Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 30 de junho de 2004 - Nº 1066 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Rejeição da PEC mantém corte de vagas nas Câmaras do litoral

Caraguatatuba
Módulo apoia 2º Seminário Internacional de Ecoturismo
Simpósio de História reúne estudantes e profissionais do Vale em Caraguá 
Visita à Aldeia do Rio Silveiras
PROERD realiza primeiras formaturas do semestre em Caraguá
Leitura Viva apresenta "Santo Casamenteiro" e "Liberdade Liberdade" na Praça do Caiçara
Karateístas de Caraguá conquistam medalhas na final do Paulista
Policial Militar fará estágio de aperfeiçoamento em Caraguá 
CEI Morro do Algodão inicia hoje primeira Escola de Pais
Equipe de Caraguá é campeã na Copa Brasil de Canoagem Oceânica
Congresso Técnico discute Jogos Regionais em Caraguá

Ilhabela
Vereadores Ilhabelenses criticam aumento de violência na cidade
PT realiza convenção

São Sebastião
Convenção tucana será realizada em "casa nova"
Câmara aprova "LDO 2005" com 13 emendas de vereadores
Morador reclama de falta de manutenção em parquinho
Comdurb se manifesta contra projeto de lei complementar

Ubatuba
Eduardo César (PL) e Domingos (PT) unem-se para resgatar a moralidade política
Candidato do PSDB propõe ação contra poluição visual durante campanha

Seções
Crônica
Artigo

Carta

Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Rejeição da PEC mantém corte de vagas nas Câmaras do litoral
Região perde 19 vagas no Legislativo. Determinação do TSE também implica em redução do número de candidatos já na próxima eleição 

Litoral Norte - Fim da novela. O Senado Federal rejeitou, ontem, a Proposta de Emenda à Constituição 55/04, a chamada PEC dos Vereadores, que diminuiria o corte no número de cadeiras nas Câmaras Municipais, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral no mês de abril. Foram 41 votos favoráveis. Entretanto, para ser aprovada, a emenda precisaria de no mínimo 49.
Com a decisão dos senadores, vale a determinação anunciada há dois meses pelo TSE, que definiu uma redução do número de vereadores no país em 14,1% já a partir das próximas eleições. Ou seja, de 60.276 para 51.748 cadeiras, em um cálculo proporcional ao número de habitantes.
No Litoral Norte, a nova regra implica no corte de 19 vagas. Ilhabela passará de 13 para 9 vereadores. Já Caraguatatuba (17 cadeiras atualmente), São Sebastião (15) e Ubatuba (13) terão somente 10 vereadores cada na próxima legislatura. A redução, na realidade, alcança a maioria das cidades com até um milhão de habitantes.
Pela emenda que foi rejeitada no Senado Federal, o corte seria um pouco menor em todo o país, de 5.062 vagas ou 8,4%. Caso fosse aprovada, considerando os índices populacionais, nenhuma cidade da região seria afetada. 
A determinação do TSE também implica diretamente no número de candidatos na eleição do dia 3 de outubro. Em São Sebastião, Caraguá e Ubatuba, que terão 10 cadeiras de vereador em suas Câmaras Municipais, cada partido poderá lançar somente 15 candidatos ao invés de 23. 
As legendas coligadas terão 20 candidatos, ao invés de 30 se a emenda tivesse sido aprovada. Hoje é o último dia para as convenções partidárias.
Repercussão - Ontem à noite, após a sessão da Câmara de São Sebastião, alguns vereadores comentaram a decisão do Senado. “Pelo tamanho do município seria viável os 15 vereadores, mas lei se cumpre e não se discute. Se essa redução refletir em investimento, obras, saneamento, iluminação, será muito positiva, senão, era melhor ter deixado como está”, disse o vereador Erwin Edson Aparecido da Mota (PTB). 
O vereador suplente Luiz Antônio Santana Barroso, o Coringa, presidente do Diretório Municipal do PFL, considerou o momento inoportuno. “Sou favorável a redução, mas não deste jeito, em cima da hora. Todos os presidentes de partido terão problemas para cortar candidatos. A mudança deveria ser feita a partir de 2008”, disse Coringa, que assumiu ontem no lugar de Ronaldo Lourenço (PP), que pediu licença. 
Para ele, o Legislativo perderá representatividade. “O município teria condições de manter os 15 vereadores atuais”, concluiu.
Já o presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Leopoldino, o poder de articulação política ficará maior com dez vereadores. “Hoje para ser presidente são necessários oito votos e em 2005 somente seis”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Módulo apoia 2º Seminário Internacional de Ecoturismo

Caraguatatuba - O 2º Seminário Internacional Ecoturismo de Desenvolvimento Sustentável - Prêmio Ecoturismo 2004 vai acontecer no Teatro Municipal de São Sebastião nos dias 30 e 31 de julho, com a presença de celebridades, estudiosos e apaixonados pela temática turística e ambiental e de aventura e músicas, um dos mais inesquecíveis eventos de ecoturismo. O evento acontece com o apoio educacional das Faculdades Integradas Módulo.
Os atores sócio-ambientais do Brasil, América Latina e Europa, estarão reunidos numa acrópole da cultura, o ecoturismo e o desenvolvimento sustentável para debater os rumos da sustentabilidade planetária. O apoio educacional é do Módulo, Colégio e Faculdades.
Foram convidados debatedores de Cuba, Espanha, Portugal, Chile e Brasil, entre ministros e secretários de Estado, diplomatas, oficiais militares, prefeitos de grandes pólos do Brasil e América Latina, professores e acadêmicos envolvidos com a preservação do planeta terra. Os principais convidados são a Profa. Dra Ana Paez, da Costa Rica; Prof. Silvio Barros, do Paraná; Profa. Dra. Doris Ruschmann, de São Paulo; Prof. Roberto Mourão, do Rio de Janeiro; Guy Marovaldi, do projeto Tamar BA; e Prof. Dr. Celso Prudente, antropólogo da USP. 
Os principais módulos da programação do evento são: Os cases bem resolvidos de Ecoturismo no Norte e Nordeste Brasileiros; Experiências bem formuladas em centros referenciais do ecoturismo no mundo; Preservação de Patrimônios Históricos, Artísticos e Culturais; O ecoturismo como forte alavancador econômico social; Sinergia de entes públicos e privados no usufruto ecoturístico; O ecoturismo como opção de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social; Os jesuítas do Século XXI - Resgate Íbero Brasileiro.
A união de objetivos comuns no governo brasileiro em trazer ao país milhões de novos turistas e do Brasil de remeter pessoas para vários locais, notadamente países íberos e africanos, bases da formação da etnia nacional, em torno do Projeto Jeuítas do Século XXI, fará deste seminário um forte atrativo para gente de todas as idades e culturas. (Fonte: Módulo)

Simpósio de História reúne estudantes e profissionais do Vale em Caraguá 

Caraguatatuba - O XVIII Simpósio de História promovido pelas Faculdades Integradas Módulo e Instituto de Estudos Valeparaibano reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas entre os dias 25 e 27 de junho. O simpósio contou com palestras, apresentações de coral e dança indígena, exposições, mesa redonda, filme e visita a aldeia Rio Silveiras, em Boracéia. 
Participaram do simpósio, estudantes da UNISAL- Universidade Salesiana de Lorena, UNITAU-Universidade de Taubaté, UNIVAP-Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, Faculdades Módulo e estudantes de Caraguá.
A Abertura contou com a presença da coordenadora do curso de História, Profa. Ms. Rosângela Dias da Ressureição, da vice-diretora acadêmica, Angelina Pagés Ribas, representando o diretor geral Alexandre Gonçalves Nogueira, representantes do IEV-Instituto de Estudos Valeparaibano, Eloísa Antunes, presidente da Fundação Cultural de Caraguatatuba, que foi parceira no evento. “Cumprimento a todos pela propriedade do tema, trata-se de um assunto difícil, e por isso o evento é de grande importância para a cidade, já que tudo o que foi pesquisado e levantado sobre o indígena na região será disponibilizado à toda população”. Eloísa se comprometeu a divulgar o trabalho em obras literárias devido à importância do assunto e à qualidade das informações. O representante do TEBAR-Terminal Almirante Barroso, também se pronunciou e parabenizou a todos pelo importante resgate cultural. 
Os índios da Aldeia Rio Silveiras, de Boracéia, encantaram o público com apresentações de coral e dança, no auditório. Em seguida, o povo Guarani foi homenageado pelos alunos de História, com uma apresentação musical.
O evento também contou com mesa-redonda com o Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães, de Londrina, a Profa. Ms. Priscila Enrique de Oliveira (Módulo), o cacique da Aldeia Rio Silveira, uma exibição do filme Hans Staden, e ainda a conferência: Sítios Arqueológicos e a Presença Indígena no Litoral, com o Arqueólogo Wagner Gomes Bornal (Diretor do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, de Jacareí). (Fonte: Módulo)

Visita à Aldeia do Rio Silveiras

Caraguatatuba - Uma das atividades do XVIII Simpósio de História foi uma visita orientada à Aldeia do Rio Silveiras, em Boracéia, no sábado, dia 26. Mais de cem alunos participaram, vindos da Univap, Unitau, Unisau, Módulo, Instituto de Estudos Valeparaibano e Escola Estadual Professor Ângelo Barros de Araújo do Travessão. 
A visita foi coordenada pela Profa. Ms. Priscila Enrique de Oiveira. O vereador Anderson Bertoncini, aluno do curso de História, também participou da visita. O grupo conheceu a escola Guarani Nhembo ´e´ á Porá e foi recebido pelo cacique Adolfo Timóteo, líder da comunidade, que falou sobre a vida dos guaranis e orientou a todos sobre como se portar durante a visita. 
Os visitantes conversaram com o jovem cacique sobre a vida escolar e social das 78 famílias que compõem a aldeia. Os índios guaranis estabeleceram sua comunidade em Bertioga desde 1987, quando suas terras foram demarcadas. A escola de 1ª a 8ª série ensina as línguas portuguesa e guarani, tem computadores e Internet. Segundo o cacique, as crianças só utilizam a informática como uma ferramenta de estudo e trabalho, nunca como recreação, já que eles não consideram saudável. 
O cacique Adolfo contou que de lá pra cá, muitas mudanças ocorreram na tribo . Segundo ele, o cacique hoje em dia precisa ser jovem para poder se adaptar e interpretar à língua do branco, principalmente políticos e advogados. Ele contou que os guaranis querem estudar e evoluir para não serem mais enganados. 
Adolfo explicou que 60 professores índios foram capacitados no Estado de São Paulo, nos últimos dois anos, cada um com sua etnia. Os professores são da própria aldeia, mas os alunos também têm aulas com professores municipais. Segundo ele a educação indígena de Boracéia segue um projeto da USP. 
Com relação à subsistência, o cacique Adolfo explicou que há muita dificuldade na agricultura. Eles possuem 346 alqueires, mas apenas 5% da área tem aprovação para o plantio, por tratar-se de área de preservação. Ele contou que com a extinção do palmito nativo, sua comunidade teve que passar a cultivar o palmito pupunha e o açaí, sob as orientações de um técnico de agricultura de São Sebastião. 
Ele contou que os mais velhos da tribo não participam disso, se preocupando apenas em preservar as tradições indígenas. O cacique lamentou a discriminação e o preconceito que a sociedade não indígena tem para com os índios, achando que se eles usam camiseta, tênis e Internet, não são índios verdadeiros. Em sua opinião falta muito respeito entre as raças para que o Brasil seja um país melhor.
Os alunos visitaram a aldeia e puderam comprar plantas, livros, CDs e artesanato dos índios guaranis. 
O Prof. Joaquim Paulo da Silva levou 72 alunos do ensino fundamental e médio para a Aldeia. Segundo ele, foi uma excelente oportunidade de sair do livro didático para mostrar a diferença de valores e os contrastes entre nossa sociedade e a indígena . “Foi uma boa oportunidade para fazer com que o aluno tenha seu próprio ponto de vista sobre o assunto. Eles foram os autores desta aula”, disse.
A Profa. Sirley Aparecido de Almeida Cruz, que também levou um grupo de alunos, contou que vai usar a experiência para fazer uma ligação de tempo, espaço, e comparações através da dança e da música, em suas aulas de Educação Física. (Fonte: Módulo)

PROERD realiza primeiras formaturas do semestre em Caraguá

Caraguatatuba - O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, desenvolvido nas escolas municipais por meio da parceria entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo – Unidade de Caraguá e Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta semana a formatura dos alunos participantes do curso neste primeiro semestre.
Esse programa, é realizado pela PM dentro das escolas, e foi criado pelo DARE – Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles em 1983, chegando ao Brasil, dentro do Estado de São Paulo apenas em 1993. O PROERD é desenvolvido hoje em mais de 50 países e atendendo uma média de 35 milhões de crianças por ano. Os monitores sãos os próprios policiais militares, voluntários, treinados e envolvidos com o programa que tem como material uma cartilha e o mascote, que é o leãozinho. Em Caraguá, trabalham com os alunos da rede os soldados Lígia e De Paula, e esse é o quarto ano consecutivo de realização do trabalho de prevenção contra as drogas com crianças do Ensino Fundamental.
A primeira formatura será realizada nesta terça-feira 29, no Ginásio do Tinga, às 17h30. Serão certificados 220 alunos das EMEF’s “Lúcio Jacinto dos Santos”, do Tinga, “João Batista Gardelin”, do Poiares, e “Dr. Carlos de Almeida Rodrigues”, do Indaiá. 
A próxima formatura será nesta quarta-feira 30, às 15h, na EMEF do Barranco Alto, envolvendo as unidades escolares dos bairros Morro do Algodão, Porto Novo e Barranco, totalizando 213 alunos.
Encerrando o ciclo de formaturas do PROERD, será realizada a entrega dos certificados aos alunos das EMEF’s do Travessão, Pegorelli e Perequê-Mirim,numa única cerimônia marcada para o dia 02/07, às 10h, na EMEF do Perequê. (Fonte: SME/PMC)

Leitura Viva apresenta “Santo Casamenteiro” e “Liberdade Liberdade” na Praça do Caiçara

Caraguatatuba - O projeto Leitura Viva, uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – acontece mensalmente, sempre na última quinta-feira de cada mês, na Praça do Caiçara, com grupos convidados fazendo leitura dramáticas de textos e realizando debates junto ao público, formado em sua maioria por estudantes, professores, e alunos das oficinas culturais de teatro. 
No dia 30 de junho, quarta-feira, acontece o Leitura Viva Especial, com o texto “Santo Casamenteiro”, de Max Miller, direção Junior Magresco, com o grupo TEC – Teatro Experimental de Caraguatatuba. A apresentação acontece às 19 horas e a entrada é gratuita.
O texto foi escrito a partir da programação produzida para comemorar o Mês de Santo Antonio de Caraguatatuba – o Resgate Histórico de Uma Imagem Para a Valorização de Um Destino Turístico, uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Setur, Fundacc, Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba com apoio do Sebrae-SP. 
Já no dia 1º de julho, quinta-feira, acontece o Leitura Viva com o texto Liberdade Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, direção de Rafael Andrade, com a Cia Genérico, às 19 horas, na Praça do Caiçara.
A Praça do Caiçara fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá. (Fonte: Fundacc)

Karateístas de Caraguá conquistam medalhas na final do Paulista
A equipe de karatê de Caraguá trouxe três medalhas para a cidade na final do Campeonato Paulista, que aconteceu, no último sábado, dia 26 de junho, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Caraguatatuba - Sete karateístas de Caraguatatuba participaram da final do Campeonato Paulista de Karatê que aconteceu, no dia 26 de junho, sábado, no ginásio Poliesportivo "Mauro Pinheiro", no Ibirapuera, em São Paulo. Três medalhas foram conquistadas por nossos atletas. Duas de prata e uma de bronze.
Os atletas Deborah Cristine Torres, categoria Infantil (12/13 anos) e Ângelo Augusto de Oliveira categoria Júnior (18/20 anos), conquistaram medalha de Prata. Já Suzane de Lucas, categoria Infantil (12/13 anos) conquistou medalha de bronze.
Segundo o treinador, o professor Edson Mendes do Amaral, o Edinho, a disputa foi bastante difícil e Caraguatatuba foi a única cidade do Litoral Norte e Vale do Paraíba, que trouxe medalhas para casa. “Nossos atletas sofreram bastante, pois a disputa não foi nada fácil, mas trouxemos o resultado que nenhuma cidade da região trouxe”, disse ele, orgulhoso da equipe. Ele informou também que, de todas as cidades do Vale e Litoral, Caraguá já era a que mais classificou atletas para a final desse campeonato, pois nas eliminatórias, o município trouxe medalhas de ouro, prata e bronze.
As categorias disputadas no Paulista foram Boys (12 a 13 anos), Infanto-juvenil (14 a 15 anos); Juvenil (16 a 17 anos) e Júnior (18 a 20 anos). Participaram da competição 119 associações de 61 cidades, totalizando 772 atletas.
Os campeões paulistas representarão o Estado de São Paulo, no Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado nos meses de julho e agosto, deste ano. 
O campeonato é organizado pela Federação Paulista de Karatê, Entidade Estadual de Administração de Karatê, e a equipe de Caraguá têm apoio da Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Policial Militar fará estágio de aperfeiçoamento em Caraguá 
Em parceria com a prefeitura, a Policia Militar oferecerá estágio de aperfeiçoamento para policiais de todo o Litoral Norte, de 12 de julho a 12 de novembro. Após o estágio, duas vezes na semana, os policiais trabalharão 6 horas para a cidade, reforçando o policiamento em Caraguá, no período.

Caraguatatuba - A polícia Militar do Estado de São Paulo, firmou parceria com a prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundacc (Fundação Cultura de Caraguatatuba) para realização do curso de estágio de aperfeiçoamento para soldados e cabos da Polícia Militar das quatro cidades do Litoral Norte. O objetivo do curso é aperfeiçoar o profissional e atualizá-lo em matérias policiais, com enfoque em policiamento comunitário. Com essa parceria, a prefeitura fornece alimentação e disponibiliza as instalações do Ceprolin e seus recursos, facilitando a realização do curso para os policiais, que antes tinham que se deslocar até São José dos Campos. O curso começa no dia 12 de julho e o término está previsto para o dia 12 de novembro. A cada semana, uma turma com 16 policiais, das quatro cidades do Litoral Norte, receberá o curso, que terá duração de 6 horas. Duas vezes por semana, após suas atividades de estágio, os policiais trabalharão 6 horas para a cidade. Com isso, Caraguá ganhará reforço policial até o mês de novembro. Para o comandante interino da 2ª companhia de Caraguatatuba, tenente Antero Alves Baraldo, essa parceria acabou com o problema de deslocamento, alimentação e solicitação de comando para o Litoral Norte nesse período. Já para a presidente da Fundacc, Eloísa Antunes, a parceria visa maior sustentação e conforto para os policiais, e para a cidade, segurança extra. O curso será ministrado por oficiais e sargentos da corporação que é coordenado pelo Major Milton Pousa Júnior do 20º batalhão de São Sebastião. (Fonte: PMC)

CEI Morro do Algodão inicia hoje primeira Escola de Pais

Caraguatatuba - O Centro de Educação Infantil “Profª Maria Carlita Saraiva Guedes”, do bairro Morro do Algodão, administrado por meio da parceria entre a Prefeitura e a Fundação Orsa, realizará hoje, pela primeira vez, o projeto “Escola de Pais Cidadãos... Um sonho possível”, com os pais de alunos do CEI. 
Esse trabalho, que vem sendo realizado com sucesso com pais de alunos atendidos pelos CEI’s de Caraguá, já formou várias turmas e existe há cerca de 2 anos. O objetivo é reunir os pais e trazê-los para dentro do CEI, levando uma vez por semana palestrantes voluntários de diversas áreas como Educação, Psicologia, Medicina, Direito, entre outras, para abordar assuntos relacionados a Direitos da Família, relação entre pais e filhos, cuidados com os bebês e outros temas. É como uma escola de verdade, com lições para refletir em casa, e aulas expositivas, onde os alunos devem falar sobre a aula anterior antes do início da nova palestra. No CEI do Morro do Algodão, inaugurado em abril de 2004, o projeto não será desenvolvido dentro da escola. Os pais se reunirão no Centro Comunitário que fica ao lado do CEI. Segundo explicou a direção do Centro de Educação Infantil, o principal objetivo deste projeto é estabelecer um vínculo afetivo cada vez mais forte entre pais e filhos. Serão realizadas 7 reuniões com temas atuais. A abertura da Escola de Pais será hoje, das 14h às 17h – é a primeira vez que o projeto acontece durante o período de aula. A aula inaugural terá como palestrante a diretora do CEI Sertão dos Tourinhos, Isadora Veneziani, que falará sobre o novo modelo familiar. (Fonte: Imprensa Livre)

Equipe de Caraguá é campeã na Copa Brasil de Canoagem Oceânica

Caraguatatuba - A equipe de canoagem de Caraguá participou da primeira etapa da Copa Brasil de Canoagem Oceânica, realizada no domingo, dia 27, na cidade de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Caraguá foi representada por quatro atletas e todos foram campeões em suas categorias. A dupla Edneder Fernandes e Pedro Paulo conquistaram o primeiro lugar na categoria Duplo Oceânica Masculino; Humberto Santana foi o vencedor na categoria Turismo Sênior, e Marcos Alexandre foi o campeão na categoria Turismo Júnior. 
Participaram da prova cerca de 100 canoístas, vindos do eEstado de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pará e Distrito Federal. A prova foi realizada pela Associação de Canoagem do Rio de Janeiro e Associação de Canoagem do Rio das Ostras. 
A equipe de Caraguá já está se preparando para os próximos desafios da 2ª etapa da Copa Brasil, marcada para o dia 14 de agosto, no Colégio Naval do Rio de Janeiro, para o Campeonato Paulista de Canoagem Oceânica, em 4 de julho, e para o Campeonato Brasileiro, em outubro, também em Angra. (Fonte: PMC)

Congresso Técnico discute Jogos Regionais em Caraguá

Caraguatatuba - Representantes do Governo do Estado e de 40 cidades participantes dos 48º Jogos Regionais participaram do Congresso Técnico na segunda-feira, dia 28 de junho, em Caraguá. O município sediará o evento, de 21 a 31 de julho
O Congresso Técnico da 48ª edição dos Jogos Regionais foi realizado na última segunda-feira, dia 28 de junho, no Clube Ilha Morena, no bairro Morro do Algodão, com a presença do prefeito, Antonio Carlos da Silva, do vice-prefeito, José Pereira de Aguilar, representantes do comitê dirigente, representantes da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, vereadores e autoridades locais. Na cerimônia, foram sorteadas as chaves, definindo assim o número de integrantes de cada grupo, e o número de grupos por modalidade.
Durante o evento, um filme sobre a cidade deu boas vindas aos representantes das quarenta cidades participantes e todos os presentes. Em discurso, o prefeito Antonio Carlos da Silva falou do esforço feito pela sua equipe para sediar os jogos.
"Foi um esforço muito grande preparar a cidade para receber os jogos, tivemos uma equipe envolvida para apresentar uma cidade bonita e com capacidade para fazer este evento. Estamos realizando um sonho de muitos anos" declarou. O prefeito disse ainda que o seu desejo é contribuir para o fortalecimento do esporte na região.
Já o representante da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado, José Cleofano Maffei, falou da surpresa que teve em conhecer as instalações da cidade, durante a visita técnica e operacional que fez a Caraguatatuba.
"Visitei obras já prontas e as iniciadas, principalmente as escolas e me tranqüilizei, tenho certeza do êxito que este evento irá alcançar. A preocupação em veicular o esporte com a educação e o poder público foi de extrema. (Fonte: PMC)



Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Vereadores Ilhabelenses criticam aumento de violência na cidade

Ilhabela - A última sessão ordinária antes do recesso foi tranqüila na Câmara Municipal de Ilhabela, porém marcada pelo repúdio de alguns vereadores ao aumento da violência na cidade. Depois da ordinária, o presidente José Donizete da Silva convocou os vereadores para uma sessão extraordinária para votar outros projetos.
Nos últimos dias, os assaltos à mão armada têm se tornado constantes na cidade e os vereadores têm demonstrado uma preocupação com o aumento da violência. Um assalto ocorrido na tarde de segunda-feira, em frente à agência da Nossa Caixa, foi o estopim para que os vereadores cobrassem maiores providências do executivo e do Estado.
O vereador Almir Mariano (PPS) apresentou um requerimento questionando sobre a existência de um decreto que regulamenta a Lei 303/88 que dispõe sobre a criação da Guarda Municipal e dá providências correlatas. “Nós não podemos ficar dependendo do Estado, eles desconhecem a realidade do nosso município”, disse Almir. Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo (PL) também se disse indignado com a insegurança. “Ilhabela não precisa de novas viaturas, precisa de aumento do efetivo municipal”.
José Pereira Brandão (PSDB) e Catolé (PT) também falaram sobre a questão. O primeiro disse que é preciso viabilizar soluções imediatas, e falou também sobre a facilidade de Ilhabela ter apenas uma porta de entrada e saída. Catolé falou que o aumento da violência é um reflexo da ocupação desordenada, “do crescimento absurdo que vem acontecendo na cidade”. E fez uma analogia com outras questões que afetam o município. “Que turismo internacional vamos ter com Ilhabela fedendo? Isso não é amor por Ilhabela, isso é desprezo por Ilhabela”, disparou. Todos os projetos da pauta ordinária foram aprovados, assim como os da sessão extraordinária. Também foram aprovadas quatro moções, duas de pesar pelo falecimento de Leonel Brizola, de autoria da vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes, Dra. Rita(PDT) e pelo falecimento do Sr. Manoel Francisco de Jesus Filho, o Sr. Zinho do Perequê, de autoria do vereador Almir Mariano (PPS). 
Dra. Rita também foi autora da moção de apelo para a Telefônica, para que as cidades de Ilhabela e Ubatuba também passem a não pagar interurbano em suas ligações, como acontece com Caraguatatuba e São Sebastião. E o vereador Romeu propôs uma moção de louvor ao secretário de Obras, João Marques, que foi aprovada sob os protestos do vereador Rogério Ribeiro de Sá, o Catolé (PT) que argumentou que o momento não era apropriado para dar moções aos secretários da administração. Almir (PPS) e Garcia(PSB) se abstiveram da votação.
Tribuna - Cláudia Kerber, a candidata do PT ao executivo falou na tribuna popular na Câmara de Ilhabela. Trouxe o resultado da convenção, que confirmou seu nome para prefeito e de Marcos Aurélio do Nascimento do Parque Estadual de Ilhabela como vice.
A candidata petista falou sobre política partidária, afirmou estar preparada para concorrer à prefeitura de Ilhabela e que o faz há muito tempo. Falou de sua vida profissional como veterinária e cientista da área, e da vontade de deter o poder para fazer as mudanças que almeja. “Ao invés de aprender política em casa com meu pai, eu aprendi na universidade. Enquanto aqui na Ilha é aplicado a política do voto por telha, troca de voto por saco de cimento, eu estou em fóruns socialistas aprendendo sobre políticas públicas para aplicar na cidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, disse Cláudia. Os vereadores Luiz Antônio dos Santos (PL) e Nancy Peres de Araújo Zanato (PTB) parabenizaram a candidata, desejaram boa sorte, mas reiteraram seu apoio à Manoel Marcos. (Fonte: Imprensa Livre)

PT realiza convenção

Ilhabela - O Partido dos Trabalhadores de Ilhabela realizou no último domingo, dia 27 a sua convenção. Na ocasião, foi confirmado o nome de Cláudia Kerber para o cargo majoritário e mais quatorze nomes para concorrer às vagas do Legislativo. 
Cláudia Kerber entrou na política através da militância junto aos movimentos populares. Posteriormente, trabalhou na implantação do Orçamento Participativo na Prefeitura de São Paulo, experiência que pretende aplicar em Ilhabela, pois acredita que a Participação Popular é a base para um governo transparente.
Foi uma das fundadoras do atual PT de Ilhabela. Em 2002 foi candidata a Deputada Estadual, e teve uma votação expressiva, sendo a mais votada entre os candidatos de Ilhabela e alcançou ainda o maior número de votos do PT em todo o Litoral Norte. É Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente da Associação Amigos de Bairro do Perequê, onde mora.
O nome do vice-prefeito também foi divulgado na data: Marcos Aurélio Alves Nascimento, também do PT. Marcos é caiçara, e educador ambiental do Parque Estadual de Ilhabela. Tem presença ativa junto às Comunidades Tradicionais e trabalha com diversos projetos de âmbito social e ambiental. 
O partido vem trabalhando há dois anos com o objetivo de concorrer às eleições de 2004 e se sente preparado para disputar com chapa completa.
“O PT vai ganhar as eleições, porque cada militante nosso vale por vinte contratados”, disse na convenção o Presidente do Partido, Carlos Roberto da Silva, Professor Carlinhos.
Cláudia Kerber na Tribuna - A candidata a prefeita pelo PT de Ilhabela fez uso da tribuna popular na última sessão de Câmara. Em seu discurso, Cláudia falou sobre política partidária, e um pouco sobre sua trajetória política.
Cláudia apresentou o nome do vice-prefeito, Marcos Aurélio Alves Nascimento, nome homologado na convenção do partido que ocorreu no domingo dia 27 e disse se sentir preparada para assumir a prefeitura de Ilhabela.
“Enquanto alguns aprendem política com o pai, eu fui buscar conhecimento teórico na universidade, cursando ciências políticas. Enquanto alguns políticos trocam votos por telhas, o PT busca incentivar a cidadania, formando a população, fomentando a educação, realizando fóruns de discussões com o intuito de buscar políticas publicas para aplicar na cidade e melhorar verdadeiramente a qualidade de vida dos cidadãos”, disse Cláudia.
Claudia afirmou aos vereadores, que se eleita, pretende manter uma boa relação com a Câmara, pois para a aplicação de seus projetos e para a transparência de sua administração, o apoio dos vereadores é fundamental. (Fonte: Divulgação)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Convenção tucana será realizada em "casa nova"

São Sebastião - O PSDB de São Sebastião é o último partido a realizar convenção no município. Hoje, a partir das 17h, filiados e pré-candidatos a vereador estarão reunidos na Câmara Municipal. 
Na semana passada, os tucanos anunciaram a coligação com o PTB, que indicou Marcos Leopoldino para vice na chapa encabeçada por Paulo Julião, candidato à reeleição. 
Após a convenção, o grupo se reunirá na nova sede do diretório municipal do PSDB (foto), na avenida Guarda Mor Lobo Viana, ao lado do Pão de Açúcar, no Centro. Ontem à tarde, os últimos detalhes eram acertados para a festa de lançamento da candidatura de PJ, incluindo a pintura do prédio. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara aprova “LDO 2005” com 13 emendas de vereadores

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou, ontem à noite, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2005. O projeto 043/2004, de autoria do prefeito Paulo Julião, recebeu treze emendas modificativas.
Todas foram apresentadas pelos vereadores Erwin Edson Aparecido da Mota, o Capitão Mota, e Carlos Antônio de Souza Borba. As emendas tratam dos seguintes assuntos: autorização para a prefeitura conceder pró-labore às Polícias Civil e Militar, Junta Militar, Fórum, IBGE, Junta de Conciliação Trabalhista e Polícia Rodoviária (Ciretran), mediante termos de acordo; instalação de estrutura para criação do Banco de Sangue; cestas básicas para famílias carentes com portadores de deficiência; abertura de escolas nos finais de semana; passe-livre para deficientes; construção de quadra esportiva no Itatinga; reestruturação dos pontos de ônibus; casas populares em parceria com o Governo Estadual; instalação de rede de esgoto em todos os bairros; aquisição de maquinário para regionais; alteração da cooperativa de pesca para entreposto, gerenciado pela Colônia Z-14; e prédio para o Projeto Cidadão Criança. 
Em justificativa encaminhada à Câmara, o prefeito Paulo Julião ressaltou que a proposta foi amplamente discutida entre as secretarias durante o processo de elaboração. Ele ressaltou que o projeto está em conformidade com os programas de governo e as novas exigências contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal. 
Conforme explicou, as metas fiscais, receitas, despesas, resultado primário e montante da dívida pública para os três exercícios seguintes estarão dispostas no Plano Plurianual (PPA), atendendo assim o princípio do equilíbrio orçamentário. Até trinta dias após a publicação da lei orçamentária, o Poder Executivo deve estabelecer as metas bimestrais para a realização das receitas estimadas, a programação financeira e o cronograma mensal de desembolso, de modo a adequar as despesas ao efetivo ingresso das receitas municipais. 
Ontem à noite, na Câmara, Erwin Mota e Carlos Borba falaram sobre suas emendas. “Devemos fazer as previsões, não quer dizer que o prefeito irá cumpri-las. O importante é que tivemos a oportunidade e fizemos as emendas, que são indicações para 2005”, disse Capitão Mota. “Tenho certeza que se não houver remanejamento, a LDO será cumprida como está no papel”, finalizou Borba. (Fonte: Imprensa Livre)

Morador reclama de falta de manutenção em parquinho
Prefeitura informa que recuperação já está sendo providenciada 

São Sebastião - O segurança Marcelo dos Santos Furtado Leite, de 27 anos, morador do Bairro de São Francisco, está reclamando da falta de manutenção no parque infantil localizado na avenida Martins do Val, ao lado do Convento Nossa Senhora do Amparo. Segundo ele, os problemas persistem desde a temporada de verão. Leite relatou alguns pontos críticos do local. “Falta o portão, a balança está quebrada e arrancaram a gangorrra”, citou o morador. Além disso, um dos brinquedos, conhecido como “gira-gira”, encontra-se sem bancos e enferrujado. 
Marcelo Leite ressalta que, há cerca de um mês, falou com o prefeito Paulo Julião no programa “Cleuza Maciel e a Comunidade”, da Rádio Beira-Mar. “Ele garantiu que os problemas seriam resolvidos”. De acordo com o segurança, na época chegou a sugerir a mudança do parquinho. “Seria melhor levar este parque infantil para a área da quadra de esportes, pois assim, os adultos praticariam esporte e deixariam seus filhos brincando”. Ele também acredita que desta forma seria mais fácil manter boas condições de uso. Segundo o morador do Bairro de São Francisco, o parquinho também já não conta com iluminação durante a noite. “Levaram a caixa de luz”, finalizou. Conforme informou o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Ueneri Reich, na tarde de ontem, a obra de recuperação do parque já está sendo providenciada. A prefeitura aguarda relatório de custo dos materiais necessários para a manutenção. Provavelmente, o serviço deverá ser feito por próprios funcionários municipais. (Fonte: Imprensa Livre)

Comdurb se manifesta contra projeto de lei complementar que prevê liberação de obras clandestinas

São Sebastião - O Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente Urbanismo) se manifestou contra o projeto de lei complementar 4/2004, que dispõe sobre a regularização de construções clandestinas e ou irregulares. O projeto é de autoria do vereador Ronaldo Lourenço, que defende sua proposta para “atender os pobres que precisam regular suas obrinhas”. O projeto não exclui obras de classes sociais mais favorecidas, o que ele admite. O Comdurb se manifestou após solicitação do vereador Erwin Edson Aparecido da Mota, presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara Municipal. O vereador Mota afirma que seu interesse é saber as análises de setores da sociedade, uma vez que existe parcela da comunidade contrária à eventual aprovação do projeto de lei. 
Mota também solicitou manifestações sobre o projeto de lei à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subsecção de São Sebastião/Ilhabela, ao Instituto Florestal, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, e à Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da cidade. Segundo o parlamentar, a OAB já respondeu, mas “que não se manifesta sobre projeto de lei em andamento”. 
Favorável - O presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, é favorável ao projeto de lei, conforme já informou em entrevista ao Imprensa Livre publicada no dia 11 deste mês. “As obras clandestinas e irregulares são responsabilidade da prefeitura; a culpa é da prefeitura porque a fiscalização é caótica em razão da falta de funcionários; entendo que a regularização, em princípio, tende a sanar uma situação já existente”, ele completou. Prado, também membro do Comdurb, presidiu a sessão do conselho na última quinta-feira, quando da manifestação do colegiado contra o projeto de lei. Como presidente interino, ele não precisou anunciar o seu voto, mas insistiu que o Comdurb não deveria se envolver neste mérito, o que não foi aceito pela maioria. 
Ontem, em entrevista ao Imprensa Livre, Prado acrescentou que é favorável a qualquer projeto que tenha objetivo de regularizar situação de clandestinidade, a fim da adequação. “Se pensar na possibilidade de o projeto de lei ser destinado a beneficiar determinados empreendimentos, caberá à prefeitura evitar”. Sobre a resposta da OAB ao vereador Mota, Prado afirma que também relatou que o projeto de lei precisa ser bem discutido.
Inócua - O ofício do Comdurb, encaminhado ao parlamentar Mota, é assinado pelo presidente do Comdurb, José Teixeira Filho, também secretário de Obras e Meio Ambiente de São Sebastião. Conforme o documento do Comdurb, o projeto de lei precisa ser melhor discutido com a sociedade organizada de forma setorial, por meio de audiências públicas junto às populações de cada bairro. 
No ofício, o conselho também relata que “a proposta de lei em apreciação é inócua, pois repete os termos da lei 1194/97, cuja eficácia foi no mínimo discutível, não colaborando em nada para a contenção da expansão desordenada e até mesmo incentivando novas construções irregulares diante da certeza de anistia”. A lei 1194/97, promulgada pelo então presidente da Câmara, José Cardim de Souza, hoje vereador, é semelhante ao atual projeto de lei de Ronaldo Lourenço.
Conforme o Comdurb, seria oportuno e grande serviço para a comunidade a elaboração de projeto de lei dispondo sobre a concessão de plantas populares que reduziria em muito a clandestinidade. Também relata que a expectativa por parte da sociedade civil organizada ficou muito clara durante o episódio que, recentemente, envolveu as modificações da lei de Uso e Ocupação do Solo.
Outros projetos de grande importância para nosso município são a proposição e aprovação do plano diretor, incluindo-se zonas de especial interesse social para a construção de moradias populares e a revisão do código municipal de obras, relata o conselho. 
“Plantas populares nos bairros, criação de zonas de interesse sociais, adequação da Lei de Uso e Ocupação do Solo são os projetos úteis para discutir a questão fundiária de São Sebastião”, enfatiza Nivaldo Simões, também conselheiro do Comdurb e diretor de Meio Ambiente da cidade. O presidente da OAB, Prado, após saber do conteúdo do ofício do Comdurb, do qual é também membro, disse ter estranhado o documento quanto algumas citações, que segundo ele, não foram abordadas na sessão do colegiado. O conselheiro se refere a citações referentes à Lei de Uso e Ocupação do Solo. O conselheiro Nivaldo Simões afirma que as citações sobre Uso e Ocupação do Solo, no ofício do Comburb, foram comentadas na reunião do conselho. O conselheiro Eduardo Hipólito do Rego, que tomou conhecimento sobre o conteúdo do documento ontem, afirmou que o texto reflete a essência das discussões na reunião. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Eduardo César (PL) e Domingos (PT) unem-se para resgatar a moralidade política em Ubatuba

Ubatuba - Está confirmado: Eduardo César é candidato a prefeito e Domingos Santos, do PT, concorre ao cargo de vice. Com o sugestivo nome de “Resgate Ubatuba”, a coligação entre os partidos PL, PT, PRP, PHS e PCdoB foi definida nas cinco convenções que aconteceram nos últimos dias
As convenções dos cinco partidos que compõem a frente “Resgate Ubatuba” ocorridas nos últimos dias (25 a 28/6) definiram os novos rumos da corrida pela prefeitura de Ubatuba. A última, que ocorreu na Câmara, na segunda-feira, lançou oficialmente Eduardo César como candidato a prefeito pelo Partido Liberal e Domingos dos Santos, do PT, como seu vice. Os partidos PRP, PHS e PCdoB, confirmaram seu apoio e divulgaram os nomes dos seus candidatos à vereança em Ubatuba.
Resgate Ubatuba - Eduardo César e Domingos dos Santos, que atualmente finalizam seus mandatos como vereadores, compartilham uma história de oposição à política vigente no poder executivo. “Quem acompanha de perto os acontecimentos na Câmara Municipal sabe que estivemos unidos em diversas questões, defendendo o interesse público e, muitas vezes, tendo que lutar contra a maioria absoluta. Agora, juntos nas eleições majoritárias, teremos em mãos a ferramenta necessária para resgatar a moralidade política no município e devolver a honra e o orgulho ao povo de Ubatuba”, garante Eduardo César. 
O candidato a vice-prefeito, Domingos dos Santos, do PT, considera a frente “Resgate Ubatuba” uma oportunidade única para promover o desenvolvimento do município. Para ele, a geração de empregos é uma necessidade urgente de Ubatuba e é isso que irá resgatar a dignidade da sua população. “Eduardo possui um perfil de seriedade, diplomacia e diálogo que estimula a política participativa e dá voz ao cidadão. Essa postura está de acordo com o nosso ideal e isso foi decisivo para nossa união”, disse Domingos. 
A convenção do PL - Com a Câmara Municipal lotada, diversos representantes e candidatos dos partidos que formam a coligação falaram sobre o real significado de se “resgatar Ubatuba” e o que a aliança entre Eduardo César e Domingos representa. Para a presidente do PL de Ubatuba, Ana Barone, essa união dará uma nova direção a Ubatuba, trazendo dignidade, decência e compromisso com a população. “A honestidade e a dignidade irão vencer a máquina e o dinheiro”, afirmou. Num discurso entusiasmado, um dos candidatos a vereador pela coligação traduziu o sentimento da maioria dos presentes: “Resgatar é recuperar o que é bom. Eduardo e Domingos serão a base desse resgate. Eles sempre dignificaram esta Casa que para a maioria da comunidade não é confiável. Juntos na administração municipal, Eduardo e Domingos irão resgatar a dignidade e o sentimento de cidadania do povo de Ubatuba”.
Candidatos a vereador - A coligação Resgate Ubatuba formada pelos partidos PL, PT, PRP, PHS e PCdoB terá 40 candidatos a vereador. São eles:
PL: Adhemar “Dema” de Freitas, Toninho Mineiro, David Lemos, Denise Fonseca, Nininho, Marcília Alves, Marlon Lopes, Nelson Ned e Ricardo Muros. 
PHS: Professor Adilson, Conceição Enfermeiro, Claudinei Salgado, Damião 100% Esporte, Edgard Marques, Ibiapara Nunes, Paraíba, Seu Zaqueu, Jassa, Magali Portoghese, Margareth Dutra, Milton Piauí, Pedro Marciano, Sandra Silvestre, Verinha Machado e Wilma Buzzo.
PRP: Geraldo Zanotto e Valter Aparecido Gonçalves
PCdoB: Márcio de Oliveira
O PT terá 11 candidatos a vereadores, que serão divulgados no dia 30. (Fonte: Divulgação)

Candidato do PSDB propõe ação contra poluição visual durante campanha

Ubatuba - Um exemplo a ser seguido. Para evitar problemas com a poluição visual, várias cidades tem contado com trabalho de partidos políticos e candidatos. Municípios como são José dos Campos já aprovaram leis que proíbem a colocação de banners e cartazes em postes, e a pintura de muros com propaganda política.
Em Ubatuba, o candidato do PSDB a prefeitura, Pedro Tuzino, assumiu uma postura, também preocupado, com o problema. A questão é, além de tudo, ambiental, pois o material produzido muitas vezes termina jogado nas ruas e nas praias.
Por conta disso, o engenheiro, com total apoio da coligação PSDB, PDT, PAN, PRTB e PSC, decidiu propor aos demais candidatos da cidade que evitem esta situação.
Para isso, Tuzino pretende convocar uma reunião com os presidentes dos partidos envolvidos nas próximas eleições para discutir o assunto e deixar claro que o exemplo dado por outros município precisa ser seguido por Ubatuba.
Um dos argumentos mais fortes a ser utilizado pelo candidato do PSDB é que Ubatuba, em especial, é uma cidade que precisa cuidar do meio ambiente e de sua imagem. Uma cidade poluída visualmente não ajudaria em nada ao desenvolvimento turístico, já que tem de apresentar a seus visitantes suas belezas naturais, mas também sua beleza estrutural. “A poluição visual só serviria para esconder parte desta beleza”, disse.
Além do trabalho do engenheiro Pedro Tuzino, o vereador Charles Medeiros, líder do PSDB na Câmara, deve colocar em votação um projeto de lei para proibir a prática de propaganda eleitoral em postes e muros.
Se você, morador de Ubatuba entende que este é um problema a ser combatido. Se você é simpatizante da idéia de ter uma cidade bonita, de uma campanha limpa, sem poluição, participe desta discussão e aproveite este espaço cedido pelo Litoral Virtual para registrar sua opinião sobre o fato. (Fonte: Divulgação)

Ação Litoral

Crônica Topo

Explosão em Paris!

Era uma tarde de verão azul e luminosa. Na estação ferroviária Gare du Nord, em Paris, minha mulher e eu esperávamos a hora de embarcar no trem que nos levaria a Amsterdã, na Holanda. Viagens de trem têm algo mais, são românticas, confortáveis e evocativas, sempre lembramos de algum detalhe da paisagem ou mesmo do que aconteceu a bordo.
Sendo possível prefiro esse meio de transporte. Os trens circulam desde o século XIX, as estações constituem registros permanentes de uma época em que a tecnologia das construções avançava no uso do aço. Vãos enormes foram vencidos com arcos, trabalhados com maestria arrojo e sensibilidade estética. 
Nas capitais européias essas estações constituem obras de arte dignas de apreciação. Por outro lado há o contraste tecnológico fascinante, atestando a evolução do grande macaco branco destituído de pelos.
Os trens, embora abrigados em estações seculares, são veículos moderníssimos, competindo com os aviões na preferência dos viajantes. Na verdade levam vantagem quando se trata de percursos curtos. 
De Londres para Paris, por exemplo. Se a viagem é feita de avião, deve ser contado o tempo de deslocamento entre a cidade e o aeroporto. Londres dispõe de três aeroportos internacionais, Gatwick, Heatrow e Stanstead, alcançáveis em viagens que duram no mínimo uma hora. O vôo em si, descontado o tempo de espera para o embarque, dura pouco mais de trinta minutos.
Em Paris, o aeroporto Charles de Gaulle fica longe da cidade, mais uma hora de viagem. No total, no mínimo três horas. De trem, embarca-se na Waterloo Station, em Londres e três horas depois se desembarca na Gare du Nord, em Paris, no centro da cidade. Com a aventura de passar sob o canal da mancha! 
Dessa mesma estação partem os trens que vão para a Bélgica, Holanda, Alemanha e Escandinávia. Era um desses que estávamos aguardando. Na nossa frente, esperando junto ao cordão de isolamento uma senhora extremamente bem-vestida segurava a guia de um cão negro de grande porte. 
O canídeo tinha características dos pastores alemães, era porém, maior e mais peludo e o pelo era preto azulado, da cor da asa da graúna. De repente aconteceu o inesperado, uma explosão terrível deixou a todos atônitos. 
Policiais surgiram de todos os lados, correndo e apitando, procurei ansioso o inspetor Clouseau, que não apareceu, decerto caçava panteras. Aliás, em Paris o que não falta são policiais na rua, onde quer que você vá encontrará pares deles, em constante vigília. 
Voltando à explosão; quem tem cachorro sabe o desconforto que o barulho causa aos sensíveis ouvidos desses animais. Fixei a atenção no cão que ficou desesperado. O medo foi tanto que resultou num cocô proporcional ao seu tamanho, no meio da plataforma.
Na seqüência foi aberta a passagem para o embarque. As pessoas não viram e caminharam por cima do cocô, desfazendo-o com as rodinhas das malas, deixando um rastro esverdeado plataforma afora. Nós que sabíamos do problema conseguimos desviar, esperamos a correria acalmar e caminhamos com cuidado, desviando do campo minado. 
Também não usamos o compartimento das malas onde havia uma grande confusão com gente maldizendo a vida em diversas línguas. 
Nunca saberei a causa da explosão, seguramente não foi nada importante, nenhum jornal noticiou. Ainda hoje me pergunto, teria sido obra de algum Bin Laden anônimo?

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html
 

Artigo Topo

Eleições Municipais
Irineu Nalin*

"Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil"

Essa legenda fez parte da publicidade de uma época e estava em um cartaz enorme colocado defronte a uma fábrica de formicida, no principal eixo ferroviário de São Paulo. Muito visível para os fazendeiros que se utilizavam desse que foi o principal meio de transportes. Isso seguramente já faz muito tempo. 
Hoje, o transporte ferroviário de passageiros limita-se apenas aos subúrbios nas regiões metropolitanas e, não se houve falar mais nessa espécie de formiga tropical como uma praga que ameace nossa agricultura, mesmo porque, através da biotecnologia, muitos insetos que eram vistos antes como uma praga, podem ser hoje aliados no processo de controle e proteção das culturas.
Entretanto, o país continua atrelado ao modelo exportador primário, repetindo os ciclos iniciais do pau-brasil e da cana de açúcar. Dependemos, principalmente, da exportação de produtos in natura que exigem grandes extensões de terras e enorme e custosa infra-estrutura para escoamento, desde a armazenagem até o porto.
Poderíamos agregar muito mais à economia, redirecionando à exportação para a agroindústria. Porém, além das barreiras dos importadores, não há tempo para respirar, compelido pela enorme dívida pública, a balança comercial necessita gerar superávites mas, isso é assunto para outro artigo. 
Atualmente, temos uma outra grande praga que nos ameaça e que não se limita a atacar plantações, pois se alastrou pelo país em todos os segmentos. Essa sim, um grande perigo. São os corruptos que infestaram nossa sociedade. São encontrados em todo lugar pois seguem os exemplos vindos de cima. 
Muitos deles, não poderiam se candidatar mas, como o processo de apuração é lento, acabam permanecendo em atividade e utilizando os recursos e a função para posarem como inocentes e vítimas. E, na maioria dos casos, acaba caindo no esquecimento da população. 
População que está cansada e preocupada com a queda de renda, com o desemprego, com a falta de assistência à saúde, com as constantes greves na previdência, na educação, que degradam esses serviços, preocupada com o futuro dos seus filhos e, desacreditada dos políticos.
Com a proximidade das eleições municipais é preciso renovar o estímulo e ativar a memória de cada cidadão para selecionar bem seus candidatos, tanto na câmara municipal como na prefeitura, pois é a única forma de ir extirpando essa praga que está comprometendo o desenvolvimento e a felicidade do povo brasileiro. 
Não adianta culpar esse perverso modelo em que estamos metido se antes não conseguirmos superar essa falta de ética na política e não conseguirmos colocar lá pessoas com vocação à causa pública, idôneas, equilibradas, preparadas e interessadas na coletividade.
E, o primeiro passo deve ser dado no município, onde vivemos, demandamos bens e serviços e, temos mais possibilidade de fiscalizar de perto os atos de gestão. Eleições que poderiam ter outro sentido se o Congresso tivesse levado adiante a Reforma Política.

Irineu Nalin*
Consulte artigos anteriores

Carta do leitor Topo

Pátio ou Calçadão - O calçadão de Ubatuba deixou de ser espaço para pedestres. 
O atual prefeito tem usado o espaço para fazer propaganda das suas obrigações. 
Pena que até hoje ele não colocou o Passat.

Foto: Carlo Rizzo
Ubatuba, SP

Coligações Perigosas II

Fotomontagem: Jullyany Roberta
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia da Lagoa

Praia da Lagoa
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor