Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 12 de março de 2004 - Nº 989 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Sem abrigar preso, Ubatuba lota cadeia de São Sebastião
Surfistas do Litoral Norte estão entre os favoritos do Rip Curl


Caraguatatuba
Dengue: Caraguá faz campanha intensa em março
Falsos agentes aplicam "golpe da dengue"
Prefeitura contrata dentistas em caráter de emergência
Caraguá faz mutirões de limpeza
2º etapa do Campeonato de Kart acontece em Caraguá
Canoagem entra para os Jogos regionais
Torneio de Vôlei Feminino agita praia em Caraguá
1º torneio de Vôlei em Caraguá é sucesso
Azul Marinho é o prato oficial de Caraguatatuba


Ilhabela
Nilce depõe na CEI e diz que não sabia que HTPC não eram pagas


São Sebastião
Conselho do Faps toma posse em São Sebastião
Aurinho assume Regional Costa Norte
Prefeitura inicia nova ação de manutenção das ruas
Sarau na Setec está de volta!
Juquehy recebe limpeza de rio e reforma no posto dos correios
Toma Posse novo Conselho do Faps de São Sebastião
Parceria entre Ceprom e escolas gera benefícios aos alunos e à comunidade
Praias terão garantia de qualidade com a rede coletora de esgoto
São Sebastião abre eventos de aniversário
Policiais voltam ao serviço no litoral
Balneário dos Trabalhadores recebe 200 atletas em prova natatória no domingo


Ubatuba
Parceria garante casas para índios em Ubatuba
Crianças resgatam em livro a história de bairro de Ubatuba

Seções
Conto em Capítulos
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Sem abrigar preso, Ubatuba lota cadeia de São Sebastião

Litoral Norte - É certo que a cadeia de Ubatuba não pode abrigar presos por determinação judicial, que interditou o local que estava precário. Com capacidade para 24 pessoas, o prédio em épocas passadas já manteve 120 detentos, que com tantas fugas, túneis e rebeliões, destruíram a cadeia, provocando uma situação insustentável, que necessitou de intervenção da Justiça. Agora há tranqüilidade nas celas femininas.
Mas não se pode dizer o mesmo da cadeia de São Sebastião, que acabou “importando” os presos de Ubatuba, que registram cerca de 70% da lotação atual e são os mais difíceis de controlar.
Na mesma mão de direção, o município, que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro, ainda registrou, segundo estatística da Secretaria de Segurança Pública, crescimento nos crimes, de 80%, maior do que São Sebastião, com 55,7%, nos dois últimos anos, ou seja, embora a cidade seja mais tranqüila em comparação com a outra, não se pode dizer o mesmo da cadeia.
Ontem eram 102 presos de Ubatuba, 84 de São Sebastião, e 21 de Ilhabela (que também não tem cadeia, mas registra número menor de detentos). Deste total de 207, os mais perigosos, com passagens em assaltos e formação de quadrilha, são justamente os de Ubatuba.
Esta realidade não pode ser mudada, já que a cadeia de Ubatuba não abriga presos por decisão da Justiça. Um acordo entre a Secretaria de Segurança Pública e a Justiça estabeleceu apenas que o local pode receber presas. E é o que acontece. Ubatuba fica com todas as mulheres envolvidas em crimes no Litoral Norte e também tem problemas de lotação. São 44 presas, na capacidade atual que é de 24.
Preferência - Em razão deste contingente de criminosos vizinhos, o diretor da cadeia de São Sebastião, delegado Paulo Sérgio Barbosa, dá preferência nas remoções para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté, aos detentos de Ubatuba.
Por estarem longe das famílias, eles são os que mais causam problemas de tentativa de fuga e rebelião na cadeia local. O último registro aconteceu esta semana, com a descoberta de um túnel e a formação de um tumulto. Duas celas tiveram que ser interditadas para “concretar” o túnel, de quase sete metros de extensão.
Com duas celas a menos, que abrigam cerca de 50 pessoas, a cadeia de São Sebastião deixou de atender momentaneamente os presos de Ubatuba, pelo menos até a liberação delas, que estava prevista para a noite de ontem.
Frágil - O delegado titular de Ubatuba, Fausto Geraldo Moro Cardoso, lembra que na ocasião em que a cadeia foi interditada, em 1997, descobriu-se que ela foi construída com material frágil, sendo as paredes de tijolos. Para o delegado é inviável aumentar ou reformar a cadeia de Ubatuba para abrigar presos locais.
Conforme Cardoso, teria que se fazer outra cadeia inteira e para este gasto seria melhor ter um CDP, “que é o que o governo agora constrói e seria o ideal”, acrescentou. O delegado lembra que o Litoral Norte é a única sub-região do Estado que não tem um centro para seus presos.
Para Cardoso, é necessário que os prefeitos das cidades litorâneas se reúnam e decidam sobre a localização dele, reivindicando ao Governo Estadual.
“O CDP iria liberar policiais civis, ligados à Secretaria de Segurança Pública, para trabalhar somente em investigações, uma vez que os Centros são de responsabilidade da Secretaria de Assuntos Penitenciários”, lembrou. (Fonte: Imprensa Livre)

Surfistas do Litoral Norte estão entre os favoritos do Rip Curl
Os atletas da região têm chances de faturar o título nas categorias mirim, iniciantes e grommets

Litoral Norte - Seguindo os passos dos surfistas veteranos, a garotada do litoral norte deixa a brincadeira de lado quando o assunto é surfe. Nas ondas, a brincadeira de criança é substituída por manobras radicais, em busca do lugar mais alto do pódio.
No final de semana, as ferinhas da região estarão lado a lado na praia do Tombo, em Guarujá, para a etapa decisiva do 5º Rip Curl Grom Search, campeonato para atletas com até 16 anos.
Na categoria mirim a briga vai ser boa entre o sebastianense de Boiçucanga radicado em Santa Catarina, Giancarlo Zampieri, vencedor da etapa de abertura, em Florianópolis, e 4º colocado no Rio de Janeiro e seu principal rival, o ubatubense Wiggolly Dantas. Guigui levou o mesmo título nacional no ano passado, e vem de vitória na etapa carioca do Rip Curl Grom Search. O sebastianense Thiago Camarão também está na briga; ele é o quinto colocado no ranking.
Já na iniciantes, Gustavo Araújo, de Ubatuba, vencedor da segunda etapa, é um dos favoritos e vai brigar pelo título. O surfista está em quarto lugar no ranking do circuito com uma diferença de apenas 385 pontos do líder, o gaúcho Dionata Monteiro. O ubatubense Tamae Bettero também tem chances na iniciantes - ele foi o 3º colocado no Rio de Janeiro.
Entre as meninas, a vice-campeã brasileira júnior, Gabriela Teixeira, de Búzios (RJ), aparece como a grande cotada. A paranaense Natalie Martins compete empolgada com a vitória que obteve no Rio de Janeiro. Outro nome forte e também vindo do Paraná é Bruna Schmitz, apontada como uma das grandes promessas da categoria. As representantes de Ubatuba na competição, Leila Eustáquio e Luana Coutinho, estão em quarto e quinto lugares, respectivamente. Também estarão na briga os surfistas da grommets ou infantil (no máximo 12 anos) e iniciantes (limite de 14).
O irmãos de Ubatuba, Matheus e Felipe Toledo, filhos do ex-bicampeão brasileiro profissional Ricardo Toledo, também têm presença confirmada no evento. Mesmo não participando da primeira etapa, Matheus, 13 anos, está em 16º lugar, com 430 pontos, e ainda tem chances de faturar o título, caso os líderes da iniciante percam nas quartas-de-final. Já Felipe Toledo, 8 anos, não tem chances, ele está em 33º lugar na categoria grommets.
O único representante de Caraguá no evento é o campeão municipal Luciano Brulher, 15 anos, 7º colocado na segunda etapa do Rip Curl. Brulher ocupa a 11ª posição no ranking. “Estou pronto para o campeonato, apesar de estar me recuperando de uma gripe que me deixou duas semanas sem treinar. Eu vou com tudo e quero vencer esse campeonato, de renome nacional, para colocar o nome do surfe caraguatatubense lá pra cima”, disse o atleta.
Quem vai estrear no evento é Miguel Pupo, de São Sebastião, filho de Wagner Pupo, 17º colocado no ranking brasileiro de surfe profissional.
A abertura do Rip Curl, que reúne competidores de sete Estados, foi disputada na Praia Mole, em Santa Catarina, e a etapa seguinte no Canto do Recreio, no Rio de Janeiro. Agora, em Guarujá, serão definidos os campeões nas categorias infantil (até 12 anos), iniciantes (no máximo 14), mirim e a feminina (ambas para atletas com no máximo 16 anos) – sendo que os vencedores destas duas últimas ganharão passagens aéreas para a Austrália, onde participarão de um evento da Rip Curl. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Dengue: Caraguá faz campanha intensa em março

Caraguatatuba - Com 62 casos confirmados de Dengue, a Prefeitura de Caraguatatuba e a Sucem vão realizar uma Campanha Intensiva contra a Dengue, a partir do dia 15 de março. A campanha terá duração de 21 dias e será executada por 33 agentes coordenados pela da Seção de Zoonoses da Prefeitura e mais 40 homens da Sucem.
O trabalho consiste em fazer bloqueio, aplicação de inseticida e aerosol em todas as regiões de infestação do mosquito e casos confirmados de dengue. As regiões a serem atendidas são indaiá, Tinga e Centro. Entre os dias 15 e 17 os agentes serão capacitados pela Sucem e Secretaria de Saúde, para em seguida executar tecnicamente o trabalho.
"Será uma campanha bastante agressiva para que possamos reduzir o número de criadouros nestas regiões", comentou o secretário de Saúde Pedro Norberto. "O objetivo é eliminar criadouros, orientar e usar intensivamente a nebulização com inseticida, em quantidade e área maiores. Até agora a aplicação era focal, agora será aplicado em todas as residências e imóveis para diminuir a transmissão da doença", complementa o biólogo Ricardo de Souza.
Além disso, a Saúde manterá todas as atividades contra dengue, como as pesquisas entomológicas (feita onde não tem doente mas tem presença do mosquito), o trabalho da equipe para que o mosquito não consiga transmitir a doença em certas localidades, o monitoramento, a visita aos pontos estratégicos, pontos de armadilhas (tem 167 pontos), entre outros, autuações e multas.
Segundo o biólogo Souza, os responsáveis pelo aumento de casos são a chuva, o calor, e as pessoas que não colaboram. "Ainda estamos encontrando muitas residências com larvas, principalmente na área central. Os recipientes mais comuns positivados são o apoio de vaso de planta e a caixa d´água aberta.
A Secretaria de Saúde também está aplicando multas. A área central, onde há transmissão da doença, é onde vem sendo aplicado maior número de multas e autos de infração. Segundo Souza, a pessoa tem dez dias após a autuação para solucionar o problema, somente após esse prazo é aplicada a multa. Na área central já foram aplicados 22 autos. A multa varia de R$ 350,00 a R$ 1.200,00. (Fonte: PMC)

Falsos agentes aplicam "golpe da dengue"
Golpistas estão agindo em Caraguá e afirmam que estão arrecadando dinheiro para combate ao mosquito transmissor da doença

Caraguatatuba - O aumento do número de casos de dengue em Caraguatatuba --que passou de 43 para 62 nos últimos três dias-- fez surgiu na cidade um novo tipo de golpe --a da falsa campanha para arrecadar dinheiro que seriam supostamente aplicados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Os golpistas estão se passando por agentes de saúde para abordar as vítimas em suas casas. Duas delas denunciaram o caso à Secretaria da Saúde.
Segundo o secretário da Saúde de Caraguá, Pedro Norberto, não existe nenhuma campanha de arrecadação de dinheiro para o combate ao mosquito. "Recebemos as denúncias por meio de carta e telefonema. Os moradores devem ficar atentos pois não existe arrecadação de dinheiro para esta finalidade."
O secretário afirmou que nenhum funcionário está autorizado a pedir e receber qualquer tipo de contribuição em nome da prefeitura.
Ele afirmou que os agentes de saúde e do setor de zoonose usam uniformes e crachás de identificação. O morador deve pedir a identificação dos agentes e checar a informação na prefeitura.
"As pessoas têm medo de denunciar, mas elas devem ficar atentas ao golpe para evitar novas vítimas", disse o secretário.
CRIME - As Polícias Militar e Civil de Caraguá informaram na tarde de ontem que ainda não registraram ocorrências sobre o caso.
O delegado titular Leon Nascimento Ribeiro disse que a prática é crime de estelionato e que a pena varia de um a cinco anos de reclusão.
"Ao ser abordado, o morador deve acionar a polícia. Se possível anotar alguma característica da pessoa ou o número de placas de motos e carros", disse.
O comandante da Polícia Militar, Valter Padulla, afirmou que os policiais já foram alertados sobre o golpe.
CASOS - Em apenas três dias, o número de casos de dengue autóctone (contraído no município) subiu de 43 para 62, em Caraguatatuba. O índice é o maior registrado este ano entre as cidades do Litoral Norte.
Ilhabela tem dezcasos e São Sebastião possui um caso importado. Ubatuba não registrou casos da doença este ano.
A Prefeitura de Caraguá programou para a próxima semana uma ação intensiva para combater os possíveis criadouros do mosquito.
Os moradores podem denunciar os falsos agentes de saúde na Secretaria da Saúde pelo telefone (12) 3882-5025; na Polícia Militar, 3882-2333; ou ainda na Polícia Civil, 3882-2313. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura contrata dentistas em caráter de emergência

Caraguatatuba - A prefeitura contratou, em caráter emergencial, dez dentistas e cinco atendentes para complementar o atendimento no programa da divisão de saúde bucal que intensifica os trabalhos com o reinício do ano letivo. Este concurso será realizado até junho, para manter a qualidade no atendimento. Hoje, de acordo com dados da prefeitura, o índice de cárie nos dentes de crianças com até 12 anos, que estudam na rede de Caraguá, é de 1,66.
No município, dez escolas possuem consultório odontológico. A prefeitura informou que foram reativados para continuar o trabalho desenvolvido pelas campanhas de prevenção, tratamento e orientação as pessoas. A tarefa é coordenada por uma equipe do setor.
Conforme Benedito de Souza Filho, diretor da divisão de saúde bucal, a contratação dos dentistas se faz necessária para continuar atendendo à população, que recebe este tipo de tratamento desde 1998. Os últimos índices da secretaria dão conta de que, em crianças de doze anos, o número de dentes cariados é de 1,66 dentes contra 4,8 antes da criação do setor municipal de saúde bucal.
Souza explica que a queda se deve ao trabalho de educação realizado nas escolas. Ele diz que as palestras sobre higiene oral e a inclusão de temas dentários incluídas nos trabalhos escolares contribuem para que o resultado final seja positivo. A iniciativa também inclui apresentações de teatro e atendimento por meio de mutirões.
A equipe da saúde bucal ainda supervisiona os alunos durante a escovação e aplica o tradicional bochecho fluorado. “Assim conseguimos o índice que é tão positivo em saúde bucal no município”, diz Souza. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá faz mutirões de limpeza
Com a operação Tapa-Buraco e os mutirões de limpeza, a prefeitura quer tornar Caraguá uma das cidades mais limpas do Brasil.

Caraguatatuba - A Secretaria de Serviços Públicos está realizando mutirões de limpeza em diversas regiões do município. O trabalho de mutirão será feito até o final do ano em todas as regiões. A Operação Tapa-Buraco também atenderá todas as regiões com cascalhamento e pavimento asfáltico.
O secretário de Serviços Públicos, Roberti Costa, está reforçando o sistema de mutirão para atender toda a cidade. O serviço já está sendo atendendo toda a avenida da Praia do Centro, do Rio Lagoa, no bairro Aruã até o bairro Martin de Sá. Os serviços realizados pelas equipes no trecho são capina, varrição, roçada, entre outros.
Os mutirões de limpeza e a Operação Tapa-Buraco serão realizados em toda a cidade, para isso a Secretaria de Serviços Públicos está remanejando as equipes de todas as regiões para direcionar o trabalho para cada região atendida.
Atualmente estão sendo atendidos, segundo o secretário, os bairros do morro do Chocolate, Jaraguazinho, Ponte Sêca, Perequê-mirim, Praia das Palmeiras, Barranco Alto, Rio do Ouro, Getuba, Indaiá, Aruã, Estrela Dalva, Jd. Primavera, Martin de Sá, entre outros. São serviços de manutenção geral para manter a cidade limpa e transitável. "O objetivo é tornar Caraguá, uma das cidades mais limpas do Brasil. Estamos visando a qualidade de vida dos moradores consequentemente de turistas e veranistas de Caraguá", disse o secretário Roberti Costa. (Fonte: PMC)

2º etapa do Campeonato de Kart acontece em Caraguá

Caraguatatuba - Cerca de 60 pilotos virão para Caraguá, no próximo dia 21, quando disputam a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Kart, entre eles nomes já consagrados na modalidade.
A Segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart, acontecerá no Kartódromo, em Caraguá no dia 21 de março, domingo, com a participação de pilotos de São Paulo, Grande ABC, Vale do Paraíba e Litoral.
O evento contará com a presença de pilotos já consagrados como o Bi-Campeão da Copa Brasil, João Henrique Gonçalves; o piloto André Girotto, que já participou da primeira etapa do Campeonato aqui em Caraguá, todos com presença já confirmarda.
A prova que é organizada pela KRT Motos Clube tem o apoio da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba e da FASP – Federação Paulista Automobilística.
A modalidade é dividida em cinco categorias: kadete, V4, Parella 145km, Parella 165km e RD 135 cilindradas. Cerca de 60 pilotos participarão do evento que terá início às 8h e término previsto para as 16h30. A prova é aberto ao público.
A 3ª etapa do campeonato também acontece em Caraguatatuba, no dia 25 de abril, ainda sem horário definido. (Fonte: PMC)

Canoagem entra para os Jogos regionais

Caraguatatuba - Canoístas de Caraguá poderão mostrar seu talento nos 48º Jogos Regionais, que pela primeira vez inclui a Canoagem como modalidade oficial nos Jogos. A equipe disputará com 12 estados brasileiros.
Canoagem é a nova modalidade dos Jogos Regionais, que em sua 48ª versão, e pela primeira vez sendo realizado em Caraguá, reunirá atletas de todo o estado de São Paulo entre os dias 21 e 31 de julho. O município que tem uma equipe forte na modalidade, incluiu a canoagem para oferecer oportunidade aos atletas de mostrarem seu talento nos 48º Jogos Regionais e ao público uma modalidade característica de um cidade litorânea.
A equipe já estando treinando duro para fazer bonito nos Jogos. A equipe de Canoagem de Caraguá foi campeã brasileira em 2003 na Copa Brasil e campeão paulista em 2003.
Caraguá vai receber 49 delegações vindas de todo o estado. Para receber os atletas, a prefeitura está realizando obras de adaptação nos ginásios esportivos; contratando, em caráter emergencial, 30 novos estudantes do curso de Educação Física para atuarem como estagiários e convocando o secretariado municipal a trabalhar pelo evento.
Todas as escolas municipais e estaduais da cidade servirão de alojamento para os atletas, seus técnicos e arbitragem. Ao todo, o evento envolverá 93 locais em toda a cidade. Ainda no mês de março, uma entrevista coletiva com a imprensa deverá ser convocada para anunciar todos os detalhes do 48° Jogos Regionais, em Caraguá.
Equipe de canoagem participa do Paraíba Vivo - Caraguatatuba - No próximo dia 21, A Prova de Canoagem "Paraíba Vivo" reúne atletas de Jacareí e Caraguatatuba para disputar a prova ecológica que acontece no Rio Paraíba. Participam cerca de 30 canoístas de Caraguá. A realização é da Prefeitura Municipal de Jacareí, com o objetivo de resgatar os eventos e incentivar a prática da modalidade no município. "Segundo o canoísta Edneder Fernandes Soares, o campeonato vai lembrar os velhos tempos, quando as duas equipes participavam de provas no Rio Paraíba, desde 1989, e também vai servir como treino para os Jogos Regionais, quando a equipe de Caraguá disputará com canoístas de todo o estado.
Campeonato de Canoagem Oceânica Aniversário da Cidade - Caraguá vai realizar no dia 18 de abril na Praia Martim de Sá o Campeonato de Canoagem Oceânica Aniversário da Cidade. Participarão da prova equipes de 12 estados brasileiros. A equipe de Caraguá vai participar com 30 atletas nas categorias Masculino e Feminino. (Fonte: PMC)

Torneio de Vôlei Feminino agita praia em Caraguá

Caraguatatuba - A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo está promovendo o 1º Torneio de Vôlei de Praia (feminino), em Caraguatatuba.
O evento acontece nos dias 13 e 14 de março, próximo final de semana, na Praia do Indaiá, em Caraguá, (quiosque 31), com a participação de atletas com idade acima de 16 anos, de qualquer lugar do Brasil.
As inscrições podem ser feitas por duplas, no dia 13, sábado, no local do evento até as 10h. Cada dupla contribuirá com 2kg de alimentos não perecíveis. No ato da inscrição, cada atleta receberá uma camiseta e um squeeze (garrafa para água), que serão usados durante a competição.
A cerimônia de encerramento está prevista para às 17h. O evento tem apoio da Secretaria de Esporte e Recreação, e é aberta ao público. (Fonte: PMC)

1º torneio de Vôlei em Caraguá é sucesso

Caraguatatuba - Promovido pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, e com apoio da Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguatatuba, o 1º Torneio de Vôlei de Praia aconteceu no último sábado, 06, com atletas de idades acima de 16 anos, na categoria masculino, na praia do Indaiá. O evento contou com 8 duplas, com participação de 16 atletas.
Os destaques da partida foram para as duplas Ruan e Vinícius que garantiram o 1º lugar. A dupla Erick e Barão foi a vice-campeã; já em terceiro lugar ficou a dupla Wagner e Carlos, todos da cidade de São Sebastião. Em 4º lugar ficaram Eduardo Costa e Eduardo Tomar, de São Caetano. (Fonte: PMC)

Azul Marinho é o prato oficial de Caraguatatuba
Projeto do Vereador Valmir Gonçalves foi aprovado por unanimidade

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na última terça-feira, dia 9 de março, durante a 6ª Sessão Ordinária semanal, Projeto de Lei do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), que institui o Azul Marinho como prato oficial do município. Foram aprovados também Projetos do Executivo e do Vereador Omar Kazon (PL).
O Projeto do Executivo concede benefícios para os que moram em área de risco. Segundo a propositura, os benefícios podem chegar até ao da doação de uma casa. A medida visa esvaziar as áreas de risco, reduzindo o risco de mortes por deslizamento ou escorregamento. O Projeto foi acrescido de uma emenda, de autoria do suplente Roberto Commans (PT), que obriga o Executivo a mensalmente divulgar na forma de relatório os benefícios concedidos e quais as pessoas que o receberam. A emenda tem por objetivo deixar transparente todo o procedimento.
Outro Projeto aprovado tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PL), e obriga os médicos da rede pública municipal a fazerem as receitas indicando remédios com denominação genérica. O terceiro e último Projeto votado tem a autoria do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia e coloca o Azul Marinho como o prato oficial da cidade.
O Azul Marinho é um prato degustado e digerido pela população Caiçara há pelo menos 1 século. Originalmente é feito com Tainha e Banana Nanica verde, que fica azulada devido ao seu cozimento junto com o peixe. Acrescido de molho de tomate, farinha de milho e arroz branco é a refeição que mais encanta os turistas, deixa saudade nos veranistas e alimenta tradições de caiçaras há décadas. Com isso o Vereador pretende na verdade é homenagear o Caiçara que habita estas terras.
Devido ao horário deixaram de ser votados o Projeto da Vereadora Leonor Diniz (PP), que cria o Programa de Proteção da Saúde da Gestante; do Vereador José Pedro Lucas – Zé Pedro (PTB), que cria a Semana da Saúde Bucal e do Vereador Valmir da Colônia (PSDB), que reserva o mercado local para os trabalhadores de Caraguatatuba na prestação de serviços em eventos públicos na cidade.
Durante o Expediente foram lidos o Balancete do Executivo referente a janeiro deste ano; Ofício do Diretório Municipal do PL (Partido Liberal), informando o novo líder da bancada, o Vereador João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca e na Tribuna Livre o senhor Zenílton Clementino da Silva, que falou sobre o problema dos Deficientes Físicos e a falta de veículos adaptados pela Praiamar neste tipo de transporte. Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 5 Projetos e apenas uma Moção foi votada, de autoria da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), sobre o Dia Internacional da Mulher. No intervalo foram lidas 60 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Nilce depõe na CEI e diz que não sabia que HTPC não eram pagas

Ilhabela - A ex-prefeita Nilce Signorini (foto) depôs ontem à tarde na CEI que apura os serviços prestados pelos servidores públicos municipais da rede de ensino em Horas Atividades Livres e Pedagógicas Coletivas (HTPC) relativas aos anos de 1998 a 2000.
O depoimento durou menos de meia-hora e a ex-prefeita disse que “não era do seu conhecimento o não pagamento das HTPC”. Ela ainda conta que só tomou conhecimento através da lei135/2002, que autoriza a municipalidade a efetuar pagamentos salariais, referente aos serviços de HTPC prestados pelos professores e não pagas em época própria, na data de sua publicação.
Nilce frisa que se existem provas ou registros das horas trabalhadas, estas devem ser pagas.
“Se neste período houve falha, as professoras devem reivindicar através das associações de classes antes que o processo prescreva”. Ela ainda acha que o prefeito Manoel Marcos deve pagar o que for de direito, caso sejam comprovada as horas trabalhadas.
A vereadora Maria das Graças F. dos Santos Souza perguntou à ex-prefeita quais seriam as diretoras de escola no período de 1997 a 2000. “Eu não me recordo”, respondeu Nilce Signorini.
Nilce ainda disse que no ano de 1997 a 2000 não havia no jurídico da prefeitura nenhum processo formalizado no sentido do pagamento das HTPC.
O vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT) quis saber se ela se recordava de alguma reunião com as professoras em que reivindicavam as HTPC e se em alguma visita as escolas chegou a constatar os professores em HTPC.”Eu não me recordo”, respondeu novamente. Nilce disse ainda que desconhece as horas da jornada de trabalho dos professores. Entretanto, reconheceu que a partir de 1997 a jornada de trabalho passou a ser 20 horas na sala de aula.
Elaine de Souza Tavares, advogada do Departamento Jurídico da prefeitura, foi a segunda a depor para a Comissão Especial de Inquérito.
Ela afirma que foi orientada pelo auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado ao não pagamento das horas pleiteadas, já que as provas constantes do trabalho, nos autos, até então, não estavam individualizadas.
“O prefeito Manoel Marcos quer resolver o problema dos professores e irá pagar assim que houver a individualização”, enfatizou a advogada. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Conselho do Faps toma posse em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito Paulo Julião deu posse esta semana ao novo Conselho de Administração do FAPS (Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de São Sebastião), que fica sob a responsabilidade do secretário da Administração, José Inácio Homem de Bittencourt, como presidente, e do advogado João Baptista Fernandes Filho, como vice. Também fazem parte do conselho os servidores Marcelo Torres, Juliano César Barreto, Marco Aurélio Sant´Anna, João Luiz de Souza, Ubaldo Leme Filho, Alessandro Olímpio César, Martiliano Lúcio dos Santos Filho, André Luiz de Oliveira Chagas, Andréa Rocha, Ary Pirani Júnior, Ivone Brunetti dos Santos, Roberto Vicente do Nascimento, Nelsino da Conceição Silva, Michel da Ressureição, Francisco Ferreira Bonfim e Luiz Carlos da Costa Pereira. (Fonte: Imprensa Livre)

Aurinho assume Regional Costa Norte
Novo diretor pede prazo de um mês para mudar visual dos bairros

São Sebastião - O engenheiro civil Áureo Olegário Leite, o Aurinho, é o novo diretor da Regional Costa Norte. Ele assumiu, ontem pela manhã, em cerimônia realizada na própria sede, no Canto do Mar.
Além do prefeito Paulo Julião, a solenidade teve a presença de secretários, diretores municipais e vereadores. Alguns moradores assistiram à transmissão do cargo, até então ocupado pelo vereador licenciado Erwin Edson Aparecido da Mota, o Capitão Mota.
Durante seu discurso, Aurinho pediu prazo de um mês para resolver os principais problemas da região, e assim, melhorar as condições de ruas e avenidas do Canto do Mar, Enseada, Jaraguá e Cigarras. “É um grande desafio e espero mais uma vez corresponder”.
Na administração de Paulo Julião, ele já dirigiu a Re-gional Centro e também trabalhou na Sub-Prefeitura da Costa Sul. “Participei diretamente de pelo menos 700 obras, como o Centro de Reabilitação, a praça da Vila Amélia, sistemas de drenagem, entre outras”, destacou.
Áureo Leite conta que ficou surpreso ao ser chamado para assumir o cargo de diretor da Regional Costa Norte. “O prefeito me chamou e disse que teria uma missão especial”.
Contudo, o engenheiro terá o apoio de Benedito Ribeiro do Prado Filho, que já foi sub-prefeito da Costa Sul. “Meu trabalho é técnico e em um mês vamos dar uma nova alternativa para a região norte do município. Não é um cabide de emprego, venho para trabalhar muito”, enfatizou. Antes dele, passaram pela Regional Costa Norte: o atual secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich; Rui Vidal e, por último, Capitão Mota.
De acordo com o novo diretor, um dos primeiros serviços será a ‘capina química’, para acabar com o mato nas ruas. Outro ponto que ele pretende abordar é a educação ambiental. “Nós precisamos fazer com que as pessoas utilizem as fossas. Enquanto não tiver a rede de esgoto, não podem despejar nas valas”, concluiu.
O ex-diretor Erwin Edson Aparecido da Mota disse que os sete meses em que esteve na regional valeram como experiência. “Aqui aprendemos muito, mudamos conceitos. Alguns vereadores teceram críticas na Câmara, mas não sabem o funcionamento de rotina de uma regional. Fizemos tudo o que estava em nosso alcance e acredito que o Aurinho fará um trabalho ainda melhor”.
Segundo Mota, a questão das máquinas quebradas já foi solucionada. “O prefeito contratou algumas máquinas e a regional deverá ter mais estrutura”.
Ainda na cerimônia de posse, o prefeito Paulo Julião comentou a troca de comando. “O mais importante da passagem do Mota é que um vereador tem a sensibilidade para ouvir as reivindicações da população.
Dificuldades existem, mas cabe a nós supera-las. Já o Aurinho teve conosco em outras administrações e tem conhecimento técnico e político. Esta é a região que mais cresce na cidade e sabemos da importância destes bairro. Muitas coisas já fizemos, como posto médico, pavimentação da avenida Machado de Assis, mas muito ainda tem por fazer, como a construção da nova escola e a ampliação da Frugóli. Hoje temos uma situação melhor do que pegamos e o novo diretor dará continuidade”, encerrou. Capitão Mota assume sua cadeira na Câmara de São Sebastião, que vinha sendo ocupada pelo suplente Milton Costa, já na próxima semana. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura inicia nova ação de manutenção das ruas

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião iniciou hoje, quinta-feira, dia 11, uma ação emergencial em todo o município que visa melhorar as condições das ruas danificadas, principalmente, pelas fortes chuvas ocorridas no mês passado.
Estão envolvidos neste trabalho mais de 300, das regionais Costa Norte, Centro e da Sub-Prefeitura, na Costa Sul, e cerca de 30 máquinas, entre pá carregadeiras, retro escavadeiras, caminhões e patrols.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, a administração está iniciando uma nova fase de manutenção dos bairros, como já vem realizando todos os anos, e terá um longo período de manutenção para atender as necessidades de cada bairro.
“Nós também estamos providenciando o material necessário para atender cada região, como bica corrida, cimento, pedra, tubos, entre outros”, explicou Reich. (Fonte: PMSS)

Sarau na Setec está de volta!

São Sebastião - Após dois meses sem ser realizado, está de volta hoje, sexta-feira, dia 12 de março, a partir das 21 horas, o Sarau da Secretaria de Turismo e Cultura (Setec) de São Sebastião. Quem abre com chave de ouro as apresentações musicais de 2004 é o grupo “Papo de Samba”. (Fonte: PMSS)

Juquehy recebe limpeza de rio e reforma no posto dos correios

São Sebastião - Voluntários de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, começaram nesta semana a realizar a limpeza do Rio Juquehy, na extensão da ponte Mário Galvão até a praia.
A ação conta com apoio da Prefeitura e já retirou mais de meia tonelada de lixo do rio, como plásticos, vidros e galhos, mas a expectativa é de que sejam retiradas até três toneladas. “Houve um tempo que o rio era mais sujo, mas como essa limpeza está sendo realizada constantemente, o acúmulo do lixo diminuiu, disse o diretor regional de Juquehy, Guto Senatore.
A previsão é de que a limpeza termine no domingo.
Na segunda –feira, dia 8, foi entregue a reforma do posto de correio de Juquehy. Inanugurado em junho de 2002, o local atende em média 40 pessoas por dia e, segundo Senatore, necessitava de alguns reparos.
“Agora temos uniformes. Melhora até a auto-estima”, comemorou a agente do correio, Valéria dos Santos. A agência funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. (Fonte: PMSS)

Toma Posse novo Conselho do Faps de São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, deu posse nesta semana, ao novo Conselho de Administração do FAPS (Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de São Sebastião), que fica sobre a responsabilidade do secretário da Administração, José Inácio Homem de Bittencourt, como presidente e do advogado João Baptista Fernandes Filho, como vice. Também fazem parte do conselho os servidores Marcelo Torres, Juliano César Barreto, Marco Aurélio Sant´Anna, João Luiz de Souza, Ubaldo Leme Filho, Alessandro Olímpio César, Martiliano Lúcio dos Santos Filho, André Luiz de Oliveira Chagas, Andréa Rocha, Ary Pirani Júnior, Ivone Brunetti dos Santos, Roberto Vicente do Nascimento, Nelsino da Conceição Silva, Michel da Ressureição, Francisco Ferreira Bonfim e Luiz Carlos da Costa Pereira.
O Faps tem como diretor Clóvis Roberto Santos de Oliveira. (Fonte: PMSS)

Parceria entre Ceprom e escolas gera benefícios aos alunos e à comunidade

São Sebastião - O Ceprom (Centro Profissionalizante Municipal) de São Sebastião vem realizando, desde o ano passado, um trabalho em parceria com as escolas da rede municipal e à comunidade. Os alunos da turma do Curso de Cabeleireiro, que é coordenado pelo monitor Amauri Leite de Abreu, já visitaram mais de quinze escolas em todo município oferecendo o serviço de cortes de cabelo gratuitamente aos alunos.
Nesta semana, eles visitaram a Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, no bairro do Morro do Abrigo. “Tudo foi realizado com muita responsabilidade. Enviamos pedidos de autorização para os pais, que especificaram também como gostariam que os cortes de cabelo de seus filhos fossem feitos”, disse a diretora da escola, Regina Maria de Souza. (Fonte: PMSS)

Praias terão garantia de qualidade com a rede coletora de esgoto
São Sebastião assina hoje ordem de serviço para execução da rede coletora de esgotos na Costa Sul

São Sebastião - O prefeito Paulo Julião, realiza hoje, às 19 horas, na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy, na costa sul, uma reunião com Sabesp, empreiteiras e comunidade, para a assinatura da ordem de serviço da execução da rede coletora de esgoto deste bairro , que será realizada via PCM – Plano Comunitário de Melhorias.
Segundo o prefeito, essa parceria entre prefeitura, comunidade e Sabesp trará inúmeros benefícios a todos, principalmente quanto a balneabilidade das praias em questão.
Para que o PCM seja aprovado, é necessária a adesão da maioria da população de cada bairro, no mínimo 51%. Em Maresias, outra praia alcançada pelo PCM, o plano já conta com mais de 300 adesões. Conforme o encarregado de contratações junto à comunidade, Arildo Xisto, funcionário da empresa Monte Azul – construtora que venceu a concorrência pública para a realização das obras, serão necessárias perto de 1500 cotas (adesões) para começar a obra, do total possível de 2.500.
Os valores das cotas variam conforme o tipo de imóvel e sua localização. Para donos de residências no centro de Maresias, por exemplo, o valor é de R$ 2.600,00 à vista ou em quatro parcelas sem acréscimo de R$ 665,00. O pagamento também pode ser feito em até 36 vezes de R$ 121,00, pela Caixa Econômica Estadual.
O valor total do contrato com a Monte Azul é de R$ 10.683.000,00. Os valores de rateio são de R$ 4.699.014,06 em Maresias, R$ 1.951.486,73 em Barra do Una, 797.389,56 no Engenho, R$ 2.174.276,45 nos bairros Baleia e Barra do Sahy, e R$ 1.060.833,22 em Paúba.
Em cidades da Europa e da América do Norte, as questões que envolvam a melhoria da qualidade ambiental e da infra-estrutura urbana contam com a efetiva participação da comunidade beneficiada e do poder público. “No caso de São Sebastião, município praticamente pioneiro neste tipo de iniciativa, a expansão do sistema de tratamento de esgotos poderá ser concretizada em menor prazo, devido à parceria com a prefeitura municipal, Sabesp e a comunidade”, disse o prefeito. “Alcançaremos 90% do esgoto tratado em curto prazo. As obras estarão concluídas em 18 meses”, continuou.
Ainda segundo Paulo Julião, a conclusão do sistema de tratamento de esgoto de São Sebastião garantirá, definitivamente, a despoluição das praias, além de garantir a sustentabilidade da economia regional, voltada para o Turismo.
“O sucesso da parceria é pré-requisito básico para o desenvolvimento turístico da região. Além do mais, obteremos melhor qualidade de vida e da saúde pública, fazendo do município referência nacional”, finalizou o prefeito.
Além da Barra do Sahy, Baleia, Maresias, Barra do Una e Paúba também estão entre os bairros que devem receber melhorias. Além da rede coletora, os bairros também vão receber Estações de Tratamento de Esgoto, a serem construídas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. A empresa informou que as obras devem começar, em Maresias e Paúba, no mês de junho. Já em Barra do Sahy e Barra do Una o serviço deve ser feito a partir de outubro.
A E.M. Henrique Tavares de Jesus fica na avenida Adelino Tavares, 301. (Fonte: PMSS)

São Sebastião abre eventos de aniversário

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião abre hoje a programação para comemorar o aniversário de 368 anos do município. As atrações contam com shows de artistas, eventos esportivos e entregas de obras. A festa terá duração de oito dias.
As atividades começam com a assinatura das obras de esgoto dos bairros Barra do Sahy e Baleia, na costa sul. Amanhã serão entregues o Centro Comunitário e a Unidade do Centro Profissionalizante no bairro Jaraguá, na costa norte.
O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), vai inaugurar bibliotecas, centros odontológico e de fisioterapia e reformas e ampliações de escolas, até o encerramento das comemorações, no dia 20.
Para animar a festa está prevista uma programação variada com shows e eventos esportivos. Na segunda-feira,o grupo Paralamas do Sucesso se apresenta, às 23h.
No dia do aniversário, na terça-feira, é a vez do cantor Felipe Dylon, às 20h. As apresentações musicais são gratuitas e acontecem na rua da Praia. Haverá também o Festival Caiçara, prova de natação, campeonato de futebol e a entrega de medalhas. (Fonte: ValeParaibano)

Policiais voltam ao serviço no litoral

São Sebastião - Os cinco investigadores de São Sebastião acusados de extorsão voltam a trabalhar no setor administrativo da Polícia Civil. Eles, que ficaram nove meses presos, tiveram o direito de responder ao processo em liberdade após o STF (Supremo Tribunal Federal) conceder um habeas corpus, no dia 9.
A Secretaria de Segurança Pública informou que os policiais seriam soltos na noite de ontem mas, até as 20h, a decisão não havia sido cumprida.
A denúncia partiu de empresários de Ubatuba. Os policiais teriam pedido R$ 6.000 às vítimas em troca de um suposto flagrante de tráfico de drogas.
Segundo o delegado-seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, os policiais devem trabalhar nos distritos ou na delegacia --Cristina Conte Wiethy, Fábio Alves Faria, Jorge Aparecido Lopes Cesário, Mauro Sales Sato e Rener Avelino da Luz faziam parte da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes).
"Eles vão fazer serviços burocráticos. Como estão respondendo ao processo, terão um terço do salário reduzido", disse.
O promotor de Ubatuba, Marcelo Alexandre Oliveira, disse que lamenta a decisão mas, ao caso, não cabe recurso.
O advogado de Cristina, Alberto Zacharias Toron, que pediu o habeas corpus, disse que a sentença deve sair em dois meses.
Os empresários não foram localizados ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Balneário dos Trabalhadores recebe 200 atletas em prova natatória no domingo

São Sebastião - Cerca de 200 atletas estarão reunidos neste domingo para participar da Prova Natatória, no Balneário dos Trabalhadores (praia Grande). O evento faz parte da programação do aniversário da cidade. Já confirmaram presença nadadores de São José dos Campos, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião.
Serão três percursos de escolha livre: 200, 600 e 1500 metros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, até meia hora antes da prova, marcada para as 9h.
Segundo os organizado-res, serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, além dos três primeiros na geral.
“Queremos fazer com que o pessoal se integre mais no esporte, participe mais. A idéia é resgatar futuramente a travessia São Sebastião-Ilhabela”, disse José Luiz Palumbo, assessor do secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Luiz Carlos Cardim.
Cerca de dez crianças da escolinha de natação da prefeitura farão sua estréia no evento. “Estou levando as crianças para que elas conheçam a prova, pra saber como funciona”, contou a professora Estela Orcelli.
Segundo a professora, os alunos devem treinar hoje no local. Os alunos do professor Valter Puertas, também da escolinha, devem participar da natatória, que é organizada pela secretaria de Esportes e pela professora Beth Padilla, de Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Parceria garante casas para índios em Ubatuba

Ubatuba - Um projeto da Prefeitura de Ubatuba em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) prevê a construção de 50 casas para os índios da Aldeia Boa Vista, do bairro Promirim. Segundo o gerente regional da CDHU em Taubaté, Francisco de Assis Vieira Filho, a idéia é construir as moradias dentro da aldeia. O investimento deve chegar a R$ 1 milhão. "As casas devem ser de 47 a 54 metros quadrados e fazem parte do programa de Moradia Indígena", disse. Na próxima segunda-feira, o prefeito Paulo Ramos (PFL) estará na CDHU para definir os detalhes. (Fonte: ValeParaibano)

Crianças resgatam em livro a história de bairro de Ubatuba
Publicação infantil desvenda origem e debate problemas do Ipiranguinha

Ubatuba - Um livro escrito por crianças do Ipiranguinha, em Ubatuba, promete resgatar as histórias, lendas e personagens do bairro.
Intitulada "Uai, que bairro é este?", a obra conta a trajetória do local desde seu surgimento, há mais de 300 anos, até os problemas vividos na atualidade, como desmatamentos e poluição.
"É um projeto muito importante, porque o bairro recebe muitos moradores de outras cidades e estados, como Minas Gerais e Bahia. Conhecer e resgatar a nossa história é uma forma de apresentar às crianças as nossas raízes e o papel histórico do bairro", disse Marisa da Silva Toledo, 33 anos, uma das professoras que participaram do projeto.
Segundo Marisa, o livro nasceu de um jornal preparado por alunos da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Ipiranguinha com informações sobre o bairro e conhecimentos sobre o meio ambiente, em 99 e contou com a participação de cerca de 120 crianças.
Em 2001, as informações foram compiladas em um livro publicado pela Secretaria de Educação.
"Os alunos fizeram pesquisas, entrevistas com os pais e moradores antigos e debates sobre a cultura dos povos que foram habitar o bairro e crendices e lendas do local", disse.
Com a pesquisa, as crianças passaram a conhecer e relatar as histórias do bairro, que surgiu como rota para os bandeirantes, caçadores de índios e aventureiros entre o Vale e o Litoral Norte.
"O Ipiranguinha era um ponto estratégico. No fim do século 17 iniciou-se um núcleo de povoamento que deu origem ao bairro. Mais tarde, o bairro serviu como estrada para o escoamento do café produzido no Vale", disse Marisa.
O livro conta ainda com relatos de moradores antigos, como histórias sobre onças que habitavam o local, benzedeiras e parteiras e receitas típicas.
Para o estudante Jefferson Souza Albino, 16 anos, o livro está mostrando um lado do bairro que ele não conhecia.
"Nasci aqui no Ipiranguinha, mas não conhecia essas histórias sobre o surgimento do bairro", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Conto em Capítulos Topo

Clique para acessar  os capítulos anteriores
Clique para acessar os capítulos anteriores

Capítulo XXIII: Será que foi sonho?

Ao voltar para o hotel examinei o livro cuidadosamente. À primeira vista parecia normal, igual a qualquer livro, apenas a impressão das letras me pareceu regular demais, sem os defeitos característicos das impressões comuns, quando observadas com cuidado. O mais próximo que eu havia visto eram as letras decalcadas das cartelas de letraset, quando o trabalho era executado por profissionais. Ficava parecendo não haver falhas, entretanto estas logo apareciam quando uma lente era usada. Tentei olhar através da lupa do canivete suíço, não foi possível notar qualquer anormalidade, além de estar suja, a lente era de pouca potência. A encadernação também era diferente, perfeita, embora o livro parecesse antigo. Coloquei-o dentro da mala, embaixo das roupas, se alguém tentasse roubá-lo durante a noite teria de procurar muito, acabaria fazendo barulho e eu acordaria. Fechei a porta com cuidado, depois arrastei a mesa do quarto até deixá-la bloqueada. Naquela noite custei a dormir, só consegui fazê-lo com o dia a clareando. As coisas estavam começando a fazer sentido, aquele livro tinha alguma coisa especial, alguma coisa que seres que tinham poder para destruir o planeta, estavam querendo. Por alguma razão ele viera parar em minhas mãos e agora, segurá-lo era como agarrar uma batata quente. Incômodo e perigoso, poderia causar queimaduras. Era preciso encontrar um lugar para escondê-lo. Embora o Escocês tivesse afirmado que os extraterrestres haviam partido, sempre haveria a possibilidade de que voltassem para buscar o livro. Alguém levara uma velha bíblia judaica por engano e cedo ou tarde haveria de se dar conta disso. Por outro lado, havia também a minha curiosidade, se alguém me escolheu para ficar com o livro, eu queria saber a razão. De qualquer forma ele teria de ser escondido. Ao descer para o café, notei que o banheiro dos funcionários tinha uma caixa de d escarga antiga, com o reservatório de água na parte superior do cômodo, de onde pendia a tradicional cordinha. Tive uma idéia. Pedi ao garoto que trabalhava na portaria que comprasse dois metros de plástico de fazer toalhas de mesa, muito comuns na época, havia em todas as papelarias. Pedi também um rolo de fita isolante e caso ele encontrasse, uma lente de aumento. Quando o garoto voltou com a encomenda, pude comprovar que o livro era de fato singular. A lente, comprada por um preço irrisório, era uma peça valiosa, feita na Alemanha, provavelmente antes da guerra de 1945. Ele encontrou tal preciosidade numa velha loja, onde se encontrava de tudo. Com a lupa poderosa as minhas suspeitas se confirmaram, não havia máquina gráfica conhecida que fosse capaz de imprimir caracteres com tanta uniformidade e com definição tão precisa dos contornos. Alem do mais a impressão não era feita em nenhum sistema que eu conhecesse, não era tipografia, offset ou rotogravura, talvez uma forma avançada de serigrafia. De qualquer maneira não havia essa tecnologia disponível na Terra, e provavelmente não haveria nos próximos trinta anos. Com o plástico, que exalava um cheiro característico, embrulhei o livro, envolvendo-o diversas vezes. A fita isolante completou o trabalho. No banheiro dos empregados, tirei a tampa da caixa e mergulhei o livro na água. Depois de recolocar a tampa e descer do banquinho do piano, que peguei emprestado, felicitei-me pela idéia. Ninguém pensaria em procurar naquele lugar. A camareira me olhou manifestando espanto quando saí do banheiro com o banquinho. Depois disso, sempre que nos encontrávamos ela me lançava olhares cúmplices. Deve ter achado ser eu algum tipo de fetichista, ou sei lá o que ela achou. Uma vez escondido o livro, eu estava livre e, como nada havia para fazer, passei o dia na praia, depois de me despedir de Maurice e Cateryne que partiram na direção de Paraty. Dorinha ficou de retornar naquela noite, eu estava ansioso por revê-la, precisávamos falar muito, eu precisava saber de Martha, onde ela teria ido, qual a razão de ter me deixado. Voltei para o hotel, tomei um banho e saí. Fui ao cinema, na praça da matriz, estava passando um filme estrelado pelo veterano Glenn Ford contracenando com sua mulher Hope Lange, que ele tentou alçar à condição de estrela de primeira grandeza. Não conseguiu. O filme chamava-se “Love is a ball”, e era ambientado na Riviera Francesa. Conseguiu me distrair. Ao sair, comprei um pacote de pipocas e retornei caminhando para o hotel, estava sonolento, dormira mal na última noite. Perguntei na portaria se havia recados, o garoto disse que não. Deitei e dormi profundamente. No outro dia esperei até as onze horas, e como Dorinha não apareceu, fui para a praia. Dessa forma os dias foram passando, ninguém me procurava e eu comecei a ficar preocupado. Uma noite, fui ao bar perto da peixaria, onde tudo começara. Havia mudado de dono, ninguém que eu conhecesse estava lá. Depois de uma semana, e sem perspectivas de encontrar ninguém, voltei para São Paulo, de ônibus. Parecia um sonho, Martha teria de fato existido, e Dorinha? Os meses foram passando, James e Cateryne viajaram para a Nova Zelândia, Maurice de vez em quando liga para tomar um chopp. Nunca mais tive notícia de qualquer fato que se relacionasse com o episódio de Picinguaba, a não ser pela existência do livro. Guardei-o num cofre no escritório de um amigo, no Bom Retiro. Ficou envolvido no plástico que comprei em Ubatuba, e quase me esqueci dele. Por anos a fio eu pensei que tivesse sido uma forma de alucinação, tão forte que pareceu real. Depois eu me dava conta que alucinações não deixam lembranças como eu tinha de Martha e de Dorinha, por quem eu me apaixonara. Pelas duas. Anos depois eu teria uma surpresa.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Interpretações - Caro Tony, uma das coisas que me incomoda muito é, de algumas vezes não conseguir, escrevendo ou falando, transmitir uma idéia, sem que ela possa ter outras interpretações diferentes da que pretendo. Gostaria de poder afirmar, com segurança, que o erro está em quem ouve. Em todo caso esse meu suposto (ou real) defeito, só seria imperdoável se eu fosse repórter ou radialista como você. Pela idéia que parece fazer de mim, e do meu comportamento, posso concluir que nossos encontros não foram suficientes para você me conhecer. Quanto a novos MEIOS DE HOSPEDAGEM instalarem-se na praia da Fortaleza há sim, mais duas novas pousadas e também um restaurante novinho, talvez, nem mesmo legalizados. Não confunda Tony, concorrência leal, com ilegal, muito menos com "reserva de mercado". NÃO VEJO ERRO algum em construir mais um hotel em Ubatuba. Nem mesmo fiz comparação da construção do hotel com a cobertura da feira hippie. Disse que estão "loteando" a cidade... Nada a ver, uma coisa com outra. O direito de propriedade e a livre iniciativa são garantias constitucionais, independente da vontade de quem "acha" alguma coisa, em algum pretenso "feudo" local (entenda-se Almada). Você me entrevistou algumas vezes e em uma oportunidade realmente fiz algumas colocações em relações ao nordeste, mas, não faça (por favor) minhas, suas palavras. Não entendi quando termina : "... ou nos conformando com migalhas que nos sobram". O que você quis dizer com isso? O que me sobra, penso ser o produto de meu trabalho e de minhas atitudes. Quando ao exercício da critica, é saudável sim. Desde que, com conhecimento de causa e com responsabilidade de quem "assina" a critica. Caber esclarecer que criticar não é "falar mal de...". Não acha Tony?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


15 de março: Dia Mundial do Consumidor - Seus direitos são de extrema importância para o bom andamento da economia. Parabéns Consumidores!

Rogério Frediani (PTB)
Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Barra Seca

Barra Seca
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor