Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 19 de maio de 2004 - Nº 1036 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Gefran

Região
Prefeitos pedem urgência para projeto que barra novas estâncias
Sistema facilita pagamentos de contas


Caraguatatuba
Com passos bem leves
Caraguá sedia 2ª etapa do Circuito Fila Interpraias
Estudantes de Caraguá vencem Paulista de Surf
Professor publica livros sobre esporte
Atletas trazem medalhas de Judô
Visita ao Museu de Arte e Cultura
Terceira idade: hidroginástica no mar melhora a saúde
Nome novo na política é proposta do PT para prefeito
Aurimar é o melhor Vereador pela quarta vez

Ilhabela
Assaltantes levam R$ 4 mil de comerciante na Água Branca
PSB de Ilhabela sai com chapa completa


São Sebastião
Depois do segundo lote de veículos, Porto embarca gado para a Líbia
Sérgio Pereira é o pré-candidato do PV para prefeito de São Sebastião
Ambulantes voltam a protestar por indenização da Petrobras
PPS debate comércio e prepara discussão de novos temas: Educação, Saúde e Porto
PSC atrai mulheres em prol da candidatura de Ernane Primazzi
S. Sebastião restringe estacionamento na praia
Costa sul de São Sebastião sofre com falta de policiais
Região espera novo distrito policial
Ubatuba é campeã por equipes do Okdok Paulista disputado na praia de Maresias

Ubatuba
TJ cassa direitos políticos e põe em risco candidatura de Paulo Ramos
Advogado diz que vai recorrer da decisão
Paulo Ramos convoca coletiva com a imprensa
SEBRAE realiza mais um seminário Empretec em Ubatuba
Encontro dos Caps prossegue hoje
Câmara de Ubatuba


Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Prefeitos pedem urgência para projeto que barra novas estâncias

Litoral Norte - Ao menos 20 prefeitos de cidades estância do Estado de São Paulo estiveram na Assembléia Legislativa na manhã de ontem para cobrar do colégio de líderes da Casa urgência na votação de um projeto de lei que visa definir novos critérios para a criação de estâncias turísticas. O projeto, de autoria do deputado estadual João Caramez (PSDB), já passou pelas comissões e está na ordem do dia para votação.
O objetivo da propositura é “frear” a ofensiva de prefeitos que querem ver seus municípios transformados em estância para receber repasses de verba do governo do Estado. A Assembléia analisa 200 projetos de cidades que querem se tornar estância. Caso seja aprovado e sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, os prefeitos deverão cumprir uma série de exigências para que os processos sejam concluídos.
O presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo) e prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, fez uma explanação aos deputados estaduais durante o encontro. “Até mesmo o governador Geraldo Alckmin, que é favorável ao projeto, mostrou preocupação com o grande número de municípios que querem se tornar estância”, observou.
Para o presidente da Aprecesp, que já foi deputado por duas ocasiões, um dos critérios seria o fluxo permanente de turistas ao longo do ano, pois haveria municípios interessados que têm como atrativo turístico apenas um evento por ano. “Não queremos reserva de mercado, apenas definir critérios para que os municípios que realmente tenham vocação turística possam tornarem-se estância”.
Paulo Julião ressaltou que, enquanto cidades que não têm vocação turística estão com projetos para obter esta classificação, municípios como São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, só obtiveram o título há menos de três anos. “São Luiz era para ser estância há muitos anos”. A cidade de São Luiz do Paraitinga tornou-se estância por meio de um projeto do atual presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, que declarou que o colégio de líderes vai analisar e discutir o projeto para possibilitar sua votação de forma mais rápida.
O Estado de São Paulo possui atualmente 67 cidades estância, que recebem repasses oriundos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). Este orçamento deve ser obrigatoriamente investido na área de turismo. O governo do Estado disponibilizou há cerca de dois meses R$ 86,7 milhões. Os prefeitos são favoráveis ao projeto porque querem defender o “bolo” destinado às estân-cias já existentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Sistema facilita pagamentos de contas

Litoral Norte - Os moradores de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba já podem pagar suas contas com mais facilidade e rapidez através do sistema Rede Fácil.
Com o serviço, têm a opção de efetuar o pagamento de contas de água, luz, telefone e boletos bancários em 17 pontos do litoral como lojas, docerias, supermercados, mercados, farmácias e postos de gasolina.
Segundo a analista de marketing da empresa RTR de São Paulo, responsável pelo sistema Rede Fácil, Ana Carolina Cabral, a idéia é expandir o serviço para outras cidades da região.
No Litoral Norte, somente Ilhabela não conta com o sistema. Hoje, a Rede Fácil atende mais de 300 municípios de São Paulo e tem dois mil pontos de atendimento no País.
A empresa RTR é correspondente bancário do Lemon Bank.
“O sistema beneficia o consumidor, que pode efetuar os pagamentos de suas contas em horários diferenciados, nos finais de semana e feriados, sem precisar ir ao banco”, disse Ana.
O horário de recebimento das contas varia de acordo com cada estabelecimento. O sistema é implantado no computador do varejista, que recebe um bônus para cada conta recebida.
“O varejista também tem a vantagem de aumentar o fluxo de clientes e de oferecer um serviço diferenciado”, disse Ana.

Lojas com sistema Rede Fácil

Caraguá:
Centro: Docimar, Lojas Comodara, Kasual Magazine e BR Mania
Massaguaçu: Magazine Sonia
Tabatinga: Supermercado Espanhol
Tinga: Mercado Donato

São Sebastião:
Pontal da Cruz: Supermercado Kat-Pag
Centro: Kasual Magazine

Ubatuba:
Estufa: Auto Posto Kamome
Sertão da Quina: Mini Marcado Supimpa
Mato Dentro: JP Auto Posto
Perequê-Açu: Jija Auto Posto
Praia Grande: Mercado Torino
Maranduba: Drogaria Drilia
Estufa II: Padaria Vitória
Praia do Lázaro: Drogaria Praia do Lázaro (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Com passos bem leves
Sétima edição do Litoral Dance Festival vai reunir 1.400 bailarinos do Brasil, entre 20 e 23 de maio, em Caraguá

Caraguatatuba - Companhias de balé, jazz, sapateado, dança de salão e de rua, entre outras modalidades, invadem Caraguatatuba nos próximos dias para participar do 7º Litoral Dance Festival. O evento que será realizado de 20 a 23 de maio, receberá cerca de 1.400 bailarinos de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e Minas Gerais.
A abertura do evento será feita pelo Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba, que apresenta, às 20h, o espetáculo "Puro Instinto". O festival, organizado pela Allegro Stúdio & Produções e realizado em parceria com a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), já é considerado um dos maiores do estado de São Paulo.
Segundo a diretora e organizadora do evento, a coreógrafa Mathilde Mathias, todos os anos a expectativa é sempre positiva. "O festival acabou adquirindo um formato não só de competição, mas de um intercâmbio verdadeiro entre os participantes. Esse era o nosso objetivo."
Participam esse ano cerca de 1.400 bailarinos, divididos em 82 grupos com 195 coreografias nas modalidades clássico, jazz, sapateado, caráter, estilo livre, dança de rua, dança de salão e contemporâneo, nas categorias juvenil, adulto amador e profissional. "Além das apresentações, temos ainda mostras paralelas pela cidade, aulas abertas, workshops, exposições e a famosa Tenda do Desafio", afirmou a organizadora.
TENDA DO DESAFIO - A Tenda do Desafio, segundo Mathilde, é o diferencial do evento. "A tenda será realizada no dia 23. Trata-se de um desafio que ocorre entre grupos ou bailarinos individuais. O ganhador receberá um troféu especial."
As competições começam na sexta-feira e a banca do júri será composta por Ismael Guizer, Bete Durão e Éder Cardoso. "O trabalho com certeza será dobrado porque eles terão a responsabilidade de apontar os melhores e os grupos inscritos estão muito bem preparados", afirmou a organizadora.
Os quesitos considerados na avaliação serão técnica corporal dos intérpretes; pesquisa temática, coreográfica e musical; adequação do figurino e adereços ao tema proposto; além de musicalidade e ritmo.
As apresentações serão divididas por modalidades. Na sexta-feira são street dance, street jazz, jazz e sapateado. No sábado é a vez do clássico livre, clássico de repertório, contemporâneo, caráter e dança de salão. No domingo clássico livre, jazz, estilo livre e street dance, encerram a competição.
Os três primeiros colocados recebem troféu. O melhor grupo recebe uma jóia, além de prêmios para melhor bailarino e bailarina e coreógrafo revelação.
7º Litoral Dance Festival - Abertura amanhã, às 20h. Competições dias 21, 22 e 23, às 19h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Rod. Caraguá/São Sebastião, km 2. Entrada franca. Informações (0xx12) 9712-6210 e 9724-0763. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá sedia 2ª etapa do Circuito Fila Interpraias
O circuito Fila Interpraias acontece em Caraguá no dia 23 de maio, com saída da Praça de Eventos e espera receber cerca de 800 atletas de todo o Estado de São Paulo. O evento também deverá atrair atletas do Rio de Janeiro pela proximidade do evento.

Caraguatatuba - Caraguá sediará a 2ª etapa do Circuito Fila Interpraias 30 km, com largada prevista para às 8h30, no dia 23 de maio, domingo, na Praça de Eventos.
O evento conta com a participação de aproximadamente 800 atletas de toda o Estado de São Paulo.
O circuito tem sido a grande novidade em provas pedestres pela distância diferenciada (30 km) e pela diversidade nos percursos (geralmente mesclando asfalto, terra batida e areia, na praia). O Litoral Norte deve propiciar a presença de muitos corredores do Vale do Paraíba e do Rio de Janeiro, pela maior proximidade.
Em relação ao percurso, os corredores(as) seguirão sentido Praia Martim de Sá, aproximadamente 3 km da largada. Retornando, e passando em frente à Praça de Eventos, os atletas irão sentido São Sebastião, passando pelas praias Porto Novo e Palmeiras. Entre os km 12 e 13, os atletas terão piso de terra batida até a altura do km 18, onde entram na praia propriamente dita para mais 5 km de corrida, pela areia à beira mar. O piso, neste ponto, é de areia dura bem semelhante ao da 1ª etapa, realizada em Bertioga.
Dos 30 km programados, aproximadamente 20 serão em piso asfaltado ou bloquete, os 10 km restantes serão em terra batida e areia, na praia.
A 1ª etapa do circuito aconteceu em Bertioga-Riviera, Litoral Sul de SP, e devido às fortes chuvas na véspera, o terreno ficou pesado, inclusive com trechos alagados e com lama, fazendo com que o tempo da prova fosse maior do que o previsto.
As inscrições para o circuito podem ser feitas via internet: www.runnerbrasil.com.br, ou nas lojas Fila 1: R. Teodoro Sampaio, 636 - Pinheiros (SP) e Fila 2: R. Pamplona, 1135 - Cerqueira César (SP), na categoria Individual ou Dupla (revezamento), nas modalidades masculino, feminino ou mista. Cada atleta inscrito receberá camiseta, lanche de frutas, traslado de ônibus para as duplas e medalha de participação.
Na noite do evento haverá um jantar de massas, que acontecerá no Restaurante e Pizzaria San Genaro, às 18h.
Serão premiados do 1º ao 3º colocado na categoria Geral masculino e feminino; na categoria Idade e Duplas troféus para os 5 primeiros colocados. Os campeões na Geral masculino e feminino terão patrocínio de 3 meses pela Fila.
Para maiores informações ligue (13) 3316 - 7665 ou th5@th5eventos.com.br
O evento tem o apoio da prefeitura de Caraguá através da Secretaria de Esportes e recreações. (Fonte: PMC)

Estudantes de Caraguá vencem Paulista de Surf

Caraguatatuba - Três surfistas de Ubatuba tiveram posições de destaque na 1ª Etapa do Circuito Paulista de Surf Amador, realizada em Maresias no último final de semana. Os atletas são do Bolsa-Esporte Módulo. Jahia Bettero e Ricardo Toledo foram os primeiros colocados na categorias Feminino e Open, respectivamente. Outro atleta Módulo se destacou na competição, Cleiton Nunes, que ficou com a terceira colocação na categoria Open.
As primeiras baterias foram disputadas no sábado com ondas de até um metro e meio de altura. No dia seguinte aconteceram as baterias finais, o mar cresceu e os 144 inscritos enfrentaram ondas de até 3 metros e meio. As três próximas etapas da competição serão realizadas entre os dias 24 e 25 de julho, no Quebra-Mar, em Santos.
De acordo com Ricardo Toledo, o resultado foi uma surpresa devido às condições bastante adversas do mar. “O ciclone extra-tropical que atingiu a costa do sul do país provocaram ondas gigantescas em Maresias. Os resultados da equipe de Ubatuba foram ótimos, estamos satisfeitos”, comentou. (Fonte: Módulo)

Professor publica livros sobre esporte

Caraguatatuba - O professor e coordenador do curso de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo, Alcides Scaglia está revolucionando a educação esportiva com o livro Pedagogia do Esporte, cuja principal discussão gira em torno de romper com o método tradicional/tecnicista no ensino do esporte. “A partir de agora devemos pensar em ensinar esportes jogando e não repetindo os movimentos sem relação com o contexto em que ele é exigido no jogo. O lema agora é aprender jogando”, explica Scaglia.
O professor Scaglia faz parte da comissão de especialistas do Ministério do Esporte, responsável por construir um curso de especialização (pós-graduação) à distância para capacitar todos os professores e monitores envolvidos com o Programa Segundo Tempo do Governo Federal. O programa é destinado ao ensino do esporte na escola, no período contrário ao que a criança vai à escola e já está envolvendo 17 estados brasileiros. Além de fazer parte da comissão, Scaglia escreveu três módulos do curso de especialização à distância: Pedagogia do Esporte para o curso de extensão; Pedagogia do Esporte, para o curso de especialização, que será publicado em agosto; e Manifestações do Jogo, para professores do curso de pós, que será publicado em outubro.
Além dos três livros do Ministério, Scaglia já publicou outros dois livros: Pedagogia dos Eportes; e Educação Como Prática Corporal; e já está preparando o terceiro para o final do ano: Pedagogia do Jogo. Além de coordenador, ministra aulas de Didática da Educação Física e Teoria do Jogo nas Faculdades Integradas Módulo. Ele é Licenciado e Bacharel em Educação Física, Mestre em Pedagogia do Eporte e Doutor em Pedagogia do Movimento, pela Unicamp.
Em sua última palestra nas Faculdades Integradas Módulo, durante a Semana da Educação e Linguagem, o Professor Scaglia falou sobre a relação entre o jogo e a educação ao longo dos tempos, procurando mostrar como o jogo foi sendo tratado pelas diversas áreas em cada momento histórico, apontando erros e acertos e equívocos ao se pensar o jogo na educação. (Fonte: Módulo)

Atletas trazem medalhas de Judô

Caraguatatuba - Dois atletas Módulo ficaram entre os primeiros colocados na disputa de Judô dos Joguinhos Regionais da Juventude, realizados no Ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba, no último sábado. Jéssica Pinto, de São Sebastião, aluna do 1º ano de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo, foi a segunda colocada na categoria Feminino. Cerca de 150 atletas de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte disputaram a competição
No domingo, atletas do Módulo também foram destaque no Judô em Taubaté, onde aconteceu o Torneio de Aniversário da Associação Desportiva da Polícia Militar de Judô, que foi aberto e contou com a participação de 400 atletas de toda a região. Jéssica ficou em terceiro e Rinaldo Alexandre, aluno do 2º ano de Educação Física, foi o primeiro colocado.
O próximo desafio dos atletas acontece domingo que vem na General Motors, em São José dos Campos. (Fonte: Módulo)

Visita ao Museu de Arte e Cultura

Caraguatatuba - Incentivados pelo projeto Segredos da Biblioteca, os alunos do Colégio Módulo participaram de uma visita monitorada ao Museu de Arte e Cultura de Caragutatuba (MACC), conhecendo de perto, a Casa do Caiçara, a sala de exposições e assistindo a vídeos sobre Mata Atlântica e Tráfico de Animais, na Videoteca Lúcio Brown.
A arte-educadora Lilian de Souza acompanhou os alunos até a Casa do Caiçara, o Aquário com espécies marinhas do Litoral, a Exposição São Paulo dos Olhos Para Dentro, a sala permanente, que conta a história de Caraguá, e como parte do projeto Golfinhos, que atende a escolas do município, os alunos estão desenvolvendo trabalhos sobre a visita, para uma exposição no dia 26 de maio, no MACC.
O objetivo do projeto Segredos da Biblioteca, desenvolvido por Cássia M. Faccioli, na biblioteca do Módulo, é despertar a curiosidade dos alunos e o interesse pela leitura. Para isso, são utilizados vários recursos em sala de aula. “Falamos de tudo, desde cidadania à preservação do planeta. Chegamos até mesmo a recolher pilhas para serem recicladas. O melhor de tudo é perceber que já estamos tendo retorno com o trabalho”, comentou Cássia. (Fonte: Módulo)

Terceira idade: hidroginástica no mar melhora a saúde

Caraguatatuba - Melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade. Essa é a proposta da professora de Educação Física, Eliane Timóteo do Rosário Saloni, conhecida por Branca, que dá aulas gratuitas de hidroginástica no mar na Prainha, em Caraguá.
As aulas começaram em 2001, quando o marido de Branca era o responsável pelos alunos. Há um ano, Branca assumiu o grupo que conta com 80 pessoas inscritas, a maioria da terceira idade.
“Regularmente,50 pessoas participam das aulas. Não há limite de idade, a aluna mais velha tem 82 anos e a mais nova, 29 anos”.
As aulas incluem alongamento, exercícios básicos de respiração, atividades de exercícios localizados (ombro, quadril e tornozelo), aquecimento e hidroginástica no mar.
Três vezes por semana (2ª, 4ª e 6ª feira), as aulas são voltadas para o relaxamento. “Quando está frio, não entramos na água por causa do risco de aumentar a pressão arterial”.
Para participar, é necessário levar maiô, calça de malha, toalha, canga ou esteira, para as aulas no solo. A única exigência é a apresentação de um atestado médico, de preferência de um cardiologista ou clínico geral, e uma cópia do RG.
Qualidade de vida - Branca ressalta que as aulas ajudam no relacionamento social e garantem melhor qualidade de vida para os idosos. “Um viúvo está se recuperando emocionalmente com as aulas. É gratificante saber que a atividade melhora a vida das pessoas”.
A professora afirmou que a hidroginástica também se transformou em um ponto de encontro na praia. “Os alunos trocam idéias e fazem amizades. É muito bom ajudar as pessoas. A melhora de cada aluno me dá força para continuar”.
Branca afirmou que a hidroginástica ajuda na saúde dos alunos. Os benefícios são o aumento da resistência óssea e a redução das taxas de colesterol, diabetes, gordura e de dores nas articulações.
“A pessoa ganha massa e perde gordura. Os exercícios também servem para a prevenir doenças”.
Para a aposentada Maria Georgina Faddul Biafora, 71 anos, a hidroginástica no mar melhorou sua saúde. Ela participa das aulas três vezes por semana.
“Após ser operada de câncer no seio, comecei a sentir dificuldades para respirar, quando subia escadas ou rampas. Hoje, o problema desapareceu e tenho mais flexibilidade”.
Maria Georgina ressalta que o contato com as outras pessoas também é importante durante as aulas. “Além de relaxar com as atividades no mar, fiz várias amizades”.
Horários das aulas
8h às 9h30: segunda, quarta e sexta-feira
8h às 9h: terça e quinta-feira (Fonte: Correio do Litoral)

Nome novo na política é proposta do PT para prefeito

Caraguatatuba - O médico Maurice Mansour, de Caraguatatuba é o novo nome cogitado pelo PT (Partido dos Trabalhadores) para concorrer ao Executivo.
O précandidato a prefeito pretende lançar uma campanha voltada para a saúde e o social.
Morador da cidade há 27 anos, o médico tem como uma das suas prioridades cuidar da população.

Perfil:
Nome: Maurice Mansour
Idade: 58 anos
Natural: Egito
Formação: médico otorrinolaringologista
Estado civil: casado, dois filho

CL: O senhor nunca esteve envolvido "diretamente" com a política da cidade. Por que resolveu se lançar como pré-candidato a prefeito pelo PT?
Mansour: Não participava de forma direta, mas dei apoio para alguns candidatos no passado. Hoje, quero contribuir com a comunidade.

CL: Que motivo levou o senhor a escolher o PT para disputar sua primeira eleição?
Mansour: Entrei no partido há quase um ano. Acredito nos princípios do PT e temos um conjunto de idéias iguais.

CL: O senhor acha que pode ter vantagem por ser um "rosto novo" na disputa pela prefeitura?
Mansour: A vantagem que tenho é que trabalhei em todos os postos de saúde de Caraguá e conheço o que as pessoas precisam. As propostas da campanha serão o diferencial. Hoje, não existem baixarias e os candidatos se conhecem mais.

CL: O PT já definiu o précandidato a vice-prefeito e os partidos de coligação?
Mansour: A escolha do précandidato a vice está sendo estudada junto com uma comissão e já temos vários nomes. Os partidos de coligações ainda não fecharam.

CL: Como médico, o que o senhor pretende melhorar no sistema de saúde da cidade, alvo de críticas da oposição à administração do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB)?
Mansour: Vamos dar prioridade para a área da saúde, que hoje está pouco atendida. Valorizar o social e o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, para desafogar o pronto-socorro, que sofre com o problema da superlotação.

CL: Quais são as outras propostas da futura campanha?
Mansour: Temos de cuidar da parte humana, melhorar as condições
dos moradores da periferia, que está um pouco esquecida. Alguns bairros ainda sofrem com enchentes e buracos nas ruas. Vamos gerar empregos para afastar os jovens da criminalidade, oferecendo cursos profissionalizantes.

CL: Caraguá é uma das cidades do Litoral Norte que mais se destaca por causa do desenvolvimento do turismo. O senhor tem algum projeto para atrair mais visitantes?
Mansour: A idéia é priorizar o turismo de família. Criando eventos
culturais e gastronômicos para que a cidade receba visitantes durante todo o ano e não apenas no verão. Oferecer também capacitação para o bom atendimento do comércio e do turismo. O visitante retorna, se tiver uma boa receptividade.

CL: Como o senhor analisa a atual administração que está no comando da cidade há quase oito anos?
Mansour: O prefeito (Antonio Carlos) direcionou seus trabalhos para obras como a Avenida da Praia. Não existe administração 100%, mas há boas realizações. Nós, do PT, vamos ter mais cuidado com a população e com a saúde. (Fonte: Correio do Litoral)

Aurimar é o melhor Vereador pela quarta vez
Parlamentar recebeu 4 premiações nesta gestão pelos trabalhos realizados


Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, está colecionando honrarias ao longo destes últimos 4 (quatro) anos. Só nesta gestão, a segunda como Vereador, o Parlamentar recebeu 4 honrarias desde 2001. Todos os prêmios mereceram solenidades e o último ocorreu no dia 7 de maio, sexta-feira, na Pousada Tabatinga, na zona norte da cidade, como o Melhor Vereador de 2003. As honrarias foram dadas com base nos serviços prestados à população, no que tange a Educação, Saúde e Segurança Pública. Esta foi a quarta honraria dada ao Vereador nesta gestão. Aurimar Mansano já recebeu o Prêmio Destaque em 2003 e 2004, dado pelo organizador Cauby Machado, além de ser o melhor Vereador da zona sul em 2002, através de Pesquisa de Opinião realizada entre os comerciantes do bairro e agora, por último, o prêmio Programa Vip – Melhores 2003 - Troféu Selma Gallo.
Os prêmios foram dados com base nos trabalhos desenvolvidos pelo Parlamentar nesta gestão, nas áreas de Educação, Saúde e Segurança Públicas. Na Educação o Vereador vem lutando incansavelmente para o turno integral na rede pública Municipal de Educação e a cessão de prédios desativados para abrigar alunos do Supletivo e do sistema Eja (Escola de Jovens e Adultos). Na Saúde, Mansano é o Presidente da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde no Legislativo, tendo conseguido novas Unidades de Saúde e a solução de problemas com remédios, falta de médicos e demanda reprimida em exames e consultas, além do funcionamento das UBS do Porto Novo e Massaguaçu até às 20 horas, de segunda à sexta-feira, bem como a vinda do Hospital Regional, que atenderia todo o Litoral Norte. No âmbito da Segurança Pública a maior luta do Parlamentar é contra a vinda de um Cadeião para a cidade e região, pois na opinião do Vereador, é necessário que a Política Carcerária seja modificada e atualizada, antes que uma cidade turística possa receber e manter presos, muitas vezes perigosos ao extremo. Outra luta diz respeito ao aumento no efetivo policial na cidade. Mansano é Delegado de Polícia Civil e foi o primeiro responsável pela Delegacia de Entorpecentes na região. Para o Parlamentar honrarias como esta são motivo de extensa satisfação. “É o resultado do dever cumprido, do trabalho feito em pró do mais carente. É a certeza de que estamos fazendo um trabalho correto, voltado para o social”, disse. Segundo Aurimar ainda há muito o que fazer. “Preciso lutar ainda mais pela Educação, pela Saúde e a Segurança Pública em nossa cidade, pois os problemas não terminam, eles apenas aumentam devido ao crescimento urbano e populacional”, frisou.  (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Assaltantes levam R$ 4 mil de comerciante na Água Branca

Ilhabela - Dois assaltantes levaram na noite de sábado R$ 4 mil do comerciante A.I.T., de 48 anos, dono de um mercado na Água Branca. O roubo ocorreu na frente da casa da vítima no mesmo bairro. Segundo a polícia, o comerciante havia fechado o mercado e se dirigiu para casa, levando o dinheiro do caixa, quando surgiu o assaltante armado, que o abordou na frente do portão anunciando o assalto e fugindo com a bolsa contendo a quantia. A vítima avisou a Polícia Militar, que fez patrulhamento pelo bairro mas não encontrou o suspeito. Para o delegado Eliel Rizziolli, que registrou o crime na delegacia, o assaltante devia conhecer a rotina da vítima. Ele disse que a polícia já está investigando o caso a procura de suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

PSB de Ilhabela sai com chapa completa

Ilhabela - O PSB de Ilhabela deverá concorrer às eleições municipais com chapa completa. Isto porque, além dos candidatos a vereadores, o partido já tem representante para a disputa pela prefeitura, a artesã Siméia Ribeiro, a Malú.
Moradora há 11 anos na cidade e membro atuante do PSB, esta será sua primeira experiência política. “Foi uma decisão do próprio partido, que vem crescendo a cada dia no município. Nossa ideologia é diferente da atual administração. Temos uma proposta direcionada à população, pois hoje vemos o abandono dos bairros e a conseqüência disso no comércio”, declarou a pré-candidata ontem à tarde. Na semana passada o PSB fez o lançamento oficial, com a presença do prefeito de São Vicente, Márcio França, presidente estadual do partido. Segundo ele, a decisão pela candidatura de Malú é definitiva. “Nós vamos até o fim”, adiantou França. De acordo com a pré-candidata, ainda existe a possibilidade de coligações com partidos de oposição. “Estamos em conversação e em breve poderemos divulgar alianças”. Em 2003 Malú concorreu à Secretária Estadual da Mulher, dentro do PSB. Artesã há seis anos, ela já foi coordenadora da Feira da Mulher de Ilhabela e é atual presidente da Associação dos Artesãos. “Vou ser a representante e a voz do povo. É por eles que vou governar”. Ainda na tarde de ontem, Siméia Ribeiro disse que o artesanato é uma das formas para enfrentar o desemprego. “Já ajudou muitas famílias a superarem as dificuldades”. Para a pré-candidata, várias mudanças precisam ser feitas em Ilhabela. “É hora de tentar melhorar. Se não está bom, tem que mudar”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Depois do segundo lote de veículos, Porto embarca gado para a Líbia

São Sebastião - Cerca de 850 carros da Volkswagen deixaram, ontem à tarde, o Porto de São Sebastião rumo a Argentina. O embarque começou logo pela manhã, no navio Roll Cargo. A operação foi acompanhada pelo gerente do Porto/Dersa, Paulo Rogério de Souza Almeida. Ele comemora o novo momento do setor portuário da cidade. “É bastante significativo, pois o porto está se firmando no corredor de exportação do Vale do Paraíba”. Hoje, cerca de 1,2 mil cabeças de gado devem ser embarcadas para a Líbia. No mês passado, com a presença do governador Geraldo Alckmin, foram exportados 1,4 mil carros da Volks e 100 caminhões. A empresa deve utilizar o porto para este tipo de movimentação até o fim do ano, uma vez por mês. “Existe um esforço do país e do Governo do Estado para aumentar as exportações. Divisas estão sendo geradas. O porto é a ponta da escala produtiva e responsável por geração de emprego e renda”, avaliou Souza Almeida. De acordo com o gerente, outras empresas têm procurado o Porto de São Sebastião. “Nós estamos sendo contatados e algumas já manifestam interesse em se fixar aqui. A médio prazo, isso permitirá a geração de novos empregos”. Almeida considera que um dos motivos é o investimento do governo estadual para a ampliação. “Vejo a obra como fundamental e uma iniciativa que não terá retrocesso, porque acompanha o desenvolvimento industrial do Vale do Paraíba”. Os dois novos “dolphins”, que estão sendo construídos ao lado do único berço de atracação, devem ficar prontos até o fim de agosto. A obra possibilitará a operação com navios maiores. (Fonte: Imprensa Livre)

Sérgio Pereira é o pré-candidato do PV para prefeito de São Sebastião
Sérgio Pereira é presidente do partido desde o ano passado, suplente de vereador e ex-secretário da Câmara Municipal. Até agora, cidade já tem seis pré-candidatos

São Sebastião - O PV (Partido Verde) anunciou, no final da tarde de ontem, Sérgio Pereira de Souza como pré-candidato a prefeito de São Sebastião. Ele é o sexto a entrar na corrida eleitoral pela disputa majoritária. Até então, cinco partidos já haviam declarado os nomes de seus pré-candidatos: PSDB (Paulo Julião), PPS (Juan Garcia), PSC (Ernane Primazzi), PSDC (Gabriel Rosa) e PT (Luiz Ramos). Presidente do PV desde setembro do ano passado, Sérgio Pereira diz que o lançamento de sua pré-candidatura foi decidido pela executiva do partido. Assim, ele nega a possibilidade de “racha” na legenda. “Somos de um partido do qual a população esperava uma definição. A decisão vinha se arrastando para manter a unidade, e houve consenso. É um momento oportuno. Temos de lutar por um projeto que atenda aos anseios da sociedade”, declarou. Quanto a uma possível aliança com Paulo Julião, na qual o PV indicaria o vice, tendo como nomes mais cotados os vereadores Aldo Conelian e Wagner Teixeira, além da atual vice-prefeita Cláudia Batocchio Flausino, o pré-candidato afirmou que “tudo não passa de especulação”. Até o início do ano, Pereira esteve na Câmara de São Sebastião como vereador suplente, ocupando o cargo de 1º secretário. “Nossa proposta é de construir um projeto político que envolva a sociedade, partidários ou não. Trazer aquelas pessoas que hoje se envergonham em fazer política”. Apesar da pré-candidatura, Sérgio Pereira não descarta as coligações. “A candidatura só será homologada na convenção (em junho) e não podemos nos colocar em uma posição de não abrir mão”, disse o presidente do PV. Na última eleição, o Partido Verde apoiou Juan Garcia para prefeito.
Entretanto, após a eleição de Paulo Julião, teve vários membros ocupando cargos na administração. Wagner Teixeira ocupou o cargo de sub-prefeito da Costa Sul e Aldo Conellian foi secretário da Saúde. “Terminada a eleição e o PV chamado a contribuir com a cidade, não deixaremos de dar nossa contribuição”, explicou. De acordo com o pré-candidato a prefeito, a executiva estadual do PV sugere a formação de chapa completa. “Temos uma legenda que não tem rejeição e que tem tudo a ver com São Sebastião, então não podemos nos omitir. Construiremos nosso próprio caminho”. Para Sérgio Pereira, a escolha de seu nome representa a confiança dos companheiros de partido. “Por outro lado, também significa a continuidade de um trabalho de dedicação pública. Se for realmente confirmado na convenção para participar do processo como candidato a prefeito, pretendo dar uma contribuição diferenciada. Que a opção do PV vá de encontro ao desejo da população, uma alternativa, a mudança na maneira de fazer política”, concluiu. Os vereadores Aldo Conellian e Wagner Teixeira comentaram a escolha do pré-candidato a prefeito. “Foi consenso na executiva e o nome de Sérgio Pereira flui facilmente devido à sua experiência e credibilidade”, diz Conelian. “Terá total apoio do grupo, pois é uma pessoa que tem bagagem e fez a ligação da Câmara com as sociedades amigos de bairro, tanto que tem respaldo junto à opinião pública. Agora temos que ir com unhas e dentes”, finalizou Teixeira.
Conheça o pré-candidato - Sérgio Pereira de Souza é funcionário público federal aposentado. Trabalhou na Receita Federal com auditor fiscal. Foi chefe da fiscalização em São Paulo e Delegado da Receita em São Sebastião.
Tem 66 anos e mora em Barequeçaba, onde foi presidente durante seis anos e hoje é vice da Sociedade Amigos de Bairro. Dirige o PV (Partido Verde) desde setembro de 2003. Casado com Juci há 39 anos, teve três filhos. “Infelizmente perdi um filho em um assalto, em São Paulo. Vim refazer minha vida em São Sebastião por conselho dos meus dois filhos”.
Reside no município há oito anos, porém já tem casa no bairro de Barequeçaba há 27. Na última eleição, conseguiu uma cadeira de vereador suplente e chegou à Câmara após a licença de Aldo Conellian, nomeado secretário da Saúde em 2002.
No Legislativo foi 1º secretário e ficou conhecido pela defesa do meio ambiente, principalmente, na luta contra a aprovação em regime de urgência da alteração da Lei de Uso do Solo. Deixou a Câmara de São Sebastião este ano, após o retorno dos vereadores titulares Aldo Conelian e Wagner Teixeira. (Fonte: Imprensa Livre)

Ambulantes voltam a protestar por indenização da Petrobras

São Sebastião - Pelo menos 20 ambulantes da praia do Guaecá voltaram a protestar, na manhã de ontem, em frente ao portão principal do Tebar (Terminal Almirante Barroso), da Transpetro/Petrobrás, no Porto Grande. O grupo cobra uma indenização por causa de prejuízos que teriam sido causados pelo vazamento de óleo ocorrido no mês de fevereiro. Ontem uma comissão de ambulantes, acompanhada pelo vereador José Irineu de Souza, foi recebida pelo gerente do Tebar, Geraldo Marfurte. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, Marfurte explicou que a questão está ligada ao setor de dutos, na regional de São Caetano do Sul (SP). Este foi o segundo protesto organizado por ambulantes de Guaecá. No mês passado o grupo já havia feito um manifesto semelhante. A vendedora ambulante Almezina Rodrigues, de 44 anos, diz que não agüenta mais esperar. “Só prometem e nossas contas como ficam? Estão desfazendo da gente e nada do dinheiro. Tive de tirar dinheiro de outro lugar para pagar dívidas do carnaval. Por exemplo, comprei 500 cocos e vendi apenas 30”, lamentou Almezina, que trabalha na praia há oito anos. Maria Aparecida Sebastião, 51 anos, cinco deles como ambulante, calcula um prejuí-zo de aproximadamente R$ 10 mil. “A gente via o turista chegar e ir embora por causa da praia imprópria”. O acidente aconteceu no dia 18 de fevereiro, quando uma fissura no sistema de oleoduto da Transpetro provocou o derramamento de aproximadamente 240 mil litros de petróleo no rio Guaecá. A praia ficou interditada em plena temporada de verão. Para a ambulante Patrícia Cristina Fridman Acciaris, a situação foi ainda pior. “Além de não vender, nosso carrinho acabou sendo alvo de um furto de mercadorias. Nunca tinha acontecido isso”, diz Patrícia. Ela espera receber R$ 9,3 mil da Petrobras. A reportagem do Imprensa Livre entrou em contato com a sede da empresa em São Caetano do Sul. De acordo com a assessoria de imprensa, a diferença dos valores apresentados pelos ambulantes seria o principal motivo do atraso. A Petrobrás continua estudando a indenização, porém ainda não há previsão para o pagamento. (Fonte: Imprensa Livre)

PPS debate comércio e prepara discussão de novos temas: Educação, Saúde e Porto

São Sebastião - O PPS (Partido Popular Socialista) de São Sebastião reuniu simpatizantes e filiados, na semana passada, em um debate sobre a relação entre comércio e poder público, no Porto Grande Hotel. A reunião teve como tema “O Comércio Local e o Poder Municipal”. Para o mês de junho, o partido agendou novos debates, incluindo temas como educação, saúde e porto. “A idéia fundamental é demonstrar como o PPS se dispõe a governar. O partido tem por norma que o governo tenha os segmentos da sociedade envolvidos, uma democracia participativa e não apenas representativa”, disse Juan Garcia, presidente do diretório municipal e pré-candidato a prefeito. Segundo o pré-candidato, é possível buscar soluções conjuntas para os problemas da comunidade. Na reunião sobre o comércio, a proposta também foi discutir o potencial econômico do município.
“É preciso diminuir a retirada de capital. Que o máximo de dinheiro fique na cidade. Temos dito claramente que acreditamos na força do poder local, propondo soluções independentes dos outros níveis de governo. Com recursos e gerenciamento, desenvolvemos o poder municipal para atender as mais variadas questões, desde saneamento básico, turismo até o próprio comércio”. Durante o encontro, falou-se na possibilidade de municipalização do Porto de São Sebastião. “Temos o terceiro melhor porto natural do mundo e há 60 anos encontra-se em fase embrionária. Deve ser encarado como um problema municipal. O porto é nosso e com potencial de geração de empregos”, concluiu Juan Garcia. No próximo dia 29, às 16h, o PPS inaugurará seu Comitê Central, localizado no cruzamento da avenida Guarda Mor Lobo Viana com a rua Duque de Caxias, no Centro. (Fonte: Imprensa Livre)

PSC atrai mulheres em prol da candidatura de Ernane Primazzi

São Sebastião - Mais de 100 mulheres declararam apoio ao pré-candidato a prefeito Ernane Primazzi, com a criação do PSC Feminino, no último fim de semana, na Câmara Municipal. O lançamento da ala feminina do partido também teve a presença do presidente do Diretório Municipal, Marcelo Camargo, e do deputado estadual Adilson Barroso, além de vários líderes evangélicos da cidade. Ernane comemorou a participação das mulheres no PSC. “Elas sabem das necessidades de nossa família”. Para o pré-candidato, isto deve ser levado para a política. “Partido político não tem de ser sinônimo de coisa errada, de vergonha. Temos de ocupar este espaço. O município não tem de estar preocupado apenas em apurar irregularidades. São Sebastião tem que aparecer nos jornais como exemplo para o Estado”, declarou Ernane Primazzi. O presidente do PSC, Marcelo Camargo, disse que o partido quer apresentar uma proposta de governo partici-pativo. Já o deputado Adilson Barroso fez um breve relato de sua trajetória política. Ele foi três vezes vereador e duas vice-prefeito de Barrinha, no interior de São Paulo. Barroso ressaltou que seu município tem um orçamento de R$ 12 milhões para aproximadamente 40 mil habitantes. “Fiquei admirado ao saber que São Sebastião tem mais de R$ 200 milhões. Onde estão as obras?”, questionou o deputado. O encontro foi encerrado com a assinatura das fichas de filiação das mulheres. (Fonte: Imprensa Livre)

S. Sebastião restringe estacionamento na praia

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou ontem, por unanimidade, projeto que limita o estacionamento de ônibus e vans fretados no balneário dos Trabalhadores. Os veículos que pararem fora do local destinado a recebê-los devem ser multados em três vezes o valor da diária do estacionamento, de R$ 350, e podem ser até apreendidos pela fiscalização. O projeto também estabelece que todo veículo de turismo obtenha previamente uma autorização para estacionamento no município. A exceção fica por conta das excursões escolares e de pessoas com necessidades especiais. (Fonte: ValeParaibano)

Costa sul de São Sebastião sofre com falta de policiais
Moradores de bairros badalados notam aumento de violência nos últimos meses

São Sebastião - Moradores da costa sul de São Sebastião, um dos trechos mais badalados de todo o litoral paulista, estão vivendo em meio ao medo e à insegurança. Nos últimos meses, a região foi palco de vários crimes e muitas comerciantes já pensam até em mudar de cidade.
No mais recente --e surpreendente-- caso, uma mercearia de Juqueí foi assaltada por um homem que fez uma funcionária como refém antes de fugir com R$ 400 em dinheiro e outros R$ 120 em mercadorias. Segundo os proprietários do estabelecimento, a polícia só compareceu ao local do crime dois dias depois. A falta de segurança é uma queixa antiga dos moradores da costa sul de São Sebastião. Para muitos deles, o reduzido número de policiais e a distância entre os bairros da região e o centro da cidade (em alguns casos, chega a 50 quilômetros) são as causas do problema. "Vivemos em um clima de tensão constante. Nunca imaginei que teria vontade de mudar para outra cidade", afirma a comerciante Amanda Léa de Oliveira, 26 anos, dona da mercearia assaltada. Moradora do bairro há quase 20 anos, Amanda conta que a cada dia é maior o número de crimes praticados na costa sul de São Sebastião. Um exemplo é o assustador número de estupros: segundo a própria Polícia Militar, foram registrados três casos na região apenas nos últimos 15 dias. "Hoje, até os motoristas de ônibus vivem com medo. Quando passam pelo bairro, eles apagam os faróis com medo de assaltos. Quase toda semana algum ladrão rouba um ônibus", disse.
INSEGURANÇA - A polícia pretende reverter a situação com a construção de distrito policial no bairro e a intensificação das rondas (leia texto abaixo). Com medo de esperar por providências, muitos comerciantes da região já contrataram seguranças e instalaram modernos sistemas de alarme. Mesmo assim, ainda é grande o clima de insegurança.
"A gente coloca segurança, mas sabe que não vai resolver. Nossa situação está muito complicada, afirmou o comerciante Júlio César Pitão, 42 anos, que possui uma farmácia na costa sul. (Fonte: ValeParaibano)

Região espera novo distrito policial

São Sebastião - A Polícia Civil de São José dos Campos espera reduzir o número de crimes na costa sul de São Sebastião com a construção de um novo distrito policial no bairro de Juqueí até o final do ano. A obra deverá ser realizada por meio de uma parceria entre a polícia e a Samju (Sociedade Amigos do Juqueí), que deverá financiar parte dos custos. Hoje, São Sebastião conta com apenas três distritos policiais (centro, Boiçucanga e Enseada). "Acreditamos que isso reduzirá bastante o problema da região. Agora, a população não pode esperar que seja colocado um policial em cada esquina, pois isso será impossível", afirmou o delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho. Para César Eduardo Ferreira, comandante interino da 1ª Companhia da Polícia Militar da cidade, o problema da criminalidade na costa sul do município deve-se a uma "migração" de ladrões vindos do litoral sul paulista. Mesmo assim, ele promete intensificar as rondas nos bairros da região. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba é campeã por equipes do Okdok Paulista disputado na praia de Maresias

São Sebastião - Os veteranos Almir Salazar e Ricardo Toledo, que já fazem parte da história do surf brasileiro, foram as grandes atrações da etapa de abertura do Okdok Paulista de Surf Amador, encerrada domingo (dia 16), na praia de Maresias, em São Sebastião.
A competição, uma das mais tradicionais do Brasil, voltou ao cenário depois de três anos sem disputas, em grande estilo, com nomes de destaque da modalidade e, principalmente, ondas gigantes, causadas pelo novo e tão comentado ciclone tropical.
O mar subiu significativamente no domingo, com uma ondulação de mais de 3 metros de altura, obrigando os atletas a mostrar preparo físico e coragem para enfrentar as verdadeiras "montanhas" de água.
As condições foram as mais extremas possíveis e os juizes chegaram a cogitar a paralisação do evento, temendo pela segurança dos competidores.
Vários surfistas passaram por situações complicadas. Em várias baterias, os surfistas se limitavam a apenas "dropar" (descer a onda), sem manobrar.
Despencavam de grandes alturas e a torcida na areia vibrava e logo em seguida se preocupava. Os piores momentos eram chegar ao outside (atrás da rebentação).
"Pensei que ia apagar. Fiquei prensado na areia com várias ondas na cabeça", disse Flávio Vieira, um dos atletas da master, categoria para atletas com mais de 35 anos de idade.
Nesta disputa, quem mostrou muita disposição, arriscando muito, foi o santista Almir Salazar, único tetracampeão paulista de surf profissional, feito conquistado na década de 80.
O surfista mais velho na competição, com 45 anos, provou que idade não é limite para radicalidade, vencendo a final, ao descer as ondas grandes. "Estou velho, mas não estou morto", brincou o atleta, que surfa desde 1969.
"Esse foi um dos maiores mares que já peguei em competições no Brasil. Talvez o único mais difícil foi a Taça Primo de 85, em São Francisco do Sul. Foi muito difícil mesmo", explicou.
"Tem de botar para baixo mesmo. Mostrar que vale a pena ser campeão", completou Almir, que superou na final, Tekinho do Tombo, de Guarujá, Orlando Carriça, também de Santos, e Willian Diegues, de Praia Grande.
RICARDINHO COMPETE EM 3 CATEGORIAS - Já na open (aberta), o dono da festa foi Ricardinho Toledo, que está voltando às competições. Bicampeão brasileiro profissional em 91 e 95, ele ficou parado por quase um ano, por causa de uma hérnia de disco.
"Ainda falta ritmo, mas acho que fiz bonito. O mar é loteria, ainda mais com essas condições tão adversas", ressaltou Ricardinho, que garantiu a vitória ao se arriscar num grande tubo.
"Fui até boquinha do tubo, mas a onda me pegou na cabeça e cai sentado", contou o atleta, que está com 36 anos e esbanjou disposição, sendo o único a disputar três categorias, chegando na semi da master e nas quartas da longboard (pranchões).
Animado, ele pretende repetir a dose nas outras etapas. "Se deixarem, vou com tudo. Agradeço a Deus por essa guinada na minha vida", comemorou.
Na final, ele superou Jaime Pereira, de Itanhaém, Clayton Nunes, outro surfista de Ubatuba, e René Oliveira, de São Sebastião. Já na master teve uma disputa que foi destaque, contra Paulo Matos, de Guarujá, outro campeão brasileiro profissional, em 87.
Nos pranchões, a nova geração sobressaiu, com a vitória de Adriano Alemão, de Guarujá. O surfista de 19 anos, há dois na categoria, vem sendo uma das maiores revelações (foi vice nacional pró ano passado).
Na final, se posicionou muito bem e pegou uma onda grande, garantindo 7,65 pontos. Carlos Bahia, que competiu em casa, acabou garantindo a mesma pontuação do vencedor, com duas ondas, mas no desempate o surfista de Guarujá levou a melhor.
"Fiquei desde cedo estudando o mar e sabia que ali estavam ondas boas. Sabia que ela ia vir", contou o surfista, que está sem patrocínio. "Essa vitória, superando grandes nomes foi uma satisfação muito grande. Minha vontade é ter um apoio para disputar o Circuito Mundial", disse.
Ainda na final, Amaro Matos, outro veterano que se destacou em Maresias (chegou na semi da master) foi o 3o colocado, seguido de Cristiano Aladin, mais um talento de São Sebastião.
Entre as meninas, Jahia Bettero, de Ubatuba, foi o exemplo da superação. No sábado, ela levou um grande susto e por pouco não se afogou, ao perder a sua prancha durante a 2a fase.
"Achei que não iria conseguir. Quase fui. Mas confiei na vitória. Sabia que hoje (domingo) iria estar maior ainda e vim decidida", revelou a atleta, que é irmã de Hizunomê Bettero, atleta do Super Surf. Filha de hippies, ela tem o nome de origem indiana, significando
"Todas as glórias", Jahia tem 20 anos e estuda Educação Física na Faculdade Modulo, a mesma de Ricardinho Toledo. Na final, Ubatuba fez dobradinha com Luana Coutinho. Vilma Santos, de Mongaguá, foi a 3a colocada e Silvia Nabuco, de Guarujá, a 4ª.
UBATUBA É CAMPEÃ POR EQUIPES - Na disputa por cidades, onde são somados os resultados dos melhores atletas de cada equipe, Ubatuba e Guarujá continuam na supremacia.
Com duas vitórias, os ubatubenses saíram na frente, garantindo 3.997 pontos. Os guarujaenses ficaram logo atrás, com 3.715. São Sebastião manteve a 3a colocação, mais afastada, com 3.121. E São Vicente, apesar de não ter atletas nas decisões, subiu bem, terminando no 4o lugar, 1.774. Santos, cidade onde o surf nasceu e que já foi um grande "celeiro" amargou apenas a 9a colocação e só teve como finalistas os masters Almir e Carriça.
O Circuito terá quatro etapas. A próxima está marcada para julho, em Santos. O Circuito Paulista de Surf Amador Okdok 2004 tem o patrocínio da Brisbane – Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, Kyw, Styllos, SP Surf e Rip Wave. Colaboração: Prefeitura Municipal e Associação de Surf de São Sebastião.

RESULTADOS DA ETAPA NA PRAIA DE MARESIAS

CATEGORIA OPEN
1 – RICARDO TOLEDO – UBATUBA
2 – JAIME PEREIRA – ITANHAÉM
3 – CLAYTON NUNES – UBATUBA
4 – RENÉ OLIVEIRA – SÃO SEBASTIÃO

CATEGORIA MASTER
1 – ALMIR SALAZAR – SANTOS
2 – TEKINHO DO TOMBO – GUARUJÁ
3 – ORLANDO CARRIÇA – SANTOS
4 – WILLIAN DIEGUES – PRAIA GRANDE

CATEGORIA LONGBOARD
1 – ADRIANO ALEMÃO – GUARUJÁ
2 – CARLOS BAHIA – SÃO SEBASTIÃO
3 – AMARO MATOS – GUARUJÁ
4 – CRISTIAN ALADIN – SÃO SEBASTIÃO

CATEGORIA FEMININO
1 – JAHIA BETTERO – UBATUBA
2 – LUANA COUTINHO – UBATUBA
3 – VILMA SANTOS – MONGAGUÁ
4 – SILVIA NABUCO – GUARUJÁ

DISPUTA POR CIDADES
1 – UBATUBA – 3.997
2 – GUARUJÁ – 3.715
3 – SÃO SEBASTIÃO – 3.121
4 – SÃO VICENTE – 1.774
5 – PRAIA GRANDE – 1.639
6 – ITANHAÉM – 1.616
7 – PERUÍBE – 1.477
8 – MONGAGUÁ – 1.222
9 – SANTOS – 1.1130
10 – BERTIOGA – 547
11 – SÃO PAULO – 501 (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

TJ cassa direitos políticos e põe em risco candidatura de Paulo Ramos
Tribunal acata pedido do MP e condena prefeito de Ubatuba por contratos sem licitação

Ubatuba - O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu por cinco anos os direitos políticos do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira (PFL), por improbidade adiministrativa que teria sido cometida em seu primeiro mandato entre 93 e 96. Com a decisão, o prefeito fica impedido de se candidatar a reeleição este ano. No entanto, se recorrer, ele poderá homologar sua candidatura 'sub judice'. A decisão foi publicada ontem pelo tribunal, que acatou denúncia feita pelo Ministério Público. Dois dos três desembargadores que analisaram o processo votaram pelas suspensão dos direitos políticos do prefeito. Paulo Ramos é acusado por contratar duas empresas sem licitação em seu primeiro mandato.
As empresas Asplan - Assessoria, Planejamento e Comércio Ltda e Incresco - Projetos, Engenharia, Assessoria, Planejamento e Participações foram contratadas para realizar obras viárias no município.
Com a contratação das empresas, a prefeitura realizou 540 mil metros quadrados de obras, além de 70 quilômetros de pavimentação e o recadastramento de 17 mil contribuintes. Além de ter os direitos políticos cassados, Paulo Ramos terá que pagar uma multa. O valor será calculado a partir do salário do prefeito, à época de seu primeiro mandato, multiplicado por 10 e acrescido de juros e correção monetária. Ontem, Paulo Ramos não se pronunciou sobre o caso. O advogado do prefeito Silvio Salata disse que vai recorrer da decisão (leia texto nesta página).
CASSAÇÃO - No segundo semestre de 2002, Paulo Ramos foi afastado do cargo por uma liminar assinada pelo juiz da 1º Vara Cível de Ubatuba, Carlos Gutemberg de Santis Cunha. O prefeito foi acusado de improbidade administrativa por ter gasto R$ 126 mil na compra, sem licitação, de um Passat alemão importado. O veículo foi usado como um novo carro oficial pela a prefeitura. À época, o Ramos recorreu junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e foi reconduzido ao cargo.
REAÇÃO - Ontem, a oposição comemorou da decisão do Tribunal de Justiça. O vereador oposicionista Domingos dos Santos (PT) disse que o posicionamento da Justiça era esperado. "Era uma coisa que todo mundo sabia. A decisão chegou tarde, mas prova que sempre houve coisas erradas acontecendo nas administrações de Paulo Ramos", disse Santos. O presidente de Câmara de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB) disse que ontem que não havia analisado o teor da decisão da Justiça.
"Preciso conhecer melhor esta decisão para colocar o assunto em discussão na Câmara", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Advogado diz que vai recorrer da decisão

Ubatuba - O advogado Silvio Salata, que representa o prefeito Paulo Ramos (PFL), disse ontem que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ele disse que a decisão do Tribunal de Justiça isentou o prefeito Paulo Ramos de devolver aos cofres públicos o que foi pago às empresas Asplan e Incresco, à epoca do seu primeiro mandato (93-96).
"A decisão foi parcialmente favorável ao prefeito. Nós vamos recorrer agora para reverter a suspensão dos direitos políticos dele", disse Salata. O advogado afirmou ainda que vai recorrer da decisão nos próximos 15 dias. Ele acredita que assim que entrar com o recurso, o efeito da decisão do Tribunal de Justiça fica suspenso.
"Assim que eu entrar com recurso, o efeito da decisão do Tribunal de Justiça fica suspenso até os desembargadores votarem novamente o caso", disse Salata.Salata afirmou ainda que a decisão do Tribunal de Justiça não impede que o prefeito se candidate a reeleição este ano. "Não há impedimento legal para que o prefeito se candidate à reeleição já que vamos recorrer da decisão da Justiça", disse Salata ao ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Paulo Ramos convoca coletiva com a imprensa

Ubatuba - O prefeito Paulo Ramos de Oliveira concedeu uma entrevista coletiva à imprensa para esclarecer a sentença do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que suspendeu por cinco anos seus direitos políticos por improbidade adiministrativa que teria sido cometida em seu primeiro mandato entre 93 e 96.
Durante a coletiva foi apresentada a seguinte nota oficial:
1) A decisão do Tribunal não foi unânime, por que houve um foto vencido do Desembargador CAETANO LAGRASTA que aceitava nosso pedido de anulação da sentença, por que a sentença negou nosso direito constitucional de realização de provas de nossa inocência (especialmente prova prova perical sobre o preço e dano ao erário);
2) Estamos protocolando um recurso - chamado embargos infrigentes - para prevalecer o voto vencido e anular a decisão que impediu nossa prova;
3) De qualquer maneira, iremos ao Superior Tribunal Federal se preciso;
4) A Lei de Improbidade Administrativa, no seu art. 20, diz que somente depois de julgado o caso pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Superior Tribunal Federal é que ocorre a suspensão dos direitos políticos:
Art. 20 - A Perda da função pública e a suspensão dos direitos politicos só se afetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

SEBRAE realiza mais um seminário Empretec em Ubatuba

Ubatuba - O Sebrae-SP, Escritório Litoral Norte, convida todos os Empresários e futuros empresários para a Palestra do EMPRETEC a realizar-se no dia 24 de maio, as 18:00h, na sede ACEU - Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba. O seminário já está agendado para 14 a 22/06/2004, local a definir. As entrevistas serão de 26 a 28/05.
Faça já sua ficha de inscrição e marque sua entrevista para a realização do curso.
Ligue para (12) 3882.1744 e obtenha mais informações, as vagas são limitadas.
Contato: Rigoberto Roman. (Fonte: SEBRAE-SP)

Encontro dos Caps prossegue hoje

Ubatuba - O Caps (Centro de Atenção Psicossocial), no centro de Ubatuba, recebe hoje todos os pacientes dos demais Caps de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Trata-se dos eventos relacionados à Semana Nacional de Luta Antimanicomial que terminará na sexta-feira, dia 21.
Nos Caps das quatro cidades da região serão realizadas atividades esportivas e recrea-tivas, das 10 às 15h. A semana comemorativa foi aberta na segunda-feira, em cada município da região. Em São Sebastião o evento ocorreu no Teatro Municipal, com a apresentação de um documentário sobre o trabalho desenvolvido na cidade. O Caps de São Sebastião funciona desde 2002 após uma parceria entre a Prefeitura e o governo Federal.
Este Caps atende 327 pessoas, entre pacientes de assistência intensiva (diariamente, das 8 às 17h), os semi-intensivos (uma ou vezes conforme necessário) e os não intensivos (somente para receberem medicamento e atendimento médico). “80% dos meus pacientes nunca precisaram de internação”, diz a psicóloga Tânia Silva Cunha, coordenadora do Caps, em São Sebastião. Doze profissio-nais atuam no local, que também recebem famílias dos pacientes para orientação.
Tânia enfatiza que o fato de se evitar a internação dos pa-cientes é muito importante para a recuperação, uma vez que recebem a atenção e carinho de seus familiares e não são excluí-dos do meio social. Em caso de surto, o paciente fica somente em observação no Pronto-Socorro. Nos Caps são realizadas terapia ocupacional e atividades físicas, entre outras práticas.
Amanhã, será a vez do Caps em São Sebastião receber os pacientes atendidos em Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. Pela manhã, a partir das 10h, serão formados grupos para interação; na seqüência, será exibido um filme sobre os trabalhos no Caps e promovida gincana.
Em Ilhabela, ontem, foi realizada a Caminhada pela Luta Antimanocomial, a partir do Caps desta cidade. Na sexta-feira o Caps de Caraguatatuba recebe os grupos das demais cidades. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara de Ubatuba
Boletim da 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba, do dia 18 de maio de 2004.

Ubatuba - Foram votados os seguintes itens:

Projetos:
Rejeitado, com 6 (seis) votos contra 5 (cinco), o PROJETO DE EMENDA À LEI ORGANICA DO MUNICÍPIO Nº 31/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que altera o artigo 10 da LOM, reduzindo para 9 (nove) o número de Vereadores da Câmara Municipal. Com Emenda nº 1 do Autor, aumentando o nº para 10 vereadores.
Rejeitado, por unanimidade, o VETO DO PROJETO DE LEI Nº 52/04, da MESA DA CÂMARA MUNICIPAL, que Autoriza a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos, e dos subsídios dos agentes políticos do Município, os quais ficam majorados em 8,71%.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 210/03, do Ver. EDUARDO CÉSAR – PL, que altera a Lei 1.294/93, passando para 50 (cinqüenta) o número de ambulantes na praia das Toninhas, das quais 6 (seis) são para tatuadores.
Aprovado, com 10 (dez) votos contra 1 (um), o PROJETO DE LEI Nº 215/03, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, que altera a Lei 1.294/03, que dispõe sobre o comércio ambulante, aumentando para até 04 (quatro), os tipos de mercadorias permitidos a comercializar, dentre os que enumeram. Com Emendas nº 1 do Autor, alterando no Anexo I o item “Pizza”, que passa a figurar como “Mini-pizza” e Emenda nº 2 do Autor, acrescentando um § 4º à redação proposta pelo artigo 12.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI N° 25/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que altera o § 3º e acrescenta § 4º, ao artigo 32 da Lei 1.011/89 – CTM, que dispõe sobre a remissão de IPTU, reduzindo as exigências parra as já concedidas anteriormente.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 30/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que concede isenção do ISSQN à concessionária do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros de Ubatuba.
Retirado, por ausência do autor, o PROJETO DE LEI Nº 36/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, que autoriza o Poder Executivo a alterar ou criar novos padrões de desenho para revestimento das calçadas dos logradouros públicos de Município.
Adiado, por 5 (cinco) sessões, o PROJETO DE LEI Nº 51/04, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a revogação da Lei nº 2.401/03, que dispõe sobre a concessão de alvará de funcionamento.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 71/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA – PMDB, que retifica de "g" para "h", a letra indicada para a alínea acrescentada ao art. 31 da Lei 711/84, pela Lei 2357/03 que estabeleceu restrições para edificações em loteamentos.
Retirado, por ausência do autor, o PROJETO DE LEI Nº 72/04, do Ver. MARCOS FRANCISCO – PSC, que dá a denominação de "José Tadeu Demo" à "rotatória" situada na confluência da Av. Iperoig, com as ruas Liberdade e Guarani, na orla central da cidade.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 73/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que reduz em 50% as taxas e multas estabelecidas nos artigos 9º, 16 e 18 da Lei 2.121/01, que dispõe sobre o serviço de carreto em 3 parcelas, nas condições que estabelece.
Aprovado, com 7 (sete) votos contra 3 (três), o PROJETO DE LEI Nº 75/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, que altera a Lei 711/84 que dispõe sobre o Plano Diretor Físico de Ubatuba, reclassificando as construções para fins habitacionais constantes do Anexo III - Tabela dos Grupos de Uso, dessa Lei.
Adiado, por 3 (três) sessões, o PROJETO DE LEI Nº 81/04, do Ver. ROGÉRIO FREDIANI - PTB, que revoga a Lei nº 2148/01, que autoriza o Executivo conceder a COAMBIENTAL, a execução da obra e a operação do sistema de coleta e tratamento de esgoto da praia Grande.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 86/04, do Ver. DOMINGO DOS SANTOS – PT, que inclui a Festa dos Povos Indígenas no calendário oficial de eventos turísticos e culturais do Município.
Adiado, por 2 (duas) sessões, o PROJETO DE LEI Nº 89/04, do Ver. RICARDO BARBOSA – PFL, que autoriza a Administração Municipal a proceder ao desconto mensal, na folha de pagamento do servidor, de uma contribuição voluntária deste, para a manutenção da Santa Casa de Ubatuba.
Adiado, por 4 (quatro) sessões, o PROJETO DE LEI Nº 92/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA – PMDB, que altera a Lei 1.771/98, assegurando os direitos e vantagens das Leis 886/87 e 1.043/90, aos professores estáveis e atualmente admitidos pela CLT, enquanto durarem seus contratos.
Aprovado, com 7 (sete) votos contra 3 (três), o PROJETO DE LEI Nº 94/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA – PMDB, que altera a Lei 2.502/04, que autoriza a substituição do lançamento do imposto individualizado, pelo realizado com base no valor da gleba dos lotes não vendidos localizados em loteamentos com dificuldade de venda venha a se efetivar, revogando o parágrafo único do artigo 10, que exigia a negativa de débito, para a obtenção do benefício.
Retirado, por ausência do autor, o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 11/03, do Ver. MARCOS FRANCISCO – PSC, que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal estabelecendo limite à participação de Vereadores em congressos e eventos realizados fora do Estado.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 03/04, do Ver. RICARDO CORTES – PFL, que constitui Comissão Especial para realizar estudos e propor tomada de posição com relação aos problemas enfrentados pela Santa Casa de Ubatuba.

Moções:
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 26/04, do Ver. RICARDO BARBOSA – PFL, de Congratulações as alunas Sandra Costa de Oliveira e Geny Paioletti, e a professora Juliana Bussolotti, pela conquista do 1º lugar do VII Encontro de Iniciação Cientifica na Unitau.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 27/04, do Ver. EDUARDO CÉSAR – PL, de congratulações à Sociedade do bairro Rio Escuro, pelos trabalhos desenvolvidos no bairro.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 28/04, do Ver. DOMINGOS DOS SANTOS – PT, A Dª. Maria do Carmo de Oliveira, líder comunitária, moradora na Praia do Perequê-Açu, pelo exemplo de cidadania e participação nas questões de nosso Município.

Pedidos de Informação:
Aprovado, por unanimidade, o Nº 59/04, do Ver. CHALES MEDEIROS - PSDB, Solicitando informações sobre a nova escola no bairro do Sertão da Quina em que está em construção.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 60/04, do Ver. CHALES MEDEIROS - PSDB, Solicitando informação sobre a verba destinada à reforma do campo de futebol no bairro do Sertão da Quina.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 61/04, do Ver. CHALES MEDEIROS - PSDB, Solicitando informação sobre a iluminação da Estrada Municipal do bairro do Sertão da Quina.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 62/04, do Ver. CHALES MEDEIROS - PSDB, Solicitando informação sobre uma área pública na entrada do Sertão da Quina esquina com a entrada do Sertão do Ingá.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 63/04, do Ver. DOMINGOS DOS SANTOS - PT, Solicitando prestação de contas dos eventos e atividades culturais em 2004.

Requerimentos:
Aprovado, por unanimidade, o Nº 59/04, do Ver. SAMUEL DOS SANTOS - PP, a ELEKTRO solicitando a instalação de uma luminária na rua Lorena na altura do número 26 no bairro da Estufa I.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 60/04, do Ver. SAMUEL DOS SANTOS - PP, a ELEKTRO solicitando a instalação de luminárias na Av. Josias Ramos Nogueira, no bairro do Perequê-Açu.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 61/04, do Ver. MAURICIO LEITE - PMDB, à SABESP solicitando a agilização da ligação de rede coletora de esgoto da rua Vasco da Gama no bairro da Estufa à Estação Central de Tratamento.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 62/04, do Ver. MAURICIO LEITE - PMDB, à SABESP solicitando a agilização na ligação da rede coletora de esgoto na Estação Central de Tratamento de Esgoto.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 63/04, do Ver. MAURICIO LEITE - PMDB, a ANATEL solicitando o suprimento à falta de serviço de telefonia no bairro do Sertão do Cambucá.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 64/04, do Ver. MAURICIO LEITE - PMDB, à Secretaria do Meio Ambiente e Casa Civil do Estado solicitando cópia do Projeto de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 65/04, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, a TELEFONICA solicitando a instalação de um orelhão na rua Quatro n° 405 no bairro da Maranduba em frente à Barraca Tranqüila Bar.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 66/04, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, a TELEFONICA solicitando a instalação de um orelhão na Estrada da Caçandoca, na Marina Portinho no bairro da Maranduba.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 67/04, do Ver. OSMAR DE SOUZA, a TELEFONICA solicitando a instalação de um orelhão na rua da Saúde n° 24 no bairro Parque dos Ministérios.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 68/04, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, a TELEFONICA solicitando a instalação de um orelhão na Estrada das Galhetas, próximo ao n° 560 no bairro da Tabatinga. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ação Litoral

Artigo Topo

Marketing Político

Em 1989 a campanha presidencial começou prometendo muita luta, havia nomes de peso entre os candidatos, nomes tradicionais como Leonel Brizola, Aureliano Chaves, Ulisses Guimarães, Paulo Maluf e Mário Covas, citando os de maior experiência. Havia também novatos e dentre estes dois despontavam. O primeiro era Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, partido de esquerda que mobilizava a classe trabalhadora e estudantil e crescia de forma impressionante no país. Lula, ex-metalúrgico e ex-sindicalista, tinha um enorme carisma e era assessorado por intelectuais da melhor lavra. Sua presença provocava emoções contraditórias, medo em alguns e esperança em outros. Ninguém lhe era indiferente, como acontece com os grandes políticos. O outro novato era governador de Alagoas e tinha a política entranhada na cultura familiar. Ferna ndo Collor de Mello era jovem, bem apessoado a ponto de parecer-se com os astros das novelas da televisão, dono de grande magnetismo pessoal e considerado confiável pelos donos do poder. Em pouco tempo tornou-se o candidato preferido da classe média. No princípio da campanha televisiva, em agosto, as primeiras pesquisas causaram uma grande surpresa, um candidato que não tinha tradição na política nacional aparecia em primeiro lugar. Seu nome: Guilherme Afif Domingos. Deputado federal, bem apessoado, comedido, prudente, educado e empresário bem sucedido agradou à maioria silenciosa bem-comportada e cheia de medos. Com um discurso desenvolvimentista coerente, tornou-se o sobrinho preferido das tias e o neto desejado das avós. Os políticos experientes bem como seus marqueteiros interpretaram o fato como fenômeno passageiro, logo os outros candidatos com mais bagagem ocupariam o lugar que lhes pertencia por direito. As semanas foram passando e Afif teimava em continuar na lidera nça, se a carruagem continuasse nessa marcha ele poderia começar a receber adesões e com o aumento dos afluentes o rio ganharia dimensão. Era preciso fazer alguma coisa. Devo me situar nessa fase da história recente do país, quando tive a oportunidade de ser agente atuante. Eu trabalhava na campanha de Mário Covas do PSDB como diretor de arte do programa televisivo, meu chefe era o jornalista Woile Guimarães, recém-saído da Rede Globo. Depois de exaustivas reuniões, chegou-se à conclusão de que algo poderia ser feito se fosse mostrado ao público que a atuação parlamentar do deputado Afif tinha sido negligente em relação às questões sociais. Era exatamente o contrário do que ele vinha pregando na TV e que estava dando resultados. Woile é um cara legal, afetivo, amigo, mas também é muito exigente. Ele deixou isso claro ao me incumbir da tarefa de fazer uma peça publicitária e com ela mudar o panorama das pesquisas. Era preciso, nosso candidato estava em quinto lugar. O materia l que mostrava a atuação parlamentar de Afif me foi passado às mãos e tomei o primeiro avião para São Paulo, voando por coincidência ao lado de José Serra que reclamou do macarrão servido no jantar. Estava ruim mesmo. Depois de dormir em casa, após longa ausência, fui procurar a produtora Manduri 35, de Mimito Gomes, experiente diretor de filmes publicitários. Nós tínhamos simpatia mútua, sempre que trabalhamos junto as coisas deram certo. Depois de estudar como combinar as ausências parlamentares com uma forma de causar impacto no público, chegamos ao formato final. Por sugestão de Mimito, filmaríamos em película 35mm, em preto e branco. Usamos a pia da produtora, metálica e cheia de adereços, meio rococó. Um funcionário serviu de modelo, suas mãos fotografavam bem. Usando um Rolex de ouro no pulso, típico dos empresários bem-sucedidos, o modelo teve suas mãos filmadas em close. Da torneira caia o filete de água sobre as mãos que se esfregavam sem pressa. O Rolex de ouro em preto e branco pareceu mais de ouro do que se estivesse em cores. Projetado em câmera lenta, o filme ficou excelente, a cena era impressionante, o fundo escuro e a luz no foco lembravam os filmes de mistério da RKO. Depois foi só finalizar. Um locutor do estilo do Sargentelli anunciava: Sessão que prevê aumento nos benefícios dos aposentados. A voz então chamava: Deputado Guilherme Afif Domingos. Aí um carimbo enorme, amarelo, batia na tela com eco, enquanto a voz cavernosa, parecendo vir do fundo dos infernos dizia: ausente! A palavra ausente ficava na tela até a nova votação ser chamada. A cena se repetiu em mais três votações, a peça totalizou um minuto. Foi ao ar na manhã seguinte, e ficou durante uma semana. Depois não foi mais preciso usá-la, a candidatura Afif desceu em queda livre. Acabou nas últimas colocações. Pode ter sido coincidência, mas aquela peça teve o seu papel. O autor intelectual foi o Woile, embora ele como bom chefe não tenha interferido na criação. E u e Mimito tivemos carta branca e fizemos a nossa parte. Como equipe marcamos um gol. Disso eu nunca terei dúvidas. No fim da campanha nós estávamos quase lá, se tivéssemos mais uma semana o Mário teria ido para o segundo turno e a história do Brasil seria outra.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Comentário - Absurdo na vila João Santana no Arariba, domingo caiu um homem na ponte do rio das piabas, ponte de acesso Arariba e Sertão da Quina, fica na estrada principal do Arariba. O corrimão desta ponte faltava um pedaço e não sei se isso que ocasionou o acidente, mais se não bastasse este absurdo, mais ou menos meia dúzia de vagabundos e desocupados, que moram na vila João Santana, colocaram fogo na ponte em forma de protesto, e esquecendo que esta ponte e passagem das crianças que estudam, no Sertão da Quina em todos os períodos, alem de pessoas que necessitam da ponte por vários motivos, trabalho, atendimento medico etc... Ainda mais, foi interrompidos a passagem de ônibus que faz a linha via Arariba e que também levam as crianças para a escola, bom conclusão estes idiotas só conseguiram mesmo e prejudicar toda a população desta região, apareceu depois de muito tempo a PM e o pessoal da regional sul, e entre bate boca, conseguiram que estes desocupados apagassem o fogo, mais infelizmente já era tarde, pois a ponte ficou toda danificada, conclusão se antes não estava seguro à ponte agora fico bem pior alem de não passar carros veja nas fotos como as pessoas estão passando, grande coisa fez estes idiotas, era mais fáceis estes idiotas pegar uns pregos e uma tabua e pregar na ponte no local do corrimão quebrado a mais de seis meses ou mais comunicar a regional sua para que tomassem as devidas providencia, ou pedir aos dois vereadores desta região, o Sr. Osmar ou o Sr. Rogério Frediane e tenho certeza que qualquer um teria tomado providencia, ninguém tem bola de cristal para adivinhar que um pedaço do corrimão estava quebrado.
Espero que esta ponte seja recuperada o mais rápido possível pois agora sim muito mais perigosa conforme fotos.

Antonio Fernando de S. Casas
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Casarão da Fundart

Barra Seca
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor