Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 29 de junho de 2004 - Nº 1065 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
-

Caraguatatuba
CEI Perequê-Mirim realiza Tarde da Cidadania nesta quarta-feira 30
CEI Morro do Algodão inicia 1ª Escola de Pais nesta quarta-feira 30
Só PT lança candidato isolado em Caraguá
Câmara realiza a última Sessão do semestre

Ilhabela
Partidos da Ilha não definem candidatos
Funcionários do hospital e do PSF recebem metade do 13º em julho
Assaltantes roubam comércio no final de semana em Ilhabela

São Sebastião
Assaltos e estupros em Juquehy são desvendados no final de semana
Prefeitura embarga obra no morro do Guaecá
Partidos realizam convenção, mas chapas só devem ser fechadas amanhã
Detraf inicia a instalação de vagas para o estacionamento de deficientes
“Garoto é extraordinário, e seu violão é o coração do Brasil”
Exposição de fotos “Natureza e Cultura” será inaugurada com coquetel na Secretaria de Turismo e Cultura
Taxista é assassinado em “boca” próximo à escadaria do Itatinga
Óleo na pista provoca acidente com viatura dos bombeiros
Boiçucanga realiza competição de canoagem

Ubatuba
Duplas em motos assaltam motoristas na Rio/Santos

Seções
Política
Carta

Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

CEI Perequê-Mirim realiza Tarde da Cidadania nesta quarta-feira 30

Caraguatatuba - O Centro de Educação Infantil “Profª Célia Rocha Lobo”, do Perequê-Mirim,em Caraguatatuba, realiza nesta quarta-feira 30, a partir das 14h, a Tarde da Cidadania.
Haverá serviços de cortes de cabelo, manicure e pedicure gratuitos, e ainda palestras, oficinas de Taboa, Biscuit, entre outros. O evento será aberto aos pais de alunos e toda a comunidade do Perequê e imediações. Para participar bastante levar 1kg de alimento não perecível, que será doado a uma entidade beneficente. 
Arraial do Perequê acontece no sábado 3
Aproveitando os festejos de São João, o CEI do Perequê-Mirim, que é administrado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Orsa, realiza neste sábado 03, a festa julina, com apresentações dos alunos, comidas típicas, jogos, brincadeiras e a tradicional quadrilha. O Arraial começa a partir das 14h. Participe. (Fonte: SME/PMC)

CEI Morro do Algodão inicia 1ª Escola de Pais nesta quarta-feira 30

Caraguatatuba - O Centro de Educação Infantil “Profª Maria Carlita Saraiva Guedes”, do bairro Morro do Algodão, administrado por meio da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Orsa, realizará pela primeira vez o projeto “Escola de Pais Cidadãos... Um sonho possível”, com os pais de alunos do CEI.
Esse trabalho, que vem sendo realizado com sucesso com pais de alunos atendidos pelos CEI’s de Caraguá,  já formou várias turmas e existe há cerca de 2 anos.
O objetivo é reunir os pais e trazê-los para dentro do CEI, levando uma vez por semana palestrantes voluntários de diversas áreas como Educação, Psicologia, Medicina, Direito, entre outras, para abordar assuntos relacionados a Direitos da Família, relação entre pais e filhos, cuidados com os bebês e outros temas. É como uma escola de verdade, com lições para refletir em casa, e aulas expositivas, onde os alunos devem falar sobre a aula anterior antes do início da nova palestra.
No CEI do Morro do Algodão, inaugurado em abril de 2004, o projeto não será desenvolvido dentro da escola. Os pais se reunirão no Centro Comunitário que fica ao lado do CEI. Segundo explicou a direção do Centro de Educação Infantil, o principal objetivo deste projeto que está começando no bairro é estabelecer um vínculo afetivo cada vez mais forte entre pais e filhos. Serão realizadas 7 reuniões com temas atuais. A abertura da Escola de Pais será nesta quarta-feira 30, das 14h às 17h – é a primeira vez que o projeto acontece durante o período de aula. A aula inaugural terá como palestrante a diretora do CEI Sertão dos Tourinhos, Isadora Veneziani, que falará sobre o novo modelo familiar. Haverá também a participação de uma psicóloga, que orientará os pais cidadãos a respeito de vários assuntos. (Fonte: SME/PMC)

Câmara realiza a última Sessão do semestre
Projetos polêmicos e de interesse comunitário estão na pauta da sessão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira, dia 29 de junho – Dia de São Pedro Pescador, a sua última Sessão Ordinária semanal do semestre. A partir de Julho o Parlamento Municipal entrará em recesso, retornando apenas no dia 2 de agosto.
A Ordem do Dia da 22ª Sessão Ordinária semanal está recheada de projetos polêmicos e de interesse comunitário. Esta sessão fecha o semestre Legislativo, pois haverá o recesso dos Vereadores a partir de julho, com retorno a partir de 2 de agosto e segundo Projeto de Emenda à Lei Orgânica, aprovado recentemente, de autoria do Vereador Anderson Silva Bertoncini – Pastor Anderson (PL), não haverá Sessão de Prestação de Contas do Prefeito Municipal, ficando a mesma para novembro deste ano, após as eleições municipais de outubro.
A pauta inicia com a discussão do Veto do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), ao projeto do Vereador Valmir Gonçalves (PSDB), que dispõe sobre o uso de mão de obra local para a prestação de serviços nos eventos públicos no município. Outro projeto, que terá discussão e votação tem a autoria do Executivo e dispõe sobre o uso das vias e logradouros, com espaço aéreo e do subsolo, para a implantação e passagem de equipamentos destinados aos serviços de infra-estrutura. Este projeto ficou parado no Parlamento Municipal, devido ao entrave de uma emenda, que proibia a instalação de dutos de óleo e gás natural. Para sanar as dúvidas, uma palestra com a Petrobrás mostrou a necessidade da liberação deste tipo de obra e sua importância para a cidade e região. Os projetos restantes já estão na pauta há várias semanas e só não foram votados devido aos projetos em Regime de Urgência que tiveram preferência na Ordem do Dia nas últimas semanas. Dentre eles está o do Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), que institui o Título de Cidadão Desportista. Já o Vereador Anderson Silva Bertoncini – Pastor Anderson (PL), quer alterar o horário das Sessões Ordinárias, das atuais 19h30 para 14 horas. A Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto – Vera Peixoto (PSDB), quer autorizar a criação da Casa Municipal de Apoio à Mulher – Casa Abrigo.
Finalizando, a Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PP), apresenta substitutivo ao Projeto de Resolução e propõe Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), para estudar e propor soluções quanto as obras do Centro de Treinamento do Professor e Teatro Municipal. O último projeto da noite tem a autoria de Vera Peixoto (PSDB) e denomina de Coronel Edgar Pereira Armond, a rotatória localizada na SP-99, no bairro da Ponte Seca.  (Fonte: Imprensa Livre)  




Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Partidos da Ilha não definem candidatos

Ilhabela - Tudo combinado e quase nada definido nos partidos que fizeram as convenções partidárias neste final de semana em Ilhabela. 
As atas foram deixadas em aberto em todas as convenções por conta da decisão do Senado, que vota a PEC que pode salvar algumas cadeiras do Legislativo ainda hoje - o prazo para homologar as candidaturas acaba dia 30. 
O PDT confirmou o nome de Nilce Signorini para o cargo majoritário e fechou coligações com PTC, PMN, PTN, PPS e aguarda a decisão do PV. O nome do vice-prefeito ainda não está decidido, mas provavelmente deve sair do PPS.
O PSB, que teve duas convenções no último dia 20, aguarda a intervenção da executiva estadual para determinar qual das duas é válida, para que a candidata Malu ou o presidente Garcia possam dar rumo à campanha. A ala do partido que apóia a candidatura própria negocia com o PV uma possível coligação para vereadores. O PPS também se reuniu no domingo, e firmou apoio ao PDT de Nilce. Na ocasião, lançou-se o PPS Mulher, um segmento do partido dedicado à ala feminina. A iniciativa é de Mirian Souza, esposa do vereador Almir Mariano. 
“Queremos mostrar que as mulheres também têm força”. 
Almir aprova a iniciativa e diz que é importante, porque os partidos hoje têm uma grande dificuldade em conseguir apoio de mulheres tanto para atuar na vereança, quanto para outras atividades partidárias.
O PT fez uma festa com muito forró e churrasco para os filiados e a comunidade. Confirmou o nome de Cláudia Kerber para prefeita e de Marcos Aurélio, educador ambiental do Parque Estadual de Ilhabela para Vice. O partido também negocia com o PV para as coligações proporcionais, mas tem chapa completa para sair sozinho. 
O presidente do partido, Carlos Roberto da Silva, o professor Carlinhos, rebateu as críticas que correm pela cidade. “Dizem que o PT só vai atrapalhar, que fulano vai perder por causa do PT. Digo que nós não vamos atrapalhar. Vão perder para o PT, porque podemos ser poucos, mas cada militante nosso vale por vinte”, discursou.
O PV, por sua vez, fez sua convenção, mas não fechou nada com ninguém. Todos estão esperando a decisão do Senado para se posicionar. (Fonte: Imprensa Livre)  

Funcionários do hospital e do PSF recebem metade do 13º em julho

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos, juntamente com o secretário de Finanças, Élcio Roeffero, assinou nesta ontem os cheques para pagamento dos salários dos funcionários públicos municipais relativos ao mês de Junho. A novidade fica por conta de que Manoel Marcos autorizou o pagamento de 50% do 13o. salário para o dia 12 de julho aos funcionários públicos e também aos funcionários do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior e aos funcionários dos PSFs. “Para a folha de pagamento do Hospital Municipal, foram utilizados recursos próprios em um total de R$303.808,86. Para o pagamento dos funcionários do PSF, a verba foi de 146.175,00, dividida entre recursos estadual e federal, e R$63.386,64 de recursos próprios do município”, esclareceu o prefeito Manoel Marcos. (Fonte: Imprensa Livre)  

Assaltantes roubam comércio no final de semana em Ilhabela

Ilhabela - Assaltantes agiram no final de semana no comércio da cidade, que tem registrado um aumento de crimes este mês. 
Na noite de sábado, o alvo foi uma loja de conveniência do Ponto Extra na avenida Almirante Tamandaré, bairro Itaquanduba. A funcionária J.F.L.O., de 34 anos, foi rendida por um assaltante com capuz, que roubou R$ 212 do caixa e uma garrafa de uísque.
Na madruga de domingo, o crime foi na rua Benedito Mariano Leite, bairro Barra Velha. A pizzaria Esquina da Pizza foi invadida por dois assaltantes, que estavam encapuzados e portavam pistolas. Eles pegaram R$ 30 e fugiram rumo ignorado.
Os dois roubos foram registrados na Delegacia de Polícia local. O delegado Vanderlei Pagliarini de Almeida Filho disse que o setor já identificou o suspeito, que se encontra foragido, dos roubos que aconteceram no início deste mês na cidade. Ele não descartou o envolvimento dele nestes dois últimos assaltos do final de semana. (Fonte: Imprensa Livre)  

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Assaltos e estupros em Juquehy são desvendados no final de semana
PM prende um deles em flagrante e DIG chega ao restante da quadrilha em Bertioga 

São Sebastião - Mais uma vez o ditado popular que não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe, predominou. Os mais de dez assaltos em Juquehy, na Costa Sul, que estavam há três meses aterrorizando moradores e turistas, finalmente chegaram ao fim. Na madrugada de sábado os bandidos não temeram o forte policiamento do bairro e acabaram sendo descobertos em flagrante. 
Uma equipe da Polícia Militar, que fazia hora extra em razão dos roubos no bairro, composta pelos soldados Gonçalves, Marcos, Teixeira e Tude, no comando do sargento Romualdo, conseguiu prender o primeiro integrante. 
Os policiais faziam ronda pela avenida Mãe Bernarda, a principal do bairro, quando viram gestos de um morador. A equipe entendeu pelo aceno que havia um crime em andamento na casa vizinha. Os policiais cercaram a residência, que tinha sido invadida por três assaltantes. Dois deles fugiram pelos telhados e muros das casas vizinhas, trocando tiros com os policiais, que foram atrás, mas não conseguiram localizá-los. O terceiro assaltante foi detido. Trata-se de R.F.A.H., de 19 anos, morador da favela Vicente de Carvalho II, em Bertioga. Ele foi conduzido ao 1° Distrito Policial, juntamente com o casal E.G.A., de 63 anos, e M.N.A., de 57 anos, de Guarulhos, vítimas deste roubo. 
Eles tinham invadido a casa, rendendo o casal, que foi amarrado com fitas adesivas. Além de roubarem, um deles, que foi o que conseguiu fugir, obrigou a mulher a fazer sexo oral, configurando atentado violento ao pudor. Em alguns crimes anteriores no bairro foi registrado estupros. 
DIG no caso - Com a prisão de um deles, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), sob o comando do delegado Marcelo Abreu Magalhães, que já apurava os roubos juntamente com policiais da Dise e do 2° Distrito Policial, foi acionada. 
Ainda no sábado o delegado e demais policiais saíram em diligências junto com R., conseguindo identificar o restante da quadrilha, moradora em Vicente de Carvalho II, que está foragida. Em Bertioga, Magalhães contou com o apoio de policiais locais. Uma operação foi desencadeada na favela. Três casas foram levantadas como sendo moradia dos assaltantes. Uma revista nos imóveis revelou vários objetos roubados nos mais de dez roubos ocorridos em Juquehy. Os policiais encontraram até celular de vítima que não chegou a dar queixa do crime. 
Uma espingarda, calibre 12, também foi localizada em um dos imóveis. Nas residências, os policiais apreenderam fotos dos três outros suspeitos, já identificados e que serão indiciados nos crimes. Dos quatro assaltantes, dois eram casados. As respectivas mulheres que estavam nas casas foram detidas por porte ilegal de arma e receptação. Elas confessaram que sabiam que os maridos faziam roubos em Juquehy, mas ficaram surpresas quando souberam que eles praticavam também estupros. Os integrantes da quadrilha, com idades entre 19 e 36 anos de idades, não tinham antecedentes criminais. Apenas um deles tem passagem, por lesão corporal.
Organização de quadrilha prejudicava investigação - Uma certa organização da quadrilha que roubava e estuprava em Juquehy prejudicou o trabalho de investigação. O delegado Marcelo Abreu Magalhães, da DIG, disse que Juquehy tinha sido escolhida por ser um bairro conhecido de um dos assaltantes. A.F.J.G., um dos que está foragido, morou muito tempo no bairro, onde atuou na construção civil e como vigilante. Ele conhecia as casas que eram ocupadas por turistas, que tinham moradores ou que ficavam vazias e serviam de esconderijo. Dos integrantes, um fazia o serviço apenas de motorista. A.B.S., também foragido, trazia os assaltantes à noite e buscava-os de madrugada após o crime. Dos quatro, apenas dois faziam os estupros. Magalhães acredita que a quadrilha tenha feito mais vítimas que não registraram o crime, incluindo sexual, até por constrangimento. A falta de queixas e a pouca informação das vítimas sobre as características dos suspeitos também dificultaram as investigações. “Trabalhamos com afinco nos últimos dias. Era questão de tempo até pegar estes assaltantes”, disse o delegado. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura embarga obra no morro do Guaecá
Luiz Felipe Troncho de Melo, dono da área, afirma que medida é arbitrária e nega irregularidades 

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião embargou uma obra no morro do Guaecá. O fato ocorreu na semana passada, contra a empresa Sucon Desenvolvimento Ltda, de propriedade de Luis Felipe Troncho de Melo. Conforme o chefe da Divisão Municipal de Fiscalização de Obras e Meio Ambiente, Lineu Alvin Coelho Júnior, a empresa também foi multada em R$ 3 mil, por conta de movimentação de terra sem autorização da prefeitura. O empresário Melo nega qualquer irregularidade e afirma que as medidas da prefeitura são arbitrárias. Melo pretende construir uma casa no seu terreno que, segundo ele, tem escritura definitiva e mede 25 mil metros quadrados. 
Lineu afirma que esteve no terreno e viu máquina movimentado terra para melhor nivelamento do platô, onde o empresário quer construir a casa, e também observou cortes de barracos. “O empresário teve autorização paraa limpeza do terreno, corte de vegetação rasteira, mas não poderia colocar máquina na área e fazer o que fez”.
O empresário obteve autorização do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para abertura de acesso, dentro de área do domínio do DER, ou 25 metros da SP-55. O empresário Melo também teve autorização da Prefeitura para limpeza do terreno e retirada de vegetação rasteira.
DEPRN - Ontem, o diretor do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais), Marco Antonio Moreira Landrino, que responde pelo Litoral Norte e Vale do Paraíba, afirmou que a área no morro do Guaecá não envolve restrições do Código Florestal por que não abrange o Parque Estadual da Serra do Mar nem área de preservação permanente. O diretor falou com base em dados da Polícia Ambiental.
Segundo afirma o chefe da Divisão Municipal de Licenciamento Ambiental, Antonio Carlos Simões, o limite do Parque Estadual na área fica na cota 200 (altitude). De acordo com o empresário Melo, seu terreno termina na cota 140.
Conforme Lineu, para a movimentação de terra há necessidade de apresentação de projeto para ser avaliado pela Prefeitura. O empresário Melo nega ter realizado movimentação de terras e abertura de rua no morro. “A rua já existe há 22 anos e foi aberta pelo DER; o que eu fiz foi melhorar o terreno”. O empresário garante que promoveu todos os cuidados antes de iniciar os serviços. “Moro em São Sebastião há 4,5 anos, mas visitei a cidade por 40 anos”. Ele afirma que pretendia construir um hotel no terreno de Guaecá, mas por não ter condição financeira para este empreendimento resolveu optar pela casa onde quer morar. Melo afirma que chamou o DEPRN e a Polícia Ambiental para vistoriarem a área, além de ter obtido orientação do secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, José Teixeira Filho, no sentido de providenciar autorização do DER em relação às intervenções no trecho de seu domínio, a faixa de 25 metros. Melo também afirma que solicitou e obteve a anuência da Prefeitura para limpeza da área, corte de vegetação rasteira. “Não há árvores no local, eu é quem as plantarei porque quero um ambiente bem arborizado”. 
Conflito - Conforme Melo, dois fiscais da prefeitura vistoriaram a área, uma vez que seria necessária a supressão de vegetação rasteira, e não constataram impedimento. “Eu sempre acompanhei as vistorias munido de documentos e fotos da área”. Ele declara que na quarta-feira passada outros dois fiscais da prefeitura compareceram ao local. Segundo Melo, um deles pediu as documentações e ao ver afirmou que não tinham validade e pediu projetos. Melo afirma que um dos fiscais não quis se identificar por meio de documento pessoal e se apresentou como chefe da Fiscalização. “Isto é falsidade ideológica porque mais tarde conheci o chefe da Fiscalização, o Lineu”. Melo ainda afirma que ouviu expressão de baixo calão e em tom ameaçador do mesmo fiscal, quando todos haviam se dirigido à prefeitura. Melo afirma que acusou o fiscal de mentiroso quando o viu acompanhado do real chefe da fiscalização. Melo afirma que apesar de todos os contratempos, havia desistido de denunciar o funcionário da prefeitura à Polícia Civil porque ficou mais calmo ao conversar com Lineu. “Ele me disse que iria verificar meus processos (documentos), mas no dia seguinte meu maquinista informou-me que a obra estava embargada; fui à Delegacia de Polícia e fiz denúncia contra a prefeitura e o fiscal; contra o fiscal ainda vou apresentar ação judicial”, completa o empresário.
O Imprensa Livre tentou ouvir o fiscal L.C., mas Lineu afirmou que o servidor não quer se manifestar à imprensa. Conforme Lineu, o fiscal não deixou de se apresentar como devia ao empresário Melo. Ainda segundo Lineu, o fiscal também registrou queixa contra o empresário à Polícia Civil. 
Condephaat - O diretor de Licenciamento de Obras Particulares da Prefeitura de São Sebastião, Anacleto de Oliveira Neto, afirma que tomou conhecimento de que o empresário apresentará hoje documentos solicitando autorização de serviços de terra-planagem no terreno em Guaecá. 
Anacleto Neto disse que após medições da área será possível verificar a eventual necessidade de submeter o projeto também para análise do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).
O diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, Nivaldo Simões, afirma que projetos destinados a partir da cota 40 necessitam de anuência do Condephaat. O diretor do Parque Estadual de São Sebastião, Edson Marques Lobato, acrescenta que as restrições em relação às áreas de entorno do Parque Estadual são rígidas, inclusive sob o aspecto cênico. Mas ele defende projetos, mesmo imobiliários, que possam também proteger estas áreas contra a degradação como queimadas, desde que cumpram todas as normas legais. Lobato afirmou que checou in loco a obra em Guaecá e confirmou que a área não invade o Parque Estadual. (Fonte: Imprensa Livre)

Partidos realizam convenção, mas chapas só devem ser fechadas amanhã
Grande parte das legendas deixou suas atas ‘em aberto’, na esperança da votação de emenda federal que aumenta número de candidatos a vereador. PT e PSDC ainda buscam coligações 

São Sebastião - O fim de semana foi marcado por oito convenções de partidos políticos da cidade, a maioria no domingo. Contudo, apesar destes encontros, o número oficial de vereadores de cada legenda só deve ser conhecido amanhã. 
Isto porque todos vivem a expectativa de uma possível votação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC), no Senado Federal, para aumentar o número atual de candidatos. A emenda recupera 40% das 8.528 vagas cortadas em abril pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No caso de São Sebastião, se o projeto não for votado e aprovado até amanhã, a Câmara Municipal terá de reduzir o número de cadeiras na próxima legislatura de 15 para 10. Desta forma, os partidos terão de lançar 15 ao invés de 23 candidatos na eleição do dia 3 de outubro. As legendas coligadas poderão sair com até 20 candidatos, ao invés de 30, caso a emenda seja aprovada. O PSDC oficializou a candidatura de Gabriel Rosa para prefeito de São Sebastião na manhã de domingo, no Hotel Recanto dos Pássaros
Por isso, grande parte dos partidos seguiu a orientação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em promover as convenções (que devem ser realizadas obrigatoriamente até amanhã) com base na determinação do TSE, deixando consignada em ata a possibilidade de alteração. 
Convenções de sábado - O Diretório Municipal do PP, presidido pelo vereador José Cardim de Souza, ex-secretário municipal de Turismo e Cultura, promoveu sua convenção no último sábado, das 12h às 14h, na Câmara. Mais de 500 pessoas estiveram no encontro do partido.
Do lado de fora do prédio o clima já era de eleição. Muitos exibiam camisas com o nome de pré-candidatos a vereador. Seguindo a norma do TSE, o PP deve lançar 12 candidatos. Cardim anunciou uma coligação com o PMDB, que indicará mais oito. A convenção teve a presença do prefeito Paulo Julião (PSDB), que tentará a reeleição, e seu candidato a vice-prefeito, Marcos Leopoldino, além do presidente do diretório do PMDB, Heriberto Queiroz. Antes do final do encontro, o presidente do PP fez um desabafo sobre supostas tentativas de intervenção em seu partido “Falei que ganharia deles, agora é na eleição. Usaram de tudo quanto foi argumento para tirar o partido, não levaram, como não vão levar. Acabou a ditadura”. José Cardim também confirmou o apoio à candidatura de Paulo Julião. “Posso divergir do prefeito em várias atitudes, mas não cuspo no prato que comi. Sem-vergonha e traíra não sou”. De acordo com o presidente do PP, se a emenda federal for aprovada até amanhã, outros nomes poderão ser incluídos, além de uma possível vinda do PTC para a chapa. Paulo Julião agradeceu o apoio do presidente do Partido Progressista. “Temos orgulho de ter o PP na nossa administração. Sabemos do terrorismo pelas siglas partidárias e o PP tinha uma espada na cabeça até ontem. Democracia é consenso e a minoria tem de respeitar”, concluiu. Ainda no sábado, houve a convenção do PDT, presidido por Antero Ventura, do grupo de apoio a candidatura de Juan Garcia (PPS). 
Convenções de domingo - No último domingo, cinco partidos realizaram suas convenções. São eles: PT, PSC, PSDC, PMDB e PL. No Hotel Recanto dos Pássaros, no Centro, cerca de 200 pessoas ligadas ao PSDC participaram do encontro que oficializou a candidatura de Gabriel Rosa a prefeito. Segundo o próprio candidato, o nome do vice deve ser definido até hoje à noite pela executiva do partido. Quanto ao número de candidatos a vereador, a chapa tem 15 nomes, já que não se coligou com ninguém. “Acredito que ainda há possibilidade de coligação até quarta-feira, mas está cada vez mais difícil”.
Gabriel Rosa disse que, a partir de agora, o pensamento está voltado à candidatura. “Apesar das pressões, seguiremos firme nesta caminhada”. A convenção do PSC, na quadra da escola de samba “Sol de Verão”, recebeu aproximadamente 400 pessoas. O partido ratificou a coligação com o PV, que indicou Edinho do Manacá como candidato a vice na chapa encabeçada por Ernane Primazzi. “Foi bem acima do esperado”, avaliou Ernane. O PSC indicará nove candidatos a vereador e o PV mais 11. “Se a emenda passar até quarta-feira, nós indicaremos 16 e o PV mais 14”, frisou o candidato a prefeito. A mudança está prevista em ata. Hoje, às 15h, haverá a convenção do PV, no bairro Barequeçaba. Já o PMDB foi o único partido a realizar sua convenção na Topolândia, o maior colégio eleitoral do município. Conforme informou o presidente do diretório municipal, Heriberto Queiroz, o encontro de domingo reuniu 80 pessoas. Ele não quis comentar a atual situação do partido. “Só vou falar disso depois de quarta-feira”, declarou. O PMDB de São Sebastião foi destituído no início do mês por decisão da executiva estadual, porém Heriberto Queiroz entrou com mandado de segurança na Justiça, culminando em uma liminar que devolveu a legenda para o diretório municipal na semana passada. Na ocasião, o partido anunciou a pré-candidatura a prefeito do médico Marcelo Ferraz, mas, ao se coligar com o PP, terá de apoiar Paulo Julião. O PT ainda não fechou a ata de sua convenção, realizada na manhã de domingo, no diretório municipal, por ainda esperar uma coligação e a votação do projeto de emenda federal. “Tentamos viabilizar principalmente na proporcional para facilitar o coeficiente eleitoral. Vamos definir esta situação até amanhã”, disse o candidato a prefeito Luiz Ramos. Ele deverá ter ao seu lado o gerente de banco, Rogester Alves, como vice. Na Câmara Municipal, o PL esteve reunido pela manhã, com a participação de 80 pessoas. Sebastião Gonçalves de Sant’anna, o Macalé, presidente do partido, anunciou coligação com o PTB, de Marcos Leopoldino, que fez sua convenção ontem. O PTB indicará 12 candidatos a vereador e o PL oito. (Fonte: Imprensa Livre)

Detraf inicia a instalação de vagas para o estacionamento de deficientes

São Sebastião - Prefeitura de São Sebastião, por intermédio do Detraf (Departamento de Tráfego) instalou ontem, dia 28, em frente ao Paço Municipal, uma vaga para estacionamento de deficientes. Esta é a primeira de 20 vagas que serão colocadas ao longo do município, próximas aos principais centros comerciais, como Correios, Rua da Praia, Teatro Municipal, Pronto Socorro e 1a Delegacia de Polícia, no Centro; Shopping Villa Mares, no Arrastão; Igreja Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco; Praça de Maresias e Praça do Pôr do Sol, na costa sul, entre outros. Esta ação faz parte da campanha “Trânsito Especial – A Era da Inclusão”, iniciada em dezembro do ano passado na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Na ocasião, os alunos elaboraram frases que, após passarem por uma seleção, foram transformadas em adesivos que foram fixados nos dois veículos utilizados pela associação e no transporte coletivo do município. 
As frases foram veiculadas durante cerca de dois meses no Jornal Imprensa Livre, sendo a escolha das vencedoras feita pela população. Na premiação, realizada em abril desse ano, foram escolhidas sete de um total de 14 frases. O primeiro lugar foi destinado a aluna Luciana Moraes, com a frase “Motorista legal respeita a criança especial”. Jussara Gomes ficou em segundo, com a frase “Atenção! Estamos transportando pessoas de grandes talentos”; e Tiemi, em terceiro, com a frase “Devagar se chega longe”. 
Segundo o diretor do Detraf, Marcus Vinícius de Oliveira, a campanha se deve a um levantamento realizado que constatou que os deficientes especiais não são devidamente identificados no trânsito. “Cerca de 90% das crianças da APAE dependem da condução coletiva”, contou. 
IV Prêmio DENATRAN de Educação para o Trânsito - Ainda de acordo com Oliveira, o Detraf irá participar, com a campanha “Trânsito Especial – A Era da Inclusão”, do IV Prêmio DENATRAN de Educação para o Trânsito, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito. Também podem participar do concurso alunos da 1ª série do Ensino Fundamental até o nível Universitário, professores do ensino público e particular, e jornalistas que tenham publicado trabalhos sobre trânsito em 2003 e 2004. O Prêmio será concedido nas categorias Educador, Estudante, Imprensa e Campanha Educativa. Serão distribuídas premiações que chegam a R$ 3 mil para os melhores trabalhos. 
Para se inscrever, o interessado deve enviar seu trabalho ao Denatran (Esplanada dos Ministérios, bloco T anexo II – 5º andar Sala 515, em Brasília) em envelope ou pacote fechado com os dizeres “IV Prêmio Denatran de Educação pra o Trânsito” e a qual categoria a que irá concorrer. Maiores informações, edital e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.denatran.gov.br. As inscrições se encerrarão no dia 13 de julho. (Fonte: PMSS)

“Garoto é extraordinário, e seu violão é o coração do Brasil”

São Sebastião - A frase do título é de João Gilberto. E muito apropriada ao texto que batuquei nesta segunda-feira, dia 28, quando se comemora o nascimento desse músico extraordinário - e eu tive a chance maravilhosa de conhecê-lo, nos idos de 1953, na Rádio Nacional.
Anibal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garôto,era filho dos imigrantes Portugueses, Antônio Augusto Sardinha e Adosinda dos Anjos Sardinha. Quem poderia imaginar que em 1915, no dia 28 de junho, a Música Brasileira mudaria o curso de sua história, e o mundo em algums anos teria a oportunidade de conhecer um dos mais brilhantes e talentosos violonistas/compositor de todos os tempos? 
O início - Garoto começou a trabalhar desde cedo. Aos 11 anos, já era ajudante de uma loja de música no Brás, em São Paulo. Neste mesmo ano, ganhou de seu irmão seu primeiro instrumento, um Banjo. Naquele dia, Garoto iniciou sua carreira. Alguns meses depois, já estava tocando no Regional dos irmãos Armani, e começou a ser chamado de O Moleque do Banjo. Em uma entrevista ao jornal Correio Paulistano, de Dezembro de 1949, Garoto relembra: ”Em 1929, no Palácio das Indústrias, tive minha primeira oportunidade, tocando com Canhoto, Zezinho e Mota, para um programa da General Motors. Éramos um grupo grande. Tempos depois, formamos uma Orquestra, com uniforme, gravatinha preta e calça de flanela, e depois comecei a tocar sozinho, e com o falecido Pinheirinho Barreto e Aluisio Silva formamos um novo grupo. Foi quando gravamos Zombando da Morte, um samba que se tornou muito popular".
A vitrola - Em 1927, a vitrola chegou ao Brasil, e provavelmente Garoto fez sua primeira gravação em 1929 com Paraguassu (seu tutor na época). Daí em diante, Garoto começou a trabalhar intensamente, tocando por todo o Estado de São Paulo em todo o tipo de ocasião.
Mas São Paulo ficou pequeno para seu talento, e foi para o Rio de Janeiro em 1938 com o firme propósito de dar nova direção à sua carreira. Não imaginava que sua estadia no Rio seria breve, mas muito intensa. Começou a trabalhar na Radio Mayrink Veiga, que tinha um elenco de grandes estrelas, como Carmen Miranda e Laurindo de Almeida. Com Laurindo, formaram o duo de ritmo sincopado, e o grupo Cordas Quentes. O duo participou de várias sessões de gravação, para Henricão, Carmen Costa, Jararaca e Zé Formiga, Alvarenga e Ranchinho, Dorival Caymmi, Silvio Caldas, Ary Barroso e Carmen Miranda, entre outros craques. No final de 1939, a grande surpresa, os Estados Unidos. Carta de Carmen Miranda
“Querido Garoto: Espero que você tenha gostado da idéia de vir para cá, e aceite-a pois esta terra é a melhor do mundo, só você estando aqui é que acreditará. Estamos ansiosos para que você venha; eu e os rapazes.Abraços da Carmen”.
Ele aceitou o convite, e em 18 de outubro de 1939 embarcou no navio Uruguay para os Estados Unidos, para uma estadia que entre outras coisas rendeu-lhe o título de “O homem dos dedos de ouro”, dado pelo organista Jesse Crawford. 
Enquanto Carmen atraía para si grandes platéias, ávidas para descobrir o que é que a Bahiana tem, uma platéia diferente composta de grandes nomes do Jazz e seus adeptos, compareciam aos shows, maravilhados pelo músico jovem e virtuoso vindo de uma terra distante. 
Ele não simplesmente acompanhava Carmen. Sua habilidade no instrumento, e seu estilo pessoal ao interpretar as marchas e sambas que Carmen cantava, era o bastante para projetá-lo.
Duke Ellington e Art Tatum eram, entre outros, assíduos na platéia. Quando os shows de Carmen terminavam, Garoto se apresentava sózinho para uma platéia ávida para tomar conhecimento daquela nova concepção que ele estava introduzindo no mundo da música. 
Após oito mêses trabalhando para Carmen, em diversas cidades americanas, Broadway, filmes e até tocando para o presidente Roosevelt na Casa Branca, Garoto voltou ao Rio, para começar a jornada mais longa de sua vida, que durou quize anos.
Antecipando a 
Bossa Nova - Nos últimos quize anos de sua vida, (Garoto faleceu aos 39 anos, em 3 de Maio de 1955), trabalhou muito, em sessões de gravação, apresentando-se em concertos, e compondo algumas das mais lindas canções, choros e sambas que os brasileiros jamais tinham ouvido, algumas vendendo mais de um milhão de cópias. 
Com sua maneira de interpretar o Samba e o Choro ao violão e de compor, Garoto foi o homem que deu novo rumo à Música Popular Brasileira, infuenciando algums dos maiores nomes da nova geração, indicando o caminho que levou a alguns anos depois à chamada Bossa Nova.
Conta Waldemar Henrique, que viveu e compreendeu muito bem aquela época: ” Não foi uma transformação. Foi um grande período de gestação, conscientização, compositores lúcidos que estavam à procura da modernidade, quebra de regras, influências, lutando contra a pobreza e o preconceito.
Desde Pixinguinha (Carinhoso), Ary Barroso (Faceira) Dorival Caymmi (Dora), Garoto (Duas Contas), Dolores Duran (Por causa de você), a “coisa” estava sendo criada, as flores brotando no jardim maravilhoso que hoje apreciamos. 
O verdadeiro mestre, o guia modesto, a figura forte que preparou a concepção da Bossa Nova foi Garoto. 
Ao redor de seu violão maravilhoso, estavam Radamés Gnatali, Chiquinho e alguns meninos, que “garimpavam” noite e dia; João Donato, João Gilberto, Tom Jobim, Ed Lincoln, Vandré, Luis Bonfá, Luiz Eça e Dolores Duran. 
Mais tarde, Tom Jobim se juntou a dois excelentes poetas, Ismael Neto (de Os Cariocas) e Vinicius de Moraes, levando a Música Brasileira à escalada magistral que Garoto não viu, pouque a morte veio buscá-lo. 
Em 1993, a produtora Brasileira “Projeto Memória Brasileira”, patrocinada por Violões Di Giorgio, lançou um CD, com as únicas gravações feitas po Garôto tocando sozinho, e nunca antes lançadas. É o único registro de seu talento. (Fonte: Imprensa Livre)

Exposição de fotos “Natureza e Cultura” será inaugurada com coquetel na Secretaria de Turismo e Cultura

São Sebastião - Como parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Sebastião realiza hoje, dia 29, às 17 horas, na Secretaria de Turismo e Cultura (Setec), um coquetel de abertura da exposição de fotos “Natureza e Cultura”, que tem como objetivo mostrar as belezas naturais e riquezas culturais do nosso litoral norte. Farão parte dessa exposição - que pode ser visitada das 10h às 22h até o dia 04 de julho, os trabalhos dos fotógrafos Celso Moraes, Adriana Mattoso, Emílio Campi, Fausto Pires de Campos, Isabela Assine Matheu, Marco Yamin e Giane D’Ângelo. Como parte da programação, também vem sendo realizada a exposição “Meio Ambiente”, que pode ser visitada até o final de junho, das 09h às 17h, na Secretaria de Meio Ambiente, que fica na Rua Amazonas, 13. Essa exposição conta com com maquetes, painéis educativos, Museu do Lixo, e esculturas com sucata feitas por alunos de diversas escolas do município, além de modelos de vestuário e assessórios do desfile “Ambiental Fashion”. Todas essas atividades são realizadas em parceria com o CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte). (Fonte: PMSS

Taxista é assassinado em “boca” próximo à escadaria do Itatinga

São Sebastião - O taxista Dino Briza Lopes, de 21 anos, foi assassinado na tarde de sábado na travessa Antônio Tenório dos Santos, próximo a escadaria do Itatinga, local conhecido como “boca” de tráfico de drogas e que já registrou outros assassinatos. 
A Polícia Militar foi chamada por moradores que escutaram os tiros. A testemunha arrolada pelos policiais é o irmão da vítima, D.B.L., de 22 anos. Ele contou que estava em um churrasco nas proximidades junto com Dino. A vítima disse que iria embora e, quando saiu, o irmão ouviu os tiros, sabendo posteriormente que Dino havia sido baleado quando saia com seu carro, um Fiat Uno de Barueri/SP. 
Ao ser atingido, ele desmaiou, deixando o veículo desgovernado bater em um poste. O irmão chegou a ver Dino com vida dentro do carro. Ele tirou o irmão do Fiat e iria conduzí-lo ao hospital, quando chegou uma equipe do Corpo de Bombeiros que o levou ao pronto-socorro Central, onde a vítima deu entrada morta. O taxista levou cinco tiros - no peito, ombro e cabeça. A causa da morte foi traumatismo craniano. Dentro do carro, a polícia encontrou duas cápsulas de 9mm; uma intacta e outra deflagrada. Natural de Carapicuíba/SP, a vítima foi enterrada no domingo no cemitério de Cotia/SP, onde moram parentes. Dino trabalhou pouco tempo em um táxi na cidade, não chegando a um mês. Ele estaria morando há um ano na cidade e, segundo a polícia, não tinha antecedente criminal. O irmão desconhece o motivo ou autoria do crime, registrado no 1° Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Óleo na pista provoca acidente com viatura dos bombeiros

São Sebastião -  Óleo na pista acabou provocando um acidente sem vítimas com a viatura Ursa (Unidade de Resgate e Salvamento) no final da tarde de sábado, no Km 137,4 da SP-55, bairro Guaecá. O veículo, que ficou danificado, bateu em um poste. Três bombeiros ocupavam a Ursa, que estava no sentido Bairro/Centro. Os soldados retornavam do serviço. A viatura era a única que ficava em Maresias. Segundo o capitão Carlos Eduardo Smicelato, a Ursa 39 era emprestada de Ubatuba. A viatura de Maresias se encontra em reforma. Capitão garante que o setor não ficará desprotegido: até que o veículo do local esteja pronto, será adquirida uma viatura de outra cidade. “Se precisar de uma emergência até que ela chegue, uma viatura do GI (Grupamento de Incêndio), no Centro, poderá ser usada”, explicou. (Fonte: Imprensa Livre)

Boiçucanga realiza competição de canoagem


São Sebastião - A 7º Regata de Canoa Típica foi realizada no último sábado, em Boiçucanga, com a participação de mais de 30 competidores, a maioria formada por pescadores. As provas tiveram o percurso de 1200m para os homens e 600m para as mulheres, nas categorias: individual, dupla e trio. 
Os vencedores receberam medalhas e troféus, além de cestas básicas e brindes variados doados pelo comércio local. O sub-prefeito Vanderlei de Matos e o secretário para assuntos extraordinários, Benedito Ribeiro, o Ditinho, prestigiaram o evento promovido pela Prefeitura Municipal. “O nosso maior objetivo é preservar a tradição caiçara através da prática esportiva”, conclui o chefe da Divisão de Esportes da Costa Sul, Luís Antonio Sant’anna. Na oportunidade, a senhora Lavínia de Matos e o senhor Jovanil Moreira foram homenageados, com a entrega de uma placa, pela colaboração na realização do evento. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Duplas em motos assaltam motoristas na Rio/Santos

Ubatuba - Uma nova modalidade de roubo foi registrada na cidade no último final de semana. Duplas em motos atacaram dois motoristas de caminhões na rodovia SP-55 na noite de sexta-feira e manhã de sábado.
O primeiro foi entre os bairros Maranduba e Arariba. O motorista de uma distribuidora de alimentos foi “fechado” por uma moto CG 125 Titan, que fez uma ultrapassagem. O passageiro da moto, portando um revólver e apontando-o para o motorista, o obrigou a parar.
O assaltante pegou cerca de R$ 1,3 mil entre cheques e dinheiro, fugindo em seguida. 
O segundo crime foi na manhã de sábado na Lagoinha. O motorista da Veloso Distribuidora de Gêneros Alimentícios foi rendido por uma moto, também CG, cujo passageiro, também armado, obrigou o motorista a parar o caminhão. Os assaltantes pegaram R$ 7 mil, entre cheques e dinheiro. Nos dois roubos as vítimas não conseguiram observar as características dos autores, que usavam capacetes. Os assaltos foram registrados na Delegacia da cidade.
Cidade registrou mais quatro roubos - Ubatuba teve mais quatro roubos no final de semana. Na madrugada de sábado o analista de telecomunicações P.R.R.F., de 21 anos, entrava no seu carro na rua Coronel Domiciliano, no Centro, quando foi rendido por dois desconhecidos, que o obrigaram a entrar no veículo.
Na banco do passageiro e com a cabeça abaixada, a vítima ficou circulando pelas ruas do centro com os assaltantes até que o que dirigia perdeu o controle vindo a bater o veículo. Logo em seguida a dupla abandonou o carro, fugindo a pé com R$ 30 da vítima.
Outros dois roubos foram registrados no comércio. Eles ocorreram na tarde e noite de domingo, nos bairros Marafunda e Centro, onde assaltantes levaram dinheiro dos caixas. Na tarde de domingo, o assalto foi na casa de E.B., de 37 anos, que foi invadida por dois desconhecidos, que fugiram levando R$ 450 e documentos. (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Litoral

Política Topo

Bastidores políticos de Ubatuba

Estão definidas as candidaturas em Ubatuba. Agora é hora da onça beber água. Fala-se muito em marketing político e nos marqueteiros que aqui vão atuar, todos de ponta e da maior qualidade. Quem são os homens que comandarão o marketing em Ubatuba? Profissionais ou amadores com jeito? Na verdade, todas as pessoas com quem converso manifestam curiosidade. Será que vem alguém do primeiro time? Tirando Duda Mendonça, o mais conhecido e que está na liça defendendo as cores de Marta Suplicy os outros marqueteiros de ponta são Woile Guimarães e Luiz Gonzáles, da GW, que estarão à frente da campanha de Serra, em São Paulo. Também devem ser lembrados os nomes de Chico Santa Rita, que atuou ao lado de Quércia por muito tempo e que tentará eleger o PT em São José dos Campos e Ricardo Carvalho, o simpático e competente Ricardão, ex-Globo Repórter e ex-TV Cultura, onde foi diretor de jornalismo. Ricardão ass inou grande parte das campanhas vitoriosas do PFL no Nordeste. Junto a estes nomes atuaram muitos profissionais, se eu fosse citar todos precisaria de muito espaço, não é o caso. A campanha de 2004 será diferente das anteriores e vai requerer experiência. Desta vez haverá o uso da televisão, veículo onde uma única peça bem-feita, repetida diariamente, pode acabar com as pretensões de qualquer candidato. Vamos esperar para ver. Da criatividade dos marqueteiros, dependerá o sucesso dos que pretendem governar a cidade. Aliás, é bom lembrar que embora muitos já se considerem eleitos, só um o será. Por falar em candidaturas, no fim-de-semana foi feita a convenção que uniu os partidos PTB, PSDC, PMN, PPS, e PTC na forma de apoio. Foram definidos como candidatos da coligação os senhores Rogério Frediani para prefeito e Ruiter Santana para vice. Também no fim-de-semana foi feita a convenção que confirmou os nomes já anunciados de Eduardo César e Domingos dos Santos. Em entrevista a esta coluna eles afirmaram só temer uma coisa. Kriptonita!

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html
 

Carta do leitor Topo

-

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia do Cruzeiro

Praia do Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor