
Outros projetos - Ainda na Ordem do Dia da sessão desta tarde está prevista a votação do projeto de lei 023/03, que “delimita a zona urbana do município”. O vereador Sérgio Pereira apresentou três emendas ao projeto do prefeito Paulo Julião, sendo uma modificativa e duas aditivas.
Outro projeto a ser votado é o 068/2003, que trata da permissão de uso a título oneroso de imóvel público municipal ao Colégio Mestre.
Dois projetos do vereador Edvaldo Reimberg também devem entrar em votação, um para estabelecer a política do livro e outro que visa dar prioridade de tramitação aos procedimentos administrativos para idosos. A sessão está marcada para 17h. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Surf News

Apae suspende aula por falta de verba

Ubatuba - A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ubatuba suspendeu o atendimento aos 58 alunos por falta de verba repassada pela prefeitura. As aulas, que deveriam começar ontem, foram adiadas.
Segundo o diretor da Apae, Edvair Bogiani, a prefeitura colaborava mensalmente com R$ 13 mil, parte de um convênio que terminou em dezembro. O diretor disse que para firmar o convênio a prefeitura exige um série de documentos que já foram protocolados na última sexta-feira. A Apae recebe crianças a partir dos 6 anos.
OUTRO LADO - O secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita, disse que o convênio não foi renovado pois a documentação da Apae estaria incompleta. "Não podemos tomar nenhuma providência até que a associação entregue toda a documentação." (Fonte: ValeParaibano)

Polícia Militar captura quatro foragidos de penitenciárias
Duas são irmãs, que escaparam do presídio em Pindamonhangaba

Ubatuba - A Polícia Militar capturou no final de semana quatro foragidos da Justiça. Duas são irmãs que escaparam da penitenciária feminina de Pindamonhangaba. Um outro estava cumprindo uma condenação de assassinato.
No Ipiranguinha, os policiais verificavam uma denúncia anônima na rua dos Indaiás, quando depararam com Orlando Souza Santos, 34 anos. Ao perceber a viatura ele pulou o muro, vindo a ser detido na casa vizinha.
Santos ainda tentou despistar os policiais, apresentando documentos com outro nome. Ele está foragido desde maio de 2003, quando recebeu o benefício de passar o Dia das Mães em casa, não retornando na data prevista para a penitenciária de Itapetininga.
Santos ainda teria que cumprir uma condenação de cinco anos e meio dos sete a que foi sentenciado por um homicídio, ocorrido em Taubaté. Além do assassinato, o foragido tem passagens por furto, roubo, estelionato, receptação e lesão corporal, entre outros.
Em sua casa, a polícia encontrou, embaixo da cama, um revólver, calibre 38. Ele alegou que comprou a arma de um caminhoneiro por R$ 250, em Caraguatatuba. Santos foi recolhido à cadeia e seria removido para o setor masculino em São Sebastião.
Irmãs - Na noite de domingo, a polícia também capturou as irmãs A.C.A., 19 anos, e A.P.A., 21 anos. Elas se escondiam, desde a fuga, em um barraco no Ipiranguinha, mas foram localizadas em atitudes suspeitas em um ponto de ônibus do bairro.
As duas são foragidas da cadeia feminina em Pinda-monhangaba. A.C. fugiu em novembro do ano passado, em um resgate, e A.P. no mês seguinte, quando não retornou do indulto que recebeu no Natal.
Elas ficaram recolhidas na cadeia feminina local, mas ontem tinham sido removidas para o setor de origem. No domingo, a polícia também registrou a captura de A.C.S., 31 anos, foragido do CPP, em Tremembé. (Fonte: Imprensa Livre)

Queda de barreira arrasta carros e fecha Oswaldo Cruz
Após temporal, deslizamentos interditam estrada por 4 horas em Taubaté

Ubatuba - Um temporal de cerca de 30 minutos provocou deslizamentos de terra que interditaram quatro pontos da rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba) na tarde de ontem entre os kms 11 e 14, em Taubaté.
O congestionamento no trecho chegou a quatro quilômetros. A estrada ficou totalmente obstruída entre 15h e 19h, mas até as 23h o tráfego só fluía em meia pista. Os trabalhos de limpeza seriam concluídos na madrugada de hoje.
Durante a chuva, dois veículos foram arrastados por uma barreira. Não houve feridos. O motorista, um passageiro e uma cadela que estavam em um dos veículos atingidos foram resgatados por um caminhoneiro que passava pela estrada.
Em São José dos Campos, a forte chuva do início da tarde provocou alagamentos em pontos isolados da cidade, como na avenida Teotônio Vilela (leia texto nesta página).
RISCO - A previsão de tempo chuvoso para a região deixou o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) em alerta, pois há risco de novos escorregamentos no km 12.
"Com a chuva, desceu também a barreira de contenção (muro)", disse o auxiliar de inspeção do DER, Benedito Mendes.
SUSTO - O motorista do Santana Quantum de São Paulo que precisou ser resgatado, Fábio Kenji Mori, 27 anos, disse que o barranco caiu sobre o carro.
"Começou a deslizar e arrastar o carro que atolou. Entrava água no carro. Tentei abrir a porta e entrava mais água. Veio um caminhoneiro e me ajudou", disse Mori que estava com a namorada, Renata Coelho Biancardi, 23 anos, e a pitbull 'Raja' no carro.
O trabalho de limpeza da pista precisou ser feito com dois tratores carregadeiras. Os rios Comprido e Una que passam sob a rodovia encobriram a pista no momento da chuva.
O produtor rural Norival Santoro, 63 anos, morador do bairro Paiol, ficou parado na pista por mais de uma hora e disse que há risco de descer mais terra.
"Pode descer mais terra. O problema foi a terraplanagem mal feita. Não sei nem se vou conseguir chegar em casa", disse Santoro.
As águas do Una invadiram a Fazenda Santa Cruz, no bairro Rio Comprido, às margens da rodovia, e deixaram ilhados cerca de 30 cabeças de gado.
UBATUBA - No km 85, trecho de serra da Oswaldo Cruz, um pequeno deslizamento também interditou parcialmente uma das pistas da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária, o fluxo de automóveis foi normalizado em poucos minutos.
O motorista que precisar utilizar as rodovias da região podem saber das condições pelos telefones (12) 233-3888 ou 0800-555510. (Fonte: ValeParaibano)

André Rafael vence a Copa Fonseca 2004

Ubatuba - O já tradicional torneio organizado pela AUFM, a Copa Fonseca (em homenagem ao ex-presidente da entidade Sílvio Fonseca) teve como grande campeão o líder do ranking ubatubense André Rafael, melhor jogador de 2003. Na 1ª Fase do torneio, André Rafael terminou na primeira colocação e invicto; o Dr. Adauto Júlio ficou em segundo com a mesma quantidade de pontos ganhos mas com saldo de gols inferior; Rodrigo Lobo, com cinco pontos a menos, terminou em terceiro; Ralph Solera ficou em quarto; Sílvio Fonseca terminou em quinto e Edu Macedo Jr completou a lista dos seis primeiros colocados. Rodrigo e Ralph decidiram a terceira posição e Rodrigo venceu por 3x2 e na grande final André bateu o Dr. Adauto por 3x1 e faturou mais um título em sua carreira, o segundo do ano (já havia conquistado o Torneio de Verão) e disparou mais uma vez na liderança do ranking, mostrando que é mais favorito do que nunca ao bí-campeonato ubatubense. A Copa Fonseca foi o primeiro evento da AUFM realizado nas instalações do Colégio Dominique, o novo parceiro da AUFM, que vai sediar todos os eventos oficiais da entidade ao longo do ano. A parceria, firmada no início de Fevereiro, deve durar pelo menos até o final do ano, mas está praticamente assegurada uma renovação do acordo para o ano que vem. Graças ao apoio do Colégio Dominique, que mostra mais uma vez porque é um dos maiores incentivadores do esporte ubatubense, a AUFM passa a ter estrutura para comportar campeonatos de grande porte, inclusive da Federação Paulista. Mais detalhes no site da AUFM.

Artigo Topo

Amigos, pero no mucho

Algumas amizades são misteriosas e trágicas, dadas as conseqüências que produzem. Um caso emblemático envolveu o ex-prefeito de Santo André, Sérgio Daniel e seu ex-melhor amigo, Sérgio Gomes da Silva. Uma afinidade fora do comum. Não imagino sobre o que poderiam conversar, dado o enorme desnível sócio-cultural existente. Não que não seja possível haver amizades nessas condições, apenas elas acontecem em momentos especiais, não são para todas as ocasiões. Temos amigos no clube com os quais jogamos futebol, há os amigos da praia, com os quais tomamos cerveja e, há amigos com os quais temos afinidades intelectuais, com esses conversamos na varanda, falamos da vida e dos problemas. Sérgio Gomes da Silva entrou na vida de Sérgio Daniel como segurança, e depois de algum tempo conquistou a confiança deste. Há rumores de homossexualismo, nada pode ser afirmado, o que se sabe é que eles passaram a ser unha e carne ou corda e caçamba, onde estava um estava o outro. Para o ex-segurança a amizade representou um grande negócio, foi guindado à condição de empresário e passou a ostentar bens condizentes com o novo status. Carros importados, roupas caras e restaurantes da moda. Nada mau para quem vivia com o salário minguado de segurança e, bafejado pela sorte, tornou-se alpinista social. De êxito. O desfecho trágico é que Sergio Daniel está morto, assassinado e, Sergio Gomes está preso. É suspeito de ser o mandante do crime. As evidências o incriminam cada vez mais. Há um notável e inexplicável interesse do governo em abafar o caso, havendo inclusive questionamentos sobre a existência do Ministério Público, que comanda as investigações. Outra amizade de conseqüências funestas é a que envolve Waldomiro Diniz e José Dirceu. Desde 1992 eles são íntimos, neste caso não há suspeita de homossexualismo, interesses políticos e afinidades intelectuais foram as prováveis razões da proximidade. Agora Waldomiro aparece como o maior vilão do país, o que já aconteceu antes com PC Farias, que foi morto por saber demais sobre gente importante. Queima de arquivo. Vai ser difícil para o PT reverter os estragos dessa denúncia, que envolve propinas e bicheiros. De onde ela veio, mais coisa virá. Foi apenas o começo. Tentar isentar José Dirceu, afirmando que ele não tinha conhecimento do caso, é afirmar que Papai Noel existe. Há quem acredite, embora sejam poucos e tenham pouca idade. Quem tem amizades assim, não precisa de inimigos.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

16 de fevereiro - Dia do Reporter - A Associação Comercial e Industrial de Ubatuba - ACIU parabeniza a todos os repórteres da Imprensa Local e Regional pelo seu dia. Aproveita a oportunidade para destacar o trabalho árduo que fazem na cobertura dos acontecimentos, colocando-se sempre à disposição do fato onde ele estiver.
Com certeza absoluta é um trabalho de extrema importância para a Sociedade, pois o trabalho do repórter, veiculado pelos órgãos de imprensa, leva a todos os recantos do País informações úteis para a Comunidade, colaborando sobremaneira na divulgação de notícias sociais, esportivas, policiais e principalmente as de prevenção contra epidemias e surtos existentes.
A esses valorosos profissionais que colocam, na maioria das vezes, a informação acima de seus interesses pessoais a nossa sincera homenagem.

Dalva Maria dos Santos - Presidente
Associação Comercial e Industrial de Ubatuba

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Cruzeiro

Praia do Cruzeiro
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor