Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 07 de abril de 2004 - Nº 1007 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Porto das Artes BIL

Região
Chuva forte danifica semáforo e inunda parcialmente prefeitura
Praias estão mais poluídas, diz Cetesb


Caraguatatuba
Aniversário de Caraguatatuba
As exposições fotográficas
A Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada
Lançamento dos livros
Concerto do Projeto Guri
Alô Prefeito fala das comemorações do Aniversário de Caraguá
Secretário de Turismo homenageia José Lopes
Caraguá é destaque em Campeonato de Karatê
Prefeitura de Caraguá vacina funcionários contra hepatite B
Comitiva de Jacareí visita escolas de Caraguatatuba
Assistência Social de Caraguá tem nova secretária
Empresa envia fita com crime à polícia
Moradora encontra baleado escondido no quintal de casa
Dois morrem e um fica gravemente ferido no Travessão, em Caraguá
Comerciante consegue segurar assaltante até chegada da PM

Ilhabela
Optimist – Campeonato Paulista de Principiantes
Campeonato Sul-Americano no Chile
Athenas 2004
Atraso em obra afeta Ilhabela, diz prefeitura


São Sebastião
Alunos do Projeto Caetê Porã realizam paisagismo em Praça
Escolas e projetos sociais participam do Agita Mundo
Prefeitura intensifica controle e combate ao mosquito da dengue
Secretaria de Saúde instala Pronto Atendimento na Costa Norte
Porto de São Sebastião volta a receber veículos para exportação
Mais uma tentativa de fuga, desta vez na madrugada
Desempregado aparece morto e já em decomposição no Canto Mar
Dois presos: meio quilo de maconha em Boiçucanga
Tebar pode ter sobrecarga, diz ambientalista


Ubatuba
Oscar Galindez e Carla Moreno vencem o PowerBar/Reebok Long Distance
Escoteiros em ação
Fogo quase destruiu loja
Prefeitura inaugura obras no Perequê
O Colecionador...


Seções
Artigo
Crônica
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Chuva forte danifica semáforo e inunda parcialmente prefeitura

Trânsito no cruzamento da Guarda Mor com Duque de Caxias teve de ser controlado por agentes de tráfego, ontem, por causa da falta do semáforo - Foto: Gustave Gama Litoral Norte - A forte chuva que atingiu a região no início da noite de domingo, durante cerca de duas horas, causou alguns transtornos. Em São Sebastião, o semáforo no cruzamento da Avenida Guarda Mor Lobo Viana com a Rua Duque de Caixas, no centro, parou de funcionar por causa de raios. Bairros da região central ficaram sem energia elétrica em razão de raios, que atingiram também sistemas da empresa Bandeirantes de Energia.
Até o início da tarde de ontem, funcionários do Detraf (Departamento Municipal de Tráfego), usavam gestos e apito para organizar o trânsito, no centro da cidade, até a substituição de material eletrônico, que chegaria de São Paulo.
O diretor do Detraf, Marcos Vinicius de Oliveira, afirmou que até a noite de ontem, o semáforo voltaria a operar. Conforme o chefe da Defesa Civil de São Sebastião, o índice pluviométrico acumulado nos últimos três dias, chegou a 44 milímetros, considerando a forte pancada de chuva do domingo. Segundo ele, índices considerados altos, são a partir de 80 milímetros.
Em Ilhabela, conforme o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, Klaus Bruder, a chuva resultou em 80 milímetros de acumulado nos últimos três dias. “No domingo, a chuva chegou a 70 milímetros na área do bairro Perequê”. Ele conta que um córrego de águas pluviais neste bairro transbordou e inundou parte do prédio da prefeitura, mas sem gravidade. “O alagamento atingiu um palmo de altura”, calcula.
Em Caraguatatuba nenhum problema em razão da chuva foi registrado. Segundo o agente da Defesa Civil, Marcos Alves de Medeiros, o índice pluviométrico no domingo foi 49,9 milímetros. (Fonte: Imprensa Livre)

Praias estão mais poluídas, diz Cetesb
Estudo aponta queda no índice de balneabilidade no Litoral Norte; técnicos culpam falta de chuva

Litoral Norte - Os índices de balneabilidade das praias do Litoral Norte pioraram no ano passado em relação a 2002 em decorrência da combinação da falta de chuvas e os baixos níveis de tratamento de esgoto em alguns pontos da costa.
É o que revela relatório divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental). O documento aponta que 54% das praias da região que abrange Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela se mantiveram próprias para banho em 2003, ou seja, receberam classificação 'ótima' ou 'boa' durante os 12 meses. No ano anterior, a taxa havia sido de 75% --o que representa um recuo de 21 pontos percentuais. Os dados constam no estudo denominado "Qualidade das Águas Litorâneas do Estado de São Paulo", divulgado ontem em São Vicente (SP) pela estatal. O texto se baseia em dados coletados semanalmente em 80 praias do Litoral Norte e 48 no Litoral Sul. O quadro mais dramático foi detectado em Ilhabela, onde o índice caiu de 91% para 18% no período --maior redução do Estado. Prefeitura e até os técnicos da Cetesb apontam a falta de obras para tratamento de esgoto como um dos fatores responsáveis pela poluição (leia texto nesta página). Nos outros municípios do Litoral Norte, também houve reduções significativas nos índices de balneabilidade. São Sebastião apresentou melhor desempenho na região, atingindo 68% das praias com condições favoráveis para os banhistas (veja quadro abaixo).
ESTADO- Em todo a costa paulista, 48% das praias permaneceram próprias para banho no ano passado. Nas demais (52%), ocorreu durante o ano pelo menos um episódio de impropriedade (classificação regular ou má). Apesar do resultado, a agência ambiental não interpretou a piora como um retrocesso, pois classificou 2002 como um ano 'atípico' em razão da falta de chuvas, principal fator de contaminação das praias --quanto mais chove, mais esgoto é arrastado para o mar. Em 2003, as chuvas no litoral retornaram à média histórica.
"Durante os últimos 35 anos, não houve pior estiagem que a de 2002, um ano totalmente atípico", afirmou o diretor-presidente da Cetesb, Rubens Lara.
Segundo a gerente do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb, a bióloga Claudia Condé Lamparelli, o comportamento das praias é influenciado basicamente pela combinação entre chuvas e freqüência de banhistas. "Com turistas em excesso, a produção de esgoto se multiplica durante o verão nos municípios litorâneos. A chuva se encarrega de arrastar para o mar esse material, por meio dos canais de águas pluviais, para onde escoam por falta de rede coletora ou em razão de ligações clandestinas." Pelo último boletim de balneabilidade divulgado pela Cetesb na última quarta-feira, somente três praias se encontravam impróprias para os banhistas --Centro, em Caraguá e as praias Pinto e Armação, em Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Aniversário de Caraguatatuba
Eventos culturais e artísticos marcam a comemoração dos 147 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba no dia 20 de abril

Caraguatatuba - Dentro da programação dos 147 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, comemorado no dia 20 de abril, a Fundacc realiza uma série de ações artísticas culturais, como lançamento de livros, inauguração de Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, apresentações musicais doÁgua Viva Coral, Projeto Guri e Banda Municipal Carlos Gomes, além de abertura de duas exposições fotográficas em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
No dia 20 a partir das 8 horas, em frente ao Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, acontece o hasteamento dos pavilhões, com apresentação da Banda Carlos Gomes, Água Viva Coral. Logo após, está prevista a abertura das exposições fotográficas: São Paulo - Dos Olhos Para Dentro, de Carlos Moreira, na sala 1 e São Paulo - Um Outro Ponto De Vista, coletiva dos fotógrafos de Caraguatatuba: Adriana Coutinho, Gianni D’Angelo, Gustavo Grunewald, Jules Verne e Thales Stadler, na sala 2. Na seqüência, acontece a inauguração da Biblioteca de Artes, e em seguida a Fundacc fará o lançamento das Obras Literárias: Inventário e Coleção Altamir Tibiriçá Pimenta, e Recontando Caraguá – Lendas Volume II . Encerrando a programação cultural, a orquestra do Projeto Guri apresenta seu repertório. Também estarão sendo apresentadas ao público presente, a nova iluminação da Praça do Caiçara, com peças e luminárias recuperadas de outras repartições públicas e a montagem em mosaico nas mesas espalhadas pela praça, para jogos de damas e xadrez produzidas pelo curso de mosaico oferecido pela Fundacc.
Segundo a presidente da instituição, Eloiza Andrade Antunes – “As ações produzidas por ocasião dos 147 anos de Caraguatatuba, foram preparadas com muito carinho para que a população possa comemorar mais conquistas na área da cultura em Caraguatatuba. Além das exposições fotográficas em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, numa homenagem de Caraguá aos 450 anos de São Paulo, estamos dando continuidade às publicações históricas, dentro do projeto de literatura Recontando Caraguá, com registros de personalidades políticas como é o caso do ex-prefeito Altamir Tibiriçá e o livro de lendas que foi produzido a partir dos depoimentos do senhor Leopoldo Louzada, que também dará nome à Biblioteca de Artes. Estamos muito felizes por poder homenagear mais dois caiçaras que ajudaram a construir a história de Caraguatatuba” comenta. (Fonte: PMC)

As exposições fotográficas

Caraguatatuba - As exposições fotográficas que estarão em cartaz no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba durante o mês de abril, fazem parte de um projeto de parceria entre a Fundacc e a Pinacoteca do Estado, em comemoração aos 450 anos de São Paulo e os 147 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba.
Sob a curadoria de Diógenes Moura, responsável pela área de fotografia da Pinacoteca do Estado, a Fundacc promove duas exposições em Caraguá, proporcionando à população do Litoral Norte, acesso a nomes de projeção no cenário artístico brasileiro. Desta vez, é a exposição fotográfica São Paulo - Dos Olhos Para Dentro, de Carlos Moreira, com 45 imagens no formato 40x60 cm retratando São Paulo nos últimos 40 anos, que está neste momento, na Pinacoteca do Estado, vindo diretamente para Caraguatatuba, por ocasião do aniversário da cidade. A outra, é uma coletiva dos fotógrafos profissionais de Caraguatatuba, com a exposição São Paulo – Um Outro Ponto de Vista, uma homenagem de Caraguatatuba que comemora seus 147 anos, à cidade de São Paulo, por ocasião dos 450 anos.
Com 15 imagens, também no formato 40x60 cm, os fotógrafos Adriana Coutinho, Gianni D’Angelo, Gustavo Grunewald, Jules Verne e Thales Stadler retrataram com três imagens cada um, suas impressões pessoais sobre São Paulo.
As exposições ficam no MACC até dia 30 de maio, aberta à visitação de terça a domingo, das 13 às 18 horas, com entrada franca. (Fonte: PMC)

A Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada

Caraguatatuba - Com uma proposta de colocar à disposição da comunidade local e regional um material acerca de artes em geral, a Fundacc inaugura a Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, com acervo em várias áreas das artes como música, artes plásticas, fotografia, dança entre outros. São livros, discos em vinil em rotação 33, 45 e 78, CDs, CD ROMS, DVDS e acesso a sites de arte em geral.
Leopoldo Ferreira Louzada, que dará nome à Biblioteca de Artes e contou seus causos e lendas que compõem o livro Recontando Caraguá Lendas II, lançado dia 20. (Fonte: PMC)

Lançamento dos livros

Caraguatatuba - Dentro de um grande projeto de literatura chamado Recontando Caraguá, a Fundacc faz o lançamento dos livros Inventário e Coleção Altamir Tibiriçá Pimenta, e Recontando Caraguá – Lendas Volume II.
Ao longo dos anos, a instituição vem produzindo livros, livretos de folclore, CDs, voltadas para a história oficial do município e o resgate das lendas e o folclore de Caraguatatuba por meio de depoimentos de moradores antigos que vem contribuindo para a preservação da história para as gerações futuras.
O Arquivo Público de Caraguatatuba Arino Sant’Ana de Barros, recebeu da família, todo acervo pessoal do ex-prefeito Altamir Tibiriçá Pimenta e nessa obra, faz tornar público poderá ser pesquisado por estudantes e interessados na história do ex-prefeito. Estando à frente do executivo na ocasião do centenário de Caraguatatuba, e sendo proprietário do primeiro jornal de Caraguatatuba, denominado A Voz do Litoral, sua história traz detalhes interessantes dos personagens e da vida política do município.
Já a nova edição do Recontando Caraguá - Lendas Volume II, traz lendas editadas a partir dos depoimentos do senhor Leopoldo Ferreira Louzada, um dos precursores da Congada de Caraguatatuba: A lenda da pedra da Freira, Lenda da Mãe do Ouro e Rio do Ouro, com ilustração em história em quadrinhos, de Marcos Antonio de Oliveira. (Fonte: PMC)

Concerto do Projeto Guri

Caraguatatuba - Encerrando as comemorações do dia 20 de abril no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, a orquestra e o coral do projeto Guri – Pólo Caraguatatuba apresenta um repertório festivo na Praça do Caiçara.
Com 120 jovens entre 8 e 19 anos, divididos entre a orquestra e o coral, o Pólo acontece em Caraguatatuba desde setembro de 2001, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Alô Prefeito fala das comemorações do Aniversário de Caraguá
No programa Alô Prefeito, transmitido pela Rádio Oceânica AM, desta terça-feira, dia 6, foram anunciados os eventos e as inaugurações que irão acontecer durante o mês de abril em comemoração aos 147 anos da cidade

Caraguatatuba - Caraguá irá comemorar este ano, 147 anos de emancipação político-administrativa e a prefeitura está preparando uma programação recheada de atrações. As secretarias de Turismo, Esportes, Obras Públicas e Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) estão trabalhando bastante pelo sucesso dessa festa. Serão realizados torneios esportivos, shows musicais, exposições artísticas e inúmeras inaugurações de obras.
Nesta terça-feira, dia 6, o programa Alô Prefeito teve a participação, ao vivo, do secretário de Turismo, Paulo Noronha, e a do prefeito Antonio Carlos da Silva, por telefone. Ambos falaram dos preparativos para as comemorações do Aniversário de Caraguá.
Noronha aproveitou para divulgar os shows gratuitos da BamdaMel, Jorge Ben Jor, Morais Moreira e CPM22, que acontecerão, na Praça de Eventos, no fim de semana que antecede do dia 20. Além disso, ele falou sobre a importância do turismo como economia da cidade. “É através do turismo que vamos conseguir fortalecer a economia da cidade”, disse.
Ele lembrou que Caraguá está diminuindo seus problemas de balneabilidade das praias com as novas Estações de Tratamento de Esgoto. “Isso é uma grande vitória. A cidade estando limpa, com boa balneabilidade, com as ruas pavimentadas, enfim, com uma boa infra-estrutura, ela recebe melhor o visitante, que freqüenta cada vez mais nossa cidade. Por isso, o Turismo deve caminhar junto com a Cultura, o Meio Ambiente, o Esporte, o Urbanismo”, afirmou.
Em sua participação, pelo telefone, o prefeito Antonio Carlos da Silva, falou sobre todas as obras a serem inauguradas. Citou que pretende terminar o CATP (Centro de Aperfeiçoamento e Treinamento do Professor) até o final do ano e que outras obras estão sendo licitadas. “Caraguá não pára. Vamos continuar lutando por melhorias até o final do ano com muitas obras e projetos”.
Antonio Carlos falou também da importância de se fazer um trabalho integrado entre as secretarias e citou o CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas) do Travessão, que terá as secretarias de Educação, Esporte e Fundacc trabalhando juntas. “Acredito que o município cresceu em tudo e tem muito o que comemorar. Caraguá deixou de ser o “patinho feio” do Litoral Norte, para se tornar referência de políticas públicas e trabalho integrado”.
Para finalizar sua participação, o prefeito falou da importância em receber os Jogos Regionais, em julho. “Esse era um sonho de mais de 40 anos que, com 7 anos de trabalho, conseguimos alcançar. Hoje, Caraguá tem infra-estrutura para abrigar esse evento esportivo tão importante na região”, disse. (Fonte: PMC)

Secretário de Turismo homenageia José Lopes

Caraguatatuba - O secretário Municipal de Turismo de Caraguatatuba, homenageou na última sexta-feira, dia 2 de abril, o empresário José Lopes de Alencar, em visita à Caraguá, entregando-o uma placa de prata.
O empresário é o responsável pela organização do Caraguá Bike Week, evento que reuniu milhares de pessoas em Caraguá, no ano passado. O encontro entre o secretário de Turismo e o empresário José Lopes foi oportuno para que fossem tratados assuntos sobre a segunda edição do evento Caraguá Bike Week que já tem sua data definida para os dias 11 a 15 de agosto.
"A prefeitura de Caraguá não poderia deixar de homenagear o amigo e parceiro José Lopes pela realização e organização do Caraguá Bike Week, demonstrando assim a nossa satisfação e intenção de que essa parceria seja um sucesso cada vez maior", comentou Paulo Noronha. (Fonte: PMC)

Caraguá é destaque em Campeonato de Karatê
Caraguá conquista medalhas de ouro, prata e bronze, e tem a melhor classificação entre os atletas do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Caraguatatuba - A equipe de Karatê de Caraguá, composta por 16 atletas, conquistou 18 medalhas, sendo 2 de ouro, 6 de prata e 10 de bronze, no XV Campeonato Paulista Regional de Karatê, que aconteceu no último sábado, dia 3, em São José dos Campos.
Participaram do evento 32 cidades e 212 atletas da Regional A, composta pela 1ª, 2ª e 3ª região desportiva, nas modalidades Katá (formas e demonstrações) e Shiai Kumite (lutas), nas categorias Infanto-juvenil (14/15 anos), Juvenil (16/17 anos) e Júnior (18/20 anos).
Os atletas Ângelo Augusto, categoria Júnior (18/20 anos) e Willian Borges, categoria Juvenil (16/17 anos) conquistaram o ouro. Já os atletas Tiago Carvalho, categoria Juvenil (16/17 anos), Tiago Amorim, categoria Júnior (18/20 anos), Leandro Martelli, categoria Júnior (18/20), Juliano Suzuki, Aline Ferreira e Júlio César, categoria Infanto-juvenil (14/15 anos), ficaram com a prata.
Quem trouxe o bronze foram os atletas Fernando André, Michelle Gomes, categoria Júnior (18/20anos), Aline Ferreira, Helliton Rocha, Bruno Reis, Renan Orizo e Ewerton Amaral categoria Juvenil (16/17 anos), Jennyfer Silva, categoria Infanto -Juvenil (14/15 anos).
Foram classificados para a final 15 dos 16 atletas. A equipe é comandada pelo professor e técnico Edson Mendes do Amaral, obtendo a melhor classificação entre as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Organizado pela Federação Paulista de Karatê e prefeitura de São José dos Campos, esse evento regional é eliminatório para a final do Campeonato Paulista Estadual que acontecerá no dia 19 de junho, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
A equipe de Caraguá tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação da cidade. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá vacina funcionários contra hepatite B
Servidores municipais recebem a terceira dose da vacina contra hepatite B, até o dia 13 de maio, nas secretarias da prefeitura.

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá, por meio da Divisão de Medicina do Trabalho, Secretaria de Saúde e Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) estará realizando, até o dia 13 de maio, a terceira etapa do projeto de vacinação contra hepatite B e tétano para os servidores municipais.
Os postos de vacinação são as próprias secretarias da prefeitura em dias e horários alternados.
Segundo o diretor da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, Pedro Ivo de Souza Tau, a primeira dose da vacina foi aplicada em outubro/03, a segunda em dezembro/03, esta é a terceira dose fechando o ciclo, com o objetivo de prevenir a doença, principalmente para os funcionários que trabalham com carpintaria e marcenaria, já que a dupla adulto é antitetânica.
Os servidores que não tomarem a vacina até a data limite, poderão procurar as Unidades de Saúde para a regularização das mesmas, apresentando o crachá de identificação da prefeitura. (Fonte: PMC)

Comitiva de Jacareí visita escolas de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Educadores, lideranças de bairros e políticos de Jacareí passaram o dia de ontem, 6, em visita às escolas de Caraguatatuba. O objetivo da comitiva é conhecer a política educacional do município.
Segundo a supervisora estadual de ensino, da diretoria de Jacareí, Cristina Quina, Caraguatatuba é um exemplo de como deve ser uma gestão de educação. “Na cidade todos os recursos são bem empregados, desde o estrutural até o humano”, disse. “Chego a me emocionar”, revela.
O grupo jacareiense percorreu escolas, creches e conheceu alguns dos projetos da secretaria. além disso, conheceu o prédio Secretaria de Educação, onde assistiu aos vídeos institucionais da prefeitura e trocou experiências com o prefeito Antonio Carlos e a secretária Roseli Morilla.
Antonio Carlos explicou aos presentes como conseguiu colocar todas as crianças na escola. “O grande segredo é a parceria,, pois desta forma, não inchamos a máquina e podemos otimizar os recursos à educação”, disse. “Um exemplo, é a parceria feita com a Fundação Orsa, onde repassamos o recurso, cerca de R$107 per capita, para a educação infantil de mais de 2,5 mil crianças, a fundação conta com uma equipe de mais de 400 profissionais, no município”, destaca.
A prefeitura aprovou na câmara o plano municipal da educação para os próximos dez anos. “O documento foi elaborado de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação e Plano Nacional de Educação através de fóruns e audiências públicas”, disse a secretária de Educação Roseli Morilla. “Neste documento, que foi aprovado por unanimidade na câmara, fica garantido que todas as melhorias feitas na área não regridam. Um governante não pode por exemplo, reduzir o repasse à merenda escolar”, ressalta.
O vereador de Jacareí e pré-candidato a prefeito, Maurício Haka disse que aproveitou a visita para elaborar o seu plano de governo para a educação. “A política educacional de Caraguá é um exemplo a ser seguido”, disse.
Caraguatatuba possui atualmente 25 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), nove CEIs (Centros de Educação Infantil) e convênio com mais duas creches e APAE, instituições que juntas atendem mais de 16 mil alunos. (Fonte: PMC)

Assistência Social de Caraguá tem nova secretária
Com o afastamento da secretária de Assistência Social, Vera Peixoto, a nova secretária tomou posse na última segunda feira, dia 5, e diz que pretende continuar os trabalhos já realizados pela secretaria.

Caraguatatuba - Com o afastamento da ex-secretária de Assistência Social, Vera Peixoto, a nova secretária, Ana Carolina Muri Simões Stringari, tomou posse na última segunda-feira, dia 5.
Ana Carolina é formada em Comunicação Social com especialidade em Gestão de Pessoal, e foi convidada pelo prefeito Antonio Carlos para assumir a secretaria.
Segundo ela foi uma honra muito grande ganhar um voto de confiança do prefeito. Já que até o momento trabalhava como diretora de comunicação e eventos, na Secretaria da Educação. "Foi um convite muito carinhoso e para mim é um desafio, por ser uma das pastas mais importantes", diz.
Ana Carolina pretende continuar os trabalhos que já estão em andamento, por se tratarem de projetos muito bons. A sua pretensão é fortalecer a secretaria para que, na próxima gestão, as ações permaneçam.
A partir do mês de maio, a secretaria assume a Casa do Adolescente (antiga Meimei). A instituição atende adolescentes com idade de 12 a 19 anos, e que estão em situação de risco social, em parceria com a Fundação Orça e Ciranda do Crescer. "A Casa Beija-Flor atende pais de adolescentes que estão em risco social, e os pais encaminhados pelo Conselho Tutelar. Estes dois projetos receberão uma atenção especial, terão apoio total para fortalecer as ações já existentes", comentou a secretária.
Em seu discurso, a nova secretária disse que é transparente e gosta muito de trabalhar. "Junto com a equipe, que são poucos, mas determinados, tenho certeza que vou conseguir dar continuidade a todos os trabalhos existentes e fortalecer a gestão. Estou a disposição da comunidade. Sugestões para melhorar To trabalho são bem vindas e abertas à comunidade". Finaliza. (Fonte: PMC)

Empresa envia fita com crime à polícia

Caraguatatuba - A PraiaMar informou que nos 34 ônibus que circulam pelos bairros foram instaladas câmeras para reforçar a segurança. A fita com as imagens do assalto de ontem foi entregue à Polícia Civil.
Segundo o assistente de tráfego da empresa, José Marcelo Ferreira Alves, os roubos começaram a ser frequentes nos últimos dois meses. Não houve ocorrência de passageiros e motoristas feridos.
"A ação é sempre a mesma. Os bandidos entraram, abordam o motorista e levam o dinheiro das passagens. A maioria dos casos acontece nos bairros mais afastados." (Fonte: ValeParaibano)

Moradora encontra baleado escondido no quintal de casa

Caraguatatuba - Uma moradora da Travessa São Judas Tadeu, no Morro do Algodão, acordou na manhã de domingo, com barulho de gemidos vindos dos fundos de sua casa. Ao verificar, deparou com um homem baleado e ensangüentado, pedindo ajuda.
A moradora, cujo nome não foi revelado, acionou a Polícia Militar, que conduziu o pedreiro R.J.B., 43 anos, ao pronto-socorro da Casa de Saúde Stella Maris.
Antes de ser encaminhado para o centro cirúrgico, a vítima contou que tinha saído de um bar, quando três desconhecidos surgiram e começaram a atirar. O pedreiro correu dos atiradores, conseguindo pular o muro de uma casa, onde ficou até amanhecer e chamar a dona da casa. Ele não soube informar as características dos suspeitos e disse desconhecer o motivo. A tentativa de homicídio foi registrada na delegacia. (Fonte: Imprensa Livre)

Dois morrem e um fica gravemente ferido no Travessão, em Caraguá

Caraguatatuba - Duas pessoas morreram e uma está gravemente ferida, em uma chacina ocorrida na madrugada de sábado, no Travessão, um dos bairros com maior índice de criminalidade da cidade.
O alvo dos assassinos seria Cícero Fidelis de Andrade, 36 anos, que morreu. Os outros dois são o garçom José Matias dos Santos Neto, 25 anos, também morto e que era primo de Andrade, e o pedreiro I.F.S.P., 26 anos, ferido e amigo dos dois.
Os três, moradores no Perequê-Mirim, teriam saído de um bar, por volta da uma hora de sábado. Eles caminhavam pela rua Caraguatatuba, quando surgiram os assassinos em bicicletas. Eles descarregaram uma pistola PT 380 e um revólver calibre 38, no trio. José e F. caíram na mesma rua, mas Cícero correu cerca de 200 metros até a rua Bertioga, onde morreu com dois tiros. Todos foram baleados pelas costas, levando a suspeita de que a intenção dos assassinos era a de realmente executar pelo menos um deles. Cícero estaria em liberdade condicional com passagens por homicídio e roubo. Motivo pelo qual a polícia acredita que seja ele o alvo do crime em um acerto de contas entre bandidos. As outras duas vítimas não têm antecedentes criminais. I. trabalha com o irmão de Cícero, que seria mestre de obras. I. teria levado tiros na cabeça. Ele está em coma na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Casa de Saúde Stella Maris.
Próximo às vítimas a polícia apreendeu uma porção de maconha dentro de uma caixa de fósforos. O crime é investigado pelo 1° Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Comerciante consegue segurar assaltante até chegada da PM

Caraguatatuba - O comerciante F.L.S., 35 anos, teve uma atitude ousada na tarde de sexta-feira. Ele correu atrás do assaltante que acabara de roubar seu estabelecimento no Centro.
A vítima estava nos fundos da loja, quando percebeu que um casal de desconhecidos se aproximava da esposa no caixa, pedindo dinheiro. Ela deu a quantia, não divulgada, e os assaltantes saíram correndo. Eles portavam uma garrucha.
O comerciante resolveu se arriscar e correu atrás do casal, conseguindo pegar L.C.R.J., 18 anos. A Polícia Militar conduziu o suspeito à delegacia, onde ele ficou preso, acusado de roubo.
No mesmo dia, também no período da tarde, a vendedora S.P., 29 anos, foi vítima de roubo na avenida José Herculano, bairro Porto Novo. Dois desconhecidos levaram R$ 3 mil, celular, cartão do Banespa e talão de cheques do Bradesco. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Sailing Shop

Optimist – Campeonato Paulista de Principiantes

Ilhabela - Teve início no último final de semana, na Raia 1 da Represa de Guarapiranga – SP, a “Taça Regatta”, que vale pelo Campeonato Paulista de 2004.
De um total de 30 barcos inscritos, Ilhabela está sendo representada por treze velejadores, sendo nove meninos e quatro meninas. Esses pequenos atletas, que agora iniciam nas competições (a maioria dos alunos são recém saídos do Projeto Navegar), estão acompanhados pelo coordenador Marcos Cardial e pela mãe de uma das velejadoras, Elaine Collabonna, cuja dedicação com as crianças tem sido de fundamental importância.
Até o momento, a colocação dos atletas que representam o nosso município, é a seguinte:1o. Felipe Francisco, 2o. Nicolas de Jesus, 3o. Danielle Cardial, 4o. Guilherme Mendes, 5o. Michael Lousada, 6o. João Paulo Silva, 8o. Matheus Silva, 9o. Lucca Pabst, 10o. Alex Oliveira, 11º. Kevin Rocha, 12o. Bianca Macedo, 13o. Maria Gabriela Nafalski e 22o. Gabriela Collabonna.
A equipe participa com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, que disponibiliza transporte para os equipamentos e para os velejadores e ajuda nos custos das taxas. (Fonte: PMI)

Campeonato Sul-Americano no Chile

Ilhabela - Teve início no dia 4 de abril, no Chile, o Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist, disputado por um total de 160 barcos de vários Países, entre eles: Peru, Venezuela, México, Equador, Brasil, Argentina, Bermudas, Estados Unidos, Uruguai e Chile.
O representante de Ilhabela no Campeonato, é um dos quinze da delegação Brasileira, Baepi Lacativa Pinna, que até dia 5 de abril, ocupava a terceira posição no Campeonato, com uma regata ganha e outra na quinta colocação.
Segundo Marcos Cardial, que acompanha Baepi “de perto”, nos campeonatos e treinamentos, o atleta está numa ótima fase e tem grandes chances de conquistar uma boa colocação no campeonato.
O campeonato segue até o dia 10 de abril. (Fonte: PMI)

Athenas 2004

Ilhabela - Partiu na última quinta-feira, dia 1 de abril, para Palma de Mallorca-Espanha, a dupla de velejadores José Roberto de Jesus (Beto de Mazinho – Ilhabela –SP) e Fernando Jacobina (Niterói – RJ), que irão representar o Brasil no Campeonato Mundial da Classe Tornado, que se realizará no período de 10 a 18 de abril.
Este Campeonato servirá de seletiva para o Brasil definir a equipe que irá representar o País nas Olimpíadas de Athenas, em agosto de 2004.
Segundo Beto, “devido ao alto nível dos atletas olímpicos e a falta de patrocínio, faz com que se torne difícil conquistar a vaga olímpica, mas não impossível”.
É isso que essa dupla irá fazer, tentar.
Boa sorte, bons ventos e que Deus os acompanhe.
Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria de Turismo, Diretoria Náutica e Projeto Navegar.

Atraso em obra afeta Ilhabela, diz prefeitura

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), disse ontem que a paralisação das obras da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) colabora para poluição das praias. Ele afirmou que aguarda a retomada das obras da rede coletora e da estação elevatória que vão beneficiar os bairros Barra Velha, Perequê, Itaguaçu e Itaquanduba.
"Sabemos dos problemas das praias. Mas existe a necessidade de mais investimento por parte da Sabesp", disse.
A prefeitura está construindo com verba própria a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) dos bairros Pinto e Ponta Azeda, em parceria com a Sociedade de Amigos de Bairro.
A Cetesb também aponta a falta de tratamento de esgoto como causa da poluição. A coordenadora Claudia Lamparelli atribui o problema ao reduzido volume de coleta de esgoto na cidade --inferior a 3%-- associado ao acelerado crescimento populacional e à ocupação irregular de áreas de morros. A assessoria de imprensa da Sabesp informou que o atraso nas obras de Ilhabela é decorrente de problemas para o licenciamento ambiental. A poluição das praias seria também conseqüência das ligações clandestinas de esgoto. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Alunos do Projeto Caetê Porã realizam paisagismo em Praça

São Sebastião - A Praça da Igreja Matriz, no centro de São Sebastião, recebeu hoje, terça-feira, dia 6, melhoria no paisagismo realizada pelos alunos que fazem parte do Projeto Social Caetê Porá, desenvolvido pela prefeitura.
Este projeto consiste em ensinar as técnicas da jardinagem para jovens encaminhados pelo conselho tutelar ou programas de liberdade assistida e pelo plantão social da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, responsável pelo programa. “A proposta é ocupar o tempo ocioso de jovens carentes com atividades ligadas à natureza e preparar o adolescente para a vida e o exercício da cidadania”, disse Rosana Beatriz, assistente social do Caetê.
Desenvolvido em dois períodos (manhã e tarde), o projeto tem capacidade para atender 30 jovens e hoje 25, com idade entre 14 e 17 anos. “Quando nos encaminham um adolescente, a primeira providência que tomamos é a sua inclusão na escola, que é uma das exigências do programa”, explicou Rosana.
Após seis meses de curso, estes jovens passam por uma avaliação que possibilita uma vaga como estagiário no próprio viveiro. Durante o período de estágio, também de seis meses, eles recebem um salário mínimo, além de lanche e vale transporte.
Neste período a família também é assistida e o trabalho é realizado na integração filho-família.
Com a conclusão do curso, no prazo de um ano, o jovem estará apto para prestar serviços como plantio de mudas, confecção de arranjos, jardinagem e paisagismo, horticultura e orquidário, sendo um potencial gerador de renda familiar.
“Nós também encaminhamos os jovens ao mercado de trabalho. Hoje temos meninos trabalhando em residências em comércios”, completou a assistente social.
A equipe técnica responsável pelo andamento do projeto é formada pela assistente social, Rosana Beatriz; pelo engenheiro agrícola, Marco Túlio Parodi e pelo técnico agrícola Marcelino Gonçalves César. (Fonte: PMSS)

Escolas e projetos sociais participam do Agita Mundo

São Sebastião - Com o objetivo de conscientizar os alunos e a população da importância de se praticar atividades físicas regulares, as escolas municipais de São Sebastião comemoraram ontem, dia 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física. A Secretaria de Educação junto com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer prepararam um evento do Programa “Agita São Paulo / Agita Mundo”. Este programa visa a conscientização da comunidade sobre os benefícios da prática de atividades físicas diária para a qualidade de vida da população.
Durante o dia as escolas da rede municipal aderiram ao programa promovendo caminhadas nos bairros próximos, envolvendo pais, alunos e professores que reuniram mais de 14 mil estudantes.
Também foi discutido com alunos, professores, pais e dirigentes escolares sobre a atividade física como forma de qualidade de vida. “O grande objetivo da programação é fazer com que os pais e a comunidade participem e incentivem seus filhos e familiares a praticar atividades físicas”, disse o professor de educação, Hipólito Carvalho Santana.
Durante toda a manhã, no Balneário dos Trabalhadores, aproximadamente trezentas crianças participaram da festa de confraternização dos Projetos Sociais de São Sebastião (Cidadão Criança, Garoça, Escola Náutica e Instituto Educação Esporte) em atividades recreativas, música, apresentação dos espaços físicos do Projeto e para finalizar um grande banho de mar.
As 18h30, na Avenida da Praia, haverá a grande caminhada, com “saída livre” e, em seguida, confraternização dos grupos de ginástica, escolinhas de esportes, equipes de treinamento e outros parceiros.
Este evento vem sendo realizado nos últimos anos, tendo como data de referência o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 6 de abril.
Segundo o coordenador do Agita no Esporte, Professor Valter Puertas, o principal objetivo do programa é divulgar a mensagem de que todo cidadão deve acumular pelo menos trinta minutos de atividade física, na maior parte dos dias da semana (se possível todos os dias), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada. “Se de cada dez cidadãos pelo menos três cumprirem o programa os gastos com saúde diminuirão bastante”, afirma Puertas.
Os problemas causados pela falta de atividade física no estado de São Paulo são maiores do que outros fatores de risco como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo, ou seja, sedentarismo é o inimigo número um de saúde pública, como confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O programa visa mobilizar a comunidade para discutir a relação entre atividade física regular e saúde, bem como apresentar estratégias para a adoção de um estilo de vida mais ativo.
O Agita Mundo é uma ONG (Organização não-governamental), que tem como objetivo promover, de forma integrada, ampla campanha de divulgação e esclarecimentos sobre as conseqüências da falta de atividade física para o organismo humano e sensibilizar à adoção de um estilo de vida ativo e de hábitos nutricionais saudáveis como forma de manter a saúde. (Fonte: PMSS)

Prefeitura intensifica controle e combate ao mosquito da dengue

São Sebastião - Na tentativa de atenuar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de São Sebastião está redobrando os cuidados junto da população.
A Operação Pente Fino continua em todos os bairros da cidade e cerca de 80 agentes de combate à dengue fazem um trabalho diário de prevenção e orientação aos munícipes. A avaliação de locais que podem ser propícios à proliferação do mosquito também foi intensificada, além da colocação de telas em caixas d’água.
Atualmente, mais um aliado no combate ao mosquito foi disponibilizado para a população. Estão sendo feitas aplicações de inseticida através da máquina termonebulizadora, popularmente conhecido como “fumacê”.
O objetivo do “fumacê” é o controle e combate não só do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, mas sim de todos os mosquitos, inclusive pernilongos e borrachudos. “Nesta época de muita chuva, aumentam os criadouros principalmente em terrenos que não absorvem a água e a proliferação do mosquito é bem maior do que na época de estiagem”,explica Dr. Eduardo Eiras, Diretor do Departamento de Controle de Doenças e Programas da Secretaria da Saúde. Ele ainda acrescenta que o inseticida que o “fumacê” aplica é inofensivo para os seres humanos, sendo letal apenas para o mosquito.
A orientação dada para a população quando o “fumacê” passa é deixar as portas e janelas abertas, cobrir gaiolas e alimentos e não deixar as crianças correrem atrás do “fumacê” porque a fumaça é densa e dificulta a visão de quem está transitando pelo local.
SITUAÇÃO – Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, São Sebastião possui atualmente quatro casos de dengue ao longo do município, sendo 03 importados e 01 autóctone. Mas o combate ao mosquito continua a todo vapor.
As campanhas educativas continuam sendo promovidas nas escolas, a visitação às casas de veraneio também é feita e nos locais onde os agentes não têm acesso, é deixado um aviso para que o proprietário entre em contato com a Coordenação do Programa de Combate a Dengue de São Sebastião.
“A comunidade é a maior parceira da administração no combate ao mosquito. Então vale lembrar que água limpa e parada não pode ficar acumulada, os pratos de vasos de plantas devem ser limpos diariamente, caixas d’água devem ser cobertas, manter a tampa do vaso sanitário fechada, observar sempre se objetos que possam acumular água estão secos e cobertos, limpar periodicamente as calhas de telhados e jamais despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.” Comenta a Coordenadora Geral das Ações de Combate a Dengue, Annie Mello de Aguiar.
É importante salientar que existem receitas caseiras de combate ao mosquito, baratas, simples e com eficiência comprovada cientificamente. “A proliferação do mosquito da espécie Aedes Aegypti, pode ser combatida colocando-se borra de café (pó úmido que resta depois do café ser coado) entre as folhas das plantas que acumulam água, como as bromélias. Nos pratinhos de coleta de água dos vasos e nos pratos de xaxins e nos locais da casa em que a água se acumula e fica parada, como terra do jardim ou poças que se formam com a água da chuva, deve ser colocada areia e nos ralos deve ser aplicado produto de limpeza”. A borra de café, a areia e o produto de limpeza impedem que o mosquito transmissor da dengue ponha ovos ou que os ovos se desenvolvam.
A Prefeitura tem um telefone onde as pessoas podem esclarecer suas dúvidas ou fazer denúncias: (12) 3892-1744 – ramal 222. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Saúde instala Pronto Atendimento na Costa Norte

São Sebastião - Pensando em melhor atender a comunidade da Costa Norte de São Sebastião, a Prefeitura de São Sebastião, criou o turno de Pronto Atendimento ao Trabalhador, inicialmente na Enseada.
O serviço funciona na Unidade Básica de Saúde – UBS da Enseada desde o dia 01 de abril de 2004, de segunda a sexta-feira, das 17:00 às 21:00 horas.
O objetivo é dar o primeiro atendimento à comunidade em um horário diferenciado e mais próximo de sua residência. “O pai de família, ou até mesmo seus filhos que precisam de atendimento médico depois do horário comercial, além de poder contar com um serviço de saúde pública fora do horário normal de atendimento ainda tem a comodidade de não ter que se deslocar até o Pronto Socorro Central”, afirma André Leandro, Chefe da Divisão de Especialidades e Emergência.
O Pronto Atendimento possui um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, além da ambulância do Atendimento Pré Hospitalar – APH com motorista e um auxiliar de enfermagem que faz o transporte do paciente para o Pronto Socorro Central quando o primeiro atendimento requer cuidado especial. (Fonte: PMSS)

Porto de São Sebastião volta a receber veículos para exportação
Volkswagen deve embarcar lote com 2 mil carros para a Argentina no próximo dia 18

São Sebastião - Depois de três anos, o Porto/Dersa voltou a receber veículos para exportação. Os carros começaram a chegar em caminhões “cegonha”, na tarde de ontem.
A Volkswagen deverá embarcar um lote com 2 mil unidades, modelos Gol e Parati. Todos os veículos, fabricados em Taubaté, a cerca de 140km de São Sebastião, seguem para a Argentina.
A paralisação da obra do terminal exclusivo para carros, no Porto de Santos, seria um dos motivos da mudança de rumo. Por causa da falta de estrutura, a Volks, maior exportadora de autos do país, optou pelo porto sebastianense.
O custo do transporte é menor em relação a Santos. Tanto que a General Motors e a Fiat, que também possuem montadoras no Vale, estariam estudando tal alternativa.
Os embarques mensais da Volkswagen pelo Porto de São Sebastião serão entre 1,5 mil e 2 mil veículos, segundo a própria empresa. Isto equivale à metade das vendas para a Argentina.
Contudo, a mudança não foi rápida. Durante vários meses, a Volks negociou um armador que tivesse disposto a alterar sua rota e passar por São Sebastião. O contrato foi firmado esta semana com a Mitsui Ocean Lines. A empresa tem três navios, mas apenas o Comet Ace passará na cidade.
De acordo com o secretário de Transportes, Dario Rais Lopes, as obras de ampliação devem elevar a capacidade de embarque de 500 mil toneladas/ano para 3,5 milhões. De início, os pátios já foram recuperados. A SP-55 também passa por obra de ampliação. Dario Lopes já anunciou que irá acompanhar a operação no dia 18.
Para o gerente do Porto/Dersa de São Sebastião, Vilson Costa, a cidade
tem motivos para comemorar com o retorno da exportação de veículos. “É extremamente benéfico, não só para o município, como também para a região e Estado. Somos uma ótima opção logística para a indústria automobilística”, concluiu.
No ano passado, as montadoras exportaram 244,6 mil veículos pelo Porto de Santos, o dobro de sua capacidade. Este ano, a projeção é de 280 mil unidades, mais da metade delas da Volks.
O setor reclama da falta de área para estacionamento e das condições de embarque no porto de Santos, onde os carros ficam estacionados a cerca de quatro quilômetros da área de embarque. A construção do terminal de veículos, a cargo da Santos Brasil, aguarda licença ambiental e aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). (Fonte: Imprensa Livre)

Mais uma tentativa de fuga, desta vez na madrugada

São Sebastião - A cadeia registrou pela quinta vez esta semana uma nova tentativa de fuga, na madrugada de ontem. Ao contrário das outras, onde os presos tentaram fugir em túneis, descobertos com antecedência, desta vez eles queriam sair por cima, em uma “tereza” (corda feita de pano). Eram cinco horas da manhã quando o carcereiro de plantão, que não teve seu nome identificado, percebeu detentos subindo pela corda já no interior do pátio. Eles se preparavam para cortar uma tela. O fato ocorreu um pouco depois que a luz retornou, após uma queda de energia. A cadeia não conta com gerador próprio. O policial gritou e pediu apoio de outros poli-ciais do plantão, que acionaram a Polícia Militar. A PM cercou a área com três viaturas.
Os cerca de 50 presos eram das celas seis e sete. Eles serraram as grades para alcançar o pátio, uma vez que durante a madrugada todos ficam trancafiados nas celas. Uma contagem preliminar constatou que ninguém conseguiu fugir. Os policiais de plantão permaneceram em vigia na cadeia o resto da madrugada. O delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, disse que em razão das constantes tentativas de fugas, ele reforçou a segurança da cadeia, que fica com quatro policiais. “Tive que tirar da rua para colocar ao redor da delegacia”, justificou. Normalmente, durante a noite, um carcereiro e um investigador faziam a segurança do prédio.
Transferências - Têm sido feito seguidos pedidos de transferência de presos, mas a dificuldade é grande. O CDP (Centro de Detenção Provisória), em Taubaté, que recebia detentos do Litoral Norte, está lotado e fechou novas vagas. O delegado acredita que vagas em penitenciárias, para condenados, que são 11, sejam abertas. O número não aliviará o restante dos provisórios na cadeia, que ontem, abrigava 220 em um espaço para 60. O diretor da cadeia, delegado Paulo Sérgio Barbosa, ficou surpreso com os detentos da cela seis, que é a dos evangélicos, que nunca tinham tentado fugir. “Até eles estão me dando problema”, lamentou.
Para o diretor, o que está ocorrendo na cadeia é uma instabilidade. São várias tentativas de fugas registradas em menos de dez dias. “Antigamente era uma por mês. Desde o Natal, os presos tentam escapar. É um buraco aqui, uma grade serrada ali”, observou. Conforme Barbosa, a polícia tem feito o que pode, mas cada vez está mais difícil controlar.
Na última semana, a polícia encontrou quatro túneis, que eram cavados nas celas dois e três. Uma revista no mesmo período localizou celulares, drogas, serras e um gancho para pendurar “tereza”. A corda encontrada ontem foi encaminhada para perícia no Instituto de Criminalística. (Fonte: Imprensa Livre)

Desempregado aparece morto e já em decomposição no Canto Mar

São Sebastião - O ajudante de pedreiro Paulo Oliveira dos Santos, 39 anos, que estava desempregado, foi localizado morto, na manhã de sábado, caído na beira de um riacho, dentro do mato da rua Dois, bairro Canto do Mar, na Costa Norte. A Polícia Militar foi avisada por moradores, que sentiram um cheiro fétido no local.
O corpo estava em decomposição, pois a morte teria ocorrido há dois dias, pe-ríodo em que Santos desapareceu de sua casa, na rua 15 de novembro, no Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. Ao lado do cadáver a polícia apreendeu um recipiente, que teria vestígios de crack. Não se sabe se a droga teria sido usada pela vítima ou pelo assassino.
A vítima, atingida com um tiro nas costas, não portava documentos, sendo identi-ficada ontem por um amigo no IML (Instituto Médico Legal). A mulher dele, F.S., também esteve no setor, mas não fez o reconhecimento, pois se encontra no segundo mês de gestação, e quis evitar a emoção. A causa da morte foi hemorragia interna. A mulher contou que o marido atualmente estava desempregado. Os dois vi-viam juntos há cerca de dez anos. Segundo a mulher, na última quinta-feira, ela tinha saído com a filha de sete anos do casal e ao retornar não o viu mais, desconhecendo o lugar ou horário de sua saída. Passagem policial - A mulher também revelou que o marido tinha passagens pela polícia, quando ficou preso por 14 dias por suspeita de receptação. O desempregado teria comprado objetos que seriam produto de roubo.
Ela desconhece quem teria matado Santos ou o motivo. “Ele não era de sair de casa”, justificou. A vítima foi morta longe de sua residência. O corpo foi encontrado em um local que era deserto. O crime está registrado como encontro de cadáver, no 3° Distrito Policial.
Embora a família de Santos seja do Estado da Bahia e ele residisse em Caraguatatuba, o enterro foi no cemitério de São Sebastião, em razão da decomposição do corpo e da falta de recursos dos parentes próximos em arcar com os custos de um transporte. (Fonte: Imprensa Livre)

Dois presos: meio quilo de maconha em Boiçucanga

São Sebastião - A partir de uma denúncia anônima e munidos de um mandado de busca e apreensão os policiais da Dise, Marcelinho, Messias e Harley , apoiados pelos policiais do 2º DP Toninho e Julimar, foram até a estrada do Maquininha, em Boiçucanga, no local denominado Chalés do Demétrio e após revista em uma das unidades residenciais, encontraram 1/2 kilo de maconha, uma faca e documentos diversos.
Foram presos em flagrante e acusados de tráfico A. F. dos S. 26 anos, de São Vicente e procurado pela Justiça, e M. F. dos S., 29 anos, de Almerim, na Bahia. Os dois, acompanhados por testemunhas, foram levados ao 1° Distrito, sendo recolhidos à cadeia municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

Tebar pode ter sobrecarga, diz ambientalista
Representante do Consema alerta sobre recebimento do petróleo de Campos

São Sebastião - A representação do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) no Litoral Norte contestou ontem a utilização do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) para o recebimento do petróleo vindo de Campos (RJ), após a decisão da Petrobras de mudar o sistema de transporte de dutos terrestres por navios.
Segundo o representante do órgão no Litoral Norte, Eduardo Hypolito do Rego, poderá haver uma sobrecarga no sistema do Tebar, localizado em São Sebastião.
A Petrobras anunciou anteontem a decisão de suspender a construção de um oleoduto terrestre, que ligaria Campos a refinarias paulistas. Com o novo sistema, a estatal vai fretar quatro navios que farão o escoamento do petróleo para Angra dos Reis (RJ) e São Sebastião (SP).
"O que preocupa a gente é se o Tebar tem condições de receber esse petróleo. Os dutos são antigos e com o aumento da presença de navios em São Sebastião poderá haver mais riscos de acidentes", disse Rego.
Ele afirmou que vai sugerir a realização de uma audiência pública para discutir o assunto.
"Na próxima reunião do Consema, que contará com a presença de membros de todo Estado, vou propor uma audiência pública para que esse assunto seja discutido com a comunidade", disse Rego.
O Tebar recebe atualmente 60% da produção diária da Bacia de Campos, que é de 1,25 milhão de barris. Isso corresponde a 750 mil barris por dia transportados para São Sebastião.
Segundo a Petrobras, até 2006, quando começa operar o novo sistema de transporte, a produção da Bacia de Campos será de 1,7 milhão de barris por dia e São Sebastião receberá cerca de 1 milhão de barris por dia via navio.
A construção do oleoduto terrestre iria custar à Petrobras R$ 4,65 bilhões. Pela nova proposta, o transporte via navio terá um custo R$ 2,7 milhões, que inclui a construção de um FSO (um tipo de navio-plataforma) que vai garantir o abastecimento em alto mar.
PETROBRAS - A assessoria de imprensa da Petrobras informou ontem que o Tebar não ficará sobrecarregado porque parte do petróleo que chegará a São Sebastião será destinado à exportação. A outra parte do petróleo será escoada pelos dutos já existentes no Tebar em direção às refinarias paulistas. A Petrobras descartou a curto prazo adaptações no Tebar para receber o petróleo transportado pelos navios a partir de 2006. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Oscar Galindez e Carla Moreno vencem o PowerBar/Reebok Long Distance

Ubatuba - O argentino Oscar Galindez (Memorial/Reebok/Timex/Oakley) e a brasileira Carla Moreno (Nike/Pão de Açúcar) confirmaram seus favoritismos e venceram neste domingo a primeira etapa do PowerBar/Reebok Triathlon Long Distance 2004, o primeiro circuito nacional do gênero, disputada na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral norte paulista. A prova reuniu 300 competidores, que nadaram 1,9 km, pedalaram 90 km e correram 21 km, e teve, em paralelo, uma competição de short triathlon, com 250 atletas e percurso de 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.
"Mesmo com o calor que fez neste domingo em Ubatuba, apesar do tempo nublado, fiz uma boa prova", disse Galindez, que no ano passado fez a etapa do litoral norte paulista apenas três segundos mais lento. "Mas esta foi uma boa oportunidade para intensificar meus treinamentos visando o Ironman de Florianópolis, em maio, quando tentarei classificação para o Ironman do Havaí, no segundo semestre".
Carla Moreno também sentiu os efeitos do clima abafado. "A umidade também estava muito alta. Me senti como se estivesse dentro de uma chaleira", comparou ela, que acabou a etapa de Ubatuba do PowerBar/Reebok Triathlon Long Distance com os pés cheios de bolhas. "Fiz aquilo que planejei. Acabei treinando para a etapa mexicana da Copa do Mundo, em Mezatla, e para o campeonato mundial da Ilha da Madeira, em Portugal. Ambos acontecem nos próximos 30 dias e depois deles terei carimbado meu passaporte para os Jogos Olimpicos de Atenas. Pelo segundo ano consecutivo, Ubatuba recebeu os principais nomes do país em provas longas. Desta vez, entretanto, o evento contou com quase o dobro de participantes. "Tivemos cerca de 300 atletas no ano passado, número que praticamente dobrou nesta temporada, somadas a prova mais longa e a short. A disputa foi muito boa e um bom público prestigiou os atletas. Ubatuba se fez representada por 20 atletas locais que concluíram a prova e abrilhantaram o podium com os seguintes resultados:

Short Distance
Andréa Azevedo (MPR/Modulo) Campeã da categoria 20/24 anos
Mônica Chiste (Refúgio da Louca/ RH+) Campeã da categoria 40/44 anos
Adriana Godinho (Pousada Estrela do Mar) Terceiro lugar na categoria 35/39 anos
Rose Graglia (RH+ Academia) Quarto lugar na categoria 35/39 anos
Huka (Modulo/RH+) terceiro lugar na categoria 35/39 anos
Ronaldo Teodoro (Sem Miséria) terceiro lugar na categoria 25/29 anos
Paulo Alexandre Incao (Photograf) quinto lugar na categoria 25/29 anos
Denis Alex de Souza (Pousada Estrela do Mar) nono lugar na categoria 20/24 anos
Mauro Cesar Ferreira (RH+ Academia) décimo quinto lugar na categoria 30/34 anos
Rodrigo Morbim (Aquação) décimo primeiro lugar na categoria 15/19anos
Ramiro Godinho (Pousada Estrela do Mar) vigésimo lugar na categoria 30/34 anos
Percy Coelho ( Papelaria Marques/ RH+) décimo primeiro lugar na categoria 40/44 anos
David Leite Prates (Sel Ubatuba) décimo quinto lugar na categoria 20/24anos
Silvio Eduardo Leite ( RH+/CIA) décimo quinto lugar na categoria 35/39 anos
Marco Antonio M. de Carvalho (Policia Militar) décimo oitavo lugar na categoria 35/39 anos

Long Distance
Luiz Cláudio Câmara (Jarrão; Sel Ubatuba) nono lugar na categoria 25/29 anos
Anderson Luiz Ferreira (Policia Militar) oitavo lugar na categoria 35/39 anos

Revezamento Long Distance
Kevin(Natação)/ Juliano(Macarrão; Ciclismo)/ Antonio (Corrida) Campeões na categoria 25/29 anos
A próxima etapa do circuito acontece no dia 1o de agosto em Cabo Frio (RJ) e a ultima da temporada 2004, em Pirassununga (SP).

Escoteiros em ação


Ubatuba - Mais um mês de muitas atividades para o Grupo Escoteiro Iperoig. Foi autorizado pela câmara de vereadores de Ubatuba a prefeitura conceder subsídio de dois salários mínimos por mês ao Grupo Escoteiro Iperoig. A câmara de vereadores também aprovou a lei que torna de utilidade pública o Grupo Escoteiro Iperoig. Projetos de lei dos vereadores: Ricardo Chama gás e Eduardo César, respectivamente.
A tropa escoteira realizou nos dias 27 e 28 de março, um acampamento no bairro do Ubatumirim, onde puderam realizar diversas atividades escoteiras e aproveitar o máximo da natureza do local. Já a tropa de sênior e guias participaram do desafio sênior que foi realizado em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, onde construíram jangadas de bambu e percorreram 12 km de rio. Um dos pontos positivos deste acampamento foi que todas as jangadas chegaram ao local determinado, provando que todos os jovens estavam bem preparados para o desafio.
O Grupo Escoteiro Iperoig está preparando em parceria com a Setur de Ubatuba, um acampamento em maio de 2004, que contará com a participação de quinhentos escoteiros de várias cidades.
Pratique escotismo. Grupo Escoteiro Iperoig: atividades todos os sábados às 14hs na área da piscina municipal, em frente ao ginásio do Tubão, no centro de Ubatuba.

Fogo quase destruiu loja

Ubatuba - Um incêndio, na semana passada, quase consumiu a loja Nuno Motos. O fogo que começou na oficina só não foi de proporções maiores porque populares, Polícia Militar e Guarda Municipal ajudaram a apagar as chamas.
Segundo consta, o mecânico César estava trabalhando na bancada da oficina, usando o esmeril; embaixo da bancada tinha uma vasilha com gasolina que é usada para lavar peças. Uma centelha do esmeril atingiu a vasilha, onde começaram as chamas. Mas o que mais agravou as chamas foi um galão com gasolina que estava dentro da oficina, que acabou pegando fogo também e proporcionado assim um grande incêndio.
Todos correram para fora da oficina. Muita gente que passava na hora, ajudou na retirada de várias motos que estavam dentro da loja e da oficina. Muitos extintores de incêndio foram usados para acabar com as chamas, mas a maior participação foi da Polícia Militar.
Não podemos deixar de lembrar que nossa cidade não conta com um grupamento do Corpo de Bombeiros por falta de vontade de nossos governantes, pois um convênio assinado com o governo do estado e prorrogado na administração do prefeito Zizinho garante que, se o município construir a sede dos bombeiros, o governo do estado é obrigado a equipá-la e fornecer os homens. Este convênio, que já tem mais de dez anos, hoje nem é feito mais pelo estado. As vantagens de ser ter um Bombeiros na cidade são imensas, pois até o seguro das residência e comércios fica mais barato.
Já no aeroporto tem uma viatura de combate a incêndios que não é usada e está enferrujando. Na época do seu recebimento, anunciavam que a viatura seria usada em caso de incêndio a 1500 metros em volta do aeroporto. Mas o município precisaria fornecer os homens que, na época, também anunciaram que seriam da Guarda Municipal, mas também até hoje nada foi feito. E a viatura está sem finalidade. (Fonte: Jornal A Semana)

Prefeitura inaugura obras no Perequê

Ubatuba - Neste último dia 2, sexta-feira, o prefeito Paulo Ramos esteve no bairro do Perequê-Açu inaugurando as obras da av. Padre Manoel da Nóbrega e do calçamento da av. Governador Abreu Sodré.
Estas obras fazem parte das obras do governo do estado, feitas em parceria com a prefeitura municipal, isto é, o estado repassa verba de parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o município, o qual faz a licitação, contratação e fiscalização das obras.
Não só esta como muitas outras obras que têm acontecido em nossa cidade e em todas as cidades turísticas são com o repasse de verbas do governo do estado.
Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin prometeu liberar ainda este mês 50% das verbas que foram destinadas a cidades turísticas em 2003, o que dá algo em torno de R$ 42 milhões, ao todo.
As verbas do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para 2004 (que, certamente, não deverão ser liberadas este ano) estão destinadas ao início das obras do centro de convenções, que deverá ser construído na área do aeroporto cedida pelo governo do estado.
No discurso do prefeito Paulo Ramos sobre a obra, ele deixou claro que muitas vezes não consegue atender um bairro porque a cidade tem mais de 110 bairros; que se existisse só o Perequê, o bairro estaria inteiro asfaltado, mas tem que tentar atender todos os outros. Ele ainda criticou a oposição cega de quem não quer enxergar que a cidade é um canteiro de obras desde o início de seu atual governo (palavras do prefeito). Reclamou ainda das críticas que recebe, pois muitas vezes elas são injustas, e declarou que não está tudo ruim como a oposição pinta, mas que não está tudo como ele queria.
O prefeito fez questão de lembrar muitas obras da cidade que estão acontecendo, a grande maioria em parceria com o governo do estado. Falou ainda que respeita o presidente da República, mas trabalhou para o Serra para presidente e para o Geraldo como governador, e que pelo governador acreditar no governo dele é que as obras da estrada Ubatuba-Caraguá foram reiniciadas (as obras foram plataforma do governador no litoral e já deveriam estar prontas), das crianças fora da escola quando ele assumiu a prefeitura, das dívidas encontradas de administrações passadas, que hoje a prefeitura está saneada e prometeu aumento de salário aos funcionários municipais.
Quando fala que o Perequê poderia estar inteiro asfaltado se só existisse ele, o prefeito não toca no assunto que uma parte dos moradores pagou pelo plano de contribuição de melhorias que iria asfaltar quase todas as ruas do bairro, obras que deveriam ter acontecido na administração passada de Ramos, as quais não aconteceram e muita gente tenta reaver o dinheiro pago pela obra na justiça.
As obras que aconteceram no bairro eram de extrema necessidade e já deveriam ter ficado prontas há meses. Todos os comerciantes do bairro sofreram muito no início da temporada de janeiro, pois a principal avenida do bairro ficou intransitável com as chuvas que caíram no início do ano. (Fonte: Jornal A Semana)

O colecionador...

Ubatuba - O pedreiro S. O., 59 anos, casado, residente no Mato Dentro, esteve brigando com seu ajudante J. P. S., 30 anos, solteiro, residente no mesmo bairro, na tarde de domingo, dia 28.
A Polícia Militar foi acionada e o Sd. PM Gonçalo foi até o local, onde informaram-no que o pedreiro estava ameaçando até populares. Chegando à casa do suspeito, encontraram em cima do armário uma espingarda calibre 16 de carregar pela boca, coronha de madeira, com bandoleira, sem marca nem numeração aparentes.
Além disso, foram encontrados também três coronhas de madeira e um cano de espingarda sem marca ou número e uma bolsa de pano marrom com diversas esferas de chumbo, vários tubos de pólvora, duas latinhas com 100 espoletas CBC nº 54 cada; mais 100 espoletas Rossi nº 5; 52 espoletas comuns; 12 cartuchos calibre 40 e 19 calibre 16 CBC recarregados; dois cartuchos calibre 36 e um 28 sem marca deflagrados, fragmentos de chumbo, pedaços de lixa, furador, batedor, cera de mel e, numa bolsa pendurada na parede, vários materiais utilizados para recarregar munição e munições recarregadas.
O 'colecionador' recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado à delegacia de polícia local, onde foi constatado que possui passagem pelos artº 121, 155 e 132 do Código Penal, artº 10 da Lei Federal 9437/97 e artº 16 da Lei de Contravenções Penais. (Fonte: Jornal A Semana)

Ação Litoral

Artigo Topo

Voa gaivota
Irineu Nalin

Estou só nesse mar
Exausta a gaivota
Em meu barco vem pousar

Você quer mais que amizade
Em meu colo
Quer se esquentar

Descansa aqui gaivota
Sem esse pouso
Não há como chegar

Você não quis só isso
Você quis muito mais
Mais que eu possa dar

Dou-lhe abrigo, alimento
Muito carinho e amor
A coragem vai voltar

Você recebe esse amor
A cicatriz se cura
A tempestade e a dor vão passando

A fadiga era grande
O meu barco era o lugar
Vai ficando, vai ficando ...

Abuse da hospitalidade
Dos solavancos do mar
Eu quero me desculpar

Voa, voa , gaivota
Vá em busca de sua aventura
Obrigado por me acompanhar

Nosso rumos
Seguem distantes
Deixam-me só nesse mar ...

Ir/12/11/01
Consulte aqui artigos anteriores

Crônica Topo

Dos caiçaras

Há caiçaras que pescam.
Outros tecem redes e plantam mandioca.
Alguns caiçaras gostam de música.
Outros preferem pintar.
Existem caiçaras que bebem.
Outros são abstêmios.
Alguns caiçaras são católicos.
Outros são crentes.
Há caiçaras calados.
Outros falam muito.
Há caiçaras que trabalham.
Outros não gostam de trabalhar.
Caiçaras são humanos.
Acertam, erram, amam, sofrem.
Como todos os seres humanos.
Torná-los um bloco monolítico.
Afirmar que são vagabundos.
É um reducionismo infantil.
Exercício de estupidez.
Perder tempo afirmando o contrário.
É dar força aos estúpidos.
Caiçaras são seres humanos...

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Palavras bonitas e convincentes - Quem ouve o prefeito Paulo Ramos fazer um discurso quando ele está animado e em plena campanha, acaba acreditando em tudo que ele fala.
A convicção com que ele fala e se explana deixa as pessoas que não o conhecem convencidas que ele é o melhor prefeito que Ubatuba já teve. Muitas vezes, ele fala de certa forma que até ele mesmo acredita no que está falando, mas a realidade é outra.
Eu gostaria que o prefeito pudesse se transformar em um pássaro e ouvir em todos os cantos da cidade, e dentro da prefeitura e nas secretarias, o que falam dele e como avaliam sua administração. Com certeza, se ele tivesse este poder, bateria asas para outras bandas.
Nesta semana, um membro fiel de sua equipe contava que ficou envergonhado ao levar umas pessoas para mostrar-lhes a escola que tinha sido inaugurada no Taquaral, pois ficou abismado com as rachaduras nas paredes e comentava que nunca viu uma obra tão mal feita, que até quis saber quem é que fiscalizava estas obras e que era uma vergonha uma escola ser aprovada com uma obra daquelas.
Mas nosso prefeito tem um poder muito grande de persuasão.
Um outro amigo me lembrou das palavras do prefeito Paulo no programa do radialista Tony Luiz, onde ele pedia uma trégua política para a cidade, pois o barco estava em cima das pedras e, se não houvesse uma trégua, com certeza o barco iria se espatifar nas pedras.
Até nós, do jornal A Semana, acreditamos no prefeito e saímos em devesa de uma trégua política em nossa cidade para o bem de todos, pois o único objetivo deste semanário sempre foi o melhor para Ubatuba.
Mas o tempo passou e nada aconteceu. Ou melhor, aconteceu, sim. O prefeito ficou tranqüilo por muito tempo, fazendo o que queria, até começar a cair a ficha de todos e vermos que fomos enganados por ele.
Não sabemos onde anda o barco do prefeito, mas podemos garantir que hoje o barco que está nas pedras é o dos comerciantes, que, a cada dia, são obrigados a fazer uma mágica para pagar suas contas.
Promessas e mais promessas e a cidade vai afundando, mas alguns estão muito bem, pois o que pagamos de impostos sustenta o salário de muitos que não têm com que se preocupar, pois, chovendo ou fazendo sol, o salário está na conta.

Josias Saboia - "Jija"
Editor do Jornal A Semana
Ubatuba, SP

Rio da Prata x Segurança - Estou de pleno acordo com a materia do sr Carlos Sabatine em relação a segurança e aos nomes citados que trablham aqui na nossa região sul. Quem é Marquinhos Tio Sam? Ele é vereador? Não sabia que tinha veredor preocupados com a nossa região, por que até hoje não fizeram nem um esforço para que a nossa região fosse beneficiada em qualquer aspecto.
SEGURANÇA, o que falar dela? SAUDE, NEM SE FALA... ESPORTE E LAZER, brincadeira... Lazer já temos as lindas praias de nossa região, Maranduba, Caçandoca, Lagoinha, etc... Voces acham que isto basta, nobre vereadores? Por que não pensam com mais propriedade, com mais seriedade no desenvolvimento de nossa cidade ,da nossa região no minimo em construir uma creche, escolas profissionalizantes, quadras poliersportivas, pistas de eskate aqui na região por que não falam para o prefeito principalmente o tio Sam que é muito amigo dele para liberar o passe escolar para os estudantes do 1º ano em diante que não ´podem as vezes nem mesmo ir a escola quando o tempo não está ajudando por causa das chuvas ,sem contar a falta de segurança dos alunos que estudam a noite para retornar as suas casas por falta de iluminação publica que alias ele com o resto da bancada do prefeito ajudaram a aprovar a lei de iluminação publica e que a prefeitura não tem vergonha na cara de dizer que não tem verba para iluminar a estrada do sertão da quina e arariba.
Vereadores voces ganham para trabalharem os quatro anos não somente no ano eleitoral ,fazendo ações isoladas com fins eleitoreiros ,por que voces não vem ver as pontes que estão caindo e tantas outras que ja cairam ,por que nos não temos vereadores mesmo. mas agora vai aparecer um monte ,monte de M....,por que voces não fiscalizam os postinhos para verem a calamidade que estão um completo abandono COMO O POSTO DA MARANDUBA que quando chove chove mais dentro do fora que vergonha, enquanto o prefeito fica enterrando nosso DH em asfaltos de qualidade mais que comprovada pessima,voces sabiam que ganham para lesgislar e Fiscalizar o Executivo que fazem pouco e mal ,salvam se poucos vereadores da camara.

David Lemos
Maranduba, Ubatuba, SP


Paulo Julião tenta barrar CDP no Litoral Norte - Parabenizo o Dr. Paulo Julião, Prefeito de São Sebastião, e a todos que têm tido a coragem de se opor, de forma veemente, à intenção do governador Geraldo Alckmim, de criar um CDP (Cadeião), no Litoral Norte. Ao declarar que "...presídio não é compatível com cidade turística.", Paulo Julião abre mão de interesses casuísticos, e assume uma posição que contraria os interesses do governador, seu colega de partido, demonstrando seu comprometimento com o futuro do Litoral Norte.
Conte conosco e continue defendendo o Litoral Norte!

Angelo Nogueira
Caraguatatuba - SP

Sobre as denúncias da Polícia Federal – São José dos Campos - Conforme reportagens publicadas em jornais locais, regionais e até de circulação nacional, a Polícia Federal realizou prisões de empresários de São José dos Campos, por motivos de sonegação fiscal, agiotagem, lavagem e desvio de dinheiro público, entre outras acusações. De acordo com as informações recebidas da Polícia Federal e amplamente divulgadas em nossa região, foi citado que políticos do Vale do Paraíba e do Litoral Norte estavam comprometidos com esses atos ilegais, sem contudo identificá-los.
Considero que ao ser citado de forma explícita a existência de políticos regionais no esquema criminoso, e repito sem nomeá-los, coloca em suspeição todos aqueles que militam na política do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, sejam Deputados, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores, com agravante de que até nosso Governador, é do Vale do Paraíba e é um tradicional político da região. Assim ao ser eu uma agente política, ocupando uma cadeira no Legislativo de Caraguatatuba, encontro-me também como mais uma suspeita nesse esquema corrupto que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão tentando desbaratar.
Estou cansada de receber denúncias ou cobranças de esclarecimentos, por parte da comunidade, de corrupção ativa ou passiva, de envolvimento de desvio ou lavagem de dinheiro público, de participação em caixa 2, ou de votar em trocas de favores pessoais. Não estou cansada da cobrança da comunidade que nos cerca, mas sim, de me sentir impotente ao não ter respostas conclusivas ou ter que dar respostas evasivas e alegar que não tenho condições de atender aos reclamos de cidadãos honestos.
Sei quem sou, minha família também sabe, bem como aqueles que me conhecem, porém a grande maioria dos moradores de Caraguatatuba ou da região não me conhecem ou apenas ouviram falar de mim por ocupar um cargo público, e para essa grande maioria que tiveram conhecimento das prisões e da citação de políticos regionais sou apenas mais uma política suspeita, até que se identifique os envolvidos na corrupção.
Por causa dos fatos expostos, de acordo com meus mais sagrados direitos de cidadania, SOLICITO QUE A POLÍCIA FEDERAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO IDENTIFIQUE QUEM SÃO OS POLÍTICOS DO VALE DO PARAÍBA E DO LITORAL NORTE ENVOLVIDOS COM O ESQUEMA CRIMINOSO DENUNCIADO através da mídia de nossa região, ou informe publicamente se meu nome está ou não envolvido no escândalo. Autorizo, não só os agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, como a qualquer cidadão, em especial aos profissionais de imprensa, que se necessário meu sigilo fiscal e telefônico seja quebrado, para dirimir quaisquer dúvidas.
Sugiro que todos os militantes da política do Vale do Paraíba e do Litoral Norte também venham de público solicitar esses esclarecimentos, pois todos são suspeitos.
Sou Vereadora, ocupando um cargo outorgado pela minha comunidade, mas acima disso sou cidadã, com uma família que sempre participou ativamente da comunidade, e tenho o direito e o dever de ter uma postura íntegra e sem máculas.

Madalena Maria Fachini
Vereadora Madalena Fachini – PSB
Caraguatatuba

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Vila Picinguaba

Vila Picinguaba
©Carlos Castro


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor