Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 24 de junho de 2004 - Nº 1062 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Polícia Militar forma alunos no Programa de Resistência à Droga
Indígena do Vale e Litoral é tema de simpósio
Tadeu Pereira busca título em casa
Atividades do Programa "Viva o Ambiente - Litoral Norte" na semana:

Caraguatatuba
MACC apresenta exposição
Pilotos de Caraguá e São Sebastião se destacam no Campeonato Paulista Regional de Kart 
Caraguá termina mês do meio ambiente com reflorestamento de Jundú e mata ciliar
Congresso Técnico dos Jogos Regionais acontece nesta 2ª feira
Empresa apresenta máquina saneadora de areia em Caraguá
Bumba-meu-boi apresenta-se na Fundacc
Karatecas de Caraguá participam da final do Campeonato Paulista
3ª Idade da Fundacc participa de Gincana
Caraguá aumenta agentes no trânsito
Amplitude Valvulada leva blues para o projeto “Quinta Sem Lei”
Adolescente é detido pela vítima de roubo em plena luz do dia
Dennis Canteruccio vence pela 5ª vez consecutiva o Regional de Kart

Ilhabela
Curso de Shantala, a massagem milenar da Índia para bebês

São Sebastião
TJ pede inquérito contra Julião
Hospital precisa de sala apropriada para retomar coleta de sangue
Representante de iate clube pede apuração de suposta falta de decoro
Começou ontem XV Jornada de Saúde: evento vai até sábado
Bombeiros resgatam filhotes presos durante três dias em bueiro da Enseada
Assaltantes roubam objetos de condomínio em construção

Ubatuba
Itamambuca será palco da etapa de abertura do Circuito Freesurf Pro
Passeio Ciclístico 
Natação
Ubatuba sediará Torneio Internacional de Futebol
Convenção do PRTB e PDT está confirmada para o próximo sábado
81ª Festa de São Pedro 2004 - De 25 a 29 de junho
Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 22/06

Seções
Política
Artigo

Carta do Leitor

Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Polícia Militar forma alunos no Programa de Resistência à Droga

Litoral Norte - A Polícia Militar da região está entregando certificados este mês aos cerca de três mil alunos que fizeram o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). O projeto consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, professores, pais e comunidade oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes. O programa vem sendo desenvolvido em várias cidades do Estado, obtendo bons resultados na prevenção de uso de drogas. No Litoral Norte, ele já atingiu cerca de dezoito mil alunos das escolas municipais e particulares. Neste semestre a Polícia Militar teve a parceria da Petrobras, que patrocinou as camisetas, que serviu como estímulo ao ato simbólico de “vestir-se contra o uso de drogas”. “São atitude como esta que demonstra a responsabilidade social de todos”, explicou a sargento Sônia Ribeiro Gonçalves, que coordena o Proerd na região. (Fonte: Imprensa Livre)

Indígena do Vale e Litoral é tema de simpósio

Litoral Norte - O indígena no Vale do Paraíba e Litoral Norte será tema do XVIII Simpósio de História do Instituto de Estudos Valeparaibano e das Faculdades Integradas Módulo, que acontece esta semana, entre 25 e 27 de junho, em Caraguá, com visita a aldeia, apresentações de canções e danças indígenas, filme e mesa redonda.
O evento é promovido em parceria com a Fundação Cultural, Prefeitura Municipal, Caixa Econômica Estadual – agência Caraguatatuba; Transpetro-Terminal Aquaviário de São Sebastião (gerente Geraldo Marfurte); Câmara Municipal de São Sebastião (vereador José Luis Ribeiro); Câmara Municipal de Caraguatatuba (vereador Anderson).
O objetivo, segundo a professora Rosângela Dias, coordenadora do curso de História, é promover o entendimento da diversidade étnica brasileira. “O Simpósio foi pensado a partir da necessidade de entendimento da diversidade étnica brasileira. Os indígenas, desde o período colonial, passam por um processo marcado por espoliações e violência, física ou simbólica. Porém, eles não permanecem submissos a essas situações, tendo desenvolvido ao longo do tempo políticas próprias de resistência que visam conservar a existência e identidade do grupo. Iremos debater sobre estas políticas”, explica.
O evento acontece no Auditório Ângelo Nogueira, com apresentação de coral indígena, conferências com especialistas no assunto; mesa-redonda com o Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães (Londrina), Profa. Ms. Priscila Enrique de Oliveira (Módulo), o cacique de uma aldeia da região e exibição do filme Hans Staden . 
Um dos destaques do Simpósio deverá ser a conferência sobre Sítios Arqueológicos e a Presença indígena no Litoral, com o Arqueólogo Wagner Gomes Bornal, diretor do museu de antropologia do Vale do Paraiba, de Jacareí.
As inscrições devem ser feitas até o início do simpósio. O evento é aberto ao publico. Mais informações pelos telefones (12) 38622052 e 97695522 (profa. Rosângela, ou na Faculdade – fone (12) 3897-2000. 

Programação:

25/06
19h - Abertura
19h30min - Apresentação de canções e danças Indígenas da região.
20h - Conferência: Sítios Arqueológicos e a Presença Indígena no Litoral.
Conferencista: Arqueólogo Wagner Gomes Bornal (Diretor do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, de Jacareí).

26/06
8h - Visita orientada a uma aldeia indígena da região.
Local de saída: Faculdades Integradas Módulo - Unidade Centro.15h
Apresentação dos trabalhos inscritos (Comunicações).
18h30min - Exibição do filme "Hans Staden"

27/06 
9h - Mesa-redonda: Construção da Identidade Indígena.
Participantes: Profa. Ms. Priscila Enrique Oliveira (Faculdades Integradas Módulo), Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães (UNIFIL - Londrina).
11h - Sessão de encerramento, com votação de moções, tema, local e data do próximo Simpósio. Entrega da Taça "Marcelo de Ipanema" ao simposista que tiver vindo de mais longe. (Fonte: Módulo

Tadeu Pereira busca título em casa
A disputa do título profissional paulista começa nesta sexta-feira

Litoral Norte - Sendo um dos melhores picos para a realização de campeonatos de surf, a praia de Itamambuca, localizada no Litoral Norte de São Paulo, no município de Ubatuba, recebe na próxima sexta-feira, dia 25, até domingo, dia 27, a etapa de abertura do FREESURF PRO, válido pelo Circuito Paulista de Surf Profissional. Em jogo estará o 21o título profissional do Estado, que teve a sua primeira edição em 1980.
De lá pra cá, vários nomes passaram a figurar na galeria dos campeões. O grande destaque fica por conta do veterano Almir Salazar, que inaugurou a lista da elite paulista e acumulou quatro títulos. Primogênito da família Salazar, o tetracampeão continua na ativa ainda conquistando títulos. Aos 45 anos, Almir foi o campeão Master na etapa do paulista amador, que aconteceu na praia de Maresias, com ondas enormes, no mês passado.
Em 1999, foi a vez do local de Ubatuba, Tadeu Pereira, entrar para a galeria. Ele, que já representou o Brasil na elite mundial e foi vice-campeão brasileiro no ano de 2000, espera ter um bom resultado em Ubatuba em busca do bicampeonato. “A pressão aumenta competindo em casa, mas o lado positivo sempre predomina. O fato de conhecer as ondas e ter a torcida do seu lado sempre ajuda”, aposta o surfista, que está com 35 anos e vem treinando assiduamente nas ondas de Itamambuca.
Outro local que contará com a torcida é Renato Galvão, 22 anos, que também está entre os campeões paulistas. No ano de 2002, Renato foi o grande campeão, mostrando que é mais um talento de Ubatuba. Aluno desde a categoria iniciante do técnico Alberto Jacob, o atleta vem despontando em vários campeonatos. Atualmente, ele vem desenvolvendo um trabalho com o Carlinhos Roberto. “Fazemos vários exercícios e simulações de baterias. Nós filmamos tudo e depois analisamos o desempenho. Estamos juntos há dois anos e meio”, revela.
O Freesurf Pro distribuirá R$ 15 mil em dinheiro nas três etapas, totalizando em R$ 45 mil em premiação. O campeão do circuito terá vaga no Super Surf de 2005. Para obter outras informações, basta acessar o site da Federação Paulista de Surf www.fpsurf.com.br ou pelo telefone (0xx13) 3273-4319, em horário comercial.
Outras Atrações – Além das disputas nas ondas, o FREESURF PRO terá outras atrações que prometem agitar o público. “Além das atividades tradicionais, como sessão de autógrafos, festa, distribuição de material promocional, teremos também a promoção The FreeSurf Experience - Você em Fernando de Noronha interagindo com a galera”, informa Cristina, marketing da FreeSurf.
A promoção irá reunir as melhores histórias contadas pelos surfistas, tendo como tema qualquer acidente que já tenha sofrido pegando onda e que tenha marcado o corpo com uma cicatriz. Além do relato em papel ofício, o participante terá que anexar uma foto da sua cicatriz, juntamente com o tag de qualquer produto FreeSurf e enviar para a Caixa Postal nº 3025 - CEP 94195-000 – Gravataí – RS. O vencedor irá ganhar uma passagem para Fernando de Noronha. Mais informação no site www.freesurf.com.br 
O Freesurf Pro - Circuito Paulista de Surf Profissional tem a apresentação da SurfLine. Patrocínio: Eberle, Drop Shoes, THT e Auckland Surfboards. Apoio: Ilha do Surf, Mar Aberto, Bully’s e BrasPress. Cobertura: Fluir e Waves. Colaboração da Prefeitura de Ubatuba, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e Associação de Surf de Ubatuba. Supervisão: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Associação Ubatuba de Surf. Realização: Federação Paulista de Surf.

Galeria dos campeões profissionais paulistas:
2003: Odirlei Coutinho - Ubatuba
2002: Renato Galvão - Ubatuba
2000: Maicon Rosa - Guarujá
1999: Tadeu Pereira - Ubatuba
1998: Jair de Oliveira - Santos
1997: Jair de Oliveira - Santos
1996: Tinguinha Lima – Guarujá – Campeão do circuito: Joca Júnior - RN
1995: Narciso Oliveira - Ubatuba
1994: Jair de Oliveira - Santos
1993: Jojó de Olivença - Guarujá
1992: Tinguinha Lima - Guarujá
1991: Renan Rocha – São Paulo
1990: Douglas Lima - Santos
1989: Picuruta Salazar - Santos
1988: Amaro Matos - Guarujá
1987: Almir Salazar - Santos
1986: Almir Salazar - Santos
1985/84: Paulo Rabello - Guarujá
1983/82: Almir Salazar - Santos
1981/80: Almir Salazar – Santos MARCOS ANDRE ARAUJO  

Atividades do Programa “Viva o Ambiente - Litoral Norte”

Litoral Norte - Apesar do mês de junho estar quase chegando ao fim, ainda restam muitas atividades do Programa “Viva o Ambiente” que busca celebrar todos os aspectos do meio ambiente da nossa região. O Programa está sendo organizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Prefeituras Municipais e mais de trinta parceiros e apoiadores. Vejamos o que temos ainda nesta semana:
Durante toda a semana: Exposição de fotos em Ilhabela. São seis fotógrafos que em 20 fotos retratam as belezas naturais e culturais do Litoral Norte. A exposição está ocorrendo na Secretaria de Cultura, na Rua Dr. Carvalho, 80 – Centro.
Na sexta feira a partir das 14:00h, a Câmara Municipal de Ilhabela será palco das palestras sobre gestão das águas, desta vez tratando tanto das águas doces, dos rios, como da salgada, do mar. No debate pretende-se discutir os instrumentos para uma gestão conjunta das águas do Litoral Norte. Os palestrantes serão a Dra Rosana Garjuli, da Agência Nacional de Água, que vai falar sobre o que está acontecendo na gestão de bacias hidrográficas no Brasil, ou seja, vamos nos informar sobre as políticas e instrumentos que estão sendo discutidos em todo o país, ampliando nossa visão e nos possibilitando avançar em nosso trabalho. O segundo palestrante é o Dr. Élcio Patti da FUNDESPA, que vai tratar das especificidades do mar e das responsabilidades sobre o manancial integrador do Litoral Norte, uma vez que tudo que ocorre no continente se reflete no mar e vice e versa.
Na sexta feira, dia 25, a partir das 9:00h, em Caraguatatuba, ocorrerá plantio de mata ciliar no Rio da Paca, próximo à Escola Antonio Alves Bernardino, com participação dos alunos da escola, ONGs e comunidade em geral.
No sábado, dia 26, a partir das 9:00h, sairão dois grupos para fazer as trilhas da Água Branca e Baepi em Ilhabela. A primeira é de nível fácil e a segunda de nível médio. Para agendar ligue (12) 38963557. Acontecerão também em São Sebastião as caminhadas nas trilhas da Praia Brava e da Cachoeira do Itu, para agendamento ligue (12) 3892-1808 ou 3863-1707.
Segunda feira, dia 28, o plantio de jundu na Praia da Mococa, em Caraguatatuba, a partir das 09:00 horas.
Não percam ainda a exposição de artesanato feito com material reciclável que está ocorrendo em Ubatuba, no Centro de Informações Turísticas, até o dia 04 de julho. 
Todas estas atividades buscam a reflexão sobre os vários aspectos da nossa região, atrair turistas e visitantes de outras cidades, levar os moradores da nossa região a visitarem uns aos outros, valorizar o nosso artesanato, e tornar a gestão de água mais ampla, uma vez que tudo acaba se refletindo em nossos rios...Não deixem de participar!!! Viva o Ambiente!!! (Fonte: CBH-LN

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

 MACC apresenta exposição
Santos Juninos e Tradições Populares

Caraguatatuba - Em meio a estandartes, fitas, oratórios, bandeirinhas, imagens de santos e telas retratando cenas de festas rurais, casamentos e bailes, entramos em contato com uma das raízes folclóricas brasileiras mais alegres e belas: a fé aos santos juninos e as tradições populares ligadas a eles – um acervo que o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba mostra até dia 11 de julho na exposição Santos Juninos e Tradições Populares, com a curadoria de Diná Jobst.
Nas duas salas de exposições, o público vai apreciar imagens de São Pedro, Santo Antonio e São João, vindas do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Museu “Casa de Portinari Brodowski, Museu Amador Bueno da Veiga, Rio Claro, assim como obras das igrejas de Caraguatatuba, da Matriz de Santo Antonio, da Capela de São Pedro, e do próprio MACC, com as obras vencedoras do Concurso Santo Antonio e“São Pedro em oratório de madeira. Telas de artistas que retratam por meio da arte naÏf, cenas das tradições de junho, e entalhes, vindos de várias cidades do Estado de São Paulo compõem lindos recantos da exposição.
De Piracicaba estão expostos telas e entalhes, dos artistas Carmela Pereira, Beth Elias, Alfredo José Ricardo, Mônica Santana, Margarida Formaggio, e de Ubatuba, algumas obras de João Teixeira Leite. De São Paulo, a artista Amabile apresenta santos esculpidos em madeira, e Mercedes Borges de Almeida, com estandartes dos santos e obras em argila. Já Ignácio da Nega, Odila Renófio, e Darci Cruz apresentam cenas das festas juninas em óleo sobre tela.
Numa canoa caiçara, toda enfeitada, entre fitas e laços, cunhada a partir de um só pau, usada pelos pescadores artesanais, a imagem de São Pedro abençoa e protege os pescadores.
A exposição Santos Juninos e Tradições Populares pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas, até dia 11 de julho de 2004. O MACC fica no Pólo Cultura Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá. A entrada é franca. MAcc

Pilotos de Caraguá e São Sebastião se destacam no Campeonato Paulista Regional de Kart 

Caraguatatuba - A 5ª etapa do Campeonato Paulista Regional de Kart, realizada no último fim de semana, em Caraguá, foi marcada primeiramente pela homenagem estampada em todos os troféus, ao Sr. Alberto Irias Júnior, fundador e idealizador do kartódromo de Caraguatatuba, administrador e atual proprietário. "Ao longo destes 12 anos, desde a data de fundação do kartódromo, o Sr. Alberto vem administrando a pista com amor, dedicação e perseverança, o belo kartódromo de Caraguá. Esta homenagem foi mais que merecida", comentou Alexandre Gulla, um dos organizadores do evento. 
As disputas foram quentes em todas as categorias, começando pela Cadete, que teve Luca Travaglini marcando a pole-position. Ao final, a corrida teve Dennis Canteruccio, de Caraguatuba, em 1º lugar, seguido de Travaglini, de São Paulo, e Matheus Rotta, de São José dos Campos, em 3º. Na categoria Parilla Graduados, o líder foi Fábio Varella, de São Paulo; o 2º colocado foi Renan Reis, de Mogi das Cruzes, e o 3º foi Rafael Camargo, de Caraguá. Outro piloto caraguatatubense de destaque foi Nathan Oliveira, que ficou em 4º lugar.
Já na categoria Parilla Sênior, o destaque foi para Wesley Silva, de Guarulhos, o campeão da prova; seguido do piloto Robert Landgraff, de São Sebastião, em 2º, e Karly Koelln, também de São Sebastião, em 3º. Caraguá também teve destaque na categoria com Natal Camillot, em 4º lugar. Na categoria RD 135 cc, o campeão foi o piloto Amorosino, de Caraguá, seguido por Thiago Lara, de São Paulo, que ficou em 2º. Em 3º ficou o piloto Luiz Tonho, de São Paulo. (Fonte: PMC)

Caraguá termina mês do meio ambiente com reflorestamento de Jundú e mata ciliar

Caraguatatuba - No dia 25 as comemorações mês do meio ambiente se encerram com estudantes, ONGs e Associação de Quiosques que estão sendo convidados para participar do reflorestamento de jundu, na Praia da Mococa, a partir das 9 horas. Paralelamente, estará sendo feito o reflorestamento da mata ciliar do Rio da Paca, no bairro Poiares, próximo à Escola Estadual "Antônio Alves Bernardino".
Palestra Meio Ambiente Empreendedor - Cerca de 65 pessoas entre autoridades, comunidade, estudantes e ONGs participaram da palestra sobre “Meio Ambiente Empreendedor” realizada pela secretaria do Meio Ambiente. 
A secretaria de Meio Ambiente de Caraguá realizou no dia 18 sexta-feira, uma palestra sobre “Meio Ambiente Empreendedor”, em comemoração ao mês do Meio Ambiente.
Cerca de 65 pessoas assistiram a palestra que foi ministrada pela a geógrafa e consultora ambiental e ex-secretária estadual de Meio Ambiente, Stela Goldenstein, e contou com a participação da comunidade, estudantes das faculdades Módulo, do capitão da Polícia Ambiental e presidente do Lar Cinzel, Capitão Campos Júnior; do chefe do escritório do Ibama em Caraguá, Marcos Zerza; da diretora do Instituto Florestal de São Paulo, Maria Cecília Wey Brito. Representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas, vereadores e ONGs locais também participaram do evento.
A mesa foi composta pelo secretário de Meio Ambiente Auracy Mansano que coordenou o evento, do vice presidente da Ong Onda Verde, Paulo André Cunha Ribeiro, e da economista analista do Sebrae, Maria Aparecida de Medeiros.
Na palestra, o meio ambiente foi apresentado sob nova perspectiva, com oportunidades que mostraram que ele não é obstáculo para os negócios. Foram debatidos os temas: mercado se alinhavando para incluir a questão ambiental, mercado do lixo, reciclagem em geral, políticas que estão sendo pensadas/planejadas e maior poder dos municípios e das ONGs. 
O mês do meio ambiente teve início no dia 1º de junho, com vários eventos direcionados a alunos e educadores da rede pública. (Fonte: PMC)

Congresso Técnico dos Jogos Regionais acontece nesta 2ª feira
Caraguá irá sediar o 48º Jogos Regionais, de 21 a 31 de julho, e nesta segunda-feira, dia 20 de junho, será realizado o Congresso Técnico que reunirá representantes do Governo do Estado e das cidades participantes

Caraguatatuba - O Congresso Técnico da 48ª edição dos Jogos Regionais será realizado na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, a partir das 16 horas, no Clube Ilha Morena, no bairro Morro do Algodão.
Durante o evento, que tem o objetivo de sortear as chaves dos esportes coletivos na 1ª fase, estarão presentes autoridades municipais ao lado do prefeito Antonio Carlos da Silva. São elas, o vice-prefeito, José Pereira de Aguilar, o presidente do Comitê Organizador, o secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, o presidente da Câmara Municipal, Wilson Agnaldo Gobetti, o delegado titular Leon Nascimento Ribeiro, o comandante da 2ª Cia PM, capitão Valter Padulla, a secretária municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos e o diretor regional de Ensino Laércio Albarici.
As autoridades estaduais presentes serão o representante da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado, José Cleofano Maffei, o chefe dos Jogos Regionais, Mauro Tadeu Duque Koenigkan, a delegada regional de esportes, Mariângela Costa Cavalheiro e membros do Comitê Dirigente do Estado. 
Participarão também do evento, os membros do Comitê Organizador de Caraguatatuba e representantes das delegações das 39 cidades participantes.
O Clube Ilha Morena fica à Avenida Guilherme de Almeida, 885, bairro Morro do Algodão, CEP: 11.671-000. (Fonte: PMC)

Empresa apresenta máquina saneadora de areia em Caraguá
Caraguá irá sediar a apresentação Tirrenia Ipanema 2004, máquina saneadora de areia com alta tecnologia para limpeza de areia de praia, que combate fungos e bactérias, além da retirar todo material sólido da areia. Prefeitos, secretários municipais e demais, estão convidados para conhecer a tecnologia, que promete atender exigências turísticas internacionais. 

Caraguatatuba - A Tirrenia do Brasil irá realizar, no próximo dia 29, terça-feira, às 11h30, na Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, a apresentação de uma máquina com tecnologia de saneamento de areias, única no país, que tem a finalidade de preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas. Produzida na Itália, está sendo introduzida em todo o país. A prefeitura convida representantes das quatro cidades do Litoral Norte para assistirem à demonstração. 
Segundo informações da empresa, a Tirrenia do Brasil tem a preocupação em oferecer praias sanadas e adequadas às exigências turísticas internacionais. A empresa tem a consciência de que banhistas sabem da importância em se cuidarem em relação à água contaminada e aos raios ultra-violetas do sol, mas se esquecem de que a areia é também um provocador de doenças como verminoses, herpes, micoses, bicho geográfico, etc. Pensando nisto, foi desenvolvida a Tirrenia Ipanema 2004, que incorpora a mais alta tecnologia disponível para processo de saneamento de areia de praia, combatendo fungos e bactérias, além da retirada de todo e qualquer material sólido da areia. Sua capacidade de produção é da ordem de 10 mil m²/h, a uma profundidade de até 12 cm. 
Ela promove um ciclo de peneiramento que retém os resíduos e detritos de diversos tamanhos separando-os da areia, que retorna ao seu local original livre de contaminação e totalmente airada contribuindo para o seu saneamento. A Tirrenia Ipanema 2004 devolve a areia em sua forma e textura naturais sem alteração de sua composição original e totalmente livre de contaminação.
Mais informações na Tirrenia do Brasil, (12) 3931-4233. (Fonte: PMC)

Bumba-meu-boi apresenta-se na Fundacc
Espetáculo teatral de Pindamonhangaba, representante do cone leste paulista, apresenta-se no sábado, no auditório da Fundacc. Doando um livro, o público pagará meia entrada.

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - apresenta no dia 26, sábado, às 20h30, no Auditório da Fundacc o espetáculo teatral “Bumba-meu-boi”, direção e adaptação de Adbaílson Cuba, da Cia Controvérsias, de Pindamonhangaba. 
O espetáculo representa o Cone Leste Paulista na final do Mapa Cultural Paulista edição 2003/2004.
Essa é mais uma apresentação teatral dentro do projeto Caraguá em Cena, que visa movimentar a área de artes cênicas, proporcionando aos grupos regionais a oportunidade de apresentar-se em nosso município, e ao público, conhecer novas e primorosas montagens. 
Com muito humor, “Bumba-meu-boi” mistura personagens do nosso folclore, reacendendo a memória da cultura popular brasileira, resultando numa comédia livre, resultado de uma vasta pesquisa sobre o conhecido folguedo do boi. O espetáculo tem a duração de 60 minutos. O ingresso custa R$ 10,00, doando um livro o público pagará meia entrada.
Catirina está grávida e deseja comer a língua do boi predileto de seu Amo, obrigando seu marido a atender seu pedido. A morte do idolatrado boi Estrela põe a vida do casal em risco, e leva Chico a se aventurar na solução de seus problemas. ““Bumba-meu-boi” uniu a vontade que o grupo tinha de montar um espetáculo que tivesse maior identificação, e a profunda necessidade que todos nós temos de conhecer melhor nossa origem, nossa história e nosso folclore” comenta Cuba, diretor do espetáculo, que também é monitor de teatro da Fundacc, em Caraguatatuba.
No elenco, Mauro Moraes, Thatiane Lopes, Marcos Abuc, Adbaílson Cuba, Euzélia Gomes, Rafael Bicudo, José Carlos Salgado, Anderson Souza, Meire Santos, Eliane Alves, Ivan Freire e Diane Cardoso.
A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, centro de Caraguá. Informações (12) 3883 7555/3883 3737. (Fonte: Fundacc)  

Karatecas de Caraguá participam da final do Campeonato Paulista
A equipe de karatê, de Caraguá, irá participar da final do Campeonato Paulista, que acontecerá, no dia 26 de junho, sábado, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O campeão da competição representará o Estado no Campeonato brasileiro

Caraguatatuba - Uma equipe de Caraguá, composta por 7 atletas, participará da final do Campeonato Paulista de Karatê, que acontecerá no dia 26 de junho, sábado, no ginásio Poliesportivo "Mauro Pinheiro", no Ibirapuera, em São Paulo.
As categorias disputadas são Boys (12 a 13 anos), Infanto-juvenil (14 a 15 anos); Juvenil (16 a 17 anos) e Júnior (18 a 20 anos).
A equipe comandada pelo professor Édson Mendes do Amaral, o Edinho, é composta pelos atletas Deborah Cristine Torres, categoria Infantil (12/13 anos); Suzane de Lucas, categoria Infantil (12/13 anos); Juliano Suzuki, categoria Infanto-juvenil (14/15 anos); Tiago Gomes Carvalho, categoria Juvenil (16/17 anos); Tiago Gomes Amorim, categoria Júnior (18/20 anos); Augusto Oliveira, categoria Júnior (18/20 anos) e Michelle Gomes, categoria Júnior (18/20 anos). Todos os atletas irão participar na categoria individual.
De todas as cidades do Vale e Litoral, Caraguá foi a que mais classificou atletas para a final do campeonato.
A equipe irá lutar para conseguir conquistar o título, pois, o vencedor do campeonato paulista representará o Estado, no Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado nos meses de julho e agosto, deste ano.
Nas competições eliminatórias, os atletas de Caraguá se destacaram entre os participantes do Vale do Paraíba e Litoral Norte, conseguindo a melhor classificação, a equipe conquistou medalhas de ouro, prata e bronze.
O campeonato é organizado pela Federação Paulista de Karatê, e a equipe de Caraguá têm apoio da Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: Fundacc)  

3ª Idade da Fundacc participa de Gincana arrecadando agasalhos e produzindo fotos sobre Santo Antonio Casamenteiro

Caraguatatuba - Os alunos da Educação Continuada da 3ª Idade da Fundacc estão participando da 1ª Gincana de Integração da 3ª Idade, no Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte. Entre outras provas, eles participaram de uma doação de agasalhos, arrecadando cerca de 400 quilos de roupas, que serão entregues à Secretaria Municipal da Assistência Social e encaminhados às entidades.
Divididos em três grupos, os alunos vem realizando provas e desvendando situações com o objetivo de promover cada vez mais a integração, socialização e competição entre os idosos. A iniciativa é do Projeto Educação Continuada, desenvolvido pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, por meio de convênio com a Secretaria de Assistência Social. 
Entre outras provas, eles realizaram uma prova cênica com o tema O Mar, e com figurinos de pescadores e apetrechos de pesca mostraram interessantes cenas, cantando e dançando e produziram fotografias com o tema “Santo Antonio Casamenteiro”, onde os integrantes da equipe deveriam retratam um casamento junino ou convencional, em um ponto turístico da cidade. As equipes estão se movimentando para apresentarem as melhores fotos, que futuramente farão parte de uma exposição na Fundacc. 
A intenção do projeto é preparando os grupos para uma grande gincana envolvendo todos os grupos de terceira idade da cidade, numa comemoração dos 10 anos da Educação para 3ª Idade, que acontece em agosto de 2004. (Fonte: Fundacc)  

Caraguá aumenta agentes no trânsito

Caraguatatuba - Prefeitura de Caraguatatuba vai ampliar a fiscalização de trânsito na cidade com a contratação de 20 novos agentes. Eles se apresentaram anteontem e, após fazerem cursos de capacitação, estarão nas ruas a partir de 17 de julho.
Atualmente, a cidade possui 25 agentes de trânsito contratados em 1999. Com o novo contingente, serão 45 fiscais.
Para o diretor do Ditran (Divisão de Trânsito), coronel Celso Rapaci, as contratações foram necessárias devido ao crescimento populacional.
"Hoje, eu tenho postos no centro da cidade que ficam vazios por um período de 1h a 1h30 quando os agentes fazem travessia de escolas. Com os novos agentes, poderei manter os postos e cobrir mais setores", disse.
Rapaci disse que a "prova de fogo" dos fiscais será o 48º Jogos Regionais, um dos maiores eventos esportivos do interior paulista, que começam no dia 21 de julho. Os agentes de trânsito foram aprovados em concurso público entre 1.600 candidatos. Eles passarão por cursos de formação e estágio prático.
(Fonte: ValeParaibano)

Amplitude Valvulada leva blues para o projeto “Quinta Sem Lei”

Caraguatatuba - A banda Amplitude Valvulada, de Caraguá, faz show hoje na PizzArte, a partir das 22 horas, dando continuidade aos shows que vem acontecendo na casa, dentro do projeto “Quinta Sem Lei”, criado para estreitar os laços entre as bandas alternativas e um público extremamente seletivo e com requinte musical no que diz respeito a repertórios. Por lá já passaram bandas como Whisky Marítimo, que deu início ao projeto, e M. U.T.E., que tocou na última quinta, com a casa lotada. 
Amplitude Valvulada foi formada em 2003 com a proposta de resgatar e divulgar antigos compositores clássicos do Blues, como Muddy Waters e John Lee Hooker, e toda a sonoridade das décadas de 60 e 70. 
O nome da banda “Amplitude Valvulada”, surgiu naturalmente, já que grande parte das bandas daquela época dispunham de amplificadores valvulados. Com um CD gravado com seis composições próprias, mesclam bastante as influências do Rock Setentista Nacional como “Casa das Máquinas” e do Blues Texano, enérgico e vigoroso, como mostram as músicas “O Bom e Velho Professor” e “Mendigo Blues”.
Edu Souza, guitarra e voz; Nando Souza, contra-baixo, e Rafael Guerra, bateria, vêm batalhando para conseguir espaço no meio musical, sempre dando preferência ao seu trabalho próprio. Já se apresentaram em diversos bares e casas do Litoral Norte e Vale do Paraíba, como Campos do Jordão, Jacareí e Itobí. Participaram também de Eventos Motociclísticos e aniversários de Moto-Clubes da região. 
A PizzArte fica na Rua Major Ayres, 80, no centro de Caraguá. Mais informações e reservas de mesas (12) 3882 2739. (Fonte: Imprensa Livre)

Adolescente é detido pela vítima de roubo em plena luz do dia


Caraguatatuba - Um adolescente de 16 anos foi detido na tarde de terça-feira após ser seguido pelo comerciante C.E.V.C., de 37 anos, vítima de um roubo em uma loja de telefonia celular, na avenida Prisciliano de Castilho, no Centro.
O menor invadiu o estabelecimento por volta das 14 horas, junto com um comparsa, que estava armado e conseguiu fugir. Enquanto o parceiro rendia a funcionária da loja S.A.C., de 36 anos, pegando um celular, o adolescente tentou puxar a bolsa da mãe de C., que estava como cliente no local. Sem conseguir levar a bolsa, o adolescente fugiu de bicicleta em direção à praia. O parceiro também saiu levando o celular, tomando rumo ignorado. Indignado, C. foi atrás do menor conseguindo detê-lo nas proximidades do Caraguá Praia Shopping até a chegada da Polícia Militar, que o conduziu à delegacia. A polícia registrou o roubo/ato infracional. O adolescente seria sobrinho de um bandido da cidade conhecido por “Gato Seco”, que se encontra preso no CDP (Centro de Detenção Provisória) em Taubaté, onde responde por roubo e homicídio. Ele ficou recolhido na cadeia, aguardando a decisão da Vara da Infância e Juventude.  (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Curso de Shantala, a massagem milenar da Índia para bebês

Ilhabela- A ilha será palco amanhã de um curso de Shantala – técnica de massagem em bebês, originária do sul da Índia e trazida para o Ocidente por Frédérick Leboyer, defensor do chamadop parto humanizado. O curso, que terá a duração de três horas, será ministrado por Vera Iaconelli, mestre em Psicologia pela USP e Psicanalista. Além dos ensinamentos da massagem prática, o curso abordará os temas: a experiência do bebê no útero, pesquisas sobre os efeitos da massagem no desenvolvimento do bebê e formação de vínculo entre pais e bebês. 
“Os benefícios da massagem em bebês vêm sendo amplamente estudados e envolvem aspectos neurofisio-lógicos, psicológicos e sociais. Os bebês que recebem a massagem dormem melhor, comem melhor, ganham mais peso, têm menos cólicas, desenvolvem-se mais rápido, são mais calmos e têm aumento de imunidade”, afirma Vera.
Os interessados devem entrar em contato com Cielo (12) 3896-2607 / 9108-0666 (cielo@br.northsails.com) ou (11) 3023-2895 com Renata/Vera (geraronline@uol.com.br), para as orientações necessárias.
SERVIÇO: 
Curso: Shantala – Técnica de Massagem em bebês
Ministrado: Vera Iaconelli (mestre em Psicologia pela USP e Psicanalista)
Dia: 25 de junho 
Horário: das 16h às 19h
Investimento: R$50,00
Público: gestantes, mães de bebês, estudantes e profissionais da área de saúde.
Realização: Gerar – Escola de Pais e Centro de Estudo e Tratamento dos Distúrbios Psíquicos Precoces
Site: www.geraronline.psc.brsaude  (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

TJ pede inquérito contra Julião

São Sebastião  - O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou ontem à Delegacia Seccional de São Sebastião a instauração de inquérito policial para apurar suposto crime eleitoral que teria sido cometido pelo prefeito Paulo Julião (PSDB) ao utilizar site oficial da prefeitura para propaganda pessoal. O despacho, assinado pelo segundo vice-presidente em exercício do TJ Gentil Leite, acata denúncia de suposta improbidade administrativa encaminhada pelo advogado Paulo Lima Delgado, presidente do PT do B de São Sebastião.
Na representação, Delgado pede a cassação de Julião, que teria utilizado fotos na homepage da prefeitura, medida proibida pela Constituição Federal. 
OUTRO LADO - Julião, pré-candidato à reeleição, não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto.
"Não houve nenhuma irregularidade e as fotos do prefeito que constam no site não tiveram conotação eleitoral nem objetivo de se fazer propaganda pessoal", disse o secretário de Assuntos Jurídicos de São Sebastião, João Batista Fernandes Filho. (Fonte: ValeParaibano)

Hospital precisa de sala apropriada para retomar coleta de sangue

São Sebastião - O Hospital de Clínicas de São Sebastião – Irmandade Coração de Jesus não vem realizando coletas de sangue para transfusão por falta de estrutura. A direção da entidade deverá se reunir ainda esta semana com o secretário municipal de Saúde, Paulo Jorge Souza Campos. Ontem à tarde, a administradora Karin Abendroth falou sobre a situação atual, incluindo os procedimentos para coleta. Segundo ela, o estoque atual é considerado normal. Conforme explicou, em casos extremos ocorre de todas as bolsas armazenadas serem utilizadas. Entretanto, de imediato, o Hemocentro de Taubaté fornece o sangue requisitado. Karin Abendroth lembra que a questão da coleta e armazenamento de sangue é definida por lei. “Existe legislação rigorosa para definir os procedimentos para sangue e derivados, definida em três tipos de estrutura: agência transfusional, posto de coleta e agência transfusional, e banco de sangue”. No caso de São Sebastião, o hospital é considerado uma agência transfusional. “Aqui não fazemos coleta, pois não temos estrutura física e técnica”, frisou a administradora. O sangue utilizado na unidade vem do Hemocentro de Taubaté, órgão credenciado pelo Ministério da Saúde, que atende os principais hospitais do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Karin disse que o hemocentro dispõe de equipe técnica para realizar a coleta na cidade uma vez por mês. Trata-se de campanha de doação, que já chegou a ser realizada no município. Entretanto, este serviço acabou paralisado por dois motivos. Além da falta de estrutura, o hemocentro registrou um grande número de amostras de sangue inadequadas, principalmente por causa da “Hepatite C”. De acordo com a administradora do hospital, a coleta mensal do Hemocentro de Taubaté poderá ser retomada assim que for definido um local adequado para o trabalho da equipe técnica. “O maior objetivo é a segurança dos pacientes”. Hoje, no caso de falta de sangue do Hemocentro de Taubaté, o Hospital de São Sebastião é abastecido pelo Hemocentro de Campinas. (Fonte: Imprensa Livre)

Representante de iate clube pede apuração de suposta falta de decoro
Vereador Zézinho da Piscina diz que pedido não procede. “Não fui eu que fiz o abaixo-assinado, deixaram no meu gabinete” 

São Sebastião - O corretor de imóveis Gerson Costa, representante dos proprietários do terreno onde poderá vir a funcionar o Iate Clube de São Sebastião, no Portal da Olaria, usou a tribuna da Câmara, na noite de terça-feira, para pedir apuração de suposta prática de decoro parlamentar. Ele se referiu a um requerimento apresentado na semana passada pelo vereador José Irineu de Souza, o Zézinho da Piscina, no qual consta um abaixo-assinado organizado pela Cdpema (Comissão de Defesa e Preservação da Espécie e do Meio Ambiente) contra a instalação da garagem náutica. O documento teria assinaturas falsificadas. Após a apresentação do requerimento de Zézinho da Piscina, no dia 15 de junho, o sócio proprietário do empreendimento, Ricardo Manica, e o advogado Alberto Carlini, registraram um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial para denunciar as supostas falsificações. Em reportagem publicada na última terça-feira, o delegado Odair Bruzos declarou ter ouvido uma das pessoas cujo nome consta na lista, mas esta negou a assinatura. 
Durante seu discurso na tribuna, Gerson Costa pediu providências. “Gostaria que esta Casa criasse uma Comissão de Ética para verificar se houve falta de decoro parlamentar do requerente. O boletim de ocorrência encontra-se na delegacia”. 
A Comissão de Ética já existe na Câmara e tem como presidente Aldo Conellian. Ele informou que o caso será avaliado. “Precisamos nos reunir para conversar a respeito do que foi exposto”, concluiu.
O vereador Zézinho da Piscina afirmou estar tranqüilo. Ele ressalta ter adotado os procedimentos normais para a apresentação do requerimento. “A questão do abaixo-assinado, todos nós recebemos para dar entrada em requerimentos na Câmara. Não fui eu que fiz, deixaram no meu gabinete”, disse Zézinho. Desta forma, na opinião do vereador, o pedido de apuração por falta de decoro não procede. 
Projeto polêmico - O projeto de construção da garagem náutica no Portal da Olaria encontra-se há mais de um ano em tramitação na Prefeitura de São Sebastião. Segundo Costa, até agora, nenhuma obra foi realizada no terreno. “Temos em mãos um projeto, que vem sendo bombardeado. Denúncias incabíveis e em vão. O município, ao invés de crescer, está parado”. 
Ainda de acordo com o corretor, os empresários já contam com boa parte da documentação exigida, restando apenas a liberação do projeto de construção dos galpões para abrigo de lanchas e da rampa de acesso, que se encontra na Secretaria de Assuntos Jurídicos. Há uma semana, o juiz Luiz Antonio Carrer, da 2ª Vara da Comarca de São Sebastião, determinou por meio de liminar a suspensão das obras e do processo administrativo para concessão do alvará. Carrer considerou parecer da promotora Juliana de Freitas. 
A liminar foi concedida sobre a ação proposta pela Cdpema, que denunciou supostos danos ambientais e apresentou o abaixo-assinado. Costa informou que os proprietários apresentarão recurso no Tribunal de Justiça. (Fonte: Imprensa Livre)

Começou ontem XV Jornada de Saúde: evento vai até sábado

São Sebastião - A APS (Associação de Profissionais da Saúde) realiza até sábado, no Teatro Municipal, a XV Jornada de Saúde. O evento teve inicio ontem a noite e contou com a participação dos secretário de saúde de São Sebastião, Paulo Jorge e de Ilhabela, Arquimedes Hipó-lito, que representaram os prefeitos das duas cidades. Os organizadores da jornada esperam receber mais de 200 profissionais da área da saúde para o curso, que tem como objetivo, além da integração social e técnica, aprimorar cientificamente os participantes. 
Ontem, mais de 100 pessoas prestigiaram o evento de abertura, que proporcionou aos participantes um espetáculo teatral que tratou da temática da AIDS e um coquetel de encerramento.
O presidente da APS, Domingos Chiarameli disse que a cada edição a jornada cresceu e hoje tem proporções bem maiores. O presidente ainda agradeceu o apoio dos associados e patrocinadores para a realização do evento, entre eles, da Prefeitura Municipal. Por se tratar do maior patrocinador da jornada, a Prefeitura ofereceu aos funcionários interessados em participar das palestras, a isenção da taxa.
As palestras são voltadas aos profissionais de saúde, tais como médicos, dentistas e enfermeiros. Também serão abordados temas voltados para auxiliares de enfermagem e auxiliares de cirurgião dentista. Apesar disso, também integra na programação alguns assuntos que podem ser vistos por toda a comunidade. Os profissionais que ainda não se inscreveram, poderão fazer a inscrição durante toda a jornada. Para tal, basta ir até um dos locais onde serão realizadas as palestras (Videoteca ou Teatro Municipal) para efetuarem o pagamento da taxa. (Fonte: Imprensa Livre)  

Bombeiros resgatam filhotes presos durante três dias em bueiro da Enseada
Cadela teve os cachorrinhos na boca da vala. Família canina precisa de ajuda 

São Sebastião - Os bombeiros resgataram, na tarde de terça-feira, cinco filhotes de cachorro que ficaram presos dentro de um bueiro por três dias, após a cadela, apelidada pela equipe de resgate de “Kika”, ter dado cria, na “boca” da vala, localizada próxima à praça da Enseada, na Costa Norte. Moradores ainda tentaram retirar os filhotes, mas acabou sendo necessária a ajuda dos bombeiros.
Uma equipe com o soldado Sinval e sargento Prado atendeu o caso, conseguindo resgatar os filhotes, que estavam juntinhos em um canto da vala, com cinco metros de profundidade. Para descobrir a localização deles dentro do bueiro, os bombeiros se guiaram pelo gemido dos filhotes. Uma parte da tampa que cobria a vala teve que ser quebrada para permitir o acesso dos bombeiros. Segundo o sargento, quatro filhotes estavam bem, mas um deles saiu do buraco bem fraco. Clélia Cantos, que trabalha na praça e chamou os bombeiros, disse que ele não resistiu e morreu na noite seguinte. No período em que ficaram na vala, ele teria sido usado para os outros filhotes, que o usaram como proteção. Conforme Clélia, a cadela, que não tinha nome, apareceu há cerca de dois meses na praça. Ela teria sido abandonada pelo dono ao ficar prenhe, ainda com a coleira, retirada posteriormente por um morador. 
No período da gravidez ela foi alimentada por moradores próximos e acabou ficando pela praça. Na noite de sexta-feira, deu à luz. “Passou sábado, domingo e segunda, quando várias pessoas tentaram tirar os filhotes, que gemiam, mas sem sucesso. Na terça, não agüentei e chamei os bombeiros”, disse Clélia. Foi a vizinhança também que limpou os filhotes depois que saíram da vala. De acordo com Clélia, agora todos estão bem, sendo amamentados pela cadela, que seria mãe “de primeira viagem”.
Sem lar - A luta pela sobrevivência não terminou para estes quatro filhotes, que venceram uma etapa graças a ação dos bombeiros. É que, agora, eles precisam de um abrigo, pelo menos até ficarem fortes. 
No momento, a cadela e os filhos estão na praça pública do bairro, mas é necessário um local seguro para que possam ficar com a mãe, por pelo menos dois meses, enquanto são amamentados. Clélia explicou que “Kika” é dócil com as pessoas, mas é briguenta com outros animais. Por isso, ela não pode levar para casa, pois tem três cachorros. Clélia aproveita a ocasião, para lembrar da falta que faz um centro de animais, em São Sebastião, com profissionais para abrigar os bichos com problemas na rua. A funcionária da praça colocou o telefone de sua casa à disposição de interessados em adotar Kika e os filhotes. “Pelo menos até desmamarem, pois depois, quando puderem se separar, consigo arrumar ‘lares’ para eles”, disse Clélia. O telefone é 3862-2658, contato após às 18 horas. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes roubam objetos de condomínio em construção
Eles ainda obrigaram os pedreiros da obra a carregar os aparelhos para uma caminhonete 

São Sebastião - Três assaltantes roubaram, na madrugada de ontem, vários eletrodomésticos, ferramentas e aparelhos elétricos de um condomínio em construção na rua Honorato Vicente, em Barequeçaba. Eles ainda obrigaram os pedreiros, que trabalham na obra, a carregarem o material em uma caminhonete Ford 4000 azul, placas não anotadas. O ajudante de pedreiro F.M.F.,de 23 anos, contou à polícia que estava na frente do condomínio quando surgiram os três no veículo, armados com pistolas e revólveres, sendo um deles encapuzado. Eles obrigaram o ajudante a ir até o aposento onde estavam os outros operários, também rendidos. Os trabalhadores, que não podiam olhar para os assaltantes, tiveram que levar 15 colchões, uma geladeira, dois freezer, máquinas e ferramentas usadas em obra para a caminhonete.
Depois, os assaltantes amarraram e trancaram as vítimas em um cômodo do condomínio, fugindo em seguida. Durante o roubo, o ajudante teria escutado o trio comentar, entre eles, que iria para Bertioga. Quando conseguiu se soltar F. avisou a Polícia Militar, que fez patrulhamento à procura do carro e ocupantes, mas não localizou os suspeitos. O roubo foi registrado no 1° Distrito Policial.  (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Itamambuca será palco da etapa de abertura do Circuito Freesurf Pro

Ubatuba - Depois de receber a Seletiva Petrobras de Surfe Profissional, no último final de semana, a praia de Itamambuca, continua sendo o palco das disputas entre surfistas profissionais. O Freesurf Pro, válido pelo Circuito Paulista de Surfe Profissional, terá amanhã a etapa de abertura e irá até o domingo, reunindo 128 competidores, atrás de um dos títulos mais tradicionais do País.
Com as vagas já esgotadas, o Freesurf distribuirá R$ 15 mil em dinheiro nas três etapas, totalizando em R$ 45 mil em premiação. O campeão do circuito terá vaga garantida no Super Surfe de 2005 e vários nomes de destaques já confirmaram presença no evento.
Entre eles, o atual líder do Super Surfe e campeão da categoria, Odirlei Coutinho, de 25 anos. Animado com a possibilidade de começar bem o circuito, depois de ter conquistado o terceiro lugar no último final de semana, o ubatubense vem executando uma manobra bem radical. “Estou treinando o aéreo 360 graus há mais de dois anos. Tive que incluí-la no meu repertório de manobras, pois a nova geração não está dando mole”, diz. Com ela, Odirlei foi o único a receber a nota 10 e também garantiu a vaga na semi-final, na Seletiva. “Estava em terceiro nas quartas-de-final, até fazer a manobra. Graças a Deus consegui a nota que precisava para seguir adiante”, conta o atleta, que depois do Freesurf correrá a terceira etapa do Super Surfe, em Pernambuco e uma etapa do WQS (divisão de acesso à elite mundial), na África.
Reconhecendo que o nível está forte, o tricampeão paulista (1994, 97, 98), Jair de Oliveira, vem treinando dentro e fora do mar. Aos 33 anos, o santista afirma que está em plena forma. “Venho desenvolvendo um trabalho há três meses com o Magno Brasil, que treina com atletas de outras modalidades”, revela. O exercício realizado três vezes por semana na areia, está dando mais fôlego. “Me deu mais energia e já estou vendo o resultado dentro da água”.
Ao falar da possibilidade de conquistar mais um título, igualando-se ao Almir Salazar, um dos ícones do surf paulista, Jairzinho não nega que entra para ganhar. “Não tem outro caminho. Em cada campeonato, eu entro para vencer. Sei que não será fácil, cada bateria terei uma batalha pela frente”, comenta o atleta, que comemora a iniciativa da Abrasp em definir o perfil dos circuitos estaduais.
“Quando tinha o Super Trials, as pessoas ficavam confusas se o campeonato era brasileiro ou estadual. Agora, com o Brasil Tour e com as seletivas teremos mais campeonatos, além dos estaduais. Com isso, o surfista local que não pode viajar será beneficiado”, diz o atleta, que tem o patrocínio da Nicoboco, pranchas Nilton Andrade, Semes e Conbelive.
Para obter informações sobre o FREESURF PRO, basta acessar o site da Federação Paulista de Surf www.fpsurf.com.br ou pelo telefone (13) 3273-4319, em horário comercial.
O freesurf pro - Circuito Paulista de Surf Profissional tem a apresentação da SurfLine. Patrocínio: Eberle, Drop Shoes, THT e Auckland Surfboards. Apoio: Ilha do Surf, Mar Aberto, Bully’s e BrasPress. Cobertura: Fluir e Waves. Colaboração da Prefeitura de Ubatuba, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e Associação de Surf de Ubatuba. Supervisão: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Associação Ubatuba de Surf. Realização: Federação Paulista de Surf. (Fonte: Imprensa Livre)

Passeio Ciclístico
 

Ubatuba -  Será realizado no próximo domingo, dia 04 de julho, as 10:00 horas, pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba e com total apoio da Empresa Lojas Cem, o "Passeio Ciclístico de Inverno".
As inscrições do passeio poderão ser feitas na Lojas Cem, e os 500 primeiros inscritos ganharão uma camiseta. O passeio Ciclístico terá o seu início às 10:00 horas em frente a Lojas Cem, onde os ciclistas percorrerão as ruas da cidade, terminando no mesmo local do início, onde haverá sorteio de bicicletas e brindes para os participantes. A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece antecipadamente a todos os envolvidos direta ou indiretamente no Passeio Ciclístico de Inverno. (Fonte: SEL/PMU)

Natação

Ubatuba - Será realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio das Empresas DIMONACO e RESTAURANTE DRUMOND, neste domingo, dia 27 de junho, ás 09:00 horas, na Piscina Municipal, o 4ª Torneio Dimonaco/Restaurante Drumond Acquakids de Natação. O torneio é dividido em várias categorias, sendo que serão premiados com medalhas, os três primeiros de cada prova. 
Também será disputada pelas academias de natação de Ubatuba, o titulo de campeã do torneio. (Fonte: SEL/PMU)

Ubatuba sediará Torneio Internacional de Futebol

Ubatuba - A Secretaria de Esportes e Lazer da P.M.U. em parceria com a empresa SOCCER DO BRASIL EMPREENDIMENTOS ESPORTIVOS, estarão realizando no período de 18 a 24 de julho o II SOCCER DO BRASIL CUP 2004, evento este que contará com a participação de equipes do exterior alem de outras do Brasil e também de Ubatuba.
O Torneio será dividido por categorias , com crianças de 10 anos até adolescentes de 17 anos; também será disputada uma categoria feminina. 
Os jogos terão lugar no Estádio Municipal, Horto Florestal, Itaguá, Sertão da Quina e Maranduba, durante todo o dia. Do exterior teremos 14 equipes sendo que 12 virão do México e 2 do Chile, alem de equipes que são franquias do Santos F.C. e do São Caetano.
As equipes estarão instaladas em Hotéis da cidade durante todo o período de realização do evento, movimentando assim o comércio de Ubatuba, são esperados cerca de 300 pessoas do exterior, entre atletas e acompanhantes.
Maiores informações no site www.soccerdobrasil.com.br ou na Secretaria de Esportes e Lazer. (Fonte: SEL/PMU)

Convenção do PRTB e PDT está confirmada para o próximo sábado

Ubatuba - O PRTB e o PDT realizam neste sábado, dia 26, a convenção partidária para confirmar o nome dos candidatos a vereador e a participação na coligação “Viva Ubatuba”, juntamente com PSDB, PAN e PSC.
Na verdade, os dois partidos já anunciaram apoio as candidaturas de Pedro Tuzino e Andrade Henrique a prefeito e vice-prefeito e só não participaram da convenção realizada no dia 13 porque não houve tempo hábil para homologar a realização da convenção conjunta.
O evento não contará com a participação do presidente do PRTB, Luis Bischof, que está internado no hospital Pio XII. Segundo informações dadas pelo próprio Bischof, sua condição de saúde é tranqüila e a permanência no hospital segue apenas orientações médicas e por conta da necessidade de alguns medicamentos que precisa tomar de maneira regular e que requer acompanhamento especializado.
Bischof aproveitou a oportunidade para desejar a todos os convencionais boa sorte e ressaltar que o partido está confiante na vitória da coligação nas próximas eleições. “Estou bem, é só uma questão de precaução, por conta dos remédios que tenho de tomar. Agora, desejo sucesso aos convencionais e tenho a certeza que a coligação “Viva Ubatuba”vai ser vitoriosa e que Ubatuba terá uma grande virada rumo ao desenvolvimento com a vitória de Pedro e Andrade. Na verdade, eu vejo como uma vitória de Ubatuba.
A convenção ocorre neste sábado, dia 26, das 9h às 14h, na rua Alfredo Mariano nº 241, no Perequê-Açu. (Fonte: Ednelson Prado)

81ª Festa de São Pedro 2004 - De 25 a 29 de junho

Programação:

Dia 25/06 - Sexta-feira
19:30 - Levantamento do Mastro e apresentação Folclórica: Quadrilha Itapoá do Itaguá
20:30 - Escolha da Rainha dos Pescadores
21:30 - Show - Carolina Soares e Banda

Dia 26/06 - Sábado
19:30 - Apresentação Folclórica: Congada de Bastões do Poruba
21:00 - Show - Grupo Pau D'Arco 
22:30 - Show - Banda D'Jahga

Dia 27/06 - Domingo
19:30 - Apresentação Folclórica: Fandango Caiçara do Promirim
21:00 - Show - Banda Pracaniz

Dia 28/06 - Segunda-feira 
19:30 - Apresentação Folclórica - Dança da Fita do Itaguá
21:00 - Show - Banda Criativa

Dia 29/06 - Terça-feira
15:00 - Procissão Marítima e Benção dos Anzóis
17:00 - Missa Campal 
20:00 - Premiação dos Barcos
21:00 - Show - Jarbas Mariz e Banda Forrock and Roll
22:30 - Banda Quinto Elemento (Fonte: Fundart)

Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 22/06 
20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba, realizada no dia 22 de junho de 2004. 

Projetos:

Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 163/03, do EXECUTIVO, que dá a Denominação de "Acrísio Ceschi", à Estrada Municipal UBT-355, Rio Escuro Monte-Valério.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 171/03, do Ver. GERSON DE OLIVIERA - PMDB, que dá a denominação de rua "Zacarias do Prado" à rua do Telégrafo, no bairro do Rio Escuro.
Aprovado, com 11 (onze) votos contra 1 (um), o PROJETO DE LEI N° 173/03, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que dá a denominação de Dr. João Abifadel, a rua Particular, no bairro do Rio Escuro.
Adiado, por 2 (duas) sessões, o PROJETO DE LEI Nº 219/03, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, que dá a denominação de rua Santa Lúcia ao trecho de rua que se inicia na via marginal à Rodovia SP-55, no bairro da Maranduba.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 39/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que autoriza o Poder Executivo a celebrar parceria com organizações da sociedade civil regularmente estabelecida, para desenvolver trabalhos de prevenção e recuperação da orla marítima do Município. Com Emenda nº 01/04, do autor.
Aprovado, por unanimidade, o SUBSTITUTIVO ao PROJETO DE LEI Nº 57/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que dispõe sobre a obrigatoriedade das edificações efetuarem a ligação de seus sistemas sanitários e o despejo do esgoto produzido, na rede de coleta existente, em condições de atendimento.
Aprovado, com 10 (dez) votos contra 2 (dois), o PROJETO DE LEI Nº 84/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que autoriza o Executivo a conceder uma licença de ambulante, em carrinho especial, para operar na praia da Maranduba. Com Emenda nº 01/04, do autor.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 89/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, que autoriza a Administração Municipal a proceder ao desconto mensal, na folha de pagamento do servidor, de uma contribuição voluntária deste, para a manutenção da Santa Casa de Ubatuba. Com Emenda nº 01/04, do autor.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 92/04, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que altera a Lei 1.771/98, assegurando os direitos e vantagens das Leis 886/87 e 1.043/90, aos professores estáveis e atualmente admitidos pela CLT, enquanto durarem seus contratos.
Aprovado, por unanimidade, o PROJETO DE LEI Nº 93/04, do Ver. RICARDO CORTES - PFL, que altera a Lei 1.680/97, que dispõe sobre exploração comercial de esportes náuticos, acrescentando uma autorização para "caiaque" na praia do Alto.
Adiado, por 2 (duas) sessões, o PROJETO DE LEI Nº 108/04, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, que dispõe a gratuidade de transporte coletivo aos maiores de 60 (sessenta) anos, e dá outras providências.
Adiado, por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 109/04, do Ver.ROGÉRIO FREDIANI - PTB, que altera a Lei 1294/93 que dispõe sobre comércio ambulante, autorizando a transferência de licença de artesanato, em caso de doença grave.
Rejeitado, com 8 (oito) votos contra 4 (quatro), o PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 09/04, da MESA DA CÂMARA MUNICIPAL, que constitui Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, para apuração de eventuais irregularidades praticada na licitação e execução da pavimentação da Estrada Municipal UBT-355 Rio Escuro/Monte Valério.

Moções:

Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 38/04, do Ver.ROGÉRIO FREDIANI - PTB, de Congratulações ao Mestre Tsao e aos Professores Marildo e Shu-Ju, de Ubatuba, Benedito Fernandes, de Caraguatatuba, e Kuo-Long, de São José dos Campos, e a todos os atletas, pelo bom desempenho no VII Campeonato de Kung-Fu e Tai-Chi, realizado na cidade de Caçapava.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 39/04, do Ver. RICARDO BARBOSA - PFL, de Pesar pelo falecimento do Pastor José Edson Rangel.
Aprovada, por unanimidade, a MOÇÃO Nº 40/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, de congratulações à todos os envolvidos e colaboradores do evento de pára-quedismo, realizado entre os dias 10 e 13 do corrente mês de junho.

Pedidos de Informação:

Aprovado, por unanimidade, o Nº 89/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, sobre a continuidade dos serviços no campo de futebol da Praça Maracanã, no Bairro da Estufa II.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 90/04, do Ver. ROGÉRIO FERDIANI - PTB, a respeito da estação elevatória de esgoto que está sendo construída na rua Rio de Janeiro, no Perequê-Açú, há pouco mais de um mês, sem que os moradores tenham sido consultados sobre a obra.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 91/04, do Ver. EDUARDO CESAR - PL, sobre as contratações de funcionários para as novas equipes do Programa Saúde da família.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 92/04, do Ver. EDUARDO CESAR - PL, sobre os critérios do exame prático do concurso público para Motorista.

Requerimentos:

Aprovado, por unanimidade, o Nº 99/04, do Ver CHARLES MEDEIROS - PSDB, ao DER, que analise com urgência o acesso ao bairro da Praia Dura, localizado na rodovia Manoel Hipólito do Rego, no km 68, que vem se tornando cada dia mais perigoso.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 100/04, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, a ELEKTRO, uma extensão de rede elétrica na estrada da Casanga do nº 300 ao nº 480.
Aprovado, por unanimidade, o Nº 101/04, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, à Telefônica, extensão da rede de telefonia fixa, no bairro do Sertão do Ingá. (Fonte: O Guaruçá)

Ação Litoral

Política Topo

Bastidores Políticos de Ubatuba

Por incrível que possa parecer Ubatuba do ponto de vista das comunicações ainda vive no século XIX, enquanto cidades próximas, como as do Vale do Paraíba, estão no século XXI. O impacto deste isolamento se fez sentir nas últimas eleições, porém, deverá mudar nesta. Sabendo da falta de informação do povo, alguns candidatos estão armazenando cestas básicas, para usá-las da forma mais arcaica possível, trocando-as por votos como fazem os coronéis dos lugares mais atrasados do país. O maior inimigo do político populista que promete, não cumpre e usa o poder para enriquecimento pessoal, é a divulgação de suas patranhas. Como o rádio em Ubatuba atinge somente a parte central da cidade e a programação da televisão local é distribuída a cabo, aos mais favorecidos, resta a Internet para divulgar notícias de forma isenta. Infelizmente a Internet é restrita aos que possuem computador, que sabemos são poucos no universo dos eleitores ubatubenses. No entanto, já existem meios de acabar com o populismo barato que campeia em Ubatuba e que só esteve afastado do poder nos poucos anos em que Ciccillo Matarazzo governou a cidade. A TV Vanguarda poderá ser o diferencial que faltou nas eleições passadas. Ela atinge a todos os moradores, indiscriminadamente. Com algumas peças de trinta segundos colocadas no horário nobre, as práticas medievais poderão ser mostradas ao povo. Políticos viciados na eficácia do toma-lá-dá-cá não avaliam o poder da televisão no imaginário popular. Aliás, se nem mesmo agenda possuem, é óbvio que não poderiam entender o poder das comunicações. Não lêem, não estudam, não se modernizam e com esse brilhante currículo querem passar por administradores competentes. Isso é impossível num mundo em constante mutação. Quem pensa e age assim não pode governar a cidade. Não se situa nem no século XX, o que dirá do século XXI.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html 

Artigo Topo

A coisa tá feia!

Tem gente pagando contas com xerox frente verso, da nota de R$50,00 e outras, fingindo acreditar, recebendo. Mas também tem notícia boa: "... são muitas as programações dos hotéis do Litoral Norte para as crianças nas férias de julho". Pude constatar muita criatividade e inovação. Com certeza, resultado do conhecimento adquirido pela experiência ao longo de tantos anos. Com esta boa expectativa dos hotéis para julho, não vai faltar escrúpulos à concorrência que anuncia: "Datilógrafos formados em Redação" e que servem pescada nos pratos do badejo. Estes, entrarão na fila do empurra empurra do xerox dos 50, para copiar, ao seu modo, tudo aquilo que se criar. Medíocres.
Estou com mania de "Flash Back" e a matéria de ontem ( muito pertinente) do Carlos Rizzo, me fez "tirar" uma de 2000, mas que continua nas "paradas". 

Pau de Sebo Virtual

O homem é ambicioso por natureza.
Esta "ambição", tem sentido amplo. Extrapola o sentido de posse e da usura material.
Esta mesma ambição é que nos proporciona o tipo e as condições de vida que podemos ter hoje. Produtos e equipamentos disponíveis nas prateleiras das lojas, que num passado, não muito remoto, só existia no cinema, em filmes de ficção ou em histórias de revistas em quadrinhos. Naves, computadores, raio-lazer, telefone celular, armas sofisticadas, micro câmeras, automóveis super automáticos, piloto automático, air bag, bichinhos eletrônicos que "comem", "choram" e "tomam banho" na hora certa, enfim, coisas mais sofisticadas do que o velho cinturão de utilidades do Batman, ou do salto dos sapatos do James Bond. Alguns homens sempre pensam grande. Ás vezes, além, muito além da imaginação. A maioria, "acomodados", não. Assim, não enxergam mais que um palmo na frente do nariz. A história e a vida, reservam para cada um dele um "prêmio"correspondente. Esta atitude de pensar grande, proporciona sonhos de busca incessante. Parece uma grande e sem fim corrida em direção ao infinito. Nada é suficiente. Sempre é necessário buscar mais e mais. Mais conhecimento, mais velocidade, mais informações, mais poder, mais tudo. Os retardatários vão absorvendo o que por este inusitado caminho, vai ficando obsoleto. O novo é cada vez mais novo. O velho, fica velho cada vez mais rápido. Como tantos anos de estudo e preparação para a vida, de repente, tudo o que eu penso que sei ou sabia, deve caber, quem sabe, num mísero "disquete"! Minha filha tem uma biblioteca deles. Me ensinou a usá-los, junto com um computador Pentium 166, de não sei quanto de memória RAM, mais modem, multimídia e internet. Talvez tenha mais coisas...Mas é bom não mexer, disse ela. Só sei que não uso mais caneta, lápis, borracha, régua, esquadro, transferidor, lápis de cor, nanquim, normógrafo, e todos aqueles utensílios que preenchiam as prateleiras das papelarias. Tá tudo lá dentro. Dentro daquela telinha, do teclado e do mouse. Maravilhoso. Estou aprendendo rápido. Como deve estar o "top" do conhecimento humano? Complexo e maravilhosamente extraordinário. Na verdade, tudo parece complexo, mas ao mesmo tempo fácil e acessível. Já experimentei uns "vôos"pela tal da Internet. Coisa de louco. Outra "demais" é a tal da tv por assinatura. Filmes,documentários, notícias, aulas de inglês, francês, espanhol e alemão. Continua com a programação infantil com 5 ou 6 variedades, 33 canais de música com qualidade de CD, filmes pagos, e até canal de viagens, pelo mundo inteiro. Com tudo isso, vamos mudar rapidamente a nossa capacidade de avaliação destas coisas. É necessária uma postura adequada frente a esta nova ordem. A informação dá a volta no mundo em segundos; num instante, todos sabem tudo. O turismo que nos afeta, também se globalizou. Quem pode, e até quem não pode, vai. É barato viajar pra fora. Lá descobrem que Deus não foi generoso somente conosco na natureza. Existem lugares maravilhosos pelo mundo. Uma infinidade de opções. Como "outros tantos"de atrações. E onde Deus não abençoou, o homem o fez com grande tecnologia. Muita tecnologia. Precisamos aprender e treinar pensar grande! Trabalhar firme neste objetivo. Buscar assessoria capaz e profissional para nos orientar neste árduo, difícil e disputadíssimo caminho rumo ao mundo novo. Neste caminho não há lugar para repetir "experiências" ultrapassadas, para a falta de profissionalismo, para tentativas simplórias. Precisamos nos "reciclar". Definir muito bem o que somos, o que temos, e como e onde queremos chegar. Os resultados, são medidos em tempo real. Os "atrasados" serão deletados da memória e do cenário principal. Farão , quando muito, parte de uma lembrança "virtual", "arquivados"em um disquete qualquer.
Se não há aspirante com todas as credencias necessárias ao comando, não perca seu navio. Deixe-o ancorado e reme a canoa. 
Ubatuba, 20/10/2000

Ronaldo Dias

Carta do Leitor Topo

Convite - No dia 27 de junho, AUTO DO BOI DE CONCHAS (17H.), QUADRILHA DO PIRÃO (19H.)
Dia 11 de julho PIRÃO DE ANIVERSÁRIO
Dia 25 de julho PIRÃO GERAL
Praça Nóbrega – ao redor da Cadeia Velha Atividades a partir das 12 horas no centro de Ubatuba. 

Claudia Oliveira 
Ubatuba, SP

Artigo enviado por Ronaldo Dias:
Homens e mulheres reduzem período de férias 

Julho está chegando e isso significa que em breve os estudantes estarão de férias. Tudo indica que a maioria deles passará os dias livres sem a companhia de seus pais executivos.

A pesquisa do Grupo Catho A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros, edição 2003, com 41.395 respondentes, revela que os executivos têm tirado poucos dias de férias.

De acordo com o estudo, 32% dos executivos não tiraram férias nos últimos 12 meses. Essa redução das férias ocorre em todos os níveis hierárquicos: presidentes, diretores, gerentes, supervisores e profissionais especializados.

Detalhe importante, enforcar o período de férias tem sido uma estratégia comum tanto para homens como para mulheres. Enquanto 32,49% dos homens disseram não ter tirado nenhum período de férias nos últimos 12 meses, o percentual de mulheres foi de 32,34%.

Na medida em que a duração das férias vai aumentando (veja quadro abaixo), repara-se que a adesão feminina é maior. Neste caso, o afastamento para cuidar de filhos menores ou de recém-nascidos deve explicar a diferença.

Segundo a pesquisa, 64,6% dos executivos tiveram duas semanas ou menos de férias por ano. Isso mostra que as leis do regime CLT não estão adiantando muito. A pressão e as exigências do trabalho fazem com que o executivo dificilmente tenha mais de duas semanas de descanso por ano.

Confira a tabela:

Férias desfrutadas pelos executivos nos últimos 12 meses

Quantidade de semanas

Cargo Atual

Geral

Homens

Mulheres

Presid.

VP, Diretor

Gerente

Superv.

Prof. Espec.

Consultor

Nenhuma

32,46

32,49

32,45

33,10

27,07

29,39

30,10

36,18

34,48

Uma

11,24

11,45

10,64

17,70

14,97

13,48

10,63

8,56

10,84

Duas

20,90

21,62

19,42

27,13

30,20

24,42

22,01

15,88

18,72

Três

18,35

18,72

17,69

12,64

14,83

19,23

20,68

17,80

17,73

Quatro

14,24

13,17

16,52

6,90

11,43

11,45

13,92

17,93

16,75

Mais de quatro

2,80

2,55

3,29

2,53

1,50

2,03

2,67

3,66

1,48

Fonte: Grupo Catho 

Meio Ambiente todos os dias

As comemorações pelo Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho, se prolongaram por todo este mês no Litoral Norte. Ongs, prefeituras, governo estadual, empresas, meios de comunicação, escolas e universidade promoveram um calendário ecológico com palestras e debates, exposições de arte, caminhadas, plantio de mudas, entre outras programações. Um dos destaques foi a Gincana Ecológica, organizada pela Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU).
Realizada entre os dias 2 e 9 de junho, a gincana contou com 10 provas e o envolvimento de 150 alunos da 5a série ao 3o colegial da escola Dominique. Os resultados do evento serão apresentados no próximo dia 30 de junho, às 20h, no auditório do Aquário de Ubatuba, com exposição de fotos, avaliação e prestação de contas aos patrocinadores.
O engajamento dos estudantes e a qualidade do projeto chamaram a atenção do corpo docente. "Foi emocionante ver as crianças totalmente fantasiadas, representando com entusiasmo diversos organismos da Mata Atlântica", comentou o professor de Informática Adriano "Dida" Pandolfi sobre uma das provas.
As equipes campeãs – 5a. e 6a. séries, na categoria ensino médio, e 1o colegial, vencedora do 2o grau – foram premiadas com jogos, brinquedos, vale- sorvete, vale-locação de fitas de vídeo, entradas para o Aquário e passeios de escuna à ilha Anchieta. Houve ainda premiação especial para os alunos que produziram mais por suas equipes. "Surgiram trabalhos individuais que realmente surpreenderam. Optamos, então, por premiá-los", conta o artista Carlo Pio, diretor da ASSU e idealizador do projeto.
Segundo a oceanóloga Karina Sarilho, coordenadora da gincana, o apoio dos professores, dos funcionários da escola e o patrocínio dos comerciantes locais foram fundamentais para o sucesso do projeto. "A integração, a criatividade e o aprendizado foram estimulados por meio de uma competição saudável", avalia Karina. "O resultado do projeto poderá ser conhecido no dia 30. Esperamos por todos no Aquário de Ubatuba", convida.
O projeto da ASSU recebeu o apoio de 15 patrocinadores: Mykons Turismo; Altrii Som; Aquário de Ubatuba; Brinquedos e Presentes com Carinho; Locadora Summer Vídeo; Papelaria do Estudante; Restaurante Rei do Camarão; Sorveteria Rocha; Sorveteria Sérgio, Supermercado Paulista, Rádio Gaivota (comunitária), Rádio Costa Azul, Litoral Virtual, Jornal Imprensa Livre e Escola Dominique.

Gincana Ecológica – Fotos e resultados
Data: 30 de junho, às 20h
Local: auditório do Aquário de Ubatuba
Mais informações: Caio Marco – 11 9917.7004

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Rio Ubatumirim

Rio Ubatumirim
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor