Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 17 de junho de 2004 - Nº 1057 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Litoral Norte tem 17 praias impróprias para banho

Caraguatatuba
Projeto “Não à Hipertensão” melhora saúde de idosos
Caraguá pode se beneficiar com a maior jazida de gás do país
Câmara aprova denominações de rua
Tiago Santana assume na Câmara de Caraguá
Alunos do projeto de turismo fazem pesquisa de campo com comunidade do Porto Novo
PAT de Caraguá conquista vagas em Maresias
Caraguá sediará a 5ª etapa do Campeonato de Kart
Assistência Social participa do Arraiá da Praia em Caraguá
Orquestra de Câmara de Violões
Junho em Caraguá, tão bom que parece milagre!
M.U.T.E apresenta som instrumental
Futebol de campo feminino
Voleibol masculino e feminino
Aposentado ganha carro sorteado em bingo na festa de Santo Antonio

Ilhabela
Polícia Civil apreende arma utilizada em roubos na cidade
Manoel Marcos assina mais quatro convênios com governo do estado
Vereador quer que lei de reserva de mercado entre em vigor
Notícias da Câmara Municipal de Ilhabela

São Sebastião
Paulo Julião reafirma candidatura em reunião do Partido Liberal
Campanha do Agasalho já arrecadou mais de 8 mil peças em São Sebastião
Moradores pedem acostamento no trecho da SP55 que liga Cambury à Boiçucanga
Açougueiro é baleado ao cobrar dívida no Topovaradouro
Tânia Aparecida fica entre as 5 melhores em Campos do Jordão
Leopoldino articula coligações e mantém pré-candidatura a prefeito
Aberta exposição de artesanato feito com materiais recicláveis

Ubatuba
Terceiro Setor Abordado Em Palestra Na Associação Comercial
Final de Semana Repleto de Atrações na Fundart
1.º Encontro Internacional de Presidentes de Associações de Bairros
Xv Congresso Da Sociedade Botânica De São Paulo
Natura Kaiak Short Adventure - 2º etapa
Modelo é assaltado ao buscar namorada em casa
Jovem é atingido por vários tiros no Taquaral
Adolescentes assaltantes levam euros de recém chegado da Espanha

Seções
Política
Artigo
Carta do Leitor

Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte tem 17 praias impróprias para banho
Praias de Bertioga estão livres de esgoto. Em Guarujá, a praia do Perequê está poluída


Litoral Norte  - O novo laudo da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), divulgado ontem, revela que 17 praias da região estão poluídas por esgoto doméstico. Em São Sebastião, estão poluídas as praias de São Francisco, Pontal da Cruz, Porto Grande, Prainha, Preta e Barequeçaba.
A praia de Barequeçaba, em São Sebastião, está poluída - Em Ilhabela, estão também comprometidas as praias do Perequê, Portinho, Feiticeira, Grande, Siriuba e Itaguaçu. Em Caraguatatuba, se mantém poluídas as praias do Centro e do Indaiá. Em Ubatuba, estão poluídas Lázaro, Itaguá, Santa Rita e Perequê-Mirim. A Cetesb avalia 28 praias em Ubatuba, 13 em Caraguatatuba, 26 em São Sebastião e 11 em Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Projeto “Não à Hipertensão” melhora saúde de idosos

Caraguatatuba - Através do projeto “Não à Hipertensão”, um grupo de estudantes do curso de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo está atendendo a 60 idosos hipertensos, num bairro onde há mais de 480 pacientes que fazem tratamento regularmente.
Em parceria com a Unidade de Saúde do Tinga e a Academia Linha D´Água, o grupo de idosos participa de aulas de hidroginástica, condicionamento físico e caminhadas, sem custo algum. O projeto é da Professora Milene Oliveira Bastos que trabalha voluntariamente como os alunos. A Academia Linha D´Água cede a piscina e a sala de musculação. O trabalho começou em março e já tem resultados como melhoria na saúde dos idosos e diminuição na dosagem de medicamentos. De acordo com a professora responsável, os resultados já foram notados pelos médicos do Programa Saúde da Família que também participam do projeto, assim como os agentes de saúde e os enfermeiros. A equipe faz o controle da pressão arterial e de glicemia antes e após os exercícios. “Os resultados foram tão bons que o secretário de Saúde, Dr. Pedro Norberto, quer que um projeto piloto seja implantado em toda a rede”, comemora a professora Milene. Até o Conselho Regional de Saúde ficou sabendo do projeto, e diante dos resultados obtidos em tão pouco tempo, veio conhecer e elogiou muito a iniciativa, disse a professora.
A hipertensão, segundo a professora Milene, causa pressão alta ligada a quadro de diabete e cárdio vascular. Segundo ela, com a atividade física consegue-se controlar a pressão, dilatar os vasos e circular melhor o sangue. “A atividade física tem que ser permanente e controlada. Não é só para os hipertensos. Hoje todos sabem que para se ter saúde tem de haver atividade física e que qualidade de vida também está relacionada a exercícios físicos”, comenta. O Projeto “Não à Hipertensão” deverá abrir novas vagas a partir de agosto. Entretanto, idosos de qualquer parte da cidade podem participar do projeto de Condicionamento Físico para a Terceira Idade, também do Módulo, que acontece em parceria com o Centro de Convivência Estrela do Mar e Academias Linha D´Água e Forma Atlética. Os idosos praticam musculação, atividades de resistência e atividades aeróbicas com o objetivo de diminuir aquela barriguinha relacionada a problemas cárdio-vasculares. Este projeto também é voluntário e gratuito para os idosos. Inscrições no Centro Estrela do Mar. Para os alunos, este projeto é muito bom porque abre um novo espaço para o profissional de Educação Física. “Com esta nova consciência, o profissional terá seu espaço garantido em locais ligados à saúde, porque ele e os médicos poderão juntos promover programas adequados para cada tipo de paciente, reduzindo e prevenindo doenças”, explica a professora Milene Bastos. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá pode se beneficiar com a maior jazida de gás do país

Caraguatatuba - Quatro engenheiros da Petrobrás do Rio de Janeiro estiveram na Câmara de Caraguatatuba na tarde de ontem, explicando os futuros benefícios que Caraguá teria em ser a ‘porta de entrada’ da recém descoberta jazida de gás natural localizada na região.
Engenheiros explicaram os futuros benefícios que Caraguá teria em ser a 'porta de entrada' da recém descoberta jazida
Trata-se da maior jazida de gás do país, que deverá estar sendo utilizada até 2010. O gerente de Implemen-tação de Empreendimentos para Transpetro (Dutos e Terminais), Glauco Colepícolo Legatti, explicou que atualmente está sendo avaliada pela Agência Nacional de Petróleo a Declaração de Comercialidade. No dia 15 do próximo mês será entregue o Plano de Desenvolvimento de Campo, no qual Caraguá pode ser uma das cidades onde o gaseoduto passaria para ser escoado, dependendo de posteriores estudos econômicos e ambientais. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara aprova denominações de rua
Depois de 4 semanas Vereadores votam Ordem do Dia

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou na Sessão Ordinária semanal desta terça-feira, dia 15 de junho, 4 dos 9 projetos constantes na Ordem do Dia e que não estavam sendo votados devido a inúmeras proposituras em Regime de Urgência nas últimas 4 semanas. Mesmo assim os destaques foram deixados para a sessão seguinte. A sessão teve início com o pedido de afastamento do Vereador Nivaldo Alves (PL), que irá retornar à Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. No seu lugar quem assume é o suplente Tiago Santana (PDT).
Foram votados todos os projetos de denominação de rua, constantes na Ordem do Dia da Câmara Municipal de Caraguatatuba. No total a pauta contêm 9 proposituras. Os projetos discutidos e aprovados tem a autoria dos Vereadores Aurimar Mansano (PTB), Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PMDB) e Celso Pereira – Celsinho (PSDB), com 2 projetos. Deixaram de ser votados os projetos dos Vereadores Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), que institui o Título de Cidadão Desportista; do Vereador Anderson Silva Bertoncini – Pastor Anderson (PL), que altera o horário de início das Sessões Ordinárias semanais; da Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto – Vera Peixoto (PL) e da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), que cria Comissão de Assuntos Relevantes para estudar e propor soluções para as obras do Centro de Treinamento do Professor e o Teatro Municipal. O projeto do Vereador Omar Kazon (PL), que inclui o estudo sobre dependência química no currículo do Ensino Fundamental local, ciclo de 1ª a 4ª séries, foi adiado por 1 sessão a pedido do autor.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 9 projetos, além da votação e aprovação de 1 Moção e 2 Requerimentos. No intervalo foram lidas 13 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Tiago Santana assume na Câmara de Caraguá
Caiçara nato de família tradicional, ele é o 15º a ocupar cadeira no Legislativo local

Caraguatatuba - caiçara nato e de família tradicional da zona sul de Caraguatatuba, Tiago Santana (PDT), assumiu nesta quarta-feira a função de Vereador na Câmara Municipal local. O suplente, agora Vereador, assume no lugar de João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL), falecido recentemente. Tiago Santana é o 15º Vereador a assumir uma cadeira no Parlamento Municipal desde janeiro de 2001 e a sua posse obedeceu uma seqüência; Com o falecimento de Baduca, Nivaldo Alves (PL), assumiu a cadeira, mas como está na função de Secretário Municipal de Esportes e Recreação, pediu afastamento e conseqüentemente veio a posse de Tiago Santana, que foi eleito suplente pelo PL, mas hoje ocupa legenda no PDT. Tiago Santana tem 55 anos, é separado, caiçara nato e de família tradicional da zona sul da cidade, tem 3 filhos e foi Vereador por 2 ocasiões; de 77 à 82 e de 89 à 92. Foi Presidente da Câmara em 1991, Relator da Lei Orgânica Municipal e fundador do MDB, ocupando na época função como líder do partido e delegado. Atualmente é Bacharel em Direito. O Vereador está consciente da função que ocupa. “Depois de tantos anos estou de volta, com a velha bagagem, mais experiente e com a consciência de cumprir o meu dever perante a sociedade”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Alunos do projeto de turismo fazem pesquisa de campo com comunidade do Porto Novo

Caraguatatuba - Os alunos do 8º ano das EMEF’s “Profª Benedita Pinto Ferreira”, do Casa Branca, “Profª Antônia Antunes Arouca”, do Massaguaçú, e “Profª Maria Thereza Souza Castro”, do Jetuba, participantes do projeto “Turismo, Cultura e Meio Ambiente: as belezas da Cultura Caiçara” – (trabalho recém ganhador do Prêmio Aldo Papone que levará a Educação Municipal para a Alemanha), participaram de uma atividade diferente nesta segunda-feira, 14 de junho.
Acompanhados pelo setor de Projetos e Capacitações da SME, que tem como responsável a supervisora Gislene Angélica Conceição, os alunos saíram a campo para conhecer e pesquisar os costumes, necessidades e desejos da comunidade do bairro Porto Novo, que beira o rio Juqueriquerê e é composta, em grande parte, por pescadores artesanais.
Recentemente, os alunos ajudaram no mutirão de limpeza do Juqueriquerê, e nesta semana, dando continuidade ao projeto de Turismo com base comunitária, os estudantes foram conhecer o Núcleo de Cerâmica TerrAmar, o entreposto de Pesca do Porto Novo e conversar com pescadores e moradores da região. O trabalho tem como proposta principal desenvolver o turismo local assegurando à comunidade que esse processo não proporcionará efeitos negativos, como perda de direitos e até mesmo de identidade cultural. A idéia é preparar os alunos para que no futuro tenham habilidade em trabalhar na área turística dentro dos segmentos a ela ligados, podendo contribuir no planejamento e desenvolvimento do turismo de modo geral, já que Caraguatatuba é um município turístico e não possui centros industriais.
Dentro da temática idealizada pelo projeto, os alunos têm como grande desafio coletar dados sobre a região do Porto Novo, cujo trabalho resultará num inventário sobre recursos culturais e naturais do bairro e imediações.
Além do inventário, outra meta é despertar nos estudantes envolvidos a importância em entender as funções do turismo e como atuar estrategicamente para melhorar o ambiente em estudo, aliando lazer, respeito, preservação e cultura. (Fonte: SME/PMC)

PAT de Caraguá conquista vagas em Maresias
O PAT de Caraguá conquistou 70 vagas para empregar mão-de-obra da cidade em Maresias

Caraguatatuba - PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Caraguatatuba conquistou 70 vagas de emprego para a população da cidade. A Construtora GG Santos Ltda está realizando uma obra em Maresias e estaria precisando de 30 pedreiros, 20 serventes e 20 carpinteiros.
No total, Caraguá oferecerá 56 pessoas, por enquanto, pois ainda faltam 14 carpinteiros para completar o quadro. “Está difícil conseguimos todos os carpinteiros. Também não foi fácil encontrar os serventes, pois muitas pessoas não vinham se candidatar por não terem dinheiro para compareceram à entrevista e à contratação”, afirmou a diretora do PAT de Caraguá, Ana Cristina Reis de Souza.
Segundo ela, assim que foi comunicada pela empresa da necessidade de contratar os trabalhadores, ela entrou em contato com o prefeito Antonio Carlos da Silva para viabilizar o transporte dessas pessoas para contratação em Maresias. “O prefeito conseguiu o ônibus para os trabalhadores, o que garantiu as 70 vagas para Caraguá. Quando as empresas oferecem as vagas, elas procuram todos os PATs da região, mas com a garantia do transporte, conquistamos essas vagas para nosso município”, disse.
Até a conclusão da obra, todos os trabalhadores ficarão em Maresias, em um alojamento da construtora recebendo também alimentação. A previsão de término da obra é o mês de dezembro deste ano.
O telefone do PAT em Caraguatatuba é (12) 3882-5211. (Fonte: PMC)

Caraguá sediará a 5ª etapa do Campeonato de Kart
Cerca de 50 pilotos virão para Caraguá, no próximo domingo, dia 20, para a 5ª etapa do Campeonato Paulista de Kart, entre eles, nomes consagrados na modalidade, além dos pilotos do Litoral Norte que estão liderando as provas

Caraguatatuba - Caraguá irá sediar a 5ª Etapa do Campeonato Paulista de Kart. A prova acontecerá no kartódromo, em Caraguá, no próximo dia 20 de junho, domingo, com a participação de cerca de 50 pilotos de São Paulo, Grande ABC, Vale do Paraíba e Litoral.
A modalidade é dividida nas categorias: Kadete, Parella, Júnior, Parella Graduada, Parella Sênior e RD 135 cilindradas.
A competição terá a presença de pilotos renomados na modalidade. Na categoria Kadet, o evento contará com a presença do Lucas Barros, filho do campeão de motociclismo, Alexandre Barros. Na categoria Parella Graduado, a grande atração é André Girotto, filho do bi-campeão brasileiro de motociclismo, Cláudio Girotto, os dois com presenças confirmadas. Além dos pilotos do Litoral Norte que estão liderando as provas. As inscrições podem ser feitas no dia da prova, e os interessados em participar têm de ser federados na CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Quanto à premiação, receberão troféus os pilotos que chegarem entre o 1º e 5º lugar, haverá sorteio de brindes para os competidores. Já para o público que irá prestigiar o evento, a organização irá distribuir revistas sobre automobilismo.
A prova, que é organizada pela KRT Moto Clube, tem o apoio da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba e da FASP (Federação Automobilística de São Paulo) e da Nipak Honda. A competição terá início às 12h30, a cerimônia de premiação está prevista para as 15h. A prova é aberta ao público. A 6ª Etapa do campeonato acontecerá em Caraguá, no dia 29 de agosto, domingo, o horário do evento ainda foi definido pela equipe organizadora da prova. (Fonte: PMC)

Assistência Social participa do Arraiá da Praia em Caraguá
Os projetos de geração de renda promovidos pela Secretaria de Assistência Social de Caraguá com a comunidade farão parte das atrações do Arraiá da Praia

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Assistência Social de Caraguatatuba participará do Arraiá da Praia com uma apresentação dos produtos feitos pela comunidade nos Projetos de Geração de Renda desenvolvidos pelo setor no município. O Arraiá da Praia começa nesta quinta-feira, dia 17, e vai até o domingo, dia 27, sempre a partir das 18 horas, na Praça de Eventos, no Centro.
Serão levados para venda, nos sábados, dias 19 e 26 de junho, os chinelos bordados, as bolsas artesanais, as bonecas de pano e as peças de estamparia Moda Praia. Já o Projeto Catadores de Lata e as entidades parceiras Divina Providência e Associação dos Portadores de Necessidades Especiais estarão, no evento, em todos os dias da festa.
Os Catadores de Lata farão a coleta das latinhas de alumínio, colaborando na limpeza das mesas, as entidades irão promover o entretenimento de crianças com brincadeiras do peixinho, da boca de palhaço, da toca do coelho, etc. (Fonte: PMC)

Orquestra de Câmara de Violões
Cordas Caiçaras faz concerto sábado

Caraguatatuba - A Orquestra de Câmara de Violões Cordas Caiçaras faz concerto didático no dia 19 de junho, sábado, às 20 horas, no Auditório da Fundacc. Criada em setembro de 2003, e mantida pela Fundacc, a orquestra conta com 11 músicos, ex-alunos das oficinas culturais de violão, sob a direção de Eduardo Frois, professor de violão da instituição.
Em sua primeira apresentação oficial, a Orquestra Cordas Caiçaras marca um grande momento musical, nascido das oficinas culturais de violão da Fundacc, quando os alunos mais antigos já estavam prontos para novos desafios. Segundo Fróis, idealizador do projeto, marca um novo conceito musical no cenário artístico de Caraguatatuba – “A orquestra é um divisor de águas do gênero instrumental pelo pioneirismo e pela proposta sinfônica que objetivamos” comenta. “Para o programa, foram escolhidas músicas dos grandes compositores clássicos como Mozart, Bach, Antonio Rovira e John Case entre outros, que narrassem a estreita relação que existe entre o homem e a arte, a sociedade e história, ideologia, filosofia e estética. Também apresentaremos suíte renascentista, de diversos autores e as músicas do século XX de autoria própria da orquestra”. Para abrir a noite, o quarteto de trombones Socando a Vara, de Caraguatatuba, formado por músicos da Banda Municipal Carlos Gomes, apresenta seu repertório de música clássica e MPB. A entrada é franca, e a Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá. (Fonte: Fundacc)

Junho em Caraguá, tão bom que parece milagre!

Caraguatatuba - As toxinas marinhas serão tema de palestra com especialista da USP, em Caraguatatuba no próximo dia 22. Através do Projeto Caravela, dos alunos de Biologia das Faculdades Integradas Módulo de Caraguatatuba, o Prof. Dr. José Carlos de Freitas, da USP-Universidade de São Paulo, ministrará a palestra A infinita variedade das toxinas marinhas, no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira, nas Faculdades Integradas Módulo – Campus Centro. A palestra acontece no dia 22 de junho, às 19 horas. A palestra é aberta ao público e gratuita. (Fonte: PMC)

Futebol de campo feminino

Caraguatatuba - A equipe de futebol feminino de Caraguá disputou mais uma eliminatória do VII Campeonato Estadual de Futebol de Campo Feminino, organizado pela Liga Municipal de Futebol de Guaratinguetá.
No dia 13, domingo, a equipe de Caraguá viajou para Caçapava, e enfrentou a equipe de Lorena, na categoria Adulto Livre, no primeiro jogo pela segunda fase do campeonato. A equipe de Caraguá perdeu para a equipe de Lorena, e enfrentará, no próximo final de semana, a equipe de Taubaté. O jogo acontece no dia 19, sábado, em Caraguá. O local da evento ainda não foi definido. (Fonte: PMC)

Voleibol masculino e feminino

Caraguatatuba - Organizado pela Livovali (Liga Voleibol Vale Paraíba e Litoral Norte), o campeonato de voleibol, série prata, masculino e feminino, está na sua fase semifinal. A disputa pela vaga na final do campeonato, aconteceu no último domingo,13, na categoria Sub-15 (Infantil). A equipe masculina de Caraguá venceu a equipe de Taubaté de 3 sets a 2. A equipe aguarda a disputa entre São Sebastião e São José dos Campos, para conhecer o seu adversário na final do campeonato. Já a equipe feminina enfrentou a equipe de Pindamonhangaba, também no dia 13, e venceu a equipe da casa de 3 sets a 2, e também está classificada para a final. A equipe feminina aguarda a definição do seu adversário na final do campeonato. As equipes de Caraguá têm o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Aposentado ganha carro sorteado em bingo na festa de Santo Antonio

Caraguatatuba - O aposentado Antonio Carlos Dias, 52 anos, mais conhecido como “Toninho das Cáritas”, foi o ganhador do automóvel sorteado no bingo realizado no último sábado durante a festa de Santo Antônio. Ele ganhou sozinho um Ford Ka, jogando com apenas uma cartela, quando ainda faltavam mais de trinta peças para serem sorteadas. Segundo estimativa dos organizadores, mais de três mil pessoas compareceram ao local para concorrer ao prêmio que teve o valor mais alto da rodada. Além disso, muitos jogadores estavam concorrendo com várias cartelas, o que tornava o bingo ainda mais disputado. Dias está na cidade há um ano. Ele disse que se aposentou e resolveu vir para o litoral. Há seis meses ele procurou a igreja católica da cidade para atuar como voluntário. A partir daí passou a trabalhar na Cáritas, sob a coordenação do padre Jacó. Ele também estava participando da organização da festa. Esta foi a primeira vez, segundo ele, que ganha um prêmio de alto valor. O aposentado não sabe ainda o que vai fazer com o prêmio, uma vez que já possui um veículo. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Polícia Civil apreende arma utilizada em roubos na cidade

Ilhabela - A Polícia Civil apreendeu na manhã de ontem um revólver calibre 22, que estaria sendo utilizado em roubos na cidade. A arma foi localizada embaixo do colchão de uma casa na Água Branca e já foi reconhecida pela vítima de pelo menos um assalto, praticado na noite anterior, na avenida São João, no Perequê. Com um mandado de busca, os policiais foram à residência do suspeito dos assaltos L.C.I.S., de 20 anos, que não foi localizado. Na casa estava a namorada dele, D.C.S., de 21 anos, que dormia na cama onde estava o revólver.
Ela foi conduzida à delegacia e autuada por porte ilegal de armas, sendo recolhida em uma cela e posteriormente removida para a cadeia feminina de Ubatuba. A mulher alegou desconhecer o paradeiro do namorado, que não tinha dormido em casa, saindo após uma discussão do casal. O revólver estava municiado com sete balas. Segundo o delegado Vanderlei Pagliarini de Almeida Filho, os roubos que têm ocorrido na cidade podem ser atribuídos a L.. O suspeito já tem várias passagens pela polícia, incluindo assalto. (Fonte: Imprensa Livre)

Manoel Marcos assina mais quatro convênios com governo do estado

Ilhabela - Na quarta-feira o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, esteve em São Paulo, na Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde se reuniu com o secretário João Carlos de Souza Meirelles.
O motivo da reunião foi a assinatura de quatro convênios com o Governo do Estado, objetivando recursos financeiros destinados a importantes obras no município. Um dos Convênios contempla o Bairro do Portinho. A verba do DADE, no valor de R$166.000,33, se destina ao saneamento básico do bairro, uma antiga reivindicação dos moradores. O segundo Convênio assinado tem como finalidade dar continuidade à Reurbanização da Praça Coronel Julião, no valor de R$69.075,60. A praça, instalada na Vila, é considerada uma das mais belas paisagens de Ilhabela.
O terceiro Convênio, no valor de R$150.000,00, é para a reforma das instalações do Estádio de Futebol Ferreirão, visando oferecer mais conforto não só aos atletas ilhabelenses como também aos seus freqüentadores. A quarta assinatura refere-se à reurbanização da orla marítima, dando continuidade a ciclovia, trecho Pequeá-Vila, no valor de R$116.235,94. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador quer que lei de reserva de mercado entre em vigor

Ilhabela - Na sessão da Câmara esta semana, o vereador Almir Mariano (PPS), além de criticar a postura da SABESP no município, também entrou com um requerimento solicitando ao prefeito Manoel Marcos(PTB) que se cumpra a lei 933/2000, de autoria do vereador e presidente da casa José Donizette da Silva (PPS), que dispõe sobre reserva de percentual para contratação de pessoal local para prestação de serviços de mão-de-obra em obras públicas. A lei determina que se reserve um percentual de no mínimo 80% de vagas para moradores locais, mas segundo ele, isso não tem acontecido. No uso da Tribuna, Almir falou que Ilhabela conta em média com 40% de desempregados, e que grande parte desses problemas poderia ser pelo menos amenizados com o cumprimento da Lei. O vereador Rogério Ribeiro de Sá, o Catolé (PT) também falou sobre o alto índice de desemprego na cidade. Disse ainda que desde maio vem observando a dificuldade dos comerciantes cumprir com seus compromissos, pagar seus empregados. “Tudo isso porque a Administração não tem políticas públicas de geração de empregos. Os empregos da prefeitura aumentaram, claro, mas se trata de nepotismo”, disparou Catolé. José Pereira Brandão, vereador tucano, saiu em defesa do prefeito, transferindo a discussão para a situação do desemprego no país, e perguntou ao vereador petista onde estavam os dez milhões de empregos prometidos pelo governo federal. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias da Câmara Municipal de Ilhabela

Vereadores aprovam Moções de Louvor e Emenda à Lei Orgânica - Os vereadores ilhabelenses aprovaram - por unanimidade - na sessão de segunda-feira, dia 14, os requerimentos, duas Moções de Louvor e o projeto de Emenda à Lei Orgânica 03/2004, em segunda discussão. O projeto de Emenda 03/2204, de autoria da mesa diretora, composta pelo presidente da Casa, vereador José Donizette da Silva (PPS), e os vereadores Jadiel Vieira (PV), Rogério Ribeiro de Sá (PT), Dra Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT), dispõe sobre a alteração de artigos, incisos e alíneas da Lei Orgânica Municipal.
Na justificativa, os vereadores salientam os conflitos de competência surgidos recentemente, trouxeram à tona diversas falhas na Lei Orgânica com relação à matéria, demonstrando a necessidade de alteração da referida lei.
E ainda, que as alterações propostas objetivam tornar inequívocas as competências para iniciativa de projetos de lei fixadas na Lei Orgânica do Município, além do atendimento da legislação vigente a Constituição Federal e, da boa técnica legislativa, não observada na redação dos artigos modificados. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação.
Moções
Na mesma sessão ordinária, os vereadores ilhabelense aprovaram - por unanimidade - a Moção de Louvor 33/2004 endereçada ao Deputado Federal Luiz Antônio Medeiros, de autoria do vereador Jadiel Vieira (PV), o Keko, pelo exemplo de dignidade e civismo consagrado não apenas aos seus eleitores, mas a toda a Nação.
Keko ressalta a qualidade de político sério e honesto comprovado em fatos recentes, em que colocou os ideais políticos acima da ganância financeira dando um exemplo de moralidade a nação, recusando vultuosa quantia para cumprir seu dever de parlamentar, fazendo renascer assim o orgulho de pertencer a classe política e resgatando a credibilidade da população nos representantes, e também servindo de incentivo a todos os políticos que não sentem vergonha de ser honestos. “Esta Moção representa a magnitude de seu gesto, bem como o orgulho por termos no cenário político nacional pessoas como o nobre Deputado”, salienta.
Já a Moção de Louvor 34/2004 ao Senhor João Rezende de Souza Filho, o Mestre Rezende, de autoria da vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato enfatiza as conquistas que vem proporcionando a cidade através dos atletas da modalidade esportiva Jiu-Jitsu.
Na justificativa, a vereadora Nanci menciona a última conquista no Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu 2004, em que os atletas treinados pelo Mestre Rezende trouxeram para casa 40 medalhas, sendo 12 medalhas de bronze, 13 de prata e 15 de ouro. Além de garantir as vagas destes atletas para o Campeonato Mundial desta modalidade no próximo mês no Rio de Janeiro.
“O Mestre Rezende é um orgulho para a nossa cidade, pois o seu trabalho junto aos jovens através desta prática esportiva tem elevado o nome de Ilhabela em âmbito nacional, além de mostrar o potencial dos nossos atletas”, conclui a vereadora.

Maioria rejeita projeto de Centro de Referência da Juventude de Ilhabela (CREJI) - O projeto de Lei 24/2004, de autoria do vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT), o prof. Catolé, que dispõe sobre a instituição do Centro de Referência da Juventude de Ilhabela (CREJI) no âmbito do município foi rejeitado com votos dos vereadores José Pereira Brandão (PSDB), Romeu Pedro Persch (PDT), Luiz Lobo (PL), Maria das Graças F. dos Santos Souza (PSDB), Dra Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT, Jadiel Vieira (PV), Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), Walter Duarte de Souza (PTB ), Valdivino Gonçalves Souza (PMDB) e do presidente da Casa, vereador José Donizette da Silva (PPS).
A propositura recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e parecer contrários das Comissões de Finanças e Orçamento e Educação, Esportes, Cultura, Turismo, Saúde, Ação Social e Cidadania. Na votação dos pareceres, o da CFJ foi rejeitado pela maioria dos vereadores e os da CFO e CE foi aprovado com votos contrários dos vereadores Rogério Ribeiro de Sá (PT), Almir Mariano (PPS) e José Garcia de Souza (PSB).
Na justificativa, o prof. Catolé ressalva que na América Latina os jovens são a metade dos desempregados totais e representam cerca de 70% da população carcerária. Assim, todos os problemas que afetam mais diretamente e com mais intensidade o jovem. “O jovem precisa de uma abordagem mais completa por parte do Poder Público, uma abordagem que respeite sua individualidade, auxilie o desenvolvimento de suas potencialidades e proporcione canais com a sociedade”, enfatiza.
Sendo assim, o principal eixo para a elaboração de novas políticas dirigidas à juventude é o da inter-setorialidade, ou seja, propor ações que visem à integração das políticas que atendam ao jovem pelos diversos setores do poder público, hoje, segundo Catolé, diluídas em meio aos demais programas municipais.
“O CREJI propõe ações integradas entre as várias Secretárias Municipais, buscando o aprimoramento da atenção dada à comunidade e privilegiando as intervenções coletivas”, explica.
Catolé ainda esclarece que a proposta do CREJI é justamente concentrar todas as ações já existentes e voltadas para o jovem desenvolvidas pela Prefeitura, além de promover a participação da comunidade na gestão destes projetos. “Acreditamos que através deste projeto estaremos fomentando a organização do público alvo e formando a consciência crítica de cidadania ativa”, completa.
Análise Jurídica - O projeto passou pela análise técnica da Assessoria Jurídica da Câmara que considerou a propositura louvável, porém com “vício insanável caracterizado pela invasão de competência reservada ao poder Executivo pela Legislação Federal”.
O parecer do Jurídico ainda salienta que o projeto esbarra na inconstitucionalidade por padecer de vício de iniciativa que macula toda a formação da lei. Entretanto, em vista da relevância da matéria poderia ser objeto de indicação ao executivo e uma vez iniciado o projeto de lei pelo prefeito os vereadores podem participar através da elaboração de emendas que entenderem necessárias
O projeto
O Centro de Referência da Juventude de Ilhabela (CREJI) atenderia todos os jovens das diferentes regiões do município, num espaço democrático de organização, gestão, articulação, interlocução, irradiação de informações, ações e apoio à juventude local.
Os objetivos do CREJI seriam articular políticas sociais inter setorializadas voltadas a juventude, identificar os espaços públicos e equipamentos públicos para otimizar a ocupação, implementar ações de formação e campanhas de proteção e promoção de direitos dos jovens, disponibilizar informações sobre programas, atividades, equipamentos, espaços e ações, facilitar o acesso a recursos educacionais, culturais entre outros, produzir parcerias, apoiar e auxiliar movimentos e eventos e principalmente, fomentar a organização da juventude local.
O poder executivo disponibilizaria espaço físico e recursos humanos e materiais necessários para o pleno funcionamento do CREJI.
Discussão - O vereador petista argumentou durante a discussão que projeto semelhante a este foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo com pareceres favoráveis de todas as comissões da Casa. “Este projeto foi apresentado pela vereadora Tita Dias (PT) e, hoje se tornou a Lei Municipal 13735/2004, inclusive com aval da assessoria jurídica daquela Casa de Leis”, ressaltou.
Catolé ainda disse que o CREJI seria uma opção para os jovens já que estes sofrem com a falta de projetos nas áreas da educação, esporte e lazer e que seria uma forma de integra-los. “Integrar política pública e juventude criando uma opção aos jovens através do Centro de Referência. Se vocês não aprovarem estarão virando as costas para a juventude”, enfatizou.
Já o vereador Luiz Lobo (PL) sugeriu ao colega o uso do termo autorizatório no projeto, assim seria de competência do executivo. Lobo ainda relembrou o vereador petista que ele mesmo havia aprovado o projeto de Resolução 5/2004, aprovada em 24 de maio, em que todos as matérias devem passar pela análise da assessoria desta casa antes de irem a plenário, referindo ao parecer de inconstitucionalidade do jurídico. “Você foi mordido pela cobra que criou”, disse. Ele ainda aproveitou para cutucar o vereador petista dizendo que projetos como estes de competência do executivo, apenas agradam os redutos políticos e eleitoreiros.
Para a vereadora Dra Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT), esta Casa de Leis não é contra o mérito, mas a favor da legalidade. “Devemos ter consciência e entendo que o voto é político, porém há o parecer do jurídico que deve ser respeitado”. Ela ainda disse que apresentou uma emenda a LDO em que incluía o Centro de Referência. “O melhor caminho seria a elaboração de uma emenda”, concluiu.
Os vereadores Walter Duarte de Souza (PTB) e José Garcia de Souza (PSB) se posicionaram contrários a todos os projetos que forem considerados inconstitucionais pelo jurídico. “Não votarei mais em nenhum projeto inconstitucional”, enfatizou Walter.

Catolé quer informações sobre construções de Escolas - Na última sessão da Câmara Municipal os vereadores ilhabelenses aprovaram seis requerimentos do vereador petista Rogério Ribeiro de Sá. Nos requerimentos 287 e 288/2004, o prof. Catolé solicita informações do prefeito Manoel Marcos sobre o andamento das obras de construção do prédio destinado a instalação da Escola Municipal do Itaquanduba e a da Água Branca.
Catolé ainda quer saber qual seria a empresa vencedora da licitação, modalidade tomada de preços, o valor da obra e se houve adiantamento, quais o motivo do atraso das obras estipulado inicialmente em 210 dias a partir de 21 de outubro de 2002 e se houve realmente quebra de contrato e quais seriam o motivo.
No caso da escola do Itaquanduba, o vereador pergunta ainda sobre as providências tomadas em relação ao desabamento do muro denunciado recentemente por um jornal local. “Trata-se de uma questão relevante que merece que a população seja informada a respeito, em nome da transparência exigida aos atos dos poderes públicos”, esclarece.
Já os requerimentos 289, 290 e 291/2004, Catolé pede informações sobre obras de infra-estrutura, como quais as providências tomadas em relação à água que corre ininterruptamente na Rua Antônio Castelano, possibilidade de prolongamento da rua Maria Ângela do Amaral na Cocaia e soluções apontadas pelo Programa de Planejamento, Controle e Orientação de Ocupação Urbana (PPCOOU) nas áreas de risco existentes na estrada do Camarão e Buraco Fundo quanto à situação de regularização e o número de imóveis cadastrados.
No requerimento 292/2004, quer mais detalhes sobre o parecer da Procuradoria Jurídica da prefeitura em relação ao processo 172/02 já que a resposta dedo requerimento 225/04, aprovado em 10 de maio, o procurador chefe responde que nenhuma providência foi tomada pelo setor de fiscalização pelo fato de interposição de recursos.

Almir quer cumprimento de Lei que protege trabalhador local - O vereador Almir Mariano (PPS) apresentou o requerimento 281/2004, aprovado na última sessão, em que pedia ao prefeito Manoel Marcos o cumprimento da Lei Municipal 933/2000, que dispõe sobre reserva de percentual para contratação de pessoal local para prestação de serviço de mão de obra em obras públicas.
Almir argumenta que a Lei tem como objetivo proteger a mão de obra local, especialmente a não especializada, dos efeitos da grave crise econômica do país. “É uma forma de evitar que empresas contratadas pelo poder público excluam o trabalhador local”, completa.
De acordo com o vereador, embora a Lei 933/200 determine que 80% das vagas existentes nas obras e serviços contratados sejam preenchidas por trabalhadores residentes no município, as empresas contratadas tem feito “tábua rasa” da referida Lei.
“O desemprego na cidade, além de ser um problema social e humano, é também econômico. Sendo assim, o cumprimento desta lei protegerá o emprego dos trabalhadores locais”, conclui.
Outro requerimento (283/2004) também de autoria do vereador Almir indica ao executivo a compra de capas e botas para os funcionários públicos municipais que realizam os serviços de limpeza das ruas como equipamento de proteção para os dias de chuva e vendaval.
Almir questiona sobre esta possibilidade já que muitas vezes foi abordado pelos funcionários para que intercedesse junto a administração neste sentido.

Keko cobra incentivo a times de futebol da cidade - A Câmara Municipal aprovou na sessão do dia 14, quatro requerimentos do vereador Jadiel Vieira (PV), o Keko, endereçados ao prefeito Manoel Marcos em que pede informações sobre as cestas básicas fornecidas aos funcionários públicos municipais, ajuda de custo para os times de futebol participantes do Campeonato Municipal, informações sobre o terreno da Secretária de Educação e APAE e reforma da quadra poliesportiva da Praia Grande. E o requerimento 282/2004 encaminhado a ANATEL sobre a possibilidade que as chamadas telefônicas entre as cidades do Litoral Norte que possuam o mesmo DDD não sejam tarifadas como chamadas de longa distância nacional, como já acontece entre as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião, que segundo Resolução da ANATEL são consideradas ligações locais.
No requerimento 284/2004, Keko quer saber detalhes sobre as cestas básicas: quantas são compradas ao mês, a firma que fornece, o valor unitário, se a cestas fornecidas para a Secretária de Saúde são diferenciadas e se possui o mesmo peso que as demais. O vereador considera estas informações de extrema relevância já que a função do legislativo é o de fiscalizar o poder executivo.
Sobre o requerimento 283/2004 em que pede repasse de verbas para a compra de uniformes para os times de futebol participantes do Campeonato Municipal, Keko faz um comparativo com o incentivo recebido pelas escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade no período do Carnaval. “Durante o carnaval, a prefeitura repassou R$ 5 mil para os blocos carnavalescos e R$ 25 mil para as escolas. Será que para os times de futebol do município não há verba, mesmo sabendo que o campeonato dura seis meses “, pergunta. Segundo Keko, os atletas não recebem qualquer ajuda de custo para participarem de campeonato promovido pela Diretoria Municipal de Esportes. “Os atletas arcam com despesas com materiais esportivos, uniformes e transporte durante todo o tempo de duração do evento”, salienta.
Já o requerimento 286/2004 requer informações mais específicas sobre o terreno onde estão instalados a Secretária de Educação e APAE. Keko argumenta que em reunião no gabinete do prefeito a compra foi efetuada para acomodar o prédio da APAE e agora, se verifica que a entidade ocupa uma pequena parte enquanto que a estrutura física da Secretária fica na parte do terreno. “Existe um acordo entre APAE e prefeitura para que a Secretária de Educação ocupe também o terreno”, argumenta.
O vereador também encaminhou o requerimento 285/2004 em que pede a o prefeito Manoel Marcos o motivo da paralisação da obra de reforma da quadra poliesportiva da Praia Grande, também quer saber a empresa ganhadora da licitação e o valor da obra.

Nota: Durante 30 dias, o suplente Valdivino Gonçalves de Souza, o Divino, estará assumindo uma das cadeiras na Câmara Municipal de Ilhabela, substituindo temporariamente o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB). Segundo ofício do vereador Carlinhos enviado a mesa diretora, lido na sessão do dia 14, seu afastamento se deve a motivos particulares. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Paulo Julião reafirma candidatura em reunião do Partido Liberal

São Sebastião - Uma reunião política, promovida pelo PL – Partido Liberal – com a participação do prefeito Paulo Julião, atraiu cerca de 70 pessoas, na última terça-feira, em Maresias. O prefeito aproveitou a oportunidade para reafirmar sua candidatura à reeleição, destacando alguns dos benefícios alcançados no município durante sua atual administração. “O avanço na área da Saúde é medido pela taxa de mortalidade infantil. Em 2001, o índice era de 19,97%. Graças aos investimentos que fizemos, conseguimos reduzir esse número para 12,66%”, declarou.
Turismo e geração de emprego - Sempre falando em geração de emprego, Julião destacou a importância do CEPROM – Centro de Ensino Profissionalizante Municipal – na capacitação de jovens e adultos. A questão do turismo também foi comentada pelo prefeito, que pretende implantar um programa de ecoturismo na região. Ele explica que o desenvolvimento do turismo beneficia toda a população de forma direta ou indireta. Ao final da reunião, Paulo Julião ouviu as reivindicações e esclareceu as dúvidas dos moradores. “Encontros como esse são muito importantes para que a comunidade fique a par das melhorias que essa administração vêm realizando ao longo dos últimos quatro anos”, afirma Julião. (Fonte: Imprensa Livre)

Campanha do Agasalho já arrecadou mais de 8 mil peças em São Sebastião

São Sebastião  - Com o objetivo de arrecadar agasalhos e cobertores para as pessoas mais carentes do município, a Prefeitura de São Sebastião, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), iniciou, no dia 24 de maio, a Campanha do Agasalho 2004, que tem como slogan, este ano, “Quanto Mais Gente, Mais Quente”.
Ontem, dia 16, o gerente da seccional da Sabesp de São Sebastião, Josival Alves de Souza, entregou à presidente do Fundo Social do município, Elsa Regina Julião, 3,2 mil peças de vestuário entre agasalhos, cobertores, calças, bermudas e outras, que foram triadas por uma equipe de funcionários da empresa. Além da Sabesp, a campanha conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Ultragaz, Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar, entre outras entidades e o comércio local, que devem receber doações até ao dia 30 de junho. No total, já foram arrecadadas 8.700 peças. “Nossa cidade recebe um fluxo migratório considerável de famílias em estado de pobreza. Por estar compreendida entre a Serra do Mar e a orla marítima, é bastante úmida, o que desfavorece crianças e idosos, principalmente aqueles residentes em comunidades isoladas”, disse Elsa Julião. “A entrega das doações poderá ser feita na Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 245, no Centro, ou sob agenda, poderemos buscar em qualquer estabelecimento”, informou a assessora do Fundo Social, Regina Célia Cristino. Todo o repasse das doações é efetuado sob critério sócio-econômico e triagem da Assistência Social. “Nós recebemos e repassamos as doações para a Secretaria de Promoção Social, que organiza e encaminha os agasalhos para as pessoas mais necessitadas”, explicou Elsa.
Locais: Alguns locais que estão funcionando como postos de coleta da Campanha do Agasalho 2004 são: Fundo Social de Solidariedade, Ceprom (Centro Profissionalizante Municipal), Paço Municipal, Secretaria de Cultura, Salão do Neguito, Caixa Econômica Estadual, Itaú, Banespa, Associação Comercial, Tebar Praia Clube, Petrobras, Dersa, Posto Salles, Posto de Gasolina do Bairro, 1o Batalhão da Polícia Militar, 1a Companhia da Polícia Militar Topo, Shoppings Pierotti e Fama, Supermercados Garça, Pão de Açúcar e Semar, e colégios Poli Positivus, Cene, Henrique Botelho, Objetivo e Porto Grande.
Na Costa Sul, as doações podem ser entregues nos seguintes locais: Padaria de Maresias, Postos de Saúde de Maresias e de Toque-Toque, Base Comunitária da Polícia Militar de Boiçucanga, Marina Ondas do Una (Barra do Una), e Sociedades Amigos de Barra do Una, Barequeçaba, Boiçucanga e Juquehy. (Fonte: PMSS)

Moradores pedem acostamento no trecho da SP55 que liga Cambury à Boiçucanga

São Sebastião - Moradores da costa sul de São Sebastião estão solicitando ao DER que seja providenciada a construção de acostamentos na subida que liga os bairros de Boiçucanga e Cambury. Esta semana várias pessoas procuraram o vereador Wagner Teixeira (PV), sugerindo que o mesmo intervenha junto à empresa para que medidas sejam tomadas visando maior segurança, principalmente aos ciclistas e pedestres daquela região. O trecho, que tem vários pontos perigosos, é utilizados por pessoas que se dirigem ao trabalho, por crianças que vão à escola e por adeptos de atividades esportivas. “Boiçucanga é o centro comercial da costa sul. Diariamente moradores se deslocam de suas residências para irem aos bancos, supermercados, posto de saúde entre outras atividades”, alertou Teixeira. Segundo Valdemar Gomes Filho, morador de Cambury e que trabalha em Boiçucanga, pelo menos 1,5 m de acostamento em cada lado da rodovia deveria ser construído. Outra providência sugerida por ele é a colocação de placas de sinalização em toda a rodovia, além de lombadas em alguns pontos. De acordo com a assessoria de imprensa do DER, este trecho faz parte do lote 5, da rodovia SP55, que engloba os bairros de Boiçucanga até Boracéia, constante no Programa de Recuperação de Rodovias, realizado pela estatal e pelo BID (Banco Internacional de Desenvolvimentos). No entanto, ainda segundo informações do DER, no trecho em questão não serão construídos acostamento devido a plataforma de pista não permitir. Isso significa que, por se tratar de um perímetro de serra, com encostas, não existe espaço suficiente para a construção de acostamento. Porém, o programa de recuperação de rodovias, prevê a construção de acostamentos em todos os trechos em que é possível tecnicamente. Onde não é possível, será feito um alargamento da pista. Entre Boiçucanga e Boracéia serão recuperados 57,1 km de acostamentos, 28,5 de pista já existe. Lá também serão construídos 10 novos acessos ao longo dos bairros. Cerca de 8,6 mil veículos,conforme o DER, trafegam nesta região diariamente. A obra que começou em fevereiro de 2003, deve ser finalizada em setembro deste e recebeu um investimento na ordem de R$ 23,1 milhões, sendo 50% do DER e o restante proveniente do BID. (Fonte: Imprensa Livre).

Açougueiro é baleado ao cobrar dívida no Topovaradouro


São Sebastião - O açougueiro E.A.O., de 32 anos, foi baleado na noite de segunda-feira após cobrar uma dívida, que seria de R$ 25 referente a um cação. O crime aconteceu na avenida Vereador Antônio Borges, principal via do bairro Topovaradouro.
A cobrança teria sido feita a uma mulher, cujo nome não foi revelado pela polícia. Dois cunhados dela, também não divulgadas as identidades, teriam ido buscar duas armas, que aparentavam pistola e revólver, descarregando em cima da vítima, atingido no braço, peito e rosto. Mesmo ferido pelos tiros, o açougueiro levou coronhadas na cabeça. Um dos atiradores tentou dar um último disparo, já a queima-roupa, mas o parceiro no crime teria mandado ele parar. A tentativa de homicídio foi presenciada pela irmã da vítima, que tentou impedir o crime, protegendo o açougueiro. O atirador teria empurrado a irmã, que acabou ferindo o joelho. Após os tiros, a devedora e mais os cunhados saíram correndo rumo ignorado. Eles teriam falado que iriam esconder as armas. O crime foi registrado no 1° Distrito Policial.
A vítima foi socorrida inconsciente e sangrando muito, com trauma no crânio e face, por uma equipe do Corpo de Bombeiros. E.A.O. deu entrada no pronto-socorro central, onde ficou em observação.
Na manhã de ontem o açougueiro foi submetido a uma tomografia e depois removido para um hospital em São José dos Campos. (Fonte: Imprensa Livre)

Tânia Aparecida fica entre as 5 melhores em Campos do Jordão

São Sebastião - Tânia Aparecida Barbosa (foto) acumula títulos. Após vencer no geral feminino a Prova Pedestre de Ubatuba e ficar em 6º lugar também no geral, na Corrida Graacc de São Paulo, a atleta faturou o 1º lugar em sua categoria na 4ª Corrida Rústica e Caminhada Ecológica do parque estadual, em Campos do Jordão. Na classificação geral, Tânia ficou em 5º lugar.
Foram 6.500 metros de percurso em terreno variado, com piso de terra, mato e muita subida. “Esta foi minha primeira corrida rústica, foi difícil mas gostei de participar. A minha maior dificuldade foi na subida, porque não estou acostumada a treinar neste tipo de pista”, explicou a atleta.  (Fonte: Imprensa Livre)

Leopoldino articula coligações e mantém pré-candidatura a prefeito

São Sebastião - O presidente do diretório municipal do PTB, Marcos Leopoldino, declarou ontem que seu partido continua estudando possíveis coligações para disputar a próxima eleição municipal. Uma delas seria com o PSDC, que tem como pré-candidato a prefeito, Gabriel Rosa.
Presidente da Câmara de São Sebastião, Leopoldino é o pré-candidato a prefeito do PTB, com apoio do deputado estadual Marcelo Bueno. “Nunca fiz parte da terceira via, até porque, não existe nem primeira nem segunda. Fui conversar com Gabriel Rosa e convidei para ser vice”, citou. A convenção do PTB será somente no dia 28 de junho. Grande parte dos partidos deixou a decisão para o fim do mês por causa da votação da emenda federal no Senado, que determinará o número exato de cadeiras de vereadores nas Câmaras Municipais.
Marcos Leopoldino também falou sobre a tentativa de aliança com o Partido Verde. O PV anunciou ontem a desistência de seu pré-candidato a prefeito, Sérgio Pereira, e o interesse em uma possível coligação com o PPS, de Juan Garcia. “Gostaria de ter o PV para governar junto comigo, para construir um bom governo, mas eles têm direito de escolha. As portas estão abertas. A corrida começa no dia 1º e aí cada candidato estará com seu carro pronto para correr. Juan está com o dele polido. Estou preparando o meu. Já vi o Schumacher bater várias vezes”, declarou o pré-candidato do PTB. Ele afirma que pretende seguir com sua candidatura até as eleições municipais. “Estou construindo uma candidatura forte. Não sei fazer política me escondendo. Algumas pessoas ainda não entenderam que o estilo de política mudou. Hoje o que vale é a transparência”, encerrou. (Fonte: Imprensa Livre)

Aberta exposição de artesanato feito com materiais recicláveis

São Sebastião - A Prefeitura realizou ontem na Secretaria de Turismo e Cultura (Setec) um coquetel de abertura da exposição “Artesanato com Materiais Recicláveis”. Essa exposição, que pode ser visitada das 10h às 22h até o dia 23 de junho, faz parte das atividades que vêm sendo realizadas desde o dia 02 de junho, em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. Como parte da programação, também vem sendo realizada a exposição “Meio Ambiente”, que pode ser visitada até o final de junho, das 09h às 17h, na Secretaria de Meio Ambiente, que fica na Rua Amazonas, 13. Hoje, às 17h, será realizada no Teatro Municipal a palestra “Mata Atlântica e Unidades de Conservação”, com a diretora geral do Instituto Florestal, Maria Cecília Wey de Brito. No dia 19 serão feitas trilhas com destino à Cachoeira do Itu e à Praia Brava, em Boiçucanga. Para participar destas atividades, os interessados podem fazer suas inscrições no Centro de Informações Turísticas, na Rua da Praia, ou através do telefone 3892-1808. Já no dia 29, às 17 horas, será aberta a exposição de fotos “Natureza e Cultura”. Essa mostra poderá ser vista até o dia 4 de julho, das 10h às 22h. Todas as atividades estão sendo realizadas em parceria com o CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte). (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Terceiro Setor Abordado Em Palestra Na Associação Comercial

Ubatuba - A convite da Associação Comercial de Ubatuba o Dr. Takashi Yamauchi, do SIAI – Sistema de Apoio Institucional, pronunciou importante palestra sob o tema: “FORMA DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO MUNICÍPIO”.
O conteúdo da palestra abordou os seguintes temas: Conceito sobre o Terceiro Setor; Legislação sobre OSCIP; Forma de trabalho de uma agência de desenvolvimento; Forma de captação de recursos.
A palestra foi realizada no salão social da Associação a partir das 15:30 horas do dia 02 de junho de 2.004 (Quarta-feira) e contou com a presença de representantes do Executivo Municipal de Ubatuba; Organizações não Governamentais; Associações de Classe e de Filantropia; da Câmara Municipal de Taubaté; Sociedades Amigos de Bairros; Unitau; Profissionais Liberais; Empresários; Imprensa; Comunidades de Melipilla e Colina do Chile e representantes da Comunidade de Ubatuba, num total de aproximadamente 120 pessoas.
Informações complementares:
Reproduzimos, abaixo, preâmbulo da reportagem de Patrícia Capo publicada na “Revista O Papel”, edição de fevereiro de 2.004, que nos dá uma idéia das atividades desenvolvidas pelo Dr. Takashi
“A expressão pode ser ainda pouco utilizada ou talvez ignorada no currículo das escolas de administração do País. Mas as polêmicas em torno dos empreendimentos do Terceiro Setor começam abalar muitas estruturas. “Atualmente, 95% das entidades, que atuam no Terceiro Setor do Brasil, estão na ilegalidade”, afirma Takashi Yamauchi, assessor do SIAC – Sistema de Apoio Institucional.
Se a situação assusta, Yamauchi adianta que ela deverá se agravar ainda mais com a entrada em vigor este ano do Novo Código Civil. Nem mesmo a tão falada Responsabilidade Social escapa da lista de questionamentos feitos aos empresários. “No Brasil, é comum confundir Balanço Social com relatório de Atividades Sociais. Tratam-se de coisas bem distintas. Aquela brochura bonitinha, com fotografias de criancinhas, matinho, cachorrinho, peixinho e passarinhos é o Relatório de Atividades Sociais. Balanço é outra coisa”, garante.
Autoridade para falar sobre o assunto, Yamauchi tem de sobra. Desde 1975 atuando no Terceiro Setor, ele já foi responsável pela fundação de 1.500 entidades desde 2002. Nesta entrevista, Yamauchi analisa fatos e faz previsões sobre como o Brasil deverá superar seus desafios e futuramente decolar nos empreendimentos do Terceiro Setor. Espaço não falta. Enquanto aqui os negócios representam certa de 1,5% do PIB, nos EUA responde por 35%, na Itália por 39% e no Japão, por 42% do PIB.”
Nota: Caso haja interesse pelo inteiro teor do conteúdo da reportagem entrar em contato com o Itec pelo e-mail: itec@matrix.com.br (Fonte: ACIU)

Final de Semana Repleto de Atrações na Fundart.
Este final de semana, a Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba estará promovendo diversas atrações gratuitas para o mais variado público, suas atrações vão desde exposições a apresentações musicais. Confira abaixo a agenda, programe-se e não fique de fora:

Serestas e Seresteiros: Evento periódico que acontece sempre no último sábado de cada mês, terá a edição do mês de junho adiantada devido à realização da 81ª Festa de São Pedro Pescador. Leve e descontraída a apresentação coordenada pelos seresteiros Sérgio e Regina relembra, juntamente com os públicos, clássicos românticos de músicas regionais brasileiras. Para abrilhantar o evento “Serestas e Seresteiros” contará com a participação do violonista Marquinhos e da poetisa Syria Rubian.
Data e Horário: Dia 18/06/04 às 20:30h
Local: Praça Anchieta.

Madrigal – Música na Catedral: Apresentação de música elaborada, em geral erudita, terá como atração este mês o quarteto musical formado por Zeca (Pandeiro), Galvão (Violão), Paulo (Flauta), Wanderly (Cavaquinho) tocando clássicos da Música Popular Brasileira, grupo bem conhecido dos freqüentadores das casas musicais de Ubatuba fará um panorama da musica instrumental do Brasil. A apresentação tem início logo após o término da missa.
Data e Horário: Dia 19/06/04 às 20:30h
Local: Igreja Matriz, localizada na Praça Exaltação à Santa Cruz.

Projeção e Debate do Filme “A língua das Mariposas”: O filme do espanhol José Luís Cuerda reserva, desde o início, algumas surpresas. Uma delas é a colaboração um tanto inesperada e surpreendente de Alejandro Amenábar, o diretor de Os Outros, como o responsável pela música. Cuerda soube cercar-se de colaboradores talentosos e fez um belo filme sobre o tema da inocência perdida do garoto, Moncho, através de seu professor Don Gregório ele encontra um mundo de descobertas sem fim, ambientado na Espanha dos anos 30, período anterior à Guerra Civil. Literatura, amor, sexo, vida. Don Gregório é um mestre exemplar. Ao aposentar-se, faz um discurso que exalta a liberdade. É o que ensina a Moncho, usando a língua das Mariposas. Quando o professor vai preso, o menino ingressa em um mundo de medo e humilhação, desencadeado pelo regime de Franco. Logo após a projeção haverá um debate discutindo os vários pontos em comum na América Latina nos períodos ditatoriais.
Data e Horário: Dia 20/06/04 às 19:00h
Local: Auditório da Fundart

Bazar dos Ceramistas de Ubatuba: Diversos artefatos de cerâmica que podem ser comprados com excelentes preços estão à venda na lojinha da Fundart, confeccionados por alunos da professora Susana Bottini e ceramistas profissionais de Ubatuba, o bazar reserva surpresas agradáveis para os que gostam de objetos rústicos de ótima qualidade . O bazar fica aberto durante a semana das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h e nos finais de semana das 18:00h as 22:00h.
Data: De 15 a 30 de junho.
Local: Casarão do Porto – Praça Anchieta, nº 38, Centro.

Exposição de Artesanato: Simultaneamente com o bazar, está sendo realizada no Casarão do Porto uma exposição de artesanato confeccionado por artistas locais, coordenado pelo Grupo Setorial de Artesanato através de sua coordenadora Maria Rosa Conceição de Oliveira, a exposição possui as mais variadas peças, algumas já resultado dos cursos oferecidos pela Fundart e pelo Fundo Social em diversas comunidades do município. Biscuit em madeira, entalhe, arte em jussara e fibras de coqueiro, pinturas, cestaria e crochê são algumas das técnicas utilizadas. A exposição fica aberta durante a semana das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h e nos finais de semana das 18:00h as 22:00h. é uma boa oportunidade para adquirir artesanato local com preço acessível e direto com o artesão. Não percam!
Data: De 15 a 30 de junho.
Local: Casarão do Porto – Praça Anchieta, nº 38, Centro. (Fonte: Fundart)

1.º Encontro Internacional de Presidentes de Associações de Bairros

Ubatuba - Aconteceu no final de semana, de 28 a 30 de maio o “1.º Encontro Internacional de Presidentes de Associações de Bairros” que contou com mais de 150 líderes de comunidades do Chile e do Brasil.
Do Chile, vieram representantes das cidades de Melipilla e Colina e do Brasil, compareceram representantes de Goiânia e a maioria dos presidentes e outros líderes de Associações de Bairro do todo o município.
A comitiva chilena chegou ao Brasil, no dia 28, com relativo atraso por motivo de saúde de um dos seus integrantes e a abertura dos trabalhos aconteceu às 13:00 horas, quando pelo programa estava previsto iniciar às 9:00 h. no Camping Itaguá.
Compareceram à solenidade de abertura os prefeitos das cidades chilenas de Melipilla, Don Fernando Perez Villagran, de Colina, Don Mário Olavarria Rodríguez, e outras autoridades do Chile. Representando o Brasil estavam presentes o vice-prefeito de Ubatuba, Moralino Valin Coelho, o Assessor de Assuntos Comunitários da Prefeitura, Arimar Vieira, o Assessor de Expediente do Gabinete do Prefeito, Eunápio Ramos, pelo Legislativo esteve presente o vereador João Maziero e a presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Dalva Maria dos Santos, e muitos outras autoridades e representantes de Entidades de Classe.
Nos dias 01, 02 e 03 de junho realizaram várias visitas de trabalho e de turismo, acompanhados por guias brasileiros, destacando no dia 02 às 15:30 h a palestra “Forma de Promoção e Desenvolvimento Econômico e Social do Município” realizada na Associação Comercial de Ubatuba pelo Dr. Takashi Yamauchi, especializado no Terceiro Setor (Organização Não Governamentais – OSCIPs).
No último dia da estada da comitiva chilena em Ubatuba, 04/06, houve uma grande confraternização entre as lideranças de bairros daquele País com os líderes de Ubatuba, ocasião em que foram distribuídos os certificados de participação do “1.º Encontro Internacional de Associações de Bairros”.
Usaram da palavra autoridades chilenas que agradeceram a recepção que tiveram no Brasil e por Ubatuba Arimar Vieira, Assessor de Assuntos Comunitários da Prefeitura, e Dalva Maria dos Santos, despediram-se, em nome de todos os brasileiros, agradecendo a visita de todos e destacando os grandes resultados alcançados no âmbito da confraternização dos povos, no aspecto cultural e no início de conversações para o intercâmbio comercial entre Ubatuba e as cidades de Melipilla e Colina, do Chile. (Fonte: ACIU)

Xv Congresso Da Sociedade Botânica De São Paulo
Convite para participação no PLANO DE AÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE SERVIÇOS

Ubatuba - A Universidade de Taubaté – UNITAU trará ao nosso município, de 31 de agosto a 03 de setembro, o XV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, de grande importância para o setor, que possui a expectativa de reunir aproximadamente 600 participantes, entre eles profissionais e estudantes de graduação em botânica e áreas correlatas.
O evento proporcionará boa demanda tanto para o comércio local como também para a promoção do nome de Ubatuba no cenário nacional e internacional. A COMTUR, junto com profissionais da área de turismo, já está desenvolvendo programação turística específica para o evento.
Para o desenvolvimento da parte comercial, a COMTUR gentilmente convidou, através de ofício, a Associação Comercial para parceria e a intermediação para “elaboração de um plano de ações para a divulgação dos estabelecimentos comerciais de seus associados e uma possível promoção especial, pelos mesmos, que pudesse atrair os participantes do Congresso.” Além de comercializar seus produtos ou serviços o desejo é que as empresas participantes pudessem dispensar aos mesmos uma atenção especial, oferecendo-lhes bons preços e a hospitalidade que sempre é necessária aos turistas que nos visitam.
Conveniente lembrar que o final do Congresso coincide com o final de semana, 4 e 5 de setembro, e no dia 7 desse mês é feriado nacional (Independência do Brasil).
Com base no que acabamos de expor, realizamos algumas reuniões que contaram com a presença de representantes da COMTUR e da Associação Comercial, nas quais chegamos ao seguinte consenso: divulgar a todos os nossos Associados dos setores pertinentes e convidá-los para participar do evento, com propostas à COMTUR para o atendimento com preços promocionais de produtos e serviços..
As pessoas interessadas poderão entrar em contato com a Associação Comercial pelo telefone 3832-1449 ou pelo e-mail: aciu@iconet.com.br , com Ézio, ou diretamente com a COMTUR pelo telefone: 3832-5382, com Samantha.
É mais um serviço que a sua Associação Comercial, com prazer, presta a você!

Dalva Maria dos Santos
Presidente da ACIU

Natura Kaiak Short Adventure - 2º etapa
O mais importante circuito de corridas light do país faz etapa em Ubatumirim, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo. A grande novidade são as fotos gratuitas na chegada.

Ubatuba – Acontece no dia 19/6 a segunda etapa do NATURA KAIAK SHORT ADVENTURE, a maior corrida de aventura em duplas do país que cada vez mais conquista espaço no calendário de atletas e amantes dos esportes de ação. São 150 duplas e mais dois apoios, divididos nas categorias Mista, Feminina, Masculina e Máster (pelo menos um integrante com mais de 45 anos, para incentivar filhos com pais, e família como apoio). Eles vão praticar cinco modalidades diferentes de esportes de aventura em um percurso de 44 quilômetros. A etapa é chamada Costa Verde, em referência ao local do evento, região de Ubatuba (SP).
A competição acontece em Ubatumirim, região muito rica em Mata Atlântica e pouco habitada, ao norte da cidade de Ubatuba e próxima à Parati (RJ). A praia serve de foz para três riachos, que nascem nas encostas da Serra do Mar. Isso é um ótimo sinal para os competidores, que já podem imaginar descidas de ducks pelos pequenos rios que desembocam na praia. A costa de Ubatumirim abriga ainda ilhotas e na serra muitas cachoeiras escrutadas na mata prometem descidas alucinantes em técnica de rapel.
Serão cinco esportes e a serem praticados nesta etapa: orientação por cartas topográficas, mountain bike, trekking, canoagem em ducks (caiaques infláveis) e técnicas verticais. A região da prova, litoral norte do Estado de São Paulo, tem presença constante de Mata Atlântica, o que garante trechos de mountain bike e trilha a pé – os chamados single treks – inesquecíveis.
“O NATURA KAIAK SHORT ADVENTURE tem diferenciais muito fortes das provas de aventura que estão se lançando por aí”, diz Said Aiach Neto, organizador o evento. “Nosso objetivo é a verdadeira sociabilização dos participantes do evento, porque temos os melhores corredores do país competindo e se relacionando com atletas que estão começando.” Said diz ainda que por ter a característica de uma prova light, a competição atrai cada vez participantes ávidos por uma aventura esportiva mas também com segurança e preocupação com o bem-estar das equipes.
Para a Natura, a corrida de curta duração é hoje mais do que uma competição. Está relacionada a estilo de vida, um jeito de viver com qualidade tem muita afinidade com a Natura e com a marca Kaiak. Participar desta modalidade esportiva é uma oportunidade de estreitar os laços com um público fundamental para a empresa e para o produto.
Foto de graça e champanhe no final? - A novidade desta vez serão as fotos gratuitas que o atleta poderá imprimir assim que chegar ao final da competição. Com um time de fotógrafos especializados em cobertura esportiva vão registrar os melhores momentos da aventura e o competidor vai poder imprimir suas fotos digitais com a tecnologia EPSON, parceira do evento. “Com isso, queremos dar o melhor serviço para o atleta que se sempre desejou o registro de seus momentos durante a competição”, diz Said Aiach Neto, organizador do evento. “O momento em que o atleta está curtindo, que ele quer mais atenção e ser fotografado é durante a sua prova e queremos atender a todas as expectativas dele”.
Outra atração após a prova a dupla poder comemorar a chegada com o estouro de seu champanhe, ou seja, cada dupla ganha sua garrafa para comemorar em alto estilo após a competição. “O champanhe é um símbolo de vitória que foi trazido de grandes provas esportivas, para comemorar a chegada, seja ela brilhante ou não. Transportamos isso para nossa realidade e queremos dar os competidores a alegria de chegar no final desta aventura”, diz Said.
A primeira etapa do NATURA KAIAK SHORT ADVENTURE aconteceu em 24/4, em Itirapina (SP), com a presença de 240 competidores. As duplas vencedoras foram Mitsubishi Salomon Quasar (Mista), Mitsubishi Salomon Lontra (Master), Mamelucos Pedal Power (Masculino) e EMA Light is Back (feminina). A premiação final é de 30 mil reais, distribuídos entre os melhores colocados nas quatro categorias. A próxima etapa será em 18/9.
O NATURA KAIAK SHORT ADVENTURE é organizado pela Ecomotion Outdoor Sports Marketing e tem o patrocínio de NATURA KAIAK, apoios de Timberland e Powerbar. Agradecimentos à Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba e Secretaria de Esporte e Lazer. (Fonte: SEL/PMU)

Modelo é assaltado ao buscar namorada em casa

Ubatuba - O modelo R.G.P.D., de 20 anos, foi vítima de roubo na noite de segunda-feira quando seguia para a casa da namorada no bairro Perequê-Açu. Quando caminhava na rua Imaculado Conceição, na orla marítima, surgiram três desconhecidos que já foram o agredindo com socos na boca e nariz. Os assaltantes pegaram a carteira, contendo R$ 62, documentos pessoais e cartão de crédito do Bradesco, fugindo rumo ignorado. A vítima chamou a Polícia Militar, que fez patrulhamento pela cidade mas não localizou os suspeitos. Até a tarde de ontem este roubo não havia sido registrado na delegacia da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Jovem é atingido por vários tiros no Taquaral

Ubatuba - O jovem G.D.L.S., de 19 anos, foi atingido com vários tiros na madrugada de segunda-feira, quando retornava para casa pela rua Jonas Profeta Leite, no bairro Taquaral. A Polícia Militar recebeu denúncia de que próximo das casas populares estaria ocorrendo um tiroteio. Chegando ao local, os policiais souberam que G. retornava para casa com a família após estar na noite anterior em uma festa junina no Perequê. Apurando o ocorrido na área, os policiais militares souberam que na noite anterior o jovem teria se desentendido com um pessoal da Bela Vista por causa de mulher. Esta informação não foi confirmada pela delegacia, que registrou uma averiguação de tentativa de latrocínio (roubo seguido de tentativa de morte). O jovem estaria caminhando pela rua junto com irmãos, quando surgiram dois rapazes com toucas e capacetes, que saíram de dentro do mato, falando que era um assalto e começaram a atirar contra G., que correu.
Já ferido, a vítima se refugiou no mato, entrando em uma tubulação de água. Os desconhecidos subiram em uma moto, cujas características não foram anotadas, fugindo em alta velocidade, pela rua sem iluminação. Atingido na mão, braço, perna e pescoço o jovem conseguiu sair da tubulação e foi procurar socorro em uma casa, onde o morador chamou uma ambulância. G. foi levado ao pronto-socorro e internado na enfermaria da Santa Casa. A recepção do hospital disse que seu estado de saúde é regular. (Fonte: Imprensa Livre)

Adolescentes assaltantes levam euros de recém chegado da Espanha

Ubatuba - O carreteiro F.A.S., de 32 anos, foi vítima de roubo na rua dos Indaiás, bairro Ipiranguinha, na manhã de domingo. Ele chegava na casa de uma tia quando foi abordado por dois assaltantes, em bicicletas, um deles portando revólver.
A vítima contou à polícia que descia do carro para abrir o portão da garagem quando foi rendido pela dupla, que pegou 500 euros e mais R$ 200, fugindo rumo ignorado. Morador em Ponterrada, na Espanha, F., que tinha acabado de chegar de viagem, ainda disse aos policiais que os assaltantes aparentavam ter entre 16 e 17 anos. A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento pelo bairro da periferia da cidade, mas sem localizar os suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Convites:

Ilha Anchieta - Convido os Senhores a participarem conosco das homenagens que os sobreviventes da Maior Rebelião de Presos do Mundo, ocorrida na Ilha Anchieta, ha 52 anos atraz, prestarão aos seus heróis e entes queridos. Nós da Comissão Pró-Resgate histórico da Ilha Anchieta estaremos realizando o VII Encontro de " Filhos da Ilha" no próximo dia 19 às 09:00 horas,(sábado)quando embarcaremos em escunas no Saco da Ribeira com destino a Ilha Anchieta, onde participaremos de solenidade cívico-religiosa,juntamente com sobreviventes, vindos do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, principalmente. Participam conosco sobreviventes que na época eram Donas de Casa, crianças, funcionários, militares ou presos.
Maiores informações com tenente Samuel, autor do livro Ilha Anchieta-Rebelião, Fatos e Lendas, pelo fone (12) 36424817-Cel.97095687.

Projeto Empreender - A Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba e o SEBRAE-SP convidam V.Sa. para o lançamento do Projeto Empreender, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social, econômico e sustentável das comunidades, através da organização de núcleos setoriais.
Data: 22 de junho de 2004
Horário: às 9h30
Local: Rua Maria Alves, Centro


Ação Litoral

Política Topo

Bastidores políticos de Ubatuba

Mais uma aliança está na iminência de ser configurada. PL e PT poderão anunciar a qualquer momento um acordo que colocará os vereadores Eduardo César e Domingos dos Santos como candidatos a prefeito e vice respectivamente. Configura-se a chamada terceira via, que como eu já disse, corre por fora e poderá atropelar no final. Os vereadores Eduardo “Super Homem” César e Domingos dos Santos atuaram bem na bancada oposicionista. Tiveram papel de destaque nos trabalhos do legislativo, mostraram disposição e ação, características que são fundamentais para os que aspiram cargos executivos. Há rumores sobre outras candidaturas, embora nada ainda esteja concretizado. Em política há momentos de avançar e outros em que o recuo é mais aconselhado. Uma candidatura tem de estar madura na mente do povo para ter alguma chance de sucesso. Isso às vezes demora. Raramen te um candidato vencedor sai do anonimato. É preciso criar um conceito em torno do nome. Isso só é possível com exposição constante e trabalho. Nixon é um exemplo, perdeu sucessivamente antes que chegasse a sua vez. Um fator dos mais importantes nas campanhas políticas é o índice de rejeição dos candidatos. Estrategistas de marketing podem criar fatos novos, porém, jamais conseguirão reverter índices de rejeição consolidados no imaginário popular. Duda Mendonça é bom, mas não conseguiu eleger Maluf. Ninguém conseguirá. Já os candidatos com altos índices de rejeição devem torcer para que os adversários não contratem profissionais experientes. Seria muito fácil para eles tornar a vida desses candidatos impossível.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Artigo Topo

A verdade sobre Hans Staden

Poucos sabem a verdadeira história de Hans Staden, o alemão que escapou ileso dos índios em Ubatuba. O marinheiro português Manoel Manoel, também conhecido como "O Duplo Manoel" deixou registros publicados na forma de livro pela editora Bertrand de Lisboa, em 1746. Os manuscritos foram encontrados, por acaso, em um bordel da cidade do Porto onde Manoel Manoel passou os últimos momentos antes da crise apopléctica fatal. Ele também esteve preso em Ubatuba e também quase foi comido, salvou-se quando era transportado para Bertioga, tendo a canoa naufragado numa ventania. Manoel Manoel relata que o alemão Hans Staden ensinou aos índios alguns segredos da culinária germânica, dentre eles o preparo do verdadeiro Eisbein. O cacique era glutão e colocou a tribo caçando queixadas. Há que haver suínos para haver Eisbein. Além de Einsbein os nativos aprenderam a saborear Kassler com mandioca frita. Infelizmente não havia malte e cevada para fazer cerveja, o que provocou profunda crise de melancolia em Hans. Havia aguardente de gengibre, quebrava o galho, mas não podia ser comparada a um chope bem tirado. Para os índios, o prato definitivo seria Hans, que deveria ser preparado, segundo receita dele mesmo, ensopado com lagosta e "dill". Lagostas havia muitas, porém dill não era dos temperos mais encontradiços na região. Na verdade não havia temperos na região. Dessa forma foi organizada uma expedição para buscar o ingrediente fundamental do banquete.

Primeira expedição do dill - Dois filhos do cacique, Lua Nova e Lua Cheia e um ajudante, Pé Chato, embarcaram em uma canoa guarnecida de doze remadores. Levavam um mapa desenhado em folha de bananeira. Eles deveriam procurar a aldeia de Wullertal, a oeste de Berlim, onde dona Ermengard, prima da mãe de Hans teria prazer em fornecer alguns maços de dill por um preço razoável. Chegaram à aldeia depois de quatro meses, dona Ermengard ficou surpresa com a visita, mas ao ouvir falar do filho da prima recebeu-os muito bem, só estranhou vê-los nus, uma extravagância em temperaturas abaixo de zero. Comprou, a preço de ocasião, roupas de tirolês para todos. Depois de muito negociar o tempero, chegaram a bom termo. Com três maços de dill e um remador a menos, o grupo embarcou, em Hamburgo, de volta para casa. O remador Mandioca Longa casou-se com dona Ermengard, tendo se tornado próspero merceeiro e músico da banda local. Depois de uma escala em Amsterdã, a expedição foi capturada por piratas turcos e levada para Istambul. Foram salvos por um triz, confundidos com membros da última tribo de Israel que caíram no rio Ganges. Como não falavam turco e os turcos não falavam tupi, acabaram internados numa escola religiosa e hoje seus descendentes pregam os ensinamentos de Maomé no deserto. Como a expedição estivesse demorando e as queixadas, cada dia mais difíceis de encontrar, o cacique resolveu organizar outra expedição.

Segunda expedição do dill - Desta vez foram enviados dois sobrinhos do chefe, Natureza Morta e Anta Velha, além de dez remadores, um papagaio e uma freira capturada dos franceses. Levaram outro mapa desenhado em folha de bananeira e após dois meses de navegação por mares bravios, acabaram aportando no Hawai. Foram recebidos como primos, com exceção da freira que depois de muito resmungar foi dada para o Dragão de Komodo de estimação do chefe Hullabaloo. Como não existisse dill no Hawai, eles partiram com o coração partido, levando além dos remadores, as esposas havaianas e a freira que o dragão com polidez recusou. A canoa passou a navegar de forma temerária, estava pesada, além disso as mulheres discutiam o tempo todo. Uma semana depois da partida havia um clima horroroso a bordo, uma comissão de mulheres queria jogar a freira no mar, o papagaio enjoado gritava socorro sem parar, enfurecendo o piloto que acabou perdendo o rumo. Finalmente aportaram numa ilhota quase deserta, habitada por náufragos haitianos, um padre holandês e uma ovelha. Tiveram sorte, sem outra coisa para fazer, o padre cultivou uma pequena horta e, quem diria, no meio do Oceano Índico eles finalmente encontraram o tão desejado dill. Dessa forma, depois de negociar cinco maços bem servidos da erva, os viajantes puderam retomar a viagem. Deixaram a freira na Ilha. Dias depois os haitianos e o padre construíram uma jangada e fizeram-se ao mar na calada da noite. Quando a expedição retornou a Ubatuba com a carga de mulheres rechonchudas, foi organizada uma grande festa. Infelizmente um pequeno detalhe estragou o brilho do evento. O padre holandês, distraído embrulhou coentro no lugar de dill, não foi possível comer o alemão. Sem o tempero ficaria insosso. Frustrado, o cacique tentaria mais uma vez, mesmo porque as queixadas haviam acabado, as últimas tinham sido importadas de Caraguatatuba.

Terceira expedição do dill - Antes de falar da expedição propriamente dita, "O Duplo Manoel" fez algumas fofocas sobre a aldeia. Havia um certo clima de insatisfação com o cacique "Quiquiqui", que só pensava em organizar expedições e estas custavam caro. Para conseguir dinheiro para as campanhas ele aumentava os impostos e a população estava pensando em mudar o governo, já que sem outras fontes de renda além dos visitantes franceses, a coisa ia mal. Uma previsão feita por uma cigana de Roterdã, consultada por "O Duplo Manoel", indicava que no princípio do século XXI tudo estaria igual nas plagas ubatubanas, desculpem, ubatubana é a pinga, plagas ubatubenses. Também havia uma forte corrente contra as expedições por parte dos jovens. Eles temiam enfrentar os mares e ter esposas como as havaianas trazidas na última expedição. Muito gordas!

Sabendo do fato através de seus espiões, Quiquiqui resolveu enviar uma expedição terrestre. Quem sabe, nos campos verdejantes do alto da serra poderiam encontrar a tão procurada erva. Assim partiram oito carregadores chefiados pelo filho-bastardo do chefe, "Onde Estou", que embora um tanto desorientado foi o único disponível. Diz o ditado popular, "Já que só existe tu, vai tu mesmo". A expedição partiu entre lágrimas e discursos, caminhando na direção ocidental até chegar na região onde hoje existe a cidade de São Tomé das Letras. Uma súbita tempestade fez com que procurassem abrigo numa caverna. Com a chegada da noite, cataram gravetos e acenderam um fogo acolhedor. Dormiram protegidos dos lobos Guará, comuns na região. Na manhã seguinte, ao retomar a caminhada, notaram estar em uma região estranha, muito diferente daquela na qual caminhavam no dia anterior. A paisagem fez com que o chefe da expedição, "Onde Estou", perguntasse aos demais, onde estamos? Estavam no altiplano andino, transportados por uma fenda temporal que liga São Tomé das Letras a Machu Pichu. Segundo altos estudos cabalísticos, a passagem abre-se quando Plutão entra em conjuntura com a ponte da Vila Maria, em São Paulo, sendo, portanto estranho que estivesse aberta. A ponte da Vila Maria não existia naquela época! Mistérios sempre há de pintar por aí. Enfim, "Onde Estou" e sua troupe, roxos pela falta de oxigênio começaram a caminhada em busca do tão desejado dill. Depois de andar horas a fio pelas montanhas chegaram a uma aldeia, onde exibiram o desenho ilustrativo da erva, feito por Hans numa folha de bananeira. Que falta fazia o papel! O montanhês olhou atentamente e em seguida trouxe folhas de coca. Todos mastigaram e aprovaram. Depois de comprar uma Lhama e dois sacos daquela folha maravilhosa continuaram a caminhada sem nem mesmo lembrar do dill. Acabaram andando até atingir o Oceano Pacífico. Com dificuldades para achar uma canoa e sem um bom Guapuruvú para construir uma, embarcaram numa caravela portuguesa. Imaginaram que iria para o Brasil, acabou indo para Goa, na Índia. Surpresa, além de ser parecida com Ubatuba, Goa tinha todo o dill do mundo. Onde Estou, exultante, enviou sinais de fumaça para Quiquiqui e tratou de comprar a melhor canoa que havia. Embarcaram com dois sacos de dill e embora o piloto fosse um tanto desorientado a viagem transcorreu sem incidentes até terminar em Ubatuba, onde uma grande festa os esperava. Todos estavam felizes, apenas Hans Staden mostrava apreensão o que causou preocupação em Quiquiqui. A tensão poderia endurecer a carne. Na chegada a maior atração não foi o dill, sim a Lhama que cuspiu na cara de Quiquiqui e ganhou a afeição da massa ignara e indignada. Antes do banquete final, Hans preparou um jantar a base de lagosta grelhada com molho de manteiga e dill. Infelizmente no lugar da manteiga ele teve de usar banha de queixada. Também faltou o vinho branco gelado, mas também querer que tudo esteja nos conformes na terra de Cunhambebe é demais. Quiquiqui, avesso a tudo o que é bom, detestou o dill e só de pensar em comer o alemão com aquele tempero passou mal. No outro dia chamou o secretariado e mandou que levassem o alemão para longe. E também mandou que jogassem o dill no mar. Em seguida chamou Onde Estou e disse para ele devolver a Lhama e trazer o dinheiro de volta. Dessa forma Hans Staden foi poupado de virar ensopado num dia e croquete no outro, já que os índios gostam de usar o princípio de Lavoisier. Tudo o mais que se escreveu a respeito é ficção. Quiquiqui que era primo de Mandioca Longa, foi destituído do cargo de cacique e mudou-se para Berlim. Ele adorava os dias nos quais soprava um vento chamado "Passat".

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Carta do Leitor Topo

SOS Moradores do Rio Escuro - Ontem (16/06) no Rio Escuro aconteceu o despejo de duas famílias. A estratégia é despejar aos poucos, sendo que já foram despejadas mais de 10 famílias. Para sexta-feira será feito o despejo de Dona Luzia Borges e Seu João de Jesus. Dona Luzia tem 72 anos e é nascida no local. Seu João é do Bairro vizinho é da Praia Dura.
Um grande desespero tomou conta das famílias despejadas ontem.
Móveis foram jogados na rua, um senhor recém saído do hospital por ameaça de derrame foi posto na rua e acabou sendo abrigado provisoriamente por vizinhos.
Em anexo fatos e fotos.

    

    

    

    

    

Domingos dos Santos
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia da Santa Rita

Praia do Cruzeiro
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor