Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 24 de março de 2004 - Nº 997 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
OAB condena morte de jovem, pede interdição e programa vistoria da cadeia


Caraguatatuba
Idosa de 106 anos é homenageada em evento esportivo
Campeonato de Kart agita fim de semana em Caraguá
Rui Fernando Noronha é homenageado
Unidades de Saúde serão inauguradas em abril
Atletas de Caraguá participam do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo
Alunos fazem ato contra a dengue
Detentos pegam 10 anos por crime em Caraguá
Crianças de escolas municipais visitam ETA (Estação de Tratamento de Água)
Fundacc comemora Dia Internacional do Teatro com apresentações
Caraguá é homenageada durante desfile cívico de Salesópolis
Assaltante à luz do dia volta a atacar comércio do Travessão
Câmara adia discussão de projeto sobre utilização de espaço público
Kazon quer Hortas Comunitárias e Educativas
Bolha homenageia TV Vanguarda
Módulo e Forma Atlética avaliam e aumentam condicionamento físico de idosos
Módulo e OAB iniciam assistência jurídica à comunidade carente de Caraguá

Ilhabela
15 bairros de Ilhabela ficarão sem água hoje
Manoel Marcos visita presidente da Câmara


São Sebastião
Gestante terá passe especial em São Sebastião
Com o Teatro Municipal lotado, Transpetro apresenta projeto dos novos dutos
Prefeitura promove reuniões para discutir despoluição das praias
Sociedade civil vai se unir ao Programa de Ecoturismo

Ubatuba
Secretário faz balanço da feira de Berlin
Verbas são repassadas pelo Fundo

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

OAB condena morte de jovem, pede interdição e programa vistoria da cadeia
Após o assassinato do jovem doente mental, o órgão decidiu reunir Comissão de Direitos Humanos e realizar vistoria na cadeia pública

Dona Maria das Graças só conseguiu um advogado no dia em que Marcelo (detalhe) foi morto - Foto: Fábio Lamounier Litoral Norte - A Comissão de Direitos Humanos da subseção São Sebastião/Ilhabela da OAB se reúne hoje para discutir o assassinato do jovem Marcelo de Jesus, de 18 anos, acusado de tentativa de furto de uma bicicleta em Ubatuba, que teve o pescoço quebrado na última sexta-feira, na Cadeia Pública de São Sebastião. Às 10h00 a Comissão da OABfará uma vistoria no local, para solicitar novamente, se necessária, a interdição da cadeia.
Há mais de seis meses a OAB já havia solicitado a interdição, com base na superlotação e na falta de segurança do local.
“São muitos os absurdos que ali acontecem, não pode continuar assim. Além da superlotação carcerária, existe o risco para os funcionários, para os prisioneiros e para a população dos arredores”, sustenta Luiz Tadeu de Oliveira Prado, presidente da sub-seção da Ordem dos Advogados.
O assassinato de Marcelo chocou a entidade e levantou novamente a questão da precariedade do lugar. Segundo Luiz Tadeu, quando um cidadão é custodiado pelo Estado, este passa a ter a obrigação legal de dar ao preso toda a condição para que ele não sofra nenhum tipo de violência. “Se o Estado tirou-o da sociedade, tem que arcar com a segurança. Protegê-lo passa a ser obrigação”, declara Luiz Tadeu.
O presidente da OAB acredita que a morte de Marcelo poderia ter sido evitada: “Só o fato de um crime desse porte deixar alguém tantos dias preso, já é um absurdo. Além disso, sendo notório que ele não tinha capacidades mentais, deveria ter sido afastado da relação com os prisioneiros. Se não há espaço para deixar alguém sozinho e evitar uma morte, essa cadeia tem que ser fechada”.
A OAB vai cobrar soluções: “Nós entendemos que cada um tem que fazer a sua parte. Se não fizerem, temos que exigir o cumprimento do dever, antes que outras vidas sejam ceifadas e outras pessoas sofram”, afirma.
Para delegado, cabe ao juiz determinar situação do preso.
Para o delegado Seccional interino, Leon Nascimento Ribeiro, caberia ao juiz determinar a situação do preso, que morreu esta semana na cadeia. Ele acredita que os procedimentos foram corretos. “Se ele vai preso o único lugar para recolhê-lo é nesta cadeia. Não existe outro local”, disse.
De acordo com o delegado, o inquérito da morte dele já foi instaurado. Ribeiro explicou que aparentemente não existia um parecer do suposto problema mental do detento, que somente poderia ser decidido com parecer na fase processual e não no inquérito, como estava a investigação do furto atribuído ao preso.
Aproveitando o caso do problema carcerário, o delegado lembrou da dificuldade em se remover os presos da cadeia do Litoral Norte.
Segundo Ribeiro, o CDP de Taubaté, que tem em sua metade da lotação detentos da região, não está mais liberando novas vagas. “Atualmente nenhuma outra unidade está cedendo espaço para nossos presos”, acrescentou, demonstrando que a situação da superlotação poderá piorar. IMP (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo Albatroz Pousada

Idosa de 106 anos é homenageada em evento esportivo
Rosalina Ribeiro Pinto dará seu nome ao torneio de futsal, promovido pela prefeitura, em parceria com a Associação de Moradores
do Morro do Algodão. Rosalina deu o pontapé inicial e diz que adora doces e guaraná


Caraguatatuba - A dona-de-casa, Rosalina Ribeiro Pinto, de 106 anos, foi homenageada, durante a estréia do 1º Torneio de Futsal, que recebeu o seu nome, no ginásio do Morro do Algodão, sábado, dia 20.
O evento é promovido pela prefeitura de Caraguá, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Morro do Algodão e contou com a presença do vice-prefeito José Pereira de Aguilar, que foi prestigiar a homenagem.
Segundo o vice-presidente da associação e organizador do evento, Manoel Cursino dos Reis, a idéia é homenagear todos os idosos do bairro. “Queríamos fazer uma homenagem aos idosos do bairro. Ao procurar a pessoa mais velha para dar o nome ao torneio, localizamos Rosalina, que tem 106 anos”, destacou.
A dona-de-casa gostou da homenagem e deu o pontapé inicial da partida, entre o União do Morro e o Litovitta. Ela atribui a sua longevidade aos produtos naturais retirados da roça, mas também não dispensa os doces e o refrigerante. “Gosto de qualquer doce e adoro guaraná”, disse.
Rosalina nasceu em 30 de agosto de 1898, em Malacacheta, Minas Gerais. Ela mora em Caraguatatuba, há cerca de 30 anos. Mãe de cinco filhos, ela não soube dizer quantos netos e bisnetos tem. Rosalina mora com um filho, no Morro do Algodão.
A vitalidade de Rosalina impressionou os presentes. Ela posou para fotos ao lado dos jogadores e, segundo o árbitro da partida, Leandro Domingos de Souza, ela assistiu aos jogos, até o final, e ainda retornou no domingo. “O Manoel foi muito feliz na escolha de dona Rosalina. Ela é um exemplo para todos nós”.
O torneio, que teve início no sábado, dia 20, tem previsão para terminar durante as comemorações do aniversário da cidade. Na rodada, deste sábado, o Litovitta venceu o Fluminense A por WO, o jogo foi substituído por um amistoso entre o União do Morro e Litovitta. Nesta partida, o União marcou oito vezes contra três do Litovitta. Na segunda partida oficial da noite, o Boca Júnior venceu o Fluminense B por seis a quatro. No domingo, 21, o River Plate goleou o Figueirense por sete a três.
Na segunda partida, foi a vez do X-9 vencer por WO, o time levou os pontos do Super Mercado Silva.
Para o próximo final de semana, estão previstas mais quatro partidas. No sábado, 27, jogam Colo-Colo x Poiares, às 19h30min, e Tabajara x Real Madri, às 20h30min.
No domingo, 28, será a vez do União das Palmeiras enfrentar o Bragantino, às 19h30min, e em seguida, o Super Mercado Cruzeiro pega o União do Morro, às 20h30min. Os jogos serão realizados no ginásio “Maria Carlita Saraiva Guedes”, Travessa Cinco, número 75, no Morro do Algodão. (Fonte: PMC)

Campeonato de Kart agita fim de semana em Caraguá
Mais de 40 pilotos participaram da 2ª etapa do campeonato Paulista de Kart realizado no último final de semana em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá sediou a 2º etapa do Campeonato Paulista de Kart no último final de semana, 21 de março.
O evento foi uma grande atração para os amantes do esporte na região, e teve a participação de mais de 40 pilotos de São Paulo, Grande ABC, Vale do Paraíba e Litoral.
A prova que é dividida em 5 categorias, Kadete (8 a 11 anos), V4 (acima de 12 anos), Parella 145 km (acima de 12 anos) , Parella 165 km (acima de 25 anos), e RD 135 cilindradas (acima de 12 anos) teve grandes destaques.
Na categoria V4, Vandão de São Paulo, conquistou o 1º lugar. Na categoria Parilla 145 kg o destaque foi para Fabio Varella, de São Paulo, que ficou em 1º lugar; já Rafael Camargo, de Caraguá, ficou com 2º lugar e Rennan Reis, de Mogi da Cruzes, em 3º lugar.
Já na categoria Parilla 160kg, Robson Moreira, de São Paulo, conquistou o 1º lugar; Robert Landgraft, de São Sebastião, o 2º lugar, e Karly Koelin também de São Sebastião ficou com o 3º lugar.
Na corrida Kadete, Denis Canteruccio, de Caraguá, conquistou o 1º lugar; João Abreu, de São Sebastião, ficou com o 2º lugar, e Cace, de São Paulo, em 3º lugar. Na prova RD, Daniel ficou com o 1º lugar; Carlos Lopes o 2º lugar, e Thiago Lara ficou com o 3º lugar, todos da cidade de São Paulo.
O evento é organizado pela KRT Moto Clube, com apoio da Secretaria de Turismo de Caraguá e da FASP- Federação Paulista Automobilística
A 3º etapa do Campeonato acontece no dia 25 de abril, no Kartódromo de Caraguá, ainda sem horário definido. (Fonte: PMC)

Rui Fernando Noronha é homenageado

Caraguatatuba - O Campeonato de Futvolei que acontecerá em abril durante as comemorações do aniversário da cidade, irá homenagear Rui Fernando Noronha, um dos pioneiros desta modalidade esportiva na cidade. O Troféu "Rui Fernando Noronha" está com inscrições abertas a todos que quiserem participar do campeonato que acontece no dia 24 de abril, no Quiosque 32 (Novos Amigos) na Praia do Indaiá, às 10 horas. Aberto para a categoria Masculino Livre, com idade de 15 a 38 anos. (Fonte: PMC)

Unidades de Saúde serão inauguradas em abril
Com os novos prédios, que oferecem mais espaço e salas adequadas para médicos e equipes do PSF, Caraguá irá remodelar e expandir o atendimento em Saúde.

Caraguatatuba - A população de Caraguá contará com um melhor atendimento em Saúde com as novas obras que a Prefeitura Municipal inaugurará em abril, durante as comemorações do aniversário de 147 anos.
São quatro novas Unidades de Saúde, a do bairro Massaguaçu, Morro do Algodão que foram construídas; a do Tinga que foi reformada e ampliada; e a Unidade de Saúde da Família do Olaria.
A USF-Unidade de Sáude do bairro Massaguaçu recebeu recursos na ordem de R$ 384.615,00, através de um convênio com o Ministério da Saúde e Prefeitura. A nova Unidade promete revolucionar os serviços de Saúde na região Norte. Se na antiga Unidade, médicos e PSF tinham que revezar salas e atender em períodos intercalados, a nova obra iniciada em julho de 2002, em uma área de 830 m2 construídos, é composta por 17 salas para as diversas especialidades (pediatria, ginecologia, psicologia), que vão incrementar o atendimento com médicos de referência. Além disso, a obra contempla sala de vacinas, escritórios administrativos, vestiários e espera para atendimento em local coberto.
A USF do Morro do Algodão, que não mais comportava a crescente demanda, recebeu investimentos no valor de R$ 182.458,06, através de convênio com o Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal. Esta Unidade era uma das prioridades da administração. A obra foi iniciada em dezembro de 2002 em uma área de 303 m2 de área construída. O novo prédio contará com 14 salas para atendimento nas diversas especialidades como odontologia, psicologia e mais estrutura de apoio com vestiários, cozinha e copa. A nova Unidade irá acomodar muito bem a população do bairro, oferecendo mais qualidade no atendimento.
Unidade do Tinga, que vem sendo reformada e ampliada desde agosto de 2002 com um aumento de mais 410 m2 de área de construção, tem também 410 m2 de área reformada. A Unidade passará a ter 14 salas que foram preparadas para o atendimento dos profissionais da Saúde entre consulta e pré-consulta. Na área construída, outras seis salas estarão à disposição, tendo inclusive atendimento odontológico. Nesta área inclui-se ainda vestiários, administração, cozinha e uma área coberta para a espera. O novo prédio oferece condições para as 4 equipes do PSF e médicos de diversas especialidades. A idéia é tornar a Unidade do Tinga em Unidade de referência na região Sul.
A quarta Unidade inaugurada é a USF do Olaria, que foi feita a partir de uma adaptação de um área da Escola Municipal. Com a nova Unidade, a população do bairro não mais precisará se deslocar para o Casa Branca, pois passará a contar com um equipe de médicos atendendo no próprio bairro. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá participam do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo
Com mais de 200 atletas inscritos, ciclistas de Caraguá garantem pontuação para as próximas etapas do campeonato.

Caraguatatuba - A abertura do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo aconteceu no último final de semana, 21 de março, na cidade de São José dos Campos, com participação de mais de 200 atletas.
O campeonato é dividido em 4 categorias, Sênior A ( de 30 a 39 anos ), Sênior B ( 40 a 50 anos), Júnior ( 16 a 18 anos ) e Exper ( 19 a 29 anos) a equipe "Nossa Caraguá", participou com 6 atletas.
Entre os primeiros colocados, dois ateltas de Caraguá conseguiram pontuação para a próxima etapa, João Carlos de Souza, ficou na 6ª colocação e Ivair Alves na 10ª, na categoria Sênior A. Os outros competidores não tiveram colocação, mas tem grandes chances de vencer o campeonato, já que é dividido em 9 etapas .
O Campeonato Valeparaibano de Ciclismo é dividido em etapas, cada colocação nas etapas acumula pontos, que somados na final da competição, destaca o vencedor.
O evento é organizado pela Liga Valeparaibana de Ciclismo, e tem apoio da J Bike e da Secretaria de Esporte e Recreação de Caraguá.
A próxima etapa será realizado no dia 14 de abril, em Taubaté. (Fonte: PMC)

Alunos fazem ato contra a dengue

Caraguatatuba - Mais de 400 alunos da escola estadual Colônia dos Pescadores, do bairro Indaiá, em Caraguatatuba, realizam no sábado uma passeata contra a dengue.
Os alunos vão percorrer as ruas do bairro orientando os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Na cidade, há uma epidemia de dengue e 78 pessoas já foram contaminadas.
Na região, já foram registrados 28 casos autóctones (contraídos na cidade) em Ilhabela e 578 em Potim, onde também foi registrada epidemia.
Segundo a diretora da escola, Marta Regina de Oliveira Braz, durante a passeata, serão distribuídos panfletos que estão sendo confeccionados pelos alunos.
Eles também vão levar cartazes, orientar e entrevistar os moradores. O bairro do Indaiá é um dos mais infestados pelo mosquito, segundo dados da prefeitura.
"Vamos fazer uma mobilização. O tema da dengue está sendo trabalhado desde fevereiro com os alunos do ensino médio e fundamental", disse a diretora.
A passeata dos alunos sairá da escola, que fica na avenida Sergipe, 905, a partir das 9h. (Fonte: ValeParaibano)

Detentos pegam 10 anos por crime em Caraguá

Caraguatatuba - Os detentos José Marcos Marinho da Silva e Renato de Oliveira foram condenados ontem há 10 anos e 10 meses de prisão em regime fechado por uma tentativa de homicídio que ocorreu na cadeia de Caraguá em 1995. Eles, junto com Walter Teixeira da Silva, o 'Preá', tentaram matar o ex-detento Sérgio Francisco Lima. Preá foi condenado no ano passado há 11 anos de reclusão pelo crime. O advogado de defesa de Marinho, Antônio José Carvalho Silveira, disse que vai recorrer da decisão. Já a defesa de Oliveira, o advogado Adonis Sérgio Trindade, afirmou que estará discutindo o assunto com o seu cliente. (Fonte: ValeParaibano)

Crianças de escolas municipais visitam ETA (Estação de Tratamento de Água)

Caraguatatuba - No Dia Mundial da Água, crianças de duas escolas da rede pública municipal comemoraram, em Caraguá, com palestras e visitas a Estações de Tratamento de Água e margens de rios.
As comemorações foram organizadas numa parceria entre a prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e a Diocese de Caraguatatuba.
Este ano, a igreja católica escolheu como tema da Campanha da Fraternidade "Água: fonte de vida".
As crianças da rede municipal, que estudam nos bairros Cantagalo e Martin de Sá, fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Água do Cantagalo. Lá, um técnico da Sabesp fez uma palestra sobre a captação de água nas cachoeiras e a importância da mata ciliar na contenção da degradação das margens dos rios.
Em seguida, as crianças plantaram mudas de árvores, nas proximidades do ponto de captação de água da Sabesp, no rio Guaxinduba. Após o plantio, elas percorreram todo o leito do rio até chegarem à Estação de Tratamento de Esgoto da Martin de Sá, onde foi feita uma palestra sobre tratamento de esgoto.
As entidades, escolas, organizações não governamentais, a sociedade civil organizada, que quiserem fazer visitas às Estações de Tratamento de Esgoto, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá, no telefone (12) 3882-5195 e agendar. (Fonte: PMC)

Fundacc comemora Dia Internacional do Teatro com apresentações

Caraguatatuba - A Fundacc realizará apresentações teatrais para o público infantil e adulto nos dias 26 e 27 de março, em comemoração ao Dia Internacional do Teatro, que é comemorado no dia 27.
Em parceria com a empresa Cultura Mix, a Fundacc apresenta o musical infantil “O Planeta Lilás”, de Ziraldo, promovendo para as crianças dos bairros mais afastados como o Poço da Anta, Canta Galo e Pegorelli, assim como para os alunos das oficinas de Teatro da Fundacc, uma apresentação gratuita, no dia 26, às 10h30.
O espetáculo, inspirado no livro de Ziraldo, tem adaptação e direção de Carlos Arruda.
Já no dia 27 de março, comemorando o Dia Internacional do Teatro, a Fundacc apresenta a peça “Hamlet Máquina”, direção de Junior Magresco no Auditório da Fundacc às 20horas. A entrada é franca.
Com esse espetáculo, a Fundacc dá início ao projeto “Caraguá em Cena” com apresentações de espetáculos de grupos, oferecendo espaço para trabalhos de pesquisa, com linguagens novas, servindo de referência a estudantes de teatro e interessados nas artes em geral. O projeto vem desde 2003 estimulando a circulação de espetáculos de grupos amadores, apoiando e fortalecendo a arte cênica, garantindo à comunidade uma apresentação teatral mensalmente, a preços populares. (Fonte: PMC)

Caraguá é homenageada durante desfile cívico de Salesópolis

Caraguatatuba - Salesópolis homenageou no último domingo 21, as sete cidades que fazem divisa com o município. Essa homenagem aconteceu durante o desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade, que completou 166 anos.
Caraguatatuba, Guararema, São Sebastião, Paraibuna, Santa Branca, Bertioga e Biritiba Mirim tiveram representações na principal avenida de Salesópolis, feitas por alunos da Educação Municipal da cidade.
A fanfarra da EMEF “Prof. Alaor Xavier Junqueira”, do bairro Travessão, também compareceu à festa com cerca de 50 componentes, para presentear Salesópolis com uma apresentação durante o desfile. Orientados pelo instrutor Marcos, os componentes da fanfarra foram os primeiros a entrar na Avenida e ali permaneceram durante todo o desfile da ala de EMEF’s.
Caraguatatuba foi a sexta representação a entrar na Avenida, e entre os principais destaques ficaram o turismo, a pesca, a Educação Infantil que é reconhecida em todo o Brasil e as atrações musicais que a cada temporada atraem mais turistas.
Durante a apresentação de Caraguá, foram distribuídas à população local cópias da letra do hino de Caraguá, o qual foi executado pela fanfarra e cantado pela supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Caraguá, Regina Espíndola Chaves Gomes, que na ocasião recebeu em nome da Secretária Roseli Morilla uma pequena lembrança de Salesópolis para o município de Caraguá. Em seguida um helicóptero vindo do município de Holambra presenteou Salesópolis com chuva de pétalas de rosas, o que deixou cerca de 500 pessoas que assistiam ao desfile bastante emocionadas. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura de Salesópolis, esse foi o primeiro grande desfile organizado na cidade e contar com a participação e auxílio das cidades representadas durante o evento deu um toque especial à comemoração do aniversário da cidade. O desfile teve a participação de 420 pessoas, entre crianças e adultos. (Fonte: SME/PMC)

Assaltante à luz do dia volta a atacar comércio do Travessão

Caraguatatuba - Um assaltante, que não esconde nem o rosto, voltou a atacar à luz do dia o comércio da avenida José da Costa Pinheiro, no Travessão, a principal via de acesso aos bairros periféricos da região. Desta vez, ele entrou por volta das 13 horas de segunda-feira em um depósito de construção.
O comerciante A.B.S., 46 anos, estava no caixa, quando o assaltante, visivelmente nervoso e aparentado estar drogado, entrou e anunciou o roubo. Ameaçando a vítima, inclusive apontando a arma para um bebê de oito meses, no colo do comerciante, ele pediu dinheiro.
O assaltante pegou R$ 90 e fugiu rumo ignorado. Para a vítima, pelo comentário no bairro das características do suspeito, ele foi vítima do mesmo assaltante que já roubou outros estabelecimentos e também moradores na mesma avenida. Dois deles foram no último final de semana, e um foi o irmão de A., que também é comerciante no Perequê-Mirim, bairro ao lado do Travessão.
A. lembrou que é a primeira vez que sofre roubo, mas considera sorte, já que a vizinhança toda já teria sido vítima. O invasor rouba em uma ação rápida, que dura menos de cinco minutos. Pelo jeito do assaltante, ele acredita que roube para comprar drogas.
A Polícia Militar foi avisada e chegou rapidamente, para fazer patrulhamento, mas não encontrou o suspeito. A vítima não quis registrar o crime na delegacia. A. diz estar descrente. “Não adianta, a polícia até prende, mas logo eles estão soltos nas ruas”, lamentou.
Denúncia combate violência - Para o setor de investigação do 1° Distrito Policial, que atende à área da avenida José da Costa Pinheiro, é importante que a vítima registre a queixa. “A denúncia combate a criminalidade”, disse o setor.
Conforme a investigação, quanto mais queixas o autor de um crime tiver, mais tempo ele ficará preso. “A população deve colaborar no trabalho da polícia, que somente consegue resolver o crime com a queixa e denúncia”, ressaltou.
O setor ainda lembrou do anonimato que a vítima terá, caso tenha medo do reconhecimento do assaltante, que não saberá da denúncia. A investigação ainda conta com um álbum fotográfico de ladrões e assaltantes já detidos no setor, recursos que podem auxiliar na identificação.
Mais dois roubos - Caraguatatuba registrou mais dois roubos na segunda-feira. Os dois ainda são de autoria desconhecida.
O primeiro foi por volta das 19h30, na Estrada da Porteira Preta, no Rio Claro. Três assaltantes renderam o lavrador O.B.S., 69 anos.
O trio invadiu a casa dele e ameaçando com um revólver, pegou R$ 2 mil e uma caixa de ferramentas. Após trancá-lo no quarto, os assaltantes fugiram rumo ignorado.
O outro crime ocorreu na mesma hora, no Jardim Aruã. Dois assaltantes entraram em uma padaria. Um deles pediu um cigarro e no lugar de entregar o dinheiro para a funcionária do caixa, mostrou um revólver. A dupla fugiu levando R$ 150 do estabelecimento. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara adia discussão de projeto sobre utilização de espaço público

Caraguatatuba - Entre os 11 projetos discutidos na sessão da Câmara de Vereadores de Caraguatatuba, ontem à noite, somente dois foram votados. Os demais foram automaticamente transferidos para a próxima sessão.
As discussões em torno do projeto do Executivo - que trata da regulamentação do uso do espaço aéreo e subsolo do Município nos logradouros públicos da cidade, para a passagem de infraestrutura por empresas ou concessionárias de serviços públicos - que era aguardado com muita expectativa, também ficou para a próxima terça-feira.
O secretário de Assuntos Jurídicos de Caraguá, Cassiano Ricardo Silva de Oliveira, justifica o projeto com a alegação de que as empresas e concessionárias vem utilizando os espaços públicos de forma indiscriminada e sem contraprestação financeira em benefício do município. Daí a necessidade de uma lei que regulamente a questão.
Segundo o projeto de Lei, somente o Executivo poderá expedir autorização às empresas ou concessionárias de serviços públicos para utilizarem os espaços subterrâneos ou aéreos do município. No projeto são considerados equipamentos urbanos as redes de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, rede de energia elétrica, gasodutos, cabos telefônicos, hidrantes, relógios, orelhões, outdoors, entre outros do gênero.
O projeto, que já foi retirado de pauta em outra oportunidade, provocou discussões entre os vereadores e já vem sendo adotados por outros municípios brasileiros. Para muitos, somente uma lei poderá moralizar o uso do espaço público e ainda render recursos ao município.
“O objetivo do projeto é disciplinar o uso do espaço público e auferir receita para o município. Vários municípios brasileiros estão fazendo essa regulamentação”, ressalta o secretário de Assuntos Jurídicos, Cassiano Ricardo Silva de Oliveira. (Fonte: Imprensa Livre)

Kazon quer Hortas Comunitárias e Educativas
Parlamentar quer aprovar projeto sobre o assunto

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou e deverá ser votado nesta terça-feira, dia 23 de março, propositura que institui o Programa Municipal de Hortas Educativas e Comunitárias. Para o Parlamentar o projeto é um incentivo às crianças.
Segundo a proposta fica criado o Programa Municipal de Hortas Educativas e Comunitárias à base de adubação orgânica. O programa será instalado nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e serão chamadas de Hortas Educativas.
Ao mesmo tempo serão instaladas em terrenos públicos e ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo chamadas de Hortas Comunitárias. Não importando o nome que tenha ou a sua localização, a distribuição e comercialização da produção será feita pelo colegiado das escolas do município e pela Associação Amigos de Bairro onde se localizarem.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente terá participação decisiva neste projeto, pois dará a orientação necessária para a cultura de produtos de forma orgânica e explicações sobre os malefícios dos agrotóxicos.
Para o Parlamentar este será um grande incentivo às crianças, a futura geração desta cidade e região, pois dará ensinamento básico sobre agricultura e os cuidados necessários com os agrotóxicos. Quanto as Hortas Comunitárias o destaque se da para a responsabilidade, fiscalização e distribuição destes alimentos pelos próprios moradores. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Bolha homenageia TV Vanguarda
Parlamentar aprovou Moção sobre o trabalho da emissora no Verão 2004

Caraguatatuba - O Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou recentemente uma Moção de Congratulações, sobre o trabalho da TV Vanguarda em São José dos Campos e Taubaté, durante o Verão 2004 no Litoral Norte. Uma Sessão Solene, marcada para esta quarta-feira, dia 24 de março, fará a entrega da honraria aos dirigentes da emissora.
O objetivo do Vereador Bolha é o de homenagear a TV Vanguarda, pelo excelente trabalho desenvolvido com o Projeto Agita Vanguarda, durante o Verão 2004 em Caraguatatuba e em todo o Litoral Norte, numa parceria inédita entre a emissora, a Prefeitura de Caraguatatuba e a Secretaria Estadual da Cultura.
O Agita Vanguarda realizou eventos ligados a música, programações esportivas, atividades culturais, bem como imagens de nossas praias, matas, costumes e culinária, além de reportagens e entrevistas dos mais variados assuntos concernentes ao Verão.
No evento quem estará representando a emissora será o seu Diretor Executivo, Rogério Caldana, que na ocasião receberá a Moção de Congratulações das mãos do Parlamentar autor. “Esta é uma forma singela de agradecer o bom trabalho que a Vanguarda fez durante o Verão em nossa cidade. Em nome do povo de Caraguá agradecemos a tudo que fizeram”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Módulo e Forma Atlética avaliam e aumentam condicionamento físico de idosos

Caraguatatuba - A Terceira Idade de Caraguá já pode contar com um serviço de condicionamento físico com Projeto Qualidade de Vida e Saúde, que acontece desde fevereiro no Centro de Convivência da 3ª Idade Estrela do Mar (CCTI), graças a uma parceria entre as Faculdades Integradas Módulo e a Academia Forma Atlética.
Este trabalho pioneiro é desenvolvido por alunos do curso de Educação Física ,sob a coordenação da Profa. Milene Bastos. O projeto já está atendendo 60 idosos, destes 30 são jogadores de voleibol e já começaram a participar de um programa de condicionamento físico que aumenta a flexibilidade, a agilidade e a massa muscular, com aulas às terças, no Centro Estrela do Mar e, aos sábados na sala de musculação da Academia Forma Atlética.
Para os idosos que não praticam esporte, o projeto é diferenciado e acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 14 horas, com várias atividades que visam melhor qualidade de vida e saúde aos idosos. O projeto é gratuito e aberto a pessoas com mais de 55 anos.
O atendimento é feito pelos alunos Rodrigo Piza M. B. de Mello e Evandro Gomes, que sob as orientações da coordenadora, fazem primeiramente uma avaliação física para medir massa muscular e resistência cardio-vascular e pulmonar. A partir dos resultados, vem a avaliação física e o programa individual de prática esportiva.
Segundo a coordenadora, foi constatado até agora que os homens estão em melhores condições físicas e que as mulheres estão acima do peso e com baixa aptidão física. Junto com a avaliação, os alunos querem diagnosticar casos de depressão e também medir a qualidade de vida concluindo se ela é responsável pela doença.
Na opinião da Profa. Milene Bastos, o projeto beneficia os idosos e proporciona experiência prática aos alunos. Ela contou que alguns alunos irão usar o projeto para a monografia e que também farão um artigo sobre o assunto.
Para o diretor esportivo do CCTI, Ailton do Prado, o trabalho está trazendo informações aos idosos e promete melhorar a performance de muita gente. “Muitos deles já praticam algum esporte mas com este projeto poderão melhorar a saúde. Cada um passa a se conhecer melhor, saber o que pode melhorar no seu próprio corpo”, comentou. Segundo o diretor, é um trabalho inédito no litoral. O CCTI fica na Al. dos Ciprestes, 145, Cidade Jardim. Mais informações pelo telefone 3883-9495. (Fonte: Módulo)

Módulo e OAB iniciam assistência jurídica à comunidade carente de Caraguá

Caraguatatuba - Os alunos do curso de Direito das Faculdades Módulo participam nesta terça-feira de uma capacitação na OAB de Caraguá para darem início ao projeto de assistência judicial gratuita à comunidade carente do município. A capacitação está sendo oferecida pela OAB-Caraguatatuba, que firmou convênio com a Faculdade de Direito para a contratação dos estagiários que farão o trabalho com a comunidade.
Participam da capacitação 30 alunos do 4º ano do curso de Direito. Os alunos aprenderão com a AOB a trabalhar com a população carente. O trabalho prático com a população deverá começar na quarta-feira, dia 24. O projeto é coordenado pela Profa. Ms. Mara Vidigal e supervisionado pela Profa. Denise Silveira.
Um dos objetivos do convênio Módulo/OAB é a Previdência Social e consiste em levar os alunos a asilos, associações de moradores de bairro e outras entidades que reúnam pessoas da Terceira Idade com objetivo de orientar e verificar processos administrativos para viabilizar aposentadorias, pensões e outros benefícios a idosos. Outro projeto é o de Direito Processual Penal, que levará estagiários de Direito a cadeias públicas e presídios, para que possam orientar os detidos. A Professora responsável, Marisa Laetano iniciou o projeto com os alunos que já estão redigindo peças processuais. O objetivo é colocá-los em contato direto com a comunidade carcerária, orientando-a e prestando assim um serviço indireto à comunidade.
Alunos realizam Júri Simulado em São Sebastião - Os alunos do 3º semestre (matutino) realizam no próximo dia 26 de março, às 9h30, um JÚRI SIMULADO no Fórum de São Sebastião, com início às 9h. A atividade acadêmica está sendo realizada pelo Prof. Mário Assumpção Filho, que é professor no curso de Direito e Juiz da Comarca de São Sebastião. No mesmo dia, acontece outro júri simulado no Saguão da Unidade Laudelina Campos Gonçalves, Unidades da Martin de Sá, às 19 horas. (Fonte: Módulo)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

15 bairros de Ilhabela ficarão sem água hoje

Ilhabela - Moradores de 15 bairros de Ilhabela ficarão sem água hoje por causa da realização de melhorias no sistema de operação da Estação de Tratamento de Água da Sabesp, no bairro Água Branca. O fornecimento estará suspenso das 10h às 20h. Os bairros atingidos são Barra Velha, Água Branca, Reino, Cocaia, Costa Bela, Perequê, Morro da Cruz, Itaguaçu, Itaquanduba, Morro dos Mineiros, Engenho D'Agua, Saco da Capela, Centro, Saco do Indaiá e Morro de Santa Tereza. O telefone de emergência é o 195. (Fonte: ValeParaibano)

Manoel Marcos visita presidente da Câmara

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos (PTB) esteve visitando o presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereador José Donizette da Silva (PPS) na manhã de ontem.
O bate-papo durou em torno de uma hora, e segundo Donizette, foram discutidos assuntos de interesse do município.
Esta é a segunda visita do prefeito ao presidente do Legislativo em um mês.”Esta aproximação mostra que os dois poderes estão trabalhando harmoniosamente”, disse o presidente. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Gestante terá passe especial em São Sebastião

São Sebastião - A empresa de ônibus Autoviass de São Sebastião criou um vale-transporte especial para as gestantes. As mulheres que tiverem com mais de seis meses de gestação não passarão pela catraca. Segundo a diretora da empresa, Daniela de Carvalho Soares Figueiredo, com o vale, as grávidas podem subir e descer pela porta da frente. "Recebemos várias reclamações de mulheres que não conseguiam passar pela catraca." Para ter o benefício, é necessário adquirir o vale na empresa. O preço é o mesmo da passagem --R$ 1,70. A agência fica no shopping Pieroti, loja 3. (Fonte: ValeParaibano)

Com o Teatro Municipal lotado, Transpetro apresenta projeto dos novos dutos

São Sebastião - O coordenador de licenciamento ambiental do Ibama em Brasília, Paulo Roberto Ribeiro Arruda, disse ontem que para a liberação da obra de instalação de quatro dutos para ligação dos píeres do TA-SSE (Terminal Aquáviário de São Sebastião o ex-Tebar), haverá necessidade de compensação ao município, cumprindo a lei federal do Snuc (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).
Ele explicou que a lei cita o mínimo de 0,5% do valor total da obra a título de compensação ambiental. Mas o Ibama costuma estabelecer 5%, o que representaria algo em torno de R$ 3,5 milhões, já que o valor total da obra está na ordem de R$ 70 milhões.
Os recursos, a título de compensação, tem de ser aplicados em programas de preservação ambiental. A afirmação foi feita ontem, em audiência pública no Teatro Municipal de São Sebastião. Arruda lembrou que o processo de licenciamento da obra está ainda em fase inicial. Segundo ele, os resultados da audiência pública serão analisados pelos técnicos do Ibama.
Além disto, órgãos licenciadores do Estado de São Paulo também serão ouvidos. Arruda prevê que o Ibama deve ser manifestar sobre o licenciamento ambiental ainda neste ano. Conforme o coordenador de licenciamento ambiental do Ibama, as normas para divulgação do projeto da Petrobras à comunidade foram cumpridas.
Ele explica que o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabelece prazo de 45 dias para realização de audiência pública,prazo observado na publicação efetuada no Diário Oficial da União. Além disto, o projeto ficou disponível na prefeitura de São Sebastião, para acesso à comunidade.
O projeto em São Sebastião não causará riscos à comunidade. Conforme Flávio Barros, da empresa DNV, que expôs o Estudo de Análise de Risco, o nível de perigo apurado é totalmente tolerável, cumprindo limite percentual estabelecido pela Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A audiência pública começou com atraso de cerca de uma hora.
O teatro ficou praticamente lotado e a Transpetro providenciou a instalação de um telão na área externa, para quem quisesse assistir à au-diência das escadarias do teatro. Leia a cobertura completa das na edição de amanhã do Imprensa Livre. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura promove reuniões para discutir despoluição das praias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza hoje reunião com moradores do Topovaradouro para discutir despoluição das praias. Este encontro será desenvolvido na sala da Fundamar (Fundação do Mar), no Balneário dos Trabalhadores, a partir das 20 horas.
Amanhã, quinta-feira, será a vez de moradores da Vila Amélia, em reunião na Escola Machado Rosa, a partir das 19h30. A escola fica na rua Agripino José do Nascimento, 32.
As reuniões com a comunidade visam trabalho em conjunto para detectar os problemas de saneamento básico e promover as soluções.
Os encontros também contam com representantes da Sabesp. Com este objetivo, a prefeitura programa uma série de reuniões com as sociedades amigos de bairro.
Trata-se do “Programa de despoluição das praias da região central de São Sebastião”, com o apoio da Sabesp e da comunidade civil. (Fonte: Imprensa Livre)

Sociedade civil vai se unir ao Programa de Ecoturismo

São Sebastião - O Programa de Ecoturismo de São Sebastião contará com a participação da sociedade civil. Ontem, o assunto foi tratado em reunião de representantes das organizações não governamentais AL Norte, André Viana, GPN (Grupo de Proteção à Natureza), Marco Perrotti, além do vereador Sérgio de Souza, do diretor municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, e do diretor do Parque Estadual de São Sebastião, Edson Marques Lobato.
A organização do programa está sob coordenação da Prefeitura e do Instituto Florestal (a direção do Parque Estadual). Mas o objetivo é realmente envolver a participação da sociedade civil. A AL Norte e o GPN apresentaram a proposta de participar da viabilização de contratação de guardas-parques e da administração e gestão do programa. “A idéia é muito bem vinda”, dizem Nivaldo Simões e Lobato.
Segundo eles, o vereador Sérgio, membro da Sociedade Amigos de Barequeçaba e, portanto, da Federação Pró-Costa Atlântica, que reúne sociedades amigos da Costa Sul, também tem interesse em participar do processo. O parlamentar é autor de projeto de lei, aprovado, que estabeleceu repasse de R$ 500 mil para o Programa de Ecoturismo.
Guardas-parques - Conforme Nivaldo Simões, a idéia é que as entidades da sociedade civil contratem os guardas-parques, por meio de convênio com a prefeitura, além dos recursos municipais. A contratação desta forma é mais viável para evitar dificuldades de trâmites municipais. O diretor afirma que, além da verba municipal, o objetivo é conseguir recursos de empresas, setores dos governos estadual e federal e também de instituições internacionais.
Após a reunião de ontem, ficou sob acordo a necessidade de documentar as propostas de forma adequada. Os guardas-parques contratados serão destinados ao controle de trilhas, de áreas de entorno e no interior do Parque Estadual de São Sebas-tião. Conforme Lobato, os guardas-parques já formados serão aproveitados. Segundo seu levantamento, são 28 profissionais formados, mas alguns não esta-riam mais na região. O novo grupo, em fase de preparo, será contratado conforme necessidade.
O Programa de Ecoturismo deve estar em prática até julho deste ano. É que a prefeitura pretende apresentá-lo durante o 2º Seminário Internacional de Ecoturismo e Desenvolvimento, nos dias 30 e 31 do mesmo mês. A cidade foi escolhida para ser sede deste evento, promovido pela revista Ecoturismo.
Estrutura e atividades - A partir do Programa de Ecoturismo deverão ser viabilizadas a infraestrutura das trilhas da Cachoeira do Itu e da Praia Brava, ambas em Boiçucanga. Serão instalados corrimãos, escadas, decks, placas de sinalização, entre outros aparelhos, além da disponibilidade de recursos humanos. Todas as medidas são destinadas a garantir segurança aos visitantes, à manutenção do ecossistema do Parque Esta-dual e demais áreas de proteção.
O Programa de Ecoturismo também prevê várias atividades, entre elas esportes radicais. Estuda-se fixação de uma taxa a título de contribuição para acesso às trilhas. “Em um dia de Carnaval, a trilha da Cachoeira do Itu recebe mil pessoas; se cobrássemos R$ 1,00 por cada ingresso, poderíamos gerar recursos sufi-cientes para pagar os agentes ambientais, por exemplo”, disse Lobato.
No Programa de Ecoturismo, já está incluída a participação da ACA (Associação Costa dos Alcatrazes), que envolve hoteleiros, entre outros segmentos de prestação de serviços, entre Boiçucanga e Boracéia, na Costa Sul da cidade.
Ainda neste mês, a comissão organizadora do Programa de Ecoturismo e empresários da cidade estará em Bonito, no Mato Grosso do Sul, e em Brotas, no Interior de São Paulo, a fim de conhecer as experiên-cias dessas cidades, que representam grande sucesso em termos de turismo e ecoturismo, em razão do aproveitamento de seus potenciais naturais. (Fonte: Imprensa Livre)
Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Secretário faz balanço da feira de Berlin

Ubatuba - Terminou no último dia 16 a participação de Ubatuba na International Turism Exchange, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, realizada em Berlim, na Alemanha. Longe das ações políticas que envolveram o segmento em Ubatuba neste período, o secretário municipal de Turismo, Sérgio Alves Carvalho, realizou ações com o objetivo de consolidar a imagem do município no mercado internacional de turismo.
Para ele, a participação no evento foi a maneira mais econômica e eficaz para alcançar esse objetivo.
A feira teve cinco dias de duração com grande participação de profissionais que tiveram os dois últimos dias para poderem visitar com exclusividade os estandes montados para visitação. Aliás, como já havia sido dito por Carvalho, Ubatuba foi a única cidade brasileira a participar da feira com um estande, pois os demais participantes foram os Estados. Os municípios só estiveram representados em mesas montadas ao longo do espaço de exposição.
Durante a feira, foi possível manter contato com pelo menos 18 operadoras internacionais. Ainda segundo o secretário, “constituiu a única ferramenta de comunicação onde se produz uma interação direta entre comprador e vendedor, “cara a cara”, colocando em funcionamento os cinco sentidos. A ITB foi o lugar ideal para estabelecer contatos comerciais: encontrar-se com os clientes existentes e captar novos clientes. A partir da participação neste evento, foi possível conhecer as tendências atuais e futuras”, avaliou.
Outro fator ressaltado por Carvalho como positivo na participação de Ubatuba no encontro foi a possibilidade de ter uma idéia clara dos concorrentes, a partir da identificação de quem são e qual é a posição do município em relação a eles. Além de permitir conhecer os clientes de nossos competidores o evento permitiu a participação em conferências e eventos paralelos que nos ajudaram a avaliar a evolução e tendências do mercado.
“Muitas são as críticas, mas o que eu entendo sobre toda a situação gerada em torno da viagem à Alemanha é que a maior parte dos críticos não entendem o significado do investimento. Por exemplo, para 85% das empresas, a participação em feiras representa uma economia significante nos custos graças à concentração de compradores e fornecedores de produto e/ou serviço em um mesmo lugar; segundo dados fornecidos pela própria ITB”, disse.
Uma das coisas que mais chamara a atenção para a presença de Ubatuba foi o artesanato local, a partir das centenas de peças levadas para Berlim.
Um dos mais impressionados foi o embaixador brasileiro no país germânico, Denort de Medeiros, que convidou Ubatuba para realizar uma Mostra de Artesanato nas cidades de Berlin, Colonia, Hamburgo, Frankfurt e Stutgart na Alemanha, e também na cidade de Bradislava (Polônia) e Porto (Portugal), cujas datas serão previamente agendadas com o Prefeito Paulo Ramos.
A empresa de turismo americana S.A.C.I.T (South American Incentives & Tours), sediada em Miami - EUA, com filial em São Paulo, solicitou datas a partir de setembro para receber os primeiros grupos de estrangeiros em Ubatuba, em operação conjunta com o Rio de Janeiro. O primeiro deles será de 60 poloneses que deverão visitar o município em setembro. Além disso, foram concretizadas vendas diretas entre turistas estrangeiros e o Hotel Recanto das Toninhas, através de seu representante na Feira de Berlin. O hotel estará recebendo ainda no inicio de abril, um grupo de 12 alemães para um período de cinco dias.
A empresa suíça MH, através de seu diretor, Michael Herber, estará montando operações de turismo de executivos para operação a partir de novembro deste ano, incluindo Ubatuba, Rio de Janeiro e Parati.
Também foi firmado acordo de vendas de pacotes de ecoturismo de Ubatuba com a segunda maior empresa de destinos de Ecoturismo do Brasil, a Freeway Adventures, através de seu diretor Edgar Werblowsky, também expositor na ITB Berlin, e que estará em visita a Ubatuba ainda no mês de março.
A operadora de turismo do Uruguai, Gondrand é outra que estará inserindo Ubatuba nos roteiros turísticos para a comercialização de pacotes de viagens a partir de setembro, quando também, estará preparando um city specion (visita de inspeção), no município no mês de maio.
Ubatuba, também, firmou um acordo de parceria com a empresa alemã Thien Consult para a operação de vendas de pacotes turísticos e também das ações de marketing turísticos para o mercado europeu. Esta parceria começará a vigorar a partir de abril, quando será desenvolvido material específico de divulgação.
A Canadian Tours International, operadora de turismo canadense, estará em Ubatuba ainda no primeiro semestre de 2004 para um city specion (visita de inspeção), quando estará sendo estudada a possibilidade de incluir Ubatuba no roteiro de viagens dos turistas que utilizam pacotes de viagens do Rio de Janeiro.
Um dos mais importantes contatos foi feito com a operadora de turismo de Berlin Reiseburo, especializada em mercados latino-americanos, através de sua Gerente, Dalva Costa, brasileira radicada há mais de dez anos na cidade alemã, que estará preparando um city specion (visita de inspeção) ainda no primeiro semestre de 2004, com o objetivo de iniciar operação turística em grupos para Ubatuba, cujo primeiro grupo de turistas europeus está previsto para acontecer em maio ou junho do próximo ano.
No mês de maio, Ubatuba receberá a visita de Alberto Mateus, diretor executivo do grupo hoteleiro de Portugal, Oásis Atlantico Holding, que já possui um hotel resort com 250 apartamentos em Beberibe - Ceará, com o objetivo de levantar oportunidades de investimentos turísticos em Ubatuba.
Já a universidade alemã Luneburger Universitats - Studentenkreis Touristik E.V., solicitou verificar a operação de intercâmbio com estudantes de turismo de Ubatuba.
“Diante de todas esses contatos e negócios viabilizados, não temos outra avaliação a fazer sobre a participação na feira que não um sucesso absoluto”, finalizou Carvalho. (Fonte: Jornal A Semana)

Verbas são repassadas pelo Fundo

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), na última semana recebeu ofícios do Fundo Nacional de Saúde (Ministério da Saúde) comunicando a liberação de mais recursos financeiros para o município. Foram destinados R$181.772,38 para gestão plena de sistema municipal, consultas; R$4.166,67 para pagamento de incentivo no âmbito do programa nacional de HIV(Aids) e outras doenças sexualmente transmissíveis; R$9.267,65, teto financeiro de epidemiologia e controle de doenças; R$2.600,00, acompanhamento de paciente; R$3.562,20, acompanhamento de pacientes a saúde mental; R$323,40, tratamento de tuberculose; R$674,96, fisioterapia; R$48,00, câncer de colo uterino e R$730,00 para assistência pré-natal. (Fonte: Luana Camargo)

Artigo Topo

Liberdade: um direito de todos, mas poucos têm este privilégio

Há mais de cinco anos, cinco pessoas preocupadas com os rumos da cidade e da mídia local resolveram lançar um jornal; o semanário teria como principal finalidade ser independente e divulgar a verdade e não ficar maquiando os fatos da cidade.
Depois de muita conversa e discussão, o nome do semanário foi definido, seria Jornal A Semana. Os cinco primeiros sócios seriam Josias Sabóia (Jija), Osvaldo Luiz, Tony Luiz, Ricardo Alvarenga e Ednelson Prado, mas o Ednelson saiu da sociedade mesmo antes da primeira edição. O que menos sabia de qualquer coisa a respeito de jornal, escrever, fotografar ou sequer editorar era o Jija.
Muita correria e luta para colocar a primeira edição na rua, isto no dia 28 de outubro para comemorar o aniversário da cidade. Muitos foram os imprevistos, mas na noite do dia 28 estávamos todos orgulhosos distribuindo a edição de nº 0, na sessão solene da Câmara Municipal. Na mesma noite, toda a equipe orgulhosa distribuiu o A Semana pela cidade inteira e na semana seguinte recebeu uma moção de congratulações do então vereador Mauro Barros, pelo lançamento do jornal.
Muitas foram as apostas e fofocas pela cidade que o jornal não duraria três meses, que era político e tinha a finalidade de eleger Paulo Ramos para prefeito. Na época, a primeira dama dª Regina nos chamou e queria saber qual era a finalidade do jornal; explicamo-lhe que era mostrar as verdades da cidade, que as coisas boas da administração iríamos elogiar e as ruins, mostrar e cobrar posturas.
Na Câmara Municipal, houve grande preocupação dos nobres vereadores e lhes demos as mesmas explicações. Mas passamos a freqüentar todas a sessões da Casa de Leis. Na época, os únicos que a freqüentavam eram o Jurabelo, dª Maria, Jija, vereadores e assessores e quando o assunto era polêmico apareciam uns ‘gatos pingados’. Começamos a cobrar a presença da população, contávamos tudo que acontecia na sessão, como os vereadores votavam se escondendo atrás de uma urna e ninguém sabia como tinham votado, como traçavam nome de rua todas as sessões, criticamos muitos projetos de leis, elogiamos outros tantos, conseguimos com muita cobrança e persistência que muita coisa teria que mudar na Casa de Leis. Os vereadores acabaram entendendo e mudaram. Hoje não existe mais voto secreto, para mudar o nome de uma rua tem que ter um abaixo-assinado com 51% dos moradores da rua ou o projeto não pode ser votado e outras conquistas que não consideramos nossas, mas sim da cidade.
Os anos foram passando, troca e mais troca de prefeitos, eleição para prefeito; eleição para deputados, governador e presidente; mudança de secretários, pedidos de cassação de vereador e de prefeitos, denúncias ao ministério público, assassinato de comerciante no centro da cidade, foram tantos fatos negativos, que não dá para comentar todos.
Mas tivemos muitos fatos positivos, como a volta do Super Surf para a cidade patrocinada, na época, pela ACIU, nova sede da ACIU, carnaval de 12 dias, verbas e mais verbas do estado para a construção do fórum, urbanização da avenida Iperoig, escolas, praça BIP, praça de skate.
Tivemos fatos estranhos como cinco baleias que resolveram fazer de Ubatuba seu cemitério. Cada foto que olhamos em nosso arquivo, lembramos exatamente dos fatos como se tivessem acontecido ontem.
Nestes cinco anos, fizemos novos amigos e muitos inimigos, fomos denunciados muitas vezes, recebemos diversas fiscalizações e assim fomos resistindo. Recebemos ótimas propostas, mas teríamos que mudar a linha do jornal e muitas pessoas, no decorrer dos anos, entenderam que o jornal não cria fatos, só os noticia. Foram milhares de pessoas que nos procuraram solicitando ajuda, pedindo para denunciarmos fatos, muitos ‘passarinhos verdes’ contribuíram para que pudéssemos ter informações corretas, erramos em certos casos, fizemos retratações (o maior erro foi uma foto na capa do jornal; neste caso, além da retratação ainda fizemos um pedido de desculpas públicas aos vereadores e usamos a tribuna da Casa de Leis não para justificar o erro, mas, sim, assumi-lo publicamente, pois sempre entendemos que se erramos temos que nos desculpar).
O mais importante nestes anos foi a equipe do jornal que também acreditou em uma cidade melhor e mais justa, e todos por este ideal continuaram a arrastar o jornal nas costas. Agradecemos também a todos os nossos leitores e colaboradores que nos acompanharam nestes anos.
Como nosso país, também enfrentamos uma crise financeira. Como comerciante, acreditamos em mais uma temporada, mas as coisas não aconteceram como prevíamos. O jornal nestes cinco anos nunca deu lucro, só arrastou prejuízos, e fomos bancando este prejuízo tirando dos outros negócios, mas depois desta temporada de chuva e de falta de investimentos do poder público sem muito que oferecer para os turistas, estamos como a grande maioria da cidade: sem capital de giro e sem condições de ficar arrastando prejuízos e somos obrigados, a princípio, a parar com o jornal impresso. Mas, o jornal não morre: ele estará na internet ativamente levando informações.
Hoje temos uma média 1.000 visitas/dia em nossa página, o que mostra que muita gente quer saber o que acontece em Ubatuba.
Hoje está sendo um dos piores dias de minha vida, pois parar com o jornal é como se eu estivesse matando um filho, este filho que deixou de ser meu há muito tempo e passou a ser da cidade. Não só nós perdemos, como a cidade também. Nossos concorrentes, infelizmente, só mostram o que interessa aos poderes públicos constituídos, pois se agirem de outra forma correm o risco de não receber o cheque no final do mês e não conseguir honrar seus compromissos. Infelizmente, nossos políticos não sabem a importância da imprensa ser livre e poder cobrar e elogiar.
Com certeza, ainda verei em nossa cidade o dia em que os poderes constituídos vão dar valor a uma mídia forte e livre, que cobre dos poderes suas obrigações. Os poderes deveriam ter na mídia um aliado e não um inimigo, pois ninguém sabe de tudo e ninguém é perfeito e a mídia pode ajudar muito, mostrando os erros e as cobranças da população. Mas aqui, o que interessa é que todos os nossos políticos são os melhores do mundo, não cometem erros e estão governando a cidade da melhor forma possível, não existe a menor insatisfação por parte de ninguém, todas as obras são de ótima qualidade, tudo que se faz é lindo e maravilhoso, ou de outra forma a mídia não presta. Infelizmente, entendemos que a cidade perde mais uma vez com a paralisação do jornal A Semana.
Agradecemos a todos que nos acompanharam nestes anos, nos desculpamos com todas as pessoas que nestes anos por um motivo ou outro se sentiram ofendidas com nossas matérias ou com o “Arpoando” que sempre teve a finalidade se dar um ‘cutucada’ para ver se as coisas entravam nos eixos.

Josias Saboia (JIJA)
Editor do Jornal A Semana

Carta do Leitor Topo



Atenção!

Comunicamos que diante de várias políticas anti-Spam dos provedores de internet, nossos boletins estão sendo bloqueados por serem confundidos com mensagens não solicitadas, o que não é o caso.
Solicitamos aos  leitores que não estiverem recebendo nossos boletins via e-mail, que acessem a página:
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/index.html , onde as notícias são atualizadas diariamente, de 2ª a 6ª feira.

Foto do Dia Topo

Caraguatatuba

Praia do Romance

Praia do Romance
©Gianni D´Angelo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor