Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 01 de junho de 2004 - Nº 1045 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Sabesp nega problemas apontados em relatório sobre a qualidade da água


Caraguatatuba
Educação de Caraguá apresentará projeto de Turismo premiado na Alemanha
Baduca morre de infarto: pela 1ª vez Caraguá perde um vereador exercendo mandato
Universitários conhecem estrutura tecnológica da Educação Municipal
Dupla pede pizza, troco para R$ 50, rouba entregador e é presa
Assaltante leva R$ 15 mil do posto da Praiamar na Rodoviária
80% do sistema de captação de água no litoral têm problemas
SME e SABESP se reúnem para ajudar a Campanha do Agasalho
PM apreende maconha, haxixe e crack no Perequê-Mirim
Assaltante é preso em flagrante
Corpo aparece na Praia das Palmeiras: família suspeita de crime
Temporada do Camarão

Ilhabela
Prefeitura e a ACRI inauguram mais uma creche
Ilhabela participa da II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família
Prefeitura de Ilhabela no combate a favelização
Pastoral da Criança promove caminhada pela Paz em Ilhabela
Dra Rita pede mais um horário de ônibus no sul
Catolé quer informações sobre reajuste salarial dos servidores públicos
Keko quer informações sobre relação de inscritos de bolsas de estudo
Romeu quer alargamento de ponte no Camarão
Carlinhos quer saber da possibilidade de fornecer veículo e sala para PEA
Brandão quer informações sobre cestas básicas
Almir pede informações sobre gratificação de motoristas

São Sebastião
Projeto de lei autoriza regularizar construções irregulares e clandestinas
Dise encontra adolescente vendendo droga na Enseada
PPS inaugura diretório e Juan rebate declarações de Paulo Julião

Ubatuba
Últimas vagas para o curso “Empretec”
Sessão na Câmara Municipal de Ubatuba
Pintor é executado com mais de 20 tiros dentro da própria casa

Seções
Artigo
Crônica
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Sabesp nega problemas apontados em relatório sobre a qualidade da água
Estudo da Secretaria de Estado da Saúde aponta resultado péssimo do tratamento durante 2003

Litoral Norte - “A Sabesp garante a qualidade do abastecimento de água. A população do Litoral Norte pode ficar tranqüila”. As declarações foram feitas ontem pelo superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp em Caraguatatuba, José Ricardo Manckel Amadei.
“As metodologias são muito discutíveis”, ele afirmou quanto ao relatório da Secretaria Estadual de Saúde, que aponta situação precária na qualidade do abastecimento no Litoral Norte, conforme avaliação durante 2003.
O documento sintetiza pesquisa por meio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano no Litoral Norte em 2003. Os resultados só foram divulgados na sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde. O relatório foi elaborado pelo Núcleo Regional de Saúde de Caraguá, órgão da Secretaria.
De acordo com o relatório, o resultado da performance do tratamento é péssimo nos bairros de Maresias (foto) e Paúba, na Costa Sul de São Sebastião, e Itamambuca, em Ubatuba. Em Maresias, as análises mostraram água turva, cloro em níveis reduzidos em 27% das amostras e bactérias em 5 das 8 medições mensais. Paúba apresentou baixo nível de cloro em 17% das amostras, e bactérias em excesso em 4 das 9 análises mensais. No bairro Itamambuca foram constatados excesso de bactérias em 7 das 12 medições mensais, e falta de cloro em 26% das amostras. Em outros bairros da região há resultados de processos bons e com restrições, ainda com situação inadequadas, como nível de cloro abaixo do exigido, excesso de bactérias e turbidez na água O sistema Barra do Una/ Sahy, por exemplo, em São Sebastião, apresentou boa performance de tratamento, embora excesso de bactérias em 4 das 7 amostras mensais.
Boiçucanga, também em São Sebastião, aparece com número de coliformes acima do padrão em 17% das amostras, e com a classificação de tratamento inadequado, mas resultado bom. Os bairros Vermelha do Sul e Maranduba, em Ubatuba, também aparecem com tratamento inadequado, mas resultado regular e bom respectivamente.
Faltou cloro na água fornecida na praia Vermelha do Sul em 24% das amostras. No Maranduba, excesso de bactérias em 5 das 12 amostras e também falta de cloro em 27% das amostras.
Amadei, o superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp, reconhece que o relatório da Secretária de Estado da Saúde apontou anomalias na água. “Mas fizemos a verificação nos pontos de todas as amostras, e todas deram resultado negativo, ou seja, 100% potável”, ele declara.
Conforme o relatório da Secretaria Estadual, há 113 pontos de captação de água alternativos na região (não operados pela Sabesp). Amadei supõe que o resultado do relatório não expressa a realidade do sistema/Sabesp, porque a coleta de amostra poderia ter sido feita nestes pontos de captação alternativos irregulares. “Pode ter ocorrido alguma confusão, como já aconteceu”, ele diz.
O superintendente afirma que a Sabesp, desde 1995, aplica investimentos no Litoral Norte acima do que é viabilizado em todo o Estado. Cita que o índice de mortalidade infantil em Caraguá, em 1980, era de 80 a cada mil, e baixou para 15 a cada mil crianças em 2003, em razão de sistema de tratamento de esgoto e água.
Amadei afirma que durante o ano 2003 a Sabesp realizou 40.842 análises afetas ao cloro, flúor, turbidez, PH e nível bacteriológico. “A Secretaria de Saúde do Estado fez 9016 análises”, compara.
O superintendente também declara que dentro de 60 dias devem ser instalados filtros nos sistemas de captação de Boiçucanga, em São Sebastião, Itamambuca, Maranduba, Vermelha do Sul, Folha Seca, Rio Escuro, Praia Dura e Corcovado, em Ubatuba. O sistema Maresias/Paúba tem Estação de Tratamento de Água, mas ela ainda não está completa. Ele afirma que a diretoria da Sabesp elabora resposta sobre o relatório da Secretaria de Estado da Saúde.
Sociedade Amigos - Ontem, Teo Balieiro, presidente da Federação Pró-Costa Sul, instituição que reúne as sociedades amigos da Costa Sul de São Sebastião, afirmou que ficou surpreso com os graves resultados sobre a qualidade da água. “A comunidade sempre teve suspeitas, mas a Vigilância Sanitária da Prefeitura e a Sabesp sempre garantiram controle”. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Educação de Caraguá apresentará projeto de Turismo premiado na Alemanha
O projeto “Turismo, Cultura e Meio Ambiente: as belezas da cultura caiçara”, foi vencedor do prêmio Aldo Papone, e será apresentado durante uma conferência em Frankfurt, na Alemanha, no final de novembro

Caraguatatuba - Caraguá foi vencedora do prêmio “Aldo Papone” de 2004. O projeto que deu o prêmio à cidade foi “Turismo, Cultura e Meio Ambiente: as belezas da cultura caiçara”, coordenado pela supervisora de ensino e coordenadora do setor de Projetos e Capacitações, Gislene Angélica Conceição.
Esse trabalho está sendo desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental pela professora Karina Soares e tem como principal objetivo desenvolver o estudo do Turismo que é a principal fonte de sobrevivência de municípios do Litoral Norte, como Caraguatatuba, que não possuem industrias.
De acordo com o projeto, a preocupação da Secretaria Municipal de Educação é explorar, estudar e investigar junto aos alunos as questões relacionadas ao turismo da cidade, ao resgate e preservação da cultura local, incentivo à pesca e preservação do Meio Ambiente.
Com a parceria da AVT – Academia de Viagens e Turismo – entidade sediada no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências, da USP, que tem como principal proposta a implantação do programa “Aprendiz de Turismo” (para jovens do Ensino Fundamental), Caraguatatuba lançou esse projeto para alunos do município, optando trabalhar o tema proposto pela AVT neste ano, que é “Turismo com base Comunitária”, com a comunidade ribeirinha do Porto Novo, com atividades planejadas para conhecimento e preservação do rio Juqueriquerê – que é a principal fonte de renda da população local que sobrevive da pesca artesanal. A Educação Municipal, durante o desenvolvimento do projeto inscreveu-se no prêmio sendo a escolhida, entre os 10 trabalhos concorrentes em termos de qualidade, competência da equipe e importância do estudo proposto, segundo informou Maristela Lemos, da AVT.
O prêmio “Aldo Papone” é organizado pela Fundação AMEX e tem o patrocínio da Lufthansa, ACCOR e Amadeus, por meio dos quais os premiados viajam para o exterior com acomodações, alimentação e viagem garantidos pelas empresas participantes do prêmio.
A conferência internacional da qual Caraguatatuba participará é organizada pela GTTP – Global Travel & Tourism Partnership, que reúne anualmente estudantes e professores que representam países participantes desta convenção e que realizam estudos sobre um tema importante relacionado a Turismo. Essa conferência já foi sediada pela Hungria, Estados Unidos, França, e neste ano acontecerá em novembro, na Alemanha, com a participação da Educação Municipal de Caraguatatuba, com o projeto premiado coordenado pela Supervisora Gislene Angélica Conceição.
Quem foi Aldo Papone?
Aldo Papone foi presidente da American Express Travel Related Services Company e um grande incentivador da educação voltada para o turismo, despertando a criatividade de estudantes para estudos relacionados ao tema. (Fonte: SME/PMC)

Baduca morre de infarto: pela 1ª vez Caraguá perde um vereador exercendo mandato

Caraguatatuba - “Foi uma grande perda”. Esta é a opinião unânime de todos vereadores e munícipes que estiveram presentes na tarde de ontem, na Câmara Municipal, velando o corpo do vereador João Rodrigues de Godoy Filho (PL), mais conhecido como Baduca, que estava em seu quarto mandato e tentaria se eleger pela 5ª vez nas eleições deste ano.
O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) decretou luto até às 12h de hoje, para que todos os funcionários públicos possam acompanhar o enterro, que será às 10h no Cemitério Municipal no Indaiá. Seu corpo. que está sendo velado na Câmara será levado até o Cemitério pelo Corpo de Bombeiros. A Câmara Municipal ficará três dias de luto, voltando aos trabalhos na tarde de quinta-feira.
“O Baduca era uma pessoa que ninguém conseguia ter raiva. Ele era um vereador ético, não prejudicava ninguém e procurava ajudar a todos. Ele vai fazer muita falta. Como este é meu primeiro mandato, quando comecei a vereança ele me apoiou muito, chegou a resolver meus problemas. Ele foi um companheiro de verdade”, relatou emocionado o vereador Juarez Pereira Pardim (PPS).
Baduca nasceu em Aparecida no dia 29 de abril de 1948, onde estudou até a 8ª série. Chegou em Caraguá em 1970 para trabalhar como construtor, atividade que desenvolveu por mais de 10 anos, chegando a comandar até 300 empregados. “Ele foi carpinteiro, pedreiro e depois construtor. Dentre as diversas obras que ele ajudou a construir, está o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Fórum, a Nossa Caixa, entre outros prédios, casas e comércios”, relatou seu genro Marcio Antonio do Prado, 35 anos.
Em 1971 casou-se com a caiçara Maria Auxiliadora Alves de Godoy, 50 anos, com quem teve quatro filhos: Gisele (33 anos), Cristian (27), Fernanda (19) e João Flavio (14), residindo no bairro Estrela Dalva.
“Ele era um homem dedicado à família. Nunca levava os problemas do trabalho para a casa. Não mudou seu jeito por ser político. Ele não tinha ambição, sempre repartia o que tinha. Ele não tinha inimigos políticos. Era brincalhão, pacificador e calmo. Nunca vi ele bravo. Ele teve seu primeiro sonho realizado, que era ter uma neta e o segundo realizaremos este ano, lançando como candidato o filho Cristian, seu futuro sucessor”, esclareceu o genro Prado.
Em 1982 foi eleito com 232 votos. Na sua quarta eleição em 1996 obteve 384 votos, sendo a maioria de pessoas ligadas à construção civil, pois ele era conhecido como o ‘pai da regularização de obras clandestinas’, pois aprovava leis dando prazo aos construtores. “Ele conhecia a lei de zoneamento inteira. Na política sempre esteve na si-tuação, apoiando os últimos quatro prefeitos. Não era um vereador polêmico, mas quando falava era o que todos precisavam ouvir. Ele era amigo, companheiro, brincalhão e observador. Imitava as pessoas com muita perfeição”, relatou a vereadora Vera Peixoto (PL).
Os últimos momentos - Na sexta-feira, Baduca fez eletrocardiograma que não registrou nada anormal. No sábado foi a um enterro, onde comentou com a também vereadora e Dra. Leonor Diniz sobre sua dor no peito. Ela o encaminhou a um cardiologista, que realizou o segundo eletrocardiograma. No domingo reuniu a família para comer feijoada e, por volta das 20h30, comentou novamente que quando tossia seu peito doía. Foi para o São Camilo, realizou novamente exames e a médica verificou pequena alteração no eletro e por isto o enviou à Casa de Saúde Stella Maris, para ter sua saúde acompanhada de perto, pois havia ameaça de infarto.
“Para convencermos ele a ficar internado no hospital foi difícil. Baduca viu uma pessoa baleada e até brincou com o médico na UTI (Unidade de Terapia Intensiva): “Pode atender ele primeiro, porque eu estou bem. Às 8h30 desta segunda, cheguei ao hospital e seu quadro estava do mesmo jeito. Às 9h40 fomos chamados para o comunicado de sua morte, por infarto fulminante”, relatou o genro Prado. (Fonte: Imprensa Livre)

Universitários conhecem estrutura tecnológica da Educação Municipal

Caraguatatuba - Os estudantes do 1º ano do curso de Sistemas de Informação, das Faculdades Integradas Módulo estiveram na Secretaria Municipal de Educação na última quarta-feira, 26 de maio.
Além de uma apresentação preparada especialmente pelo setor de Informática, os visitantes puderam conhecer as dependências da SME e toda a estrutura tecnológica da Secretaria, os programas utilizados pelo setor administrativo e pelas unidades escolares, entre outros.
O diretor de Informática, Wagner Zau de Alvarenga acompanhou os alunos pelos corredores da SME e em seguida eles foram recepcionados pela Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, que na ocasião, falou da satisfação em receber universitários interessados em conhecer de perto a área de Informática da SME. “É um prazer tê-los aqui conosco hoje, e toda essa estrutura que vocês conheceram é recente, porque nossa história de informatização, de alimentação do site e outros recursos ganhou força em 2002, com o lançamento do portal Caraguanet. Agora a informática é uma realidade em todos os setores da Educação, e o computador, que antes era um acessório para todos nós, hoje é uma peça essencial para os trabalhos do dia-a-dia”, finalizou. (Fonte: SME/PMC)

Dupla pede pizza, troco para R$ 50, rouba entregador e é presa

Caraguatatuba - A dupla R.M.C., 18 anos, e R.M.N., 20 anos, não tinha passagens pela polícia. Na noite de sábado, os amigos se encontraram e decidiram fazer “algo” diferente, na Martin de Sá. Eles pediram uma pizza de um telefone público e roubaram o entregador.
Como eles queriam dinheiro, falaram para o entregador trazer troco para R$ 50. O funcionário da pizzaria G.G.M., 28 anos, foi rendido quando chegava para entrega. A dupla simulou estar com uma arma embaixo da blusa, obrigando o funcionário a entregar os R$ 38, do troco, e a comanda do pedido, ignorando a pizza. Após a fuga da dupla, em bicicletas, a Polícia Militar foi avisada.
Os policiais fizeram patrulhamento pelo bairro, conseguindo encontrar os dois assaltantes inexperientes, ainda nas proximidades, com o dinheiro e a comanda no bolso de um deles.
A dupla foi conduzida à delegacia, onde ficou recolhida na cadeia pública local, acusada de roubo. Eles, que não tinham armas e confessaram o roubo, contaram à polícia que pensavam apenas em fazer uma “brincadeira”. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltante leva R$ 15 mil do posto da Praiamar na Rodoviária

Caraguatatuba - Um assaltante levou cerca de R$ 15 mil do posto da Praiamar dentro do Terminal Rodoviário, no final da tarde de sábado.
O funcionário J.G.S., 19 anos, estava sozinho no setor, quando foi atender a batida na porta. Assim que abriu, ele levou um soco no olho caindo ao chão, e recebendo chutes.
O invasor, que usava uma meia-calça feminina no rosto, perguntou sobre a chave do cofre, que a vítima desconhecia o paradeiro.
O assaltante conseguiu encontrar dinheiro em uma das gavetas. A Polícia Militar foi avisada, fazendo patru-lhamento pelo bairro, mas sem encontrar o suspeito.
Mais roubo - Caraguatatuba registrou mais roubos no final de semana. No domingo, no bairro do Tinga o vendedor R.J.S., 55 anos, e sua família foram rendidos dentro de casa por três desconhecidos que escondiam os rostos com blusa de moletom. O trio roubou R$ 710, U$ 180, jóias e celular, fugindo rumo ignorado.
Já no Poiares, na noite de sexta-feira, o balconista C.H.S., 18, de uma padaria, sofreu roubo de um homem com capacete portando uma pistola, que pegou R$ 200 do caixa e fugiu em uma moto. (Fonte: Imprensa Livre)

80% do sistema de captação de água no litoral têm problemas

Caraguatatuba - Uma avaliação feita na qualidade da água em 18 sistemas de abastecimento público do Litoral Norte, entre fevereiro e março deste ano, apontou que dez dos sistemas de tratamento e abastecimento de água apresentaram problemas --o que representa 80% do total.
O relatório foi feito pelo Proágua --Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano-- e tem como objetivo fornecer subsídios à Sabesp a aos municípios para o aprimoramento das atividades relacionadas à qualidade da água.
O Litoral Norte possui 113 sistemas de abastecimento não operados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e que apresentaram, segundo o levantamento, um alto grau de contaminação com sistema inadequado de desinfecção.
Em Caraguatatuba, o sistema Porto Novo abastece a maior parte do município, além da Costa Sul de São Sebastião, com água captada no rio Claro. O manancial próximo ao ponto de captação está ocupado por animais. Em Ilhabela, o sistema Água Branca, tem uma ETA (Estação de Tratamento de Água) projetada para operar com capacidade de 50 litros/segundo e, no momento da inspeção, estava operando com 62 litros/segundo. Em São Sebastião, o sistema Maresias-Paúba mantém uma ETA com desinfecção apenas por hipoclorito de sódio e fluoretação, sem filtros. Em Toque-Toque Grande o filtro da captação está desativado.
O sistema Praia Vermelha do Sul, em Ubatuba, tem tratamento deficiente, e em Itamambuca, o tratamento é precário e sem filtração.
OUTRO LADO - A assessoria de imprensa da Sabesp do Litoral Norte informou ontem que faz o monitoramento diário de todos os seus sistemas de água que atendem 115 mil consumidores nas quatro cidades.
A Sabesp está ampliando os sistemas de tratamento e filtragem da água e a população está recebendo uma água de boa qualidade, segundo a empresa.  (Fonte: ValeParaibano)

SME e SABESP se reúnem para ajudar a Campanha do Agasalho

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba e a SABESP estão participando da Campanha do Agasalho 2004, realizada anualmente pelo Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, que tem como principal objetivo a arrecadação de agasalhos para doação. Ontem foi realizada uma reunião para discussão de ações na organização dessa arrecadação. O encontro aconteceu na sede da ETA do Rio Claro, com a participação de representantes de todos os órgãos que serão parceiros nesse “mutirão contra o frio”, entre eles a Sabesp, as Secretarias de Educação, Serviços Municipais, Assistência Social e Ditran, o Fundo Social, a Polícia Militar (Bombeiros, Rodoviária, Ambiental e Policiamento), a Defesa Civil, o Grupo Pão-de-Açúcar e o GAC – Grupo de Apoio Civil.
Durante toda a semana um carro de som passará pelos bairros de Caraguá divulgando a arrecadação de agasalhos, que será feita no próximo sábado, 5 de junho, ocasião em que será realizada a 1ª Caminhada de Arrecadação da Campanha do Agasalho 2004 do município de Caraguatatuba. O evento deve contar com a participação de 150 voluntários, que atuarão na arrecadação dos agasalhos, das 8h às 14h. Após a coleta haverá um mutirão para contagem das peças no CIASE – Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas, localizado no bairro Travessão. (Fonte: Imprensa Livre)

PM apreende maconha, haxixe e crack no Perequê-Mirim

Caraguatatuba - A Polícia Militar apreendeu na tarde de sexta-feira 26 porções de maconha, com o peso de 120 gramas, nove porções de haxixe e duas pedras de crack. Os entorpecentes estavam com E.G.B.F., 28 anos, no Perequê-Mirim.
Os policiais faziam patrulhamento pelo bairro quando suspeitaram das atitudes de E.. Uma busca pessoal revelou a posse da droga.
Na casa do suspeito, a polícia encontrou diversos objetos eletrônicos e móveis, que podem ser produto de roubo ou furto e serão investigados nos inquéritos registrados. E. foi conduzido à delegacia e autuado por tráfico de entorpecentes, ficando recolhido na cadeia local. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltante é preso em flagrante

Caraguatatuba - O desempregado J.P., 22 anos, foi preso na tarde de ontem, após invadir a casa do médico H.S., 35 anos, no bairro Jardim Aruã. Um vizinho teria estranhado a movimentação e ligou o 190. A Polícia Militar chegou ao local, com o assaltante ainda no interior do imóvel.
O desempregado não reagiu, se entregando sem fazer reféns. Ele foi conduzido à delegacia, onde se registrou a tentativa de roubo. (Fonte: Imprensa Livre)

Corpo aparece na Praia das Palmeiras: família suspeita de crime

Caraguatatuba - O corpo do jovem André Inácio Lemos, 19 anos, apareceu na manhã de domingo, na orla marítima da Praia das Palmeiras. Sem documentos, ele foi identificado na tarde de ontem no IML (Instituto Médico Legal).
A Polícia Militar foi avisada por populares, providen-ciando a remoção do corpo. O caso foi registrado na delegacia como encontro de cadáver. A família contou que André saiu na manhã de domingo de casa. Embora o corpo não apresentasse sinais de violência, parentes estranharam a morte por afogamento, suspeitando de assassinato. (Fonte: Imprensa Livre)

Temporada do Camarão


Caraguatatuba - Um grupo de 150 pessoas da comunidade de pescadores de Caraguatatuba participou ontem da cerimônia do final do período do defeso do camarão. Os pescadores das comunidades Camaroeiro, Massaguaçu e Porto Novo participaram de uma procissão marítima, da praia do Camaroeiro até o Rio Santo Antônio. Cada pescador recebeu uma bênção e uma imagem de São Pedro, considerado protetor dos pescadores. A partir de hoje a pesca do camarão está liberada. De 10 a 13 de junho, a cidade promove o 7º Festival do Camarão com vendas de pratos típicos do litoral e realização de shows. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Prefeitura e a ACRI inauguram mais uma creche
São 300 crianças beneficiadas com mais essa obra

Ilhabela - Sexta-feira, dia 28 de maio o prefeito Manoel Marcos, juntamente com a diretora da ACRI, Associação Creche de Ilhabela, Catarina Roefero, no ato representando o secretário Municipal de Educação, Antonio Cornélio, inaugurou a 5a. creche do município, no bairro da Armação.
A obra foi realizada em parceria com a ACRI, tendo capacidade para atender 40 crianças, que juntando as outras quatro unidades do município, Ilhabela atende hoje, cerca de 300 crianças.
“Em julho teremos a inauguração da sede, na Barra Velha, que terá capacidade para 300 crianças, o município passará a atender 600 crianças”, esclareceu Catarina Roefero.
Maria Leonor Fazzini, vice-presidente da ACRI, comandou o cerimonial de inauguração, que contou com a presença de autoridades municipais, do Legislativo e Executivo, bem como mães e representantes da sociedade civil. Em seu discurso, Maria Leonor agradeceu o apoio da prefeitura para a concretização de mais esta obra. “Quero agradecer e cumprimentar em nome da ACRI a confiança que o prefeito Manoel Marcos deposita em nossa Associação”. Destacou que, as creches agora contam também com professoras, que dão as primeiras noções às crianças, e que as creches surgiram da necessidade que as mulheres têm em entrar no mercado de trabalho, deixando seus filhos em mãos de profissionais habilitados.
Manoel Marcos falou da felicidade de cumprir mais um compromisso de campanha e da importância da população cobrar pelos seus direitos. “Quando assumimos um compromisso com a população é importante que ela cobre. Mas eu cobro mais ainda, pois temos que ter responsabilidade e respeito pelas pessoas quando nos propomos a assumir um cargo público”.
O prefeito também criticou a ex-administração. Esclareceu que assumiu a prefeitura com dinheiro em caixa, porém só existia no município uma creche que abrigava 190 crianças. “Quando você tem dinheiro em caixa e não faz uso para beneficiar a população, para mim é sinal de incompetência”. (Fonte: PMI)

Ilhabela participa da II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família

Ilhabela - O Ministério da Saúde estará promovendo, no período de 1 a 3 de junho de 2004, em Brasília – Distrito Federal, a II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, marcando desta forma os dez anos de implantação do PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) em âmbito nacional.
O município de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde, participa do evento, como um dos 4 municípios com menos de 100.000 habitantes convidados a expor para os demais municípios do Brasil sua experiência e resultados no PSF (Programa de Saúde da Família). A coordenadora do programa no município, Dra. Sonia Monteiro viaja hoje para Brasília para representar Ilhabela neste grande evento.
O Programa de Saúde da Família significa, para todo o país, a troca de um modelo de atenção com foco na assistência curativa por outra estratégia, que prioriza a prevenção dos agravos e a promoção e recuperação da saúde, tratada em um contexto familiar, comunitário e dentro da realidade regional..
Atualmente o município trabalha com uma rede básica onde equipes de saúde da família e equipes de saúde bucal atuam em 100 % do município, integradas a um Hospital, Maternidade e Pronto Socorro Municipais, um Centro de Retaguarda na Santa Casa de Ilhabela e um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), com destaque para a vontade política de manutenção do PSF como eixo estrutural da saúde do município.
O convite para a participação na II Mostra Nacional de Produções em Saúde da Família é ao mesmo tempo um reconhecimento do trabalho já executado nesta administração, e um compromisso com a otimização do programa. O desafio, de hoje e para o futuro, é o aperfeiçoamento da estrutura implantada, o desenvolvimento e capacitação de recursos humanos, e a busca constante pela valorização do ser humano. (Fonte: PMI)

Prefeitura de Ilhabela no combate a favelização
Quatro demolições foram efetuadas no mês de maio

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Divisão de Fiscalização, na tarde de quinta-feira, dia 27 efetuou mais uma demolição de edificação irregular.
Desta vez, o infrator foi mais ousado, edificou um barraco de pau-a-pique a mais de vinte minutos de caminhada mata à dentro, no bairro do Reino.
Além do barraco, foi constatado um desmatamento de aproximadamente 1.500 metros quadrados, onde árvores nativas foram usadas na construção do barraco.
Segundo o diretor da Divisão de Fiscalização, Klaus Bruder, toda a equipe da fiscalização está se empenhando ao máximo no combate a favelização no município.
“Só no mês de maio foram efetuadas quatro demolições de edificações irregulares, estamos atuando até em áreas de competência da polícia ambiental”, esclareceu Klaus. (Fonte: PMI)

Pastoral da Criança promove caminhada pela Paz em Ilhabela

Ilhabela - A Pastoral da Criança de Ilhabela realizou no sábado a Caminhada Pela Paz (foto). O evento anual tem como objetivo promover a paz e o nome da Pastoral na cidade.
O lema escolhido foi “Para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância”. Segundo informações da Irmã Santina, coordenadora da Pastoral, em abril passado eles atenderam cerca de 800 crianças.
O evento contou com a presença das líderes da pastoral, das mães que são atendidas e pela comunidade em geral.Para encerrar o evento, os participantes assistiram a uma Missa especial na Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda, na Vila. (Fonte: Imprensa Livre)

Dra Rita pede mais um horário de ônibus no sul

Ilhabela - Na sessão da Câmara Municipal do último dia 24 de maio, foi aprovado o requerimento 232/2004 de autoria da vereadora Dra Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT) em que solicita a Auto Viação e Turismo Ilhabela que seja estudada a possibilidade de se acrescentar um novo horário de ônibus no período da manhã, sentido sul/Barra Velha.
Dra Rita informa que estas reivindicações são feitas pelos moradores do sul que muitas vezes perdem compromissos importantes devido ao fato do intervalo entre os horários ser de duas horas. “Segundo informações dos moradores, um ônibus sai às 9h45 e outro somente ás 11h45, prejudicando aqueles que dependem exclusivamente do transporte público e tem compromissos em horários durante este intervalo”, comentou a vereadora. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Catolé quer informações sobre reajuste salarial dos servidores públicos

Ilhabela - O vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT), o prof. Catolé, pede através do requerimento 247/2004 aprovado na última sessão da Câmara, ao executivo informações sobre o reajuste salarial dos servidores públicos municipais.
No documento, Catolé questiona se há efetivamente previsão de reajuste salarial para os servidores públicos municipais, em caso positivo quando será concedido e quais os índices que estão em estudo. E em caso negativo, quais seriam as razões.
Em sua justificativa, o vereador menciona o dia 8 de março último, em que a Câmara aprovou o requerimento 121/2003, de sua autoria, que solicitava estas informações e que a resposta através do ofício 250/2004 não foi suficientemente esclarecedora. “Razão pela qual estou reapresentando tal requerimento e aguardando respostas mais objetivas”, esclarece Catolé.
Ele ainda diz que há uma grande expectativa por parte dos funcionários da prefeitura, tendo em vista que os funcionários da Câmara Municipal já foram contemplados com o reajuste salarial desde 1o de maio deste ano.
Os vereadores Almir Mariano (PPS), Dra Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT) e Jadiel Vieita (PV) também assinaram o requerimento. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Keko quer informações sobre relação de inscritos de bolsas de estudo

Ilhabela - Através do requerimento 231/2004 endereçado a Secretária Municipal de Educação, aprovado na sessão do dia 24 de maio, o vereador Jadiel Vieira (PV), o Keko, pede informações outrora solicitadas, sobre a relação contendo nome completo e filiação, renda familiar comprovada através de holerite de todos os alunos inscritos para obtenção de bolsa de estudo, bem como, informações sobre reprovação de aluno que já foi bolsista no passado.
Keko diz no documento que estas informações visa responder a questionamento de vários alunos sobre os critérios utilizados no deferimento de bolsas de estudos aos inscritos e que já foi enviado um ofício (125/2004) em que solicitava estas informações. Entretanto, a resposta do secretário municipal de Educação através do ofício GS 58/2004, dando conta da impossibilidade do envio de relação contendo o nome completo e filiação de todos os alunos inscritos, como forma de proteger os direitos à intimidade e a própria imagem de intromissões ilícita externas. E mais, que a relação contendo a renda familiar, comprovada com cópia do holerite de todos os inscritos violaria o sigilo das informações garantido constitucionalmente não foram suficientes para que concordasse com a resposta.
Primeiro, de acordo com o vereador Keko, não há intromissões ilícitas externas, pois como representante da sociedade são legítimos e tem o dever de tomar as medidas necessárias para esclarecimento dos munícipes sobre as questões que abordam.
Para ele não há também violação de sigilo de informações, pois os critérios para obtenção de bolsas de estudos são objetivos e incluem entre os itens obrigatórios a comprovação de renda, sendo assim todos que participam da seleção abrem mão do sigilo. “Esclareço que o envio da documentação solicitada é medida imperativa no cumprimento do nosso dever como vereador e principalmente, informar aqueles que através do voto nós elegeu”, finaliza. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Romeu quer alargamento de ponte no Camarão

Ilhabela - Na última sessão da Câmara foi aprovado requerimento 236/2004 do vereador Romeu Pedro Persch (PTB) em que questiona a prefeitura sobre o alargamento da ponte de madeira existente na estrada do Camarão, no bairro Barra Velha.
Romeu disse que há meses está empenhado para que a comunidade que reside naquela área veja está questão encerrada. Ele ainda mencionou que no ano passado, no mês de dezembro, enviou ao prefeito uma indicação (409/2003), aprovada na sessão do dia 8 do mesmo mês, em que pedia que este problema fosse resolvido. Também, no início do ano passado, o governo estadual do PSDB havia prometido a construção de quatro pontes no município, sendo uma delas na estrada do Camarão.”Foi confirmada a obra, porém depois recebi informações do cancelamento da obra”, desabafa. Com isso a população se vê prejudicada e sem alternativa, a não ser depender da ajuda do município, uma vez que o Estado se comprometeu e não realizou, segundo o vereador.
Ele ainda explica que a ponte de madeira que existe na área, somente necessita que a prefeitura se comprometa a aumentar a largura, facilitando assim a passagem de veículos e moradores. “Seria uma forma de resolver o problema temporariamente, inclusive facilitando o acesso dos moradores”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Carlinhos quer saber da possibilidade de fornecer veículo e sala para PEA

Ilhabela - O vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB) questiona o executivo por meio do requerimento 243/2004, aprovado na última sessão da Câmara, em que pede informações sobre a possibilidade de se adquirir um veículo para os funcionários do programa de erradicação do Aedes Aegypti (PEA), bem como, a construção de uma sala para acomodação dos produtos utilizados no laboratório.
Carlinhos acha de extrema importância a aquisição do veículo já que irá proporcionar estrutura para as equipes se locomovam e assim, poderá atender diferentes regiões com mais rapidez e eficácia. Já em relação a construção de uma sala trata-se da obrigação de se separar os produtos usados no laboratório, devido à nocividade.
Os vereadores José Garcia de Souza (PSB), Almir Mariano (PPS) e Walter Duarte de Souza (PTB) também assinam o documento. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Brandão quer informações sobre cestas básicas

Ilhabela - Por meio do requerimento 241/2004 de autoria do vereador José Pereira Brandão (PSDB) encaminhado a Secretária Municipal de Planejamento e Gestão pede informações sobre as cestas básicas fornecidas aos funcionários da prefeitura e Secretária Municipal de Saúde.
Brandão pergunta no documento quanto custa a cesta básica fornecida aos funcionários da prefeitura e da Secretária de Saúde, quem são os fornecedores e qual seria o valor da cesta. O vereador gostaria de estar informado para esclarecer os funcionários da saúde sobre este fato. Os vereadores Almir Mariano (PPS), Dra Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT), Rogério Ribeiro de Sá (PTB) e Walter Duarte de Souza (PTB) assinaram em apoio o requerimento. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Almir pede informações sobre gratificação de motoristas

Ilhabela - O vereador Almir Mariano (PPS) teve o requerimento 230/2004 aprovado na sessão de Câmara do dia 24, em que pedia informações sobre o efetivo recebimento da gratificação constante do anexo I, da Lei 203/2003, pelos servidores ocupantes dos cargos de motoristas, especialmente, pelos motoristas de ambulância.
Na justificativa, Almir diz que as informações que chegam a este respeito é que a atual administração não vem cumprindo o preceituado pela Lei 203/2003, no que tange o pagamento da gratificação constante no anexo I da referida Lei.
Também, segundo informações, a mencionada gratificação é recebida por alguns servidores, sendo feita de forma aleatória, fato este gerador de descontentamento entre os servidores.
Almir ainda esclarece que no caso específico dos motoristas, tomou conhecimento que aqueles que trabalham na área da saúde não estão recebendo a gratificação, contrário dos motoristas da área da educação.
O vereador diz que estes fatos além, de causar descontentamento geram outros fatores negativos como a queda de produtividade e qualidade dos serviços prestados. Como também, contrariar a legislação vigente e ferir os princípios norteados pela administração.
“A apuração dos fatos acima, bem com a efetiva regularização do problema em caso de constatação é medida que se impõe”, comenta. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Projeto de lei autoriza regularizar construções irregulares e clandestinas

São Sebastião - Um projeto de lei complementar, apresentado pelo vereador Ronaldo de Macedo Lourenço, pretende autorizar a regularização de construções clandestinas ou irregulares no município. A proposta deve ser lida na sessão de hoje e, em seguida, encaminhada às comissões permanentes. Ainda não há data para votação, porém o projeto 04/2004 já está gerando polêmica na cidade. Caso seja aprovado, conforme prevê o artigo 1º, a Prefeitura de São Sebastião estará autorizada a “proceder à regularização de edificações, reconstruções e reformas de imóveis, executadas irregularmente, que tenham sido iniciadas até 31 de maio de 2004”.
e acordo com o projeto, “os pedidos de regularização deverão ser protocolados no prazo de 60 dias, a contar da publicação da lei, na Prefeitura Municipal, acompanhados de um croqui simples elaborado por técnicos com registro no CREA e relatório fotográfico”.
o projeto do vereador Ronaldo Lourenço consta que nos padrões médio, fino, luxo e especial, o proprietário será obrigado a recolher uma taxa de contribuição social entre 1% e 10% do valor venal do imóvel. Os valores arrecadados seriam repassados ao Hospital de Clínicas, APAE e Fundo Social de Solidariedade.
Não poderão ser regularizadas as construções: em ruínas ou em mau estado de conservação; que interfiram no sistema viário e em logradou-ros públicos; que não satisfaçam condições mínimas de habitação, higiene e segurança; em áreas objeto de ação civil pública; em áreas objeto de ação judicial alusiva a loteamento clandestino; localizadas em áreas não cadastradas; em desacordo com o meio ambiente ou legislação ambiental estadual e federal; e que estiverem edificadas em faixas non aedificandi”.
Pelo projeto, a Prefeitura não perderá o poder de polícia para determinar a demolição de construções que não atendam as disposições prevista em lei. Ontem à tarde, Ronaldo Lourenço falou sobre sua proposta. “A intenção é realmente regularizar obras até então irregulares, mas obedecendo as questões ambientais e leis superiores. O objetivo é beneficiar a classe pobre, os mais humildes”, justificou o vereador.
Lourenço ressalta que nos bairros Enseada, Canto do Mar e Jaraguá existem construções passíveis de regulamentação.
Em sua opinião, a lei não incentivará novas construções irregulares. “Não abrange novas construções”, apontou.
Entretanto, o projeto já gera polêmica, principalmente, por se tratar da questão de uso do solo. O presidente da Federação Pró-Costa Atlântica, Téo Balieiro, que no ano passado liderou um movimento contra alterações feitas em regime de urgência na lei de uso e ocupação do solo, comentou a iniciativa, na tarde de ontem. “Quando o vereador Sérgio Pereira estava na Câmara, já havia alertado sobre um possível projeto. Somos rigorosamente contrários, pois incentiva uma série de irregularidades. Estimula próximos empreendedores a transgredirem leis do município. Temos o exemplo do impacto provocado pela emissão de esgoto. Vemos Paúba e Boiçucanga com bandeira vermelha por causa do mau uso do solo ”, declarou Balieiro. Outros seis projetos devem ser apresentados na sessão de hoje, a partir das 17h. (Fonte: Imprensa Livre)

Dise encontra adolescente vendendo droga na Enseada

São Sebastião - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) do Litoral Norte flagrou na noite de sexta-feira um adolescente de 17 anos vendendo maconha e crack na Enseada, na Costa Norte. O menor estaria vendendo os entorpecentes trazidos por outro traficante, cujo nome não foi divulgado, que seria de São José dos Campos.
A Dise fez “campana” nas imediações, onde observou o adolescente que atendia usuários e pegava a droga em um esconderijo. No momento em que o menor se abaixava para pegar um saco neste local, os policiais cercaram-no dando voz de prisão.
No saco, estavam 45 porções, uma delas grande, de maconha, mais duas pedras de crack. O menor foi conduzido à delegacia, juntamente com o responsável, onde se registrou o crime, encaminhado para Vara da Infância e Juventude. (Fonte: Imprensa Livre)

PPS inaugura diretório e Juan rebate declarações de Paulo Julião

São Sebastião - Cerca de 300 pessoas participaram da inauguração do diretório municipal do PPS (Partido Popular Socialista), na tarde de sábado, no Centro. A sede fica no cruzamento da avenida Guarda Mor Lobo Viana com a rua Duque de Caxias (antigo posto Porto Seguro).
Representantes da executiva estadual do PPS e políticos da região também estiveram na abertura do diretório. Três bandas da cidade se apresentaram na festa de inauguração. No palco, ao lado do presidente do PPS de São Sebastião, Juan Manoel Pons Garcia, que é pré-candidato a prefeito, ficaram os representantes do PDT, PFL, PSB, PHS, PAN, PTN, PC do B e PMN. Os partidos devem coligar com o PPS para a disputa da próxima eleição. Em seu discurso, Juan Garcia rebateu críticas de Paulo Julião à oposição. “A vitória não é somente nas urnas, mas no crédito que a população te dá”, declarou. Julião havia criticado o trabalho da oposição em reunião suprapartidária, na última quarta-feira, e também durante entrevista à Rádio Beira Mar, na sexta. “Se tivessem tanta certeza de que já ganharam a eleição, não estariam pregando mentiras e tentando tomar partidos. Vamos ganhar por nossa história e nosso trabalho. Somos candidatos porque temos proposta de crescimento, não é poder pelo poder. Ganhar a eleição pisando na mãe não vale a pena”, manifestou Paulo Julião, no encontro político da semana passada. Juan se defendeu do fato do prefeito, em entrevista na rádio, atribuir notícias veiculadas na imprensa a interesses pessoais e motivações oposicionistas. “Não somos donos do SBT, da Globo, da Bandeirante, da imprensa. Das páginas de turismo, passamos às páginas policiais. O poder não nos envaidece, o poder que queremos é para fazer justiça”, concluiu o presidente do PPS.
A inauguração do diretório foi encerrada com queima de fogos. Na próxima sexta-feira, o PPS promoverá uma discussão sobre o tema “Educação”, no Porto Grande Hotel. A convenção do partido será no dia 20. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Últimas vagas para o curso “Empretec”

Ubatuba - O SEBRAE, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e Associação Comercial, convida os empresários de Ubatuba a participar de Palestra sobre o curso “Empretec” que será realizado nesta quinta-feira, dia 3 de junho, a partir das 19:00 horas na Associação Comercial na Rua Dona Maria Alves, 587, Centro. O SEBRAE vem desenvolvendo varias ações junto ao município, voltadas para o treinamento, através de cursos e palestra, qualificando o profissional do nosso município, a qual vem adotando os ensinamentos em seu próprio estabelecimento, isso volta para o município na melhora no atendimento junto aos turistas que visitam nossa bela cidade, como também uma sensível modernização do próprio empreendimento.
O SEBRAE em parceria com a Prefeitura (Projeto Cidadão) estará iniciando também um programa chamado “Sabor & Qualidade” que iniciará no dia 02 de junho, abrangendo os Lancheiros e Quiosqueiros do município. Para maiores informações, junto a Secretaria de Assistência Social – Projeto Cidadão, Rua Paraná, 375, Centro com Enrico Bonomo ou no telefone (12) 3832-6038.

Sessão na Câmara Municipal de Ubatuba

Ubatuba - Exerça a cidadania. Participe da vida política de seu município. Veja o que seu vereador faz pela cidade. Assista à sessão da Câmara Municipal que se realizará hoje (01/06), às 19h30, na Câmara Municipal de Ubatuba, avenida Iperoig, 218 - Centro.
Até o fechamento desta edição não foi divulgada a Ordem do Dia.

Pintor é executado com mais de 20 tiros dentro da própria casa

Ubatuba - O pintor Agostinho dos Anjos Bernardino, 48 anos, foi executado com mais de 20 tiros pelo corpo na madrugada de sábado, dentro de sua casa na rua Ivo Júlio da Silva, no bairro Bela Vista.
A vítima estava na cama junto com a companheira J.B.S., quando ouviu seu nome vindo pela porta dos fundos. Antes mesmo de abrir, o pintor foi rendido por duas pessoas, que arrombaram a porta, descarregando a arma em cima dele. O pintor morreu no meio da sala.
Foram 24 tiros, que atingiram as costas, tórax, braço, ombro e perna. A companheira contou que chegou a ver os assassinos, que vestiam roupas escuras. Na casa ainda estava a filha do casal de 13 anos, que dormia no quarto.
A vítima era natural de Flores/PE e teria várias passagens pela polícia. Agostinho já esteve preso na cadeia local em crimes de tráfico de drogas (em quatro ocasiões), furto, porte de armas e receptação. A polícia suspeita de vingança ou acerto de contas. (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Litoral

Artigo Topo

A cigarra e a formiga

A VERSÃO CLÁSSICA - Era uma vez uma formiga que trabalhava duro no sol escaldante do verão, construindo sua casa e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava. A cigarra pensou: Que idiota! E passava o tempo dando gargalhadas, cantando e dançando como nunca e assim consumiu o verão. Ao chegar o inverno, a formiga estava aquecida e bem alimentada. A cigarra não tinha abrigo nem comida e morreu de frio.
MORAL DA HISTÓRIA: TRABALHE DURO! SEJA PREVIDENTE E RESPONSÁVEL!


A VERSÃO BRASIL 2004 - Era uma vez uma formiga que trabalhava duro no sol escaldante do verão, construindo sua casa e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava. A cigarra pensou: Que idiota! E passou o tempo dando gargalhadas, cantando e dançando como nunca e assim consumiu o verão.
Ao chegar o inverno, a cigarra, tremendo de fio, convocou a imprensa para uma entrevista e exigiu explicações. Por que é permitido à formiga ter uma toca aquecida e boa alimentação durante o inverno enquanto as cigarras estão expostas ao frio e morrendo de fome? Zero Hora, Correio do Povo, Jornal do Brasil, Estadão, Rede Globo, TV Guaíba, TV Gaúcha, SBT, BAND e outros comparecem e tiram fotos da cigarra trêmula de frio e com sinais de subnutrição. Imagens dramáticas na televisão mostram uma cigarra em condições deploráveis e logo adiante a formiga em sua toca confortável com uma mesa farta e variada, proclamando que isto é uma injustiça social. O programa Aqui e Agora apresentou um quadro de 15 minutos, mostrando uma cigarra cambaleante com uma dúzia de cigarrinhas famintas.
O Brasil fica perplexo e chocado com o contraste. A BBC de Londres manda uma equipe ao Brasil para fazer uma reportagem especial a ser distribuída em rede na Europa. A CBS nos Estados Unidos interrompe uma entrevista coletiva do Rumsfeld sobre a guerra do Bush para mostrar uma entrevista com imagens que a cigarra concedeu ao correspondente no Brasil. A CNN, que também apresentou a matéria, obteve um significativo aumento de audiência e decidiu mandar um correspondente ao Brasil para montar um vídeo sobre a miséria dos cigarras brasileiras. A empresa preconiza um ano fiscal bastante generoso com a exploração desses dois eventos: a guerra e a tragédia das cigarras.
"Como pode isto acontecer num país com uma das maiores produções agrícolas do mundo e em cujas metrópoles circulam automóveis de luxo! Como permitem os ricos que a pobre cigarra sofra tanto?
Ratinho introduz a cigarra em seu programa e todos choram enquanto cantam: Não é mole ser sem-toca. O João Pedro Stédile, um dos dirigentes do MST (Movimento dos Sem Toca) promove uma demonstração que paralisa o trânsito de São Paulo por quatro horas. O José Rainha Jr., outro dirigente, promove uma marcha dos Sem-Toca à Brasília, partindo de vários pontos conflagrados do país. São recebidos pelo presidente da república que comparece e coloca a roupa verde, símbolo dos Sem-Toca, em homenagem às cigarras.
O Banco Mundial elogiou o programa Folhas Mil, recém lançado pelo governo para socorrer as cigarras do MSF (Movimento dos Sem Folha.) Lula conclamou os G7 a criar um fundo especial para um programa Folhas Mil mundial. Afinal, toda cigarra tem o direito a folhas verdes três vezes por dia.
Simultaneamente, milhares de invasões de tocas são promovidas em todo território nacional. O presidente simula pedir uma trégua, sabendo que não é para ser atendido.
Em entrevista no programa do Jô Soares, Miguel Rosseto brada que as formigas enriqueceram às custas das pobres cigarras e que estas são vítimas das políticas discriminatórias do FMI e do imperialismo americano e conclama o Congresso a aprovar legislação aumentando imediatamente a alíquota de impostos para as formigas. Outra medida, apoiada pelo Senador Paulo Paim, estabelece um imposto de 20% sobre as grandes fortunas das formigas, retroativo ao início do verão, destinado a promover a cidadania das cigarras. Recebe apoio imediato de José Dirceu, coma ressalva de que os recursos devam ser divididos igualitariamente entre os programas prioritários do governo.Cogita-se de uma emenda constitucional que obrigue as comunidades a promover a integração social das cigarras. A CNBB propõe a criação do Banco das Tocas. Cria-se o BCC - Banco Cooperativo das Cigarras, sendo as formigas obrigadas a entregar ao BCC uma cota anual de folhas verdes para distribuição às "excluídos" cigarras. A formiga é multada por não ter entregue sua cota de folhas verdes e, não tendo como pagar as taxas retroativas, pede falência.
A cigarras decide invadir a toca da formiga e lá acampa. A formiga pede ajuda da polícia, que informou não dispor de efetivos para atender a ocorrências desta natureza e também por orientação do Secretário de Segurança que deseja evitar confrontos com os sem-tocas. A formiga então entra na Justiça para obter a reintegração de posse mas o Juiz nega, invocando o direito alternativo e sentencia que a formiga não provou a produtividade da toca. O Ministério da Reforma Agrária desapropria a toca da formiga por não cumprir sua função social e a entrega à friorento e desnutrida cigarra. A formiga tenta na justiça cobrar a indenização pela desapropriação. Em outra ação, tenta provar a produtividade de sua toca. O processo continua correndo.
Uma empresa de advogados oferece-se para representar a cigarra em processo de difamação e perdas e danos contra a formiga que é condenada em várias instâncias da justiça, perdendo seu último e derradeiro recurso perante o Superior Tribunal Federal, integrado por magistrados nomeados por indicação de Luiz Inácio Lula da Silva, de uma lista de cigarras que, quando juizes, praticavam a justiça alternativa. A agilidade da justiça neste rumoroso caso foi alvo de rasgados elogios.
O Ministério da Justiça descobriu que a cigarra foi presa no passado por promover alguma desordem nas ruas e conseguiu sua inclusão no grupo de perseguidos políticos com direito a indenização federal e pensão vitalícia.
A lenda termina com a cigarra consumindo os últimos restos de comida da antiga toca da formiga, que está caindo aos pedaços e ruindo por falta de manutenção. A cigarra acaba morrendo em um incidente relacionado com drogas e uma gangue de aranhas toma conta da toca e passa a aterrorizar a vizinhança antes tranqüila e pacifica.
A formiga consegue uma passagem aérea aos Estados Unidos, onde entrou com visto de turista e passou a viver de bicos, fazendo faxinas nas tocas das mais ricas. Mesmo vivendo ilegalmente no país, terminou por constituir uma empresa de faxina, empregando outras formigas brasileiras que seguiram seus passos. Com o passar do tempo, a formiga e suas auxiliares economizaram o suficiente para obter sua própria toca, conseguiram seu green-card e mais tarde se tornaram cidadãs americanas. A comunidade brasileira de formigas se reúne periodicamente em uma folheada (churrasco de folhas), sempre muito divertida. Sonham sempre em economizar muitas verdinhas (folhas) e um dia voltar ao Brasil. Nunca o fazem, contudo.
Moral da história: Tem muitas coisas além do trabalho árduo que nossa vã filosofia não alcança.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP

Crônica

Topo

Oriente Médio

Junho é o mês em que os americanos prometeram devolver o Iraque aos iraquianos. Bush e seus comparsas petroleiros não querem o solo iraquiano, que além de paupérrimo, está infestado de muçulmanos raivosos.
O governo americano tem interesse exclusivo no petróleo que jaz escondido nas entranhas da terra.
O negócio é devolver o solo e garantir o subsolo. Isso implica na necessidade de alguém confiável para o papel de zelador. Aí mora o perigo.
O último cão de guarda adestrado pelos “donos do mundo” foi Saddam Hussein, treinado para ser obediente. Deveria morder os inimigos da América. Acabou abocanhando a perna de um amigo e precisou ser sacrificado.
Quem garante que o próximo fantoche não vá se transformar num tirano sanguinário?
Pelas características tribais do Iraque, onde as fronteiras geográficas artificiais contam pouco, é de se prever que um governo nos padrões ocidentais não dará certo.
Também deve ser levada em conta a resistência aos invasores. Ela está forte a cada dia mais forte e não dá sinais de que vá esmorecer.
É no mínimo insensato o projeto do governo americano, que como sempre atira primeiro e depois avalia as conseqüências. A idéia não é apenas implantar um sistema político baseado no sufrágio universal. Isso até poderia ser absorvido pela cultura local.
O que os americanos querem é difícil para não dizer impossível.
Não há como transportar os padrões culturais americanos para um povo que está há anos-luz de distância.
Os iraquianos jamais absorverão gratuitamente o american way of life. O povo muçulmano tem tradição milenar de valores espirituais, para mudar isso seria necessário um choque maior do que o produzido por ditaduras sanguinárias ou guerras de conquistas.
Seria preciso colocar dinheiro no Iraque.
Isso vai contra os valores mais profundos da América que sempre tira vantagens dos conflitos. A prosperidade americana nasceu nas guerras do século XX.
A tentativa de entregar o poder aos iraquianos poderá redundar numa enorme nação xiita, que eternamente cultivará o ódio contra o “Grande Satã”.
A manutenção duradoura da ocupação, além do custo financeiro altíssimo acarretará desgaste político. Vai acabar gerando uma frente de resistência contra a guerra nos Estados Unidos. Isso poderá custar o poder aos republicanos.
Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Festa da Tainha - Olá pessoal gostaria por intermédio deste Convidar a todos de Ubatuba e todos que lêem este informativo a participar da nossa 1º Festa da Tainha na Maranduba a com a presença de todas as associações de bairros da região Sul .
Contamos com a sua Presença a Festa será realizada dias 25 e 26 de junho 2004 as 19:30 hs.

A.A.R.S
Associação Amigos Região Sul.
Maiores Informações (12) 3849-8847 ou Cel (12) 3849-8847


Gostaria de estar passando esta informação - Sou cabeleireira, atendi um cliente na semana passada, que tinha toda a parte de trás da cabeça sem cabelo, apenas alguns fios nascendo, fui fazendo perguntas e ele me passou que seu cabelo começou a cair rapidamente, procurou médico aqui no município, não conseguiu resolver e o cabelo caindo todo...caiu todo o cabelo em 15 dias, ficou totalmente careca, então foi para São Paulo e na primeira consulta a médica lhe avisou que ele foi contaminado pelo CARAMUJO AFRICANO, passou medicação vias oral e local, na parte superior da cabeça já está bem preenchida, mas atrás está bem careca ainda.
Então vejam bem... caramujos, praias impróprias, buracos nas ruas ou melhor ruas nos buracos, Santa Casa desafogada e Postos de Saúde sem vagas, Escolas arrombadas direto, como aqui no Áurea Moreira Rachou (Sertão da Quina) que em dezembro levaram 10 computadores, TV 29 polegadas, DVD, etc., e na madrugada do ultimo sábado levaram os últimos 4 computadores, pessoas toda hora na porta da gente perguntando se precisamos ou se sabemos de alguém que está precisando de empregada para fazer qualquer tipo de serviço...o povo está pedindo socorro, estamos pedindo socorro... e o Sr. Administrador Municipal tem a coragem de dar uma entrevista como esta (no informativo de ontem, 31-05}.
NOSSO MUNICÍPIO ESTÁ DEFICIENTE DE TUDO, PRINCIPALMENTE DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E TRABALHO.
VAMOS PRESTAR ATENÇÃO E VER QUEM DEIXOU NOSSO MUNICÍPIO CHEGAR A ESTE CAOS, NÃO PODEMOS ERRAR NOVAMENTE.
(não sou candidata, nem aposentada, sou caiçara, comerciante, prestadora de serviços, com 3 filhos estudando na rede pública e uso o SUS, sei o que estou falando).

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ilhabela

Praia Grande - Ilhabela

Praia Grande
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor