Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 10 de março de 2004 - Nº 987 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Barco Forró larga na frente na segunda etapa da Rota do Aço
Barco de Ubatuba está em segundo lugar na Regata Rota do Aço


Caraguatatuba
Taça Verão Beach Soccer Chega ao fim
Surfista de Caraguá busca título no Guarujá
Atletas garantem participação na 3ª etapa de Maratonas Aquáticas
PROFA e Educação Inclusiva capacitam educadores da rede municipal
Grupo de estudos discutirá PCN de Meio Ambiente em Caraguá
Primeiros Socorros é tema de palestra para funcionários
1ª Semana de Conscientização sobre Cuidados com a Voz
Curso básico de Cerimonial acontecerá no dia 20 em Caraguá
Show Gospel agitará Caraguatatuba
Fundação vende manual para concurso público
Ladrão antigo resolve assaltar e rouba duas lojas no mesmo dia
Assassino descarrega pistola à queima-roupa em cima de ajudante
Módulo e OAB promovem reflexão sobre a mulher nos dias atuais
Faculdades Módulo prorrogam período de inscrições para cursos de Pós-Graduação
Estagiários do Módulo participam de Clínica de Vôlei com equipe do Banespa
Vereador quer Vara da Infância e Juventude na Rodoviária de Caraguá
Câmara homenageia as Mulheres de Caraguá
Gobetti dá apoio a Semana do Índio


Ilhabela
Mulheres são homenageadas na Câmara


São Sebastião
Presos cavam túnel em São Sebastião
Depois da tentativa de fuga por túnel, presos se rebelam na cadeia
Federação usa parecer do jurídico da Câmara na ação contra alteração da lei de Uso do Solo
Moradores do Centro e Vila Amélia discutem despoluição das praias
Câmara homenageia escola de samba vencedora do Carnaval 2004
Vereadores vão à Secretaria dos Transportes para manter ambulantes


Ubatuba
Escolinha de surf recebe 20 pranchas para treinamento
Joelson Lima é o campeão da Open no Circuito das Toninhas

Seções
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Barco Forró larga na frente na segunda etapa da Rota do Aço

Litoral Norte - O veleiro Forró/Demag, fita azul da primeira etapa, assumiu a liderança da segunda perna da Rota do Aço Regata de Vela Oceânica, logo após a largada, dada às 14h25 de terça-feira, em frente à Ilha do Veado, nas proximidades de Niterói (RJ).
O barco carioca, comandado pelo bicampeão mundial de Soling Gastão Brun, e com o sebastianense Ubiratan Matos na tripulação, abriu vantagem logo na primeira hora de regata. Maximus/Ferrostal, líder na classificação geral, saiu em segundo lugar, seguido de Swister/Arcelor, que teve de trocar uma das velas, perdendo um pouco o contato com os líderes.
Os três barcos puxam a flotilha de 34 veleiros, que têm 365 milhas náuticas pela frente até o Capri Iate Clube (CIC), em São Francisco do Sul (SC).
A previsão da comissão de regata é que os velejadores encontrem bons ventos neste início da segunda etapa da Rota do Aço. No momento da largada, os ventos na Baía da Guanabara eram Sueste com velocidade de 10 nós. A partir de hoje, porém, as condições devem mudar por causa de uma frente fria que está na região Sul do país. Normalmente, nessa situação os barcos passam a velejar no contravento. Os primeiros colocados desta etapa devem chegar a São Francisco do Sul na sexta-feira.
Dos 34 barcos que largaram na Praia de Camburi, em Vitória, no sábado, 29 completaram velejando o percurso até o Rio de Janeiro, de 260 milhas náuticas.
O último barco a aportar no Iate Clube do Rio de Janeiro foi o velemar de 32 pés Nigrei, que precisou de 59h03min38 para completar a primeira etapa. O veleiro cruzou a linha de chegada às 23h08 de segunda-feira. O fita azul foi o veleiro carioca Forró/Demag e a liderança, no tempo corrigido, ficou com o Maximus/Ferrostal, também do Rio. Na classe RGS, os catarinenses Kerubim e Obelix/Vega do Sul estão em primeiro e em segundo lugares.
A terceira e última etapa será disputada domingo, dia 14, entre o CIC e o centro histórico de São Francisco do Sul, num percurso de apenas 9 milhas náuticas. A chegada fará parte das festividades pelos 500 anos da cidade catarinense. (Fonte: Imprensa Livre)

Barco de Ubatuba está em segundo lugar na Regata Rota do Aço

Litoral Norte - A tripulação do Inaê 3/Alstom, um multimar 32 pés, comemorou muito a atuação do barco, que cruzou a linha de chegada às 5h17 da manhã desta segunda-feira, em segundo lugar na classificação geral da primeira etapa da Rota do Aço Regata de Vela Oceânica, entre Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).
O veleiro, normalmente ancorado no Saco da Ribeira, em Ubatuba, teve uma atuação espetacular, ficando à frente de favoritos como Forró/Demag e Swister/Arcelor. O líder é o IMX 45 Maximus/Ferrostal.
"A regata foi maravilhosa, surfamos o tempo todo. Para quem gosta de velejar isso não tem preço", afirmou o tripulante Artur Delgado, responsável pela trimagem do Inaê/Alstom. "Esse barco é fantástico."
Comprado há apenas 4 meses, o multimar surpreendeu os tripulantes pela facilidade de navegação e pela velocidade. "Apesar de termos uma vela danificada, o desempenho foi muito bom. Estávamos acostumados com um ranger, que não possibilitava o mesmo tipo de velejada", comentou o tripulante paulista como os outros integrantes da embarcação, representante do litoral norte de São Paulo na competição.
Ele completou a distância de 260 milhas náuticas em 41h12min0 no tempo real e em 38h59min48 no corrigido.
Maximus/Ferrostal assumiu a liderança ao completar o trajeto aos 15 minutos desta segunda-feira, com 36h10min57 no tempo real e em 38h57min17 no corrigido.
O fita azul da etapa foi o carabelli Forró/Demag, do comandante Gastão Brun, com o tempo real de 34h22min28 e o corrigido de 39h34min45. A largada para a segunda perna está marcada para as 14 horas de terça-feira no Aterro do Flamengo
“Conseguimos a liderança porque optamos pela estratégia de buscar o vento entre 20 e 30 quilômetros da costa e isso deu certo”, comemorou o primeiro navegador José Waldir Lima, o Filezinho, que comandará a embarcação, que era batizada como Klimax até setembro, na segunda etapa.
“Não temos condições de brigar pela fita azul, mas acho que podemos lutar pelo título no tempo corrigido. Nossas chances são em torno de 70%.” (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Taça Verão Beach Soccer Chega ao fim
O Campeonato da Taça Verão 2004 De Beach Soccer chega ao fim após varias semanas de competições na praia do Indaiá em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Aconteceu no último domingo, 07, a final da 1ª Taça verão 2004 " Vereador Benedito Pinto de Faria. O evento foi promovido pela prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Esportes e Recreação e contou com 38 equipes subdivididas em 4 categorias: Mirim ( 12 e 13 anos ) com 8 equipes, Infantil ( 14 e 15 anos ) 10 equipes, adulto livre 15 equipes e a categoria feminina sub-16 ( até 16 anos ) 5 equipes, num total de 380 atletas.
Na categoria Mirim a equipe campeã foi a Pastoral; na categoria Infantil, Projeto futuro; na categoria Sub 16 feminina, A C Poiares; e na Adulto, a equipe campeão foi a Caraguatá.
As vice-campeãs foram E C Olaria, na categoria mirim; Tamoios, na categoria Infantil Integração; Geração Independente, na Sub-16 (Fem.) e; Adil Car, na categoria Adulto. O terceira colocação na categoria adulto livre ficou com a equipe Litovitta.
O evento contou com a presença dos ilustres Benedito Pinto de Faria, vice-prefeito, José Pereira de Aguilar, e do Secretário de Esportes e Recreação Nivaldo Alves. (Fonte: PMC)

Surfista de Caraguá busca título no Guarujá

Caraguatatuba - Mais uma vez, o Campeão Caraguatatubense de surf, Luciano Brulher,15 anos, vai competir no Rip Curl Grom Search de surf. Desta vez, o evento será disputado na praia do Tombo, no Guarujá.
Ninho, como é conhecido pelos surfistas locais, tem pela frente adversários dificílimos como o ubatubense Wiguli Dantas, o sebastianense Tiago "Camarão" e o Catarinense Zampieri. Brulher ficou em 7º lugar, no Rio de Janeiro, e ocupa atualmente a 11ª posição do Ranking, tendo grandes chances de chegar entre os 5 primeiros, mas para isso terá que vencer essa etapa. "Estou pronto, para o campeonato, apesar de estar me recuperando de uma gripe que me deixou duas semanas sem treinar. Eu vou com tudo e quero vencer esse campeonato, de renome nacional, para colocar o nome do surf caraguatatubense lá pra cima".
O Rip Curl Grom Search acontece, no próximo final de semana, 13 e 14 de março, na praia do Tombo, no Guarujá. (Fonte: PMC)

Atletas garantem participação na 3ª etapa de Maratonas Aquáticas
Com 1200 atletas participando, a equipe de Caraguá garante o 2º lugar na pontuação geral, na 2ª etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas

Caraguatatuba - Organizada pela Federação Aquática Paulista, e com apoio da Secretaria de Esporte e Recreação, o 2º Campeonato Paulista de Águas Abertas aconteceu no último domingo, 07, com atletas entre 9 e 80 anos, na praia da Cocanha em Caraguatatuba, com participação de 1200 atletas, entre eles 59 representando a cidade.
Caraguá garantiu o 2º lugar na pontuação geral e teve destaque com vários atletas da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, como Cátia Regina F. Silva que garantiu o 1º lugar na categoria Master D (atleta da Academia Linha D´Água), na prova de 1 km. Na prova de 3 km, vários nadadores de Caraguá foram campeões, como Ana Beatriz P. Guimarães, que conquistou o 1º lugar na categoria Petiz II, além dos atletas Fernanda Betin e Daniel Godoi, que foram campeões na categoria Juvenil I; Cleiton Nogueira, campeão, na categoria Juvenil II e Edneder Fernandes, na categoria Master A.
Outros atletas de Caraguá também são merecedores de destaque, como Ulisses Moraes Mello, que foi o 2ª colocado na categoria Petiz II, na prova de 1km. Na prova de 3 km, Nirlene Rocha, da categoria Infantil II, também garantiu a segunda posição. Vários atletas se destacaram na terceira posição, entre eles Victor Velloso, na categoria Mirim, Daniel Gustavo Lunardi, na categoria Juvenil I, Fernanda Giuzio (Academia Linha D´Água), na categoria Júnior I, todos na prova de 1 km. Na prova de 3 km os destaques da 3º posição foram para os nadadores Mara Berthoud, Guilherme Zaparoli, Tarissa Barbosa, Giulianno Santos.
Caraguá teve ainda outros destaques, como os nadadores da Academia Linha D´Água, Fernanda Mendonça, 9ª lugar na categoria Master A; Jaqueline Yamashuti, 8º na Juvenil 2; Camila Micheleto, 13º Senior; Viviane da S. F. Godoi, 7º na categoria Junior 2; Marco Antonio do Nascimento (Vavá), 10º na Master E; Gustavo Mendes dos Santos, 14º na Infantil 2. Na prova de 5 km, os destques foram para Ricardo M. Melo, que conquistou a 6ª posição na categoria Master B e; Felipe M. Anália; 12º na categoria Junior.
Na classificação geral, a equipe Toshio Natação de São Paulo garantiu o 1º lugar e a equipe Aquatic Baroni de Jacareí, o 3º lugar.
A 3º etapa do campeonato será no dia 28 de março na praia da represa de Brôa, na cidade de Itirapina – SP. (Fonte: PMC)

PROFA e Educação Inclusiva capacitam educadores da rede municipal

Caraguatatuba - Desde o início de fevereiro estão acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba as capacitações para professores e demais profissionais da rede pública de ensino.
Mais conhecidos como HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, os cursos acontecem aos sábados e reúnem os educadores da rede que têm interesse em participar de atividades extras aos sábados ou que não podem cumprir o HTPC na própria unidade escolar durante a semana, no caso de professores que atuam em mais de uma escola.
Esse período de reunião entre educadores acontece normalmente 1 vez por semana na unidade escolar e é obrigatório porque é justamente o momento em que o corpo docente está reunido para discutir as principais necessidades dos alunos, os projetos coletivos, atividades, eventos e aprimoramento pedagógico.
Aos sábados foram programadas atividades diferentes, sob a coordenação do setor Projetos e Capacitações, as quais estão pré-definidas para todo o semestre.
No início de fevereiro foi aberto o grupo de estudos “Reflexão e Prática para uma Educação de Qualidade”, sob a coordenação da Ms. Marlene Pereira Fontana, com carga horária total de 48h, previsão de término para 10 de abril.
Em 16 de fevereiro começou também a nova turma do PROFA – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras das 19h às 22h e o término será em 13 de dezembro. A carga horária é de 140h, sob a coordenação da professora Laura de Oliveira. Outra turma, também sob a coordenação da professora Laura começará nesta quinta-feira 11, às 19h, e está prevista para finalizar em novembro – as aulas acontecerão sempre às quintas-feiras, no período noturno.
No dia 2 de março, teve início uma nova turma de reflexão sobre a Educação Inclusiva, também sob a coordenação da Ms. Marlene Fontana. Diferentemente da turma de sábado, para esse novo grupo as reuniões acontecem quinzenalmente, ás terças-feiras, das 14h às 17h. (Fonte: SME/PMC)

Grupo de estudos discutirá PCN de Meio Ambiente em Caraguá

Caraguatatuba - Um novo grupo de estudos começa a se reunir a partir desta segunda-feira, 8 de março e está previsto para terminar em 6 de dezembro. Trata-se do HTPC “PCN Meio Ambiente – 5º ao 8º ano”. Sob a coordenação das supervisoras Ana Lúcia Moreira Lima e Gislene Angélica Conceição, o curso colocará em discussão todo o conteúdo os Parâmetros Curriculares Nacionais com enfoque no Meio Ambiente e carga horária total de 75h, com reuniões quinzenais às segundas-feiras, no período noturno, e quintas-feiras, com turmas na parte da manhã e da tarde. (Fonte: SME/PMC)

Primeiros Socorros é tema de palestra para funcionários

Caraguatatuba - Os auxiliares administrativos, ADI’s – Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e Inspetores participam no dia 19 de março de uma reunião com a temática “Primeiros Socorros”, na sede da SME. A palestra, que será ministrada por integrantes do 4º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros terá como objetivo ensinar aos participantes noções básicas para que os funcionários saibam prestar socorro em circunstâncias emergenciais. A palestra será realizada numa sexta-feira, das 8h30 ás 11h30 com carga horária total de 3h. (Fonte: SME/PMC)

1ª Semana de Conscientização sobre Cuidados com a Voz

Caraguatatuba - De 12 a 16 de abril, acontece na sede da Secretaria Municipal de Educação a 1ª Semana de Conscientização dos Educadores sobre os Cuidados com a Voz”. O encontro, que reunirá profissionais atuantes na Educação Municipal tem como principal objetivo orientar sobre o uso correto da voz e as principais noções para proteção das cordas vocais e assuntos relacionados ao tema. No dia 14 de abril, durante a realização do encontro, acontece uma conferência, das 18h30 às 22h. Os interessados em participar da “1ª Semana de Cuidados com a Voz”, podem se inscrever no setor de Projetos e Capacitações no período de 1 a 6 de abril. Participe. Mais informações pelo telefone (12) 3897-7027. (Fonte: SME/PMC)

Curso básico de Cerimonial acontecerá no dia 20 em Caraguá

Caraguatatuba - Acontecerá em Caraguá no dia 20 de março “Planejamento de Eventos na área Secretarial”, sob a organização da Agency Brasil Consultoria e Eventos.
O objetivo da capacitação é dar aos participantes noções básicas na Organização e Gestão de Eventos no que diz respeito ao Cerimonial, num curso destinado especificamente a profissionais que atuam na área Secretarial, auxiliares administrativos, professores, coordenadores, diretores, entre outros. A carga horária será de 8h, sob a coordenação de Francisco Vaz, membro do Comitê Nacional de Cerimonial Público e professor de cursos de extensão universitária na área de Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Planejamento e Organização de Eventos.
O curso, que acontecerá no dia 20, será na videoteca Lúcio Braun, no Museu de Arte e Cultura de Caraguá, das 8h às 18h e o conteúdo será composto por conceito de eventos, montagem de salas e auditórios, check-list, etiqueta empresarial e social, trajes e posturas, cerimônias oficiais e festivas, entre outros.
O valor do curso é de R$ 80,00 e nesse valor está incluído todo o material, incluindo apostila e certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 9729-0854 / 3861-2813 / (16) 9147-2827 ou pelo e-mail fran@francerimonial.com.br (Fonte: SME/PMC)

Show Gospel agitará Caraguatatuba

Caraguatatuba - No próximo dia 15 de março, às 19:30 horas, na praça de eventos de Caraguatatuba ocorrerá o “Canta Caraguá”. Grandes artistas renomados do gospel nacional estarão se apresentando, entre eles, Marquinhos Menezes, Pamela, Josiane, Lislane, Marina de Oliveira, Grupo Elas, Igreja Batista Nova Jerusalém e outros grupos e músicos a serem confirmados. Como inovação o show estará sendo realizado em um trio elétrico, muita animação e agito para o público presente. A gravadora MK Publicitá, uma das maiores gravadoras desse gênero musical no país comandará os artistas. Na ocasião o Pastor Jabes de Alencar, vice-presidente do Conselho Nacional de Pastores fará uso da palavra. A organização é do Conselho e apoio da igreja Reviver em Cristo de Caraguatatuba. Vale a pena prestigiar e louvar ao Senhor. (Fonte: Luana Coelho)

Fundação vende manual para concurso público

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) começou a vender o manual de inscrição para o concurso público. Estão disponíveis 23 vagas para os cargos de nível médio de secretário, agente e assistente administrativo e técnicos de projetos culturais e de contabilidade. No nível superior, as vagas são para museólogo e historiador. A inscrição será feita entre os dias 15 e 19, no valor de R$ 25 (nível médio) e R$ 50 (nível superior). O manual custa R$ 10. Os interessados devem procurar a sede da Fundacc na rua Santa Cruz, 396, centro, das 9h às 16h30. Informações no site www.fundacc.com.br. (Fonte: ValeParaibano)

Ladrão antigo resolve assaltar e rouba duas lojas no mesmo dia

Caraguatatuba - M.A.S., 29 anos, que alegou ser balconista, já tinha passagens por furtos, sendo considerado um ladrão conhecido. Na tarde de segunda-feira, ele resolveu mudar de ramo, fazendo crime mais ousado. M. roubou duas lojas no mesmo dia e acabou sendo preso pela Polícia Militar.
Até segunda-feira, ele, que mora no bairro Sumaré, respondia processos por furto, dirigir sem habilitação e porte de entorpecentes. Crimes até que leves, se comparados com o que passou a praticar: assaltos à mão armada.
Duas lojas no Centro foram escolhidas por ele. Uma delas, na Galeria Jangada, na rua Sebastião Nepomuceno, M. invadiu por volta das 15 horas. Justamente neste momento o comerciante S.R., 40 anos, contava o dinheiro do caixa.
Não acreditando na sorte, M. nem anunciou o assalto, indo até o caixa, onde empurrou a vítima, arrancando o dinheiro, que era conferido, das mãos do proprietário. Em seguida, ele fugiu na bicicleta que havia deixado do lado de fora do estabelecimento.
Quando a Polícia Militar foi avisada, ele já tinha feito outro assalto, também usando um revólver, talvez por ter achado o primeiro “fácil”. Mas desta vez, não teve tanta sorte, pois foi abordado pelos policiais militares e reconhecido pelas vítimas nos dois crimes.
M., que não foi localizado com arma, podendo ter se livrado dela no caminho, foi conduzido à delegacia, onde se registrou o roubo. O balconista, natural de Teófilo Otoni/MG, ficou recolhido na cadeia pública local. (Fonte: Imprensa Livre)

Assassino descarrega pistola à queima-roupa em cima de ajudante

Caraguatatuba - Um assassino descarregou uma pistola PT-380, em cima do ajudante Carlos da Silva Santos, 19 anos, na noite de segunda-feira, na rua Joaquim Nabuco de Araújo, no bairro Praia das Palmeiras.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 21 horas por moradores que ouviram os tiros. A vítima foi encontrada caída ao lado de sua bicicleta. Ela foi atingida com nove tiros, disparados à queima-roupa, na nuca, cabeça e costas. O assassino não errou nenhum dos tiros.
Sem documentos, o ajudante, morador no Morro do Algodão, estava como desconhecido e assim ficou até a noite de ontem no IML (Instituto Médico Legal), quando o pai foi fazer o reconhecimento. (Fonte: Imprensa Livre)

Módulo e OAB promovem reflexão sobre a mulher nos dias atuais
“Se hoje vemos menores voltados para o crime, meninas levando mazelas para o seu futuro relacionamento, a prostituição, crimes em família, é porque existe a violência dentro de casa, física ou emocional, que viola os direito da mulher”

Caraguatatuba - As Faculdades Módulo e a OAB promoveram uma palestra gratuita e aberta ao público sobre o tema "A Mulher no Século XXI", no dia 8, levando o público presente a refletir sobre os problemas ainda enfrentados pela mulher nos dias atuais. A Dra. Maria Elisa Munhol, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, veio diretamente da capital para abordar temas relacionados à vida da mulher.
A palestrante enfatizou que o Dia Internacional da Mulher é muito bonito, deve ser comemorado, mas que é preciso dar importância aos reais problemas vividos pela mulher em nossa sociedade. Na palestra, diversos tipos de violência foram abordados, tais como a sexual, a psicológica, além de prostituição, o preconceito, a banalização da mulher na mídia, entre outras ações que vão contra os direitos da mulher.
A violência psicológica teve destaque nas abordagens da palestrante. Segundo ela, os abusos psicológicos e torturas emocionais que muitas mulheres ainda sofrem em casa, em famílias de todos os níveis sociais, levam muitas mulheres a sofrerem caladas e suportarem maridos que as agridem com ofensas, gritos, chantagens e todo tipo de torturas e abusos psicológicas.
“E o pior é que os filhos crescem vendo o pai agredindo a mãe. Se hoje vemos menores voltados para o crime, meninas levando mazelas para o seu futuro relacionamento, a prostituição, crimes em família, é porque existe a violência dentro de casa, física ou emocional, que viola os direito da mulher”, disse.
Finalizando a palestra, a Dra. Maria Eliza fez um alerta: “Não podemos ficar calados, é inadmissível, se ficamos calados podemos estar dando chances para um futuro crime, como vemos tantos casos. Temos que denunciar! Temos que buscar a legislação para a contenção da violência. Os homens precisam se conscientizar de que a mulher deve ser respeitada em casa, no trabalho, na sala de aula, na rua, em todo o lugar”.
Módulo e OAB anunciam novas palestras - Representantes da OAB ministram, no dia 24 de março, "Prescrição no Novo Código Civil", sobre prazos para requerimento na Justiça, de acordo com o artigo da Prescrição no novo código civil brasileiro (lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002). Em 12 de abril, será ministrada a palestra "Os novos contratos no novo código civil". Em 30 de abril, "Assistência Judiciária" , na sede da OAB.
"Tratam-se de palestras importantes para a comunidade porque a nova lei do Código Civil passou por transformações profundas mas que não foram bem informadas à sociedade. A parceria entre OAB e Módulo, trará benefícios tanto para os profissionais da área que poderão se atualizar, como também para a sociedade", afirmou a Dra. Maria Regina Rapoli. (Fonte: Módulo)

Faculdades Módulo prorrogam período de inscrições para cursos de Pós-Graduação

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo, de Caraguatatuba, prorrogaram a data de inscrição para os cursos de Pós-Graduação em Bases Fisiológicas do Exercício e do Treinamento Desportivo e em Gestão de Recursos Humanos, para até sexta-feira, dia 12 de março. As Faculdades estão concedendo desconto de 5% para seus ex-alunos e também estão fazendo parcerias com instituições, como secretarias municipais, proporcionando uma tabela progressiva de descontos.
O regime dos cursos é modular e/ou por disciplinas, com carga horária total de 360h, desenvolvida em 11 meses, num total de 45 dias letivos. Neste ano, os módulos serão desenvolvidos aos sábados com carga horária diária de 8 horas (das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min), sendo que nos meses de julho de 2004 e janeiro de 2005 serão realizadas 5 aulas em dias corridos para complementação da carga horária. A freqüência às aulas é obrigatória, sendo exigidos, pelo menos, 75% de freqüência em cada disciplina.
Os documentos para matrícula são: Diploma de Conclusão e Histórico Escolar de Curso Superior, Ficha de matrícula, 1 foto 3x4 recente e Comprovante de Residência. Valor do investimento: 12 parcelas de R$280,00. Mais informações pelo telefone 3897-2000. (Fonte: Módulo)

Estagiários do Módulo participam de Clínica de Vôlei com equipe do Banespa

Caraguatatuba - Os alunos de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo participam da Clínica de Vôlei com a equipe de voleibol Juvenil “Banespa Master Card”, na terça-feira, dia 16, às 15 horas, no Cemug. A equipe do Banespa fará seus treinos para o Campeonato Paulista, em Caraguatatuba, de 11 a 16 de março.
Os treinos da equipe acontecerão diariamente, pela manhã, das 10 às 12 horas, no Quiosque 31, na Praia do Indaiá e; à noite, das 19 às 21 horas, no Ginásio de Esportes do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).
“Tanto a Clínica quanto os treinos da equipe em nossa cidade trarão experiência aos nossos professores e alunos, que terão contato com os atletas e assistirão a jogos e treinos com uma equipe de alto nível como é a do Banespa”, disse o Prof. Dado da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba (Secer).
A Prefeitura de Caraguá vem promovendo, desde dezembro de 2003, a realização de diversas clínicas por meio de profissionais experientes, visando atualização e treinamento em diversas modalidades esportivas aos professores e estagiários do curso de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo,. “Desta forma estamos melhorando e capacitando ainda mais nossos professores e estagiários, podendo oferecer aulas com qualidade em nossos núcleos esportivos”, comentou o secretário de esportes Nivaldo Alves. Atualmente 30 alunos das Faculdades Módulo estagiam na Prefeitura. (Fonte: Módulo)

Vereador quer Vara da Infância e Juventude na Rodoviária de Caraguá

Caraguatatuba - O vereador Aurimar Mansano quer agilizar o serviço de autorização para menores viajarem sozinhos, a partir do Terminal Rodoviário de Caraguatatuba. Ele acredita que, neste local, deveria existir um posto de atendimento do Juiz da Infância e Juventude.
Mansano destaca o crescente crescimento do município e o fato do Terminal Rodoviário ter como uma de suas obrigações o atendimento aos viajantes. Ao mesmo tempo, o vereador argumenta que, a cada dia, mais crianças estão viajando sozinhas e precisam de uma autorização do Juiz da Infância e Juventude para sua própria segurança.
De acordo com Aurimar Mansano, o grande número de seqüestros, bem como o aumento de casos envolvendo tráfico de menores em todo o país, devem ser levados em conta.
“Tudo poderia ser mais ágil e resolvido, se no Terminal Rodoviário Aldo Navarro Magalhães houvesse um posto de atendimento do Juizado da Infância e Juventude, dando as devidas autorizações para a viagem de menores sem o acompanhamento de seus pais”.
O requerimento de autoria do vereador, aprovado pela Câmara, foi endereçado à juíza diretora do Fórum, Adriana Andrade Pessi. No documento, ele questiona se existe a possibilidade de instalação do posto na rodoviá-ria e qual o motivo do fechamento da antiga sala. “Os serviços mantidos pelo Poder Público têm que mostrar eficiência, ainda mais em cidades turísticas. Não podemos causar o desconforto, tanto ao morador, como ao turista ou veranista, que precisa de autorizações de viagem e não tem o serviço de pronto na Rodoviária. As idas e vindas para solucionar o problema podem causar até o atraso na viagem marcada”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara homenageia as Mulheres de Caraguá
Profissionais de diversas áreas recebem honrarias do Legislativo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quarta-feira, dia 10 de março, a partir das 19 horas, Sessão Solene em virtude do Dia Internacional da Mulher. Na cerimônia serão entregues 12 honrarias a mulheres que se destacam na sociedade local em diversas áreas. Esta é a segunda Sessão Solene do ano no Parlamento Municipal.
Receberão a honraria Legislativa mulheres que se destacaram na Delegacia da Mulher, na Casa de Saúde Stella Maris, no Clube da Mulher local, no Conselho Municipal da Condição Feminina, na própria Câmara entre funcionários, Vereadores e Vereadoras e em locais como a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Gabinete do Vice-Prefeito, Polícias Civil e Militar.
As homenageadas pela Câmara são Maria Amélia de Morais Giubin, da Delegacia da Mulher; Roseli Morilla, representando as Secretarias Municipais de Caraguatatuba, Lígia de Oliveira Monteiro, pela Polícia Militar e a Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP).
As honrarias estão sendo concedidas pela Câmara Municipal, por atribuição do atual presidente, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti – Wilson Gobetti (PPS). “Homenagear a Mulher apenas um dia chega a ser piegas. A Mulher ocupa importante função na sociedade empresarial, familiar, educacional e dentro do coração dos homens. O melhor seria homenageá-la diariamente”, frisa Gobetti. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti dá apoio a Semana do Índio
Silvícolas vieram pedir apoio ao Parlamentar em Caraguá

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), confirmou que dará apoio as comemorações da Semana do Índio, em Ubatuba, nos dias 10 e 11 de abril. O apoio foi confirmado na tarde de hoje, terça-feira, 9 de março, em seu gabinete.
O Parlamentar recebeu em seu gabinete, além da visita do Presidente da Câmara de Lorena, Wagner da Silva, representantes dos povos Xavantes, Guaranis, Terenas e Tupis Guaranis na tarde de ontem, terça-feira, dia 9 de março, em seu Gabinete no Parlamento Municipal. Quem liderou o grupo de silvícolas foi o Cacique Antonio Awa, da nação Guarani de Ubatuba.
As festividades terão início no dia 10 de abril, na Aldeia Renascer – conhecida como Witú Guaçú, na cidade vizinha de Ubatuba. O primeiro evento começa às 8 horas, com a apresentação de danças indígenas dos povos Xavantes, Guaranis, Terenas e Tupis Guaranis. Ás 9h30 um Festival de Futebol entre as Comunidades Indígenas e no período da tarde, apresentação da banda Pajé Daran, às 17 horas; apresentação da banda Aldeinha – Tupi Guarani, às 18h30 e às 20 horas, apresentação de Terí, da nação Xavante.
No dia 11 as festividades tem início às 10 horas, com a final do Festival de Futebol e às 13 horas, o encerramento, com a apresentação de Danças Indígenas que representam a Paz. A Aldeia Renascer fica na Estrada Municipal Yoshio Tozaki, s/nº, no bairro do Corcovado, em Ubatuba.
Para o Vereador, toda forma de cultura deve ser preservada e receber apoio. “Os índios foram os primeiros habitantes desta terra. Sua cultura e tradições devem ser preservadas e como representantes do povo devemos dar o apoio necessário para que esta herança do país não morra”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Mulheres são homenageadas na Câmara

Ilhabela - Cerca de 70 mulheres foram homenageadas na sessão desta segunda-feira, 8, em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. Elas representam entidades assistenciais e religiosas da cidade.
Os autores das homenagens foram as vereadoras Nanci Peres Zanato (PTB), Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT) e Maria das Graças Ferreira (PSDB), além do vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT), o Catolé.
“São mulheres importantes de muita luta e garra, que trabalham em prol do nosso município”, resumiu a vereadora Gracinha.
A sessão serviu também para os parlamentares aprovarem 19 requerimentos, 20 indicações e quatro moções, entre elas, do vereador Catolé, que congratula o comércio Mercado das Artes, pelo recebimento de um prêmio nacional de micro-empreendedorismo, pelo trabalho realizado por 13 artesãos.
Já a vereadora Rita Janete apresentou uma moção de apelo ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para a criação de Unidade de Referência de Nefrologia. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Presos cavam túnel em São Sebastião

São Sebastião - Um túnel de seis metros de extensão foi descoberto anteontem entre duas celas da Cadeia Pública de São Sebastião. O túnel daria acesso à rua e facilitaria a fuga de 48 presos. A cadeia tem capacidade para 60 pessoas, mas abriga 222 detentos.
Segundo o diretor da cadeia, Paulo Sérgio Barbosa, os presos teriam uma plano para escapar em dois dias.
"Eles [presos] tiveram dificuldades, pois no solo da cadeia tem dois metros de chapa de ferro. Após uma denúncia, conseguimos encontrar o túnel", afirmou Barbosa.
O diretor afirmou que a terra retirada do buraco era guardada em colchões e travesseiros.
Na tarde de ontem, ele aguardava a entrega das ferramentas usadas na construção do túnel que ainda estavam com os presos.
TRANSFERÊNCIAS- Ontem, nove detentos foram transferidos para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté e um levado para o Complexo Penitenciário da cidade de Potim. (Fonte: ValeParaibano)

Depois da tentativa de fuga por túnel, presos se rebelam na cadeia

São Sebastião - Os 220 presos da cadeia local se rebelaram na noite de ontem, provocando um início de tumulto na cadeia. Os ânimos ficaram alterados depois da descoberta, no dia anterior, de um túnel que era cavado entre as celas três e quatro, que foi interditada.
O fato provocou a remoção dos cerca de 50 presos para outras celas. O xadrez cinco, onde cabem seis pessoas, teve que abrigar cerca de 30 presos.
Esta lotação “forçada” revoltou mais os presos, que serraram as grades, ficando soltos no corredor entre as celas e o pátio. Eles começaram a tumultuar o ambiente, sendo necessário reforço policial para conter os ânimos.
O diretor da cadeia, delegado Paulo Sérgio Barbosa, foi chamado para conversar com os presos, conseguindo acalmar os ânimos. Em razão da grade serrada, a cela cinco teve também que ser interditada e os 220, que ficam divididos em dez alas, foram espalhados, durante a noite, em apenas sete xadrezes.
Como medida emergencial, dez presos foram removidos na manhã de ontem para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. A transferência seria em outra data, mas o tumulto adiantou a saída dos dez.
Mesmo assim 210 presos continuaram excedendo a capacidade, que é de 60 pessoas, em mais de três vezes.
Na manhã de ontem, a grade da cela cinco foi soldada, sendo liberada para o uso, mas as outras duas, que escondiam o túnel descoberto, permaneceram interditadas. Até que a massa colocada no buraco fique firme, os presos iriam esperar para entrar nelas. O diretor da cadeia acredita que nos próximos dias o local, que já passou por uma rebelião no último Natal, deva ficar tranqüilo.
Presos do Litoral Norte já lotam quase metade do CDP de Taubaté - O delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, disse que o CDP de Taubaté está com 580 presos do Litoral Norte. A unidade, com capacidade para 768, conta com 1.200 detentos, e quase 50% deles são da região litorânea.
Além de receber presos de São Sebastião, o centro atende Caraguatatuba, que tinha ontem uma população carcerária de 120 pessoas, com estrutura para 48 presos. Ubatuba também não está livre da lotação carcerária. São 37 presas dividindo espaço para 24.
Em razão do problema em São Sebastião, que está evitando receber mais presos de Ubatuba, a cadeia feminina do Litoral Norte estava ontem abrigando tempora-riamente quatro homens. Caso a região fosse contemplada com um CDP, ele já seria inaugurado cheio, somente com os presos locais.
Problema carcerário não deve ter solução imediata - Pelo menos de imediato, a lotação carcerária das cadeias do Litoral Norte não deve ter solução. Esta é a informação da assessoria de imprensa da Secretaria Esta-dual de Assuntos Penitenciários.
A única solução apontada pelas autoridades locais, que seria a construção de um CDP, não está nos planos da secretaria. Conforme a assessoria, não há previsão de nenhum centro sendo feito no Litoral Norte ou Vale do Paraíba.
A assessoria ainda informou que a única unidade que pode vir a atender à região local seria o Dacar 10, em Praia Grande, no Litoral Sul, que passa por reforma para abrigar um CDP, com capacidade de 512 vagas.
Para o diretor do Deinter, Claudinê Pascoetto, responsável pela polícia do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o problema carcerário não é local e atinge todo o Estado. “Há desproporção, pois enquanto aumenta a repressão e ação policial, também cresce a marginalidade. Não tem como abrigar estas pessoas e atender à demanda”, justificou.
Pascoetto ressaltou que as regiões do Vale e Litoral Norte registraram um crescimento da violência, nos últimos anos, como também a ação policial e as prisões. Ele acredita que o Governo atenderá à demanda que for necessária, com novas unidades carcerárias.
Conforme Pascoetto, a violência também pode ser contida em conjunto com a comunidade e poderes públicos. “Fazemos nossa parte”, acrescentou. Para o diretor, a polícia está prendendo, assim como mais presídios são construídos “até quem sabe surgirem medidas sociais e estas pessoas, entregues à marginalidade, possam ter opção de vida”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Federação usa parecer do jurídico da Câmara na ação contra alteração da lei de Uso do Solo

São Sebastião - A Federação Pró-Costa Atlântica, organização não governamental, que reúne 17 sociedades amigos de bairro da Costa Sul de São Sebastião, encaminhou ao Ministério Público de São Paulo uma emenda à representação judicial, protocolada em dezembro para suspensão da lei municipal 39/2003 que alterou o Uso e a Ocupação do solo em São Sebastião.
A lei foi aprovada pela Câmara, em regime de urgência especial, e sancionada pelo prefeito Paulo Julião. O presidente da Câmara, Marco Antonio Leopoldino, foi autor do projeto de lei apresentado.
A emenda apresentada pela Federação Pró-Atlântica à sua representação judicial contém parecer da própria Procuradoria Jurídica da Câmara de São Sebastião, que considerou a nova lei 39/2003 “rigorosamente incons-titucional”, meses depois de ela ser sancionada. A ONG encaminha também ao MP abaixo-assinado com cerca de 3 mil adesões, pelo fim dos efeitos da lei municipal.
Entidades de apoio - A Federação ainda apresentou apoio que obteve das entidades AL Norte, Instituto Pólis, SOS Mata Atlântica, Associação de Arquitetos e Engenheiros de São Sebastião, Associação Costa dos Alcatrazes, RPPN Rizzieri, Cebimar/USP (Centro de Biologia Marinha), Instituto Florestal/Núcleo São Sebastião, Federação Face Norte, Instituto Onda Verde, Instituto Ambiental Ponto Azul, Instituto Educa Brasil, Ilhabela.org, Mopress (Movimento de Preservação de São Sebastião,) Amongue - Proteção ao Sistema Costeiro, ASSU (Associação Sócio Ambientalista Somos Ubatuba), Instituto Terra e Mar, SOS Barra do Una e de todas as sociedades amigos de bairros Costa Sul filiadas à Federação Pró Costa Atlântica.
A lei 39/2003 estabelece mudanças no zoneamento em Guaecá, Barequeçaba e Paúba, reduzindo restrições ambientais e alterando parâmetros urbanísticos como o tamanho dos lotes, recuos e limites de ocupação e criação de zonas comerciais onde eram estritamente residenciais. O então projeto de lei foi aprovado sem discussão com a sociedade civil.
A lei também interfere na APA (Área de Proteção Ambiental), entre Barequeçaba e Guaecá e atinge área do Cebimar/USP de pesquisas científicas. Todo o material apresentado pela Federão Pró-Costa Atlântica está em posse do procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey, que decidirá sobre pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei 39/2003.
A Federação evidencia necessidade de participação da sociedade nas discussões e cumprimento aos planos Nacional e Estadual de Gerenciamento Costeiro, ao Estatuto da Cidade, à Lei Orgânica Municipal e às Constituições Federal e Estadual para o devido planejamento de São Sebastião e de toda a região. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores do Centro e Vila Amélia discutem despoluição das praias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza hoje reunião com moradores do Centro e da Vila Amélia para discutir despoluição das praias por esgoto doméstico. A reunião, aberta a todos os interessados, ocorre a partir das 14h30, na Videoteca Municipal, que fica na Altino Arantes, Centro.
A reunião com a comunidade visa trabalho em conjunto para detectar os problemas e promover as soluções. O encontro também contará com representantes da Sabesp. Com este objetivo, a prefeitura está programado uma série de reuniões com sociedades amigos de bairro. Trata-se do “Programa de despoluição das praias da região central de São Sebastião”, com o apoio da Sabesp e da comunidade civil. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara homenageia escola de samba vencedora do Carnaval 2004

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou, ontem à noite, por unanimidade, uma moção de aplausos e reconhecimento ao Grêmio Recreativo Escola de Samba “Acadêmicos de São Francisco”, pelo título do carnaval sebastianense, conquistado no mês passado.
O autor da moção foi o vereador Dalton José da Silva, que ao lado dos vereadores Marco Antônio de Souza e José Luiz Ribeiro, todos do Bairro de São Francisco, entregou o certificado aos diretores da escola.
A Acadêmicos de São Francisco quebrou a hegemonia de três títulos consecutivos da escola de samba “Sol de Verão”, vice-campeã do Carnaval 2004. Com o enredo “As Belas Artes do Mundo”, a escola levantou o público no sambódromo do aterro da Rua da Praia.
“É o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela comunidade”, justificou Dalton. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores vão à Secretaria dos Transportes para manter ambulantes

São Sebastião - Vereadores defenderam, ontem à noite, durante sessão da Câmara Municipal, a permanência dos ambulantes no bolsão de travessia das balsas, em São Sebastião. Marco Antônio de Souza apresentou o requerimento 64/2004, em que pede cópia do acordo firmado entre os vendedores e a Dersa, no mês de janeiro.
“Vamos juntar todos os documentos para levar à Secretaria Estadual de Transportes”, declarou o vereador. Segundo ele, a Câmara deve promover ações conjuntas para ajudar a classe. “Não importa quem vai resolver, mas que estejamos juntos”.
No final do ano passado, os ambulantes aceitaram deixar o local após o carnaval, conforme acordo assinado no setor de operações da travessia. Contudo, na época, ficou acertada uma nova reunião para definir o caso, o que ainda não ocorreu.
Desde o dia 25 de fevereiro, nenhum ambulante pode ultrapassar a faixa do bolsão de embarque da travessia. A situação levou representantes da categoria à Câmara, na semana passada.
Posteriormente, acompanhados do diretor Regional da Costa Norte, vereador licenciado Erwin Edson Aparecido da Mota, o Capitão Mota, eles também participaram de uma reunião no gabinete do prefeito Paulo Julião. Em reportagem publicada no último dia 4, o chefe de Operações da Travessia/Dersa, Ibsen Trench Gomes, disse que a saída dos ambulantes do bolsão de embarque atende a uma determinação da diretoria da empresa. Gomes ainda explicou que a proibição se deve ao fato da área ser operacional e possuir cabine de pedágio. A maioria dos vendedores afirma que, após a temporada, com a queda do movimento, os veículos ficam concentrados dentro do bolsão.
Pelo menos dez ambulantes trabalhavam no local. “É questão de justiça lutar pelos direitos destes cidadãos, devidamente cadastrados na prefeitura”, concluiu o vereador Luiz Leite Santana, o Zangado, na sessão de ontem. A data para a reunião na Secretaria dos Transportes ainda não foi definida. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Escolinha de surf recebe 20 pranchas para treinamento

Ubatuba- A Escolinha de Surf, da Prefeitura de Ubatuba, recebeu na segunda-feira 20 pranchas para treinamento de seus 330 alunos matriculados em turmas na Praia Grande e Perequê-Açu.
Para o coordenador de Surf da Secretaria de Esportes e Lazer - SEL, José Alberto Jacob, a escolinha , que completa 9 anos no próximo dia 4 de abril, vem se firmando e se impondo perante a comunidade.
“ São 330 alunos, de 7 anos em diante que aprendem a respeitar o mar e as regras de bom relacionamento. Para ser aluno é preciso estar matriculado na escola, ter autorização dos pais e fazer exame médico. Todo o curso é gratuito”, informa Jacob.
As aulas são dadas na Praia Grande às 3as e 5as feiras, enquanto no Perequê-Açu acontecem às 2as e 4as . Nas duas últimas sexta-feiras de cada mês a SEL organiza um campeonato disputado entre os alunos da própria escola.
Jacob diz que são muitos os vencedores que saíram da escolinha, mas destaca o desempenho de Renato Galvão, hoje com 21 anos, campeão brasileiro do Super Trials. (Fonte: Imprensa Livre)

Joelson Lima é o campeão da Open no Circuito das Toninhas

Joelson venceu duas etapas e levou a moto - Foto: Renato Boulos/USCUbatuba - A terceira etapa do Circuito Toninhas de Surfe Amador que já havia sido a-diada algumas vezes e acabou sendo prorrogada por mais um dia, já que no sábado o mar estava sem condições para o surfe, por falta de ondas.
No domingo o mar reagiu e proporcionou condições suficientes para que finalmente os atletas caíssem na água para decidir os títulos das categorias Mirim, Junior, Open, Feminino e Bodyboarding.
Na categoria Feminino a grande vencedora foi Luana Coutinho, que não participou das outras etapas. Gisele Charloux, que havia vencido as duas primeiras etapas, ficou com a quarta colocação, o que lhe garantiu o título da categoria.
Na categoria Mirim, Gustavo Henrique confirmou o favoritismo, vencendo mais uma vez. Gustavo teve um desempenho impecável conquistando o título invicto do circuito.
Na categoria Junior, Clayton Nunes (HIC/Módulo) ratificou sua ótima fase conquistando o título da etapa e no geral.
O Bodyboarding, que estreou no circuito, fechou a competição, com os atletas caindo no mar no final da tarde devido ao adiamento de sábado, o que deixou o cro-nograma muito apertado.
Na categoria Iniciante Masculino o grande campeão foi Bene Santana, seguido de João Junior, Anderson Santos e Manoel Batista.
Já na categoria Feminino Iniciante Viviane levou a melhor, deixando em segundo lugar Meire Ellen, em terceiro Claudete Araújo e em quarto Isabela de Souza.
Na principal e mais disputada categoria, a Open de surfe, a disputa foi emocionante. A bateria final reuniu quatro atletas com chances de faturar o título. Ricardo Toledo (Módulo/Rei do Marmitex), Clayton Nunes, Tiago Rabelo e Joelson Lima fizeram uma final que levantou o público na areia. Mas Joelson Lima acabou achando uma onda considerada excelente pelos juízes, o que desequilibrou a bateria, dando o título para Joelson, que levou uma moto Honda Bis zero KM para casa. Joelson participou de apenas duas das três etapas, vencendo ambas. Ricardo Toledo ficou com o vice-campeonato da etapa, seguido de Clayton Nunes e Tiago Rabelo.
As premiações serão entregues nesta sexta-feira na casa noturna Sunset Pub, durante festa de confraternização. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor Topo

APAE - Prezado Senhor Roberto de Mamede. Fico triste em saber que uma instituição tão importante e conhecida como a APAE não consiga apresentar os documentos que a habilitem a receber os repasses. De qualquer forma, todos os dias saio para abraçar o Cristo, trabalhando como voluntária.

Regina Teixeira
Ubatuba, SP


Dom Quixotes? - São tantos os mandos, os desmandos que o resultado só poderia ser uma lagoa cheia de sapos "chiando". Sapo chia ou coacha?
Os de fora também? O que pode ser tão incoerente tão agressivo e tão poluente visualmente quanto a "cobertura" azul da feira hippie em plena avenida central da cidade? As "boutiques" de praia? São tantas... Estão "loteando" a cidade, o pé da serra, o Parque, as esquinas, as praças e as praias de forma irreversível para a nossa única atividade econômica exeqüível. O turismo. Assim, quando leio contestações (estúpidas) contra a construção de um empreendimento básico (hospedagem) de infraestrutura turística, em nome da preservação ambiental (ou em qualquer outro nome) tenho que lamentar e pedir "luz" à estas minhas observações. Lamentar por Ubatuba e "luz" aos piores dos "cegos".

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Barra Seca

Barra Seca
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor