Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 22 de março de 2004 - Nº 995 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
-


Caraguatatuba
Caraguá é bem representada no Circuito Shidan de Judô
Reforma de praça em Caraguá preocupa artesãos da cidade
Paróquia abre inscrições para o casamento comunitário
Reserva de Mercado é adiada por 3 sessões
AG Pereira traz melhorias para a zona sul
Câmara discute apenas Relatório da CP
Comissão não vê irregularidades do Prefeito
Lobinho leva pavimentação para o Tinga
Gobetti apóia dançarino vencedor

Ilhabela
Ecoturismo: Ida a Castelhanos vai custar mais
Mexer na rotina pode mudar a educação no Estado, diz Chalita
Festa de encerramento do programa Clube do Bem Te Vi
Secretaria busca soluções para aprimorar o receptivo turístico
Início da Copa dos Campeões De Ilhabela
Ilhabela recebe Jeepraia 2004


São Sebastião
Ampliação visa maior eficiência operacional do TA-SSE (ex-Tebar)
Voluntários "Anjos" dão auxílio aos bombeiros
Julião faz maratona de entrega de obras sociais na Costa Sul
Surfista permanece em estado grave na UTI de Caraguá
Prefeitura realiza limpeza em rios
Prefeitura faz Operação Pente Fino contra Dengue

Ubatuba
Câmara autoriza parceria com entidade paranaense
Frediani recebe comunicado da Caixa Econômica Federal
Fundo Nacional encaminha recursos
Ministério do Desenvolvimento Social destina verbas
Epicentro em novo espaço

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Caraguá é bem representada no Circuito Shidan de Judô

Caraguatatuba - Uma equipe de judocas de Caraguá participou no último dia 14, da 1ª etapa do Circuito Shidan de Judô, no Torneio Jarbas Dias Ferreira, em São José dos Campos. Os atletas da equipe de Caraguá, Arthur Zumbano, Ariadny Soares, Felipe Carvalho e Marino Júnior foram competir e também receber a sua premiação de campeões do circuito de 2003.
O destaque da prova foi Felipe Carvalho, campeão na categoria Infanto Juvenil Leve. O atleta Arthur Zumbano também se destacou sagrando-se campeão em duas etapas do circuito, tal como Ariadny Soares. Marino Junior foi o campeão na quinta etapa.
Outros atletas também se destacaram em algumas etapas, mesmo não conseguindo pontuação para ganhar o circuito, como Maíse Silva. Os atletas Nicola Sato e Lucas Sato por pouco não foram campeões. Lucas ficou com a segunda posição na categoria pré-juvenil e Nicola com a terceira na Infanto Juvenil Leve.
Os atletas são treinados pelos professores Marino Junior faixa preta 1º Dan, Arthuur Zumbano faixa preta 2º Dan, preparadora física Roberta C. Sato. Em parceira com a equipe estão a Academia Linha D´Água, Sindiserv São Sebastião e Associação Marino de Judô.
"Agradeço aos pais e aos atletas, pelo esforço para isso fosse possível; e aos nossos parceiros pelo apoio", comentou o Prof. Marino Junior, da Academia Linha D´Água. (Fonte: PMC)

Reforma de praça em Caraguá preocupa artesãos da cidade
Local é espaço de exposição e venda de artesanato há 25 anos

Caraguatatuba - A presidente da Associação dos Artesãos, Neiva Canto, e o artesão Carlos Arturo estiveram reunidos ontem pela manhã com a presidente da Fundacc, Eloiza Andrade Antunes, o secretário de Obras, João Alarcon, e mais dois funcionários da prefeitura de Caraguatatuba, para obter informações sobre o destino dos artesãos com o início da reforma da praça Diógenes Ribeiro de Lima.
A reforma teve seu início antecipado, surpreendendo a todos e causando grande preocupação entre os artesãos, já que não havia nenhum acordo sobre o novo local para a Feira de Artesanato.
Durante a reunião, a presidente da Fundacc reclamou da postura dos artesãos, que não estão aceitando a reforma da praça, nem a transferência da Feira de Artesanato para outro local durante a reforma. Também reclamou que eles não conseguem chegar a um acordo interno para o bom andamento dessas negociações.
João Alarcon apresentou uma sugestão que já estava sendo comentada entre os artesãos para ser o local provisório da feira. O local seria o espaço em frente à praça Diógenes Ribeiro de Lima, do outro lado da avenida da praia, ao lado da pista de skate.
O local deverá adaptado com pontos de luz para receber as barracas dos artesãos. Neiva Canto se comprometeu a conversar com os artesãos sobre o novo local e trazer um documento atestando a aceitação do grupo quanto ao novo local da feira, conforme pediu Eloiza Andrade.
Outra preocupação dos artesãos é que as modificações que serão feitas na praça possam inviabilizar o retorno da feira de artesanato para o local.
Artesãos reclamam que não foram consultados - Segundo os artesãos Carla Terra e Jonata Garcia, o resultado previsto da reforma na praça irá prejudicar o trabalho dos artesãos. “Nós tivemos acesso ao desenho do projeto e vimos que a reforma reduz em 70% o espaço que antes era destinado às barracas de venda de artesanato. Nós ocupávamos a praça de forma a permitir o passeio do público pelas barracas e agora vamos ficar amontoados em um canto.
Isso não permite uma boa exposição dos produtos e a logística da montagem e desmontagem das barracas, descarga do material e passagem do público vai ficar inviável. Vai piorar a vida de 100 famílias que vivem do artesanato”, argumentaram.
“Nós que sempre lutamos para a melhoria das condições de trabalho do artesão não fomos chamados para discutir o projeto, sendo que a lei que regulamenta o artesanato na cidade garante a nossa permanência naquela praça. Se fosse para melhorar a nossa situação eles já teriam feito questão de nos mostrar isso”, concluíram. (Fonte: Imprensa Livre)

Paróquia abre inscrições para o casamento comunitário
A 5ª edição do casamento será realizada no dia 13 de junho; as inscrições terminam em abril

Caraguatatuba - A Paróquia Santo Antônio de Caraguatatuba abriu as inscrições para a 5ª edição do Casamento Comunitário, que acontecerá no dia 13 de junho. O casamento faz parte da festa de Santo Antônio, que é o padroeiro da cidade.
Os casais interessados pela cerimônia religiosa devem procurar a Secretaria Paroquial até o dia 17 de abril. É necessário a apresentação dos documentos de identidade (RG) e do CPF. A inscrição é gratuita. No ano passado, o casamento reuniu 74 casais.
A Secretaria Paroquial fica na praça Cândido Motta, 35, na praça do Centro de Caraguatatuba. Atendimento de 2ª a 6ª feira, no período das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 18h. Contatos com Fernanda (12) 3882-1611. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Reserva de Mercado é adiada por 3 sessões
Projeto do Executivo também foi adiado

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na quarta-feira, dia 17 de março, a sua 3ª Sessão Extraordinária, utilizando a Ordem do Dia da 7ª Sessão Ordinária semanal, que transcorreu apenas no Expediente, devido a votação e discussão do Relatório Final da Comissão Processante sobre a denúncia contra o Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB). Dos projetos em pauta 2 foram adiados e um não foi sequer discutido.
Foram adiados os projetos de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Espaço Aéreo e o subsolo do município e do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), que cria a Reserva de Mercado para a mão de obra local em eventos realizados em Caraguatatuba. Respectivamente estas proposituras foram adiadas por 4 e 3 Sessões.
Foram aprovados os projetos de autoria da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), que dispõe sobre a instituição do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido e do Vereador José Pedro Lucas – Zé Pedro (PTB), que institui a Semana da Saúde Bucal.
Na Sessão Extraordinária foi votado em Regime de Urgência, proposta da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), que concede o Título de Gratidão Caiçara ao ex-Vereador Rodoaldo Graciano Fachini, marido da Vereadora Madalena Fachini (PSB). A entrega dos Títulos de Gratidão Caiçara acontecem no dia 19 de abril.
Devido a falta do Vereador João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL), o projeto de sua autoria, que denomina rua José Francisco dos Santos a atual rua Projetada D, no bairro do Pegorelli, não foi votado. Faltaram também a sessão os Vereadores Carlos de Oliveira – Carlinhos do Peixe (PTB) e Omar Kazon (PL). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

AG Pereira traz melhorias para a zona sul
Obras no eixo Tinga – Poiares – Jaqueira melhoram a qualidade de vida daquelas comunidades

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba trouxe importantes conquistas para as comunidades do Tinga, Poiares e Jardim Jaqueira, ambas na zona sul da cidade. Uma seqüência de obras reivindicadas junto ao Chefe do Executivo trarão a melhoria da qualidade de vida para estes moradores.
A zona sul de Caraguá, mais precisamente o eixo dos bairros Tinga, Poiares e Jardim Jaqueira representa um grande número de moradores, visto que as comunidades são essencialmente residenciais e acima de tudo, fazem o reduto eleitoral deste Parlamentar que está no seu segundo mandato.
As obras conquistadas junto ao Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), estão sendo reivindicadas há meses, devido a pedido daqueles moradores. São obras ligadas a pavimentação, a construção de uma praça – que ainda não tem nome e a reforma da quadra de esportes.
Estas obras beneficiarão mais de 400 famílias diretamente, além de outras centenas que irão se aproveitar dos benefícios para o seu lazer, tráfego e esporte.
Para o Vereador o Parlamentar é a verdadeira voz do povo. “Fomos eleitos para trabalhar pela população. Quando ela necessita de algo nos procura e graças à ótima parceria que temos com o Executivo, podemos levar uma melhor qualidade de vida àqueles moradores”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute apenas Relatório da CP
Ordem do Dia da Sessão é repassada para Extraordinária nesta quinta-feira

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou apenas o Expediente da 7ª Sessão Ordinária semanal de 2004, realizada na última terça-feira. Devido a votação do Relatório Final da Comissão Processante e temendo a ação de vândalos e arruaceiros, o Presidente do Parlamento, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), encerrou a sessão logo após a votação.
Deixaram de ser votados diversos projetos, que serão discutidos nesta quinta-feira, dia 18 de março, a partir das 16 horas. Uma das proposituras que não foram discutidas e votadas tem a autoria do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), que cria a Reserva de Mercado para os trabalhadores locais em eventos realizados no município. O Parlamentar alega que esta é a única maneira de gerar empregos em Caraguá.
Na Ordem do Dia 5 projetos, sendo um de autoria do Executivo, que dispõe sobre o uso de vias, logradouros públicos, o espaço aéreo e o subsolo do município para implantação e passagem de equipamentos urbanos destinados a infraestrutura.
Outro projeto tem a autoria da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), que deseja instituir o Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido. Já o Parlamentar José Pedro Lucas – Zé Pedro (PTB), quer instituir a Semana da Saúde Bucal na cidade. O último projeto que seria discutido tem a autoria do Vereador João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL) e denomina rua José Francisco dos Santos a atual rua Projetada D, no bairro do Pegorelli, na zona sul da cidade.
O destaque da sessão era a propositura do Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB) que dispõe sobre o uso de mão de obra local para prestação de serviços nos eventos públicos no município. Em resumo, qualquer show, workshop, palestra, seminário ou evento público que necessitar de mão de obra, deverá usar exclusivamente os trabalhadores locais. Para o Vereador é a melhor maneira de conter o desemprego na cidade. “É inacreditável que os eventos tenham mão de obra de fora da cidade, quando há tantos e com capacidade precisando trabalhar”, disse Valmir da Colônia.
Estes projetos foram repassados para a Sessão Extraordinária, que se realizará nesta quinta-feira, dia 18 de março, a partir das 16 horas no plenário da Câmara de Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Comissão não vê irregularidades do Prefeito
Relatório não vislumbra infração político-administrativa

Caraguatatuba - A Comissão Processante que analisou a denúncia do ex-Vereador e advogado Álvaro Alencar Trindade (PMDB), finalizou e protocolou o seu Relatório Final no término do expediente da última segunda-feira, dia 16 de março. O Relatório Final foi apresentado no dia seguinte, quando se realizou a Sessão Ordinária semanal. A Comissão não observou infração político-administrativa cometida pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
O também ex-candidato a Prefeito Álvaro Alencar Trindade entregou à Câmara Municipal de Caraguatatuba denúncia de superfaturamento na compra de computadores, acessórios e de um software, da empresa Iteai (Instituto de Tecnologia Aplicada à Informação), de nome “Despertar”.
As acusações de Trindade são baseadas no Decreto-Lei 201/67, que apura infrações político-administrativas contra agentes políticos.
Tudo começou em 1º de dezembro do ano passado, quando Álvaro Trindade protocolou a denúncia na Câmara. No dia seguinte a denúncia foi discutida, votada e aceita. A partir daí, o Presidente Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) montou a Comissão Processante, com base no Regimento Interno, sendo rechaçado pela Vereadora Madalena Fachini (PSB), que não concordou com a forma da escolha, objetivando que o correto seria com base no 201/67. A Vereadora entrou com Mandado de Segurança, conseguindo a Liminar. A Câmara apresentou suas contra razões e a Liminar foi mantida, desfazendo a Comissão.
Com base na sentença uma nova Comissão foi montada, desta maneira, através de sorteio: Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB), Presidente; Nilson Lopes da Silva – Nézão (PPS), Relator e Juarez Pereira Pardim (PPS), membro.
A comissão reuniu-se 3 vezes em 14 dias, sendo que o último encontro serviu para analisar o Relatório Final, que foi protocolado por volta das 17h57 de segunda-feira, dia 15 de março, com leitura, discussão e votação pelo arquivamento ou não, pelos Parlamentares na Sessão Ordinária semanal do dia seguinte.
A Sessão Ordinária semanal teve as galerias lotadas, com a predominância para Secretários Municipais e Servidores Públicos de segundo e terceiro escalão, além de correligionários e amigos do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Segundo o Relatório Final da Comissão Processante, não houve infração político-administrativa por parte do Prefeito na compra dos computadores e dos softwares, pois na verdade houve a doação de 30 computadores e o abastecimento de 170 máquinas com o software em 14 laboratórios e não 3 como foi dito na denúncia, perfazendo um total de aproximadamente 200 máquinas espalhadas pelas diversas escolas do município.
A Comissão frisou que a sua decisão foi política e que o caso não termina com este Relatório, pois o denunciante entregou os mesmos documentos no Ministério Público, Justiça Federal e Polícia Federal.
Na votação pelo arquivamento ou não da denúncia, foram dados 13 votos pelo arquivamento e 3 votos contrários, dos Vereadores Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP) e Madalena Fachini (PSB). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho leva pavimentação para o Tinga
Conquista do Vereador está em execução há 2 semanas

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba é a prova viva de que o Vereador é realmente o elo de ligação entre a população e o Poder Executivo. A pavimentação de 2 ruas no bairro do Tinga beneficiará mais de 200 famílias.
Há cerca de 1 ano o Vereador Lobinho vem tentando junto ao Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), a pavimentação com asfalto de 2 importantes vias no bairro do Tinga, na zona sul de Caraguatatuba; a rua Benedita Mendes de Souza e a avenida Rio Grande do Norte. Por estas vias se locomovem os moradores do bairro, bem como de bairros vizinhos e de outras localidades e que necessitam ir e passar por esta comunidade estritamente residencial.
Os trabalhos tiveram início há cerca de 2 semanas e deverão estar prontos nos próximos 30 dias, beneficiando, de forma direta mais de 200 famílias e outras 300 de forma indireta, sem contar os empregos gerados com a obra. Além de populoso, o bairro do Tinga é o reduto eleitoral do Vereador, que está no seu segundo mandato.
Para Lobinho são conquistas como esta que mostram a verdadeira parceria entre Legislativo e Executivo. “O Vereador é o ouvidor, é aquele que escuta os reclamos do povo e os leva ao Executivo, ao Prefeito, que realmente faz as obras. Esta parceria é sólida e leva a cidade ao progresso e uma melhor qualidade de vida”, disse o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti apóia dançarino vencedor
Reinaldo Anjos vence torneio em Campinas e elogia apoio de Parlamentar

Caraguatatuba - A tarefa de um Vereador é intermediar e levar aos órgãos competentes as reivindicações da população e a Cultura também ocupa lugar de destaque nas reivindicações. No caso da Cultura o Vereador é tanto o intermediário como o resultado final de um pedido e tratando-se de Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) a Cultura tem tanto destaque e importância quanto qualquer outro pedido. Uma prova disso foi a conquista de Reinaldo Anjos, que teve apoio de Gobetti.
Reinaldo Anjos é sapateador e professor de dança de Salão em Caraguatatuba, sendo que só em 2003 conquistou 8 Festivais e 14 troféus em diversas cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Recentemente voltou a vencer na Fenadan (Festival Nacional de Dança), em Campinas, quando representou Caraguatatuba, conseguindo o primeiro lugar em 3 modalidades; Sapateado Americano, Estilo Livre – Dança de Criação Corporal e o troféu Destaque, com a nota máxima do Festival, além de um convite especial para a abertura de um grande festival em São Paulo, no teatro Ruth Escobar.
Estas conquistas tiveram o apoio de comerciantes de Caraguatatuba para o equipamento de sapateado e do Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que ajudou na locomoção do professor e seus alunos até Campinas.
Reinaldo Anjos ministra aulas de dança de salão e sapateado na Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), além de um espaço próprio no centro da cidade. Para o Vereador a Cultura tem tanta importância quanto uma rede de esgoto, iluminação pública ou problemas de Saúde. “A Cultura faz parte da cidadania, do entretenimento. Uma Sociedade estruturada não pode ser erguida sem a Cultura, que faz parte do dia-a-dia da população”, frisou Gobetti. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Ecoturismo: Ida a Castelhanos vai custar mais
Prefeitura e o Instituto Florestal revelam que criação de taxa para visitação do local é para manter estrada

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela e o Instituto Florestal pretendem implantar uma taxa de visitação pelo uso da estrada do Parque Estadual que dá acesso a praia de Castelhanos. A medida faz parte de um projeto que tem o objetivo de transformar o acesso em uma "estrada parque".
Segundo a diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Marília Brito de Moraes, a idéia é transformar a estrada em um espaço de visitação com mirantes, atrações e placas de sinalização da flora e das trilhas.
Para chegar até a praia, que é considerada uma das mais preservadas do município, é necessário uma viagem de 17 quilômetros a pé ou em jipes devido o difícil acesso. Outra alternativa é ir de barco.
"O passeio iria começar na estrada que fica dentro do parque com destino a praia", disse.
A diretora afirmou que o projeto também vai melhorar as condições da estrada. No Carnaval vários turistas ficaram isolados na praia devido a chuva que deixou a estrada intransitável.
Ela disse que a taxa seria cobrada para a visitação do parque. Os moradores da praia de Castelhanos estariam isentos. Em 2000 foi criada uma lei que autoriza a cobrança em parques.
"Não vamos cobrar a passagem para Castelhanos mas o passeio. O dinheiro seria revertido para a conservação da estrada. Estamos discutindo o assunto com a comunidade e com os jipeiros que transportam os turistas", disse a diretora.
O prefeito Manoel Marcos (PTB) criou uma comissão para analisar a viabilidade da proposta e da cobrança da taxa. O projeto será encaminhado ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
"Estamos analisando um instrumento jurídico para adotar o sistema, que ainda não tem preço definido. O projeto ajuda evitar incidentes e a preservação da estrada pois o aumento de visitantes gera muito lixo", disse.
APOIO - A agente de turismo da Maremar, Elizabeth Lopes, disse que o sistema de cobrança vai ajudar na preservação da estrada. A empresa leva turistas para a praia de Castelhanos.
"Na temporada de verão ficamos sem a estrada pois não houve manutenção. Transformar o acesso em estrada parque e implantar a cobrança vai gerar muitos benefícios pois o local é lindo com trilhas e mata", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Mexer na rotina pode mudar a educação no Estado, diz Chalita

Ilhabela - Melhorar o relacionamento com os diretores das unidades escolares, manter um contato mais próximo e aberto com a imprensa e, conseqüentemente, com a comunidade. Estes foram alguns dos objetivos da reunião de dirigentes regionais de Ensino, que teve início na última quarta-feira e foi encerrada ontem, em Ilhabela.
O secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, esteve presente em dois dias da reunião, e ressaltou pontos que podem melhorar ainda mais a qualidade da educação em todo o Estado de São Paulo.
Em sua participação ini-cial, o secretário alertou aos dirigentes sobre o período eleitoral que se aproxima e que poderá causar alguns transtornos. Ele comentou que muitas vezes as pessoas misturam os assuntos na escola, o que não seria aconselhável. Para Chalita, ninguém deve fazer campanha nas escolas e os dirigentes de ensino devem estar atentos para que não se utilize o ambiente escolar para outro fim que não seja a educação.
Outro assunto abordado pelo secretário, que finalizou o encontro ontem pela manhã, foi o pedido para que os dirigentes aproximem-se das escolas, com o objetivo de melhorar a relação entre eles e os diretores das unidades. A idéia, conforme Chalita, é de que os dirigentes sejam mais flexíveis com os diretores para que, assim, se torne possível entender melhor os problemas existentes em cada unidade e assim solucioná-los.
Ainda falando de melhorias em relacionamento, houve mais um tema discutido, mas desta vez não pelo secretário, e sim por uma equipe da Imprensa Oficial do Estado. Na palestra, ressaltou-se a importância do trabalho mais próximo entre a educação e a imprensa.
Segundo o dirigente de Ensino de Caraguatatuba, Laércio Albarici, os palestrantes falaram sobre a importância da Educação estar sempre disponível, aberta para atender às necessidades dos veículos de comunicação. Durante a palestra, foi mostrado que a imprensa tem um papel fundamental na melhoria da educação, não só do estado, mas do país como um todo. Laércio comenta que entre as orientações passadas aos participantes, estavam: atender bem aos profissionais da imprensa, responder sempre às solicitações e não calar sobre qualquer assunto relacionado à educação. “Disseram para sermos transparentes sempre”, explica.
Os dirigentes puderam apresentar o panorama de cada uma das 61 regiões da Coordenadoria de Ensino do Interior e das 28 da região Metropolitana. A partir disso, os problemas foram discutidos e foram apresentados meios para solucioná-los.
Dirigentes conhecem um pouco do Litoral Norte - Os dirigentes de Ensino de 89 regiões do Estado de São Paulo tiveram uma pausa, antes do início das atividades do segundo dia de reunião e puderam conhecer um pouco do Litoral Norte. Uma equipe da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, responsável por essa região, se uniu para oferecer um passeio aos participantes.
Uma empresa de eco-turismo levou os visitantes para conhecer Ilhabela por mar. Um passeio de escuna os levou para o Sul e Norte do arquipélago. Durante todo o percurso, um monitor explicou aos dirigentes sobre a estrutura atual de Ilhabela e de São Sebastião.
Ele também falou um pouco sobre a história dos dois municípios e as mudanças que foram ocorrendo com o passar dos anos na região. O passeio agradou bastante aos participantes e muitos disseram pretender voltar à região. (Fonte: Imprensa Livre)

Festa de encerramento do programa Clube do Bem Te Vi

Ilhabela - Os alunos das Redes de Ensino Municipal, Estadual e Particular, ganharam festa por ocasião do encerramento do “Programa Educativo de Trânsito Clube do Bem Te Vi”.
O evento festivo contou com a presença do prefeito Municipal Manoel Marcos, do vice-prefeito Gilson Tangerino, do secretário de Educação Antonio Cornélio, do diretor de Trânsito James Abud e seus agentes, 3º Sargento PM Daniel Pereira da Silva representando o tenente Paes e o capitão Fernando de Carvalho, o capitão PM Marcel Lacerda Soffner representando a major Vera Cruz e a equipe do Detran/SP, que atuou em Ilhabela.
Os alunos participaram promovendo gincana e dramatização. Houve sorteio de brindes e entrega de bonés do Programa.
O prefeito aproveitou a ocasião e anunciou aos alunos da Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos que, a seu pedido, o Secretário de Educação do Estado, Gabriel Chalita, em visita a Ilhabela, liberou verba para a execução das obras da cobertura da quadra de esportes da escola, que era a única na cidade sem este benefício. Para os alunos da Escola Estadual Eva Esperança falou da retirada do aterro sanitário, que tanto os incomoda com o mau cheiro, não só do bairro da Água Branca como para fora de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Secretaria busca soluções para aprimorar o receptivo turístico

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Turismo, em parceria com o SEBRAE, realizou quinta-feira, dia 18/03, nas dependências do Restaurante Aeroilha, uma reunião com os representantes dos receptivos turísticos, Associação dos Jipeiros,
Associação de Hotéis Bares e Restaurantes, Vans, Associação Comercial, Parque Estadual, Taxistas e Associação de Pesca Esportiva e Turismo Náutico.
A finalidade do encontro, foi de acertar as falhas nos serviços dos receptivos turísticos, prestados aos passageiros dos navios de cruzeiros que visitaram Ilhabela nesta temporada. “Única ressalva apontada na reunião com os armadores e participantes do Trade Marítimo que aconteceu dia 16/03”, relatou Alfredo Cyrillo, diretor da Secretaria de Turismo.
Preocupados com o fato, a Secretaria de Turismo, juntamente com o SEBRAE, através da aplicação do método Metaplan, propiciou um amplo debate onde foram discutidos os acertos e serviços a serem melhorados, no sentido de cada vez mais se prestar um atendimento profissional aos turistas que visitam Ilhabela, principalmente no que se refere aos passageiros dos navios de cruzeiro que, pelas tendências demonstradas no encontro do Trade, existem amplas probabilidades de serem ampliados, inclusive com o aporte de navios maiores, maior número de turistas internacionais assim como de escalas no porto de Ilhabela.
“A reunião se desenvolveu,com excelente nível de participação e interesse, por parte dos presentes”, avaliou Cyrillo.
Ficou acertado um novo encontro, com data a definir, para dar continuidade ao aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos pelos receptivos turísticos de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Início da Copa dos Campeões De Ilhabela
Oito equipes participam do campeonato

Ilhabela - Teve início dia 18/03, no Estádio Municipal “Ferreirão”, a Copa dos Campeões de Ilhabela, que conta com a participação de oito equipes.
No jogo de abertura a equipe do Cruz de Malta venceu o Estrela do Morro pelo placar de 02 x 00. Marcaram gol pelo Cruz de Malta os atletas Thiago e Franklin.
No jogo seguinte a equipe do Beira Mar venceu o União do Beco nos pênaltis após empatarem no tempo normal em 01 x 01, marcou pelo Beira Mar o atleta André Luiz e pelo União do Beco, o atleta Marcio Leopoldino. (Fonte: PMI)

Ilhabela recebe Jeepraia 2004

Ilhabela - Ilhabela, a capital nacional da vela no litoral norte de São Paulo, recebe nos dias 27 e 28 de março o Jeepraia 2004. O passeio para carros 4x4 e picapes 4x2 vai reunir os participantes em uma grande brincadeira de Caça ao Tesouro. Em 2003, cerca de 150 veículos participaram do evento, e, para esta edição, os organizadores esperam mais de 200 carros. A principal intenção do Jeepraia é promover a confraternização entre os amantes de off road. As inscrições podem ser feitas pelo site www.jeepclube.com.br ou pelo telefone (11) 3277-5082. (Fonte: JB)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Ampliação visa maior eficiência operacional do TA-SSE (ex-Tebar)
Projeto, na ordem de R$ 70 milhões, será apresentado em audiência pública terça-feira, no Teatro Municipal

São Sebastião - O projeto de instalação de quatro novos dutos entre os píeres norte e sul, no Canal de São Sebastião, tem por objetivo aumentar a eficiência operacional do TA-SSE (Terminal Aquaviário de São Sebastião). É, o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) mudou de nome. A audiência pública sobre o empreendimento ocorrerá no próximo dia 23, terça-feira, no Teatro Municipal de São Sebastião, a partir das 18h30.
O evento é uma exigência do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) para licenciamento ambiental da obra. O Ibama está em fase final de análise do EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório) deste empreendimento.
O projeto prevê a construção dos quatro novos dutos, sendo dois para transferência de petróleo e dois para derivados, todos dentro da área hoje ocupada pelo TA-SSE. Para viabilizar a instalação dos novos dutos, também será construída uma nova tubovia nos mesmos moldes da existente.
Com esses novos dutos serão reduzidas as operações de drenagem e limpeza de dutos. O coordenador da SMA (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), da empresa, Rogério Migueis Picado, explica que, atualmente, é necessária a limpeza dos dutos para evitar a contaminação. É que quando há carga ou descarga de petróleo, é preciso limpar o duto para repetir estes procedimentos em relação a derivados, sob pena de desvalorização do produto. Resolução da ANP (Agência Nacional de Petróleo) exige que não ocorra a contaminação.
Sindipetro - Conforme o diretor do Sindipetro, em São Sebastião, Marcos Vinicius Zanelli, na área marítima há quatro linhas de dutos, e somente uma é para derivados. “Mesmo quando há passagem de petróleo pelo duto de derivado, há necessidade da limpeza”. Duas linhas de dutos submarinas já foram desativadas. As linhas aéreas são mais viáveis em termos de segurança e manutenção.
Zanelli considera o projeto de instalação de novos dutos muito importante em termos da manutenção também, uma vez que este trabalho implica suspensão de uso do duto e conseqüente atraso nas operações de carga e descarga. Ontem, ele falou que o projeto também contemplaria instalação de duto para captação de gases, hoje lançados na atmosfera, mas Rogério Picado não pôde confirmar este assunto.
“Não vejo riscos relacionados à instalação e à operação do projeto, se cumpridos todos os procedimentos de segurança; também deve ser adotado o mesmo sobre os trabalhadores que atuarão; espero que o pessoal terceirizado não tenha problemas com salários, como ocorreu no recente episódio do vazamento de petróleo em Guaecá”, completa Zanelli.
Conforme Picado, a instalação do projeto deve gerar 800 empregos diretos, a maior parte de moradores do Litoral Norte. O prazo de execução da obra é 18 meses, devendo começar assim que o Ibama liberar a licença ambiental, segundo diz o engenheiro Paulo Aksa Mitas, da Petrobras, coordenador responsável pela obra.
Tubovia - A tubovia será instalada num trecho de 1.700 metros ao lado da já existente, que não suporta novos dutos. Para a nova tubovia serão fincadas estacas de concreto e metal, numa profundidade que varia até 24 metros. Conforme o engenheiro Mitas, não haverá necessidade de escavações para o estaqueamento. “Também não há qualquer risco ao meio ambiente: as estacas serão criadouros de peixes”.
Com os novos dutos, o tempo de estada dos navios também deve ser reduzido. Hoje, o tempo de descarga de um petroleiro é 24 horas. Rogério Picado afirma que os novos dutos já serão instalados com sistema de controle de vazão e pressão do que sai e entra no terminal. “Constatada qualquer irregularidade, a operação é desativada automaticamente”.
Os píeres norte e sul têm capacidade para quatro na-vios, dois em cada. A movimentação é de aproximadamente 60 navios por mês. Pelo TA-SSE, passa 50% do petróleo consumido no Brasil; recebe a maior parte do petróleo produzido na Bacia de Campos (RJ). O TA-SSE também opera querosene, nafta, diesel, gasolina e álcool, mas o petróleo é em maior escala.
Rogério Picado afirma que a instalação do projeto não provocará qualquer transtorno ao dia-a-dia de São Sebastião. Haverá um canteiro de obras no aterro próximo à travessia marítima da Dersa e todo material da obra será transportado por balsas.
Cópias do projeto foram encaminhadas às prefeituras de São Sebastião, Ilhabela, Cetesb e ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico Nacional). A atribuição do licenciamento é do Ibama, conforme Resolução 237 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Mercado nacional e internacional - Rogério Picado declara que a obra tem por objetivo manter o terminal competitivo no mercado logístico de petróleo e derivados no Brasil e no exterior. Ele enfatiza ser muito importante a população de São Sebastião e de Ilhabela comparecer à audiên-cia pública a fim de conhecer o projeto e até apresentar propostas que poderão ser ava-liadas. A audiência não é deliberativa, mas consultiva. O gerente do TA-SSE, Geraldo Marfute, que assumiu o cargo no início deste mês, também evidencia que a obra é muito importante para gerar maior segurança e agilizar as operações. Segundo o gerente, o custo de estada de um navio chega a US$ 1 mil por hora. Ele cita outros recursos que serão instalados, como bombas para combate a incêndio. Afirma que o projeto é importante para o terminal e para os operadores.
Ontem, em entrevista ao Imprensa Livre, o sindicalista Zanelli disse estar gostando da atuação do novo gerente. “Ele têm mostrado interesse em resolver nossos problemas”, concluiu o operador, um dos que mais cobram melhorias para a categoria. (Fonte: Imprensa Livre)

Voluntários "Anjos" dão auxílio aos bombeiros

São Sebastião - Dedicar uma parte do tempo para salvar vidas. Essa é a proposta dos integrantes dos Bombeiros Voluntários de São Sebastião que deixam seus compromissos particulares e profissionais para se dedicarem ao trabalho de resgate de vítimas de acidentes, enchentes e incêndios.
Fundada há cinco anos, a Associação dos Voluntários da Defesa Civil - Bombeiros Voluntários é uma entidade que dá apoio ao Corpo de Bombeiros do município.
Segundo o presidente da associação, André Luís da Silva Leandro, a atividade é voltada para o resgate, primeiros-socorros, busca e salvamento de pessoas em situações de perigo.
"As chamadas são atendidas pelos voluntários que fazem o pré-atendimento e depois acionam o Corpo de Bombeiros", disse.
Os voluntários trabalham de sexta-feira a segunda-feira em plantões que variam de 12 a 24 horas. Nos demais dias, os voluntários ficam à distância.
Uma equipe atua em uma ambulância na UBS (Unidade Básica de Saúde) da costa norte para atender os bairros Jaraguá, Enseada e Cigarras.
Outros voluntários ficam no pronto-socorro de Boicuçanga, para fazer a cobertura dos bairros da costa sul. Eles usam uma viatura adaptada para situações de emergência.
A associação tem 150 inscritos sendo que 64 são atuantes. A escala de plantões conta com 39 pessoas. A equipe também presta atendimento em shows e eventos esportivos.
O desempregado César Augusto Silva Braz, 29 anos, um dos voluntários, disse que o importante é ajudar a salvar vidas. "Trabalho há cinco anos e o fato que mais me marcou foi quando consegui ajudar os moradores do bairro Cambury na costa sul durante uma enchente", disse.
A auxiliar de enfermagen Irany Santos Carvalho, 37 anos, está na associação há três anos. Ela disse que o trabalho ajuda como experiência profissional. "É uma atividade gratificante. Sempre tive vontade de ser voluntária", disse.
A associação recebe doações. Contatos pelos telefones (12) 3893-1879 ou 9769-8292. A sede fica na rua Capitão Luiz Soares, 557, sala 13, centro, em São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Julião faz maratona de entrega de obras sociais na Costa Sul

São Sebastião - “Pode faltar recursos para outras coisas, mas para Educação e Saúde não”. Assim definiu o prefeito Paulo Julião, ontem, durante a sua passagem pela costa sul de São Sebastião onde esteve inaugurando uma série de obras.
A ‘maratona’ começou em Boiçucanga, com a entrega da primeira Biblioteca Pública Municipal da costa sul. Foram doados mais de 2 mil livros numa parceria com a TV Vanguarda. A biblioteca, que conta com uma área de estudo e leitura, funciona de segunda a sexta, das 8hs às 17hs.
Ainda em Boiçucanga, foi entregue o Centro de Reabilitação José Teixeira, para realizar atendimentos nas áreas de ortopedia, fisioterapia, psicologia, entre outras. A cerimônia transcorreu num clima de forte emoção, em virtude da obra levar o nome do avô do sub-prefeito, Wagner Teixeira, e do pai do secretário de Meio-Ambiente, José Teixeira Filho, ambos presentes no evento.
O vereador Aldo Conellian, que recentemente deixou a secretaria da Saúde, destaca a importância desta nova obra: “É uma congregação de vários profissionais que vão dar todo o suporte à população da costa sul que antes era obrigada a se deslocar até o centro da cidade. Fico orgulhoso de ter uma unidade de saúde desse porte em Boiçucanga”.
Em seguida, o prefeito esteve em Barra do Sahy, para inauguração de um consultório odontológico na EM Henrique Tavares de Jesus. As crianças serão priorizadas no atendimento em razão de um levantamento realizado no bairro, que detectou um alto índice de cárie nas crianças de 0 a 12 anos.
Julião finalizou a programação com a entrega da reforma e ampliação da EM Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, em Juquehy. Foram realizadas melhorias em toda a estrutura da escola. No total, 930 alunos estão matriculados no ensino médio e fundamental da EM Plínio Gonçalves. A Prefeitura investiu em torno de R$410 mil na obra. (Fonte: Imprensa Livre)

Surfista permanece em estado grave na UTI de Caraguá

São Sebastião - O surfista Diego Rosas, 18 anos, morador da Prainha Branca, em Guarujá, que sofreu acidente no final da tarde de quinta-feira, no Canto do Moreira, em Maresias, São Sebastião, está internado na UTI da Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba. Até a noite de ontem, o estado do jovem era grave, porque seus pulmões ficaram encharcados, após aspirar grande quantidade de água do mar.
Em razão da situação delicada, o paciente continua sob efeitos de sedativos e respiração artificial, a fim de se superar o quadro agudo. Pela manhã de ontem, Gabriela Rocha contou que viu seu irmão na UTI. “Ele apertou a mão de minha mãe e abriu levemente os olhos”. Além de Gabriela, estão em Caraguatatuba os pais de Diego e o marido de Gabriela.
Diego Rosas, surfista profissional, praticava o esporte em Maresias, quando começou a se afogar. Jonathan Paiva, também surfista de Maresias, conta que estava no mar com Diego. “Ele me disse que estava cansado e que iria sair da água; então pegou uma onda para sair”. Jonathan afirma que ninguém viu Diego se acidentar, mas um outro surfista o viu boiando e o tirou da água. “Vi um tumulto na areia; quando cheguei, era o Diego que estava lá, sendo socorrido”.
Conforme Jonathan, Diego saiu da praia consciente, mas com dificuldade respiratória. “No Pronto-Socorro de Boiçucanga (São Sebastião), tiraram uns quatro litros de água dos pulmões dele; era água com sangue”.
Transferências - Do PS de Boiçucanga, Diego foi transferido para o Pronto-Socorro Central de São Sebastião, onde deu entrada por volta das 22h30 de quinta-feira, e submetido à radiografia pulmonar. Pouco tempo depois, foi transferido para a Casa de Saúde de Caraguatatuba, porque não havia vagas na UTI do Hospital de Clínicas em São Sebastião.
Na noite de quinta-feira, o Imprensa Livre recebeu informação não oficial de que Diego Rosas estaria sofrendo hemorragia intracraniana e precisava de cirurgia urgente, mas o Pronto-Socorro Central de São Sebastião negou este quadro, afirmando que problema ocorria somente no pulmão esquerdo. Gabriela, a irmã de Diego, também diz que o Hospital de Caraguatatuba declarou que não houve nenhuma lesão neste sentido. “Não sabemos o que aconteceu, mas ele deve ter perdido os sentidos no mar”. Diego Rosas é atleta saudável, já participou de várias competições de surfe, inclusive internacionais.
Valdemir José Lima, cunhado de Diego, em entrevista ao Imprensa Livre, por volta das 18h30 de ontem, explicou que os pais do jovem estão mais tranqüilos porque o visitaram novamente às 17h. Segundo Lima, o médico que atende Diego informou que ele está reagindo bem e tem total condição para se recuperar, especialmente em razão do bom preparo físico. O tempo de recuperação ainda é incerto, em decorrência dos pulmões encharcados.
“Ele está sob coma induzido, mas não profundo; meu cunhado, ao ouvir que a mãe estava próxima, tentou levantar a cabeça e apertou as mãos de seus pais”, conta Lima. “Ele também já sabe que está no hospital”. Conforme Lima, Diego tem um edema (popularmente, um galo) acima da testa. “Mas nos disseram que ele não tem nenhuma lesão importante na cabeça e que não foi submetido à tomografia porque não chegou ao hospital com quadro de traumatismo craniano”, completa.
A Santa Casa Stella Maris não forneceu qualquer informação à imprensa, a não ser o estado geral do paciente (grave). Justificou que qualquer outra informação teria de ser obtida com a família de Diego. Conforme Lima, o jovem deve permanecer neste hospital, não sendo necessária transferência.
Diego nasceu em Bertioga. Antes do acidente, estava hospedado na casa do surfista Jonathan, em Maresias. Diego Rosas é muito conhecido no meio do surfe na região.
Frank Barbosa Constancio, presidente da Assub (Associação Poliesportiva de Surf de Bertioga), conhece Diego desde quando tinha 10 anos, quando começou a participar das competições. Segundo Frank, Diego é um atleta super alto-astral.
“Não tem dia ruim para ele, com grande potencial no longboard mundial e muito bom em pranchas menores”, diz Frank. “Vamos fazer uma festa na Prainha Branca para ele, quando voltar pra casa”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura realiza limpeza em rios


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está realizando a limpeza nas barras dos leitos de rios que deságuam nas praias. Esta limpeza é realizada para evitar o assoreamento destes locais e, com isso, fazer com que as águas pluviais que correm por estes leitos possam desembocar normalmente na praia, evitando enchentes nos bairros.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, este é um procedimento normal realizado por todas as administrações, que conta com autorização dos órgãos ambientais e que serve para facilitar o curso d´ água.
“Algumas vezes surgem comentários errôneos, até mesmo na mídia, sobre a limpeza realizada nos rios. Nós estamos abertos a consultas e, até mesmo, para irmos nos locais com os munícipes ou mesmo com pré-candidatos a vereador que tenham alguma dúvida e necessitem de informações técnicas”, explicou o secretário. (Fonte: PMSS)

Prefeitura faz Operação Pente Fino contra Dengue

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, preocupada com a epidemia de dengue que está crescendo diariamente nos municípios vizinhos (Caraguatatuba com 77 casos confirmados e Ilhabela com 26 casos confirmados), iniciou a Operação Pente Fino.
Em uma semana de trabalho intenso nos bairros do Canto do Mar, Jaraguá e Enseada, foram coletados mais de 500 sacos (de 100 litros), de eventuais criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Juntamente com esta ação, todas as caixas d’água descobertas estão recendo coberturas com capas especiais. Até o momento já foram cobertas mais de 50 caixas d’água. Nos bairros da Topolândia, Olaria, Itatinga e Varadouro este trabalho já vinha sendo realizado, atualmente mais de 2.500 caixas d’água já receberam a proteção. Segundo os agentes, caixa d’água é um dos principais criadouros do mosquito.
Esta semana, a Operação Pente Fino começou na região central da cidade, especificamente na área de embarque da balsa e na Rua da Praia. Neste período, os agentes já eliminaram aproximadamente 400 sacos (100 litros) de eventuais criadouros.
De acordo com dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica, o município possui apenas um caso confirmado, mas este é importado (doença não contraída no município).
Para realizar a Operação, as equipes de agentes de combate à dengue foram divididas em 5 grupos que estão trabalhando, diariamente, por setor, visando otimizar os serviços nos bairros que abrangem desde o Canto do Mar até o Guaecá. Já a Costa Sul é atendida por uma equipe. A média de visita realizada pelas equipes é de duas mensais por casa.
A maior dificuldade que a Secretaria da Saúde vem encontrando, é a recusa do morador em receber os agentes para a realização da prevenção e do controle, além da grande quantidade de criadouros (garrafas, pneus, embalagens e outros recipientes que acumulam água) depositados, principalmente, em terrenos baldios.
Segundo a Coordenadora Geral das Ações de Combate à Dengue, Annie Mello de Aguiar, a operação não tem previsão de término. “No ano de 2002, tivemos uma epidemia com mais de 1.400 casos positivos de dengue, uma outra epidemia pode ser muito grave e, por isso, contamos com a colaboração da população. Precisamos trabalhar em parceria. Se cada morador fizer a sua parte, eliminando os criadouros de seu domicilio, poderemos evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, explicou”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Câmara autoriza parceria com entidade paranaense

Ubatuba - Uma parceria entre a prefeitura de Ubatuba e o CIAP (Centro Integrado e Apoio Profissional), entidade sem fins lucrativos da cidade de Londrina, no Paraná, foi autorizada pela Câmara, por unanimidade, na última sessão, no dia 16.
A parceria prevê que o CIAP administre na cidade o PSF (Programa de Saúde da Família) e o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde).
Conforme a minuta do termo de parceria, a entidade deve executar o trabalho dos dois programas, responsabilizando-se por pagamentos e contratações.
Para isso, a prefeitura deve repassar, em 13 parcelas, o valor global de R$2.364.279,32, do Orçamento de 2004.
O CIAP presta serviços de assessoria trabalhista, treinamento e capacitação de pessoal, e tem parcerias semelhantes nos municípios paranaenses de Jataizinho, Assaí, Jaguapitã, Porecatu, Rolândia, Andirá, Campo Largo e São Luis (MA).
A entidade é qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Para o presidente da Câmara, Rogério Frediani (PTB), o projeto alivia a situação da Santa Casa de Ubatuba que, segundo ele, não tem condições de administrar os programas, mas deixa preocupações. “Só vamos saber se a parceria será boa daqui a algum tempo. Fico preocupado com a administração dos recursos do município por uma entidade de fora, mas a Câmara analisou a questão e decidiu aprovar”.
Segundo ele, no projeto original, a parceria com o CIAP envolveria todas as Secretarias da prefeitura de Ubatuba. “Conseguimos restringir essa parceria a ações da Secretaria de Saúde, mas vamos ficar atentos ao trabalho do CIAP”.
Para Frediani, a parceria entra em vigor assim que os termos forem publicados na imprensa oficial do município.
Outro projeto aprovado na última sessão, do presidente da Câmara, Rogério Frediani, também aprovado por unanimidade, declara de utilidade pública a ABCEU (Associação Beneficente Cristã Evangélica de Ubatuba), ligada à igreja Assembléia de Deus.
De acordo com Frediani, a entidade desenvolve trabalhos na comunidade, como recuperação de dependentes de drogas, e ajuda a moradores de rua, portanto necessita do título.
“Como entidade de utilidade pública, eles poderão angariar recursos com o governo do Estado para dar andamento nos projetos”. (Fonte: Correio do Litoral)

Frediani recebe comunicado da Caixa Econômica Federal

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB) esta semana recebeu um ofício da Caixa Econômica Federal notificando a alteração do Contrato de Repasse nº 125.770-57/01 do Programa Esporte Solidário prorrogando a vigência do mesmo para 20 de agosto de 2004.
Esse repasse de verbas foi destinado para a construção de uma quadra no bairro do Lázaro, em fase de construção, e por isso o prazo de entrega da obra foi prorrogado. (Fonte: Luana Camargo)

Fundo Nacional encaminha recursos

Ubatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), recebeu uma carta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Ministério da Educação) comunicando a liberação de recursos financeiros destinados a garantir a execução de programas ao município. O valor do repasse é de R$217.869,29. Informações através do endereço eletrônico: www.fnde.gov.br (Fonte: Luana Camargo)

Ministério do Desenvolvimento Social destina verbas

Ubatuba - O Presidente da Câmara Municipal, Rogério Frediani (PTB), esta semana, recebeu um comunicado do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Departamento de Gestão do Fundo Nacional de Assistência Social e Coordenação Geral de Orçamento e Finanças. Segundo o documento, recursos financeiros foram transferidos para o Fundo Municipal de Assistência Social de Ubatuba, sendo R$5.500,00 para o Pagamento da Bolsa Criança Cidadã e R$4.400,00 destinados à manutenção da Jornada ampliada/Erradicação do Trabalho Infantil. O valor total do repasse foi de R$9.900,00. Além disso, também foram destinados R$2.250,00, Lar Vicentino e R$929,74 para Ação Social Estrela do Litoral (ASEL). (Fonte: Luana Camargo)

Epicentro em novo espaço

Ubatuba - A Epicentro Informática convida a população de Ubatuba a conhecer sua nova sede à Rua Dona Maria Alves, 815 (ao lado da Prefeitura), a partir desta segunda-feira, 22 de março. Além dos cursos para diversas aplicações em variados níveis, já reconhecidos pela comunidade local, a Epicentro conta também com laboratório para manutenção de computadores e periféricos e estúdio gráfico para elaboração de impressos e sites para Internet.
Essa mudança visa a ampliação da estrutura de atendimento aos clientes, otimizando e potencializando ainda mais sua gama de bons serviços.
Devido ao enorme sucesso da promoção "Aprenda Informática e Ganhe um Computador", realizada durante o ano de 2003, quando foram entregues mais de 90 microcomputadores aos alunos, a Epicentro repete a dose e ainda oferece uma impressora aos alunos que prosseguirem nos cursos em outros níveis.
As primeiras turmas de 2004 iniciam suas aulas nesta semana e as matrículas continuam abertas até o final do mês.
Maiores informações no local ou pelo telefone 3832-3708.

Artigo Topo

Oleoduto - O acidente em Guaecá
Irineu Nalin

Não desejava voltar mais a este assunto, mesmo porque os resultados das análises técnicas que resultaram na fissura de 10 centímetros causando derramamento de cerca de 230 mil litros de óleo, atingindo o Rio Guaecá e posteriormente a praia, ainda não foram divulgados, mas diante da declaração de que: "o trecho do duto em Guaecá nunca havia indicado necessidade de reparos" (Alberto Shinzato, Gerente de Terminais Terrestres e Oleodutos de São Paulo, Imprensa Livre, 13/03/04), nossa preocupação aumenta, pois já ocorreram só nesse trecho vários rompimentos do duto.
Como sabemos o oleoduto São Sebastião-Cubatão está assentado em trechos muito críticos, com desníveis acentuados do terreno em solo instável. Trata-se hoje de um traçado superado, não só em vista dos 40 anos de sua existência, mas principalmente porque junto a essa rota configurou-se uma densa ocupação urbanística (em Maresias, uma das mais badaladas praias paulista, segue paralelo a rodovia), além de ser muito próximo de importantes mananciais e das praias, movimenta, mesmo que em menor escala, combustíveis inflamáveis, com sérios riscos de incêndio, explosão ou como a agressão a biodiversidade e os danos ao ecossistema causados em área de proteção ambiental no Guaecá.
Será que os quatro graves acidentes, em um trecho de poucos quilômetros, do Guaecá ao Toque-Toque, não foram suficientes para convencer autoridades e técnicos de que pelo menos ai o traçado precisa ser revisto?
Embora seja necessário um rigoroso estudo de impacto ambiental para um novo traçado, que pode demandar alguns anos, existe uma área que já foi impactada, com terraplanagem e diversas obras, que era o traçado original da Rio-Santos (que ficou paralisada em Ubatuba), que poderia ser aproveitada como rota alternativa à reconstrução desse trecho, muito mais adequado, pelo menos até as imediações de Boiçucanga.
Acho que a comunidade exige muito mais do que simples reparações através de compensações financeiras aos danos ambientais, pois além de irreparáveis, o que está em questão é o risco de novas ocorrências e da falta de agilidade e eficiência em situações emergenciais. Isso ficou evidente nas operações de limpeza, quando subestimaram o volume e a força das águas das chuvas no leito do rio, que romperam as barreiras de contenção, levando o óleo para contaminar a praia em toda sua extensão.
Outra questão que precisa ser muito bem esclarecida é essa de que a ultima passagem (Janeiro/2003) do instrumento de inspeção interna (PIG) não detectou nenhuma falha. Será que a tubulação está próxima de sua vida útil e exige a inspeção em espaços mais curtos de tempo? Ou, o que dizer de que a poucos metros da referida fissura aparece uma luva de reforço na tubulação. Quando isso foi realizado? Antes ou depois da ultima passagem do PIG? Para estas e outras questões técnicas esperamos respostas dos peritos.
Entretanto, a comunidade não pode cair no esquecimento e deve exigir das autoridades uma rigorosa apuração dos fatos e também estudos para um novo traçado, principalmente para esse trecho, pois é a decisão mais correta a não ser que a Transpetro pretenda em futuro breve desativar esse ramal, por questões de viabilidade operacional e disponha de alternativa economicamente mais vantajosa para abastecer a refinaria em Cubatão.
As recentes descobertas de jazidas de gás na plataforma marítima a cerca de 70 milhas da costa do litoral norte, cujas avaliações preliminares indicam que podem mudar nossa matriz energética, deveriam direcionar a preocupação dos políticos locais, mais para como será a forma de escoamento, do que pela disputa dos royalties que podem gerar. Essa também uma questão para a sociedade cobrar, principalmente dos candidatos nas eleições municipais.
Alem disso, a população deve estar atenta com a manifestação de determinadas ONGs que se apresentam em nome da comunidade. Será que são financeiramente independentes, isto é, não aceitam ou recebem contribuições de empresas, do governo ou de partidos políticos e realmente são isentas para apresentarem sugestões e propostas em assunto de grande responsabilidade? Essa já é uma outra questão que compete não só ao Ministério Público verificar, mas também a Receita Federal.

Ir./15/03/04
Consulte aqui Artigos anteriores

Carta do Leitor Topo

Bundesstaat Nachridht I - Caro Carlos. Daqui, aos pés das rotativas do Informativo Estatal só tenho a declarar que dessa vez você se superou. Aguardo, eu e acredito que todos os leitores, a publicação de mais verbetes dessa enciclopédia. Sabemos que tem muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais.
Beijos

Maria Emilia Muka Yani Martins
Ubatuba, SP


Bundesstaat Nachridht II - Valeu, Rizzo! MUITO BOM o seu guia de interpretação! EXCELENTE!!! Rendeu boas gargalhadas... Espero que continue publicando outras "espécies" para nosso deleite. Sugiro algo como tough wild mosquito ou a extinta urban street tree.
Um forte abraço,

Rita Zahra
Ubatuba, SP


Parabéns Cooperativa - Quero parabenizar a Cooperativa Educacional de Ubatuba pela iniciativa de nos brindar com a produtiva palestra do Dr. Claudio Saltini sobre "a importância de regras e limites na educação de nossos filhos", realizada no último sábado em sua sede. Além da grande "família" cooperativa, estiveram conferindo o evento os alunos do curso de Pedagogia da Unitau e população local.
Valeu!

Maria Rita
Ubatuba, SP


Parabéns - Estimados amigos do Litoral Virtual, uma veiz mais quero parabenisar voces pela labor de informacao, que cumplen, e para queins estamos fora de Ubatuba, mais a amamos tanto, ê muito importante.
Quero comentarles que estou muito feliz de estar recebendo novamente a sua publicacao, ja que á varios meses que nao recebía nada, eu ate pensei, que tivesse fechado o journal; assim que fico muito contente de saber que nao, e que vou a poder continuar disfrutando da companhia de vocèis, e me traspolando atê Ubatuba por este medio.
Um grande abraço, e meus melhores desejos para Ubatuba e seu povo.

Ghelssy Pereyra
Montevideo, Uruguay


PS Maranduba - No sabado dia 20/03 o sr. Manoel da cidade de Andradas MG se acidentou em meu condominio, a unica alternativa para o momento era o PS de Maranduba, devo registrar atendimento de primeiro Mundo (gostaria de parabenizar Medica e enfermeira) mas como nem tudo são flores encontrei alguns espinhos:
Enquanto aguardava os procedimentos medicos, uma chuva nos surpreendeu e para maior surpresa, chovia mais dentro do PS do que fora inclusive sujeito a um curto circuito pois a agua se infiltrava nas luminarias. Acredito que a Prefeitura tenha alguem para solucionar o problema e com urgencia pois pelos comentarios ja faz tempo que isso ocorre.
O mais preocupante foi ouvir que vão acabar com o PS e só ter atendimento agendado.
O responsavel por essa atitude ja imaginou que estamos a mais de 25 km do do Centro e como no caso do sr Manoel o pronto atendimento foi muito importante pois até chegar ao centro ja teria perdido todo o sangue do corpo (Ele abriu a cabeça e so tomou 25 pontos!). O PS deveria funcionar 24 horas e não 12 como é hoje.

José Carlos Cusato
Maranduba, Ubatuba, SP


CONSEMA - Caros companheiros. Foi uma reunião difícil, pois não havia consenso.
O Ministério Público estava em dúvida sobre questões ligadas ao Condephat e zonas de amortecimento em relação ao Parque Estadual da Serra do Mar, questões estas que para a SMA não eram pertinentes mas que não foram explicitadas conforme relato a seguir. Como não havia representante do MP estadual presente na plenária, a pedido da Dra Elaine Taborda, que chegaria um pouco depois, solicitei o adiamento da apreciação da minuta do GERCO pela plenária, mas foi votado e ficou deliberado que a pauta seguiria normalmente. Após saber da decisão da plenária, por contato telefônico, o MP disse que solicitará esclarecimentos ao grupo e trabalho posteriormente.
Não pude acompanhar os trabalhos dos outros pontos de pauta pois fiquei junto com as ONGs que estavam lá (Ponto Azul, SOS Mata Atlântica, ALNORTE, ASSU, ACIA, Gondwana, ECOJURÉIA) tentado solucionar um conflito que houve, quando no sábado passado, dia 13, na reunião do Coletivo das Entidades Ambientalistas do Litoral Norte, constatamos que após as audiências públicas alguns pontos polêmicos nos mapas foram alterados e aprovados pelo grupo de trabalho do GERCO.
Dentre estes pontos, um que virou a "bola da vez" foi a alteração do sertão do Puruba de Z1 para Z3, que para os ambientalistas de Ubatuba era considerado "causa pétrea". A alteração foi feita e o argumento foi de que o pessoal da sociedade civil de Ubatuba (no nosso caso o ambientalista Caio Marco Antonio que não pôde estar presente e seu suplente, eu, que estava fechando notas na escola que trabalho) não estavam presentes e o grupo optou pela aprovação. Cabe salientar que da mesma forma que houveram audiências públicas em todos os municípios para ouvir a comunidade, o grupo deveria facilitar a participação dos membros, os da sociedade civil eram todos voluntários, discutindo as propostas de alteração em cada cidade.
Utilizando este local (Puruba) como exemplo e para situar um pouco quem não conhece a área, seguem as argumentações pela não alteração já que nenhum dos critérios que deveriam ser utilizados para a criação de Z3 está presente: não possui atividade agropecuária que altere em até 50% da área, está longe, muito longe disto; grande parte do solo da região é de várzea e alagadiça e não se presta a atividade agropecuária; além do que, a área é uma restinga praticamente intacta. O próprio DEPRN, cujo técnico presente aceitou a alteração, estuda a criação de uma APA para o local (Processo SMA 89.092/96 - Assunto: Proposta de criação de uma Unidade de Conservação na Praia do Puruba em Ubatuba-SP - Interessados: DEPRN-SP - Data: 07/11/1996.) e na época de criação do Parque Estadual da Serra do Mar o Puruba era para ser Parque até a cota zero dada as características da região. Felizmente temos a legislação ambiental a favor da defesa desta área e o fato de estar muito preservada, ser mata atlântica e regime hídrico "sui generis" com muitos mananciais, se a fiscalização não falhar a proteção da área esta assegurada.
Durante as negociações com a SMA verificamos no mapa de trabalho, que um erro de plotagem omitira uma faixa de Z1 entre a Z3 e o Parque na área em questão, este equivoco, por si só seria motivo de se adiar os trabalhos, porém achamos e negociamos que o melhor seria aprovar a minuta, com o comprometimento da SMA em fazer a correção da plotagem e priorizar no plano de implantação e gestão do zoneamento, a área do Puruba, o que foi aceito.
As preocupações dos ambientalistas com este local se dá pelo fato de que a área pertence a poucos grupos de grandes investidores e a especulação imobiliária no local poderia acabar com uma área que deve ser preservada para as gerações presentes e futuras. Por outro lado, preocupados também com a comunidade que lá vive, que ocupa uma pequena parcela de terra e vive de agricultura, comunidade esta que deve ter soluções econômicas adequadas e devem ser respeitadas em sua cultura e interesses.
Como alternativa e tendo a questão ambiental amarrada em leis, a situação, que é de fato polêmica, pode ser um avanço na economia local. Como esta área será piloto da implantação e gestão do zoneamento ecológico econômico, indiretamente fizemos um consenso, pois esta saída colocará esta área em evidência e as correções de rumos poderão ser feitas bem como a implantação de agroflorestas, agricultura sustentável e outros conceitos ecologicamente corretos poderão ser implantados e os resultados devem servir de modelo para o restante do país.
Agora nos resta aguardar a publicação do decreto pelo governador e acompanhar, todos unidos em torno de saídas ambientalmente adequadas e economicamente sustentáveis, que encontremos alternativas ao tipo de desenvolvimento e ocupação que temos hoje no litoral. Os conselhos municipais de desenvolvimento e de meio ambiente serão fundamentais para a elaboração dos Planos Diretores Municipais, adequados ao zoneamento ora aprovado pelo CONSEMA, possibilitando a participação da sociedade civil nas decisões que darão a cara destas nossas cidades.

Roberto Francine Junior
Conselheiro do CONSEMA


Atenção!

Comunicamos que diante de várias políticas anti-Spam dos provedores de internet, nossos boletins estão sendo bloqueados por serem confundidos com mensagens não solicitadas, o que não é o caso.
Solicitamos aos  leitores que não estiverem recebendo nossos boletins via e-mail, que acessem a página:
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/index.html , onde as notícias são atualizadas diariamente, de 2ª a 6ª feira.

Foto do Dia Topo

Caraguatatuba

Flexeiras

Praia das Flexeiras
©Gianni D´Angelo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor