Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 26 de maio de 2004 - Nº 1041 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Gefran

Região
Litoral Paulista participa do Dia do Desafio


Caraguatatuba
Vem aí o 7º Festival do Camarão
Bênção dos Barcos e Procissão de São Pedro Pescador
Jornalista lança livro-reportagem sobre pescador
Procissão Marítima de Santo Antonio
Diocese faz Casamento Comunitário em Caraguá
Projetos sociais de Caraguá na TV Canção Nova
Assistência Social promove palestra em benefício da criança e do adolescente
Polícia apura troca de tiros com a PM

Ilhabela
Biblioteca abre inscrições para cursos de literatura
Prefeito participa da festa dos novos agentes ambientais voluntários

São Sebastião
TJ rejeita recurso de Paulo Julião
Óleo atinge córrego do Outeiro e assusta moradores na Vila Amélia
Maresias apresentou boas ondas e sol para a 2ª  Maresia SP Contest
Depois de três meses da inauguração, bingo é aberto em São Sebastião

Ubatuba
Vereadores de Ubatuba beneficiam empresa
Isenção de ISS a empresa de transporte é irregular
Juíza suspende aumento de subsídio para vereadores em Ubatuba
Juiz veta reajuste de 28% para vereadores de Ubatuba
Operário é atropelado na Rio-Santos
Ubatuba tem novo secretário de Turismo
Comunidade quilombola ganha ponte pênsil
Ubatuba recebe o maior Campeonato de Maratonas Aquáticas da América Latina
Educação especial e inclusão social em debate
Educação Fiscal no Litoral Norte
Pesquisa visa recuperação de áreas degradadas
Campanha do Agasalho
Ubatuba participa da BRITE Brazil International Tourism Exchange
O Setor de Arquivo de Ubatuba se destaca
Santa Casa Descentraliza Atendimento
“Revitalização da Ilha dos Pescadores”


Seções
Crônica
Conto
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Paulista participa do Dia do Desafio

Litoral Norte - O desafio está lançado: praticar pelo menos 15 minutos de atividade física. Esta é a proposta do “Challenge Day”, o Dia do Desafio, que acontece hoje, pelo oitavo ano consecutivo.
Cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição, onde as vencedoras serão as que contabilizarem a maior porcentagem de moradores envolvidos em relação ao total de habitantes.
“É um dia que desperta e mobiliza as pessoas e, por isso, a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejuv) de são Sebastião está organizando uma programação super especial tanto para os funcionários públicos, como para a população”, contou o secretário Luiz Carlos de Mello Cardim. A programação em São Sebastião começa logo pela manhã, com uma ginástica laboral para cerca de 200 funcionários da Petrobras. Também estão programadas uma caminhada, com concentração às 18h30 e saída às 19h, dos bairros da Topolândia e do Arrastão. Na Rua da Praia acontecem demonstrações de judô, caratê, tae kwon do, aero-boxe, recreação e alongamento. “Queremos atingir o maior número possível de pessoas. O intuito do evento é acabar com o sedentarismo, praticando exercício pelo menos 15 minutos por dia”, disse Valter Puertas, um dos organizadores do Dia do Desafio na cidade. São Sebastião competirá com o município de Santa Cruz, no México.
Segundo Rogério Cozen-dey da Silva, chefe de Divisão de Eventos, quem quiser formar um grupo para fazer qualquer tipo de atividade física, basta telefonar para a Sejuv para passar a informação. Os telefones da secretaria são: (12) 3892-2062 e 3891-2045.
“Dados mais recentes verificam que a atividade física na fase escolar contribui para aumentar a freqüência às aulas, melhorar o desempenho acadêmico, aumentar a responsabilidade, diminuir os distúrbios de comportamento, diminuir a delinqüência e uso de drogas e álcool e melhorar o relacionamento com os pais. Praticar esportes, dançar, jogar, brincar, correr, caminhar, nadar, escalar, pedalar e tantas outras atividades do nosso cotidiano são excelentes para a nossa saúde e bem-estar, esse é a característica do Dia do Desafio”, disse o professor de educação física Hipólito Carvalho Santana.
Caraguatatuba - Este ano, Caraguá enfrenta a cidade de Cadereyta de Montes, no México. Em 2003, a cidade venceu Itatiba (SP) com a participação de 55,67% da população. “Esperamos atingir mais da metade da cidade.
Se houver participação de todos e mobilização, isso será possível”, afirmou o responsável pelo departamento de Recreação de Caraguá, Leandro de Souza. Em 2003 participaram do Dia do Desafio 36,59% da população brasileira, com 655 cidades inscritas. Este ano já estão inscritas quase 2 mil municípios, em todo o Continente Americano.
A seção de Esportes de Bertioga não soube informar se a cidade participa ou não do Challenge Day. As cidades de Ilhabela e Ubatuba não competem no dia do desafio deste ano.
Guarujá promove corrida da Meia Noite - Guarujá preparou diversas atividades para vencer a cidade peruana de Cuzco, no Dia do Desafio, nesta quarta-feira. Aproximadamente 1 mil crianças de diversas escolas estaduais e municipais, juntamente com o Exército, realizarão atividades na praia. Também participarão a Base Aérea e Corpo de Bombeiros. O ponto alto será a Corrida da Meia Noite, com início às 0 horas da madrugada de ontem para hoje. A expectativa para a Corrida da Meia Noite era a participação de 300 atletas, divididos em quatro categorias (masculino, feminino, infantil e cadeirantes). Foram 4500 metros de percurso, com início e término na Praça Horácio Lafer (Praia da Enseada).
A partir das 9h alunos do período matutino das escolas da Cidade terão atividades esportivas na Praia de Pitangueiras. Soldados do Exército, caracterizados com camuflagem de guerra, armarão um campo de treinamento de exercícios de comando para as crianças, que poderão pular obstáculos, cordas e rastejar, imitando movimentos de combate.
Na praia haverá um palco para apresentação de grupos de dança de rua e axé, além de espaços reservados para a prática de vôlei, futebol e queimada.
Caminhão - Nos períodos da manhã e da tarde, diversas pessoas puxarão um caminhão das Forças Armadas, também na praia de Pitangueiras.
A partir das 13h30 será a vez dos alunos do período da tarde participarem das atividades. Todos os exercícios serão monitorados por professores e instrutores do Município. Já na Praça dos Expedicionários, a partir das 9h, serão realizadas apresentações de capoeira das crianças da APAE, coordenada pelo Mestre Sombrinha, basquete de cadeirantes, futebol caixote das crianças do Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e de Kung Fu. No Paço Municipal, às 10h, os funcionários irão participar de uma aula de alongamento. Na Base Aérea serão realizadas atividades internas, com aproximadamente 350 soldados. Os alunos dos centros comunitários também farão exercícios internos. Todos os munícipes, academias e empresas podem participar do Dia do Desafio, praticando qualquer atividade física com a duração de 15 minutos. A captação e registro das atividades físicas em Guarujá será feita pelo telefone 0800-7737000.

Programação do Litoral Norte

São Sebastião
Manhã
7h às 7h15 - Ginástica Laboral para funcionários da Petrobras
8h às 8h15 -Ginástica Laboral para funcionários da Autoviass
8h20 – Funcionários da Autoviass vão puxar um ônibus da empresa
9h – Alunos do Projeto Escola Náutica irão puxar uma escuna, no Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande)
11h- Torneio de Tênis de Mesa para os funcionários do Centro Cultural de Boiçucanga; gol caixote na praia de Boiçucanga, próximo à rua Caxambu, durante a manhã
Tarde
Atividades nas Escolas Municipais, comandadas pelos professores de Educação Física da instituição. São cerca de 18 mil alunos no município.
17h – torneio de futebol de praia em juquehy, com o monitor Feijão
Noite
18h30 - Concentração para caminhada na região central da cidade. Local: Na Topolândia, na praça da Bíblia; No Arrastão: em frente ao Shopping Villa Mares. Os dois grupos se encontrarão na Rua da Praia.
Costa Norte: Caminhada com saída no centro Esportivo de Jaraguá, em direção à Praça de Esportes da Enseada.
19h – Diversas atividades na Rua da Praia: recreação, alongamento; demonstrações de: caratê, judô, tae kwon do e aero-boxe.

Caraguatatuba
Concentração: 9h, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia
Atividades: Danças, Aeróbica, Jogos, Recreações, encontro da 3ª Idade.
Ginástica Laboral nas Secretarias da Prefeitura: Paço Municipal, Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Administração, FUNDACC, DITRAN, Secretaria de Saúde, Almoxarifado da Saúde, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Serviços Públicos (Centro, Norte e Sul) e Rodoviária.
Recreação nos Núcleos esportivos. Informações na Secretaria de Esportes .(Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Vem aí o 7º Festival do Camarão
Oficializado por decreto em 2003, pelo prefeito Antonio Carlos da Silva, o Festival do Camarão acontece pela sétima vez e com novidades em Caraguá. Este ano, restaurantes do município farão a "rota do camarão", com pratos e preços promocionais.

Caraguatatuba - O 7º Festival do Camarão acontece entre os dias 10 e 13 de junho, na Praia do Camaroeiro. A festa será realizada nos moldes das anteriores, porém, com uma grande novidade. Além das barracas para a venda de pratos à base de camarão, preparados pelas famílias de pescadores e todas as atrações culturais que envolvem o evento, também estarão participando do evento diversos restaurantes da cidade, que paralelamente ao Festival, estarão vendendo pratos à base do pescado, com descontos especiais.
Oficializado por decreto, em 2003, pelo Prefeito de Caraguatatuba, o Festival do Camarão entrou para o Calendário Oficial do Município. Com a iniciativa, o prefeito quis ressaltar a importância de incentivar o resgate da cultura caiçara e de realizar eventos que promovam a valorização do pescador artesanal. "Para mim, realizar essa festa é algo de extrema importância para aumentar a auto estima dessa classe, que é tão querida por todos nós. É valorizando o pescador, que estaremos construindo a história do nosso município", comenta o prefeito.
Neste ano, durante o festival, a Fundacc vai apresentar a tenda "Patrimônio Imaterial", mostrando os saberes, conhecimentos e modos de fazer, enraizados no cotidiano das comunidades, assim como as celebrações: rituais e festas da vida social do pescador. O Festival do Camarão é promovido através de uma parceria entre a prefeitura da Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo da Fundacc, com as associações de Hotéis e Pousadas e de Quiosques e acontece na Praia do Camaroeiro, com atrações como o Barcos ao Mar. (Fonte: PMC)

Bênção dos Barcos e Procissão de São Pedro Pescador
Evento quer proporcionar ao público um momento de reflexão sobre o pescador e seus saberes, com a tenda "Patrimônio Imaterial", tema a ser trabalhado pelos museus de todo o mundo em 2004.

Caraguatatuba - A benção dos barcos e a procissão de São Pedro Pescador acontecem no dia 31 de maio, no Camaroeiro. Neste ano, durante o festival, a Fundacc vai apresentar a tenda "Patrimônio Imaterial", que são os saberes, conhecimentos e modos de fazer, enraizados no cotidiano das comunidades, assim como as celebrações: rituais e festas da vida social. Integram esse conjunto também as formas de expressão: manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; e também os lugares: os espaços onde se reproduzem e se concentram práticas e culturas coletivas. Dessa maneira, será proporcionado ao público um momento de reflexão sobre o pescador e seus saberes, nosso "Patrimônio Imaterial", tema a ser trabalhado pelos museus de todo o mundo em 2004. (Fonte: PMC)

Jornalista lança livro-reportagem sobre pescador

Caraguatatuba - Durante a Abertura Oficial do 7° Festival do Camarão, a jornalista Gisele Leite fará o lançamento de seu livro-reportagem intitulado "O mestre navegante – O passado, o presente e o futuro do pescador artesanal". O evento, que contará com uma tarde de autógrafos, acontecerá no dia 10 de junho, quinta-feira, às 12h, na Praia do Camaroeiro.
O livro recebeu, em 2002, o Prêmio Nacional de Menção Especial da 9a. Expocom/Intercom (Salvador/BA), na categoria Jornalismo e modalidade Livro-reportagem. Foi escrito em 2001, após um ano e meio de pesquisas e trabalhos fotográficos, e sua publicação foi viabilizada por meio de parcerias com a prefeitura de Caraguatatuba, através da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), e empreendedores da região. Foram apoiadores, o bireau de comunicação Spiral, de São José dos Campos, e o site Litoral Virtual, de Ubatuba. De Caraguá, a obra recebeu apoio da construtora TopCon Engenharia & Construções, do Auto Posto Asa Delta, da Clínica de Cirurgia Plástica Mário Pires e da fábrica LBL – Lourival Blocos e Lajes. (Fonte: PMC)

Procissão Marítima de Santo Antonio

Caraguatatuba - Caraguá irá reviver antigos costumes da festa de Santo Antonio, com a 2ª Procissão Marítima de Santo Antônio, que vai acontecer no próximo dia 12 de junho, com saída da Praia do Massaguaçu, em frente à Capela de Santa Cruz, às 9 horas, e o desembarque na Praia do Camaroeiro, de onde a imagem do Santo seguirá, em carreata, até a igreja Matriz.
O interessado em participar, deverá inscrever sua embarcação ou reservar lugar nas escunas participantes. As inscrições podem ser feitas na Igreja Matriz; na Viamar Pousada, em Tabatinga; e no Restaurante Golfinho, em Massaguaçu. A procissão está sendo organizada pela AHP(Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba) em parceria com a Diocese de Caraguatatuba, e faz parte de uma série de ações religiosas, culturais e turísticas, que terão Santo Antonio como tema.
Envolvendo todos os segmentos voltados para a cultura e o turismo na cidade, o projeto vem fortalecer a ligação da figura de Santo Antônio com o município e, dessa maneira, ressaltar eventos que já acontecem no município.
O padroeiro de Caraguá sempre foi muito festejado pelos moradores da região. Muitos dos antigos habitantes da Caraguá, vinham de longe em canoas e barcos de pescadores para participar da Festa do Padroeiro.
Também faz parte do projeto "Mês de Santo Antônio de Caraguatatuba, a procissão marítima de São Pedro, o 7º Festival do Camarão, o casamento comunitário, o concurso de quadrilha caipira, um seminário sobre o santo, Arraiá da Praia, espetáculo teatral, lançamento de livro e preparação do roteiro para o Caminho de Peregrinação e réplica da primeira capela de Santo Antônio. (Fonte: PMC)

Diocese faz Casamento Comunitário em Caraguá

Caraguatatuba - Mais de cem casais do Litoral Norte se preparam para o Casamento Comunitário que acontece em Caraguá no dia 13 de junho - dia de Santo Antonio, o padroeiro da cidade. O santo que é considerado um grande pensador no Brasil, ganhou muitos devotos pela fama de casamenteiro.
A Diocese de Caraguatatuba está promovendo mais um vez, o Casamento Comunitário. Os casais participaram no último final de semana, do cursinho para noivos, promovido pela Paróquia de Santo Antonio. O cursinho foi dividido em três turnos, com duração de um dia para cada casal.
Mais de cem casais estão inscritos para o casamento já marcado para o dia 13 - Dia de Santo Antonio, o santo padroeiro da cidade. O santo que é considerado um grande pensador no Brasil, ganhou muitos devotos pela sua fama de casamenteiro. Em Caraguá, não é diferente, o santo ganha a cada ano, mais e mais devotos.
Também faz parte do evento religioso, o casamento civil, que acontece no dia 12 de junho, às 14 horas, na Igreja Matriz, logo após à Procissão Marítima de Santo Antonio. A cerimônia religiosa está marcada para as 11 horas do dia 13.
A Procissão Marítima de Santo Antonio sairá este ano da Praia de Massaguaçu e seguirá até a Praia do Camaroeiro. Após desembarcada, a imagem do santo levada em carreata até a Igreja Matriz de Santo Antonio.
Uma grande parceria visando realizar o projeto "Mês de Santo Antônio de Caraguatatuba – o Resgate Histórico de Uma Imagem para a Valorização de um Destino Turístico", contando com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), a AHP (Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba) e o Sebrae-SP, está previsto para acontecer durante o mês de junho em Caraguatatuba.
Com uma seqüência de ações culturais, religiosas e sociais, o projeto vem para consolidar a imagem de Santo Antônio como padroeiro de Caraguatatuba, fortalecendo os vínculos históricos que permeiam a trajetória da cidade em seu desenvolvimento através dos tempos. (Fonte: PMC)

Projetos sociais de Caraguá na TV Canção Nova

Caraguatatuba - A TV Canção Nova estará mostrando Caraguatatuba no Programa "Nossa Gente, Nossa Terra". O turismo, a história, os projetos sociais e as pessoas envolvidas nos acontecimentos da cidade foram o destaque desta reportagem, gravada na semana passada e que vai ao ar nesta quarta-feira, dia 26, às 16 horas, e será reprisado no sábado, às 12h30.
De acordo com a diretora do programa, o programa terá duração de uma hora e será dividido em três módulos, o primeiro mostrando parte da história e da cultura do município, a segunda, focada nos projetos sociais Lar Cinzel e Brinquedoteca; e a terceira para os projetos de geração de renda, entre eles a Padaria Artesanal, estamparia em tecido, confecção de boneca de pano e bolsas e, Oficina de Surf,
Na reportagem, o público poderá conhecer melhor a Casa Transitória "Lar Cinzel", que foi inaugurada em 4 de agosto de 2003, e já atendeu 759 moradores de rua, e conferir que em Caraguá, toda a população de rua encontrada é levada para este abrigo transitório. Lá, eles recebem higienização, medicamentos, curativos e, em seguida, passam por uma entrevista, na qual a situação de cada um é analisada. Após a avaliação social, é feito o encaminhamento devido, seja tratamento de saúde, retorno ao núcleo familiar, ou, ainda, retorno ao local de origem, em alguns casos.
A Brinquedoteca, do projeto "Aprender e Brincar é só começar" também será mostrada. O público poderá conferir o trabalho que a prefeitura desenvolve com crianças de 7 a 12 anos com dificuldade de aprendizado, a terem um melhor rendimento escolar.
O público vai poder conhecer, de perto, os resultados de projetos sociais como o de Capacitação em Estamparia "Moda Praia" e o de "Bonecas de Pano", o Curso de Panificação Artesanal e a Oficina de Pranchas de Surf, que capacita jovens e adultos na confecção e reparação de pranchas. (Fonte: PMC)

Assistência Social promove palestra em benefício da criança e do adolescente

Caraguatatuba - A Secretaria de Assistência Social promove no dia 27 de maio, quinta-feira, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma palestra sobre “A Contabilidade como Instrumento de Ação Social”.
A palestra será ministrada pelo presidente do GEAS (Grupo Empresarial de Ação Social), Ivair de Paula e pelo diretor, Emílio Maciel. Eles são representantes de entidades de pessoas físicas e jurídicas voluntárias.
Os palestrantes orientarão os participantes sobre como são revertidos em benefício do Fundo de Assistência a Crianças e Adolescentes os percentuais de 1% do imposto de renda do lucro real de pessoa jurídica e 6 % de pessoa física.
A evento reunirá profissionais da área de contabilidade, entidades sociais, conselhos municipais e sociedade amigos de bairro. (Fonte: PMC)

Polícia apura troca de tiros com a PM

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba investigava por formação de quadrilha e roubo os dois menores de 16 a 17 anos e o homem de 28 anos mortos em tiroteio com a PM no Jardim das Palmeiras, na tarde de anteontem. O delegado do 1º Distrito Policial, Dimas Masson, disse que esta semana iria pedir um mandado de busca e apreensão contra os suspeitos por assaltos e homicídio. Ele disse que a polícia procura outros integrantes da quadrilha. A Polícia Civil também abriu um inquérito para apurar a troca de tiros com a PM. O Comando da PM abriu uma sindicância. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Biblioteca abre inscrições para cursos de literatura

Ilhabela - Neste dia 24, a Biblioteca Municipal de Ilhabela Dr. Renato Lopes Corrêa abriu inscrições para cursos de Literatura Brasileira e poesia. A Secretaria Municipal da Cultura, implementando a nova administração da Biblioteca Municipal, tem como objetivo instituir projetos que fomentem a formação de leitores e público, bem como transformar o local da biblioteca em espaço cultural e educacional.
Serão oferecidos três modalidades de cursos literários: “Fábrica de Poemas”, para alunos do Ensino Fundamental; “Panorama Literário Brasileiro”, para alunos do Ensino Médio e “Passeio pela Literatura Brasileira”, para o público da terceira idade.
O curso “Fábrica de Poemas” visa introduzir a criança/adolescente no mundo da poesia, bem como legar a elas noções de métrica, rimas, sonoridade e poeticidade. “Notamos nos alunos do Ensino Fundamental um distanciamento entre criança e universo poético. Isso, em primeira análise, significa a perda da identidade infantil e da capacidade de fabular”, afirma Rosa Maria Alves de Oliveira, Bibliotecária e responsável técnica pelo acervo municipal.
Com um grau de aprofundamento direcionado a sanar problemas de aprendizagem no ensino público, o curso “Panorama Literário Brasileiro”, voltado aos alunos do Ensino Médio, objetiva transmitir e discutir o cenário literário nacional, seus movimentos literários e respectivos contextos histórico-sociais. Nas aulas, serão debatidas as obras literárias em face ao momento histórico, bem como seus desdobramentos enquanto reflexo da sociedade brasileira.
Para o público de terceira idade, a Biblioteca Municipal apresenta o curso “Passeio pela Literatura Brasileira”, que pretende revisitar as escolas literárias nacionais, seus principais autores e suas obras mais significativas. Nesse curso a Biblioteca Municipal busca não somente entreter ou informar, mas realizar um trabalho de inclusão social, no tocante em que o idoso terá um novo espaço de socialização, trocas e convivências.
Os cursos de Literatura Brasileira e Poesia oferecidos pela Biblioteca Municipal serão elaborados e ministrados pelo Profº Élcio Luís Roefero (filho), graduado em Letras pela USP e mestrando em Literatura e Crítica Literária na PUC. “Será um grande trabalho social e pedagógico. A Biblioteca Municipal irá transforma-se num espaço vivo, com pessoas respirando literatura e tecendo contato com obras que caíram no esquecimento público. Com esse projeto de revitalização que estamos operando, nossa biblioteca seguirá o modelo de outros espaços culturais criados em bibliotecas, como na Casa Mário de Andrade, no Centro Cultural Vergueiro e no Museu Lasar Segall, na capital paulista”, diz Élcio Luiz Roefero, também coordenador de projetos da Biblioteca Municipal de Ilhabela.
Todos os cursos são gratuitos e funcionarão nas quintas e sextas-feiras. Mais informações no tel. 3896-2555 ou diretamente na Biblioteca Municipal. (Fonte: PMI)

Prefeito participa da festa dos novos agentes ambientais voluntários
Ilhabela conta com 900 moradores treinados para a defesa do meio ambiente

Ilhabela - O prefeito Municipal de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, participou da cerimônia de encerramento do curso ministrado por instrutores da empresa Alpina Briggs, através da Petrobras/Transpetro, para formação de Agentes Ambientais Voluntários.
O curso foi destinado aos moradores de Ilhabela, através de aulas teóricas e práticas, onde foram fornecidas orientações sobre controle e combate de vazamentos de petróleo e derivados em áreas de costeiras, praias, faixas de dutos, em meio às matas, como lidar com equipamentos e principalmente transmitir a consciência ambiental..
Em 2002, a Prefeitura Municipal de Ilhabela implantou o curso de agentes ambientais, pois até então a Petrobrás trazia de fora todo o equipamento, pessoal, roupas próprias, enfim tudo o que se fazia necessário para o socorro ambiental.
Hoje, Ilhabela conta com mais de 900 pessoas da comunidade habilitadas para esta função que, por morarem no município, imediatamente correrão para minimizar o prejuízo ambiental.
Manoel Marcos em seu discurso, declarou: ”contar com a população na busca de preservação para qualidade de vida em nossa cidade, tem um valor maior, pois tudo é feito com muito mais amor. Tenho muito orgulho em ser prefeito de Ilhabela”.
A cerimônia aconteceu sábado, dia 22 de maio, no Esporte Clube Ilhabela, com um churrasco oferecido pela Petrobras para as 500 pessoas que concluíram o curso.
Presentes na ocasião: o gerente do TEBAR - Terminal Aquaviário de São Sebastião, engenheiro Geraldo Marfurte, o vice-prefeito de Ilhabela, Gilson Tangerino, a diretora municipal do Meio Ambiente, Maria Inês Fazzini Biondi, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Keko, Delegado da Capitânia do Porto de São Sebastião, capitão de Fragata Luis Fernando Pereira, e representando o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, o assessor de Gabinete Luis Figueiredo. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

TJ rejeita recurso de Paulo Julião

São Sebastião - O Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso impetrado pelo prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), e manteve a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico, além da indisponibilidade de seus bens, determinadas pela Justiça. O prefeito foi acionado sob acusação de suposto favorecimento em licitações à Eness Construtora e Serviços.
A empresa, que realizou 13 obras nos últimos três anos na cidade em um total de R$ 1,129 milhão, é comandada pelo empresário Eugênio Caldeira Júnior e seu filho Marco Gessuli Caldeira --genro de Julião.
A quebra dos sigilos e a indisponibilidade dos bens de Julião foram determinados no dia 19 de abril pelo juiz da 2º Vara Cível, Luiz Antônio Carrer, que acatou pedido do Ministério Público. A medida também atingiu outros 14 réus, entre empresários, secretários municipais e funcionários públicos. O prefeito afirmou que está "tranquilo" em relação às investigações. "Não há ilegalidade nenhuma nas licitações. E como não tenho intenção de vender bens e como estou movimento minhas contas bancárias em nada isso está me causando problemas", disse Julião. (Fonte: ValeParaibano)

Óleo atinge córrego do Outeiro e assusta moradores na Vila Amélia

São Sebastião - O aparecimento de manchas de óleo no córrego do Outeiro, que corta os bairros da Vila Amélia e Centro, assustou moradores no início da noite de ontem. Trata-se de um material derivado de petróleo, utilizado na aplicação de asfalto em uma avenida do Tebar (Terminal Almirante Barroso), da Transpetro/Petrobras.
Com a chuva o produto acabou atingindo o córrego. A Defesa Civil foi acionada por volta das 21h30 pelo Corpo de Bombeiros.
Oito agentes foram para o local. Segundo o chefe da Defesa Civil, Emerson Alonso, apesar do susto, não houve qualquer risco para os moradores. “É uma espécie de selador do asfalto, que não oferece perigo iminente de inflamar. Viemos monitorar a área para dar tranqüilidade aos moradores”, disse Alonso. O chefe da Defesa Civil participou de uma vistoria no interior do terminal, porém, não foi constatado qualquer tipo de vazamento de óleo em tanque ou duto da empresa. Emerson Alonso explicou que, na tarde de ontem a Petrobras realizou a troca de aproximadamente 100 metros do asfalto de uma avenida. “Ninguém esperava esta chuva forte e o produto foi parar no córrego”, concluiu. Até às 23h30, ao longo do Outeiro, além de agentes da Defesa Civil, funcionários das empresas França Assessoria, W.R. Logística e Aquarius Service, contratadas pela Transpetro, ainda trabalhavam na colocação de bóias de contenção. O Imprensa Livre não conseguiu contato com a diretoria do Tebar até o fechamento desta edição. No dia 18 de fevereiro deste ano, mais de 230 mil litros de petróleo atingiram o rio Guaecá, em São Sebastião. O vazamento foi provocado por uma rachadura no oleoduto que liga o Tebar e à Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. (Fonte: Imprensa Livre)

Maresias apresentou boas ondas e sol para a 2ª Maresia SP Contest

São Sebastião - A 2ª etapa do Circuito Maresia SP Contest 2004, realizada no último fim-de-semana em frente ao bar “Os Alemão”, na praia de Maresias, contou com ondas menores e menos agressivas do que aquelas enfrentadas pelos competidores que atuaram nos últimos eventos organizados na mesma praia. Os surfistas do ABCD paulista (região que abrange as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra) surfaram ondas de aproximadamente um metro e meio no sábado e um metro no domingo. Foram disputadas as categorias, júnior, longboard (pranchões), expression session (manobra mais radical) e open ABCD. Única categoria dedicada a surfistas sebastianenses, a Open Local reuniu apenas nove atletas, e Gilmar “Pulga” Moura, morador de Maresias e campeão da 1ª etapa do circuito nessa categoria, ficou com o título mais uma vez. Gilmar cometeu uma interferência (caracterizada quando o surfista desce a mesma onda em que um outro atleta vinha surfando), mas mesmo assim levou a prancha e os acessó-rios de surfe, premiação destinada ao vencedor. “Quando cometi aquela interferência achei que tinha perdido. Ainda bem que deu tudo certo”, disse Gilmar, momentos após o termino da bateria. Na categoria open ABCD, o surfista Danilo Nunes encontrou duas ondas abrindo para a esquerda, executou boas curvas e ficou com o primeiro lugar. “ Estou muito feliz de vencer aqui com vários amigos meus torcendo na praia”, afirmou Danilo, que também recebeu uma prancha e acessórios de surfe como premiação pelo primeiro lugar. A expression session é a categoria que avalia somente as manobras mais radicais executadas pelos surfistas. Raphael Eyphanio mostrou muita técnica e superou seus adversários. “Estou muito feliz. Consegui decolar em um aéreo, mas não voltei, depois consegui fazer um 360º graus e acabei vencendo com essa manobra”, explicou ele. Na categoria júnior atuam os atletas nascidos entre os anos de 1986 e 1988. Erick Carlos foi praticamente o único surfista que encontrou ondas razoáveis e garantiu a vitória. As ondas estavam rápidas, cavadas e fechando um pouco, o que sempre dificulta a vida dos atletas que surfam na categoria longboard. Glébson Siqueira e Rodmilson Fcheurer terminaram tecnicamente empatados em primeiro lugar, mas no desempate Glébson ficou com o título. Essa etapa definiu a equipe do ABCD paulista para a grande final. Faltam agora as definições das equipes da Zona Leste, Zona Oeste e Zona Norte.Os atletas dessa última competem na próxima etapa do circuito, que será realizada entre os dias 17 e 18 de julho, na praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga. O circuito Maresia SP Contest 2004 é organizado pela FPS (Federação Paulista de Surfe) e outras informações ou fotos podem ser acessadas no site www.fpsurf.com.br. (Fonte: Imprensa Livre)

Depois de três meses da inauguração, bingo é aberto em São Sebastião

São Sebastião - Depois de pouco mais de três meses de sua inauguração oficial, o Bingo São Sebastião, localizado na rua João Cupertino dos Santos, no Centro, foi aberto para jogadores no sábado.
Segundo o gerente Clodoaldo Falzoi, o movimento nos primeiros dias tem sido surpreendente. “A população de São Sebastião recebeu muito bem o bingo, melhor do que o esperado”, avaliou Falzoi. Em fevereiro, após ampla reforma do prédio, a casa foi aberta para convidados, mas nem chegou a funcionar por causa da determinação do Governo Federal. Na semana passada o advogado da empresa, Alexandre Rozentraub, informou que o Bingo de São Sebastião já possuía todos os documentos necessários para a abertura, incluindo alvará e os laudos da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.
Rozentraub ainda ressaltou que a empresa tem um contrato com a Confederação Brasileira de Tiro. A entidade detém uma liminar que autoriza o funcionamento de casas de bingo, incluindo o uso das máquinas eletrônicas. Mais de 40 empregos diretos foram gerados. “Só na área de jogos são 20 funcionários”, enfatizou o gerente. Todos já haviam passado por treinamento, em janeiro. “O aproveitamento foi de 100%”, disse Clodoaldo Falzoi. Ontem à tarde o movimento já era intenso no salão principal. As partidas de bingo duram cerca de 6 minutos. O Bingo São Sebastião pertence a um grupo de empresários de São Paulo. O delegado do 1º Distrito Policial de São Sebastião, Odair Bruzos, que abriu inquérito para apurar a abertura da casa de bingo na cidade, encaminhou toda a documentação apresentada pelo advogado da empresa, para análise do juiz da 1ª Vara. Em Caraguá, o bingo que fica no shopping em frente à praça Diógenes Ribeiro de Lima está funcionando desde o último dia 7. O bingo de Ubatuba também foi reaberto no início do mês. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Vereadores de Ubatuba beneficiam empresa

Ubatuba - Sem justificativa plausível, a maioria dos vereadores de Ubatuba (SP), ontem (26/05), aprovou o projeto de lei do vereador Ricardo Barbosa (PFL), que concede isenção do ISSQN à concessionária de serviço de transporte coletivo urbano de passageiros de Ubatuba.
Apesar das tentativas de convencimento para demovê-los do intento feitas pelos vereadores Charles Medeiros (PSDB), Domingos dos Santos (PT), Eduardo César (PL), Gerson de Oliveira (PMDB) e Maurício Leite (PMDB), seus colegas persistiram em apoiar a infeliz iniciativa do vereador Ricardo Barbosa. Rogério Frediani (PTB), presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, se posicionou contrário à isenção em suas intervenções durante a discussão do projeto de lei.
Absurdos como "é para ajudar a Santa Casa" dita pelo vereador Ricardo Cortes (PFL), "nunca vou votar contra os empresários de Ubatuba" de autoria do edil Marcos Francisco (PSC) e "os funcionários da empresa serão os beneficiados" proferida pelo autor do projeto, vereador Ricardo Barbosa, fizeram a platéia que assistia a sessão se manifestar várias vezes.

Aprovaram a Isenção Rejeitaram a Isenção




Os responsáveis pela isenção são os vereadores: João Maziero (PP), Marcos Francisco, Mauro Barros (PFL), Osmar de Souza (PFL), Ricardo Barbosa, Ricardo Cortes e Samuel do Santos (PP). Eles aprovaram o projeto de lei sem ao menos ter idéia do montante que esta dispensa de pagamento de imposto significa para os cofres do município.
Só resta para a população esperar que o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira (PFL), vete integralmente o projeto de lei que beneficia a empresa Transportes Cidade de Ubatuba. (Fonte: O Guaruçá)

Isenção de ISS a empresa de transporte é irregular

Ubatuba - No último dia 12, foi publicada no Diário Oficial do Estado, decisão do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que julgou irregular a isenção do pagamento de ISS pela empresa Praiamar Transportes, de Caraguatatuba (SP).
"Se todos pagam o imposto, por que a empresa deveria ficar isenta?", questiona a vereadora de Caraguatatuba, Madalena Fachini (PSB) que apresentou a denúncia ao TCE quando suspeitou de irregularidades na isenção autorizada por lei, de autoria do Executivo.
Logo após a publicação da decisão, em Ubatuba (SP), o vereador Ricardo Barbosa (PFL) entrou com projeto de lei na Câmara Municipal que concede isenção do ISSQN à concessionária do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros de Ubatuba.
O projeto de lei do vereador Ricardo Barbosa foi aprovado. (Fonte: O Guaruçá)

Juíza suspende aumento de subsídio para vereadores em Ubatuba

Ubatuba - O aumento nos subsídios dos vereadores em 28,33% foi suspenso ontem em um mandado liminar da Juíza de Direito da Primeira Vara Cível de Ubatuba, Eva Lobo Chaid Jorge. O mandato concedeu liminar contra o aumento dos subsídios atendendo ação do Ministério Público.
De acordo com o economista Ernesto F. Cardoso Jr, a lei de número 2517, promulgada pela Câmara Municipal de Ubatuba em 03/05/2004, que aumentava o salário dos vereadores, e que começaria a vigorar ainda na legislatura de 2001-2004, era inconstitu-cional. “A lei permite aumentar o subsídio, desde que o valor esteja dentro dos limites previstos, e que seja aplicado somente na próxima legislatura, não na mesma, como foi estabelecido por eles”, disse. Os atuais subsídios dos vereadores foram estipulados por uma lei em 25 de outubro de 2000, na legislatura passada, em plena concordância com a Constituição Federal, já que só entrava em vigor no mandato seguinte. Todavia, em seu Artigo 7o,a lei determinou a revisão desses subsídios, “anualmente, na mesma data e com o mesmo índice da revisão da remuneração dos servidores públicos municipais de Ubatuba, desde que atendidos os limites legais”. Porém, os vereadores não fizeram uso da prerrogativa do Art. 7o durante os três primeiros anos da atual legislatura, efetuando a revisão da remuneração somente esse ano, no dia 22 de abril, efetuando um aumento de 5%, que passou a vigorar em 1º de abril – efeito retroativo. “Não recorremos ao aumento antes porque já temos fama de receber demais”, disse o presidente da Câmara Municipal, Rogério Frediani. Segundo o Promotor Osvaldo de Oliveira Coelho, esse segunda alteração, votada pelos vereadores – de 28,33%, “foi majorada na mesma legislatura quando, cristalinamente, a Constituição Federal veda tal aumento, e , por isso, não pode ser alterado”. O promotor disse ainda que “ao agirem da forma acima mencionada (inconstitu-cionalmente) os vereadores realizaram atos de improbidade administrativa”, acusou. Com a suspensão do aumento determinada pela juíza, sob risco de pagamento de multa de 50 salários mínimos diários, o subsídio dos vereadores volta a ser de R$3.000,00 e o do presidente da Câmara de R$4.000,00. (Fonte: Imprensa Livre)

Juiz veta reajuste de 28% para vereadores de Ubatuba
Liminar suspende aumento para 13 parlamentares; MP considera projeto ilegal

Ubatuba - A Justiça de Ubatuba determinou ontem a suspensão da lei aprovada pelo Legislativo que aumenta de R$ 3.000 para R$ 3.850 os salários dos 13 vereadores da cidade --um acréscimo de 28,33%. A decisão foi da juíza da 1ª Vara Civel, Eva Lôbo Chaib Dias Jorge, que acolheu liminar em ação civil pública movida anteontem contra a Câmara pelo promotor Oswaldo de Oliveira Coelho. O projeto, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, foi aprovado no último dia 27. Com a medida, a despesa anual com a folha de pagamento do Legislativo aumentaria em R$ 132,6 mil. No despacho, a juíza também determinou que a prefeitura se abstenha de repassar à Câmara os valores correspondentes aos reajustes sob pena de multa diária de 50 salários mínimos (R$ 13 mil). A ação civil pública foi proposta pela Promotoria após o recebimento de uma representação, assinada pelo aposentado Ernesto Cardoso, que alegava inconstitucionalidade ao texto do projeto. Segundo ele, conforme previsto no artigo 29 da Constituição Federal, os subsídios dos vereadores fixado pelas Câmaras Municipais somente pode ser aplicado na próxima legislatura. No projeto, que se vale dos artigos 15 e 53 da Lei Orgânica do Município, que preveem a revisão anual dos subsídios dos parlamentares, o reajuste está previsto para ser aplicado a partir do dia 1º de abril.
Na ação civil pública, o promotor diz que "os subsídios foram majorados na mesma legistatura quando, cristalinamente, a Constituição Federal veda tal aumento no mesmo quadriênio". O promotor afirma ainda que os vereadores "não agiram com o senso ético desviando-se do fim fiscalizador do Poder Executivo para engordarem seus patrimônios pessoais em ano de eleição". Sobre aos artigos das revisões anuais, a Promotoria citou que a Lei Orgânica, promulgada em 1900, é anterior a Emenda Constitucional nª 25, de 2000, criada para "impedir esses excessos". Cardoso, que foi gerente do Porto de São Sebastião, afirmou ontem que já era esperada a decisão da Justiça. "O aumento é claramente inconstitucional", disse.
O presidente da Câmara, Rogério Frediani (PTB), não retornou às ligações do jornal até as 22h de ontem para comentar o assunto. Segundo sua assessoria, Frediani estava presidindo a sessão e não poderia falar sobre a decisão.
Em entrevista anterior, o parlamentar afirmou que, embora o projeto preveja o aumento dos salários a partir de abril, os subsídios não seriam reajustados porque a Câmara não teria Orçamento suficiente. ESTRUTURA - Em Ubatuba, cada vereador pode ter até três assessores --um no gabinete e dois externos--, com salários de R$ 1.100 e R$ 750 mensais, respectivamente. Os parlamentares dispõem ainda de celular, telefone fixo e computador com Internet. (Fonte: ValeParaibano)

Operário é atropelado na Rio-Santos

Ubatuba - O operário Juarez José da Silva, 42 anos, morreu atropelado por uma máquina compressora de asfalto, durante obras de recapeamento na SP-55, a rodovia Rio-Santos, na noite de anteontem, em Ubatuba. Silva estaria sinalizando o local para alertar os motoristas sobre a obra, quando teria sido atropelado pela máquina, dirigida por um companheiro de trabalho. O acidente ocorreu por volta das 19h, no km 59. Segundo a polícia, o motorista da máquina fugiu do local e até ontem à tarde não havia sido localizado. Silva trabalhava para a empresa OAS Ltda, contratada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), para a obra de recapeamento e acostamento da rodovia. Representantes da OAS não foram localizados ontem para comentar o assunto. A assessoria de imprensa do DER informou que apesar do acidente as obras continuam normalmente. Segundo o DER, todas normas de segurança estão sendo cumpridas. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba tem novo secretário de Turismo

Ubatuba - Após a exoneração do ex-secretário de Turismo, Sérgio Alves Carvalho, a secretaria de Turismo (Setur) esteve sob responsabilidade interina de Eliza Cisneros, chefe de gabinete da prefeitura de Ubatuba. Até então, a Setur continuou funcionando normalmente e prestando informações turísticas. O nome de um novo secretário demorou cerca de um mês para aparecer, mas a partir desta semana há um secretário de Turismo assumindo o cargo que foi deixado por Sérgio Carvalho.
O secretário da pasta é Sidney Gasparetto, empresário do ramo turístico há 30 anos e proprietário do Hotel Maranduba. A indicação veio da Associação dos Hotéis e Pousadas de Ubatuba. Paulistano, residente em Ubatuba há 15 anos, Gasparetto não quer perder tempo: “A princípio veremos o que já está feito e daremos continuidade às boas idéias”. Para ele, não adianta ficar pensando no que saiu errado no passado e olhar para o futuro: “Ao invés de ficarmos chorando, é melhor vendermos os lenços”, brinca o novo secretário. O principal objetivo da Setur no momento, segundo Gasparetto, é focalizar na preparação para a próxima temporada de verão. “Parcerias entre o público e o privado são muito importantes, e procuraremos defini-las para dar diretrizes ao que deve ser feito daqui pra frente”, diz o secretário. A chegada de um novo secretário deve marcar a união da Setur com o Comtur, que divide o mesmo prédio: “Estamos todos em Ubatuba. Pode ser uma utopia, mas o ideal é a união de todos para que possamos fazer turismo para quem vem de fora, e não pensar apenas nos que já estão aqui”, finaliza Gasparetto. (Fonte: PMU)

Comunidade quilombola ganha ponte pênsil

Ubatuba - O prefeito Paulo Ramos fez a entrega ontem, 25, de uma ponte pênsil com 18 m de comprimento sobre rio do Cedro, no bairro do Camburi. Naquele local, conhecido como Vila Jambeiro vive uma comunidade quilombola que tem como principal patriarca o sr. Genésio dos Santos, com 84 anos, cerca de 20 residências e 80 moradores. “É uma antiga reivindicação dos moradores. Antes a travessia do pessoal era feita sobre as pedras e no períodos das fortes chuvas ficava quase impossível atingir a outra margem”, diz Genésio.
O bairro do Camburi teve o acesso melhorado com a pavimentação dos trechos críticos numa extensão de 3,5 km. O presidente da Associação dos Moradores do Camburi - AMBACA, Moisés Firmino Soares, ressaltou a importâncias dessa ação da Prefeitura que tirou a comunidade do isolamento. “As crianças agora poderão frequentar normalmente as aulas “, diz Moisés. A diretora da escola Caly Caiomro também confirmou a frequência normal dos alunos da Vila Jambeiro na escola do bairro. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe o maior Campeonato de Maratonas Aquáticas da América Latina

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a Federação Aquática Paulista, realizará no dia 30 de maio, às 09:00 horas, na Praia do Cruzeiro, a 35ª Travessia de Ubatuba.
A 35ª Travessia de Ubatuba será a 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, que é dividida em 03 percursos: 1.000 metros, 3.100 metros e 9.400 metros. Com a participação de 1.200 atletas de 190 clubes do estado de São Paulo, com idade entre 6 a 84 anos, o estadual é disputado em três distâncias 1km, 3,0km e 10,0km. O inicio das provas de 1km está previsto para ás 9h, e ás 10h30 terá início o congresso técnico das provas de 3 e 10 km. Alguns dos destaques da sexta etapa tem: Glauco Rangel da Academia Aquaplay de Santo André, atual tricampeão paulista e Silvana Babuco categoria master, atleta do Club Athletico Paulistano, é recordista mundial, em evento realizado na Nova Zelândia, no ano passado. Na categoria elite feminina a atleta da Unisanta Fabiana Tanaka, segue como uma das favoritas ao título desta temporada. Há dois anos a FAP, vem recebendo atletas deficientes físicos cujos, nadadores nadam a distância de 1km. Hoje, cerca de 60 atletas deficientes participam das dez etapas previstas no ano. No ano passado, mais de 7 mil atletas participaram das dez etapas do Paulista de Maratonas Aquáticas. Apenas nas três primeiras etapas das 10 da temporada de 2003, 4 mil nadadores já tinham sido inscritos. O percurso de 1.000 metros terá sua largada na “Prainha do Matarazzo”, já o percurso de 3.400 metros terá sua largada no Cais do Porto e o percurso de 9.400 metros, largará da Praia do Perequê-açú, sendo a chegada dos três percursos na Praia do Cruzeiro.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece antecipadamente a todos os envolvidos direta ou indiretamente na 35ª Travessia de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Educação especial e inclusão social em debate

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vem aumentando o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais. Desde 2002 foram criados 5 classes compreendendo 70 alunos além de 58 da APAE. A Secretaria da Educação tem investido no setor e atualmente mantém 9 professores, em Aparecida do Norte, fazendo um curso de especialização e tratamento, ministrado pela Federação das APAES e dirigido aos alunos portadores de necessidades especiais. O assunto vem sendo debatido durante a Semana da Educação Especial 2004, promovido pela Secretaria da Educação em parceria com a UNITAU. “Temos a sensibilidade e a responsabilidade para com estes alunos que merecem toda atenção da nossa administração”, disse o prefeito Paulo Ramos durante a cerimônia de abertura que contou com a presença do reitor Nivaldo Zolner e do Secretário de Educação, Corsino Alizte Mesquita. A palestra de abertura esteve a cargo da professora Maria da Salete Guedes que abordou o tema “Arte e Educação Especial”. As demais palestras para os dias seguintes, todas marcadas para terem início às 19h00 no auditório da UNITAU são: Sexualidade e deficiência Mental com a professora e doutora Vera Lúcia Bonato; Inclusão social e escolar do paralisado cerebral, com a professora e doutora Suely Harumi Satow; A inlcusão escolar do surdo: relato de experiência, pela professora Maria Aparecida Leite Soares e equipe da UNIRIO e Política da Educação Inclusiva, pelo professor e doutor José Geraldo Silveira Bueno. (Fonte: PMU)

Educação Fiscal no Litoral Norte

Ubatuba - “Acreditamos ser muito importante a discussão do orçamento municipal, levar ao conhecimento da população a realidade dos recursos da Prefeitura”, afirmou o prefeito Paulo Ramos durante o encontro das 4 cidades do Litoral Norte durante reunião promovida pela Receita Federal, em São Sebastião, para debater o projeto que visa inserir a Educação Fiscal nas escolas. O convite foi feito pelo delegado da Receita Federal, Carlos Vinicio Lacerda Nacif e o encontro contou com as presenças dos prefeitos, Secretários de Educação e coordenadores pedagógicos dos 4 municípios. Ficou acertado que a implantação do projeto será precedido de cursos para capacitação de professores a serem coordenados por técnicos da Receita Federal .O projeto será executado atendendo diretrizes da área da Educação. “A Receita Federal não pode ser considerada apenas uma cobradora de impostos e, com este projeto, pretendemos levar por meio das crianças as informações de como e onde os recursos são aplicados”, diz Nacif. A experiência positiva em de Pará de Minas, com 72 mil habitantes, servirá como parâmetro para outras cidades. Ganhou o prêmio de 3o município do Brasil e 1o em Minas Gerais no ítem gestão fiscal. “ A educação fiscal é um suporte para cidadania e prepara os alunos para o amanhã”, disse Cristina Gabriela Miranda Pereira, secretária da Administração , que fez um relato de todo o processo de implantação do projeto em Pará de Minas. (Fonte: PMU)

Pesquisa visa recuperação de áreas degradadas

Ubatuba - Uma equipe da Prefeitura de Ubatuba, integrada por técnicos da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo - SAU, Meio Ambiente está frequentando um curso ministrado pelo Instituto Geológico, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente visando o conhecimento de tecnologia na área de informática que permitirá o acesso aos sistemas de informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. O curso integra o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas por Extração de Saibro no Município de Ubatuba, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e o Instituto Geológico, parcialmente patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
O curso vem se realizando na Escola Tancredo Neves com aulas do professor Eymar Silva, do Departamento de Processamento de Imagens do INPE que desenvolveu e vem aperfeiçoando um software considerado um dos aplicativos de ponta em todo o mundo.
“ O sistema combina o uso de mapas e bancos de dados, compondo um estudo que pode ser utilizado em diversos campos do conhecimento humano, em especial, nas áreas de planejamento, urbanismo e meio ambiente, como meio de suporte a decisões estratégicas baseadas em diagnósticos da realidade”, afirma Gilmar Rocha, Secretário de Arquitetura e Urbanismo. (Fonte: PMU)

Campanha do Agasalho

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade, junto com a Sabesp, participam da Campanha do Agasalho 2004.
A Campanha do Agasalho, de iniciativa e coordenação do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, desenvolve-se com o apoio dos órgãos do governo, das classes empresariais e da sociedade civil . Destina-se a repassar as doações aos municípios, visando proporcionar um inverno com mais dignidade, segurança e calor humano às famílias carentes. Para tanto solicitamos apoio à campanha, transformando sua escola em ponto de coleta e mobilizando seus alunos para coleta de agasalho junto aos seus familiares, contribuindo assim para o sucesso da campanha. Certos da compreensão de todos colocamo-nos a disposição para quaisquer esclarecimento que se fizerem necessário. Desde já nossos agradecimentos. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa da BRITE Brazil International Tourism Exchange

Ubatuba - Em parceria com o SEBRAE/SP - Agência Litoral Norte, nos dias 24 a 26 de maio Ubatuba e Ilhabela estarão participando da 5ª edição da BRITE Brazil International Tourism Exchange, que será realizada no Riocentro Convention Center no Rio de Janeiro.
Através da iniciativa da Setur Secretaria de Turismo, em parceria com a COMTUR, Prefeitura Municipal, da rede hoteleira e segmentos ligados à atividade turística do município e o apoio do Sindicato de Hotéis, Ubatuba irá divulgar seus atrativos turísticos para as principais Operadoras do Turismo Internacional, que estarão na BRITE2004.
O estande de Ubatuba, que será decorado com painéis fotográficos, exposição de peças do artesanato local contará ainda, com equipamentos de áudio e vídeo para exibição de imagens dos principais pontos e atrativos turísticos da cidade.
Como resultado dos trabalhos realizados durante o evento, além dos contatos com os operadores visitantes, será montado um mailling, para o desenvolvimento das ações pós-evento e será disponibilizado a todos os hotéis e pousadas e demais segmentos participantes do evento.
Mais informações sobre a participação na BRITE - Setur Fone: 3833-7300 e no Sindicato fone: 3832-3778. (Fonte: PMU)

O Setor de Arquivo de Ubatuba se destaca

Ubatuba - Graças ao empenho da Secretaria de Administração,do Secretário Luiz Marino Jacob e do responsável pelo arquivo Oswld Nelson Rico e sua equipe Ubatuba se coloca junto aos 35 municípios dos 647 do Estado de São Paulo, que mantém um arquivo constituído dentro da mais alta qualificação. São mais de 250.000 processos, todos arquivados em ordem numérica, com identificação, que permite uma busca muito ágil. Para isso foi necessário a aprovação do Prefeito Pauulo Ramos para a locação de um imóvel para comportar processos de compras, empenho, protocolo etc. Este imóvel foi adaptado com prateleiras de madeira , com a ventilação necessária para comportar processos de 1985 à 1995 e os outros que ainda irão para este arquivo. Este trabalho levou um ano e meio para ser concluído pela equipe do arquivo. Toda esta documentação também tem o controle de uma comissão de avaliação permanente composta por um representante do Setor Jurídico, da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo da Contabilidade, Finanças, do Setor de Arquivo de Documento e da Assessoria de Expediente de Gabinete.
Além dos documentos arquivados, outros datados de 1936 a 1994 ainda serão microfilmados. Desta forma, Ubatuba se destaca também neste setor de tamanha importância para o município, não só para a organização necessária para facilitar a consulta como também para sua história. (Fonte: PMU)

Santa Casa Descentraliza Atendimento

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa de Ubatuba instalaram, na recepcão do hospital, um sistema de acolhimento vinculado ao Programa Saúde da Família - PSF destinado a descentralizar o atendimento responsável por cerca de 10 mil consultas mensais. As enfermeiras Mariangela Bezerra e Kajuzelica Merilyn permanecem das 7h00 até as 19h00, recebendo os pacientes para fazer as primeiras observações sobre o estado de saúde ( medição de pressão e temperatura) definindo a prioridade. Em seguida é feito um cadastro onde consta coleta de informações sobre o tipo de clínica ( médica, ortopédica ou pediátrica) e se o atendimento enquadra-se como emergência ou rotina.
Em seguida o paciente recebe todas as informações de como poderá ser atendido pela equipe do PSF do seu bairro, evitando o deslocamento até a Santa Casa. “ O PSF está instalado, com telefone, em 19 bairros do município facilitando a vida do paciente e descentralizando o grande número de consultadas aquí no hospital”, afirma a enfermeira Mariângela. Até a última terça-feira, 18, foram cadastrados 1.238 pacientes, média de 280 por dia, que passaram a ser atendidos nos bairros. É o caso de Anderson Felix Teodoro (foto), morador da rua Antonio Athanasio Silva, 251., que veio até a Santa Casa com problema de otite e que passará a ser atendido pelo PSF do Itaguá. “Já tivemos uma média de redução de 30% na fila no hospital”, conclui Mariangela. (Fonte: PMU)

“Revitalização da Ilha dos Pescadores”

Ubatuba - A COMTUR, junto com um grupo empresários da cidade que fazem parte do movimento “Ubatuba Viva” e Prefeitura Municipal de Ubatuba está desenvolvendo o projeto de revitalização da ilha dos pescadores. Tal projeto já está em andamento possuindo varias etapas como: restauração do muro em frente ao mercado de peixe com pinturas ilustrando o cotidiano dos pescadores e a cultura caiçara, pintura em cores no muro as margens do rio, bancos de praça, lixeiras, reforma da calçada, instalação de luminárias, espaço para jogo de malha e cobertura para produção de rede atendendo o pedido dos pescadores e também a pintura nas fachadas das 40 casas da comunidade pesqueira do local tendo uma harmonia de cores. A secretaria de obras já começou na limpeza do muro e a reforma da calçada, a próxima etapa será a pintura das fachadas das casas dos pescadores. A secretaria de agricultura, que apóia o projeto, fará um portal de entrada na ilha e a cobertura para a produção de rede, incentivando também, o trabalho de conscientização sobre a importância da revitalização para a Colônia.
Alguns empresários estão desenvolvendo junto com o artista plástico as ilustrações que serão pintadas no muro, resgatando fotos antigas da cidade para enriquecer o projeto, mas não alterando aquele já proposto para a comunidade e patrocinadores.
A COMTUR e os parceiros do projeto pretendem atrair ainda mais os turistas para a ilha dos pescadores, onde a comunidade será beneficiada com o aumento de visitantes e valorizando a cultura de nossa cidade. A pré- inauguração está prevista para a festa de São Pedro.
Mais informações com Mônica na Comtur. Tel.: (12) 3832-5382 / Fax: (12) 3832-5136. (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Artigo Topo

Cara de pau tem limite

Os vereadores de Ubatuba, na maior cara de pau que se tem notícias nos últimos tempos, aprovou a Lei 2.517 no dia 3 de maio do corrente, para aumentar seus subsídios de R$3.000,00 para R$3.850,00 [só]. Como o projeto partiu do Legislativo e não foi sancionado pelo Executivo, passou a vigorar após a sanção do Presidente da Câmara, que por sua vez veria seu subsídio bem mais ampliado que os simples mortais dos vereadores.
Um munícipe que me reservo o direito de não declinar o nome, requereu ao Ministério Público providências quanto ao abuso cometido contra o erário público e lá veio cacete. Uma Ação Civil Pública foi imediatamente proposta com liminar concedida para suspender o sangradouro.
A notícia está dada. Contudo é conveniente transcrever um trecho da inicial: “Oxalá pudessem os trabalhadores deste país aumentarem seus próprios salários ou subsídios! Nem o Prefeito Municipal o pode, cujo projeto inclusive é do Poder Legislativo, para assegurar o sistema de freios e contrapesos”. E mais adiante:”Com efeito, pretendem causar DANO AO ERÁRIO, compreendido como o conjunto de bens que compõe o patrimônio público, na medida em que retiram do bolso do povo de Ubatuba vultosa quantia que não lhes é devida, eis que advinda de fonte inconstitucional e ilegal, como já visto. Tal montante, é certo, deve ser utilizado em outras áreas.”

Herbert Marques
Ubatuba, SP

Crônica Topo

Gente

Norma e Ratinho eram namorados. Pelo menos ela assim dizia. Se perguntado sobre a relação ele calava. Formavam um casal estranho, diferente dos outros que conheci na infância.
Sem compreender direito o que havia de diferente neles, nós crianças tínhamos percepção da esquivança. Conheceram-se no bairro, que mais parecia uma cidade do interior.
Namoravam na quermesse que acontecia todos os anos, no mês de maio, na igreja de Sta.Rita.
Só na quermesse!
Os dois eram digamos, fora da curva, isto é, iam até o número três numa escala de dez. A Norma era alegre e feliz, a família dizia que ela era louca, na verdade quem conhecesse a família diria que todos eram loucos.
A única manifestação dela fora do comum era em relação às refeições. Como a família era grande, o horário do almoço era aberto, quem chegasse almoçava. Se deixassem, ela almoçava junto, por isso era meio gordinha.
Já o Ratinho era triste e melancólico, tinha os olhos esbugalhados e falava pouco. Era palmeirense doente. Vestia-se como os caipiras dos filmes do Mazzaropi, com a cinta fora dos passantes e sempre de paletó e chapéu.
Morava com a mãe. Uma vez foram despejados, uma das coisas mais tristes que já vi. Os móveis empilhados na rua tendo em volta pessoas mudas, chocadas com o espetáculo obsceno. De longe a Norma chorava baixinho. Deu-se um jeito, foram morar com a família e o Ratinho continuou por perto. Pessoas como o casal, parecem ter uma relação diferente com o tempo. Pelos menos diferente daqueles que são tidos como normais.
Sempre que nós, crianças, perguntávamos para a Norma sobre o Ratinho, ela falava da quermesse.
O tempo foi passando, as crianças cresceram e os dois continuaram iguais, inclusive na aparência. Nada para eles parecia mudar. Viviam esperando a próxima quermesse, quando então passeavam de braços dados.
Sempre tive curiosidade de saber do que eles falavam durante as inúmeras voltas que davam, numa quermesse a cada ano menor.
Se é que falavam, talvez nem precisasse, eles apenas eram felizes.
Vida simples, como a dos peixinhos de aquário que dão voltas e a cada volta a cabecinha minúscula pensa estar vendo novidades.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Nossa Cultura, nossa vida - Em recente visita à Paraty, acompanhando grandes amigos, visitamos à Casa da Cultura, local este de impressionante beleza, que irradia cultura por todos os cantos. O local é maravilhoso, bem cuidado e foi criado com o objetivo de
chocar os observadores.
É indescritível o que se vê, e ao sair da Casa da Cultura de Paraty, ficamos a pensar no porquê de nossa cidade com tanta história, estar ficando a reboque do desenvolvimento Regional.
Em Paraty, fala – se em Hans Staden e Anchieta, em Bertioga tem uma estátua do grande líder Tamoio e do guerreiro Cunhambebe, personagens partícipes da história do Brasil, que se fundem com nossa história local.
Resta-nos agradecer as cidades que valorizam nossa história, afinal, se não havia ninguém para fazer aqui, parabéns á eles!
Em tempo: Os guerreiros do presente solicitam que após a transferência do Judiciário para o novo prédio do Fórum, o prédio da Praça Nóbrega, seja destinado ao tão sonhado Centro Cultural de Ubatuba. Só assim teremos uma Ubatuba Viva.

Charles Medeiros
Vereador do PSDB de Ubatuba


A pressão funcionou! - Na sessão de ontem 25 de maio, foi provado como a pressão funciona ainda muito bem na terra de muitas canoas (Ubatuba), e vou dar dois exemplos: estava na pauta de votação o projeto do vereador Ricardo (O da TAXA CHAMA-GÁS) que concedia isenção do ISSQN à empresa de ônibus que presta serviço no município. O projeto foi aprovado por 7 votos a favor contra cinco, mesmo sabendo que o projeto tende a ser vetado pela prefeitura, já que a lei de responsabilidade fiscal não permite abrir mão de impostos. Talvez os 7 nobres vereadores sentiram a pressão dos muitos funcionários da empresa que estavam na câmara, sabe como é ano eleitoral né! Mais o que me chamou mesmo a atenção foi um funcionário (Cláudio Nunes) da empresa de ônibus que na porta de entrada da câmara, anotava o nome dos empregados que lá estavam, e chegou a dizer quem não estivesse ali, teria uma certa punição; oras bolas, eu também presto serviços, pagos todos os meu impostos (mesmo achando que são muitos) e dou cesta básica para meus funcionários e divido com eles o plano de saúde. Ópa! Então será que posso pedir isenção de imposto também? Vou pedir para um vereador amigo meu fazer um projetinho também que beneficia a minha firma, (vou aproveitar este ano) e depois obrigo os meus empregados a fazer uma pressão lá na câmara, E AI DE QUEM NÃO IR! Tenho certeza que eu poderia pagar o plano de saúde integralmente e ainda sobraria uma boa grana para gastar como quiser.
E brinquedo não! E para quem duvida, esta ai a voto do dito cujo, o tal da pressão em cima dos funcionários.

Carlos Augusto Guimarães
Empresário de Ubatuba


Eficiência Construtiva - Vã qualquer tentativa para explicar o que não tem explicação, mas a reorientação mostrara, com certeza, o caminho certo. As pessoas, todas contam e seus sonhos não devem ser menosprezados. Também não adianta falar, falar e não dizer nada, mas ignorar os fatos não os altera. Os menos construtivos podem concluir que não são completamente inúteis ao menos servem de mau, já que não sendo parte da solução fazem parte do problema. Ao longo dos tempos as espécies que não foram imaginativas e não souberam se adaptar a dinâmica da vida forma extintas, vale o mesmo para as comunidades que estagnaram no tempo sem poder de reação.
Ânimos acirrados e palavras agressivas não contribuirão para que se aumente a eficiência de uma possível ação comunitária e inibirão qualquer tentativa para um comprometimento maior. Quem tiver coragem suficiente estende a mão e comece a luta pra melhora da qualidade de vida e realização da economia do município.

Ezio Pastore Junior
Ubatuba, SP


Olha a dengue ai gente! - As fotos abaixo são de um lote sem construção, na Av. Carlos Drummond de Andrade altura do nº 400, o qual está abandonado pelo proprietário.
Além dos problemas de falta de calçamento no passeio, e impacto visual causado pelo mato, quando chove ocorre acúmulo de água em mais de 50% da área, com profundidade média de 40 cm.

 

Enquanto os órgãos governamentais fazem campanhas, e enviam equipes para cuidar de pequenos vasos de plantas e pneus velhos, a fim de evitar os mosquitos da dengue, temos uma grande maternidade destes insetos, com pelo menos 120 m2 de área.
Ao requerer junto à prefeitura alguma providência, a informação passada é de que o proprietário é intimado a tomar providências. Caso isso não ocorra, uma multa é aplicada e fica na dívida ativa do lote, não restando nada a mais a se fazer.
Com tanto dinheiro público gasto para combater o mosquito, alguma coisa deve ser feita – talvez na legislação – para alterar este quadro.
O lote deveria ser mantido limpo, e, se possível, murado, pois também há problemas de acúmulo de lixo, pastagem de animais, e até a presença de pessoas em horários nada comuns.

Roberto Russo
Ubatuba, SP


Outro dia republiquei um artigo de 2003. Hoje, uma de 2000. E amanhã?

"ONTEM HOJE E AMANHÃ"

A baixa temporada têm sido cada vez maior e a alta, cada vez menor.
O que estará acontecendo???
Afora os problemas econômicos que diminuíram o poder aquisitivo da classe média, que sempre foi a nossa maior cliente, outros fatores tem sido determinantes nas escolhas dos seus locais de lazer.
Para quem conheceu, os "bons tempos" do turismo em Ubatuba, pode confirmar que os visitantes daquela época, buscavam e valorizavam aqui, a paisagem, a simplicidade, a segurança e a exclusividade proporcionada pela dificuldade de acesso e de hospedagem.
Eles tinham disposição para vir e pagaram muito bem, por muito tempo, principalmente pela "exclusividade" (para poucos). Estes fatores somados, endossavam a "badalação".
Era CHIQUE.
Eram invejáveis, por qualquer ouvinte, as de férias de verão em Ubatuba.
Para aqueles que atendiam esta clientela, fiel e assídua, a recompensa era gratificante.
Gente educada, consumista, que sabiam valorizar, um bom cardápio, uma carta de vinhos, mesmo que servidos em um modesto quiosque de praia.
Os meios de hospedagem, também simples, ao nível de uma boa cama, um bom banho, quando muito, um ventilador de teto. Poucas pessoas, pouco uso, pouca utilização dos espaços, a paisagem e a arquitetura colonial quase intocada, o folclore, e o modo caiçara de viver e contar suas histórias encantavam os visitantes.
Esta era a "moto - contínua " daquela época. Garantiam a tal "EXCLUSIVIDADE".
Com poucos, o comércio e a cidade faturavam muito.
Descaracterizamos este conjunto tão determinante do nosso sucesso de então.
Os meios de comunicação, e a liberação de viagens ao exterior proporcionaram o crescimento das operadoras de turismo que começaram a oferecer, maciçamente, outros destinos turísticos, principalmente os localizados na Flórida e no Caribe.
Tais acontecimentos, geraram resultantes invisíveis para nós, tão distantes deste palco e acomodados em nossos sonhos passados. Nestas novas alternativas de destinos turísticos, a nossa antiga clientela "provou" do "maná" do turismo organizado. Um "trade" de infraestrutura pertinente e tecnologia avançada. Hotéis Gran - Turismo, restaurantes sofisticados, atendimento VIP , impecáveis serviços acessórios, amparados pelo baixo custo dos vôos fretados.
Outros destinos internos também deram, com maior ou menor sucesso, o ar da graça.
Esta receita, substituiria, com incalculável vantagem a tal "EXCLUSIVIDADE", junto com todos os nossos outros predicados. Foi o fim da festa. Vagos os espaços, acessos melhorados, veio a desordenada massificação.
A construção civil aloprada, foi a locomotiva. Aloprada, por não termos pensado em aproveitar sua força e colocá-la nos trilhos certos. O resto foi vagão. Veio atrás.
A "idéia" da tal "EXCLUSIVIDADE" muito divulgada, e a localização tida como "badalada" fez o trabalho de marketing para o setor, que, encontrando áreas muito nobres e relativamente baratas, sentiu que com pequenos "acertos" na legislação, a grande vedete seriam os "predinhos" de baixo custo de construção.
Três ou quatro andares, sem elevadores. De preferência de um ou dois dormitórios. Predinhos e predinhos que vendiam, até em suaves prestações, o sonho de um apartamento no paraíso. Apartamentos de um dormitório, que pagam, para 2 mas que acomodam 12. Casas para 6 que recebem ônibus com 60. Quantos e quantas. Lei de Gerson. Super população. Não cabe todo mundo. A estrada não comporta o trânsito. Fim do funil. Trocamos o conceito.
A transformação, veio a galope. A super ocupação dos espaços disponíveis, agravada pela migração descontrolada (que veio para construir e não foi) mesmo ilegalmente, ocupa áreas de preservação permanente, somada a total falta de recursos para qualquer investimento, mesmo que, apenas para planejamento, nos coloca em rota de colisão com o caos. Os sintomas são: a
degradação do meio ambiente, no seu sentido mais amplo; a decadência, por falta de ocupação, do comércio regular, principalmente os voltados para o turismo propriamente dito; o crescimento do comercio ambulante e de favores políticos; O descontrole administrativo dos serviços municipais; o IPTU passa a ser receita única e junto a precária infra estrutura disponível, atinge níveis insuportáveis.
Aumentam todos os índices negativos de qualidade de vida.
Os empresários debandam. Os investidores se afastam. A mão de obra especializada, desaparece. Os empregos, viram subempregos. A população entristece e desanima. A cidade se decompõe e vira depósito de despejo para indigentes, mendigos e desocupados, rejeitados de suas cidades de origem.
A recondução da cidade à sua vocação turística, será um trabalho que consumirá tempo. Muito tempo. E recursos. Muitos recursos. Quem tem os dois?
No passado, não demos atenção na escolha das iscas. Vejam só o bicho que veio. Exacerbar o pessimismo? O realismo? Ou o otimismo? Depende dos olhos de quem vê! Tem gente que enxerga até no breu. Tem dois super, Supermercados se instalando por AQUI. Sonhadores de ontem? Cegos de hoje, ou videntes do amanhã???
Vou correndo marcar uma consulta com a baininha do acarajé para consultar os orixás!
Quem sabe eles saibam???

Artigo publicado em 01/10/2000

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia Dura

Praia Dura
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor