Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 03 de junho de 2004 - Nº 1047 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
OAB pede providências ao MP sobre má qualidade de água da Sabesp no Litoral Norte
Ong Força Positiva entra na luta contra a Aids no Litoral Norte


Caraguatatuba
Cerimônia Barcos ao Mar abre 7º Festival do Camarão em Caraguatatuba
7º Festival do Camarão
Caraguá encaminha IPTUs atrasados para Execução Fiscal
Educação Continuada da 3ª Idade da Fundacc participa de Gincana
Água Viva Coral - 10 Anos
Projeto de Responsabilidade Social de Caraguá é premiado em São Paulo
Rodovia é interditada após deslizamento de pedras
Colônias de Férias e SAB Porto Novo querem lombada na SP-55
Caraguá cobra IPTU de 15 mil na Justiça
Assaltante preso em flagrante estava na condicional
Vendedor é baleado no calçadão da Rua da Praia em Caraguá
Carro da festa do Divino é dividido entre três ganhadores

Ilhabela
Departamento de fiscalização apreende mercadoria de ambulantes
Programa de Saúde da Ilha é modelo
Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

São Sebastião
Aldeia indígena de Boracéia terá rede de abastecimento de água
Programa de desenvolvimento do Turismo Receptivo
São Sebastião revoga mudança no uso do solo
Rabecão abandonado incomoda moradores
Ônibus de universitários não devem receber aumento de verba

Ubatuba
Andrade é pré-candidato à vice-prefeito com Tuzino
Ubatuba será palco de festa de pára-quedismo
Ecoencontro da Cooperativa Educacional de Ubatuba
Ubatuba estuda áreas degradadas
Hoje tem palestra sobre o curso “Empretec”
Rede Ágape estréia na TV
Prefeito pode ser afastado do cargo, segundo denúncia de vereador
Ubatuba sai na frente em preservação
Sexta-Básica Musical na Fundart
Natação é destaque no Circuito Paulista de Águas Abertas

Seções
Bastidores Poíticos de Ubatuba
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

OAB pede providências ao MP sobre má qualidade de água da Sabesp no Litoral Norte
Trata-se do relatório da Secretaria de Estado da Saúde, que aponta resultado péssimo do tratamento durante 2003

Litoral Norte - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subsecção São Sebastião/Ilhabela, apresentou representação ao Ministério Público, ontem. O presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, explica que a medida visa solicitar ao MP apuração sobre o relatório da Secretaria de Estado da Saúde, que aponta situação precária na qualidade do abastecimento no Litoral Norte, conforme avaliação durante 2003. O documento sintetiza pesquisa por meio do Pró- Água (Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano no Litoral Norte) durante no ano de 2003. De acordo com o relatório, o resultado da performance do tratamento de água da Sabesp é péssimo nos bairros Maresias e Paúba, na Costa Sul de São Sebastião, e em Itamambuca, em Ubatuba. Em Maresias, as análises mostraram água turva, cloro em níveis reduzidos em 27% das amostras e bactérias em 5 das 8 medições mensais. Paúba, baixo nível de cloro em 17% das amostras e bactérias em excesso em 4 das 9 análises mensais. No bairro Itamambuca, excesso de bactérias em 7 das 12 medições mensais e falta de cloro em 26% das amostras.
Sabesp - “A Sabesp garante a qualidade do abastecimento; a população do Litoral Norte pode ficar tranqüila”, disse o superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp, em Caraguatatuba. José Ricardo Manckel Amadei, em entrevista publicada na terça-feira pelo Imprensa Livre. “As metodologias são muito discutíveis”, ele afirmou quanto ao relatório da Secretaria Estadual de Saúde. Em outros bairros da região, o relatório aponta resultados de processos bons e com restrições, ainda com situação inadequadas como nível de cloro abaixo do exigido, excesso de bactérias e turbidez na água. O sistema Barra do Una/ Sahy, em São Sebastião, por exemplo, apresentou boa performance de tratamento, embora excesso de bactérias em 4 das 7 amostras mensais. Boiçucanga, também em São Sebastião, aparece com número de coliformes acima do padrão em 17% das amostras, e com a classificação de tratamento inadequado, mas resultado bom. Os bairros Vermelha do Sul e Maranduba, em Ubatuba, também aparecem com tratamento inadequado, mas resultado regular e bom respectivamente. Faltou cloro na água fornecida na praia Vermelha do Sul, em 24% das amostras. No Maranduba, excesso de bactérias em 5 das 12 amostras e também falta de cloro em 27% das amostras. Amadei considera que o relatório da Secretária de Estado da Saúde possa ter apontado anomalias na água. “Mas fizemos a verificação nos pontos de todas as amostras, todas deram resultado negativo, ou seja, 100% potáveis”, ele declarou.
Órgão oficial - O presidente da OAB afirma que a investigação do Ministério Público será muito importante, uma vez que a Sabesp contraria o relatório da Secretaria Estadual. “Não se trata de qualquer instituição, mas da Secretaria de Governo do Estado”, ele diz. “É necessária a apuração dos fatos para o devido sanamento. A falta de tranqüilidade é grande por parte da população consumidora de água da Sabesp”, enfatiza o presidente da OAB. Ainda segundo o relatório da Secretaria Estadual, há 113 pontos de captação de água alternativos na região (não operados pela Sabesp). Amadei, da Sabesp, supõe que o resultado do relatório não expressa a realidade do sistema/Sabesp, porque a coleta de amostra poderia ter sido feita em pontos de captação alternativos irregulares. “Pode ter ocorrido alguma confusão, como já aconteceu”, ele diz. O superintendente disse ainda que a Sabesp desde 1995 aplica investimentos no Litoral Norte acima do que é viabilizado em todo o Estado. Citou que durante o ano 2003, a Sabesp realizou 40.842 análises afetas ao cloro, flúor, turbidez, PH e nível bacteriológico. “A Secretária de Saúde do Estado fez 9016 análises”, comparou.
Conforme o superintendente, dentro de 60 dias devem ser instalados filtros nos sistemas de captação de Boiçucanga, em São Sebastião, Itamambuca, Maranduba, Vermelha do Sul, Folha Seca, Rio Escuro, Praia Dura e Corcovado, em Ubatuba. O sistema Maresias/Paúba tem Estação de Tratamento de Água, mas ainda não completa.
Sociedades Amigos - O presidente a Somar (Sociedade Amigos de Maresias) Wanderlei Nogueira, afirma que ficou surpreso com os resultados da avaliação da água fornecida pela Sabesp, neste bairro. “Sempre achamos que o abastecimento fosse normal porque a Prefeitura de São Sebastião, que também faz as análises, nunca nos informou alguma anormalidade”.
Nogueira, na terça-feira, disse que faria contato com Teo Balieiro, presidente da Federação Pró-Costa Sul, instituição que reúne sociedades amigos da Costa Sul de São Sebastião, a fim de definir providências. Em entrevista para o Imprensa Livre, Teo Balieiro afirmou ter ficado surpreso com os graves resultados sobre a qualidade da água. “A comunidade sempre teve suspeitas, mas a Vigilância Sanitária da Prefeitura e a Sabesp sempre garantiram controle”, também disse Teo. Segundo ele, há necessidade de maior cobrança sobre as ações para a garantia de qualidade da água. Ligações alternativas podem contaminar água, diz técnico - O coordenador do Pró-Água em São Sebastião, José Roberto de Souza, funcionário da Vigilância Sanitária Municipal, afirma que as chamadas ligações alternativas de captação de água (não operadas pela Sabesp), ou seja, captações diretas de rios, curso d’água naturais e cachoeiras, podem contaminar a rede de abastecimento da Sabesp.
Ele explica que este problema pode acontecer no caso de um imóvel ser abastecido por água da Sabesp e pela ligação alternativa. Souza esclarece que a contaminação pode ocorrer quando falta água da estatal. “A pressão faz a água da tubulação alternativa, conectada à canalização interna do imóvel, entrar na rede da Sabesp, ao passar pelo cavalete dentro do imóvel”.
Souza afirma ser difícil resolver o problema, até porque, as tubulações estão no subsolo, dificultando a identificação dos locais. “Assim, é necessária a conscientização da população para usar com exclusividade a rede da Sabesp”. Souza afirma que a Vigilância Sanitária Municipal realiza a coleta das amostras para avaliação. Os dados apontados no relatório/2003, da Secretaria Estadual de Saúde, são baseados na análise destas amostras, coletadas por cada município, semanalmente. Em São Sebastião, por exemplo, são 20 amostras a cada semana. Com freqüência, as VS Municipais recebem os resultados e, quando necessário, notificam a Sabesp para a regularização.
Tempo X confirmação - Conforme Souza, é muito possível que a Sabesp não tenha constatado as anomalias nos pontos avaliados, em razão do tempo que faz a situação mudar. “Até fazermos a coleta das amostras, obter o resultados e notificar a Sabesp, passaram cerca de três semanas”. Ele considera pertinente idéia dos técnicos da VS e da Sabesp realizarem, juntos, a coleta das amostras para evitar contestações. Souza ainda considera que fissuras na rede de abastecimento da Sabesp podem comprometer a qualidade da água. “Mas a estatal está substituindo as canalizações por outras não corrosíveis”. O técnico cita que outro problema, relacionado a baixo teor de cloro, pode ocorrer no percurso da água até os imóveis, não no ponto onde é feita a aplicação, na estação de tratamento. Assim, seria necessário maior volume a fim de assegurar o nível adequado do produto na água, ele considera. Souza afirma que apesar do relatório apontar problemas na qualidade da água, “deve-se confiar no abastecimento da Sabesp”. Segundo ele, os problemas existem, mas são resolvidos. “O que é necessário sempre é o monitoramento e controle dos riscos”.
Bons resultados - Conforme Souza, no dia 24 de maio foram coletadas 20 amostras de água, abrangendo os bairros Guaecá, Toque-Toque Grande e Maresias. “Fiquei feliz, porque todas estavam dentro dos padrões de qualidade”. Ele afirma que nenhuma apresentou colifor-mes totais (resíduos do ecossistema) e coliformes termotolerantes (procedentes de fezes humanas).
O secretário de Saúde de São Sebastião, Paulo Jorge, e Souza afirmam que, em suas casas, consomem “água de galão”, comprada em estabelecimentos comerciais. Mas ambos dizem consumir também água da Sabesp, em bebedouros, por exemplo. Eles afirmam que os galões com água não são plenamente confiáveis, até porque a água fica parada por mais tempo. “Mas é hábito, de muitos de nós, comprarmos esta água para consumo”, admite o secretário. Em suma, ambos, dizem que a população deve continuar consumindo água da Sabesp, sem preocupação porque “é tratada”.
Ubatuba - chefe da Divisão de Saúde Coletiva, da Prefeitura de Ubatuba, Neilton Nogueira de Lima, declara que no Itamambuca, bairro da cidade, cerca de 600 imóveis são abastecidos por Estação de Tratamento de Água da Sabesp. O relatório da Secretaria de Estado da Saúde mostra resultado péssimo na performance do tratamento, em 2003, neste bairro.
Lima diz que esta ETA é rudimentar – manual. Por isto, apresenta problemas, não de forma rotineira. Ele conta que durante um mês do ano 2003, foram coletadas 89 amostras nesta área. Destas. 21 apresentaram excesso de colifor-mes totais (do ecossistema) e seis revelaram índices de bactérias acima do tolerável. A Vigilância Sanitária de Ubatuba também coleta as amostras e notifica a Sabesp sobre casos irregulares. Lima conta que a ETA da Carolina, no centro da cidade, é muito boa, automatizada. Abastece 25 bairros. Segundo ele, 75% da população da cidade recebem água desta ETA. Ele afirma que, algumas vezes, ocorre baixo nível de cloro, mas em razão de trechos de rede mais antigos. Lima considera que ligações alternativas podem comprometer a rede da Sabesp, como disse o técnico da VS em São Sebastião. Mas Lima afirma que em Ubatuba este caso não é comum. Ele também afirma que a população precisa ficar sempre atenta aos resultados sobre a qualidade da água. “Os nossos relatórios estão disponíveis para consulta”. Conforme Lima, a prefeitura pode multar a Sabesp, caso a estatal não corrija as anomalias apuradas. (Fonte: Imprensa Livre)

Ong Força Positiva entra na luta contra a Aids no Litoral Norte

Litoral Norte - Na semana passada a região do Litoral Norte de São Paulo ganhou uma nova Organização Não Governamental. O Grupo Força Positiva, fundado no dia 24, trabalhará na luta contra o HIV/Aids e por melhores condições de vida e de assistência aos portadores desta doença e também da Hepatite. A mobilização da luta contra a Aids é decorrente dos anos 80, quando a doença começou a ser tratada como epidemia. Nesta época foi fundado em São Paulo o Gapa – Grupo de Apoio e Prevenção à Aids. Segundo o presidente do Força Positiva, Wellington Alves de Souza, como este é um trabalho novo que está sendo desenvolvido entre os portadores da região, a entidade irá buscar diretrizes com outras organizações que já realizam este tipo de prestação de serviço. “Nós iremos manter um contato com a população mais vulnerável à doença e pretendemos desenvolver atividades preventivas, educativas e também assistenciais, como palestras, apoio jurídico aos portadores que necessitam de aposentadoria ou afastamento de trabalho, cesta básica, enfim, queremos prestar um serviço para informar a população sobre a doença e manter a qualidade de vida dos portadores”, explicou Souza. A diretoria também conta com Carlos Roberto Candido, primeiro secretário; Antonio Mário de Souza, segundo secretário; Maria Aparecida Ivanov, primeiro tesoureiro; Renata de Araújo Cruz Melo, segundo tesoureiro; além de Sandreia Ramos, Walter Ferreira, Leomar Gomes da Rocha, Regina Maria Alves Lima, Rosana Teles de Carvalho, Lucy Helena Passuelo Silva, Ivana Roseli Gomes Mollica e Joel Lúcio Laves, dos conselhos deliberativo e fiscal. Esta composição fica constituída por dois anos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Cerimônia Barcos ao Mar abre 7º Festival do Camarão

Caraguatatuba - Abrindo o 7º Festival do Camarão, que acontece entre os dias 10 e 13 de junho, a cerimônia religiosa “Barcos ao Mar”, aconteceu dia 31 de maio, segunda-feira, às 16 horas, no Entreposto de Pesca Artesanal, comemorando o final do defeso.
Foi realizada também uma procissão marítima em homenagem a São Pedro, com percurso até o Rio Santo Antonio, terminando no Entreposto, quando os pescadores e seus barcos receberam benção do Padre Marcos Vinícius Rosa, da Paróquia de São João Batista, para voltar à pesca, com a participação de suas famílias, autoridades e religiosos. Durante a solenidade, que teve a presença de autoridades, pescadores e público em geral, aconteceu também a homenagem aos pescadores antigos escolhidos pelas comunidades pesqueiras do município, Wlademir de Oliveira do Poiares, pescador do Camaroeiro, João Ferreira de Lima, do Porto Novo e Vital de Paula, do Massaguaçu. (Fonte: PMC)

7º Festival do Camarão
A Cultura do caiçara pescador valorizada
 
Caraguatatuba - cultura caiçara, difundindo a cada ano os costumes dos pescadores artesanais, a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal por meio da Setur - Secretaria de Turismo e Fomento, em parceria com a Associação de Pescadores do Camaroeiro, fazendo parte da programação do Mês de Santo Antonio de Caraguatatuba – o Resgate Histórico de Uma Imagem Para a Valorização de Um Destino Turístico, promovem, um grande encontro de cultura na praia do Camaroeiro, o 7º Festival do Camarão, na praia do Camaroeiro, entre os dias 10 e 13 de junho.
Iniciada em 1998, o festival cresceu e hoje é considerado um dos mais importantes do calendário, quando a cidade recebe muitos turistas, que vêm comprar camarão fresco a preços promocionais, saborear deliciosos pratos típicos, conhecer a cultura caiçara e assistir a corridas de canoas disputadas entre pescadores e seus filhos, vindos de várias comunidades pesqueiras da cidade. Abrindo o 7º Festival do Camarão, a cerimônia religiosa “Barcos ao Mar”, aconteceu dia 31 de maio, segunda-feira, às 16 horas, no Entreposto de Pesca Artesanal, abrindo a temporada de pesca, comemorando o final do defeso. Foi realizada também uma procissão marítima em homenagem a São Pedro, com percurso até o Rio Santo Antonio, terminando no Entreposto, quando os pescadores e seus barcos receberam benção do Padre Marcos Vinícius Rosa, da Paróquia de São João Batista, para voltar à pesca, com a participação de suas famílias, autoridades e religiosos. Durante a solenidade, que teve a presença de autoridades, pescadores e público em geral, aconteceu também a homenagem aos pescadores antigos escolhidos pelas comunidades pesqueiras do município, Wlademir de Oliveira do Poiares, pescador do Camaroeiro, João Ferreira de Lima, do Porto Novo e Vital de Paula, do Massaguaçu. O Festival do Camarão é sem dúvida, uma das maiores festas da cultura caiçara no Litoral Norte, atraindo para Caraguatatuba, milhares de turistas e também toda a comunidade, que festeja junto aos pescadores o final do defeso do Camarão, e o início da pesca do crustáceo. Com a abertura oficial prevista para as 12h do dia 10 de junho, a organização espera um público de 20 mil pessoas nos quatro dias de evento. Nos outros dias, a festa acontece das 10 às 23 horas. Serão 32 barracas de pratos típicos da culinária caiçara, preparados pelas famílias dos pescadores; as tradicionais porções e espetinhos, bobó de camarão, porções de cação e moquecas, casquinha de siri, e Azul Marinho, prato tradicional da cultura caiçara, bolinhos com massa de mandioca e fruta pão recheados e a feijoada de camarão, com feijão branco. Enquanto o público saboreia as delícias caiçaras, conjuntos musicais locais e regionais e grupos das oficinas culturais da Fundacc apresentam-se no palco, tendo como tema, a cultura caiçara. Alguns restaurantes da cidade estão fazendo parte da Rota do Camarão, servindo pratos à base de camarão, a preços promocionais no período da festa.
Na abertura, será servido um almoço especial aos convidados, preparado por Joãozinho, do Restaurante Caiçara’s, a R$10 reais por pessoa, com direito a uma cumbuca do evento. Está também previsto também o lançamento do livro Mestre Navegante, da jornalista Gisele Leite, sobre a atual situação do pescador artesanal na região. Visando valorizar a cultura caiçara, o Festival do Camarão vem cumprindo um papel muito importante dentro da comunidade de pescadores artesanais, que vêem na parceria com o poder público uma alavanca para venda de seus produtos e uma maneira de estarem transmitindo um pouco de seu cotidiano caiçara.
Segundo Eloiza Antunes, presidente da Fundacc, a questão primordial do festival, é a de valorizar e transmitir a cultura do caiçara pescador, para a comunidade e turistas – Este ano estaremos com uma tenda onde vamos evidenciar a cultura do pescador, que é nosso Patrimônio Imaterial. Patrimônio Imaterial são os saberes, os conhecimentos e modo de fazer enraizados no cotidiano das comunidades; as celebrações, que são rituais e festas da vida social, as formas de expressão: manifestações musicais, plásticas, e lúdicas, e os e lugares, os espaços onde se reproduzem e se concentram práticas e culturas coletivas. No caso dos pescadores, vamos mostrar por meio de fotografias, textos, e um documentário, o modo de vida, seus costumes; o conhecedor dos peixes e do mar, do tempo, dos instrumentos de pesca, o homem que sabe cunhar uma canoa, fazer redes de pesca, enfim, aquilo que faz deles pescadores” comenta.
Novamente a festa será realizada após o rio, na ponta da Praia do Camaroeiro, sob os coqueiros, proporcionando uma maior acomodação do público sob a Tenda de Alimentação e o livre acesso à praia, tornando o cenário mais pitoresco.
Haverá venda de camarão in natura no Entreposto de Pesca Artesanal durante os quatro dias de festa, das 7 às 19 horas. Lá poderão ser adquiridos camarão Sete barbas e o camarão branco a preços convidativos. Durante os dias de festival, o público pode vivenciar vários aspectos da cultura caiçara, mas o que todos esperam mesmo é pela Corrida de Canoas Caiçaras e Canoa a Pano, que acontece no dia 13, domingo, a partir das 11 horas, organizada pela comissão municipal setorial de esporte-arte da Fundacc. A prova reúne os pescadores do norte, sul e centro da cidade, numa grande festa. Com as categorias Canoa a Remo Duplas, Adulto, Infantil, Lobo do Mar (acima de 60 anos), e Canoa a Pano. Está previsto também o Torneio de Futebol com a participação dos pescadores que numa homenagem ao Vereador Baduca, recentemente falecido, será denominado Troféu Baduca. Outra grande atração do festival é a Tenda das Artes, aberta a partir das 10 horas, onde o público pode apreciar e adquirir obras dos artistas e artesãos locais, peças sob o tema “O Mar” confeccionadas especialmente para o festival, resultando em peças de muita expressão e identidade com o evento, com peixes e ambientes marinhos, pescadores, sereias, luminárias, em vários materiais e inúmeras técnicas, numa profusão de cores e formas que vêm a cada ano, enriquecendo o Festival do Camarão. Nos quatro dias de festa, as Oficinas da Fundacc apresentam-se com teatro, dança, capoeira, puxada de rede, maculelê e alunos das Faculdades Módulo estarão promovendo recreação para crianças com diversas atividades.  Enfim, o Festival do Camarão, em sua 7ª edição em 2004, tornou-se evento do calendário municipal, e está se firmando como um das festas mais importantes e de maior expressão na cidade, e a cada ano, vem conquistando mais público e parcerias.
Mais informações sobre o festival na Fundacc, Rua Santa Cruz, 396 no centro. Mais informações na Fundacc pelos telefones (12) 3883 7555 / 3883 3737 / 3883 3727. (Fonte: PMC)

Caraguá encaminha IPTUs atrasados para Execução Fiscal
A prefeitura de Caraguá iniciou os encaminhamentos dos IPTUs de 2001 e 2002 para Execução Fiscal e informa aos contribuintes que aqueles que estiverem interessados em regularizar as contas, podem procurar a Procuradoria Fiscal ou a Dívida Ativa para requerer parcelamento

Caraguatatuba - A Procuradoria Fiscal do Município de Caraguatatuba está encaminhando os IPTUs referentes aos exercícios de 2001 e 2002 para Execução Fiscal.
Segundo informações da procuradora fiscal de Caraguá, Eliane Ines Pereira Santos Dias, essa cobrança poderá ser parcelada, mediante um requerimento do interessado, que deve se dirigir aos setores do expediente da Procuradoria Fiscal e Dívida Ativa da prefeitura, conforme dispõe a legislação em vigor.
Ainda de acordo com a procuradora, existe um limite de prazo para esse parcelamento, que é de até 36 (trinta e seis) parcelas mensais e consecutivas, com o objetivo de facilitar a regularização das pendências dos contribuintes junto aos cofres municipais.
Mais informações poderão ser obtidas na Procuradoria Fiscal do Município, pelos telefones: 3897-8141, 3897-8187 , 3897-8180, ou na Seção de Dívida Ativa, pelo telefone: 3897-8182, ou pessoalmente nos mesmos locais, localizados no Paço Municipal. (Fonte: PMC)

Educação Continuada da 3ª Idade da Fundacc participa de Gincana

Caraguatatuba - No dia 1º de junho os alunos da Educação Continuada da 3ª Idade da Fundacc realizaram a primeira prova da 1ª Gincana de Integração da 3ª Idade, no Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte.
Divididos em três grupos, os alunos apresentaram uma prova cênica com o tema O Mar, e com figurinos de pescadores e apetrechos de pesca mostraram interessantes cenas, cantando e dançando.
A iniciativa é do Projeto Educação Continuada, desenvolvido pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, por meio de convênio com a Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de promover cada vez mais a integração, socialização e competição entre os idosos. A gincana vai até dia 22 de junho, com uma série de provas finalizando com uma prova filantrópica de doação de agasalhos.
Segundo a coordenadora Cristina Daniel, a intenção é fazer um laboratório, preparando os grupos para uma grande gincana envolvendo todos os grupos de terceira idade da cidade, numa comemoração dos 10 anos da Educação para 3ª Idade, que acontece em agosto de 2004.
Quem quiser prestigiar os grupos pode assistir às provas às terças e quintas-feiras, a partir das 14h30, no Ceprolin, na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá. (Fonte: PMC)

Água Viva Coral - 10 Anos
Apresenta grupo instrumental M.U.T.E

Caraguatatuba - Abrindo a temporada de eventos musicais Água Viva – 10 Anos, a Associação dos Amigos do Coral e a Fundacc – Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba apresentam um show com o grupo instrumental M.U.T.E, de Caraguatatuba, no dia 5 de junho, às 20 horas, no Auditório da Fundaccc. Os convites custam R$ 5,00.
M.U.T.E é um quarteto instrumental que equilibra balanço brasileiro, muito groove e abertura para improvisação. Com muito entrosamento e musicalidade através de um repertório que mescla ritmos brasileiros, choro, baião e bossa nova, com estilos como Jazz, Blues, Funk, Rock e Fusion, contendo temas de autores consagrados como Tom Jobim, Miles Davis e Jaco Pastorius entre outros. O quarteto conta com Jefferson Amorim no teclado, Daniel Carlota na guitarra, Roberto Beleza no baixo e Kleber Amorim na bateria.
O grupo tem como um de seus principais objetivos a divulgação da música instrumental através de suas apresentações.
Água Viva 10 anos - Segundo a diretora musical do coral, Eliana Bañeza, faz parte deste projeto, a intenção de convidar ex-coralistas para a execução de peças, assim outros eventos musicais, como o projeto Canto na Quinta, produção de um CD, cine-musical, e festa de comemoração. O Água Viva Coral iniciou suas atividades em junho de 1994, sempre mantido pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, e desde sua formação, conta com a direção musical de Eliana Bañeza.
O grupo é composto por profissionais das mais diversas especialidades, estudantes e donas de casa, unidos pelo prazer de se fazer canto coral. (Fonte: PMC)

Projeto de Responsabilidade Social de Caraguá é premiado em São Paulo

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, e o presidente do Grupo Orsa, Sr. Sérgio Amoroso, receberão no dia 08 de junho, o 3º Prêmio Marketing Best de Responsabilidade Social, pelas ações realizadas com o PROGEPI (Programa de Gestão para a Primeira Infância) da Fundação Orsa, desenvolvido nos Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba. Durante a entrega do prêmio serão exibidos vídeos sobre o desenvolvimento dos cases vencedores, entre eles o trabalho realizado nos Centros de Educação Infantil de Caraguá. A solenidade acontecerá no Teatro Alfa, sob a realização da Editora Referência e Madia Marketing School.
A Fundação Orsa e a prefeitura são parceiras desde o início de 2001, ocasião em que foram inaugurados os dois primeiros CEI’s (Centro de Educação Infantil) em Caraguá. Hoje, 3 anos depois, a cidade possui 9 CEI’s atendendo toda a demanda, e Educação Infantil com projetos pedagógicos de qualidade desenvolvidos especificamente para cada faixa etária atendida na primeira infância, ou seja, de zero aos 6 anos.
Além dos projetos, a Fundação Orsa mantém o Programa de Formação do qual participam os profissionais da Educação de Caraguá que atuam nos Centros de Educação Infantil.
O PROGEPI tem como princípios fundamentais organização de espaços e ambientes que priorizam o brincar, estimulam a descoberta, a imaginação por meio da interação social e do brinquedo construído de material reciclado pelos educadores e famílias, além da formação continuada de profissionais e implementação de estratégias para a participação da família, o desenvolvimento da comunidade e a promoção de uma cultura da infância, na cidade.
Além do PROGEPI, desenvolvido pela Fundação Orsa, foram premiadas outras grandes organizações como as Fundações Bunge, Itaú Social e Roberto Marinho, Petrobras, Gol Transportes Aéreos, Grupo Pão de Açúcar, entre outros.
Caraguá é referência nacional e internacional com projetos de Educação, isso se deve à parceria com a Fundação Orsa. Este é um exemplo de como foi possível reduzir despesas e possibilitar grandes melhorias com poucos recursos. (Fonte: PMC)

Rodovia é interditada após deslizamento de pedras

Caraguatatuba - A rodovia dos Tamoios ficou interditada no dia 01/06 após deslizamentos de pedras no Km 79, no alto da serra. Na hora da queda, por volta das 8 horas, não havia movimento de veículos. As pedras, de médio porte, poderiam fazer grandes estragos caso atingissem algum carro. Foi necessário usar máquinas do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e da prefeitura de Caraguatatuba para retirar as pedras da pista, interditada no sentido Vale do Paraíba/Litoral Norte. Segundo o DER, a chuva que tem caído nos últimos dias deve ter desprendido as pedras que foram deslizando. O setor informou que técnicos inspecionaram o local. Não há risco de novos deslizamentos. Conforme o DER, regularmente são feitas fiscalizações nas encostas da rodovia, visando inspecionar pedras que estejam com risco de cair. (Fonte: Imprensa Livre)

Colônias de Férias e SAB Porto Novo querem lombada na SP-55

Caraguatatuba - Uma reunião prevista para acontecer este mês entre representantes das 42 Colônias de Férias, do Jardim das Colônias em Caraguá, e a SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Porto Novo debaterá a solicitação que farão ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo) para a construção de uma rotatória no km 217 da SP-55, trecho urbano em frente à avenida José Herculano, que dá acesso às Colônias. O vice-presidente da SAB Porto Novo, Isaías de Souza Filho, explica que as Colônias recebem na temporada do final de ano uma média de três ônibus por dia. “Cada colônia tem cerca de 70 apartamentos. Os ônibus hoje têm que andar 2 km para fazer o retorno na avenida que dá acesso ao bairro Jardim das Colônias”. Os representantes das 42 colônias estão sendo convocados para reunião que ainda não tem data marcada, mas que deve acontecer até o dia 10, conforme Souza Filho. “Pediremos também lombadas eletrônicas e reforma no acesso à ponte, que está muito baixa e impede o ônibus de passar”. As obras na SP-55 na zona sul da cidade estão paradas por falta de verbas do Estado, e as da zona norte estão paradas por determinação da justiça. “Não há mais operário trabalhando na Rodovia, e o engenheiro do DER disse que a Serveng Cilvilsan (empresa que executa a obra) estava há meses mantendo a obra com recursos próprios”, finalizou Souza Filho. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá cobra IPTU de 15 mil na Justiça
Prefeitura executa dívidas de contribuintes que atrasaram pagamentos desde 2001; inadimplência chega a 25%

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba recorreu à Justiça para cobrar os contribuintes que estão com o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) atrasado desde 2001.
Ao todo serão cerca de 15 mil execuções fiscais no município, que sofre com uma média anual de 25% de inadimplência no pagamento do imposto. A procuradora fiscal da prefeitura, Eliane Inês Santos Pereira Dias, afirmou que processar os inadimplentes é uma obrigação de todos os municípios, por conta da nova Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo ela, estes 15 mil contribuintes que serão executados estão sem pagar os impostos dos anos de 2001 e 2002, pois os de 2003 ainda estão sendo cobrados de forma 'amigável', sem intervenção da Justiça.
"Os contribuintes não podem reclamar porque damos vários prazos e depois começamos uma cobrança amigável, para que o pagamento seja feito na prefeitura, sem intervenção judicial. Estes 15 mil contribuintes são pessoas que não deram nenhuma justificativa do atraso", disse a procuradora ao ValeParaibano.
Ela afirmou também que a maioria deles são dos bairros periféricos da cidade que pertencem à classe econômica mais carente do município.
Eliane explicou que, por meio do processo de execução fiscal, a Justiça dá um prazo de cinco dias para o contribuinte acertar o pagamento ou o imóvel poderá até ser penhorado para garantir a quitação do débito.
"Mesmo após a decisão judicial nós ainda estaremos parcelando o pagamento para estas pessoas. Todas deverão procurar a prefeitura e resolver o problema", disse Eliane.
A cidade registrou em 2004 um total de 72 mil contribuintes cadastrados pela administração.
REVOLTA - A desempregada Nicéia da Silva, 31 anos, afirmou que possivelmente está na lista dos contribuintes que serão processados, mas afirmou que não acha justo a prefeitura cobrar impostos sem cumprir com suas obrigações.
"Eu moro no bairro Morro do Algodão e o lugar é abandonado. Não tenho água e luz, e consigo isto puxando da outra rua. Consegui linha telefônica assim também. Aqui não passa lixeiro e nem carteiro e minha rua é uma lama só. Quero que eles me processem pra eu reclamar o que tenho direito", disse a desempregada.
O aposentado Benedito Silva, 74 anos, afirmou que é isento do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), mas disse que conhece outras pessoas que como ele não têm condição de pagar, mas são obrigados pela prefeitura.
"Acho que antes de colocar o pessoal na Justiça a prefeitura deveria conhecer estas famílias e saber porque elas não pagam", afirmou o aposentado. A dona-de-casa Benedita Geralda dos Santos, 49 anos, mora no bairro Rio do Ouro e ainda não sabe se está na lista, já que não pagou seus impostos em dia nos últimos dois anos.
"Acho que ainda consigo resolver só na prefeitura, mas não adianta, porque eu e meu marido não temos dinheiro para pagar isto", disse a dona-de-casa ao ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Família identifica vítima de homicídio na praia do Centro

Caraguatatuba - A vítima de morte violenta, encontrada na semana passada com a cabeça esmagada na praia do Centro da cidade, foi reconhecida pela família na segunda-feira. Trata-se do açougueiro Fernando de Oliveira Pereira, de 20 anos, morador de São Paulo.
Um conhecido da vítima teria informado parentes, que residem em Osasco. A família disse que Pereira estava morando sozinho em Caraguatatuba e não sabe o que possa ter ocorrido com ele. A suspeita é que tenha se envolvido em alguma briga. O assassino o matou a pauladas.
O crime, registrado como morte a esclarecer na delegacia, aconteceu embaixo da ponte do Indaiá, local que costuma ser freqüentado por andarilhos. A polícia ainda não tem pistas. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltante preso em flagrante estava na condicional

Caraguatatuba - O assaltante Jorge Luiz Pereira Viegas, de 22 anos, preso durante assalto na tarde de segunda-feira na casa do médico H.B.S., de 34 anos, no Jardim Aruã, estava em liberdade condicional desde outubro de 2003. Em 2000 ele foi condenado a seis anos de prisão por um assalto ocorrido também na cidade. A pesquisa dos antecedentes criminais revelou que sua condenação veio em seu primeiro flagrante de roubo, então com 18 anos, em dezembro de 2000. Na ocasião, ele foi detido após cometer três assaltos no mesmo dia. Viegas tinha assaltado dentro de um ônibus e na avenida da Praia, onde um turista e um pedreiro, que passeavam com suas respectivas famílias, foram abordados. Preso em flagrante, ele aguardou o julgamento recolhido na cadeia, até ser condenado e removido para a penitenciária do Estado. Após cumprir três anos, Viegas ganhou a condicional e retornou ao crime.
Segundo roubo - Viegas entrou na casa do médico aproveitando que o portão tinha sido aberto por H. para a entrada de um amigo. Enquanto o médico atendia a visita, o assaltante também passou pelo portão, rendendo os dois e mais a empregada.
Os três foram levados ao andar superior da residência e amarrados com lençóis. Em um descuido do assaltante, a empregada conseguiu acionar um alarme, que liga a residência à central de uma firma de segurança. Vigilantes estiveram na casa e ao perceberem o roubo, avisaram a Polícia Militar. A Força Tática do Litoral Norte, com o sargento Lazzari, foi atender o chamado. Os policiais tocaram o interfone da residência. O assaltante pediu para o médico falar que estava tudo bem.
No momento que atendia ao interfone, o médico aproveitou uma distração de Viegas e correu para abrir o portão para os policiais, que não conseguiriam entrar na casa que é totalmente trancada.
Ao se ver cercado pela polícia, Viegas correu até os fundos da casa, para verificar uma possível rota de fuga. A empregada aproveitou esta rápida saída, pegou o amigo do médico e se trancou na sala.
Com a polícia dentro da casa, iniciou-se uma pequena negociação com o assaltante, que decidiu não oferecer resistência, até porque os reféns estavam em segurança trancados na sala. Ele se entregou, deixando para trás o revólver, calibre 32, municiado com seis cartuchos.
Assaltante já rondava casa da vítima há três meses - O assaltante Jorge Luiz Pereira Viegas já rondava a casa do médico H.B.S., que prefere não ser identificado, há cerca de três meses. Esta é a informação da própria vítima, que já tinha visto ele nas proximidades.
Inclusive, lembrou o médico, Viegas tentou entrar em outra ocasião, tocando o interfone e se fazendo passar por um conhecido.
Embora tenha ficado satisfeito com o trabalho da polícia, que agiu rápido e com competência, H. acredita que o roubo poderia ter sido evitado se o suspeito tivesse sido revistado quando rondava o bairro. Outros moradores também já tinham visto o assaltante pela rua.
Conforme a vítima, foram uma hora e meia de terror, onde Viegas, muito frio e violento, ameaçava e fazia terrorismo com as vítimas. Ele ficava o tempo todo apontando o revólver para as cabeças dos três.
“Vivemos com insegurança. Atendo baleados no hospital, onde vejo sempre a violência e de repente ela acontece comigo”, desabafou H.. (Fonte: Imprensa Livre)

Vendedor é baleado no calçadão da Rua da Praia em Caraguá

Caraguatatuba - O vendedor I.A.O., de 24 anos, foi baleado no calçadão da rua da Praia, no Centro, no início da madrugada do dia 01/06. Ele estava falando de um telefone público com a namorada, quando um tiro atingiu sua barriga. A vítima foi levada ao pronto-socorro da Casa de Saúde Stella Maris, onde falou com a Polícia Militar. Ele disse que não sabe o autor ou motivo do disparo, que teria sido feito por uma pessoa que passou ao lado de bicicleta, sacou o revólver e atirou em sua direção. O vendedor passou por cirurgia e ficou internado na enfermaria do hospital. Seu estado de saúde seria estável. A tentativa de homicídio está registrada na delegacia, que irá apurar a autoria e o motivo. (Fonte: Imprensa Livre)

Carro da festa do Divino é dividido entre três ganhadores

Caraguatatuba - O momento mais esperado da XIII Festa do Divino Espírito Santo, festejo da igreja católica que terminou este final de semana, aconteceu na noite desse sábado. O sorteio de um carro Ka 0km que premiou três vencedores, sendo dois irmãos. O carro será vendido e cada ganhador ficará com R$ 5 mil, além de doarem R$ 1 mil para a Catedral do Divino, no Indaiá.
Luciano Muri Simões relatou que estava jogando para a fisioterapeuta Karina Martins. Já Eliana Aparecida Guimarães jogava para o empresário Jair Araújo da Silva, que é irmão do também ganhador José Maria da Silva, policial militar. "Foi muita emoção ganhar o carro, mesmo jogando para uma amiga", relatou Simões. Dentro da parte religiosa da festa, a procissão de pentecostes reuniu católicos na tarde de domingo, percorrendo a avenida da praia desde a Ponte do rio Santo Antonio até a Catedral. A novena de Pentecostes durou uma semana. O bingo foi realizado de sexta a domingo, durante quatro finais de semana. Houve apresentações culturais, shows, sorteios, quermesses, bingos e barracas de comida e bebida. Mais de 100 voluntários e 11 casais de festeiros trabalharam na festa. "A cada ano a festa cresce. Isto demonstra a unidade da igreja", finalizou a festeira Ditinha Macedo. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Departamento de fiscalização apreende mercadoria de ambulantes
200 quilos de alimentos estavam sendo vendidos irregularmente no município

Ilhabela - O Departamento de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Ilhabela apreendeu cerca de 200 quilos de alimentos, entre: mexerica, mandioca, feijão e milho verde, que estavam sendo comercializados por ambulantes.
Segundo o diretor de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, já há algum tempo, os fiscais vinham observando a entrada, de maneira irregular, destes produtos no município. “Os caminhões com placa de Limeira, interior de São Paulo, eram deixados em São Sebastião e os ambulantes traziam a mercadoria para Ilhabela”, esclareceu o diretor.
Através do Disck denúncia, telefone 156, os fiscais fizeram a apreensão da mercadoria, nesta quarta-feira, dia 2 de junho, flagrando a comercialização.
Após a apreensão, os alimentos em ótimo estado de conservação, foram doados a Secretaria Municipal de Assistência Social, que repassou para o Hospital Municipal Maio Covas Junior, Centro Comunitário e Creche da Barra Velha.
A secretária Célia R. Ferreira, juntamente com os fiscais, acompanhou a entrega dos alimentos. (Fonte: PMI)

Programa de Saúde da Ilha é modelo

Ilhabela - As ações e resultados do Programa de Saúde da Família (PSF) foram apresentadas como modelo, na 2ª Mostra de PSF, em Brasília. Ilhabela foi um dos três municípios do país com menos de 50 mil habitantes escolhidos para se apresentar no evento.
A coordenadora do PSF, Dra. Sônia Monteiro, fez a explanação do desenvolvimento do Programa na Ilha. Junto com ela estava a secretária da Saúde, Lucia H. Reale Colucci.
O PSF existe em Ilhabela desde 1998, e a Dra. Sônia está na coordenação desde 2001. “Ampliamos as equipes. De cinco passaram para nove, e temos seis equipes de saúde bucal”. Ela explica que as equipes atendem todo o município, e existe uma equipe exclusiva para as comunidades tradicionais.
“O que nos levou a esta conquista foi, além da vontade política por parte do prefeito, a união da equipe da Saúde, inclusive dos funcionários do hospital. Somos uma equipe grande e unida.”, comemora Dra. Sônia. (Fonte: Imprensa Livre)

Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente
Manoel Marcos de Jesus Ferreira, Prefeito Municipal de Ilhabela, e Presidente do CBH-LN, convida a todos para participarem das festividades

Ilhabela - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte tem pautado suas ações na perspectiva da gestão ambiental da água, ou seja, tudo o que ocorre no entorno dos corpos d´Água interfere em sua quantidade e qualidade.
O Litoral Norte conta com 34 bacias hidrográficas, sendo todo entrecortado por rios, córregos e riachos que deságuam no mar. O oceano Atlântico, então, é o nosso manancial integrador. A nossa costa reflete tudo o que ocorre no continente.
Diante disso e de que 5 de junho é o Dia Internacional do Meio Ambiente, com o tema “Viva o Ambiente!” – Litoral Norte, o CBH-LN, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte decidiu transformar todo o mês de junho num momento de celebração ao nosso meio ambiente, organizando várias atividades.
Os 4 municípios, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, farão parte desta festa, procurando reunir a população de toda a região em torno da discussão da preservação ambiental, buscando alternativas para atingir de fato o desenvolvimento sustentável.
Além das atividades programadas pelas Prefeituras de cada cidade, o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos, presidente do CBH-LN, convida a todos para participarem também das comemorações organizadas pelo CBH-LN.
O programa de atividades do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, encontra-se a disposição nas Secretarias de Meio Ambiente, de Turismo, de Cultura ou ainda na Prefeitura de sua cidade.
São parceiros da programação do CBH-LN: as prefeituras das quatro cidades do Litoral Norte, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto Florestal, Fundação Florestal, Sabesp, Unitau, Ibama, Fundacc, Comtur, Supermercado Paulista, Aumar, APPRU e Instituto Terra e Mar. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Aldeia indígena de Boracéia terá rede de abastecimento de água

São Sebastião - O projeto de lei 029/04, que autoriza a prefeitura a celebrar convênio de cooperação mútua com a Sabesp, foi aprovado na última terça-feira pela Câmara Municipal, em regime de urgência. O objetivo é a execução de serviços de infra-estrutura de saneamento básico na Aldeia Indígena Guarani do Ribeirão Silveira, em Boracéia.
Segundo o prefeito Paulo Julião (PSDB), o convênio deve ser celebrado por instrumento contratual próprio, detalhando as obrigações dos envolvidos. Em ofício encaminhado à Câmara, ele ressalta que na aldeia estão sendo construídas 59 residências.
Trata-se de uma parceria com o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), do Governo Estadual. “Elevamos assim a qualidade de vida da população indígena”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa de desenvolvimento do Turismo Receptivo
Projeto foi apresentado para empreendedores de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Assessoria Comunitária, em parceria com o Sebrae, realizou ontem, dia 02, na Associação dos Engenheiros, uma reunião para apresentação do PDTR (Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo), para organizar um conselho para a implantação do programa no município.
Elaborado pelo núcleo de Turismo do Sebrae – SP, o PDTR tem como objetivo desenvolver juntamente com os parceiros locais, um Programa de Desenvolvimento personalizado, visando sempre que haja a complementaridade entre os produtos e serviços oferecidos pelo município e região, facilitando a inserção no mercado e a manutenção da atratividade perante os turistas.
Segundo o Consultor de Turismo, Antônio Carlos, o PDTR tem como meta estimular a criação, adequação ou ampliação da rede de negócio local voltada para o turismo, de modo que se consolide como fonte de desenvolvimento sustentável. Para que isso aconteça, a comunidade é parte vital, assim como a capacitação dos empresários e empreendedores.
“O PDTR utiliza o Planejamento Estratégico Participativo Acompanhado. Isto quer dizer que sem a participação de um ou mais grupos da comunidade nada vai acontecer, por isso a participação da comunidade é muito importante”, concluiu Antônio Carlos.
Segundo o prefeito Paulo Julião a prefeitura esta permanentemente apoiando novos projetos, troca de idéias e o Sebrae tem feito um papel muito importante no turismo.
“A base conceitual trata o turismo como negócio, outro princípio é a parceria institucional como também iniciativa privada. Todos os programas que foram iniciados como o programa de turismo precisa de autonomia, no total 86 municípios já foram atendidos com esse programa”, disse Carlos.
O PDTR é direcionado ao atendimento de territórios com potencialidades turísticas, ocorrência de recursos naturais ou culturais que apresentam possibilidade de formatação de produtos turísticos alternativos. (Fonte: PMSS)

São Sebastião revoga mudança no uso do solo

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou anteontem em regime de urgência especial o projeto de lei complementar 03/2004, que revoga as leis 38 e 39/2003 referente a ocupação e uso do solo. As leis 38 e 39/2003 foram aprovadas em outubro de 2003. Em março deste ano, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu liminar suspendendo os efeitos das duas leis. Com a revogação da Câmara, as duas leis deixam de valer. A primeira lei autorizava a instalação comércio entre o Centro e a Costa Norte. A segunda lei alterava a zona de proteção em área localizada entre a SP-55 e a encosta da Prainha Preta. (Fonte: ValeParaibano)

Rabecão abandonado incomoda moradores

São Sebastião - Há mais de dois meses um carro de funerária encontra-se abandonado na rua Álvaro Moura, no Centro de São Sebastião. Moradores já teriam pedido providências à prefeitura, porém, o veículo continua no local.
Um dos problemas é que o rabecão estaria sendo utilizado por usuários de droga e como ponto de encontro para casais durante à noite. A Caravan, placas BOW-4262, de São Sebastião, já teve algumas peças retiradas, inclusive uma das rodas. (Fonte: Imprensa Livre)

Ônibus de universitários não devem receber aumento de verba

São Sebastião - O secretário municipal da Fazenda, Osvaldo Julião, será convocado pela Câmara Municipal para falar sobre a prestação de contas da AETU (Associação de Estudantes Técnicos Universitários).
A entidade recebe verba pública municipal para transporte dos alunos que estudam fora da cidade, conforme lei aprovada pela Câmara.
Marco de Souza diz que chegou a entrar em contato com a AETU, porém, não conseguiu obter as informações. “Essa casa foi desrespeitada em ofício assinado pelo presidente da associação, que se nega a comparecer”, lamentou o vereador.
Souza propõe uma emenda para que a entidade seja obrigada a também prestar contas ao Legislativo. Para o vereador José Cardim de Souza, a lei precisa ser revista. “O município tem um limite e hoje os estudantes já pagam para complementar. Precisamos fazer uma análise da lei para atingir quem verdadeiramente precisa”, avalia Cardim.
No dia 11 de maio, também por meio de requerimento, o vereador Wagner Teixeira questionou o aumento da “taxa de rateio” cobrada pela AETU. Ele disse que os valores estariam gerando reclamações.
Teixeira afirmou que, no início, a taxa não passava de R$ 10, porém, atualmente, chega a até R$ 145. “Tem muito aluno deixando de realizar o seu sonho, que é ser um diplomado, por falta de condições”, declarou.
No mesmo requerimento, Wagner Teixeira questionava a possibilidade de aumento do valor da verba repassada pela prefeitura, hoje em R$ 80 mil. Segundo a própria AETU, para atender os 600 alunos credenciados, sem a necessidade do rateio, seria preciso uma verba de R$ 150 mil. Ainda no mês passado, o secretário da Fazenda, Osvaldo Julião, disse que a prefeitura estudava um aumento dentro da projeção da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para R$ 100 mil.
Ontem à tarde, o secretário declarou que, dificilmente, haverá o aumento da verba. “Esse ano está difícil de aumentar o repasse. Por ser o último ano de governo, temos que deixar dinheiro em caixa. Além disso, tivemos queda na receita”, justificou.
Osvaldo Julião ainda não tinha recebido o requerimento até ontem. “Ainda não sei o teor, mas estarei à disposição dos vereadores para esclarecimentos”, concluiu o secretário da Fazenda. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Andrade é pré-candidato à vice-prefeito com Tuzino

Ubatuba - Depois de definir o nome de Pedro Tuzino como pré-candidato à prefeitura, o PSDB de Ubatuba confirmou que o ex-vereador Andrade Henrique dos Santos, do PAN, é o pré-candidato à vice-prefeito na chapa tucana.
O acordo entre os partidos ocorreu na tarde de ontem e contou ainda com o apoio do PSC, partido que também firmou aliança com PSDB e PAN.
A aproximação entre os dois pré-candidatos começou há algumas semanas e teve como base de discussão uma aliança que permitisse condições reais de vitória nas próximas eleições. Por isso, o apoio dos partidos envolvidos foi fundamental para que chegassem a um acordo que permitisse a formação de um grupo forte.
Tuzino e Andrade são apontados como duas das maiores lideranças do município, atualmente.
Definições
Pelo fato de ser um dos nomes mais indicados para as próximas eleições, e por estar em um partido de extrema importância como o PSDB, Tuzino foi procurado nas últimas semanas pela direção de vários partidos. Desde o princípio, porém, o engenheiro deixou clara que sua preocupação não era firmar acordos, e sim parcerias. Ou seja, obter apoio de pessoas, lideranças e partidos que entendessem as propostas e as alternativas que estão sendo projetadas para uma administração futura, que resulte no desenvolvimento econômico e social de Ubatuba.
Segundo o engenheiro Pedro Tuzino, a definição do nome do ex-vereador Andrade Henrique como pré-candidato à vice-prefeito levou em consideração vários fatores. O principal deles, de acordo com o pré-candidato tucano, foi o compromisso com a população e com a cidade. “O Andrade é um homem da terra, de Ubatuba, experiente, que sabe o quanto o povo já sofreu e a necessidade que temos de mudanças. Também se mostrou aberto para as propostas que temos para o município, que passam, principalmente, pelo profissionalismo das ações políticas, em busca do desenvolvimento. Por tudo isso, entendemos que é uma pessoa que vem para somar, na formação de um grupo com compromissos reais com a cidade”, disse.
Para Santos, a parceria firmada tem o objetivo de buscar dias melhores para a cidade. “Nós ficamos muito felizes com a aliança firmada. Acreditamos que juntos é possível fazer muita coisa, mas é claro que sabemos da importância da participação popular em todo esse processo. E está aí algo que foi muito importante para que tudo se concretizasse: a preocupação mútua com a cidade e com seus moradores. Afinal, tanto eu quanto o Pedro temos família, filhos e queremos um futuro melhor pra eles, e para todos”, finalizou. (Fonte: Ednelson Prado)

Ubatuba será palco de festa de pára-quedismo

Ubatuba - Serão três dias de muita curtição no litoral norte de São Paulo, um dos visuais mais bonitos do Brasil. Uma oportunidade super especial e imperdível!
O litoral norte paulista será palco de uma grande festa de pára-quedismo no feriado de Corpus Christi, entre os dias 10 e 13 de junho. Trata-se do tradicional Boogie de Ubatuba, realizado anualmente na praia de Itaguá, em Ubatuba, SP.
O evento marcará o 25º aniversário do Centro Azul do Vento, de Campinas (SP), e contará com a presença de atletas de todas as partes do Brasil. Para comemorar o Dia dos Namorados, os casais presentes poderão fazer saltos duplos.
"O Boogie tem uma grande importância para Ubatuba. Gera movimento tanto para o comércio quanto para o turismo numa época geralmente fraca, já que acontece no inverno", explica Ricardo Pettená, diretor do Centro Azul do Vento.
O Boogie tem a diversão como principal objetivo, não se tratando de uma competição, e sempre reúne grandes nomes do esporte, como o recordista mundial Ricardo Pettená e Luiz Henrique Tapajós, o Sabiá.
Mais informações no site da Azul do Vento ou pelo telefone (0**19) 3246-0455. (Fonte: O Guaruçá)

Ecoencontro da Cooperativa Educacional de Ubatuba

Ubatuba - I Ecoencontro da Cooperativa Educacional de Ubatuba começa neste fim de semana, com palestras e oficinas abertas ao público.
Em comemoração ao mês do meio ambiente, começa nesta sexta-feira, dia 04 de junho, o I Ecoencontro da Cooperativa Educacional de Ubatuba, que contará com uma série de atividades durante todo o mês.
O evento é aberto à comunidade e tem como objetivo contribuir para a democratização da informação ambiental e estimular a reflexão e o debate sobre as questões que ameaçam a qualidade de vida no nosso município.
Confira a programação e participe:
Sexta-feira, 04 de junho:
19h00 - Abertura, explanação e debate sobre "Radiação eletromagnética não-ionizante (antenas de celulares) e suas implicações ambientais.
Convidados: Dra. Elaine Taborda D’Ávila, Promotora Regional do Meio Ambiente; Lincoln Bastos, Diretor da ONG Natureza e Ciência; e Dra. Adriana Búfalo Soares, Médica Homeopata.
Sábado, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente (data criada pela ONU, a partir da Conferência de Estocolmo, iniciada em 05 de junho de 1972, na Suécia):
15h00 - Abertura e lançamento do "I Festival de Fotografia Ambiental Tié-Sangue: um olhar sobre Ubatuba" e do "Programa de Coleta Seletiva da Cooperativa".
16h00 - Atividades simultâneas:
- Dinâmicas introdutórias e Oficinas de Reaproveitamento de Materiais para a confecção de Brinquedos, Instrumentos Musicais e Papel Reciclado. Convidados: Bispo, Nalva, jovens da Oficina de Papel do Projeto Tamar, entre outros.
- Sessões de vídeos ambientais ("Vira Volta" e "Ilha das Flores"), seguidas de debate.
- Mostra de produções multidisciplinares dos alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba.
- Exposição de bolsas feitas de sacolas plásticas, pelas mulheres do Projeto Alavanca; e de bancos de garrafa PET, da Oficina Arte no Recanto, de Itamambuca.
18h00 - Palestra "Reciclando seus Conhecimentos", com Mônica Renard, geógrafa, diretora da ONG 5 Elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental - e membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CADES/SP.
O I Ecoencontro da Cooperativa Educacional de Ubatuba conta com o apoio dos seguintes órgãos, instituições e empresas: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Instituto Florestal / Núcleo Picinguaba, Ministério Público, CHB-LN, IPEMA, Instituto 5 Elementos, Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, Jija Auto Posto, EAB Imóveis e Pousadinha e Spaghetto Cozinha Mediterrânea.
A Cooperativa Educacional de Ubatuba fica na Av. Carlos Drummond de Andrade, 516, Itaguá (Barra da Lagoa), Ubatuba (SP) e seu telefone é: (0**12) 3832-2829. (Fonte: O Guaruçá)

Ubatuba estuda áreas degradadas

Ubatuba - Uma equipe da Prefeitura, integrada por técnicos das secretarias de Arquitetura e Urbanismo e Meio Ambiente de Ubatuba, está freqüentando um curso ministrado pelo Instituto Geológico, visando o conhecimento de tecnologia na área de informática, que permitirá o acesso aos sistemas de informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. O curso integra o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas por Extração de Saibro no Município de Ubatuba, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e o Instituto Geológico, parcialmente patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. (Fonte: Imprensa Livre)

Hoje tem palestra sobre o curso “Empretec”

Ubatuba - O SEBRAE, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e Associação Comercial, convida os empresários de Ubatuba a participar de Palestra sobre o curso “Empretec” que será realizado nesta quinta-feira, dia 3 de junho, a partir das 19:00 horas na Associação Comercial na Rua Dona Maria Alves, 587, Centro. O SEBRAE vem desenvolvendo varias ações junto ao município, voltadas para o treinamento, através de cursos e palestra, qualificando o profissional do nosso município, a qual vem adotando os ensinamentos em seu próprio estabelecimento, isso volta para o município na melhora no atendimento junto aos turistas que visitam nossa bela cidade, como também uma sensível modernização do próprio empreendimento.

Rede Ágape estréia na TV
Igreja Ágape assina contrato de dois anos com TV à cabo

Ubatuba - Estreou, no último dia 24, a programação da Igreja Ágape na TV Ubatuba, canal 4, com transmissão à cabo, da Kaybee.
Com um contrato de dois anos, a Rede Ágape vai ao ar todas as 2ªs, 3ªs, 5ªs feiras e sábados, de 11h às 12h e de 20h45 às 21h45.
Por enquanto o formato do programa da Ágape traz ministrações do apóstolo Alexandre Nunes, pastor-presidente da Igreja, testemunhos e a agenda contendo as atividades da igreja. Dentro de pouco tempo o programa contará com a participação da prª Kátia Nunes com entrevistas, comentários e dicas sobre como viver melhor, no quadro “Viva a Vida”. Serão feitas também reportagens com os ministérios que atuam na igreja.
Com o objetivo de expandir o evangelho de Jesus Cristo, a Igreja Evangélica Ágape tem utilizado os meios de comunicação de massa para alcançar mais vidas e levar a elas as boas novas do reino de Deus.
Jornal - Há quatro anos com um informativo que circula em todo o município e tem distribuição dirigida para demais localidades do país e do exterior, como Japão, Estados Unidos, Alemanha, França, Portugal, Itália, Colômbia e Chile, o Informágape vem divulgando não só as atividades da Igreja Ágape, como os muitos milagres que Deus tem feito no meio de seu povo. Quinzenalmente são impressos na própria Igreja os 2.500 exemplares do Informágape.
Rádio - A Rede Ágape está também na Rádio Costa Azul – AM 1140 Khz, de 2ª a 6ª feira, de 17h às 18h e aos sábados, de 9h às 10h.
Com uma programação musical feita pelos ouvintes, há sempre uma Palavra de Deus especial proferida pelo ap. Alexandre, pr. Cláudio e pelo presbítero Hélio, às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras.
Na terça-feira é dia do “Onda Perfeita”, que é conduzido pela juventude da Igreja Ágape e na quinta o “Óleo de Alegria” traz os adolescentes do Ministério Teen no comando da programação.
E sábado é dia de louvar ao Senhor!
Ligue e participe da programação pelo telefone 3832-2993.
Site - As boas notícias do reino de Deus estão também na Internet. A estatística da audiência mostra que países distantes estão sendo atingidos pela unção Ágape (ágape significa amor de Deus, em grego).
Com um índice que já chegou a 80 visitas diárias, o site da Igreja Ágape já foi visto em países como Indonésia, Holanda, Peru, República Dominicana, Paraguai, México, Arábia Saudita, Latvia, entre os já citados acima.
Confirmando a Palavra de Deus, as nações estão sendo alcançadas, em especial o Japão, que dos países estrangeiros é o primeiro colocado em acessos ao site da Igreja. Navegue você também: www.igrejaagapedeubatuba.org.br

Prefeito pode ser afastado do cargo, segundo denúncia de vereador

Ubatuba - O vereador Domingos dos Santos (PT) protocolou no Ministério Público de Ubatuba, sob o nº 660/04, denúncia contra o prefeito Paulo Ramos de Oliveira (PFL) por improbidade administrativa.
No documento, o vereador alega que, em fevereiro de 2003, a JAJ Construtora e Comércio Ltda foi a empresa contratada pela prefeitura, por meio de processo licitatórios, para executar a pavimentação da rodovia municipal UBT-355, ou seja, a estrada Monte Valério-Rio Escuro, no valor de R$ 1615. 557,38. Posteriormente, esse valor sofreu dois acréscimos, totalizando mais de R$ 2.220.000,00.
Segundo o denunciante, ficou definido que a obra teria 89.744 m² de pavimentação asfáltica com 11.218 m lineares, 8 m de largura e 3.000 de drenagem pluvial.
Feita uma vistoria, cujo laudo foi assinado por dois engenheiros, um advogado, o próprio vereador e um cidadão, constatou-se que a estrada tem uma média de 6,30 m de largura, portanto, uma diferença de 1,70 m a menos. Além disso, foi embargado um trecho de 700 m, sendo a extensão reduzida para 10.518 m. Logo, são 17.880,60 m² de obra não executada.
Baseado na Lei de Improbidade Administrativa, onde disciplina que “os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda de função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação prevista em lei, sem prejuízo da ação penal cabível”; diz ainda o texto da lei que: “ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano”.
Ainda segundo a legislação, “no caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio”.
Diante de tudo isso, o vereador, com a denúncia, requereu o imediato afastamento do prefeito Paulo Ramos de Oliveira de sua função pública, além da solicitação para que sejam tomadas as medidas para o ressarcimento aos cofres públicos.
Agora, caberá ao Ministério Público se pronunciar a respeito e encaminhar à Justiça um posicionamento sobre o caso. (Fonte: Jornal A Semana)

Ubatuba sai na frente em preservação

Ubatuba - Uma pesquisa realizada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em parceria com a organização não governamental SOS Mata Atlântica, apontou Ubatuba como a quarta cidade em área de preservada de Mata Atlântica, em todo o país.
Segundo as informações contidas na pesquisa, o município conta com 89% da área de mata preservada.
A região do Litoral Norte conta ainda com Ilhabela como outra cidade que possui uma área de preservação bastante significativa. Na verdade, os números apurados no levantamento feito pelo instituto colocam a Capital da Vela como a cidade com a maior área de preservação da Mata Atlântica do Brasil, com 92%.
Porém, o estudo não deixa clara a diferença proporcional entre as duas cidades, pois Ubatuba possui uma área territorial maior do que Ilhabela. Portanto, é possível que na prática, pela proporcionalidade, Ubatuba ainda tenha uma área de preservação ainda maior.
O estudo, no entanto, aponta para uma situação que merece atenção. Segundo a pesquisa, esse total de área preservada não ocorre por conta de políticas públicas com esta finalidade. Pelo contrário, a conclusão do levantamento é que a preservação se deve pelo que foi chamado de “bondade da natureza, que tornou o acesso às áreas de mata bastante difíceis”.
Apesar desta afirmação, é preciso estar atento para um problema que há muito vem preocupando as autoridades e que pode, em um futuro não tão distante, resultar numa mudança negativa neste quadro de preservação: a ocupação desordenada.
Este é um problema que se agrava a cada dia e contra o qual pouca coisa é feita. Se até agora, os altos índices de área preservada são uma bênção da natureza, já passou do tempo de termos atitudes sérias para que a preservação ambiental seja uma prioridade. (Fonte: Jornal A Semana)

Sexta-Básica Musical na Fundart

Ubatuba - Dia 04 de junho às 19:00h no Casarão do Porto, acontece como de costume, o já tradicional encontro musical “Sexta Básica”, desta vez, com a banda Pirarublue apresentando o espetáculo “Seu garçom faça o favor”.
A banda composta por violão, percussão e vozes, relembrará durante o espetáculo, grandes clássicos de Noel Rosa e da música popular brasileira.
A banda Piraublue estreiou este espetáculo no Vila Madalena em São Paulo, onde foi sucesso de crítica e público.
Vale a pena conferir! (Fonte: Fundart)

Natação é destaque no Circuito Paulista de Águas Abertas
Aconteceu no último domingo, 30 de maio, na praia do Cruzeiro a 35ª TRAVESSIA DE UBATUBA.

Ubatuba - Realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a Federação Aquática Paulista, esta foi a 6ª Etapa , válida pelo Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas.
O sol forte e o mar calmo inspiravam os quase 1000 atletas de 45 clubes a disputarem as três provas, 1000, 3100, 9.400 metros deste evento.
O resultado da prova de 9.400 metros, ou seja, a prova principal do evento teve a seguinte classificação:

Masculino
1º Glauco Luiz Oliveira Rangel Academia Aquaplay
2º Raul Porto de Andrade Junior Aquatic Baroni Jacareí
3º Bruno Yamamoto Circulo Militar de São Paulo/4Fit
4º Pedro Steinberg Circulo Militar de São Paulo/4Fit
5º Gabriel Ruske Freitas Circulo Militar de São Paulo/4Fit

Feminino
1ª Liz JanduiSoares Baptista Acquatica Guarulhos
2ª Taline Poltronieri Silva Natação Taquaral
3ª Tainá de Oliveira Lourenço Natação Taquaral
4ª Sarah Steinberg Circulo Militar de São Paulo/4Fit
5ª Daniele Lopes Ramalho Humanus/Semes/ Unisanta
A equipe da SEL / PMU representada pela equipe de treinamento e aperfeiçoamento da Escolinha Municipal de Natação do município e atletas de triathlon e outros atletas de natação, mostraram que a cidade de Ubatuba é fortíssima neste tipo de competição.
A tradição e experiência neste tipo de prova, faz com que nossos atletas sempre se destaquem nestas competições.
Esta tarimba fez com que a equipe da SEL / PMU ficasse com o primeiro lugar geral na prova de 1000 metros com 714 pontos, seguida pela equipe do Toshio Natação com 505 pontos e em terceiro lugar o Clube 4 Fit com 231 pontos.
Alguns de nossos destaques nas categorias foram: MIRIM masculino: Kauê de Mattos -3º Lugar, PETIZ I masculino: Caio Prado César Santos 3º lugar, PETIZ II Feminino: Sthefany I. Luz Carneiro 1º lugar e Flávia Fernandes 2º lugar e no masculino Romulo A Cabral dos Santos 1º lugar, Lincon Alves Meireles 2º lugar e Gabriel Gomes Veloso 3º lugar, INFANTIL I Feminino: Nathalia L. Nascimento 3 º lugar. INFANTIL I masculino:Igor Golçalves de Barros 3º lugar INFANTIL II masculino: Felipe Atilli Costilhas INFANTIL II Feminino:Vanessa dos Santos 2º lugar e Aline dos Reis Sartorato 3º lugar JUVENIL I: Camila Montini Faria 3º lugar e no masculino, Guilherme Santos Oliveira 2 º lugar , JUVENIL II Feminino: Lívia dos Santos Gonçalves 2º lugar. JUVENIL II Masculino: Antonio Pinto Neto 2º lugar JUNIOR I masculino: Jorge E. Santos Oliveira 1º lugar.. JUNIOR II Masculino: Caio R. C. Soares 2º lugar e no feminino Cristiane Pereira Cardoso 3º lugar. SENIOR feminino: Andréa Azevedo 1º lugar. MASTER A: Luiz Cláudio Gonçalves 3º lugar, MASTER C: Ricardo Toledo 3º lugar, MASTER E: Vitor Geraldo Ramos 2º lugar, MASTER G. Masculino: Benedito Graça.
Nas provas de 3100 e 9400 também tivemos alguns destaques: JUNIOR II: Ramadan Mohamed El Ali, 11º lugar (9400) e Rafael Teodoro da Silva, 13º lugar (3100). SENIOR: Hozany Epifanio dos Santos, 8º lugar (9400), MASTER A Patrícia Aparecida Santos, 10º lugar (3100), MASTER D: Ivan da Costa ( Emi embalagens) 20º lugar (3100), MASTER D: José Donizete Ramos Belarmino 8º lugar (3100).
Estes resultados mostram que o trabalho que vem sendo desenvolvido pela escolinha de natação do município, é um trabalho sério e que dá frutos.
Parabéns a todos os atletas e aqueles que de alguma forma colaboraram para sucesso da natação e do esporte de Ubatuba.

RECREAÇÃO NO TAQUARAL - Será realizada neste domingo, dia 06 de junho, a partir das 09:00 horas, uma Manhã de Lazer, no Bairro do Taquaral, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Sociedade Amigos do Bairro do Taquaral, evento este que faz parte do Projeto “Brincando na Comunidade”.
Este Projeto consiste na realização de manhãs de lazer onde as crianças e seus familiares possam divertir-se com muita alegria.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a parceria com a Faculdade de Educação Física Módulo e da confecção 100% BRASIL, que uniformiza todos os monitores do Projeto “Brincando na Comunidade”.

BASQUETE - Está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, no Ginásio Municipal de Esportes “Benedito Pinho Filho”(TUBÃO), o ”1º Campeonato Municipal de Basquete Adulto”.
O campeonato que tem o apoio das empresas: Tachão de Ubatuba, Hlera vídeo bar, Colégio Taba, Movéis Docelar, Colégio Objetivo e Clinica de Fraturas Ubatuba, acontece as quartas e sextas feiras, a partir das 19:00 horas.
Resultados:
2ª Rodada 21 de maio
19:00 horas Hlera 63 X 59 Clínica Fraturas
19:30 horas Taba 80 X 63 Docelar
3ª Rodada 28 de maio
19:00 horas Tachão 75 X 80 Hlera
19:30 horas Objetivo 73 X 75 Clinica Fraturas
Próximas rodadas:
4ª Rodada 04 de junho
19:00 horas Taba X Hlera
19:30 horas Docelar X Clinica Fraturas
5ª Rodada 11 de junho
19:00 horas Tachão X Objetivo
19:30 horas Hlera X Docelar
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a todos os envolvidos direta ou indiretamente no 1º Campeonato Municipal de Basquete. SEL

CAPOEIRA - Será realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, neste domingo, dia 06 de junho, ás 09:00 horas, no Ginásio Municipal (TUBÃO), o ”3º Campeonato Municipal de Capoeira”.
O 3º Campeonato Municipal de Capoeira é dividido em várias categorias, sendo que serão premiados, os três primeiros de cada categoria.
Este Campeonato servirá de seletiva para a escolha dos atletas que defenderão a cidade de Ubatuba nos Jogos Regionais, em Caraguatatuba, em julho deste ano. (Fonte: SEL/PMU)

Ação Litoral

Bastidores Políticos de Ubatuba Topo

O jogo político de Ubatuba está a cada dia que passa mais interessante

Hoje há dois candidatos despontando, havendo ainda um terceiro que dadas as características especiais de seu partido, poderá crescer, embora, por enquanto, esteja longe dos primeiros.
E há também outros que estão vivendo uma situação pouco confortável. Vão para o tudo ou nada, pleiteiam o cargo máximo e, caso percam, estarão fora da vida pública por quatro anos, sendo uma verdadeira incógnita o que haverá no fim desse período.
Sem querer adivinhar, mas com base na observação, ouso afirmar que alguns que pretendiam disputar a Prefeitura, vão acabar tentando a reeleição para a Câmara Municipal. Mais sensato.
As pesquisas informais indicam que hoje há poucas possibilidades do futuro prefeito ser um dos atuais vereadores. Em política nada dá para se afirmar, sempre existe a possibilidade de um fato novo mudar o panorama das coisas e acrescentar outro nome ao quadro dos favoritos.
Em 1986 Orestes Quércia aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, perdia para Antonio Ermírio de Moraes e Paulo Maluf.
Acabou vencendo a disputa com facilidade, tornou-se governador numa eleição que dois meses antes parecia impossível para ele. É por isso que não dá para ter certezas.
Se a eleição fosse hoje, a prefeitura ficaria nas mãos de Paulo Ramos ou Pedro Tuzino.
Quem garante que isso não mudará?

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Artigo

Topo

Ondas eletromagnéticas em Ubatuba

Voltou à baila a discussão sobre as antenas. E com ela a fragilidade cultural de parte de nossos legisladores.
Não é possível que depois de tanto tempo eles ainda confundam os efeitos fisiológicos das ondas eletromagnéticas com os danos causados pela radiatividade.
A radiatividade é extremamente danosa ao organismo humano. Ondas eletromagnéticas de baixas freqüências não.
A discussão mostra despreparo, falta de leitura, de pesquisa e vontade de aprender. Constitui flagrante desrespeito para com os eleitores que pagam salários para que eles estudem as matérias sobre as quais vão legislar.
As antenas não fazem mal à saúde, fazem mal aos olhos e ao bolso dos contribuintes que delas são vizinhos. Numa cidade cujas entradas estão abandonadas, como é o caso de Ubatuba, não entendo a preocupação com um detalhe, em detrimento de outros mais gritantes.
Vamos cuidar de embelezar as nossas vias de acesso para atrair os turistas e aumentar o faturamento da cidade. É disso que precisamos com urgência.
Antes de notar as antenas o visitante verá coisas piores. Coisas que de fato fazem mal à saúde e empobrecem os nossos comerciantes. Verá abandono, desmazelo e falta de planejamento.
Pelo descaso das portas da cidade, o turista imagina o que virá. Enquanto cidades vizinhas ficam lotadas, nós com muito mais para oferecer, amargamos a triste visão das ruas vazias.
O problema causado pelas antenas é antes de tudo econômico, é por aí que as argumentações contrárias a elas poderão conquistar os corações e as mentes dos juízes.
As antenas desvalorizam as terras ao seu redor, interferindo assim nos direitos dos cidadãos. Os donos dessas terras merecem indenizações e devem buscá-las nos tribunais.
Uma simples pesquisa junto às imobiliárias da cidade atestará o fato.
Os valores de mercado dos imóveis antes e depois da instalação das antenas são um fortíssimo argumento contra elas.
Por outro lado, combatê-las com base nos possíveis malefícios causados à saúde é perda de tempo.
Ondas de rádio ou de televisão são inofensivas. Se fizessem mal, estaríamos todos mortos.
Há muito tempo.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Mega Sena Acumulada - Gostaria de informar que a MEGA SENA acumulou com a estimativa de R$ 45 milhões de reais. O 3º maior prêmio do ano da Loteria! Nós da Primo loterico temos Bolões trazem maiores chances de ganhar. As aposta vão até sabado as 18:30 ou até a fila acabar. Nao perca sua chance de jogar na Primo Loterico.
PS: no decorrer dos dias estaremos dando mais informaçoes que a CEF nos informara..

Iris Di Monaco
Primo Lotérico
Ubatuba - SP


Não caiam em novas promoções da CLARO! - Acredito que esta carta não vá chegar às mãos de quem deveria, porque assim como no meu trabalho, muitas informações são filtradas antes que se chegue no chefe, não é mesmo? A diferença é que aqui SOLUCIONAMOS AS QUESTÕES, e na Claro, as situações são sempre “proteladas”.
Estou mudando de operadora!
Antes de terminar a semana vou comprar um novo celular, desta vez da Vivo, porque acredito que ficarei, pelo menos, mais satisfeita do que estou no momento. Estou cansada de ligar na Claro (quando consigo completar a ligação) e reclamar, reclamar, reclamar. Uma vez coloquei créditos pelo banco, e a Claro se comprometeu a devolver meus R$ 20,00 – e isso nunca aconteceu... depois de muito ligar acabei desistindo!
Na verdade meus problemas começaram desde que adquiri o celular no final do ano. Eu o comprei naquela promoção para falar de graça de Claro para a Claro após às 21h, ele não tem sinal dentro da minha própria casa, e no que diz respeito à promoção, até agora foram raras as ocasiões em que consegui utiliza-la, e desde antes do Dia das Mães a rede está apresentando problemas, e embora eu ligue e reclame, meu celular não faz chamadas nem mesmo a cobrar.
Ontem, dia 01 de junho, foi a “gota d’água”. Comprei créditos para inserir e não conseguia completar a ligação para colocar esses créditos. Eu liguei na Claro no domingo para reclamar novamente e uma atendente chamada Daniele foi bastante infeliz no atendimento informando que a Claro não tinha prazo estipulado para melhoria na rede, ou seja, podia tanto demorar uma semana quanto 2 meses... já que faz bem mais de um mês que não consigo usar o aparelho.
Já escrevi milhões de reclamações e sei que esse problema também não será resolvido, mas estou encaminhando esta carta para a Claro e para os jornais e sites de informação porque acredito que somente ações desse tipo irão surtir algum efeito. Não adianta ir ao Procon porque já estou com o aparelho há bastante tempo, então creio ser esse o modo mais correto de fazer com que esta informação chegue às outras pessoas... AOS CONSUMIDORES EM POTENCIAL.
Está chegando o “Dia dos Namorados”, e a Claro, que já estava festejando aos quatro ventos seus 10 milhões de clientes, quer conquistar novos consumidores com promoções irresistíveis... A esses consumidores vai meu conselho... espero que não caiam nessa “enganação”... afinal, temos a TIM e a Vivo com serviços infinitamente melhores.
E para a Claro, a minha sugestão é que pare de fazer promoções e vender celulares. Se o “moderno sistema GSM” da operadora não funciona resolva primeiro o problema e depois volte a vender celular. O que adianta ter milhões de clientes insatisfeitos? Tenho certeza que hoje muitos ainda não mudaram de operadora por falta de condições, porque vontade certamente não faltou!
Isso é uma falta de respeito com o consumidor, com o cliente que compra o serviço acreditando na proposta da empresa. E não adianta nem reclamar: o serviço 0800 não funciona, as atendentes não solucionam nada (são pagas para protelar a situação e não sabem dar qualquer informação), e os e-mails que mandamos são respondidos dias depois sempre com a mesma reposta... SEU PROBLEMA JÁ FOI IDENTIFICADO E JÁ ESTAMOS TOMANDO PROVIDÊNCIAS PARA QUE SEJA SOLUCIONADO (ou outra coisa do tipo).
Então a quem devemos reclamar?

Rosana de Castro
Ubatuba, SP


Asfalto em Ubatuba - Tudo com a gente é de 3º Categoria gostaria por favor de saber se realmente a recapiação da rodovia sp 55 ,Manoel H Hipólito do Rego o trecho Propriamente dito do Portal da Maranduba até o Balneário Santa Cruz já está pronto ou se vão melhorar serviço executado por que está lastimável este trecho Gostaríamos que alguém prestasse atenção agora por que depois que entregarem o serviço para o Estado podemos esperar mais uns 25 anos para voltarem aqui ,enquanto que pela qualidade do serviço executado não vai durar pelo menos neste trecho que colocaram só uma casca de asfalto NEM 5 ANOS, ao qual está cheio de falhas e depressões que não existe no Serviço Executado por exemplo o trecho do portal até Caraguá, por que será que só com a gente acontece isso ? dai então vai ser mais difícil de se concertar vamos abrir o olho pessoal e fiscalizar, cobrar por que é o nosso DH que está sendo jogado nesta Estrada.

David Lemos
Maranduba
Ubatuba, SP


1º Feata da Tainha da Maranduba - Olá Pessoal! Mais uma vez estamos aqui neste valioso espaço para convidá-los a participarem da Grandiosa Festa da Tainha Assada na Maranduba, Contamos e esperamos vocês
Dias 25 e 26 de Junho de 2004 - Muitas atrações compareçam .
Informações Tel (12) 3849-8847 ou Cel 9769-5112

A.A.R.S
Associação Amigos Região Sul
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

São Sebastião

TEBAR - São Sebastião

TEBAR - São Sebastião
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor