Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 15 de junho de 2004 - Nº 1055 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Prefeituras discutem Gestão Compartilhada da Orla Marítima

Caraguatatuba
Estudantes atendem mais de mil crianças com recreação no Festival do Camarão
Câmara repete Ordem do Dia
Município de Sumaré traz 98 crianças do programa PETI para conhecer Caraguá
Campanha do Agasalho tem arrecadação recorde de 35 mil peças em Caraguá
Fiscal é levado por assaltantes no porta-malas do carro

Ilhabela
PSDB lança Colucci; Simões é vice de Manoel Marcos
Comerciante sofre roubo no Perequê
Ladrões invadem Fórum e gabinete de Juiz durante final de semana

São Sebastião
Partidos ‘seguram’ convenções até o fim do mês à espera da aprovação da emenda
Paulo Henrique será o vice na chapa do pré-candidato a prefeito Juan Garcia
Festa Junina atrai centenas de pessoas em Boiçucanga
Aposentado pede doação de inalador para manter tratamento
Ruas cheias de lama dificultam ida à escola de alunos de Juquehy
Lama na Costa Norte incomoda moradores

Ubatuba
PSDB define candidato em Ubatuba
Estufa II em Ubatuba ganha hoje Unidade de Saúde e ginásio de esportes
Futebol vira festa em Ubatuba

Seções
Política
Carta do Leitor

Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Prefeituras discutem Gestão Compartilhada da Orla Marítima

Litoral Norte - Representantes dos quatro municípios do Litoral Norte e da Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado - GRPU/SP, estiveram mais uma vez reunidos na última terça-feira, dia 8, no edifício sede do Ministério do Planejamento em São Paulo, para mais uma rodada de negociações objetivando a assinatura de convênio para a Gestão Compartilhada da Orla Marítima - "Projeto Orla".
A reunião, presidida pela nova Gerente, Evangelina de Almeida Pinto, contou com a presença de Maria Dalila do Amaral Dantas, Cláudia Fellice Ribeiro e Pedro Kreidel, técnicos da GRPU/SP.
Estiveram presentes Auracy Mansano Filho, Secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Adriana Capriglione e Daniela Kuntz, por Caraguatatuba, Eliane A. Peixoto por Ilhabela, Waldir Flausino, Assessor de Meio Ambiente e Antônio Carlos da Silva Bueno, por São Sebastião, Gilmar Rocha, Secretário de Arquitetura e Urbanismo, e José Marques Mendes, por Ubatuba.
No encontro foram debatidos os termos do convênio de cooperação técnica a ser firmado entre os referidos municípios e os Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, Orçamento e Gestão, em busca de um acordo que contemple e compatibilize de forma satisfatória para as partes envolvidas, seus respectivos interesses, aspirações, direitos e obrigações.
A bióloga Daniela Kuntz informou que ficou deliberada a análise e detalhamento, por parte das assessorias jurídicas das prefeituras, da nova minuta apresentada pela GRPU/SP, incorporando-se as alterações sugeridas pelos participantes, e o encaminhamento de suas respectivas propostas até o dia 17 do corrente, quando será feita uma nova reunião para fechamento da redação final do documento.
Segundo o arquiteto Gilmar Rocha, as negociações para a assinatura do convênio e início da gestão compartilhada da orla marítima estão bastante avançadas, devendo ser concluídas ainda este mês.
"Estamos muito satisfeitos com a nova abordagem que a atual administração da Secretaria do Patrimônio da União vem emprestando aos terrenos de marinha, que privilegia seu usufruto pela população em geral, ao contrário do até então vinha ocorrendo, quando a regra geral era a das apropriações dessas áreas de domínio público para uso privativo de alguns privilegiados".
"Este é o enfoque que também foi dado a essas áreas pela equipe que elaborou a minuta da nova lei de uso e ocupação do solo de Ubatuba, atualmente em discussão na Câmara Municipal", afirmou Rocha. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Estudantes atendem mais de mil crianças com recreação no Festival do Camarão

Caraguatatuba- 7º Festival do Camarão contou com mais um atrativo este ano. A Tenda de Recreação dos alunos dos cursos de Educação Física, Pedagogia, Normal Superior, Letras e História das Faculdades Integradas Módulo, que atenderam a mais de mil crianças durante os quatro dias do evento. Crianças de todas as idades puderam se divertir, aprendendo antigas brincadeiras caiçaras como andar com pé de lata, trator de lata, fazer uma capucheta (pipa), barangandan, pular corda e amarelinha, enquanto pais e familiares curtiam a festa, com tranqüilidade.
O projeto foi denominado "Resgatando a cultura das brincadeiras infantis da nossa história" e acontece pela segunda vez no Festival do Camarão, numa parceria com a Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba. Cerca de 200 estudantes trabalharam no evento, ensinando crianças a fazer o brinquedo e a brincar, como antigamente. Os estudantes prepararam ainda uma exposição com exemplares dos brinquedos antigos caiçaras. Todas as informações e curiosidades foram levantadas pelos alunos através de pesquisa feita com moradores e antigos pescadores. Durante o desenvolvimento do trabalho, os alunos também pesquisaram sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. (Fonte: Módulo)

Câmara repete Ordem do Dia
Pauta da sessão tem se repetido por 4 sessões; devido aos vários projetos em Regime de Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira, dia 15 de junho a sua 20ª Sessão Ordinária semanal, com a Ordem do Dia idêntica a das últimas 4 semanas. Isto se deve aos diversos projetos em Regime de Urgência que tem sido apresentados nas últimas sessões. Com relação a Ordem do Dia, nela constam 4 (quatro) projetos de denominação de rua, dos Vereadores Aurimar Mansano (PTB), Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB) e Celso Pereira (2) – Celsinho (PSDB). Os projetos restantes falam na inclusão do estudo sobre Dependência Química no currículo do Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª séries da rede pública, de autoria do Vereador Omar Kazon (PL); da criação do Título de Cidadão Desportista, pelo Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS) e da mudança de horário das Sessões Ordinárias semanais da Câmara de Caraguatatuba, pelo Parlamentar Anderson Silva Bertoncini – Pastor Anderson (PL). Já a Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto – Vera Peixoto (PSDB), apresenta propositura criando a Casa Municipal de Apoio à Mulher – Casa Abrigo e finalizando, a Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP) quer constituir uma CAR (Comissão de Assuntos Relevantes), para estudar e propor soluções quanto as obras do Centro de Treinamento do Professor e Teatro Municipal. A Sessão terá início às 19h30 com entrada franca para toda a população. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Município de Sumaré traz 98 crianças do programa PETI para conhecer Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá recebe no dia 23 de junho a visita de 98 crianças participantes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do município de Sumaré-SP.
O interesse pelo município aconteceu durante a realização do programa “Interior na Praia”, do qual Caraguá participou como cidade acolhedora durante a temporada de verão, quando recebeu centenas de crianças de cidades do interior paulista que nunca tinham visto o mar.
A solicitação de visita foi feita pela Secretária de Ação Social de Sumaré, Profª Rita de Cássia Rosa Pinto. Segundo explicou, o PETI atende uma média de 1032 crianças e adolescentes em 10 núcleos de Sumaré, afastando-os do trabalho infantil por meio de oficinas de artesanato, recreação e brinquedoteca, além do reforço escolar de Português e Matemática, acompanhamento com psicólogos e outras atividades em grupo. As famílias dessas crianças são acompanhadas pelo Serviço Social, Secretaria de Saúde e participam de programas de geração de renda.
Como parte de um projeto de complementação educacional, o município de Sumaré vem proporcionando aos participantes do PETI várias atividades diversificadas, incluindo passeios a outros municípios. De acordo com o documento enviado pela Secretária de Ação Social, são realizados em média 4 passeios por ano com essas crianças que, recentemente, conheceram o Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Taubaté.
Desta vez Caraguatatuba foi escolhida para recepcionar esses 98 visitantes que passarão um dia inteiro na cidade e poderão conhecer pontos turísticos, as praias, escolas da Prefeitura Municipal e outros locais que marcam as tradições caiçaras e resgate da cultura local. (Fonte: SME/PMC)

Campanha do Agasalho tem arrecadação recorde de 35 mil peças em Caraguá

Caraguatatuba - A Campanha do Agasalho 2004 “Quanto mais gente, mais quente”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, por meio da SABESP em parceria com Secretarias Municipais, Diretoria Regional de Ensino e outras entidades, teve um resultado bastante gratificante. Durante toda a semana, após o término da arrecadação, no dia 5 de junho, foi feita uma triagem das peças, que ocorreu no CIASE – Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas, no Travessão. Na manhã desta segunda-feira 14, aconteceu a entrega simbólica das peças ao Fundo e à Secretaria de Assistência Social, com a participação do prefeito Antonio Carlos da Silva, o superintendente da Sabesp, José Ricardo Manckel Amadei, das Secretárias de Assistência Social, Ana Carolina Simões Stringari, e da Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos. Estiveram também presentes o tenente Antero, da Polícia Militar, o chefe dos Escoteiros do Grupo Gideões, do Olaria, José Reinaldo Alves dos Santos, o Secretário de Esportes, Nivaldo Alves, Cristina Marques, representando o Fundo Social, além da participação de representantes da Ditran, Grupo Pão-de-Açúcar e outros colaboradores.
Nesta segunda-feira 14 foi realizada a entrega simbólica de 16.149 peças, arrecadadas durante a campanha promovida pela Sabesp, Prefeitura e outras instituições. Segundo explicou o Superintendente da Sabesp, a meta da Sabesp – unidade de Caraguatatuba era arrecadar 13 mil agasalhos. “É uma satisfação muito grande para nós termos conseguido atingir e superar a meta estabelecida pela empresa, que tem um trabalho de responsabilidade social no Estado, e que pretende somar um total de 3 milhões de agasalhos em todo o Estado. Não teríamos conseguido esse total sem o apoio de todos, principalmente das Secretarias Municipais. Essa arrecadação marca o início de uma campanha de mobilização social, que no próximo ano tem de, no mínimo, superar 16 mil peças”, explicou Amadei.
Para a Secretária de Assistência Social de Caraguatatuba, Ana Carolina Muri Simões Stringari, “todos nós temos motivos de sobra para comemorar o resultado desse mutirão, além dos 16 mil agasalhos arrecadados em parceria com a Sabesp, tivemos o apoio das escolas estaduais por meio da Diretoria Regional de Ensino, que doaram mais de 18,5 mil agasalhos, chegando a uma média de 36 mil agasalhos que vão auxiliar as famílias mais necessitadas e outras instituições de Caraguá. Isso marca o início de um inverno mais quente e mais solidário no município”, disse.
Além dos participantes da entrega simbólica de parte dos agasalhos, colaboraram também para o sucesso da campanha a Secretaria de Serviços Municipais, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, o GAC Albatroz – Grupo de Apoio Civil, entre outros.
O prefeito Antonio Carlos da Silva aproveitou para falar da grande parceria que o município tem com a Sabesp. “A Sabesp cumpre sua função social aqui em Caraguatatuba. É verdade dizer que ‘quanto mais gente, mais quente’, principalmente nesse momento de desigualdade social, em que é necessário promover ações modernas, como essa campanha de arrecadação, que mobilizou secretarias municipais e instituições que, junto com a Sabesp, mostraram que a união faz a força. Estamos muito felizes com o resultado desse mutirão que beneficiará justamente quem mais precisa”, declarou o prefeito de Caraguatatuba.
Segundo informou a Secretária de Assistência Social, as escolas estaduais ainda estão enviando os agasalhos arrecadados, e após a finalização da triagem será feita a distribuição dos agasalhos, até o final desta semana, pela Assistência Social com o apoio do Fundo Social, Associações de Pais e Mestres, Sociedades Amigos de Bairros e entidades que realizam trabalhos sociais no município.
Escolas estaduais arrecadam 18 mil agasalhos com gincana – Uma grande parceira neste mutirão de arrecadação foi a Diretoria Regional de Ensino, que por meio das escolas estaduais de Caraguá promoveu uma gincana para arrecadação de agasalhos.
A entrega simbólica dos agasalhos foi feita na Escola Estadual “Prof. Antonio de Freitas Avelar”, no Estrela D’Alva, com a participação do Diretor Regional de Ensino, prof. Laércio Albarici, da Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, diretores de escolas, alunos e outros participantes.
Segundo explicou Roseli Morilla, “foi uma entrega simbólica promovida pela Diretoria Regional com a apoio dos Grêmios Escolares. Isso prova o envolvimento da Educação tanto no segmento municipal quanto no estadual objetivando um inverno mais quente para as pessoas mais necessitadas. Essa gincana foi um gesto de cidadania e solidariedade”, disse.
O Diretor Regional, sr. Laércio, está enviando ao CIASE o fruto da arrecadação para a finalização da triagem. Somente as escolas estaduais arrecadaram de 15 a 19 mil agasalhos, em média, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Assistência Social.
Tanto o mutirão em parceria com a Sabesp quanto a gincana de arrecadação das escolas estaduais tiveram resultado significativo que marca uma mobilização social envolvendo não somente as instituições e órgãos municipais, mas também a iniciativa privada e cada cidadão, que doou um agasalho e colaborou para o sucesso desta campanha que arrecadou 35 mil agasalhos e mostrou que Caraguá é uma cidade solidária. (Fonte: SME/PMC)

Fiscal é levado por assaltantes no porta-malas do carro

Caraguatatuba - O fiscal sanitário R.P.S., 26 anos, foi vítima de roubo na madrugada de domingo, quando estava com seu carro na avenida Aldino Schiavi, na Martin de Sá. Ele foi trancado no porta-malas de seu Pálio, abandonado na rua major Aires, no Getuba.
Os assaltantes somente desistiram de levar a vítima e o carro ao serem seguidos por uma viatura da Polícia Militar, que por sua vez decidiu ir atrás do carro, que trafegava em alta velocidade e na contramão. Os assaltantes conseguiram escapar, fugindo em lados opostos. Os policiais inspecionaram o veículo abandonado, descobrindo a vítima, que gritava socorro preso no porta-malas. A vítima contou aos policiais que foi colocada no compartimento por três assaltantes, que ainda o agrediram com socos e pontapés. No final da tarde de sábado, Caraguatatuba registrou outro roubo na rua Cardeal, bairro Jardim Gaivotas. O aposentado J.L.S., 53 anos, foi rendido por dois assaltantes, sendo um armado, em sua casa. A dupla trancou a vítima em um dos quartos, fugindo levando R$ 170 e um relógio. A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento, mas sem localizar os suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

PSDB lança Colucci; Simões é vice de Manoel Marcos

Ilhabela- O mês para as convenções está na metade e poucos partidos se definiram em Ilhabela. No domingo o PSDB optou em sua convenção pela candidatura própria, lançando Antônio Colucci para o cargo majoritário. Colucci venceu por 17 votos a 7.
O PTB de Manoel Marcos também já tem um nome para vice: o ex-diretor de Obras Antônio Carlos Cajado Simões, do PL. Os demais partidos que formam a base de sustentação de Mané se reúnem no próximo dia 20. São eles: PL, PP, PMDB, PFL, PTB, PSDC, PCdoB, PHC.
O PSB do vereador José Garcia também se reúne dia 20, às 11:00h na Câmara Municipal. O partido, que passou por “turbulências” por conta de alguns desentendimentos entre a atual pré-candidata Malu e o vereador Garcia, que é presidente do partido, deve decidir para que lado vão correr neste dia. O PT deve confirmar o nome de Claudia Kerber para o executivo no dia 27 de junho, a partir das 09:00h, em seu diretório no bairro do Perequê. Também neste dia se reúnem os integrantes do PPS, a partir das 10h, no comitê do partido, que fica no bairro da Barra Velha, em frente ao Supermercado Ilha da Princesa. Haverá ainda o lançamento do PPS Mulher, projeto do vereador Almir Mariano. Segundo ele, há 90% de chances de coligação com o PDT de Nilce Signorini. O PMN e o PTN estão promovendo encontros onde os pré-candidatos a prefeito têm 30 minutos para expor suas propostas. Após estes encontros os partidos farão sua convenção, que deve ocorrer também na semana do dia 20, para decidir quem vão apoiar. O PV ainda não marcou a convenção, mas provavelmente será no 26 ou 29 deste mês.
Não foi encontrado nenhum integrante do PDT e do PSC para confirmar as datas das convenções até o fechamento desta edição. (Fonte: Imprensa Livre)

Comerciante sofre roubo no Perequê

Ilhabela - Um comerciante e sua esposa, que não tiveram os nomes divulgados, foram vítimas de roubo na noite de domingo na rua Ana Vitergo de Souza, bairro Perequê. Dois homens armados e encapuzados entraram na residência do casal pela janela do quarto. Visivelmente nervosos, os assaltantes renderam as vítimas exigindo dinheiro. A dupla pegou R$ 50, talão de cheques do Itaú e um celular, fugindo em seguida pelo mesmo lugar. A Polícia Militar, avisada logo em seguida, não conseguiu localizar os suspeitos. O roubo foi registrado na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Ladrões invadem Fórum e gabinete de Juiz durante final de semana

Ilhabela - Ladrões invadiram durante o final de semana o Fórum da cidade, localizado no Perequê. Eles entraram pelo buraco, onde estava o ar condicionado da sala da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Segundo a polícia, os ladrões pegaram cerca de R$ 200 da sala, e vasculharam papéis e documentos. Depois, eles arrombaram a porta, tendo acesso ao interior do Fórum, onde invadiram o gabinete do juiz. Deste local, eles pegaram o laptop do juiz Josué Vilela Pimentel. O crime foi descoberto na manhã de ontem pelo funcionário ao abrir o Fórum e registrado na delegacia da cidade. Segundo o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, uma inspeção preliminar não acusou o furto de processos que tramitam no setor.  (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

 Partidos ‘seguram’ convenções até o fim do mês à espera da aprovação da emenda

São Sebastião - A votação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que determinará o número exato de vereadores nas Câmaras Municipais, prevista para ocorrer até a próxima semana, no Senado Federal, está refletindo na região. Em São Sebastião grande parte dos partidos políticos deve segurar suas convenções até o fim do mês, restando poucos dias para o término do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral. O PPS será o primeiro a definir sua chapa, no próximo domingo, na sede do diretório municipal, segundo informou o presidente Juan Manoel Pons Garcia, pré-candidato a prefeito. Ele ressalta que, no mesmo dia, os demais partidos do grupo (PDT, PFL, PHS, PAN, PTN, PC do B, PMN e PMDB) também escolherão seus candidatos.
Juan Garcia lembrou que, no último sábado, houve a convenção do PSB. Ele acredita que, com a aprovação da emenda federal, o grupo terá cerca de 200 candidatos a vereador. Já o PP, presidido pelo vereador José Cardim de Souza, havia programado sua convenção para sexta-feira, entretanto a data será alterada. “Em função da incerteza do número de candidatos, vamos aguardar a votação no Senado”. Cardim frisou que, se emenda não for aprovada, os partidos sem coligação só poderão lançar 15 candidatos, ao invés de 23. Isto porque desta forma prevaleceria a determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No caso de São Sebastião, o número de cadeiras na Câmara cairia de 15 para 10. Quatro legendas escolhem seus candidatos no dia 27: PSC, PSDC, PT e PSDB. “A tendência é aguardar o Senado aprovar a emenda. Temos um bom grupo de candidatos e esperamos que não seja preciso eliminar ninguém. Como já teve aprovação em primeiro turno, acredito que passará”, disse Ubirajara Nascimento, presidente do diretório municipal do PSDB. Hoje os tucanos têm o apoio do PL, PRTB, PSL e PRP. “Contamos com a permanência do PP. No caso do PMDB, infelizmente não temos apoio estadual, mas lideranças do município tentam reverter o quadro”, enfatizou. Nascimento reafirmou a pré-candidatura de Paulo Julião à reeleição. O nome do vice será definido somente na convenção, na Câmara Municipal. “Pretendemos fazer coligações fortes e será o ponta-pé inicial de um processo fortalecido de campanha, com vários pontos de diretórios no município”, concluiu o presidente do PSDB.
De acordo com o presidente do PSC, Marcelo Camargo, o dia 27 de junho foi escolhido para a convenção do partido em razão da possibilidade de alianças. “Ainda estudamos a possibilidade da terceira via, com outros partidos unidos”. Camargo disse que o nome do vice do pré-candidato Ernane Primazzi ainda não foi definido. Um dos partidos que poderia se aliar ao PSC é o PSDC, do pré-candidato a prefeito Gabriel Rosa, além do PV, de Sérgio Pereira. “Vamos fazer nossa convenção no dia 27 e, enquanto isso, continuamos em busca das alianças, que a cada dia estão mais difíceis, já que todos querem encabeçar a chapa”, avaliou o presidente do diretório municipal do PSDC, José Veríssimo. Ontem à noite, na boate Tribus, em Boiçucanga, estava prevista uma reunião do PV. “O encontro é para definir candidatos a vereadores e as principais exigências. A convenção, cuja data será marcada hoje (ontem), será homologativa. Ainda não conseguimos fazer nenhuma aliança, mas meu objetivo é que o partido esteja unido. Se for preciso que outra pessoa seja o candidato do PV, não tem problema algum”, disse o presidente do Partido Verde de São Sebastião, Sérgio Pereira, pré-candidato a prefeito. O PT deve apenas ratificar as decisões do encontro municipal ocorrido no final do mês passado. Luiz Ramos, pré-candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores, diz que a convenção do próximo dia 27 será para acertar o número de candidatos. “Dependemos da emenda, que deve ser votada nesta semana. A convenção também deve referendar possíveis alianças”, concluiu Ramos. O PTB, presidido pelo vereador e pré-candidato a prefeito Marcos Leopoldino, fará sua convenção no dia 28, das 14h às 20h.
Todos os partidos têm de realizar suas convenções até 30 de junho. A campanha eleitoral será liberada após o dia 6 de julho.
PEC - A redução do número de cadeiras de vereadores, anunciada em abril pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), poderá ser menor. Para que isso aconteça, basta o Senado aprovar o Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que recupera 40% das 8.528 vagas cortadas pelo TSE. Assim, no caso do Litoral Norte, não haveria mudanças no Legislativo.
No mês de abril, o Tribunal Superior Eleitoral definiu que o número de vereadores no país fosse reduzido 14,1% já nas próximas eleições, ou seja, de 60.276 para 51.748 cadeiras, em um cálculo proporcional ao número de habitantes. Isto provocaria uma redução do número de vagas para vereador na região. São Sebastião, por exemplo, teria dez vereadores ao invés dos 15 atuais. A emenda, que teve parecer favorável da Comissão de Justiça do Senado, reduz o corte para 5.062 vagas (8,4%), totalizando 55.214 vereadores em todo o país. Além disso, também reduz os repasses de recursos das prefeituras para as Câmaras Municipais, o que pode gerar uma economia estimada em R$ 427 milhões. (Fonte: Imprensa Livre)

Paulo Henrique será o vice na chapa do pré-candidato a prefeito Juan Garcia

São Sebastião - O grupo de apoio à pré-candidatura a prefeito de Juan Manoel Pons Garcia (PPS) definiu, no último domingo, o nome do pré-candidato a vice. É o funcionário público Paulo Henrique Santana, o PH, de 26 anos, presidente do diretório municipal do PHS.
Segundo Juan Garcia, a votação foi unânime. “Trata-se de uma decisão da base da coligação”, disse o presidente do PPS.
Para ele, a escolha de PH é positiva para o grupo. “O Paulo Henrique é um jovem preparado para ocupar o cargo, com um bom perfil e história política baseada na ética”, declarou Garcia. Ontem à tarde, Paulo Henrique Santana falou sobre a indicação de seu nome como vice. “A escolha representa a união do grupo, pois desde o lançamento da pré-candidatura sempre procuramos mostrar transparência. Ficamos contentes pela adesão de nomes fortes da política local. Isso é fruto do trabalho sério e coerente”, avaliou. Ele ressalta que a definição não envolveu acordos políticos. “Percebemos que Dr. Juan conduz sua pré-candidatura de maneira democrática, tanto que alguns partidos que reivindicavam o cargo de vice para garantir o apoio não conseguiram o acerto”. Participaram da escolha representantes do PDT, PFL, PHS, PAN, PTN, PC do B, PMN e PMDB e PPS. Paulo Henrique falou sobre seus objetivos caso venha a ser vice-prefeito. “A idéia é fazer uma administração transparente, valorizando o servidor público, com plano de carreira. Nós acreditamos que com o potencial financeiro da cidade pode se fazer uma ótima administração, com políticas sociais na área de educação, saúde, meio ambiente, entre outras”. Além de assistente pessoal do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de São Sebastião, o presidente do PHS também é advogado. Mora na Barra do Sahy e tem escritório em Boiçucanga e no Centro. Já foi candidato a vereador em 2000, quando obteve 207 votos pelo PV (Partido Verde). Conforme informou, esta será a primeira participação do PHS em eleição municipal. Há dois anos o partido formou seu diretório na cidade, ao apoiar uma candidata a deputada estadual de São José dos Campos. A candidatura de Juan Garcia será oficializada na convenção dos partidos, no próximo domingo. (Fonte: Imprensa Livre)

Festa Junina atrai centenas de pessoas em Boiçucanga

São Sebastião - A animação contagiou o público presente à Festa Junina, realizada em Boiçucanga. Nem mesmo o frio intenso espantou as centenas de pessoas que, embaladas pelo som do forró, puderam se deliciar com diversos doces e salgados, além dos tradicionais quentão e vinho quente, servidos nas barracas montadas pela Prefeitura Municipal. A comerciante Roselaine dos Santos, uma das organizadoras do evento, comemora o fato de nenhum incidente ter sido registrado. “Tudo transcorreu num clima festivo, de confraternização. Nas próximas semanas será ainda melhor”, acredita. O evento está previsto para ser realizado todas as sextas, sábados e domingos até o dia 18 de julho, na Praça da Mentira, em Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Aposentado pede doação de inalador para manter tratamento

São Sebastião - Manter-se vivo. Essa é a principal impressão que se tem ao olhar para o alfaiate aposentado Carlos Pereira Silva Vasconçelos, de 89 anos. Com problemas respiratórios, o paulistano, que escolheu o litoral para morar após ter ficado viúvo, diz que necessita de um novo aparelho para fazer inalação durante a noite. “Faço a inalação duas vezes por dia na rede de saúde, mas à noite, antes de dormir, é essencial, e o meu aparelho quebrou pelo tempo de uso”. Para o alfaiate, querido pelos funcionários do setor da saúde, não importa o estado de conservação do aparelho doado– novo ou usado-, “Preciso apenas continuar o tratamento. Não tenho condições de comprar um novo”, completa. Ele espera que empresários do setor e outras pessoas sensibilizem-se e doem o inalador já que, com o valor da aposentadoria, cerca de R$ 260, ele diz que não terá condições para comprar outro. A reportagem fez uma pesquisa de preços em farmácias da região central da cidade e comprovou que o custo do aparelho, apesar das facilidades de pagamento, é incompatível ao orçamento do aposentado. A média de preço é de R$60 e R$80, o que representa mais de 20% da aposentadoria. (Fonte: Imprensa Livre)

Ruas cheias de lama dificultam ida à escola de alunos de Juquehy

São Sebastião - Mais de mil alunos que freqüentam os estabelecimentos de ensino Plínio Gonçalves de Oliveira Santos e Escola Municipal de Juquehy estão encontrando dificuldades no acesso aos prédios públicos, principalmente nos dias de chuva.
As ruas Pedro Esboriol, Maurício Benedito Faustino, Geroncio Bento Pereira, Maria Madalena Faustino e João Luiz Faustino estão intransitáveis em determinados trechos. O ônibus pára alguns metros antes da escola e os alunos têm que pisar na lama para chegar na sala de aula. A situação passou a piorar nos dias de chuva, que além de não ter onde pisar, os escorregões são freqüentes. Uma indicação de autoria do vereador Benedito Amâncio (PPS) foi enviada ao prefeito, solicitando o calçamento das ruas. Ele comenta que desde o início da atual administração vem reivindicando melhorias para as vias públicas. “Sei que vai ser difícil asfaltar, mas precisa fazer a manutenção periódica, pelo menos para ficar transitável. Nem carro dá para passar que atola”, critica. Na escola municipal estudam 830 crianças entre pré-escola e 6ª séries, já na Plínio Gonçalves de Oliveira são mais de 900 alunos do ensino fundamental e médio. A estudante Rosângela Cavalcanti da Silva informa que há 20 dias as ruas estão em estado precário. “Antes eram os buracos. Com as chuvas formaram-se poças cheias de água, além da lama, que suja o calçado e a barra da calça”, reclama. Na opinião dela, não há caminhos alternativos para chegar na escola, “ou passa na lama ou no mato, mas não escapa do barro”. Ela acrescenta que os alunos reclamam para a diretora mas nada é resolvido. “Se nós adultos sofremos, imaginem as crianças que estudam na pré-escola”, indaga.
A recepcionista Lilian Duarte de Oliveira tem um filho de 11 anos estudando na escola municipal. Ela conta que o menino vai de bicicleta e volta cheio de barro. “Aqui não dá para se locomover, de carro tem os buracos que chacoalham tudo e até quebram as peças do veículo. A pé ou de bicicleta ficamos sujos por causa da quantidade de lama. Não temos saída”, lamenta. (Fonte: Imprensa Livre)


Lama na Costa Norte incomoda moradores

São Sebastião - Após dias de chuva, várias ruas do Canto do Mar, Enseada e Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, encontram-se cheias de buracos e lama. O problema incomoda moradores, que pedem providências para resolver a situação.
“Tem lugar que não dá para passar nem de carro nem a pé”, diz a moradora do Canto do Mar, Maria Rita da Silva. Na foto, a entrada da rua Telêmaco, próximo à Rodovia Manoel Hyppólito do Rego (SP-55). Entre as ruas danificadas estão Venezuela, Bolívia, Olavo Bilac, além das vias paralelas à avenida Emílio Granato. A comunidade cobra serviços de nivelamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

PSDB define candidato em Ubatuba

Ubatuba - O PSDB de Ubatuba definiu como candidato a prefeito do partido Pedro Tuzino em convenção realizada anteontem na sede do Legislativo da cidade. O vice da chapa do tucano será Andrade Henrique (PAN).
É a segunda vez que Tuzino entra na corrida eleitoral para ocupar o comando da prefeitura. Em 2000, quando ainda era filiado ao PT, ele concorreu ao pleito e recebeu 29% dos votos válidos. "Nossa expectativa em relação à candidatura do Pedro Tuzino é muito boa. Já temos até a equipe que cuidará da propaganda de rádio", disse o presidente do partido, Marco Antonio Machado de Andrade. Em Ubatuba, o PSDB já consturou alianças com o PAN, PSC, PDT e PRTB. "Mas ainda buscamos aliados até o dia 30, quando vence o prazo das convenções. Conversamos com mais dois partidos", disse Andrade.
Segundo ele, a coligação, que terá cerca de quatro minutos no horário eleitoral gratuito, lançará 52 candidatos a vereador na cidade. 
"Desse total, 12 são do PSDB. O restante foi dividido entre os partidos aliados", disse o dirigente tucano.
Também estão na disputa pela chefia do Executivo na cidade o vereador petista Domingos Santos e o atual prefeito Paulo Ramos (PFL), que tentará a reeleição. (Fonte: ValeParaibano)

Estufa II em Ubatuba ganha hoje Unidade de Saúde e ginásio de esportes


Ubatuba - A Prefeitura entrega hoje duas importantes instalações que vão beneficiar diretamente a comunidade da Estufa II. Às 14h00 a Secretaria de Saúde inaugura a Unidade de Saúde da Família, em imóvel localizado na rua Três, 22, na Praça Genê dos Santos, que contará com espaços necessários para o atendimento dos usuários do Programa Saúde da Família - PSF. Os equipamentos para as consultas relativas à prevenção de doenças e as orientações dos profissionais da área de saúde, que constam do programa, estarão disponíveis a partir da entrega da nova unidade. Na seqüência, às 16h00, a Secretaria da Educação entregará a o Ginásio de Esportes da EM “ Maria Josefina Giglio Silva”, na rua Vasco da Gama, s/n. O Ginásio entregue é totalmente coberto, com arquibancada de concreto e quadra para a prática de várias modalidades ( volei, basquete, handball, futebol de salão, etc) promovidas pela direção da escola em conjunto com a Secretaria de Esportes e Lazer - SEL.
Na ocasião, a Prefeitura oficializará ainda a entrega das obras de ampliação da escola compreendendo mais 4 salas, 2 baterias de banheiro l bicicletário, além da urbanização. “A Unidade de Saúde garante atendimento e o acompanhamento médico da pessoa no próprio bairro evitando deslocamentos, muitas vezes desnecessários, até a Santa Casa. E o Ginásio de Esportes é mais um referencial para conduzir a criança para uma prática sadia, evitando caminhos perigosos como o das drogas”, afirma o Prefeito Paulo Ramos. A Prefeitura desenvolve ainda no bairro um programa de recuperação de ruas e pavimentação, que deverá ser acelerado de acordo com informações da Secretaria de Obras. (Fonte: Imprensa Livre)

Futebol vira festa em Ubatuba

Ubatuba - Um festival reunindo equipes de veteranos da Capital, além dos times femininos de Ubatuba e Cubatão marcou a entrega da arquibancada do campo de futebol do Sertão da Quina nesta última quinta-feira, feriado de Corpus Christi,
Na oportunidade, a Associação Cultural e Esportiva do Sertão da Quina - ACESQ e a Prefeitura de Ubatuba prestaram homenagem a Pedro Celestino dos Santos, mais conhecido como Pedro Baitaca, antigo morador e incentivador do esporte no bairro. O homenageado foi representado por sua filha Valéria Mônica dos Santos. O presidente da ACESQ, Luiz Henrique Mota, agradeceu ao prefeito Paulo Ramos e ao vice Moralino Valim Coelho pelo grande incentivo ao projeto, transformando em realidade um antigo sonho. Destacou ainda os apoios do comércio do bairro e dos vereadores Osmar dos Santos e Rogério Frediani. Lúcio Flávio da Silva, presidente da Liga Ubatubense de Futebol, disse que finalmente o campo de futebol do Sertão da Quina tem condições de trazer para o bairro uma final de campeonato da cidade. O prefeito Paulo Ramos disse que a Prefeitura assumiu e estava cumprindo a promessa de criar melhores condições para as partidas a serem disputadas naquele campo: “ os torcedores ganham mais segurança e o campo fica credenciado para partidas oficiais”, afirmou o prefeito. (Fonte: Imprensa Livre)

19º Seção da Câmara Municipal de Ubatuba

Ubatuba - O Vereador Rogério Frediani - PTB, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 19ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 15 de junho de 2004, às 19:30 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições relacionadas.
Clique Aqui para acessar a Ordem do Dia.


Ação Litoral

Política Topo

Bastidores Políticos de Ubatuba: A virada que não houve

Ubatuba viveu uma semana de grande tensão política, encerrada no último domingo. No ar havia uma pergunta shakesperiana: “Tuzino ou não Tuzino”? Circulou o boato que na convenção do PSDB seria apresentada uma nova chapa, comprometida com os interesses do prefeito Paulo Ramos. Os convencionais já devidamente “convencidos” pelo prefeito votariam nessa chapa e inviabilizariam a candidatura da dupla Tuzino-Andrade. O boato foi divulgado exaustivamente, sendo visível o entusiasmo com que alguns abraçaram a causa. Inclusive gente da imprensa. Havia por parte deles, um ardoroso desejo de que a virada acontecesse. Acabaram frustrados, a convenção deu-se na maior tranqüilidade, não houve nada que pusesse em risco a vitória da chapa de Pedro Tuzino, que será o candidato da coligação Viva Ubatuba. Aliás, como toda coligação, esta parece um camelo. Há protuberân cias difíceis de explicar. O panorama das forças que estarão em confronto nas urnas será definido quando os demais candidatos chegarem a um consenso. Ou aderem a uma das correntes já definidas ou tentam uma terceira via. Alguns vão mesmo é buscar a reeleição para a câmara. Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal!

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

Limpeza dos lotes - Reforçando o comentário do Sr. David Lemos, aguardo até hoje uma solução para o relato que fiz neste jornal, há cerca de 20 dias atrás, referente ao acúmulo de água em lotes abandonados pelos proprietários, onde a prefeitura apenas aplica multas, e espera que os donos dos lotes tomem as providências. Além dos problemas de estética, de acúmulo de lixo e da permanência de pessoas indesejáveis, ainda temos o caso sério da dengue. Sr. Prefeito, “ Quem quer faz, quem não quer, manda e aguarda”

Roberto Russo
Contribuinte
Ubatuba, SP

Artigo Hermético - Faz-se indispensável o esclarecimento do Sr. Lineu Alvim Coelho, da Prefeitura de S.Sebastião, e nosso colega também das lides da sociedade civil, do conteúdo de sua carta aqui no Litoral Virtual, de 14/06/04. Todos querem saber :
- que "anti" projeto de planejamento urbano,ambiental e social é esse ?
- que propostas vergonhosas são essas ?
- quem as está defendendo ?
- onde entram os migrantes nessa estória ?
- que falso paternalismo é esse e quem está por trás dele? Você nos conclama a juntar forças, mas não esclarece estas questões. Vamos somar sim se for o caso, e confio que seja. Abraço

A. Marcos Capobianco
S.Sebastião(Cambury), SP


Há algo de podre no reino de Ubatuba - “Eu quero acreditar”. Esta frase está escrita na parede do escritório do agente Fox , da série “Arquivo X”, mas serve também para a população de Ubatuba; pelo menos é isso que parece, com as propagandas que o prefeito paga para fazer na TV. Ele fala que na educação está tudo ótimo quando na realidade vemos escolas em péssimo estado e construções novas já com rachaduras. Mas o pior é na propaganda sobre a saúde, em que, para quem vê na TV, parece estar tudo bem Mas e só ver a matéria de capa do jornal a cidade desta semana, que vai ver que está tudo mal, bem mal mesmo.
Sugiro para o prefeito que pare de gastar dinheiro tentando tapiar o povo, e doe o dinheiro da propaganda para a santa casa que, aliás, é o que o seu vereador está pedindo para os servidores públicos fazerem. Senhor prefeito, pode esperar, que nossa resposta a essa má administração, vem nas urnas de 4 de outubro.

Carlos Santana
Centro, Ubatuba - SP

Coligações Perigosas

Fotomontagem produzida por Carlos Rizzo

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Itaguá

Praia do Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor