Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 16 de março de 2004 - Nº 991 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Fim-de-semana tem 3 homicídios na região


Caraguatatuba
Projeto torna Praia Brava mais limpa e mais segura
Curso básico de Cerimonial acontecerá no dia 20 em Caraguá
2º etapa do Campeonato de Kart acontece em Caraguá
Atletas Módulo são destaque no 14º Brasil Triathlon
Estagiários do Módulo participam de Clínica de Vôlei com equipe do Banespa
Câmara discute Reserva de Mercado de Valmir
Gobetti apóia dançarino vencedor
Lobinho leva pavimentação para o Tinga
Novo Superintendente da Sabesp se apresenta na Câmara
1º torneio de Vôlei em Caraguá é sucesso
Atletas Participam do Campeonato Paulista Regional de Karatê Boys Oficial

Ilhabela
Obras deixam moradores de Ilhabela sem água


São Sebastião
Saúde apresenta novos coordenadores do PSF


Ubatuba
Ubatuba recebe inscrição para motorista até amanhã
Centro de Convivência de Picinguaba (CCP)

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Fim-de-semana tem 3 homicídios na região

Litoral Norte - Duas pessoas foram assassinadas durante o final de semana no Litoral Norte. Em Caraguatatuba, o ajudante geral Luiz Antônio Raposo, 30 anos, foi morto no sábado na praia do Indaiá, centro. Segundo a PM, Raposo foi baleado por seis tiros. No bairro Barequeçaba, em São Sebastião, A.L.S.L., 26 anos, foi morto com um tiro na madrugada de domingo. Os casos estão sendo investigados. O estudante Robson da Silva Nascimento, 22 anos, foi morto anteontem à noite com quatro tiros na cabeça no bairro Morada dos Marques, em Potim. A polícia acredita que o crime tenha ocorrido por vingança. Até a noite de ontem, nenhum suspeito havia sido preso. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Projeto torna Praia Brava mais limpa e mais segura

Caraguatatuba - O projeto SOS Praia Brava terminou no dia 10 de março com resultados positivos tanto para a conservação da única praia selvagem do município quanto para moradores e turistas que puderam usufruir, durante toda temporada de verão, de uma nova Praia Brava.
Durante o verão de 2004, a Secretaria de Turismo e um grupo de jovens que encabeçaram o projeto, tiveram a preocupação em melhorar as condições de uso da praia. O trabalho teve o objetivo de educar e conscientizar banhistas sobre a importância e a responsabilidade de cada um na preservação do local e, oferecer segurança aos visitantes.
O objetivo foi atingido através da permanência de um monitor do GAC-Grupo Albatroz de Apoio a Comunidade, de terça a domingo, atendendo ocorrências, como primeiros socorros e ainda evitando roubos de carro no local. Com relação à segurança, os roubos de carro e assaltos não ocorrem mais. A média de carros no local é 10 por dia.
A praia se manteve limpa e, segundo os monitores, o lixo maior vinha pelas correntes marítimas. A praia recebeu cerca de 50 pessoas. Segundo os coordenadores do projeto, foi observado que quem mais suja a praia são as famílias e os pescadores. A maioria das pessoas colabora com a limpeza. A quantidade de lixo recolhida por dia foi de 20 a 30 quilos, com predominância para embalagens plásticas, isopor e cigarro.
O secretário de Turismo de Caraguá, Paulo Noronha, quer dar continuidade ao projeto durante todo o ano, através de parcerias que poderão ser feitas com o comércio local ou empresas como a Suvinil, que patrocinou o SOS Praia Brava no verão.
"Além das pessoas se sentirem mais seguras e passarem a fazer caminhadas até a praia, conseguimos atingir o objetivo com as placas de conscientização instaladas na estrada ", disse Taís Bechara, coordenadora do projeto.
Sobre a conscientização - Os estudos levantados em relação ao problema do lixo provam que a questão está intimamente ligada à educação do homem. A conclusão tirada é que as pessoas não se preocupam com assuntos que abrangem problemas mais amplos como a poluição, a falta da água, o desperdícios de bens naturais, e outras causas mais complexos, portanto os interesses estão mais voltados para espaços menores que os cercam. Sob a maioria das condições, as áreas pequenas e bem articuladas são mais facilmente defendidas do que áreas grandes e sem obstáculo. (Fonte: PMC)

Curso básico de Cerimonial acontecerá no dia 20 em Caraguá
Organização e Execução de Eventos Sociais são temas que serão discutidos durante o curso que acontecerá no Ceprolin

Caraguatatuba - Acontecerá em Caraguá no dia 20 de março “Planejamento de Eventos na área Secretarial”, sob a organização da Agency Brasil Consultoria e Eventos.
O objetivo da capacitação é dar aos participantes noções básicas na Organização e Gestão de Eventos no que diz respeito ao Cerimonial, num curso destinado especificamente a profissionais que atuam na área Secretarial, auxiliares administrativos, professores, coordenadores, diretores, entre outros. A carga horária será de 8h, sob a coordenação de Francisco Vaz, membro do Comitê Nacional de Cerimonial Público e professor de cursos de extensão universitária na área de Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Planejamento e Organização de Eventos.
O curso, que acontecerá no dia 20, será no Ceprolin, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, e o conteúdo será composto por conceito de eventos, montagem de salas e auditórios, check-list, etiqueta empresarial e social, trajes e posturas, cerimônias oficiais e festivas, entre outros.
O valor do curso é de R$ 80,00 e nesse valor está incluído todo o material, incluindo apostila e certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 9729-0854 / 3861-2813 / (16) 9147-2827 ou pelo e-mail fran@francerimonial.com.br
Serviço: Para participar do evento é necessário preencher a ficha de inscrição anexando junto cópia do comprovante de depósito bancário. Os dados da conta estão na própria ficha de participação. (Fonte: PMC)

2º etapa do Campeonato de Kart acontece em Caraguá
Cerca de 60 pilotos virão para Caraguá, no próximo dia 21, quando disputam a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Kart, entre eles nomes já consagrados na modalidade.

Caraguatatuba - A segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart, acontecerá no kartódromo, em Caraguá no dia 21 de março, domingo, com a participação de pilotos de São Paulo, Grande ABC, Vale do Paraíba e Litoral.
O evento contará com a presença de pilotos já consagrados como o bi-campeão da Copa Brasil, João Henrique Gonçalves; o piloto André Girotto, que já participou da primeira etapa do Campeonato, em Caraguá, todos com presença já confirmarda.
A prova, que é organizada pela KRT Moto Clube, tem o apoio da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba e da FASP – Federação Paulista Automobilística.
A modalidade é dividida em cinco categorias: Kadete, V4, Parella 145km, Parella 165km e RD 135 cilindradas.
Cerca de 60 pilotos participarão do evento, que terá início às 8h e término previsto para as 16h30min. A prova é aberta ao público.
A 3ª etapa do campeonato também acontece em Caraguá, no dia 25 de abril, ainda sem horário definido. (Fonte: PMC)

Atletas Módulo são destaque no 14º Brasil Triathlon

Caraguatatuba - Os atletas Luiz Cláudio (Huka) e Andréia Azevedo, alunos do curso de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo, disputaram no último domingo, 14, o 14º Troféu Brasil Triathlon, em Santos, campeonato que reuniu cerca de mil atletas, entre 14 e 80 anos, de todo o país, disputando provas acirradas de ciclismo, natação e corrida.
Luiz Cláudio, aluno do 2º ano, foi vice-campeão na categoria Elite Amador, nadando 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Já Andrea Azevedo, da categoria Short 20 - 24, enfrentou o desafio de 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.
O atleta Luiz Cláudio, já participou de mais de 140 provas, foi duas vezes campeão brasileiro, é vice-campeão internacional 2004 em sua modalidade, já tendo participado de 7 provas Iron Man, inclusive internacionais como a do Havaí e Espanha. Ele é precursor da modalidade spinning (ciclismo in door) no litoral e mora em Ubatuba.
Os atletas são alunos do Bolsa-Esporte, um dos programas de incentivo das Faculdades Integradas Módulo, que vem oferecendo alternativa para muitos jovens financiarem seus próprios estudos. Hoje a instituição mostra a sua preocupação em criar alternativas para que diversos segmentos da sociedade tenham condições de fazer cursos superiores, através de programas como o Bolsa-Esporte, o de estágio, o de monitoria, o Escola da Família, Fies, entre outros. (Fonte: Módulo)

Estagiários do Módulo participam de Clínica de Vôlei com o Banespa

Caraguatatuba - Os alunos de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo participam da Clínica de Vôlei com a equipe de voleibol Juvenil “Banespa Master Card”, na terça-feira, dia 16, às 15 horas, no Cemug. A equipe do Banespa está fazendo treinos para o Campeonato Paulista, em Caraguatatuba, de 11 a 16 de março.
Os treinos da equipe acontecem diariamente, pela manhã, das 10 às 12 horas, no Quiosque 31, na Praia do Indaiá e; à noite, das 19 às 21 horas, no Ginásio de Esportes do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).
“Tanto a Clínica quanto os treinos da equipe em nossa cidade trarão experiência aos nossos professores e alunos, que terão contato com os atletas e assistirão a jogos e treinos com uma equipe de alto nível como é a do Banespa”, disse o Prof. Dado da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba (Secer).
A Prefeitura de Caraguá vem promovendo, desde dezembro de 2003, a realização de diversas clínicas por meio de profissionais experientes, visando atualização e treinamento em diversas modalidades esportivas aos professores e estagiários do curso de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo,. “Desta forma estamos melhorando e capacitando ainda mais nossos professores e estagiários, podendo oferecer aulas com qualidade em nossos núcleos esportivos”, comentou o secretário de esportes Nivaldo Alves. Atualmente 30 alunos das Faculdades Módulo estagiam na Prefeitura. (Fonte: Módulo)

Câmara discute Reserva de Mercado de Valmir
Vereador quer caiçaras em trabalhos dentro da cidade

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute hoje, terça-feira, dia 16 de março, durante a 7ª Sessão Ordinária semanal de 2004, Projeto de Lei do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), que cria a Reserva de Mercado para os trabalhadores locais em eventos realizados no município. O Parlamentar alega que esta é a única maneira de gerar empregos em Caraguá.
A Ordem do Dia abre com um Projeto de autoria do Executivo, que dispõe sobre o uso de vias, logradouros públicos, o espaço aéreo e o subsolo do município para implantação e passagem de equipamentos urbanos destinados a infraestrutura.
A Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), quer instituir o Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido. Já o Parlamentar José Pedro Lucas – Zé Pedro (PTB), quer instituir a Semana da Saúde Bucal na cidade. O último projeto tem a autoria do Vereador João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL) e denomina rua José Francisco dos Santos a atual rua Projetada D, no bairro do Pegorelli, na zona sul da cidade.
O destaque da sessão vai para o projeto do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB) que dispõe sobre o uso de mão de obra local para prestação de serviços nos eventos públicos no município. Em resumo, qualquer show, workshop, palestra, seminário ou evento público que necessitar de mão de obra, deverá usar exclusivamente os trabalhadores locais. Para o Vereador é a melhor maneira de conter o desemprego na cidade. “É inacreditável que os eventos tenham mão de obra de fora da cidade, quando há tantos e com capacidade precisando trabalhar”, disse Valmir da Colônia. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti apóia dançarino vencedor
Reinaldo Anjos vence torneio em Campinas e elogia apoio de Parlamentar

Caraguatatuba - A tarefa de um Vereador é intermediar e levar aos órgãos competentes as reivindicações da população e a Cultura também ocupa lugar de destaque nas reivindicações. No caso da Cultura o Vereador é tanto o intermediário como o resultado final de um pedido e tratando-se de Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) a Cultura tem tanto destaque e importância quanto qualquer outro pedido. Uma prova disso foi a conquista de Reinaldo Anjos, que teve apoio de Gobetti.
Reinaldo Anjos é sapateador e professor de dança de Salão em Caraguatatuba, sendo que só em 2003 conquistou 8 Festivais e 14 troféus em diversas cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Recentemente voltou a vencer na Fenadan (Festival Nacional de Dança), em Campinas, quando representou Caraguatatuba, conseguindo o primeiro lugar em 3 modalidades; Sapateado Americano, Estilo Livre – Dança de Criação Corporal e o troféu Destaque, com a nota máxima do Festival, além de um convite especial para a abertura de um grande festival em São Paulo, no teatro Ruth Escobar.
Estas conquistas tiveram o apoio de comerciantes de Caraguatatuba para o equipamento de sapateado e do Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que ajudou na locomoção do professor e seus alunos até Campinas.
Reinaldo Anjos ministra aulas de dança de salão e sapateado na Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), além de um espaço próprio no centro da cidade. Para o Vereador a Cultura tem tanta importância quanto uma rede de esgoto, iluminação pública ou problemas de Saúde. “A Cultura faz parte da cidadania, do entretenimento. Uma Sociedade estruturada não pode ser erguida sem a Cultura, que faz parte do dia-a-dia da população”, frisou Gobetti. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho leva pavimentação para o Tinga
Conquista do Vereador está em execução há 2 semanas

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba é a prova viva de que o Vereador é realmente o elo de ligação entre a população e o Poder Executivo. A pavimentação de 2 ruas no bairro do Tinga beneficiará mais de 200 famílias.
Há cerca de 1 ano o Vereador Lobinho vem tentando junto ao Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), a pavimentação com asfalto de 2 importantes vias no bairro do Tinga, na zona sul de Caraguatatuba; a rua Benedita Mendes de Souza e a avenida Rio Grande do Norte. Por estas vias se locomovem os moradores do bairro, bem como de bairros vizinhos e de outras localidades e que necessitam ir e passar por esta comunidade estritamente residencial.
Os trabalhos tiveram início há cerca de 2 semanas e deverão estar prontos nos próximos 30 dias, beneficiando, de forma direta mais de 200 famílias e outras 300 de forma indireta, sem contar os empregos gerados com a obra. Além de populoso, o bairro do Tinga é o reduto eleitoral do Vereador, que está no seu segundo mandato.
Para Lobinho são conquistas como esta que mostram a verdadeira parceria entre Legislativo e Executivo. “O Vereador é o ouvidor, é aquele que escuta os reclamos do povo e os leva ao Executivo, ao Prefeito, que realmente faz as obras. Esta parceria é sólida e leva a cidade ao progresso e uma melhor qualidade de vida”, disse o Parlamentar. CMC

Novo Superintendente da Sabesp se apresenta na Câmara
José Ricardo Manckel Amadei tomou posse em 1º de março

Caraguatatuba - O ex-Superintendente da Unidade de Negócios do Litoral Norte da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), João Carlos Simões, esteve na Câmara Municipal de Caraguatatuba na última semana apresentando o seu sucessor, o Engenheiro Civil José Ricardo Manckel Amadei. A apresentação mereceu audiência com o Presidente do Parlamento Municipal, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS).
A Câmara Municipal de Caraguatatuba é rota normal e tradicional quando da chegada de diretores e chefes de Sucursais Governamentais na região. Como não poderia deixar de ser, o novo Superintendente da Unidade de Negócios do Litoral Norte da Sabesp, José Ricardo Mankel Amadei manteve a praxe e esteve na sede do Legislativo na última semana.
A visita teve o acompanhamento do ex-Superintendente, o Engenheiro João Carlos Simões, que está aposentando da função e na estatal. O novo Superintendente desde 1º de março, José Ricardo Manckel Amadei, é de Pindamonhangaba, tem 52 anos, é casado, formado pela Unitau (Universidade de Taubaté), com Pós-Gradução e curso de MBA e está na Sabesp desde 1975.
Houve uma rápida conversa e ambos colocaram-se a disposição, para qualquer assunto que envolva o abastecimento de água, coleta e linha de esgotos, bem como questões envolvendo o Meio Ambiente. Segundo Wilson Gobetti José Amadei continuará a mesma linha adotada por João Carlos Simões. “Consegui perceber neste primeiro contato que José Amadei tem a mesma vontade de vencer e fazer crescer o Litoral Norte, assim como foi iniciado por João Carlos Simões. Sinto que a Sabesp continua em boas mãos em nossa região”, disse o Presidente do Legislativo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

1º torneio de Vôlei em Caraguá é sucesso

Caraguatatuba - Promovido pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, e com apoio da Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguatatuba, o 1º Torneio de Vôlei de Praia aconteceu no último sábado, 12, com atletas de idades acima de 16 anos, na categoria feminino, na praia do Indaiá. O evento contou com 6 duplas, com participação de 12 atletas.
Os destaques da partida foram para as duplas Joelma e Aline que garantiram o 1º lugar. A dupla Vitória e Juliana foi a vice-campeã; já em terceiro lugar ficou a dupla Juliana e Mariana, todos da cidade de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Caraguá no Campeonato Paulista Regional de Karatê Boys Oficial

Caraguatatuba - Organizado pela FPK – Federação Paulista de Karaté e com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, 12 atletas de Caraguá participaram do Campeonato Paulista Regional de Karatê, realizado em Santana do Parnaíba, cidade da grande São Paulo, no último dia 14.
O evento contou com a participação de aproximadamente 400 atletas, representando mais de 80 cidades da Região A.
Os atletas de Caraguá participaram nas categorias Kata (demonstração de formas) Mirim A (de 8 à 9 anos), Infantil B (10 à 11 anos), Infantil A (12 à 13 anos) Masculino e Feminino.
Na categoria Shiai Kumite (luta Livre ) Mirim A (de 8 à 9 anos), Infantil B (10 à 11 anos), Infantil A (12 à 13 anos) Masculino e Feminino
As campeãs foram Jéssica dias (12 anos), Karen Stefanni (11 anos); Larissa Akemi (8 anos), Caique de Melo (10 anos), e Danilo Borges (11 anos). Os atletas Suzeni de Luca (13 anos), Elias de Menezes ( 13 anos ) foram Vice- Campeões; já o terceiro lugar ficou com Jéssica Gomes (11 anos), Alissia Buarque (13 anos), Kleber Rodrigues (13 anos) e Diego Henrique.
Na categoria kata Jéssica Dias (12 anos) e Larissa Akemi (8 anos) ficaram em terceiro lugar.
Com estas conquistas, os atletas obtiveram índice para a final do Campeonato Paulista de Boys Oficial, que será realizado no Ginásio do Ibirapuera, em maio, na cidade de São Paulo, o evento ainda não tem o dia definido. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Obras deixam moradores de Ilhabela sem água

Ilhabela - Moradores de Ilhabela, no litoral de São Paulo, ficarão sem água nesta terça-feira (16), quando a Sabesp realiza serviços de manutenção no sistema operacional da estação de tratamento de Água Branca.
Os trabalhos serão feitos das 10h às 20h. O retorno do fornecimento de água será gradual, após o término dos trabalhos.
Os bairros afetados serão: Barra Velha, Água Branca, Reino, Cocaia, Costa Bela, Perequê, Morro da Cruz, Itaguaçu, Itaquanduba, Morro dos Mineiros, Engenho D'Água, Saco da Capela, Centro, Saco do Indaiá, Morro de Santa Tereza, Barreiros, Viana, Siriúba, Pedras do Sino, Praia do Pinto, Armação, Pacuíba e Ponta das Canas.
Os casos de emergência serão atendidos pelo telefone 195. A ligação é gratuita. (Fonte: BOL)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Saúde apresenta novos coordenadores do PSF

Foto PSF2 São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião apresentou a nova coordenação e equipe técnica do PSF (Programa de Saúde da Família).
A equipe é composta pelo médico Silvio Luiz Pimentel, que será o coordenador geral. A equipe técnica será composta por Bernadete Bousada Mendonça, Adilson Ferreira de Moraes e Adriana Maria Bravo de Queiroz. Também foi apresentada a nova diretoria das Unidades de Saúde. Renata Apollo dos Santos, André Fontes dos Santos, diretor administrativo e a diretora Odontológica Dra. Mariza A. Abrunhoza.
Segundo Pimentel, o grupo foi montado de acordo com a extensão territorial do nosso município. “Não tem como uma única pessoa possa tomar conta de tudo. Essa coordenação tem de ser participativa, ou seja, nós vamos sentir os problemas, para poder dar soluções, visando sempre a saúde da população”, disse.
“O nosso grande objetivo é tocar o programa de saúde com essa equipe técnica, dentro das diretrizes do programa nacional, adequando as necessidades ao município, e que tudo possa dar certo, que a população fique feliz”, disse a dr. Bernadete Bousada.
Participaram da reunião Dr. Claudia Flausino, vice prefeita, Dr. Paulo Jorge, secretario da Saúde, enfermeiros e dentistas que atuam nas unidades do PSF’s. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Ubatuba recebe inscrição para motorista até amanhã

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realiza até amanhã as inscrições para o concurso público para o cargo de motorista. Estão disponíveis 34 vagas e os salários variam de R$ 486,53 a R$ 648,71. A carga horária de trabalho será de 30 até 40 horas semanais. O candidato deve levar cópia e original do RG, duas fotos 3x4, Carteira Nacional de Habilitação nas categorias D ou E e ter participado dos cursos de transportes coletivo de passageiros e de escolares. A taxa de inscrição é de R$ 15. Os interessados devem procurar a sede da prefeitura na rua Dona Maria Alves, 865, no período das 9h ao meio-dia. Mais informações pelo telefone (12) 3834-1000. VALE

Centro de Convivência de Picinguaba (CCP)
Uma importante alavanca para o fortalecimento da nossa comunidade

Ubatuba - A Sociedade Amigos B. Picinguaba (SABP) inaugurou em dezembro de 2003 o Centro de Convivência Picinguaba (CCP) para que as crianças da Vila e do Sertão de Picinguaba tenham a oportunidade de viver um dia-a-dia mais organizado, produtivo, justo e saudável.

Objetivos:
  • Desenvolver competências e um saber prático que os torne aptos profissionalmente assim como promover valores humanos e éticos, assegurando-lhes a formação indispensável para a construção e o exercício da cidadania.
  • Desenvolver a educação para a cooperação através das atividades propostas, assim como a tolerância, o estímulo da curiosidade, da convivência e da participação responsável.
  • Valorizar a contribuição individual, o incentivo das decisões grupais, o zelo pela saúde e o saber.

Local:

  • Uma casa alugada que atende às nossas necessidades presentes.

Funcionamento:

  • Todos os dias (inclusive fins de semana e feriados) das 8:30 às 13:30 e das 14 às 18 horas.

Atividades em andamento:

  • Surf - Picinguaba Escolinha de Surf.
  • Capoeira.
  • Brinquedoteca.
  • Jogos e Brincadeiras.
  • Leitura.
  • Oficinas culturais (nos finais de semana) dadas por turistas e membros da Vila.
  • Informática e Videoteca (em fase de implantação).
  • Projeto pedagógico (em fase de implantação).

Cuidadores:

  • Adriana (responsável) , Lucinha (manhã) e Patricia (tarde).
  • Professores de surf e capoeira.
  • Voluntários da comunidade e turistas.

Despesa mensal:

  • R$1.350,00 (aluguel e ajuda de custo para professores e cuidadores)

Recursos (exclusivamente para o Centro de Convivência):

  • Provêm de mensalidades e doações em dinheiro e materiais dos moradores e turistas.

SEJA NOSSO PARCEIRO
EQUIPE SABP (Soc.Amigos B.Picinguaba)
Vila Picinguaba, Ubatuba/SP
Email: sapicinguaba@itelefonica.com.br

Artigo Topo

Aonde Estamos!!! (2ª Parte)

Continuamos, a seguir, a explanação iniciada em “Aonde Estamos” – 1ª parte.
O Projeto “Condomínio Laranjeiras, 1973-1977, foi objeto em Paraty e aqui em Ubatuba, e São Sebastião, especialmente, de intensa campanha derrogatória, difamatória, inocuamente preservacionista, com forte cunho político e ideológico tão comum àquela. Foi promovida, inclusive, por interesses pessoais, e desenvolvida por diversos meios de comunicação – jornais e revistas locais, estaduais e nacionais e por formadores de opinião, contra o “Projeto Laranjeiras”, a maioria em completo desconhecimento do que combatiam.
Esta campanha tomou vulto regional, desde São Sebastião, onde a correspondente de “O Estado de São Paulo” para o litoral norte publicava em sua coluna inverdades contra o projeto, passando por Caraguá, Ubatuba até Paraty, onde o próprio Prefeito e outros políticos locais faziam oposição aberta e ativa ao projeto. Interesses imobiliários ilegítimos e truculentos de um político regional, muito forte à ocasião e bem conhecido, deram suporte financeiro a essa campanha. Até a própria Igreja tomou posição fortemente contrária ao projeto, num descabido intrometimento no que não lhe dizia respeito, a despeito de um sério trabalho social realizado com à comunidade caiçara envolvida.
“Laranjeiras” foi um projeto de grande arrojo à época, mas, também, de grande significado para o desenvolvimento do litoral Rio-Santos. Foi o segundo grande projeto naquela região, após a abertura da rodovia Rio-Santos, precedido pelo início do complexo turístico do Frade e seguido, em Caraguatatuba, pelo complexo Costa Verde – Tabatinga. “Laranjeiras”, todavia, destacava-se já àquela época e a despeito de não existirem as exigências ambientais atuais, como um projeto moderno em sua conceituação ambiental e na inteireza de sua infraestrutura, pois, a extensa área de floresta nativa que pertence ao condomínio terá de ser obrigatoriamente preservada. Estação de tratamento de água e de esgoto e emissário submarino foram construídos, tudo com o maior critério para não se causar dano à natureza, num singular exemplo de responsabilidade ambiental, de qualidade turística e de bom gosto. Sua concepção e a qualidade de sua execução, até hoje, são parâmetros singulares em toda a costa brasileira.
E o resultado lá está para quem desejar conferir. O “Condomínio Laranjeiras” abriga, atualmente, proprietários que acumulam cerca de 8% do PIB nacional. Isoladamente, constitui-se na maior arrecadação fiscal do município. É um dos mais lindos cartões postais de toda a costa brasileira. Todavia, a campanha difamatória movida contra esse projeto contaminou, também, a opinião pública aqui de Ubatuba, preparando, em parte, o caminho para a decisão que foi tomada contra o projeto “Porto Flamengo”, que poderia ter sido a “loja âncora” de um potencial “shopping turístico”. Ignorou-se o papel de alavancagem que esse projeto poderia significar para o desenvolvimento turístico de Ubatuba, alavancagem que até hoje não ocorreu.
Há outros fatores, sem dúvida, responsáveis pelo nosso atraso atual. A inexperiência, o amadorismo, a falta de criatividade e de percepção de nossas reais potencialidades e como desenvolvê-las, tem sido constantes aqui em nossa administração pública. Ubatuba não é uma terra de cegos necessitando buscar olhos lá fora. O problema é que a maioria de nossos capacitados profissionais não encontra ambiente no setor público para aplicar aqui sua capacidade criadora, seus conhecimentos e sua experiência. Falta honradez, seriedade e real espírito público. Não cremos em espíritos malignos e fantasmas a impingirem nosso atraso. Cremos, sim, na culpa de administradores públicos inapetentes - que desgostam do trabalho árduo; incompetentes - por falta de adequado preparo para o exercício de suas funções; nada éticos – por colocarem seus interesses acima dos da sociedade; promotores do atraso - por seu despreparo intelectual e cultural.

Ernesto F. Cardoso Jr
Efcardosojr@uol.com.br

Carta do Leitor Topo

Sonhos & Viagens x Orçamentos & Receitas - Quatro perguntas a serem respondidas pela Câmara Municipal e pelo executivo, que fariam muito bem a opinião pública, sobre o desenvolvimento econômico da cidade são:
1ª - Se o turismo é nossa principal atividade econômica, qual foi então o valor destinado, pelos nossos nobres representantes, no orçamento municipal, para a Secretaria de Turismo, nos últimos 5 anos? (OBS: destinado nem sempre é o realizado).
2ª - O que seria possível fazer, com o que foi feito com com estes montantes?
3ª - Qual ou quais as fontes de receita da COMTUR?
4ª - Quem determina a execução do orçamento (o que fazer com o montante arrecadado) da COMTUR?
Respondidas estas perguntas, estaremos (todos) muito mais aptos às criticas.
Vamos lá? Senhores... Quem responde?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Turismo em Ubatuba - Falar sobre turismo em Ubatuba é muito fácil, todo mundo entende, todo mundo sabe fazer, nem precisa estudar! Mas difícil é viver do Turismo, depender do Turismo.
Minha gente cansei! Entra político, sai político, entra assessor, não demora assume o mesmo assessor. Até de Parintins trouxemos um “diplomado” em Turismo, e nada. Alguma coisa tem de muito errado.
Concordo plenamente com o Tony, senhores está na mais do que na hora de uma limpeza, profunda. Precisamos de esclarecimentos, de verdades, de lavar roupa suja em público e não de casos abafados. População abra o olho. Vereadores, honrem o título. Pelo amor de Deus, façam algo por Ubatuba! Iniciativas pontuais e isoladas não adiantam.
Os caminhos propostos pela Setur não devem ter continuidade MESMO! Recomeçar do zero, com competência e gente nova é o mais digno, desculpem “profissionais sérios”.
E parafraseando o radialista Tony Luiz: Chega de defender erros com outros erros ou nos conformando com as migalhas que nos sobram. Chega! Ubatuba, coragem!

Marcos Nascimento
Ubatuba na alma e no coração


Atenção!

Comunicamos que diante de várias políticas anti-Spam dos provedores de internet, nossos boletins estão sendo bloqueados por serem confundidos com mensagens não solicitadas, o que não é o caso.
Solicitamos aos  leitores que não estiverem recebendo nossos boletins via e-mail, que acessem a página:
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/index.html , onde as notícias são atualizadas diariamente, de 2ª a 6ª feira.

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Puxada de Rede no Cruzeiro

Puxada de Rede no Cruzeiro
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor