Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 25 de junho de 2004 - Nº 1063 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
-

Caraguatatuba
Caraguá fará final de concurso multimídia
Crianças de Sumaré fazem passeio turístico por Caraguá
Empresa apresenta máquina saneadora de areia em Caraguá
Curso de Panificação de São Sebastião forma mais uma turma
Câmara mantêm veto sobre avaliação hospitalar
Campeonato Paulista de Down Hill reunirá 150 pilotos em Caraguá
Prefeitura de Caraguá promove reflorestamento na praia da Mococa

Ilhabela
Telefonica promete solução para moradores do Bonete

São Sebastião
Guarda Patrimonial recupera objetos roubados da Cozinha-Piloto
Grupo de São Sebastião participa do 8o JEI - Jogos Estaduais do Idoso
Edinho do Manacá será o vice prefeito de Ernane na coligação PV-PSC
Maresias recebe os pioneiros do surf

Ubatuba
Formada 2ª Turma de Empretecos de Ubatuba
Atletas de outros estados prestigiam o FREESURF PRO 2004
Verbas são destinadas para educação
Fundo envia verbas para a saúde

Seções
Conto
Artigo

Bastidores da Política de Ubatuba - Extra - Definido os nomes do PV

Foto do Dia

Notícias da Região Topo


-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Caraguá fará final de concurso multimídia

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguá realiza no dia 1º de julho a fase final do Concurso Multimídia realizado nas escolas municipais, através do Setor de Informática Educativa. Os trabalhos elaborados pelos alunos das escolas EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira (Travessão), EMEF Benedito Inácio Soares (Massaguaçu) e EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martin de Sá) serão escolhidos por um júri. O trabalho vencedor será inscrito no I Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 
Um total de 12 escolas, envolvendo 94 alunos de 4 ano do ensino fundamental se inscreveram no concurso. Os trabalhos contaram com a participação dos professores e dos monitores de informática das escolas, que acompanharam os alunos na operação dos programas e na captação e inserção de imagens, vídeos, músicas e efeitos especiais. 
Segundo a Supervisora de Informática Educativa, Cláudia Burihan, o objetivo do concurso é o de estimular professores a utilizarem a tecnologia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Cada equipe participante é composta por três alunos . Os projetos desenvolvidos são sobre assuntos abordados nos temas transversais, ou seja, saúde, meio ambiente, ética, sexualidade e diversidade cultura.
As seletivas foram feitas nos dias 21 e 22 na sede Secretaria Municipal de Ensino. Os projetos foram apresentados pelos alunos com a projeção em um telão multimídia. Um júri formado por profissionais ligados a área educacional, cultural e de informática, definiu as três escolas finalistas. Os trabalhos foram avaliados levando-se em conta os critérios: didática, criatividade , conteúdo, apresentação, recursos utilizados, beleza e harmonia.
Os trabalhos finalistas abordam em multimídia assuntos relacionados a Meio Ambiente, Saúde e Cidadania. Os alunos da EMEF Alaor Xavier Junqueira abordaram as consequências da degradação ambiental; os da EMEF Benedito Inácio Soares, a educação alimentar; e, da EMEF Luiz Ribeiro Muniz, a construção da cidadania. 
A etapa final acontecerá no próximo dia 1 de julho no auditório do CEPROLIN, às 19 horas, onde haverá a premiação , com a entrega de troféus e cinco bicicletas , uma para cada componente do grupo , incluindo o professor e o monitor. 
Segundo a secretária Rosely Morilla, devido ao sucesso deste primeiro concurso, ele deverá entrar para o calendário anual da Secretaria de Educação, através do Setor de Informática Educativa que desenvolve um projeto na área há dois anos , beneficiando aproximadamente dez mil alunos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos. (Fonte: SME/PMC)

Crianças de Sumaré fazem passeio turístico por Caraguá


Caraguatatuba - Uma caravana com 98 do município de Sumaré, participantes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, veio a Caraguatatuba nesta quarta-feira 22, para conhecer a praia e outros pontos turísticos da cidade.
As crianças foram recepcionadas pela Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, para quem fizeram uma apresentação, através do coral PETI, após o café-da-manhã, preparado pela SME para recepcionar os convidados.
A solicitação da visita foi feita pela Secretária de Ação Social de Sumaré, Profª Rita de Cássia Rosa Pinto. Segundo explicou, o PETI atende uma média de 1032 crianças e adolescentes em 10 núcleos de Sumaré, afastando-os do trabalho infantil por meio de oficinas de artesanato, recreação e brinquedoteca, além do reforço escolar de Português e Matemática, acompanhamento com psicólogos e outras atividades em grupo. Como parte de um projeto de complementação educacional, o município de Sumaré vem proporcionando aos participantes do PETI várias atividades diversificadas, incluindo passeios a outros municípios. Em Caraguá, após uma visita à sede da Secretaria de Educação, as crianças foram acompanhadas pela Coordenadora do setor de Comunicação da SME, Evelise Bustamante, e pela Supervisora de Ensino, Rosana Leite Albuquerque, num passeio programado especialmente para elas. O primeiro ponto de visitação foi o Píer do Camaroeiro, e em seguida os visitantes foram conhecer a Prainha, aproveitando para tomar um banho de mar. Segundo explicaram as crianças, a temperatura da água estava boa, uma vez que em Sumaré faz bastante frio nesta época do ano. A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, do bairro Indaiá, serviu o almoço para a comitiva. Os estudantes do período da manhã fizeram uma apresentação para os visitantes, e após o almoço, as crianças do PETI encenaram uma música retratando o cotidiano do homem do campo, que emocionou a todos presentes e receberam dos alunos cartões e lembrancinhas de boas vindas. No período da tarde, as crianças visitaram o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, onde foram recepcionadas por uma equipe da Fundacc que contou-lhes um pouco da história da Vila de Santo Antônio e antigas tradições caiçaras.
Fechando o passeio com chave-de-ouro, conheceram o Núcleo de Cerâmica TerrAmar, no bairro Porto Novo e a Secretária de Assistência Social, Ana Carolina Muri Simões Stringari aproveitou a ocasião para despedir-se dos visitantes oferecendo à coordenadora do PETI, Marli Dalva Guimarães, um presente feito por participantes das oficinas de geração de renda. Marli agradeceu a recepção do município e contou o quanto foi gratificante participar com as crianças desse primeiro contato com a praia. “Foi muito bom conhecer Caraguá, e o presente mais valioso foi poder participar da felicidade das crianças. Elas ficaram emocionadas. Isso não teria sido possível sem o apoio, carinho e dedicação de todos vocês”, finalizou. (Fonte: SME/PMC)

Empresa apresenta máquina saneadora de areia em Caraguá
Caraguá irá sediar a apresentação da Tirrenia Ipanema 2004, máquina saneadora de areia com alta tecnologia para limpeza de areia de praia, que combate fungos e bactérias, além da retirar todo material sólido da areia. Prefeitos, secretários municipais e demais interessados estão convidados a conhecer a tecnologia, que promete atender exigências turísticas internacionais

Caraguatatuba - A Tirrenia do Brasil irá realizar, no próximo dia 29, terça-feira, às 11h30, na Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, a apresentação de uma máquina com tecnologia para saneamento de areia, única no país, que tem a finalidade de preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas. Produzido na Itália, o equipamento está sendo introduzido em todo o país. A prefeitura convida representantes das quatro cidades do Litoral Norte para assistirem à demonstração. 
Segundo informações da empresa, a Tirrenia do Brasil tem a preocupação de oferecer praias saneadas e adequadas às exigências turísticas internacionais. A empresa tem a consciência de que os banhistas sabem da importância de se cuidarem em relação à água contaminada e aos raios ultravioletas do sol, mas se esquecem de que a areia também causa doenças como verminoses, herpes, micoses, bicho geográfico, etc. 
Pensando nisto, foi desenvolvida a Tirrenia Ipanema 2004, que incorpora alta tecnologia para o processo de saneamento de areia de praia, combatendo fungos e bactérias, além da retirada de todo e qualquer material sólido da areia. Sua capacidade de produção é da ordem de 10 mil m²/h, a uma profundidade de até 12cm. 
Ela promove um ciclo de peneiramento que retém os resíduos e detritos de diversos tamanhos separando-os da areia, que retorna ao seu local original livre de contaminação e totalmente aerada, contribuindo para o seu saneamento. A máquina devolve a areia em sua forma e textura naturais sem alteração da composição original e totalmente livre de contaminação.
Mais informações na Tirrenia do Brasil, (12) 3931 - 4233. (Fonte: PMC)

Câmara mantêm veto sobre avaliação hospitalar
Na sessão também foi aprovada a LDO

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na última terça-feira, dia 22 de junho, durante a sua 21ª Sessão Ordinária semanal, projeto de lei do Executivo que dispõem sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e manteve o Veto total do Executivo sobre projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB). O projeto versava sobre avaliação do atendimento hospitalar.
Os Vereadores de Caraguatatuba aprovaram por maioria simples Projeto de Lei do Executivo que dispõem sobre as Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício financeiro de 2005. É com base na LDO que o Executivo prepara o Orçamento do ano seguinte.
O segundo e último projeto a ser discutido e votado era o Veto Total do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), sobre o Projeto de Lei do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que dispõem sobre a criação do serviço de avaliação do atendimento hospitalar, aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O Veto foi acatado por 8 votos favoráveis e 7 contrários, quando necessitava de 9 votos para sua rejeição.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 3 proposituras, além de outras 3 Moções discutidas, sendo apenas 2 aprovadas. A única rejeitada tem como autor o Pastor Anderson (PL) e pretendia repudiar a Parada Gay, ocorrida em 13 de junho, na capital.
No intervalo foram lidas 34 Indicações. A próxima sessão será a última do semestre. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Campeonato Paulista de Down Hill reunirá 150 pilotos em Caraguá

Caraguatatuba - A 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2004 acontece, em Caraguá, dias 26 e 27 de junho, reunindo cerca de 150 atletas de várias cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, alguns reconhecidos internacionalmente.
Mais de 150 atletas de Down Hill enfrentarão, no próximo final de semana, os desafios das trilhas do Morro Santo Antônio, em Caraguá. A disputa acontece nos dias 26 e 27 de junho.
Trata-se da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill em que participam atletas de outros Estados, entre eles pilotos renomados internacionalmente. 
O evento é realizado pela Federação Paulista de Ciclismo. A prefeitura de Caraguá, através das secretarias de Turismo, Esporte, Saúde, entre outras, está apoiando o campeonato, oferecendo todas as condições para a realização do evento.
Os treinos dos atletas acontecem no sábado. A largada da competição será domingo às 11h. As categorias se dividem em feminino Aro 20 BMX, feminino Rígidas, feminino Full, masculino Aro 20 BMX, masculino Rígidas e masculino Full. As inscrições do feminino são gratuitas. (Fonte: Correio do Litoral)

Prefeitura de Caraguá promove reflorestamento na praia da Mococa

Caraguatatuba - No dia de hoje, 25, as comemorações mês do meio ambiente se encerram com estudantes, ONGs e Associação de Quiosques que estão sendo convidados para participar do reflorestamento de jundu, na Praia da Mococa, a partir das 9 horas. 
Paralelamente, estará sendo feito o reflorestamento da mata ciliar do Rio da Paca, no bairro Poiares, próximo à Escola Estadual 
"Antônio Alves Bernardino".
Palestra Meio Ambiente Empreendedor - Cerca de 65 pessoas entre autoridades, comunidade, estudantes e ONGs participaram da palestra sobre “Meio Ambiente Empreendedor” realizada pela secretaria do Meio Ambiente.
A secretaria de Meio Ambiente de Caraguá realizou no dia 18 sexta-feira, uma palestra sobre “Meio Ambiente Empreendedor”, em comemoração ao mês do Meio Ambiente.
Cerca de 65 pessoas assistiram a palestra que foi ministrada pela a geógrafa e consultora ambiental e ex-secretária estadual de Meio Ambiente, Stela Goldenstein, e contou com a participação da comunidade, estudantes das faculdades Módulo, do capitão da Polícia Ambiental e presidente do Lar Cinzel, Capitão Campos Júnior; do chefe do escritório do Ibama em Caraguá, Marcos Zerza; da diretora do Instituto Florestal de São Paulo, Maria Cecília Wey Brito. Representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas, vereadores e ONGs locais também participaram do evento.
A mesa foi composta pelo secretário de Meio Ambiente Auracy Mansano que coordenou o evento, do vice presidente da Ong Onda Verde, Paulo André Cunha Ribeiro, e da economista analista do Sebrae, Maria Aparecida de Medeiros.
Na palestra, o meio ambiente foi apresentado sob nova perspectiva, com oportunidades que mostraram que ele não é obstáculo para os negócios. 
Foram debatidos os temas: mercado se alinhavando para incluir a questão ambiental, mercado do lixo, reciclagem em geral, políticas que estão sendo pensadas/planejadas e maior poder dos municípios e das ONGs. 
O mês do meio ambiente teve início no dia 1º de junho, com vários eventos direcionados a alunos e educadores da rede pública. (Fonte: Correio do Litoral)


Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Telefonica promete solução para moradores do Bonete

Ilhabela -  Representantes da Telefônica e os vereadores Jadiel Vieira (PV), o Keko, Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT), a Dra Rita, Luiz Antonio dos Santos (PL), o Luiz Lobo, José Garcia de Souza (PSB) e Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza (PSDB), a Gracinha estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira para tratar de assuntos relacionados a telefonia no bairro do Bonete – um dos bairros isolados de Ilhabela. O encontro aconteceu na Câmara Municipal, entre 11 e 12h30. Dois moradores do Bonete também acompanharam o encontro para discutir uma solução que atenda cerca de 350 pessoas que moram naquela área.
O presidente da Sociedade de Amigos do Bonete, Hélio de Souza, e o tesoureiro, Juscelino Leite de Souza, relataram quais são as dificuldades que a comunidade encontra, até hoje, para se comunicar. Segundo ambos, só neste ano, houve duas ocasiões em que os moradores do bairro ficaram totalmente isolados, sem poder sair de barco casa ou mesmo entrar em contato com outras regiões do município, já que não possuem telefones. O único meio de comunicação é o rádio ou mesmo um aparelho particular que funciona via satélite. Mas, ambos não têm atendido as necessidades dos boneteiros. “Vivemos 90% em função do turismo, já que cerca de 12 mil pessoas passam pelo bairro durante o ano. Hoje, energia elétrica e telefone se tornaram duas necessidades imediatas, que precisamos com urgência”, declarou Juscelino. “Nós ainda estamos isolados no Bonete, porque sempre que há ressaca ficamos ilhados”.Souza ainda diz que muitas vezes o turista não volta porque sabe que não terá como se comunicar com a família. Outro problema, segundo o presidente da Sociedade de Amigos do Bonete, é que no bairro os aparelhos de telefonia celular não funcionam. Ele conta que já foram feitos estudos para a instalação de telefones fixos, mas até hoje não houve resposta por parte da Telefonica. “Precisamos ser atendidos com pelo menos um telefone público”, avalia Hélio de Souza. 
O assistente técnico administrativo e superintendente regional da Telefônica, Luiz Eduardo Daruiz Corrêa, o gerente de negócios, Celso Renato de Souza e o superintendente João Francisco Carvalhaes declararam que estarão no bairro do Bonete dentro de 15 dias para analisar qual solução será dada aos moradores. Apesar de, em outras ocasiões a Telefônica já ter feito levantamentos para ver o que poderia ser feito, como explicou o vereador Luiz Lobo, os representantes da empresa garantem que é preciso avaliar se pode ser instalado um telefone público naquela área. “Estamos vindo atender não só às necessidades do Bonete, mas de Ilhabela”, disse Carvalhaes. “Sei que para a comunidade é complicado ficar sem um telefone e que se trata de uma questão de necessidade, e não de luxo”. Ele explicou que de acordo com a regulamentação da Anatel, a Telefonica é obrigada a atender com telefones residenciais quando no local há mais de 600 moradores e com “orelhões” quando esse número é superior aos 300. “Se estiver dentro das características de localidade, garanto que atenderemos o mais rápido possível, sem custos”.Carvalhaes lembra que a situação geográfica do Bonete é o que impede que o problema seja resolvido com mais agilidade. O vereador Garcia lembrou que a cidade vem tendo dificuldades para resolver questões ligadas a telefonia. Ele mesmo, segundo relatou, passou por uma situação difícil junto à empresa. De acordo com Garcia, muitos munícipes procuram a Câmara para reclamar. “Espero fazer uma parceria com a Telefônica, porque da maneira que as coisas estão sendo feitas não atendem nossos pedidos”. Ele até foi autor de um requerimento (107/04) em que pede audiência pública com a participação da Telefonica. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)


Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Guarda Patrimonial recupera objetos roubados da Cozinha-Piloto

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Guarda Patrimonial, apreendeu, na última terça-feira, dia 22, às 19h30, diversas peças de batente, portas e janelas de alumínio, que estavam sendo furtadas por indivíduos da Cozinha-Piloto da Topolândia. Os guardas patrimoniais recuperaram todos os produtos de furto, com o auxílio da Polícia Militar, que foi acionada. 
Segundo o chefe da Guarda Patrimonial, João Luiz de Souza, a apreensão dos objetos ocorreu graças a uma denúncia recebida por um morador do bairro que, ao observar uma movimentação estranha no local, telefonou para seu celular. “Quando recebi a denúncia, estava fazendo patrulhamento junto com o rondante Flávio Alves Carvalho e a vigia de uma Creche, Lourdes Apólio”, contou. “Fazemos rondas 24 horas por dia em escolas e em prédios públicos, além de campanas na rua da Praia, à noite, principalmente”, contou. 
“Recuperamos os objetos, mas os assaltantes estão foragidos. Quando chegamos, eles já haviam fugido”, disse. 
Disk 0800
O assessor para Assuntos de Defesa Civil e Proteção ao Cidadão, Cel. Rui Nogueira de Lima, falou da importância do disk 0800, usado para captação de reclamações e denúncias da população. “As pessoas podem ligar anonimamente”, falou. 
Criado em dezembro de 2002, o Disk 0800 tem atendimento 24 horas, inclusive nos finais de semana, atendendo aos mais variados assuntos, como denúncias de furto de patrimônio, invasão de áreas irregulares, queimadas, derramamento de esgoto, fritura na praia, comércio irregular, perturbação do sossego público e demais problemas que atingem a população.
“A denúncia é o primeiro passo para que a prefeitura tome providências”. Ele também aproveitou para dar um recado à população: “Utilize os serviços públicos socorrendo-se deles sempre que necessário, nunca por trote. Lembre-se: São Sebastião, a Cidade na Linha – 0800-7725307”. (Fonte: PMSS)

Curso de Panificação de São Sebastião forma mais uma turma


São Sebastião - O Fundo Social de São Sebastião em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social entrega, às 19 horas de hoje, o diploma da quinta turma do Curso de Panificação Artesanal, ministrado no Centro Comunitário do Jaraguá.
Com seis horas de duração, o curso conta com aulas teórica e prática e tem como proposta a geração de renda. Segundo a monitora Elis Regina, todo o material utilizado para a produção dos pães é de uso doméstico, por isso, fácil de ser encontrado. 
“Em Juquehy, 14 pessoas que realizaram o curso se uniram e montaram uma padaria comunitária de pães artesanais e, a pedido deste grupo, nos dias 6 e 7 de julho, nós iremos ministrar um curso de aprimoramento no local”, disse Elis. Para o dia 14 de julho, está prevista uma nova turma para o curso no Centro Comunitário do Jaraguá.  (Fonte: PMSS)

Grupo de São Sebastião participa do 8o JEI - Jogos Estaduais do Idoso

São Sebastião - Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, e por intermédio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), um grupo de idosos de São Sebastião vai participar, a partir de hoje, dia 25, do 8o JEI (Jogos Estaduais do Idoso), que acontecerá até domingo, 27, em Guarujá. A equipe sebastianense disputará o título com outras 23 cidades, com a coreografia “New York, New York”, do professor Álvaro Vitório, falecido recentemente. A participação no JEI foi conquistada quando a equipe disputou, com outras 49 cidades, o JORE (Jogos Regionais do Idoso), no mês de março, em Santos. Na ocasião, a equipe conquistou o 2o lugar. O JEI faz parte de um programa do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo. “A equipe de São Sebastião sempre ficou muito bem colocada nos jogos, apesar de não existir um esporte específico no município. Eles têm muita garra”, disse a presidente do FSS de São Sebastião, Elsa Regina Julião. (Fonte: PMSS)

Edinho do Manacá será o vice prefeito de Ernane na coligação PV-PSC
Empresário é o atual vice-presidente do Partido Verde, conhecido por seu envolvimento na sociedade civil organizada da Costa Sul 

São Sebastião - O PV (Partido Verde) e o PSC (Partido Social Cristão), que anunciaram coligação na noite de quarta-feira, durante encontro em Boiçucanga, definiram ontem o nome do vice na chapa encabeçada pelo empresário Ernane Primazzi (PSC). Com a presença de representantes dos dois partidos, em reunião na praia de Barequeçaba, o vice-presidente do PV, Edson Vieira Engel, o Edinho do Manacá, foi escolhido pelo grupo. A candidatura de Ernane e Edinho será oficializada nas convenções de PSC e PV, marcadas para domingo e terça-feira, respectivamente. “Estou feliz com essa pré-escolha. Encaro como desafio, pois venho da iniciativa privada, com experiência na sociedade civil organizada”, disse o pré-candidato a vice-prefeito. Um dos fundadores da Sociedade Amigos de Cambury, Edinho Engel já foi diretor de turismo da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião) e membro da Federação Pró-Costa Atlântica no Comdurb (Conselho de Meio Ambiente e Urbanismo de São Sebastião), na década de 90. Hoje, ele faz parte da Associação Costa dos Alcatrazes, formada por um grupo de empresários da Costa Sul em prol do desenvolvimento turístico da região. Contudo, Edinho é conhecido na região sul da cidade, principalmente, por seu restaurante na praia de Cambury, o Manacá. Apesar de ser formado em Ciências Sociais, sua profissão é chef de cozinha. Tanto que publicou um livro de receitas. “Se um dia puder fazer pela cidade o que ela já fez por mim, estarei muito feliz”, diz Edinho Engel, que nunca ocupou cargo político. Para ele, a união PV-PSC é positiva. “Acho importante que se pense em governo municipal com a participação efetiva da sociedade, buscando alternativas de investimento. O Ernane é uma pessoa equilibrada, com bom senso e capacidade administrativa”, concluiu. O pré-candidato a prefeito Ernane Primazzi também comemora a coligação. “O PV está dentro do critério de alinhamento, das idéias e programas do Partido Social Cristão. Além disso, é uma força política na Costa Sul”. Conforme ressaltou, a campanha deverá ser baseada em propostas. “Não adianta mudar com medo. É preciso equilíbrio e sensatez. A vinda do PV e do Edinho irá completar isso, um empreendedor e participante da sociedade civil. Não será um vice-decorativo”. Ernane diz que o grupo ainda poderá efetivar alianças até domingo. “Estamos abertos a receber grupos que queiram um destino melhor para a cidade, com plano de governo sensato e embasado. Se for só para negociação e politicagem, nem adianta vir”, adiantou. Quanto a uma possível coligação com o PT, Ernane Primazzi diz que as discussões já duram mais de quatro meses, mas a condição de encabeçar a chapa impede o acerto. “As pesquisas feitas pelos partidos nos dão vantagem e tem uma boa ala do PT que já entendeu isso”. Para o presidente do diretório municipal do PSC, Marcelo Camargo, a situação está praticamente definida. “Estamos com pensamento positivo pela vinda do PV e daqui pra frente é só trabalho”, concluiu. Sérgio Pereira, presidente do PV de São Sebastião, também acredita numa definição do grupo político. “Depois de uma longa caminhada, teremos uma boa chapa, na qual os eleitores terão chance de escolher. Mostraremos um trabalho construtivo e não negativo, com ataques a candidatos. A escolha do Edinho não foi surpresa, pois é um nome de peso, com grande poder de organização. Ele é a cara do PV e da Costa Sul”, encerrou. (Fonte: Imprensa Livre)

Maresias recebe os pioneiros do surf

São Sebastião - Entre os dias 3 e 4 de julho, Maresias reúne os pioneiros do surf para sediar o Surf & Beach Super Master. 
Mais que uma competição, há sete anos o evento celebra o espírito do surf e o respeito a quem desbravou o mercado, fechando com chave-de-ouro a Surf & Beach Show. 
As categorias em disputa são: Master (40 a 45 anos), Super Master (45 a 50 anos), Pioneiros (para surfista com mais de 50 anos), Feminino, Pais e Filhos (para pais com mais de 40 anos e filhos acima de 12 anos) e Pais e Filhos Iniciantes (para pais com mais de 40 e filhos com até 12 anos).
Para participar, o surfista deve ter pelo menos 25 anos de prática no esporte. No total, 70 vagas estão disponíveis e as inscrições estarão abertas a partir das 10 horas do sábado (3/7) no palanque em Maresias. 
Os interessados em participar devem enviar e-mail para rafael@waves.com.br . (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Formada 2ª Turma de Empretecos de Ubatuba

Ubatuba - Formou-se na última terça-feira, dia 22, a segunda turma de Empretecos de Ubatuba com a participação de 24 empresários e moradores da cidade. Com esta turma, já passaram por este treinamento cerca de trezentos empresários do Litoral Norte que, durante 9 dias trabalharam em regime de dedicação exclusiva para o desenvolvimento de seus comportamentos empreendedores.
Realizado no Brasil com apoio da ONU e Ministério de Relações Exteriores - PNDU, o EMPRETEC é um dos seminários de desenvolvimento empresarial de maior sucesso do país. Seus participantes já estão integrados numa rede de Associações de grande repercussão. Para participar é necessário preencher ficha de inscrição e passar por entrevista, além de disponibilidade para 9 dias de curso.
Novas turma já estão sendo agendadas e os interessados devem entrar em contarto com a associação comercial e Empresarial de Ubatuba através do telefone (12) 3832.1449 ou com o SEBRAE-SP Agencia Litoral Norte pelo telefone (12) 3882.1744, com Rigoberto. (Fonte: SEBRAE-SP)

Atletas de outros estados prestigiam o FREESURF PRO 2004
Começa nesta sexta-feira a etapa de abertura do Circuito Paulista de Surf Profissional

Ubatuba - Considerado um dos mais tradicionais circuitos do País, o Circuito Paulista de Surf Profissional, que conta pelo segundo ano consecutivo com o patrocínio da marca gaúcha FreeSurf e com a apresentação da SurfLine, terá a etapa de abertura a partir desta sexta-feira, dia 25, e segue até domingo, dia 27, na praia de Itamambuca, localizada no Litoral Norte de São Paulo, em Ubatuba. Ao todo serão 128 competidores em busca de bons resultados. Valendo o título paulista, o FREESURF PRO terá três etapas, distribuindo em cada uma delas R$ 15 mil em dinheiro, sendo R$ 4 mil para o campeão. Atrás desta premiação estão surfistas de outros estados. Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina contam com seus representantes, dispostos a estragarem a festa dos paulistas. No ano passado, dois deles embolsaram a premiação nas duas primeiras etapas. Guga Arruda foi o primeiro a levar a premiação para Santa Catarina, depois foi a vez do baiano Flávio Costa colocar pimenta na praia dos paulistas, na segunda etapa. Dos dois, somente Flávio confirmou presença em Itamambuca. Além dele, o também baiano Denis Tihara pretende comemorar o título. 
Mas não somente os baianos que estão na briga. Santa Catarina, sempre presente nos eventos de São Paulo, trás quatro competidores. James Santos, Willian Cardoso, Andréas Eduardo e Greg Cordeiro estão confirmados. Já o Rio de Janeiro será representado por Alexandre Almeida, Daniel Hardman, Simão Romão e pelo cearense radicado na cidade, Adilton Mariano, campeão da Pororoca e batedor de recorde de permanência na onda mais longa do mundo. Da mesma cidade natal de Adilton, os atletas Fábio Silva e Claudemir Lima também estarão disputando nas ondas paulista. Assim como o rei da pororoca, os atletas buscaram outras cidades para morar. Fábio Silva, campeão mundial do Isa Games 2000, foi para Florianópolis e Claudemir está ao lado do Adilton, no Rio de Janeiro. Do Espírito Santo, Leandro Moulin e Michel Grattz vão representar o estado. No entanto, são os paulistas que têm mais chances de comemorar. Além do título da etapa e do circuito, o campeão paulista terá vaga na elite do surf profissional brasileiro em 2005, o Super Surf. De acordo com as novas regras da Abrasp, aumenta a chance de novos integrantes fazerem parte da elite. “Está é uma maneira de valorizarmos os circuitos estaduais, dando chance para outros surfistas entrarem no Super Surf. Se o campeão e os tops já estiverem classificados, vamos buscar o próximo no ranking”, explica o tour manager Pedro Falcão. BAIXAS NO PAULISTA – Enquanto vários surfistas já estão treinando em Itamambuca, dois grandes talentos de São Paulo estão fora da disputa na primeira etapa. Um, é bicampeão profissional e um dos maiores nomes do surf brasileiro, enquanto o outro, já é considerado um dos fenômenos verde e amarelo e o atual campeão mundial da ASP.
Se trata do veterano Jojó de Olivença e do jovem Adriano de Souza, o Mineirinho. Jojó, 36 anos, ainda está se recuperando da fratura da fíbula do tornozelo esquerdo, ocorrida na segunda etapa do Super Surf, em Maresias, ao descer de uma onda. Depois de passar por duas cirurgias, ele continua fazendo fisioterapia e deve ficar mais dois meses longe das ondas. “Pretende voltar em agosto, se tudo correr bem”, planeja. Já Mineirinho, 17, é a prova no Colégio neste sábado, que o deixa fora da briga. Ele, que garantiu a primeira vitória da Seletiva Petrobras de Surf Masculino, pretende correr as outras duas etapas do FREESURF PRO. “Ainda vou brigar pelo título. Infelizmente tenho essa prova no sábado e não posso faltar, mas estou confiante na recuperação nas próximas etapas”, explica.
O campeonato começa nesta sexta-feira às 8h30, dando seqüências no sábado e domingo, sempre no mesmo horário. A final está programada para o domingo às 13h30. Para obter outras informações, basta acessar o site da Federação Paulista de Surf www.fpsurf.com.br ou pelo telefone (0xx13) 3273-4319, em horário comercial. O FREESURF PRO - Circuito Paulista de Surf Profissional tem a apresentação da SurfLine. Patrocínio: Eberle, Drop Shoes, THT e Auckland Surfboards. Apoio: Ilha do Surf, Mar Aberto, Bully’s e BrasPress. Cobertura: Fluir e Waves. Colaboração da Prefeitura de Ubatuba, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e Associação de Surf de Ubatuba. Supervisão: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Associação Ubatuba de Surf. Realização: Federação Paulista de Surf. (Fonte: Fama Assessoria)

Verbas são destinadas para educação

Ubatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), recebeu na última semana, um comunicado do Ministério da Educação (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) informando o repasse de recursos financeiros destinados a garantir a execução de programas do fundo. A quota destinada foi de R$75.551,36. (Fonte: Luana Camargo)

Fundo envia verbas para a saúde

Ubatuba - Rogério Frediani (PTB), presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, na última semana recebeu vários ofícios do Ministério da Saúde (Fundo Nacional de Saúde) comunicando a liberação de recursos em favor do município, em cumprimento ao artº 2º da Lei 9.452 de 20 de março de 1997. Para consultas, R$7.800,00; R$4.823,75, acompanhamento de pacientes à saúde mental; R$1.095,04, fisioterapia; assistência pré-natal, R$530,00; tratamento de tuberculose, R$369,60; terapia e psicoterapia, R$352,17 e para tratamento de câncer no colo uterino, R$8,00. (Fonte: Luana Camargo)

Ação Litoral

Conto Topo

Harvey 

Noite fria. Ruas desertas. Entrei no Zero Grau para um conhaque. Ou dois. Quem sabe três. Sentado de frente para a rua contemplei o não movimento, tão perturbador quanto o movimento, apenas silencioso. Dois conhaques depois, com o terceiro a postos, notei alguém se aproximando.
Viajando entretido em meus pensamentos fiz de tudo para continuar só, em vão, o desconhecido chegou, pediu licença e sentou-se antes que eu pudesse dizer qualquer coisa. Levantei a aba do boné para ter uma visão mais apurada. Pensei ter bebido além da conta.
Na minha frente estava sentado um panda gigante, olhando diretamente para os meus olhos e exibindo sorriso zombeteiro. Não é comum encontrar pandas gigantes nos bares de Ubatuba. Seguiu-se um breve silêncio rompido por mim, sóbrio pela adrenalina. Ele estava definitivamente instalado, seria inevitável nos apresentarmos, perguntei o seu nome. Harvey foi a resposta. Harvey não é o nome de um coelho?
Ele desconversou murmurando alguma coisa sobre um filme. Perguntei se gostaria de uma bebida. Aceitou conhaque. Depois de servido, começamos uma interessante conversa sobre o homem de Cro-Magnon. Falamos também de música, ele confessou gostar de Billie Hollyday e Chet Baker. Eu também.
Terminamos comentando o efeito estufa e o papel nefasto desempenhado pelos gases expelidos pelos rebanhos bovino e humano.
O papo prosseguiu até ele levantar-se dizendo que há muito tempo não tinha uma conversa tão agradável. Deixou vinte reais na mesa para os conhaques e foi-se embora, tão misteriosamente como chegou. Olhei as horas. Tínhamos conversado por quase três horas!
Desde esse dia, tenho ido quase todas as noites ao Zero Grau encontrar o meu amigo Harvey com o qual travo diálogos abrangentes sobre tudo. Ultimamente temos resolvido problemas de xadrez, do tipo mate em três lances.
Na noite passada, enquanto estávamos entretidos com o movimento do cavalo que redundaria em xeque, me dei conta que Harvey não é humano. Desde a primeira vez que nos encontramos, nossas conversas superaram qualquer barreira que pudesse existir entre dois seres pensantes. No entanto, de repente, caí na real, eu estava resolvendo problemas de xadrez num bar lotado, tendo como interlocutor um panda gigante que bebia conhaque e comia com delicadeza tortas de palmito, dedicando a elas grande apreço. Ousei perguntar:
- Harvey, o que o trouxe a esta cidade? Ele respondeu ter vindo de avião. Tornei a perguntar e ao mesmo tempo demonstrei estar de fato curioso.
- Sem brincadeiras Harvey, quero saber o que um panda tão talentoso como você faz aqui em Ubatuba?
- Você insiste em saber?
- Sim, gostaria muito, depois de tanto conversarmos eu o considero um amigo. É natural ter curiosidade pelas atividades dos amigos.
- Fico sensibilizado com a sua consideração. Tenho poucos amigos humanos, quase sempre eles tentam me vender para algum circo. Na verdade eu sou um mercador. Fui enviado para Ubatuba com a finalidade de distribuir agendas. Depois irei para Brasília, eles também precisam delas.
- Agendas? Qualquer papelaria vende agendas, algumas muito bonitas com fotos de praias ou de borboletas e textos do Mário Quintana no rodapé. Suas agendas são eletrônicas, atômicas ou alguma coisa do gênero?
- Não, são agendas de papel, bastante simples. Nelas não há fotos, apenas o dia e o espaço para serem anotados os compromissos.
- E qual é a vantagem de comprar uma agenda dessas? Aqui em Ubatuba você não precisa. Uma construtora dá agendas mais interessantes do que essas que você acabou de descrever. Acho que você embarcou em uma canoa furada. Vai voltar para a sua terra com a as agendas na mala.
- Na verdade, caro amigo, eu não vim aqui vender as agendas, vou distribuí-las para alguns políticos. Minhas agendas são mágicas, quem receber uma terá que cumprir os compromissos assumidos. Uma vontade irresistível vai se apossar de seu espírito fazendo com que cada palavra proferida, cada compromisso assumido seja fundamental para a continuidade da existência. A quebra da palavra significará a morte política, o ostracismo, o exílio moral, que é o pior dos exílios quando o homem percebe-se rejeitado em meio àqueles que antes lhe eram caros.
- Você já distribuiu alguma?
- Sim, todos os políticos já receberam. Agora se você me der licença, tenho de ir embora. Nos vemos amanhã?
Respondi que sim. Depois fiquei pensando na incrível confusão que haverá depois das eleições. No mínimo cinqüenta secretarias novas deverão ser criadas, tantas são as promessas dos candidatos. A todos eles oferecem o céu, como sempre fizeram e nunca entregaram, confiando na estupidez humana.
Mais uma vez estão repetindo as mesmas mentiras para os mesmos idiotas que nelas acreditaram e continuam acreditando. Desta vez, segundo Harvey terão de mudar a forma de agir. Sob pena de desaparecer do cenário político. É esperar para ver.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html 

Artigo Topo

Estamos partidos 

Num só dia vi alguns amigos se desentenderem pelas mais diversas razões e um só motivo: a política partidária. Todos agindo como se partido político fosse clube de futebol. Como se campanha política fosse igual lotar um ônibus de torcedores para uma partida futebol com quatro anos de duração. E igual a uma torcida organizada, obrigando você a vestir uma camisa para poder subir num ônibus. Não sou torcedor, não quero pertencer a times, não faço apostas com o futuro dos meus filhos, não negocio a minha cidadania.
Quando cheguei em casa e me socorri com Vinicius de Moraes em "O exercício da crônica" escrito em setembro de 1953, mais precisamente neste trecho que sempre me alimenta: "Num momento em que o grande mal de grande parte do mundo é o entreguismo, a timidez e a franca covardia, o exercício da crônica reticente, da crônica vaga, da crônica temperamental, da crônica ególatra, da crônica à clef, da crônica de cartola - é um crime tão grande quanto o de se vender, em época de epidemia, um antibiótico adulterado. A restauração da crônica, no espírito da dignidade com que a praticavam os essayists ingleses do século XVIII, deveria constituir matéria de funda meditação por parte de seus cultores no Brasil".
Sempre que leio este trecho me sinto meio cronista, não pelas qualidades que ele sugere, mas pelos defeitos que ele aponta e que me são inerentes como reles mortal. Defeitos que sempre me põem atento para nunca permitir que eles predominem quando escrevo. É um exercício traiçoeiro, em que o medo espreita felinamente pronto para aplicar o bote.
Quando me ponho a escutar meus amigos, tenho o privilégio de ouvir verdadeiras crônicas desenvolvidas com raciocínio e sentimentos, donde posso concluir que de certa forma somos todos cronistas, ficando a diferença entre os que precisam da escrita para falar seus pensamentos e aqueles que ao falar, escrevem verdadeiras crônicas. Do mesmo jeito, ao ouvir, me ponho atento àqueles defeitos que de repente possam sobressair ou dominar as falas dos meus amigos.
Em época de eleições municipais em uma comunidade do tamanho de Ubatuba, vivendo uma crise de valores fundamentais e o império da vilania imposto pelos poderes constituídos, temer pelo futuro é um sentimento constante a cada decisão e a cada ensejo. Todas as ameaças, todas as pressões sempre são feitas veladamente e passaram a permear os pensamentos e as falas dos meus amigos.
Uma necessidade agora urgente de novas alianças, de conchavos, de novos acordos com aqueles que durante anos nos prejudicaram, a mim e aos meus amigos. Uma necessidade premente que se impõe e obriga o distanciamento de todos que um dia se uniram em torno de um ideal. Todos se olhando estranhamente como se o sonhar com Justiça e Cidadania fosse desvario momentâneo que não suporta o peso da própria realidade. Como se toda luta empreendida fosse agora, mercadoria de troca, a ser usada no momento certo para garantir a manutenção e a continuidade do status que tanto nos oprimiu.
Somente a nossa união no livre pensar, no encaminhamento honesto de propostas e reivindicações aponta para um futuro realizável e duradouro. Somente nós, com a força da nossa união podemos mostrar que não somos nós que devemos nos aliar a candidatos, são eles que devem se alinhar e se comprometerem a construir a mesma Ubatuba que cada um de nós constrói no dia-a-dia.

Carlos Rizzo

Extra Topo

Definidos os nomes do PV

A convenção do PV, realizada sábado, 26 de junho de 2004, definiu os nomes da Dra. Elisabeth Zago e do presidente do partido, Danilo Miranda, como candidatos a prefeito e vice. 
Até os últimos instantes havia a possibilidade de outra chapa ser escolhida, os membros do partido estavam divididos. Venceu a democracia. 
“Ao vencedor as batatas”.
Algumas linhas escritas nesta coluna merecem ser repetidas.
A Dra. Elisabeth tem a simpatia dos moradores da cidade, seus índices de rejeição são desprezíveis. Pesquisas feitas por esta coluna junto a funcionários por ela comandados indicam sentimentos de respeito e admiração. Respeito pela educação no trato com todos e admiração pelo profissionalismo com que encara a profissão. 
Por outro se pode dizer que a despeito de poucas exceções, o PV é o segundo partido no coração dos eleitores.
Principalmente dos que manifestam preocupação com a vida partidária, infelizmente raros em Ubatuba. 
Aqui os partido constituem meras formas de viabilizar candidaturas. 
Definidos os nomes, cabe aos comunicadores do partido transformar as simpatias em votos. 
Isso são outros quinhentos. Vai custar suor e principalmente dinheiro, muito dinheiro. 
Aliás, eleições são ganhas com dinheiro. 
Quem não tiver, não deve se aventurar. 
É derrota na certa.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Itaguá

Praia do Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor