Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 17 de março de 2004 - Nº 992 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Consema vota Gerenciamento Costeiro
Dengue volta a crescer ena região e prefeituras intensificam combate ao mosquito


Caraguatatuba
MACC mostra exposição “Imigrantes”
Alô Prefeito destaca Jogos Regionais e Educação
Prefeito de Caraguá fala de realizações na Tv Band Vale
Roseli Morilla participa do prêmio “Melhores Secretários e Secretárias do Brasil” no RJ
Caraguá reforça o combate à dengue
Caraguá lança edital de operadora de multa
Projeto Leitura Viva
Caraguá abre 7ª Copa Vale Raid 2004
Torneio Aniversário da Cidade Futebol de Campo tem mais uma eliminatória
Caraguá participa da Prova Natatória de São Sebastião
Campeonato Paulista regional Karatê Boys Oficial
Andréa Azevedo é campeã no 14º Brasil Triathlon

Ilhabela
Manoel Marcos assina asfaltamento de dezoito ruas na Água Branca
Atleta de Ilhabela vence etapa do Paulista e do Interestadual
Copa dos Campeões de Ilhabela


São Sebastião
Criação da estrada-parque da Limeira só avança se Transpetro assumir seu controle
Centro Comunitário e Ceprom são entregues no Jaraguá
Sebastianense fatura passagem para Austrália na final do Rip Curl

Ubatuba
Ubatuba é convidada a realizar mostra de artesanato na Alemanha
Música clássica e popular são agendas obrigatórias
Asfalto vai viabilizar novo sistema viário
Placas para Samambaia e Marafunda
Projeto Identidade e Cidadania - PoupaTempo
Vereador quer instalar “Farmácia Verde”
Centro de Convivência de Picinguaba (CCP)

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Consema vota Gerenciamento Costeiro

Litoral Norte - O Consema (Conselho do Meio Ambiente do Estado) estará reunido hoje, quarta-feira. Na pauta consta votação sobre a minuta de regulamentação do Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte e manifestação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), sobre o emissário submarino que lança esgoto no Canal de São Sebastião.
O advogado Eduardo Hipolito do Rego, membro da bancada ambientalista do Consema, explica que a Sabesp pediu espaço para os esclarecimentos uma vez que o Consema já deliberou necessidade de audiência pública em São Sebastião sobre o emissário submarino, que opera há 16 anos sem licença ambiental. Na audiência, a Sabesp deverá firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Conforme Eduardo Hipolito, a Sabesp não teria interesse em assinar o TAC, mas cumprir outra deliberação do Consema.
Ainda na reunião do Consema, Eduardo Hipolito, durante expediente preliminar da reunião, pedirá manifestação do diretor do Daia (Departamento de Análise de Impacto Ambiental), Pedro José Steck, e do coordenador da CPRN (Coordenadoria de Proteção dos Recursos Naturais), João Antonio Fuzaro, quanto ao indeferimento do RAP (Relatório de Ambiental Prévio), de licenciamento do depósito de lixo da Baleia, em São Sebastião. Ambos também são conselheiros no Consema. Eduardo Hipolito afirma que fará o pedido de esclarecimentos imediatos em razão da situação urgente.
Ele afirma que ainda não pode se manifestar sobre o relatório do Daia, que nega pedido de licenciamento, mas declara que o departamento não poderia simplesmente indeferir, sem possibilitar alternativas. “Fuzaro e Steck sabem do drama de São Sebastião por conta da escassez de áreas para novo depósito de lixo, além da ação judicial para desativação do depósito da Baleia, disse Eduardo Hipolito.
“O tratamento mecânico-biológico (usado no depósito de lixo) é bom, mas depende de nova área. É claro que temos de ter cuidado, mas fica complicando somente indeferir”, conclui. Pelo RAP, a prefeitura propunha medidas para resolver o impacto ambiental do lixo antigo e uso de área vizinha para depósito dos resíduos.
O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, Nivaldo Simões, estará na reunião do Consema. Além de fazer parte da comissão que elaborou a minuta do Gerenciamento Costeiro, Simões também quer explicações do Daia e do CPRN sobre o indeferimento do RAP referente ao depósito de lixo. Para Simões, a reprovação foi resultado de pressões de pessoas que não querem o depósito de lixo na Baleia e outras que querem ter vantagens políticas.
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado já declarou que não irá responder às opiniões do diretor da prefeitura, mas sustentou que a análise sobre o RAP foi técnica. A reunião do Consema terá início às 9h30, na sede da Cetesb, em São Paulo. O término da reunião está previsto para 13h. (Fonte: Imprensa Livre)

Dengue volta a crescer na região e prefeituras intensificam combate ao mosquito
Em Caraguatatuba, que teve 62 casos confirmados, secretário de Saúde acredita que aumento está relacionado às condições climáticas

Litoral Norte - Ainda não há risco de uma epidemia como a ocorrida entre 2001 e 2002, porém o número de casos de dengue teve um aumento significativo em algumas cidades da região. Em Ilhabela, por exemplo, em todo o ano passado foram registrados 88 casos suspeitos.
Já este ano, de janeiro a março, a Vigilância Epidemio-lógica já notificou 161 casos, ainda sem confirmação. Agentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, estão espalhados por todo o município.
No município de Caraguatatuba, de 268 notificações até agora, 62 casos já foram confirmados. Outros 21 testes deram negativo. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado do restante dos exames.
Contudo, desde a última segunda-feira, a Prefeitura de Caraguá iniciou uma campanha intensiva contra a dengue, que deve durar 21 dias. Ao todo, 33 agentes coordenados pela Seção de Zoonoses e mais 40 da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) estarão envolvidos nesta operação.
O trabalho consiste em fazer bloqueios dos pontos de proliferação e aplicação de inseticida nas áreas de maior infestação do mosquito e de casos confirmados. Entre os bairros previstos estão: Indaiá, Tinga e Centro.
Hoje termina a capacita-ção dos agentes. “Será uma campanha bastante agressiva para que possamos reduzir o número de criadouros nestas regiões”, comentou o secretário municipal de Saúde, Pedro Norberto.
“O objetivo é eliminar criadouros, orientar e usar intensivamente a nebulização com inseticida, em quantidade e áreas maiores. Até agora a aplicação era focal. Agora será aplicado em todas as residências e imóveis, para diminuir a transmissão da doença”, completa o biólogo Ricardo de Souza.
Além disso, a secretaria vai manter todas as atividades contra dengue, como as pesquisas entomológicas (feita onde não há doentes, mas sim a presença do mosquito), o monitoramento, a visita aos pontos estratégicos e armadilhas (existem 167), entre outras.
Ontem pela manhã, o secretário Pedro Norberto atribuiu o crescimento da doença às condições climáticas. “Deve ter sido por causa do clima. Muita chuva seguida. Com isso, muitos turistas não desceram para o litoral, suas casas ficaram fechadas e algumas viraram criadouros. Tanto que, no Indaiá, onde existe muita residência de veraneio, se concentra o maior número de casos”, avaliou.
De acordo com o biólogo Ricardo de Souza, as larvas são encontradas, principalmente, em vasos e caixas d’água destampadas. Por causa disso, a Secretaria de Saúde tem autuado vários proprietários dos imóveis.
O infrator tem dez dias para solucionar o problema. Após este prazo, a multa varia de R$ 350 a R$ 1,2 mil.
O secretário de Saúde de São Sebastião, Paulo Jorge Souza Campos, informou que a cidade não teve nenhum caso de dengue este ano. Em Ubatuba, a Vigilância Epidemiológica registrou 16 casos suspeitos, sendo que nenhum foi confirmado.
Há dois anos, o município de São Sebastião sofreu com uma epidemia. Conforme reportagem publicada em julho de 2002, cerca de 1,2 mil casos foram confirmados, do total de 2.482 notificações.
Um ano antes, a cidade teve 430 casos. Desde então, dezenas de agentes de combate a dengue foram contratados para mega-operações em todo o município.
Estado encaminha 25 agentes da Sucen para Caraguá - A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou ontem 25 agentes da Sucen (Superintendência do Controle e Endemias) para atuarem em Caraguatatuba contra o mosquito da dengue. Eles farão o trabalho durante três semanas, no bairro Indaiá, onde foi constatado maior número de focos do inseto. Neste bairro, há cerca de 12 mil residências.
Os agentes irão aplicar nebulização – uso de inseticida - pelas ruas, além de orientar a comunidade sobre as medidas preventivas contra a dengue.
Durante a aplicação do inseticida, os moradores podem deixar portas e janelas abertas, mas devem cobrir alimentos e gaiolas com passarinhos. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual, por enquanto, o trabalho da Sucen do Estado só vai ocorrer em Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

MACC mostra exposição “Imigrantes”
O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, apresenta a exposição “Imigrantes”, que acontece de 18 de março a 18 de abril de 2004, com fotos, objetos e documentos.

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, responsável pelas ações do MACC, por meio da presidente da instituição, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira, vem traçando inúmeras parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura, possibilitando exposições e projetos do mais alto nível histórico, educativo e artístico, proporcionando ao público do Litoral Norte, acesso aos mesmos bens culturais que circulam nos grandes centros do estado de São Paulo.
Com curadoria de Diná Jobst, a mostra “Imigrantes” traz imagens e objetos do Memorial do Imigrante, Museu de Imigração, Museu Casa de Portinari, de São Paulo e dos Museus Históricos e Pedagógicos: Conselheiro Rodrigues Alves, de Guaratinguetá, Fernão Dias Paes, de Penápolis, e Amador Bueno da Silva, de Rio Claro, além de coleções particulares.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá.
Composta de retratos de família e da correspondência com parentes e amigos da Europa, “Imigrantes” é uma mostra que transcende os limites das situações vividas pelos estrangeiros aqui radicados e da própria história da imigração.
Mais do que uma mera contemplação de imagens, a mostra oferece ao espectador a oportunidade de perceber como aqueles homens, mulheres e crianças pretendiam ver-se representados através de poses e gestos. Num certo sentido, ao mesmo tempo que os estivermos observando, estaremos sendo observados por aqueles olhares que a história roubou para si e a fotografia tratou de perpetuar.
Se de um lado, as imagens parecem romper o hiato temporal que as separam de uma realidade presente, evidenciando poses e gestos do passado, de outro, o conteúdo das cartas aos parentes, sobretudo aos pais, nos dão a conta exata de sua emoção e da reverência imposta por uma rígida hierarquia familiar, a despeito da distância. Afinal, isso é o imigrante: a alma num canto, a saudade no outro.
Em sua marcha, amargaram a saudade da terra natal. Com seu suor, mais do que café, plantaram seus filhos e netos.
Hoje somos um pouco de cada um daqueles homens, mulheres e crianças. Somos ao mesmo tempo italianos, portugueses, espanhóis, alemães, holandeses, russos, lituanos, poloneses, letões, árabes, judeus, armênios, chineses e japoneses, além de negros e índios, é claro. Somos enfim um pouco de todas as nacionalidades, etnias e religiões que aqui aportaram. Somos brasileiros. (Fonte: PMC)

Alô Prefeito destaca Jogos Regionais e Educação

Caraguatatuba - O programa Alô Prefeito, desta terça-feira, dia 16, transmitido pela Rádio Oceânica AM, teve a presença do Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, e a participação, por telefone, do prefeito Antonio Carlos da Silva.
O programa Alô Prefeito, desta terça–feira, dia 16, tratou de assuntos relacionados ao esporte e à educação em Caraguatatuba. Estava presente nos estúdios, o secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, que falou sobre os preparativos para os Jogos Regionais.
Segundo o secretário, o evento acontecerá, no período de 21 à 31 de julho, e receberá cerca de 10 mil pessoas, entre atletas e delegações. Para ele, será um acontecimento inesquecível para os munícipes que proporcionará também o aumento do turismo, na temporada de inverno.
"Sempre participamos dos jogos na 1ª quinzena de julho. Agora, como somos a 2ª região e sediaremos os jogos, optamos pela segunda quinzena de julho, quando as férias escolares já estão regularizadas", afirmou.
De acordo com Alves, durante a visita dos integrantes da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do Estado de São Paulo na cidade, eles ficaram admirados com a estrutura conquistada nos 7 anos de administração do prefeito Antonio Carlos.
O secretário falou ainda que, a cerimônia de abertura dos jogos será, no dia 20 de julho, às 19h, na Praça de Eventos. Incluindo locais de competições, cerimônia de abertura, encerramento e premiação, serão 93 pontos de atividades. Além dos ginásios municipais, que existem atualmente do Perequê Mirim ao Massaguaçu, o evento contará com parcerias de outras instituições como o Colégio Objetivo, as Faculdades Integradas Módulo e o Clube Ilha Morena.
Quanto às obras, os ginásios começam receber novos pisos, que darão novo visual aos locais. Eles também receberão placares eletrônicos.
O secretário falou ainda que, após os Jogos Regionais, Caraguá ficará mais conhecida e terá outras oportunidades em sediar campeonatos escolares, jogos da juventude, jogos de interior.
Este ano, iremos apresentar nossa estrutura para receber as modalidades futvôlei, bicicross e beach soccer. "Tentaremos também mostrar a estrutura que Caraguá tem na pista de kart, e nos locais para realização de motocross e vôo livre", completou.
Alves falou ainda do JORI (Jogos Regionais do Idoso), que começará, no próximo dia 20, sábado, em Santos. Uma equipe com 45 integrantes seguirá, no dia 19, sexta-feira, para representar a cidade de Caraguatatuba.
A participação do prefeito Antonio Carlos, por telefone, tratou de Educação e dos convênios firmados, na última sexta-feira, dia 12, e da importância deles para a população de Caraguá.
O prefeito falou do orgulho da Educação, no município. Segundo ele, a Secretaria de Educação tem recebido prefeitos, secretários e técnicos do setor, de outros municípios, que desejam levar, para suas cidades, as ações realizadas aqui. "O melhor de tudo isso é o benefício que as pessoas, que usam os serviços públicos, recebem. "Esses R$ 6 milhões investidos nos convênios são para levar uma educação de qualidade a todos os filhos dos munícipes".
Segundo ele, investir no social é levar saúde e educação de qualidade, é ter política esportiva e uma grande infra-estrutura para levar o esporte até a população, tirando as crianças da rua. "Investir no social é ter projetos na área de saúde. Caraguá conta, hoje, com 20 equipes do Programa Saúde da Família, atendendo 100% dos munícipes. São distribuídas também 1100 cestas básicas por mês, para pessoas vinculadas aos programas sociais", afirmou.
O prefeito falou ainda de sua preocupação com o futuro. "Hoje, o município conta com um Plano Municipal de Educação, que contempla o setor, nos próximos 10 anos. Este plano foi tecnicamente discutido com as APMs (Associações de Pais e Mestres), diretores de escola e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
Finalizando sua participação, ele aproveitou para agradecer às pessoas, que o deram um voto de confiança.
"Vou trabalhar até o último dia para honrar o voto que a população de Caraguá me deu. Vou agradecer este voto com muito trabalho". (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá fala de realizações na Tv Band Vale
Em entrevista ao programa, Antônio Leite Livre, da TV Band Vale, o prefeito de Caraguá fala das melhorias da cidade e responde a perguntas dos telespectadores.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, participou anteontem, 15, do programa Antonio Leite Livre da TV Band Vale. Durante o programa, o prefeito, além de responder as questões do apresentador, respondeu as questões dos telespectadores.
Antonio Carlos falou do seu apoio ao vice-prefeito, José Pereira de Aguilar, para as próximas eleições. Segundo ele, o vice tem capacidade para administrar a cidade por sua experiência e história política. "É o seu segundo mandato como vice-prefeito e acredito que ele tenha grandes chances de se eleger", afirmou.
O prefeito falou das melhorias que a cidade tem recebido, durante o seu mandato, em todos os setores como serviços públicos, infra-estrutura, reurbanizações, saneamento básico...
Segundo o Antonio Carlos, todas essas obras trouxeram grandes benefícios para a cidade, inclusive a despoluição da praia do Indaiá que, para a surpresa de todos, teve um grande número de banhistas neste verão.
"Quando assumi a prefeitura, só existia 8% de saneamento básico. Quero deixar o mandato com 85% concluído. Isso contribui muito pela qualidade de vida e conseqüente incentivo ao turismo", declarou. "Mesmo em feriados prolongados, os turistas têm procurado a cidade para descansar", completou.
Para ele, o trabalho de administrar uma cidade deve ser em equipe e a administração tem de ser técnica. "Com isso, o benefício é para a população, como saúde, educação, serviços públicos e o tão importante saneamento básico".
O prefeito Antonio Carlos falou ainda da prioridade de sua administração que é a Educação. Segundo ele, existe um forte sentimento de responsabilidade pela educação das crianças da cidade. "Hoje, Caraguá atende 100% da educação. As crianças saem das creches e vão direto para as escolinhas e das escolinhas direto para o ensino fundamental", disse.
"A Educação de Caraguá serve como exemplo para outros municípios. Toda semana, a Secretaria da Educação recebe visitas de pessoas da área. Essa administração trabalha com um compromisso para o futuro", concluiu.
O prefeito finalizou a entrevista convidando os telespectadores para as comemorações do Aniversário da Cidade, dia 20 de abril. As festividades terão início, na sexta-feira, dia 16, com shows e muitas atrações. (Fonte: PMC)

Roseli Morilla participa do prêmio “Melhores Secretários e Secretárias do Brasil” no RJ

Caraguatatuba - A Secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista dos Santos, participará nos dias 25 e 26 de março, do prêmio “Melhores Secretários e Secretárias do Brasil”, promovido pela Revista Leia Hoje Online, no Rio Othon Palace, na praia de Copacabana, RJ.
A premiação, que acontece por ocasião do “Seminário Nacional Revista Leia Hoje”, irá diplomar os melhores gestores do Brasil por meio da “XVª Edição dos Melhores do Brasil”, que inclui Secretários Estaduais e Municipais de todo o país.
De acordo com a revista Leia Hoje, o critério de escolha dos Secretários foi bastante rigoroso e teve como base o levantamento de dados nos Ministérios e Governos Estaduais responsáveis pelo repasse de verbas referentes a convênios e fundos, avaliações nos Tribunais competentes, Ministério Público, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais.
Só participam do prêmio no Rio de Janeiro as Secretarias que estão em dia com a gestão pública, porque segundo a Revista Leia Hoje é por meio delas que é possível mostrar ao Brasil que ainda existe administração pública competente e exemplar.
Entre os itens avaliados, nos quais foi possível atingir o total máximo de 20 pontos, estiveram questões relacionadas a crescimento do setor educacional, da saúde, desempenho social e administrativo, desenvoltura política, desempenho na infra-estrutura, ação no meio ambiente, relação com a comunidade e índice de aprovação.
Além da diplomação da Secretária Roseli Morilla e outros gestores do Estado de São Paulo, serão realizados também cursos e seminários que terão, entre outros palestrantes, o dr. Roberto Fendtz, ex-vice-presidente do IBRE – Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas e o professor Marco Iten, da Universidade de São Paulo.
A solenidade de premiação e entrega de diplomas acontecerá no dia 26, às 20h, com a apresentação dos jornalistas Fernando Vanucci, Hermano Henning e Ney Gonçalves Dias. (Fonte: SME/PMC)

Caraguá reforça o combate à dengue

Caraguatatuba - A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) reforçou o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em Caraguatatuba, devido ao crescimento do número de pessoas doentes --até ontem já eram 63 casos autóctones, quando a contaminação acontece no próprio município.
Segundo a diretora técnica da Sucen no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Celeste Cristina Azevedo, 25 funcionários da Sucen vão ficar em Caraguá por três semanas, para um trabalho de aplicação do inseticida contra o mosquito em todas as casas do bairro Indaiá.
Celeste afirmou que o bairro registra cerca de 80% dos casos de contaminação de dengue no município. No bairro existem 12 mil imóveis.
Segundo Celeste, Caraguá e Potim são os municípios mais "preocupantes" com relação à dengue. "Nosso objetivo é fazer um bloqueio em Caraguá para evitar que ocorra uma epidemia", afirmou Celeste.
Em Ilhabela já foram registrados 22 casos, contra um em São Sebastião e nenhum em Ubatuba.
POTIM - Em Potim, já são 556 casos autóctones confirmados. No município uma equipe da prefeitura está fechando com tela todas as caixas d'água, inclusive as que têm tampa.
"Já colocamos tela em 60% das caixas d'água dos 3.500 imóveis que queremos atingir", afirmou o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Claudinei da Paixão. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá lança edital de operadora de multa

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba informou ontem que vai publicar em até 15 dias o edital da nova concorrência pública para a contratação da empresa que vai administrar o sistema de multas de trânsito na avenida Arthur Costa Filho --conhecida como avenida da Praia--, na região central.
Seis radares estão instalados na avenida para controlar a velocidade máxima permitida, que é de 50 quilômetros por hora.
A prefeitura terá que fazer uma nova concorrência porque o Tribunal de Contas de São Paulo apontou falhas no processo de licitação do ano passado, que foi anulado.
A empresa Data City de São Paulo começou a operar no município em 1999 processando as multas registradas pelos equipamentos na avenida.
O secretário de Assuntos Jurídicos de Caraguá, Cassiano Ricardo Silva de Oliveira, disse, por meio da assessoria de imprensa, que o prazo para a apresentação dos envelopes com as propostas das empresas concorrentes será nos meses de abril e maio.
Segundo o diretor da Ditran (Divisão de Trânsito) da prefeitura, Celso Rapassi, a Data City vai continuar administrando os radares até o término da concorrência pública. A prefeitura não divulgou o valor do contrato firmado com a empresa. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto Leitura Viva

Caraguatatuba - Acontece no dia 18 de março às 19 horas, o projeto Leitura Viva - Leituras Dramáticas no na praça do Caiçara, realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. A Cia Junior Magresco faz a leitura de “Uma peça por outra”, de Jean Tardieu.
O objetivo do projeto é estimular grupos de estudo sobre literatura dramática, apontar gêneros literários, estilos e escolas estéticas, assim como formar uma comunidade de leitores que reflitam sobre questões históricas e suas influências na literatura e também divulgar novos autores. A entrada é franca. (Fonte: PMC)

Caraguá abre 7ª Copa Vale Raid 2004
A competição, que promete mobilizar cerca de 60 veículos Off-road , reunirá 250 jipeiros do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte

Caraguatatuba - Caraguá abrirá a temporada de competições da 7ª Copa Vale Raid 2004, sediando a 1ª etapa da disputa, nos próximos dias 19 e 20 de março, quando acontecem a Largada Promocional e a prova. Os amantes das trilhas têm que torcer para que São Pedro mande chuva, na véspera do início do evento, se não, irão comer poeira e não lama, que é o que eles realmente gostam!
A Largada Promocional acontece, no dia 19, sexta-feira, a partir das 19 horas, no Quiosque Guaruçá, na Avenida da Praia, onde ocorre uma confraternização, a entrega das planilhas e também a inscrição para a categoria Turismo. A prova acontece no sábado, dia 20, a partir das 9h, com saída da Praça de Eventos.
Os participantes, que vêm de várias cidades da região, são divididos em duas categorias: Graduados e Turismo. Os Graduados são aqueles que se inscrevem, no início do ano, em seus jipe clubes e participam de todas as provas acumulando pontuação. A categoria Turismo serve para proprietários de veículos 4X4 que não estão competindo, mas gostariam de realizar a trilha.
No sábado, a largada do primeiro jipe competidor será às 9h01. A prova toda tem duração de 4 horas e 30 minutos para cada jipe, daí a previsão de que todos os competidores estarão chegando ao final da trilha por volta de 16h. Ao término da prova, haverá a confraternização e a premiação na Fazenda Serra Mar.
O evento está sendo organizado pelo Jipe Clube Distração 4X4, de Taubaté, com apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, do Jeep Clube Tamoios, da Primos 4X4, da Copiadora Campello, da Operama, da Bras Peças, do Colégio Idesa e da Brasília Auto-Peças.
A 2ª etapa da Copa está marcada para o dia 24 de abril, em Caçapava. Ao todo, a competição terá seis etapas.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (12) 281-2632, com Ripa. A taxa é de R$100 (piloto e navegador) mais 10 kg de alimento não perecível, por jipe. O valor da inscrição para zequinha é de R$30. Os veículos que não levarem os alimentos terão de pagar multa de R$20.
Mais informações, contate a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Caraguá ou acesse o site www.valeraid.com.br 

Torneio Aniversário da Cidade Futebol de Campo tem mais uma eliminatória

Caraguatatuba - Organizado pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol de Campo) e pela Secretaria de Esporte e Recreação, o Torneio de Futebol de Campo de Caraguá teve mais uma eliminatória.
A disputa aconteceu no último final de semana, 14 de março, Domingo, no campo de futebol do bairro Indaiá. Participaram da disputa cerca de 260 atletas, na modalidade adulto livre, com idades de 16 à 34 anos.
O A.E Grêmio venceu o G.R. Jaraguazinho de 02 x 01; O Jetuba F.C. empatou com o Águia Dourada, na decisão dos pênaltis, o Jetuba F.C. venceu o Águia Dourada. Já o Fluminense perdeu para o A.A Corinthians de 01 x 02.
O torneio está previsto para terminar, no mês de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. (Fonte: PMC)

Caraguá participa da Prova Natatória de São Sebastião

Caraguatatuba - Promovida pela prefeitura de São Sebastião, 41 atletas de Caraguá, participaram da Prova Natatória de Águas Abertas, realizadas no último final de semana 14 de março, Domingo, na Praia Grande ( Balneário dos Trabalhadores) em São Sebastião.
Os atletas tiveram o apoio da Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguá. Alguns nadadores participaram pela Academia Linha D´Água como Marco Antonio, o Vavá, que conquistou o 3º lugar na classificação, na prova de 1.500 metros, entre outros atletas.
Alguns dos atletas mereceram destaques ocupando os primeiros lugares. Na categoria masculino 8 e 9 anos (200mts) masculino, Lucas Cusato conquistou o 1º lugar; Victor Velloso o 2º; Caio César Guimarães 0 3º; Ettore Yasbeck 0 4º e Carlos Eduardo Domingues o 5º lugar.
No masculino 10 e 11 anos ( 200mts ) Diogo Santos ficou com o 1º lugar; no feminino Ana Beatriz Guimarães garantiu o 1º lugar; Milene Rocha, o 2º e Gabriela Cusato, o 3º lugar. (Fonte: PMC)

Campeonato Paulista regional Karatê Boys Oficial

Caraguatatuba - Caraguá participou com 12 atletas do Atletas de Caraguá no Campeonato Paulista regional Karatê Boys Oficial, realizado em Santana do Parnaíba – grande São Paulo, no último final de semana. Nossos atletas disputaram diversas modalidades com outros 400 atletas de mais de 80 cidades da região.
Sob a coordenação do professor Edinho, 3º Dan Grau, os atletas da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação obtiveram êxito nas categorias Kata (demonstração e formas) e Shiai Kumitê (luta livre), Mirim, Infantil B e Infantil A Masculino e Feminino.
Os atletas de Caraguá conseguiram ótimos resultados e garantiram índices para a Final do campeonato Paulista de Boys Oficial, que acontece no Ginásio do Ibirapuera, em maio. (Fonte: PMC)

Andréa Azevedo é campeã no 14º Brasil Triathlon

Caraguatatuba - Os atletas Luiz Cláudio (Huka) e Andréia Azevedo, alunos do curso de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo, disputaram no último domingo, 14, o 14º Troféu Brasil Triathlon, em Santos, campeonato que reuniu cerca de mil atletas, entre 14 e 80 anos, de todo o país, disputando provas acirradas de ciclismo, natação e corrida.
Andrea Azevedo, aluna do 1º ano, foi campeã da categoria Short 20 - 24, vencendo o desafio de 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Luiz Cláudio, aluno do 2º ano, foi vice-campeão na categoria Elite Amador, nadando 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
O atleta Luiz Cláudio já participou de mais de 140 provas, foi duas vezes campeão brasileiro, é vice-campeão internacional 2004 em sua modalidade, já tendo participado de 7 provas Iron Man, inclusive internacionais como a do Havaí e Espanha. Ele é precursor da modalidade spinning (ciclismo in door) no litoral e mora em Ubatuba. Andréa Azevedo também foi vice-campeã do Troféu Brasil em 2003, campeã no Internacional de Santos, em 2003, vice-campeã da Pró-elite Paulista em 2003.
Os atletas são alunos do Bolsa-Esporte, um dos programas de incentivo das Faculdades Integradas Módulo, que vem oferecendo alternativa para muitos jovens financiarem seus próprios estudos. Hoje a instituição mostra a sua preocupação em criar alternativas para que diversos segmentos da sociedade tenham condições de fazer cursos superiores, através de programas como o Bolsa-Esporte, o de estágio, o de monitoria, o Escola da Família, Fies, entre outros. (Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Manoel Marcos assina asfaltamento de dezoito ruas na Água Branca

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos assinou contrato com a Empresa Urbanizadora Serviobras Ltda., representada pelo diretor Pedro Tallavasso, para pavimentação asfáltica no Bairro da Água Branca.
A reunião aconteceu segunda-feira dia 15/03 no gabinete do prefeito, com a presença de moradores do bairro, dos vereadores Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), José Brandão (PSDB), Nanci Zanato (PTB), Romeu Persch (PTB), Almir Mariano (PPS), Luis Lobo (PL), Valter Duarte de Souza (PTB) e diretores municipais, Sueli Reis – Comissão de Licitação, Maria Inês Fazzini Biondi – Meio Ambiente, Antonio Cajado Simões – Obras e José Figueira – Materiais e Patrimônio.
As obras, que compreendem em 18.032,30 metros quadrados de pavimentação asfáltica em 18 ruas, foram orçadas em $ 521.006,79, e terão início na primeira quinzena de abril com previsão de 120 dias para o término.
As ruas beneficiadas serão: Leolino Clementino Barbosa, Jundiá, Ricardo Wenceslau de Jesus, São José, Projetada 44, Antonio Bernardo de Moura, Maria Rita Franco Fonseca, Maria Aparecida de Moura, Travessa Projetada 47,Travessa Projetada 48, Leovaldo Barbosa dos Santos, Fabiana de Andrade, Benedito Sampaio de Oliveira, Pedro Rodrigues dos Santos, Vereador Manoel Clementino Barbosa, Travessa Francisco Miguel dos Santos, Assis Lídio do Nascimento e Benedita Pinto.
Aproveitando a ocasião, o prefeito esclareceu que este era um momento muito importante não só para os moradores como para toda a comunidade. ¨ Administrei o município com prioridades. Para o bairro da Água Branca o item principal era a remoção do aterro sanitário Vistoriamos com a Cetesb um local mais adequado na Ilhabela para a transferência desse aterro, não havendo possibilidade, o melhor meio encontrado foi remover o lixo para outra cidade¨.
Lembrou ainda da construção da Unidade Básica de Saúde e da desapropriação da área do Galera, que disponibilizou para a construção do Ginásio de Esportes.
Anunciou também que o próximo bairro beneficiado com pavimentação será Barra Velha. A licitação para a compra de materiais está marcada para o dia 18 deste mês, a mão de obra será efetuada pela Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal.
Os vereadores, que compõem a base política do prefeito, agradeceram por mais esta obra, uma vez que a pavimentação do bairro foi tema de várias indicações e requerimentos. (Fonte: PMI)

Atleta de Ilhabela vence etapa do Paulista e do Interestadual

Ilhabela - Edivando de Souza Cruz, o Vando, trouxe mais dois títulos para a cidade. O atleta ilhabelense, que foi medalha de prata no pan- americano de Santo Domingo, na República Dominicana, conquistou a segunda etapa do Interestadual de Mountain Bike - cross country, realizado em Itatiba, no final de semana.
Vando, de 25 anos, que coleciona quatro títulos nesta competição (em 99 e 2002 na categoria elite; uma vez campeão pela júnior e outra pela sub-23), participou da primeira etapa adoentado.
Os 25 atletas da categoria elite (principal) percorreram seis voltas no circuito de 6.600 metros cada, com muitas subidas. Como não ranqueou na etapa de abertura, Vando não largou no pelotão da frente, mas, a partir da segunda volta, assumiu a vice-liderança. Faltando duas voltas para o final, o biker abriu vantagem e faturou a prova.
“Estou realmente contente, já estou com dois meses e meio de treinamento, larguei despreocupado e corri tranqüilo. Fiquei surpreso ao mesmo tempo que sabia que poderia ter um bom desempenho”, disse Edivando Cruz.
O segundo lugar ficou com Albert Morgan, seguido por Abraão Azevedo (3º) e Tárcio Camargo (4º), campeão da primeira etapa.
Na semana anterior ao interestadual, Vando foi o primeiro colocado na etapa de abertura do Campeonato Paulista, que aconteceu em São Bento do Sapucaí, mostrando porque é o número um do país.
A próxima competição do atleta será a Copa Ametur, no dia 4 de abril. Ainda no mês de abril, o desafio será a terceira etapa do Interestadual e a segunda etapa do Paulista. Em maio, Vando deverá participar do campeonato Pan-Americano de Mountai Bike, no Equador. O caiçara precisa ficar entre os primeiros no Pan, para aumentar as chances de receber um convite para participar das Olimpíadas de Atenas, na Grécia. “Precisamos mostrar um bom desempenho e mostrar que o Brasil tem condições de ir participar”, explicou o ilhabelense, que tem o patrocínio da Caloi, prefeitura de Suzano e Rudy Project. (Fonte: Imprensa Livre)

Copa dos Campeões de Ilhabela

Ilhabela - Tem início nesta quinta-feira, 18, às 19h, a Copa dos Campeões, que contará com a participação de oito equipes, sendo elas Itaquanduba, Beira Mar, Grêmio, Novo Horizonte, Garrafão, Cruz de Malta, União do Beco e Estrela do Morro. Todas as partidas serão realizadas no Estádio Municipal “Ferreirão”, que fica no bairro do Itaquanduba.
Os jogos de abertura serão realizados entre as equipes Estrela do Morro x Cruz de Malta, às 19h, e União do Beco x Beira Mar, às 21h. Na sexta-feira, dia 19, serão realizadas as partidas entre as equipes do Grêmio x Novo Horizonte, às 19h, e Itaquanduba x Garrafão, às 21h.
Os jogos continuam no domingo, dia 21, com a primeira partida às 17h. Na quinta-feira, dia 25, acontece a grande final, com o primeiro jogo tendo início às 19h. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Criação da estrada-parque da Limeira só avança se Transpetro assumir controle de acesso

São Sebastião - A Transpetro, subsidiária da Petrobras, já dispôs R$ 300 mil para criação da Estrada-Parque da Limeira, em São Sebastião.
O diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, na cidade, Edson Marques Lobato, declara que os R$ 300 mil são importantes para iniciar o projeto. “Mas a negociação só avançará caso a Transpetro assuma o controle dos acessos da estrada da Limeira”, ele diz quanto à necessidade de contratação de pessoal e estrutura para o efetivo controle.
As negociações para a criação da estrada-parque da Limeira começaram a partir de agosto de 2002, quando o Instituto Florestal embargou serviços de pavimentação na estrada, dentro do Parque Estadual, por falta de licenciamento. A Transpetro visa liberação de serviços facilitar a manutenção de oleodutos dentro do Parque Estadual. Esta via foi aberta pela Petrobras na década de 60, quando da instalação das linhas de dutos. Na época não havia necessidade de licenciamento.
Na semana passada, o engenheiro Rogério Migueis Picado, da Secretaria de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Petrobras/Transpetro, falou sobre a liberação dos R$ 300 mil para compra de equipamentos, construção de guaritas, entre outras medidas. Também disse que foi apresentada minuta ao IF para estabelecer um Termo de Ajustamento de Conduta, visando a liberação da obra e a viabilização da estrada-parque. “De nossa parte, a negociação está totalmente aberta”, ele disse.
O Instituto Florestal e a Secretaria de Meio de São Sebastião defendem a necessidade de investimentos para evitar problemas decorrentes à melhoria do acesso dentro do Parque, como a atuação de palmiteiros, caçadores e ocupação de áreas pelo processo de invasão.
Lobato entende ser necessária a manutenção dos dutos para segurança. Mas declarou ser fundamental estabelecer conceito de uso da estrada em termos ambientais. Assim, Lobato afirma que a estrada deve ter guaritas, equipes de guardas-parques, programas para ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica.
O diretor de Meio Ambiente da prefeitura, Nivaldo Simões, considera que a Petrobras tem dívida pelo passivo deixado pela instalação do oleoduto. Segundo ele, os dutos transformaram a unidade de conservação de São Sebastião a mais vulnerável e ameaçada do Estado de São Paulo. Conforme Simões, os trechos de dutos deixaram o parque como uma colcha de retalhos.
Lobato também cita outros problemas que provocam riscos ao Parque Estadual. “Está cada vez mais cercado pelo rolo compressor do veranismo procedente da metrópole de São Paulo e do Vale do Paraíba, da construção civil, da migração, das propostas de ampliação do Porto e do Tebar (Terminal Almirante Barroso), além dos dutos e linhões de energia que retalham a área da unidade de conservação”, ele diz.
Lobato afirma que para garantir a proteção do Parque Estadual há necessidade muitas parcerias e políticas públicas, com apoio de todos os setores que querem o desenvolvimento de São Sebastião. Lobato assumiu a direção do Parque em 1998, oficialmente, mas já exercia a função desde 1995. É biólogo, pós-graduado em gestão ambiental e funcionário cedido pela Cetesb ao Instituto Florestal.
“Antes de assumirmos a coordenadoria do parque era muito comum virmos para cá e percebemos loteamentos abertos em dois a três dias; tínhamos dificuldades de paralisar as grandes obras”. Ele declara que com o “advento” do Projeto de Preservação da Mata Atlântica, com as parcerias da Polícia Ambiental e da Prefeitura de São Sebastião, foram agregados valores ao Parque Estadual.
“Problemas de difícil solução continuam, envolvendo as ocupações irregulares por população de baixa e também de alta renda; conseguimos coibir estas ações de maneira pontual, e a imprensa tem papel importante ao publicar estes fatos para mudança de comportamento”, Lobato afirma. Declara que em São Sebastião ainda existem áreas passíveis de ocupação ordenada e que podem ser bem aproveitadas.
Entre este mês e abril, deve ser reativado o Conselho Consultivo do Parque Estadual, formado por representantes do governo do Estado, do município e da sociedade civil organizada. Paralelo a esta medida deve ser concluído o Plano de Manejo, ambas ações prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Lobato reforça a importância da participação da sociedade civil no Conselho Consultivo. Ele está bastante otimista com a nova gerência do Tebar , a cargo de Geraldo Marfute, a fim de obter apoio da Transpetro.
A atual sede administrativa do Parque Estadual fica em pequeno espaço, em Juquehy. Nela também trabalham o economista Paulo Maia, cedido pela Cetesb há um ano, e os estagiários Emerson Graciano dos Santos, formado em direito, e Ricardo Romero, biólogo. “A equipe é pequena, mas não podemos reclamar em termos de estrutura, temos quatro veículos, programa de geoprocessamento, computador, máquina copiadora, etc”, Lobato observa.
A Sabesp doou um terreno, na Costa Sul, para construção da nova sede do Parque Estadual. O objetivo é ter um espaço maior aberto à visitação, com alojamento para pesquisadores, sala de reuniões, oficinas e área adequada para guarda de equipamentos. (Fonte: Imprensa Livre)

Centro Comunitário e Ceprom são entregues no Jaraguá

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Serviços Urbanos e de Obras Públicas, entregou, no último sábado, dia 13, a reforma e ampliação do Centro Comunitário e Unidade II do Ceprom (Centro de Ensino Profissionalizante Municipal), no bairro do Jaraguá, região da Costa Norte, totalmente reformada e ampliada para a comunidade.
Segundo a vice-prefeita, Claudia Flausino Battochio, o Centro Comunitário do Jaraguá contará este ano com mais três salas. Lá, semanalmente há atendimento aos diabéticos e hipertensos, que realizam o controle d estes diagnósticos e, desta forma, se previnem dos agravos causados por estas doenças.
“Em dois anos e oito meses, mais de 300 obras foram feitas ao longo do município. Na Costa Norte, instalamos uma regional, trouxemos a polícia, disponibilizamos equipamentos, reformamos a E.M. Canto do Mar, enfim, muitas outras coisas que entendemos como de maior importância em determinados momentos”, disse Battochio.
“Em três anos, mais de 300 obras foram feitas ao longo do município. Na Costa Norte, instalamos uma regional, trouxemos a polícia, disponibilizamos equipamentos, reformamos a E.M. Canto do Mar, enfim, muitas outras coisas que entendemos como de maior importância em determinados momentos”, disse Battochio.
“Esse é um momento de muita alegria para nossa comunidade, o centro comunitário sempre foi um ponto de referência para nosso bairro, teve um momento que ele esteve abandonado, estava depredado, estava sendo usado para usuários de drogas, e de repente você vê a ampliação e reforma, então é um momento muito feliz para nós, eu só posso agradecer a sensibilidade da administração do prefeito em estar ampliando e a comunidade que faz uso de tudo isso, e também quero aproveitar a oportunidade e agradecer a pavimentação da rua Camões Couto Magalhães, pois os moradores sempre falam muito bem e que foi uma vitória para nossa comunidade”, disse a presidente da Sabaja (Sociedade de Amigos do Bairro do Jaraguá), Flávia Oliveira Silva.
“Quero também aproveitar a ocasião e fazer um pedido e reiterar onde entreguei um oficio agora para o secretario de Obras e Infra-Estrutura, Ueneri Reich, “para os jovens da paz que estão aqui presente e especial a comunidade, seria a cobertura da quadra, para nós da comunidade ficaria perfeito e ainda um apelo que não é de desejo para nossa comunidade, essa discussão toda que está sendo feita sobre o aterro sanitário, nós não queremos nada desse tipo perto da gente, não é de vontade da nossa comunidade, esse é o apelo que nós da comunidade gostaria de apresentar”, desabafou Silva.
Foi atendido o pedido da presidente da sociedade, “a cobertura da quadra será efetuada até maio deste ano”, disse Reich.
Foi entregue também a Unidade II do Ceprom, que foi ampliado mais quatro salas do Ceprom, que incrementaram os cursos profissionalizantes, destinados a todas as idades.
“Esperamos que a comunidade - com relação não só a essa reforma e ampliação como a todos os bens públicos que a prefeitura está reformando, construindo, ou já construiu -, tenha a consciência de nos ajudar a manter esses empreendimentos, que são realizados com o imposto de cada um, como diz a atual campanha da prefeitura: Você é dono da rua, cuide do que é seu”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich. (Fonte: PMSS)

Sebastianense fatura passagem para Austrália na final do Rip Curl

São Sebastião - No final de semana, as ferinhas do surfe nacional surfaram que nem gente grande nas ondas de um metro da praia do Tombo, na etapa decisiva do Rip Curl Grom Search, para atletas com no máximo 16 anos. Os surfistas do litoral norte fizeram bonito na competição.
Quem ganhou a concorrida viagem para a Austrália, prêmio das categorias mirim e feminina, foi o sebastianense radicado em Santa Catarina Giancarlo Zampieri, 16 anos, e a paranaense Bruna Schmitz, de apenas 13 anos.
Giancarlo nasceu em São Sebastião e aos 10 anos foi para Santa Catarina. Sua irmã Giulia também pega onda e participou da etapa de abertura, ficando em 5º lugar. “Foi muito importante para ele, Gian quer ser profissional”, disse a mãe do campeão, Zilda de Almeida. “Fico muito satisfeita em ter filhos surfistas, é um esporte que abrange tudo. Gian tem a cabeça no lugar, ele sabe o que quer. Estou muito contente”, disse a mãe do atleta, que deve viajar para a terra do canguru durante as férias escolares.
O vice-campeonato do circuito na categoria mirim ficou com o surfista de São Sebastião, Thiago Camarão, seguido por Wiggolly Dantas, de Ubatuba.
A vitória da etapa foi do catarinense Alejo Muniz, que roubou a cena e garantiu a melhor nota do evento com um tubo (nota 9) e chegou em duas finais, ficando em segundo na iniciantes. O sebastianense Aristides Tavares, 15 anos, foi o vice-campeão, seguido pelos surfistas Thiago Camarão e Giancarlo na quarta colocação, que na somatória dos pontos (campeão na primeira etapa e quarto na etapa seguinte, no Rio de Janeiro) venceu o circuito, com uma diferença de apenas 19 pontos de Camarão.
“Eu sabia que tinha de marcar o Camarão. Se não ficasse em cima, ele voava. Ele é muito bom e não podia dar mole”, disse Giancarlo, que foi campeão brasileiro iniciantes em 2002. “Eu nem iria competir no circuito, mas fui para a 1ª etapa, por incentivo do meu pai (Wagner) e quando venci coloquei como objetivo principal esse título. Agora vou preparar pranchas novas e fazer essa viagem alucinante. É uma premiação sensacional, ainda mais para quem é novo”.
O campeão sebastianense mirim, Tide Tavares, vice-campeão da etapa de Guarujá, não participou das duas disputas anteriores e ficou em 12º lugar no ranking geral. O surfista de Caraguá, único representante da cidade no evento, Luciano Brulher, terminou o circuito em 11º lugar; Pierre Romann, de Ubatuba, foi o 13º colocado.
Iniciante - Na categoria iniciante (no máximo 14 anos), o título ficou com o paranaense de Matinhos Rafael Teixeira, que ganhou o troféu mesmo estando fora das finais.
Tamae Bettero, de Ubatuba, seguindo os passos do irmão mais velho Hizunomê, hoje no Super Surf, elite do surfe nacional, conquistou o vice-campeonato do circuito, seguido pelo seu conterrâneo Matheus Toledo, que ficou na terceira posição do ranking, mesmo participando de duas etapas. Matheus, filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, também foi o campeão da etapa final.
“Eu estava precisando de uma vitória importante, voltar para o topo. Um competidor tem de ter bons resultados e não tive um bom ano em 2003. Agora comecei bem. Acho que vou pintar o cabelo em todos os campeonatos”, brincou o surfista de 13 anos, que tingiu o cabelo de vermelho durante a etapa.
O ubatubense Gustavo Araújo ficou em 8º lugar no ranking. Os sebastianenses Thiago Moraes e Miguel Pupo ficaram na 7ª e 21ª colocação, respectivamente. Tomas Lucas, de Bertioga, foi 16º colocado no circuito.
Na categoria infantil (grommets), para atletas de até 12 anos, deu dobradinha local. Nathan Brandi, que foi o 3º colocado na iniciantes e Jessé Mendes, ambos de Guarujá, foram os campeões do ranking, respectivamente. O melhor colocado do litoral Norte foi o ubatubense Filipe Toledo, na 13ª posição.
Entre as meninas, as melhores classificadas da região foram as ubatubense Luana Coutinho e Leila Eustáquio. Luana conquistou o terceiro lugar na etapa, terminando o circuito em quarto lugar, empatada com sua colega de equipe Leila, que foi a quinta colocada no Guarujá. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Ubatuba é convidada a realizar mostra de artesanato na Alemanha

Ubatuba - Após a visita do Embaixador do Brasil na Alemanha, Sr. Denort de Medeiros e do Chefe da Missao Comercial Sr. Rodrigo Alexandre, o
embaixador impressionado com os artesanatos desenvolvidos pela comunidade do municipio, convidou Ubatuba para realizar Mostra de Artesanato de Ubatuba nas cidades de Berlin, Colonia, Hamburgo, Frankfurt e Stutgart na Alemanha, e tambem na cidade de Bradislava (Polonia) e Porto (Portugal), cujas datas serão previamente agendadas com o Prefeito Paulo Ramos.  (Fonte: Sergio Carvalho/Berlim)

Concretizada as primeiras vendas de Pacotes Turisticos de Estrangeiros exclusivamente para Ubatuba

Ubatuba - A empresa de turismo americana S.A.C.I.T - SOUTH AMERICAN INCENTIVES & TOURS, sediada em Miami - EUA, com filial em Sao Paulo, solicitou datas a partir de Setembro de 2004 para receber os primeiros grupos de estrangeiros em Ubatuba, em operação conjunta com o Rio de Janeiro. O primeiro grupo de 60 turistas poloneses esta previsto para Setembro de 2004. Tambem conseguiu concretizar vendas diretas de turistas estrangeiros o Hotel Recanto das Toninhas, através de seu representante na Feira de Berlin, que estara recebendo ainda no inicio de Abril, um grupo de 12 turistas alemaes para um periodo de 5 dias.
A empresa suiça MH, atraves de seu Diretor Sr. Michael Herber, estará montando operações de turismo de executivos para operação a partir de Novembro de 2004, incluindo Ubatuba, Rio de Janeiro e Paraty.
Firmado acordo de vendas de ecoturismo de Ubatuba com a segunda maior empresa de destinos de Ecoturismo do Brasil, a FREEWAY ADVENTURES, atravás de seu Diretor Edgar Werblowsky, tambem expositor na ITB BERLIN, e que estara em visita a Ubatuba ainda no mês de Março. (Fonte: Sergio Carvalho/Berlim)

Música clássica e popular são agendas obrigatórias
Uma vez ao mês, por iniciativa da prefeitura, Ubatuba tem encontro marcado com a música.

Ubatuba - No crepúsculo da primeira sexta do calendário, a “Sexta Básica Musical” tem programação garantida de música popular na sede da Fundac.
No sábado subseqüente, no “Madrigal: Música na Catedral”, de música clássica, na Igreja Matriz.
“Pretendemos atrair um número cada vez maior de participantes aos eventos da Fundart e para isso estamos tratando de aumentar a divulgação”, diz o presidente da entidade, Cícero Assunção.
Responsável pela fundação que cuida da arte e da cultura em Ubatuba, ele é filho da terra, advogado e procurador da prefeitura. Foi vereador durante doze anos e tem larga experiência na área cultural.
“Estamos na criação de ciclo temático de cinema com a presença de críticos e cinéfilos notáveis para fazer palestras e trazer mais da cultura cinematográfica para os jovens de Ubatuba”, projeta, descortinando bonita vista de seu gabinete, do lado esquerdo a Prainha, com a casa que pertenceu a Ciccillo Matarazzo, e do lado direito, a Baía de Itaguá, que dispensa apresentações.
Aliás, a Fundart está instalada em uma das casas mais significativas do Estado de São Paulo.
O “Sobradão do Porto”, obra do português Manoel Baltazar da Cunha Fortes, que a construiu para residência. Mário de Andrade, ao vê-la, extasiou-se: “É a casa mais bonita de São Paulo”.
Qualquer espetáculo na Fundart fica valorizado pela beleza das instalações, o “Casarão do Porto” merece ser apreciado.
Sexta Básica - Na sexta feira, 5, às 19:00h, a Fundart abriu as portas para apresentar o espetáculo “Mundo”, na tradicional “Sexta Básica
Musical”, realizada na primeira sexta-feira do mês.
Os artistas convidados foram Beto Avahora, no violão e vocal, e Miltinho, na bateria horizontal. Beto Avaroha desfilou o que há de
melhor da MPB, mostrando que é, além de exímio violonista, um grande intérprete. Ele está preparando o segundo CD, o primeiro encontra-se esgotado.
Beto, que vive em Ubatuba há doze anos, é proprietário do Bar Bethoven, onde toca regularmente.
Miltinho é percursionista e está em Ubatuba há cinco anos. Toca em diversas casas da cidade. Eclético, exibe seu talento ao lado de músicos de jazz, rock, além de transitar com tranqüilidade pela MPB.
Houve também uma homenagem ao Dia da Mulher, com declamações de poetas da cidade que criaram peças alusivas à data.
Neste sábado, 13, às 20h30, a meio-soprano Mariana Cioromila, acompanhada pela pianista Vania Pajares, participa do “Madrigal: Música na catedral”. (Fonte: Correio do Litoral)

Asfalto vai viabilizar novo sistema viário

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba concluiu neste sábado, 13, a pavimentação da rua Benedito Felix, no Alto Ipiranguinha. A Secretaria de Obras vem desenvolvendo um amplo trabalho de pavimentação que envolve as ruas próximas a entrada do bairro, (Alice Correa Braga, D. Pedro II, José Flausino da Cruz, João Paulo II e Rua E) e , após a ponte da rua da Cascata, no Alto Ipiranguinha, as ruas Joaquim Amaro, Mario Amaro, Maria Benedita da Cruz (que atende a EMEI inaugurada sábado, dia 6), Rio Doce e , por último, a Benedito Felix. Com a construção da ponte ligando a rua da Cascata à Frei Tarcisio, o bairro vai disciplinar melhor o tráfego pois contará com tres ligações com a rodovia Oswaldo Cruz: Cascata, Frei Tarcisio e Minas Gerais. (Fonte: ACS-PMU)

Placas para Samambaia e Marafunda

Ubatuba - O Serviço Municipal de Trânsito - SMT estará entregando nesta próxima quinta-feira, 18, as placas de sinalização de ruas do Jardim Samambaia (15) e Marafunda (19). Este programa já beneficiou 9 bairros do município totalizando 453 placas. No bairro da Marafunda, a Prefeitura pavimentou 7 ruas (José Pedro, Salomão José de Oliveira, José Pinto de Oliveira, Benedita Campos de Santos, Sebastiana Maria de Jesus, Maria Josefa do Rosário e José da Rocha Filho) que serão identificadas. A colocação das placas fica por conta dos moradores por meio das associações de bairros. Os próximos bairros a serem sinalizados são Enseada (60 placas) e Sertão da Quina (30). (Fonte: ACS-PMU)

Projeto Identidade e Cidadania - PoupaTempo

Ubatuba - O Projeto Identidade e Cidadania irá emitir carteiras de identidade aos alunos da Rede Pública Municipal. Num primeiro momento serão atendidas aproximadamente 1200 crianças dos bairros Perequê - Mirim, Rio Escuro e Saco da Ribeira. As escolas a serem atendidas serão E.M Judith Cabral, E.M Maria da Cruz de Oliveira, E.M. Semirames Prado de Oliveira, E.M Maria das Dores Carpinetti, Emei Rio escuro, Emei Saco da Ribeira. Esta primeira etapa acontecerá dia 24 de Abril na E.M Judith Cabral no bairro do Perequê-Mirim. Só nesta etapa serão emitidas mais identidades que no ano passado inteiro, é o que diz Silvia Issa coordenadora do Projeto. O fotógrafo Zumbi está percorrendo as escolas para fotografar as todas as crianças. A intenção é ter atendido mais de 3000 estudantes até o final do ano, completando assim a documentação de todos os alunos da Rede Municipal de ensino. (Fonte: ACS-PMU)

Vereador quer instalar “Farmácia Verde”

Ubatuba - O vereador Domingos dos Santos quer que a prefeitura crie a Farmácia Verde no município. Para tanto ele apresentou projeto de lei, que seria submetido à votação na Câmara, na noite de ontem. Ele afirma que o objetivo é proporcionar acesso aos medicamentos fitoterápicos. “Este tipo de tratamento é tradicionalmente usado pela população caiçara”.
O parlamentar cita que há profissionais especializados em fitoterapia na Faculdade de Medicina da USP e na Faculdade Federal de Medicina. “É evidente que há necessidade de controle para uso destes medicamentos”, ele lembra. “Eu também tomo chás à base de ervas que cultivo em minha casa”, completa. (Fonte: Imprensa Livre)

Centro de Convivência de Picinguaba (CCP)
Uma importante alavanca para o fortalecimento da nossa comunidade

Ubatuba - A Sociedade Amigos B. Picinguaba (SABP) inaugurou em dezembro de 2003 o Centro de Convivência Picinguaba (CCP) para que as crianças da Vila e do Sertão de Picinguaba tenham a oportunidade de viver um dia-a-dia mais organizado, produtivo, justo e saudável.

Objetivos:
  • Desenvolver competências e um saber prático que os torne aptos profissionalmente assim como promover valores humanos e éticos, assegurando-lhes a formação indispensável para a construção e o exercício da cidadania.
  • Desenvolver a educação para a cooperação através das atividades propostas, assim como a tolerância, o estímulo da curiosidade, da convivência e da participação responsável.
  • Valorizar a contribuição individual, o incentivo das decisões grupais, o zelo pela saúde e o saber.

Local:

  • Uma casa alugada que atende às nossas necessidades presentes.

Funcionamento:

  • Todos os dias (inclusive fins de semana e feriados) das 8:30 às 13:30 e das 14 às 18 horas.

Atividades em andamento:

  • Surf - Picinguaba Escolinha de Surf.
  • Capoeira.
  • Brinquedoteca.
  • Jogos e Brincadeiras.
  • Leitura.
  • Oficinas culturais (nos finais de semana) dadas por turistas e membros da Vila.
  • Informática e Videoteca (em fase de implantação).
  • Projeto pedagógico (em fase de implantação).

Cuidadores:

  • Adriana (responsável) , Lucinha (manhã) e Patricia (tarde).
  • Professores de surf e capoeira.
  • Voluntários da comunidade e turistas.

Despesa mensal:

  • R$1.350,00 (aluguel e ajuda de custo para professores e cuidadores)

Recursos (exclusivamente para o Centro de Convivência):

  • Provêm de mensalidades e doações em dinheiro e materiais dos moradores e turistas.

SEJA NOSSO PARCEIRO
EQUIPE SABP (Soc.Amigos B.Picinguaba)
Vila Picinguaba, Ubatuba/SP
Email: sapicinguaba@itelefonica.com.br

Artigo Topo

Tigres tristes

Na última visita que fiz ao zoológico, parei em frente ao espaço reservado ao tigre. A natureza parece ter dado atenção especial aos aspectos estéticos, no design dos felinos. Especialmente dos tigres. Que proporções magníficas têm esses animais. Seus poderosos músculos os tornam máquinas de matar da maior eficiência.
O tigre é econômico em energia, deslocar uma massa tão grande é dispendioso, por isso ele desenvolveu a arte da sutileza, caminha silencioso, espreita a presa até estar na distância conveniente. Então o golpe final é desferido.
Uma discussão sempre presente nas criações humanas é a que envolve forma e função. Quando o produto final é eficiente a forma quase sempre agrada aos olhos. Proporções harmônicas acabam por nos dar a sensação do belo.
A natureza mostra isso no tigre. Ao projetar o caçador, a evolução, preocupada com a eficiência, obteve harmonia, resultou um animal belíssimo, vestido com um casaco digno dos melhores costureiros do universo.
Mas, nem sempre a natureza acerta, as hienas são de doer. Tudo nelas é repulsivo, da aparência ao hábito de dar risadas fora de hora. As hienas estão em construção, se não forem extintas, dentro de alguns bilhões de anos serão animais graciosos.
Apesar da beleza formal, há nos tigres um aspecto que chama à atenção. O olhar. Há algo aterrorizante naquele olhar. Há o terror do vazio, do nada, algo fora da nossa capacidade de imaginar. Nos momentos em que não estão capturando presas para saciar a fome ou buscando parceiros para perpetuar a espécie, nada existe, ou melhor, existe o nada.
Tigres não criam, não modificam, não propõem, isto fica explícito em seu olhar, vivem o presente, uma eternidade.
O mesmo olhar vazio encontrei nos alunos do colegial de uma escola onde fui fazer uma palestra. Nada no horizonte além de sexo e drogas, nem mesmo rock-and-roll. Falta estímulo, a maioria é inteligente, seriam capazes de desenvolver-se como profissionais e seres humanos.
Estão envolvidos num gigantesco jogo de faz-de-conta, onde representam uma justificativa para a existência de um enorme aparato, que teoricamente, deveria educá-los, mas não o faz. Acabarão na exclusão. Alguns morrerão em conflitos com a polícia enquanto outros entrarão para a polícia. Vivem num autêntico beco sem saída, quando a sociedade se der conta talvez não haja nada para ser feito.
A não ser fugir. Para onde não sei.
Lembro-me do filme “Pequenos assassinatos”, da década de 1960, quando no cinema ríamos dos tiroteios na cidade de Los Angeles. Na tela, casais de classe média conversavam imperturbáveis, enquanto ao longe, tiros eram disparados. Supostamente não era com eles, embora a cena sugerisse que os tiroteios faziam parte da trivialidade.
Pensávamos que isso nunca fosse acontecer. Está acontecendo, com freqüência cada dia maior. Os tiroteios que antes eram restritos às favelas desceram os morros e, estão em plena Copacabana.
Outro filme, este da década de 1970 mostrava a cidade de Nova Iorque como uma grande prisão, dentro viviam os condenados, cercados por guardas e muralhas. Na cidade valia a lei do cão, ou melhor, não havia lei. Ainda não chegamos lá, mas pelos rumos que os acontecimentos estão tomando, é questão de tempo.
A diferença é que hoje todos os que vivem nas cidades estão de alguma forma condenados. Os cidadãos que perderam o direito de circular cumprem uma forma branda de prisão domiciliar.
Alguma coisa está errada na forma como o homem administra a vida no planeta. Vida curta.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Laranjeiras I - Muito interessante a matéria que figura o "Condomínio Laranjeiras (que demostra claramente que água e óleo não se misturam)" do Sr Ernesto C. Cardoso. Acredito que mesmo hoje, como "ontem" um projeto desta envergadura, não encontraria "respaldo" em Ubatuba. Seria, como outros anônimos, "apedrejado" como foi.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Laranjeiras II - O único problema é o acesso as praias ser restrito aos proprietários, uma minoria... algo que fere a constituição.

Claudio Pereira


Grupo Escoteiro Iperoig - Qual não foi minha surpresa quando na sessão desta terça na Câmara Municipal de Ubatuba a discussão em torno do Grupo Escoteiro Iperoig rumou para o quanto esta entidade é benéfica para nossa sociedade! Mas a surpresa está justamente nisso, vereadores no último ano de mandato; subentendam "ano eleitoral", defendendo uma entidade que a anos reclama nos microfones das rádios, nas páginas de jornais e também neste mesmo jornal virtual, o respeito que nunca teve destas mesmas autoridades. O meu amigo e incansável responsável pelo Grupo Escoteiro Iperoig, o nobre cidadão de Ubatuba André Diniz; por várias vezes foi convidado por mim a participar de meus programas radiofônicos nestes últimos quatro anos e sempre solicitava a atenção e o respeito que este trabalho merecia; e inclusive me lembro bem quando eles, escoteiros, começaram a dividir a área da piscina municipal por falta de local adequado (foram retirados da área que usavam na sede do quartel da PM da cidade!!!!! Não bastasse isso, o incansável André Diniz e seus companheiros também solicitavam espaço para divulgar suas atividades e pedir soluções, que nunca vieram; haja vista que está se discutindo ainda o mesmo problema. Agora, o profissional André Diniz, que carrega as pastas, os documentos, o Grupo Escoteiro Iperoig em seu próprio carro como sede, virou um dos focos de nossos políticos e claro seu trabalho se tornou maravilhoso e nossos políticos "sempre"estiveram ao seu lado; mas só agora no último ano de mandato desta Cãmara é que notaram isso!!! E olha que tem gente lá a três mandatos!!!!! E nunca perceberam a importância deste trabalho??? O grupo Escoteiro Iperoig e muitas outras entidades de respeito como ele, merecem outro destino e outra forma de serem tratados. O Grupo Escoteiro Iperoig,seus líderes, seus participantes,os pais, os parentes e os amigos merecem um tratamento mais respeitoso e digno, o que talvez não esteja a altura de nossa classe política. Eu repito a pergunta: Aonde estavam nossos vereadores nos últimos doze,oito ou quatro anos que não notaram todas estas virtudes do Grupo Escoteiro Iperoig até hoje???? André, receba em nome de todos os integrantes o meu simples mas sincero respeito profissional e pessoal,pois sem vocês terem se doado, nada disso estaria sendo discutido; porque se dependesse de nossa classe governante, a mesma que os"alisa"hoje, vocês já estariam extintos!!! Êêê Ubatuba, nada como chegar o ano eleitoral não???
obs: O nome do Grupo Escoteiro Iperoig foi escrito todas as vezes com letras maiúsculas porque maiúsculo é seu nome.

Tony Luiz - Radialista
diplomado com muita honra "Amigo dos Escoteiros" pelo Grupo Escoteiro Iperoig
Ubatuba, SP


Atenção!

Comunicamos que diante de várias políticas anti-Spam dos provedores de internet, nossos boletins estão sendo bloqueados por serem confundidos com mensagens não solicitadas, o que não é o caso.
Solicitamos aos  leitores que não estiverem recebendo nossos boletins via e-mail, que acessem a página:
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/index.html , onde as notícias são atualizadas diariamente, de 2ª a 6ª feira.

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Puxada de Rede no Cruzeiro

Puxada de Rede no Cruzeiro
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor