Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 28 de maio de 2004 - Nº 1043 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Sobe de 21 para 27 o número de praias poluídas na região


Caraguatatuba
Alto-falantes volantes são aprovados com discussão em Caraguá
Caraguatatuba se prepara para a semana do Meio Ambiente
Equipe de Ciclismo compete em São José dos Campos
Historiadores falam sobre a história de Caraguatatuba
Caraguá disputa basquete masculino
Equipe de Tae Kwon Do disputa final
Caraguá disputa Camp Regional de Futsal
Bênção dos Barcos e Procissão de São Pedro Pescador acontece dia 31
Bispo da Diocese de Caraguatatuba recebe jornalistas para um almoço de confraternização.
Prefeito faz palestra no Módulo
Assistência Social promove palestra
Caraguá vence o Challenge Day

Ilhabela
Parcelamento de multas de trânsito depende da sanção do Prefeito
Políticos de Ilhabela são alvo de ação

São Sebastião
PM captura ladrão que há mais de dez anos entra e sai da cadeia
PM busca apoio para implantar projeto esportivo com crianças
Ambulante é agredido durante roubo no Canto do Mar
Atletas competem em duas provas no final de semana em Campinas

Ubatuba
2º Desafio SkateBoard Forca
Cadastro único beneficia população
Whisky Marítimo faz shows em Ubatuba
Moradores pedem inauguração de rua
Santa Casa Descentraliza Atendimento
Empresa diz que morte com rolo compressor foi acidente de trabalho
Ubatuba recebe Interpatrulhas: encontro estadual de escoteiros
Camburi discute ações para ocupação ordenada
Mutirão recolhe caramujo africano
Prestação de contas no Tancredo
Draga vai retirar material do Rio Grande
Exemplo de conquista de cidadania
Guarda Municipal completa 10 anos
Campeonato de Maratonas Aquáticas da América Latina

Seções
Convite
Conto em Capítulos
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Sobe de 21 para 27 o número de praias poluídas na região

Litoral Norte - O novo laudo da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), divulgado ontem, revela que 27 praias da região estão poluídas por esgoto doméstico. No laudo anterior eram 21 impróprias. Conforme a Cetesb, a causa das praias estarem poluídas é a chuva que arrasta esgoto de áreas sem saneamento básico ou de lançamento clandestino nas praias. Em São Sebastião, continuam poluídas as praias de São Francisco, Pontal da Cruz, Prainha, Preta, Boiçucanga, entrando para a lista da comprometidas as praias Deserta, Porto Grande e de Bareque-çaba. Voltaram a ficar próprias para banho as praias de Santiago e Paúba. É raro as praias Prainha, Preta, Barequeçaba e Boiçucanga ficarem impróprias. Em Ilhabela, continuam poluídas as praias da Armação, do Perequê, Portinho e Siriuba, entrando agora para o rol das impróprias as praias do Itaguaçu, da Feiticeira e Grande. É também raro a praia da Feiticeira ficar poluída.
Em Caraguatatuba, se mantém poluídas as praias do Tabatinga, do Porto Novo e do Indaiá, além das praias Pan Brasil, Centro e Palmeiras, pela segunda semana consecutiva. Em Ubatuba, continuam também comprometidas as praias da Enseada, Lázaro, Itaguá e Maranduba, como na semana passada, entrando para a lista das impróprias as praias de Santa Rita e do Perequê Mirim. Não é comum as praias do Lázaro e de Maranduba ficarem impróprias. A Cetesb avalia 28 praias em Ubatuba, 13 em Caraguatatuba, 26 em São Sebastião e 11 em Ilhabela. IMP
Baixada Santista - Em Guarujá, onde a Cetesb avalia sete praias, quatro estão poluídas: Perequê, Pernambuco, Enseada e Astúrias. Também não é comum Enseada e Astúrias ficarem poluídas. Em Bertioga, onde quatro praias são avaliadas, a da Enseada está imprópria, assim como em outras vezes. Os boletins da Cetesb são divulgados às quartas-feiras, válidos por uma semana. Para o laudo atual, a coleta de amostras de água ocorreu entre os dias 25 de abril a 23 de maio, sempre aos domingos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá


Alto-falantes volantes são aprovados com discussão em Caraguá

Caraguatatuba - Por mais de duas horas os vereadores discutiram quatro emendas de um único projeto que foi aprovado e autoriza o Executivo a ampliar para oito concessões o serviço de alto-falante volante (carros ou bicicletas que fazem propaganda do comércio local). Um decreto de 1975 já autoriza quatro empresas cadastradas na cidade.
O autor do projeto, Omar Kazon (PL), explicou que os alto-falantes não poderão atuar na região central; deverão trafegar em velocidade máxima compatível com o serviço e local; ter duas pessoas no máximo por veículo; sempre que solicitado pelo Poder Público, o alto-falante deverá divulgar textos de utilidade pública sem ônus; a prestação será unicamente comercial, sem nenhum outro tipo de veiculação; o horário permitido será das 8h30 às 18h30 com permanência de uma hora diária em cada bairro, ficando o beneficiado responsável aos textos lidos; o volume máximo do som será de 60 decibéis; proibição do serviço a 100 metros de escolas, hospitais, entre outros locais do gênero. A primeira emenda aprovada, de autoria de Juarez Pereira Pardim (PPS), amplia de seis para oito concessões. “Oito ficarão contentes e os outros 80 que também vão querer?”, questionou Madalena Fachini (PSB), uma das quatro vereadoras a votar contra o projeto. A segunda emenda, de autoria de Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB) que foi rejeitada, propunha liberar o serviço de alto-falante às instituições religiosas. “Mesmo sendo pastor tenho que admitir que o projeto não pode discriminar o serviço à religião”, explicou Anderson Bertoncini (PL). “No projeto já está discriminado. A prestação de serviço será para comércios, e igreja não tem fim comercial”, considerou o presidente Wilson Agnaldo Gobetti (PPS). “Este projeto é incons-titucional porque tenta administrar. Caberia a Prefeitura ter o feito, porque ela pode através de decreto mudá-lo”, considerou Aurimar Mansano. “Este projeto mexe com a vida das pessoas devido ao incômodo do som alto, por isto deveria ter sido debatido em Audiência Pública”, defendeu Vera Peixoto (PL). A terceira emenda aprovada, de autoria de Aureliano Gonçalves Pereira (PTB), autoriza o serviço também por bicicletas, atendendo normas da Prefeitura e deixando o Executivo regulamentar o projeto no que achar necessário. A última emenda aprovada, também de autoria de AG Pereira, concede a licença tanto a pessoas físicas como jurídicas. “É um absurdo discutirem duas horas por causa de oito novos empregos. No meu projeto de moto taxi, que foi rejeitado, recusaram 20 novos empregos”, desabafou em voz alta Leonor Diniz (PP). Um popular ouvido pela reportagem disse que o projeto “mais parece novela pastelão da TV: está mais pra Roque Santeiro do que para uma cidade moderna”. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguatatuba se prepara para a semana do Meio Ambiente

Caraguatatuba - A cidade realiza de 1 a 4 de junho a Semana do Meio Ambiente, que englobará vários eventos educativos para alunos da rede pública municipal de ensino. Durante toda a semana, os alunos farão visitas monitorada à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no bairro Indaiá e à ETA (Estação de Tratamento de Água) no bairro Rio Claro. Haverá apresentação cultural de alunos da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, mostra de artesanato com materiais reciclados e plantio de árvore. No Núcleo de Caragua-tatuba do Parque Estadual da Serra do Mar haverá visita monitorada a trilhas e palestra com técnicos do Instituto Florestal para professores da rede municipal de ensino. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, é uma forma de conscientizar os jovens do município sobre a importância de se cuidar do meio ambiente. (Fonte: Imprensa Livre)

Equipe de Ciclismo compete em São José dos Campos

Caraguatatuba - A equipe de ciclismo da cidade participa neste final de semana da 2ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Mountain Bike, em São José dos Campos, no Shopping Vale Sul. No final de semana passado João Carlos Vieira Ferreira, Ângelo Clemente e Adolfo José Mariano, o Peninha, competiram no Brasileiro de Ciclismo em Caruaru (PE). Foram cerca de 180 atletas de dez Estados do Brasil. No sábado os ciclistas competiram em duas etapas na prova Contra o Relógio Individual, de 3,2km. Na categoria Sênior A, João Carlos conseguiu o 8º lugar e Ângelo ficou em 14º. Na categoria Sênior B Peninha ficou na 17ª colocação. Na etapa “Criterium”, de 40km, João Carlos garantiu o 3º lugar; Ângelo Clemente ficou com o 18º lugar e Peninha chegou em 15º, em sua categoria.Já no domingo, foi realizada uma etapa de Resistência, onde os participantes tiveram que percorrer 80km. A colocação dos ciclistas de Caraguá em suas categorias foi: João Carlos Ferreira em 3º e Ângelo em 12º lugar. Peninha disputou o percurso de 70km, terminando a prova em 12º lugar. (Fonte: Imprensa Livre)

Historiadores falam sobre a história de Caraguatatuba em Seminário sobre Santo Antonio

Caraguatatuba - Dentro da vasta programação do projeto Mês de Santo Antonio de Caraguatatuba, O Resgate Histórico de Uma Imagem, que está prevista para acontecer durante todo o mês de junho, acontece nos dias 3 e 4, abrindo a programação, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promove um seminário histórico sobre Santo Antonio, no Auditório da Fundacc, a partir das 19h30. As palestras são abertas ao público em geral. Os palestrantes convidados são o professor Jurandyr Ferraz de Campos, autor do livro Santo Antonio de Caraguatatuba – Memória e Tradições de Um Povo, produção histórica oficial sobre o município de Caraguatatuba, que estará presente no dia 3, assim como o Alberto Borges dos Santos e Vera Malaquias, co-autores do livro, e o Bispo Dom Fernando Mason, que fará a palestra Santo Antonio: Teólogo da Igreja, no dia 4. O professor Jurandyr Ferraz de Campos vai enfocar o capítulo que fala do habitante primitivo, o resgate da pré-história, e sobre a fundação da Villa de Santo Antonio e seus primórdios “É muito importante essa iniciativa de divulgar a história do município, por meio de um seminário. Só foi possível escrever o livro graças à contribuição e empenho da administração em resgatar a história de Caraguatatuba. Foi um trabalho bastante difícil, pois havia muitas dúvidas e dados muito contraditórios em relação a vários assuntos. Demos uma ordenação e uma seqüência histórica a partir de muita pesquisa. Foi um trabalho muito gratificante para todos nós, envolvidos no projeto. Pudemos documentar que desde a fundação, o povo desta cidade sempre foi muito bravo, forte, que enfrentou e lutou por sua terra. Esse resgate da auto-estima da atual população é muito importante. Assim, as gerações atuais podem conhecer a história e orgulhar-se de seu passado” comentou o professor. (Fonte: Fundacc)

Caraguá disputa basquete masculino

Caraguatatuba - A equipe de basquete masculino enfrentará o time de Louveira, no dia 29, e Cubatão, no dia 30, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves. A equipe de basquete masculino de Caraguá disputará, no próximo final de semana, o Campeonato de Basquete Masculino, nos dia 29 e 30 de maio, na CEMUG (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves), em Caraguá. No sábado, 29, a equipe enfrenta a cidade de Louveira, a partir das 17h. No domingo, 30, a equipe enfrentará a cidade de Cubatão, a partir das 11h, no mesmo local. O evento é aberto ao público, e a equipe de Caraguá tem o apoio da prefeitura, por meio da secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Equipe de Tae Kwon Do disputa final

Caraguatatuba - A equipe de Caraguá disputa no dia 30 de maio, em Campo Limpo Paulista, a final do Campeonato Paulista. A equipe é uma das favoritas pelo seu desempenho ao longo das competições. A equipe de Tae Kwon Do de Caraguá, composta por 8 atletas, viaja para a cidade de Campo Limpo Paulista, no dia 30 de maio, domingo, para disputar a final do Campeonato Paulista. O campeonato é dividido nas categorias Juvenil (de 16 a 17 anos), Adulto - masculino e feminino - (de 18 a 30 anos). A primeira etapa do campeonato aconteceu em fevereiro e os atletas que representaram a cidade conseguiram classificação para a 2ª fase. Na segunda fase, que aconteceu em março, os atletas caraguatatubenses conseguiram uma vaga para disputar a final. A equipe de Caraguá é uma das favoritas do grupo, pelo bom desempenho que vem demonstrando ao longo das competições. (Fonte: PMC)

Caraguá disputa Camp Regional de Futsal

Caraguatatuba - No sábado, 29, a equipe de futsal feminino enfrentará a cidade de Redenção pelo Campeonato Camp de Futsal. No dia 10 de junho, o adversário será a cidade de Natividade da Serra. No próximo sábado, 29, a equipe de Futsal Feminino de Caraguá enfrentará a cidade Redenção pelo Campeonato Camp Regional de Futsal. A Competição acontece no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), no bairro Travessão. Esta é a primeira fase do campeonato, e a equipe de Caraguá ainda enfrentará a cidade de Natividade da Serra, no dia 10 de junho, também no CIASE, para garantir vaga para a segunda fase. O campeonato tem o apoio da TV Vanguarda Paulista. (Fonte: PMC)

Bênção dos Barcos e Procissão de São Pedro Pescador acontece dia 31
Bispo da Diocese de Caraguatatuba recebe jornalistas para um almoço de confraternização.

Caraguatatuba - Evento quer proporcionar ao público um momento de reflexão sobre o pescador e seus saberes, com a tenda "Patrimônio Imaterial", tema a ser trabalhado pelos museus de todo o mundo em 2004. A procissão de São Pedro Pescador e a benção dos barcos acontecem no dia 31 de maio, no Camaroeiro, abrindo o 6º Festival do Camarão.A data, encerra o defeso, e a partir do dia 31, os pescadores poderão pescar o crustáceo. às 16 horas está prevista a procissão marítima, e às 17horas, a cerimônia de Barcos ao Mar, e após a benção, três pescadores antigos serão homenageados, representando as comunidades pesqueiras do município. E são eles: Wlademir de Oliveira, do Poiares, Vital de Paula, do Massaguaçu e João Ferreira de Lima, do Porto Novo. Neste ano, durante o 6º Festival do Camarão, que acontece entre os dias 10 e 13 de junho, no Camaroeiro, a Fundacc vai apresentar a tenda "Pescador - Patrimônio Imaterial", que são os saberes, conhecimentos e modos de fazer, enraizados no cotidiano das comunidades, assim como as celebrações: rituais e festas da vida social. Integram esse conjunto também as formas de expressão: manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; e também os lugares: os espaços onde se reproduzem e se concentram práticas e culturas coletivas. Dessa maneira, será proporcionado ao público um momento de reflexão sobre o pescador e seus saberes, nosso "Patrimônio Imaterial", tema a ser trabalhado pelos museus de todo o mundo em 2004. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Bispo da Diocese de Caraguatatuba recebe jornalistas para um almoço de confraternização.

Caraguatatuba - Por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais celebrado pela Igreja catóica no último domingo, 23, Dom Fernando Mason, bispo da Diocese de Caraguatatuba recebe nesta sexta-feira, 28, jornalistas e representantes dos diversos veículos de comunicação do Litoral Norte, para um almoço. A reunião acontece na Casa da Amizade - Rotary Club, no bairro do Poiares, às 12horas.
Todos os veiculos de comunicação escrito, falado e televisivo estão convidados. Este ano, o Dia Muncial das Comunicações traz como tema de debate e reflexão a família: " O mass media e a família: um risco e uma riqueza". O Papa João Paulo II, na carta preparada para esta comemoração faz um alerta aos profissionais, aos meios e as autoridades sobre a forma de inspirar-se em critérios éticos do respeito pela verdade e pela dignidade da pessoa humana, principalmente da família: " os meios de comunicação social têm uma enorme potencialidade positiva para promover valores humanos e familiares sólidos e, desta maneira, contribuir para a renovação da sociedade. Que toda pessoa, comprometida no campo das comunicações reconheçam que são verdadeiramente responsáveis e administradores de um poder espiritual enorme, que pertence ao patrimônio da humanidade e que está destinado a enriquecer toda a comunidade humana, na formação moral dos jovens, e para fazer progredir uma cultura de solidariedade, liberdade e justiça". (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Prefeito faz palestra no Módulo
“Não acredito no governo de pessoas, mas das pessoas”

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva ministrou palestra, na última quarta-feira, no auditório das Faculdades Integradas Módulo. Sob o tema Gestão Pública, ele falou sobre suas duas gestões no município de Caraguatatuba. Estiveram presentes alunos dos cursos de Administração, Direito, História e Turismo, o diretor do Colégio e Faculdades Integradas Módulo, Alexandre Gonçalves Nogueira e os secretários municipais. O prefeito agradeceu à diretoria das Faculdades Módulo pelo convite, parabenizando a iniciativa e visão, e por estar cumprindo o seu papel de educar e conscientizar. “Só mesmo com uma boa educação vamos transformar esse país em uma grande nação”, comentou. Durante a palestra, ele fez uma retrospectiva dos seus dois mandatos, falando sobre as dificuldades encontradas, como o déficit orçamentário de 70% que a prefeitura tinha quando ele iniciou a gestão e as inovações pelas quais passou a sua administração, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a municipalização da Educação e da Saúde, e a própria crise social do país.
Ele declarou que o seu trabalho se deve principalmente ao empenho de sua equipe que, segundo ele, sempre foi bastante envolvida. Também disse que a sua gestão pôde contar com uma grande harmonia entre a iniciativa privada, o legislativo e a sociedade organizada. “Para se ter um bom governo, além de contar com parcerias e apoio dos governos estadual e federal, é necessário, em primeiro lugar, trazer a iniciativa privada para dentro do poder público e em segundo, a sociedade organizada. Não podemos achar que o poder público vai resolver sozinho todos os problemas da população”. O prefeito lembrou que se hoje Caraguá é referência nacional e internacional com projetos de Educação, isso se deve à parceria com a Fundação Orsa. Este é um exemplo de como foi possível reduzir despesas e possibilitar grandes melhorias com poucos recursos. “Além do mais, se um dia a prefeitura tiver problemas em seu orçamento, poderá desativar a parceria e fazer outras com associações e clubes de serviços, reduzindo ainda mais os gastos”. Ele divulgou mais um prêmio que Caraguá recebe pelo Progepi - Projeto de Gestão para a Primeira Infância, o Marketing Best de Responsabilidade Social, que será entregue no dia 8 de junho. “Esse reconhecimento serve de combustível para nós, mas é mais prazeroso ainda quando vemos as famílias tendo oportunidade de um futuro melhor. Como Poder Público, temos de facilitar o desenvolvimento, e numa cidade turística temos de viabilizar a qualidade de vida.” No momento das perguntas e respostas, ele foi questionado sobre o que foi feito para o Turismo. “Na minha visão, fomos muito felizes, as avenidas, as rotatórias, o saneamento básico, a cidade limpa, a educação, a cultura, o esporte, os cursos profissionalizantes, tudo isso trouxe mais qualidade de vida para a população e para os turistas. Para mim, turismo é sinônimo de qualidade de vida, por isso essas áreas tiveram prioridade em meu mandato”, declarou. Quando questionado pelos universitários sobre qual a perspectiva que os jovens de Caraguá podem ter com relação a emprego, o prefeito respondeu que a expectativa hoje é muito maior, devido à qualidade de vida que a cidade oferece. "Caraguá oferece, hoje, melhores condições de vida, inclusive de escolas e cursos profissionalizantes. Só isso já garante boas perspectivas".
O aeroporto e a hipótese de os quatro prefeitos do litoral se empenharem para a sua construção foi outro tema levantado. O prefeito respondeu que é sua vontade que esse sonho se realize, mas que ainda encontra problemas com a área. "Acredito no modelo de desenvolvimento com ações regionais, temos que lutar para que o litoral tenha ações regionalizadas. Estamos fazendo um Plano Diretor que é um verdadeiro presente para Caraguá. O aeroporto é uma de nossas preocupações. Este plano vai disciplinar o desenvolvimento com qualidade de vida no município para os próximos vinte anos". O prefeito respondeu a diversas perguntas, mas como não houve tempo suficiente para atender a todos os questionamentos, ficou de enviar as respostas para que o Módulo possa disponibilizá-las em seu site. PMC

Assistência Social promove palestra
A palestra orientou os participantes sobre como colaborarem com o Fundo de Assistência à Criança e ao Adolescente. Participaram do evento o prefeito Antonio Carlos da Silva, contadores, entidades assistenciais, sociedade amigos de bairros, sociedade civil e conselho municipal

Caraguatatuba - A Secretaria de Assistência Social promoveu, no dia 27 de maio, quinta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma palestra sob o tema “A Contabilidade como Instrumento de Ação Social”. A palestra foi ministrada pelo presidente do GEAS (Grupo Empresarial de Ação Social), Ivair de Paula e pelo diretor, Emílio Maciel. Eles são representantes de entidades de pessoas físicas e jurídicas voluntárias. Os palestrantes orientaram os participantes sobre como são revertidos em benefício do Fundo de Assistência à Criança e ao Adolescente os percentuais de 1% do imposto de renda do lucro real de pessoa jurídica e 6 % de pessoa física. Eles também conscientizaram os participantes sobre a importância de fazer a doação e de orientar os seus clientes a respeito. Toda a doação será revertida para benefício da criança e do adolescente da cidade.
O evento teve a participação do prefeito Antonio Carlos da Silva, profissionais da área de contabilidade, entidades sociais, conselhos municipais e sociedade amigos de bairro, sociedade civil e conselhos municipais. (Fonte: PMC)

Caraguá vence o Challenge Day
Com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares, sociedade amigos de bairro, academias, núcleos esportivos, secretarias municipais E.C. XV de Novembro e Centro de Convivência da 3ª idade, Caraguá vence o Dia do Desafio com a participação de 62,22% da população

Caraguatatuba - O Challenge Day, mais conhecido como o Dia do Desafio, aconteceu no último dia 26 de maio, mobilizando grande parte da população de Caraguatatuba. O evento aconteceu em vários pontos da cidade, com a realização de 15 minutos de atividade física.
Caraguá venceu a cidade de Cadereyta de Montes, no México, com a participação de 49.107 pessoas, o equivalente a 62,22% da população. A cidade adversária teve a participação de 14.614 pessoas, o que corresponde a 28,1% da população. O evento mobilizou escolas municipais, estaduais e particulares, academias, todas as secretarias municipais, sociedade amigos de bairros, escolinhas de futebol, E.C. XV de Novembro, Centro de Convivência da 3ª Idade –Estrela do Mar e o Centro do Professorado Paulista. Segundo o diretor de Recreação, prof. Agostinho Chaves, mesmo com muito frio as pessoas aderiram à campanha. “Apesar do frio, o evento foi muito bem aceito pela população. Até as pessoas que iam para o trabalho, adotaram a bicicleta como meio de transporte e a prática de esporte”, declarou. Outro fato que aumentou o número de participantes no evento foi a criação das novas escolas municipais e núcleos esportivos, cada um desse locais realizaou com seus alunos 15 minutos de atividades extras. Os esportes praticados variaram entre ginástica laboral, caminhada, aeróbica, ciclismo, dança sênior da 3ª idade, entre outros. No ano passado, Caraguá venceu a cidade de Itatiba, interior de São Paulo, e mobilizou 55,67% da população, uma média de 43,937 habitantes. O evento foi organizado pela prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)


Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Parcelamento de multas de trânsito depende da sanção do Prefeito

Ilhabela - O projeto que autoriza o Poder Executivo a parcelar as multas de trânsito, de autoria do vereador do PSB, José Garcia de Souza, foi aprovado por unanimidade na última sessão de Câmara. Agora, o prefeito tem quinze dias para sancionar a lei. Garcia está confiante, pois a decisão da Câmara foi unânime, além de várias cidades em diversos estados já terem leis deste tipo. Para o vereador, o objetivo é facilitar a vida das pessoas que têm seus carros apreendidos e não conseguem pagar valores que, em geral, são altos e precisam ser quitados à vista. “Os pátios ficam cheios e as pessoas não conseguem quitar a dívida”. “Além disso, o parcelamento impedirá que o munícipe prejudique o seu sustento para efetuar o pagamento da dívida, que se torne inadimplente ou que seja presa fácil dos espertalhões de plantão, com falsas promessas, prontos para dar um jeitinho de a multa não ser paga”, acrescenta o vereador. A costureira Sirleide F. Santana acha que a opção de parcelamento é importante, pois trata-se de mais uma despesa, além das outras rotineiras do dia-a-dia. “Com essa crise financeira, qualquer ajuda que facilite as questões que envolvem dinheiro, é bem vinda”. (Fonte: Imprensa Livre)

Políticos de Ilhabela são alvo de ação

Ilhabela - O advogado Vanderlan Ferreira de Carvalho, 59 anos, moveu ações judiciais contra o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), cinco vereadores e outros oito ex-parlamentares do município por calúnia e difamação. Em maio de 94, o grupo aprovou um decreto que concedeu ao advogado o título de 'persona non grata' ao Legislativo --na ocasião, Manoel Marcos era vereador. Especialista em ações fundiárias, Carvalho foi acusado de ser 'grileiro'. O decreto foi baseado em um abaixo-assinado com 18 nomes que foi protocolado por eleitores na Câmara. "Naquela época, circulou o boato que eu pretendia me candidatar a prefeito, mas isso não tinha fundamento. Meu maior reduto de ações sempre foi Ilhabela porque sempre atuei em casos contra grileiros", afirmou Carvalho. Segundo o advogado, as ações só foram movidas agora porque tanto a Câmara de Ilhabela quanto a Justiça lhe teriam negado a cópia do abaixo-assinado que deu origem ao decreto pois o documento seria sigiloso.
Segundo o advogado Marcos Valério Marques, que conduzirá as ações movidas por Carvalho, o decreto aprovado pela Câmara seria inconstitucional e contraria o artigo 151 do regimento interno da Casa.
OUTRO LADO - Segundo o ex-vereador Odair Barbosa dos Santos, que hoje é assessor jurídico da Prefeitura de Ilhabela, o decreto que fez do advogado 'persona non grata' ao Legislativo de Ilhabela foi aprovado em razão 'do clamor popular'.
"Muitas pessoas na cidade acusavam o Vanderlan de defender causas para grileiros da ilha. Com o tempo, isso causou uma grande revolta em toda a população e decidimos manifestar a nossa indignação contra tudo o que ele vinha cometendo." Manoel Marcos não foi localizado para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

PM captura ladrão que há mais de dez anos entra e sai da cadeia

São Sebastião - Os crimes até que são de médio porte – furto, receptação e porte de entorpecentes – mas foram tantos, incluindo duas fugas, que a Justiça juntou os processos, determinando uma pena de 15 anos de prisão. Há mais de dez anos, Marcelo Santos Couto, de 32 anos, entra e sai da cadeia, seja em capturas, flagrantes, fugas e alvarás de soltura. Foragido desde a Páscoa, na noite de terça-feira ele retornou para cela. A Polícia Militar fazia patrulhamento de rotina na rua Ubatuba, bairro Vila Amélia, região central, quando deparou com Couto, que não conseguiu se disfarçar ao avistar uma viatura. Ele tentou correr e acabou levantando a suspeita dos policiais que decidiram abordá-lo. Sem documentos, Couto deu um outro nome aos policiais – o de seu irmão. Na pesquisa dos antecedentes, nada constou. Ainda desconfiados, os policiais decidiram levá-lo ao 1° Distrito Policial para uma pesquisa mais detalhada. Assim que pisou na delegacia, Couto foi reconhecido pelo policial civil de plantão, que desmentiu o nome falso que tinha dado a PM. É que desde 1992 ele entra e sai da cadeia de São Sebastião, onde já se tornou conhecido dos policiais.
Vida encarcerada - Atualmente, ele era considerado foragido da Colônia Penal Agrícola, em Bauru, onde cumpria sua condenação. Dispensado na Páscoa para visitar a família, não retornou na data prevista, tornando-se um foragido.
Foi em Bauru que Couto permaneceu mais tempo recolhido. Foram quase três anos de vida no cárcere. Antes disso, o fugitivo tinha estado por várias ocasiões na cadeia local, onde seu prontuário é extenso. A primeira entrada foi em abril de 1992, por desacato, resistência e lesão corporal. Um ano depois, uma fuga e a captura no mês seguinte. Em 1994 conseguiu um alvará de soltura, mas no ano seguinte, foi expedido um mandado de prisão contra ele. Dias depois, recebeu o primeiro benefício (saída temporária), mas como não retornou, foi recapturado em 1996. Em 1999, entrou com um flagrante de furto e assim nos anos seguintes saiu com alvará, voltou com mandado de prisão, cumpriu prisão domiciliar, entrou em flagrante por furto, fugiu e foi recapturado. Finalmente em agosto de 2001, Couto foi removido para cumprir pena em Bauru, onde permaneceu até abril deste ano, quando saiu com benefício. Como também não retornou, acabou recapturado novamente. (Fonte: Imprensa Livre)

PM busca apoio para implantar projeto esportivo com crianças

São Sebastião - Proporcionar recreação e lazer às crianças, diminuindo o tempo ocioso delas, desenvolver um trabalho paralelo de conscientização de prevenção da criminalidade por meio de palestras e apresentação de vídeos educativos são os objetivos do soldado Ivan Santos Leonel, da Polícia Militar, que busca apoio de comerciantes e empresários da cidade para implantar o projeto, denominado Integração. A iniciativa já deu certo em Caraguatatuba, onde o projeto é feito há cinco anos. Por ele já passaram cerca de 300 crianças com idades entre sete e 14 anos - público alvo - que tiveram um método auxiliar de educação em conjunto com as escolas do bairro, com a prática desportiva. O soldado pretende estender o programa para São Sebastião, mas para isso precisa de apoio do comércio local. A prefeitura já mostrou interesse por meio da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer. O chefe da divisão de promoções esportivas e recreação, Rogério Cozendey, irá supervisionar. Esta semana, o soldado, que é coordenador do projeto, se reuniu com o chefe de gabinete Ubirajara Nascimento, que ficou de encaminhar o caso ao prefeito.
Mesmo com o apoio da prefeitura, cedendo funcionários e colocando setores públicos à disposição, o projeto precisa de patrocínio junto ao comércio e empresas para aquisição de uniformes, bolas, redes, entre outros equipamentos. Em princípio, disse Leonel, a iniciativa será desenvolvida nos bairros Canto do Mar, Jaraguá e Enseada.
Além do caráter educacional, o projeto atua na área social, arrecadando alimentos em seus eventos esportivos e doando-os às entidades assistenciais. “Em 2003, as crianças arrecadaram 350 quilos de alimentos”, destacou o soldado.
Os empresários ou comerciantes que tenham interesse em apoiar podem entrar em contato com o soldado no 2° Pelotão da PM pelo telefone 3861-3337. (Fonte: Imprensa Livre)

Ambulante é agredido durante roubo no Canto do Mar

São Sebastião - O ambulante L.A.O., de 21 anos, foi agredido na noite de terça-feira durante roubo na avenida Odisseu, principal via do bairro Canto do Mar, na Costa Norte. A Polícia Militar atendeu o caso no pronto-socorro Central para onde a vítima foi levada de ambulância, acionada por moradores. O ambulante contou à polícia que pedalava com sua bicicleta pela avenida, quando surgiram três desconhecidos, sendo um armado. O trio espancou a vítima, agredida por socos, pontapés e coronhadas. Os assaltantes pegaram a bicicleta, carteira com documentos e R$ 54. Em seguida, eles fugiram tomando rumo ignorado, deixando o ambulante caído ferido no chão. Após receber medicação, a vítima foi liberada, seguindo para o 1° Distrito Policial, onde o roubo foi registrado. (Fonte: Imprensa Livre)

Atletas competem em duas provas no final de semana em Campinas

São Sebastião - A equipe de atletismo da cidade terá uma dupla tarefa neste final de semana. No sábado, o desafio será a 3ª etapa do Circuito Cuca (Corredores Unidos de Campinas), no Parque Taquaral, em Campinas. Já no domingo, os atletas participam da 3ª etapa do Circuito Corpore Nike, na USP, em São Paulo.
No dia 23 cinco corredores de São Sebastião estiveram presentes na 2ª etapa do 1º Circuito de Corrida Flexpé Sport Mizuno 10 Km, em Mogi das Cruzes. O primeiro sebastianense a cruzar a linha de chegada foi Jones Vieira Silva, 28 anos, que tem o apoio da Vo2 Belgo, de São Paulo, Restaurante Terral e Eletrolucas, com o tempo de 38min37seg. “Consegui baixar meu tempo de 40 para 38min37. Pretendo completar a prova da Corpore em mais ou menos 37min40seg. A de Mogi era para eu ter feito em tempo menor, mas estava frio e senti dor na canela”, comentou Jones. Também participaram da Flexpé Mizuno: Márcia de Pinho Tamasiro (Clínica Santa Helena e Vo2 Belgo), que foi a 6ª colocada na sua categoria; Luiz de Macedo Rosa; José Antônio Rodrigues (Vo2 Belgo) e Juliano Santos Carvalho (Senhor Cochilo). A equipe de atletismo de São Sebastião tem o apoio da secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejuv). (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

2º Desafio SkateBoard Forca

Ubatuba - Acontecerá amanhã, dia 29/04 apartir das 11h o 2º Desafio SkateBoard Forca na pista pública de Skate na praça Trópico de Capricórnio, em frente ao aeroporto de Ubatuba. Ás 19h haverá apresentação da categoria amadora desta modalidade. O evento conta com patrocínio da Sthill, Trash SkateBoard, Bech Company e Bomba Burger. Haverá sorteio de brindes e o evento também conta com o apoio da Papelaria Marques, Restaurante e Pizzaria Perequim, Brisa's Bike, Tatoo Session e Litoral Virtual.

Cadastro único beneficia população

Ubatuba - O cadastramento único garante aos cidadãos o direito a 8 tipos de benefícios: bolsa alimentação, bolsa-escola, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Agente Jovem, Auxílio-gás, auxílio-aluno ( profissionalização na área de enfermagem), bolsa-renda e cartão alimentação. O cartão único substitui os anteriores e concentra os benefícios em um só.
Hoje estão sendo entregues as senhas com a definição da data e o horário que as pessoas deverão comparecer na Secretaria de Assistência Social para que seja efetuado o cadastramento único. De acordo com o secretário Edson Alves, da Assistência Social, a estimativa é que sejam distribuídas cerca de 8.000 senhas para o cadastramento. As pessoas que forem beneficiadas poderão receber repasses mensais que vão de R$ 15,00 a R$ 105,80 conforme os dados levantados por meio do cadastramento. “Estaremos atingindo vários segmentos carentes da sociedade com este projeto do Governo Federal que em nosso município foi viabilizado graças ao entendimento entre a Prefeitura e Caixa Econômica Federal”, afirmou o prefeito. (Fonte: PMU)

Whisky Marítimo faz shows em Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba vai assistir a dois shows da banda Whisky Marítimo neste final de semana: no dia 28, sexta-feira, repete a dose no Beethoven Bar, no Itaguá, a partir das 22 horas. Já no dia 29, sábado, apresenta seu show no 89 Bar, na Maranduba.
Whisky com pedras de gelo obviamente feitos de água de coco... Com um gostinho "pra lá" de especial: essa mistura fina com gosto de maresia... Cheiro de mar e sabor ao gosto da maioria, vem com um repertório bastante eclético - tem influências do Blues, Rock Reggae e Soul Music, e apresenta composições próprias premiadas em festivais. O ritmo é alucinante: Sublime, Pearl Jam, Green Day, Arnaldo Antunes, Titãs, Barão Vermelho, Paulinho Mosca, Mutantes, entre outros.
Whisky Marítimo compõe-se de elementos oriundos de outros grupos, entre eles Full de Boca, e Bichos da Costeira, e desde sua primeira formação em 2000, vem se destacando no cenário musical do Litoral Norte. Os integrantes são: Rubinho, (Rubens de Castro) nos vocais, Sky (Alexandre Marques) na bateria e percussão, Armandão na guitarra, Jorge Urashima no violão, guitarra e vocais, e Roberto Beleza no contra-baixo. A banda apresentou-se no Projeto Radar - SESC/2001 e foi matéria da TV Vanguarda em 2001, 2002 e 2004. Apresentou-se no Projeto Coreto em Sol, realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba nos verões de 2003 e 2004, e iniciou 2004 se apresentando no Caraguá Planet Music, na Praça de Eventos, sob a organização da SETUR - Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba.
Em 2003, a convite da TV Vanguarda, foram produzidos o jingle e o videoclipe com a nova música da emissora, que para o Litoral Norte, ganhou versão reggae feita pela banda Whisky Marítimo. O clipe teve como cenário natural as praias de Massaguaçu e Cocanha, com imagens de surf, canoagem, pescadores artesanais e gente bonita e de bem com a vida que habita nessas areias.
Em dezembro/2003, a convite da Máxima Produções, apresentou seu show inédito na Festa "Bye Bye 2003 - Solidariedade Máxima", participando da arrecadação de alimentos para Asilo Vila Vicentina, doando seu cachê para a campanha; numa parceria com a Pizzarte, tem feito shows mensais, abrindo e divulgando a casa, como espaço alternativo para bandas de blues e rock em Caraguatatuba.
A popularidade da banda rendeu uma homenagem significativa, feita pelo barman "Sapão" - popular no circuito estadual pelos exóticos drinks que prepara nas festas e bares mais badalados da região: a homenagem? Claro, só podia ser em forma de drink, que com sabor sofisticado e cheiro de praia foi batizado de Whisky Marítimo.
Nessa nova fase, o grupo de Caraguatatuba (SP) vem aperfeiçoando-se cada vez mais, ampliando seu repertório e incluindo composições próprias, traçando metas e vôos altos para 2004.
Nota do Editor: contatos para shows pelo fone (0**12) 9141-9143. (Fonte: O Guaruçá)

Moradores pedem inauguração de rua

Ubatuba - Os comerciantes do centro de Ubatuba reclamam que uma extensão da rua Guaicuru, próximo ao aeroporto da cidade, no centro, está pronta há 6 meses e não foi aberta para o tráfego de veículos.
Segundo os moradores, a nova rua já está terminada, como bloquetes e guia, mas desde que ficou pronta está abandonada, sendo tomada pelo mato. Os munícipes questionam a razão pela qual a cerca, que impede a passagem dos carros, não é aberta, já que a nova rua desafogaria o trânsito na região, principalmente na temporada, quando a cidade recebe muitos turistas.
OUTRO LADO - O Secretário de Arquitetura e Urbanismo de Ubatuba, Gilmar Rocha, informou que a rua foi construída em terreno pertecente ao Daesp (Departamento Aéreo-Viário do Estado de São Paulo) por sugestão da prefeitura, mas que a responsabilidade é do Daesp. Segundo a assessoria de imprensa do Daesp, desde que a rua foi concluída, a prefeitura é a responsável em fazer a ligação da nova rua ao sistema viário da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Santa Casa Descentraliza Atendimento

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa instalaram, na recepção do hospital, um sistema de acolhimento vinculado ao Programa Saúde da Família - PSF destinado a descentralizar o atendimento responsável por cerca de 10 mil consultas mensais. As enfermeiras Mariangela Bezerra e Kajuzelica Merilyn permanecem das 7h até 19h, recebendo os pacientes para fazer as primeiras observações sobre o estado de saúde ( medição de pressão e temperatura), definindo a prioridade.
Em seguida é feito um cadastro com informações sobre o tipo de clínica ( médica, ortopédica ou pediátrica) e se o atendimento enquadra-se como emergência ou rotina. Depois o paciente recebe todas as informações de como poderá ser atendido pela equipe do PSF do seu bairro, evitando o deslocamento até a Santa Casa. “O PSF está instalado, com telefone, em 19 bairros do município facilitando a vida do paciente e descentralizando o grande número de consultadas aquí no hospital”, afirma a enfermeira Mariângela. Até a semana passada, foram cadastrados 1.238 pacientes, média de 280 por dia, que passaram a ser atendidos nos bairros. É o caso de Anderson Felix Teodoro, morador da rua Antonio Athanasio Silva, 251., que veio até a Santa Casa com problema de otite e que passará a ser atendido pelo PSF do Itaguá. “Já tivemos uma média de redução de 30% na fila no hospital”, conclui Mariangela. (Fonte: Imprensa Livre)

Empresa diz que morte com rolo compressor foi acidente de trabalho

Ubatuba - O acidente de trabalho ocorrido na Rodovia SP-55, no Bairro do Perequê-Mirim, em que um funcionário da empresa OAS foi esmagado por uma máquina de rolo compressor, abalou os colegas e a equipe que está trabalhando nas obras de recapeamento. A vítima foi o operário Juarez José da Silva, de 42 anos. Ele era operador técnico da acabadora de asfalto, e no momento em que ocorreu o acidente estava parado. Ele acabou sendo atropelado pelo rolo compressor do lado oposto onde o mesmo estava sendo operado. “Em relação à segurança, a pista está toda sinalizada para pedestres e curso de veículos. Temos quatro bandeirinhas no sentido Ubatuba-Caraguatatuba”, esclarece o técnico em segurança de trabalho Alexandre Nascimento. “Infelizmente foi um acidente de trabalho e todo serviço envolve algum tipo de risco”. A OAS é uma prestadora de serviços e a obra do Governo do Estado abrange a Rodovia no trecho Ubatuba-Caraguá, com previsão para término até novembro. Segundo outro técnico em segurança de trabalho da OAS, Raul Domingos, “a empresa dá toda cobertura à família da vítima e toma as devidas providências em relação ao acidente, como oferecer seguro e aposentadoria”. O corpo de Juarez José da Silva foi para Feira de Santana, na Bahia, onde mora sua família. Ele era baiano e estava morando em um alojamento da empresa em Caraguatatuba. Pedro Passos, motorista de veículo pesado na OAS, diz que o equipamento utilizado nas obras é perigoso, e mesmo com toda a segurança, acidentes podem acontecer. “Ele era um companheiro de trabalho, estamos todos muito sentidos e traumatizados”, lamenta Pedro. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba recebe Interpatrulhas: encontro estadual de escoteiros

Ubatuba - A cidade será a capital estadual do escotismo no próximo fim de semana, quando será realizado o 2o INTERPATRULHAS, acampamento com a participação de grupos escoteiros de diversas cidades do estado de São Paulo. Pela segunda vez a cidade de Ubatuba é escolhida para ser sede deste importante evento do calendário da UEB-SP(órgão responsável pelo escotismo em São Paulo). Serão dezesseis grupos escoteiros de diversas cidades como São José dos Campos, Piracicaba, Lorena, São Paulo entre outras. A organização deste evento está na responsabilidade do Grupo Escoteiro Iperoig que conta com o apoio do comércio, empresários da cidade, corpo de bombeiro, guarda municipal e de secretarias da prefeitura. Na programação constam passeios por pontos turísticos, culturais e administrativos da cidade; trilhas, visita à ilha Anchieta e baile comemorativo. O acampamento será realizado no camping Itaguá, e é um exemplo de contribuição para o turismo da região. O escotismo é considerado por muitos a maior ONG do mundo. OBrasil possui setenta mil escoteiros registrados.
A pouco tempo de completar cem anos, o escotismo é um dos percussores da proteção da natureza, e suas leis continuam atuais. No Litoral Norte existem grupos de escoteiros em todas as quatro cidades. (Fonte: Imprensa Livre)

Camburi discute ações para ocupação ordenada

Ubatuba - A ocupação do bairro do Camburi, em Ubatuba, com preservação do meio-ambiente foi discutida na última quinta-feira, 27, no Núcleo Picinguaba em reunião com os principais segmentos envolvidos com o problema. Tendo como tema “ Firmando parcerias: saneamento e saúde no bairro do Camburi”, o encontro promovido pelo núcleo, teve como objetivo a discussão da implantação da primeira etapa do projeto elaborado pelo Instituto Florestal que visa o saneamento para melhorar a qualidade dos recursos hídricos do bairro; a realização de ações educativas promovendo a saúde e levantamento dos indicadores epidemiológicos e sanitários para acompanhamento da implantação do projeto. O encontro contou com a participação do prefeito Paulo Ramos e secretários da administração municipal , lideranças do bairro e autoridades da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Instituto Florestal.
“Trata-se de um grande avanço principalmente no que diz respeito ao relacionamento com os setores ambientalistas. Precisamos frear o crescimento desordenado e começar pela implantação de fossas septicas para preservar o meio ambiente”, afirmou o prefeito Paulo Ramos. O prefeito falou ainda do asfaltamento da estrada dos trechos mais críticos, da construção de uma ponte pênsil tirando do isolamento a comunidade da Vila Jambeiro.
Para Moisés Firmino, presidente da Associação dos Moradores do Camburi - AMBACA, nosso próximo passo é trazer para o bairro a energia elétrica.” A conservação do pescado, um simples banho quente ou mesmo a programação de TV são conquistas da vida moderna que a comunidade do bairro também tem direito”, afirmou.
O projeto, que institui o zoneamento preliminar do Camburi, é resultado do trabalho de uma Câmara Técnica criada em 2001 e estabelece 6 sub-zonas ,cada qual levando em conta os recursos naturais e as condições de sustento e moradia da comunidade tradicional residente. (Fonte: PMU)

Mutirão recolhe caramujo africano

Ubatuba - A Associação Comunitária do Perequê-Açu - ACPA, estará realizando nos dias 29 e 30 ( sábado e domingo), a partir das 9h00, um mutirão para recolhimento de caramujo africano no bairro do Perequê-Açu. A presidente da ACPA, Vilma Boltarini Modena, informa que a concentração será na Praça Renata Bergamini, em frente ao posto da Guarda Municipal. “ Estamos pedindo a colaboração da população e do comércio local que deverá participar trazendo sal, sacos plásticos, álcool ou querosene”. A ação conta com apoio da Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária e Programa Saúde da Família - PSF, do Perequê-Açu. (Fonte: PMU)

Prestação de contas no Tancredo

Ubatuba - A Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Ubatuba estará promovendo audiência pública no próximo dia 31, segunda-feira, ás 20h30, na Escola Tancredo Neves prestando contas do primeiro quadrimestre de 2004. A reunião é pública e contará com a presença do prefeito Paulo Ramos e do secretário Luiz Carlos Nunes que estará coordenado a apresentação. “ Ë uma forma transparente e direta da população tomar conhecimento da aplicação dos recursos públicos da administração municipal e esclarecer suas dúvidas”, afirma o secretário. (Fonte: PMU)

Draga vai retirar material do Rio Grande

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba dará início na próxima semana os serviços de dragagem do Rio Grande com a retirada de 23 mil m3 de material, ou seja, cerca de 2.300 caminhões. “O calado hoje é mínimo prejudicando bastante a navegação. Os serviços contratados visam a remoção de material, que poderá ser reaproveitado na recuperação das ruas dos nossos bairros”, afirma o prefeito Paulo Ramos.
De acordo com o engenheiro Francisco Paniquari, da empresa Emplatec, contratada pela prefeitura, serão utilizadas dois tipos de dragas que estarão sendo transportadas de Parati (RJ) para Ubatuba. “ No primeiro momento virá uma draga fixa do tipo “drag-line” para abrir um canal no rio para a operação de uma draga flutuante de sucção. Esta última depositará o material para ser removido para área da Endurb, no Horto Florestal ou para uma área na margem do rio para ser reaproveitado como aterro nas ruas”, diz o engenheiro. Os serviços contratados, da ordem de R$ 450 mil no total conta contará com R$ 100 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO, compreendem a dragagem, remoção do material e retirada de pedras que prejudicam a entrada e saída de embarcações na saída da barra dos pescadores. O canal aberto, com 700 m de extensão, terá profundidade média de 1,50 m. (Fonte: PMU)

Exemplo de conquista de cidadania

Ubatuba - Roberto da Silva, ex-internado da FEBEM estará proferindo palestras sobre sua experiência de vida no próximo dia 4 de junho, sexta-feira, no salão da Igreja São Francisco às 9h00, 14:h00 e 19h00 com entrada franca. A promoção é da Prefeitura de Ubatuba por meio da Secretaria da Educação e visa levar à comunidade a luta de um ex-internado que conseguiu vencer todas as dificuldades e se impor como cidadão.
Pedagogo, mestre e doutor em Educação pela USP, professor de Políticas Educacionais e Organização da Escola Básica na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, conselheiro científico do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção ao Delito e Tratamento do Delinqüente, consultor do UNICEF para o Censo Nacional de Abrigos. É autor de pesquisas que tratam do destino de crianças órfãs e abandonadas colocadas sob a custódia do Estado e sobre a produção e reprodução da criminalidade dentro do sistema penitenciário. Autor de livros e inúmeros artigos sobre tais questões, dentre eles: Os Filhos do Governo: a formação da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas, o 2º Volume da coleção "Toda criança em família", editado pelo CeCIF - Centro de Capacitação e Incentivo à Formação de profissionais, voluntários e organizações que desenvolvem trabalho de apoio à convivência familiar, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, sediada em São Paulo, com abrangência nacional, : 101 Perguntas e Respostas sobre "Abandono e Institucionalização", como co-autor. É também palestrante sempre requisitado pelo Terceiro Setor, colunista no Semanário da Zona Norte e fellow da Ashoka, sendo um dos principais divulgadores do modelo da gestão comunitária na prisão, no Brasil, como alternativa na privatização das prisões. Roberto, com sua luta e esforço, transcendeu o destino quase inexorável dos meninos abrigados e internos nas unidades do sistema FEBEM, criado e mantido pelo Governo, e daqueles que vivenciaram o sistema prisional.
Dos três aos dezessete anos viveu na FEBEM de São Paulo, e durante cinco anos esteve nas ruas, permaneceu recluso por sete anos e, autodidata em Direito, transformou suas vivências em matéria de estudo e veículo de 'inserção social'. Hoje, reconhecido profissional na área, é um exemplo de alguém que pesquisa e milita incansavelmente pela transformação desta realidade. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal completa 10 anos

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba- GMU, com um efetivo de 61 integrantes dos quais 17 mulheres, estará completando 10 anos na próxima segunda-feira, dia 31 de maio .Conta atualmente com 3 viaturas ( 2 Parati e l kombi), 15 motos além de rádios-comunicação tipo HT e 29 armas utilizadas por guardas devidamente treinados. A sede da Guarda mudou-se para o bairro do Perequê-Açu e vem passando por reforma pois está instalada em uma antiga construção que necessita ser adaptada. “É com grande orgulho que vemos completar 10 anos esta corporação que tivemos oportunidade de criar em nossa primeira administração. Os serviços prestados a comunidade ao longo desse tempo provou que estávamos certos e a comunidade tem aprovado seu desempenho”, diz o prefeito Paulo Ramos. O comando da Guarda Municipal elaborou a seguinte programação para comemorar a data com início às 9h00 na sede da corporação, à rua Lua número 42, Loteamento Ubatur, no bairro do Perequê-Açu iniciando com formatura e apresentação de dispositivo. A seguir vem a passagem em revista; leitura do histórico da corporação; canto dos hinos oficiais e desfile de encerramento. (Fonte: PMU)

Campeonato de Maratonas Aquáticas da América Latina

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a Federação Aquática Paulista, realizará no dia 30 de maio, às 09:00 horas, na Praia do Cruzeiro, a 35ª Travessia de Ubatuba.
A 35ª Travessia de Ubatuba será a 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, que é dividida em 03 percursos: 1.000 metros, 3.100 metros e 9.400 metros.
Com a participação de 1.200 atletas de 190 clubes do estado de São Paulo, com idade entre 6 a 84 anos, o estadual é disputado em três distâncias 1km, 3,0km e 10,0km. O inicio das provas de 1km está previsto para ás 9h, e ás 10h30 terá início o congresso técnico das provas de 3 e 10 km.
Alguns dos destaques da sexta etapa tem: Glauco Rangel da Academia Aquaplay de Santo André, atual tricampeão paulista e Silvana Babuco categoria master, atleta do Club Athletico Paulistano, é recordista mundial, em evento realizado na Nova Zelândia, no ano passado.
Na categoria elite feminina a atleta da Unisanta Fabiana Tanaka, segue como uma das favoritas ao título desta temporada. Há dois anos a FAP, vem recebendo atletas deficientes físicos cujos, nadadores nadam a distância de 1km. Hoje, cerca de 60 atletas deficientes participam das dez etapas previstas no ano.
No ano passado, mais de 7 mil atletas participaram das dez etapas do Paulista de Maratonas Aquáticas. Apenas nas três primeiras etapas das 10 da temporada de 2003, 4 mil nadadores já tinham sido inscritos.
O percurso de 1.000 metros terá sua largada na “Prainha do Matarazzo”, já o percurso de 3.400 metros terá sua largada no Cais do Porto e o percurso de 9.400 metros, largará da Praia do Perequê-açú, sendo a chegada dos três percursos na Praia do Cruzeiro.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece antecipadamente a todos os envolvidos direta ou indiretamente na 35ª Travessia de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Ação Litoral

Convite Topo

Semana do Meio Ambiente - 2004

Mesa Redonda: Queimadas - Ação Ambiental
Quinta Feira - Dia 03/06/04 - 18:30 h
Local - Sítio Santa Cruz - Ubatuba (Maranduba)
Tel. (12) 3849-8244


A queimada é um agente de forte impacto ambiental.
Todo ano elas ocorrem. Principalmente nos meses de inverno.
Destrói parte do acervo paisagístico.
Destrói parte da biodiversidade.
Causa impacto negativo no turismo.
Traz problemas à saúde.
Contribui para o efeito estufa.
Diminui a produção de água das nascentes.
Aumenta os riscos de deslizamentos de terra das encostas.
Tudo isto compromete a qualidade de vida da comunidade local.
Este encontro visa discutir as questões relacionadas às queimadas, e definir um plano de ações para minimizar ao máximo o problema.

Confirmar presença: sosqueimada@ig.com.br
Tel. (12) 3883-5915 Caraguatatuba SP Brasil

FAÇA SUA PARTE PARTICIPE!
Sua Presença É Muito Importante!


GRUPO SOS-QUEIMADA


Conto

Topo

Tirando o chip

Depois de quinze minutos de fuga desesperada e com o coração pedindo para deixar o corpo através da boca, paramos mais por necessidade do que por vontade.
Parecia que tínhamos conseguido despistar os perseguidores. Zorg, sempre lacônico apontou para o meu braço. Foi o suficiente para que eu entendesse. Com o chip eles não tinham necessidade de perseguições hollywoodianas, era preciso, antes de continuarmos a tentativa de recuperar o livro, procurar um meio de neutralizar o chip que estava implantado no meu braço.
Parado, me dei conta dos estragos da fuga, eu estava cheio de arranhões, a camisa tinha sido rasgada e estava manchada de sangue. Meu pé doía, tirei o sapato e então descobri que não poderia mais calçá-lo, o pé estava inchado e continuava inchando. Quando esfriasse me impediria de caminhar. Precisávamos sair dali rápido.
Continuamos caminhando até entrar em um vale, onde havia plantações. Nosso aspecto era o de fugitivos, o que de fato éramos, embora fugíssemos de um complô interplanetário. Os lavradores não iriam entender, se fossemos vistos iríamos acabar presos. Continuamos andando até encontrar no meio de um campo de milho um pequeno trator.
Estava com o motor funcionando, era semelhante aos tratores usados em aeroclubes para rebocar aviões, eu tinha familiaridade com eles. Não precisei dizer nada, Zorg dirigiu-se direto para o trator, desconfiei mais uma vez que o cara lia a minha mente.
Montamos e saímos acompanhando a estrada que serpenteava ao redor das curvas de nível, perseguidos por um peão saído de trás de uma moita, com as calças na mão. Logo encontramos a estrada de asfalto.
Deixamos o trator estacionado no acostamento, sem a chave, assim não poderia ser roubado! Ironia! Depois de lavar o sangue das escoriações num regato, caminhamos até encontrar uma venda.
O dono, embora desconfiado, foi gentil e conseguiu até um pouco de gelo para eu colocar no tornozelo que parecia uma bola de futebol. Comemos sanduíches de salame e tomamos café acabado de fazer.
A mulher do merceeiro trouxe algodão, água oxigenada e mercúrio-cromo, tratei das feridas. Embora tenha dado algum alívio físico, acabou piorando o aspecto. Fiquei parecendo um sioux prestes a atacar a sétima cavalaria.
Na casa ao lado havia telefone, depois de muito insistir o dono, desconfiado, permitiu que eu entrasse. Liguei para um amigo médico. Depois de se inteirar do caso ele pediu para que eu pegasse um ônibus e ligasse novamente da estação Santa Cruz do metrô. Ele era um estudioso de ufologia e coisas afins. Eu seria contrabandeado para o hospital da beneficência portuguesa para fazer exames.
Por sorte o caminhão de entregas da coca-cola passou pelo vilarejo. De carona nele, acabamos em Mogi das Cruzes, onde pegamos um ônibus para São Paulo. Conforme o combinado, Antonio Luís estava nos esperando e de lá fomos direto para o setor de exames do hospital.
Uma equipe médica, curiosa e zombeteira me esperava. Fizeram exames de raios-x e ressonância magnética. Havia uma pequena cápsula que poderia ser um quisto sebáceo ou algo parecido. Resolveram fazer uma cirurgia para tirar a coisa. Perguntado, concordei.
Depois da anestesia local, Dr Mário, o cirurgião, usando um bisturi a lazer fez uma pequena incisão e então o braço começou a esquentar até que sem poder suportar o desconforto, desmaiei.
Parecia haver uma espécie de barreira contra remoções, os médicos antes zombeteiros ficaram sérios, alguma coisa fora do comum estava acontecendo.
Era preciso saber se como agia a barreira de proteção, devia existir algum tipo de emissão eletromagnética a partir da cápsula. Precisávamos de um físico. Dei o telefone do professor Donozor.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Incrível - Quando vi não acreditei, esperei o dia seguinte para que se confirmasse, e não deu outra, era VERDADE. TV Vanguarda no intervalo dos programas Bom Dia SP e Bom Dia Brasil a propaganda da Saúde de Ubatuba. Se a Santa Casa está prestes a fechar por falta de verbas, se a Unidade Mista da Maranduba ficou desprovida do Pronto Atendimento e não é reformada pelo mesmo motivo,se estamos vendo o caos dentro desta secretaria, como é que se tem a coragem de investir em publicidade?
A prestação de contas será dia 31 as 20,30 hs no Tancredo. NÃO PODEMOS PERDER.

Fernado Pedreira
Associação da Baia do Mar Virado


Ação Civil Pública - O artigo Comentários sobre a Ação Civil Pública contra a Lei 2.517/04 do Dr. Ernesto Cardoso, por sua singela e irrefutável verdade comove qualquer cidadão vocacionado ao bem público, especialmente quando só vemos desmandos públicos acobertados, até com violência, nos mais altos níveis de nosso (des)governo.
Seu objetivo desencanto com os desmandos na administração de nossas coisas públicas e privadas são os de qualquer obervador de nossas caisas. São as causas diretas de nosso subdesenvolvimento.
Dr. Ernesto é pessoa que já caminhou, proficuamente, ao longo de existência, ocupando locais que lhe permitiram aguda observação: ao que sei, as vezes que ocupou cargos o fez objetivando criar riquezas e valores superiores e permanentes, que servissem e exemplificassem à cidadania.
Se algum desatino pessoal comete, pois homem de idéias e princípios alevantados, é no envolver-se na política partidária, não pela idéia em sí - política é essencial a qualquer sociedade organizada -, mas pelas imposições que a mesma nos impõe, limitando, muitas vezes, externar nosso livre pensar.
Apesar de reconhecer as dificuldades, pos vezes até mesmo a inutilidade de atuações que revestem, exemplarmente, o assunto aqui enfocado, parabenizo sua conduta de Quixote lúcido, augurando possa fazer, com seu exemplo, escola para nossa juventude.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


Saúde - Francamente, não conseguimos ainda nos refazer de tamanho golpe desferido contra a nossa, diríamos....inteligência? ...credulidade?...não saberia definir exatamente, o que demonstra que estamos realmente desorientados.
Na reunião do Ubatuba Viva com o Secretariado no Gabinete do Prefeito levamos algumas reivindicações a Secretaria da Saúde, mas esta não mandou sequer representante.Indagada a Assessora da Prefeitura informou que o Secretário havia sido convocado.
Ventilamos então que entregaríamos tal reivindicação na prestação de contas na Câmara.
Ventilamos ainda na reunião do Ubatuba Viva que um grupo iria se aprofundar nesta prestação de contas.
Fomos informados então do adiamento desta reunião. Para a qual já nos preparávamos ainda mais pois por mais incrível que possa parecer, estávamos assistindo na TV propaganda louvando a modernidade da Saúde deste Município, sabedores que somos do estado caótico que se encontra, motivo de nossas preocupações.
De repente somos informados que a prestação de contas foi realizada. FOMOS DRIBLADOS!!!!???
O que pensar? O que Você deduziria? Deixo aos leitores a conclusão. Não estamos ainda refeitos para poder expressar com clareza nossas conclusões.

Fernando Pedreira
Associação da Baia do Mar Virado
Ubatuba, SP


MUITO INTERESSANTE...
Ontem, republiquei uma matéria de 2003. Hoje, uma de 2000. E amanhã?


"ONTEM HOJE E AMANHÃ"

A baixa temporada têm sido cada vez maior e a alta, cada vez menor.
O que estará acontecendo???
Afora os problemas econômicos que diminuíram o poder aquisitivo da classe média, que sempre foi a nossa maior cliente, outros fatores tem sido determinantes nas escolhas dos seus locais de lazer.
Para quem conheceu, os "bons tempos" do turismo em Ubatuba, pode confirmar que os visitantes daquela época, buscavam e valorizavam aqui, a paisagem, a simplicidade, a segurança e a exclusividade proporcionada pela dificuldade de acesso e de hospedagem.
Eles tinham disposição para vir e pagaram muito bem, por muito tempo, principalmente pela "exclusividade" (para poucos). Estes fatores somados, endossavam a "badalação".
Era CHIQUE.
Eram invejáveis, por qualquer ouvinte, as de férias de verão em Ubatuba.
Para aqueles que atendiam esta clientela, fiel e assídua, a recompensa era gratificante.
Gente educada, consumista, que sabiam valorizar, um bom cardápio, uma carta de vinhos, mesmo que servidos em um modesto quiosque de praia.
Os meios de hospedagem, também simples, ao nível de uma boa cama, um bom banho, quando muito, um ventilador de teto. Poucas pessoas, pouco uso, pouca utilização dos espaços, a paisagem e a arquitetura colonial quase intocada, o folclore, e o modo caiçara de viver e contar suas histórias encantavam os visitantes.
Esta era a "moto - contínua " daquela época. Garantiam a tal "EXCLUSIVIDADE".
Com poucos, o comércio e a cidade faturavam muito.
Descaracterizamos este conjunto tão determinante do nosso sucesso de então.
Os meios de comunicação, e a liberação de viagens ao exterior proporcionaram o crescimento das operadoras de turismo que começaram a oferecer, maciçamente, outros destinos turísticos, principalmente os localizados na Flórida e no Caribe.
Tais acontecimentos, geraram resultantes invisíveis para nós, tão distantes deste palco e acomodados em nossos sonhos passados. Nestas novas alternativas de destinos turísticos, a nossa antiga clientela "provou" do "maná" do turismo organizado. Um "trade" de infraestrutura pertinente e tecnologia avançada. Hotéis Gran - Turismo, restaurantes sofisticados, atendimento VIP , impecáveis serviços acessórios, amparados pelo baixo custo dos vôos fretados.
Outros destinos internos também deram, com maior ou menor sucesso, o ar da graça.
Esta receita, substituiria, com incalculável vantagem a tal "EXCLUSIVIDADE", junto com todos os nossos outros predicados. Foi o fim da festa. Vagos os espaços, acessos melhorados, veio a desordenada massificação.
A construção civil aloprada, foi a locomotiva. Aloprada, por não termos pensado em aproveitar sua força e colocá-la nos trilhos certos. O resto foi vagão. Veio atrás.
A "idéia" da tal "EXCLUSIVIDADE" muito divulgada, e a localização tida como "badalada" fez o trabalho de marketing para o setor, que, encontrando áreas muito nobres e relativamente baratas, sentiu que com pequenos "acertos" na legislação, a grande vedete seriam os "predinhos" de baixo custo de construção.
Três ou quatro andares, sem elevadores. De preferência de um ou dois dormitórios. Predinhos e predinhos que vendiam, até em suaves prestações, o sonho de um apartamento no paraíso. Apartamentos de um dormitório, que pagam, para 2 mas que acomodam 12. Casas para 6 que recebem ônibus com 60. Quantos e quantas. Lei de Gerson. Super população. Não cabe todo mundo. A estrada não comporta o trânsito. Fim do funil. Trocamos o conceito.
A transformação, veio a galope. A super ocupação dos espaços disponíveis, agravada pela migração descontrolada (que veio para construir e não foi) mesmo ilegalmente, ocupa áreas de preservação permanente, somada a total falta de recursos para qualquer investimento, mesmo que, apenas para planejamento, nos coloca em rota de colisão com o caos. Os sintomas são: a
degradação do meio ambiente, no seu sentido mais amplo; a decadência, por falta de ocupação, do comércio regular, principalmente os voltados para o turismo propriamente dito; o crescimento do comercio ambulante e de favores políticos; O descontrole administrativo dos serviços municipais; o IPTU passa a ser receita única e junto a precária infra estrutura disponível, atinge níveis insuportáveis.
Aumentam todos os índices negativos de qualidade de vida.
Os empresários debandam. Os investidores se afastam. A mão de obra especializada, desaparece. Os empregos, viram subempregos. A população entristece e desanima. A cidade se decompõe e vira depósito de despejo para indigentes, mendigos e desocupados, rejeitados de suas cidades de origem.
A recondução da cidade à sua vocação turística, será um trabalho que consumirá tempo. Muito tempo. E recursos. Muitos recursos. Quem tem os dois?
No passado, não demos atenção na escolha das iscas. Vejam só o bicho que veio. Exacerbar o pessimismo? O realismo? Ou o otimismo? Depende dos olhos de quem vê! Tem gente que enxerga até no breu. Tem dois super, Supermercados se instalando por AQUI. Sonhadores de ontem? Cegos de hoje, ou videntes do amanhã???
Vou correndo marcar uma consulta com a baininha do acarajé para consultar os orixás!
Quem sabe eles saibam???

Artigo publicado em  01/10/2000

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Itaguá

Pereque Açu
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor