Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 20 de abril de 2004 - Nº 1016 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Anuncie Aqui! BIL

Região
Alckmin não descarta CDP no litoral e diz que problema é falta de terreno
Vale e litoral têm o pior índice de emprego industrial de SP, diz Fiesp


Caraguatatuba
Caraguá teve a alegria da Bahia em dose tripla nos shows do fim-de-semana
Prefeitura entrega Viatura 3 em 1, botes e Sala de Higienização, aos Bombeiros
Salvamar comemora a entrega de novos botes
Inauguração da Sala de Higienização para viaturas
Saiba mais sobre a parceria Prefeito e Bombeiros
Escola Municipal do Massaguaçu é inaugurada com grande festa
Urbanização da Cocanha é inaugurada em comemoração ao Aniversário de Caraguá
Caraguá assina convênios de R$ 25 milhões com a Sabesp
Idosos inauguram nova USF tomando vacina contra gripe
Antonio Carlos anuncia Lúcio Fernandes como o vice de Aguilar
Caragua e Cunha estão em festa

Ilhabela
Prefeito fez a doação de uma perua Kombi à Pastoral da Criança
Prefeitura deu início à Campanha Nacional de Vacinação Do Idoso
Site da Câmara passa a incluir leis municipais aprovadas de 1980 a 2004
Corpo nú é resgatado no mar próximo à Ilha Vitória
Operador de máquinas é assassinado com cinco tiros


São Sebastião
Governador oficializa corredor de exportação e quer parceria para ampliar Porto/Dersa
Sindicato dos Estivadores espera que operação seja mantida
Comissão do Comdurb apresenta propostas para regularização de garagens náuticas
Secretário de Saúde presta contas a apenas cinco dos 15 vereadores
PSF: Saúde vai aonde o povo está
PSF contribui para queda de mortalidade infantil no município
Boiçucanga vive experiência budista


Ubatuba
Presos homem e mulher com quase meio quilo de maconha e cocaína
Governo do Estado autoriza novas moradias para índios
Cacique proíbe casamento de índios com brancos no litoral
Rituais são preservados na região
Torneio de futebol de mesa conhece campeão


Seções
Artigo
Crônica
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Alckmin não descarta CDP no litoral e diz que problema é falta de terreno

Litoral Norte - Com o mesmo discurso de sua última visita à região, ocorrida em dezembro de 2003, o governador Geraldo Alckmin declarou na manhã de domingo, no Porto de São Sebastião, que a construção de um CDP (Centro de Detenção Provisória) no Litoral Norte não está descartada. Alckmin, que acompanhou o embarque de 1,4 mil veículos e 100 caminhões para a Argentina, disse que o único empecilho é a falta de uma área específica para a execução da obra.
“Aqui seria bom, mas o problema é o terreno. Temos dificuldades em conseguir uma área. Independente disso, até o fim do ano teremos 5 mil vagas penitenciárias no Estado de São Paulo”, garantiu.
No final do ano passado, em Caraguatatuba, ele salientou que os CDP’s de Taubaté e São José dos Campos já recebem presos do litoral. Contudo, os Centros de Detenção Provisória das duas cidades já registram número de detentos acima das suas capacidades. Tanto que o presídio de Taubaté foi alvo de uma fuga de 36 presos no sábado. Segundo Alckmin, este caso já está sendo apurado pela Secretaria de Administração Penitenciária.
Atualmente as cadeias públicas de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba (feminina) convivem com a superlotação e as constantes tentativas de fuga. O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subsecção São Sebastião-Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, aproveitou a nova visita do governador para pedir a interdição da cadeia sebastianense (leia mais sobre o assunto nesta página).
Alckmin lembrou dos CDP’s de Suzano e Mogi das Cruzes, também construídos pelo governo do Estado. Mais duas unidades prisionais foram feitas em Potim. “Dentro de poucos meses, acredito que em 60 dias, estaremos entregando mais um CDP em Praia Grande, no Litoral Sul. Há necessidade de construir tanto na Baixada quanto no Litoral Norte”, avaliou. Enquanto isso, segundo o governador, os presos das cadeias públicas serão transferidos gradualmente.
Na opinião do prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, a construção de um centro de detenção provisória no Litoral Norte pode afetar o turismo. “Sou contra. O que eu sinto é o seguinte: estão falando muito no CDP, mas não falam numa política de segurança para a região. Precisamos de aumento de efetivo, monitoramento, aí depois vamos conversar”.
Reivindicação - Ainda no último domingo, a sociedade civil organizada de São Sebastião entregou uma “Carta Aberta” a Geraldo Alckmin. O documento, denominado “Segurança Pública – Dever do Estado e Direito do Cidadão”, foi entregue pelo vereador Marco Antônio de Souza. As Federações Pró-Costa Atlântica, Uninorte e Facenorte, além dos Consegs (Conselhos de Segurança) de Maresias e Boiçucanga, reivindicam medidas urgentes para diminuir a incidência de crimes na região.
As entidades também pediram melhores condições de trabalho para os policiais e aumento do efetivo. - “Nós, da sociedade civil, estamos dispostos a estudar e formatar parcerias que nos levem a soluções práticas e imediatas. Para tanto, precisamos abrir canais de comunicação e diálogo, que envolvam todos os setores sociais, e criem projetos adequados à nossa realidade”, concluiu o presidente da Sabu (Sociedade Amigos de Barra do Una), Carlos Aymar. (Fonte: Imprensa Livre)

Vale e litoral têm o pior índice de emprego industrial de SP, diz Fiesp
Números da região fogem da tendência estadual, que aponta o interior como destaque

Litoral Norte - O Vale do Paraíba e o Litoral Norte estão entre as regiões que apresentaram os piores índices de emprego na indústria paulista entre fevereiro de 2003 e fevereiro deste ano, de acordo com pesquisa divulgada ontem pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
A pesquisa, denominada "Mão-de-Obra Industrial", é realizada mensalmente com base em dados fornecidos pela GPC (Gerência de Pesquisas e Cadastro) e pelas diretorias regionais e municipais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e tem como objetivo acompanhar a evolução do nível de emprego na indústria paulista. Foram analisados 47 setores econômicos.
Mesmo estando em uma das regiões mais industrializadas do país, as regionais do Ciesp de Jacareí e São José dos Campos ocuparam respectivamente a 5ª e a 7ª colocação no ranking do pior desempenho entre as 37 diretorias municipais e regionais da entidade participantes da pesquisa, que analisou o período de fevereiro de 2003 e fevereiro de 2004.
A variação do emprego no setor industrial da regional de Jacareí foi de -1,13% e na de São José foi de -0,87%, o que na prática significa que houve mais demissões do que admissões.
Nos dois primeiros meses de 2004, o índice de Jacareí é de -0,63% --o segundo pior do Estado-- e o de São José é de 0,95% --21º colocado.
"Jacareí não tem uma economia exportadora tão intensa como em outras regiões do Estado. Já São José tem grandes empresas que estão se readequando ao mercado, como no setor aeronáutico", disse o diretor do Departamento de Pesquisa Estatística e Econômica da Fiesp, Cláudio Vaz.
TENDÊNCIA - Os números do Vale e Litoral Norte fogem à tendência apresentada pela pesquisa, que apontou o interior como grande destaque, principalmente em razão do setor de agronegócios.
A pesquisa mostrou que em 60% das regionais do interior os índices foram positivos.
"A região do Vale é extremamente industrializada, mas o setor de agronegócios, principalmente para exportação, não é forte. É uma região que vai se beneficiar quando o mercado interno se reativar, com a queda de juros, política de emorego mais agressiva e a agenda positiva do governo. Quando implantadas, vão beneficiar o Vale", disse Vaz.
SOLUÇÃO - Segundo o professor de História Econômica da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), Edo Paiotti, somente o crescimento econômico expressivo do país possibilitará a recuperação do emprego industrial.
"Com o crescimento expressivo, teremos um novo impulso. A região é bastante industrializada, principalmente no setor metalúrgico. Com a modernização, os empregos na indústria estão diminuindo, apesar de termos casos como as 500 vagas temporárias abertas pela GM. Além disso, houve um abandono do setor de agronegócios na região", disse.
Além dos dados da cidade, a regional do Ciesp em Jacareí abrange também Santa Branca e Igaratá, já a de São José é responsável pelos dados de Caçapava, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Paraibuna, Monteiro Lobato e Jambeiro.
A regional de Taubaté, responsável por Ubatuba e Fundo do Vale, não foi incluída na pesquisa por ter um número de amostragem insuficiente. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Caraguá teve a alegria da Bahia em dose tripla nos shows do fim-de-semana

Caraguatatuba - A cidade está comemorando em grande estilo e com uma grande festa o seu 147º aniversário. A secretaria de Turismo elaborou uma extensa programação com shows musicais gratuitos e aeróbica na praça de Eventos, além de diversos eventos esportivos que estão acontecendo diariamente.
A BamdaMel, que abriu a programação musical na sexta, dia 16, também agitou a Praça de Eventos no último domingo.
Nestes shows a banda apresentou a nova vocalista, Camilla Rossan, que canta desde os 17 anos e está na banda há 4 meses, com uma grande expectativa para o próximo CD, que será lançado em junho. O nome do novo trabalho é uma surpresa para os fãs.
A banda é composta por 12 pessoas, entre produção, músicos, técnico e vocal, e disse que o show, intitulado “Tudo Haver”, é uma releitura das músicas que marcaram a carreira da banda.
O grupo de forró, reggae e axé já fez shows nos Estados Unidos, Japão e Europa, e está com viagem marcada para a África. Eles serão a primeira banda brasileira a gravar um CD e DVD especialmente para os africanos.
Moraes Moreira cantou no sábado - Com a Praça de Eventos lotada, o cantor Moraes Moreira embalou o público em um mega show de mais de duas horas de duração, no dia 17 de abril, em comemoração aos 147 anos de Caraguatatuba.
A platéia, composta por fãs de todas as idades, marcou presença com muita empolgação e alegria. O público cantou e dançou ao som do artista e de seus músicos, que juntos, tocaram grandes sucessos de carreira e relembraram nomes da Música Popular Brasileira.
Moraes Moreira trouxe de volta a Caraguá a mesma energia e o alto astral que animou a festa do ano passado, com a diferença de que, este ano, a chuva não veio para refrescar o público.
Durante o show, o cantor agradeceu à prefeitura pela oportunidade de voltar à cidade em seu aniversário, e aproveitou para parabenizar Caraguatatuba: “Gostaria de agradecer por me trazerem mais uma vez para comemorar com vocês essa grande festa. Eu já me considero um amigo daqui, um ‘habitué’ dessa cidade. Caraguá, desejo muita felicidade, trabalho, educação, enfim, parabéns pelos seus 147 anos!”. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura entrega Viatura 3 em 1, botes e Sala de Higienização, aos Bombeiros

Caraguatatuba - A Prefeitura entregou ao Corpo de Bombeiros de Caraguá, nesta Segunda, 19, a viatura Auto-Bomba de Salvamento e Resgate. Autoridades municipais e Polícia Militar comemoraram a chegada do veículo, que trará benefícios para todo o Litoral Norte. Estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito, José Pereira de Aguilar; o presidente da Câmara Municipal, Wilson Gobetti; o comandante do 11º GB, Tenente Cel. PM Antonio Fernando Chester; o comandante do 17º GB da Salvamar, Paulo Lopes Freitas; o sub-comandante do 11º GB Major Celso Paião; o comandante do 4º SGB - 11º GB, Cap. PM Eduardo Satanellis; o diretor da Ditran, Cel. Celso Antonio Rapacci, o comandante da Polícia Rodoviária, Celso Jair, os participantes do Projeto Bombeiro Mirim e Projeto Bombeiros no Resgate da Cidadania, entre outros.
O investimento na construção do veículo Auto-bomba de Salvamento e Resgate foi mais uma iniciativa do prefeito Antonio Carlos. Desenvolvido pela primeira vez no Brasil, o modelo já é usado na Alemanha e seu protótipo foi adaptado à realidade brasileira em chassi nacional, em Franca na Indústria Automarcas. A iniciativa pioneira do investimento fez com a fábrica construísse o veículo a preço de custo, por ser o primeiro modelo lançado no país. O veículo que custaria R$ 130 mil custou R$ 80 mil.
O veículo é equipado com todas as ferramentas necessárias para a realização de salvamento e resgate, como maca e balão de oxigênio, e ainda equipamentos para combate a incêndios como bombas de água, tanques com reservatório para mil litros, mangueira e esguichos. Segundo o Capitão PM Eduardo Satnellis, o veículo trará mais agilidade e economia. "É uma viatura mais ágil, que pelo seu tamanho entra em qualquer lugar e utiliza apenas três homens nos três tipos de atendimento, enquanto que as viaturas tradicionais precisam de três homens na viatura de resgate, três para a de salvamento e três para atender incêndios", explicou.
A boa relação entre os Bombeiros e o Prefeito trouxe benefícios para toda região. Caraguá hoje possui um Posto de Bombeiros exemplar, que pode atender ocorrências em todo o Litoral Norte. Só nesta temporada de verão, os Bombeiros atenderam 105 resgates em Ubatuba, 205 em São Sebastião e 605 em Caraguá. Segundo os Bombeiros foi uma temporada turbulenta devido às obras da Rodovia Tamoios e também ao grande números de turistas.
O prefeito de Caraguá recebeu como monções, "Amigo dos Bombeiros" e "Bombeiro Honorário", sendo este o primeiro título dado a um prefeito da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte nos últimos 20 anos. O Bombeiro Honorário é um título muito disputado e indicado, a um público bastante seleto, não só pelo Bombeiros como também por autoridades governamentais.
Antonio Carlos da Silva tem sido exemplo para vários prefeitos pela forma que vem trabalhando com o Bombeiros. A unidade costuma ser visitada por turistas, como um Bombeiro Italiano que estava em São Paulo e ficou sabendo a respeito do quartel e acabou vindo conhecer. Segundo ele, o quartel é melhor que muitos quartéis da Itália. (Fonte: PMC)

Salvamar comemora a entrega de novos botes

Caraguatatuba - A Prefeitura também comemorou com os Bombeiros, a entrega dos dois novos botes ao 17º Grupamento dos Bombeiros - Salvamar Paulista. Os botes já foram utilizados na temporada de verão, ajudando no salvamento e na prevenção de acidentes por afogamento no mar. Segundo o Comandante do 17º Grupamento de Bombeiros – Salvamar Paulista, capitão Smicelato, Caraguá foi a única do Litoral Norte a não registrar casos de afogamento grave.
Segundo o comandante do, "com esses botes, os bombeiros reduziram o tempo para fazer o resgate ou chegar aos banhistas em área de risco, evitando afogamentos ou mortes".
Caraguá conseguiu reduzir a zero o índice de mortes por afogamento nos últimos anos, graças aos investimentos e ao apoio da Prefeitura com a contratação de guarda-vidas na temporada de verão, visando aperfeiçoar o serviço preventivo. Para o Capitão Stanellis isso é espantoso. "Nunca vi isto antes", declara. (Fonte: PMC)

Inauguração da Sala de Higienização para viaturas

Caraguatatuba - Com a nova sala, a prefeitura visa oferecer condições adequadas para esterilização das viaturas de resgate de ocorrências com vítimas. A sala de higienização também servirá para limpar os veículos UTI da rede municipal.
A realização é da prefeitura que investiu aproximadamente R$ 35.257,25 para a construção da sala. O objetivo da sala de higienização é oferecer condições adequadas para esterilizar as viaturas de resgate, quando chegam das ocorrências com vítimas. A sala de higienização também vai limpar os veículos UTI da rede municipal.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, José Eduardo Stanellis de Aquino, com a sala de higienização e esterilização, além da economia, as viaturas e o material utilizado nas ocorrências oferecerão mais segurança às vítimas. Ele explicou que, após a construção da sala, haverá um reaproveitamento de 90% dos materiais usados no atendimento do resgate. Hoje, sem esta sala, o aproveitamento é de apenas 30%.
Outra vantagem da Sala é que com o uso dos novos equipamentos, os resíduos, que são tratados, não poluirão o meio ambiente e não possibilitarão contaminações. "Os resíduos da lavagem caem numa grelha, de onde são levados para uma caixa com produtos químicos adequados para o tratamento e, em seguida, vão para a rede de esgoto, em forma de água limpa, não contaminando o esgoto, nem afluentes", explica. (Fonte: PMC)

Saiba mais sobre a parceria Prefeito e Bombeiros

Caraguatatuba - A parceria entre Prefeitura e Bombeiros começou em 1999, quando foi construído um galpão pré-moldado onde foi criada toda a instalação do Corpo de Bombeiros. Segundo o Comandante do 4º Sub Grupamento do Bombeiro do Litoral Norte, Capitão José Eduardo Stanelis de Aquino, este protótipo não existia no Brasil, não havia no país um modelo de tão fácil e barata construção, tanto que acabou servindo de modelo para vários municípios. "Recebemos com freqüência engenheiros e Bombeiros de diversos municípios que nos visitam para conhecer a instalação", diz o Capitão. O investimento em obra para a construção deste quartel foi reconhecido pelo Governo. A obra que custou R$ 230 mil, rendeu para Caraguatatuba R$ 1.200 mil em viaturas cedidas pelo Governo do Estado.
Em 2001, o prefeito de Caraguá investiu mais uma vez no Corpo de Bombeiros, comprando uma viatura leve e mobiliando o quartel inteiro. Também foi comprado pela Prefeitura uma viatura avançada de resgate com chassi Ford F 4000 Turbo Diesel Interculer e entregue ao Bombeiros em sua inauguração a Unidade neste ano.
Em 2002, Caraguá lançou o projeto de atendimento a resgate com Motos Operacionais do Bombeiros, comprando duas motos Mob, que foram testadas na Marginal Tietê. As mob´s passaram a ser usadas pelo Bombeiros na temporada e nos feriados, viabilizando o atendimento no períodos em que o trânsito se torna maior e o número de acidentes aumenta. Caraguá foi o segundo município do país a implantar o serviço de atendimento com Mob. Esta iniciativa também rendeu para Caraguá mais um presente do Governo do Estado: uma viatura/ambulância de apoio ao resgate.
A Prefeitura e os Bombeiros, juntos, também investem em projetos sociais como o "SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania", atendendo, hoje, 60 crianças, que recebem treinamento em primeiros socorros, salvamento em altura, além de outras atividades, como aulas de capoeira. O projeto também oferece café-da-manhã, almoço e jantar.
Outro projeto que envolve as crianças de Caraguá é o "Bombeiro na Escola". O objetivo é ensinar noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes e é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação. (Fonte: PMC)

Escola Municipal do Massaguaçu é inaugurada com grande festa
A inauguração da EMEF “Profª. Antonia Antunes Arouca”, em comemoração ao Aniversário de 147 anos de Caraguá, foi uma verdadeira festa. Alunos, professores, comunidade e autoridades participaram da cerimônia que lotou o pátio da nova escola

Caraguatatuba - Caraguá está completando, em 2004, 147 anos de emancipação político-administrativa, e uma série de eventos vêm acontecendo, desde o último dia 16, para a comemoração. A festa conta com vários shows, campeonatos esportivos e inaugurações de obras. O dia do Aniversário de Caraguá é 20 de abril.
Construída por meio de um convênio entre prefeitura e Secretaria de Estado da Educação, com recursos de R$598.178,96, a nova unidade escolar, EMEF “Profª. Antonia Antunes Arouca”, do bairro Massaguaçu foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 19, às 10 horas, em clima de muita festa e atenderá alunos de 5ª a 8ª série.
A obra contempla uma área construída de 1.750m², composta por 10 salas de aula com 50m² cada, uma sala de informática com 70m², galpão coberto, praça de recreação, secretaria, vestiários, cozinha industrial, circulação e área para futura implantação de quadra de esportes.
Durante a inauguração, as alunas da escola realizaram uma apresentação de dança e homenagearam o prefeito Antonio Carlos da Silva, o vice-prefeito José Pereira de Aguilar, a secretária municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, e o diretor Ademir Presente. Marcaram presença na inauguração, autoridades civis, municipais e militares, professores, alunos, comunidade em geral e os professores aposentados e membros do CPP (Centro do Professorado Paulista).
Após a homenagem das alunas, foi entregue a réplica da placa inaugural à homenageada, a professora aposentada Antônia Antunes Arouca. Em seguida, ela se pronunciou em um discurso emocionado falando sobre sua felicidade em ser professora e viver nas salas de aula.
A secretária municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, ao falar, elogiou a brilhante carreira da professora homenageada e enfatizou que é muito importante a proximidade do patrono da escola com as crianças. “Espero que a escola tenha uma carreira brilhante e de muito sucesso como foi a sua (da homenageada)”, disse.
Em seguida, a palavra foi passada ao vice-prefeito José Pereira de Aguilar, que lembrou da luta da homenageada pelos professores aposentados e pensionistas. “Parabéns por continuar trabalhando mesmo estando aposentada. Essa homenagem é muito merecida”.
O prefeito Antonio Carlos da Silva disse que “o momento é propício para homenagear essas professoras que marcaram a história da cidade com uma carreira brilhante em sua profissão, pois são exemplo de pessoas que continuam lutando pela educação.”
Ele aproveitou para elogiar o trabalho da secretária de Educação e sua equipe. “Foi Deus quem colocou a Roseli aqui para formar essa equipe competente, que tanto vem desenvolvendo o setor na cidade. Não adianta ter investimento se não tiver força de vontade e competência para realizar o trabalho”. E continuou. “Para mim, é uma honra poder inaugurar um equipamento público feito com dinheiro público, pois não estamos fazendo mais que nossa obrigação”.
Ele disse que 97% dos professores da rede, têm, hoje, curso superior de Pedagogia, graças a uma lei municipal que existe desde 1998 e que permite que a prefeitura pague 50% da mensalidade desses cursos para cada profissional.
Em seguida, foi feita uma homenagem à Profª. Antônia Antunes Arouca, por Nanette Suchow, que entregou uma carta da ex-aluna de Rita Janete de Oliveira Gomes. Logo após foi descerrada a placa inaugural. (Fonte: PMC)

Urbanização da Cocanha é inaugurada em comemoração ao Aniversário de Caraguá
Entre as comemorações do Aniversário de 147 anos de Caraguá foi inaugurada no dia 19 a urbanização da Praia da Cocanha

Caraguatatuba - Caraguá recebeu grandes obras de urbanização da orla nos últimos 7 anos e, no dia 19 de abril, durante as comemorações do Aniversário de Caraguá, a cidade inaugurou a urbanização da Praia da Cocanha, realizada com verbas vindas do DADE (Departamento de Apoio às Estâncias).
Durante a inauguração o vice-prefeito José Pereira de Aguilar representou o prefeito Antonio Carlos da Silva e, em seu pronunciamento, parabenizou a população do bairro que foi beneficiada com a drenagem e pavimentação. Parabenizou também os visitantes que, agora, têm mais infra-estrutura para freqüentar a praia. Após seu pronunciamento, foi descerrada a placa inaugural.
O projeto de reurbanização incluiu obras de pavimentação, drenagem, calçadão, ciclovia, paisagismo, entre outras. Todo o Jardim Adalgisa foi drenado e pavimentado. O investimento total foi de R$835 mil. A nova orla das praia priorizou os banhistas, ciclistas e pedestres. O prefeito Antonio Carlos da Silva, que vem formalizando os convênios com o DADE, desde 2001, acredita e luta pelo conforto que as praias revitalizadas, com ruas e avenidas pavimentadas, ciclovias e estacionamentos poderão oferecer a turistas e moradores. (Fonte: PMC)

Caraguá assina convênios de R$ 25 milhões com a Sabesp

Caraguatatuba - No início da cerimônia de inauguração do Ciase (Centro Integrado de Ações Sócio-educativas) “Governador Adhemar Pereira de Barros”, localizado no bairro Travessão, no início da tarde de domingo, o prefeito Antonio Carlos e o superintendente da Sabesp – Unidade de Negócio Litoral Norte, José Ricardo Manckel Amadei, assinaram um convênio no valor de R$23 milhões e um contrato de R$1 milhão e 56 mil. O convênio, que tem R$21 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, significa mais R$23 milhões em obras para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Caraguatatuba, que consiste na execução de 93km de redes coletoras, 17 estações de bombeamento de esgoto bruto e 6 mil ligações de esgoto, beneficiando um total de 23.400 pessoas, que vivem na região sul da cidade. Os bairros a serem atendidos serão Jardim dos Sindicatos, Pontal Santa Marina, Jaraguá, Travessão, Golfinho e Jardim Atlântico, na Praia das Palmeiras. O prazo para execução das obras é de 24 meses. Ao término dessas obras, Caraguá passará a ter 85% do seu esgoto coletado e tratado.
O contrato de R$1 milhão e 56 mil, também assinado entre a prefeitura e a Sabesp durante a inauguração do Ciase, tem o objetivo de repor, na cidade toda, os pavimentos rompidos pela Sabesp em decorrência de manutenções na rede coletora de esgoto. O prazo para a execução das obras é de 18 meses.
O complexo do Ciase inaugura domingo tem uma infra-estrutura que permitirá o desenvolvimento de atividades integradas entre as secretarias de Educação, Assistência Social, Esportes e Recreação e Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). Com o ginásio coberto lotado, o evento se tornou uma grande festa reunindo a comunidade da região sul. Estiveram presentes, além do prefeito Antonio Carlos da Silva e do vice-prefeito José Pereira de Aguilar com sua esposa Rose, o representante da família de Adhemar de Barros, Dr. Roberto Celeste, secretários municipais, o presidente da Câmara, Wílson Gobetti, vereadores, políticos, professores, diretores, representantes das APMs, da Fundação Orsa, e também da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Foram também inauguradas a Biblioteca Municipal “Cecília Meirelles” e o CEI/EMEI (Centro de Educação Infantil e Escola Municipal de Educação Infantil) “Leonor Mendes de Barros”, que fazem parte do complexo Ciase. (Fonte: Imprensa Livre)

Idosos inauguram nova USF tomando vacina contra gripe

Caraguatatuba - Os idosos do Morro do Algodão e adjacências, que estiveram na nova Unidade de Saúde, no último sábado, além de conheceram as novas instalações, aproveitaram para tomar a vacina contra gripe, no primeiro dia da campanha. A vacinação continua em Caraguá até o dia 30 de abril. O município deverá vacinar cerca de 7.500 idosos, com idade acima de 60 anos, em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os acamados poderão receber a vacinação em domicílio. Basta que alguém da família procure pela uma unidade de saúde mais próxima e solicite a visita de um agente de saúde do Programa Saúde da Família. “Tomo todo ano. Acho bom porque ela evita que a gente pegue uma gripe mais forte, uma bronquite ou até mesmo uma pneumonia. Estou adorando tomar vacina na nova unidade. Achei muito importante esta obra. Saúde é fundamental”, comentou o Sr. João Pedro dos Santos. “Depois que tomei a vacina nunca mais peguei gripe, por isso não deixo de tomar”, disse a dona de casa Maria Aparecida de Campos. Outra moradora do bairro, Maria da Penha Simões, também inaugurou a nova unidade tomando a vacina contra gripe. “É muito melhor esta unidade, tem mais espaço, vai facilitar muito. Antes a gente não podia fazer exames, e aqui poderemos”, comemorou. (Fonte: Imprensa Livre)

Antonio Carlos anuncia Lúcio Fernandes como o vice de Aguilar

Caraguatatuba - Com apoio do prefeito Antonio Carlos da Silva, o ex-vereador Lúcio Fernandes será o candidato a vice na chapa encabeçada por José Pereira Aguilar. Restando pouco mais de um mês para o início das convenções partidárias, o PSDB praticamente já definiu sua chapa completa. Antonio Carlos é o atual presidente do partido na cidade. “O Aguilar foi meu vice-prefeito por dois mandatos. Me apoiou quando era vereador e que eu perdi a primeira eleição. Acho que a lealdade dele conquistou este espaço. Assim, nós vamos sair em Caraguá com candidato a prefeito e também a vice do PSDB, com o Lúcio Fernandes”. Ontem à tarde, Fernandes falou sobre a indicação. “Estamos aguardando as convenções, mas já temos um posicionamento do prefeito e do diretório do partido”. O pré-candidato a vice-prefeito, ocupa há mais de sete anos o cargo de assessor legislativo de Antonio Carlos. Ele foi vereador durante 16 anos na cidade. Em 1982, chegou à Presidência da Câmara. Também trabalhou nas três campanhas de Antonio Carlos da Silva. Lúcio Fernandes é natural de Caraguatatuba. Segundo ele, a idéia é manter a parceria. “Minha meta é ser um fiel escudeiro, ser um companheiro, fazer parte da equipe”. Fernandes também já foi presidente do PSDB e, após a escolha de Antonio Carlos, no fim do ano passado, passou para vice. (Fonte: Imprensa Livre)

Caragua e Cunha festejam aniversário
Cidades realizam hoje uma série de eventos em comemoração aos seus aniversários de emancipação política

Caraguatatuba - Nas duas cidades é feriado hoje e amanhã, Dia de Tiradentes.
As programações contam com shows musicais e inauguração de obras nas duas cidades. Em Caraguá, que completa hoje 147 anos, a solenidade tem início às 6h, no pólo cultural Adaly Coelho Passos, com uma alvorada com a Banda Municipal Carlos Gomes. Para as 8h está programado o hasteamento dos pavilhões e, em seguida, uma apresentação do Água Viva Coral e do projeto Guri. Às 9h serão inauguradas duas exposições fotográficas. Entre as obras a serem inauguradas hoje estão a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Antônia Ribeiro da Silva, o píer do Camaroeiro, a urbanização da Prainha e a urbanização da Martim de Sá. A festa será encerrada às 22h com um show do cantor Jorge Ben Jor, na praça de eventos.
CUNHA - Em Cunha, que comemora hoje 146 anos, a festa também contará com inauguração de obras, a partir do meio-dia. Entre elas a duplicação da estação de tratamento de água, o vestiário do campo de futebol do bairro Parque Nova Cunha, o campo de futebol do bairro do Motor e o campo de futebol do bairro do Macota. A solenidade terá início às 8h com desfile cívico na praça da Matriz. Às 22h será realizado, também na praça da Matriz, um show com a Banda Doto Jeka. A festa do aniversário de Cunha ocorre até sexta-feira. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Prefeito fez a doação de uma perua Kombi à Pastoral da Criança

Ilhabela - Sabendo da necessidade da Pastoral da Criança em adquirir uma condução e não tendo verba para tal, o prefeito Manoel Marcos agilizou a doação junto a um empresário de São Paulo, que imediatamente providenciou o envio de uma perua Kombi. A cerimônia de entrega da chave foi feita diretamente para a irmã Santina Pinheiro, coordenadora da Pastoral da Criança em Ilhabela e aconteceu dia 16 de abril, por ocasião da inauguração da creche do bairro Itaquanduba.
Irmã Santina, emocionada, agradeceu o prefeito esclarecendo que a perua servirá para transportar as crianças do “Projeto Viva Vida”.
Estavam presentes na ocasião: Sr. José Figueira; o vice-prefeito Gilson Tangerino; Neizinho; Yone Pierrô; o prefeito Manoel Marcos; Irmã Santina; primeira-dama Célia Reale Ferreira; Irmã Maria e D. Terezinha Ferreira. (Fonte: PMI)

Prefeitura deu início à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Saúde, deu início à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso e a Campanha de Prevenção e Diagnóstico precoce do câncer bucal que consiste em exame bucal e orientações educativas sobre a saúde da boca, no sábado dia 17 de abril na Unidade Básica de Saúde do bairro da Água Branca.
A partir do dia 19 de segunda à sexta-feira, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão vacinando e fazendo o exame bucal em período integral das 8 às 17 horas, até dia 30 de abril.
Com a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar não só os idosos acima de 60 anos contra a gripe, como também estará ministrando vacinas contra tétano e difteria, estendendo a vacinação para as pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e as portadoras do vírus da Aids.
A Secretaria de Saúde alerta contra a gripe, o organismo do idoso por ser mais sensível, está sujeito aos riscos da pneumonia. A vacina confere proteção a partir do de 10o dia após a sua aplicação, persistindo por um ano e nunca provoca a gripe como muitos propagam; quando alguém fica gripado dias após ser vacinado, é porque já estava contaminado pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina, mesmo assim os sintomas são mais fracos.
Maiores informações, ligue para a Vigilância Epidemiológica Municipal, telefone: 3896.9200 ramal 9291. (Fonte: PMI)

Site da Câmara passa a incluir leis municipais aprovadas de 1980 a 2004

Ilhabela - A Câmara Municipal está oferecendo mais um serviço na sua página da internet. O novo serviço permite ao usuário pesquisar sobre todas as Leis Municipais aprovadas no período de 1980 a 2004 pelo Legislativo.
Complementando o endereço eletrônico com a palavra legislação (www.camara ilhabela.sp.gov.br/legislacao), o usuário terá acesso à página específica para a pesquisa.
A consulta é simples e rápida, na página o usuário deverá selecionar o campo onde se encontra a palavra Lei e digitar o número da lei, data da publicação ou palavra chave para procura.
O serviço de pesquisa já se encontra disponível aos interessados na internet.
O site da Câmara Municipal (www.camarailhabela.sp.gov.br) também oferece outros serviços: no menu principal o usuário poderá acessar a relação de ve-readores e mesa diretora, dados relativos às sessões, demonstrativos fiscais conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal e informações de interesse público.
Além da mídia eletrônica, a Câmara Municipal publica, quinzenalmente, as Leis Municipais e outros atos Legislativos no Diário Oficial, que poderão ser encontrados na sede da Câmara.
Segundo o presidente da Casa, vereador José Donizette da Silva, quando assumiu a presidência da Câmara, um dos objetivos era tornar mais transparente o trabalho do legislativo, permitindo o acesso à informação aos munícipes. Neste sentido, aumentou a circulação do Diário Oficial e está aperfeiçoando os serviços na internet, repassando assim o dia a dia do trabalho dos vereadores. “Além do acesso à informação, através de jornal e internet, gostaria que a população acompanhasse também o trabalho do Legislativo e dos vereadores através das sessões em plenário”, comentou Donizette. (Fonte: Imprensa Livre)

Corpo nú é resgatado no mar próximo à Ilha Vitória

Ilhabela - Os bombeiros resgataram na tarde de sábado um corpo que boiava ao largo da Ilha Vitória. Tripulantes de uma embarcação particular avistaram o corpo, avisando a equipe do Salvamar.
O resgate foi feito pelos bombeiros do navio Cianciulli, que trouxeram o cadáver até a costa de São Sebastião. Segundo o tenente Igor Sergei Klein, comandante da Salvamar, o corpo, que estava nu, é de uma pessoa do sexo masculino e estaria na água há cerca de 15 dias.
De acordo com o tenente, não há registros de desaparecimento no Litoral Norte. Os únicos casos de pessoas que estavam perdidas no mar são provenientes de Itanhaém, no Litoral Sul, e Trindade/RJ. O primeiro estaria desaparecido há cerca de duas semanas e o outro há uma semana.
O corpo está no IML (Instituto Médico Legal) à espera de identificação da família, o que não aconteceu até a tarde de ontem. O caso foi registrado como encontro de cadáver no 1° Distrito Policial de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Operador de máquinas é assassinado com cinco tiros

Ilhabela - O operador de máquinas Fábio de Assis, 26 anos, foi assassinado, com cinco tiros, na noite de sábado, próximo a sua casa na rua Maria Dias Barbosa, bairro Perequê. Dois dos suspeitos de envolvimento no crime foram presos em seguida pela Polícia Militar. Um terceiro está foragido.
O irmão da vítima F.A., 22 anos, disse à polícia, que tinha acabado de entrar em casa, após deixar Fábio na esquina, quando ouviu os tiros. Ele correu a tempo de ver o irmão caído no chão baleado.
Segundo a polícia, os tiros que atingiram a cabeça e peito, foram disparados por um rapaz que segui na garupa de uma moto Titan preta, que passou ao lado da vítima. Uma testemunha ainda relatou que um deles estava de capacete branco e usava roupas escuras.
O outro trajava jaqueta preta, bermuda e chinelos. Ambos fugiram sentido Barra Velha. Segundo a polícia, a testemunha identificou as duas pessoas como sendo R.C.G., 19 anos, o “Santista”, e C.N.N.S., 28 anos, o “Guarujá”.
Drogas - Os dois são naturais da Baixada Santista. R. tem antecedentes criminais por furtos e porte ilegal de armas, já o comparsa nunca havia se envolvido em nenhum crime. No entanto, a vítima tinha passagens pela polícia por porte e tráfico de drogas.
“Santista” e “Guarujá” foram localizados em uma casa no mesmo bairro. No quintal do imóvel, a polícia encontrou um revólver, calibre 38, que pode ter sido usado no crime.
Na residência também foi apreendido um celular, uma agenda telefônica e um Fiat Fiorino, branco, cuja numeração do chassi foi adulterada e o motor pertence a outro carro. Os dois foram conduzidos à delegacia, onde ficaram presos acusados de participação no homicídio.
Segundo a polícia, o autor dos disparos, que foi identificado e tem passagens pela polícia, está foragido e teria apresentado um advogado para cuidar do caso. O motivo do crime, de acordo com suspeitas da polícia, seria por disputa de ponto de droga ou vingança. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Governador oficializa corredor de exportação e quer parceria para ampliar Porto/Dersa

São Sebastião - O governador Geraldo Alckmin esteve no Porto de São Sebastião, no último domingo, para acompanhar o embarque de 1,4 mil carros da Volkswagen e 100 caminhões, rumo a Argentina. Assim, ele oficializou a abertura do novo corredor de exportação estadual (Campinas-Vale do Paraíba-Litoral Norte).
Cerca de 200 pessoas acompanharam a visita do governador, entre elas, os prefeitos Paulo Julião (São Sebastião), Manoel Marcos (Ilhabela) e Antonio Carlos da Silva (Caraguá) e o deputado estadual Marcelo Bueno. Geraldo Alckmin chegou de helicóptero por volta das 10h20, no pátio do Porto/Dersa. Pouco depois, ele embarcou o primeiro carro da Volks, um Gol Geração III, no navio Comet Ace. Em entrevista coletiva, Alckmin disse que nos últimos anos foram investidos R$ 258 milhões em obras para facilitar a movimentação de cargas. “Desde o anel viário de Campinas, a ampliação da Rodovia Dom Pedro e sua interligação com a Carvalho Pinto, a recuperação da Tamoios no trecho de serra, a duplicação da SP-55 entre São Sebastião e Caraguá (ainda em andamento) e as obras no porto”, citou o governador.
Geraldo Alckmin também destacou o início da construção de dois novos ‘dolphins’ para atracação de navios e as reformas dos pátios do Porto de São Sebastião. “É um passo de grande importância, porque o comércio exterior é fundamental para o desenvolvimento do país. Precisamos ter infra-estrutura portuária e de transporte para ter competitividade. Os carros da Volks estão vindo para São Sebastião, porque aqui fica 40% mais barato”.
De acordo com o governador de São Paulo, os dois novos ‘dolphins’ serão feitos com verba estadual e devem ficar prontos até o final do ano. “O segundo píer, em águas profundas (14 metros de profundidade), será para receber navios de grande calado. É uma obra em torno de R$ 80 milhões. Liberamos R$ 1,6 milhão para o projeto executivo, que já começou a ser feito, e a partir daí vamos buscar parceiro privado para a execução. Mas, com os novos dolphins, já vai ser possível atracar mais navios simultaneamente”. Para Alckmin, o Porto de São Sebastião é um complemento ao Porto de Santos. “São Paulo está investindo no complexo portuário. A busca desta eficiência é bom para atividade portuária e ao país. Hoje, no mundo globalizado, comércio exterior é vida ou morte, por isso, é muito importante o Brasil aumentar as exportações”.
A maior parte dos veículos enviados para a Argentina nesta primeira operação foi fabricada em Taubaté. Entretanto, chassis de caminhões Mercedes Bens vieram de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, e alguns carros da Volks de Resende (RJ), fora do novo corredor de exportação. Conforme adiantou o governador, áreas próximas às rodovias Carvalho Pinto e Tamoios, no Vale, poderão servir como retroporto, ou seja, para armazenamento de cargas. Um dos motivos seria a proximidade com o Aeroporto de São José dos Campos. “Estamos investindo no transporte intermodal, melhorando ferrovias, rodovias, portos e aeroportos”, finalizou. O secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, elogiou a participação dos municípios da região. “Sem fazer alarde ou pirotecnia e trabalhando continuamente em conjunto com os prefeitos, estamos alcançando nossos objetivos. Essa união é o caminho para que São Paulo se consolide como grande exemplo de desenvolvimento do país”. Já o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, ressaltou a importância da exportação de veículos para a geração de empregos. “O desemprego é o maior flagelo da sociedade e esperamos que esta primeira movimentação atraia outras empresas e anime ainda mais para a construção dos novos berços de atracação”, concluiu. O navio Comet Ace deixou o porto na manhã de ontem. A viagem até a Argentina deve durar três dias. (Fonte: Imprensa Livre)

Sindicato dos Estivadores espera que operação seja mantida

São Sebastião - O presidente do Sindicato dos Estivadores, Robson Wilson Santos, comemora a retomada da exportação de veículos via Porto de São Sebastião. “É muito bom. Retomamos um serviço que estava paralisado há mais de cinco anos”.
Santos acredita que o aumento das exportações poderá gerar empregos. “Esperamos que esta operação da Volkswagen seja apenas um início e que a vinda do governador possa atrair outras empresas”. Atualmente, 180 estivadores são sindicalizados. Porém, o sindicato representa mais de 300 portuários. Robson Santos alerta que, ao longo do ano, os trabalhadores chegam a ficar mais de 160 dias parados. “Em média, trabalhamos 16 dias por mês. Por isso, sempre estivemos nesta luta. Uma semente que plantamos no passado e que hoje começamos a colher os frutos”. O sindicalista lembra que, ainda na época em que Geraldo Alckmin era vice-governador do Estado de São Paulo, uma comissão portuária de São Sebastião esteve em São Paulo para reivindicar obras no Porto e melhores condições de trabalho. “Hoje começamos a ver o resultado”, encerrou. (Fonte: Imprensa Livre)

Comissão do Comdurb apresenta propostas para regularização de garagens náuticas

São Sebastião - O Comdurb (Conselho de Meio Ambiente de Urbanismo), durante reunião ordinária na noite de quinta-feira, discutiu normas para disciplinar licenciamento de garagens náuticas, com base em propostas apresentadas por uma comissão especial do conselho. A reunião foi presidida pelo conselheiro Luiz Tadeu de Oliveira Prado, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebas-tião/Ilhabela, porque o presidente nato do Comdurb, José Teixeira Filho, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, não compareceu. As propostas apresentadas pela comissão não obtiveram consenso em plenária e deverão ser ajustadas antes de apreciação definitiva e deliberação. Prado estabeleceu dez dias de prazo para que os conselheiros formalizem propostas de alteração e complementares. O conselheiro Roberto Lopes Salomão Magiolino, relator da comissão especial do Comdurb - criada para estudar e apresentar as propostas - expôs 20 itens destinados às futuras normas de licenciamento das garagens náuticas. Entre os itens que provocaram discussões está: “Nos estabelecimentos deverá haver um local reservado para lavagem de embarcações, devendo os materiais provenientes das lavagens ser tratados nos estabelecimentos antes de serem encaminhados para seus destinos finais devendo, sempre que possível, serem laçados na rede pública de esgoto”. Conforme o conselheiro Evaristo Vincenzo, a Sabesp não permitiria lançamento destes efluentes em sua rede de captação de esgoto doméstico. Magiolino propôs, então, deixar mais enfático o relatório da proposta, ou seja, especificar que os efluentes devem ser lançados na rede, cumprindo parâmetros da concessionária.
Ontem, a assessoria de imprensa da Sabesp explicou que os efluentes de garagens náuticas são considerados semelhantes aos de postos de revenda de combustível. Segundo a assessoria, o lançamento destes efluentes na rede pública é permitido, mas há sobretaxa de 53% sobre a captação normal de esgoto, a título de conscientização ambiental. Caso garagens e postos comprovem tratamento prévio do resíduo, antes do lançamento, estarão dispensados da sobretaxa.
Licença provisória - O item 18 da proposta prevê emissão de licença provisória às garagens náuticas. O conselheiro Nivaldo Simões não concorda com esta medida e teve apoio de outros conselheiros. Magiolino explicou que a licença provisória se deve à necessidade de dar prazo para a regularização das garagens existentes. O relatório prevê prazo de 90 dias para a regularização, desde a vigência das novas normas legais. Magiolino propôs, então, incluir no texto das propostas, a chamada licença de instalação, que não significa operação. Vincenzo afirmou, porém, que a grande maioria das garagens náuticas na região central da cidade não está em local adequado porque ocupa área de marinha. “Estas garagens funcionam há 10, 20 anos e estão consolidadas e toleradas pelo poder público”, respondeu Magiolino.
Conforme Vincenzo, a consolidação não é procedente, uma vez que há ações judiciais contra algumas náuticas. Mas na proposta da comissão, consta necessidade das atividades de garagens náuticas cumprirem leis de uso e ocupação do solo.
Limite de ruído - O limite de ruído tolerado previsto na proposta da comissão do Comdurb também provocou contrariedades. Pela proposta, as garagens náuticas não poderão ultrapassar o limite de 70 decibéis, sendo tolerada variação de até 20% deste valor, ou seja, 84 decibéis. Vincenzo afirmou que em frente ao Shopping Villa Mares, no Bairro Arrastão, uma norma municipal proíbe emissão de som acima de 50 decibéis. “Considero que para as garagens náuticas o limite poderia ser o mesmo e sem tolerância”. Ele afirmou que um motor de barco acionado chega a mais de 110 decibéis, barulho insuportável.
Segundo aferições da prefeitura, o ruído na Avenida Guarda Mór Lobo Viana, num sábado por volta das 11h, é de 70 a 72 decibéis por causa do tráfego, mas quando passam caminhões o valor dobra. Vincenzo disse que as residências com muros altos não são afetadas por ruído da via pública.
Confira todas as propostas da comissão do Comdurb - Após estudos, vistorias e reuniões para avaliar e disciplinar o licenciamento ambiental de garagens náuticas em São Sebastião, a comissão especial do Comdurb apresentou os seguintes itens:
1 – As faixas visando acesso das embarcações ao mar e ao rio deverão ter no máximo sete metros de largura;
2- O trajeto percorrido pelos veículos, quando da colocação das embarcações na água, deverá ser feito sempre em linha reta;
3- Manobras com veículos ou embarcações somente poderão ser feitas dentro dos limites da garagem náutica, ficando vedadas manobras com veículos ou embarcações em suas carretas nas praias;
4- Deverão ser balizados em terra, pelos proprietários das garagens, os caminhos de acesso à água, sempre que tais caminhos ficarem fora dos limites do imóvel onde irá funcionar a garagem náutica;
5- Deverão ser balizados na água, pelos proprietários das garagens náuticas, os caminhos de acesso à água, com bóias, até a distância de 200 metros da linha da maré alta, ou até dois metros de profundidade;
6- Quando o acesso ao mar ocorrer por rio, o particular deverá sinalizar os locais que possam representar riscos aos freqüentadores;
7- Fica proibido deixar carretas das embarcações, bem como quaisquer outros instrumentos utilizados para o desenvolvimento da atividade, nas praias, e em locais de uso público;
8- As garagens deverão ter registros em livro próprio das embarcações que estiverem sob seus cuidados, como seus respectivos dados de identificação, bem como o nome e a qualificação completa do proprietário;
9 - Nos estabelecimentos deverá haver um painel, em local visível, informando o número de embarcações que estão sob seus cuidados;
10- Nos estabelecimentos deverá haver um local reservado para lavagem de embarcações, devendo os materiais sólidos e líquidos provenientes das lavagens ser tratados nos estabelecimentos antes de encaminhados para seus destinos finais devendo, sempre que possível, serem laçados na rede pública de esgoto;
11- Para a limpeza das embarcações, veículos ou demais objetos utilizados na atividade, deverão ser usados produtos biodegradáveis que causem o menor impacto possível ao meio ambiente;
12- Os ruídos produzidos nas garagens não poderão ultrapassar 70 decibéis, sendo tolerada uma variação de até 20% deste valor;
13- Os interessados deverão apresentar laudos comprovando que os ruídos produzidos não ultrapassam os limites estabelecidos;
14- Quando os ruídos apresentarem-se acima dos limites permitidos, deverão ser indicadas as medidas que serão utilizadas para a redução, bem como sua eficácia.
15- Os motores não poderão ser acionados dentro das divisas dos estabelecimentos antes das 9h, e após 18h;
16 – Deverá haver um lugar destinado exclusivamente à manipulação e estoque de combustível, atendendo ao disposto na legislação pertinente;
17- As atividades desenvolvidas na garagem deverão seguir o zoneamento municipal estabelecidos pela legislação que regula o uso e ocupação do solo;
18- A licença definitiva somente poderá ser concedida após apresentação de parecer favorável do Corpo de Bombeiros, da Cetesb e do DEPRN;
19- Para concessão de licença provisória deverá o interessado apresentar cópia do pedido de licenciamento junto ao Corpo de Bombeiro, à Cetesb e ao DEPRN;
20- Será concedido um prazo de 90 dias, a contar da publicação das normas legais, para que as garagens náuticas façam as devidas adequações. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretário de Saúde presta contas a apenas cinco dos 15 vereadores

São Sebastião - O secretário municipal de Saúde, Paulo Jorge de Souza Campos, prestou de contas da execução orçamentária e financeira do 4º trimestre de 2003 (outubro, novembro e dezembro), ontem, na Câmara de Vereadores.
No entanto, dos 15 vereadores, apenas cinco compareceram: o presidente Marcos Leopoldino, o vice João
Barreto, Aldo Conellian (ex-secretário da Saúde), José Irineu de Souza e Dalton José da Silva. O vereador Marco Antônio de Souza foi representado por sua assessora.
De acordo com o secretário, a despesa da Saúde chegou, no referido período, a R$ 7.125.847,61. Os gastos envolvem pessoal e encargos sociais (76,7%), investimentos (1,8%) e outras despesas correntes (21,5%).
Quanto à fonte de recursos, segundo ele, o mínimo a ser aplicado pelo município seria R$ 5.119.711,93, ou seja, 15%. No entanto, os recursos repassados pelo Fundo Municipal de Saúde foram na ordem de R$ 5.606.358,86, o que representa 2,1% a mais do que a lei obriga.
Já as transferências da União e do Estado, vinculadas a saúde, totalizaram a quantia de R$1.519.488,75.
Após apresentação dos dados, o vereador José Irineu de Souza, o Zézinho da Piscina, questionou o secretário sobre o atendimento no Pronto-Socorro Central, que estaria sendo alvo de críticas da comunidade. Paulo Jorge disse que o compromisso dos funcionários do PS é realizar o atendimento emergencial.
Ele explicou que os servidores que atuam na recepção não sabem o que está ocorrendo dentro do Pronto-Socorro. “Se tiver emergência tumultua um pouco o atendimento”, salienta.
Campos, entretanto, fez questão de frisar que os pacientes não compreendem que, muitas vezes, a demora no atendimento se deve a alguma ocorrência mais grave. A próxima prestação de contas referente ao 1° trimestre de 2004 (janeiro, fevereiro e março) deve ser realizada no próximo mês. (Fonte: Imprensa Livre)

PSF: Saúde vai aonde o povo está

São Sebastião - Implantado no segundo semestre de 2001, o Programa de Saúde da Família, o PSF, foi a solução encontrada pelo governo para atender à demanda da comunidade.Hoje, o município investe cerca de 4,5 milhões ao ano para manter o projeto.
O Programa, criado pelo Ministério da Saúde em 1994, substitui as práticas conven-cionais de funcionamento das Unidades de Saúde porque atua preventivamente e também trata os casos mais simples, evitando que algumas doenças se transformem em problema crítico. Em São Sebastião, 20 equipes do PSF e uma do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) estão distribuídas em 16 bairros ao longo do município. São mais de 230 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares e dentistas, que passaram por um treinamento específico.
Um Olhar Renovado - Recentemente, uma nova equipe técnica assumiu o comando do PSF, lançando um novo olhar sob o andamento do programa. Tendo como coordenador geral o médico Silvio Luiz Pimentel, a equipe técnica é composta por Bernadete Bousada Mendonça, Adilson Ferreira de Moraes e Adriana Maria Bravo de Queiroz.
Para complementar a ação, também foi renovada a diretoria das Unidades de Saúde: Renata Apollo dos Santos, André Fontes dos Santos, diretor administrativo e a diretora odontológica, Dra. Mariza A. Abrunhoza.
Segundo Pimentel, o grupo foi montado de acordo com a extensão territorial do município. “Não há como uma única pessoa tomar conta de tudo. Essa coordenação tem o objetivo de ser participativa, ou seja, nós vamos sentir os problemas, para poder dar soluções, visando sempre a saúde da população”, disse.
“O nosso objetivo é tocar o programa de saúde com essa equipe técnica, dentro das diretrizes do programa nacional, adequando as necessidades ao município, e que tudo possa dar certo, que a população fique feliz”, disse a dr. Bernadete Bousada.
Para o bom andamento do trabalho das equipes do PSF, a Prefeitura entregou sete veículos, sendo três para a Costa Sul, três para as regiões Centro e Costa Norte e um destinado à supervisão do programa. Além disso, 80 bicicletas auxiliam os agentes nas regiões mais distantes.
Saúde e a Realidade Social - A ação do Programa de Saúde da Família se reflete na diminuição do número de internações no Hospital de Clínicas, destacando os partos de cesarianas, e a queda no índice da mortalidade infantil.
O mais importante talvez tenha sido o fato de aproximar a equipe médica da realidade social das famílias que atendem, criando no município um “mapa das doenças”, que hoje possibilita planejar as ações do futuro na área da saúde.
A equipe do PSF, com as visitas que realiza às casas de seus pacientes, fica sabendo onde há pessoas que requerem maior atenção - crianças, gestantes, desnutridos, idosos, portadores de problemas de saúde como hipertensão, diabetes e outros e também identificam as condições de habitação: como são os serviços de água, de esgoto e de coleta de lixo, qual a situação de trabalho e de renda dos moradores, o que contribui e muito para a humanização no atendimento médico.
“A valorização da família e da comunidade, bem como sua participação ativa na prevenção de doenças, são pontos centrais na atuação do PSF e ainda proporciona uma importante economia para o município já que desafoga o Pronto Socorro”, destaca o coordenador geral, Silvio Pimentel. Em Boiçucanga, por exemplo, 1374 famílias são atendidas pelo PSF. “O bom conhecimento das famílias e de suas condição de vida permite planejar as ações necessárias, em conjunto com a comunidade”, afirma a enfermeira Evelin Fabiano Lourenço.
Parceiro da Comunidade - Existem algumas equipes do Programa de Saúde da Família, como a de Barra do Sahy, que se destacam pelo empenho em melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Neste bairro, sob a organização da agente comunitária, Maria do Carmo Silva, foi realizado um encontro que contou com cartazes, distribuição de kits de higiene bucal e até um café da manhã com produtos específicos voltados para pacientes diabéticos. O grau de importância do Programa de Saúde da Família e a sua eficácia em atingir a população fazem com que o PSF seja procurado por outros órgãos municipais como parceiro fundamental para difundir informações referentes a questões ambientais, como é o caso, mais recente, da reunião em que foram discutidos os fatores que causam a poluição das praias, como esgoto e lixo. Nesse episódio, o PSF foi procurado como uma forma de conscientizar os moradores para a necessidade de preservar a natureza. (Fonte: Imprensa Livre)

PSF contribui para queda de mortalidade infantil no município

São Sebastião - Cada consulta de uma equipe de Saúde da Família evita que estatísticas elevadas sobre certas doenças no Brasil continuem crescendo. Mais que isso: o projeto mostra na prática que é possível humanizar o atendimento. Quem já foi atendido sabe da eficácia. Doenças são evitadas, diagnósticos são mais rápidos e precisos. Em São Sebastião, o PSF já contribuiu para a redução da mortalidade infantil. Em 2001, quando o PSF foi implantado, o índice de mortes de crianças até 1 ano era de 19,97%. No ano passado, esse índice caiu para 12,66%. Recém-nascidos (até 28 dias) o índice que era de 14,59% passou para 9,49% no mesmo período. Além disso, ficou constatada uma significativa melhora nos índices de vacinação, assim como na incidência de cárie na população escolar da faixa etária de 6 a 14 anos. (Fonte: Imprensa Livre)

Boiçucanga vive experiência budista

São Sebastião - O lama budista Padma Samten iníciou no último final de semana, com uma palestra, um evento que totaliza uma série de sete noites de apresentações de práticas e terapias que visam o bem estar do indivíduo.
O lama budista Padma Samten iniciou, no último final de semana, com uma palestra, um evento que totaliza uma série de sete noites de apresentações de práticas e terapias que visam o bem estar do indivíduo. O evento segue até a próxima quinta-feira, no salão da praça do Por do Sol, em Boiçucanga. No último dia do encontro, além da prática budista, também serão abordados os seguintes temas:
Astronomia, com o palestrante Walmir Cardoso; a Prática do Surfe, com os professores Ricardo Costa e Carolina Vianna; A Relação entre o Surfe e a Espiritualidade, conduzida por Mark Kennedy Lund; e as Trilhas Ecológicas na Mata Atlântica, com Ari Lobo, da equipe Paunamata Ecoturismo.
A primeira palestra foi gratuita e aproximadamente 60 pessoas estavam presentes, quando Padma fez suas primeiras considerações. As demais palestras estão sendo cobradas e os valores podem ser consultados no próprio local.
“Boiçucanga me parece um lugar abençoado por Deus. Acredito que aqui as pessoas sejam mais plácidas do que nos grandes centros. A prática budista consiste em tentar realmente entender nossa extraordinária natureza. Compreendendo isso, nos tornamos mais serenos e podemos avaliar de forma mais coerente a importância de cada coisa em nossas vidas”, explica Samten, que é formado em física e atuou por mais de vinte e cinco anos em universidades do Rio Grande do Sul, sua terra natal.
Padma publicou A Jóia dos Desejos e Meditando a Vida, ambos pela editora Fundação Peirópolis. Os livros expõem a prática budista e a busca de suas aplicações em um contexto diário. Segundo o Lama, todos possuímos identidades provisórias. “Essas identidades, ainda que temporárias, tornam-se o cerne de nossas vidas. Muitas vezes iremos lutar arduamente para sustentá-las, quando poderíamos direcionar essa energia para melhorá-las”, diz ele.
Estudos comprovam a existência do budismo há pelo menos 26 séculos. Freqüen-temente a prática faz uso de metáforas para explicar situações e atitudes da vida cotidiana. O javali, o galo e a cobra são exemplos.
Eles representam nossa definição para o mundo, nossas atividades cotidianas e nossa defesa agressiva, respectivamente.
“O javali seria nossa autodefinição para enfrentar o mundo. Outra definição é a que nos obriga a desenvolver uma atividade cotidiana, representada pelo galo. A cobra é a figura usada para expressar nossa defesa agressiva, acionada quando as duas anteriores acreditam estar sendo ameaçadas”, diz Padma.
Atividades de ioga e meditação na praia estão agendadas para amanhã e quinta-feira, com início às 7 horas da manhã.
“Eventos assim são excelentes por que oferecem informação e novas linhas de raciocínio. Quanto maior o número de possibilidades analisadas, maior também a chance de obter êxito na escolha”, comentou Daniele Cristina Torres, moradora do bairro de Maresias e presente na palestra. Serviço: Maiores informações sobre o Budismo e os livros de Padma Samten podem ser encontradas nos sites www.caminhodomeio.org e www.bodisatva.org. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Presos homem e mulher com quase meio quilo de maconha e cocaína

Foto: Fabio lamonierUbatuba - A Polícia Civil prendeu no final de semana um homem e uma mulher em locais e situações diversas, no entanto, pelo mesmo motivo: tráfico de drogas. As prisões e o encontro de quase meio quilo de maconha e cocaína ocorreram a partir de mandados de busca em duas casas, nos bairros Itaguá e Estufa II.
Na rua Albino Alexandria, a polícia apreendeu três tabletes de maconha com o peso total de 124,8 gramas e um saco com cocaína, pesando 14,9 gramas. O imóvel era ocupado por V.W.B., 22 anos, o “Careca”.
Em outra casa, no bairro Estufa II, foi detida a dona de casa M.C.B.S., 50 anos. Nesta residência, dentro de um guarda roupa, a polícia encontrou quatro tabletes com 197,4 gramas e mais 12 “papelotes” de cocaína de 7,3 gramas.
A mulher disse que estava de visita na casa, pertencente ao casal G.A.C., 43 anos e PO.M.R., 35 anos, que tinha fugido antes da chegada policial. Ela disse que eles ligaram para ela, que veio visitar a amiga para o final de semana, e falaram que tinham que “vazar” da cidade, pois eram investigados pela polícia.
Esta “história” não impediu que a polícia indiciasse a mulher por tráfico de entorpecentes, uma vez que ela estava na casa no momento da abordagem. Ela e o “Careca” foram recolhidos nas cadeias, masculina de São Sebastião, e feminina de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Governo do Estado autoriza novas moradias para índios

Ubatuba - O governador Geraldo Alckmin autorizou ontem a construção de novas moradias na Aldeia Indígena Boa Vista, em Ubatuba. Trata-se do Programa Pró-Lar Moradias Indígenas, que também irá beneficiar a Aldeia Morro da Saudade, na zona Sul da Capital. Para celebrar a instalação dos empreendimentos, o governador estará amanhã, quarta-feira, no Parque Água Branca, em cerimônia a partir das 10h. São 160 casas a serem construídas em ambas as aldeias pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). O investimento será da ordem de R$3,7 milhões e beneficiará 833 pessoas.
Os projetos foram definidos com respeito à cultura da comunidade indígena para preservar as origens, costumes e tradições, além de viabilizar melhores condições de salubridade e durabilidade.
Situação precária - Aldeia Boa Vista (Tekoa Nabdeva’e, em Tupi-Guarani), em Ubatuba, fica a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, em uma área de 920 hectares. O acesso é por uma trilha de 800 metros. Lá vivem atualmente 143 índios em casas de pau a pique com telhado em palha de palmeira ou de madeira com telha de amianto; todas em condições precárias. As refeições são feitas na cozinha coletiva contígua à casa de reza, construída também em pau a pique.
Alguns poucos banheiros coletivos servem toda a aldeia e os banhos são tomados no rio que corta o território. Apesar disso, a aldeia já dispõe de infra-estrutura de abastecimento de água e rede de esgoto.
Segundo Altino dos Santos, o cacique Uerá, a comunidade necessita das novas casas para ter melhores condições de vida. “O telhado de palha junta muita barata e as telhas de amianto são muito quentes”, explica. “Além do mais, as casas precisam ser refeitas a cada quatro anos por causa da umidade e os recursos estão cada vez mais escassos e distantes”. Há pouco tempo, um pai encontrou uma cobra no interior da casa onde vive com a esposa e o filho de um ano.
Novas casas - As novas casas da aldeia Boa Vista serão construídas em alvenaria com tijolo aparente, telha de cerâmica e piso em cimento queimado. As unidades terão 66,60 m² com sala, dois dormitórios, cozinha, banheiro e varanda. Segundo o cacique Uerá, essa foi a escolha da comunidade.
Hoje, as casas da aldeia são bem menores e algumas abrigam mais de uma família. A casa do cacique, por exemplo, apesar de ser um pouco maior, abriga hoje 20 pessoas.
O dois novos empreendimentos autorizados ontem pelo governador fazem parte de um total de 354 moradias indígenas que serão viabilizadas durante este ano pelo Pró-Lar Moradias Indígenas em nove aldeias no Estado, com recursos da ordem de R$ 8,6 milhões. O Pró-Lar Moradias Indígenas é realizado em parceria com as prefeituras, a Funai (Fundação Nacional do Índio) e Funasa (Fundação Nacional da Saúde). Às prefeituras cabem a contratação das obras e a indicação da comunidade a ser atendida em conjunto com a Funai. A Funasa realiza as obras de saneamento básico e a CDHU repassa os recursos às prefeituras para a produção da moradia e supervisiona os trabalhos. O programa atua somente em aldeias com situação fundiária regular e reconhecidas pela Funai. Como as áreas de intervenção pertencem à União, os índios não se tornam mutuários da CDHU. Assim, os recursos repassados às prefeituras, são a fundo perdido. Ribeirão Silveiras - A Reserva Indígena Ribeirão Silveiras, entre São Sebastião e Bertioga, já conta com 59 ocas construídas numa parceria da CDHU, Prefeitura de São Sebastião e Funai. A Prefeitura também já instalou fossa séptica e sumidouro na área que tem 320 índios. Conforme Márcio Alvim do Nascimento, representante da Funai, no momento ocorre instalação de energia elétrica, benefício cedido pela Prefeitura, faltando ainda a Sabesp iniciar rede de água tratada. Hoje, também está em andamento a construção de nova unidade de Saúde, a partir de convênio entre Funai e Prefeitura de Bertioga, devendo ser concluída em 90 dias. Nascimento afirma que todas as melhorias não causam prejuízo à cultura indígena, mas proporcionam melhor condição de vida. “Toda a população brasileira deveria ter estes direitos, nós, fazemos nossa parte pelos índios”, observa. Segundo Nascimento, a comunidade indígena será responsável pelo pagamento das contas relativas ao consumo da energia elétrica. (Fonte: Imprensa Livre)

Cacique proíbe casamento de índios com brancos no litoral

Ubatuba - Com o objetivo de preservar suas tradições, o cacique da Terra Indígena Renascer, Antônio da Silva Awá, 49 anos, em Ubatuba, proibiu o casamento dos índios com brancos.
Com a interação cada vez maior com as comunidades das cidades onde moram, a preservação da etnia e dos costumes são as principais preocupações dos 521 índios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que ontem comemoraram seu dia.
A Renascer abriga 45 índios tupi-guaranis, sendo 10 mestiços --nascidos da miscigenação entre brancos e índios quando a tribo ocupava uma área em Peroíbe, no Litoral Sul de São Paulo.
Eles chegaram a Ubatuba há seis anos e ocupam 24 hectares em área no bairro Corcovado atualmente em processo de demarcação pelo governo federal. No Litoral Norte, existem outras duas terras indígenas guaranis--Boa Vista, em Ubatuba, e Ribeirão Silveira, na divisa entre São Sebastião e Bertioga. O Vale do Paraíba também abriga uma tribo xavante, em Jacareí. Na Boa Vista e no Ribeirão Silveira, o casamento com brancos não é proibido, mas atualmente as duas tribos não abrigam mestiços. No entanto, se algum dos membros da aldeia decidir se casar com brancos será obrigado a deixar a comunidade indígena e ir morar na cidade. "Não temos nada contra os brancos e até gostamos deles, mas essa proibição [do casamento entre índios e brancos] tem como objetivo preservar nossa etnia. Já estou com 49 anos e não sei até quando vou viver, por isso tenho que orientar os jovens neste sentido. Com essa medida, vamos fortalecer cada vez mais nossa etnia", disse o cacique Awá.
ORIENTAÇÃO- Segundo ele, seus conselhos matrimonias têm sido seguidos pelos membros da aldeia.
"Uma índia me procurou e disse que queria se casar com um branco. Após receber meu conselho, ela desistiu da idéia e hoje está namorando um índio. Tenho ido a outras tribos guaranis no Brasil defender essa idéia."
Awá contou ao ValeParaibano que instituiu a proibição depois que seu filho se casou com uma branca. "Eles continuam morando na aldeia, já que minha nora aceitou viver como um de nós, mas não podemos correr o risco de perdemos nossa identidade."
Os caciques das demais terras indígenas da região não foram localizados ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto.
REAÇÃO - Para o antropólogo José Rogério Lopes, da Unitau (Universidade de Taubaté), a restrição é positiva.
"Essa medida não pode ser encarada pelos brancos como um preconceito, mas como uma forma do índio lutar pela preservação de sua etnia. Neste sentido, é válida." A opinião é compartilhada pelo representante da Funai (Fundação Nacional do Indio) em Ubatuba, Marcos Siqueira de Almeida. "Não nos intrometemos nessas questões de casamento, mas todas as medidas que tiverem como objetivo preservar a etnia dos índios na região tem nosso apoio."
INFRA-ESTRUTURA - As terras indígenas da região já possuem melhorias como escolas e postos de saúde, mas apenas agora estão tendo acesso a energia elétrica e água tratada. Os investimentos em infra-estrutura são fruto de parcerias entre a Funai, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e os governos municipais e do Estado. (Fonte: ValeParaibano)

Rituais são preservados na região

Ubatuba - Se por um lado já adotaram costumes dos brancos como uso de telefones, celulares e roupas, os índios da região ainda mantêm tradições como a pajelança, a língua nativa, o fumo do cachimbo e danças pela paz. Ao comemorarem ontem o Dia do Indio, eles clamaram pela preservação de sua etnia. "Não foi ruim esse contato com os brancos, até incorporamos alguns de seus costumes, mas ainda precisamos de mais investimentos e atenção dos governos municipal, estadual e federal", disse o cacique da Terra Indígena Renascer, Antônio da Silva Awá. "Eles só terão motivos para comemorar quando tiverem todas suas terras demarcadas e tiverem atendidos seus anseios nas áreas de saúde, educação e assistência social", disse o representante da Funai em São Sebastião, Márcio José Alvim do Nascimento. (Fonte: ValeParaibano)

Torneio de futebol de mesa conhece campeão

Ubatuba - O botonista André Rafael, de Ubatuba, faturou o título do Campeonato Metropolitano, no último sábado. Considerado o mais importante torneio promovido pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa), o Metropolitano é um dos eventos do conhecido "Grand Slam" (circuito formado pelos 4 maiores torneios da cidade) e dá ao seu campeão uma vaga no Masters do fim do ano (torneio para os 8 melhores do ano). André Rafael é o líder do ranking. O botonista terminou a Fase Final 2 pontos à frente de Edu Macedo Jr, vice-campeão. (Fonte: ValeParaibano)

Ação Litoral

Artigo Topo

A culpa é nossa

A minha geração deve muito a sociedade em termos de contribuição social. Geração esta que cresceu sob a força da ditadura militar, não podiamos revindicar quase nada e nos acomodamos; esquecemos que é nossa obrigação como cidadão, de ajudar na construção da nossa cidade / estado e país. Assim sendo vos pergunto cidadão: qual foi a sua contribuição?
E foi de tanta contribuição como a sua, que nada fêz, a nossa cidade / estado / país está deste jeito,
Reclamar no bar, votar, pagar impostos, podemos chamar isto de contribuição?
Nossa obrigação é de educar; fiscalizar; contribuir com idéias, projetos; doar algum tempo para projetos sociais; cuidar da cidade, estado e pais e fazer acontecer.
Pergunto eu novamente, há quanto tempo não nos orgulhamos da nossa cidade, da mesma forma que nos orgulhamos do estado de São Paulo?
Nnosso estado tem as melhores rodovias; tem a melhor produção agricola $ x ha plantado; tem as melhores equipes médicas; o melhor parque industrial; a maior e melhor rede elétrica/esgoto/tratamento dágua/telefonia; tem o melhor centro de abastecimento de quase tudo.
Nosso estado é o sonho de moradia da maioria pobre deste país.
E porque nossa cidade, dentro deste grande estado, farinha do mesmo saco, nos envergonha perante as outras cidades? porque?
Culpa dos politicos?
Como culpa deles se nós não mostramos a eles o que nós, a sociedade queremos?
A nossa obrigação como cidadão Ubatubense; me lembra áquele que foi designado para tomar conta de duas tartarugas. Sabem o que ocorreu?
a primeira fugiu e a outra ficou grávida.
É pessoal... tá na hora de voltarmos a nos orgulhar desta cidade, não das belezas naturais, mas da cidade em si (da beleza das ruas, da segurança, do atendimento médico, da oportunidade de trabalho digno, do convivio social, da prefeitura e da cãmara realmente cuidando do interesse social, etc, etc...)
Sei que alguns fazem e muito por esta cidade, mas meu chamamento é para você que sabe que muitos juntos movem montanhas. Mesmo que de outras vezes não tenhamos conseguido, mas a culpa de não conseguirmos tambem é só nossa, que não soubemos fazer acontecer.
Ubatuba Viva!

Alexandre Di Monaco
Ubatuba, SP

Crônica Topo

O fim do defeso ( I )

Infelizmente devo avisar a todos os cidadãos que o defeso está chegando ao final, tem data marcada, junho de 2004, quando novamente se abrirá a temporada de caça. Para quem não sabe, o defeso permite durante quatro anos o nascimento de novos, e aos crescidos, o desenvolvimento. Agora, é a vez dos predadores.
Este guia visa identificar nossos predadores, sou eleitor igual a você, e estou avisando: Vem aí a temporada de caça aos nossos votos. Conheça os principais predadores:

Candidatus voráticus
É o tipo que se aloja no seu pavilhão auditivo e não sai de lá de jeito nenhum. Igual a um zunido fala o tempo todo: o seu voto é meu, o seu voto é meu...Se ele desconfiar que você tem algum dinheiro para ajudar na campanha, agradeça se ele não se alojar em outra parte do seu corpo.

Candidatus samaritanus toma lá dá cá
Promete médico, dentista, ginecologista, bloco, tijolo, cimento, aterro, emprego, casa, comida, e dá uma camiseta que não resiste a primeira lavada e você dá o seu voto para um candidato que não resiste na primeira cantada.

Candidatus ós cus copus.
Analfabetos são aqueles que nunca freqüentaram uma escola, o ós cus cópus já freqüentou, mas fugiu da escola logo no primeiro dia de aula do prézinho, se especializou na quarta vogal com ferramenta , mas para não passar vergonha quando tem que ler alguma coisa, sempre diz que a vista dele está muito ruim e que justamente hoje, esqueceu os óculos em casa.

Candidatus perfectus
Nem Darwin imaginou tanta evolução humana. Tudo que os outros candidatos fazem ou falam ele diz que está errado, todos os outros candidatos só querem roubar, só ele sabe como fazer, só ele tem as soluções e só ele é honesto.

Candidatus legitimus proprietárius
É o dono do bairro, dono da rua, o dono do seu voto e se não tomar cuidado, é o dono da sua casa também, com ele você só tem um único direito: votar nele.

Candidatus uni duni tê
Aquele que sempre tem uma piadinha para ajudar você a memorizar o numero dele. Tem também o Dó ré mi que faz musiquinha. Tem o Ecológicus que lembra o bicho do numero dele.

Candidatus magdalenus arrependidus
É aquele que sempre meteu o maior pau na câmara de vereadores, que sempre criticou o salário dos vereadores, que sempre jurou que jamais seria candidato porque tem vergonha na cara e agora desempregado, se candidata ao empreguinho prometendo que com ele tudo vai ser diferente.

Candidatus licenciaticus
É o funcionário publico com emprego garantido usando para descansar e cuidar da própria vida, a licença remunerada de 3 meses a que tem direito como candidato. Não está nem ai se você vota nele ou não.

Candidatus magdalenus envergonhadus
Ele estava tranqüilo em casa, mas o amigo dele, candidato a prefeito, garante que ele vai ser um bom vereador e por isso ele está fazendo o favor de sair candidato, e por isso ele está pedindo o seu voto, e por isso você vai votar nele, e por isso ele...

Candidatus Narcisus narcisíticus
Para ele o mais importante é estar bem na foto. Manda fazer o santinho sem o nome do prefeito do partido dele e diz que foi erro da gráfica. Diz para você que o seu voto de prefeito pode ser para qualquer um, porque ele é amigo de todos, o voto de vereador tem que ser dele por que ele é o seu melhor e único amigo.

Candidatus o eternus nóis traveis.
Vereador em campanha pela reeleição, sempre diz que não conseguiu trabalhar direito por culpa do prefeito, ou que falta terminar o que ele começou, quatro anos foram poucos, que precisa de mais tempo, que precisa de colaboração, que precisa do seu voto, que precisa...

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Posto de Saúde - Sra. Bel Derghan. Estou de pleno acordo com seu comentario, pois a alguns dias fiz o mesmo com referencia ao pronto atendimento na Maranduba. Como em outra oportunidade voce diz que vem tentando agendar uma reuniao com o sr. Secretario da Saude mas que ate agora nao conseguiu, acredito que deveriamos nos reunir e tomarmos algumas medidas.
Pelas atitudes esse secretario nao deve ser muito amigo do Prefeito, pois num ano de eleição ele fica se fazendo de dificil e tomando medidas que vão contra os interesses da comunidade, parece até que o mesmo é contra a reeleição do atual prefeito.
Só vou discordar quando voce fala da Dra. Naglia. Acredito mais que o rápido atendimento seja motivado pelo grande numero de pacientes do que outra coisa, pois quando estive lá com um turista qua havia se acidentado o atendimento dela foi excelente.

José Carlos Cusato
Maranduba, Ubatuba, SP


Até Quando? - Até quando teremos que suportar tanta coisa errada? Aqui na Maranduba, temos uma enorme área à beira da praia que está em litígio, nesta temporada veio alguém de fora e montou um Parque Aquático ali. Veja só, os caiçaras que com muita dificuldade conseguiram uma licença para trabalhar com seu ski-banana, pagam por suas licenças mais de R$ 2.000,00 anual, todos os ambulantes têm que ter suas licenças para trabalhar, mas conforme informações obtidas com vereadores, este investidor que apareceu não sei de onde, obteve autorização da Setur, e ali se instalou com seus inúmeros barcos, carrinhos e plataformas de mergulho, sem nada recolher para os cofres municipais, sem pagar taxa nenhuma nem licença. Quer dizer o investidor só veio para dividir a pouca clientela de turistas com aqueles caiçaras que estão o ano todo tirando da praia seu ganha pão e pagando com muita dificuldade sua licença que lhe dá o direito a trabalhar com uma única lancha. Como será que se faz isso heim?, será que se eu chegar lá no Rio de Janeiro, com um grande Parque aquático vou poder me instalar e trabalhar sem pagar nada à Prefeitura nem a ninguém?
Temos a confirmação de alguns vereadores que aquilo está totalmente irregular e que estariam fazendo um levantamento. Inclusive a Associação em Defesa do Povo Caiçara já entrou no Ministério Público com essa denúncia, mas até quando teremos que esperar solução? Isso é urgente, não pode continuar, alem de que é uma área que está em litígio. Tem muita coisa errada, temos que mudar, Ubatuba não pode continuar assim, estamos todos muito decepcionados com os desmandos desta Administração Municipal, não dá mais para suportar, graças a Deus temos o Estilista Clodovil, que em todos os seus programas não se esquece de falar das maravilhas de Ubatuba e da incompetência Municipal, inclusive sexta-feira última ele disse que se o atual Prefeito for reeleito ele corta fora, porque uma coisa que ele não se esquece é de diariamente fazer sua campanha contra a atual administração.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP


ÉÉÉ! - A famigerada conta de luz de autoria do nobre vereador Ricardo "chamagáz" Barbosa passou com anuência de seus pares e nós passaremos a pagá-la. Ana Maria de Araújo Faria, na edição de ontem, se mostrava indignada!!! Mas onde estava ela e outros moradores de Ubatuba quando tudo estava sendo votado nas sessões extraordinárias de final de ano?? A carapuça não serve pra mim porque antes de ser traído e vendido por alguns tostões (que não entraram e não vão entrar pra emissora alguma) eu conclamava a população e alertava do que estava sendo votado nas sessões de câmara. Sei que muitas vezes o horário delas era impróprio mas agora o resultado é muito pior!!!! Quando é que a população vai entender que "ela é quem manda" e se a lei não lhe agrada ela tem mecanismos variados pra se defender dessa bandalheira podre de nossa política??? Quando é que nossa população vai perder o medo de falar o que sente ao invés de se sentir intimidada por alguém que foi investido do cargo por ela mesma? É Sr Ernesto Cardoso, seu texto de ontem exprime bem o que acontece, o problema é que muitas vezes a tartaruga lá está porque colocamos e não sabemos mais o que fazer, talvez sejamos todos "tartarugas"!!! Pelo menos enquanto não acordarmos para nossa força e responsabilidade com o amanhã que já está aí batendo em nossas portas.

Tony Luiz - radialista
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ilhabela

Castelhanos Norte

Castelhanos Norte
©Tiago Abati


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor