Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 18 de março de 2004 - Nº 993 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Consema aprova minuta de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte
Litoral Norte tem 7 praias impróprias
Litoral tem maior apreensão de crack
Dos 161 casos suspeitos de dengue, 26 foram confirmados em Ilhabela


Caraguatatuba
Caraguá atinge 77 casos de dengue e decreta epidemia
Caraguá arquiva pedido de cassação de Antônio Carlos
Cia Junior Magresco faz Leitura Viva na Praça do Caiçara
Caraguá realiza eventos no Dia Mundial da Água
Atletas de Caraguá se destacam na Prova Natatória de São Sebastião
XV prepara estádio para jogo de estréia
Estudante do Módulo é vice-campeã no Circuito Brasileiro Profissional Super Surf
Módulo promove cursos da área de Saúde Coletiva
Curso de Esperanto na Fundacc
Romaria a Aparecida
Caraguá comemora 147 em abril

Ilhabela
Encontro do trade marítimo encerra estação
Proposta de estrada-parque em Castelhanos vai ao governador
Vereador quer médico e enfermeiro para o posto de saúde do Bonete


São Sebastião
Reunião discute o Super Surf em Maresias
Entre as costas norte e sul do município, São Sebastião ganha novas obras
Felipe Dylon anima público de todas as idades em São Sebastião
Capitão Mota e Borba travam duelo verbal na tribuna da Câmara
Projetos declaram de utilidade pública as Sociedades Amigos de Maresias e Cambury
allTV recebe campeões do Circuito Maresia Contest 2003

Ubatuba
CPI da Comtur é rejeitada na Câmara de Ubatuba
Ubatuba presente no encontro sobre cruzeiros marítimos
Patrícia Ortiz Assume a COMTUR
Ubatuba faz RG gratuito para estudantes da rede municipal
Polícia Civil apreende cinco máquinas de caça-níquel
Acusado de tentativa de homicídio vai cumprir pena de dois anos em liberdade condicional
Ubatuba abre o Circuito Powerbar/Reebok Long Distance 2004
Sumidouro vai ganhar asfalto. Passarela na Pedreira Alta
Circuito Petrobras de Surfe Feminino em Ubatuba
Comunicado da Seção de Arquivos e Documentos

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Consema aprova minuta de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte
Após quase 15 anos de discussão e muita polêmica, minuta do zoneamento ecológico é a primeira aprovada em todo Estado

Litoral Norte - O Consema (Conselho de Meio Ambiente do Estado) aprovou ontem a minuta de zoneamento ecológico-econômico do Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte. O documento foi acatado por 15 votos. Nenhum conselheiro votou contra a proposta, mas houve sete abstenções, cinco delas da bancada do governo e duas da bancada de ambientalistas.
A minuta de decreto e os mapas seguirão, agora, ao Palácio do Governo, onde devem ser submetidos à análise da assessoria jurídica do governador Geraldo Alckmin, que deverá baixar o decreto de regulamentação da lei estadual 10.019/1998. É a primeira minuta regional de Gerenciamento Costeiro aprovada pelo Consema. É também a primeira no país que inclui o zoneamento marinho.
O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, Nivaldo Simões, preside o Grupo Setorial do Litoral Norte, que elaborou a minuta. Ele afirma que no próximo dia 31 será realizada reunião para discutir a formação do Grupo de Ação e Gestão que colocará em prática as normas do decreto a ser baixado pelo governador. Este grupo deve ser formado por 24 pessoas, representantes do Estado, dos quatro municí-pios da região e da sociedade civil organizada, ou seja, nos mesmos moldes do Grupo Setorial, que será desativado.
Votação tranqüila - A votação plenária do Consema foi tranqüila. Conforme Simões, houve algumas discussões pontuais sobre o zoneamento. “Mas após a assinatura do decreto, ainda poderá haver alteração, caso aprovada por 2/3 do Grupo de Ação e Gestão”. Nivaldo Simões afirma que a aprovação da minuta é uma vitória após tantos anos de discussão e polêmica.
O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro foi instituído em 1988. Com base neste plano, foi sancionada a lei estadual 10.019/98, estabelecendo necessidade de regulamentação por quatro regiões: Litoral Norte (quatro municípios), Baixada Santista (13); Vale do Ribeira (39) e Litoral Sul (três) ou Iguape, Cananéia e Ilha Comprida.
Em 1988, o grupo setorial do Litoral Norte começou a discutir a criação da minuta de decreto.O zoneamento ecológico-econômico objetiva ordenar a expansão do Litoral Norte, onde for possível, respeitando as leis, como o Código Florestal, que tratam da preservação do meio ambiente.
Minutas 1,2 3 - A polêmica em torno do assunto provocou surgimento da minuta 1, minuta 2 e minuta 3, esta última aprovada pelo Consema. “Engessamento dos municípios, falta de autonomia das cidades”, eram as argumentações contrárias, ora de representantes das prefeituras ao longo dos 15 anos, ora de setores da sociedade, principalmente ligados à construção civil.
A minuta 1, resultado do trabalho do grupo do Litoral Norte, foi concluída em dezembro de 2000. Meses depois, Martinus Filet, representante da SMA (Secretaria de o Meio Ambiente), do Estado, que presidia o grupo setorial, foi substituído por José Antonio Nunes, que esteve em São Sebastião, em novembro de 2001, para dizer que a minuta era inconstitucional e apresentar a minuta 2, pronta (sem discussão feita pelo grupo setorial).
Nunes afirmou que o primeiro documento tirava autonomia dos municípios e provocaria desapropriações. Ele se pronunciou durante audiência no Teatro Municipal de São Sebastião, onde ambientalistas protestaram sem sucesso. Meses depois, Filet reassumiu os trabalhos e técnicos da mesma SMA anunciaram que a minuta 2 não contemplava a lei estadual. Surgiria, então, a minuta 3 do grupo setorial coordenado por Marta Emerich, também da SMA.
Lei Estadual - A lei estadual de Gerenciamento Costeiro, que deve ser regulamentada, prevê zonas de restrição ambiental, de 1 a 5, a primeira mais restritiva. O zoneamento da minuta 1 estabelecia maiores restrições ambientais, o que provocaria ações de desapropriações, segundo avaliação da SMA.
Já a minuta 2 foi considerada incompatível à lei 10.019/98, por falta de mapeamento e porque previa que as zonas de 2 a 5 ficariam a cargo dos municípios.
Concluída a minuta 3 e o mapeamento, foram realizadas audiências públicas, em São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, em 2003, sob rito do Consema. Em outubro do ano passado, cerca de 30 pessoas, entre empresários da construção civil, engenheiros e arquitetos de São Sebastião, se reuniram para protestar contra a minuta 3.
“Queremos a anulação da minuta”, disse à época o engenheiro Breno de Luca. Eles argumentaram que o documento provocaria o “engessamento” de São Sebastião. A AEAASS (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Sebastião) solicitou maior prazo destinado à elaboração da minuta, o que não foi aceito.
Zoneamento - De acordo com a minuta 3 do Litoral Norte, a zona 1 abrange o entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, com extensões diferenciadas, conforme a caracterização de cada área porque há locais já degradados pela ocupação urbana. A zona 1 envolve também outras unidades de conservação, como nascentes de corpos d’água. O Parque Estadual é considerado “zona 1 especial”. A minuta também estabelece o zoneamento marinho. Segundo Marta, que assumiu a fase da minuta 3, o grupo de trabalho chegou a importante consenso.
O advogado e ambientalista Eduardo Hipolito do Rego, membro do grupo setorial e também conselheiro do Consema, declara que a aprovação da minuta é mais uma etapa vencida. “Orgulho-me de ter participado deste processo; todas as pessoas que trabalharam para elaborar a minuta 3, e os que também atuaram para a criação da minuta 1, mesmo esta não aceita, estão de parabéns; a minuta 2 não merece nada”, diz.
“Vamos cruzar os dedos para que o último documento vá à mesa do governador”, completa. Segundo ele, a minuta 3 não provoca “engessamento” das cidades, nem sequer tira autonomia dos municípios. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral Norte tem 7 praias impróprias

Litoral Norte - Sete praias do Litoral Norte estão impróprias para banho, segundo o boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Somente as praias de São Sebastião não apresentam contaminação. Em Ubatuba, os banhistas devem evitar as praias Itaguá e Perequê-Mirim. Em Caraguatatuba estão impróprias Centro, Indaiá e Porto Novo e, em Ilhabela, as praias Armação e Pinto. O motivo da poluição nas praias é o lançamento de esgoto sem tratamento no mar. As praias impróprias são indicadas com uma bandeira vermelha e devem ser evitadas devido ao risco de contrair doenças. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral tem maior apreensão de crack

Litoral Norte - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião apreendeu 593 pedras de crack e mais de 0,5 kg de maconha na noite de anteontem em Caraguatatuba. Somente o crack está avaliado em R$ 5.930. Três pessoas, incluindo dois adolescentes, foram presos em flagrante.
A apreensão é considerada recorde pela Polícia Civil no Litoral Norte.
Segundo o delegado da Dise, José Luiz Tibiriçá, os menores E.C.N., 16 anos, e C.F.L., 17 anos, foram detidos no bairro Jardim Britânia com parte da droga, por volta das 21h. Eles teriam confessado à polícia que o entorpecente seria do desempregado C.L.M., 23 anos. Na residência do suposto traficante, no bairro Poiares, além do crack, os investigadores também encontraram 535 gramas e cinco porções de maconha.
"A apreensão de crack é considerada um recorde no Litoral Norte. Ficamos mais de uma semana investigando a movimentação do traficante e dos adolescentes", disse o delegado.
Tibiriçá afirmou que os dois menores seriam 'aviões' (entregadores de droga) do traficante. A maconha seria comercializada a R$ 10 cada porção.
"A droga seria vendida na região. Os adolescentes foram liberados e o outro envolvido foi autuado por tráfico de drogas e corrupção de menores", disse.
O suposto traficante foi encaminhado para a Cadeia Pública de Caraguá.
DENÚNCIAS - O delegado afirmou que desde dezembro a Dise apreendeu mais de 12 kg de entorpecentes, entre cocaína, crack e maconha.
"O volume de drogas apreendidas tem aumentado nos últimos meses. O motivo tem sido o trabalho de investigação e as denúncias", disse.
As denúncias de tráfico de drogas podem ser realizadas pelo telefone 0800-7710111. O disque-denúncia funciona durante 24 horas, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar. (Fonte: ValeParaibano)

Dos 161 casos suspeitos de dengue, 26 foram confirmados em Ilhabela
No fim de semana haverá arrastão na Barra Velha. Caraguatatuba faz campanha intensiva nas ruas para acabar com o mosquito transmissor

Litoral Norte - Dos 161 casos suspeitos de dengue registrados este ano em Ilhabela, 26 já foram confirmados. A informação é do secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Colucci.
Em relação ao ano passado, quando 88 casos suspeitos foram notificados, ele considera que a situação é alarmante, porém afirma que está sob controle. “No próximo final de semana realizaremos uma operação de combate a dengue na Barra Velha, pois também é uma questão de conscientização da população”.
A Prefeitura de Ilhabela já realizou algumas ações em outros bairros, como Itaquanduba e Perequê. Colucci ainda fez uma crítica ao governo federal. “Conti-nuamos com o trabalho do PSF (Programa de Saúde da Família). Sentimos falta do Ministério da Saúde na questão da informação. Do ano passado para cá não estão investindo”.
Na cidade de Caraguatatuba, a situação é um pouco pior. Das 268 notificações de casos suspeitos, 62 já foram confirmados.
Desde o início desta semana, a Prefeitura de Caraguá iniciou uma campanha intensificada contra a dengue, que deve durar 21 dias. Mais de 70 agentes, entre municipais e da Sucen, participam da operação.
O trabalho consiste em bloqueios dos pontos de proliferação e aplicação de inseticida nas áreas de maior infestação do mosquito e onde houve confirmação da doença. Ubatuba continua com apenas 16 casos suspeitos.
Já em São Sebastião, segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Eiras, existem 29 casos suspeitos de dengue. Apenas um foi confirmado até o momento, entretanto, importado.
“Trata-se de um morador que pegou a doença em Caraguá”, salientou. No total, 70 agentes de combate à dengue trabalham ao longo do município. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Caraguá atinge 77 casos de dengue e decreta epidemia
Em apenas um dia, município registra 15 notificações e intensifica arrastões em bairros críticos

Caraguatatuba - Caraguatatuba é o segundo município da região a registrar epidemia de dengue. O número de casos autóctones (contraídos na própria cidade) passou de 62 para 77 em um apenas um dia. Em Potim, a primeira a decretar a epidemia, já foram feitas 558 confirmações da doença.
A dificuldade da Secretaria da Saúde de Caraguá é que a maioria das casas de veraneio, a maior parte do ano fechadas, fica nos bairros onde existem casos de dengue. Para tentar conter os criadouros do mosquito transmissor da doença, os agentes de saúde estão 'invadindo' as residências para fiscalizar os quintais e as varandas.
"Existe um decreto municipal que autoriza a entrada dos funcionários na parte externa das casas, apesar de sabermos que a maioria criadouros fica dentro das residências", disse o biólogo da Secretaria de Saúde, Ricardo Souza.
Até o dia 2 de abril, a prefeitura em parceria com a Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) realiza um 'arrastão' contra a dengue. Segundo o biólogo, a ação acontece nos bairros Indaiá, Jardim Primavera, Caputera e Tinga.
"Somente no Indaiá, 60% das casas estão fechadas. Os agentes estão usando escadas para tentar entrar nos imóveis", disse.
O biólogo afirmou que os casos registrados na cidade já podem ser considerados uma epidemia. No ano passado, foram apenas 42 confirmações. "A situação é complicada pois existem confirmações de vários casos em um curto período", disse.
Uma equipe com 53 agentes está passando nos bairros orientando os moradores e eliminando possíveis criadouros. A Sucen está fazendo a nebulização com inseticidas nas áreas infestadas pelo mosquito. A prefeitura pode penalizar com multas que variam de R$ 350 a R$ 1.200 os moradores que não eliminarem os criadouros.
REGIÃO - Em Ilhabela, o número casos de dengue passou de 23 para 26 desde a última semana. Nas outras cidades do Litoral Norte --São Sebastião e Ubatuba-- não há confirmações autóctones da doença, segundo a DIR (Direção Regional de Saúde) de São José.
Em Potim, o número passou de 556 para 558 ontem. O coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Claudinei Ricardo Paixão, disse ontem que a tendência é que o índice comece a diminuir.
"Vamos cobrir com telas 40% das caixas d'água dos imóveis que ainda restam abertas na cidade", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá arquiva pedido de cassação de Antônio Carlos
Câmara diz que contrato de R$ 440 mil feito por prefeito é regular

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou na noite de anteontem, por 16 a 3, o arquivamento do processo que investigava suposto esquema de mau uso do dinheiro público pelo prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB).
A denúncia estava sendo apurada por uma Comissão Processante formada por três vereadores. A sessão foi acompanhada por mais de 150 pessoas, entre funcionários da prefeitura e moradores, que comemoraram com aplausos e fogos de artifício a decisão dos vereadores.
A denúncia foi protocolada em dezembro pelo advogado Alvaro Alencar Trindade, que também levou o caso ao Ministério Público. Na denúncia, o advogado aponta supostas irregularidades na contratação do Instituto de Tecnologia Aplicada à Informação, de Brasília (DF), que teria fornecido computadores e software que não teriam comprovação de origem, no valor de R$ 440 mil à prefeitura. Trindade pedia a cassação do prefeito.
Segundo o presidente da comissão, vereador Aureliano Gonçalves Pereira (PTB), as provas apresentadas pela prefeitura apontaram que a denúncia não tinha fundamentos. Para o advogado, as provas contra o prefeito são evidentes.
"O denunciante mostrava que os computadores foram comprados mas, foi o caso era de prestação de serviço. O software também tem origem", disse.
CONTRA - A vereadora Madalena Fachini (PSB), disse não concordar com o arquivamento do processo.
"A comissão trabalhou apenas 14 dias. Agora a Justiça vai ter que responder se a denúncia está certa", disse.
TRANQUILO - O prefeito Antônio Carlos disse que estava tranquilo. "Pedi para que a comissão não fosse formada pelos vereadores do meu partido, para mostrar transparência na investigação", disse.
Ele afirmou que uma defesa será encaminhada ao Ministério Público, que ainda analisa o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Cia Junior Magresco faz Leitura Viva na Praça do Caiçara

Caraguatatuba - Acontece no dia 18 de março às 19 horas, o projeto Leitura Viva - Leituras Dramáticas no na praça do Caiçara, realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. A Cia Junior Magresco faz a leitura de “Uma peça por outra”, de Jean Tardieu.
O objetivo do projeto é estimular grupos de estudo sobre literatura dramática, apontar gêneros literários, estilos e escolas estéticas, assim como formar uma comunidade de leitores que reflitam sobre questões históricas e suas influências na literatura e também divulgar novos autores. A entrada é franca. (Fonte: Fundacc)

Caraguá realiza eventos no Dia Mundial da Água
As secretarias de Meio Ambiente e de Educação, a Sabesp, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e a Diocese de Caraguatatuba irão trabalhar em conjunto nas comemorações do Dia Mundial da Água

Caraguatatuba - O Dia Mundial da Água, dia 22 de março, segunda-feira, será comemorado, em Caraguá, com palestras e visitas a Estações de Tratamento de Esgoto e margens de rios.
As comemorações serão organizadas numa parceria entre a prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e a Diocese de Caraguatatuba. Este ano, a igreja católica escolheu como tema da Campanha da Fraternidade "Água: fonte de vida".
No dia 22, segunda-feira, às 9h30, as crianças da rede municipal, que estudam nos bairros Cantagalo e Martin de Sá, farão uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto do Cantagalo. Lá, um técnico da Sabesp fará uma palestra sobre a captação de água nas cachoeiras e a importância da mata ciliar na contenção da degradação das margens dos rios.
Em seguida, as crianças irão plantar mudas de árvores, nas proximidades do ponto de captação de água da Sabesp, no rio Guaxinduba. Após o plantio, elas irão percorrer todo o leito do rio até chegarem à Estação de Tratamento de Esgoto da Martin de Sá, onde será feita uma palestra sobre tratamento de esgoto.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano, 90% da água utilizada, nos países em desenvolvimento, é devolvida para a natureza sem nenhum tipo de tratamento. E, 72% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes, que adquiriram alguma enfermidade através de água contaminada. São doenças como hepatite, cólera, esquistossomose e outras.
Mansano citou outro dado importante. Segundo ele, 50% dos rios do mundo estão poluídos com esgoto, resíduos industriais, agrotóxicos, etc.
As entidades, escolas, organizações não governamentais, a sociedade civil organizada, que quiser fazer visitas às estações de tratamento de esgoto, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá, no telefone (12) 3882-5195 e agendar.
Você Sabia?
1. Que 97% da água do planeta é salgada, 2% são geleiras e apenas 1% é potável e está disponível para consumo? Deste 1% de água para consumo, 70% é usado na agricultura e os 30% restantes são usados na indústria e nas residências?
2. Que, ao escovar os dentes com a torneira aberta, você gasta uma média de 25 litros de água? E, se você fechá-la, gasta 3 litros? E ainda, se encher um copo, você gasta somente 350 ml? (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá se destacam na Prova Natatória de São Sebastião

Caraguatatuba - Promovida pela prefeitura de São Sebastião, 41 atletas de Caraguá, participaram da Prova Natatória de Águas Abertas, realizadas no último final de semana 14 de março, domingo, na Praia Grande ( Balneário dos Trabalhadores) em São Sebastião, disputando de 200 a 1.500 metros.
Os atletas tiveram o apoio da Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguá. Alguns nadadores participaram pela Academia Linha D´Água como Marco Antonio, o Vavá, que conquistou o 3º lugar na classificação, na prova de 1.500 metros, entre outros atletas.
Nossos atletas obtiveram excelentes resultados. Na cat. M. 8/9 anos (200mts), Lucas Cusato conquistou o 1º lugar; Victor Velloso o 2º; Caio César Guimarães 0 3º; Ettore Yasbeck 0 4º e Carlos Eduardo Domingues o 5º lugar.
Na cat. M 10/11 anos ( 200mts ) Diogo Santos ficou com o 1º lugar; no feminino Ana Beatriz Guimarães garantiu o 1º lugar; Milene Rocha, o 2º e Gabriela Cusato, o 3º lugar.
Na cat. M 12/14 anos, Rafael Barros foi o campeão e o vice foi Lucas Mendonça. O 3º colocado foi Ulisses M. Mello, o 4º João Flávio de Godoi e, o quinto João Marcelo Guimarães. Na categoria Feminino, a campeã foi Amanda Matos, em 2º Thamirez Porazza, em 3º Nirlene Rocha e em 4º Caroline Rodrigues.
Na cat. M 15/17 anos, o campeão foi Daniel Lunardi, o vice Cleiton Nogueria, o 3º Guilherme Zapparoli, e o 4º Daniel Godoi. Na Feminino, Mara Berthoud foi a campeã, Aparecida Juliana Oliveira, a vice, e em 3º Mariana Lameu.
Na cat. M 18/20 anos, o campeão foi Alexandre Freitas, o vice, Myke Ambrizzi, e o 3º Micjel Longhi. Na categoria 26/30 anos, Masculino, o campeão foi Sandro Oliveira e Giulianno dos Santos, o vice. Na Feminino, tivemos a campeã Márcia Tamasiro. (Fonte: PMC)

XV prepara estádio para jogo de estréia

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba vai ajeitando o seu estádio para o primeiro jogo da temporada em casa, o segundo pela Série B-1, domingo, às 15, contra o Velo Clube de Rio Claro. Nos treinos, o zagueiro Fábio tem sido a novidade entre os titulares.
Aprovado pela vistoria da Federação Paulista de Futebol (FPF), o estádio do XV ainda passará por uma segunda avaliação da Polícia Militar, que cobra uma limpeza com a retirada do entulho das obras realizadas.
A pintura do alambrado e uma aparada na grama do campo de jogo também deverão ser providenciadas entre hoje e amanhã, pois a reforma dos vestiários dos visitantes e da equipe arbitragem já está praticamente concluída.
"Com a ajuda da Center Trevo, que nos forneceu o material necessário, deixamos o maior patrimônio do clube em ordem e esperando a nossa torcida", disse o presidente José Carlos de Oliveira, o Kibinho.
O lance de arquibancada localizado atrás do gol de fundos continuará momentaneamente interditado, pois não havia tempo e nem dinheiro para a reforma estrutural exigida pela FPF. Mas como a arquibancada central tem capacidade para 4.000 torcedores, não faltarão lugares durante a fase de classificação do campeonato.
"Se avançarmos na classificação, paralelamente resolveremos o problema", disse Kibinho, tentando regularizar a documentação do zagueiro Fábio, vindo de Santa Catarina e nos planos do técnico Édson da Silva, o Edinho. (Fonte: ValeParaibano)

Estudante do Módulo é vice-campeã no Circuito Profissional Super Surf

Caraguatatuba - A atleta Suelen Naraísa D. de Almeida, de Ubatuba, foi vice-campeã no Circuito Brasileiro Profissional Super Surf, realizado no início de março, na Praia da Joaquina, em Florianópolis. A atleta Módulo competiu com mais de cem atletas, sendo que 10 eram também de Ubatuba. Surfando há 8 anos, Suelen é profissional e tem co-patrocínio da Mor Mai, Max Out e Starm Ride. Cursa o 3º ano de Educação Física e conta com o bolsa-esporte há dois anos.
O Bolsa-Esporte é um dos programas de incentivo das Faculdades Integradas Módulo, que vem oferecendo alternativa para muitos jovens financiarem seus próprios estudos. Hoje a instituição mostra a sua preocupação em criar alternativas para que diversos segmentos da sociedade tenham condições de fazer cursos superiores, através de programas como o Bolsa-Esporte, o de estágio, o de monitoria, o Escola da Família, Fies, entre outros. (Fonte: Módulo)

Módulo promove cursos da área de Saúde Coletiva
Profissionais de nível superior, médio e básico poderão fazer os cursos de qualificação profissional nas áreas de saúde, alimentos, engenharia, arquitetura e vigilância sanitária.

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo e a Diretoria Regional de Saúde promovem, a partir de 17 abril, quatro cursos de aperfeiçoamento profissional voltados para a área da Saúde Coletiva.
O curso de Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos, dirigido a profissionais de Saúde, Alimentos e empresários, terá 120 horas e abordará manipulação de alimentos - aquisição da matéria-prima, armazenamento, processamento e conservação e venda, demonstrando as implicações diretas e indiretas na saúde do consumidor final. Serão estudados também o mercado no Brasil e no mundo, segurança alimentar, legislação, registro, microbiologia, conservação, pragas, entre outros.
O de Saúde Pública terá 90 horas e será dirigido a profissionais da área de Saúde, com Ensino Básico ou Médio. Seu objetivo é fornecer um instrumental para o cotidiano da prática de serviço de quem atua na Saúde Pública. Serão estudados SUS, municipalização, Conselhos e Fundos Municipais, epidemiologia, imunização, investigação, instrumentos de trabalho e vigilância sanitária de Saúde, Meio Ambiente, alimentos, entre outros.
O curso Vigilâncias à Saúde, com 150 horas, também é para os profissionais de nível básico ou médio. Visa a prática de trabalho. Serão estudados Saúde Pública e Coletiva, SUS, epidemiologia, imunização, aspectos legais em VISA, comércio de alimentos, saúde do trabalhador, água, resíduos, poluição, Meio Ambiente, amostras, etc.
O curso de Engenharia Sanitária: legislações sanitárias para análise de projetos, terá 80 horas e será dirigido a engenheiros, arquitetos e profissionais do setor de Vigilância Sanitária, com Curso Superior concluído e também alunos de graduação de Engenharia e Arquitetura. Temas: VISA, normas gerais e saneamento de edificações, projeto de estabelecimentos assistenciais à saúde, instalação predial de água e esgoto, indústria farmacêutica e de alimentos, cemitério e crematório, agência transfusional, laboratórios, ambulatórios, tanques sépticos e análise de projetos de farmácias, indústrias clínicas, hospitais, etc.
As matrículas poderão ser feitas de 12 a 14 de abril, nas Faculdades Integradas Módulo. Mais informações pelo telefone 3897-2000. (Fonte: Módulo)

Curso de Esperanto na Fundacc

Caraguatatuba - A Fundacc e o Caraguatatuba Esperanto –Grupo comunicam, que o Curso básico de Esperanto 2004 manterá inscrições abertas até o dia 23 de março nas Oficinas Culturais da Fundacc, à Rua Santos Dumont, 145 no centro. É administrado às terças –feiras às 19.30h. É gratuito, com vagas limitadas e as inscrições já podem ser feitas pelo telefone 3881-1834 O Curso avançado continuará às quintas feiras, no mesmo horário e local.
O Esperanto é neutro, regular,lógico, fonético, sonoro, mais fácil que as línguas nacionais e falado por uma comunidade internacional em 120 países. Utilizável em todas as áreas do conhecimento humano, seu uso prático está exaustivamente comprovado em seus 88 Congressos Mundiais, pela Internet, rádio, revistas e vastíssima literatura.
Conheça esta língua-ponte entre os povos, sua realidade no mundo moderno, sem a necessidade de cursos de aperfeiçoamento em nenhum país do exterior. (Fonte: PMC)

Romaria a Aparecida

Caraguatatuba - Como parte da programação de aniversário do seu 5º aniversário, a Diocese de Caraguatatuba fará no próximo domingo, 21 de março, uma romaria à cidade de Aparecida. Cerca de 700 pessoas, aproximadamente 15 ônibus, saem das quatro cidades do Litoral Norte pela madrugada e participam, na Basílica de Aparecida, da santa Missa que será presidida por Dom Fernando Mason, bispo da Diocese e concelebrada por todos os padres e religiosos, também do Litoral Norte.
De volta ao Litoral, a romaria passa pelo Seminário Beato Anchieta, na cidade de Taubaté. O Seminário diocesano tem como reitor o Pe. Alessandro H Coelho,28, que trabalha na formação de 13 seminaristas.
O objetivo desta peregrinação, além de festejar o aniversário da Diocese, é o de prestar uma homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Caraguá comemora 147 em abril

Caraguatatuba - Com muitos eventos e inaugurações, Caraguatatuba vai comemorar 147 anos, em 20 de abril. A Prefeitura inteira está empenhada em preparar uma grande festa de homenagem ao município, com inaugurações, shows, eventos esportivos e culturais. A secretaria de Turismo, a secretaria de Esportes e Recreação e a Fundação Cultural de Caraguatatuba já deram início aos preparativos em comemoração à data, que irão acontecer durante todo o mês de abril.
O público poderá comemorar em clima musical o aniversário da cidade. A festa começa com um mega show que já está sendo definido para o dia 20, na Praça de Eventos, além dos shows nos coretos da Igreja Matriz, Porto Novo, Massaguaçu e Perequê-Mirim, também no dia 20.
No dia 20, haverá o hasteamento dos Pavilhões no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, a partir das 20 horas com apresentações da Orquestra Guri, banda Municipal Carlos Gomes e Água Viva Coral. Neste dia, a Fundação Cultural estará inaugurando a Biblioteca de Artes; abrindo a Exposição "Dos olhos para dentro", de Carlos Moreira; a exposição coletiva de fotógrafos da cidade em homenagem a São Paulo; lançamento de mais uma edição do projeto de Literatua "Recontando Caraguá" e; lançamento do Inventário e Coleção "Altamir Tibiriçá Pimenta".
Entre as atividades esportivas, muita novidade no ar com o Campeonato Paulista de Vôo Livre, que acontece na Praia do Centro, nos dias 17 e 18 de abril. O evento será marcante para Caraguá, já que a coloca de volta no circuito de Vôo Livre do Estado de São Paulo. Serão 8 etapas a serem realizadas, este ano, em diversas rampas do Estado de São Paulo. A abertura acontece em Caraguá, com treino livre, no dia 16 de abril.
Outro evento esportivo, durante as comemorações do aniversário da cidade, é o campeonato de Skate "Caraguá", que acontece nos dias 10 e 11 de abril, na Praça de Skate Ton Fereira. No dia 17, os atletas homenageiam a cidade com muita disposição, correndo quilômetros no Circuito Caraguá de Corridas.
No dia 18, é a vez dos canoístas mostrarem seu talento no campeonato Oceânica, na Praia Martin de Sá. Outro evento para quem tem fôlego é a Corrida Pedestrinho que irá reunir alunos das escolas municipais, no dia 20, na Praça de Eventos. No mesmo dia, os participantes disputam a final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol Amador, no Campo do Indaiá.
Os pilotos de bicicross também correm por Caraguá, no dia 25, com o Campeonato de Bicicross do Litoral Norte. No dia 25, um Biathlon reunirá os bi-atletas de Caraguá, na Praia do Indaiá.

Programação:

Dias 10 e 11
Campeonato de Skate "Caraguá"
Local: Pista de Skate Ton Ferreira, na Praia do Centro

Dia 17
Circuito Caraguá de Corridas (2ª etapa)
Local: Praça de Eventos

Dias 17 e 18
Campeonato Paulista de Vôo Livre
Local: Praia do Centro

Dia 18
Campeonato de Canoagem Oceânica
Local: Praia Martim de Sá

Dia 20
Hasteamento dos Pavilhões
Local: Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, a partir das 8h.
Abertura com apresentação da Orquestra Guri, Banda Municipal Carlos Gomes e Água Viva Coral.
Inauguração da Biblioteca de Artes.
Inauguração da nova iluminação da Praça do Caiçara.
Lançamento da nova edicão do Projeto "Recontando Caraguá".
Lançamento do Inventário e Coleção "Altamir Tibiriçá Pimenta".
Abertura da Exposição "Dos olhos para dentro", de Carlos Moreira. (parceria com a Pinacoteca do Estado).
Abertura da Exposição Coletiva de fotógrafos de Caraguá em homenagem a São Paulo.
Mega Show de Aniversário da Cidade - Local: Praça de Eventos
Corrida Pedestrinho - Praça de Eventos
Final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol Amador - Campo do Indaiá

Dia 25
Campeonato de Bicicross do Litoral Norte – Copa Regional
Local: Pista Oficial na Praia do Indaiá
Biathlon - Local: Praia do Indaiá (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Encontro do trade marítimo encerra estação

Foto: Marçal Duarte PMIIlhabela - A Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Ilhabela e a Brasilcruise (Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos), realizaram em Ilhabela um evento onde reuniram os principais armadores e argentes marítimo que operam com cruzeiros no Brasil.
Fizeram parte da mesa, juntamente com o prefeito Manoel Marcos e o secretario de Turismo Ricardo Fazzini, o delegado de Turismo do Estado de São Paulo, Paulo de Tarso, o presidente da Brasilcruise, Carlos Eduardo Bueno Neto, o diretor de marketing da Sun & Sea, Ricardo Amaral, o diretor de marketing da Costa Cruzeiros, Francisco Ancona, e o diretor marítimo da CVC, Rodolfo Szabo.
O encontro visou discutir soluções de ordens burocráticas e financeiras para os problemas enfrentados pelo trade e aumentar o numero das escalas e as companhias em operação no país.
Na temporada de 2003/2004 a estimativa foi de 130.000 pessoas visitando os portos turísticos. Passaram em Ilhabela 35.000 destes, sendo o município considerado o segundo porto do Brasil em escalas.
Buscando o crescimento do segmento é que os portos turísticos do Brasil se uniram e fundaram a Brasilcruise, entidade que hoje já se encontra devidamente registrada.
A intenção na oportunidade foi de resolver os problemas que dificultam o desenvolvimento do setor.
As restrições de gastos das repartições federais portuárias, com seu efetivo de pessoal reduzido pelas metas de economia impostas pelo governo federal foram objeto de discussão.
Segundo o secretário Fazzini, “embora persista a necessidade de nunca deixar de observar a legislação, temos conseguido levar nossa missão de atendimento aos passageiros e tripulantes sem nenhum percalço ou obstáculo burocrático. Na esfera adua-neira também temos recebido o melhor atendimento. Os fatores negativos, como a restrição de gastos e redução de pessoal nas repartições publicas federais, não poderão nunca serem fatores que venham impedir o livre exercício de um comércio honesto, gerador de empregos e oportunidades, como é o caso da industria dos navios de turismo”.
Rodolfo Szabo, diretor Marítimo da CVC, destacou que “não é só de problemas burocráticos que estamos falando. Apesar de Ilhabela ser o melhor porto de parada o receptivo ainda apresenta falhas”, afirmou.
Fazzini reconheceu que “apesar de investirmos na infra-estrutura do receptivo, temos que melhorar e muito a qualidade da mão de obra”.
O secretário anunciou para hoje a convocação de todo o receptivo local, incluindo associações de jipes, lanchas e monitores, operadores de receptivo local, taxistas, vans e todo o segmento para uma reunião em parceira com o Sebrae e apresentação do Projeto “Empreender” que se destina a reunir o segmento, para aprimorar seu conhecimento.
O prefeito Manoel Marcos lembrou que, ao assumir a administração, o receptivo aos turistas era desorganizado. Hoje, afirmou, conta com centro de informações turísticas, ambulância, viatura de policia e a maior organização possível das empresas que prestam serviços de recepção turística no município.
Manoel Marcos lembrou que investir no turismo é investir em geração de empregos e pediu, em tom crítico, maior atenção do governo federal para a atividade. (Fonte: Imprensa Livre)

Proposta de estrada-parque em Castelhanos vai ao governador

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos recebeu ontem em seu gabinete a coordenadora regional de parques do litoral norte, Viviane Buchianeri, acompanhada por um grupo de técnicos do Instituo Florestal, Codasp, além da diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Marília Brito de Moraes, e o secretário de Obras do município, João Marques da Costa, e a diretora de promoção da secretaria de Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini, para discussão e formalização do projeto da Estrada-Parque de Caste-lhanos, para futuro encaminhamento ao governador Geraldo Alckmin.
De acordo com o prefeito, será importante a criação de regras para a visitação à praia de Castelhanos, assim como tomar providências evitando o serviço prolongado de maquinas nas obras, usando de preferência mão de obra local e observando o máximo respeito às necessidades da comunidade caiçara. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador quer médico e enfermeiro para o posto de saúde do Bonete

Ilhabela - O vereador Almir Mariano está cobrando a contratação de médico e enfermeiro para o posto de saúde localizado na praia do Bonete, extremo sul do município. A indicação apresentada na Câmara já foi encaminhada ao prefeito Manoel Marcos.
Para o vereador, os profissionais devem residir no bairro. Ele acredita que a medida melhoraria o aproveitamento do posto. “Na área da saúde só serão alcançados resultados satisfatórios se houver uma valorização tanto dos recursos físicos como, principalmente, dos recursos humanos”, destaca Mariano.
De acordo com o vereador de Ilhabela, mais de 80 famílias residem no bairro. “É uma questão de vontade política”, afirmou.
Com 90 metros quadrados, o novo prédio foi inaugurado há pouco mais de um mês, numa parceria entre prefeitura e iniciativa privada. A idéia é facilitar o atendimento médico para aproximadamente 350 pessoas. Isto porque o acesso ao Bonete é feito somente por trilha ou barco.
Ontem à tarde o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Colucci, informou já está preparando a contratação de pessoal. Segundo ele, um médico e enfermeiro estarão no Bonete dois dias por mês, o que já deve ocorrer no início de abril.
Contudo, o secretário ressaltou que, atualmente, um agente comunitário e um auxiliar de enfermagem permanecem no posto durante toda a semana. Colucci diz que a permanência de um médico torna-se mais difícil em razão do custo e reduzido número de pessoas atendidas.
A comunidade também passará a contar com atendimento odontológico. Na tarde de ontem, os equipamentos seriam levados para o posto, porém a viagem de barco foi cancelada por causa do mau tempo. “O dentista já foi contratado e deverá estar no Bonete três dias a cada quinzena”, anunciou. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Reunião discute o Super Surf em Maresias

São Sebastião - Em reunião realizada na última quarta-feira na sub-prefeitura da costa sul, em Boiçucanga, com a presença do prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, ficou acertado os detalhes finais para a 2ª etapa do Super Surf, que acontecerá em Maresias entre os dias 21 e 25 de abril.
O evento conta com a participação dos principais surfistas brasileiros, como Teco Padaratz e Peterson Rosa. “O alto nível técnico da competição aliado a ótima estrutura oferecida aos atletas e ao público garante a etapa de Maresias como a mais esperada do circuito”, declara Evandro de Abreu, um dos organizadores do evento.
Abreu conta que esta é a quarta vez que Maresias é sede de uma etapa do Super Surf e que em todos os anos foi um sucesso. “O retorno publicitário corresponde às expectativas dos patrocinadores. Toda a mídia especializada estará em Maresias cobrindo o evento”, afirma.
O prefeito Paulo Julião destaca o esforço para manter o Super Surf em Maresias, lembrando que a etapa corria o risco de ser transferida para Torres, no Rio Grande do Sul. “São Sebastião não podia perder um evento desta grandeza que atrai turistas fora de temporada e movimenta a economia local”, comemora. (Fonte: PMSS)

Entre as costas norte e sul do município, São Sebastião ganha novas obras

São Sebastião - Em comemoração ao aniversário de São Sebastião, nesta quinta-feira, dia 18, acontece a entrega da reforma e ampliação da escola Maria da Penha Frúgoli, na Enseada, às 16h30.
Os eventos prosseguirão na sexta-feira, dia 19, quando o prefeito Paulo Julião estará entregando obras na costa sul. As inaugurações começam em Boiçucanga, às 10hs, onde acontece a entrega da primeira Biblioteca Municipal da costa sul. Cerca de 2 mil livros, de gêneros variados, serão disponibilizados à população.
O sub-prefeito, Wagner Teixeira, ressalta a importância da obra: “É um grande material de pesquisa para auxiliar os estudantes e um incentivo à leitura”. A biblioteca está localizada Regional de Ensino, em frente a sede da sub-prefeitura.
Ainda em Boiçucanga, Julião inaugura, às 11hs, o Centro de Reabilitação “José Teixeira”, um anexo do Pronto-Socorro de Boiçucanga, onde serão realizados atendimentos nas áreas de ortopedia, fisioterapia, fonodiaulogia, psicologia e serviço social.
A coordenadora técnica do Programa Municipal de Reabilitação, Elizete Nossabein, explica que os moradores da costa sul eram obrigados a se deslocarem até a região central do município, e isso causava o abandono do tratamento. “Com o Centro de Reabilitação em Boiçucanga, esse problema está superado”.
Barra do Sahy e Juquehy - A visita do prefeito pela costa sul prossegue em Barra do Sahy onde, às 15hs, será inaugurado o Centro Odontológico da EM Henrique Tavares de Jesus. Em seguida, às 17hs, Julião vai até Juquehy para a entrega da reforma e ampliação da EM Plínio Gonçalves de Oliveira. (Fonte: PMSS)

Felipe Dylon anima público de todas as idades em São Sebastião

São Sebastião - O show do cantor Felipe Dylon agradou o público de São Sebastião durante a apresentação na rua da Praia (foto), na última terça-feira, onde atraiu pessoas de todas as idades. Muitas pessoas foram conferir de perto o trabalho do cantor, que vem fazendo bastante sucesso, principalmente entre os adolescentes.
A empolgação e alegria jovens que assistiram ao show foi prova da admiração que o cantor recebe por parte desse público. Além disso, muitos fãs foram atrás do cantor para conseguir um autografo ou conseguir uma foto ao lado dele. Durante horas, a entrada do hotel onde Felipe esteve hospedado ficou completamente lotada pelo público, que seguiu o cantor.
Durante o show, Felipe Dylon apresentou seus hits mais conhecidos, que são Deixa Disso e Pura Pressão. Além disso, o cantor apresentou outras músicas, de bandas de sucesso, como Legião Urbana e Paralamas do Sucesso.
O show de Felipe encerrou a programação cultural do aniversário de São Sebastião. Na mesma noite, houve a tradicional queima de fogos e ainda a apresentação da dupla sebastianse Pedro Henrique e Rafael, que fizeram o lançamento de seu primeiro CD. (Fonte: Imprensa Livre)

Capitão Mota e Borba travam duelo verbal na tribuna da Câmara

São Sebastião - Clima quente na sessão de ontem da Câmara Municipal. Em discurso na Tribuna Livre, o vereador Erwin Edson Aparecido da Mota, o Capitão Mota, fez duras críticas ao vereador Carlos Antônio de Souza Borba.
Mota, que nos últimos sete meses esteve à frente da Regional Costa Norte, alegou estar se defendendo de ataques que teriam sido feitos enquanto esteve fora do Legislativo.
“No dia 2 de março, o vereador Carlos Borba teceu críticas contundentes, queixando-se da limpeza de alguns terrenos e outros serviços. Dizia-se muito chateado, chegando a ressaltar categoricamente que estaria cansado de ver gente ‘coçando’. Também afirmou a existência de vagabundos quando lançou a seguinte frase: não tem essa. Tem que trabalhar”, relatou o ex-diretor regional.
Ainda em seu discurso, o vereador Capitão Mota disse que o vereador teria de procurar saber o que estava acontecendo na regional. “O que não podemos aceitar são mentiras, as falácias daqueles que somente buscam as luzes da ribalta, como borboletas coloridas ou prostitutas alegres”, manifestou o vereador do PTB.
Erwin Mota lembrou algumas dificuldades enfrentadas na Regional Costa Norte. “Por mais de quatro meses seguidos e, tristemente, até o fim da nossa permanência, ficamos sem a máquina patrol, retroescavadeiras e instrumentos de suma importância para a manutenção de ruas castigadas pela chuva”.
De acordo com o ex-diretor, apesar das dificuldades, conseguiu moralizar o setor administrativo do setor. “Assim, o vereador Borba, ao precipitar a sua fala maldosa e desrespeitosa, lançou sobre a cabeça dos servidores a pecha de vagabundos. Desrespeitou também esta casa, quando não se dignou em buscar as verdades dos fatos para formas suas convicções firmes e sadias, sem a lucidez dos malucos belezas, aliás, lucidez esta que nunca demonstrou, optou agir como avestruz.
Bom, esperar o quê de um vereador que só fez enriquecer o folclore da tribuna, com falas descompromissadas, sem nexo e distante do interesse público?”, atacou Mota.
Também na tribuna livre, o vereador Carlos Antônio de Souza Borba lamentou as declarações de Erwin Mota. “Fico triste com a postura colocada aqui. Não chego atirando pedra. Pra mim, ignoro quando não dá para conviver”, disse o vereador do PMDB.
Carlos Borba salientou ainda que tudo será avaliado pela própria população. “Veja a vida do Borba, que vive aqui desde os cinco anos de idade, e veja a dele (Mota), descubram o que é. Sempre defendi os carentes. Nunca trouxe projetos para vangloriar um ou outro”.
Apesar do ataque do ex-diretor regional, Borba afirmou que prefere esquecer. “Deixo abafado no fundo do baú e o povo que veja quem realmente está falando a verdade. Não fui eu que disse que iria para lá (Regional Costa Norte) para fazer e acontecer”, finalizou.
Uma moção de aplauso aos funcionários da regional, de autoria do vereador Erwin Mota, foi aprovada por unanimidade na noite de ontem. A sessão terminou por volta das 20h30. (Fonte: Imprensa Livre)

Projetos declaram de utilidade pública as Sociedades Amigos de Maresias e Cambury

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou, ontem à noite, dois projetos de lei de autoria do vereador Sérgio Pereira, que declaram de utilidade pública duas sociedades amigos de bairro. O primeiro, 012/2004, trata da Somar (Sociedade Amigos de Maresias). “A entidade tem uma longa folha de serviços prestados ao município de São Sebastião”, defendeu o autor.
Pereira citou, por exemplo, bicicletas doadas para o PSF (Programa de Saúde da Família), parceria na construção do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), centro de informações turísticas, palestras, cursos de reciclagem, entre outros. “Apresentou todos os documentos e pré-requisitos para a declaração de utilidade pública. São serviços inegáveis e esse é o reconhecimento, pois tem cumprido suas funções e feito muito pela comunidade”.
Já o projeto 013/2004 é referente à Sociedade Amigos da Praia de Cambury, fundada em outubro de 1991. Sérgio Pereira relata que, entre os objetivos da entidade, estão: congregar moradores e proprietários de imóveis para promover a preservação ambiental; defender um desenvolvimento ordenado; e manter permanente contato com órgãos públicos. “Durante todos estes anos também tem cumprido seus objetivos, sendo de fato de grande utilidade pública, carecendo da merecida declaração formal do poder público”, concluiu Sérgio Pereira.
Os projetos serão encaminhados à sanção. Com as leis, as sociedade amigos de bairro poderão conseguir verba pública. Ainda na sessão de ontem, o vereador apresentou outro projeto semelhante, para tornar de utilidade pública a Sociedade Amigos da Praia das Cigarras. A proposta foi encaminhada às comissões parlamentares. (Fonte: Imprensa Livre)

allTV recebe campeões do Circuito Maresia Contest 2003

São Sebastião - Nesta quinta-feira, dia 19, das 13 às 14 horas, a primeira televisão da internet, a allTV, recebe no programa allTV Sports, o organizador do Circuito Maresia SP Contest, Eduardo Nascimento, o Dadá, junto com os campeões do circuito em 2003.
A apresentadora Luciana Martins baterá um papo com aqueles que chegaram no lugar mais alto do pódio, o bi-campeão da categoria Open João Carlos Chaves, além de Bruno Pagani na Longboard, Thiago Costa na Junior e Andréa Planas que venceu na Feminina. Enquanto o papo rola, as imagens do campeonato vão passar na telinha.
O Circuito Maresia SP Contest é um campeonato de surf destinado aos surfistas amadores da capital paulista, onde cada região tem a sua etapa. Os classificados de cada região se encontram na grande final, e assim sai um campeão em cada categoria disputada.
ABC – Organizador de vários circuitos de surf, Dadá, também vai falar no programa sobre circuito que está preparando para abril. O Circuito Tent Beach ABC 2004 acontecerá nos dias 3 e 4 de abril, na praia do Tombo, no Guarujá, Litoral Sul de São Paulo.
Além dos surfistas amadores, o circuito contará com a presença dos surfistas profissionais Danilo Costa, Binho Nunes e Juliana Guimarães, que vão participar de uma clínica de surf nas areias do Guarujá. Os surfistas do Grande ABC já podem garantir a vaga na etapa de abertura nas categorias Open e Longboard ABC, Junior ABC, Pré Master e Feminino, já os locais do Tombo podem participar na Open Local.
Para assistir o programa allTV Sports, basta acessar o site www.alltv.com.br. Além da internet, o programa será exibido no canal 12 da TVA de São Paulo. Não perca! (Fonte: Fama Assessoria)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

CPI da Comtur é rejeitada na Câmara de Ubatuba

Secretário de turismo, Sergio Carvalho, na ITB em BerlimUbatuba - Desta vez a questão da CPI da Companhia de Turismo de Ubatuba entrou na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida terça-feira. Já são várias semanas seguidas em que o assunto é o principal na casa de leis. Na última semana, com o provável afastamento do então presidente da Comtur, Sérgio Carvalho, a votação acabou não entrando na ordem do dia.
O motivo do pedido de CPI era a suspeita de improbidade administrativa, baseada na denúncia da funcionária da Comtur, Samanta Rassan, que alegou desvio de R$ 35 mil de verba pública.
Como previsto, o conselho administrativo da Companhia de Turismo conseguiu a exoneração de Carvalho do cargo de diretor-presidente.
Quem assumiu o posto foi a ex-assessora técnica Patrícia Ortiz, que se afastou da Secretaria de Turismo recentemente, alegando incompatibilidade ética e profissional com o secretário.
“Estamos em período de diagnóstico da empresa, em função disso faremos um planejamento de ações”, conta Patrícia, que assumiu a companhia cheia de problemas, assim como aconteceu com Carvalho.
Até meados de abril, conforme estatuto, será convocada a Assembléia Geral Ordinária com os acionistas, onde serão apresentados os relatórios da auditoria realizada.
A nova presidente da Comtur diz que seu objetivo é trabalhar em parceria com a Secretaria de Turismo, independente dos problemas que possam ter ocorrido.
Segundo a assessoria de imprensa da Companhia, sua gestão será de lisura, transparência, seriedade e o compromisso com o desenvolvimento do Turismo do Município, através de um plano de ação que visa resultados práticos em médio prazo, com espe-cial atenção ao Ecoturismo e outras atividades sustentáveis.
Da Alemanha - Sérgio Carvalho não está mais no comando da Comtur mas continua como secretário da pasta de Turismo no município. No momento, em viagem para Berlim, na Alemanha, o secretário está divulgando Ubatuba para o turismo internacional, na maior feira do gênero, a ITB.
Segundo notícias enviadas de lá, as vendas vão bem: a empresa de turismo americana S.A.C.I.T - South American Incentives & Tours sediada em Miami - EUA, com filial em São Paulo, solicitou datas a partir de setembro para receber os primeiros grupos de estrangeiros em Ubatuba, em operação conjunta com o Rio de Janeiro.
O primeiro grupo de 60 turistas poloneses está previsto para setembro. Também se concretizaram vendas diretas de turistas estrangeiros para o Hotel Recanto das Toninhas, através de seu representante na Feira de Berlim, que receberá no início de abril, um grupo de 12 turistas alemães para um período de cinco dias.
A empresa suíça MH, através de seu diretor, Michael Herber, montará operações de turismo de executivos a partir de novembro, incluindo Ubatuba, Rio de Janeiro e Paraty.
Foi também firmado acordo de vendas de ecoturismo em Ubatuba com a segunda maior empresa de destinos de Ecoturismo do Brasil, a FreewayAdventures, por meio de seu diretor Edgar Werblowsky, também expositor na ITB Berlim e que irá a Ubatuba ainda no mês de março.
A equipe que foi a Berlim levou uma grande amostra do artesanato de Ubatuba para expor na ITB. Em visita do embaixador do Brasil na Alemanha, Denort de Medeiros, e do chefe da missao comer-cial, Rodrigo Alexandre, o embaixador convidou Ubatuba para realizar Mostra de Artesanato nas cidades de Berlim, Colônia, Hamburgo, Frankfurt e Stutgart na Alemanha, Bradislava (Polônia) e Porto (Portugal), em datas que serão previamente agendadas com o prefeito Paulo Ramos. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba presente no encontro sobre cruzeiros marítimos

Encontro do Trade Marítimo Nacional em IlhabelaUbatuba - A convite do Secretário de Turismo de Ilhabela, Sr Ricardo Fazzini, a cidade de Ubatuba esteve presente ao primeiro encontro do Trade Marítimo Nacional. O evento, patrocinado pela Brasil Cruises, teve como objetivo avaliar a temporada 2003/2004, assim como mostrar as projeções de futuro sobre os cruzeiros marítimos no Brasil.
Conforme explanações do Secretário, o turismo náutico em navios de cruzeiro é, atualmente, um dos mais importantes segmentos do mercado. Nesta temporada foram transportados mais de 130 mil passageiros, mesmo contando com poucas embarcações realizando cruzeiros em nossa costa. Os níveis de ocupação foram excepcionais para a maioria das empresas de navegação, acima dos 98%.
A cidade de Ilhabela foi o segundo porto nesta temporada, perdendo apenas para a cidade de Búzios. Ela está integrada à rede Brasil Cruises, entidade que congrega hoje mais de 15 portos em todo o País, de Manaus a Jurerê, no sul. O objetivo da entidade é o fomento do turismo náutico, com ênfase no desenvolvimento de novos portos para atracação. Seus membros atuam em diversos segmentos, mas com atenção especial para a regulamentação da navegação de cabotagem em território brasileiro. Para a próxima temporada, estarão prontas as instalações de Cabo Frio, que passará a integrar a rede de opções disponíveis para que os navios realizem suas escalas.
A Brasil Cruises está desenvolvendo novos portos pelo Brasil, pois há interesse por parte dos envolvidos na ampliação do leque de ofertas a serem oferecidas às empresas de navegação. Deste modo, a cidade de Ubatuba aparece como uma alternativa viável para o mercado, uma vez que possui todas as condições para implantação de um píer que permita a atracação destes navios.
De acordo com Luiz Felipe Azevedo, da Belmar Viagens de Ubatuba, a cidade tem boas chances de integrar o roteiro nacional: “Estivemos em reunião com os principais representantes dos armadores internacionais, apresentando nossa proposta de receptivo náutico. Todos demonstraram grande interesse, e já estão agendadas reuniões com os principais executivos destas empresas para o próximo mês. Temos muito a oferecer e todos se prontificaram a nos auxiliar”, concluiu Luiz Felipe, que esteve presente ao evento juntamente com o Sr. Celso Teixeira Leite, assessor de imprensa, representando a Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: Felipe Azevedo)

Patrícia Ortiz Assume a COMTUR

Ubatuba - Na ultima quinta-feira dia 11 de março, Patricia Ortiz assumiu, interinamente a Presidência da COMTUR- Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba. O principal motivo de aceitar o cargo, é seu compromisso com o Turismo no município, e o grande desafio de sanear a empresa.
A estratégia de ação será de realizar um raio X da empresa, partindo de um levantamento total situação jurídica e contábil da COMTUR, do passivo trabalhista e tributário; através de consultores especialistas, para então traçar um plano de ação estratégico através participação dos Sócios Acionistas.
Até meados de abril, conforme estatuto, será convocada a Assembléia Geral Ordinária com os acionistas onde serão apresentados os relatórios da auditoria realizada. Os parceiros desta empreitada serão a comunidade, associações de classe e a sociedade civil organizada.
O Norte de sua gestão será de lisura, transparência, seriedade e o compromisso com o desenvolvimento do Turismo do Município, através de um plano de ação visando resultados práticos a médio prazo, com especial atenção ao Ecoturismo e outras atividades sustentáveis. (Fonte: COMTUR)

Ubatuba faz RG gratuito para estudantes da rede municipal

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba recomeça no próximo mês a emissão gratuita de carteiras de identidade para os alunos da rede municipal. O objetivo é atender até novembro mais de 4.500 alunos de 4 a 15 anos de idade.
O programa "Identidade Cidadania" já beneficiou 1.026 crianças e adolescentes no ano passado.
Segundo a coordenadora do programa em Ubatuba, Silvia Helena Thomas Issa, 1.450 alunos das escolas do Rio Escuro, Lázaro e Perequê-Mirim estão fornecendo os dados pessoais.
No dia 24 de abril, eles serão levados até a escola Judite Cabral, no bairro Perequê-Mirim, para assinar e colocar a impressão digital nas identidades, que são emitidas pelo governo do Estado por meio do PoupaTempo.
No ano passado, as escolas beneficiadas foram as da região sul. "A idéia é que todos os alunos tenham um documento de identidade. Até o final do ano, vamos estender o projeto para as outras escolas", disse a coordenadora.
Os alunos precisam entregar certidão de nascimento, documentos dos pais e serão orientados a preencher uma ficha de cadastro, que é obrigatória para a emissão da carteira.
Um fotógrafo da prefeitura está fazendo as fotos dos alunos gratuitamente. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia Civil apreende cinco máquinas de caça-níquel

Ubatuba - Dando continuidade ao combate de jogo de azar no Litoral Norte, a Polícia Civil apreendeu na noite de terça-feira cinco máquinas de caça-níquel em um bar no Centro.
O setor havia recebido denúncia da presença delas no estabelecimento. Os aparelhos estavam dentro de um quarto no bar e foram levados para delegacia, onde ficaram apreendidos.
Foi registrado o termo circunstanciado de jogo de azar e será investigada a procedência das máquinas. No começo do ano, o setor já tinha apreendido 15 aparelhos. A Polícia Civil de São Sebastião também já recolheu nos últimos meses quase 20 máquinas de caça-níquel. (Fonte: Imprensa Livre)

Acusado de tentativa de homicídio vai cumprir pena de dois anos em liberdade condicional

Ubatuba - A Câmara Municipal foi palco de mais um julgamento com júri popular, ontem. O caso foi o do réu Francisco dos Santos, acusado no Artigo 121, parágrafo 2º, inciso IV: tentar homicídio contra a vítima Allanderson Fonseca da Silva, no dia 17 de março do ano passado, na residência da Rua da Cascata, bairro do Ipiranguinha.
O julgamento, que durou o dia todo, teve depoimentos das testemunhas de acusação, Adriano Fonseca da Silva, irmão da vítima, Adilson Branco da Silva, primo da vítima, André Luiz Lopes, policial militar e Antonio Carlos Oliveira, amigo.
Segundo o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira, os depoimentos das testemunhas foram iguais em todas as vezes em que foram ouvidas e neles afirmam que viram o réu empunhalar uma faca que media cerca de 15 cm e atacar Allanderson, que desviando-se, acabou ferido na nuca.
Francisco teria ido até a casa onde estavam Allan-derson, o irmão, o primo e um amigo e chamado no portão, até que quando este foi aberto, o réu foi golpeando a vítima.
O policial militar, que chegou ao local na hora do crime, disse ter visto o réu jogar a faca no chão e alegou que ele parecia estar alcoolizado ou drogado, pois falava frases sem sentido.
Em depoimento em juízo, Francisco dos Santos disse que a vítima teria ateado fogo em sua casa e tentado matá-lo e que então, teria ido à residência de Allanderson para “acertar as contas”. Porém, em uma primeira ocasião, quando questionado pelo delegado, o réu alegou inocência e disse que a faca deveria pertencer à vítima ou a um de seus acompanhantes, entrando em contradição. Após sete horas de julgamento, o júri foi à votação e a juíza Milena Dias anunciou que Francisco dos Santos cumprirá pena por dois anos, em liberdade condicional. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba abre o Circuito Powerbar/Reebok Long Distance 2004
A competição terá cerca de 500 atletas de todo o país e do exterior

Ubatuba - A cidade de Ubatuba será sede da primeira etapa do PowerBar/Reebok Triathlon Long Distance 2004, o primeiro circuito nacional do gênero. A disputa acontece no dia 4 de abril e reunirá cerca de 500 competidores de todo o país e destaques do exterior. O circuito ainda prevê duas etapas, em Cabo Frio (RJ), em agosto, e Pirassununga, interior paulista, no mês de dezembro, quando serão conhecidos os campeões da temporada. Vale lembrar que cada etapa terá, em paralelo, uma competição de short triathlon, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.
Pelo segundo ano consecutivo, Ubatuba recebe os principais nomes do país em provas longas. Desta vez, entretanto, o evento deverá contar com quase o dobro de participantes.”Tivemos cerca de 300 atletas no ano passado, número que deverá praticamente dobrar nesta temporada para as duas disputas. O percurso de Ubatuba é bastante seletivo e, mesmo, assim, teremos muitos inscritos”, destaca Célio Balieiro, diretor da Cia de Eventos, criadora e organizadora da competição.
O evento vai atrair os grandes nomes do Brasil neste tipo de prova. Aliás, as competições de longas distâncias têm crescido em razão do aumento no número de praticantes, mais uma vez comprovado pela quantidade de atletas que são esperados em Ubatuba. Em 2003, o argentino radicado em Santos Oscar Galindez e a catarinense Vanusa Maciel foram os vencedores da prova e são esperados para defender o título.
A programação da etapa de abertura do PowerBar/Reebok Triathlon Long Distance é a seguinte: 03/ 04 14h00, Expo Sports; 17h00, Congresso Técnico Long Distance e Short (obrigatório); 18h00 início da entrega de kits no ginásio de esportes de Ubatuba; 04/04 06h00, abertura da área de transição; 07h50, fechamento da área de transição; 08h00, largada o Long Distance; 08h30, largada do Short Distance; 13h00, premiação.
As inscrições para as duas disputas continuam abertas e os interessados podem confirmar presença pelo site oficial, www.ciadeeventos.com.br . As taxas são as seguintes: Long Distance, R$ 320,00; Short Distance, R$ 120,00; Revezamento, R$400,00. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 5581-3153.
A etapa de Ubatuba do PowerBar/Reebok Triathlon Long Distance 2004tem organização da Cia. de Eventos, com patrocínio da Reebok e PowerBar, além do apoio da Prefeitura de Ubatuba, Secretaria de Esporte e Lazer e Contur.
Mais informações no site www.ciadeeventos.com.br  - (Fonte: ACS-PMU)

Sumidouro vai ganhar asfalto. Passarela na Pedreira Alta

Ubatuba - A Secretaria de Obras está colocando guias e sarjetas na entrada principal do bairro do Sumidouro que deverá ser asfaltado na próxima semana. “ Estamos concluindo as obras de drenagem com tubulação e valas a céu aberto e vamos asfaltar, neste primeira fase, a entrada principal do bairro. As demais serão pavimentadas numa próxima etapa”, diz o prefeito Paulo Ramos.
O bairro do Sumidouro, de acordo com o Secretário de Obras, Jeriel Rocha, conta com levantamento completo para instalação das obras de drenagem tendo sido realizados serviços nas ruas Josias Ramos Nogueira e Imaculada Conceição, após a rodovia Rio-Santos. “ O bairro com drenagem e asfalto ganha em qualidade de vida e fica mais valorizado”, diz o secretário.
Na rua Joana Lourenço de Oliveira, na Pedreira Alta, a Prefeitura concluiu a construção de duas passarelas que serão úteis principalmente nas fortes chuvas e enchentes. A transposição do riacho era feita com a pessoas pisando em pedras com muita dificuldade e correndo risco de acidentes. A passarela resolve o problema de passagem, incluindo bicicletas e motos. (Fonte: ACS-PMU)

Circuito Petrobras de Surfe Feminino em Ubatuba

Ubatuba - O Circuito Petrobrás de Surfe Feminino 2004, troféu Deborah Farah, este ano terá etapa em Ubatuba, nos dias 02 a 04 de abril, em homenagem as atletas paulistas. De 25 a 27 de junho acontecerá em Maceió (AL) e será encerrado na Barra da Tijuca (RJ), de 01 a 03 de outubro.
A premiação profissional passa ser de R$ 20.000,00 na etapa de Maceió, e de R$ 15.000,00 nas outras duas etapas. Ainda na categoria longboard R$ 1.000,00 de prêmio por etapa, passando a contar para o primeiro circuito brasileiro profissional da categoria, movimento de profissionalização que teve início nesse mesmo Circuito.
As categorias são groomets (até 12 anos), mirim (até 16 anos), open, longboard e profissional. O Circuito tem o apoio da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Comunicado da Seção de Arquivos e Documentos

Ubatuba - Tendo em vista a urgência de desocuparmos o prédio que foi doado a Fundação da Criança, aonde se encontram por volta de 160.000 processos, a seção de Arquivos e Documentação, paralisará o atendimento na parte da tarde entre os dias 22/03/04 à 26/03/04 para realização desta mudança.
Estaremos recebendo processos e memorandos pela manhã, assim como consultas na Seção de arquivo somente no horário das 08:00 às 12:00.
Agradecemos desde já a compreensão e a colaboração de todos.
Oswald Nelson Rico - Seção de Arquivos e Documentos. (Fonte: ACS-PMU)

Artigo Topo

Nota Técnica
Irineu Nalin


No Artigo "A derrama voltou!", quando afirmei ..."ou até tributar o resgate de capital aplicado em fundo de previdência privada, como se fosse rendimento"..., esclareço:
Nesse tipo de artigo não se pode descer a certos detalhes técnicos e, para não gerar qualquer controvérsia ou mal entendido entre especialistas, segue minha discordância:
Ao tributar o resgate do capital investido, como se fosse um rendimento há uma violação de conceito. A tributação deveria ser exigida sobre o rendimento dessa aplicação e jamais sobre o montante aplicado e resgatado.
Ora, pode-se afirmar: "existe um incentivo (até 12% da Renda Tributada), no exercício de aplicação dado pelo governo, como abatimento da RT, que objetiva estimular o contribuinte a aderir à previdência privada e que foi utilizado no instante de tempo anterior ao do resgate".
Discordo amplamente que esse incentivo fiscal venha a compensar a referida tributação. Que incentivo é esse, que o Leão abana o rabo para depois segurar o contribuinte com suas vigorosas garras e abocanhá-lo?
Vejamos uma situação hipotética para que fique mais claro:
Tomemos como exemplo simplificado, um contribuinte que recebeu R$12.000,00 do FGTS e como não precisava do dinheiro, aconselhado por seu Gerente aplicou em um FAPI. Como sabemos, essa modalidade de renda é isenta. No referido exercício auferiu R$102.000,00 de renda, sendo que sua Renda Tributada foi de R$90.000,00. Com o incentivo de até 12% relativo a aplicação no FAPI, contou com um Abatimento de R$10.800,00, que resultou em R$79.200,00 como Base de Cálculo para a apuração do IRPF devido, de R$16.703,10.
De fato, o referido contribuinte deixou de recolher R$2.970,00 em vista do referido benefício. Se tivesse optado por outra modalidade de aplicação, como Poupança ou qualquer outro fundo, não teria tido esse incentivo e pagaria R$19.673,10 de imposto. Como precisava de um descanso julgou que poderia gastar essa diferença em uma pequena viagem de férias. Afinal, era um valor que teria ido mesmo para o governo que pouco faz e gasta muito mal.
No exercício seguinte seu orçamento foi comprimido face a novas despesas do filho ingresso na Universidade, aumento do IPTU, seguro e IPVA do carro, etc. e, para não entrar no cartão de crédito (8,95% a/m.) resolveu disponibilizar aquela graninha, programando com o Gerente saques mensais de R$1.058,00, do FAPI, isento na Fonte. Na declaração de ajuste desse exercício o montante resgatado será acrescido a sua renda. Resumo: Desembolso de 27,5% de IRPF, ou seja R$3.300,00 sobre uma renda que não existiu.
Ora, diria o Auditor Fiscal ele poderia ter optado por aplicar o que deixou de pagar de imposto em vez de fazer a viagem de férias e tudo estaria compensado, ou ter tido o cuidado de utilizar nessa aplicação apenas até o limite permitido para seu nível de renda , além de que se trata de uma modalidade de aplicação visando o longo prazo, etc.
Na verdade, se tivesse ainda optado em aplicar o valor recebido do FGTS em outra modalidade de Fundo de Investimento, provavelmente teria uma remuneração maior e estaria sendo tributado apenas sobre o rendimento, ou ainda se a opção fosse a Poupança, com um rendimento menor, estaria isento do IRPF.
Fica aqui como sugestão: se desejam manter o estimulo na Previdência Privada, criem um incentivo de fato e mudem o tipo, como por exemplo, para 20% de Abatimento sobre o valor aplicado em cada exercício, criando uma carência mínima de alguns anos, para inibir o resgate. Mas, por favor, sem essa de violar o conceito de renda para arrecadar um pouco mais e que anula o benefício.
De qualquer forma, o recado que se desejou transmitir aos políticos naquele artigo é a revolta do contribuinte honesto, que até concordaria em arcar com pesado encargo tributário, se de fato ocorresse retorno satisfatório sob a forma de prestação de serviços e investimentos, o que entretanto, há muito não ocorre, tanto nos municípios, estados ou na federação e se não houvesse tanto desperdício desses recursos sob as mais diferentes formas, que recheiam os noticiários e as páginas da imprensa.

Ir/11/03/04
Consulte aqui Artigos anteriores

Carta do Leitor Topo

Correção gramatical - Peço desculpas aos nossos leitores pela impropriedade gramatical que cometi ao intitular os recentes artigos “Aonde Estamos”.!!! Deveria ter sido “Onde Estamos”, que é um advérbio de lugar, de permanência, pois, “Aonde...”, é advérbio de movimento, de destino. Agradeço ao prezado Dimas Vieira da Rocha por me ter alertado do erro.

Ernesto F. Cardoso Jr
Ubatuba, SP


Saneamento Básico x PCM - Conforme já é do conhecimento de toda a população e proprietários de imóveis em Maresias, tamanha divulgação feita nos jornais do litoral, infomativos da Sociedade de Amigos, Reunião aberta a população, cartas, faixas, folhetos, boca a boca, etc, etc, voltamos a lembrar a todos que as assinaturas do termo de adesão ao PCM - Plano Comunitário de Melhorias, para implantação do "emergencial" saneamento básico no bairro devem ser feitas na Farmacenter (Shopping Boulevard Maresias - aberta 24 horas) no Leash (Shopping Boulevard Maresias das 9:00 às 20:00hs) no correio de Maresias das 9:00 às 17:00 hs e na SOMAR na praça, em frente à capela São Benedito das 8:00 às 22:00 hs.
"A melhor maneira de enfrentar os problemas é ir a luta, em vez de procurar culpados. A inteligência humana não deve se ver refém de um aspécto das políticas públicas e sim, se dedicar à solução para o conjunto desses aspéctos, que integrados, possam garantir o usufruto dos recursos em sua totalidade... Não há nada pior do que a inércia e a passividade, diante daquilo que precisa ser mudado...
Não esperemos que a bandeira vermelha volte e se instale definitivamente.
O preço a pagar será muito alto...

"Será preciso que o homem
Assassine o último dos indefesos animais
Desmate todas as mais lindas florestas e
Polua o último dos rios e mares cristalinos
Para perceber que não poderá comer dinheiro?"

SOMAR - Sociedade Amigos de Maresias
São Sebastião, SP


Ubatuba e os Voluntários - Eu admiro o radialista Tony Luiz, pois fala o que sente e o que pensa, mesmo que às vezes não concorde com tudo o que ele diz. Mas, antes tarde do que nunca os senhores vereadores estarem reconhecendo os serviços prestados pela terceira via. O Grupo de Escoteiro Iperoig, as igrejas e todos os que prestam serviços voluntários, devem aproveitar este ano eleitoral (ano em que os vereadores estão mais sensíveis as causas populares) e requererem o reconhecimento e tudo mais que precisarem.
Ontem, na sessão da câmara de vereadores, ouvi vários deles citando as necessidades que este Grupo Escoteiro tem: Falta dinheiro para realizarem seus projetos, mesmo com oito anos de idade até hoje não tem uma sede própria (nem um terreno); ainda não foi reconhecido como de utilidade pública (e olha que faz mais do que algumas secretarias municipais), entre outras coisas. Então, senhores vereadores, vamos aproveitar este fim de mandato e fazer algo por esta e outras entidades que trabalham por nossa cidade e, quem sabe, o reconhecimento vem para alguns dos senhores no pleito de outubro.
Também quero lembrar da fala do vereador Marquinho (Tio Sam) onde parabenizou o vereador Ricardo “que é líder do governo na câmara” (portanto a voz do prefeito na mesma) autor do projeto em favor do Grupo Escoteiro, e que mesmo tendo sido aprovado por unanimidade pelos vereadores, ele espera que o senhor prefeito não vete este projeto. Também é só o que faltava para Ubatuba! Uma verdadeira mostra de falta de sensibilidade do Sr Paulo Ramos, que se não me engano, é presidente de honra deste Grupo Escoteiro, vetar um projeto que irá ajudar quem trabalha com o futuro da nossa cidade. Lembro que no seminário sobre crianças e adolescentes que foi realizado na igreja de São Francisco no fim do ano passado, a prefeitura de Ubatuba apresentava uma relação de entidades que ela ajuda, entre estas entidades estava o nome do Grupo escoteiro Iperoig. Parecia até uma profecia, agora é hora da prefeitura fazer o que já havia anunciado e, de quebra, pode ver se arruma uma sede para estes voluntários realizarem seus trabalhos com nossas crianças.
Senhores políticos, façam sua parte e ajudem os voluntários (aqueles que não recebem dinheiro) a fazer a parte deles.

Carlos Alvarenga Silveira
Pereque-Açu, Ubatuba, SP


Abandono Geral - Quem anda em nossa cidade fica estarrecido com o abandono em que se encontra-se nosso município, é buraco em todas as ruas, asfalto novo já esburacado, ocupação irregular em todos os bairros, lixo jogado nas beiras das rodovias e ruas, esgoto em rios e valetas, funcionários contratados em cargos de confiança que ficam o dia coçando o saco, enfim é tanto desmando que a população está saturada e descrente de tudo.
Todos nós temos a obrigação cobrar e de fazermos as mudanças necessárias para dar vida nova à nossa querida cidade de Ubatuba.

Jairo Felipe Félix dos Santos
Morador da Maranduba
Ubatuba, SP


Atenção!

Comunicamos que diante de várias políticas anti-Spam dos provedores de internet, nossos boletins estão sendo bloqueados por serem confundidos com mensagens não solicitadas, o que não é o caso.
Solicitamos aos  leitores que não estiverem recebendo nossos boletins via e-mail, que acessem a página:
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/index.html , onde as notícias são atualizadas diariamente, de 2ª a 6ª feira.

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Puxada de Rede no Cruzeiro

Puxada de Rede no Cruzeiro
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor