Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 14 de junho de 2004 - Nº 1055 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
CBH/LN prossegue com atividades em homenagem ao Dia do Meio Ambiente

Caraguatatuba
Motoristas de Caraguatatuba recebem aulas gratuitas
Igreja faz casamento comunitário no litoral
Quadrilha é presa após roubo na casa de turistas
Caraguatatubenses SE DÃO BEM NO Paulista de Surf em Itanhaém

Ilhabela
Celebração de convênio vira discussão política

São Sebastião
Ligação de prefeito com empresário de São José é investigada
Polícia convoca Paulo Julião para prestar depoimento sobre suposta ligação com Percy
Advogado diz desconhecer envolvimento
Prefeito não comenta a intimação
Dupla “Gordo e Magro” volta a atacar em Juquehy na Costa Sul

Ubatuba
Prefeituras acertam detalhes do Projeto Orla com o SPU
Cooperativa de areeiros já está formada
Convenção confirma as candidaturas de Pedro Tuzino e Andrade Henrique a prefeito e a vice-prefeito, em Ubatuba
Vamos fechar o ralo da corrupção, diz vereador

Seções
Opinião
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

CBH/LN prossegue com atividades em homenagem ao Dia do Meio Ambiente

Litoral Norte  - O CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) prossegue os eventos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. As várias atividades serão realizadas até o começo de julho. O objetivo é promover lazer, esporte, cultura e reflexão para incentivar a preservação da natureza. Veja as próximas programações:
Exposição de artesanato - Artesãos do Litoral Norte expõem trabalhos feitos com material reciclável.
Ubatuba: Centro de Informações Turísticas, até 4 de julho, das 8 às 18h.
Reflorestando
O objetivo é identificar praias e rios que estejam degradados, saber a causa e organizar mutirões de plantio de jundu, mata ciliar e de espécies dos mangues, envolvendo as comunidades organizadas dos bairros, escolas, escoteiros, Defesa Civil, etc, com apoio de todos os interessados.
Ilhabela: Praça Anacleto José de Souza, na Praia de Santa Teresa, Praia Garapocaia/ Pedra do Sino, domingo, dia 13, das 9 às 11h.
Caminhadas, Águas e Trilhas. Esta atividade tem por objetivo levar os moradores e visitantes do Litoral Norte às principais trilhas dos Parques, cercadas por riachos e pela exuberante Mata Atlântica.
São Sebastião: Hoje, Trilha da Praia Brava. Agendamento: (12) 3892-1808, 3863-1707/3892-2620/4806. Trilha da Cachoeira do Itu - Agendamento: (12) 3882-3166.
Exposição de fotos: Natureza e Cultura
Mostra sobre imagens que retratam a natureza e o povo do Litoral Norte.
Caraguatatuba: Dias 14 a 19, no Caraguá Praia Shopping, Centro, das 10 às 22h. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Motoristas de Caraguatatuba recebem aulas gratuitas

Caraguatatuba- A secretaria de Administração, por meio da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, está promovendo o projeto “Direção Certa”. Nos dias 16, 17 e 18 de junho serão realizadas palestras gratuitas para os motoristas municipais no Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte). Durante as palestras, os motoristas receberão orientações sobre legislação de trânsito, primeiros socorros e direção defensiva. Devido ao aumento dos motoristas municipais, o objetivo é capacitar-los para trabalhar com qualidade e segurança, reciclando o funcionário quanto à modificação no Código de Trânsito. Para a prefeitura, fornecer treinamento é uma forma de valorização.
A palestra de primeiros socorros e direção defensiva será ministrada pelo 2º sargento PM do Corpo de Bombeiros, Adir Barbosa, e a palestra de Legislação de Trânsito será ministrada pelo agente de trânsito Antônio Andrade da Silva Neto, da Ditran (Divisão de Transito).
Para esclarecimentos, os motoristas devem entrar em contato no telefone (12) 3883 - 2400, ramal 24. (Fonte: Imprensa Livre)

Quadrilha é presa após roubo na casa de turistas

Caraguatatuba - Uma quadrilha foi presa na noite de quinta-feira após roubo com turistas em casa de veraneio na rua Rio São Francisco, bairro Massaguaçu. Os assaltantes, incluindo um adolescente de 16 anos, foram presos quando fugiam pelo bairro Olaria.
Por volta das 23h30, os amigos J.H.S., de 46 anos; W.A.R., de 44 anos; M.D., de 59 anos; e J.R.O., de 43 anos, estavam no interior da residência quando surgiram seis assaltantes armados. O grupo trancou as vítimas em um dos quartos enquanto fazia uma “limpeza” na casa. Dinheiro - cujo valor não foi divulgado – jóias, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos foram retirados da casa.
O grupo fugiu em uma Saveiro com placa de São Carlos e em uma moto. Os turistas conseguiram avisar a Polícia Militar, que fez patrulhamento pela cidade. Na entrada da Olaria o veículo, com três ocupantes, foi localizado. O motorista, ao perceber a presença policial, saiu em alta velocidade, sendo seguido por uma viatura.
Tentou fugir - Mais adiante, ainda no mesmo bairro, em um ponto da rodovia conhecido como “curva da morte”, a polícia conseguiu interceptá-los. Enquanto a Saveiro era vistoriada a polícia percebeu que uma motocicleta que se aproximava deu meia volta, fugindo sentido contrário. O fato foi comunicado via rádio para outra viatura, que conseguiu detê-lo.
A quadrilha já portava jóias e relógios das vítimas. Segundo a polícia, eles já tinham dividido a mercadoria do roubo. Foram presos: N.E.N.N., de 22 anos; J.A.L.N., de 26 anos; V.V.S., de 22 anos; e o menor. Todos foram reconhecidos pelas vítimas como autores do crime.
Os turistas informaram à polícia que tinham mais dois assaltantes no grupo, mas eles conseguiram fugir e ainda não foram identificados. Estes dois devem ter descido do carro antes da polícia encontrá-los na Olaria. Eles também podem ter levado as armas utilizadas no crime, que não foram encontradas. Os assaltantes são moradores de Caraguatatuba. Todos, com exceção do adolescente, já têm passagens pela polícia em assalto e receptação. Eles ficaram recolhidos na cadeia pública da delegacia, onde o roubo foi registrado. (Fonte: Imprensa Livre)

Igreja faz casamento comunitário no litoral

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba realizou sábado, às 14h, na Igreja da Matriz, a cerimônia civil de um casamento comunitário com mais de 100 casais da cidade. Todos os casais participaram de um cursinho para noivos no último final de semana. Antes da cerimônia, foi realizada a procissão marítima de Santo Antonio, considerado 'santo casamenteiro' e padroeiro da cidade. A procissão saiu da praia de Massaguaçu e seguiu até a praia do Camaroeiro, na região central de Caraguá. Após o desembarque, a imagem do santo foi levada em carreata até a Igreja Matriz. Segundo a diocese, a cerimônia religiosa ocorreu às 11h. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguatatubenses SE DÃO BEM NO Paulista de Surf em Itanhaém

Caraguatatuba - Os surfistas Caraguatatubenses, Luciano Brulher o "Ninho" e Marcus Cardoso mais conhecido por Marquinhos, foram bem na 2ª
etapa do circuito paulista Hang Loose de surf amador disputado esse final de semana na praia dos pescadores em itanhaém litoral sul de São Paulo. Ninho ficou em 22º na categoria mirim e 17º na junior e está ocupando a 15ª posição no ranking da mirim e 32º na junior. já Marquinhos chegou até a semi-final da junior terminando a etapa em 7º lugar e agora ocupa a 11ª posição no ranking paulista e Victor Cardoso em 31º, mas não participou da etapa por falta de patrocínio.
Marquinho que está morando em Florianópolis SC ha um ano e meio, aonde vem treinando no centro de treinanmento da Mormaii (marca de surfwear que vem apoiando o atleta caraguatatubense desde março) e nas melhores praias de Floripa. Esses atletas vem sendo revelados pela escolinha de surf da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) que patrocina o projeto Antes no Mar do que na rua que apoia crianças e adolescentes carentes de Caraguá desde 1995. Alguns atletas não foram competir no paulista por falta de patrocínio, mesmo assim a A.S.C (associação de surf de Caraguá) continua procurando parceiros para patrocinar esses garotos em competição e etc... "Aos pucos vamos colhendo os frutos do nosso trabalho e em breve teremos um campeão nessas categorias que antes nem existiam na cidade, mas graças a escolinha da Fundacc nos vamos batalhando pra chegar nas cabeças, mas falta muito apoio ainda" principalmente condução pra levar os meninos para competir fora, infelismente a gente lamenta a falta de incentivo para esse esporte em Caraguá, enquanto isso não acontece a gente vai mostrando trabalho dependendo somente de Deus pra peteca não cair de vez" disse Luciano Sant'anna da associação de surf de Caraguá. A próxima etapa do Paulista hang loose de surf acontece nos dia 28 e 29 de agosto, na praia de Camburí em Saõ Sebastião, até lá a garotada continua treinando forte pra continuar fazendo bonito o Hang Loose é o circuito estadual com nível de brasileiro, pois são vários atletas do Brasil todo que participa do evento. (Fonte: ASC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Celebração de convênio vira discussão política

Ilhabela - Um projeto de autoria do Executivo para celebração de convênio virou o centro de polêmicas no Legislativo do arquipélago, na sessão da última segunda-feira, 7.
Até discussões políticas entraram no mérito da questão. Trata-se do projeto de lei que autoriza a prefeitura a celebrar convênios com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo.
“A Lei Municipal nº 470/93, que autoriza a celebração de convênio com a Secretaria de Estado dos Negócios de Esportes e Turismo, tornou-se sem efeito uma vez que a mencionada pasta teve sua denominação alterada para Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo”, disse o prefeito Manoel Marcos (PTB).
Ocorre que, pelo projeto, não vinham especificadas as minutas dos convênios e isso provocou uma desconfiança do grupo oposicionista da Câmara, alegando que, se aprovado, o projeto daria plenos poderes ao prefeito para fazer o que bem entender com os recursos.
Nesse sentido, o vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT), o Catolé, entrou com uma emenda para definir a quais setores as verbas seriam destinadas, por sinal, emenda rejeitada por maioria de votos.
Apenas o autor, além dos vereadores Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT) e Maria das Graças (PSDB), foram a favor. Os outros parlamentares foram contra a emenda, com exceção do presidente José Donizette da Silva (PPS) e Almir Mariano (PPS), ausentes à sessão.
Mas a líder do prefeito na Câmara, vereadora Nanci Peres Zanato (PTB), disse que as obras já estavam definidas, como as reformas do estádio municipal, da praça Coronel Julião, do campo de futebol do Portinho, além da conclusão das obras da ciclovia.
“Foi um jogo da oposição para barrar aquilo que o prefeito mais quer, fazer obras para beneficiar a população”, afirmou Nanci.
“Autorizaram na Câmara um projeto que dá plenos poderes de fazer o que bem entender com os recursos recebidos. Os vereadores não podem ser capachos da administração”, ressaltou Catolé.
Já José Pereira Brandão (PSDB) disse ter votado consciente e retrucou Catolé, afirmando que seu partido, o PT, só tem "nome sujo".
No final das contas, sem a emenda, o projeto foi aprovado por unanimidade de votos, até com o voto dos que achavam que, com a exclusão da proposta de Catolé, a medida daria poderes ao prefeito, dificultando a fiscalização. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Ligação de prefeito com empresário de São José é investigada

São Sebastião - A Polícia Federal de São José dos Campos está investigando uma suposta ligação de empresários e políticos da região, entre eles, o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, com o revendedor de automóveis Percy Ribeiro da Costa, 66 anos, acusado de sonegar cerca de R$ 90 milhões em impostos e de formar quadrilha. Percy, que havia sido preso no mês de março, conseguiu um alvará de soltura da Justiça Federal, na última terça-feira. Proprietário de revendedoras de veículos, o empresário ficou quase três meses no CDP (Centro de Detenção Provisória) do Putim, em São José. Sua filha, a advogada Maria do Carmo da Costa, 42 anos, também é acusada de participar de um suposto esquema de lavagem de dinheiro. O alvará que revoga a prisão preventiva dá direito ao empresário responder pelo processo em liberdade.
Esta semana, Paulo Julião foi intimado a prestar esclarecimentos sobre sua relação com o empresário joseense na Polícia Federal, em São José dos Campos. “A pedido do chefe da Delegacia de São José, entregamos a intimação ao prefeito”, disse o delegado da Polícia Federal em São Sebastião, Frederico Guinsburg Saldanha. Segundo ele, todo o caso está sendo apurado na delegacia do Vale do Paraíba.
Percy Ribeiro está com seus bens bloqueados pela Justiça. O empresário de São José, sua mulher e cinco filhos foram denunciados pelo Ministério Público por crime contra o sistema financeiro e formação de quadrilha. A Polícia Federal apura o envolvimento de outras pessoas com o empresário. Ribeiro ainda é investigado por crime de agiotagem. O Imprensa Livre não conseguiu contato com o prefeito de São Sebastião, que teria tomado empréstimos de Percy Ribeiro entre 1996 e 1998, até o fechamento desta edição. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia convoca Paulo Julião para prestar depoimento sobre suposta ligação com Percy

São Sebastião  - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), foi intimado pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos em inquérito policial que investiga o suposto envolvimento com o empresário José Percy Ribeiro da Costa, 66 anos, acusado de sonegar R$ 90 milhões em impostos. Pelo menos outras 38 pessoas, entre políticos e empresários, devem ser ouvidas pela PF em inquéritos abertos para apurar o suposto envolvimento em negócios de agiotagem e lavagem de dinheiro. O prefeito recebeu na última quarta-feira uma intimação para comparecer na próxima semana à sede da Polícia Federal de São José dos Campos. O documento foi recebido na prefeitura. Percy, sua mulher e cinco filhos foram indiciados por crime de contra instituição financeira, contra economia popular, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e formação de quadrilha. A PF abriu inquéritos para investigar outros suspeitos, cujos nomes apareciam na contabilidade de Percy apreendida em documentos e computadores. O nome do prefeito Paulo Julião constaria na documentação apreendida. De acordo com a PF, alguns suspeitos teriam investido mais de R$ 10 milhões em um suposto esquema de lavagem de dinheiro, o que incluiria sobras de campanhas eleitorais.
Na época, o delegado-chefe da PF de São José, Marcus Vinícius Deneno, afirmou que Percy teria instituído um "banco clandestino", devido ao volume movimentado nas operações financeiras irregulares. Percy e sua filha, a advogada Maria do Carmo da Costa, forma presos no dia 15 de março pela PF. Maria do Carmo teve a prisão relaxada e foi libertada no dia 8 de maio. Os advogados de Percy conseguiram um alvará de soltura e o empresário foi libertado na última terça-feira. Eles irão responder ao crime em liberdade. O advogado de Percy, Tales Castelo Branco, afirmou que desconhece qualquer ligação do empresário com o prefeito (leia texto nesta página).
Câmara - O presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Leopoldino dos Santos (PSDB), disse que vai consultar o departamento jurídico na próxima segunda-feira para verificar se pode ter acesso às denúncias envolvendo o prefeito. "Eu fiquei surpreso. Jamais pensei que o prefeito tivesse qualquer envolvimento com Percy, se é que ele tem", disse. Santos disse que está em seu primeiro mandato como vereador e que não teve contato com o prefeito na época em que Paulo Julião teria mantido supostos negócios com o empresário.
O vereador Edivaldo Amarante Reinberg (PPS), da oposição, afirmou que o caso tem que ser apurado. "Fico preocupado em saber disso, porque a cidade carece de investimentos. Se tem alguma denúncia, ela tem que ser apurada", afirmou. O prefeito estava viajando e não pode ser localizado ontem para comentar o assunto (leia texto nesta página). (Fonte: ValeParaibano)

Advogado diz desconhecer envolvimento

São Sebastião - O advogado de defesa de Percy, Tales Castelo Branco, afirmou que desconhece qualquer envolvimento do prefeito de São Sebastião com seu cliente. Segundo ele, o processo não cita o nome de Paulo Julião. "Na acusação de Percy e sua família, não existe nenhuma referência a isso, pelo menos de forma explícita. Não vejo nenhum envolvimento pessoal dele com o prefeito", afirmou.
Castelo Branco afirmou que desde a última audiência na Justiça Federal não teve mais contato com o empresário, que foi solto na última terça-feira depois de passar quase três meses preso na triagem do CDP (Centro de Detenção Provisória). "Imagino que ele esteja respirando aliviado", disse.
Segundo o advogado, Percy está em sua casa em São José dos Campos e não vai comentar o assunto até receber a sentença judicial.
A Justiça Federal começa a ouvir no dia 1º de julho 16 testemunhas de defesa do empresário e de sua filha. As provas reunidas pela PF consistem em dezenas de documentos apreendidos e no depoimento de vítimas e testemunhas. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito não comenta a intimação

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), foi procurado ontem durante toda a tarde pelo ValeParaibano para comentar a intimação que recebeu da Polícia Federal mas não foi localizado em razão do feriado prolongado de Corpus Christi.
O atendimento na prefeitura foi suspenso durante o feriado e os assessores de imprensa do prefeito também não foram encontrados para comentar o caso. O prefeito foi procurado pelo telefone em suas casas em São Sebastião e em Ilhabela, onde empregadas disseram que ele estaria viajando. O ValeParaibano tentou localizar Paulo Julião por meio de três números diferentes de telefones celulares, mas até as 20h de ontem ele não havia retornado às ligações. O prefeito Paulo Julião deverá depor na sede da Polícia Federal de São José dos Campos, localizada no bairro Jardim Satélite, zona sul da cidade, esta semana. Pelo menos outras 38 pessoas foram intimadas para prestar esclarecimentos na PF, mas os nomes não foram revelados. (Fonte: ValeParaibano)

Dupla “Gordo e Magro” volta a atacar em Juquehy na Costa Sul

São Sebastião - O bairro é sempre o mesmo – Juquehy, na Costa Sul –, assim como o horário  na madrugada – e o número de assaltantes - sempre dois armados e encapuzados. Até a compleição física se assemelha – um alto magro e outro baixo e gordo, mas está difícil para a polícia prendê-los. Há cerca de três meses uma dupla tem feito roubos no bairro. Na madrugada de ontem, os gordo e magro voltaram a atacar. Como na maioria das outras vezes, as vítimas são turistas, e como nas ocasiões anteriores, mais de um roubo acontece no mesmo dia.  Desta vez o intervalo foi de uma hora, assim como no início do mês, quando dois assaltos também foram neste período. Nem um vigilante, que trabalha na segurança no bairro, escapou de roubo, sendo a primeira vítima do dia. F.C.A., de 36 anos, fazia sua ronda pela rua Lontra (que já registrou outros crimes), quando foi abordado por uma dupla armada. Eles pediram o celular da vítima, que se negou a entregar, falando que eles podiam atirar. A dupla não quis arriscar, desistindo do roubo e liberando a vítima.
No segundo caso, dois homens, que a polícia não tem certeza se são os mesmos assaltantes, invadiram uma casa onde estava o estudante R.M.G., de 19 anos, e um amigo. Ambos são moradores de São Paulo. A dupla pegou R$ 150, documentos e cartão de crédito. Os dois roubos foram registrados no 2° Distrito Policial.
Estupro - Desde o início do ano Juquehy já registrou mais de dez assaltos. A maioria foi praticada por uma dupla. Em um deles, além de roubar os assaltantes ainda estupraram duas vítimas. Neste crime a polícia não tem certeza se é a dupla de gordo e magro.
O delegado José Lamartine Fagundes, responsável pelas investigações dos crimes no 2° Distrito Policial, informou da possibilidade de ter mais de uma dupla agindo em Juquehy. As Polícias Civil e Militar têm atuado intensamente no bairro, visando estes crimes. Ainda esta semana o bairro contou com uma operação da Polícia Militar, que teve o apoio da Companhia de Choque do Vale do Paraíba.
Já a Polícia Civil, também este mês, em diligências no bairro, conseguiu recuperar vários objetos, que foram produto de furto também em Juquehy. O barraco, onde estava a mercadoria, fica na rua Lontra, a mesma do roubo de ontem. Na ocasião, uma pessoa foi detida, mas não seria integrante da dupla suspeita dos roubos. As investigações continuam. (Fonte: Imprensa Livre)

Maresias recebe a 1ª etapa do Billabong Pro Júnior de Surfe
O guarujaense Mineirinho, campeão mundial Pró Junior do ano passado, já confirmou presença

São Sebastião - Pelo sétimo ano seguido, o Billabong Pro Júnior vai definir o campeão brasileiro e sul-americano profissional sub 20, além de formar a equipe que disputará o Billabong World Junior Champs, o WCT para surfistas com até 20 anos, marcado novamente para a Austrália no início de 2005. A primeira competição está confirmada para o período de 30 de julho a 1º de agosto, na Praia de Maresias, já considerado um pico “tradicional” neste campeonato (foram seis seletivas em seis anos de história). Santa Catarina receberá pela primeira vez o evento. A Praia Mole, em Florianópolis, terá a seletiva do evento nos dias 1º, 2 e 3 de outubro. A última etapa será nos dias 26, 27 e 28 de novembro na Praia da Barra, no Rio de Janeiro. A grande novidade é que este ano serão três etapas, todas com premiação de US$ 5 mil, sendo US$ 1,8 mil para o vencedor e ainda uma passagem aérea para a Austrália para o campeão do ranking, facilitando sua viagem para disputar o título mundial. Apesar de ter as três etapas realizadas no Brasil, o Billabong Pro Júnior vale como seletiva sul-americana, podendo participar atletas de todo o continente, para que sejam definidos os seis surfistas para o Mundial. O carioca Raoni Monteiro, nova estrela na elite mundial, fez parte da equipe brasileira no 1º mundial, bem como o também carioca Yuri Sodré e o potiguar Marcelo Nunes, que já competiram no WCT, confirmando a força do evento. No Mundial realizado no início do ano, além do título de Adriano de Souza, o Mineirinho, de Guarujá, (já confirmado no Billabong Pro Júnior deste ano), que foi o campeão mais novo até agora, com apenas 16 anos, o Brasil contou com 5º lugar do paranaense Jihad Kohdr, o 9º do carioca Simão Romão, as 17ª colocações dos paulistas Bruno Moreira e David do Carmo, e as 33ª do carioca Gustavo Fernandes e do também paulista Saulo Júnior. As inscrições para o Billabong Pro Júnior deverão ser feitas até duas semanas antes de cada etapa. Mais informações com o diretor do evento, Daniel Friedmann, pelo telefone (21) 9999-1649. “Não teremos inscrições na praia”, enfatiza Friedmann. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Prefeituras acertam detalhes do Projeto Orla com o SPU

Ubatuba - Na última terça-feira, dia 8, estiveram novamente reunidos no edifício sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em São Paulo, para mais uma rodada de negociações objetivando a assinatura de convênio para a Gestão Compartilhada da Orla Marítima - Projeto Orla -, representantes dos quatro municípios do Litoral Norte e da Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado - GRPU/SP.
A reunião, presidida pela nova Gerente, Evangelina de Almeida Pinto, contou com a presença de Maria Dalila do Amaral Dantas, Cláudia Fellice Ribeiro e Pedro Kreidel, técnicos da GRPU/SP.
Representando os municípios do Litoral Norte estiveram presentes Auracy Mansano Filho, Secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Adriana Capriglione e Daniela Kuntz, por Caraguatatuba, Eliane A. Peixoto por Ilhabela, Waldir Flausino, Assessor de Meio Ambiente e Antônio Carlos da Silva Bueno, por São Sebastião, Gilmar Rocha, Secretário de Arquitetura e Urbanismo, e José Marques Mendes, por Ubatuba.
No encontro foram debatidos os termos do convênio de cooperação técnica a ser firmado entre os referidos municípios e os Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, Orçamento e Gestão, em busca de um acordo que contemple e compatibilize de forma satisfatória para as partes envolvidas, seus respectivos interesses, aspirações, direitos e obrigações.
A bióloga Daniela Kuntz informou que ficou deliberada a análise e detalhamento, por parte das assessorias jurídicas das prefeituras, da nova minuta apresentada pela GRPU/SP, incorporando-se as alterações sugeridas pelos participantes, e o encaminhamento de suas respectivas propostas até o dia 17 do corrente, quando será feita uma nova reunião para fechamento da redação final do documento.
Segundo o arquiteto Gilmar Rocha, as negociações para a assinatura do convênio e início da gestão compartilhada da orla marítima estão bastante avançadas, devendo ser concluídas ainda este mês.
- Estamos muito satisfeitos com a nova abordagem que a atual administração da Secretaria do Patrimônio da União vem emprestando aos terrenos de marinha, que privilegia seu usufruto pela população em geral, ao contrário do até então vinha ocorrendo, quando a regra geral era a das apropriações dessas áreas de domínio público para uso privativo de alguns privilegiados. Este é o enfoque que também foi dado a essas áreas pela equipe que elaborou a minuta da nova lei de uso e ocupação do solo de Ubatuba, atualmente em discussão na Câmara Municipal, afirmou Rocha. (Fonte: SAU/PMU)

Cooperativa de areeiros já está formada


Ubatuba - A cooperativa que reúne mais de 100 areeiros artesanais de Ubatuba, Coopareia, já está constituída. O CNPJ já foi emitido pela Receita Federal, o próximo passo será o licenciamento dos portos e da atividade junto aos órgãos ambientais competentes nas esferas municipal, estadual e federal para entrar em atividade e operar em plena legalidade.
Em agosto de 2002, em reunião com representantes do Ministério Público do Meio Ambiente e com diversos órgãos ambientais, a Secretaria do meio Ambiente (Sema) assumiu o compromisso de buscar uma solução para regularizar esta atividade artesanal no município.
Nessa reunião, ficou estabelecido que a única solução seria a formação de uma cooperativa. Na seqüência, o chefe de Planejamento e Proteção Ambiental, Fábian Pérez, foi a campo e identificou e cadastrou todos os portos e todas as pessoas envolvidas nesta atividade. Houve também um cadastramento que identificou o perfil sócio-econômico destas pessoas e famílias, que foram beneficiadas pela SAS, que forneceu cestas básicas. Em setembro de 2002 o Projeto Cidadão deu início à formação da cooperativa, promovendo várias reuniões. O coordenador do projeto, Enrico Bonomo, comemora mais esta cooperativa em Ubatuba e afirma que este modelo proporciona a possibilidade das pessoas serem donas do seu próprio negócio com perspectiva de futuro. Fábian Pérez adianta que a Sema estará articulando convênios com a Prefeitura e comércio local para a absorção da produção desta cooperativa. (Fonte: Imprensa Livre)

Convenção confirma as candidaturas de Pedro Tuzino e Andrade Henrique a prefeito e a vice-prefeito, em Ubatuba

Ubatuba -  Os partidos PSDB,PAN e PSC, realizaram neste domingo, dia 13, a convenção que definiu as candidaturas do engenheiro Pedro Tuzino e do ex-vereador Andrade Henrique dos Santos aos cargos de prefeito e vice prefeito respectivamente para as próximas eleições e a formação da coligação “Viva Ubatuba”, que conta ainda com os partidos PDT e PRTB. Estas duas legendas declararam apoio a Tuzino e Santos e só não realizaram suas convenções neste domingo porque não houve tempo hábil para a efetivação da documentação junto à justiça eleitoral e a publicação do edital de convocação dos que tinham direito a voto.
A convenção foi realizada durante todo o dia, no prédio da Câmara Municipal, e contou com presença de 200 pessoas, entre convencionais, simpatizantes e pessoas que fizeram questão de demonstrar o apoio aos dois candidatos.
Durante a cerimônia de abertura da convenção, os presidentes dos cinco partidos fizeram uso da palavra e deixaram clara a confiança na parceria entre o engenheiro e o ex-vereador e a todas as legendas envolvidas na convenção.
O presidente do PRTB, Luiz Antonio Bischof, destacou os motivos que o levaram a abrir mão da sua pré-candidatura, anunciada há alguns meses, para apoiar Tuzino. Segundo ele, o engenheiro demonstrou uma grande preocupação com as questões do turismo e com a necessidade de desenvolvimento do município a partir da busca de investimentos da iniciativa privada. “Foi em uma conversa que tive com o Pedro, quando perguntei quem seria seu secretario de turismo e ele respondeu que todos os secretários de sua administração, pois todos, inclusive a população, deverão pensar em como promover o desenvolvimento turístico da cidade, que decidi pela parceria”,disse.
Para o presidente do PSC, Ricardo Bento Siqueira, o apoio à coligação foi uma opção que levou em consideração a honestidade dos dois candidatos e à postura que o ex-vereador Andrade Henrique teve quando ocupou o cargo de prefeito por quatro meses em 2000, em substituição ao então prefeito afastado pela justiça, Euclides Vigneron. “Foi naquela oportunidade que ficou clara a posição austera e de respeito ao dinheiro público que o Andrade possui. Por isso, o nosso apoio e incondicional”, falou.
O presidente do PSDB, Marco Machado Alcântara fez questão de destacar que a coligação “Viva Ubatuba” nasce vitoriosa pela demonstração de força logo no primeiro compromisso, que foi a convenção.
“Temos sofrido uma grande pressão daqueles que não querem a mudança que a coligação“Viva Ubatuba” representa. E a participação popular registrada hoje é uma demonstração incontestável que é essa mudança que o povo quer, e é isto que importa”, destacou.
Na opinião do candidato a vice-prefeito, Andrade Henrique, a união de todas as forças dará um novo rumo a Ubatuba e um futuro melhor para todos. “Sou nascido em Ubatuba, sei das dificuldades da nossa gente e também quero a mudança”, frisou.
De acordo com o candidato a prefeito, Pedro Tuzino, as pressões dos últimos dias são a demonstração do quanto a coligação “Viva Ubatuba” representa em relação às mudanças necessárias para que Ubatuba tenha o desenvolvimento que há tanto tempo procura.
“A coligação “Viva Ubatuba” já nasce vitoriosa e já é o inicio da mudança que Ubatuba precisa. é trabalhar e dar continuidade para que a vitória nas urnas seja um recomeço para a historia desta que é uma das cidades mais lindas do Brasil”, finalizou. (Fonte: Ednelson Prado)

Vamos fechar o ralo da corrupção, diz vereador

Ubatuba - Com a idéia de fazer um governo de participação popular, o vereador Eduardo César (PL) lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Ubatuba.
Atuando na bancada da oposição ao Executivo, o vereador disse que o primeiro passo para o desenvolvimento da cidade é acabar com a corrupção.
Como único précandidato do PL na cidade, ele deve contar com o apoio do advogado Délcio José Sato (PPS) como vice de sua chapa, e dos partidos PC do B, PPS, PRP e PHS.
“A corrupção atrapalha o desenvolvimento da saúde, da educação e do turismo. A nossa idéia é fechar esse ralo”, disse César.
Com três mandatos consecutivos na Câmara, o vereador tem como proposta de trabalho a aproximação do político com a sociedade.
“A nossa idéia é ter uma participação popular, atendendo às possíveis reivindicações e aquecendo a economia para o turismo. É necessária a implantação de um sistema de ouvidoria para denúncias, reclamações e sugestões”.
Para mudar a imagem da política na cidade que, segundo ele, deixa a desejar, é necessário fazer um levantamento financeiro.
Ele disse que um dos atuais problemas é a falta de pavimentação e infra-estrutura nos bairros.
“Existe um caos administrativo. O povo precisa de alguém que mude o sistema e não quer mais o atual prefeito”.
Em relação aos futuros concorrentes como os précandidatos Rogério Frediani (PTB), Pedro Tuzzino (PSDB) e Luiz Bischof (PRTB), ele afirmou ter respeito por todos.
“Tem candidato que vem com uma receita genérica do prefeito. A idéia é montar uma nova fórmula, em benefício da população”. (Fonte: Correio do Litoral)



Opinião Topo

Isto é fato. Isto é verdade!

Li, a opinião assertiva, do prof. Delfim Neto de que para o Brasil sair do buraco é preciso exportar 110 e importar 90 bilhões de U$$. Em outras palavras, produzir mais. Crescer. Ir além dos limites atingidos. Superar marcas. Só assim, com recursos extrapagamento de juros, da estratosférica dívida, poderemos retomar o crescimento e, obter, todas as suas vantagens econômicas e sociais decorrentes. Pessoalmente, só me lembro desta fartura, em alguns dos anos de chumbo. A realidade é outra. Das mirabolantes promessas de campanha o (des)governo não dá sinais de saber rumos, ou mesmo de capacidade de leitura de uma simples bússola. Orientar-se. Enquanto do lado de fora, na confortável posição de critico, parecia fácil. Tão logo se findaram as comemorações da posse, iniciaram-se os contatos imediatos com a dura realidade, de que para governar, é necessário muito, mais muito mais, do que vencer uma eleição. Os resultados podemos conferir, quase que diariamente, nos noticiários. Os contra incêndios, alardeados no horário nobre das novelas da Globo, são todos, me perdoe a observação: ingênuos. FHC está em todas. Isto é fato. Isto é verdade.
Aqui no nosso paraíso, não crescemos. Estamos, como em uma infecção, inchando. Nada produzimos. Dependemos do dinheiro que os visitantes trazem no bolso e gastam na cidade. Não há aumento da receita do bolo. Ele sempre é o mesmo. Só há um número maior de bocas e de eleitores. Simples. Diminuem-se as fatias. A fome justifica o voto. Ou o voto justifica a fome. Tudo, dia a dia, piora! Cômico? Quem se importa? Quem se importará? Isto é fato. Isto é verdade!

Ronaldo Dias

Artigo Topo

Operários das palavras

Outro dia um amigo meu, perguntou para a minha esposa se alguém estava me ajudando a escrever. Justificou a sua pergunta dizendo que os meus textos estavam muito bem escritos. Minha esposa sentiu-se ofendida, eu me senti recompensado. Realmente escrevo com dificuldades, não tenho a fluência de um escritor e isso me obriga a um esforço sobre-humano na busca da melhor palavra para a melhor expressão. Coincidentemente na mesma semana outro amigo disse-me admirado com essa habilidade que ele também não imaginava em mim. Egolatria à parte, o que mais me alegra é poder escrever o que penso e ser entendido pelo que escrevo. Devo reconhecer que tenho ajuda de muitas pessoas quando escrevo. Tive e tenho a felicidade de conviver com pessoas que o tempo todo me corrigem no meu jeito de falar e de escrever. Um bate bola solto, cuja preocupação é exprimir corretamente o pensamento. Sinto orgulho em poder agradecer a Ruth Salles, ao Flávio Girão, Roberto Mamede, Amélia Olaio, Sidney Borges, Luiz Roberto Moura, Emílio Campi, Álvaro Gonçalves e a minha esposa Rejane. Pessoas que me corrigem numa virgula, numa frase, num tom errado. Todos procurando e praticando juntos o exercício da escrita correta, eficiente e responsável. Luiz Roberto Moura sempre me devolve trabalhos para correção do texto ou da intenção. Sidney Borges é britânico, dá umas voltas, e corrige sem perdão. Emílio Campi é direto, simplesmente manda corrigir. Rejane quando não gosta, sempre fala que tem certeza que eu posso melhorar. Nunca me senti censurado, ofendido ou perseguido, porque sei que sou e quero sempre ser um eterno aprendiz. O escrever bem é uma conseqüência, que com esforço e a ajuda dos amigos um dia chego lá. Afinal, segundo Jorge Borges, a perfeição é a exaustão.
Outros me auxiliam pelo inverso, uma jornalista aqui de Ubatuba proibiu, sem ler, a publicação de um texto meu por conta de um texto anterior que ela não havia gostado. Para evitar a pretensão de me sentir censurado, procurei saber se era pela qualidade do meu texto, descobri que o problema era pessoal. Impossível a gente discutir determinados gostos.
Tem aqueles que nos mostram a maneira que se deve evitar ao escrever. O estilo pendular entre o belicoso e o bilioso, entre o ódio e o rancor, os remanescentes da época da ditadura militar que ainda se consideram os donos da verdade, e que só aceitam amigos em ordem unida. Quando qualquer contrariedade é tida como traição, perseguição política, censura ou cerceamento da liberdade de expressão. Liberdade que muitos não sabem respeitar quando a verdade não é a deles. Aqueles que esquecem que antes de qualquer censura ou liberdade ideológica está o respeito ao leitor. Objetivo principal de quem escreve.
Palavras faladas, o vento leva e, junto vai muita besteira também. Escrever, pereniza cada vírgula do seu pensamento, e isso exige respeito, responsabilidade e muita atenção. Muitos textos são de difícil leitura pela linguagem chula. Outras vezes, fica claro que a pessoa escreveu com o fígado e não com o cérebro. Outros escrevem com décimas intenções, desde uma vaguinha de vereador até a troco de um dinheirinho para se calar.
Escrever é muito diferente do simplesmente falar. Papagaio aprende a falar, só faz repetir o que aprendeu, mas é incapaz de escrever alguma coisa. Caneta para ele é poleiro.
Nossa democracia ainda é incipiente, mas tem facetas interessantes, temos a censura e alguns papagaios da informação a serviço do poder. Mas temos muitos operários em construção, como eu e meus amigos no eterno aprender e incondicional respeito ao leitor.
Luiz Buñuel, que viveu boa parte da ditadura franquista, foi muito feliz ao dizer que não existe censura, o que existe é a nossa incapacidade de driblá-la.
Assim, sejamos capazes de festejar a liberdade de escrever.

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Carta do Leitor Topo

Hoje não estou bem - É, você deve saber, acordei com aquela sensação estranha do dever tentado e não cumprido, de ter criado uma corrente, daquelas que você repassa aos amigos desejando saúde, prosperidade, a melhora de sua auto estima, a confiança no futuro de seu País ou município. Mas, alguém, que deveria estar engajado nesta corrente, resolveu, na realidade, usar esse esforço de muitos, em benefício próprio, político eleitoreiro, propondo um “ Anti ”- Projeto de planejamento urbano, ambiental e social. É, alguém, ou alguns, espero que poucos, buscando a perpetuação de sua espécie, utilizando-se de propostas vergonhosas que levarão o nosso município ao caos em termos de Planejamento Ambiental e Urbanístico quer quebrar a corrente da legalidade e estabelecer um prêmio à impunidade, ao desrespeito à legislação vigente e à Ordem Social. Hoje, sinto-me entristecido, por mim e por um grupo de amigos e companheiros que, como eu, estão com as mãos sangrando, de tanto dar murro em ponta de faca, de ver o fruto de seu árduo trabalho, voluntário ou não, mas com propósitos honestos, determinados, compromissados com o futuro de nosso Município e com o povo que aqui vive. Também, com os nossos amigos migrantes que vieram ajudar na construção deste paraíso, bonito por natureza mas, que no entanto, tem a necessidade e obrigação de obedecerem os critérios impositivos da Legislação em vigor. De serem, na realidade, orientados ambiental e socialmente a viverem em uma comunidade produtiva e planejada e, não, sob as odes de um falso paternalismo que nos levaria sem dúvida a tornar-nos amanhã , tudo aquilo que não queremos ou precisamos, ou seja, uma grande IRREGULARIDADE.
Àqueles que, ao longo dos tempos, continuam com as mãos sangrando e que não preciso nominá-los, podem ficar certos de que estarmos tristes, não quer dizer que temos que desistir e sim, juntarmos forças para continuarmos a trabalhar objetivos concretos na solidificação do futuro para São Sebastião.

Lineu Alvim Coelho Jr.
São Sebastião, SP

Convite - A Cooperativa Educacional de Ubatuba convida todas as pessoas interessadas no presente e no futuro saudáveis de nossa Cidade, a assistirem às palestras do IPEMA - Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica e do Engenheiro Luiz Augusto Sorrenti, especialista em Auto-Sustentabilidade pelo Sunbridge College, Spring Valley, NY, pioneiro na implantação de Condomínios Auto-Sustentáveis no Brasil. Estas palestras fazem parte do "I Ecoencontro da Cooperativa Educacional" e acontecerão nesta quarta-feira, dia 16 de junho, às 19h, na sede da Escola, à Av. Carlos Drummond de Andrade, 516, Barra da Lagoa. Tel.: 3832-2829. A entrada é franca.
Dois breves resumos:
"Poderíamos definir Permacultura, literalmente, como CULTURA PERMANENTE. Esse conceito foi desenvolvido nos anos 70 por dois australianos, David Holmgren e Bill Mollison, e foi resultado da criação e desenvolvimento de pequenos sistemas produtivos organicamente integrados (a casa, o entorno, as pessoas) proporcionando responder às necessidades básicas de uma maneira harmoniosa. A Permacultura caracteriza-se por projetos que fazem a utilização de métodos ecologicamente saudáveis e economicamente viáveis, que respondem a essas necessidades sem explorar ou poluir o meio ambiente e que se tornam auto-suficientes a longo prazo.  Entende-se que tanto o habitante quanto a sua morada, e também o meio ambiente em que estão inseridos, fazem parte de um mesmo e único organismo vivo. A Permacultura trata as plantas, animais, construções e infra-estruturas (água, energia, comunicações) não apenas como elementos isolados, mas como sendo todos parte de um grande sistema intrinsecamente relacionado. O cooperativismo é o caminho natural praticado e incentivado pela Permacultura, não só entre as pessoas, mas também entre todos os elos da paisagem, formando redes de apoio mútuo (ecossistemas). O princípio básico da Permacultura é trabalhar COM e A FAVOR DE, e não contra a natureza." (Extraído do site do IPEMA, http://ybytucatu.com.br/permacultura.htm)
"Os condomínios auto-sustentáveis são uma variação de uma ecovila, com administração empresarial eficiente e com as normas rígidas de um condomínio convencional. São condomínios horizontais ecológicos, estruturados como uma fazenda ecológica auto-sustentável, porém, administrados como condomínios. Nos EUA estão localizados em regiões de mananciais puros e de áreas de matas preservadas, tendo como características, além daquelas comuns a todo e qualquer condomínio, o compartilhamento entre os condôminos da geração de energia alternativa, produção de alimentos orgânicos, purificação e distribuição da água, da medicina natural, lazer, educação e cultura.
Funcionam muito bem porque se baseiam em normas rígidas, administração eficiente, mão-de-obra produtiva e utilizam Permacultura, Agroecologia, Agriculturas Biodinâmica e Orgânica e tudo o que existe de mais avançado para gerar energia, purificar água e reciclar lixo." (Do Engº Luiz Sorrenti, extraído do site Jornal do Meio Ambiente, www.jornaldomeioambiente.com.br)

Cooperativa Educacional de Ubatuba
Ubatuba, SP


Limpeza de lotes - Gostaria de deixar aqui minha sugestão ao prefeito de Ubatuba e a câmara de vereadores, por que ao menos não fazem o que Caraguatatuba fez em relação aos terrenos baldios e imundos de nossa cidade, por que a lei já existe e foi constituída pelo vereador Eduardo Cezar, mas a prefeitura não executa nada que beneficia aos municípios, mas a cobrança de iluminação pública sem se ter a iluminaria nos postes isso eles executam e tambem isenção de issqn de empresa de ônibus, enquanto que nossa cidade é um buraco só, até parece que é queijo suíço, por favor Sr prefeito terceirize as limpezas dos lotes na nossa cidade, o Sr vai ver que a cidade vai ficar mais bonita.

David Lemos
Maranduba - SP

Coligações Perigosas

Fotomontagem produzida por Carlos Rizzo

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Paraquedismo

Praia do Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor