Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 28 de abril de 2004 - Nº 1021 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Bucaneiros BIL

Região
-


Caraguatatuba
Alô Prefeito fala de investimento e incentivo aos Esportes
3ª Gincana da Amizade comemora aniversário do CEI Rio do Ouro
Campeonato de Truco teve a última eliminatória
Atletas de Caraguá participam de Campeonatos de Ciclismo
Torneio de Futsal "Rosalina Ribeiro Pinto" teve uma grande final
Equipe de voleibol masculino se classifica para a série Ouro
Campeonato de futvôlei fez parte das comemorações do Aniversário de Caraguá
Copa Caraguá de Biathlon aconteceu no último final de semana
Caraguá realiza festa para o trabalhador no 1º de maio
Projeto Karatê na Escola fará Seminários
Valmir quer iluminar campos de futebol
Valmir quer mais uma escola na zona sul
Valmir quer Posto Policial no lugar de UBS
Valmir quer salvar Ilha Morena

Ilhabela
Polícia constata exercício ilegal da profissão e prefeitura interdita imobiliária
Vereadores rejeitam criação de Ouvidoria da Câmara em Ilhabela
Prefeito firma contrato para “exportar” lixo


São Sebastião
Paulo Julião recebe representantes da TV Vanguarda
Reunião discute balneabilidade das praias
São Sebastião vence Caçapava no VII Campeonato Estadual de Futebol Feminino
Caso Eness: Vereador apresentará pedido de CEI para investigar prefeito
Superstição com tradição em Nhoque da Fortuna
Despoluição é tema de reunião em Maresias
Justiça ouve testemunhas sobre panfletos espalhados pelo Sindserv em 2003
Sem projeto aprovado, obra de técnico de futebol segue em ritmo acelerado na praia das Calhetas
Maré Nostrum faz homenagem a Caymmi em apresentação no Teatro Municipal
Comerciante é preso após dar tiros na zona de prostituição
Dupla é presa na praia, após assaltar ônibus na Baleia
Hotel no Centro sofre roubo em plena luz do dia
DIG captura foragido da cadeia em Juquehy


Ubatuba
Sérgio Carvalho é exonerado da Secretaria de Turismo de Ubatuba
Ubatuba Viva se reúne hoje na ACEU
Lançamento da série Cadernos, em Ubatuba (SP)
Estrada da Cachoeira dos Macacos é asfaltada
Diretrizes em audiência pública
Prefeitura e Poupa Tempo emitem cerca de 1500 documentos de identidade
Ação Ambiental na Praia da Maranduba
Dois adolescentes são detidos por roubo em padaria


Seções
Artigo
Crônica
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Alô Prefeito fala de investimento e incentivo aos Esportes

Caraguatatuba - No programa Alô Prefeito, transmitido pela Rádio Oceânica AM, nesta terça-feira, dia 27, os assuntos tratados foram os investimentos e o incentivo à prática de esportes, em Caraguá. Foi anunciado também um pacote de atividades que serão realizadas em comemoração ao Dia do Trabalho e também foram dadas informações sobre os Jogos Regionais, de julho
Durante o programa Alô Prefeito, que teve a participação do secretário municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Nivaldo Alves, foi apresentada a política esportiva da cidade e também foram tratados assuntos como as atividades em comemoração ao Dia do Trabalho, que acontecem no próximo sábado, dia 1º de maio, e os Jogos Regionais, que acontecerão de 20 a 31 de julho.
Segundo o secretário, o objetivo principal do setor é incentivar a prática de esportes em crianças, adolescentes, adultos e idosos. "Hoje, seguimos uma linha sócio-educativa e nossa cidade tem atividades para todas as idades. A partir dos 6 anos, já é possível que as crianças iniciem as práticas esportivas, inclusive a natação. Nós também não temos limites de idade. A partir dos 6, todos que quiserem podem fazer esporte em Caraguá", afirmou Alves.
O secretário aproveitou a oportunidade para falar sobre a infra-estrutura que a cidade vem construindo nos últimos 7 anos. "Quando os representantes do Estado que organizam os Jogos Regionais vieram visitar Caraguá, eles achavam que a cidade seria descartada logo no início. Mas, ao conhecerem nossas instalações, ficaram impressionados com os ginásios, os campos, piscina, enfim, com a infra-estrutura esportiva que nós temos hoje. Isso porque muitos locais ainda estavam em construção, como o Ciase do Travessão, que teve sua quadra estreada, neste domingo, dia 25 de abril, com muito sucesso", disse. O Ciase (Centro Integrado de Ações Sócio-educativas) "Governador Adhemar Pereira de Barros" foi inaugurado no dia 18 de abril, entre as comemorações dos 147 anos do Aniversário de Caraguá e abrigará competições dos Jogos Regionais 2004.
Ele informou que a secretaria investe na capacitação dos profissionais que trabalham no setor. "Este mês, alguns de nossos professores estão fazendo um curso de arbitragem de natação", exemplificou.
Sobre o trabalho com os atletas, Nivaldo Alves deixou um recado para os pais. "Quando os pais acompanham os filhos nas competições, nós percebemos que os resultados são muito melhores. Deve ser como o ditado ‘não basta ser pai, tem que participar!’. O filho quer mostrar para o pai o seu desempenho e isso faz com que os resultados sejam cada vez melhores", afirmou. "Um exemplo disso é o Vitor, de 10 anos, Campeão Valeparaibano de Aeromodelismo. Os seu pai, o Paulo, está sempre com ele nas disputas".
Com relação às atividades em comemoração ao Dia do Trabalho, o secretário fez um convite para a população participar da festa no bairro do Tinga. Segundo ele, as secretarias de Esportes e Recreação, Assistência Social, Turismo, Serviços Públicos e Saúde, trabalharão em conjunto nesta comemoração. A partir das 9 horas, toda a população poderá comparecer nas imediações da Unidade de Saúde da Família do bairro Tinga e da EMEF "Lúcio Jacinto" para participar dos eventos que vão acontecer também na praça e no ginásio de esportes.
Haverá orientações sobre como tirar o documento de identidade (RG), sobre a prevenção do Câncer de Mama, Doenças Infecto-contagiosas, Diabetes e Saúde Bucal. Os funcionários da Saúde medirão a pressão arterial das pessoas e cabeleireiros farão corte de cabelo gratuitamente.
Música ao vivo, gincanas, jogos e sorteio de brindes também fazem parte desta grande festa do Dia do Trabalho. Para jogar Futsal, categoria Fraldinha, o menino deverá ter até 10 anos de idade (ano base 1994) e fazer a inscrição no local, às 9 horas. (Fonte: PMC)

3ª Gincana da Amizade comemora aniversário do CEI Rio do Ouro
As últimas provas da 3ª Gincana da Amizade acontecem nesta sexta-feira 30, a partir das 14h, no CEI do Rio do Ouro

Caraguatatuba - O CEI – Centro de Educação Infantil “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, do bairro Rio do Ouro, a primeira unidade inaugurada por meio da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa, em abril de 2001, está completando seu 3º aniversário e em comemoração à data, realiza junto às escolas da região a 3ª Gincana da Amizade.
A competição, que em 2003 teve como vencedora a EMEF “Profª Aída de Castro Grazioli”, também do bairro Rio do Ouro, tem como principal objetivo promover a integração entre o CEI e às EMEFs deste bairro e também do Jaraguazinho.
A abertura de inscrições para a 3ª Gincana da Amizade aconteceu no dia 14, e nesta terça-feira 27 foram realizadas as apurações de tarefas de campo, que puderam ser feitas pelas equipes fora da escola, com as arrecadações. Nesta quarta-feira 28, serão realizadas as tarefas internas, disputadas entre equipes no pátio externo do CEI com várias atividades envolvendo pais, alunos e comunidade.
O encerramento da Gincana acontece na sexta-feira 30, a partir das 14h, no CEI do Rio do Ouro, onde serão realizadas as últimas provas de palco e provas relâmpago, além de apresentações dos alunos do CEI. A apuração será feita em seguida e a equipe e escolas premiadas receberão seu troféu no momento em que for anunciado o vencedor. Para fechar o evento com “chave-de-ouro”, será cortado o bolo de aniversário do CEI com a participação de funcionários, alunos, escolas envolvidas, pais e comunidade. (Fonte: SME/PMC)

Campeonato de Truco teve a última eliminatória
Definidas mais 8 duplas que disputarão a final do campeonato que acontecerá no dia 30 de abril. O evento faz parte das atrações do Aniversário de Caraguá

Caraguatatuba - Organizado pelas secretarias de Esportes e Recreação e Turismo o Campeonato de Truco, que é uma das atrações do aniversário da cidade, teve a última eliminatória da competição na sexta feira, dia 24 de abril, no quiosque Kiskonofre, na Praia Martim de Sá.
Foram classificadas mais 8 duplas que disputarão a final no dia 30 de abril.
Em 1º lugar, ficou Rolim e Saci (Poloni), de Caraguá; em 2º, João Ricardo e Marco, de Caraguá; em 3º, Jéfferson e Zico, de Ilhabela, em 4º, Édson e Reni, de Caraguá; em 5º, Zé Paulo e Nenê, de Caraguá; em 6º, Rubens e César Santiago, de Caraguá; em 7º Lucas e Gílson, de Caraguá e em 8º, João Bina e Márcio, de Ilhabela.
As 16 duplas se enfrentarão na próxima sexta-feira, no mesmo local e horário, onde aconteceram as eliminatórias. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá participam de Campeonatos de Ciclismo

Caraguatatuba - A equipe "Nossa Caraguá" participou no domingo, dia 25 de abril, do Campeonato Interestados de Ciclismo, em Caçapava, e do Campeonato Paulista de Mountain Bike, em Guararema
A equipe "Nossa Caraguá" participou no domingo, 25 de abril, da 2ª etapa do Campeonato Interestados de Ciclismo que aconteceu em Caçapava, com a participação de 1 atleta, e do Campeonato Paulista de Mountain Bike, que aconteceu em Guararema com a participação de 3 atletas.
Do Campeonato Interestados de Ciclismo participaram mais de 180 atletas. O representante de Caraguá, Sérgio Minato, disputou na categoria Open A (17 a 34 anos), da qual participaram 40 atletas em um percurso de 8km. Ele conclui a prova e ficou com a 7ª colocação.
Já no Campeonato de Mountain Bike, os competidores participaram da categoria Sênior A, com os atletas João Carlos, que ficou com a 6ª colocação, e Ivair Alves, que teve o pneu de sua bicicleta furado, não conseguiu completar a prova.
Na categoria Sênior B, Adolfo José completou a prova e conquistou a 8º lugar.
O evento é organizado pela Liga Valeparaibana de Ciclismo e a equipe "Nossa Caraguá" tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.
A próxima etapa do campeonato acontecerá no dia 16 de maio, em Ubatuba. (Fonte: PMC)

Torneio de Futsal "Rosalina Ribeiro Pinto" teve uma grande final

Caraguatatuba - O Campeonato, que teve como objetivo homenagear as pessoas idosas do bairro, teve final no domingo, 25 de abril, dentro das comemorações do Aniversário de Caraguá
Organizado pela AMMA (Associação dos Moradores do Morro do Algodão) com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, o Torneio de Futsal "Rosalina Ribeiro Pinto" teve a final no domingo, 25 de abril, dentro das comemorações do Aniversário de Caraguá.
O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Alcides Crepaldi, no bairro Morro do Algodão.
No jogo final, o Tabajara venceu o Litovitta de 6x2. Assim, o Tabajara foi o grande vencedor do campeonato e o Litovitta, o vice.
O campeonato teve início em março com a participação de mais de 300 atletas. O evento foi uma homenagem às pessoas idosas do bairro Morro do Algodão, e o nome do campeonato foi uma homenagem especial à Dona Rosalina, a mais idosa, com 106 anos. (Fonte: PMC)

Equipe de voleibol masculino se classifica para a série Ouro
Com o resultado obtido no jogo que aconteceu domingo, dia 25 de abril, no Ciase, a equipe masculina de voleibol se classifica para a série ouro da Liga

Caraguatatuba - A equipe masculina de voleibol de Caraguá, que teve a participação de 11 atletas, venceu a equipe de Pinda de 3x0, no jogo que aconteceu no domingo, dia 25 de abril, no Ciase (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), no bairro Travessão, na modalidade masculino e na categoria Infantil (15 e 16 anos).
No 1º set, Caraguá venceu de 26x24; 2º set, 25x10 e no 3º 25x18. Com esse resultado, a equipe de Caraguá já está classificada para as disputas finais da série Ouro da Liga.
Já a equipe feminina, também na categoria Infantil (15 e 16 anos), que teve a participação de 12 atletas, perdeu de 1x3 para a equipe de Pinda.
O evento foi promovido pela Liga de Voleibol e teve apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.
A data, horário e local onde acontecerão os jogos da série Ouro da Liga, ainda não estão definidos. (Fonte: PMC)

Campeonato de futvôlei fez parte das comemorações do Aniversário de Caraguá
O campeonato aconteceu no último domingo, em comemoração ao Aniversário de Caraguá

Caraguatatuba - Organizado pelas Secretarias de Turismo e Esportes e Recreação, o Campeonato Municipal de Futvôlei "Troféu Rui Fernando Noronha" teve a final no domingo, 25 de abril, na quadra do Quiosque 32, na Praia do Indaiá.
O campeonato, que foi disputado em duplas, contou com a participação de 20 atletas na categoria Adulto livre, em disputas acirradas para garantir a vitória.
A dupla vencedora foi Edno e Carioca, de Caraguá; o 2º lugar ficou com a dupla Marquinhos e Thiago, também de Caraguá. Já a 3ª colocação ficou com Roberto e Alemão, de São Sebastião e o 4ª lugar ficou com a dupla Fausto e Xandão, de Caraguá.
O Campeonato de Futvôlei "Troféu Rui Fernando Noronha" fez parte da comemorações do Aniversário de Caraguá, e prestou uma homenagem a Rui Fernando Noronha que é um dos pioneiros desta modalidade esportiva, na cidade. (Fonte: PMC)

Copa Caraguá de Biathlon aconteceu no último final de semana

Caraguatatuba - Organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação e pela Secretaria de Turismo, a 7ª Copa Caraguá de Biathlon aconteceu no domingo, 25 de abril, em comemoração aos 147 anos de Caraguá. O evento teve a participação de 50 atletas divididos nas modalidades masculino e feminino, e em categorias.
Na modalidade masculino - categoria 15/16 anos, Taffarel Costa, de Caraguá, ficou com o 1º lugar; na categoria 17/19 anos, Rafael Teodoro da Silva, de Ubatuba, ficou com o 1º lugar; Jessey Anderson C. Barroso, de Ubatuba, na categoria 20/24 anos ficou com o 1º lugar; Carlos Eduardo, de São José dos Campos, com o 2º e o 3º lugar ficou com Tales Damato, de Santos.
Na categoria 25/29 anos, Ronaldo Teodoro da Silva, de Ubatuba ficou com o 1º lugar; Robson do Nascimento, de Caraguá, ficou com o 2º lugar e Eduardo Salinas, de São Sebastião, ficou com o 3º. Já na categoria 30/34 anos, Edneder Fernandes Soares, de Caraguá, ficou com o 1º lugar; Hílton Coutinho S. Júnior, de São Paulo, ficou com o 2º lugar e Marcelo Alves de Camargo, de Caraguá, ficou com o 3º lugar. Na categoria 35/39 anos, Antônio Gomes C. Neto, de São Sebastião, ficou com o 1º lugar e Edivaldo Fernandes Soares, de Caraguá, ficou com o 2º lugar. Na categoria 45/49 anos, Manoel Medeiros de Carvalho ficou com o 1º lugar.
Já no feminino, Inaiê Varallo Fori, de Caraguá, ficou com o 1º lugar, na categoria 13/14 anos; na categoria 20/24 anos, Osany Epifânio dos Santos, de Ubatuba, ficou com o 1º lugar. Na categoria 40/44 anos, Márcia de Pinho Tamasiro, de Ubatuba, ficou com o 1º lugar.
Na categoria Revezamento, o 1º lugar ficou com a dupla Jonas Silva, de São Sebastião, e Arthur Ferreira Marinho, de Caraguá; o 2º lugar ficou com Antônio Ramos e Adaílton dos Santos, de São Sebastião, e o 3º lugar ficou com Yan V. Fori e José Antônio, de Caraguá. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza festa para o trabalhador no 1º de maio

Caraguatatuba - A prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e Recreação, Assistência Social, Turismo, Educação, Serviços Públicos e Saúde, fará diversas atividades em comemoração ao Dia do Trabalho.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Nivaldo Alves, a festa acontecerá, no bairro do Tinga, a partir das 9 horas. As atividades festivas irão ocorrer nas imediações da Unidade de Saúde da Família do bairro e da EMEF “Lúcio Jacinto”, na Rua Denilza Sebastiana dos Santos; e também na praça e no ginásio de esportes.
Durante a festa, as pessoas poderão tirar, gratuitamente, a segunda via do documento de identidade (RG), incluindo xerox e fotos. Os funcionários da Saúde darão orientações sobre a prevenção do câncer de mama, doenças infecto-contagiosas, diabetes e saúde bucal, e ainda medirão a pressão arterial. Informações sociais serão fornecidas e cabeleireiros farão cortes de cabelo gratuitamente.
Música ao vivo com a dupla João Marcos e Juliano, gincanas, jogos e sorteios de brindes, também fazem parte da festa do Dia do Trabalho. Para jogar Futsal, categoria Fraldinha, o menino deverá ter até 10 anos de idade (ano base 1994) e fazer a inscrição no local, às 9 horas.
O horário previsto para encerramento da festa será às 12h30. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Karatê na Escola fará Seminários
Professor traz 2 Shihan para os alunos

Caraguatatuba - O Projeto Karatê na Escola tem por objetivo levar o ensino de Artes Marciais às crianças da Rede Pública Municipal de Ensino, além dos conceitos sobre equilíbrio entre o corpo e o espírito. Este projeto é desenvolvido em várias escolas da cidade, principalmente na zona sul, através do professor Gualberto Ferreira, com o apoio efetivo do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti – Wilson Gobetti (PPS), Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Esta semana o projeto terá 2 grandes participações, a dos “Shihan” Einstein e Nagata, que visitarão a cidade, respectivamente na terça-feira, dia 27 e na sexta-feira, dia 30, quando farão Seminários no Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) do bairro do Porto Novo. “Shihan” é o termo dado para o lutador que está acima da categoria de Mestre (Sensei).
O Shihan Einstein é o Presidente da Kakushi Karatê, que é uma modalidade do Karatê de contato. Já o Shihan Nagata é o Presidente da Confederação Brasileira de Kyokushinkai-kan. O Karatê de Contato tem a sua pontuação durante a luta entre 2 oponentes, diferente do Karatê-Do, que tem sua pontuação na apresentação dos golpes, que beiram a perfeição do movimento do corpo.
Os seminários serão feitos, respectivamente na terça-feira, dia 27, às 19 horas no Ciefi do Porto Novo e no domingo, no período da manhã, na Praia do Romance.
Para o Parlamentar, esta é a maior chance de ampliar os conhecimentos. “A vida nos ensina algo diferente a cada dia. Estar com estes Shihans é aumentar os conhecimentos no Karatê, além dos conceitos sobre equilíbrio do corpo e do espírito”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Valmir quer iluminar campos de futebol
Proposta do Parlamentar está incluída na LDO 2005

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba sempre teve como preocupação o direcionamento do esporte e a formação das crianças, com intuito de alcançarem a maioridade com noções de cidadania para uma sociedade melhor e mais justa. Com base nisso, elaborou proposta que será discutida na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o próximo ano e que poderá figurar no Orçamento de 2005.
Dentro da sua política de incentivo ao esporte e de apoio à cidadania, o Vereador elaborou proposta que atende às suas bases eleitorais, localizadas na zona sul da cidade. Na proposta está a iluminação dos campos de futebol do E.C. Brasília, no bairro do Porto Novo e do E.C. Estrela do Morro, no bairro do Morro do Algodão, tradicionais centros esportivos da cidade que já formaram dezenas de atletas que despontaram no esporte amador de Caraguatatuba.
Com a proposta, Valmir espera dar maior incentivo ao esporte, com a prática de futebol no período noturno, com a criação de torneios e de escolinhas de futebol para crianças. O Vereador é autor também de um projeto que permite a propaganda dentro dos ginásios municipais, com a renda revertendo para um fundo de apoio ao esporte amador na cidade.
A proposta do Vereador será levada para análise no Executivo e discussão na próxima Audiência Pública sobre a LDO, dentro de alguns dias.
Para o Parlamentar, não há maior incentivo ao esporte e apoio à cidadania do que iluminar um campo de futebol. “Oferecer condições de prática esportiva a todas as camadas da sociedade no esporte mais desenvolvido no país é com certeza formar um futuro craque de nossa Seleção Brasileira, bem como tirar da vida da criança, a sombra do mal, das drogas e da violência que impregna a nossa sociedade”, disse Valmir da Colônia. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Valmir quer mais uma escola na zona sul
Parlamentar quer atender a bairros que ficam entre 2 unidades

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, protocolou proposta à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que poderá figurar no Orçamento 2005 do município que pede a construção de uma escola que atenderia as crianças de 6 bairros da cidade. Segundo o Parlamentar estas comunidades tem apenas as escolas do Morro do Algodão e Porto Novo, com distâncias que vão até a 4 quilometros.
Visto pelo mapa da cidade, as crianças que moram no Loteamento Jardim das Palmeiras, Golfinho, Pontal Santa Marina, Jardim Britânia, Recanto do Sol e Mar Azul, tem apenas as escolas do Porto Novo e do Morro do Algodão para estudar. O problema é que algumas crianças andam até 4 (quatro) quilômetros para ir a escola, tendo que depender do bom tempo e de ir até a SP-55, Rodovia Prestes Maia, para, num ônibus urbano, seguir até a escola.
Pensando neste problema o Vereador fez proposta na Audiência Pública da LDO deste ano, que discute o Orçamento de 2005, a construção de uma escola que atenderia a estas comunidades, trazendo-lhes mais conforto e menos atribulações para a escola diária. A proposta foi incluída e será analisada pelo Executivo, além de discutida novamente na próxima Audiência Pública, que acontece nos próximos dias.
De acordo com o Vereador esta é uma simples questão. “Os governos do PSDB sempre priorizaram a Educação, seja ele com Alckmin como com o Prefeito Antonio Carlos e o benefício que isto irá dar a estas comunidades não tem valor, pois com certeza, muitas crianças não freqüentam as aulas diariamente devido a distância que percorrem até uma das atuais escolas.”, frisou o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Valmir quer Posto Policial no lugar de UBS
Parlamentar quer uso policial para prédio que não terá destinação

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), quer unir o útil ao agradável no bairro do Morro do Algodão, na zona sul de Caraguatatuba. O Parlamentar quer a Polícia utilizando o espaço que antes era destinado a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro.
A atual UBS do Morro do Algodão está com o seu espaço físico comprometido, devido ao volume de atendimento e devido a isso, a Prefeitura Municipal está construindo e deverá inaugurar nos próximos dias uma nova unidade de Saúde, para o melhor atendimento as comunidades do Morro do Algodão, Praia das Palmeiras, Golfinho e Jardim Britânia.
Tendo em vista que o prédio público ficará vazio e lutando para que não fique ocioso e pensando na Segurança Pública, visto que na opinião do Parlamentar estes bairros são carentes de policiamento ostensivo, Valmir da Colônia quer dar uma nova destinação ao próprio municipal.
Para isso, formalizou Indicação para que as instalações da antiga UBS do Morro do Algodão sejam destinadas para a Polícia Militar, que lá efetivaria um Posto Policial. Na opinião do Parlamentar, além da posição estratégica do futuro posto, existe toda a infraestrutura necessária para a sua instalação, tal como banheiros, salas, cozinha e estacionamento para até 2 (dois) veículos. “Temos que pensar na melhor maneira de ocupar um prédio público, economizando dinheiro e revertendo a destinação para a melhoria de condições das comunidades.”, disse o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Valmir quer salvar Ilha Morena
Construção de muro de contenção seria a única opção

Caraguatatuba - O Ilha Morena Praia e Pesca, localizado no bairro do Morro do Algodão, na zona sul da cidade, vem padecendo há anos de uma seqüela causada pela catástrofe de 1967, quando houve o desvio do curso do rio Juqueriquerê. Para tentar resolver esta questão, o Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), inseriu proposta na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que discute o futuro do Orçamento 2005, para a construção de um muro de contenção no local.
O rio Juqueriquerê tem cerca de 10 quilometros de extensão e nasce na Serra do Mar, para desaguar no final da praia no bairro do Porto Novo, na zona sul da cidade. Num dos trechos do rio, ele contorna o Ilha Morena Praia e Pesca, complexo turístico instalado no local há cerca de 20 anos que hospeda turistas e participantes de eventos de todo o país.
Durante a catástrofe de 1967 um trecho do curso do rio foi destruído e com isso, a correnteza não circulou mais ao redor do Ilha Morena, seguindo direto para o mar e deixando a parte da frente do clube, que coincide com as moradias do bairro, deixando o rio morto, sem corrente ou curso.
Como coincide com as moradias, no local há várias saídas clandestinas de esgoto, o que torna o local com um cheiro fétido e um amontoado de detritos. O temor de Valmir é quanto ao fechamento do clube e o grande número de desempregados que poderá ocorrer desta ação.
Para solucionar a questão, o Parlamentar quer a construção de um muro, seja de arrimo ou contenção, para que o rio volte ao seu curso normal, fazendo a limpeza da área em mau estado e renovando as esperanças de um maior número de turistas no empreendimento.
Segundo o Vereador a questão é visível e necessita de solução. “O Vereador não olha apenas para o mais carente, mas sim, para o comércio, o turismo e a melhoria da qualidade de vida de sua cidade, não importando onde esteja o problema, que ao meu modo de ver tem 3 questões; O Turismo, quanto ao empreendimento; O Desemprego, quanto a situação dos funcionários se o problema não se resolver e o Meio Ambiente, pois hoje temos um lado morto do rio Juqueriquerê”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Polícia constata exercício ilegal da profissão e prefeitura interdita imobiliária

Ilhabela - O delegado do município, Vanderlei Pagliarini, constatou exercício ilegal de profissão de corretor de imóveis. Segundo ele, a denúncia contra Eduardo Araújo, foi apresentada por meio de Termo Circunstanciado, ao Poder Judiciário.
A polícia fundamentou a denúncia após fiscalização realizada na Imobiliária Trevo Imóveis, no bairro Barra Velha, no dia 19 deste mês.
O delegado acompanhou a operação conjunta efetuada pelo Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e pela Prefeitura de Ilhabela.
Na tarde de segunda-feira, a delegada regional do Creci, Celeste Dimasi, comunicou ao Imprensa Livre que a imobiliária Trevo, no bairro Barra Velha, foi interditada no dia 19, em razão da falta de credenciamento de corretor imóvel. “Verificou-se em procedimento administrativo de fiscalização do Conselho, que não havia corretor de imóveis credenciado atuando na intermediação de vendas e locação de imóveis, o que é proibido por lei”, afirma Celeste Dimasi. A interdição foi realizada pela prefeitura.
Conforme a delegada do Creci, somente os corretores devidamente credenciados e com autorização escrita do proprietário do imóvel, poderão participar da mediação de venda, permuta ou locação, em cumprimento aos artigos 722 a 729 do Código Civil.
O delegado Pagliarini explica que acompanhou a fiscalização conjunta, já que exercício ilegal da profissão é crime. Segundo ele, no dia 19, quando da fiscalização na Trevo Imóveis, havia supostos clientes no local e um menor de 17 anos, que fazia o atendimento ao público. “Apreendi documentos de negociações recentes, em nome de Eduardo Araújo, que não tem habilitação do Creci”, ressalta o delegado.
Pagliarini declara que Araújo não estava na imobiliária na ocasião, mas compareceu à Delegacia da Polícia Civil posteriormente, onde confirmou que ainda não tem o credenciamento profissional. Conforme o delegado, o menor de 17 anos cometeu desacato à autoridade policial e o caso foi comunicado à Vara da Infância e da Juventude.
“Equívoco e Perseguição” - Eduardo Araújo, em entrevista ontem, ao Imprensa Livre, afirmou ser o proprietário da Trevo Imóveis. “Esta tudo regularizado, não há mais lacre”, ele disse por telefone. “A interdição foi por engano, equívoco da prefeitura”, completou.
Araújo declara que realmente ainda não tem o credenciamento. “Estou providenciando o Creci; mas posso vender meus imóveis e continuo fazendo isto; tenho empresa em Ilhabela de venda de imóveis próprios”. Segundo Araújo, a imobiliária já tem profissional habilitado.
Eduardo Araújo afirma que sua impressão é de que sofre perseguição pessoal da delegada do Creci, Celeste Dimasi. “Eu aluguei um terreno, por intermédio dela, como corretora. Eu tinha intenção de montar um comércio no ramo de ferro, depois vi que não havia viabilidade e montei a imobiliária para vender imóveis de minha propriedade; não há provas de que eu vendi imóveis de terceiros”, se defende.
Eduardo Araújo afirma que após saber sobre a imobiliária lacrada, no dia 19, compareceu no dia 20 à prefeitura. “A prefeitura assumiu o equívoco e desfez o lacre, porque a denúncia não procede”. Ele ainda declara que obteve alvará para reforma da imobiliária, que está em andamento, e já pediu novo alvará de funcionamento. “Mas o alvará atual ainda não venceu”, ele diz.
Prefeitura - Ontem, o chefe do Departamento de Fiscalização da Prefeitura, Ronaldo Alves de Souza, afirmou que não houve qualquer equívoco por parte da prefeitura, quanto à interdição da Imobiliária Trevo Imóveis. Souza, que participou da fiscalização no dia 19, disse que o Creci apurou o fato de um então corretor responsável pela Trevo Imóveis, ter deixado este trabalho para atuar em oficina de motos.
Conforme Souza, o Creci apresentou processo à prefeitura sobre a denúncia e a procuradoria municipal determinou a interdição da imobiliária por falta de corretor responsável, devidamente habilitado. “No dia seguinte, o senhor Eduardo Araújo apresentou à prefeitura, documentos de outro corretor, mas com pendência no Creci; falta recolhimento de guia”.
Ainda segundo o chefe da Fiscalização, “a procuradoria da prefeitura autorizou apenas a remoção do lacre para evitar problemas de ordem moral, mas não o funcionamento da imobiliária, até que a situação seja regularizada”. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores rejeitam criação de Ouvidoria da Câmara em Ilhabela

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela rejeitaram a criação da Ouvidoria da Câmara, proposta pelo vereador Rogério Ribeiro de Sá, o Catolé do PT, na sessão de segunda-feira. A casa aprovou por unanimidade três projetos de Lei, de autoria dos vereadores José Pereira Brandão, (PSDB), Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo (PL), e José Garcia de Souza, (PSB), respectivamente. Os dois primeiros tratavam de denominação de vias públicas e o de autoria do vereador Garcia institui o “Projeto Férias”, a ser desenvolvido nas escolas no período de recesso.
O projeto da Ouvidoria foi o mais discutido na sessão e acabou reprovado. Os votos contrários partiram dos vereadores, Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), José Pereira Brandão (PSDB), Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), Walter Duarte de Souza (PTB), José Garcia de Souza (PSB), Almir Mariano (PPS) e Luiz Lobo (PL).
O autor do projeto, vereador Catolé (PT) lamentou a rejeição do projeto. “Esta será a primeira Câmara Municipal a rejeitar uma ouvidoria”. A vereadora Nancy rebateu: “Tudo que este projeto propõe é dever do vereador. Já é nosso papel”.
Foi aprovado também por unanimidade o projeto de resolução 01/2004 de autoria do vereador Walter Duarte de Souza, o irmão Walter do PTB que modifica o parágrafo único do artigo 162 do Regimento Interno, quanto à apresentação de requerimentos especiais, que passarão a ser lidos, discutidos e votados na mesma sessão.
“O fato é que quando um vereador pede discussão de um requerimento especial, deve ser feito na mesma sessão da apresentação. Assim evitaria a demora na aprovação, o que prejudica o andamento dos trabalhos. Além disso, todo requerimento de CEI exige cinco assinaturas, ou seja, um terço. Portanto não é justo que apenas a vontade de um parlamentar, atrase e prejudique a formação de uma CEI”, justifica o vereador. Outro ponto polêmico da noite foi a retirada do projeto lei 12/2004,de autoria do vereador Luiz Lobo, do PL, que segundo ele, corrige um antigo projeto vetado pelo prefeito Manoel Marcos, dispondo de denominação de um logradou-ro público (praça). O projeto teria sido vetado porque apresentava erro no nome da avenida, além do projeto de lei do vereador Catolé (PT) já denominar parte da praça. Lobo argumentou:
“Estou reapresentando o projeto corrigido, com as medidas corretas”. Entretanto, houve dúvidas entre os vereadores presentes que consideraram que o projeto estaria denominando outro nome para a mesma praça. Acatando o pedido dos demais vereadores, Luiz Lobo retirou o projeto, que deverá entrar na pauta da próxima sessão.
O vereador Jadiel Vieira, o Keko, do PV se absteve das votações porque estava presidindo a sessão, uma vez que o presidente da casa, o vereador José Donizette da Silva, PPS, não pode comparecer à sessão. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito firma contrato para “exportar” lixo

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos assinou contrato, no último dia 22, para “exportar” o lixo orgânico. A operação será iniciada em aproximadamente 30 dias, prazo que a empresa Resitec, vencedora da licitação (carta-convite), necessita para construir a estação de transferência do lixo para o aterro na cidade de Tremembé, no Vale do Paraíba. Conforme o prefeito, o contrato com a empresa, é válido por 60 dias e está orçado em R$ 130 mil. A taxa de lixo, especificada no IPTU, será usada para pagar a “exportação” do lixo. O prefeito explica que o prazo curto se deve a necessidade de atendimento rápido à demanda de lixo. A prefeitura abrirá outro processo de licitação para a continuidade do trabalho após o vencimento do contrato. Para o encerramento e recuperação da área, onde está o depósito de lixo a céu aberto, no bairro Água Branca, a Prefeitura elaborou um Plano Integrado de Resíduos Sólidos, que consiste em ações envolvendo as secretarias de Educação, Saúde, Meio ambiente e Obras. Trata-se do Projeto de “Readequação, Encerramento e Recuperação do Vazadouro Municipal de Ilhabela”, que receberá financiamento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), na ordem de R$ 126 mil. A prefeitura investirá R$ 37,5 mil. Ilhabela não tem espaço para depósito de lixo. A cidade tem inúmeros cursos d’água e 85% de seu território é formado pelo Parque Estadual de Ilhabela. O volume é de até 14 toneladas de lixo/dia. Esse montante é quatro a cinco vezes maior na temporada. O depósito de lixo na Água Branca foi instalado na década de 80, sem impermeabilização do solo e sem sistema de drenagem de líquidos e gases. O projeto da prefeitura compreende a impermea-bilização, drenagem de chorume, percolado (chorume diluído em chuva) e cuidados sobre a nascente existente na encosta do depósito de lixo. Para a recuperação da área deve ser removida a maior parte dos resíduos, o que ainda será definido. A Associação Mantenedora Aquário de Ilhabela desenvolve o projeto “Lixo Legal” de educação ambiental, voltado para redução da produção de lixo. Este projeto, que também conta com a parceria da prefeitura, foi contemplado com verbas do Fehidro. Hoje o lixo reciclável corresponde à cerca de 100 toneladas por mês. É recolhido por caminhões da prefeitura e levado ao Centro de Triagem, onde é separado e vendido, gerando renda a 18 associados. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Paulo Julião recebe representantes da TV Vanguarda

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, recebeu hoje, dia 27, a visita do superintendente da TV Vanguarda, Rogério Caldana, e do gerente de programação, Valério Luiz. Durante a reunião, foi apresentado o substituto de Caldana, que permanece na emissora até o final do mês de maio. O nome do substituto é Edmilson Moura, assessor diretor do Boni. "O período em que estive na TV Vanguarda foi bastante produtivo, foi implantada a emissora de Taubaté e criada uma estratégia para valorizar a cultura regional. Essa visita demonstra que não desejamos perder o contato com a prefeitura de São Sebastião, pelo contrário, queremos fortalecer essa relação", afirmou Caldana. (Fonte: PMSS)

Reunião discute balneabilidade das praias

São Sebastião - Acontece hoje, dia 28, às 13h30, no Hotel Tambayba, em Maresias, uma reunião realizada pela Prefeitura Municipal e Sabesp. O encontro conta com a participação dos agentes comunitários de saúde, fiscais ambientais, associações de hotéis e sociedade civil representada pelas Sociedades Amigos de Bairros (SABs).
Na oportunidade será apresentado o “Programa de Despoluição das Praias”. O objetivo é estender o programa, implantado na região central do município, para a Costa Sul, adequando às necessidades locais.
Segundo a assessora de Assuntos Comunitários, Rose Costa, essa iniciativa é a seqüência de um trabalho lançado em outubro do ano passado, e pretende oferecer propostas para solucionar o problema de poluição das praias. (Fonte: PMSS)

São Sebastião vence Caçapava no VII Campeonato Estadual de Futebol Feminino

São Sebastião - No último sábado, dia 24, a seleção de futebol feminino, categoria livre, de São Sebastião venceu a equipe Cruz Azul, de Caçapava, em casa. O placar final foi 5 x 0 em jogo válido pelo VII Campeonato Regional de Futebol Feminino, organizado pela Liga Municipal de Futebol de Guaratinguetá. O jogo aconteceu no Estádio Municipal Otoniel Santos. Quatro gols foram marcados pela jogadora Alessandra Carvalho; o outro, por Hevilin Magalhães.
Esta é a terceira vez que São Sebastião participa desse campeonato. “O jogo foi muito bonito”, disse o auxiliar-técnico Iran Péppe de Paula. “O Futebol feminino em São Sebastião ainda é iniciante, mas a equipe sebastianense é muito boa, e tem evoluído muito”, continuou.
Esta é a primeira fase do campeonato, do qual São Sebastião ainda participa de três jogos. No próximo sábado, dia 1o de maio, a equipe enfrenta o time de Lorena, ainda em casa, no Estádio Municipal. Depois deste jogo, a equipe, que também enfrentará Caraguatatuba, terá de viajar para jogar. “Esse campeonato também é uma excelente preparação para os jogos regionais, que acontecerão na segunda quinzena de julho, em Caraguá”, ressaltou Péppe.
O técnico da equipe é Alexandre Chagas e Janaína Chagas é assistente. (Fonte: PMSS)

Caso Eness: Vereador apresentará pedido de CEI para investigar prefeito

São Sebastião - O vereador Erwin Edson Aparecido da Mota, o Capitão Mota, declarou, ontem à noite, na tribuna da Câmara, que apresentará o pedido de CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar o prefeito Paulo Julião no “Caso Eness”, na próxima terça-feira. Na semana passada, ele já havia manifestado a intenção em protocolar o pedido para a sessão de ontem, porém, acabou desistindo uma hora antes. Segundo Mota, por volta das 16h, houve uma reunião no gabinete da presidência para discutir sua proposta. “Conversando com os vereadores, me disseram para deixar para a sessão da próxima semana. Isto para não atrapalhar o processo judicial”, justificou o vereador. Desde o início da legislatura atual, Paulo Julião conta com a maioria dos vereadores na bancada da situação. Ao atender o pedido do grupo, Capitão Mota, que também apóia o prefeito na Câmara, espera contar com o voto favorável na aprovação da CEI. “Em conversa com os pares, confirmaram a assinatura. Com a comissão, nós estaremos prestando um serviço. É uma apuração com resposta política. Não é para julgar ou desgastar politicamente, até porque, o prefeito tem passado político”. Durante a sessão de ontem, nenhum vereador se manifestou sobre o assunto. “Não aprovar a CEI é negar ao prefeito a oportunidade de provar sua inocência política”, concluiu Erwin Mota.
Retrospectiva - O “Caso Eness” ganhou repercussão no último dia 20, quando o juiz da 2ª Vara, Luiz Antonio Carrer, concedeu uma liminar determinando a quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal, e também o bloqueio de bens do prefeito Paulo Julião, e de 14 envolvidos na contratação da empreiteira. Carrer acatou pedido do Ministério Público de São Sebastião, que impetrou uma ação civil pública por “prática de improbidade administrativa”. A promotora Ana Cristina Ioratti Chami denuncia um suposto esquema de favorecimento a Eness Construtora e Serviços Ltda, cujo proprietário é Eugênio Caldeira, pai do genro do prefeito, Marco Gessulli Caldeira. Uma ação popular semelhante, proposta pelo vereador Edvaldo Amarante Reimberg, corre paralelamente na Justiça. Esta já havia determinado à suspensão temporária das obras e contratos, celebrados entre a Prefeitura Municipal e a Eness, no final do ano passado. Em entrevista ao Imprensa Livre, na semana passada, o prefeito Paulo Julião declarou estar tranqüilo, mas considerou a medida da Justiça como “exagerada”. Conforme ressaltou, todo o processo licitatório foi feito de maneira correta. (Fonte: Imprensa Livre)

Superstição com tradição em Nhoque da Fortuna

São Sebastião - O restaurante Pachecão realizará amanhã, o festival do “Nhoque da Fortuna”, só que feito de fruta-pão.
Conforme diz a tradição, quem come nhoque no dia 29 do mês, com uma nota de dinheiro embaixo do prato, terá dinheiro durante o mês seguinte. O Pachecão resolveu misturar esta tradição com outra, a caiçara de fazer nhoque com a fruta-pão, típica da região. “Os portugueses que deram o nome de fruta-pão, porque descobriram que dava para fazer massa com ela. O nhoque feito com a fruta fica com o mesmo gosto, só que mais leve. É uma delícia”, conta Luiz Osório de Assis Pacheco, proprietário do restaurante. O restaurante pretende realizar o Nhoque da Fortuna todos os meses, mas de fruta-pão só dessa vez, já que a fruta sai de época. “Só dá para colher uma vez por ano. Eu retirei as que usaremos amanhã do meu quintal. Agora só no ano que vem”, lamenta Pacheco. O prato de nhoque, nesta quinta-feira, sairá por R$5 por pessoa. O Restaurante Pachecão fica na Rua Altino Arantes, nº 48. (Fonte: Imprensa Livre)

Despoluição é tema de reunião em Maresias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a Sabesp realizam hoje, quarta-feira, encontro com a participação dos agentes comunitários de saúde, fiscais ambientais, associações de hotéis e sociedades amigos de bairros (SABs).
O evento, a partir das 13h30, no Hotel Tambayba, em Maresias, tem objetivo de apresentar o “Programa de Despoluição das Praias”, adotado para as praias da região central, a partir de outubro do ano passado.
O objetivo é estender o programa para a Costa Sul, conforme explica a assessora de Assuntos Comunitários da Prefeitura, Rose Costa. O projeto, para a despoluição das praias consiste em reuniões entre representantes da prefeitura, Sabesp e sociedade civil organizada a fim de diagnosticar os problemas que afetam a balneabilidade, definir e praticar as ações para a solução dos problemas. Amanhã, quinta-feira, a prefeitura realizará reunião na Videoteca, centro, a partir das 14h, para expor a situação atual do projeto. (Fonte: Imprensa Livre)

Justiça ouve testemunhas sobre panfletos espalhados pelo Sindserv em 2003

São Sebastião - O juiz da 2ª Vara, Luiz Antônio Carrer, ouviu ontem à tarde, as testemunhas do caso dos panfletos espalhados pelo Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de São Sebastião), no início do ano passado, com mensagens contra o prefeito Paulo Julião. Mais de 15 pessoas prestaram depoimento à Justiça.
Em 2003, Julião apresentou uma representação ao Ministério Público por crime contra a honra. Isto porque, no mês de janeiro, o Sindserv teria espalhado panfletos com desenhos e dizeres considerados ofensivos.
Paulo Guimarães, advogado do prefeito, cita que o MP chegou a oferecer suspensão condicional do processo, porém, os réus não aceitaram as exigências. “Os panfletos não tinham identidade, mas os autores confirmaram ter distribuído, alegando que era para sensibilizar o prefeito, pois valores do vale-refeição estavam atrasados na época. Só que continham figuras como, um boneco colocando a mão no dinheiro e dizeres ofensivos, por isso, o promotor ofereceu a denúncia”. Ainda segundo Guimarães, não há quebra de primariedade, porque não será uma sentença condenatória.
A ação foi movida contra o presidente do Sindserv, Afonso da Silva Vale, e o diretor-financeiro, Marcelo Camargo. Vale nega que tenha tentado agredir a honra do prefeito Paulo Julião. “Estamos tentando mostrar que não queríamos causar nenhum dolo. O servidor estava no 2º mês sem vale-alimentação, próximo ao Natal, e a cobrança era muito forte. Uma assembléia foi realizada, decidindo pelo panfleto para sensibilizar o prefeito. Era uma verba alimentar, que fazia parte do salário dos funcionários”, justifica o presidente do sindicato.
Afonso Vale frisa que, dois dias depois, o valor do vale-refeição (R$ 40) foi depositado na conta de cada servidor beneficiado. “Provou que podia ter feito isto antes”, avaliou.
O diretor Marcelo Camargo também considera que o panfleto era uma forma de chamar à atenção do prefeito para o problema. “Esta a atitude foi em defesa do servidor e confio na Justiça”, encerrou. A reportagem não conseguiu ouvir o prefeito Paulo Julião, que prestou depoimento e logo em seguida pediu para ser dispensado da audiência, alegando compromissos. (Fonte: Imprensa Livre)

Sem projeto aprovado, obra de técnico de futebol segue em ritmo acelerado na praia das Calhetas
Fiscalização municipal diz que já houve notificação, embargo e multa na construção de Emerson Leão. Prefeitura aguarda parecer jurídico para efetuar demolição.

São Sebastião - Apesar de não ter projeto aprovado pela Prefeitura, a obra do técnico de futebol Emerson Leão, segue em ritmo acelerado, na praia das Calhetas, a cerca de 20km do Centro. Ontem à tarde, pelo menos 30 funcionários trabalhavam na construção da casa à beira mar. Iniciada em outubro do ano passado, o empreendimento não tem autorização da Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente. Segundo o chefe da fiscalização, Lineu Alvim Coelho Júnior, o proprietário chegou a ser notificado. Posteriormente, a prefeitura embargou a obra e expediu uma multa de R$ 5 mil. “Também entregamos o auto de demolição voluntária, mas não foi cumprido”, cita Lineu Alvim. Conforme informou, com a construção em andamento, o caso deverá ser encaminhado para o setor jurídico da prefeitura. Assim, a mansão pode vir a ser demolida.
Atualmente, a secretaria aguarda que seja cumprido o “comunique-se”. De acordo com o chefe da fiscalização, o projeto não possui uma série de documentos, entre eles, a licença ambiental. “Quando é possível regularizar, usamos a lei e o bom senso”. Lineu Alvim frisa que o secretário de Meio Ambiente, José Teixeira Filho, aguarda a vinda do engenheiro responsável. Na tarde de ontem, a reportagem esteve na praia de Calhetas.
Logo na entrada do condomínio “Sítio Calhetas”, que abriga várias casas de alto padrão, uma placa informa que o acesso só pode ser percorrido a pé. A casa tem mais de mil metros quadrados de área construída. Um caminhão descarregava materiais de construção. O Imprensa Livre entrou em contato com o Santos Futebol Clube, onde Emerson Leão trabalha. A assessoria de imprensa informou que o treinador já foi comunicado, mas disse que não comentaria o assunto.
No início da noite de ontem, em sessão da Câmara Municipal, o vereador Marcos Fuly, apresentou um requerimento à prefeitura sobre a situação. Ele quer informações sobre a existência de planta aprovada e de laudos da Cetesb e do Deprn (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais). Além disso, Fuly também questiona se a altura da casa está dentro das normas estabelecidas pelo Plano Diretor. “Há denúncias de danos ambientais e invasão da faixa de marinha. Queremos saber porque a obra não foi paralisada totalmente até agora”. A praia de Calhetas é uma APA (Área de Proteção Ambiental), por isso, qualquer construção necessita de licença ambiental. (Fonte: Imprensa Livre)

Maré Nostrum faz homenagem a Caymmi em apresentação no Teatro Municipal

São Sebastião - O Grupo Mare Nostrum, mais o poeta Geraldo de Buta e os maestros Tarcísio Bruder e Almir Clemente, apresenta sexta-feira, 30 de abril, no Teatro Municipal de São Sebastião, uma homenagem ao aniversário de 90 anos do compositor Dorival Caymmi, comemorado no mesmo dia. A apresentação é uma forma de presentear o compositor, que segundo Geraldo, representa muito a cultura local. “Nós sentimos a afinidade da obra dele com a nossa vida aqui. Ele sempre retratou o mar, os pescadores, o cotidiano, de uma forma que se assemelha com a vida dos caiçaras”, conta o poeta. O grupo já prestou homenagens a outros grandes compositores nacionais, como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e teve uma grande aceitação do público, o que, segundo Geraldo, estimulou a criação dessa apresentação. “Nós tivemos um ótimo retorno, tanto que fizemos mais de uma apresentação. Acreditamos que dessa vez não será diferente”, diz Geraldo. Para o poeta, o show também incentiva a valorização dos grandes nomes da nossa música, além de apresenta-los à nova geração. “Muitas pessoas reclamam de que os jovens tem mau-gosto musical, o que nós temos que pensar é se eles tiveram oportunidade de conhecer a boa música. É isso que fazemos com essa homenagem e as outras. Trazemos a esse novo público a chance de conhecer esses excelentes músicos. Se eles vão gostar ou não é outra coisa. A velha geração com certeza vai sentir o saudosismo e gostar de reviver os sucessos de antigamente”, afirma. Geraldo adiantou que existe o projeto de homenagear Aracy de Almeida, no aniversário de 100 anos, em maio. “Queremos sempre ligar uma data marcante a um músico importante. É uma forma de ligar os temas”, explica.
O espetáculo desta sexta é todo em cima de músicas de Caymmi, com exceção da abertura, que é uma poesia de Geraldo, musicada por Tarcisio; em homenagem ao baiano. Dentro da programação constam sucessos como Maracangalha, Só Louco, Marina, Acalanto e Saudade. “São lindas músicas, misturadas com a nossa cultura, e como diria Tom Jobim: ‘se for para eu falar de música brasileira, vou falar de Dorival Caymmi’”, recita Geraldo. (Fonte: Imprensa Livre)

Comerciante é preso após dar tiros na zona de prostituição

São Sebastião - O comerciante W.N., 40 anos, disparou seis tiros para o alto na rua Amazonas, na frente de uma das boates da zona de prostituição, na noite de segunda-feira.
O fato foi presenciado por dois investigadores, que apuravam denúncia de tráfico de drogas na área. W. acabou indo preso por porte ilegal de armas.
Os policiais civis faziam diligências no local, quando surgiu o comerciante repentinamente na porta de uma das boates e começou a atirar como se quisesse intimidar as pessoas que estavam na rua.
Ao perceber que era flagrado por uma viatura da polícia, W. mais que depressa se refugiou na boate, onde escondeu a arma. Os policiais o seguiram conseguindo prendê-lo e encontrar a pistola 9 mm municiada.
O comerciante aparentava estar alterado por bebida ou entorpecentes. Ele disse aos policiais que estava revoltado com a vida, por isso deu os tiros.
W. foi conduzido ao 1° Distrito Policial, onde se registrou o porte ilegal de armas, ficando ainda recolhido na cadeia pública local. O comerciante já responde a processos por receptação, tentativa de homicídio e porte de entorpecentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Dupla é presa na praia, após assaltar ônibus na Baleia

São Sebastião - Uma dupla foi presa na manhã de ontem, após assaltar um ônibus da Autoviass (Auto Viação São Sebastião) no bairro Baleia, na Costa Sul. O vigia Sérgio Blumberg, que faz a segurança no bairro, viu os dois se escondendo da PM na praia e avisou os policiais.
Por volta do meio-dia, o motorista Raul Sérgio Arruda, foi rendido pelos dois armados com revólveres, que embarcaram no coletivo e ainda na escada, anunciaram o roubo. Eles pegaram cerca de R$ 340 e fugiram.
Logo após o desembarque da dupla, o motorista encontrou uma viatura da Polícia Rodoviária, onde relatou o crime. O policial avisou por rádio a todas as outras viaturas, inclusive do patrulhamento da PM, que entrou no bairro a procura dos suspeitos.
O vigia patrulhava a área e viu os dois que tentavam se esconder da viatura. Sérgio avisou os policiais, mostrando a dupla, que se encontrava a uma distância de cerca de 300 metros. A polícia conseguiu deter os dois. Um deles tentou sacar o revólver da cintura, mas foi impedido pelos policiais, acabando por se render.
Febem - A dupla E.O.S., 19 anos, e L.A.O., que fez 18 anos em fevereiro, é moradora em Boiçucanga. E. disse que está no bairro há pouco menos de um ano. Ele veio de São Paulo, onde cumpriu pena de um ano e nove meses na Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor), por um homicídio cometido em 2001, em Diadema.
E. alegou que matou para defender sua namorada na ocasião, que tinha apanhado da vítima. Atualmente, ele ajudava a mãe que trabalha em uma pousada de Boiçucanga, onde também estaria fazendo serviço de ajudante geral.
Há sete meses, ele conheceu L., nascido e criado em Boiçucanga. L. disse que quando estava com 17 anos, foi detido por porte de arma.
Embora estivessem armados, com o dinheiro do roubo e tendo sido reconhecidos pelo motorista, ambos negaram o crime. L. até arriscou conhecer seus direitos. “Não tem como provar. Pegaram a gente somente com as armas, não fizemos nada”, justificou.
Independente das alegações da dupla, o delegado José Lamartine Fagundes, que comandou o flagrante, autuou ambos por roubo qualificado, deixando-os recolhidos na cadeia local e apreendendo os revólveres, calibres 32, ambos municiados com quatro projéteis cada. (Fonte: Imprensa Livre)

Hotel no Centro sofre roubo em plena luz do dia

São Sebastião - O Hotel Roma, localizado no Centro da cidade, sofreu um roubo em plena luz do dia de segunda-feira. Dois assaltantes entraram no estabelecimento e renderam os recepcionistas J.C.C.J., 19 anos, e G.T., 26.
Por volta das 17 horas, a dupla se aproximou dos funcionários, anunciando o assalto, apresentando um revólver. Eles pegaram R$ 600 e fugiram em bicicletas atravessando a praça major João Fernandes, que fica na frente do hotel, entrando na rua Duque de Caxias, em direção aos bancos.
A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento pelo bairro, mas não localizou os suspeitos, que se misturaram com os pedestres nas ruas em um horário movimentado no comércio central. O roubo foi registrado no 1° Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

DIG captura foragido da cadeia em Juquehy

São Sebastião - A equipe da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) do Litoral Norte capturou na manhã de ontem, o foragido Carlos Alberto da Silva, 36 anos, em uma casa na rua Mario Queiroz Galvão, bairro Juquehy, na Costa Sul.
Os policiais tinham denúncias de que um foragido estaria se escondendo no bairro. Com um mandado de prisão contra Silva, os policiais diligenciaram na área, e acabaram o encontrando. Silva é fugitivo da cadeia pública de Itu, onde estava preso por roubo.
O fugitivo estava morando na região há pouco mais de um ano, com a mulher, filho e uma sobrinha. Ele foi recolhido na cadeia local. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Sérgio Carvalho é exonerado da Secretaria de Turismo de Ubatuba

Ubatuba - Logo após o retorno da viagem a Berlim, onde participou de uma grande feira de turismo, o então secretário da pasta de turismo e presidente da Comtur, Sérgio Alves Carvalho, se viu perdendo seu cargo na empresa de capital misto, hoje administrada por sua ex-assessora técnica, Patrícia Ortiz. Na semana passada, Sérgio acabou sendo retirado de seu outro posto. De férias desde o último dia 19, Sérgio recebeu sua exoneração na sexta-feira, dia 23. Seu afastamento, apesar de já estar sendo discutido mesmo antes da viagem à Alemanha, foi chegar ao desfecho por meio de um manifesto, que solicita sua demissão. Foram cerca de 200 assinaturas, segundo o empresário Hugo Gallo, do Aquário de Ubatuba. Ele é um dos que participaram deste abaixo assinado:
“O que fizemos foi um processo democrático, que contou com o apoio de diversos setores, como comerciantes (Shopping Porto Itaguá, Barômetro, entre outros), membros da Associação Comercial e Industrial, donos de escunas e de hotéis (São Charbel e Torremolinos, por exemplo)”. Gallo explica que, a seu ver, Sérgio Carvalho não estava administrando bem a Secretaria de Turismo, que mesmo não sendo seu interesse pessoal afastá-lo do cargo, ele exerceu seu direito de cidadão:
"Meu partido é a cidade. Ninguém pode dizer que eu não contribuo com o turismo e portanto não poderia deixar uma pessoa que comete irregularidades administrativas (como no caso Comtur) à frente da Setur. E se o próximo secretário for do mesmo jeito, lutarei novamente para que seja demitido. ”Para o prefeito Paulo Ramos, o afastamento se deu porque Sérgio Carvalho vendia uma imagem que Ubatuba não possui, apesar de considerá-lo uma pessoa competente e capacitada. Os projetos que o ex-secretário deixou em desenvolvimento, como o Congresso de Botânica, o Festival de Jazz & Blues, a Mostra de Cinema, ficam parados, por enquanto. Segundo Paulo Ramos, será feita uma portaria para que sejam tomadas as devidas providências. Mas o ex-secretário, que veio à cidade a pedido do próprio prefeito, após conhecer o trabalho que Sérgio realizou em Manaus, onde foi secretário de Turismo na cidade de Parintins, não pretende abandonar Ubatuba:
“Não vou embora. Tem muita gente boa e que acredita em mim aqui. Não tenho interesse em sair pois creio que ainda posso contribuir muito. E não serão os políticos que impedirão, porque eles passam e Ubatuba fica.” Para Carvalho sua exoneração é fruto de uma composição política e do conluio de algumas empresas que se beneficiam com o envolvimento político. Porém, ele parece não desanimar:
“Fico contente de ter despertado na comunidade um modo diferente de pensar sobre o turismo, com perspectiva de melhoras. A população descobriu caminhos para discutir o que é melhor para o município”, fala Sérgio, se referindo ao PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) e aos projetos de qualificação profissional.
“Mas não volto ao poder público a não ser que seja em um lugar onde haja ferramentas alternativas para o desenvolvimento do turismo e que fuja de acordos políticos. E é disso que Ubatuba precisa”, finaliza o ex-secretário, que diz já ter idéias para novos projetos na cidade. O nome do novo secretário deve ser divulgado em breve e provavelmente será indicado pela Associação de Pousadas e Hotéis de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba Viva se reune hoje na ACEU

Ubatuba - O Movimento Ubatuba Viva se reunirá hoje, as 19:30h na Associação Comercial e Empresárial de Ubatuba. Estão convidados todos os segmentos interessados na melhoria das condições do município.
Será realizada um apresentação formal do movimento, o levantamento dos problemas que o município está enfrentando, assim como diretrizes para soluções destes problemas.
Participe! Exerça seu direito de cidadania! (Fonte: Ubatuba Viva)

Lançamento da série Cadernos, em Ubatuba (SP)

Ubatuba - A Confraria dos Escritores de Ubatuba lança o primeiro volume da série "Cadernos". Este, dedicado à Filosofia, deve desbravar uma série de outros cadernos com o objetivo de aprofundar temas e discussões inusitados e interessantes.
Além de ser uma oportunidade aos confrades que se dispuserem a demonstrar as suas áreas de atuação, é uma oportunidade especial para o leitor ter contato, a um preço acessível, com temas que raramente vemos discutidos ou sequer abordados.
A série foi aberta com um trabalho de Márcio Ramos apresentando e reconhecendo o exercício diário que ele dedica à filosofia ocidental e oriental. Professor de Yoga, Ramos obriga-se a estudar seriamente as idéias que defende conseguindo traduzi-las numa linguagem direta e eficiente.
O livro pode ser encontrado na Livraria Costa Verde, praça Exaltação da Santa Cruz, 75, fone: (12) 3832-1955. (Fonte: O Guaruçá)

Estrada da Cachoeira dos Macacos é asfaltada

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba concluiu no último sábado, 24, a pavimentação, até o ponto final de ônibus, do estrada que dá acesso ao bairro Cachoeira dos Macacos. A comunidade sempre foi bastante prejudicado pelas más condições da estrada, principalmente nos períodos de chuvas. O prefeito Paulo Ramos e seu vice Moralino Valim Coelho estiveram presentes à entrega ouvindo ainda outras reivindicações. Para o morador Castilho Antonio dos Santos, morador do número 241, “finalmente conseguimos o asfalto que facilita a vida de todo mundo pois as entregas de compras e transporte de pessoal agora ficaram mais fáceis. E o nosso lugar fica mais valorizado”, diz Castilho. (Fonte: PMU)

Diretrizes em audiência pública

Ubatuba - Nesta quinta-feira, dia 29, às 18h00, a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Ubatuba estará promovendo uma audiência pública para a apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2005. A reunião será realizada no pátio da Escola Municipal Judith Cabral dos Santos, no bairro do Perequê-Mirim. As diretrizes estabelecem as bases para a elaboração do orçamento do próximo ano. “ Estamos levando, mais uma vez, para conhecimento também dos moradores de bairro as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo em todo município” diz o Secretário da Fazenda e Planejamento, Luiz Nunes. (Fonte: PMU)

Prefeitura e Poupa Tempo emitem cerca de 1500 documentos de identidade

Ubatuba - No último sábado, 24, das 8 às 17 horas na escola Municipal Judith Cabral dos Santos, que fica no bairro do Perequê-Mirim, foram atendidas cerca de 1500 crianças da região sul do município, que compreende do bairro do Araribá ao bairro da Enseada. Foram coletadas as digitais, dados pessoais e assinatura das crianças para a emissão da carteira de identidade que será entregue posteriormente em data que ainda será definida. O projeto denominado de Identidade e Cidadania é uma parceria da Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba com o Poupa Tempo do Governo do Estado. Nesse sábado foi finalizada toda a região sul que teve a primeira fase em setembro do ano passado no bairro do Araribá, quando foram atendidas 1024 crianças que hoje possuem a carteira de identidade. No mês de junho o bairro do Ipiranguinha, que fica na região oeste com cerca de 2500 crianças, será o próximo atendido pelo projeto. Nos meses de setembro e novembro outros bairros também estarão recebendo o projeto. O objetivo é documentar 100% das crianças de Ubatuba.
Uma super infra-estrutura foi organizada pela Secretaria de Educação. Todas as crianças foram transportadas até a escola do Perequê-Mirim e devolvidas com toda a segurança em veículos da Prefeitura. Todas as crianças tomaram lanche e aguardavam o atendimento assistindo desenho animado em telão. Foram disponibilizados 150 funcionários da Educação que contou com o apoio de mais 35 técnicos do Poupa Tempo. A Secretaria contou com os apoios das Secretarias de Assistência Social, Administração, Saúde e Obras, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e Polícia Militar. No início dos trabalhos o prefeito Paulo Ramos (PFL), acompanhado do vice Moralino Valim (PMDB), esteve no projeto e tirou a primeira digital de uma criança da região. Ramos considera este projeto muito importante, já que reconhece o aluno como cidadão. “A identificação das crianças por meio do documento de identidade é pura cidadania. O importante também é que não há custo algum para as famílias destas crianças”, disse Ramos. Também compareceram o secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita, a coordenadora municipal do projeto, Silvia Issa, e o vereador Ricardo Barbosa (PFL). (Fonte: PMU)

Ação Ambiental na Praia da Maranduba
Tema: "Na folga do trabalho seja um voluntário"

Ubatuba - A APPRU (Amigos na Preservação,Proteção e Respeito a Ubatuba ), retoma suas atividades no próximo dia I de Maio (Dia do Trabalhador), sábado, na praia da Maranduba,a Ação Ambiental vai ocorrer a partir das 8h30 com a concentração no inicio da praia, próximo ao Quiosque Eskizitinho.
A Maranduba - A praia da Maranduba é uma das praias mais frequentadas de Ubatuba,e está localizada na região Sul de nosso município sendo muito procurada por turista que vem de várias cidades do estado e do Brasil e também turistas estrangeiros. Mas não e por menos,a praia da Maranduba e um lugar fantástico,podemos dizer que Ubatuba começa muito bem,os turistas que chegam a cidade pelo lado Sul se impressionam com que encontram uma bela praia onde pode se notar a extensão do litoral de Ubatuba que o convida a aventurar-se por praias que surgem após cada montanha que formam um lindo tapete VERDE com um belo por do sol. Maranduba e um bom lugar com águas calmas,uma bela Ilha onde se a possibilidade de visitá-la a barco ou através dos passeios de ski-banana que saem da praia nos finais de semanas. A praia é ótima para dar longas caminhadas, da Maranduba é possível caminhar até a praia da Lagoinha, na verdade a Maranduba se divide em três praias com nomes diferentes, Maranduba (calma com muitos atrativos em suas areias, ski-bananas, Toboceam-o unico toboágua flutuante no oceano,etc.), Sapé (frequentada pela galera que pratica o surf,pratica quem vem crescendo muito na região como em todo Ubatuba,e está revelando muitos talentos locais) e a Lagoinha (muito calma,entrada de acesso a trilha que leva a praia do Bonete que vai até a praia da Fortaleza). Existem muitos atrativos nesta região de Ubatuba, como em outras lugares. Podemos apontar alguns destes atrativos turísticos como: as Ruínas da Lagoinha, Ilha do Mar Virado (museu arqueológico), Sitio Santa Cruz (aventuras em cachoeiras,trilhas,rapel,etc.). O que queremos tentar mostrar as pessoas é que existe muitos motivos para preservamos o nosso patrimônio e tudo que foi citado aqui são na sua maioria comuns para nós, e por isso não damos os devidos valores,mas que de fato fazem de Ubatuba uma cidade muito procurada por turistas. Temos um potencial muito grande de crescimento econômico e financeiro, mas o que vimos crescer hoje, infelizmente, é a poluição e destruição desses lugares considerados de preservação, e de extrema importância.
A APPRU - A APPRU e uma ONG que ao longo de um ano e alguns meses vem mobilizando amigos voluntários a começarem a agir na preservação desse patrimônio que temos em Ubatuba.
Já foram realizadas diversas Ações Ambientais em diversos bairros, levando a tona problemas comuns, como poluição dos Mangues, Rios, Praias, Encostas, Rodovias, etc. Todas as Ações são de conscientização ambiental, que envolve a comunidade local, escolas, associações, comerciantes e interessados.
A APPRU, mais uma vez, convoca a todos a participarem de mais uma AÇÃO AMBIENTAL, pois você sabe da importância da natureza em nossa vida e não pode ficar fora desta. Venha ajudar a conscientizar mais voluntários para agirem juntos na preservação da querida Ubatuba. Lembre-se, ainda há tempo de tentarmos melhorar as coisas por aqui. O trabalho não pode parar ele tem que crescer e muito. Vamos inverter a situação, porque hoje, a degradação corre enquanto a preservação está apenas começando a dar os primeiros passos, e que no futuro próximo nossos filhos possam continuar o que começamos.
De a sua colaboração, ajude na colocação de placas, distribuição de folhetos, limpeza de praias, ou ajudando no que for preciso. A causa é nobre e merece a colaboração de todos nós unidos em busca de um só objetivo.
A APPRU (Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba), espera poder contar com a participação de todos aqueles que já participarão de outras Ações Ambientais.

PROGRAMAÇÂO:
8h00 - Início do cadastramento dos voluntários.
9h00 - Início da AÇÃO AMBIENTAL
- Limpeza da Praia
- Conscientização (distribuição de folhetos educativos).
- Colocação de Placas nas ruas de acesso a praia.
12h00 - Separação do lixo.
12h30 - Apresentação do Grupo de Teatro da APPRU.
14h00 - Divulgação na praia, condomínios e região da I Festa Verde do Surf (Beneficente - entrada para mulheres 1pacote de leite em pó e homens 1kilo de alimento não perecível mais R$ 5,00).
23:00 hs. Inicío da I Festa Verde do Surf. Show com a Banda "Wisk Maritimo"
As doações serão para as crianças e familias carentes.
Contatos: Antonio Augusto de Oliveira Neto tel.: (12) 3832-1374 - Cel.: (12) 9141-0171
(12) 9142-5196-E-mail: appru@ig.com.br

Dois adolescentes são detidos por roubo em padaria

Ubatuba - Dois adolescentes de 16 e 14 anos, foram detidos na tarde de segunda-feira, após roubarem a padaria Guinza, localizada na rua das Begônias, no bairro Jardim Carolina.
A balconista D.O.S., 20 anos, estava no caixa do estabelecimento, quando surgiram os menores, que chegaram em bicicletas. Um deles mostrou uma arma na cintura, exigindo dinheiro.
A vítima entregou R$ 30 aos menores, que fugiram rumo ao bairro Ipiranguinha. Uma viatura da Polícia Militar foi avisada, por populares na rua, passando as informações para outros policiais. O soldado Edgard, que se encontrava de folga e soube do roubo, foi quem deparou com os suspeitos na ciclovia de Marafunda, ao lado do Jardim Carolina.
Pistola - O adolescente de 16 anos portava uma pistola de pressão usada com chumbinho, que estava sem munição. Também foi localizado o dinheiro roubado da padaria.
Os dois foram conduzidos à delegacia, onde foi registrado o ato infracional. Por se tratar de roubo (crime grave), eles não foram liberados aos responsáveis, ficando recolhidos em uma cela da cadeia feminina de Ubatuba até que o Juizado da Infância e Juventude decida o destino deles.
Geralmente, nos crimes de assaltos, os menores infratores são internados na Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor). (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Litoral

Artigo Topo

Esporte não é droga, pratique-o
Irineu Nalin

Esse foi um "slogan" de uma das campanhas anti-drogas na cidade de São Paulo há muitos anos.
Infelizmente, na maioria das modalidades os atletas se profissionalizaram e os dirigentes não. Como os interesses comerciais estão acima daquela máxima "o importante é competir" parece que tudo ficou fora de controle. O patrocinador investe e quer retorno e para isso precisa de resultados.
Apesar da imprensa esportiva tocar muito pouco no assunto o doping, virou um problema muito sério. A não ser quando ocorre um caso como o de Maradona, que tudo indica que o vício originou-se como doping, ainda como jogador em atividade. Até nas Olimpíadas está difícil controlá-lo, pois a medicina esportiva anti-ética foi muito incentivada pelo interesse de algumas nações na época da guerra fria e atualmente a tônica comercial levou muitos laboratórios a avançarem em pesquisas e produtos sofisticados.
Hoje a ciência já está a caminho da reprogenética, as prateleiras dos supermercados apresentam alimentos transgênicos, com efeitos imprevisíveis na cadeia alimentar, enquanto ainda se engatinha na discussão de códigos de ética para o estoque de patentes existentes.
O governo americano gasta bilhões de dólares em campanhas de combate e prevenção ao consumo de drogas, para inibir o consumo. Quanto recurso da sociedade gasto para corrigir distorções de comportamento, isso sem falar nos custos do aparelho repressor.
Esse por sua vez, agiganta-se, ficou fora de controle, custa muito caro para a sociedade e não tem sido eficaz, sequer com a ajuda do exército. Na Colômbia a destruição das plantações, sem oferecer outras opções alternativas, está fazendo com que o cultivo de coca penetre na Amazônia brasileira.
Devemos cuidar melhor da educação, esse é o caminho mais adequado, mais barato para a sociedade e menos doloroso para a família. Futuramente pode ser discutida, dependendo das características culturais de cada país, formas de liberalização sob controle, afinal o álcool e o fumo não estão livres (também defendida por Friedman, prêmio Nobel de Economia, em 1976). Isso inibiria o crime organizado, reduziria os gastos com a repressão e liberaria mais verbas para programas sociais e amparo às famílias carentes. Apesar de algumas experiências realizadas em alguns países não terem sido bem sucedidas.
Bem! a droga atinge todos os segmentos sociais, não é um problema exclusivo de um determinado nível de renda familiar. Como custa caro, aqueles que não tem recursos, principalmente os jovens de baixa renda, assaltam, se prostituem, para poder adquirir o produto do vício.
A educação não deve ser entendida apenas como as atividades curriculares em sala de aula, as quais precisam ser melhoradas, começando pelo salário e formação dos professores, etc. Muitas atividades complementares podem e devem ser pensadas, não só para afastar a juventude desse caminho pernicioso, mas para formar cidadãos com caráter. O esporte é uma delas.
A urbanização, o tamanho das cidades, influiu para confinar a criança, que virou "robô de TV", aliado pelo fato de que para cobrir o orçamento doméstico a mãe trabalha fora e a educação familiar ficou em segundo plano. Daí também ser necessário uma atenção especial aos programas de creches.
Andando pelas cidades deste país constatamos que elas cresceram de forma desordenada. O processo de especulação imobiliária movido pelo mecanismo de reserva de valor como defesa de meio século de processo inflacionário elevado, gerou loteamentos pouco adensados e estoques de lotes muito além das necessidades do mercado real.
Isso pressionou o setor público a equipá-los indiretamente com parte da infra-estrutura, alocando recursos sem qualquer racionalidade, desviando e penalizando os gastos governamentais em educação e saúde e sem resolver o grave problema habitacional causado pelo fluxo migratório que não dispõe de renda para participar daquele mercado. Hoje as cidades estão repletas de belas avenidas asfaltadas e bem iluminadas, mas também cercadas de favelas. Que se agrava ainda mais com o aumento do desemprego.
Os governos municipais diretamente ligados aos problemas locais devem estar atentos: apesar da TV, na periferia das cidades a "molecada" ainda improvisa seus "campinhos", ainda empina "pipa". Que bom ! Vamos valorizar isso, antes que seja tarde, estimulando atividades recreativas e oficinas culturais. Falta aos governantes um pouco mais de sensibilidade para perceber que é por aí que se deve começar programas de educação preventiva, detectando essas demandas, apoiando e estimulando-as.
O programa bolsa escola lançado pelo Governo Federal na gestão anterior é uma excelente iniciativa, para reduzir a evasão escolar e inclusive contribuir na redução do fluxo migratório, mas precisa de uma participação ativa dos Governos Municipais para ser bem sucedido O custo social é muito menor, do que depois ter que manter: abrigos para menores infratores, sistema policial, judicial e penitenciário, clinicas de recuperação, etc.
Apesar dos desvios porque passa o esporte profissional acredito ser ainda através da valorização da educação física (fortalecimento do corpo, disposição para lutar e vencer) ao lado de línguas (leitura e comunicação), matemática (raciocínio lógico), música/artes (sensibilidade) e religião (crença e fé) a base do processo educacional para formar o cidadão com caráter. Os atletas de ponta virão como conseqüência.
______________
Doping: utilização de substâncias que estimulam ou influem no rendimento físico do atleta, como os anabolisantes, anfetaminas, etc. O Comitê Olímpico Internacional dispõe de uma listagem dos produtos que são vetados. Mas os casos de punição tem sido muito raros.
Reprogenética: técnicas de seleção genética de embriões a fim de obter bebês que apresentem menos riscos de desenvolver "defeitos" genéticos.
Transgênicos: produtos que sofreram alteração genética com o objetivo de melhorar a qualidade /produtividade. No Brasil, discute-se muito o caso da soja transgênica e seus derivados.

Ir.26/04/04.
Consulte aqui Artigos anteriores

Crônica Topo

O fim do defeso - II

As Organizações Pindobuçu Productions vem oferecer os seus serviços aos candidatos a vereadores deste município. Planos especiais de pagamento em dinheiro: paga antes e leva depois ou só leva depois que paga.

Curso intensivo cultura geral - Permite ao candidato desenvolver a interatividade com a maioria dos eleitores. Nele o candidato aprenderá a diferença de pobrema (as dificuldades dos pobres) e problema (os exercícios de matemática); alvará (coisa de Juiz) e aovarau (qualquer licença que o prefeito dá para os amigos). Aprenderá também que asfarto é ataque do coração e as farta é coisa de futebol.

Curso intensivo de oratória e dicção - Rapidin, rapidin, ocezin sendo alunim bonzin vai sabê falá direitim evai pudê pidi os votim prá todos os amiguim.

Curso sobre a arte de não resolver problemas - Para aqueles candidatos que não são lisos iguais bagres ensaboados, algumas dicas para aprimorar as escapadelas sem perder o eleitor. A importância do alavancar, do elencar. Quando disser "O seu pedido já está com o prefeito" ou "Entreguei nas mãos do vereador", ou "Vamos marcar uma reunião". Como elaborar um oficio padrão para exibir todas as vezes que for contestado.

Alfabetização emergencial - Para os que conseguiram sair candidatos e são completamente analfabetos. Como segurar o papel com o texto para cima e convencer que esta lendo. A importância de uma receita de óculos que você nunca vai mandar fazer. O amigo "apressadinho" que lê tudo antes de (ou para) você.

Curso avançado de matemática política - Quando um mais um não dá dois (exemplo um candidato mais um candidato não é igual a dois vereadores). Um vereador mais outro vereador às vezes é igual a zero, ou dois, ou quatro, ou três mil.

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Convocação I - O lixo representa um problema cada vez mais latente. É inexorável a necessidade de reduzi-lo, reciclá-lo e se possível reutilizá-lo. Existe atualmente uma pré disposição da população em ajudar a solucionar esse problema.
Contudo, nós da ACCG (Associação Cultural Comunitária Gaivota), notamos, após entrevista em nossos estúdios com o responsável pela coleta seletiva do lixo de Ubatuba, Sr. Pedro Paulo Souza, que já ocorre por meio de um projeto da prefeitura a retirada de lixo reciclável da casa dos cidadãos – essa retirada ocorre por meio de solicitação e cadastramento, para mais informações entrar em contato pelo telefone 3833-28-46 – porém existe uma deficiência na educação ambiental da população que mesmo disposta a ajudar, erra por falta de orientação.
Em vista de tal necessidade, vimos pedir a colaboração de todos envolvidos com as questões ambientais – ONGs Organizações não governamentais, associações, fundações e outros a nos ajudar na orientação e educação ambiental, principalmente nas questão da reciclagem e divisão do lixo, esse trabalho ocorrerá em conjunto às sociedades de bairro e com apoio na divulgação da Rádio Gaivota.
Vamos nos unir nessa luta!!

Radio Gaivota FM
http://www.alv.com.br/gaivota
Ubatuba, SP


Convocação II - 1º Forum de Sugestões para Elaboração do Projeto Turistico Maranduba/Lagoinha. Quinta feira dia 29/04 Sorveteria Mar Virado 19 Horas. Comerciantes, Prestadores de Serviços, Líderes Comunitários estão todos convidados para participar. Quem Sabe Faz a Hora. Cansamos de esperar acontecer.

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP


Vergonha na Cara - Alexandre Antonakis, te dou todo o meu apoio, é assim que me sinto também, alias você sempre fazia críticas, calou-se por um tempo, mas não podemos nos calar, só tome cuidado com a palavra VERGONHA NA CARA, que por ela fui parar na 2ª Vara Criminal de Ubatuba como autora do crime e a vítima foi o Sr. Paulo Ramos, mas ele não conseguiu me processar, pois sou uma pessoa limpa. Agora ele vem na entrevista dizer que não quer que o movimento Ubatuba Viva o bajule para corromper, que ele quer críticas para que possa acertar as atitudes, será que o que faltou foi crítica? Então ele não lê este informativo ou será então que ele acha que pessoas sérias que ali estão se reunindo tem mais tempo a perder? Querem soluções, estão é muito descontentes com a atual administração, querem é cobrar e ver serviço é para isso que pagamos nossos impostos e pagamos o salário dele também. Mas veja que ele passa a bola rapidinho, também sugeriu ao Ubatuba Viva que contrate o Sergio Carvalho, quem é que vai pagar? Brincou não? Ele é muito divertido, não acham?
Mudando de assunto, achei ótimo expor a Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba, assim pelo menos nós que estamos aqui esquecidos, na divisa, longe do centro podemos saber quais dos vereadores estão se lembrando e cobrando alguma coisa para a Região Sul, por exemplo, fiquei sabendo que o Eduardo César está se preocupando com o fechamento do Pronto Atendimento no Posto da Maranduba e o Charles Medeiros pedindo melhorias na sinalização em frente ao Mercado Uba Oba na Maranduba, e vou aproveitar para pedir para que intercedam no problema do Parque Aquático na Praia da Maranduba, pois ali está tudo irregular, o proprietário não pode chegar, se instalar, ganhar dinheiro, não pagar nada a Prefeitura, não ter licença e só atrapalhar os caiçaras que ali trabalham e são obrigados a pagar tudo pontualmente para não perder a licença. Hoje, assim como todas as tardes, graças a Deus, o Clodovil fez sua campanha Anti-Paulo Ramos, conversou por telefone ao vivo com o Sergio Carvalho, não percam diariamente na Rede TV, o Clodovil presta um grande serviço a Ubatuba.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP


Se a moda pega... II - Após linchamento, índios peruanos seqüestram outro prefeito.
Nativos indígenas da cidade de Santa Maria, em uma região remota no norte do Peru, tomaram o controle da prefeitura local e seqüestraram o prefeito Oswaldo Peralta.
Um dia antes, os moradores de Ilave, cidade indígena no sudeste do Peru, seqüestraram mais de dez vereadores e lincharam o prefeito Cirilo Robles, em um protesto contra a suposta corrupção do governo local.
As autoridades peruanas ordenaram o envio de 220 policiais a Ilave para retomar o controle da cidade em um "processo gradual".
O ministro do Interior, Fernando Rospigliosi, descartou o uso de tropas do Exército e afirmou que o governo não quer agravar uma situação que já é delicada.
Linchamento - No auge dos protestos em Ilave, cerca de 10 mil moradores da cidade, que tem 16 mil habitantes, participaram das manifestações.
O prefeito Cirilo Robles e outros 20 membros do governo municipal foram forçados a desfilar na praça principal do município. Em seguida, foram agredidos, e Robles morreu em decorrência de hemorragia interna.
A maioria dos habitantes de Ilave é formada por índios aimarás de aldeias que cercam a cidade. Eles acusavam o prefeito de se apropriar indevidamente dos recursos do município.
O ministro Fernando Rospigliosi declarou que a situação não pode ser resolvida com o uso da força devido à amplitude dos protestos, que poderiam se intensificar.
O congressista Mauricio Mulder, da oposição, pediu a renúncia de Rospigliosi, a quem acusa de negligência ao impedir os incidentes violentos. (Fonte: BBC)

Enviado por
Lourival da Silva
Maranduba, Ubatuba, SP 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

beija-flor no Promirim

Beija-flor - Promirim
©Roberto Russo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor