Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 16 de abril de 2004 - Nº 1014 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Anuncie Aqui! BIL

Região
-


Caraguatatuba
Moraes Moreira é atração do dia 17
BamdaMel faz dois shows em Caraguá
Caraguá sedia encontro do Anglo neste sábado
Curso básico de Esperanto em Escola Estadual de Caraguá
Atropelado no domingo só foi identificado no IML na quarta
Condição Feminina e Assistência Social discutem política para mulheres
Olaria ganha Unidade de Saúde da Família
Centro Integrado que substitui Casa da Criança será inaugurado hoje
Quase 500 alunos recebem hoje diploma de cursos profissionalizantes
Caraguatatuba vai receber canoístas de diversos estados
Homem é preso por molestar estudantes a caminho da escola
Casal é preso com crack em “boca” de tráfico no Getuba

Ilhabela
Advogado de Ilhabela lança livro
Sabesp só espera parecer da Cetesb e do Iphan para licitar obra na Ilha
É de Ilhabela o novo campeão paulista da classe Optimist
Empresa de ônibus divulga pesquisa e pareceres contra os moto-táxis


São Sebastião
Farmácias da cidade já utilizam nova tabela de preços
Prefeitura promove Campanha de exame de saúde bucal do idoso a partir do dia 17
Mal entendido leva mãe a agredir professora em escola de Maresias
Antes da exportação de veículos, Dersa troca gerente do Porto
Prefeitura redimensiona a equipe de combate e controle da dengue
Cooperartess recebe consultoria de designer para crescer no mercado
Mulher é presa suspeita de vender maconha no Morro do Abrigo
São Sebastião retoma plano de ação para a despoluição das praias
Suposto membro do PCC é detido pela PM no Morro do Abrigo
São Sebastião está na disputa do SuperSurf
Presos tentam fugir da cadeia pública em pleno dia de visita
Viatura da Polícia Ambiental chega à cidade e já se envolve em acidente
Suposto membro do PCC é detido pela PM no Morro do Abrigo


Ubatuba
Ubatuba participa de mais uma feira internacional
Presas queimam panos e criam tumulto na cadeia de Ubatuba
Conseg de Ubatuba discute Vila Militar e marca eleição para maio
Três adolescentes detidos após roubar casa de engenheiro
Vacinação contra gripe em Ubatuba já atendia idosos em casas de repouso e hospitais
Professor de matemática é morto no Perequê com um tiro na nuca
Hang Loose Surf Attack tem inicio neste fim de semana
Poupa Tempo atenderá alunos em Ubatuba
Iª Festa “Semana do Índio” Aldeia Renascer Wiutu Guaçu
Recursos para pontes são solicitados
Prova Natatória da Almada
Campeonato Municipal de Damas acontece no Tubão
Ponte pênsil faz ligação de comunidade quilombola
Perequê-Açu forma associação comunitária
Prefeitura incentiva produtores experimentadores
Ipiranguinha terá 1º de Maio oficial
Campeonato de Xadrez no Tubão
Adoção de filhotes no calçadão
Ubatuba garante verba para avenida
Recuperação de rodovias na agenda com governador


Seções
Artigo
Conto em Capítulos
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Moraes Moreira é atração do dia 17
Caraguá comemora o seu aniversário de 147 anos com muitos eventos. Os shows musicais prometem agitar o Litoral Norte com a presença de grandes nomes da música popular brasileira. Um deles é Moraes Moreira.

Caraguatatuba - Os shows terão início, sempre a partir das 22 horas, na sexta-feira, dia 16, com a BamdaMel. No sábado, dia 17, Moraes Moreira trará de volta, a Caraguá, a energia e o alto astral que animou a festa do ano passado. No domingo, dia 18, novamente, a BamdaMel se apresenta. Na segunda-feira, dia 19, é a vez do grupo CPM 22 agitar o público com a música eletrônica, e finalmente, no dia 20, Jorge Ben Jor canta em homenagem ao aniversário da cidade.
Carreira Solo: “ Tudo começou em Ituaçu, cidade do sertão baiano, onde nasci. Ainda criança, já era despertado pelo som das bandas de música, pelas madrugadas que antecediam a festa da Padroeira.
À medida que ia crescendo, crescia também o interesse pela música. Ganhei da minha irmã uma sanfona de doze baixos, meu primeiro instrumento, e, em pouco tempo de aprendizado, já dava para animar festas de São João, batizados e casamentos. Com 16 anos de idade, concluí o ginasial, em Ituaçu. Para continuar os estudos, fui para Caculé, cidade vizinha, onde havia o curso científico. Três anos em Calulé, terminei o curso científico e adquiri, nesse espaço de tempo, um conhecimento razoável de violão. Parti para Salvador, onde deveria prestar exame de vestibular para Medicina. Senti, nesse momento, que já estava bem mais pra música. Ingressei no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia e, mesmo não encontrando vaga para estudar violão, topei fazer o curso de percussão, pois meu objetivo era conhecer pessoas e penetrar no meio musical de Salvador. Foi aí que encontrei Tom Zé, grande compositor baiano, que ensinava violão no Seminário, e com ele estudei cifras e composição. Este foi meu primeiro contato com a música. Até então, eu só tocava de ouvido.
De lá para cá, são mais de 30 anos de estrada, entre Novos Baianos e carreira solo. Isso sem falar nas músicas gravadas por grandes artistas da MPB. O violão tem sido o companheiro inseparável, o parceiro de sempre.” Moraes Moreira
Novos Baianos - Viemos de uma geração velha, cansada de guerra. E crescemos sob os fluidos da brincadeira de bandido e artista, tela e palco. Somos de depois da guerra. Nem a soma nem a diferença. Somos, depois de todos os papos, alguém no meio da rua. "Eu peço a palavra". Alguém no meio da rua, sem autorização nenhuma, cumprindo a sua. Resolvendo ao seu redor e por dentro. Tinindo e Trincando. Alguém tem que segurar a barra. Agora mesmo eu não sei se despejo a casa dos marimbondos da minha casa. Ontem, uma muriçoca me mordeu no braço e com o outro ia matando-a, mas o consciente me disse: num é nem defesa própria. Mesmo assim matei, sem ódio, por medo. Com os marimbondos, vou experimentar diferente. Vou só fechar depois de roubado. Ou baiano passando pelo buraco do ladrão na maior.
Moraes (Moreira) joga plantando no meio campo carregando o violão numa brincadeira de dedo e voz. Em besta é tu, preta pretinha e acabou chorare, Moreira traz ainda Ituassu, a ousadia e o simancol juntos. Sabendo fazer um sozinho lá na outra sala só pra receber o prêmio de "Luizinho, chame ali aquele vaqueiro com aquela viola".
Trio Elétrico - Ainda nos Novos Baianos, fiz minhas primeiras incursões pela música carnavalesca. Os mestres do gênero como Braguinha, Lamartine, Zé Keti, entre outros, se tornaram para mim fortes referências. Aprendi com eles que não bastava ser um bom melodista e um bom letrista para compor para o carnaval.
Em 75, resolvi botar meu bloco na rua. Iniciando carreira solo, grande parte da nova safra tinha como tema o carnaval. Carnavalizaram tudo com uma linguagem própria, traduzida pelos instrumentos criados pela dupla: a partir de captadores colocados em sêpo maciço inventaram o Pau Elétrico. Um desses instrumentos, que também era chamado de cavaquinho elétrico, passou a ser guitarra baiana, título de uma canção instrumental composta por mim naquela época. A música cantada, que já ganhava maiores espaços nos discos subseqüentes, também tomou seu lugar a bordo do Trio, apesar do limitado equipamento que dispúnhamos, naquele momento. Foi assim, com muita coragem e ousadia, que me tornei o primeiro cantor de Trio Elétrico. Carnaval é cultura, carnaval é cultura. Com esse mote na cabeça, procurava cada vez mais traduzir nas canções a alma do povo em catarse.
Fonte: www.moraesmoreira.com.br

Bamda Mel faz dois shows em Caraguá
A BamdaMel anima Caraguá na festa dos 147 anos. Serão duas apresentações, em abril, nos dias 16 e 18, na Praça de Eventos, a partir das 22 horas. O grupo já teve três versões para seu nome: Banda Mel, Bamda Mel e, agora, BamdaMel.

Caraguatatuba - Como a maioria das bandas baianas, a hoje BamdaMel, nasceu em 1984, devido ao sucesso do Bloco Mel, que desfilava no carnaval da cidade. Com 15 discos gravados, o grupo foi o pioneiro no estilo samba-reggae. O primeiro LP, “Força Interior”, foi gravado, em 1987, e teve como sucesso as músicas Faraó e Ladeira do Pelô. O disco “E Lá Vou Eu” foi lançado, em 1988, e a música título, que era um protesto ao Olodum, estourou nas paradas de sucesso, fazendo com que a banda ganhasse disco de ouro e de platina. Em 1989, a banda lançou o terceiro trabalho “Mel do Brasil” e, em abril, contratou a vocalista Alobêned Ayram, acompanhada por Joka Barreto, também no vocal, Jaílton Dantas, no baixo, Guto Guitar, na guitarra e Dito Régis na percussão. Em 1990, a banda lançou o disco “Prefixo de Verão”, que se tornou o hino do carnaval baiano de 1991, ganhando disco de ouro e platina novamente. Consagrada em todo país como uma das principais bandas de axé music, em 1992, chega ao mercado “Negra”, que vendeu 300 mil cópias e teve como grande sucesso “Baianidade Nagô”, tocada até hoje em rádios e cantada em shows da banda e até por outros intérpretes. O CD, lançado em 1993, “Mãe Preta” misturou ritmos caribenhos, latinos e africanos e é considerado um dos melhores trabalhos da BamdaMel. Em 1994, o grupo lançou “O Pulo da Gata”, que trouxe música romântica no repertório. O ano de 1995 foi marcado pelo lançamento de “Todo Mundo Dança” e, 1996, por “Alegria”. O disco gravado em 1997, “Jeitinho de Dançar”, veio com regravações em algumas de suas faixas. Com grandes sucessos musicais em todo Brasil, em 1998, a BamdaMel lançou a primeira coletânea, “Ao Vivo I”, que também trouxe músicas sertanejas e pagodes, entre eles “Prefixo de Verão”, “Crença e Fé”, “Dança da Vassoura” e “Festa de Rodeio”. Em 1999, chega ao mercado “Ao Vivo II”, que seguiu o mesmo estilo do primeiro e também seu sucesso. Depois da turnê do disco “Ao Vivo II”, a vocalista Alobêned saiu da banda para seguir carreira solo. Com os vocais comandados por Joka, em 2000, a banda lançou “Pra te Balançar” através de uma gravadora independente. Sem conseguir alcançar o sucesso anterior, em 2002, a banda contratou uma nova vocalista, Adriana, e lançou seu terceiro trabalho ao vivo, “Ao Vivo III – Nossa História”. A carreira da BamdaMel é uma das mais bem-sucedidas da história da Bahia, o grupo chegou a fazer shows nos EUA, países da Europa e da América Latina, além do Japão e da participação no Festival de Mountreaux, na Suíça. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia encontro do Anglo neste sábado

Caraguatatuba - O Colégio Módulo, em Caraguatatuba, será sede do Encontro Regional do Anglo, no próximo dia 17, sábado, quando receberá representantes de todas as escolas da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte, e até municípios do Rio de Janeiro como Paraty e Angra dos Reis, entre outros. Participam deste encontro mantenedores, diretores, coordenadores e professores de escolas que trabalham com o método de ensino Anglo. No dia do encontro serão realizadas palestras e discussões entre os educadores e autores das apostilas Anglo. Segundo o diretor do Colégio Módulo, Carlos Focesi, a reunião possibilita uma troca qualitativa de informações com os parceiros que trabalham e acreditam num mesmo método de ensino, abordando os projetos educacionais e propostas pedagógicas. “Trata-se de uma excelente oportunidade de trocarmos experiências com outras escolas e ainda divulgarmos o nosso trabalho e também a nossa infra-estrutura”, disse o diretor. As atividades se realizarão nas salas da Unidade I e no auditório do Colégio. Serão discutidos temas como Biotecnologia no Ensino Médio, o trabalho com a roda em sala de aula, a dinâmica em sala de aula de matemática, oficinas de história, gestão de pessoas e de equipe, entre outros assuntos relacionados ao Ensino Médio e Pré-Vestibular, Fundamental e Infantil. (Fonte: Módulo)

Curso básico de Esperanto em Escola Estadual de Caraguá

Caraguatatuba - No programa “Família na escola” da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, à rua Benedito Zacarias Arouca 255, no Ipiranga, será iniciado um Curso Básico de Esperanto, no próximo sábado dia 17, às 15:30h. Ministrado por Mauricio Monken Gomes consistirá de uma aula semanal aos sábados, de 15:30h às 17:00h, num total de 20 lições, sendo gratuito, apenas com investimento do material didático (R$ 10,00). A iniciativa é fruto da parceria do Karaguatatuba Esperanto-Grupo e o referido estabelecimento de ensino, sob a direção da Prof. Urda Ferreira Soares Batista e de seus colaboradores Prof. Marcos Dantas Paraguassu, coordenador pedagógico e Profª. Lenir Detusk, educadora profissional e coordenadora local do “Programa Família na Escola”. Embora voltado para os alunos e seus familiares, também receberá eventuais inscrições de demais interessados da comunidade. Outras informações, pelo telefone 3882-2992.

Atropelado no domingo só foi identificado no IML na quarta

Caraguatatuba - Após quatro dias sem identificação, o homem morto em atropelamento no último domingo, foi reconhecido pela família, que esteve no IML (Instituto Médico Legal), na noite de quarta-feira. Trata-se do pedreiro Geraldo Batista dos Santos, 51 anos. A mulher e filho estavam à sua procura desde o acidente. Eles tinham estado em vários locais, menos no IML. Na quarta-feira, uma pessoa teria comentado com o filho do pedreiro que havia um desconhecido no IML. Ele foi verificar, acabando por reconhecer o pai. A família mora no bairro Jardim Gaivotas. Natural do Estado da Bahia, o pedreiro foi enterrado na tarde de ontem, no Cemitério Municipal da cidade. O acidente aconteceu na noite de domingo, no Km 103,8 na SP-55, na Praia das Palmeiras. Santos teve morte instantânea ao ser atingido por um ônibus da Litorânea, quando foi atravessar a estrada de bicicleta. (Fonte: Imprensa Livre)

Condição Feminina e Assistência Social discutem política para mulheres


Caraguatatuba - “Política para Mulheres” - este o tema da reunião plenária realizada na quarta-feira, no auditório do Ceprolin, sob a coordenação do Conselho Municipal da Condição Feminina e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social do município. Durante a reunião, foram palestrantes as Delegadas de Defesa da Mulher, dra. Maria Amélia Moraes Giubin, e de Polícia, dra. Arlete M. C. Neves, que junto aos participantes debateram temas como: Segurança e Violência, Questão Racial e Étnica, Perspectivas Adolescentes e Trabalho e Geração de Renda. Segundo afirmou a Delegada de Defesa da Mulher de Caraguá, dra. Maria Amélia, no município, diferentemente de muitos outros, a mulher tem procurado a DDM para o registro de queixas e outras orientações, mas plenários como o realizado no Ceprolin são de grande importância, “porque é necessário traçar políticas de orientação e incentivo para a mulher, em defesa de seus direitos”. Segundo explicou a secretária de Assistência Social, Ana Carolina, “foram definidos os nomes de delegadas que representarão a região do Litoral Norte na 1ª Conferência Estadual de Política para Mulheres, que acontecerá em maio. Neste encontro serão selecionadas 243 delegadas para representar o Estado de São Paulo, na 1ª Conferência Nacional de Política para Mulheres que acontecerá em Brasília”, explicou.
Dessa primeira plenária realizada em 2004, em Caraguá, que reuniu representantes do Litoral Norte, de acordo com as questões discutidas, foi elaborado um relatório com os principais dados e necessidades relacionadas à uma política que favoreça as mulheres da região. O documento será enviado para o Conselho Estadual da Condição Feminina. As delegadas escolhidas para representar a região na Conferência Estadual foram: Elisabete M. R. Casanova Godoy, da Coordenadoria da Mulher de Ubatuba; Vicentina Barbieri, do CPP; Cleusa Apparecida Pereira e Rita de Cássia de Morais Canuto, do Conselho da Condição Feminina de Caraguá; Solange Medeiros de Assunção, da Secretaria de Assistência Social de Ilhabela; Teresinha de Oliveira Marciano Costa, do Movimento Negro de Caraguá e Ana Cristina Reis, do PAT/SINE. A 1ª Conferência Estadual de Política para Mulheres será realizada de 19 a 30 de maio, reunindo representantes de Conselhos, Secretarias de Assistência Social e Fundos Sociais de municípios de todo o Estado de São Paulo. (Fonte: Imprensa Livre)

Olaria ganha Unidade de Saúde da Família

Caraguatatuba - O bairro da Olaria recebe hoje, às 11 horas, uma Unidade de Saúde da Família – USF. A inauguração faz parte dos eventos de aniversário da cidade, que completa 147 anos na terça-feira, dia 20 de abril.
Com a nova unidade, feita a partir da adaptação de uma área da escola municipal, a população do bairro não precisará mais se deslocar para o bairro Casa Branca, pois passará a contar com um equipe de médicos atendendo no próprio bairro. (Fonte: Imprensa Livre)

Centro Integrado que substitui Casa da Criança será inaugurado hoje

Caraguatatuba - O CIEC (Centro Integrado de Educação e Cidadania) “Ciranda do Crescer”, instituição localizada no bairro Porto Novo, será inaugurada hoje, às 11 horas, durante as comemorações do aniversário de 147 anos de Caraguá. Com total infra-estrutura e em parceria com a Fundação Orsa, o CIEC atende crianças em situação de risco pessoal e social, antes assistidas pela Casa da Criança. Atualmente o Ciranda do Crescer abriga 43 crianças, de zero a 12 anos. O local oferece área de jogos, piscina, área ecológica, canteiros e quadra às crianças. Professores e funcionários recebem treinamento da Orsa e também dos diretores, supervisores e psicólogos, e podem oferecer atendimento adequado às crianças e às famílias. A proposta do prefeito é oferecer amparo as famílias, visando o retorno das crianças ao seu lar, quando possível. Para isso, são desenvolvidos diversos projetos que visam a orientação das famílias e também a assistência delas, como o “Recuperação Paralela” e o “João e Maria”, que dão apoio por meio de palestras e atendimento psicológico. Segundo a assistência social da instituição, na maioria dos casos, o alcoolismo ainda é o maior empecilho para que as crianças voltem a viver com a família. Por isso, foi criado o projeto “Recuperação Paralela”, que incentiva e viabiliza o tratamento do alcoolismo. Também é feito um trabalho social que ajuda as famílias na construção ou acabamento de suas casas, através do projeto “Ação, Amor e Cidadania”, que atende através de doações. O mesmo projeto também pensa no lazer das crianças e, com o apoio da comunidade, é possível levá-las ao parque de diversões, à sorveteria, entre outros. O “Apadrinhamento Afetivo” é outro projeto que busca, na comunidade, pessoas que possam oferecer carinho às crianças e resgatar o modelo tradicional de família, através de visitas em sua casa. Com o projeto “Vida e Natureza” as crianças têm contato com animais domésticos. Cada dia é uma criança que cuida dos animais, o objetivo é proporcionar a sensação de um lar e também o senso de responsabilidade. São vários projetos que visam apoio e à integração com a família. As crianças fazem natação, xadrez e recreação em um espaço aconchegante e estruturado. (Fonte: Imprensa Livre)

Quase 500 alunos recebem hoje diploma de cursos profissionalizantes

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Educa-cional e Cultural de Caraguatatuba), em parceria com a SERT (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho), realizará hoje, às 10 horas, a solenidade de encerramento dos cursos profissionalizantes, dentro das comemorações do aniversário de Caraguá. O evento acontecerá no Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), com a participação de autoridades locais e de 489 alunos participantes dos cursos de Recepção em Centros Turísticos, Conceitos Básicos de Hotelaria, Marketing em Ecoturismo, Higiene e Manipulação de Alimentos e Garçon. Os cursos, com carga horária de 120 horas, tiveram como objetivo preparar mão-de-obra especializada para atender à demanda turística da região. Os alunos receberam auxílio transporte e coffee break. Cerca de 20 alunos já estão inseridos no mercado de trabalho. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguatatuba vai receber canoístas de diversos estados

Caraguatatuba - Canoístas de diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, entre outros, reúnem-se no domingo, a partir das 9 horas, na praia Martin de Sá, para o Troféu “Antônio Cortez do Espírito Santo” de Canoagem Oceânica, uma das atividades programadas para a comemoração do aniversário da cidade. Caraguá será representada por cerca de 50 canoístas, de idades entre 12 e 50 anos. O evento está sendo organizado pelas Secretarias Municipais de Turismo e Esportes e Recreação de Caraguá. Os praticantes de canoagem de Caraguatatuba estão em busca de novos talentos para a equipe de competição. A cidade, que já é destaque nesta modalidade com títulos nacionais e internacionais, promete formar mais alguns favoritos, com a escolinha de canoagem. O projeto é dos irmãos Edvaldo e Edneder Fernandes Soares, que ministram as aulas gratuitamente para crianças e adolescentes da cidade, com o intuito de aumentar a equipe de competição. A escolinha já reúne 30 atletas, tendo 10 mulheres. As provas são divididas em três classes de acordo com as medidas dos caiaques, e várias categorias, sendo, Júnior, Sênior, Master e Super Master, Estreantes, Oceânico Duplo Masculino e Misto, de acordo com as idades dos competidores. O percurso é de aproximadamente 12 quilômetros em um circuito triangular na própria praia. As inscrições e o regulamento da prova podem ser retirados pela internet no site www.caraguatatuba.sp.gov.br. As fichas de inscrição devem ser enviadas via fax, para o número (12) 3888 - 4110. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem é preso por molestar estudantes a caminho da escola

Caraguatatuba - G.R.S. foi detido pela Polícia Militar na manhã de ontem, por importunação ofensiva ao pudor. Ele estaria na rua, no bairro Morro do Algodão, molestando estudantes que passavam a caminho da escola, por volta das 7 horas. As meninas contaram à polícia que G. fazia gestos e falava obscenidade. Uma das estudantes decidiu chamar a Polícia Militar, que encontrou o “tarado” em flagrante. Ele foi levado à delegacia, onde se registrou o fato, que é uma contravenção penal, cuja pena é apenas multa, estipulada pela Justiça. Após prestar depoimento, G. foi liberado. (Fonte: Imprensa Livre)

Casal é preso com crack em “boca” de tráfico no Getuba

Caraguatatuba - O casal G.M.S.M., 28 anos, e S.F., 23 anos, foi preso na noite de terça-feira portando 11 gramas de crack, próximo a uma “boca” no bairro Getuba. Eles estavam em um Tempra, de São Paulo, com o caseiro desempregado T.M.M., 22 anos, que estaria comprando o entorpecente. O motorista tentou despistar os policiais militares, que perseguiram o carro.
O pacote, contendo o crack, foi jogado pela janela com a intenção de se livrar do flagrante, mas a providência não deu certo e o trio foi conduzido à delegacia. Com o casal, a polícia também apreendeu R$ 149. G., também usuário do crack, já tem passagens por porte de entorpecentes, desobediência, resistência e desacato. Ele e a mulher foram acusados de tráfico, permanecendo detidos. T., indiciado como usuário da droga, foi liberado. Na revista da residência do casal, a polícia encontrou vários objetos eletrônicos de procedência duvidosa, que os policiais acreditam terem sido trocados por droga. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Advogado de Ilhabela lança livro

Ilhabela - “Drogas e Liberdade”, livro de Fernando Siqueira, será lançado na Bienal em São Paulo, no próximo dia 25.
A mensagem do livro diz que o homem precisa sair do pessimismo do pensamento e caminhar rumo ao otimismo da ação, contra as drogas. Fernando, advogado e jornalista, já trabalhou em rádio, jornais, foi correspondente de O Estado de São Paulo e hoje presta assessoria jurídica para algumas empresas e colabora na imprensa.
Fernando pretende lançar o livro em Ilhabela, com uma palestra sobre o tema. “A renda do livro será toda revertida para a APAE da cidade”. (Fonte: Imprensa Livre)

Sabesp só espera parecer da Cetesb e do Iphan para licitar obra na Ilha

Ilhabela - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) espera iniciar as obras de saneamento básico em Ilhabela ainda este ano. Mas para tanto, a Sabesp aguarda parecer da Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), antes de abrir processo de licitação do empreendimento, que prevê mais de três mil ligações de esgoto. Conforme a assessoria de imprensa da Sabesp, no dia 26 de março, foi apresentado à Cetesb o plano de monito-ramento do Canal de São Sebastião, a ser executado após a instalação e operação de outro emissário submarino, por onde serão lançados os efluentes da rede de esgoto em Ilhabela. É sobre este plano que a agência ambiental deverá se manifestar. Quanto ao Iphan, a Sabesp aguarda também autorização das obras, após análise sobre estudo arqueológico. Esta é uma nova exigência para licenciamento de obras, pela Secretária Estadual de Meio Ambiente, a fim de proteger eventuais áreas de interesse histórico. As obras de saneamento básico em Ilhabela começaram no ano passado, mas foram suspensas em razão da necessidade de apresentação de outras exigências para o licenciamento. A Sabesp tem licença para elaboração do projeto. Falta ainda a licença de instalação e operação. O custo de execução da obra está na ordem de R$ 5 milhões, abrangendo rede coletora, estações elevatórias e emissário para atender os bairros Barra Velha, Perequê, Itaguá e Itaquanduba. Conforme o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, a cidade tem apenas 7% de coleta de esgoto. Os efluentes são lançados por meio de emissário submarino no Canal de São Sebastião. O sistema é de pré-condicionamento, que consiste em peneiramento, e atende os bairros Indaiá, Centro e Saco da Capela. Manoel Marcos espera que as obras da Sabesp sejam retomadas ainda este ano. Algumas praias da cidade ficam com freqüência poluídas por esgoto, em razão da falta de saneamento. O atual laudo de balneabilidade, emitido pela Cetesb, mostra que entre 11 praias de Ilhabela avaliadas, três estão impróprias para banho: Armação, Pinto e Itaguaçu. (Fonte: Imprensa Livre)

É de Ilhabela o novo campeão paulista da classe Optimist

Ilhabela - A Classe Optimist (Categoria Principiante) definiu no último final de semana o novo campeão paulista. Trata-se de Nicolas de Jesus, de apenas 10 anos. De família tradicional de velejadores, como o pai Nilton César (Césinha), os tios Mário Sérgio, Paulo Henrique (Tiná) e o renomado José Roberto de Jesus (Beto de Mazinho), Nicolas já demonstra grande talento desde pequeno. De um total de 31 velejadores inscritos, de diversos clubes de São Paulo, além da equipe de Ilhabela que participou com 13 velejadores, a colocação final dos atletas foi a seguinte: 1º - Nicolas de Jesus; 2º - Guilherme Mendes; 3º - Felipe Francisco; 4º - Danielle Cardial; 5º - Michael Louzada; 6º - Alex Oliveira; 7º - Matheus da Silva; 8º - Lucca Pabst; 10º - João Paulo Silva; 11º - Bianca de Macedo; 14º - Kevin Rocha; 21º - Gabriela Collabonna; e em 27º - Maria Gabriela Nafalski. Para Marcos Cardial, coordenador do Projeto Navegar em Ilhabela e que acompanhou os pequenos veleja-dores, este resultado deixa clara a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do Projeto Navegar e do Clube Municipal de Iatismo na formação dessas crianças. “Isto serve para fortalecê-los em sua formação para a vida”, afirmou.
Cardial salientou o apoio da prefeitura na participação dos atletas nos eventos realizados pela Vela. “Sem este apoio seria muito difícil estarmos alcançando todos esses resultados”, completou. (Fonte: Imprensa Livre)

Empresa de ônibus divulga pesquisa e pareceres contra os moto-táxis

Ilhabela - A assessoria jurídica da Auto Viação e Turismo Ilhabela divulgou uma pesquisa que envolve vários aspectos da atividade dos serviços de moto-táxi e as “diversas complicações que ocasionam nas cidades em que são implantados”. Embora tenha se mantido “neutra” na audiência pública de quarta-feira, para evitar polêmicas, a empresa tem posicionamento contrário ao projeto de lei que regulamenta o serviço de moto-táxi na cidade. O trabalho tem pareceres, informações e documentos do Sindicato das SETPESP - Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região, da AVETP - Associação Valeparaibana das Empresas de Transportes de Passageiros, do STRUCA - Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários Urbanos de Cargas e Anexos do Litoral Norte, do CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, de prefeituras e câmaras Municipais onde o serviço de moto-táxi existiu ou existe, e está à disposição dos vereadores e da população. Intitulada “Moto-táxi, uma dura realidade”, a pesquisa mostra entre outros, aspectos sobre segurança, seguro, desemprego, fiscalização, a questão dos taxistas e jipeiros e até sobre drogas, pois segundo consta da pesquisa, as cidades que têm esse tipo de serviço, sofreram um aumento de notícias na mídia, vinculando o serviço ao crescimento do tráfico, devido à facilidade da distribuição, supostamente causando dificuldades ao trabalho da polícia. Consta também uma ação do Contran, que teria decidido pela ilegalidade do uso da motocicleta nos serviços públicos de transporte, de 2/9/97. A assessoria jurídica diz que a Auto Viação é frontalmente contra o trabalho que não seja legalizado. A empresa há vinte anos presta serviços para a cidade, investindo em Ilhabela, nos funcionários, nas frotas, que contam com alguns ônibus que têm motores ecologicamente corretos, além de por dois anos consecutivos ser considerada uma das três melhores atividades de Ilhabela, ficando atrás da educação e da saúde, segundo pesquisa da prefeitura municipal.
Defesa - O vereador Rogério Ribeiro de Sá, o Catolé do PT, autor do projeto, afirma não ter tido ainda acesso à pesquisa, mas continua confiante que seu projeto seja aprovado. “É só fazer as emendas necessárias, definir as áreas de atuação. Devido à geografia de Ilhabela, com muitos morros, há lugares em que os ônibus não chegam e os moto-taxistas poderão chegar”. Questionado sobre as possíveis ilegalidades ou inconstitucionalidades, Catolé diz que “não tem problema porque a competência municipal é contemplada no artigo 30 da Constituição Federal e nos artigos 107 e 135 do Código de Trânsito Brasileiro”. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Farmácias da cidade já utilizam nova tabela de preços

São Sebastião - Há cerca de quatro dias as farmácias da cidade passaram a remarcar os preços dos medicamentos. Ao todo, serão modificados os valores de 1.200 itens, autorizados pelo governo federal no mês passado. Para se basear nos valores, as farmácias utilizam como base a nova edição do ABCFarma, publicado pela Associação Brasileira dos Farmacêuticos e que contem a lista de todos os remédios. Os preços podem variar de uma farmácia para outra, mas não podem ultrapassar os 5,7%, segundo a norma do governo. A SOS Farma, por exemplo, que possui duas unidades na região central de São Sebastião, já remarcou os preços dos medicamentos. Segundo o balconista Wilson Salmazo, os valores variaram entre 5 e 5,5% de aumento. Ele conta que todos os medicamentos listados sofreram o reajuste. Salmazo comenta que os preços estavam fixos em torno de seis meses.
O Cataflan, que é um medicamento bastante utilizado, passou de R$ 15,81 para R$ 16,77, ou seja, subiu menos do R$ 1. Apesar da pequena diferença, que talvez não incomode muito as pessoas que precisam das medicações esporadicamente, acaba refletindo no bolso daqueles que fazem uso contínuo. “Quem vai perceber realmente esse aumento são as pessoas que utilizam remédios para tratamentos contínuos, como é o caso de pacientes com hipertensão ou nível de colesterol elevado, porque precisam comprar os remédios mensalmente”, comenta. Salmazo explica que normalmente os preços dos medicamentos em vigor passam a ser utilizados após 10 dias da liberação do governo e por isso as pessoas já têm um tempo para tomarem conhecimento dos aumentos. A drogaria Nossa Senhora da Paz ainda não elevou todos os preços dos medicamentos. De acordo com Jessé Lopes Guimarães, auxiliar de escritório, os remédios deverão estar com os novos preços em dois dias. Ele diz que desta vez houve o aumento de um número grande de medicamentos, o que está resultando na demora da atualização dos preços. Também fala que os aumentos variam de poucos centavos a cerca de R$ 3. A Neosaldina, por exemplo, que é bastante utilizado, passou de R$ 6,57 para R$ 6,94. Guimarães acredita que agora os preços devam permanecer congelados por algum tempo. De acordo com o governo federal, este é o primeiro e deverá ser o último reajuste de 2004. IMP

Prefeitura promove Campanha de exame de saúde bucal do idoso a partir do dia 17

São Sebastião - A partir de amanhã os idosos da cidade poderão participar de duas campanhas que irão acontecer paralelamente em todos os postos de saúde: a vacinação contra a gripe e o exame bucal. Ambas pretendem fazer um trabalho preventivo às doenças que cada vez mais têm comprometido o bem estar e a qualidade de vida de muitas pessoas, principalmente de quem está com mais de 60 anos. Desta maneira, no momento que o idoso comparecer a um posto para receber a vacinação, poderá solicitar o atendimento de um dentista para fazer o exame bucal, que não demora mais do que cinco minutos.
Assim como a vacina, o exame estará disponível em todas as unidades do PSF (Programa de Saúde da Família) do município, das 8 às 16h. É importante ressaltar que esse exame, apesar de simples, pode prevenir doenças bucais diversas, entre elas, a mais séria, que é o câncer oral. De acordo com a diretora do departamento de odontologia da prefeitura, Mariza Augusto Abrunhoza, a campanha de prevenção do câncer oral irá merecer atenção especial, já que em São Sebastião o índice da doença é elevado. Atualmente, são diagnosticados no município, cerca de dois casos por mês. Ela explica que muitos desses casos são detectados quando já estão em estágios bastante avançados, resultando na morte do paciente ou em cirurgias muito complicadas e até mesmo mutilações, que impedem a pessoa de ter uma vida “normal”. “Nosso objetivo é ter uma política de controle do câncer bucal com a obtenção de diag-nóstico em fase não avançada, de preferência em fase assintomática ou em etapas precoces da doença, o que facilita o tratamento e em conseqüência obtém melhores resultados”, comenta. A diretora ainda diz que é importante que as pessoas saibam que o aparecimento do câncer bucal aumenta na proporção em que aumentam o consumo de tabaco e álcool. São considerados também fatores de risco o excesso de exposição ao sol sem protetor labial, uma prótese (dentadura) mal adaptada ou até mesmo a falta de higienização bucal correta. No aspecto referente à exposição ao sol, os moradores do litoral precisam estar muito atento, pois os riscos da doença são grandes, principalmente para pescadores, surfistas, vendedores ambulantes e que aqueles que abusam da exposição a raios solares. Um fator importante da campanha é que no caso do idoso que tiver dificuldade para chegar ao posto de saúde, por estar acamado ou debilitado, é possível que uma equipe do PSF faça o exame nas residências. Para tal, basta que alguém da família avise os agentes de saúde ou outro funcionário da unidade sobre o problema, para que o dentista e o enfermeiro realizem a visita domiciliar.
O câncer bucal - Apesar da campanha ser indicada para todos os idosos, existem alguns sintomas de doenças bucais que devem ser levados a sério pela comunidade. Neste caso, as pessoas devem procurar um dentista. O câncer bucal, por exemplo, parece como se fossem aftas, tipo úlceras, que permanecem por mais de 15 dias na boca e, ao contrário das aftas, não causam dor. Para diagnosticar a doença é necessária análise de biopsia. Manchas brancas podem ser pré-malignas e, em média, para cada 10 casos, um evolui para o câncer. Manchas vermelhas e negras também devem ser verificadas. De acordo o dentista Flávio Godoy, algumas vezes o tamanho da lesão pode ser pequeno externamente, mas internamente de grande profundidade, principalmente devido à infiltração da doença. Ele comenta que em casos iniciais, a lesão pode ser retirada durante a biopsia, mas nos casos avançados, é necessária a cirurgia para retirada do tumor, com médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, além de radio-terapia complementar. Todos os pacientes que passam por este tratamento precisam ser acompanhados por um período de cinco anos para o controle da doença. Por esse motivo, ele alerta que as pessoas que apresentarem qualquer alteração na boca, num período superior a 15 dias, precisam procurar um médico ou dentista generalista nas unidades de saúde mais próximos do local onde moram. Isso é valido principalmente para os idosos durante o período que vai abranger a campanha de prevenção. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no Departamento de Odontologia e a Coordenação do PSF, pelo telefone (12) 3892-1744, ramais 205 ou 221. (Fonte: Imprensa Livre)

Mal entendido leva mãe a agredir professora em escola de Maresias

São Sebastião - Uma briga de crianças na escola Dulce César Tavares, de Maresias, bairro da Costa Sul, resultou no registro de um boletim de ocorrência, no último dia 13. Duas meninas trocaram tapas e arranhões até serem apartadas por uma de suas professoras. “Abracei uma delas para terminar aquela situação e disse para que elas parassem”, afirma a professora, que não quis se identificar. O ocorrido não seria nada além de um simples desentendimento entre crianças se a mãe e uma irmã de uma das envolvidas na briga, não tivessem ido a escola e agredido fisicamente a professora. Segundo a professora agredida, ambas chegaram na escola e não quiseram dialogar, partindo direto para as agressões . “Elas não se preocuparam muito em saber o que realmente tinha acontecido e partiram para cima”. Os danos físicos sofridos pela professora não foram de natureza grave. Apesar de levar dois pontos na face, ela se diz muito mais preocupada com a possível repercussão negativa que o ocorrido possa trazer. “Eu adoro essa escola e o clima aqui é muito bom para eu deixar qualquer coisa atrapalhar. Isso não vai acontecer porque eu não vou permitir. Mesmo porque a mãe veio e me pediu desculpas pessoalmente. Ela foi comigo em todas as salas de aula para explicar o que aconteceu”, garante a professora. “O que realmente me intriga é como os pais podem achar que um professor poderia agredir, física ou verbalmente, um de seus filhos”, concluiu ela. A coordenação da escola agora pensa na possibilidade de iniciar um projeto para aproximar os pais dos alunos e o corpo docente da escola. (Fonte: Imprensa Livre)

Antes da exportação de veículos, Dersa troca gerente do Porto

São Sebastião - Às vésperas do embarque de veículos para a Argentina, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) anunciou a troca do gerente do Porto de São Sebastião. Vilson Costa deixa o cargo após quatro anos. Seu substituto é o ex-delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião – Marinha do Brasil, Paulo Rogério de Souza Almeida. A informação foi confirmada, ontem à tarde, pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes. Vilson Costa disse que, apesar de ter sido substituído em um momento importante do porto, tem o sentimento de dever cumprido. “Fiquei muito feliz de ter trabalhado na Dersa durante sete anos. Esta administração sempre contou com o apoio do prefeito e hoje temos um grande avanço, com o projeto executivo para a construção dos dolphins e a própria retomada da movimentação de veículos. Demos nossa modesta colaboração”, avaliou o ex-gerente. “Temos um novo secretário, que elege sua diretoria de confiança. Há quatro anos, minha indicação foi feita pelo Paulo Julião e vejo que as mudanças são saudáveis. Agradeço a dedicação de todos os funcionários”, completou. No momento, Costa diz que pretende tirar férias. “Pretendo pegar alguns dias de folga para lazer e também me dedicar mais à família. Mas logo voltarei ao trabalho, pois cabeça vazia é oficina do diabo”, concluiu. Vilson Costa é formado em contabilidade. O novo gerente do Porto, Paulo Rogério de Souza Almeida, passou para a reserva da Marinha há pouco mais de dois meses. Ele salienta que, desde então, aguardava uma oportunidade de continuar trabalhando no setor marítimo. “É motivo de orgulho profissional e satisfação pessoal assumir o Porto de São Sebastião. Sem esquecer dos nossos importadores, trabalharemos para inserir o porto neste novo contexto de exportação. Estou bastante motivado e pretendo trabalhar muito”. Até o fim do ano passado havia muita especulação sobre a possibilidade do comandante Paulo Rogério participar da disputa eleitoral em Ilhabela, onde mora. “Realmente tive vários convites de partidos, mas esperava por uma oportunidade profissional e esta apareceu”, finalizou o novo gerente, que não é filiado a nenhum partido político.
Exportação - A mudança no comando do Porto de São Sebastião acontece a dois dias do embarque de 1,4 mil carros da Volkswagen e 100 caminhões rumo à Argentina. No próximo domingo, o governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, acompanham a operação. Grande parte dos carros, fabricados na Volks de Taubaté, já chegou ao pátio do Porto/Dersa. Durante duas semanas, o trânsito de carretas-cegonha na cidade foi intenso. De acordo com a Secretaria Estadual dos Transportes, a exportação de automóveis da Volkswagen pelo Porto de São Sebastião continuará até o fim do ano. A previsão é de pelo menos uma movimentação por mês. A Dersa ainda negocia com outras montadoras. Com isso, o governo estadual pretende ativar um novo corredor de exportação, principalmente, para atender a indústria do Vale do Paraíba e Campinas.
Nos últimos quatro anos, o investimento chegou a R$ 50 milhões em obras, como a construção da terceira faixa no trecho de serra da rodovia dos Tamoios, a duplicação de 14 quilômetros da rodovia Manoel Hyppólito do Rego (ainda em andamento), reforma dos pátios do Porto/Dersa, e o prolongamento da D. Pedro I, entre a Via Dutra e a Carvalho Pinto.
Este ano, o governo quer finalizar o projeto executivo para a ampliação do porto. O projeto prevê a construção de uma nova ponte de acesso, com estrutura para receber mais dois berços para atracação de navios, e o aumento do calado, que passará de 8,5 metros para 14 metros. O navio Comet Ace, da empresa Mitsui Ocean Lines, que levará os veículos para a Argentina, chega amanhã. A saída está prevista para segunda-feira. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura redimensiona a equipe de combate e controle da dengue

São Sebastião - A Prefeitura, através da secretaria de Saúde, está realizando um redimensionamento da equipe de combate e controle da dengue, que passará de 97 agentes para aproximadamente 35. Atualmente Caraguatatuba possui 16 agentes, Ilhabela, 12; Ubatuba 3 e Bertioga 10. De acordo com a Coordenação Geral de Ações de Combate a Dengue, os 97 agentes foram contratados em 2002, devido à epidemia que houve na época, quando foram registrados mais de 1,4 mil casos da doença. Com o trabalho de conscientização da população e os mutirões realizados na cidade, o número de casos de dengue em 2003 diminuiu para oito. Neste ano, até o momento, foram registrados apenas cinco casos, sendo dois autóctones e três importados. “Atuaremos no combate e controle com aproximadamente 35 agentes, que continuarão desenvolvendo o trabalho de educação, conscientização e prevenção de combate ao mosquito transmissor”, explica o secretário da Saúde, Paulo Jorge.
Segundo ele, os demais agentes serão mantidos nas suas funções até o dia 30 de abril e, após esta data, serão remetidos ao PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador para que sejam encaminhados às outras oportunidades de emprego, de acordo com seu perfil. “A secretaria da Saúde tem o compromisso moral e ético com o funcionário e com a população. Já que não existe mais a necessidade de trabalho, nada mais natural que haja a diminuição do quadro de funcionários contratados”, finaliza. No próximo dia 26, às 9 horas, na Videoteca Municipal, o secretário de Saúde, Paulo Jorge de Souza Campos, se reunirá com o diretor do departamento de controle de doenças e programas, Eduardo Eiras Neto, com a coordenadoria geral das ações de combate a dengue e com todos os agentes, para tratar de assuntos pertinentes às ações de campo. (Fonte: Imprensa Livre)

Cooperartess recebe consultoria de designer para crescer no mercado

São Sebastião - Os cooperados da Cooperativa de Artesanato de São Sebastião (Cooperartess), estão recebendo uma oficina de reciclagem com uma consultora do Sebrae. Flávia Del Prá é designer e tem seu atelier em São Paulo. O trabalho da consultora na cooperativa é desenvolver um ajuste na produção para uma melhor resposta no mercado atual, que pede produtos com um desenho mais limpo. A consultoria tem a duração de duas semanas e está desenvolvendo uma família de produtos em uma criação coletiva com o grupo de cooperados. Na cooperativa, cada integrante desenvolve a sua linha de trabalho, o que dificulta a criação de uma identidade vi-sual do grupo e conseqüentemente a penetração dos produtos no mercado. “O mercado aceita melhor produtos que tenham a cara de um grupo e não do artesão isolado”, explica Flávia. Na Cooperaratess, o trabalho da consultoria resultou na criação de duas famílias de produtos utilitários, uma de mesa e outra de casa. Sousplait, prato grande raso, prato pequeno raso, prato fundo, tigela pequena, tigela grande, porta guardanapo, galeteiro e jarra para suco compõem a família de produtos de mesa, em desenho moderno e com delicadas aplicações em relevo de motivos marinhos.
Na linha casa o grupo desenvolveu fruteira, cortina, porta-vela e vaso. “Nós adaptamos o que já fazíamos e agora vamos formar um conjunto, trabalhando nas mesmas peças”, fala Maríla Costa. Para Vivien Bradfield, a unificação é uma forma da cooperativa conseguir um mercado. “Até agora, só o trabalho de resgate cultural das panelas tradicionais foi aceito pelo Sebrae. Com o desenvolvimento de uma linha a gente pode conseguir um mercado”. Sobre a continuidade do trabalho criativo do grupo, Flora de Paula explica que a criação da família de produtos foi coletiva e que a partir dessa experiência o grupo vai conti-nuar a ter novas idéias. (Fonte: Imprensa Livre)

Mulher é presa suspeita de vender maconha no Morro do Abrigo

São Sebastião - A desempregada V.A.D., 24 anos, foi presa na noite de terça-feira, suspeita de vender maconha no Morro do Abrigo. Em sua casa a Polícia Militar encontrou munições de diversos calibres, 26 porções da droga e uma agenda com telefone de um preso, que seria membro do PCC, identificado como Z., e estaria comandando o tráfico na região. O fato revelou a suposta ligação dela com o crime organizado. A Polícia Militar tem recebido denúncias que apontam a presença de traficantes naquela área. Por volta das 21 horas os policiais faziam patrulhamento pela principal via do morro, quando desconfiaram do movimento estranho no quintal da casa de V., com pessoas, possíveis viciados, entrando e saindo do local. Dois policiais, sem serem vistos, foram inspecio-nar mais de perto. Eles pediram apoio via rádio. Quando uma viatura se aproximava L.H.C.O., 20 anos, e um adolescente de 16 anos, tentaram fugir pulando o muro e deram de frente com os dois policiais que vigiavam.
Uma revista na casa de V. encontrou munições de calibres 32, 38, 44 e 22, dentro de um vídeo-cassete. Escondida no armário de roupas das duas filhas de V., de cinco e sete anos de idade, a polícia encontrou as porções de maconha.
Amoroso - A mulher disse que mora há quatro meses naquela casa. Antes desta moradia, ela teria residido nos bairros Jaraguá e São Francisco (praia da Figueira), onde o adolescente a teria conhecido. O menor, que não trabalha e nem estuda, manteria um relacionamento amoroso com a suposta traficante. Embora tenha negado o envolvimento com o tráfico, para a polícia a ligação dela foi revelada com os nomes e telefones de sua agenda, que também foi apreendida. Além do membro do PCC, constam nomes de outras pessoas envolvidas no crime de entorpecentes. Informações anônimas na polícia revelam que Z., que é de São José dos Campos, estaria trazendo droga do Vale do Paraíba para São Sebas-tião. A ficha do antecedente criminal dele é extensa. Atualmente, ele está recolhido na cadeia pública da cidade, onde entrou no final do mês passado com um mandado de prisão preventiva por suspeita de tráfico. V. também foi indiciada no mesmo crime, sendo recolhida na cadeia feminina de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião retoma plano de ação para a despoluição das praias

São Sebastião - A prefeitura e a Sabesp estiveram reunidos na terça-feira com agentes da Saúde, Defesa Civil e a Vigilância Sanitária, para discutirem ações para a despoluição das praias e questões sobre o sistema de esgotamento sanitário da região. O engenheiro Geraldo Julião explicou que o objetivo da parceria entre Prefeitura, Sabesp e sociedade civil, é minimizar as ocorrências de extravasamento da rede de esgoto na região central do município e as diversas situações de lançamento de esgoto “in natura” no mar. O objetivo é atingir uma excelência dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, com a conseqüente garantia de balneabilidade das praias. “Estamos propondo uma campanha junto com a prefeitura, Sabesp, sociedade amigos de bairro, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entre outras entidades e queremos fazer uma parceria com o PSF (Programa de Saúde da Família). Em uma próxima reunião iremos apresentar propostas de como nós poderemos trabalhar juntos”, revelou Geraldo Julião. O gerente da Sabesp, Josival Alves, discorreu sobre a atual rede coletora, seus problemas e as providências que a Sabesp está tomando de imediato para melhorar a operação do sistema. Entre elas, a contratação e treinamento de técnicos e aquisição de máquinas para limpeza das tubulações. Ele enfatizou que a conscientização da população através de educação ambiental é um fator preponderante para o resultado do trabalho, uma vez que existem muitos casos em que as ligações de esgoto são feitas de forma incorretas ou simplesmente não são feitas. Essa reunião faz parte de um plano de ação criado pela prefeitura, em outubro do ano passado, cujo programa visa a despoluição das praias mais afetadas por esgotos domiciliares. O projeto nesta área desenvolvido por intermédio da Assessoria de Relações Comunitárias, a cargo de Rose Costa, deve ser adotado em todos bairros da cidade. Inicialmente, o projeto está sendo realizado na região entre o bairro da Figueira e a Praia Grande. Geraldo espera que os primeiros resultados dos trabalhos surjam no próximo verão. Ele lembra que a população ajuda em muito, ao informar a Sabesp, pelo telefone 195, sobre a ocorrência de vazamentos de esgoto.
Ações - Segundo Alves, foram criadas quatro ações a serem executadas, que envolvem á-reas sem rede de Sabesp ou imóveis não ligados à rede existente. A primeira ação é providenciar a relação dos logradouros sem rede ou de soleira negativa à prefeitura e às Sabs; a segunda será disponibilizar a relação desses imóveis não conectados e em condições de conexão (factíveis) para a ação da prefeitura e das Sabs; a terceira será a inspeção, por parte da prefeitura, Sabesp e comunidade, dos imóveis próximos aos córregos e galerias, para identificar os responsáveis por lançamento de esgoto “in natura” e lixo. Já a quarta ação será buscar alternativa junto aos poderes Legislativo, Judiciário, Executivo e à própria comunidade, para resolver os problemas das residências em vielas situadas em áreas de risco ou áreas verdes.
De acordo com o engenheiro da Sabesp, será necessária uma segunda conversa, a ser agendada com as entidades da área central, comer-ciantes e a comunidade da Topolândia. “Em todos os bairros temos obtido o apoio da comunidade e a receptividade foi muito boa. Estamos criando uma aliança das forças da região, entidades, prefeitura, Petrobrás e comunidade. É preciso apresentar resultados, mostrar evoluções. É um trabalho árduo, pois envolve, principalmente, educação ambiental. Algumas ações levam de oito meses a mais de um ano; outras, um menor espaço de tempo. Algumas ações já têm resultados parciais”, informou Alves. “Quando voltarmos às reuniões com os primeiros resultados, eu acredito que aumentará a adesão da comunidade. Queremos que São Sebastião seja cada vez mais uma cidade diferenciada em todo o Brasil, tendo todas as suas praias limpas”, finalizou Geraldo. Participaram da reunião, além de Julião e Alves, a bióloga e educadora ambiental, Christiane Cruz de Moraes; a assessora de Assuntos Comunitários, Rose Costa; a enfermeira do PSF (Programa Saúde da Família), Adriana Maria Bravo de Queiroz e o chefe da Divisão de Fiscalização de Obras e Meio Ambiente, Lineu Alvim Coelho Júnior. (Fonte: Imprensa Livre)

Suposto membro do PCC é detido pela PM no Morro do Abrigo

São Sebastião - A informação era que G.A.S., 29 anos, seria integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) e estaria transportando droga de São José dos Campos para o Morro do Abrigo, no bairro São Francisco. A Polícia Militar foi verificar, encontrando-o no bairro, mas sem entorpecentes. Uma pesquisa preliminar nos antecedentes criminais revelou que ele estava sendo procurado pela Justiça. A polícia o levou para averiguação no 1° Distrito Policial. Ele chegou a esperar uma pesquisa mais detalhada, que acabou confirmando sua versão. Na verdade G. cumpre prisão albergue domiciliar, podendo ficar nas ruas. São vários os processos contra ele, por droga e furto, mas atualmente não “deve” mais à Justiça. Se ele é ou não da facção do PCC, a polícia não confirmou. Na manhã de ontem, G., que alegou ser ajudante de mecânico, já havia sido libertado. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião está na disputa do SuperSurf

São Sebastião - Os atletas Flávio ‘Caixa D’água’ Tavares e Danilo ‘Grilo’ Moraes , irão disputar a 2a etapa do Campeonato Nacional, o SuperSurf, que será realizada entre os dias 21 e 25 de abril, na praia de Maresias.
A competição é composta de cinco etapas e conta com 104 competidores de ambos os sexos: 80 homens e 24 mulheres.
A premiação para os homens alcança a cifra dos R$ 98 mil, e as mulheres dividem a quantia de R$ 22 mil . O primeiro colocado masculino recebe R$ 22 mil e o feminino R$ 9.6 mil para sa vencedora. “O circuito está crescendo ano após ano. Grandes empresas multinacionais estão patrocinando o projeto que conta certamente com os melhores atletas da atualidade”, diz João Carvalho, assessor de imprensa do evento. Maresias é considerada a onda dez do evento. Isso porque em um total de onze notas 10 conquistadas nos quatro anos de existência do circuito, seis delas aconteceram em Maresias. “É a etapa mais esperada do ano. Maresias nunca falha, pode ficar ruim um dia ou dois, depois as ondas entram e todo mundo fica feliz”, explicou João.
Essa alegria é certamente compartilhada pelos surfistas locais. “Estou ‘amarradão’ de participar e venho treinando bastante. Um bom resultado é tudo o que vou buscar”, garante Flávio. As próximas etapas serão realizadas em Porto de Galinhas, na praia do Cupê; em Ubatuba, na praia de Itamambuca e no Rio de Janeiro, na praia da Barra da Tijuca. Os atuais líderes da competição são os surfistas Rodrigo Dorneles e Silvana Lima. Durante a etapa do SuperSurf em Maresias estarão presentes os melhores atletas do país e muitos veículos de comunicação, principalmente os especializados no esporte. A organização promove a narração das baterias e muito som para a diversão dos presentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Presos tentam fugir da cadeia pública em pleno dia de visita
Nem o dia de visitas impede presos de tentarem fuga pela laje

São Sebastião - Aproveitando o dia de visitas, cerca de dez presos tentaram fugir da cadeia, na tarde de ontem. Pela primeira vez, na história da unidade, é registrado um caso em que detentos tenham tentado uma fuga justamente no momento em que são visitados. Geralmente, eles respeitam os familiares e evitam confusão neste dia.
Mas ontem eles usaram os visitantes para ajudar na fuga, impedida graças ao diretor da cadeia, delegado Paulo Sérgio Barbosa e a um carcereiro, que viram os presos subindo uma escada do “parlatório” (compartimento onde eles recebem os advogados).
Para alcançar este lugar, os presos fizeram o mesmo caminho utilizado esta semana, em outra tentativa. Da cela 4 eles serraram grades que dão acesso ao seguro e depois para o parlatório, onde tentaram subir para a laje. Barbosa conta que conversava com um carcereiro em uma sala, que fica na frente do parlatório, quando viu, pela janela de vidro, presos subindo. No mesmo instante, o alarme foi acionado e os que já estavam na parte de cima desceram. Neste momento, o delegado viu que era um número grande de detentos. Viaturas da Polícia Militar foram acionadas para o apoio, cercando o prédio. A movimentação gerou insegurança de algumas mulheres, que estavam na parte de fora, aguardando a entrada. O toque da sirene provocou correria dos visitantes. Por pouco “Foi por pouco. Neste dia (de visitas) ficamos preocupados com outras situações, já que nunca teve tentativa de fuga”, disse o diretor. O mal estar de uma visitante pouco antes da tentativa, pode estar relacionada ao caso. Uma mulher se sentiu mal, sendo chamada uma ambulância para levá-la ao pronto-socorro. Ela queria ser carregada para fora pelo namorado, que está preso, pois não estaria conseguindo ficar de pé. Um carcereiro a ajudou no lugar do detento. Esta movimentação acabou tirando um pouco a atenção dos policiais e poderia colaborar com a fuga. Para o delegado, o fato deles tentarem escapar neste dia demonstra o desespero em que se encontram. Desde o início do mês, o local já registrou quase dez tentativas de fuga. Barbosa afirmou que, a princípio, como castigo, deverá suspender a visita da próxima semana. Para os próximos dias também estão previstas remoções. Serão 35 presos que devem seguir para outras unidades prisionais. (Fonte: Imprensa Livre)

Viatura da Polícia Ambiental chega à cidade e já se envolve em acidente

São Sebastião - A viatura que veio de Ubatuba, na noite de quarta-feira, para suprir a falta de veículos no pelotão da Polícia Ambiental, no Bairro de São Francisco, se envolveu em um acidente, ontem à tarde, na altura do km 146, da Rodovia Manoel Hyppólito do Rego (SP-55), próximo ao bairro de Toque-Toque Pequeno. Conforme boletim de ocorrência registrado no 1º Distrito Policial, de São Sebastião, apenas dois policiais estavam no veículo. A caminhonete S-10, placas CDV-1833, da Polícia Ambiental, teria parado no acostamento, na frente de um ônibus, para efetuar o retorno. Ao virar, a Veraneio placas BHR-6534, de São José dos Campos, que vinha no mesmo sentido, não conseguiu evitar a colisão. Ninguém ficou ferido. Na Veraneio estava apenas o motorista. Os dois carros seguiam no sentido Centro-Costa Sul. Em reportagem publicada na última quarta-feira, o Imprensa Livre mostrou a situação de policiais ambientais, que estavam atendendo ocorrências a pé ou de ônibus. Seis viaturas encontravam-se quebradas, aguardando reparos mecânicos. Um dia depois, o comando da polícia deslocou a caminhonete S-10 de Ubatuba para o pelotão de São Sebastião, que também atende Ilhabela. Apesar de ter ficado com apenas duas motos durante quatro meses, o tenente David de Souza, comandante da Polícia Ambiental no Litoral Norte, afirmou que o pelotão não ficou isolado, já que, em situações graves, viaturas das cidades mais próximas pode-riam ser acionadas. Além da S-10, o pelotão sebastianense ainda recebeu uma de suas três Land Rover. Cinco veículos aguardam pela manutenção. No próximo domingo, uma comissão de vereadores deverá reivindicar melhor estrutura ao governador Geraldo Alckmin, que acompanhará o embarque de carros para a Argentina, no Porto de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Suposto membro do PCC é detido pela PM no Morro do Abrigo

São Sebastião - A informação era que G.A.S., 29 anos, seria integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) e estaria transportando droga de São José dos Campos para o Morro do Abrigo, no bairro São Francisco.
A Polícia Militar foi verificar, encontrando-o no bairro, mas sem entorpecentes. Uma pesquisa preliminar nos antecedentes criminais revelou que ele estava sendo procurado pela Justiça. A polícia o levou para averiguação no 1° Distrito Policial. Ele chegou a esperar uma pesquisa mais detalhada, que acabou confirmando sua versão.
Na verdade G. cumpre prisão albergue domiciliar, podendo ficar nas ruas. São vários os processos contra ele, por droga e furto, mas atualmente não “deve” mais à Justiça. Se ele é ou não da facção do PCC, a polícia não confirmou. Na manhã de ontem, G., que alegou ser ajudante de mecânico, já havia sido libertado. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Ubatuba participa de mais uma feira internacional

Ubatuba - Com o sucesso da viagem à Berlim, Alemanha, no mês passado, quando a Secretaria Municipal de Turismo levou um enorme material de divulgação para apresentar na ITB, a maior feira de turismo do mundo, ficou evidente a importância da presença de Ubatuba neste tipo de evento. Muitos estrangeiros fecharam pacotes de viagens durante a visita ao estande de Ubatuba, onde havia, além de folders, cartazes e jornais, um acervo do artesanato local.
De 24 a 26 de maio acontece a BRITE (Brazil International Tourism Exchange), uma feira focada principalmente em negócios de turismo internacional e que tem como principal apresentar o Brasil como destino para empresas e agências de outros países.
Serão selecionados 300 compradores dentre uma lista de 15 mil nomes de empresas internacionais (operadoras, agências de turismo, casas de incentivo, agências de ecoturismo e aventura, entre outras). Além dos selecionados estarão presentes compradores que vão por conta própria, em busca de novidades.
De acordo com um levantamento da Embratur, 96,12% dos turistas que visitam o Brasil retornam satisfeitos à seus países de origem, desejam voltar e indicam o destinos a seus conhecidos. Esta é a meta da BRITE: convencer os compradores em potencial que ter o Brasil em seus catálogos é um excelente negócio.
Ubatuba terá seu estande na feira, que acontecerá no Rio de Janeiro, e mais uma vez vai mostrar todo o seu potencial para receber qualquer tipo de turista. Para isso, a Secretaria de Turismo conta com o apoio do Sebrae, da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, da Associação de Pousadas e Hotéis de Ubatuba e do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurante e Similares.
A busca em atrair os estrangeiros para o município é encarada como uma ótima alternativa para diminuir a sazonalidade, grande dificuldade enfrentada pelo comércio, rede hoteleira e todos que dependem do turismo.
“Tendo iniciado o processo com Berlim, não poderíamos perder a BRITE. Nas feiras deste segmento Ubatuba estará presente”, diz Sérgio Carvalho, secretário de Turismo.
O maior objetivo da participação de Ubatuba é, segundo Carvalho, “fomentar o turismo de baixa temporada, ampliando a participação de um público qualitativo com várias opções de atividades e a ampla rede de gastronomia e artesanato”. (Fonte: SETUR)

Presas queimam panos e criam tumulto na cadeia de Ubatuba


Ubatuba - Não é só os presos do Litoral Norte, abrigados em São Sebastião e Caraguatatuba, que geram problemas provocando rebeliões e tentativas de fuga. Na noite de quarta-feira, as presas fizeram tumulto na cadeia feminina, ateando fogo em panos e quebrando lâmpadas. Foi preciso a presença da autoridade policial para conter os ânimos. Elas se revoltaram com duas detentas que teriam se embriagado, bebendo perfume e desodorante, tumultuando o ambiente. Por volta das 20 horas de quarta-feira, as presas Jucélia Gomes, 20 anos, e Andréia Aparecida Pedroso dos Santos, 24 anos, respectivamente detidas por tráfico de drogas e porte de arma, foram levadas ao pronto-socorro após beberem perfume. Elas receberam medicação e foram liberadas. Ao retornarem para a cadeia, o restante das presas iniciou um tumulto, não querendo a presença delas no local, pois ambas eram “barulhentas e impertinentes”. As detentas, que estavam soltas no pátio, se recusaram a entrar nas celas, começando um princípio de rebelião e quebrando lâmpadas e queimando pedaços de pano. Foi necessária a presença do diretor da cadeia, delegado Luiz Henrique dos Santos Miranda, que convenceu o grupo a se recolher.
Grávida - O tumulto e a fumaça acabaram gerando problema de saúde para a presa Sheila Pereira Gomes da Silva que, grávida, passou mal e precisou ficar em observação no pronto-socorro. O diretor disse que as duas, que provocaram o problema, foram proibidas do banho de sol e de receberem visitas. As desordeiras permaneceram o dia recolhidas em suas celas. A cadeia, que atende somente a ala feminina da região, também registra superlotação. São 40 mulheres ocupando um espaço para 24 pessoas. Cerca de 90% delas estão presas por tráfico de entorpecentes, o crime mais comum entre as mulheres presas no Litoral Norte. (Fonte: Imprensa Livre)

Conseg de Ubatuba discute Vila Militar e marca eleição para maio

Ubatuba - A reunião do Conselho de Segurança da cidade, realizada na quarta-feira, na Associação Comercial e Industrial, discutiu entre outros assuntos a criação de uma Vila Militar, com a construção de casas para os policiais que trabalham no município e que não pos-suem casa própria. Discutiu-se ainda a possibilidade de criação de um Disque Denuncia local, buscando facilitar o acesso da comunidade aos órgãos de Segurança Pública. Ainda ficou definido que a eleição dos membros da diretoria, atendendo o que determina a Coordenadoria dos Consegs (Fonte: Imprensa Livre)

Três adolescentes detidos após roubar casa de engenheiro

Ubatuba - Três adolescentes, todos com menos de 16 anos de idade, foram detidos após um roubo na casa do engenheiro O.C.J., 55 anos, ocorrido na noite de terça-feira, no bairro Maranduba. A vítima chegava em casa com a esposa quando surgiram três desconhecidos, sendo que um deles estava armado com um revólver. Eles renderam o casal, trancando-o no banheiro. Os assaltantes pegaram R$ 300, dois celulares, uma filmadora, talão de cheques, sapatos, jóias e roupas, fugindo em seguida. Acionada, a Polícia Militar fez patrulha-mento, conseguindo deter dois suspeitos, que moram no mesmo bairro.
Levados à delegacia, os dois foram reconhecidos pela vítima, ficando detidos até serem encaminhados à Justiça da Infância e Juventude. (Fonte: Imprensa Livre)

Vacinação contra gripe em Ubatuba já atendia idosos em casas de repouso e hospitais

Ubatuba - A campanha de vacinação direcionada às pessoas com 60 anos ou mais ocorre a partir de amanhã, em todo o país. Neste ano houve uma proposta de o atendimento ser estendido às casas de repouso, asilos e hospitais, com o objetivo de atingir o máximo possível dos idosos, sem deixar de lado os impossibilitados de se locomover ao posto de vacinação.
Em Ubatuba, de acordo com o médico infectologista e responsável pela Vigilância Epidemiológica, Dr. Fernando F. Bergel, este procedimento já acontecia, mesmo antes da nova proposta. “A Santa Casa e o Lar Vicentino possuem enfermarias próprias, mas as vacinas são fornecidas pela Secretaria da saúde e é aplicada lá mesmo”.
Ainda segundo Bergel, algumas associações de bairro cedem espaço para a Secretaria de Saúde administrar as vacinas, facilitando a locomoção dos que moram mais afastados.
A vacinação será realizada no Centro de Saúde, Postos de Saúde de bairros, Associação dos Aposentados e postos volantes. (Fonte: Imprensa Livre)

Professor de matemática é morto no Perequê com um tiro na nuca

Ubatuba - O professor de matemática, José Espiridião Amaral, 50 anos, foi encontrado morto às margens da rodovia SP-55, na manhã de ontem, no Perequê. Ele teria sido executado com um tiro na nuca. A princípio a vítima estava sem identificação. Posteriormente, a polícia soube que era Amaral, que lecionava há dois anos na Escola Semiramis Prão Oliveira, no Saco da Ribeira e sofreu um latrocínio (roubo seguido de morte). O corpo dele aparentava ter sido arrastado e jogado próximo ao mato pelo assassino, que fugiu no carro da vítima, um Corsa verde, placas AJX-9622, de Londrina (PR). No chão, havia marcas de pneu passando por cima de sangue. Na mesma hora do encontro do corpo, a polícia tinha localizado um carro totalmente queimado em uma rua do bairro Tenório. No final da tarde, por meio de exame da perícia, a polícia teve a confirmação de que era o mesmo veículo. Foi a direção da escola que informou à polícia o desaparecimento de Amaral e fez o reconhecimento dele no IML (Instituto Médico legal). Segundo o setor, ele era professor dos ensinos médio e fundamental desde que chegou na cidade, há dois anos, vindo de Londrina. Ele morava sozinho, em um condomínio, no mesmo bairro da escola. Últimos passos - Na manhã e tarde de quarta-feira o professor participou de ume reunião no Clube Ilha Morena, em Caraguatatuba, com dirigentes de ensino. À noite ele teria que dar aula, mas a direção o dispensou, já que ele passou o dia na reunião escolar. O professor deveria retornar à escola na manhã de ontem, quando tinha aula marcada. A ausência dele preocupou a direção da unidade, uma vez que nestes dois anos Amaral nunca tinha faltado. O setor decidiu ir à casa dele, encontrando o imóvel vazio e todo revirado. A polícia foi avisada, relacionando o corpo na estrada com o desaparecimento do professor, que era solteiro e não tinha filhos. Em razão da morte do professor, a direção da escola dispensou ontem os alunos e estava tentando entrar em contato com a família de Amaral, que teria uma irmã em São Paulo. O latrocínio é investigado pelo delegado Luiz Henrique dos Santos Miranda, do setor de homicídios. Ele disse que, além de matar o professor, o assassino roubou a televisão, videocassete, o carro e documentos pessoais.
Até o fechamento desta edição a polícia ainda não tinha pistas da autoria do crime. Conforme o delegado, o assassino fez caminhos opostos desde a casa do professor, para abandonar o corpo e o carro, localizados em bairros distantes. (Fonte: Imprensa Livre)

Hang Loose Surf Attack tem inicio neste fim de semana
A praia de Itamambuca recebe os melhores surfistas amadores de todo o País

Ubatuba - Mais de 100 surfistas de todo o País vão se encontrar neste fim de semana, dias 17 e 18, na praia de Itamambuca, localizada em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. O motivo é a realização da etapa de abertura do Hang Loose Surf Attack, a 17a edição do Circuito Paulista de Surf Amador, prevista para começar às 8h nos dois dias e no domingo tem as finais a partir das 13h30. Como de costume, as vagas para as cinco categorias já estão esgotadas. “Estamos com a lotação máxima, ao todo são 150 inscritos”, conta o diretor técnico do campeonato, Marcos Bukão. Em jogo estão as categorias Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Iniciantes (limite de 14), Estreante (até 12) e Petit (até 10). O motivo de tanta procura é pelo fato do campeonato ser um dos mais importantes do Estado de São Paulo e do Brasil. Através dele é formada a equipe paulista para a disputa do circuito brasileiro amador. Além disso, o nível das competições valoriza e muito os títulos das cinco categorias, atraindo atletas de vários Estados. Prova disto, é a extensa lista de nomes de atletas consagrados no esporte e que hoje estão representando o País em diversos eventos internacionais. Entre os que já passaram pela competição estão Renan Rocha, Binho Nunes, Danilo Costa, Raoni Monteiro, Maicon Rosa, Tânio Barreto, Marco Pólo, Danylo Grillo, Adriano Mineirinho e Hizunomê Bettero. Além das cinco categorias, o circuito vem estimulando o desenvolvimento das escolas e associações de surf através de um prêmio extra para a cidade que somar mais pontos. Os surfistas do Guarujá levaram o titulo do ano passado para casa, deixando Itamambuca na segunda colocação. Os atletas só pontuam a partir das semifinais. Uma outra disputa promete agitar Itamambuca. A categoria Pais e Filhos, que teve a fase experimental no ano passado, está prevista para acontecer este ano. “Muitos pais, que são surfistas, acompanham os seus filhos, reunindo assim, duas gerações do surf brasileiro”, explica Bukão. A família Toledo levou o título de 2003, representada pelo filho Matheus e pelo pai Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro profissional. Mas as atrações não estão somente nas disputas dentro do mar. Para este ano, quem estiver prestigiando o evento vai poder conferir um novo layout do Hang Loose Surf Attack. “Não mudamos só o nome do circuito, mas todo a decoração do palanque, do pôster, das lycras, etc. Mudamos de postura, dando a importância que ele merece. Nós o rejuvenescemos”, explica Sandrelly Cazelli, da Hang Loose. O Hang Loose Surf Attack tem a apresentação da Revista Fluir. Patrocínio Master: Hang Loose. Co-Patrocínio: Quiver Surf Shop, Central Surf, Bleat Surf Shop, Overboard, High Point e Styllu's. Apoio: Reef, Bennett Foam, Governo do Estado de SP, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e Corpo de Bombeiros. Organização: Federação Paulista de Surf. (Fonte: Fama Assessoria)

Poupa Tempo atenderá alunos em Ubatuba

Ubatuba - Dia 24 de abril o Poupa Tempo estará atendendo 1.450 alunos da rede municipal, fornecendo as carteiras de identidade. Esta é a segunda etapa, que atenderá os alunos das escolas dos bairros Rio Escuro, Saco da Ribeira, Perequê-Mirim (Sertão) e Saco da Ribeira. As carteiras de identidade que serão entregues com a presença do Sr. Prefeito, t Recuperação de rodovias na agenda com governador
O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos está entregando hoje, 14, ao governador Geraldo Alkmin os pedidos de instalação de acessos aos bairros na rodovia SP-55, Caraguatatuba-Ubatuba e da recuperação na SP-125, ligando o município a Taubaté. Além disso, vai pleitear recursos para a construção de duas pontes, a primeira sobre o rio Maranduba e a segunda no bairro da Ressaca. O prefeito estará reivindicando ainda que o governador autorize a Sabesp a inaugurar a Estação de Tratamento de Esgotos - ETE cuja entrega estava marcada para o dia 19 próximo. A prefeitura de Ubatuba vem colaborando com serviços de paisagismo da estação que vai atender a área central da cidade e bairros mais próximos. (Fonte: PMU)

Iª Festa “Semana do Índio” Aldeia Renascer Wiutu Guaçu

Ubatuba - Aconteceu no último final de semana, dias 10 e 11/04 na Aldeia Renascer Wiutu Guaçu, no Corcovado a Iª Festa “Semana do Índio”, evento organizado pela Aldeia Renascer, representada pelo cacique Awá em parceria com a Funai e Prefeitura Municipal de Ubatuba. Um grande público se fez presente no sábado e domingo desde as 08:00 horas da manhã quando do início das atrações com apresentações de danças típicas, rituais indígenas, exposições de trabalhos feitos pelos moradores da Aldeia entre outras atrações. No sábado, como parte das festividades teve início o Iº Torneio “Semana do Índio” de Futebol que contou com a participação de 12 equipes formadas por Aldeias de diversas regiões do estado e também equipes do município. O Torneio de Futebol foi organizado pelo Setor de Futebol da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, que contou com o apoio da Associação dos Árbitros de Futebol de Ubatuba e foi vencido pela Aldeia Barrage C. Tenonde Porã I, de Barrage/SP. O Torneio foi marcado pelo grande equilíbrio entre as equipes participantes e pelo bom futebol apresentado, além da disciplina exemplar das equipes indígenas participantes. “A gente fica muito contente em ver que pode contar com o apoio das autoridades do município, principalmente a Prefeitura e com isso queremos organizar todos os anos nesta mesma data outra Festas como esta para que nossa cultura seja sempre preservada e nossos irmãos índios também possam ter o prazer de jogar o futebol que todos nós brasileiros gostamos tanto”, comentou o cacique Awá da Aldeia Renascer. O Setor de Futebol, na pessoa de seu Coordenador Almir Ramos Corrêa, o Pipoca agradece a equipe de apoio da Secretaria de Esportes e Obras composta pelos prestativos e eficientes funcionários Rogério, Reginaldo, Mirinho, Cristiano, Manoel, Abel e pelos árbitros da Associação de Árbitros Marcos Pires, Washington, Cleber e Josimar. (Fonte: PMU)

Recursos para pontes são solicitados

Ubatuba - O prefeito Paulo Ramos, de Ubatuba, estará solicitando recursos ao governador Geraldo Alkimin para a reconstrução de pontes nos bairros da Ressaca e Maranduba. A reunião com o governador está marcada para esta quarta-feira, 14, no Palácio dos Bandeirantes com os prefeitos das estâncias turísticas. As pontes já haviam sido reivindicadas ao Governo do Estado tendo como fonte recursos da Defesa Civil do Governo do Estado mas as negociações não foram concretizadas. Para viabilizar os dois projetos, de importância fundamental para os dois bairros, a Prefeitura pretende que os custos fiquem por conta do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias - DADE. (Fonte: PMU)

Prova Natatória da Almada

Ubatuba - Será realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a Sociedade Amigos de Praia da Almada e com apoio da Associação de Mães de Atletas da Natação (AMAN) e das empresas locais de Ubatuba: Distribuidora de Águas Assai, EMI Embalagens, Auto Posto Kamomê, Ubatuba Automóveis, Ideal Contábil, Zeus Informática, Casa Fernandes Magazine, Hotel São Charbel, Ismael Comida Caseira, Art Screen e Academia RH Positivo, a 2º Etapa do 8º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, no dia 25 de abril, domingo, a partir das 10:00 horas, na Praia da Almada.
As provas do Circuito atendem atletas de 07 anos até atletas com mais de 60 anos, de ambos os sexos, com percursos que são distribuídos em 250, 500, 1000 e 3000 metros.
A Secretaria de Esportes e Lazer agradece antecipadamente a todos os envolvidos direta ou indiretamente no 8º Circuito Ubatuba de Águas Abertas. (Fonte: PMU)

Campeonato Municipal de Damas acontece no Tubão

Ubatuba - Será realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, neste sábado, dia 17 de abril, ás 08:00 horas, no Ginásio Municipal (TUBÃO), o ”1º Campeonato Municipal de Damas”.
O 1º Campeonato Municipal de Damas será dividido em três categorias, Juvenil masculino, Infanto juvenil masculino e Juvenil feminino, sendo que serão premiados com medalhas, os três primeiros de cada categoria.
As inscrições poderão ser feitas, até as 8:30 horas, no dia do evento. (Fonte: PMU)

Ponte pênsil faz ligação de comunidade quilombola

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba estará concluindo na próxima semana uma ponte pênsil com 25 m de extensão sobre o rio que dá acesso à comunidade quilombola Vila Jambeiro, no bairro do Camburi, região norte do município. Construída com cabos de aço e plataforma de madeira a ponte ficará apoiada em duas estruturas de concreto colocadas nos dois extremos. Os moradores da comunidade convivem há muito tempo com a dificuldade de sair do local para ter acesso a estrada principal do bairro, recentemente asfaltada , e vir para o centro da cidade ou frequentar a escola do bairro. Genésio dos Santos, o morador mais antigo da vila e líder da comunidade, vem liderando a reivindicação em busca de uma solução para o problema. “ Estamos finalmente vendo o resultado da nossa luta . Esta ponte representa segurança e conforto para mulheres, crianças e mesmo adultos que durante as cheias correm risco ao atravessarem o rio, pois a correnteza fica muito forte. O asfalto da estrada e a ponte são dois grandes avanços para o bairro”, diz Genésio. (Fonte: PMU)

Perequê-Açu forma associação comunitária

Ubatuba - A diretoria da Associação Comunitária do Perequê-Açu será oficialmente apresentada na próxima sexta-feira, 16, às 19h00, no Terminal Turístico do bairro. De acordo com a presidente, Wilma Bottarini Modena, trata-se da primeira reunião da entidade que conta com estatuto aprovado além dos demais documentos necessários à regularização. “ Com certeza, a associação servirá para estreitar as relações amistosas e fortalecer laços de amizade e cidadania para que haja uma melhor qualidade de vida para nossa comunidade”, diz Wilma. O bairro do Perequê-Açu tem recebido especial atenção da Prefeitura e conta com investimentos na urbanização da orla da praia, pavimentação e drenagem da Av. Padre Manoel da Nóbrega e construção de uma escola com 12 salas de aula cujas obras estão em andamento. (Fonte: PMU)

Prefeitura incentiva produtores experimentadores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SAPA), em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Casa da Agricultura promoveram dia de campo na propriedade da Dona Maria da Casanga, com a presença de produtores rurais de toda a região central do município e também do Rio Escuro. No encontro os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar na prática todos os passos para instalação de uma estufa para produção de mudas de baixo custo, além de maiores detalhes sobre os procedimentos básicos para planejar e executar uma maior diversificação na produção, ouvindo as orientações da Dra. Cristina M. Castro, engenheira agrônoma da SAPA e especialista em agricultura orgânica.
O dia de campo realizado na Casanga faz parte de um conjunto de atividades que vêm sendo realizadas no meio rural visando a implantação de tecnologias mais adaptadas as condições agroecológicas do bioma da Mata Atlântica. A estufa instalada através de uma atividade cooperativa poderá atender além dos produtores rurais, também escolas interessadas e hortas comunitárias ou caseiras. Para Dona a estufa de produção de mudas é uma excelente alternativa de renda: “Sempre gostei de mexer com plantas, seja pra nossa horta ou pra enfeitar o nosso jardim: fico feliz de poder estar participando e ajudar as pessoas a produzir mais para o seu sustento”.
A estufa de baixo custo instalada na Casanga já esta funcionando, atendendo a pedidos de mudas de hortaliças sob encomenda. Segundo a Dra Cristina nos trabalhos de campo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura pode-se avaliar que uma das principais dificuldades para a produção local de hortaliças é a compra de sementes de qualidade e também a fase que vai da semeadura a germinação: “A estufa implantada é de baixo custo e acelera e uniformiza o processo de germinação, garantindo a qualidade das mudas”. Para o Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, engenheiro Antônio Marchiori o incentivo a produção orgânica, ou seja, a produção de alimentos sem agrotóxicos, procura atender o mercado consumidor cada vez mais consciente quanto aos prejuízos a saúde que os agrotóxicos podem causar, além de preservar a saúde do trabalhador rural e do ambiente. “A experimentação de novas tecnologias adaptadas às nossas condições é fundamental para a produção orgânica no litoral norte”, afirmou.
Os interessados no consumo de alimentos orgânicos podem procurar maiores informações nas barracas identificadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais na feira livre da Praça Bip aos sábados. (Fonte: PMU)

Ipiranguinha terá 1º de Maio oficial

Ubatuba - A Associação dos Moradores e Amigos do Bairro do Ipiranguinha - SABI estará promovendo a IV Festa do Trabalhador, no dia primeiro de maio, este ano em caráter oficial pois foi incluída no calendário de eventos do município. A lei número 73/03 é de autoria do vereador Ricardo Barbosa. A festa tem início na quinta-feira, dia 29 e termina domingo à noite e conta com apoio da Prefeitura por meio da Fundart, Secretaria da Saúde e da Assistência Social. Durante o decorrer da festa a Prefeitura estará homenageando o trabalhador do bairro com a inauguração de uma base de concreto com placa comemorativa.
De acordo com os organizadores, o programa tem início na quinta-feira , a partir das 20h00, com a apresentação das bandas Aurora e Xapados do Forró. Na sexta-feira os shows ficam por conta de uma queima de fogos e Veri e sua Banda e Banda Bahia com H. No sábado, além da cerimônia com autoridades e descerramento da placa haverá homenagem aos 10 anos da morte de Ayrton Senna , apresentação do Grupo Musical da Escola Idalina e show com a Banda San Francisco. Domingo, no encerramento, estão programados sorteios de cestas básicas e bicicletas, show com Frasão e Almir Neto, o rei do forró e queima de fogos.
As atrações durante o dia incluem festival de volei, futebol de campo, corrida pedestre, capoeira, truco e xadrez e dama. A exemplo dos anos anteriores, a festa do Primeiro de Maio no Ipiranguinha terá ações voltadas para o cidadão comum como corte de cabelo, medição de pressão arterial, assessoria jurídica por meio da OAB esclarecendo dúvidas dos moradores e orientação quanto ao preenchimento de formulários para obtenção de carteira de trabalho, RG e CPF, além de cadastramento no Balcão de Empregos. Na área cultural estão programadas Feira do Livro, exposição de fotos antigas do bairro e da cidade de Ubatuba e de trabalhos de artistas plásticos e artesãos do bairro. Como forma de conscientização quanto à preservação do meio ambiente serão distribuídas mudas de árvores para os moradores do bairro.
Concursos - As inscrições para os concursos que serão realizados dia 24 de Abril , superaram as expectativas em número de candidatos. Isso demonstra o desemprego reinante no País.
Nos dias 12, 13,14, as inscrições foram para educação artística, educação física e geografia e professor adjunto de ensino PAEP, administração, contabilidade, secretariado turismo e língua espanhola, sendo que para geografia há somente uma vaga. No dia 15 também para inscrição para o concurso de auxiliar de serviço infantil, mesmo com a exigência de segundo grau, a procura foi enorme. Dia 24 milhares de pessoas estarão fazendo as provas para tentar uma colocação no mercado de trabalho. (Fonte: PMU)

Campeonato de Xadrez no Tubão

Ubatuba - Será realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer em conjunto com a AUTM (Associação Ubatuba de Tênis de Mesa), neste domingo, dia 18 de abril, ás 08:00 horas, no Ginásio Municipal (TUBÃO), o ”1º Campeonato Municipal de Xadrez”.
O 1º Campeonato Municipal de Xadrez será dividido em três categorias: Mirim, Infantil e Livre, sendo que serão premiados, os três primeiros de cada categoria.
As inscrições poderão ser feitas, até as 8:30 horas, no dia do evento. (Fonte: PMU)

“Brincando na Comunidade” da Marafunda

Ubatuba - Será realizada neste domingo, dia 18 de abril, a partir das 09:00 horas, uma Manhã de Lazer, no Campo de Futebol da Marafunda, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com apoio das empresas: TADIOTO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, ADEGA DO DITINHO, AGRO FLORA LITORÂNEA, MERCADINHO MARAFUNDA, PADARIA SAMAMBAIA e ORIGUELA SHOPPING DA CONSTRUÇÃO, evento este que faz parte do Projeto “Brincando na Comunidade”.
Este Projeto consiste na realização de manhãs de lazer onde as crianças e seus familiares possam divertir-se com muita alegria.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a parceria com a Faculdade de Educação Física Módulo e da confecção 100% BRASIL, que uniformiza todos os monitores do Projeto “Brincando na Comunidade”. (Fonte: PMU)

Adoção de filhotes no calçadão

Ubatuba - No dia 7 de abril, o Centro de Controle de Zoonoses do Serviço de Saúde Coletiva, da Secretaria de Saúde, realizou a doação de filhotes. Foram adotados 12 filhotes e os novos donos se responsabilizaram em manter os animais em boas condições de saúde, alimentação, higiene e evitar o seu acesso à rua. O evento recebeu o apoio e colaboração das Secretarias de Obras, Esportes e Lazer, dos médicos veterinários Dr. Carlos Rogério L. Foltuerye, Dra. Ana Paula Cruz, Dra. Josiane Andreatta e Dr. Renato Velloso da Silva, das casas de ração Pet Show, Bico e Boca, Nippon e Kiosque Biroska. O Centro de Controle estará promovendo outros eventos de adoção durante o ano. Para os interessados em adotar um filhote, o Centro de Controle se localiza no Horto Florestal, estrada da Emdurb, km 9, telefone 3834-1069. (Fonte: PMU)

Ubatuba garante verba para avenida

Ubatuba - Durante audiência com o governador Geraldo Alkimin no próximo dia 14, quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos assinará convênio no valor de R$ 1,9 milhão para as obras de urbanização da av. Iperoig, na principal praia da cidade. Os recursos serão repassados pelo Estado, como forma de contrapartida dos impostos arrecadados no município, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estancias - DADE e referem-se ao exercício de 2003. O projeto está dividido em dois trechos: o primeiro compreende a urbanização do trecho que vai do trevo de entrada da cidade até a Praça do Cruzeiro e um segundo que consiste na criação de um espaço de vivência e entretenimento onde atualmente funciona a feira de artesanato. (Fonte: PMU)

Recuperação de rodovias na agenda com governador

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos está entregando hoje, 14, ao governador Geraldo Alkmin os pedidos de instalação de acessos aos bairros na rodovia SP-55, Caraguatatuba-Ubatuba e da recuperação na SP-125, ligando o município a Taubaté. Além disso, vai pleitear recursos para a construção de duas pontes, a primeira sobre o rio Maranduba e a segunda no bairro da Ressaca. O prefeito estará reivindicando ainda que o governador autorize a Sabesp a inaugurar a Estação de Tratamento de Esgotos - ETE cuja entrega estava marcada para o dia 19 próximo. A prefeitura de Ubatuba vem colaborando com serviços de paisagismo da estação que vai atender a área central da cidade e bairros mais próximos. (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Artigo Topo

Ubatuba Viva

Um dos grandes erros dos homens é pensar que as coisas são imutáveis. Nós não nos damos conta da velocidade com que tudo se modifica. Para avaliar seria preciso observar de fora. No plano político há um determinismo fatídico em relação às administrações públicas. Sempre foi assim, a corrupção sempre existirá, como sempre existiu. É falacioso este julgamento. É possível mudar os acontecimentos, é possível ter cidades bem administradas com planos de governo sérios sendo postos em prática. É preciso, porém, que antes da mudança acontecer, haja outro tipo de mudança. Na mentalidade dos homens sérios que desejam um mundo melhor para seus filhos e para os filhos de seus semelhantes. É preciso que eles entendam que serão eternamente governados pela malta que aí está caso não tomem posicionamento. Não atuar politicamente é abrir caminho para aqueles que vêem a vida pública como um meio de fazer negociatas. Precisamos vigiar, precisamos participar, precisamos denunciar, gravar conversas dos corruptos, prestar atenção às irregularidades, levar os responsáveis pela corrupção às barras dos tribunais. É preciso colocar essa malta de incompetentes na cadeia, eles precisam pagar pelos seus crimes aqui na Terra. Depois da morte estarão seguramente confinados no inferno. Aos homens eles enganam. Deus não se deixa enganar.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Conto em Capítulos Topo

Clique para acessar  os capítulos anteriores
Clique para acessar os capítulos anteriores

Capítulo XXVIII: Na estaca zero

Poucos moradores de prédios têm a sorte de ter um zelador como o do edifício onde eu morava. Eu diria que ele era a encarnação da Lei de Murphy. Se estivesse envolvido em alguma coisa, fosse o que fosse, daria errado. Sem chaves, sem documentos, sem dinheiro e cansado depois de caminhar do Bom Retiro à Vila Olímpia, tudo o que eu queria era entrar em casa e deitar na banheira. De preferência cheia de água quente e sais de banho. O zelador não achou a chave reserva. Eu suspeitava que isso fosse acontecer, tivemos de chamar um chaveiro. Terminado o trabalho, ficou uma situação mal explicada, eu não tinha dinheiro para pagar. A solução seria ligar para um amigo, explicar o caso e pedir dinheiro emprestado. Explicar o quê? Difícil alguém entender que os documentos o dinheiro e o talão de cheques do amigo estavam na Ilha de Páscoa. Mais difícil dizer como tinham ido parar lá. Desisti da id éia. Enquanto pensava numa solução fui até o quarto revirar as gavetas. Por sorte encontrei um talão de com duas folhas em branco. Paguei o chaveiro e encomendei uma pizza, estava faminto. Nos dias que se seguiram fiquei sabendo que o incêndio fora devastador, nada havia sobrado da fábrica. O meu interesse era o cofre onde estava o livro. No momento o que restou dele, se é que havia restado alguma coisa, nós não tínhamos como saber, o que presumidamente restou do cofre estava debaixo de toneladas de escombros. Debaixo das duas lajes do escritório. O local estava interditado. Somente peritos tinham acesso. Havia uma grande apólice de seguro feita pela firma vizinha, onde o incêndio supostamente havia começado. Como a apólice era recente, surgiram as naturais suspeitas que pudesse ter havido fraude. A seguradora era alemã, os peritos trabalhavam como se estivessem procurando agulha em palheiro. Duas semanas depois, com a vida já relativamente em ordem, fui surpreendido ao aten der o interfone. Recebi a informação que um casal estava no térreo com as minhas coisas. Günther e Annika eram alemães, encontraram os meus pertences ao lado de uma estátua, na Ilha de Páscoa, onde passavam férias. Resolveram trazer, sorte a minha, a tia dela morava em São Paulo. Mais sorte, eles não falavam português e tinham pouca fluência em inglês. Ele estava desconfiado de que havia alguma coisa inexplicável no acontecimento. Eu teria tido dificuldades para explicar, a desculpa do idioma ajudou a deixar o dito pelo não dito. Além do mais, fora o fato de terem sido extremamente gentis, eram aborrecidos e chatos. Fiquei contente quando partiram. Dias depois voltei ao Bom Retiro, a área do incêndio estava completamente limpa, menos a colina de concreto onde eu acreditava estivesse sepultado o cofre. Recebi uma notícia desagradável. A companhia de seguros encontrou o que procurava, havia indícios de que o incêndio fora criminoso. A área estava bloqueada pela justiça e assim ficaria enquanto o processo não tivesse um desfecho. Nada poderia ser retirado. Como antes de chegar ao cofre, seria preciso atravessar algumas toneladas de concreto, fiquei curioso para saber quando eu saberia se havia sobrado alguma coisa do livro. Um oficial de justiça que estava presente, com familiaridade em casos semelhantes, disse que no Ipiranga uma situação parecida arrastava-se há quinze anos. Pensei nos amigos que ficaram na Ilha de Páscoa. Se quisessem o livro teriam de agir por conta própria, eu não teria meios de recuperá-lo nas condições em que se encontrava. O que seria natural fazer eu fiz. Esperei. Um mês, dois meses, um ano, nenhuma comunicação. Dois anos, três anos, cinco anos, esqueci quase que completamente do caso, embora de Martha e Dorinha eu lembrasse todos os dias. Mais de uma vez ao dia, para se sincero. Será que um dia eu tornaria a vê-las?

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Vocação para o Turismo - Sexta-feira santa, 9 de abril, perto das 18:00, já escuro, principalmente pelo início de uma chuva que promete logo se transformar em tempestade, vou com meu carro pela Br 101, entre os trevos da Praia Grande e do Centro da cidade, CAOS. O número de carros é enorme, o de ciclistas que insistem em avançar sobre a pista é incalculável, o acostamento cheio de crateras os obriga a isto. Para completar o quadro, a maioria, diria melhor, a grande maioria das luminárias da pista não funcionam. Dois ou três carros à minha frente um vulto balança na pista. Logo mais adiante, na saída da Estufa Dois, o vulto mostra-se por inteiro, uma Kombi puxando um reboque imenso desses que são conhecidos como shopping de praia, sem nenhuma luz de sinalização, dobra à esquerda, cruzando a pista em meio aos carros que vinham em sentido contrário, um punhado de ciclistas, sem contar os pedestres também em grande número.
Perguntas:
De quem é a responsabilidade pelas luminárias da BR 101?
Sendo nossa cidade sabidamente detentora de uma frota imensa de bicicletas, porque não existe ainda uma ciclovia no trecho de estrada citado acima? E vou mais adiante, porque não existem ciclovias nos principais corredores, tais como na Rua Tomás Galhardo?
Onde vai parar a fiscalização nesses dias de feriado que permite que se instale um clima de salve-se quem puder?
Com a palavra os órgãos competentes.
Esse tipo de cobrança no máximo gera, além das costumeiras explicações de falta de verba e de pessoal, algumas reuniões que servem apenas para mostrar que se está procurando solucionar o problema e o reclamo normalmente cai no esquecimento. Só como exemplo alguém se lembra da história da vocação natural de Ubatuba para o turismo?
PLANEJAMENTO por estas bandas é considerada palavra de baixo calão.
Como sugestão, apresentaria o seguinte:
Identificar os órgãos responsáveis pelos problemas (não só os apresentados acima).
Responsabilizar criminalmente e pessoalmente o(s) representante(s) do(s) órgão(s) responsável (eis) pela omissão em caso de acidentes e incidentes.
No caso citado acima seria só identificar os responsáveis entre poucos órgãos: Prefeitura Municipal, DNIT, Elektro e Polícia Federal Rodoviária.
Com a palavra os letrados em assuntos jurídicos.
Obs.: embora não tenha nada a ver com o caso acima, mas por se tratar de exemplo de planejamento, seria injusto não lembrar da Sabesp que além de contribuir sobremaneira para a poluição de nossas praias, agora, via rede de tubulação de esgotos abandonadas, literalmente, espalha m _ r_ a pelas ruas da cidade, num claro programa de aniquilamento. Graças a esta formidável companhia, ainda não entramos no século XX, onde segundo um ilustre vizinho, um tal de Oswaldo Cruz, saneamento básico é a base da saúde pública.

Robinson Ricciardi Sandin – M.D.U.
Ubatuba, SP


Projeto Turistico
- Não houve, não há e nunca haverá projetos turísticos a níveis municipais, regional ou estadual que possam beneficiar a região de Maranduba e Lagoinha. A menos que seja um projeto específico para a região.
Não sou técnico em turismo, mas, mal comparando, temos um produto acabado que só falta embalar, maquiar, expor (nas melhores vitrines, para que sejam observados por pessoas de nível econômico e social adequado) e a eles vender. A patroa jamais volta a usar a marca de roupa da empregada. Não podemos vender nossos produtos na feira, afinal nosso Estilista, Modelista e Figurinista é Deus Natureza, é como tivéssemos como parceiro Calvin Klein ou Pierre Cardin e fossemos vender os produtos criados por eles nas feiras livres.
Praias, trilhas, cachoeiras, lugares paradisíacos, bio-diversidade, mata atlântica, são naturais, Escunas, Bananas, Tobocean, Pára-quedas, Hooters, Sorveterias, Restaurantes (pratos típicos), Artesanatos, Hotéis, Pousadas, Chalés. Temos quase tudo.
Do que precisamos? O que pretendemos? Como estruturar? Planejamento, Logística, Marketing, Divulgação, Pacotes, Promoções etc... etc... etc...COMO CONSEGUIR?
Tenho visto muitos lugares formarem seus projetos com a ajuda do Sebrae, como exemplo, Brotas, Canoa Quebrada, Porto de Galinhas, Bonito etc.
Haveria interesse dos comerciantes e prestadores de serviços desta região para nos reunirmos e trocarmos idéias?
Deixo telefone (3843.2202) para que os interessados se pronunciem, no caso de termos as adesões esperadas, comunicaremos data e hora para nossa primeira reunião.
Todos os que lerem este artigo, tirem cópias e entreguem a seus amigos e visinhos do ramo.
Caso queiram aderir por e-mail, marvirad@pratica.com.br
Deixem nome, nome do estabelecimento e telefone.

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP
Fone: (12) 3843.2202

Foto do Dia Topo

Artes

Casinhas pintadas por Dirce Marangoni

Casinhas de pedra pintada
Dirce Marangoni


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor