Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 07 de julho de 2004 - Nº 1071 Edições Anteriores
Barra da Lagoa Portal da Palmeira Disk Denúncia

Região
Igreja católica realizará debates com candidatos
Reunião hoje discute criação do Consórcio “Costa Verde”
PSF realiza mutirão odontológico

Caraguatatuba
Centro de Estudos oferece cursos para professores de línguas
Projeto oferece esporte para crianças e adolescentes 
EMEF’s da Martim de Sá e Casa Branca comemoram São João nesta semana
Profissionais da Educação participam de capacitação sobre o Cadastro Único
Policial Militar fará estágio de aperfeiçoamento em Caraguá 
Equipe de Canoagem de Caraguá é campeã paulista em São Vicente

Ilhabela
Moradores de Ilhabela poderão ganhar Posto da Justiça Eleitoral
Sabesp: a água potável de Ilhabela está de acordo com a legislação

São Sebastião
Estação USP chega a S. Sebastião
Projeto regulamenta instalação de bancas de jornal em São Sebastião
Carvalhosa: “Convenção do PMDB será declarada nula”; Heriberto diz que não foi notificado
Psicopedagoga virá para curso de intervenção clínica
Pousada doa 500 cobertores para alunos de escola de Maresias

Ubatuba
Exposição fotográfica mostra belezas da região

Seções
Política
Artigo

Carta

Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Igreja católica realizará debates com candidatos

Litoral Norte - A Igreja Católica, por meio da Pastoral Fé e Política de Caraguatatuba, realizará debates entre candidatos a prefeito das cidades do Litoral Norte. A pastoral, a cargo do assessor diocesano José Reinaldo Arado, tem preparado material que servirá para orientar os leigos sobre o “Voto Consciente”, empenho da ação pastoral, e para a realização dos debates.
O conteúdo é baseado em documentos oficiais da Igreja, elaborados por bispos, que norteiam as condutas da instituição, incluindo as ações no campo político, conforme explica Arado. “A Igreja possui toda uma conduta apartidária e de compromisso com a sociedade no que se refere a orientar os eleitores sobre o perfil ideal de um candidato”. O primeiro debate será realizado com candidatos a prefeito de Ubatuba, no dia 5 de agosto, no salão da Igreja São Francisco, no centro dessa cidade. Todos eles serão convidados oficialmente pela Diocese de Caraguatatuba. Arado explica que os debates não serão abertos ao público em geral, em razão da falta de espaço. Assim, serão convidados, membros da comunidade católica, entre eles lideranças de grupos de serviços das pastorais e imprensa. Em Ubatuba, a previsão é de 200 convidados. Cada debate terá duas 2 horas de duração. Ainda serão agendados os debates nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Nas últimas eleições foi lançada uma Cartilha para o período pré-eleitoral. Para estas eleições municipais, a Diocese prepara um material próprio para ser utilizado antes e depois das eleições. Para os candidatos a vereador não haverá debate, mas apresentação das propostas de cada um nas paróquias, ainda sob organização. (Fonte: Imprensa Livre

Reunião hoje discute criação do Consórcio “Costa Verde”

Litoral Norte - A Comtur (Companhia de Turismo) de Ubatuba realiza hoje uma reunião para discutir proposta de criação do Consórcio Intermunicipal “Costa Verde” do Litoral Norte. O encontro terá a presença de representantes das prefeituras, como secretários de Turismo, diretores dos Parques Estaduais da região, representantes de associações comerciais, de hotéis e pousadas, sindicatos de bares e restaurantes e demais setores afins. O encontro terá início às 10h, no Hotel Tabatinga, em Caraguatatuba.
A diretora-presidente da Comtur, Patrícia Ortiz, explica que no dia 22 de junho, foi realizada reunião em Ubatuba, quando representantes do governo do Estado apresentaram a Política Estadual de Regionalização do Litoral Norte Paulista, além da proposta de criação de um pólo turístico do Cone Leste Paulista. O assunto foi exposto a representantes das quatro cidades do Litoral Norte, além de setores da iniciativa privada. Na ocasião foi assinada a proposta da regionalização pelos quatro municípios. A princípio, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos, seria o presidente do consórcio, mas como ele irá disputar a reeleição municipal, seu nome está descartado. Alfredo Cirilo, diretor de Turismo de Ilhabela, é eventual presidente do consórcio, o que poderá ser confirmado hoje. Patrícia Ortiz foi eleita gestora do consórcio. Outra reunião já ocorreu em Ilhabela. Patrícia conta que na reunião de hoje, deve ser formado o conselho da instituição. O Litoral Norte já teve atuante a Fundação Linha Verde, também voltada a fomentar o turismo na região. Conforme Patrícia, esta fundação ainda existe, mas somente “no papel”. Ela prevê a possibilidade de “ressuscitar” a Linha Verde ou formalizar o novo consórcio. Patrícia Ortiz, que atuou no governo municipal de São Sebastião anterior, é a idealizadora do Programa de Ecoturismo desta cidade, o que está sob novo estudo. Ela também trabalhou no Parque Estadual de Ilhabela por dois anos. Especialista em turismo e meio ambiente, Patrícia afirma que é possível explorar bem a vocação turística do Litoral Norte, sem depender da sazonalidade. (Fonte: Imprensa Livre)  

PSF realiza mutirão odontológico

Litoral Norte - Uma equipe, composta de 18 profissionais, realizou diversos atendimentos de saúde bucal, ontem, na EM de Boracéia. 
No total, 172 crianças de 4 a 10 anos, foram atendidas na parte da manhã e à tarde.
Além do tratamento dentário, a equipe do PSF (Programa Saúde da Família) desenvolve um trabalho preventivo, com escovação supervisionada e aplicação de flúor. Os alunos assistem as palestras e os vídeos educativos, onde são ensinados a cuidar da higiene bucal. 
Esta é a segunda vez que o mutirão acontece na EM de Boracéia. “Nesse retorno podemos notar uma significativa redução no índice de cáries e melhora de higienização”, revela o coordenador do PSF, Sílvio Pimentel. Ele aponta as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde como um fator que colabora para os resultados positivos obtidos. No mês que vem, o PSF pretende oferecer uma palestra de saúde bucal para os pais dos alunos da EM de Boracéia. A diretora da escola, Tânia Jarra, valoriza a integração entre saúde e educação como um meio de trazer benefícios à comunidade. O secretário da Saúde, Paulo Jorge, esteve pela manhã no local conferindo de perto os atendimentos realizados. A iniciativa conta ainda, com o apoio da Autoviass no transporte de profissionais e equipamentos.
(Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguatudo O Guaruçá

Centro de Estudos oferece cursos para professores de línguas

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo estarão oferecendo a partir do mês de agosto, no Centro de Estudos Lingüísticos (CEL), cursos de língua inglesa e de aperfeiçoamento para professores de língua portuguesa. Os cursos são dirigidos à comunidade acadêmica e no caso de sobrarem vagas, as mesmas serão abertas para a comunidade. Como trabalhar o inglês em sala de aula, informática e ensino de língua portuguesa, são exemplos dos cursos com duração de 20 horas, que serão oferecidos no CEL, voltados para professores de toda rede de ensino do Litoral Norte. Professores e estudantes poderão participar dos cursos de Português Instrumental, que será realizado com turmas aos sábados das 08 às 10 horas. O curso de Inglês Instrumental será realizado às quintas-feiras das 19 às 21 horas, às sextas das 19 às 21 horas e, aos sábados das 8 às 10 horas. O curso de Inglês Conversação Básico e Intermediário terá turmas durante toda a semana em diversos horários. Já o curso de 20 horas para aperfeiçoamento de professores de língua portuguesa e inglesa será realizado durante a semana com turmas pela manhã e à tarde, e aos sábados com turmas pela manhã. O núcleo se preocupa em oferecer o aperfeiçoamento do aprendizado da comunidade acadêmica, tanto no estudo de línguas como na sua aplicação tecnológica. Já estão acontecendo os cursos de língua inglesa nos níveis básico e intermediário, com duração de um semestre. Os cursos destinam-se àqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos adquirindo um alto nível de fluência, vocabulário abrangente, e uma comunicação com desenvoltura em diversas situações e contextos. O Centro de Estudos Lingüísticos foi implantado recentemente nas Faculdades Integradas Módulo com o objetivo de desenvolver trabalhos de pesquisa dirigidos à comunidade acadêmica. Os núcleos desse centro são compostos por grupos que desenvolvem trabalhos nas áreas de metodologia e ensino de línguas, conduzidos por professores do curso de letras, sob a coordenação do Prof. Ms. Wellington de Oliveira.
“Na faculdade e nos cursos de pós-graduação, os professores freqüentemente solicitam fontes de consulta e pesquisa em língua estrangeira para execução de trabalhos nas mais diversas áreas. A relevância do ensino instrumental está no fato de que o mesmo visa levar os alunos a se concentrarem nas suas necessidades específicas de profissionalização ou especialização”, comenta o Prof. Ms. Wellington de Oliveira.
Os cursos serão realizados no Módulo – prédio do centro. Informações sobre as inscrições pelos telefones 3897-2000, no mês de agosto. (Fonte: Módulo)

Projeto oferece esporte para crianças e adolescentes 

Caraguatatuba - Crianças de 6 a 14 anos participam de aulas de vôlei, basquete, futebol e ginástica rítmica, aos sábados, inclusive nas férias, na Unidade da Martim de Sá. As inscrições devem ser feitas no local. Através do projeto Crescendo com os Esportes, os alunos do curso de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo, estão promovendo aulas para adolescentes e crianças na Unidade Laudelina Campus Gonçalves, no bairro Martim de Sá. O projeto acontece desde 2003 e atende atualmente 55 crianças de 6 a 14 anos, que participam de aulas de vôlei, basquete, futebol e ginástica rítmica. As aulas acontecem aos sábados, das 8 às 12 horas, inclusive nas férias. O projeto está aberto a quem quiser participar e as inscrições devem ser feitas no local e horário das aulas. O grupo de 22 alunos é coordenado por uma equipe de professores que querem levar aos participantes muito mais do que a aprendizagem do jogo. Para o professor Fernando Lopes, que é voluntário, o trabalho tem como objetivo desenvolver a inteligência da criança, por meio do convívio, da troca de idéias e da participação. “Tentamos fazer com que elas se sintam participantes de tudo. Em alguns momentos deixamos que elas alterem as regras do jogo, tudo para que ela participe”, comenta o professor. Para o próximo semestre, o projeto irá envolver os pais, que poderão participar de caminhadas e de aulas de ping-pong, enquanto esperam seus filhos. Segundo o Professor Fernando Lopes, a maioria dos participantes são crianças que moram próximo da Faculdade, principalmente aquelas com poucas oportunidades de praticar esporte e lazer. “Muitas delas não têm tênis e roupa para jogar, mas têm muita vontade de aprender”, comenta ele. (Fonte: Módulo)

EMEF’s da Martim de Sá e Casa Branca comemoram São João nesta semana

Caraguatatuba - A EMEF “Prof. Luiz Ribeiro Muniz”, da Martim de Sá, de Caraguatatuba, realizará na próxima quinta-feira, 8 de junho, a grande festa julina para toda a comunidade, a partir das 18h. Além das tradições danças típicas, haverá brincadeiras, jogos e muita diversão. Na sexta-feira, 9 de julho, é a vez da EMEF “Oswaldo Ferreira”, do Casa Branca, realizar seu “Arraiá”, com muita diversão, das 14h às 18h. Haverá brincadeiras, bingos, apresentações de quadrilhas pelos alunos da unidade e comidas típicas. Participe! (Fonte: SME/PMC)

Profissionais da Educação participam de capacitação sobre o Cadastro Único

Caraguatatuba - O setor de Integração de Cadastros da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira, 29 de junho, uma capacitação para profissionais da Educação que atuam nas unidades escolares, entre eles, diretores e vice-diretores, coordenadores, auxiliares administrativos, entre outros.
O encontro teve como tema o Cadastro Único, e o principal objetivo foi ensinar aos participantes como preencher a ficha cadastral de famílias que têm alunos nas escolas e ainda não estão inscritas em programas de benefícios dos governos federal e estadual. 
A capacitação foi ministrada por Kátia Di Giaimo, Danilo D’Angelo Júnior e Rosemeire Borge, na sala Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação, e aconteceu no período da manhã.
Segundo explicou Kátia Di Giamo, responsável pelo setor de Integração de Cadastros, durante a reunião foi mostrado o programa utilizado para o cadastramento e as ferramentas para funcionamento do mesmo. “Antes dessa capacitação, as unidades escolares fizeram listagens de famílias carentes que têm filhos nas escolas, e quando nós recebemos essas listas, fizemos uma checagem para identificar as que ainda não possuíam qualquer cadastro no município, e a partir disso realizamos essa capacitação, para que as escolas pudessem cadastrar essas famílias e outras, quando necessário”, explicou Kátia, completando que, “desde nosso encontro, na semana passada, as unidades escolares já estão realizando o cadastramento, e com isso será mais fácil ter sempre atualizado o perfil social de nosso município”, finalizou. (Fonte: PMC)

Policial Militar fará estágio de aperfeiçoamento em Caraguá 

Caraguatatuba - Em parceria com a prefeitura, a Polícia Militar oferecerá estágio de aperfeiçoamento para policiais de todo o Litoral Norte, de 12 de julho a 12 de novembro. Após o estágio, duas vezes na semana, os policiais trabalharão 6 horas para a cidade, reforçando o policiamento em Caraguá, no período
A polícia Militar do Estado de São Paulo firmou parceria com a prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundacc (Fundação Cultura de Caraguatatuba) para realização do curso de estágio de aperfeiçoamento para soldados e cabos da Polícia Militar das quatro cidades do Litoral Norte. O objetivo do curso é aperfeiçoar o profissional e atualizá-lo em matérias policiais, com enfoque em policiamento comunitário. Com essa parceria, a prefeitura fornece alimentação e disponibiliza as instalações do Ceprolin e seus recursos, facilitando a realização do curso para os policiais, que antes tinham de se deslocar até São José dos Campos. 
O curso começa no dia 12 de julho e o término está previsto para o dia 12 de novembro. A cada semana, uma turma com 16 policiais, das quatro cidades do Litoral Norte, receberá o curso, que terá duração de 6 horas. Duas vezes por semana, após suas atividades de estágio, os policiais trabalharão 6 horas para a cidade. Com isso, Caraguá ganhará reforço policial até o mês de novembro.
Para o comandante interino da 2ª companhia de Caraguatatuba, tenente Antero Alves Baraldo, essa parceria acabou com o problema de deslocamento, alimentação e solicitação de comando para o Litoral Norte, nesse período.
Já para a presidente da Fundacc, Eloísa Antunes, a parceria visa maior sustentação e conforto para os policiais, e para a cidade, segurança extra. O curso será ministrado por oficiais e sargentos da corporação, e é coordenado pelo major Mílton Pousa Júnior do 20º batalhão de São Sebastião. (Fonte: PMC)

Equipe de Canoagem de Caraguá é campeã paulista em São Vicente

Caraguatatuba - A equipe de Canoagem Oceânica de Caraguatatuba disputou no último domingo, dia 4, o Campeonato Paulista de Canoagem Oceânica, em São Vicente. Cerca de 120 atletas de todo o estado de São Paulo participaram da prova que teve um percurso de 12 km. Caraguá foi representada por 23 atletas que contaram com o apoio da Prefeitura Municipal. 
A equipe obteve excelentes resultados em todas as categorias que participou. Merecem destaque as garotas de Caraguá, que deram um show de remadas e conquistaram ótimos resultados na categoria Turismo Feminino. Elen Fernandes foi a campeã e Milena Vilas Boas, a vice; Juliana Vieira foi a quarta colocada e Silene Sena, a quinta.
Nossos atletas, como sempre, ficaram entre os melhores. Na categoria Turismo Sênior, Humberto Santana foi campeão e Anderson Soares foi o vice-campeão. Na categoria Turismo Junior, outro campeão, Marcos Alexandre conquistou o título e Wellington Roberto foi o quarto.
Na categoria Duplo Aceânico, a dupla Edneder Fernades e Pedro Paulo foi a vice-campeã; na categoria Oceânico Individual, três atletas de Caraguá se destacaram, foram eles Edmar Fernades, segundo lugar, Taffarel da Costa, quinto lugar, e Valdir de Carvalho, em sétimo lugar. Na categoria Turismo Cadete, Humberto Felipe ficou em segundo lugar, Rafael de Carvalho, em quarto, Edivan Vieira, em quinto, Paulo Sérgio, em sexto, Fernando Ferreira, em sétimo, Ronan Rosedo, em nono, e Jeferson Sena, em décimo. 
Segundo Edneder Fernandes, a equipe enfrentou fortes concorrentes. Canoístas reconhecidos mundialmente que levaram alguns títulos de campeões, mesmo assim a equipe de Caraguá deu um show à parte, trazendo quase todas as medalhas da competição prá casa. Nossos atletas também dão um show de vida, como exemplo Edneder Fernandes, que saiu do trabalho às 4 horas da manhã e seguiu para São Vicente, chegando quase na hora da corrida. 
A equipe de Caraguá conta com apoio do quiosque Nelsinho, Litoral Tintas, restaurante Caiçara, Madeireira Aruan, Eli Eli distribuidora e Rede Legal. 
Equipe se prepara para os Jogos Regionais. A equipe da Acalino (Associação de Canoagem do Litoral Norte) vai participar dos 48º Jogos Regionais. As provas de canoagem já estão confirmadas para os dias 24 e 25 de julho na Praia Martim de Sá, a partir das 8 horas. Até agora, 10 cidades já estão inscritas para a Prova de Canoagem Oceânica. Da equipe de Caraguá, 15 atletas irão competir pelo município, e outra equipe de 15 canoístas representará Santa Branca nos Jogos Regionais.
(Fonte: PMC)


Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano
Sailing Shop

Moradores de Ilhabela poderão ganhar Posto da Justiça Eleitoral

Ilhabela - Cerca de 16 mil eleitores de Ilhabela poderão ser favorecidos com a instalação de um posto de atendimento da Justiça Eleitoral no município. O pedido para que um local seja destinado ao atendimento dos munícipes é de iniciativa do vereador Luiz Antonio dos Santos (PL), o Luiz Lobo. Cansado de ver os eleitores atravessarem o canal e irem até São Sebastião para resolverem seus problemas no Cartório Eleitoral da cidade vizinha – responsável por cuidar dos eleitores ilhabelenses -, o vereador tem buscado uma solução adequada para atender o público de sua cidade. “O atendimento local evitará os transtornos gerados pelo fato dos eleitores daqui de Ilhabela terem de atravessar de balsa para ir até o cartório da 132ª Zona, em São Sebastião”, avalia. “Muitos munícipes são obrigados a perder praticamente um dia quando precisam tirar um novo título ou regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral”. Segundo Luiz Lobo, a criação de um posto em Ilhabela já se faz necessária há muito tempo, até porque a cidade cresceu, e com ela o número de pessoas que votam. “Ainda nesse ano, será inaugurado o prédio da Vara Distrital de Ilhabela. Este prédio poderia abrigar um posto de atendimento da Justiça Eleitoral”, sugere o vereador. Desde maio, Lobo está se dedicando a esta causa. Aprovou em sessão de Câmara um Requerimento (nº 221/04) em que pede ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, o desembargador Álvaro Lazzarini, que tome as providências necessárias para que o problema dos eleitores ilhéus seja resolvido. Desde então, algumas respostas positivas já surgiram. O chefe da Seção de Jurisprudência e Documentação da Secretaria Judiciária, Ricardo Santos Lisboa, informou em Ofício que é possível deferir o pedido do vereador, desde que haja o apoio da Prefeitura Municipal ou de um outro órgão público local que se responsabilize pelo fornecimento de instalações físicas destinadas a montar o posto eleitoral, além de pessoal preparado para o atendimento e de mobiliário adequado. 
Essa resposta motivou o vereador a enviar à Prefeitura um Ofício pedindo ajuda para encontrar um local adequado, que sirva para instalação do posto eleitoral, a fim de atender o munícipe ilhabelense. Caso parecido, lembra Luiz Lobo, ocorreu com a 16ª Zona Eleitoral de Atibaia (SP) – cidade responsável, também, pelo atendimento dos eleitores dos municípios de Jarinú, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões. 
Lá, apesar de não ser possível a criação de uma nova Zona Eleitoral, já que esta somente se destina às cidades com número mínimo de 50 mil eleitores, a Justiça Eleitoral determinou ser possível a implantação de um posto de atendimento. “Assim, o eleitor tem cobertura de todos os tipos de serviços prestados, como emissão de novos títulos, pedido para mudança de local de votação, informações sobre locais destinado às Eleições, sem precisar sair de seu município”, adverte Lobo. Ainda segundo Lobo, a Prefeitura de Ilhabela possui dois de seus funcionários efetivos trabalhando dentro do Cartório Eleitoral de São Sebastião - o que facilita que o atendimento possa ser transferido para cá. "Eles (funcionários) estão treinados e fazem não apenas o atendimento dos moradores da ilha, mas de todos os eleitores que procuram auxílio junto ao Cartório". (Fonte: Correio do Litoral)

Sabesp: a água potável de Ilhabela está de acordo com a legislação

Ilhabela - Diante do noticiário de imprensa sobre a má qualidade da água servida em Ilhabela, a Prefeitura pediu ao engenheiro José Ricardo Manckel Amadei, Superintendente da Unidade Negócio do Litoral Norte, um relatório recente sobre a água servida no Município.
“O índice de coliformes totais de 92% apontado pelo PROÁGUA, é o encontrado em fontes alternativas de abastecimentos particulares, condominiais ou isolados, ou seja, forma de abastecimento através de poços, minas, captações em serras, não se tratando de ligações de água abastecida pela SABESP’, esclareceu o engenheiro Amadei. “O índice de coliformes totais apresentados no relatório, referente ao sistema de abastecimento público é de 3,5% sendo abaixo do limite da legislação em vigor que é de 5%”. Disse mais o técnico da Sabesp: “Nesse mesmo período o índice de coliformes totais em amostras realizadas, é de 2,5%, ainda menor que o encontrado pelas análises do Proágua e também dentro dos limites da legislação”. Segundo Amadei, em todas as análises em que foram detectadas presença de coliformes totais, tanto do Proágua quanto da Sabesp, houve coleta de água “e para todos os casos o resultado foi negativo, ou seja, não se confirmou qualquer tipo de contaminação”. Segundo a Sabesp, os resultados demonstram que a água distribuída por meio do sistema de abastecimento operado pela empresa, atende plenamente ao padrão de potabilidade, de acordo com a legislação em vigor. A prefeitura adianta que o ofício, datado de 22 de junho, encontra-se à disposição para averiguação, na Assessoria de Comunicação. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Estação USP chega a S. Sebastião

São Sebastião - Cebimar (Centro de Biologia Marinha) de São Sebastião, ligado à USP (Universidade de São Paulo), vai abrir de amanhã até o dia 26 de julho para visitação pública. Quem estiver interessado em conhecer o local poderá fazê-lo gratuitamente de quinta a domingo, das 14h às 17h. A professora de biologia do Cebimar, Valéria Flora Hadel, disse que neste período o centro vai receber a Estação USP, um programa da universidade que conta com a participação de alunos de variados cursos. Segundo Valéria, a Estação USP disponibiliza alunos de biologia e oceanografia para dar explicações aos visitantes. O visitante conhece os animais que vivem na areia e nas pedras da praia do Segredo, onde fica o Cebimar, e podem ver e tocar bichos mantidos em tanques no laboratório, como estrela-do-mar, caramujo e cavalo-marinho. Durante o ano são realizadas apenas visitas marcadas com antecedência. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto regulamenta instalação de bancas de jornal em São Sebastião

São Sebastião - Apesar do recesso parlamentar, a Câmara de São Sebastião está analisando o projeto de lei 054/04, de autoria do vereador Wagner Teixeira, que regulamenta a instalação de bancas de jornal em logradouros públicos. Conforme a proposta, a permissão será designada pela prefeitura, por meio de decreto. Para solicitar o Termo de Permissão de Uso, o interessado deverá apresentar os seguintes documentos, além dos exigidos no edital, já que a autorização será mediante licitação: carteira de identidade, atestado de saúde, declaração de antecedentes e o local pretendido. O valor para essas permissões será obtido multiplicando a área da banca pelo valor do metro quadrado constante na planta genérica de valores. Os proprietários pagarão no primeiro ano o valor ofertado de uma só vez. Para os exercícios subseqüentes o pagamento poderá ser efetuado em até quatro vezes, com parcelas trimestrais. O prazo máximo para instalação e funcionamento das bancas será de 90 dias após a sua autorização. A Prefeitura terá 60 dias para a liberação da autorização, a contar da data de realização da licitação. As bancas deverão seguir alguns critérios para serem instaladas, como a fabricação em chapas de aço inoxidável escovado. A distância mínima entre bancas em uma mesma via pública, será de 300 metros; nas praças, largos, calçadões e ruas destinadas somente para pedestre, a distância mínima será de 200 metros; a largura da banca não excederá 50% (cinqüenta por cento) da largura da calçada. Nas instalações serão permitidas a exposição e venda de publicações como jornais, revistas, livros, mapas, guias, álbuns e cromos; cartões postais e comemorativos, discos de áudio e vídeo gravados, desde que encartados em publicações, ingressos para espetáculos culturais e esportivos, bilhetes de loteria autorizados em Lei, cigarros, charutos, cigarrilhas, produtos alimentícios industrializados em embalagens de até 350g, devidamente mantidos em condições técnicas e sanitárias adequadas, entre outros.
O projeto está sob análise do departamento Jurídico da Câmara e deve seguir o prazo de tramitação normal, de 90 dias. As sessões só voltarão a ser realizadas a partir de 3 de agosto.
(Fonte: Imprensa Livre)

Carvalhosa: “Convenção do PMDB será declarada nula”; Heriberto diz que não foi notificado

São Sebastião - O advogado Paulo Emendabili Souza Barros De Carvalhosa, nomeado presidente da comissão provisória do PMDB de São Sebastião, afirmou que a convenção promovida pelo presidente do diretório, Heriberto Queiroz, no dia 27 de junho, na Topolândia, será declarada nula pela executiva estadual do partido. Segundo ele, o prazo para Queiroz apresentar defesa sobre a segunda intervenção já venceu. “Já foi notificado e tem ciência plena da intervenção, como manifestou na imprensa. Quer ganhar tempo e, por isso, deverá ser decretado a revelia”, disse Carvalhosa. Ontem à tarde, Heriberto Queiroz reafirmou que ainda não recebeu nenhum comunicado da executiva estadual do PMDB. “Não fui notificado”, enfatizou. Ele ressalta que o diretório municipal registrou, na semana passada, a convenção do dia 27 de junho, no Cartório Eleitoral, incluindo a coligação com o PP, de José Cardim de Souza. Queiroz faz parte do grupo do prefeito Paulo Julião (PSDB), candidato à reeleição. “Só estou aguardando a homologação pela Justiça Eleitoral”, concluiu. Já Paulo Carvalhosa destaca a realização de uma convenção anterior, no dia 20 de junho, pela comissão provisória. “Também foi registrada no cartório. A convenção que ele fez será anulada, pois já estava sob intervenção”, rebateu. 
Novela - No início de junho, a executiva estadual anunciou a criação da comissão provisória composta por: Paulo Emendabili Carvalhosa (presidente), Alberto Guilherme Carlini (vice-presidente), Cristina Colasuono, Eduardo Simões Valente e Nelson Siqueira Filho. Isto porque o diretório não havia cumprido a determinação estadual de apoiar Juan Garcia (PPS). 
Na ocasião, Heriberto Queiroz entrou com um mandado de segurança na Justiça, alegando que não foi ouvido pela executiva. Desta forma, ele conseguiu uma liminar para reativar o diretório municipal e anunciou o lançamento da pré-candidatura a prefeito do médico Marcelo Ferraz Coelho. Mesmo com a vigência da segunda intervenção, assinada pelo deputado Jorge Caruso no dia 23 de junho, o diretório municipal promoveu a convenção no dia 27, desistindo da candidatura própria e acertando a coligação com o PP e o apoio a Paulo Julião. Paralelamente, Carvalhosa fez sua convenção no dia 20 de junho, quando anunciou seis candidatos a vereador e apoio à candidatura de Juan Garcia. O impasse deve ser definido ainda esta semana. (Fonte: Imprensa Livre)

Psicopedagoga virá para curso de intervenção clínica

São Sebastião  - A Soluções Comércio e Serviços Pedagógicos trará para São Sebastião a mestra em psicopedagogia, Edith Rubinstein.
Edith virá para coordenar um curso de intervenção em psicopedagia clínica, dirigido aos psicólogos e psicopedagogos. O curso será dado na Secretaria de Educação do município, do dia 19 ao dia 23 de julho. A Soluções, empresa que promove o curso, trabalha com assessoria pedagógica e treinamento gerencial para empresas e também trabalha com brinquedos e livros pedagógicos para atender ao professor e ao estudante. Segundo uma das proprietárias, Valéria brasilino, em breve a loja também terá um espaço destinado a execução de oficina pedagógica. 
Intervenção em psicopedagogia clínica 
Data: 19 a 23 de julho
Horário: das 8 às 12hs e das 14 às 18hs ( 40 hs/aula)
Local: Sede da Secretaria de Educação
35 vagas
Inscrições e informações: (12) 3892 55 70. (Fonte: Imprensa Livre)

Pousada doa 500 cobertores para alunos de escola de Maresias

São Sebastião - A pousada Canto do Rio, localizada no bairro de Maresias, doou, na tarde de ontem, quinhentos cobertores para os alunos da Escola Municipal Dulce César Tavares. A cerimônia de entrega aconteceu na própria escola e contou com a presença de Marta Schajnobetz, proprietária da pousada, Tadeu Douglas de Oliveira, diretor da escola, Irma Sanches Altamirano, secretária municipal de educação e Aldo Amadei, presidente do Conseg (Conselho de Segurança) do 1º distrito (Maresias). Os beneficiados pela doação foram os alunos que estudam entre a 1ª e 4ª série do ensino fundamental. “Escolhemos esses alunos porque não teríamos cobertores para todo mundo e entendemos que eles são menores e necessitam mais”, explicou Tadeu. A E.M. Dulce César Tavares está localizada em Maresias e atualmente é responsável pela educação de mil e dez alunos matriculados entre a 1ª e a 8ª série do ensino fundamental ou no curso supletivo de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A idéia surgiu porque eu sinto que algo precisa ser feito para melhorar a qualidade das nossas escolas. As crianças foram educadas e respeitosas, foi muito gratificante ajudar um pouco”, afirmou a argentina Marta, que estuda a possibilidade de desenvolver projetos em parceria com o Conseg local. “Estamos conversando e a idéia é realizar uma parceria para desenvolver melhorias para a escola”, disse Aldo. Uma extensão da E.M. Dulce César Tavares vai começar a funcionar a partir do próximo dia 2 de agosto. A nova unidade estará localizada na rua Caminho do Forno, 397, em Maresias. “Nessa unidade provavelmente ficarão os alunos do EJA e os regulares cursando entre a 5ª e a 8ª série do ensino fundamental”, ressaltou Tadeu. “Somos muito gratos pela doação. Ações desse tipo são fantásticas, porque além do beneficio em si, elas nos fazem acreditar e batalhar por um mundo melhor” concluiu o diretor. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Setur Marketing Político e Assessoria de Imprensa

Exposição fotográfica mostra belezas da região

Ubatuba - O CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) continua a programação comemorativa ao mês do meio ambiente (junho), com a exposição de fotos do Litoral Norte, “Natureza e Cultura”. Até terça-feira, a mostra estará na Fundart (Fundação de Arte e Cultura), em Ubatuba. A visitação fica aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 8 às 12h, e das 14h às 18h. Na sexta, no sábado e domingo, o expediente é das 18 às 22h. A exposição reúne trabalhos dos fotógrafos Adriana Mattoso, Fausto Pires, Emílio Campi, Gianne D’Angelo, Marco Yamin, Isabela Affine Matheu e Celso Moraes. São imagens exuberantes da natureza da região. Fruto da parceria entre o CBH-LN e o Instituto Florestal, a exposição já percorreu Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)



Ação Litoral

Crônica Topo

De quem é o dinheiro?

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Banestado foi criada há pouco mais de um ano. A finalidade dela é investigar movimentações suspeitas de recursos, através das contas CC-5.
Na verdade o que interessa é saber quem enviou para fora do Brasil mais de trinta bilhões de dólares – há quem afirme ser o montante muito maior, algo em torno de oitenta bilhões – de forma ilegal, sem declaração e sem comprovação de origem. 
Dinheiro obtido em patranhas, em negociatas, dinheiro que significa menos hospitais, menos escolas, menos cidadania, dinheiro surrupiado do suor do trabalhador, do sangue daqueles que serão permanentemente excluídos por uma minoria de vampiros sociais que vivem de exaurir a nação. 
Esse dinheiro vai ser transformado em roupas de luxo, apartamentos em Paris, jatinhos, automóveis, iates e toda a parafernália dos ricos que necessitam mostrar que o importante é ter. 
Tudo indica que os donos desse dinheiro ficarão impunes, correndo inclusive o risco de serem agraciados com cargos no Itamarati e assim administrar melhor a fortuna ilegal. 
Desde que a CPI foi criada alguma coisa me dizia que seria como construir um galinheiro e convocar a raposa para administrá-lo. Minha intuição também fazia prever que se a investigação avançasse muito iria ter obrigatoriamente de apontar nomes do primeiro escalão da vida pública nacional. 
Chegou a hora disso acontecer e daí o jogo de empurra-empurra. Um fica livre de ser convocado para depor porque é amigo do presidente, outro vai ajudar no processo eleitoral e assim a pizza vai tomando forma. 
Há no Brasil uma classe de cidadãos intocáveis. Estão no poder desde que Cabral aqui aportou e tomou posse da terra em nome do Rei de Portugal. O que é publico não é de ninguém, é de quem pegar. Dois para o Rei, um para mim. Assim funciona o Estado. Se compararmos o patrimônio de políticos e altos funcionários dos três poderes e os proventos recebidos durante a atuação na vida pública ficaremos defronte a impasses aritméticos. Não há forma das contas fecharem. 
Figuras notáveis e conhecidas da vida nacional entraram na política sem nada, vieram de famílias da classe média, sem recursos e alguns anos depois compraram jornais, estações de televisão, jatinhos de milhões de dólares, casas suntuosas e passaram a viver como nababos. O dinheiro caiu do céu. 
A sociedade brasileira acha isso natural, é evidente que não há como justificar os gastos se comparados com os ganhos. É assim, pensa o povo, assim sempre foi e sempre será. O mundo é dos espertos, a eles estão reservadas as melhores batatas. 
A CPI do Banestado poderia ser um marco divisório nessa forma arcaica de pensar. Entretanto, vai acabar apontando elementos menores, os laranjas de sempre. Peixes gordos continuarão fazendo e desfazendo e rindo da cara daqueles que teimam em acreditar em honra, trabalho e dignidade como forma de existência. 
Uma vez eu escrevi e vou repetir agora o que me parece a cada dia que passa mais claro. 
Caso a CPI do Banestado insista em apontar quem enviou dinheiro para o exterior ilegalmente, através das contas CC-5 e tente levá-los às barras dos tribunais, o Brasil entrará em guerra civil. Os donos do poder não gostam de ser confrontados.
Se apontados reagem raivosamente, como cães que são.

Sidney Borges
www.lojasmurray.blogger.com.br/index.html

Artigo Topo

As filas da mãe 

A primeira fila que temos notícias foi a dos bichos. Todos ordenados para adentrarem na arca do Noé, pelo que me consta, lá se cometeu a primeira injustiça. Tenho certeza que os cupins não foram chamados à salvação, dado que a arca era de madeira, seria temeroso tê-los como companhia por tanto tempo. E mesmo assim os danadinhos sobreviveram!

A fila dos telefonemas deve ter sido a primeira fila que me lembro de freqüentar. Nos idos anos cinqüenta, na minha cidade natal, só havia telefone no posto da Companhia Telefônica (com acento). Minha mãe passava lá, deixava com a telefonista o numero desejado e ia para casa. Dia e hora marcados, íamos todos de roupa nova e banho tomado, ouvir com dificuldades e falar aos berros com os parentes que moravam na capital. Ligar para São Paulo era igual a uma cerimônia, era a única fila da cidade e nos resignávamos, pois nossa cidade era muito pequena para ter mais filas. Afinal, fila é sinal de progresso, de cidade grande e é a nossa melhor expressão de brasilidade. Quando Ubatuba era pequena não tinha filas por que não tinha o Bradesco, Ubatuba cresceu e o Bradesco é a melhor fila da cidade. Lá a gente encontra muitos amigos para longas e demoradas conversas. É certo que às vezes os assuntos, depois de horas, ficam escassos e o caixa parece longínquo, mas isto não é culpa do Bradesco. Culpa é nossa que ainda temos pouco convívio social. Pior é o Banco do Brasil quando você consegue passar pelo humor giratório dos guardas os atendentes parecem que estão em greve e o atendimento é tipo operação padrão. A fila dos Correios está muito interessante, hoje eles vendem tantos serviços, que outro dia quando fui postar uma carta, onze horas da manhã, e o atendente ainda nem havia pegado a caixa de selos. "É a primeira postagem do dia", justificou-se diante da minha indignação.

Nossa democracia ainda é jovem e inexperiente, mas já é mãe de muitas filas que vemos por aí. Tem umas filas muito sem-vergonha. A da regularização dos títulos de eleitor esse ano estava despudorada e se escancarou no agenciamento e na importação de eleitores. Passando por uma, pude ouvir um fileiro perguntando ao outro: "qual é mesmo o nome dessa cidade?". Imagine a quantidade de eleitor turista que teremos. Tem candidato que quer transformar Ubatuba em um novo pólo de turismo, o turismo eleitoral. Acho que é por isso que muitos candidatos depois de eleitos não fazem nada para nós, é que os eleitores dele são todos de fora. A fila de candidatos regularizando a situação foi hilária, teve candidato que desistiu porque não tinha antecedentes criminais. "Pensei que não precisava roubar antes de se eleger". Um outro reclamou do atendimento quando perguntaram se ele tinha feito alguma faculdade: "Ô moça, sou um pedreiro simples o máximo que eu fiz foi escola primária e mesmo assim com telhado de uma água só".

Essas filas sem-vergonhas que vemos por ai, é por culpa da mais velha das filas que a Dona Democracia teve com o Voto Obrigatório. A fila da eleição é a mais sem-vergonha, mas é também, a mais bonita de todas. Os filhos dela são pequenos ainda, tem o cidadão e a mais novinha se chama cidadania, essa é muito esperta, quando crescer vai dar trabalho para muita gente que hoje está se dando bem por aí.

Carlos Rizzo
Ubatuba

Carta do leitor Topo

Ilha dos Pescadores - Prezado Flavio Girão, ratificando e endossando suas palavras ao Litoral Virtual, quanto a especial atenção demonstrada pelo Carlos Rizzo, no Caso da Ilha dos Pescadores, a bem da verdade gostaria de colocar que a idéia da revitalização surgiu de um projeto entregue ao ex-secretario Sergio Carvalho encampado totalmente pelo movimento Ubatuba Viva, que formou uma comissão de acompanhamento às obras composto pelos seguintes cidadãos: CARLOS RIZZO, EZIO PASTORE E WALDIR FERREIRA DE SOUZA, os quais merecem todo o nosso apoio e congratulações.
abraços,

Flavio Medici
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia  do Ituaguá

Praia do Itaguá
©Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Editora Assistente: Jullyany Roberta Cruz


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor