Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 02 de julho de 2004 - Nº 1068 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Semana Internacional de Vela de Ilhabela é o destaque do Litoral Norte

Caraguatatuba
Surfistas de Caraguá tiram bons resultados 
Fundacc abre vagas para nível intermediário do curso de alemão

Ilhabela
Vereador propõe nome de Campo de Futebol no Portinho
Câmara aprova LDO 2005 com 38 emendas

São Sebastião
Expedição encontra Pingüins de Magalhães e aves migratórias na costa

Ubatuba
Cetesb aponta praia imprópria em Ubatuba
Torneio Internacional de Futebol
Passeio Ciclístico 
Projeto “Atividade Física, Uma Questão de Saúde”.
1º Campeonato Municipal de Basquete Adulto 
Judô
Convenção afirma as candidaturas de Rogério Frediani e Ruyter Santana 
Resultado do 4º Torneio Dimonaco de Natação
Programação de fim de semana

Seções
Crônica
Artigo

Carta

Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Semana Internacional de Vela de Ilhabela é o destaque do Litoral Norte

Litoral Norte - Em sua 31ª edição, a Semana de Vela de Ilhabela, que começa no próximo dia 9 de julho, promete bater recordes. 
Dez dias antes do início das regatas da classe Oceano, a competição já registra 130 barcos inscritos. Visando manter a beleza do espetáculo, esse ano os organizadores limitaram em 200 o número de barcos na classe. O objetivo, é bater o recorde de todas as edições anteriores e ainda garantir a segurança dos atletas. "Os barcos de oceano tem em média 30 pés cada um, imagine 200 em uma raia, é um show maravilhoso e uma competição muito acirrada", garante José Roberto Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela. A 31ª Semana de Vela de Ilhabela vai de 09 a 17/07. 
Entre os veleiros já estão inscritos gaúchos, paranaenses, mineiros, capixabas, catarinenses, paulistas, argentinos e cariocas. Entre os veleiros que já garantiram presença estão o Magia, de Torben Grael (que está na Itália treinando, mas chega a tempo para a Semana). 
, o , e o Pajero , de Eduardo Souza Ramos, que este ano tenta o tricampeonato. 
Torben vai disputar o título da Semana com outras feras do iatismo, como o irmão Lars Grael, que comanda o barco Asa Alumínio, atual campeão brasileiro da classe IMS, Oi Nokia Sorsa, com Eduardo Penido no comando, e Eduardo Souza Ramos com o seu Pajero, que esse ano vai tentar o tri-campeonato. No ano passado, a Semana de Vela teve a presença de 500 barcos somando 2.500 velejadores. Quanto maior o número de barcos, maior a competitividade e também as diferenças dentro da água. Desde o momento da largada, as regatas são acompanhadas pela CR (Comissão de Regata), com juízes e assistentes. 
Todos os tempos são anotados em planilhas e depois computados para saber quem é o vencedor. Na vela, nem todo barco que chega na frente é na realidade, o barco vitorioso. Pelas diferenças de tamanho, peso dos tripulantes, tipo de velas, entre outros detalhes, os resultados são submetidos a vários cálculos que resultam no chamado tempo corrigido. 
Além da CR, há ainda a Comissão de Protesto, que garante a execução das regras e a punição para quem desobedecê-las. Por ser um evento internacional a CP será presidida por Íon Echave, membro da ISAF, órgão máximo da vela mundial. Nos dias 12 e 13/07, o Sr. Íon Echave ministrará uma Clínica de Juízes, sob a coordenação do também juiz internacional Cláudio Ermel Ferraz, ISAF e Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM).
Premiação por equipes - Além de premiar os tripulantes por categoria da embarcação (IMS, ORC, Bico de Proa), a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), vai premiar por equipes. As equipes serão formadas por veleiros de um mesmo estado ou país, sendo necessário 3 da classe IMS e 3 da classe ORC Club.
Evento:
31º Semana Internacional de Vela de Ilhabela
De 9 a 17/07/04
Centro de Vela de Ilhabela e Yacht Club de Ilhabela. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Surfistas de Caraguá tiram bons resultados 

Caraguatatuba - Os sirfistas caraguatatubense Marcus Cardoso de 17 anos e Alexandre Moliterno de 30 anos, se destacaram na primeira etapa do circuito paulista profissional FREE SURF na praia de Itamambuca em Ubatuba. Marcus Cardoso chegou até a ao 3º roud (fase) passando baterias difissilimas terminando o evento na 49º posição vale resaltar que o evento teve 128 atletas do Brasil todo, Marquinhos como é chamado pela galera local vem evoluindo a cada competição, primeiro foi no pailista amador ha duas semanas atras, quando ele chegou nas semi-finais terminando em 7º e agora mostrou muita competitividade na categoria profissional ficando na frente de muitos surfistas de renome internacional. Tudo isso pelo fato dele estar morando em Florianópolis aonde ele vem treinando forte para as competições. O maior destaque do surf caraguatatubense Alexandre Moliterno, foi o 3º colocado embolsou 1800 reais, perdendo apenas para Simão Romão do RJ que foi o 1º e Renato Galvão de Ubatuba que foi o 2º. Moliterno atualmente mora em Ubatuba e treina todos os dias em Itamambuca, além de fabricar pranchas ele é surfista profissional, já viajou para o havaí, Tahiti, Costa Rica e Perú, com seu jeito simples conquistou os locais de Ubatuba que torceram muito por ele nas baterias que disputou em Itamambuca nesse fianl de semana. Ele e o mais novo de uma família de surfistas de Caraguá, incentivado desde cedo pelos irmãos Osmã, Pedro e Gilmar Moliterno ele passou a competir nos campeonatos da Associação de surf de Caraguá aos 13 anos, filho do seu Pedro e da dona Cida da fazenda disparada, moliterno tem dado muita alegria ao surf Caraguatatubense. (Fonte: ASC)

Fundacc abre vagas para nível intermediário do curso de alemão

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba em co-produção com o Instituto Goethe e a Deutsch Welle, vem realizando o projeto “Aprendizagem e Convivência como Instrumento para Educação”, com o Curso de alemão ministrado pelo professor José de Souza Rodrigues desde 2003. 
Em junho foi encerrado o nível básico, composto por dois livros, e a Fundacc abre vagas para nível intermediário a partir de agosto. As aulas acontecem as terças e quintas-feiras, às 19h30, no Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte. O curso é gratuito. Mais informações nos telefones 3883 3737 ou na Fundacc – Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá. (Fonte: Fundacc)

 


Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Vereador propõe nome de Campo de Futebol no Portinho

Ilhabela - O projeto de Lei 56/2004 de autoria do vereador Jadiel Vieira (PV), o Keko, aprovado, por unanimidade, na última sessão da Câmara pelos vereadores ilhabelenses, nomeia o Campo de Futebol no bairro do Portinho de “Sebastião Ferreira dos Santos”. O campo de futebol será oficialmente inaugurado hoje às 16h30, pelo prefeito Manoel Marcos. Segundo o vereador, a idéia era de homenagear o Sr. Sebastião Ferreira dos Santos, antigo morador da Ilhabela, sendo uma pessoa muita querida e respeitada na cidade. Sr. Sebastião veio de São Sebastião em 1952 e aqui permaneceu durante toda a vida. Ele exerceu a vereança durante três mandatos, nos anos de 1964, 1969 e 1977, sendo Presidente da Câmara Municipal no biênio de 1972/73 e vice – Presidente em 1979/83, inclusive vice-prefeito eleito em 1976.
“Um homem que sempre participou ativamente da vida política e social do município e desenvolveu um trabalho respeitado nos anos em que foi vereador”, comentou Keko. Keko disse ainda que a homenagem ao Sr. Sebastião não é somente a sua pessoa, hoje já falecida, mas a todos os amigos e moradores do bairro que poderão lembra-lo através deste carinho. Ele ainda ressalta que o campo de futebol é uma antiga reivindicação dos moradores do Portinho, sempre lutaram pela melhoria do antigo campo. Inclusive, Keko disse que em fevereiro de 2003, foi aprovada pela Câmara uma indicação de sua autoria, no sentido de determinar a execução de obras de reforma do campo do Portinho. “O bairro do Portinho comemora, e fico agradecido pelo fato do prefeito Manoel Marcos ter atendido a esta solicitação. Aproveito também para agradecer aos colegas vereadores pela sensibilidade de aprovarem o projeto que homenageia o Sr. Sebastião”, comemora o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara aprova LDO 2005 com 38 emendas

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou, na sessão de segunda-feira, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2005. O projeto 44/2004, de autoria do prefeito Manoel Marcos, recebeu 38 emendas aditivas. Na justificativa do prefeito, ele observa que o Projeto da LDO está de acordo com o estabelecido no Plano Plurianual para o período de 2002 a 2005, e as exigências contidas na legislação vigente, incorporando o produto de discussão popular, promovida através de audiências públicas e consultas à população durante o processo de elaboração dos programas e ações. “Este projeto reflete os anseios da população, atende a estrutura orçamentária, o planejamento de ações da Unidades Administrativas e do Legislativo”, comenta Manoel Marcos. A maioria dos vereadores apresentou suas sugestões para a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Os vereadores Rogério Ribeiro de Sá (PT), Dra Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT) e Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB) foram os recordistas, cada um apresentou em média sete emendas aditivas. As emendas do vereador Catolé tratam de isenção de taxa de fiscalização de funcionamento para Templos Religiosos; da criação de Centro Profissionalizante Municipal, do Conselho Municipal e o Fundo Municipal de Habilitação, do Programa Bolsa Creche, do Núcleo de Formação Cultural, Programa Esporte na melhor Idade, Capacitação para a cidadania; e Plano de inclusão digital de Ilhabela (PIDITAL). Já a vereadora Dra Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT) inclui emendas pela criação de Centros de apoio ao migrante; Centros de Referência ao idoso, a juventude, e adolescentes; criação da Secretária Municipal de Administração, Ouvidoria Municipal e programas e projetos de saneamento básico específicos para cada área.
A vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB) propõe convênios e criação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e a berçários nas creches municipais que não sejam subsidiadas pela Secretária de Educação; programas de hortas comunitárias, treinamento para domésticas e projeto municipal com o adolescente e a família; construção de prédio para abrigar moradores das comunidades tradicionais.
Os vereadores Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB) e José Pereira Brandão (PSDB) incluem propostas de infra-estrutura pública, como pavimentação de ruas, canalização de valas, construção de cheches, parques e campo de futebol.
As construções da Praça de Comidas Típicas e Mercado Municipal são as sugestões do vereador José Garcia de Souza (PSB).
Já o vereador Luiz Lobo inclui a LDO a criação da Secretária Municipal de Infra-Estrutura e Centro Cultural Educacional no onde se localiza atualmente a escola estadual Ana Leite Julião Torres. O presidente da Casa, vereador José Donizette da Silva (sem partido) sugere a assinatura de convênio ou equivalente visando à implantação de plano de saúde e seguro de vida para os funcionários. A única emenda aditiva do vereador Walter Duarte de Souza (PTB) e que na LDO seja incluída a compra de um caminhão limpa-fossa para prestar serviços à população carente. O vereador Romeu Pedro Persch (PTB) apresentou três emendas: a construção de campos de futebol no bairro Green Park e uma pista de moto cross no município; a transformação da Diretoria de esportes em Secretária Municipal de Esportes, Juventude e Lazer desvinculada da Secretária de Turismo e, por último, a Criação de um Órgão Municipal ou empresa pública para gerenciar os serviços de água e saneamento básico do município e conseqüentemente denunciação do convênio e/ou rescisão contratual da Sabesp. “Esta emenda tem a finalidade de oferecer subsídio legal à Administração Pública, para decidir o seu próprio destino relativo ao fornecimento de água a população e instalação de rede de esgoto e implantação da rede coletora”, comenta Romeu. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Expedição encontra Pingüins de Magalhães e aves migratórias na costa

São Sebastião - Uma expedição preliminar do projeto “Visão Costeira”, das Faculdades São Sebastião, foi realizada na quarta-feira. O projeto tem por objetivo obter um diagnóstico ambiental costeiro do município. Nesta etapa experimental do projeto, a navegação cobriu o trecho entre o Porto, no centro, e a Praia Brava, em Boiçucanga. Os alunos Adryan Herzog e Renato de Pádua, além dos ambientalistas Alexandre do Rêgo Vieira e José Mauro Botelho, representando a ONG Instituto Educa Brasil, participaram desta expedição. A equipe fotografou, mediu e pesou alguns animais que foram encontrados mortos na linha da costa, como um Pingüim de Magalhães (50cm, 2,5kg) e uma tartaruga marinha (60cm, 5kg). A tartaruga foi levada para exames no Cebimar/USP. A expedição encontrou também pingüins vivos na área de Toque-Toque Pequeno, aves migratórias no Boqueirão da Ilha de Toque-Toque Grande, e vários cardumes de peixes ao longo de toda a costa. 
“A expedição em apenas um trecho da costa pode dar uma idéia da riqueza de informações que teremos ao concluir todo o percurso”, diz o coordenador do projeto e professor das Faculdades São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego. Ele afirma que há cenas fantásticas de trinta-réis, aves que estão na lista paulista de extinção, pescando e nidificando nos ilhotes, mas também lixo no mar e animais mortos. A navegação cobriu cerca de 35 quilômetros da costa sebastianense, representando 1/3 do total previsto no projeto. Ao final das atividades, a equipe contabilizou 27 medições e catalogações, que serão compiladas para auxiliar nos trabalhos da expedição definitiva. Este programa conta com apoio do Ibama, Sete Lux Vídeo, além das Faculdades São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Cetesb aponta praia imprópria em Ubatuba

Ubatuba - Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) avaliou a praia do Perequê-mirim, em Ubatuba, como imprópria para banho. É a única do Litoral Norte que está com balneabilidade prejudicada. Outras seis praias estão impróprias para banho no Litoral Sul --Perequê, no Guarujá; Milionário e Gonzaguinha, em São Vicente; e Ponta da Praia, Boqueirão e Aparecida, em Santos. A companhia faz o monitoramento em 15 municípios litorâneos. Os dados utilizados na avaliação são coletados em 146 pontos de amostragem. As coletas de água do mar são encaminhadas para análises para determinar o índice de coliformes fecais. (Fonte: ValeParaibano)

Torneio Internacional de Futebol

Ubatuba - A Secretaria de Esportes e Lazer da P.M.U. em parceria com a empresa SOCCER DO BRASIL EMPREENDIMENTOS ESPORTIVOS, estarão realizando no período de 18 a 24 de julho o II SOCCER DO BRASIL CUP 2004, evento este que contará com a participação de equipes do exterior alem de outras do Brasil e também de Ubatuba.
O Torneio será dividido por categorias , com crianças de 10 anos até adolescentes de 17 anos; também será disputada uma categoria feminina. 
Os jogos terão lugar no Estádio Municipal, Horto Florestal, Itaguá, Sertão da Quina e Maranduba, durante todo o dia. Do exterior teremos 14 equipes sendo que 12 virão do México e 2 do Chile, alem de equipes que são franquias do Santos F.C. e do São Caetano.
As equipes estarão instaladas em Hotéis da cidade durante todo o período de realização do evento, movimentando assim o comércio de Ubatuba, são esperados cerca de 300 pessoas do exterior, entre atletas e acompanhantes.
Maiores informações no site www.soccerdobrasil.com.br ou na Secretaria de Esportes e Lazer. (Fonte: SEL/PMU)

Passeio Ciclístico 

Ubatuba - Será realizado neste domingo, dia 04 de julho, as 10:00 horas, pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba e com total apoio da Empresa Lojas Cem, o “Passeio Ciclístico de Inverno”.
As inscrições do passeio poderão ser feitas na Lojas Cem, e os 500 primeiros inscritos ganharão uma camiseta. O passeio Ciclístico terá o seu início às 10:00 horas em frente a Lojas Cem, onde os ciclistas percorrerão as ruas da cidade, terminando no mesmo local do início, onde haverá sorteio de bicicletas e brindes para os participantes. A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece antecipadamente a todos os envolvidos direta ou indiretamente no Passeio Ciclístico de Inverno. (Fonte: SEL/PMU)

Projeto “Atividade Física, Uma Questão de Saúde”.

Ubatuba - A melhor idade de Ubatuba esta agitada este mês, estivemos no dia 19/06 com times de vôlei adaptado de várias cidades (Caraguá, Cruzeiro e Lorena), onde aconteceu no tubão um torneio, Ubatuba saiu campeão deste torneio, nossas meninas comandadas pelo Professor Fabiano foram demais. Também no mês de junho aconteceu O JEI (Jogos Estadual do Idoso), na cidade de Guarujá no dia 25,26,27 de junho, onde marcamos presença com nossa atleta Isabel Rodarte na natação, conseguindo o honroso 5º lugar.
O “I Encontro da Melhor Idade de Ubatuba”, aconteceu no dia 26/06/04, neste encontro estiveram presente vários palestrantes:
Dr. Trípoli (Presidente Conselho Estadual Idoso)
Dr. Ângelo Schius (Ginecologista)
Dra. Patrícia Brandit (Nutricionista)
Dra. Rosa Gil (Reumatologista)
Neste encontro foram abordados vários assuntos pertinentes voltado a melhor idade, foi com grande prazer que vimos todos os bairros envolvidos, Taquaral, Perequê–Açu, Marafunda, Ipiranguinha, Estufa I e II, Itaguá, Enseada, Lázaro, Maranduba, Lagoinha, Centro e a todos que participaram um grande abraço. Estivemos o dia inteiro neste encontro onde estreitamos mais nossos laços de amizade.
Agradecemos a P.M.U na figura Sr. Paulo Ramos e ao Fundo Social e todos que nos ajudaram a acontecer o I Encontro da Melhor Idade de Ubatuba. Para fechar o semestre com chave de ouro o projeto estará realizando neste dia 03/07 (julho) a “II Festa Caipira da Melhor Idade”, onde todos os bairros estarão presentes, com barracas de comidas típicas, fogueira, bingo, sorteios de bike, show com banda de forró e uma grande quadrilha da melhor idade, todos estão convidados a prestigiar e a participar. (Fonte: SEL/PMU)

1º Campeonato Municipal de Basquete Adulto 

Ubatuba - Está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, no Ginásio Municipal de Esportes “Benedito Pinho Filho”(TUBÃO), o ”1º Campeonato Municipal de Basquete Adulto”.
O Campeonato que tem o apoio das empresas: Tachão de Ubatuba, Hlera vídeo bar, Colégio Taba, Movéis Docelar, Colégio Objetivo e Clinica de Fraturas Ubatuba, acontece as quartas e sextas feiras, a partir das 19:00 horas.
Resultado:
Semi Finais: 25 de junho
19:00 horas Taba 87 X 74 Clínica
19:30 horas Objetivo 69 X 79 Hlera

Finais: 02 de julho
19:00 horas Objetivo X Clínica
19:30 horas Taba X Hlera
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a todos os envolvidos direta ou indiretamente no 1º Campeonato Municipal de Basquete. (Fonte: SEL/PMU)

Judô

Ubatuba - Será realizado em Ubatuba, de 12 a 17 de julho, o “Treinamento de Alto Nível de Férias”, masculino e feminino. O evento terá a Coordenação dos professores Calazans Camargo ( Delegado Regional) e Josino Francisco de Souza (Diretor Técnico da 2ª Região). Os treinamentos acontecerão nos “Chalés Bem Viver” (antigo Chalés Onodera) no Trevo da Rodovia Rio Santos, que dá acesso a Taubaté. A proposta deste treinamento de férias é unir o aperfeiçoamento técnico ao lazer e turismo, proporcionando a oportunidade de participar de uma atividade de alto nível. Em 2003, o treinamento foi um sucesso, com a participação de atletas e professores de todo o estado, o que proporcionou ótimos treinos e passeios maravilhosos nas belíssimas praias de Ubatuba. (Fonte: SEL/PMU)

Convenção afirma as candidaturas de Rogério Frediani e Ruyter Santana 

Ubatuba - União. Esta palavra define a convenção realizada, no último domingo, dia 27, na Câmara Municipal. A coligação “Nós amamos Ubatuba”, confirmou a candidatura de Rogério Frediani para prefeito e Ruyter Santana para vice nas próximas eleições. Compõem a chapa: PTB, PSDC, PMN e PPS, com o apoio do PTC. Cerca de mais de mil pessoas (do Camburi a Maranduba), durante todo o dia, passaram pela Casa de Leis e acompanharam atentos e esperançosos por esta composição. Rogério Frediani é comerciante, casado e tem dois filhos. Em 1948, seu pai Fiovo Frediani foi pioneiro ao montar um posto de combustíveis e logo se envolveu com a política: foi duas vezes vereador, de 1964 a 1969 e de 1977 a 1983, e prefeito em mandato tampão. Tal pai, tal filho. Rogério Frediani foi eleito pela primeira vez em 1993, e em 1997 foi vice-prefeito. Cumpre agora seu segundo mandato de vereador, eleito em 2001. Desde 2002 é presidente da Câmara. Ruyter Santana é comerciante, casado e tem um filho. “Sabemos as dificuldades que o nosso município enfrenta, por isso estamos dispostos a trabalhar para mudar este quadro”, disse Santana.
“Neste plenário, a cidade está representada, pois vejo moradores do Camburi a Tabatinga. É o nosso povo, a nossa força, pessoas com garra e vontade de mudança, pessoas que querem uma cidade melhor. Ninguém faz nada sozinho, o que é demonstrado claramente aqui. Nós amamos Ubatuba. Amor por nossa terra e nossa gente. As dificuldades são grandes, mas o esforço é coletivo. Obrigado, amigos e companheiros, obrigado a todos”, concluiu Frediani. (Fonte: Luana Camargo)

Resultado do 4º Torneio Dimonaco de Natação

Ubatuba - Foi realizado com grande sucesso pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer em conjunto com as empresas DiMonaco e Restaurante Drumond, dia 27 de junho, na Piscina Municipal o 4º Torneio DIMONACO/Restaurante Drumond AcquaKids de Natação. Com aproximadamente 250 crianças disputando as 22 provas,o 4º Torneio DIMONACO/Restaurante Drumond Acquakids de Natação 2004, foi muito disputado onde as crianças lutaram muito por um lugar no podium. Os três primeiros colocados de cada prova receberam medalhas, porém por ser um torneio de incentivo para as crianças, todas receberam um certificado de participação.
Segue abaixo a classificação por provas:

1ª Prova – 25 metros crawl – 7 e 8 anos - feminino
1º Letícia Bonfiglioli Academia Spazio
2º Nicole Cunha Azevedo Academia Spazio
3º Brenda Fernanda Oliveira SEL-PMU

2ª Prova – 25 metros – crawl – 7 e 8 anos – masculino
1º Patrick Graglia Academia R H +
2º Eduardo Rio Godinho Academia R H +
3º Fabio Rio Godinho Academia R H +

3ª Prova – 25 metros crawl – 9 e 10 anos – feminino
1º Carolina Matosko Academia Spazio
2º Thais Dias Academia R H +
3º Mariana Barros Jacob Academia Barros Acqua Sport

4ª Prova – 25 metros crawl – 9 e 10 anos – masculino
1º Gustavo Nunes Academia Barros Acqua Sport
2º José Mauro P. Barros Junior Academia Barros Acqua Sport
3º Abner Mathey de França SEL-PMU

5ª Prova – 50 metros crawl -11 e 12 anos – feminino
1º Rita Miuki Sato Academia Spazio
2º Thais Matosko Academia Spazio
3º Maria Alice Oliveira SEL-PMU

6ª Prova – 50 metros crawl –11 e 12 anos – masculino
1º Ricardo L. Blasques Academia Barros Acqua Sport
2º Lucas Fernandes Barros Academia Barros Acqua Sport
3º Ricardo Passos Rocha SEL-PMU

7ª Prova – 50 metros crawl – 13 e 14 anos – feminino
1º Toufica Mohamad El Ali Academia Spazio
2º Raryne Belard Medeiros SEL-PMU
3º Ana Paula da Silva Academia Barros Acqua Sport

8º Prova – 50 metros crawl – 13 e 14 anos - masculino
1º Igor Barros Gonçalves Academia Barros Acqua Sport
2º Jeremias Silva Richiere SEL-PMU
3º Caio Oliveira Passolongo SEL-PMU

9ª Prova – 25 metros costas – 07 e 08 anos – feminino
1º Letícia B. Freitas Academia Spazio
2º Julia R. B. Pitta Academia R H +
3º Camila Santana SEL-PMU

10ª Prova – 25 metros costas – 07 e 08 anos – masculino
1º Patrick de Barros Graglia Academia R H +
2º Eduardo Rio Godinho Academia R H +
3º Vitor Rebello Papp Academia Spazio 

11ª Prova - 25 metros costas – 9 e 10 anos – feminino
1º Carolina Matosko Academia Spazio
2º Paola M. P. de Barros Academia Barros Acqua Sport
3º Nara Nascimento Santos SEL-PMU

12ª Prova – 25 metros costas – 9 e 10 anos – masculino
1º Gustavo Oliveira Nunes Academia Barros Acqua Sport
2º Guilherme Correa da Silva SEL-PMU
3º Rafael Vaz de Campos SEL-PMU

13ª Prova – 50 metros costas – 11 e 12 anos – feminino
1º Rita Miuki Saito Academia Spazio
2º Taimara L. J. B. dos Santos SEL-PMU
3º Carla Maria dos Santos Academia Spazio

14ª Prova – 50 metros costas – 11 e 12 anos – masculino
1º Ricardo Luz Blasques Academia Barros Acqua Sport
2º Wagner Monteiro de Lima SEL-PMU
3º Victor Hugo Lacerda Russo SEL-PMU

15ª Prova – 50 metros costas – 13 e 14 anos – feminino
1º Toufica Mohamad El Ali Academia Spazio
2º Arine Cristina M. de Souza SEL-PMU

16ª Prova – 50 metros costas – 13 e 14 anos – masculino
1º Jeremias Silva Richiere SEL-PMU

17ª Prova – 25 metros peito – 9 e 10 anos – feminino
1º Thais Fernanda Souza Madeira SEL-PMU

18ª Prova – 25 metros peito - 9 e 10 anos – masculino
1º Renan de Barros Graglia Academia R H +
2º Daniel Rio Godinho Academia R H +
3º Hugo Canabrava Vital SEL-PMU

19ª Prova – 50 metros peito – 11 e 12 anos – feminino
1º Thais Matosko Academia Spazio
2º Mariana Rodrigues de Oliveira SEL-PMU
3º Maria Alice Correa OLiveira SEL-PMU 

20ª Prova – 50 metros peito – 11 e 12 anos – masculino
1º Lucas Fernandes Barros Academia Barros Acqua Sport
2º Caio Famadas Academia R H +
3º Ricardo Passos Rocha SEL-PMU

22ª Prova – 50 metros peito – 13 e 14 anos – masculino
1º Igor Barros Gonçalves Academia Barros Acqua Sport
2º Caio Oliveira Passolongo SEL-PMU
3º Matheus da Conceição Academia R H +

Classificação por Equipes
1ª SEL-PMU 223 pontos
2ª Academia Spazio 128 pontos
3ª Academia Barros Acqua Sport 112 pontos
4ª Academia R H + 107 pontos (Fonte: SEL/PMU)

Programação de fim de semana


Ubatuba - De 09/06 a 04/07 - Exposição Artesanato Material Reciclável 
das 8h às 18h no Centro de Informações Turísticas
* Dia 02/07 - Banda no Bairro - Apresentação da Lira Padre Anchieta
às 16h no Calçadão da Rua Maria Alves
* Dia 02/07 - Sexta Básica Musical com José Maurício na apresentação "Eu e os poetas"
às 19h no Casarão do Porto
* Dia 03/07 - Coquetel de abertura da Exposição de Inverno 2004
às 20h30 no Ubatuba Iate Clube
* De 04/07 a 04/08 - Exposição de Inverno 2004 Arte e Artesanato
Sede Náutica Ubatuba Iate Clube - diariamente das 11h às 17h
Av. Plínio de França, 378 - Saco da Ribeira
* Dia 04/07 - Banda na Praça - Apresentação da Lira Padre Anchieta
às 20h30 na Praça da Igreja Matriz
* Dia 04/07 - Passeio Ciclístico de Inverno
às 10h - saída da Rua Hans Staden, em frente a Lojas Cem. (Fonte: Divulgação)


Ação Litoral

Crônica Topo

Janjão e Dudu 

Era uma vez um casal de tainhas que se amavam. Enquanto estavam entretidos com os jogos amorosos que invariavelmente resultam em mais tainhas, aconteceu um imprevisto na usina nuclear de Angra dos Reis. Vazou água radiativa que envolveu o casal apaixonado e resultou no mais longo orgasmo que qualquer tainha já teve. O resultado foi um bebê tainha diferente, maior do que os bebês tainhas normais. 
Com uma semana ele já era do tamanho dos pais, e com duas semanas saiu pelo mundo afora deixando a mãe em prantos. Acabou gostando das águas de Ubatuba e por aqui ficou. O bebê cresceu e virou uma bela tainha adulta, do sexo masculino. Um “tainho”. Seu nome é Janjão. 
Apesar de recém-saído da adolescência Janjão é do tamanho de uma baleia e pesa oito toneladas. Foi ajudado no crescimento pelas lulas que este ano apareceram em grande quantidade. Aliás, tudo neste ano está diferente. 
O Santo André sagrou-se campeão da Taça Brasil em pleno Maracanã ao bater o Flamengo. No campeonato nacional os dois líderes são de Santa Catarina. O PFL propôs um salário mínimo maior do que o do PT e Portugal está na final da Copa da Europa, ao lado da Grécia. Ah! Quase ia me esquecendo, o Once Caldas ganhou a Libertadores. Saravá!
Mas voltando ao Janjão, além de crescer ele sofreu uma mutação genética que aumentou seu QI para algo em torno de 320, um fenômeno, nem Herman Khan que também parecia uma baleia tinha QI igual. Um quociente de inteligência dessa ordem propicia dons telepáticos conforme atesta o “Manual Geral de Clarividência”, livro que o presidente Lula está colorindo e depois vai ler.
Janjão capta as ondas mentais emitidas pelos moradores de Ubatuba, processa as informações com seu cérebro ultrapoderoso e tira conclusões brilhantes que emite através de ondas védicas perceptíveis apenas para médiuns de elevada conduta moral. 
O único ser vivo nessas condições é esquivo, não gosta de ser visto em publico. É uma criatura tímida e em vias de extinção, um pássaro Dodô trazido para Ubatuba em 1620. 
Está um tanto velho, pode-se mesmo afirmar que é um Dodô gagá, mas ainda ativo, na verdade os dons mediúnicos melhoraram com o tempo. 
Da convivência com os humanos Dudu, esse é o nome do Dodô, aprendeu código Morse e enquanto recebe as mensagens, telegrafa com o bico. 
Bem, até agora tudo o que foi dito é apenas a introdução do que vai interessar realmente aos leitores. Como estamos em ano de eleições, depois de muito argumentar consegui convencer Janjão e Dudu a trabalhar como pesquisadores de opinião. 
Custou pouco, Janjão quer como pagamento que eu leia Ulisses, de James Joyce, em voz alta e Dudu gosta de balas de goma. 
Assim, todas as sextas-feiras teremos as últimas informações das expectativas dos ubatubenses em relação ao pleito de outubro. Informações mágicas. Não percam. 
Tudo o que você sempre quis saber sobre as eleições e tinha medo de perguntar. Será o placar de Janjão e Dudu, uma dupla do peru! Boa essa rima! 

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Artigo Topo

Eleições Municipais - II
Irineu Nalin

Será que os eleitores dos municípios brasileiros estão preparados para as próximas eleições municipais? São eleições importantíssimas, pois formam a base de sustentação para as próximas eleições nos estados e na federação, além de influir diretamente na qualidade de vida de seus habitantes.
Partidos e candidatos já estão definidos. Teria sido um grande avanço se estas eleições pudessem ser reguladas por novas normas que fazem parte da Reforma Política que tramita no Congresso e que ficou não se sabe para quando. 
Essa evolução é necessária para eliminar inúmeras falhas nesse processo e dar mais transparência às campanhas. Mas, não adianta neste momento chorar o leite derramado e o atraso que causa ao país. 
De qualquer forma, a redução do número de vereadores já é um passo para moralizar essa função que é a base de formação do quadro político do país e, que antes era um exercício de cidadania sem remuneração, passando a ser atualmente mais uma disputa de emprego com muitas vantagens. 
Os postulantes estão aí e cabe ao eleitor a responsabilidade de escolher, segundo sua consciência, os melhores candidatos. Melhores seguindo certos critérios que levem em consideração: idoneidade, vocação à causa publica, competência, equilíbrio, propostas de trabalho, seu passado político, etc. E, não pela imagem passada ao eleitor, através dos marqueteiros de plantão, especialistas em vender gato por lebre e ou que possam ser induzidos por pesquisas. 
Mesmo porque, os partidos políticos devem estar apresentando seus candidatos após submete-los a alguma avaliação e, foram homologados pela Justiça Eleitoral, devendo merecer nosso respeito e, julgados exclusivamente através do voto. A omissão de pessoas que se julgam com melhor qualificação acaba direcionando os partidos a proporem esses postulantes e, é nesse contexto que o eleitor deve decidir.

Uma das questões importantes a ser levada em consideração pelo eleitor e que deve ser argüido dos candidatos é o destino dos recursos que fazem parte do orçamento municipal.

A contribuição direta de impostos, da população do Litoral Norte, através dos principais tributos pode ser vista na Figura acima, sem considerar aí as taxas cobradas e relativas a prestação de serviços públicos (ex.: taxa do lixo). O exercício comparativo entre esses municípios, suas respectivas fontes de receita, já é uma boa indicação para avaliar o retorno que a população tem recebido em cada um deles.
Como veremos no próximo Artigo desta série, a composição da receita orçamentaria desses municípios altera-se substancialmente com as transferências das esferas superiores (Estado/União). São informações importantes ao eleitor para discutir com os candidatos. O volume de recursos à disposição para administrar suas cidades, quando bem alocados podem proporcionar melhores condições de vida e bem estar aos seus habitantes. Sem antes, meterem a mão no bolso do contribuinte que não suporta mais essa carga de impostos, como tem sido de praxe, vencida a eleição.

Irineu Nalin
Ir. 01/07/04
Consulte artigos anteriores

Carta do leitor Topo

Doenças - No comentario da amiga Bel dergan do Sertão da Quina que está otimo,perfeito e verdadeiro ,gostaria de enfatizar tambem o quanto estamos largados e desprovidos de uma a dministração seria e competente,a ponto de estar havendo muitos casos de hepatite na nossa região (e muitas suspeitas),ja que realmente os exameas demoram e muito para serem entregues os resultados sem contar as dificuldades que nos aqui e todo o povo em geral tem para fazer se os exames ,e ainda dizem que a saude está otima ,que lastima. ,em frente a minha casa ,tem uma vala (uma das )que está um horror de tanto que fede por que ali escorre M mesmo ,e eu e os vizinhos não temos mais a quem recorrer,por que já levei quaze todos da regional Sul para verem o problema,viram e não resolveram nada,está lá aquele bosteiro só,sem contar que minha filha esta com suspeita de hepatite.
Por favor nos ajudem ,sei la quem,por que tambem ja fiz varias denuncias na Vigilancia sanitaria e nada de irem resolver nossos problemas. 

David lemos 
Maranduba, Ubatuba - SP

Convenção do Crioulo Doido - Ainda bem que acabou o prazo para indecisões quanto à escolha do nome que ladeará o atual prefeito de São Sebastião, em sua busca de um novo mandato. A coisa estava ficando mezzo Pirandello-mezzo Kafka com pitadas de Jânio Quadros. Muito interessante. 
Habemus Vice. 
Vixe!

Vitório M. M. Papini
Boiçucanga, São Sebastião - SP
 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia da Lagoa

Praia da Lagoa
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor