Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 07 de junho de 2004 - Nº 1049 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Palestra gratuita do Sebrae SP em Caraguatatuba

Caraguatatuba
Educação de Caraguá apresentará projeto de Turismo premiado na Alemanha

Ilhabela
Assaltantes desistem do crime após gritos de socorro da vítima
Ilhabela não deve ser sede do III Fórum sobre segurança

São Sebastião
Aldeia do litoral ganha rede de água
Chuvas provocam deslizamentos e deixam família desalojada
Encontro tratará da formação do conselho do Parque Estadual
Prática abusiva de “tow in” ameaça banhistas e surfistas
Assaltantes invadem casa de ex-prefeito no Pontal da Cruz

Ubatuba
Esclarecimento
Sertão da Quina ganha arquibancada dia 10
Gincana Ecológica envolve estudantes nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
Escoteiros comemoram dia mundial do meio ambiente

Seções
Política
Crônica
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Palestra gratuita do Sebrae SP em Caraguatatuba

Litoral Norte - O novo Código Civil, em vigor desde janeiro do ano passado, trouxe alterações na legislação do direito de empresas, no contrato social, nas sociedades simples, nas obrigações das sociedades limitadas e nas obrigações de trabalhadores autônomos, entre outras mudanças. Para orientar os empresários sobre essas e outras questões, o Sebrae-SP/Litoral Norte promoverá gratuitamente a palestra Novo Código Civil, na próxima quarta-feira (09/06), às 10h, no Auditório do Sebrae (Av Dr Arthur Costa Filho, nº 979.Centro.Caraguatatuba).
A palestra apresentará as principais alterações e temas relacionados ao novo código, como as regras que regem empresário e autônomo, tipos de sociedades, capacidade civil, abertura, encerramento e dissolução das sociedades.Além disso, os participantes serão informados sobre a carga tributária incidente, quais as características do autônomo, órgão e procedimento de registro e as precauções que devem ser observadas na elaboração do contrato de tomada de prestação de serviços. Os interessados podem realizar sua inscrição e obter mais informações pelos telefone 3882 1744 As vagas são limitadas. (Fonte: SEBRAE-SP)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Educação de Caraguá apresentará projeto de Turismo premiado na Alemanha
O projeto “Turismo, Cultura e Meio Ambiente: as belezas da cultura caiçara”, foi vencedor do prêmio Aldo Papone, e será apresentado durante uma conferência em Frankfurt, na Alemanha, no final de novembro.

Caraguatatuba - Caraguá foi vencedora do prêmio “Aldo Papone” de 2004, e será apresentado na Alemanha, durante convenção internacional. O projeto que deu o prêmio à cidade foi “Turismo, Cultura e Meio Ambiente: as belezas da cultura caiçara”, coordenado pela supervisora de ensino e coordenadora do setor de Projetos e Capacitações da Secretaria de Educação de Caraguá, Gislene Angélica Conceição.
Esse trabalho está sendo desenvolvido com alunos da 8ª série, do Ensino Fundamental pela professora Karina Soares, e tem como principal objetivo desenvolver o estudo do Turismo, principal fonte de sobrevivência dos municípios do Litoral Norte, como Caraguatatuba, que não possuem indústrias. De acordo com o projeto, a preocupação da Secretaria Municipal de Educação é explorar, estudar e investigar, junto aos alunos, as questões relacionadas ao turismo da cidade, ao resgate e à preservação da cultura local, ao incentivo à pesca e à preservação do Meio Ambiente. Com a parceria da AVT (Academia de Viagens e Turismo), entidade sediada no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências, da USP, que tem como principal proposta a implantação do programa “Aprendiz de Turismo” (para jovens do Ensino Fundamental), Caraguatatuba lançou esse projeto para alunos da rede municipal. A opção foi trabalhar o tema proposto pela AVT, neste ano, “Turismo com base Comunitária”, com a comunidade ribeirinha do Porto Novo, por meio de atividades planejadas para conhecimento e preservação do Rio Juqueriquerê, rio que significa a principal fonte de renda da população local, que sobrevive da pesca artesanal.
A educação municipal, durante o desenvolvimento do projeto, inscreveu-se no prêmio sendo a escolhida, entre os 10 trabalhos concorrentes em termos de qualidade, competência de equipe e importância do estudo proposto, segundo informou Maristela Lemos, da AVT.
O prêmio “Aldo Papone” é organizado pela Fundação AMEX e tem o patrocínio da Lufthansa, ACCOR e Amadeus, por meio dos quais os premiados viajam para o exterior com acomodações, alimentação e viagem garantidos pelas empresas participantes do prêmio.
A conferência internacional, da qual Caraguatatuba participará, é organizada pela GTTP (Global Travel & Tourism Partnership). Anualmente, o evento reúne estudantes e professores, que representam países participantes desta convenção e realizam estudos sobre um tema importante relacionado ao Turismo. Essa conferência já foi sediada pela Hungria, Estados Unidos, França e, neste ano, acontecerá em novembro, na Alemanha, com a participação de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Assaltantes desistem do crime após gritos de socorro da vítima

Ilhabela - Dois assaltantes desistiram de roubar a restauradora C.B., de 51 anos, que gritou e acabou espantando a dupla. A tentativa de roubo aconteceu por volta das 20h30 de quinta-feira no bairro Água Branca.
A vítima chegava em casa e subia as escadas do imóvel, quando surgiram dois desconhecidos, que estavam escondidos embaixo da escada. Mesmo com um deles armado, a restauradora começou a gritar por socorro. A dupla correu, mas retornou pedindo a bolsa da mulher, que gritou novamente. Os assaltantes resolveram ir embora sem levar nada, até porque o barulho chamou a atenção de vizinhos, que abriram portas e janelas. A vítima chamou a Polícia Militar, que fez patrulhamento pelo bairro, mas sem localizar os suspeitos. O crime não havia sido registrado na delegacia até a tarde de ontem. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela não deve ser sede do III Fórum sobre segurança

Ilhabela - O município não deverá ser sede do III Fórum sobre Segurança Pública do Litoral Norte, que iria acontecer este mês. Na ocasião do último fórum, em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, no ano passado, o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira teria mostrado interesse em realizar o evento, segundo informou o presidente da OAB (Ordem dos Advogados Brasil), Luiz Tadeu de Oliveira Prado.
Em abril último, Luiz Tadeu enviou um ofício ao prefeito perguntado se o interesse demonstrado no último fórum permanecia. Ontem o secretário de Planejamento de Ilhabela, Norberto Batista, informou que o município não tem condições no momento de realizar o evento.
De acordo com o secretário, a demora em responder ao ofício é que o prefeito tentava encontrar uma solução que permitisse a realização do fórum na cidade. “Mas estamos com problemas orçamentários, que não podem ter despesas extras”, explicou.
Conforme Batista, este é o último ano da gestão e a lei de responsabilidade fiscal não permite qualquer despesa que não estejam na previsão. A decisão deverá ser formalizada ainda esta semana para a OAB, pedindo um adiamento para a cidade ser sede no evento. “Não estamos nos negando a fazer, mas adiando. Quem sabe depois das eleições”, sugeriu. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Aldeia do litoral ganha rede de água

São Sebastião - As 59 famílias da aldeia guarani São Silvestre, localizada próximo ao rio Silveira, na região da Boracéia, costa sul de São Sebastião, vão receber saneamento básico em suas ocas, de acordo com projeto de lei aprovado pela Câmara da cidade na última terça-feira.
De autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), o projeto autoriza o Executivo a realizar convênio com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com objetivo de realizar obras de infra-estrutura de saneamento básico na comunidade Terra Indígena Guarani do Ribeirão Silveira. Esta é a última etapa do projeto firmado há dois anos entre prefeitura e CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que prevê a construção de um conjunto habitacional indígena.
CONCLUSÃO- Apesar de ter parte das 59 ocas já ocupadas, o conjunto habitacional deverá ser inaugurado no fim de julho. As ocas terão banheiro e piso de cimento, com telhado de sapê. "É a última fase da implantação do conjunto habitacional na aldeia. Já foram construídas as ocas, que são de alvenaria, foi levada a energia elétrica, melhorado o acesso à aldeia e só faltava a água", disse o secretário de Serviços Urbanos de São Sebastião, Ueneri Reich. (Fonte: ValeParaibano)

Chuvas provocam deslizamentos e deixam família desalojada

São Sebastião - As chuvas dos últimos cinco dias começaram a provocar deslizamentos de terra nos bairros localizados em área de risco de São Sebastião, deixando pessoas desalojadas. A Defesa Civil vem monitorando essas áreas e isolando casas para evitar novos deslizamentos. Durante todo o dia de ontem, 19 solicitações foram feitas à Defesa Civil com ocorrências relacionadas às chuvas.
Na tarde da última quinta-feira, houve o deslizamento de terra em uma área localizada no bairro Itatinga, região central de São Sebastião. O desmoronamento pode gerar a queda de um barraco. As quatro pessoas que residem no local, que já são cadastradas pela Defesa Civil, foram desalojadas e encaminhadas a casas de parentes. Ninguém ficou ferido. Na tarde de ontem, o órgão realizou uma ação de contenção do deslizamento, com lonas, para evitar novas infiltrações.
De acordo com o chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Émerson Alonso, na próxima segunda-feira, geólogos e técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente realizarão uma vistoria para avaliar se a família tem condições de retornar ao local.
Um novo deslizamento foi registrado na madrugada de sexta-feira. Por volta das 4h30, a Defesa Civil foi acionada para verificar o caso. A parede de uma casa foi atingida, mas ninguém saiu ferido. Ontem, choveu 15,7mm. Esta mesma média foi registrada nos últimos cinco dias. O normal é chover entre 2mm a 4mm nesta época do ano, diz Émerson Alonso. A Defesa Civil do Estado de São Paulo estava prevendo mais 2mm de chuva para a madrugada deste sábado. Pela previsão passada ontem, o tempo deve melhorar a partir deste sábado.
Meia pista interditada - Na manhã de ontem, por volta das 7h, uma barreira interditou meia pista da rodovia Rio-Santos, no bairro Topovaradouro. A interdição durou cerca de 15 minutos. Não foram registrados congestionamentos.
Membros da Defesa Civil e do Departamento de Tráfego liberaram a pista. Técnicos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) trabalharam durante todo o dia de ontem para conter novos deslizamentos no local e providenciar a sinalização. (Fonte: Imprensa Livre)

Encontro tratará da formação do conselho do Parque Estadual

São Sebastião - O Instituto Florestal realizarán hoje, reunião preparatória para a formação do Conselho Consultivo de Apoio e Gestão do Parque Estadual – Núcleo São Sebastião, às 18h, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga.
Durante a reunião serão expostos aspectos sobre o Parque Estadual, discutidas as atribuições do Conselho Consultivo, além das indicações de entidades interessadas a compor o conselho, fundamental para a participação da sociedade civil nos aspectos afetos ao Parque Estadual.
Este conselho também deverá ser formado por representantes dos governos do Estado e do Município. O diretor do Parque Estadual de São Sebastião, Edson Marques Lobato, enfatiza a importância da formação do conselho.
Uma das suas tarefas é se manifestar sobre o Plano de Manejo do Parque Estadual, em fase de elaboração. O Plano de Manejo é previsto no Snuc (Sistema Nacional de Unidades de Conservação). (Fonte: Imprensa Livre)

Prática abusiva de “tow in” ameaça banhistas e surfistas

São Sebastião - “Tow in” é o termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como “rebocar”. O “tow in” consiste essencialmente na prática do surfe, com algumas alterações na prancha e a utilização de jet-skis, que rebocam o surfista para dentro das ondas. A adaptação da máquina ao esporte possibilitou o surgimento de novos horizontes com relação à altura e o volume de água das ondas possíveis de surfar. O esporte vem causando polêmica e muitas discussões no litoral norte, especificamente na praia de Maresias, em São Sebastião. Os surfistas locais alegam que algumas pessoas estariam praticando o “tow in” com o mar repleto de surfistas, e em dias de ondas pequenas. “O ‘tow in’ é um esporte para ser praticado em condições extremas, ondas de 10, 12 metros de altura. Aqui em Maresias os ‘caras’ estão praticando no meio de todo mundo e isso é um perigo para quem está remando”, afirmou Mauricio Ferron, surfista e proprietário de pousada no bairro. Existe uma portaria estabelecida pela Marinha Brasileira que proíbe a circulação de qualquer veiculo náutico motorizado a menos de duzentos metros da costa. “Mas sabemos que o esporte só pode ser praticado na arrebentação. Então, procuramos usar o bom senso e os praticantes devem fazer o mesmo. Utilizar as máquinas somente quando não houver surfista algum no mar”, explicou Carlos Eduardo Smicelato, capitão comandante do 3º/SGB Salva Mar do litoral norte. Segundo o capitão, a grande maioria dos adeptos do “tow in” respeitam o Corpo de Bombeiros e interrompem a prática quando assim solicitados. “A gente sempre conversa e eles entendem. Quando existem banhistas ou surfistas na água é proibido, as pessoas podem reclamar no nosso posto que iremos conversar com o praticante. Caso ele se recuse a parar, nós acionamos a Capitania dos Portos, que é o órgão responsável pela apreensão do veículo”, afirmou o capitão.
O paulista Romeu Bruno é um assíduo freqüentador da praia de Maresias e um dos pioneiros do Brasil na prática do “tow in”. De acordo com ele, a utilização das máquinas quando existem surfistas por perto pode causar acidentes graves. “Realmente é muito perigoso fazer ‘tow in’ no meio das pessoas. Isso é como um vício que temos de enfrentar, acho que as regras e punições vão ajudar esse processo”, salientou Romeu.
Como todo esporte em franco crescimento, a modalidade deve ganhar organizações nos próximos anos. “Criei uma federação de ‘tow in’para que os próprios praticantes possam colaborar na fiscalização. Estamos elaborando cursos de pilotagem com regras e leis de resgate, reanimação cardio-pulmonar, teste escrito e carteira de piloto”, ressaltou Romeu, que durante doze anos atuou como salva vidas no Havaí. “Não será um trabalho simples, mas estamos trabalhando nesse sentido”, completou. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes invadem casa de ex-prefeito no Pontal da Cruz

São Sebastião - Assaltantes invadiram no final da tarde de quinta-feira a casa do ex-prefeito e atual diretor de planejamento da prefeitura, Décio Moreira Galvão, de 62 anos, localizada na avenida Manoel Hipólito do Rego, no bairro Pontal da Cruz, levando dólares e jóias. Por volta das 17h30, aproveitando a saída de uma empregada da casa, que ia embora após término do expediente, dois homens e uma mulher se aproximaram, exigindo que a funcionária pedisse para abrir a porta.
No interior da residência, o trio rendeu mais dois empregados e uma enfermeira, indo até o quarto de Galvão, onde estava a esposa de Décio, que tem problemas de saúde e se encontra em tratamento médico. O diretor não estava em casa na hora do assalto. Segundo ele soube com os empregados, os assaltantes usavam meias no rosto para dificultar a identificação e todos portavam armas. O trio revirou a casa à procura de arma ou dinheiro, recolhendo cerca de U$ 2 mil, dois relógios, algumas camisas novas e jóias da mulher de Galvão, cujo valor ele não soube precisar. Em seguida, os assaltantes teriam fugido em um carro, cujas características não foram anotadas. A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento pelo bairro, mas sem localizar os suspeitos.
Casa observada - Para Galvão, a forma como os assaltantes agiram indica que seriam profissionais. Ele disse que os empregados comentaram que viram pessoas estranhas durante a semana observando a residência. “Mas na hora, não deram importância”.
Conforme o diretor, ninguém na casa foi agredido ou ameaçado. “Graças a Deus, nada de mais grave aconteceu com minha família”, comentou, referindo-se também ao neto de um ano e meio que estava em um dos quartos e nem chegou a perceber a presença dos assaltantes.
O diretor não pretende aumentar sua segurança em razão do roubo. “Há uma falsa imagem que tenho dinheiro, mas não guardo valores em casa e nem no banco. Meus bens são em patrimônio. Acredito que os assaltantes saíram frustrados”, ressaltou. Este é o segundo assalto que sofre. O primeiro foi há 19 anos em outro imóvel. Até a tarde de ontem o roubo não havia sido registrado no 1° Distrito Policial. Segundo Galvão, ele ainda não tinha tido tempo para ir à delegacia. O diretor também informou que não sabia ainda se iria dar queixa do crime. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Esclarecimento

Ubatuba - Com relação a matéria publicada na edição do último dia 4 do corrente sob o título “ Prefeitura é acusada de desmatamento”, esclarecemos:
A área em questão, objeto de auto de infração da Polícia Ambiental, faz parte de um projeto global de expansão do aterro sanitário cujo processo de aprovação é matéria de análise por parte dos órgãos ambientalistas como DPRN, CETESB, IBAMA e CONDEPHAAT. Até o momento, a Prefeitura de Ubatuba conta com parecer favorável do CONDEPHAAT.
A empresa responsável pelo projeto concluiu todos os estudos relativos à expansão, inclusive de impacto ambiental. A Prefeitura aguarda o prosseguimento do processo, comprometendo-se, caso seja necessário, providenciar a recuperação da área.
Paralelamente ao projeto de ampliação, está em tramitação na Prefeitura o processo de licitação para as obras de adequação do aterro sanitário visando principalmente a captação do chorume, gases e encaminhamento das águas. A melhor classificação entre as cidades do Litoral Norte quanto a destinação do lixo, valendo inclusive a categoria de aterro controlado, tem como garantia investimentos a favor da melhoria dos serviços e consequente preservação do meio ambiente. (Fonte: PMU)

Sertão da Quina ganha arquibancada dia 10

Ubatuba - No próximo dia 10, quinta-feira, feriado de Corpus Christi, a Prefeitura de Ubatuba e a Associação Cultural e Esportiva do Sertão da Quina - ACESQ, estarão entregando oficialmente a arquibancada do campo de futebol com capacidade para 800 torcedores. Com 33 m de extensão e 12 degraus a arquibancada conta ainda com banco de reservas e cabina para transmissão de rádio.
"Estamos honrando um compromisso com o Sertão da Quina que reivindicou esta obra que homenageia uma geração de atletas que honraram o bairro ao longo de suas vidas", disse o prefeito Paulo Ramos.
A Prefeitura ainda estará entregando no dia 19 deste mês as obras de reforma da EM "Thereza dos Santos" e inaugurando a EM "Nativa Fernandes Faria", com 4 salas. Estão em fase de contratação ainda a iluminação de um trecho do Sertão da Quina, com 31 luminárias e da Estrada do Araribá, com 58 luminárias, está última em parceria com a Sociedade Amigos do Bairro do Araribá - SABARA.
Futebol no feriado - Para o presidente da ACESQ, Luiz Henrique Motta (Motinha), a arquibancada sempre foi um sonho dos futebolistas que manteve a tradição do bairro com equipes que fizeram nome na história do futebol de Ubatuba. "Em nome dos antigos colaboradores estaremos homenageando Pedro Celestino dos Santos, o Pedro Baitaca, que sempre apoiou o esporte do bairro", afirma Motinha. Ao lado da arquibancada a Associação vem reformando antigas instalações para ganhar um espaço para reuniões e ginástica.
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Esporte e Lazer participa da obra que será inaugurada no feriado com programação que tem na coordenação Almir Ramos Correa, o Pipoca, da Diretoria de Futebol da Secretaria de Esportes e Lazer - SEL, de comum acordo com a direção da ACESQ. A programação é a seguinte:
8h00 - 9h30h - Festival de Futebol com alunos da escolinha "Rubens Salles" e do Sertão da Quina.
9h30 - 11h00 - Inauguração da Arquibancada do Campo de Futebol do Sertão da Quina.
11h00 - 13h00 - Partida amistosa entre as equipes dos Veteranos do Sertão da Quina e Veteranos da Cidade de São Paulo. Presença de ex-atletas como Sidney (SPFC) e Careca (Corinthians).
13h00 - 15h00 - Partida amistosa entre as equipes dos Masters do Sertão da Quina e Masters da Cidade de São Paulo.
15h00 - 17h00 - Partida oficial entre as equipes da Secretaria de Esportes e Lazer - SEL, de Ubatuba e da cidade de Cubatão, válida pelo Campeonato Amador Feminino. (Fonte: O Guaruçá)

Gincana Ecológica envolve estudantes nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

Ubatuba - A ASSU (Associação Socioambientalista Somos Ubatuba) realiza, desde terça-feira, no colégio Dominique, a II Gincana Ecológica da Semana do Meio Ambiente. O evento visa celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado.
Com apoio do corpo docente do colégio e duração de uma semana, a gincana propõe que os alunos do ensino médio formem equipes por classes para enfrentar os desafios propostos. Caracterização e imitação de organismos da Mata Atlântica, sabatina ecológica, redação sobre o tema “Cuidando de nossos rios”, desenhos sobre “Um novo planeta Terra” e a criação de móbiles com material reciclável são algumas da provas que envolvem critérios múltiplos para avaliação e pontuação. As equipes têm até a próxima segunda-feira para apresentar seus trabalhos. “Portanto, todos estarão bastante engajados durante o Dia do Meio Ambiente, diz Caio Marco Antonio, dirigente da Assu.
Empresas demonstram seu interesse na formação ecológica das crianças e jovens do município. Os patrocinadores e apoiadores são: Altrii Som; Aquário de Ubatuba; Brinquedos e Presentes com Carinho; Locadora Summer Vídeo; Papelaria do Estudante; Restaurante Rei do Camarão; Sorveteria Rocha; Sorveteria Sérgio, Supermercado Paulista, Rádio Gaivota (comunitária) e jornal Imprensa Livre. (Fonte: Imprensa Livre)

Escoteiros comemoram o dia mundial do meio ambiente.

Ubatuba - O Grupo Escoteiro Iperoig (GEI) comemorou o dia mundial do meio ambiente com muito trabalho. Os jovens decidiram fazer uma limpeza na praça treze de maio(centro da cidade), local que muitas vezes e usado para fazer atividades com as crianças do GEI. Os escoteiros surpreenderam-se com a quantidade de lixo recolhido, foram vários sacos de lixo cheios dos materiais mais diversos como: pontas de cigarros, garrafas, papeis, plásticos e ferros. Depois de recolher o lixo, foi realizado uma palestra e um debate sobre a importância o meio ambiente, e o que se pode fazer para preserva e melhorar a cidade que vivemos.
Segundo André Diniz, chefe escoteiro, este trabalho de conscientização e importante para que os jovens reflitam sobre o assunto e sirvam de agente multiplicador, passando o que aprenderam para amigos e familiares. Ele lembrou que o escotismo foi um dos primeiros a se preocupar em preservar o meio ambiente, tanto que esta inserido em suas leis, e sempre e falado sobre o tema nos passeio e acampamentos realizado.
O Grupo Escoteiro Iperoig realiza sua atividades na área da piscina municipal, aos sábados a partir das 14hs em Ubatuba.

Ação Litoral

Política Topo

Entrevista: Pedro Tuzino

A aliança entre os candidatos Andrade e Tuzino foi anunciada, depois desmentida, acabando por transformar-se em motivo de calorosas discussões, onde uns garantiam que estava selada e outros que não aconteceria. Para os envolvidos com os acontecimentos políticos de Ubatuba a curiosidade era grande. Como é sabido o atual prefeito detém um forte contingente de eleitores, sendo certo estar entre os favoritos. O ex-vereador Andrade também é detentor de apreciável popularidade. É por essa razão que a aliança Andrade Tuzino reveste-se da maior importância, com ela formou-se uma candidatura forte capaz de polarizar com a até então quase hegemonia do prefeito. Deve também ser observada a candidatura do vereador Eduardo César, que está tendo bom desenvolvimento nesta fase de estudos preliminares. Ele poderá crescer muito. O litoral Virtual fez algumas perguntas ao candidato Pedro Tuzino, apenas perguntas pertinentes ao processo das alianças estabelecidas. Durante as próximas edições falaremos mais, todos os candidatos terão a oportunidade de expressar idéias e convicções.

L. V.: Qual o significado da aliança Pedro Tuzino e Andrade?

Pedro Tuzino: O candidato Andrade é bastante conhecido e apreciado na cidade. Quando ocupou interinamente a prefeitura estabeleceu excelentes relações com os funcionários. É também notória a sua capacidade de trabalho, não era incomum encontrá-lo vistoriando obras antes mesmo da chegada dos operários. Também deve ser levado em conta que nas pesquisas feitas até hoje ele apresentou baixíssimos índices de rejeição. Tem um carisma político muito forte. Acreditamos, portanto ter formado um time forte. Temos o melhor candidato a vereador que a cidade poderia desejar que é o vereador Charles Medeiros, considerado o mais atuante da Câmara. O time está pronto.

L.V.: Vocês já tinham algum projeto comum?

Pedro Tuzino: Como os leitores sabem, eu fui gerente da Sabesp. Quando o Andrade ocupou a prefeitura nós estabelecemos contato e desenvolvemos diversos projetos em parceria, todos voltados para melhorar as condições da cidade. Nessa época fiquei impressionado com a vontade e a humildade com que ele enfrentava o trabalho. Acabamos atuando junto ao PSDB inclusive conseguindo firmar importantes convênios na área de educação. Havia portanto uma simpatia mútua que agora acabou por ser concretizada na chapa que vai concorrer ao governo da cidade.

L.V.: Quais serão os próximos passos?

Pedro Tuzino: Fechando esse arco de alianças, agora a nossa missão é trazer os outros partidos para conversar e quem sabe compor uma frente de trabalho que na verdade deverá constituir-se numa ampla frente de oposição ao governo atual.

L.V.: Podemos ser mais específicos, como está relação com os demais partidos, em especial com o PT?

Pedro Tuzino: O PT é hoje uma força das mais atuantes e nós temos interesse em conversar. Aprendemos a admirar a forma ética e responsável do vereador Domingos exercer o seu mandato, porém, se o citamos, temos também a obrigação de lembrar os nomes dos vereadores Eduardo César e Charles Medeiros, igualmente lutadores em prol da transparência e da eficiência administrativa. Procuraremos, como já disse, formar uma frente, a mais ampla possível.

Crônica

Topo

Universo

Hoje, domingo, 6 de junho, entrei em divagações sobre o Universo. Aconteceu depois de ter lido a coluna de Marcelo Gleizer, na Folha.
Pensei muito no Big-Bang, um evento que sempre me intrigou, desde que ouvi falar dele pela primeira vez. O instante primordial aconteceu há aproximadamente quinze bilhões de anos, um número com grande grau de abstração.
É difícil imaginar uma quantidade dessa magnitude.
Em um ano há 31 536 000 segundos. Imagine que você receba um real por segundo, então sua fortuna só atingiria 15 bilhões de reais após aproximadamente 475 anos.
Lembre-se, um real por segundo desde os tempos em que Cabral aportou por aqui. Ou então, você pode contar de um até 15 bilhões. A tarefa demoraria mil anos, caso você trabalhasse metade das horas do dia.
Assim sendo, se tomarmos como base da medida do tempo a duração da vida humana, vamos concluir que o Universo já não é nenhuma criança.
Também com base na experiência humana, tomamos conhecimento da matéria que compõe o Universo através das ondas eletromagnéticas por ela emitida. Acontece que essa matéria, conhecida como matéria luminosa, constitui apenas 10% do total.
Há indícios comprobatórios de que 90% da matéria seja do tipo “escura”, não temos como detectá-la já que dela não partem emissões perceptíveis pelo nosso aparato tecnológico, nem tampouco luz para que seja vista pelos nossos olhos. Capaz de produzir efeitos gravitacionais, a matéria escura deve ter massa, sendo no entanto, invisível.
Imagino que os futuros viajantes intergalácticos deverão ter bons detectores de matéria escura para evitar colisões.
Também fico pensando que partes do Universo estejam bloqueadas para nós face ao obstáculo constituído pela matéria escura. Podemos estar vivendo num Universo totalmente diferente daquele que imaginamos.
Decifrar o Universo não é tarefa fácil, a cada dia que passa me convenço que ele é uma obra plena de imaginação e sutileza.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Jornal A Semana - Muito boa a volta de nosso Jornal "A Semana". Ubatuba não pode ficar nas mãos de uma única fonte de informação e opinião... Sejam bem vindos, novamente!
Continuem contribuindo com a seriedade e transparência de sempre! Obrigada!

Abigail Costa
Ubatuba - SP

Antenas de telefonia celular ou estações rádio-base de telefonia celular - Prezado Sidney Borges, por mais de uma vez li suas manifestações acerca do tema, que afastam qualquer possibilidade de risco à saúde dos seres vivos.
Noutra direção, porém, apontam inúmeros estudos e pareceres, cujo mérito não pretendo comentar. Intervenho apenas para lembrar que pesquisas existem e que as conclusões se contrapõe às suas tranqüilizadoras afirmações, tais como as abaixo transcritas, extraídas da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal, disponível em http://www.mp.sp.gov.br/caoconsumidor/Atua%C3%A7%C3%A3oPr%C3%A1tica/Iniciais/03-284.htm
As ERB’s (estações rádio-base) são equipamentos que funcionam como transmissores/receptores de radiação em radiofreqüência - um tipo de radiação eletromagnética não-ionizante com capacidade para transportar sinais de voz e imagem. O meio século de estudos sobre as conseqüências biológicas desta radiação já permitiu concluir que esta, ao interagir com o meio – notadamente com o corpo humano -, pode produzir alterações físicas, químicas e biológicas, capazes de causar danos e doenças:
“Os efeitos biológicos causados pela exposição a radiações eletromagnéticas são usualmente designados como térmicos e não-térmicos. Os efeitos térmicos são aqueles cujas alterações são causadas pelo aquecimento do organismo e podem ser obtidos usando-se técnicas convencionais de aquecimento. Os efeitos não-térmicos são os devidos à interação direta do campo eletromagnético da radiação com o organismo”. ‘De acordo com as evidências disponíveis, o efeito mais significativo da absorção de radiação eletromagnética é a conversão de energia absorvida em calor (Michaelson, 1971). ‘Prejuízos resultantes de exposições a altos níveis de radiação foram estudados em animais, notando-se variações de lesões locais e necrose, até intensos estresses por hipertermia.
‘Além disso, lesões foram encontradas nos órgãos internos de animais expostos por prolongados períodos de tempo, durante os quais não se constatou nenhum aumento significativo da temperatura corporal, nem foram observados sinais de desconforto (WHO, 1981).
‘Atualmente há evidências comprovadas de efeitos biológicos causados por campos eletromagnéticos, de intensidade suficientemente baixa que não justificam um possível aumento significativo de temperatura (Senise, 1983).
‘Os efeitos não-térmicos ou específicos são mais difíceis de serem detectados que os térmicos. Essa dificuldade se deve à natureza da resposta do organismo e à falta de explicações sobre o mecanismo causador do efeito”.
31. Também o Professor Vítor Baranauskas, da UNICAMP, ao responder, de Oxford, a consulta da Procuradoria da República em Santos, afirmou – entre outras coisas assustadoras – que:
“Uma vez absorvida, a radiação eletromagnética influencia diversos mecanismos de bio-regulação como, por exemplo, a temperatura corpórea, a taxa de hormonal, a atividade celular (replicação do DNA, atividade das mitocôndrias, difusão nas membranas celulares...), etc... As alterações vão depender principalmente da freqüência da radiação e da freqüência de vibração natural das estruturas, células, ou moléculas, além da intensidade dos campos elétrico e magnético. Diferentemente das radiações de fontes naturais como por exemplo o Sol, a radiação eletromagnética produzida pelas antenas têm coerência de freqüência, como os lasers, por exemplo. Assim, se houver coincidência da radiação absorvida com alguma freqüência de vibração própria de algum órgão, tecido, ou fluido do organismo humano, os resultados poderão ser catastróficos” (ênfase acrescida).
31. O reclamo pela apresentação concisa de pretensões, quando endereçadas ao Judiciário, desaconselha aqui a exposição integral de tudo quanto já produziu a literatura especializada a respeito dos efeitos das radiações não-ionizantes no organismo humano: isto se fará, portanto – embora parcialmente -, na forma de prova documental. Todavia, é intuitivo que as restrições que o acervo normativo próprio estabelece foram concebidas, majoritariamente, visando à proteção da saúde dos indivíduos porventura afetados pela radiação das ERB’s.
32. Segundo o artigo 196 da Constituição, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco da doença e de outros agravos”. Ao falar claramente em políticas que visem à redução do risco, a Constituição demonstra ter iluminado a área da saúde com uma relevante diretriz do Direito Ambiental – o princípio da precaução.
33. Por derradeiro e, ainda à título de ilustração, observe-se a notícia veiculada no site da CETESB (www.cetesb.sp.gov.br/Noticias/02/radiacao.htm):
“Efeitos da radiação de telefonia celular preocupam os membros do CONSEMA”
“Os efeitos da radiação eletromagnética emitida pelos sistemas de telefonia celular sobre a saúde humana foram um dos temas discutidos na reunião do CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente - na última quarta-feira (13/11). Estima-se que existam, no Estado de São Paulo, 14 mil estações radiobase de telefonia celular, cujas instalações são regulamentadas pela Lei 10.995, de 2001, cabendo a fiscalização à Secretaria Estadual da Saúde. De acordo com essa lei, as antenas deverão estar, no mínimo, a 30 metros de distância da divisa do imóvel onde estiver instalada e sua potência não poderá ultrapassar 435 microwatts por centímetro quadrado.
Segundo a gerente do Setor de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Nilda Fernícola, a Organização Mundial da Saúde, com base na bibliografia científica, concluiu que não há evidências de que a exposição a campos eletromagnéticos de baixo nível tenha conseqüências sobre a saúde. Recomenda, no entanto, a realização de novas pesquisas para aprofundar os conhecimentos sobre os efeitos biológicos das radiações.
Até pelo fato da agência americana FDA - Foods and Drugs Administration, que regula os setores de medicamentos e alimentação, ter manifestado recentemente não aceitar tal postura da OMS - a da falta de comprovação científica sobre os efeitos adversos que a exposição à radiação eletromagnética poderia causar - , ao enfatizar a necessidade de realização de novas pesquisas para se chegar a um diagnóstico mais confiável sobre a segurança na operação desses equipamentos.
O cientista Vitor Baranauskas, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, que defendeu maiores investimentos governamentais em pesquisas epidemiológicas sobre as radiações por ondas eletromagnéticas, disse que "as antenas radiobase estão proliferando nas cidades, sem qualquer critério paisagístico ou de engenharia".
Em contraponto, Everaldo Gomes Ferreira, gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, afirmou que "somos bombardeados com radiações de todos os tipos e, até agora, não há estudos que confirmem danos à saúde das pessoas". Assegurou que a agência tem tomado todo o cuidado necessário estabelecendo limites de freqüência das ondas eletromagnéticas.
Riscos à saúde - O sistema de telefonia celular é responsável pela emissão de ondas eletromagnéticas de 10 MHz a 300 GHz. Alguns pesquisadores estabelecem uma correlação entre a exposição a esse tipo de radiação e o surgimento de alguns tipos de doenças, em especial o câncer, enquanto outros, simplesmente, negam qualquer possibilidade de que isso ocorra, apontando total falta de consenso sobre o assunto.
Entre os possíveis danos associados aos efeitos térmicos da radiação emitida pelos aparelhos celulares e as antenas de transmissão, estão a exaustão, choque térmico, estresse, queda no desempenho de tarefas, pressão cardíaca, alterações em funções neurais e neuromusculares e ocorrência de catarata. Embora ainda não exista consenso acerca do tema, vários estudos sugerem que esta radiação possa interferir nas ondas cerebrais, alterando a pressão sangüínea, reduzindo respostas imunológicas e provocando enxaqueca, insônia, síndrome de fadiga com prejuízo da memória de curto prazo e epilepsia".
Diante do exposto, sugiro apenas que tenhamos o bom senso para agir com cautela, na regulamentação dispensada à instalação desses equipamentos em nosso Município.

Thomas De Carle
Ubatuba -SP

Noticia sobre o PL - Prezado Emilio, Não entendi a publicação da notícia "PL combate a corrupção e Medeiros ajuda a prender mega-contrabandista chinês" no Litoral Virtual de 04/06/04. Não faz referência nenhuma ao litoral e para mim soou como propaganda eleitoral gratuita, apesar de louvável a prisão do contrabandista. Aguardo sua resposta.
Um abraço,

Luiz Eduardo A. de Siqueira
Estudante
São Paulo - SP


Até que em Fim! - A anos venho reclamando da (agua) servida pela sabesp aqui no bairro de massaguaçú CARAGUATATUBA, cansei de ir a vigilancia sanitaria de caragua e nada se resolve, aparece um mede o cloro, diz que está normal, a agua não da nem pra lavar a roupa, e está normal, vem a sabesp, drena um pouco diz que vai fazer isto e aquilo e niguem faz nada, até quando vamos aguentar isto? Tomara que a matéria que saiu neste jornal tenha eco nas autoridades (competentes).


Mauro Lopes
Via E-mail

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Neve na Serra

Neve na Serra?!
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor