Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 17 de maio de 2004 - Nº 1034 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Gefran

Região
Inpe prevê tempo nublado para a região
Litoral prepara programação de inverno


Caraguatatuba
Câmara vota projetos remanescentes de terça
Polícia acha duas ossadas em Caraguá
Caraguá inicia hoje a programação da Semana da Luta Antimanicomial
Caraguá sedia palestra sobre Saúde Mental
A Saúde Mental em Caraguatatuba


Ilhabela
Prefeitura demole barraco na estrada de Castelhanos
Carlinhos pede implantação de campo de futebol
Lobo solicita posto de atendimento eleitoral
Catolé quer informações sobre terras no Green Park
Almir solicita criação de salário desemprego aos pescadores


São Sebastião
Polícia Ambiental fica sem telefone
Depoimentos de CEI serão transmitidos
Novo presidente da Associação de Monitores de Ecoturismo fará recadastramento
São Sebastião realiza 3º Mega Music Gospel


Ubatuba
Sucata é doada para Santa Casa
Daniel Gusmão vence a Copa Fritz de futebol-de-mesa


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Inpe prevê tempo nublado para a região

Litoral Norte - O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê para hoje ondas de até três metros no Litoral Norte em razão do ciclone extratropical, que ontem começou a se deslocar do litoral do Sul do país em direção ao oceano. Até a completa dissipação do fenômeno, o mar deverá continuar agitado. A previsão do tempo para hoje é de céu encoberto pela manhã, com possibilidade de sol durante o dia. As temperaturas estarão em declínio. Também há previsão de nevoeiros nas áreas mais baixas. As temperaturas deverão variar entre 13ºC e 21ºC no Vale do Paraíba, entre 18ºC e 26ºC no Litoral Norte e de 11ºC a 18ºC na Serra da Mantiqueira. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral prepara programação de inverno
As quatro cidades da região tentam atrair turistas com shows, feiras e campeonatos até o fim da estação

Litoral Norte - Para provar que nem só de verão vive o Litoral Norte, as prefeituras da região preparam uma programação repleta de atrações na tentativa de atrair turistas durante a baixa temporada este ano.
Com eventos para os mais variados gostos --promovidos tanto pelas administrações municipais, quanto por comerciantes e empreendedores-- as quatro cidades prometem 'esquentar' o inverno do turista que for à região entre os meses de junho e agosto. E tem de tudo: festivais gastronômicos, shows musicais, campeonatos de esportes náuticos, concursos de moda e até feira de arquitetura. Como se não bastasse, a região ainda possui como atrativo o preço das estadias. Segundo as associações hoteleiras de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, hotéis e pousadas da região estão oferecendo descontos de até 30% (leia texto nesta página). A programação da baixa temporada no litoral começa no próximo dia 10, com o tradicional Festival do Camarão de Caraguá. O evento acontece até o dia 13, quando dará lugar à Festa de São Benedito.
Atrações - Em São Sebastião e Ilhabela, as atrações não ficam por menos. Nas duas cidades, algumas novidades prometem animar a baixa temporada. Para os amantes dos esportes náuticos, uma boa opção será o 4º Rali Náutico de São Sebastião, que será realizado no dia 3 de julho com saída na praia de Barra do Una (costa sul do município).
No mesmo mês, entre os dias 14 e 26, acontecerá o Festival Gastronômico da Costa dos Alcatrazes, promovido por uma associação de bares, restaurantes, hotéis e pousadas de São Sebastião. Em agosto, a cidade oferecerá uma programação de eventos esportivos, ainda sem data definida --campeonatos de canoas havaianas, caiaque, canoas caiçaras e ciclismo são alguns deles. Em Ilhabela, a novidade será a Ilhabelabitare, uma mostra de arquitetura e decoração que terá início no dia 3 de julho. O evento acontece na Pousada Saco da Capela. A ilha ainda prepara outros três eventos para julho: a Semana de Vela de Oceano e Monotipo, o Racing Village (com shows e exposições no centro da cidade) e 1ª Semana de Criadores da Moda, com dança, teatro e moda. Todos eles terão as datas definidas nos próximos dias. A Prefeitura de Ubatuba ainda não havia definido a sua programação até a última sexta-feira.
Outras informações sobre a programação de inverno no Litoral Norte podem ser obtidas nos sites das prefeituras:
Caraguá - www.caraguatatuba.sp.gov.br
Ilhabela - www.ilhabela.sp.gov.br
São Sebastião - www.saosebastiao.sp.gov.br
Ubatuba - www.ubatuba.sp.gov.br
Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Câmara vota projetos remanescentes de terça
Ordem do Dia não foi votada devido a 2 Regimes de Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na quinta-feira, dia 13 de maio, às 16 horas, a sua 5ª Sessão Extraordinária. Na Ordem do Dia os projetos que não foram votados na Sessão Ordinária semanal de 11 de maio.
Os Vereadores mantiveram o Veto Total do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), para com o projeto do Vereador Anderson Silva Bertoncini – Pastor Anderson (PL), que institui o Centro de Apoio à Gestante.
Ao mesmo tempo foram votados a aprovados as seguintes denominações de rua; Do Vereador Aurimar Mansano (PTB), denominando Guiseppe Cármino Aulicino a atual avenida Um, no Loteamento Jardim das Palmeiras 2. Da Vereadora Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB), denominando Antonio Martins Filho a atual travessa Projetada no Loteamento Jardim Rio Claro, no bairro do Porto Novo.
O Projeto da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), que cria o serviço de Mototáxi na cidade e que gerou uma grande polêmica entre os taxistas do município, não foi votado. Um ofício da Vereadora pediu a sua apreciação na próxima terça-feira, dia 18 de maio. O projeto não foi votado no dia 11 devido ao adiantado do horário.
Os destaques da sessão ficaram para os Vereadores João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL) e Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), que respectivamente apresentaram proposituras que regularizam construções clandestinas por um período de 90 dias e que cria a faixa governamental, para o Prefeito e Presidente de Câmara Municipal, a ser dada na posse de ambos e repassada aos sucessores.
Com este projeto, Caraguatatuba é a única cidade do Brasil a ter faixa governamental para a posse do Executivo e Legislativo, igualando-se a Brasília, na posse do Presidente da República e do Presidente da Câmara. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Polícia acha duas ossadas em Caraguá

Caraguatatuba - Em menos de 24 horas, a Polícia Civil de Caraguá encontrou duas ossadas em diferentes pontos da cidade, na última quarta-feira. Uma delas foi achada próximo ao córrego do Sumaré e a outra, em um lixão localizado no bairro do Pouso Alto. No Sumaré, os moradores acharam um crânio próximo a um córrego. A ossada foi levada para o IML (Instituto Médico Legal). A outra foi encontrada em um lixão. A polícia encontrou um fêmur, costelas e outros fragmentos. A polícia investiga se os locais seriam usados como ponto de 'desova'. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá inicia hoje a programação da Semana da Luta Antimanicomial
No dia 18 de maio é comemorado o Dia da Luta Antimanicomial e a prefeitura de Caraguá por meio do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) irá realizar uma intensa programação alusiva à data

Caraguatatuba - O Caps (Centro de Atenção Psicossocial), setor da Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá, irá promover, para seus pacientes, uma semana de eventos em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial. A Semana da Luta Antimanicomial é um evento que acontece em todos os municípios do Estado e as quatro cidades do Litoral Norte irão realizá-lo regionalmente.
Segundo a coordenadora do Caps, Sílvia Scolfaro, a abertura oficial acontecerá no dia 17, segunda-feira, às 13h30, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, com entrada livre para a população. As demais atividades, que acontecerão durante a semana em outras cidades do Litoral Norte, são direcionadas para profissionais de saúde e pacientes em tratamento, na cidade.
O objetivo do evento regional é integrar os unidades Caps das quatro cidades e promover atividades de lazer e entretenimento aos funcionários e pacientes.
Os pacientes que não participarem das atividades em Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, serão levados para almoçar fora e assistir a um filme, no cinema, em Caraguá.
O encerramento oficial do evento acontecerá, no dia 21, sexta-feira, no Ciase (Centro Integrado de Ações Sócio-educativas) “Governador Adhemar Pereira de Barros”, no bairro Travessão, a partir das 10 horas, reunindo cerca de 150 pessoas, entre técnicos e pacientes, para um almoço, com show musical do cantor Cristiano Fragoso e apresentações de teatro de bonecos e Puxada de Rede, uma dança do folclore caiçara.
Confira a programação

Dia 17, às 13h30, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, abertura oficial (aberta ao público)
Dia 18, das 10h às 17h, em Ilhabela (somente para pacientes)
Dia 19, das 10h às 17h, em Ubatuba (somente para pacientes)
Dia 20, das 10h às 17h, em São Sebastião (somente para pacientes)
Dia 21, das 10h às 17h, no Ciase do Travessão (somente para pacientes)
Dia 27, às 19h30, na Câmara Municipal de Caraguatatuba (somente para profissionais de saúde inscritos). (Fonte: PMC)

Caraguá sedia palestra sobre Saúde Mental

Caraguatatuba - O Caps (Centro de Atenção Psocissocial) da Secretaria de Saúde de Caraguá e o Laboratório Torrent - Alcance Social firmaram uma parceria para a realização do evento “O Papel do Médico na Saúde Mental”, direcionado a profissionais da Saúde. Estão sendo esperadas de 60 a 80 pessoas.
O encontro, que acontecerá no dia 27 de maio, às 19h30, na Câmara Municipal de Caraguá, tem o objetivo de discutir assuntos como esquizofrenia (psicoses), depressões, prescrição de antidepressivos e benzodiazepínicos, e está sendo realizado dentro da programação da Semana da Luta Antimanicomial.
A palestrante da noite será a coordenadora da Saúde Mental de Caraguatatuba, a médica Sílvia Scolfaro.
A Câmara Municipal de Caraguatatuba fica à Avenida Frei Pacífico Wagner, 830, no Centro, e as inscrições devem ser feitas até o dia 25 de maio, pelo telefone (12) 3881-1122, com Ednéia. As vagas são limitadas. (Fonte: PMC)

A Saúde Mental em Caraguatatuba

Caraguatatuba - De acordo com dados do Caps de Caraguá, a cidade tem, atualmente, 300 pacientes, com transtornos mentais severos (psicose ou neurose graves), em tratamento, e também 5 mil pacientes ativos, que realizam consultas regularmente. Cerca de 60% são dependentes químicos, e os outros 40% são pessoas com outro tipo de transtorno mental.
Dos 300 pacientes, pelo menos, 100 freqüentam o Caps semanalmente, alguns, diariamente. Todos eles são atendidos por uma equipe multiprofissional, que é composta por psiquiatra, terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares e técnicos de enfermagem e agentes administrativos. Ao todo, são 12 pessoas treinadas e qualificadas para cuidar desses pacientes. A filosofia de trabalho do Caps é o atendimento humanizado, promovendo a desospitalização do paciente e a luta antimanicomial. “Nós trabalhamos de uma forma para que o paciente não precise de internação. Investir no Caps é tirar as pessoas dos hospitais”, disse a coordenadora do Caps de Caraguá, Sílvia Scolfaro.
Ela informou que são realizadas atividades de laborterapia como caminhadas ao ar livre e recreação. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Prefeitura demole barraco na estrada de Castelhanos

Ilhabela - A Divisão de Fiscalização da Prefeitura demoliu um barraco de madeirite, edificado em área de utilidade Pública (decreto 2081/2000), localizado na estrada de Castelhanos no bairro do Reino. O invasor da área, P.R.B.N., já havia sido notificado anteriormente pela fiscalização municipal no dia 1o. de maio, porém não tomou conhecimento, finalizando a obra.
De acordo com determinação da Procuradoria Municipal, foi feito o desmonte da edificação na última quinta-feira, dia 13. A fiscalização contou com o apoio da Polícia Civil, que preservou a integridade física de ambas as partes. (Fonte: Imprensa Livre)

Carlinhos pede implantação de campo de futebol

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou na sessão do dia 10 de maio o requerimento 22/2004 do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB) que solicita informações sobre a possibilidade de implantação de um campo de futebol no bairro Green Park.
Carlinhos já fez anteriormente está reivindicação, porém até o momento não foi atendida. Considerando que o bairro do Green Park possui um grande contingente de jovens, Carlinhos acredita que será de bom proveito por parte dos moradores a implantação de um campo de futebol no local.
O documento contou com as assinaturas dos vereadores Romeu Pedro Persch (PTB), Almir Mariano (PPS), Walter Duarte de Souza (PTB), Maria das Graças F. dos Santos Souza (PSDB), Jadiel Vieira (PV), José Garcia de Souza (PSB) e Rogério Ribeiro de Sá (PT)
Outro requerimento (223/2004) aprovado do vereador Carlinhos questiona a prefeitura sobre a possibilidade de ser realizada uma gincana municipal estudantil. “Uma gincana com várias modalidades esportivas iria proporcionar mais uma opção de lazer e entretenimento as crianças, além de unir as escolas de diferentes bairros”, comenta.
Para Carlinhos, a gincana municipal estudantil também seria uma oportunidade para descobrir atletas promissores que futuramente poderiam representar o município em eventos realizados em outras cidades. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Lobo solicita posto de atendimento eleitoral

Ilhabela - O vereador Luiz Lobo (PL) apresentou o requerimento 221/2004, aprovado na sessão do dia 10, endereçado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado de São Paulo, desembargador Álvaro Lazzarini pedindo informações sobre a previsão da criação de um posto da Justiça Eleitoral na cidade.
Lobo enfatiza que Ilhabela não possui nenhum posto de atendimento da Justiça Eleitoral que permite aos munícipes um atendimento local, e que o único Cartório Eleitoral que atende a cidade se encontra em São Sebastião. “As pessoas perdem praticamente o dia todo para transferir ou regulamentar a situação junto à Justiça Eleitoral”, pondera.
Ele ainda considera que ainda este ano será inaugurado o prédio da Vara Distrital de Ilhabela, podendo neste espaço abrigar um posto de atendimento.
Na mesma sessão foi aprovado outro requerimento (218/2004) também do vereador Lobo em que questiona a prefeitura sobre a possibilidade dos funcionários públicos poderem optar entre receber cesta básica ou vale refeição. Segundo o vereador, ele foi procurado por vários munícipes que reivindicam a liberdade de optar pelas cestas básicas ou vales refeição. “Tem casos que mais de uma pessoa de uma mesma família recebem cesta básica e gostariam de optar, assim poderiam almoçar perto do local de trabalho”, explica. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Catolé quer informações sobre terras no Green Park

Ilhabela - De autoria do vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT), prof. Catolé, o requerimento 224/2004 encaminhado ao executivo pede informações sobre as terras localizadas em frente ao nr. 112 da rua Chico Gravi dos Santos, no bairro Green Park. No documento, Catolé pergunta a quem pertence às terras e quais as providências da prefeitura com relação às diversas construções existentes na referida área, sendo que algumas delas em situação de risco.
No requerimento 215/2004 também de autoria do prof. Catolé solicita informações ao executivo sobre o repasse financeiro para a Colônia dos Pescadores Z-6 de Ilhabela.
Catolé pergunta se a prefeitura contribui materialmente e/ou financeiramente com a Colônia dos Pescadores, e se em caso positivo enumerar as contribuições e se existe prestação de contas por parte da Colônia relativa as contribuições. Para ele, estas informações servirão para acompanhar e fiscalizar os atos do poder executivo, além de repassa-las para os munícipes interessados. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Almir solicita criação de salário desemprego aos pescadores

Ilhabela - Através da indicação 194/2004, o vereador Almir Mariano (PPS) questiona a criação do salário desemprego aos pescadores de Ilhabela, no período do defeso do camarão, conforme Lei Federal. De acordo com Almir, para se ter acesso a este atendimento o município necessita criar uma parceria Estadual e Federal. “O seguro desemprego para os pescadores durante o período de defeso trará uma renda importante para estes trabalhadores”, frisa.
Outra indicação (197/2004), também de autoria do vereador Almir, em que pede a limpeza e desassoreamento do córrego Nossa Senhora D Ájuda, que segundo ele, está sofrendo degradações ao longo dos anos e foi compromisso de campanha da atual administração a sua recuperação.
Almir ainda solicita através da indicação 198/2004 a complementação da cobertura do córrego da rua Misael dos Santos Garcez, no bairro do Itanquaduba. Ele argumenta que além de ser uma reivindicação antiga, tem causado sérios problemas ao trânsito local, inclusive com ocorrências de acidentes. Ainda, por meio da indicação 200/2004o vereador Almir solicita a limpeza da referida rua. Na justificativa, o vereador declara o estado de abandono em que se encontra, sem calçamento e acúmulo de mato nas calçada. “É preciso que a recuperação daquela via pública seja feita com urgência, uma vez que vários munícipes reclamam do total abandono em que se encontra a área”, explica. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Polícia Ambiental fica sem telefone

São Sebastião - A base da Polícia Ambiental do bairro Juqueí, na costa sul de São Sebastião, teve a linha telefônica desligada há pelo menos três semanas. Segundo o vereador Wagner Teixeira de Oliveira (PV), que denunciou o fato em sessão na Câmara, a linha foi desligada por falta de pagamento. O comandante da Polícia Ambiental de São Sebastião, tenente Jamir David Júnior, não foi localizado na tarde de ontem para comentar o assunto. No entanto, policiais ambientais de outra base da Polícia Ambiental da cidade confirmaram que a unidade de Juqueí "está sem comunicação em razão de problemas com o telefone". (Fonte: ValeParaibano)

Depoimentos de CEI serão transmitidos

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vai transmitir em tempo real, via Internet, os depoimentos da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que vai investigar denúncias de favorecimento da prefeitura à empresa Eness Construtora e Serviços.
A primeira transmissão on-line será realizada na próxima quinta-feira. Na CEI, serão investigados contratos firmados pelo prefeito Paulo Julião (PSDB) com a Eness para a realização de 13 obras orçadas em R$ 1,129 milhão. A empresa tem como um de seus sócios-proprietários o genro do prefeito, Marco Gessulli Caldeira. Segundo o vereador Erwin Mota (PPS), presidente da CEI, a idéia de transmitir as sessões pela internet tem o objetivo de dar 'transparência e publicidade' aos trabalhos.
"Fizemos questão de adotar essa medida para mostrar que essa CEI não irá terminar em pizza. Vamos investigar esse caso a fundo", afirmou. Além de Mota, compõem a CEI os vereadores João Barreto (PL) e Marco Antonio de Souza (PTB), atual presidente da Casa. Todos eles integram a base governista. A oposição tentará obter uma vaga na CEI valendo-se do regimento interno da Casa, que prevê a inclusão de representantes de todos os partidos que possuem cadeiras no Legislativo.
O prefeito Paulo Julião não foi localizado ontem para comentar o assunto. Em entrevista anterior, ele negou qualquer irregularidade nas licitações. Os depoimentos da CEI poderão ser acompanhados ao vivo pelo endereço eletrônico: www.camarasaosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: ValeParaibano)

Novo presidente da Associação de Monitores de Ecoturismo fará recadastramento

São Sebastião - A Associação de Monitores de Ecoturismo de São Sebastião, existente desde 1999, está sob nova direção. Manoel Trindade, que assumiu a presidência, afirma será feito novo cadastramento dos monitores, inclusive para emissão de carteirinhas de identificação. Na vice-presidência está Glábio Keter. Kathya Pacheco e Lucilei Pereira da Silva estão a cargo da secretária e tesouraria, respectivamente. Na última terça-feira, o grupo esteve reunido com o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, e o diretor do Parque Estadual de São Sebastião, Edson Marques Lobato, para falar sobre os objetivos da Associação de Monitores e obter alguns esclarecimentos sobre o Programa Municipal de Ecoturismo, desenvolvido pela Prefeitura e pelo Instituto Florestal, representado por Lobato. A Associação de Monitores criar sua logomarca. A idéia, a princípio, é promover um concurso em alguma escola para escolha da melhor proposta de um selo feito por aluno. A Associação quer a parceria da prefeitura e do IF para o desenvolvimento de suas atividades.
Lobato concorda com a parceria. Segundo ele, ecoturismo deve ser desenvolvido pelo mercado; “nós, representantes dos governos, temos a atribuição de apoiar com infra-estrutura”. A Prefeitura e o IF estudam minuta de decreto a fim de disciplinar o Programa de Ecoturismo. O documento poderá ficar pronto em breve, mas, antes, Nivaldo Simões e Lobato viajarão a Brotas, no Mato Grosso do Sul, e Bonito, no Interior de São Paulo, a fim de conhecer as experiências dessas cidades, que representam grande sucesso em termos de turismo e ecoturismo, em razão do aproveitamento de seus potenciais naturais. A viagem está prevista para a próxima semana e ambos viajarão com recursos próprios, por falta de verba da prefeitura. A falta de controle sobre o acesso à Trilha do Itu, em Boiçucanga, foi motivo de queixas da Associação de Monitores. O problema ocorre porque a prefeitura nem sequer o Instituto Florestal têm fiscais disponíveis. Em 1998, com recursos cedidos pela Petrobras, foi instalada uma guarita no local, mas só está lá a estrutura. Nivaldo Simões e Lobato discutem possibilidade de solicitar verba do Comdurb (Conselho de Meio Ambiente e Urbanismo) de São Sebastião para a viabilização de recursos humanos durante período limitado, um ano, por exemplo. A idéia é que depois deste prazo, o programa de ecoturismo fique auto-sustentável. Calcula-se que em um dia de Carnaval, a trilha da Cachoeira do Itu, em Boiçucanga, por exemplo, recebe cerca de mil pessoas. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião realiza 3º Mega Music Gospel

São Sebastião - Acontece em São Sebastião no próximo final de semana, dias 21 e 22, o 3º Mega Music Gospel, que irá reunir, a partir das 21 horas, na Rua da Praia, grandes nomes da musica evangélica. O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, da União do Litoral e do Hotel Fazenda Três Poderes.
A primeira edição, realizada em 2002, reuniu cerca de sete mil pessoas na Praça de Eventos, um número que aumentou no ano passado, quando mais de 12 mil pessoas prestigiaram a 2ª edição do evento.
Para este ano estão confirmados os cantores Rodrigo Soeiro e Joice Bernardo, que concorreram ao troféu revelação 2003 das gravadoras gospel do país, além de Giovani Santos, Banda Semelhança e do grupo Oficina G3.
“Nos últimos anos, diversos grupos cristãos, buscando levar a todos uma mensagem de paz, amor, harmonia e fraternidade entre o homem e a natureza, adotaram um estilo musical chamado gospel. E é com a proposta de ressaltar a salvação da alma exercendo a fé em Jesus Cristo, que organizamos este evento”, explicou o pastor da Igreja Wesleyana, Carlos Cruz.
Segundo ele, esta é uma forma diferente e impactante de cumprir o papel designado por Cristo: “sair e falar do seu grande amor, levar as boas novas àqueles que nunca visitaram uma igreja evangélica e, por que não, levar o culto até eles na Rua da Praia”, finalizou. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Sucata é doada para Santa Casa

Ubatuba - A Prefeitura assinou termo de doação para a Santa Casa de um lote de sucata que estava depositado na área da Endurb, no Horto Florestal. O material atingiu 85 toneladas, representando uma arrecadação de cerca de R$ 25 mil.
O material constou de veículos, contêineres e sucata pesada, além de equipamentos para escritório como mesas, cadeiras, estantes e telefones, alguns em condições de reaproveitamento. “Atendemos uma entidade de utilidade pública e carente de recursos dentro do previsto em lei”, afirmou Marino Jacob, secretário de Administração municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

Daniel Gusmão vence a Copa Fritz de futebol-de-mesa

Ubatuba - Terminou neste Sábado o campeonato patrocinado pela Fritz Chopperia, o principal parceiro da AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) em 2004. O grande campeão foi Daniel Gusmão, que disputou seu 1° evento nesta temporada e só se classificou para a Fase Final no sufoco na última partida da Fase de Classificação, quase ficando de fora. Na finalíssima, Daniel venceu Ednelson Prado por 2x1 e ficou com o título da Copa Fritz, quebrando um tabu que já durava 5 anos: Ednelson nunca havia perdido uma final disputada em um único jogo. Além dos dois finalistas, o outro destaque do torneio foi Bittencourt Jr, que venceu o líder do ranking André Rafael na prorrogação por 1x0 (2x2 no tempo normal) e ficou com a 3ª colocação. Bittencourt não disputava um evento oficial a quase três anos e voltou com tudo, mesmo perdendo a semi-final para seu eterno-rival Ednelson. Confira como foram os confrontos da Fase Final: pelo Rebolo, Fábio Aparecido venceu Anderson Gomes por 2x1 e depois perdeu para Ralph Solera por 1x0. Alexandre Augusto venceu Flávio Bellard por 3x0 e decidiu com Ralph a 7ª posição. O jogo terminou empatado em 1x1 e na prorrogação, Ralph venceu por 2x0. Na decisão de 9° lugar, Fábio e Flávio empataram no tempo normal e na prorrogação e Flávio venceu nos pênaltis. Na repescagem, Bittencourt venceu Adauto Júlio por 1x0 e Daniel ganhou de Edu Macedo Jr também por 1x0. Adauto bateu Edu por 3x1 e ficou em 5°. Nas Semi-Finais, Daniel venceu André por 3x1 e Ednelson ganhou de Bittencourt por 1x0. Bittencourt ficou com a 3ª colocação. Na grande final, Daniel abriu dois gols de vantagem e Ednelson diminuiu no segundo tempo, mas não conseguiu impedir a derrota para o rival por 2x1. Com o título, Daniel pulou da 12ª para a 8ª posição no ranking, e Ednelson, com o vice, já está entre os Top10. Mais detalhes no site da associação. (Fonte: AUFM)

Ação Litoral

Artigo Topo

Drink

Se não ficasse estranho eu abriria este artigo com a frase: Oh! Céus, meus sais! Será que deu a louca na troupe de Brasília? E o presidente Lula, que história é essa de dar bola para um artigo de jornal e reagir exatamente de acordo com o manual do “Jamais faça que é tiro no pé”. Lula bebe, é claro que bebe, todos bebemos, salvo alguns que não bebem e ficam enchendo o saco dizendo pra todo mundo que não bebem. E apontando para os que bebem. Lula bebeu acima da conta em alguma recepção? Faz parte do jogo, todos já tomamos nossos pileques, principalmente em fases de grande tensão. Eu bebo, não há problema algum em beber. Pior do que beber é ser um ex-alcoólatra como Bush e armar aquele barraco no Iraque e depois não conseguir desarmar. O problema do álcool começa quando ele passa a dominar a vida das pessoas. Que eu saiba o presidente bebe em reu niões sociais. Se estivesse bebendo de manhã, logo após o café, o sinal de alerta deveria ser aceso, tomar um drink no almoço e alguns na happy hour é saudável. Aliás, para quem está próximo dos sessenta essa coisa de saudável ou não saudável não deve contar tanto. Dos sessenta para frente, salvo exceções, a regra é começar a descida da serra rumo não se sabe para onde. Lula tem um estilo pessoal. Foi com esse estilo que acabou na Presidência da República. Lula gosta de churrascos, de futebol, de cerveja, Lula gosta de tudo o que a maioria dos brasileiros gosta. Lula é o presidente do Brasil, em certas horas parece que ele mesmo duvida disso. Senão, deveria ter ligado para o jornalista do New York Times, que tomaria um enorme susto, e dito: “Olhe aqui seu gringo banana, eu sou o presidente desta grande nação e mereço respeito. Ou melhor, exijo respeito”. E ponto final. Mandar o cara embora, foi uma grande, enorme, gigantesca besteira, além de promovê-lo a estre la do jornalismo internacional. O Brasil é uma nação plena de hipocrisia, diz-se uma coisa, faz-se outra. Lula nesse quesito foge à regra. Ele é o Lula, autêntico, goste-se ou não. Lula está em visível desconforto por não conseguir fazer o que gostaria, ele percebeu que governar é mais difícil do que parece. É o desconforto de alguém que mostra real preocupação com o cargo que ocupa. Lula errou ao mandar o gringo embora, se for possível reverter o erro ele deve fazê-lo. Lula deveria cogitar de ter melhores assessores, mais comprometidos com a verdade do que com a preservação do cargo. Faltou alguém para dizer: Lula, o que esse gringo escreveu, amanhã estará esquecido. O artigo passaria batido, ninguém notaria. Com a “over-reaction”, entrou para o folclore político da nação. O mal está feito.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Tempo de Planejar - Na última quinta-feira a região central de São Sebastião sentiu as primeiras conseqüências de uma cidade que cresce sem o devido planejamento. O intenso movimento dos caminhões-cegonha trazendo automóveis para o porto causou transtorno no, ainda, “pacato” trânsito da região.
O porto está crescendo, sua reforma e ampliação é fato e, até o momento, nenhuma proposta foi apresentada em relação à cidade e suas rotas de acesso. Ruas estreitas, centro histórico próximo ao porto e crescimento populacional intenso, além das obras de ampliação dos dutos marítimos da Petrobrás que em breve estarão trazendo mais caminhões e maquinário pesado para as ruas – são alguns dos fatores que tornam preocupante o futuro da qualidade de vida na cidade.
São Sebastião tem características próprias e inegáveis – uma cidade com forte apelo turístico por suas maravilhas naturais (últimos resquícios de Mata Atlântica) e que acumula muita história em suas construções centenárias e ruas de paralelepípedo, com um centro histórico belo e riquíssimo culturalmente. Desta maneira, tal qual as últimas administrações vêm direcionando o crescimento do município, cada vez mais, a cidade se descaracteriza e torna-se um modelo pragmático e frio de uma cidade em “desenvolvimento”.
Desenvolvimento é bom e significa aumento da renda do município, mas e o planejamento urbano? Será que, efetivamente, existe algum? Até quando o poder público agirá de forma imediatista, nesta ânsia cega pelo crescimento desordenado?
O que está sendo feito hoje pode trazer resultados desastrosos para a região central e para todo o município de São Sebastião num futuro não muito distante. É preciso atenção neste importante momento, enquanto ainda há tempo para planejar.

Luis Filipe Rodrigues
Paúba, São Sebastião, SP


Praia do Centro de Caraguá - As férias estão chegando, pelo amor de Deus, limpem todos os dias a praia do centro. Principalmente atrás do parque. é "papel higienico" e papelão jogado na areia. fica um lixo.
Turisca que tem amor a Caraguá.

Joana
Caraguatatuba, SP

Projeto Turistico Maranduba Lagoinha - Não são “CAUSOS”, são fatos, enquanto estamos nos preocupando em implantar o PDTR ( Plano de Desenvolvimento Turístico Receptivo) onde a qualificação da comunidade entra como o principal fundamento para o sucesso de nossa receptividade. Vamos vendo fatos lamentáveis acontecerem no nosso dia a dia. Narrado por um nosso amigo e colaborador que não declino o nome por não saber se poderia, tivemos um acontecimento no mínimo lamentável. Um ônibus vindo com turistas que estavam hospedados em Caraguatatuba, deixou seus passageiros na Praia da Maranduba e retornando foi abordado por fiscais da Contur que obrigaram o motorista a ir retirar seus passageiros da praia e retornar à Caragua pois não poderiam permanecer ali.Fiscalizar ônibus de excursão exige bom senso, prudência e qualificação. Agora nós que somos empresários aqui, que investimos, empregamos, pagamos impostos, somos também obrigados a passar por constrangimentos, pelo mesmo motivo, ou seja, pela desqualificação de funcionário deste mesmo órgão. Fazemos nosso Cooper na praia diariamente, e obviamente não levamos dinheiro para isso. De repente, uma dor de barriga, explicando que voltaria para pagar depois minha esposa foi destratada pelo funcionário do banheiro. Não pedimos aqui uma punição a esta pessoa, mas sim àquela que a colocou nesta função, partir de um órgão voltado ao turismo a desqualificação de funcionários é no mínimo lamentável.

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP


Agonia de Ubatuba - Sr Prefeito, Vereadores e demais Autoridades. Sou atualmente morador, eleitor e apaixonado pelo município de Ubatuba, que já conheço a mais de trinta anos, quantas saudades, das praias limpas, sem poluição, hoje como morador faço minhas camidas pela quanta tristeza sinto em ver placas de praia IMPRÓPRIAS para banhos, em Maranduba, meu Deus! Será que as autoridades não percebem, que isto é o mesmo que decretar a falência e morte do município, que isto espanta os turista, que não adianta, querer atrair turista sem um saneamento básico, para coletar os esgotos que são jogados nos rios indo para o mar, sem dizer das ruas cheias de buracos, sem iluminação, policiamento, e outras coisas mais, Srs. governantes tomamos uma atitude responsável, ou nossa querida cidade vai se tornar uma cidade fantasmas, ou talvez nossas praias que são lindas, para que não conhece não perde nem para as do Nordeste, serão futuramente como o rio Tiete em São Paulo, que agora depois de morto tentam ressucita-lo, sem dizer que todos perdem com isto, o comercio, os moradores ninguém investe em massa falida. Pensem com carinho neste recado antes que seja tarde demais.

Mauricio de Souza
Morador e eleitor de Maranduba
Ubatuba, SP

que coisa, hein! - Depois do artigo da última sexta intitulado "Recordar é viver", vários amigos conversaram sobre o tema; aliás tema chatinho pra nossos políticos que adoram serem paparicados em período pré-eleitoral, mas não suportam serem cobrados e nessas conversas percebi o quanto estamos ao Deus dará! Teve gente que achou normal a atitude inicial de lançamentos de pedras fundamentais, afinal não deram prejuízo a ninguém e se não veio verba pra tal, fazer o quê né? Outros já aproveitaram pra dizer que tem gente fazendo até coleção de pedras, afinal pra nada servem a não ser os eternos "puxa-saco" baterem palmas e garantirem suas boquinhas saindo naquelas imagens fotográficas como se realmente estivessem preocupados com o futuro da cidade........ Cidade???, ora bolas,eu quero é o meu (devem pensar eles)!! Mas o que me chamou a atenção mesmo, foi o comentário de um amigo que de tão chato até me incomodou,mas ao raciocinar com calma tive de lhe dar razão: Todas as obras realizadas até agora no município,segundo ele, foram feitas com dinheiro do estado!! Ora bolas carambolas; então até que nosso governador não tem olhos só pra nossas vizinhas como insistimos em cobrar; porque pelo que soube foram mais de 70 milhões pra nossa Ubatuba!! Gente, é muita grana pra estarmos nessa situação de abandono não? Neste domingo percorrendo a Rio-Santos, me deparei com um evento ciclístico e fiquei matutando: -Como é que se sente um atleta profissional, que se prepara anos a fio pra se especializar e expõe sua vida a um risco enorme numa rodovia esburacada,com acostamentos deteriorados e motoristas mal-educados? Você pode dizer que isso não é responsabilidade do município!!! Ora, então as obras estaduais também devem ficar de fora das divulgações de "feitos da administração", não? Ou é aquele velho esquema de se divulgar o que interessa e esconder o que é ruim!!! Realmente, me sinto envergonhado de receber na minha casa tantos visitantes que em primeiro lugar não sabia eu que viriam afinal ninguém me avisou. Em segundo lugar encontraram minha casa nesse estado que dá pena e por último mas não finalizando devem ter se conformado com aquela velha desculpa de que a nossa natureza é linda!! Depois tem gente que ainda tem coragem de reclamar que o apresentador de televisão e munícipe ubatubense Clodovil Hernandez está errado, porque reclamando divulga negativamente nossa imagem!!! Qual imagem? A da cidade ou a imagem de nossos governantes incompetentes que nos últimos 30 anos arrastaram a cidade para o buraco em que estamos?? Estão preocupados os que verdadeiramente amam a cidade e por ela até dão suas vidas, ou aqueles que amam somente os seus e por si próprios prejudicam as vidas de todos nós??. Que coisa heim!!!


Tony Luiz - Radialista
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Pescador no Itaguá

Pescador no Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor